Por que Riot Games não tem servidores fora de SP?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ต.ค. 2024
  • Referências citadas no vídeo:
    Corte da entrevista no Flow Games: • SERVIDOR NORTE E NORDE...
    Dilma confusa sobre a nuvem: • Pérolas da Dilma: tá n...
    Ponto de Troca de Tráfego em Fortaleza: ix.br/trafego/...
    Cabos Submarinos em Fortaleza: www.submarinec...
    Mapa dos servidores do Google: peering.google...
    Palestra sobre o porquê 8.8.8.8 deixa a internet mais lenta: • 8.888 motivos para não...
    Live sobre ping, latência e rotas: • Live sobre ping, latên...
    Seu provedor aumenta o ping de propósito? • Seu provedor aumenta o...
    Por que meu ping para Riot Games é alto?
    Por que meu ping para LoL é alto?
    Por que meu ping para League of Legends é alto?
    Por que meu ping para Valorant é alto?
    Neste vídeo, exploramos a complexidade da infraestrutura de internet e servidores no Brasil, com foco na Riot Games e suas decisões de localização de servidores, afetando a latência em jogos como League of Legends. Discutimos o impacto da escolha de servidores, a importância do IPv6, e como a infraestrutura de cabos submarinos e data centers locais poderia melhorar a experiência de jogadores no Norte e Nordeste. Oferecemos insights sobre como otimizar a conectividade e sugerimos caminhos para uma melhor distribuição de servidores no país.
    Me siga no Twitter: / ayubio
    Me siga no LinkedIn: / ayubio
    Me siga no Tiktok: / ayubionet
    Me siga no Instagram: / ayubionet
  • วิทยาศาสตร์และเทคโนโลยี

ความคิดเห็น • 118

  • @Ayubio
    @Ayubio  ปีที่แล้ว +79

    Alguns podem achar que IPv6 é novidade e que é aceitável um software, um jogo, não ter suporte a ele. A Microsoft incluiu o suporte ao IPv6 no Windows em 2001. Desde 2001, qualquer software sem suporte ao IPv6 é obsoleto na sua função de rede. Um jogo em 2023 sem suporte a IPv6 está obsoleto há 22 anos, atrasado há 22 anos.

    • @evertonvcardoso
      @evertonvcardoso ปีที่แล้ว

      Seu comentário sobre o norte do país soou bem mal.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +1

      @@evertonvcardoso Qual comentário e em qual trecho do vídeo?

    • @evertonvcardoso
      @evertonvcardoso ปีที่แล้ว +1

      @@Ayubioolha aí, 5:58. Eu adoro teus apontamento, mas frases iguais a essa fora de contexto ficam péssimas. Ta na constituição, todos tem que ser tratados iguais, inclusive tecnologicamente e, indiferentemente se é São Paulo ou Rondon do Pará, mas que os meios possam chegar a todos.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +6

      @@evertonvcardoso Meu caro, o "vazio populacional" que eu disse é um termo da geografia. Tem outros sinônimos como "vazio humano" e "vazio demográfico". Convido você a pesquisar esses termos no Google e você verá sites como InfoEscola e MundoEducação explicando-os. Não é uma ofensa, é um termo técnico, uma realidade da densidade demográfica da região do Brasil. A infraestrutura de energia elétrica, data centers e telecomunicações em vazios populacionais são menores pois estas são proporcionais a densidade demográfica de uma região. Mais gente = mais servidores, menos gente = menos servidores.

    • @evertonvcardoso
      @evertonvcardoso ปีที่แล้ว

      ​@@Ayubionão sei se tu conhece os grotões do norte do pais, mas como sou paraense, afirmo que tudo o que você disse é retórica e, se fizer uma análise do discurso sobre sua fala, vou entender bem o que você queria justificar. (Por favor, não mande os outro se informarem quando for justificar sua fala.) Da mesma forma que o norte do país sofreu por décadas as mazelas da falta de energia elétrica em regiões mais longínquas, o mesmo pensamento você reproduziu no seu comentário com relação com a melhoria da internet no norte do pais. E o governo tem sim um papel na internet do país, mesmo que intrínseco, que por força de lei, tem o dever de forçar que as empresas atuantes em nível nacional de alguma forma possam chegar nessas regiões, independente se é ou não populosa e confortável para a empresa. Você até pode achar que não deveria, mas é devastante para quem realmente precisa da tecnologia para suas necessidades mais básicas e não a tem ou tem da pior forma. Vamos praticar uma internet mais inclusiva e mais decolonial.

  • @LuizHenriqueMiranda
    @LuizHenriqueMiranda ปีที่แล้ว +15

    Eu moro no Nordeste (Recife) há pouco mais de 10 anos. Eu lembro com saudades da época em que a GVT era uma empresa irmã da Blizzard e que eles otimizaram a rota de uma forma que eu conseguia jogar os games com servidores no Brasil (leia-se: São Paulo) com latência entre 40 e 50ms. Isso usando ADSL de 15mbps. Hoje eu tenho NET/Claro de 500mbps (que milagrosamente me entrega 700mbps) e fico emocionado quando pego um ping na casa dos 70ms. Normalmente é entre 80 e 90ms. Na GVT eu jogava BF3 em servidores americanos com ping em torno de 120-130ms. Em qualquer outro provedor aqui no nordeste eu, hoje, não pego menos do que 200ms em servidores americanos.
    Meu ponto é, dá sim pra melhorar e muito a rota de algumas cidades do nordeste pra melhorar significativamente a latência em jogos, a GVT provou isso. Por quê não se faz isso?

    • @gabrielNEST
      @gabrielNEST ปีที่แล้ว +2

      uso BrisaNet, plano 100, mas recebo 500, ping 48-49, uma observação é que o Brasil é maior que a China (referencia territorial) e lá tem tantos e tantos servidores que se colocasse ao menos mais 1 ou 2 no Brasil, atenderíamos o NA junto facil, imagina jogar a 70ms o NA? digo isso pois jogo no NA a 170ms-250ms no pior dos casos.

    • @KalopsiaDelk
      @KalopsiaDelk ปีที่แล้ว +1

      ​@@gabrielNEST Entregar 500 visual, não é? Façam os testes de Jitter, Latência, PING, Download e Up...

  • @renatop1986
    @renatop1986 ปีที่แล้ว +12

    Vc foi simplesmente perfeito Ayub!

  • @WissamQuemel
    @WissamQuemel ปีที่แล้ว +15

    Fala Ayub, fui ver o corte e já tava pensando a mesma coisa, daí vi os comentários e achei o seu lá. O video está perfeito como sempre!
    Já morei 10 anos entre Bragança-PA e Belém-PA e por muito tempo jogava League of Legends, ainda acompanho por alto o cenário. O ping era horrível, só melhorou pra mim quando voltei para o RJ e fiquei mais perto do servidor.
    Se não fosse o trabalho dos ASNs para ficar cada vez mais perto do servidor e chegar no PTT, seria jogar só para passar raiva, ainda mais em algumas localidades que a latência só para sair da região já é considerável.
    Com o que ele falou no vídeo, com certeza não faz ideia da situação, e o pior é isso vir de uma empresa com os jogos mais jogados do mundo.
    E isso não deve mudar tão cedo, pois agora em Janeiro vazaram os códigos-fonte da empresa, o número de jogadores usando cheat só aumenta, e fizeram um vídeo de nova temporada muito aquém dos anos passados, até se desculparam publicamente. Uma desordem total.

  • @vitorcarvalho19
    @vitorcarvalho19 3 หลายเดือนก่อน +2

    Tem poucas pessoas entendidos no assunto pelo mundo , em Portugal só conheço alguns professores na faculdade falando isso . Ganhou um inscrito , manja muito !

  • @KalopsiaDelk
    @KalopsiaDelk ปีที่แล้ว +7

    Ayub, seus vídeos são extremamente didáticos e importantes, tem tanta qualidade que é compreensivo você não ter muitos inscritos e visualizações, é um conteúdo de alta qualidade.

  • @joaopedroalbernaz
    @joaopedroalbernaz ปีที่แล้ว +10

    Como sempre, extremamente preciso e muito explicativo, parabéns pelo excelente trabalho.

  • @Beiriz5
    @Beiriz5 ปีที่แล้ว +7

    Mais uma vez um conteúdo de suma importância e explicado com detalhes e linguagem de entendimento comum. Parabéns!

  • @LOUCOSDATELECOM
    @LOUCOSDATELECOM ปีที่แล้ว +4

    Obrigado, aprendi muito ! ❤

  • @JhonathanCanedoGomes
    @JhonathanCanedoGomes ปีที่แล้ว +6

    Empresas de games como riot e sony são um atraso quando se fala em suporte e infra de redes. Explicação perfeita e didática parabéns!

  • @victorhugopintosouza
    @victorhugopintosouza ปีที่แล้ว +5

    Caro Ayub, deu pra desfazer vários mitos que até hoje eu acreditava (como que o Nic BR era um órgão do governo e que o IPV6 tinha CGNAT). Se possível, sugiro que coloque capítulos nos próximos vídeos para que cada assunto fique separado por tópicos

  • @cleisonalves1297
    @cleisonalves1297 8 หลายเดือนก่อน +2

    cara estava com essa duvida e vc me esclareceu valeu mesmo , estava doido tentando diminuir meu ping aqui em manaus, uso o noping ja estava pensando em contratar o exitlag mas acho que nao vai adinatar muita coisa , valeu mesmo e obrigado mais um escrito

  • @flaviokyrio360
    @flaviokyrio360 ปีที่แล้ว +3

    Top muito bem embasado seu ponto de vista, já não basta a desinformação que nós de provedores temos que lidar todo dia com os nosso próprios clientes, ainda vem uma empresa que é responsável pelo conteúdo terminar de desenforma ainda mais esse publico, que pelo contrario eles deveriam está ajudando agente nessa jornada, mas pelo visto é como você falou, ou não querem meter a mão no bolso para investir em infra ou esse pessoal não entende nada rede e internet. Obs. Eu votaria na primeira.

  • @RoddyDev
    @RoddyDev 3 หลายเดือนก่อน +1

    1 ano e meio depois e está a mesma coisa. Riot realmente pouco se importa com os jogadores brasileiros.
    E nesse tempo, o pico de tráfego em Fortaleza já chega a mais de 4 Terabits por segundo.
    E pra te falar, dia 14 de julho eu fui pro SANA 2024, evento que fica no Centro de Eventos em Fortaleza. Lá tinha um lugar dedicado para jogos e você só podia jogar League of Legends ou Valorant, dois jogos da Riot Games. E também lá teve um campeonato de Valorant. Foi meio triste ver os jogadores (profissionais?) jogarem com uma latência de 50ms errando alguns tiros precisos porque o servidor só fica em São Paulo. Teria sido uma oportunidade perfeita pra Riot ter feito algo pro nordeste brasileiro.

  • @GabrielOliveira-em4gj
    @GabrielOliveira-em4gj ปีที่แล้ว +3

    Conteúdo magnifico, muito bem explicado e ja comecei semear o caos entre amigos lolzeiros e valorantzeiros

  • @danielmendes6871
    @danielmendes6871 ปีที่แล้ว

    Meus parabéns pelo conteúdo. Trabalho em provedor e os assuntos explicados podem muito bem ser direcionados aos usuários, mas também as profissionais da área. Excelente trabalho!

  • @kamandi_
    @kamandi_ ปีที่แล้ว +3

    Vi o corte e estranhei bastante, com essa explicação percebi que meu estranhamento estava correto

  • @danielpierre1
    @danielpierre1 ปีที่แล้ว +2

    Obrigado por este vídeo!

  • @luizhenrique5881
    @luizhenrique5881 8 หลายเดือนก่อน

    Cara, muito obrigado pelo vídeo, excelente trabalho, explicação completamente transparente, espero muito que este vídeo chegue na Riot para que os mesmos fiquem cientes dessa situação complicada. Eu como alguém que tem experiência em ambos os jogos da empresa mencionados no vídeo, posso falar com certeza que no lol o alto ping não chega a atrapalhar tanto, mas no Valorant é impossível você progredir mais no ranqueamento do jogo com o ping alto, simplesmente você fica em uma desvantagem enorme em relação a galera que tem o ping baixo.

  • @BrenoBGR
    @BrenoBGR 11 หลายเดือนก่อน +1

    Parabens pelo video. Esclareceu várias questões sobre o assunto e acrescentando tantas outras informações pertinentes a discussão. O Brasil carece em muito de conhecimento tecnologico até mesmo dos mais básicos, não só sobre infraestrututra de rede no geral como tudo vinculado a hardware e softwares na área de computação/informática. Mas era de se esperar que ele tivesse pouco conhecimento sobre a questão isso é normal no Brasil, faltou ele a humildade de dizer que não entende da questões ou dar uma resposta que contemplace apenas o que ele sabia. As empresas de game no geral quando abrem "braços" delas em outros pais é mais focado na área de marketing, eventos, divulgação e gerenciamento no caso da Riot do cenário competitivo no Brasil tem pouco haver com a áreas mais técnica no caso aqui servidores isso é delegodo por isso ele não entende. Mas tambem não acho que ele quis dizer o que você achou totalmente, apenas que ele se enrolou pela falta de conhecimento na área. Em relação aos servers da Riot no brasil não tenho essa certeza por que nunca foi falado abertamente creio, mas nos US ela construi uma infraestrutura privada em cidades importartantes para ela controlar melhor as rotas entre seus servidores e os players para minimizar a ineficiencia quanto as rotas. E o projeto era de ela fazer o mesmo em outros paises, mas até que ponto isso foi implementado não sei dizer. A Riot que é Americana tem um conteudo mais robusto sobre os servers, conexões, netcode e afins (fontes: blog.mi.hdm-stuttgart.de/index.php/2023/03/07/how-riot-games-created-their-own-internet/ ; technology.riotgames.com/news/valorants-128-tick-servers ; technology.riotgames.com/news/running-online-services-riot-part-i . Mas servidores de games funcionam com algumas diferenças quanto as suas exigencias em comparações servidores de outras empresas mesmo na área de tecnologia não que isso exima ela de culpa, só acho que não é tão simples quanto ter servidores dela espalhados pelo Brasil apenas. Meu exemplo é uma excessão e não acredito que é a regra, mas demonstra que é uma questão complexa e problemática. Moro na região central de São Paulo tenho VivoFibra 300down/ 150up pego em servers de games no Brasil 2,6,9 de ping dependendo do game (no Valorant pego 6 ping) e sofro com problemas de rota isoluvel que é culpa da Vivo que fornece serviço para mais de 80% da região. No meu caso, usando Pingplotter se consegue-se vê que tenho problema de rota num trecho da propria vivo que faz eu ter uma perde de +50% de pacote e está alem do meu controle. Já fiz diversas reclamações e abri chamado na Ouvidoria da Vivo por causa disso, porque isso acontece em vários servers de game e nos outros usos que são conexões TCP e não UDP e não usam upload da maneira como servers de jogos usam não tenho problema algum. Rezar para que o Brasil melhore suas práticas, porque é mais problema com os Provedores de Internet do que no geral com server de empresa X ou Y.

  • @marceloseabrapereira
    @marceloseabrapereira ปีที่แล้ว +3

    Muito bom seu vídeo excelente para usuários leigos. Explicou muito bem a rede Gcc/ix, e matou a pau a quantidade de besteiras que o “CEO” da Riot colocou. Esses “experts” poderiam ter alguma orientação para pelo menos não falar, ao invés de falar tanta besteira. Jesus!

  • @cassiofabius
    @cassiofabius ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo, Ayub! Vou compartilhar!

  • @guidocortez1
    @guidocortez1 2 หลายเดือนก่อน +1

    Ótimas palavras!!! Sou gerente de redes e eles nem se quer, nos identificando com AS tudo certo eles não passam os ips deles!! Para podermos testar...!!!

  • @mongebudi
    @mongebudi 2 หลายเดือนก่อน +1

    Obrigado pelo conteúdo.

  • @TheGlest
    @TheGlest ปีที่แล้ว +2

    O que eu gostaria de entender é qual seria a proposta na questão de funcionamento. Já que um jogo, por exemplo, não funciona como uma plataforma de rede social ou site, que não requerem um tempo de resposta tão baixo. Eu posso acessar um site hospedado em qualquer lugar do mundo que a influência dessa distância vai ser, no máximo, o tempo de carregamento.
    Já um jogo, como CS, LOL, Valorant o tempo de resposta de uma ação dentro do jogo vai ser influenciada se eu acessar um servidor de outro país, já que a partida que eu estiver jogando vai ser hosteada nesses servidores.
    Fazendo essa sugestão do vídeo de ter um servidor na região norte ou nordeste, no final de tudo só não iria separar as regiões por esses servidores?
    Já que os jogadores dessas regiões se conectariam em partidas hosteadas nos servidores dessas localidades e jogariam apenas com jogadores que se conectariam nesses servidores. Enquanto outra pessoa morando no sudeste só jogariam com pessoas que se conectariam nos servidores dessas regiões.
    Uma pessoa do RS não poderia jogar com um amigo de CE, por exemplo. Já que independentemente do servidor que o jogo escolhesse para hostear a partida, uma das duas pessoas iria sofrer com alta latência. Ou pior, os dois se conectariam em um servidor no meio desse caminho e os dois sofreriam com latência alta enquanto os outros 8 jogadores da mesma partida estariam em vantagem por terem um tempo de resposta em suas ações mais baixos.
    Não sei se deu pra entender o raciocínio. Mas ao meu entender ter um servidor dedicado em outra região do país só iria resultar nessa situação. Não?

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +4

      A separação geográfica já existe e não é um problema insuperável. Existem servidores nos EUA e no Brasil e suas perguntas se aplicam no mesmo caso: como amigos que moram no Brasil e nos EUA jogam juntos?
      A solução é simples: para quem quer jogar com baixa latência e alta performance, está à disposição um servidor mais próximo. Quem faz questão de jogar com uma pessoa X ou um grupo de pessoas Y mesmo ao custo de subir a latência, pelos menus do jogo, é só escolher o servidor da outra região nacional ou país.

  • @PedroHenrique-ef7fp
    @PedroHenrique-ef7fp ปีที่แล้ว +2

    Cara, OBRIGADO por esse tapa intelectual nesse assunto. Concordo em numero e grau que essas empresas de games não sabem NADA de network quando o tema é engenharia de tráfego e consumo de clientes globais. E isso vira um loop pois, o “ fabricante” do jogo não sabe explicar, consequente o técnico do provedor regional não tem a confiança necessária para poder explicar ao cliente que ele fica engessado nas tratativas, e o problema no fim continua sendo a centralização do tráfego em SP. Mas, acho que um fator que colabora a essa dificuldade, é o gringo ter uma imagem que Brasil é somente SP, RJ…
    Vídeo excelente Ayub, vai ajudar muitos provedores.

  • @bravomanel
    @bravomanel หลายเดือนก่อน

    Pergunta honesta de um semi-leigo:
    Apenas um servidor com mais ou menos aquelas configurações que o Sr. recomendou, seriam suficientes para cobrir todos os jogadores de LOL no nordeste ? não seria muito pouco servidor para um jogo com tantos jogadores simultâneos?

  • @welbersl
    @welbersl ปีที่แล้ว

    Excelente conteúdo Ayub, parabéns.

  • @LuizHenriqueMiranda
    @LuizHenriqueMiranda ปีที่แล้ว +3

    Sobre a sua estimativa de custo de manter um servidor no Nordeste, quando se fala em um servidor de um jogo que dezenas de milhares de pessoas jogam ao mesmo tempo, não estamos falando de uma única máquina. Não é um único servidor que responde para todos eles, dependendo da estrutura do serviço, eles podem precisar rodar centenas de instâncias desse serviço para atender a todos. Quando uma partida é criada, uma instância do serviço é iniciada para atender àquela partida. Pode ser que uma mesma instância atenda a mais de uma partida simultaneamente, mas em tempos de infra na nuvem, onde levantar um nó sob demanda leva somente o tempo de carregamento do sistema, e em caso de containers, nem isso, a probabilidade de que tenhamos uma instância por partida é alta. Não posso mensurar quantas instâncias o servidor que você indicou suportaria, mas garanto que um único servidor desses não dá conta.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +3

      As especificações de hardware estão no vídeo e o preço individual do servidor também. Se precisa de dois servidores, é só multiplicar o preço individual do hardware por 2. Mas vamos pegar o pior cenário, vamos supor que precisem de 25 servidores. Wow, um paredão de servidores! Está faltando dinheiro para Riot Games comprar 25 servidores? Não parece ser uma empresa com dificuldade de fazer esse investimento.

    • @LuizHenriqueMiranda
      @LuizHenriqueMiranda ปีที่แล้ว +2

      @@Ayubio Só tava apontando o fato de que um único servidor está longe de atender todo esse povo. Quanto ao investimento, realmente pra eles é troco, o problema (na minha opinião) é a diferença de ambiente, como eu falei em outro comentário. Os caras acabam utilizando serviços específicos das grandes nuvens daí adaptar e manter isso em uma plataforma diferente não vale a pena pra eles.

  • @andrebolzan
    @andrebolzan ปีที่แล้ว +3

    Acabamos de ver um jabuti em cima de uma árvore...
    Como alguém com tão pouca experiência em internet pode estar na direção de uma empresa como RIOT
    Que um dia seus maiores produtos são jogos online!!!
    RIOT precisa contratar a Sage para arrumar a rede deles...
    Ou chamar o loucos da telecom pra arrumar POP deles....

  • @ApostoloMiltonFranca
    @ApostoloMiltonFranca 2 หลายเดือนก่อน

    excelente explicação muito top seus vídeos

  • @LuanWVAndrade
    @LuanWVAndrade ปีที่แล้ว +1

    "Para pressão alta, coma sal" essa foi de fude 😂😂😂😂

  • @cristianorodriguesdeborges4571
    @cristianorodriguesdeborges4571 ปีที่แล้ว +1

    Perfeito Ayub!

  • @phccodc
    @phccodc ปีที่แล้ว +1

    Concordo que o pessoal da Riot (pelo menos no BR) esta soh enrolando nesse podcast ai. Tecnicamente tem DC muito bom por todo o Brasil, e o preco eh muito mais em conta que os grandes provedores. Com relacao a gestao de software e plataforma existem muitas tecnologias que podem ser usadas para atender demanda mesmo em bare metal (sem depender das big tech), isso tb nao eh desculpa. Ja vi muitas empresas usando Kubernetes+outras solucoes open em bare metal e o custo vai la embaixo, so eh preciso investir em pessoas (outro ponto que pode ser problematico quando a gestao eh meio fraca na area, que parece ser o caso).
    Acredito que essa enrolacao deles tb pode ser motivada por outros problemas relacionados a dinamica de regioes que os jogos usam, seria muito frustante para os jogadores (IMHO).
    Explico:
    Quando um jogo eh iniciado existem 5 jogadores de cada lado, e o match making acontece com base no ranking do usuario, que por sua vez eh baseado na regiao (BR). Imagina agora que metade dos jogadores ficam no sul e a outra metade no norte, se o jogo for hosteado no norte o pessoal do sul vai ter um ping significativamente maior (faz mta diferenca 50ms num jogo que involve tanta mecanica/precisao, em jogos de competicao em 2022 eles ate adicionaram latencia para manter igualdade entre times durante o MSI 2022).
    Agora pensa uma partida ter ping de 20 e outra de 80 (sem contar as centenas de enroscos e variacoes no meio do caminho). Ter um local so para a regiao toda pelo menos garante que voce tenha uma constancia (feliz quem ta perto, triste pra quem ta longe, mas os tristes se acostumam com o tempo). Esses jogos demandam jogos frequentes (e estressantes devido a pressao e competitividade) e essa sensacao de (agora ta ruim) reduziria a fanbase ja que nunca se sabe quando vai piorar (bem na hora do jogo que pode te jogar la pra baixo no ranking).
    A criacao de mais regioes causaria maiores filas no match making ja que jogadores nao podem ser alocados de diferentes regioes (em rankings altos alguns jogadores esperam de 2 a 10+ minutos para iniciar uma partida). Europa ja tem duas regioes, leste e oeste (e la a distancia nem eh tao grande de um lado ao outro como no BR). E na AL ja tem LA1 e LA2 (em espanhol, para a parte norte e sul). Talvez eles estejam esperando aumentar o numero de players (principalmente os de voz ativa) que motivem eles a ter um BR1 e BR2.
    Desculpa o textao e falta de acentuacao, escrevi num os sem config ptBR =)

  • @nwtech
    @nwtech 11 หลายเดือนก่อน

    Tive problemas com a rota do meu jogo (Rainbow Six). Entrei em contato com o suporte do jogo, que me orientou a mudar o DNS, liberar portas no firewall e outras coisas básicas. Essas medidas não resolveram o problema, então foi necessário entrar em contato com o provedor de internet da minha cidade, que me atende muito bem. O provedor trocou a rota da minha conexão que resolveu o problema e, uns 3 dias depois, me enviaram uma mensagem e me colocaram na rota anterior (que era a melhor) e o problema foi resolvido definitivo.

  • @galinhoed
    @galinhoed 2 หลายเดือนก่อน +1

    Conteúdo premium, muito bem explicado para quem não entende.

  • @tacioandrade
    @tacioandrade ปีที่แล้ว +1

    Ayub concordo com você meu amigo, porém quando ele falou em cloud ao meu ver, pelo que entendi são provedores de nuvem publica de nível internacional como AWS, Azure, GCP, Oracle Cloud, etc. Eles devem usar esse tipo de estrutura para conseguir manter o custo escalável, pois contratar servidor em um datacenter físico como esse é complicado no quesito de organização de faturamento (imagine cada cidade usar um datacenter diferente, com um boleto diferente, etc). Além disso outro problema que acredito que fizeram ele não fazer isso é que os servidores deles podem escalar MUITO rápido em necessidade de servidores, por exemplo, do nada lança um update e bomba, eles dobram ou triplicam a quantidade de usuários online naqule horário, até contratar um servidor novo, subir tudo nele, etc, já era.
    Porém concordo que um player do nível deles deveria ter mais servidores ao redor do país e que ele falou muita merda para não falar o real motivo, não ter os custos e trabalho a mais para contratar servidores dedicados ou até nuvem pública de provedores pequenos que não são AWS, Azure, etc, para prover esse serviço.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +1

      A Riot Games possuem servidores em países em que não existe AWS/Azure/GCP. Sabem muito bem lidar com essa situação. E vamos supor que não quisessem ter servidores dedicados (o que é incomum pois já mostrei que é barato financeiramente para eles): existem empresaS (no plural) que alugam servidores geograficamente distribuídos, alguns até na base de torres (ERBs) de 5G, como é o caso da Azion.com.br. Em Fortaleza, a Angola Cables e a V.Tal oferecem servidores virtuais no estilo AWS mesmo, que você pode desligar e o taxímetro para de girar.
      Ou seja, é possível para eles terem servidores espalhados no Brasil com custo baixo. Só não o fazem ou por incompetência ou má vontade. Não há obstáculo tecnológico, não falta infraestrutura e nem faltam fornecedores como alegado pelo Country Manager da empresa.

  • @EUEMERSONBYTE
    @EUEMERSONBYTE ปีที่แล้ว +1

    Irmão ayub, esse povo dos games é tão relaxado que é inadmissível uma bigtech como a Sony não ter o seu game com suporte a ipv6

  • @afonso.junior
    @afonso.junior ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo conteúdo 👏

  • @IzaSol
    @IzaSol ปีที่แล้ว +1

    Oi oi, aki curtindo!

  • @DaviNunes
    @DaviNunes ปีที่แล้ว +1

    Pq a Riot não faz como os outros CDN? tipo, instala um NO PROVEDOR local

  • @jocelio.almeida
    @jocelio.almeida ปีที่แล้ว +1

    Falou tudo !

  • @battatouile8135
    @battatouile8135 3 หลายเดือนก่อน +1

    A explicação mais simples é que a Riot Games possui contrato com a Amazon para usar o AWS. Então sempre onde a amazon ter servidores a Riot Games vai hospedar um servidor de jogos.

    • @Ayubio
      @Ayubio  3 หลายเดือนก่อน +1

      Incorreto. Há servidores da Riot Games na Tailândia, Vietnã, Filipinas e Turquia e nesses países não há servidores da Amazon EC2.

  • @w0lf_gt
    @w0lf_gt ปีที่แล้ว +2

    Ayub acompanho seu trabalho e aprendo muito, trabalho com suporte a gamers (casuais e profissionais) e gostaria de pontuar algumas coisas.
    concordo completamente que o executivo não sabe do que está falando (critica a conteúdo da fala, não a pessoa).
    A comparação ou desculpa da nuvem é realmente descabida por parte do executivo.
    Porem a comparação com Google cache ou cache da netflix também não cabe em caso de games.
    Os servidores de jogo reúnem jogadores para processamento em tempo real dos dados, que idealmente deveria ser feito em alta frequência(60 a 120 pacotes por segundo) logos esses mesmos não podem ser armazenados em cache.
    os dados de contas, banners de eventos, informações não criticas , entre outros dados de alguns jogos são armazenados em sistemas de ""cloud"" para facilitar o acesso.
    Concordo que a base de informação dos produtores de jogos sobre a américa latina está extremamente desatualizada e muitas vezes operando com dados de 5 a 15 anos atrás, onde não havia infra nem condição de se atender requisitos de produtoras de grande porte no nordestes, porem na matéria que vc mostrou cita que apenas nos últimos 2 a 3 anos o numero de datacenters de grande porte aumentou no nordeste.
    Antes existiam apenas 3, com confiabilidade questionável seguindo alguns produtores de jogos que conversei sobre o tema , e ainda não temos "filiais" de empresas especializadas em host de games ou uma unidade amazon AWS no nordestes, que facilitaria muito, pois muitas produtoras estão acostumadas com esse sistema.
    a adaptação e migração/disponibilização de servidores nesses novos datacenters acaba por levar um tempo.
    Por outro lado, os prestadores de serviços, provedores e ISP's brasileiros sempre tentam sempre selecionar a melhor rota, porem muitas vezes com parâmetros errados! Não estou dizendo que a internet Brasileira é ruim, mas em muitas vezes é "mal gerida" ou piorada por decisões "erradas".
    canso de pegar casos onde o "ponto de referencia" do fornecedor de internet foi apenas a largura de banda disponível, ignorando completamente o tempo de resposta, variação e outros parâmetros , que para conexão com jogos acabam sendo mais importantes! após fazer testes, montar relatórios e notificar o prestador (geralmente sendo necessário processo Anatel) os mesmos fazem alterações (solo ou conjuntas) e corrigem os problemas.
    Outro problema clássico é o cliente reclamar de velocidade quando está com problema de responsividade.
    também acontece muito de provedores "menores" estarem rodando QoS "mal configurados" que acabam atrasando pacotes dos jogos ou causando congestionamento de trafego em detrimento de otimizar a entrega de algum outro serviço que não depende essencialmente de latência ou responsividade.
    especificamente quanto a servidor no nordeste o problema não é só custo mas outros 2 principais:
    1- algumas empresas seguem um padrão requisitos, não apenas tecnológico mas físicos e de segurança devido aos código fonte dos jogos, (mesmo muitas vezes as empresas não protegendo digitalmente seus códigos).
    2- População da comunidade: em vários casos no brasil se começarmos a adicionar servidores vai "separar" a base de utilizadores, como esses jogadores espalhados ranks ou elos o tempo de matchmaking acaba ficando extremamente alto, oque vai (no ponto de vista do gestor do jogo) apenas mudar a reclamação de ping alto para não acho partida.
    quanto ao IP V6
    Existe uma grande dificuldade em algumas produtoras para a implementação do IVP6 devido a necessidade de reestruturação de todo o sistema de netcode dos jogos e infelizmente hoje em dia muitas decisões técnicas estão sendo tomadas apenas pelos setores de marketing e publicidade das produtoras de jogos!
    Na grande maioria dos sistemas de jogos atualmente disponíveis as conversões( 6to4 e 4to6) , geram uma serie incompatibilidade com o código dos jogos, anticheater's, etc.
    Causando outra serie de problemas aos usuários, por isso a orientação no site, que sem duvida não é correta ou a mais indicada , porem a mais simples para um usuário leigo.
    A Sony não suportava IPV6 no lançamento do Playstation 5, apenas alguns meses depois foi inserido o suporte, depois de já terem distribuídos milhares de dev kit's e jogos produzidos.
    Já a Microsoft suporta e adota até como Obrigatório IPV6 em alguns títulos, porem muitas pessoas ao redor do mundo tem relato de problemas devido a má implementação do IPv6 pelos provedores.
    Quanto ao DNS:
    a instrução no site é devido a problemas que ocorrem não exatamente no brasil, mas no mundo todo, de poluição e "sujeira" no cache DNS de provedores.
    e deve ser aplicada apenas em situações especificas.
    A troca do DNS realmente pode acabar afetando a responsividade de alguns outros serviços, porem não deve alterar a de jogos, visto que depois de resolvido o todo o trafego é feito via endereço IP.
    Alias toda a informação de "suporte" contida na maioria dos sites de produtoras de jogos são baseadas no mercado Norte américa e/ou Europeu apenas com tradução para português.
    Lembrando que não sou contra seus pontos, apenas adicionando alguns outros pontos que vejo como cruciais para a discussão.
    Abraço e obrigado por trazer a discussão a nível técnico. (e desculpe o textão).

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +3

      Obrigado pelo comentário e por ampliar essa conversa! Te respondendo em tópicos para facilitar:
      1) Nunca sugeri que sistemas de cache fossem usados para jogos. Apenas demonstrei que empresas americanas com sucesso conseguem espalhar servidores pelo país. Que não falta uma infraestrutura para que se tenha aqui servidores fora de São Paulo. Os servidores do Google, Netflix espalhados pelo país são servidores Dell comuns semelhantes ao que mostrei no vídeo.
      2) A Globenet (hoje V.tal) e a Cirion (antiga Lumen) possuem data centers de padrão internacional em Fortaleza desde antes de 2007, ou seja, há mais de 16 anos. Os requisitos de padrão e qualidade também em nível internacional. Ambas empresas com sede nos EUA, podendo celebrar contrato em dólar e com responsabilidade jurídica nos EUA. Condições perfeitas para Riot Games.
      3) Matchmaking não é um problema geográfico. Existem jogadores de todos os ranking em quantidade numerosa em todas as regiões do Brasil. Se isso fosse um problema significativos, todos deveriam jogar num único servidor no mundo todo. Eles são espalhados noutros países justamente para reduzir a latência.
      4) Independente das causas ou do custo, é errado um produto ser lançado de 2001 em diante sem suporte ao IPv6. Os produtos da Riot Games são obsoletos por isso gamers deviam reclamar ruidosamente por isso.
      5) Discordo que existam provedores que fazem "QoS errado" e isso faz a latência de jogos aumentar. Não existe e nunca existiu QoS ou traffic shaping na internet brasileira. Qualquer manipulação de tráfego gera mais custo e não menos custo como diz a crendice popular. Como um provedor brasileiro visa lucro, para se obter lucro, não é possível fazer QoS nem certo e nem errado.
      6) Discordo que fora de outros mercados fora do Brasil o DNS dos ISPs é ruim e que a recomendação de usar o Google DNS é válida. Essa recomendação é lasteada apenas em imperícia e desconhecimento por parte de quem faz tal recomendação.
      7) Não ter uma AWS da vida em Fortaleza não faz falta. A Riot Games tem servidores em operação em vários países onde não há AWS/Azure/GCP. Já possuem o known-how para isso.
      Há por parte da indústria dos games e dos jogadores uma vinalização dos provedores de internet enquanto é o contrário. Todos os problemas que os gamers enfrentam em jogos online possuem única e exclusiva causa nas decisões de engenharia e operações dos fabricantes dos jogos.

    • @w0lf_gt
      @w0lf_gt ปีที่แล้ว +2

      sei que seu vídeo é especificamente sobre a riot, mas minhas ponderações foram em relação a indústria de games como um tudo (pois tudo que o rapaz da Riot falou já ouvi similar de outros GM).
      1) sim entendi que não foi essa sugestão, porem apenas quis pontuar que toda a implementação envolvida para o caso de jogos triple AAA (não necessariamente o caso da riot) é bem diferente até o ponto que estudei, por diversos motivos.
      2) algumas empresas como EA, Dice, Codemasters, Ubisoft entre outras consideraram ou a infra estrutura ou a segurança física dos datacenters mais antigos do nordeste do brasil insuficiente (informação que recebi de dentro das produtoras).
      nos meados dos anos 2000 eu pensei em abrir algo para host de alguns jogos, porem as exigências eram tamanho absurdas para a realidade brasileiras que desisti.
      3)eu tenho Registro de casos reais de problemas em vários jogos (não necessariamente da Riot), principalmente para os jogadores de "ranks" mais alto, casos de mesmos jogadores se enfrentando 3 vezes seguidas ou não conseguindo jogar ou terminar um evento por não ter ninguém "no nível", logicamente esse não é só um problema devido a divisão física , tem haver com a logica de programação dos ranks entre outras coisas.
      4) concordo integralmente que tudo deveria ter suporte a IPV6, porem nesse caso é 90% + do mercado gamer que não tem suporte E a comunidade gamer não faz a menor ideia/questão que isso seja resolvido.
      5) tenho vários registros sobre "configurações erradas" e filtragens desnecessárias, não digo que foi intencional do provedor, porem existia filtragem desnecessária na rede, que concordo que deveria estar causando custo extra, mas quem implementou a rede aderiu a essa má pratica, intencionalmente ou não acontece mais que deveria.
      6)não quis dizer que os Dns dos ISP são ruins, a instrução de troca de DNS deveria valer apenas como teste, (vc troca para outros dns testa a solução e notifica o ISP que ele tem problemas), porem acabou ficando como gambiara definitiva (assim o ISP não precisa melhorar seu sistema de DNS , o cliente joga e a produtora tira o dela da reta)
      7)concordo que tecnicamente não faz falta, mas como vc já disse em um outro corte que vi, programador é um bixo complicado, as vezes se prendem a detalhes como desculpas, o mesmo vale para executivos que tomam as decisões na indústria de games.
      E concordo Plenamente que a por parte da indústria e dos players uma vontade generalizada de terceirizar a culpa por tudo.
      Recorrentemente indico um equipamento de rede para maior qualidade para um cliente e ele acha absurdo gastar um valor em um roteador de melhor qualidade para aumentar a estabilidade da conexão e resolver os problemas da rede interna dele.
      uma das primeiras coisas que fiz para conseguir conversar com os produtores de jogos e começar a achar soluções foi resolver minha rede interna, solicitar alguns ajustes ao meu ISP e a partir dai logar e disparar para as produtoras as falhas deles com o "certificado" e testes de qualidade da minha conexão anexado para eles não terem a desculpa do cliente ou ISP, ai meus tickets começaram a ser ouvidos e fui convidado para diversos testes fechados.
      Porém existem muitos Provedor no Brasil , de todos os tamanhões (de regionais a multinacionais) que querem impor restrições ridículas aos clientes (posso te mandar em privado).
      Exemplo clássico: o Cliente gasta R$1000 em um roteador de alta qualidade e o provedor se nega a colocar a ont/hgu em modo bridge querendo forçar o cliente a ter filtragem dupla na rede, ser atrasado por um equipamento subdimensionado e uma serie de restrições de portas e serviços.
      tenho registro de equipamentos fornecidos que adicionavam de 100ms a 800ms de tempo de resposta devido a diversos problemas de hardware fornecido ou alterações em firmwares feita por provedores.
      A Riot, assim como outras produtoras de Games estão longe de estarem bem em suas praticas e implementações, porem ainda existem sim muitos (e sem generalizar) provedores brasileiros com más praticas prejudicando os clientes.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +1

      @@w0lf_gt Rapaz, essa de gringo dizer que data center no nordeste não tem infraestrutura suficiente é muito estranho. Eles querem ser mais reais que a realeza? Olha no canto direito quantas certificações a Ascenty Fortaleza tem: ascenty.com/wp-content/uploads/2023/01/Folder_Ascenty-Data-Center-Fortaleza-PT.pdf

    • @w0lf_gt
      @w0lf_gt ปีที่แล้ว

      ​@@Ayubio Concordo com vc, mas foram as duas principais respostas que ouvi infra física (principalmente segurança física) e divisão da player base prolongando match making (que centralizado em SP ja é problema e alguns jogos , não necessariamente da riot).

    • @fernandofrediani9010
      @fernandofrediani9010 ปีที่แล้ว

      A questão da falta de suporte à IPv6 para maioria dos jogos e dificuldade de conciliar jogadores IPv4-only com jogadores IPv6-only é compreensível a complexidade, porém é necessário analisar alguns detalhes a começar se o jogo é Server-centered ou se possui também determinadas comunicações Peer to Peer.
      No caso de ser puramente Server-centered o servidor pode facilmente se comunicar individualmente com cada um seja em IPv4 ou IPv6 como é a maioria das aplicações centradas em um servidor. Já no caso de comunicações Peer to Peer entre jogadores é necessário garantir que os jogadores com IPv6 se comuniquem entre si através desse protocolo e um jogador IPv4-only e outro com Dual-stack é necessário que o servidor coordene como de dará essa comunicação entre eles se necessário com o auxílio de técnicas de NAT hole punching e STUN. Diversas aplicações hoje em dia utilizam essas técnicas com sucesso e requer que os programadores trabalhem no netcode para adequarem o que for necessário para que isso funcione bem.
      O que não é pra entender em hipótese alguma é orientar o usuário a simplesmente desabilitar o IPv6 na expectativa de isso fará melhorar a qualidade de conexão do usuário sendo que o jogo não tem absolutamente nenhum suporte à esse protocolo para as partidas. Então no máximo o protocolo IPv4 apenas continuará sendo utilizado sem nenhuma diferença ou prejuízo para o jogador se o IPv6 está habilitado ou não.

  • @mauromatsudo1910
    @mauromatsudo1910 ปีที่แล้ว

    Mestre Ayub, vc recomenda de algum livro sobre redes?

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +1

      Gosto do livro do Kurose, mas ele serve apenas para dar noções mmmmuuiittoo básicas. O conteúdo de maior substância você encontra em cursos mesmo.

  • @支配-v2d
    @支配-v2d 8 หลายเดือนก่อน

    Oi Ayub, acho que vc esqueceu que de colocar que a única opção pra usar dns público é se o provedor é da TIM. ta se desistegrando desde o inicio do ano e já perderam o site, dns, sinal 4g e 3g. 🤣🤣🤣

  • @AlbertAguiar
    @AlbertAguiar ปีที่แล้ว

    Ótima analise!

  • @mdemarchi
    @mdemarchi ปีที่แล้ว +1

    Eu já sabia que usar o dns do google não era a melhor opção, mas o que fazer quando o dns do ISP bloqueia conteúdo? Eu uso o bind9, mas a latência pra resolver o nome na primeira vez é muito alto (depois abaixa, creio que seja o cache). Essa lentidão no dns do google é só na resolução de nomes? Ou existe o risco de por exemplo de dar um IP de um servidor mais longe?

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +3

      Eu recomendo você assistir a palestra que citei os "8.888 motivos" para não usar DNS externo em que lá demonstro mais detalhes do impacto de performance. A lentidão de resolução não é "só" isso. Ela é feita centenas de vezes por minuto por computador pois o cache dos sites mais populares é apagado em 1 minuto. Então a cada minuto você perde todas as suas entradas DNS dos sites mais populares tendo que consultá-las de novo.
      Em caso de censura por ordem judicial, o recomendável é rodar DNS recursivo local na sua casa com soluções como o PiHole, porém isso também terá performance inferior ao DNS do seu ISP.

  • @lucasLSD
    @lucasLSD 11 หลายเดือนก่อน

    Eu vi num mapa de rotas que a rota pros EUA ao invés se simplesmente ir pra Fortaleza e de lá pros EUA, eu que moro no recife tenho minha internet da tim descendo até o RJ pra depois ir pra lá.
    A latência ta ruim ate no genshin.

    • @Ayubio
      @Ayubio  11 หลายเดือนก่อน

      Isso é imperícia do pessoal da TIM, porque não só o grupo econômico deles possuem cabos submarinos em Fortaleza (TI Sparkle), eles possuem interligação terrestre entre Recife e Fortaleza por pelo menos dois caminhos: www.globalbackbone.tisparkle.com/

  • @TheChosen0791
    @TheChosen0791 5 หลายเดือนก่อน

    Mano eu acho que você não vai ver o meu comentário porque o vídeo tem mais de ano, mas se ver conseguiria tirar uma dúvida?
    Eu morava a uns 15 km de distância no mesmo estado e cidade que moro atualmente, só mudei de bairro, antes eu tinha em um provedor de bairro ( porém era fornecido pela vivo) um ping de 35 ms no League of legends, atualmente após me mudar usando a Claro eu tenho um ping entre 85 e 90( uso exitlag e fica uns 56), é possível que a distância de 15 km faça tanta diferença assim? Ou é a Claro que é ruim mesmo?

    • @Ayubio
      @Ayubio  5 หลายเดือนก่อน

      O mesmo fenômeno acontece com linhas de ônibus e linhas áreas: elas não passam sempre pelo caminho mais curto. Apesar de Rio Branco e Manaus serem capitais de estados vizinhos, não existe voo direto entre as duas cidades. É necessário ir até Brasília e trocar de avião. A Claro está fazendo algo similar contigo. Percorrendo mais quilômetros para indiretamente chegar num destino que geograficamente é próximo a você.

    • @TheChosen0791
      @TheChosen0791 5 หลายเดือนก่อน

      @@Ayubio Entendi, muito obrigado irmão e parabéns pelo vídeo!

  • @lindomarbatista9511
    @lindomarbatista9511 9 หลายเดือนก่อน +1

    Moro em Mato Grosso e o Ping aqui é acima de 26 ms, não há pro players nesse Estado!

    • @linreachveloz
      @linreachveloz 8 หลายเดือนก่อน +1

      opa lindomar

  • @jsricardosilva
    @jsricardosilva ปีที่แล้ว +1

    jogo aqui do acre com 62ms acho tranquilo, o jogo tem muitos outros defeitos muito mais importantes a serem reparados

    • @RoddyDev
      @RoddyDev ปีที่แล้ว

      Sim, tipo criar mais skins para você comprar.

  • @DaviDaviMacedo
    @DaviDaviMacedo ปีที่แล้ว +1

    Alguém sabe se a RIOT já assistiu aqui e se já estão contratando pra equipe de redes? Hahahahaha

  • @mmmbrunommm3
    @mmmbrunommm3 ปีที่แล้ว

    A galera reclamando de ping com servidor em SP, quando eu comecei nem tinha servidor no Brasil kkk

  • @JVCOSTA
    @JVCOSTA ปีที่แล้ว

    4:00 curioso saber que tem um servidor de cache dele na minha cidade, o local tá marcando aeroporto será se é dentro do aeroporto? Ou é uma localização aleatória feita pelo Google? 🤔

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +2

      O Google indica apenas a cidade, não o endereço exato dela. Não é um local para receber pessoas. E usualmente apelidamos um desses caches com o nome do aeroporto mais próximo pois é uma das poucas coisas normatizadas para dar nome a um local (o nome internacionalmente reconhecido do aeroporto pela IATA). Essas mesmas siglas de aeroporto aparecem quando você faz um traceroute, por exemplo.

    • @JVCOSTA
      @JVCOSTA ปีที่แล้ว

      @@Ayubio ahhh entendi igual vc falou se não me engano na live do loucos, disfarça tinha me esquecido kkkkkkkk mds 🤦‍♂️🤦‍♂️🤣🤣🤣🤣

  • @MoacirLeaoWeb
    @MoacirLeaoWeb ปีที่แล้ว +1

    👏👏👏👏👏👏

  • @rafaelmello9622
    @rafaelmello9622 7 หลายเดือนก่อน

    muito bom !

  • @ThiagoNunesRS
    @ThiagoNunesRS ปีที่แล้ว +4

    Boa xará! Matou a cobra de mostrou o pau.

  • @jarodcavalcante
    @jarodcavalcante ปีที่แล้ว +2

    Desabilitar o IPV6 me quebrou KKKKKKKKKKKKkk

  • @Ripfom
    @Ripfom ปีที่แล้ว

    Tem um ponto só pra perguntar pra eu poder tirar minhas conclusões, tem algum jogo que no Brasil tenha servidor fora de são paulo e rio de janeiro? Porque assim jogos eletrônicos no Brasil são reconhecidos como caça-níquel isso não pode influenciar nessa questão de servidores de jogos no brasil ou isso é balela?

    • @senhorceifador
      @senhorceifador 10 หลายเดือนก่อน +1

      Só se algum jogo com host feito por algum usuário ou comunidade local. Empresarial nunca vi

  • @Fergobirck
    @Fergobirck ปีที่แล้ว +1

    Só um comentário com relação a "proposta comercial":
    LoL tem ~700k jogadores simultâneos em horários de pico. Aproximadamente 7% da playerbase está em servidores brasileiros, portanto ~49.000 jogadores conectados simultaneamente nos servidores de SP. Supondo que com a criação de novos servidores no nordeste haveria um offload de ~35% dos jogadores para lá (usando como parâmetro a proporção populacional do nordeste e norte em relação ao total nacional, por falta de estatística melhor da Riot), o que resultaria ~17.150 jogadores. Como as partidas são com 10 jogadores, são 1.715 servidores (físicos ou virtualizados). Precisaria MUITO mais que apenas um R650 pra servir toda essa demanda.
    A título de comparação, um Dell PE R430 com 32GB de RAM consegue servir 100 jogadores de Minecraft (não virtualizado e servidor nativo), sem muita sobra. Sim, a máquina é um pouco inferior a R650, mas serve para dar a ideia que com 1 rack do R650 você praticamente não vai sair do lugar. Precisa muito mais hardware que isso pra servir os 17 mil jogadores.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว

      O CAPEX de servidores realmente não importa. Sabe a conta que você fez? Esse investimento em CAPEX é inevitável. Se o jogador existe, ele tem que ser atendido por um servidor no Brasil e o custo da compra dele é igual, não importa se ele será ligado em SP ou no Ceará. O MRC que passei suporta confortavelmente 22 servidores de 1U. Isso não muda o custo para a Riot e portanto não muda os preços orientativos que passei.

    • @Fergobirck
      @Fergobirck ปีที่แล้ว

      @@Ayubio A intenção é apenas de esclarecer que o custo numa eventual aquisição de servidor é uma ou mais ordens de grandeza acima do exemplificado, para uma implantação real que atenda a demanda de jogadores. É improvável que seja possível recuperar o CAPEX dos servidores de SP que passariam a ficar ociosos (até pela definição de CAPEX...)

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว

      @@Fergobirck Angola Cables, V.tal e Azion oferecem máquinas virtuais em Fortaleza que você liga e desliga igual na Amazon, sem pagar pelas horas em que a máquina fica desligada. A preocupação de capacidade ociosa para uma start-up, uma empresa de garagem faz até sentido, mas para uma grande empresa como a Riot não. Eles possuem sim servidores em países onde não há AWS/Azure/GCP, já sabem lidar com isso, a conta já fecha nesses países.

  • @viniciusmoruz920
    @viniciusmoruz920 ปีที่แล้ว

    Vídeo perfeito

  • @ferprado3469
    @ferprado3469 11 หลายเดือนก่อน

    Eu só queria jogar com o ping baixo

  • @drksbr
    @drksbr ปีที่แล้ว +1

    Kkkkkk esse maluco da Riot não sabe absolutamente nada de redes. A vontade é começar um movimento marcado a Riot nessa vergonha alheia que esse maluco tá causando em todos nós.

    • @senhorceifador
      @senhorceifador ปีที่แล้ว

      Não somente a riot em tudo que é jogo online. Desde de PCs até os Móbiles. O que essas empresas praticam é pura vigarice e manipulação. Onde eles jogam pra cima das isp toda a responsabilidade instabilidade nos seus jogos.

  • @leonardopomin
    @leonardopomin ปีที่แล้ว

    Uma duvida, esses servidores do Google Global Cache resolveria o problema da RIOT?

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +1

      Não porque o Google não os aluga para terceiros. É para uso exclusivo de conteúdo do Google (majoritariamente TH-cam). Existem empresas brasileiras (atente para o plural) que têm servidores espalhados pelo país e os alugam para empresas como, por exemplo, a Azion. Mais uma demonstração que a Riot Games não investe porque não quer.

  • @renanmieli
    @renanmieli ปีที่แล้ว

    Excelente

  • @l2klogan919
    @l2klogan919 3 หลายเดือนก่อน

    é sempre assim nao fazem nada pelos jogadores nordestino, mais nao querem perde esse publico gigante gamer

  • @LuizHenriqueMiranda
    @LuizHenriqueMiranda ปีที่แล้ว +2

    No caso da Riot ou qualquer outra empresa com games que necessitam de um servidor central para funcionar, eu acredito que o maior problema seja o fato de que as grandes plataformas de IAAS como Google Cloud, AWS e Azure não possuírem datacenters no norte/nordeste (ou, se possuem, não disponibilizam para seus clientes empresariais, usam para outros fins). E que manter serviços em outros datacenters seria, além de mais caro, mais complexo, por serem plataformas diferentes. Minha empresa mudou recentemente da OCI para a AWS e foi um parto de sêxtuplos só para portar nossa infraestrutura de uma nuvem pra outra, imagina MANTER a infra em nuvens diferentes (CI, CD, monitoração, etc.).

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +3

      Seria caro manter um servidor fora da Amazon? Será que 4,5k USD mensais é caro para uma empresa do porte da Riot Games?

  • @RoddyDev
    @RoddyDev ปีที่แล้ว +2

    Eu só queria que os jogos usassem IPv6 porque eu tô cansado de ter muita perda de pacote por causa da CGNAT porca da minha provedora, e essa provedora que tenho cobra 150 reais por mês por um IP público, e recusam a me dar um IP público dinâmico. Não consigo abrir nenhum servidor em jogos com essa porcaria, somente Minecraft em somente IPv6.
    Eu ainda sonho com uma internet somente IPv6... Mas vamos esperar.

    • @Ayubio
      @Ayubio  ปีที่แล้ว +5

      Acho que esperar não adianta. Entendo que se vocês gamers não fizerem muito barulho nas redes sociais, nos vídeos de live de vocês, camisetas, ter os digital influencers do ramo de vocês falando disso o tempo todo, igual uma campanha mesmo, os fabricantes de jogos não mudarão. Sem vocês demonstrarem ruidosamente a insatisfação quanto a esse assunto, na cabeça deles, os jogos ainda são um sucesso de vendas.

  • @tosemusername
    @tosemusername ปีที่แล้ว

    Tim discorda 😂

  • @Moiseismotor
    @Moiseismotor ปีที่แล้ว

    Sensacional.