Selma tenho dificuldade nas relações sociais, elas me causam estres e sofrimento. Desde criança sou assim e quando chegava visita em casa eu me isolava no meu quarto e por isso era rotulada até mesmo por minha mãe. Hoje tenho 51 anos, sou professora de Ensino Fundamental primeira fase há 15 anos. Para mim sair de casa para trabalhar é um desafio diário e exaustivo, mas quando estou com as crianças me sinto bem. Sou diferente de todos e não consigo me relacionar bem e tenho que fazer um tremendo esforço para me comunicar com outros adultos que me cercam, exceto minhas filhas e meu marido. Não consigo participar de eventos sociais a não ser quando não tenho como escapar, aí fico sofrendo com antecedência e isso me causa um tremendo cansaço e desgaste emocional . O que gosto mesmo é de ficar em casa no meu mundo. Só não sou mais rotulada porque consigo a aprovação da Secretaria, da escola e dos pais por ser considerada uma boa profissional , além de conseguir um bom resultado de ensino aprendizagem com meus alunos. É difícil ser assim. .. Estou afastada do trabalho com ansiedade e depressão há 3 meses. Eu me vejo com características de aspeger, mas não fui diagnosticada e tenho medo de falar sobre esse assunto com meu psiquiatra. Estou me sentindo sem energia para voltar a trabalhar e não sei o que fazer. .. Sempre lidei com minhas dificuldades, mas agora estou me sentindo perdida, confusa e sem forças para dar continuidade.
muda muito. náo tenho diagnóstico fechado. tenho 48 anos e a 1 ano descobri a minha sintonia profunda com Asperger. toda a minha vida passou a fazer sentido... até para reaprender a conviver com a sociedade...
Minha identificação com você e tremenda, não conhecia a Síndrome, até que a psicóloga disse que sou artista, agora sei muito. Isso é recente . Sempre mascarei minhas dificuldades, O mais difícil foi com o marido, talvez por ele ser ciumento demais! Não o.har nos olhos e porque eu minto, olhar o vazio, e estar pensando em alguém, em ambiente social, festas, fugia da realidade, olhava para o nada, isso é porque eu olhava pra alguém. Crises quase sempre só, etc Apenas um desabafo. Desconfio que meu filho tem a Síndrome também,
Sou muito tímida e tambem não gosto de receber visitas em casa e nem de visitar. E se eu estiver entre pessoas e estiverem todos conversando aos mesmo tempo isso me deixa irritada e cansada. Fico doida pra ir logo embora. Nao gosto de sair de casa. Sempre tive dificuldades de me relacionar por não saber o que fazer e nem o que falar, não saber como agir em determinada situação. Sempre fui vista como ingenua por nao pegar as coisas no ar e não perceber o perigo à minha volta. Não gosto também de que algo ou alguém quebre a minha rotina. Fico muito nervosa. Estou desconfiada de que eu (37), minha filha de 2 anos e minha mãe,temos o espectro.
Seguindo seus conselhos, é bom outras pessoas irem ao psicólogo/psiquiatra, procurar o diagnóstico certo, pra não correrem risco de se auto-diagnosticar e acharem que possuem TEA, quando na verdade têm transtorno de personalidade esquizoide etc. É muito bom se auto-conhecer. Estou muito feliz que a Sueli se descobriu! Você são INCRÍVEIS! Amo o canal!
Que legal Selma! Eu tb me descobri Asperger logo depois do diagnóstico de TEA de minha filha de 1ano e 7 meses. Fez toda a diferença na minha vida, pois explicou toda a minha trajetória e ainda está me ajudando a entender minha filha. Hoje estou indo para meus 40 anos e sou professor e doutor na área de engenharia e computação. Espero contribuir de forma muito especial no que tange Tecnologias Assistivas aplicadas ao TEA!
MAMÃE TAMBÉM É ASPIE Mamãe também é aspie E aspie sendo Tantas e tantas vezes Se fecha no casulo... Mamãe também é aspie E por aspie ser Também ela luta Para tudo reverter! Mamãe também é aspie E sendo perfeito exemplar, Nos faz o tempo todo Pensar... Mamãe também é aspie E também seus questionamentos Teima o mundo Não escutar... Mamãe também é aspie E assim o sendo Com vocês quer aprender. Vivendo experiências juntos... Experienciando o mundo... Porque mamãe também é aspie!
Muita gratidão a vocês dois lindos! Eu me identifico muito com você Selma porque já tenho 51 anos e percebi que sou Aspie. Não preciso de nenhum profissional pra me rotular de nada pois já me conheço mas como muito bem colocado, agora muita coisa do meu passado e também do meu presente fazem todo sentido. Gostaria de ter tido estas informações quando bem jovem pois acho que teria me evitado muito sofrimento e muita besteira que eu fiz.
Sinais de autismo em mim (Aline): 1. Hiperfoco. Vivo em extremos, com bastante determinação, obsessão e foco; 2. Fobias socias: Medo das pessoas. Medo de mulher e mãe principalmente. Medo de atender telefone, responder mensagens. Medo de receber visitas. Medo de festa de aniversário. Medo de dirigir. Medo de sair sozinha fora de casa. Embora com o tratamento já tenha superado quase todos esses; 3. Tive sindrome do panico com surtos; 4. Disbiose. 5. Alergias alimentares e muita intoxicaçao; 6. Extremo de apego e necessidade de contato fisico. 7. Tive depressão; 8. Tive urticarias, alergias de pele, diminuiçao da visao, problemas capilares, fadiga adrenal e hipotiroidismo; 9. Desenvolvimento de habilidades sensitivas (paranormalidade) em detrimento da inteligência emocional. 10. Perfeccionista, intransigente e metodica. 11. Sensibilidade a barulho. 12. Distensao abdominal e problemas gastrointestinais; 13. Não me relaciono com muitas pessoas ao mesmo tempo, geralmente vivo em função apenas de uma pessoa, super apegada; 14. Problemas dentarios o que reflete a flora; 16. Nunca tive amigos. Sempre sabotei todas as minhas amizades. Sempre fico aliviada quando uma vizinha que tenta se aproximar de mim, some (Marina, Nathalia, Ludmila). Rompo as amizades de forma brusca. Afastei a Fernanda - amiga de infância, me mudando de escola ficando de mal com ela sem motivo. Destruí propositalmente amizade de faculdade. No grupo de oração tb destruí o que tinha estabelecido. Recentemente sumi dos amigos do WhatsApp de uma vez e sem nem avisar, pegando mal. Tenho repentes de destruir amizades que estabeleço. Nunca deixo a porta aberta. 15. Mania de organizaçao. Se alguem mexe um objeto de lugar ja percebo. Um lado tem que sempre ser igual ao outro... 16. Sou extremamente franca nas palavras e com uma visão fixa. 17. Travamentos, bloqueios e problemas de iniciativa. 18. Não consigo ser independente tanto profissionalmente quanto emocionalmente. ... Vou atras do meu diagnostico.
O vídeo de vcs foi maravilhoso pra mim, estou em processo de investigação com o meu filho, e vejo em mim quando criança as mesmas coisas que vejo nele hoje
Nossa Selma, vc me descreveu!! Eu tb falava, fazia discursos enormes, e percebia q as pessoas nao me entendiam, as vzs até eu me perdia naquele meu pensamento, pq queria me explicar demais, aí fui observando mais as pessoas, e hj com os meus 29 anos e percebo q estou aprendendo a me expressar mto melhor!!
Mais uma vez parabéns pela partilha! Meu diagnóstico foi fechado recentemente aos 38 anos e foi um alívio, pois muita coisa se explica agora. Eu aceitei bem, passada a surpresa. Entretanto, tenho percebido uma certa negação das pessoas ao diagnóstico, ou seja, o "não parece". Talvez pelo desconhecimento do assunto ou por eu ter conseguido mascarar até hj. Selma, identifiquei-me com quase tudo o que vc falou! Os vídeos estão cada vez mais esclarecedores, parabéns! Onde posso comprar os livros do Victor?
Que ótima notícia. Gostaria de saber se vc tem humor deprimido euforia exacerbada em alguns momentos porque não sei se esses sintomas se encaixam no tea. Acredito que são sintomas de comorbidades do autismo. Por isso perguntei pra saber sua opinião. Obg.
Nunca estudei de maneira mais aprofundada sobre o autismo mas como sou observadora, cheguei à conclusão que todo ser humano tem as características convencionadas como autismo. O que varia é a natureza e o número das características.
Que legal! Achei muito interessante a Selma ser diagnosticada como Asperger. Às vezes eu fico pensando se eu também tenho algum autismo ou se é só ansiedade. Na verdade ninguém é totalmente normal 😂.
Oi, Selma! Estou, aos poucos, assistindo todos os vídeos - não consegui parar, óbvio!😁 - e está sendo muito proveitoso. Eu faço tratamento de depressão há mais de 9 anos, e, como não saro, eu tenho pensado na importância de descobrir as razões mais a fundo. Estou aqui refletindo muito sobre esta questão da importância/necessidade do diagnóstico. Não sei se vc pode me ajudar, mas moro numa cidade vizinha a Divinópolis, aqui em MG. Você não sabe onde eu poderia procurar ajuda, algum profissional que entende de autismo em Adultos , porque psiquiatras e terapeutas pra depressão, já passei em vários, mas eles focam apenas na depressão, não tenho coragem nem de levantar a hipótese com eles... Se puder me dar uma luz, agradeço. Até que em último caso eu poderia procurar essa ajuda em BH, não sei, seria um pouco msis difícil, mas estou disposta a correr atrás. Obrigada, queridos, vocês são uma luz para muita gente. Continuem, por favor.
Minha sobrinha marcou casamento para agosto se 2019, já estou sofrendo e não adianta falar isso pra outras pessoas, não entendem. Até soltei a frase "se eu estiver viva até lá" é horrível.
@@jullyanakleidysampaiolopez4120 eu tb. Não gosto que me visitem sem avisar. Tem que estar literalmente agendado. Fui diagnosticado com asperger só aos 50 anos.
Sou assim tambem tenho um filho asperger; e sou muito ansiosa, não consigo receber visitas se muitas pessoas falam juntas de assuntos diferentes me da vontade de sumir, não sou sociavel por isso não percebi o asperger em meu filho, achava normal ele brincar sozinho pois sempre agi da mesma forma, tenho TOC mais leve agora mas a síndrome de asperger e algo novo mas como você disse , agora tudo faz sentido....algo engraçado eu chegava a rezar pra chover para amigas não irem na minha casa ....rssss .beijos amo ver vocês aprendo muito.
Tenho TdA, TOC, algumas estereotipais, crises de ansiedade, coordenação motora normal mas ruinzinha (desajeitado), reflexos lentos, hiperfocos que se sucedem, e na primeira infância andei aos 2 anos e falei aos três (na época um tio meu que era médico, hoje já falecido, disse à minha mãe que eu tinha traços de autismo). Na infância eu tinha alguma dificuldade para me entrosar(eu queria muito, mas sempre fui péssimo em educação física, futebol nunca gostei...).Entretanto, sou advogado (no serviço público), e às pessoas do meu convívio ninguém desconfia. Entretanto, descobri os seus vídeos pela minha esposa que é psicóloga, que acha que eu tenho àsperger. Entretanto, eu não tenho dificuldade para olhar nos olhos, sou pouco apegado à rotina, amo viajar e não me acho tão literal assim, embora q minha esposa diga que eu sou meio literal...gostaria muito de saber se estou ou não no espectro; trato-me para ciclotimia, depressão e ansiedade e estou muito bem atualmente.
Gente, eu tava vendo vídeos sobre bebês do terceiro mês, e vim parar aqui por acaso. Me veio uma reflexão pesada agora sobre muitas características minhas, relacionadas a síndrome de arperger.
Ah,e me lembro q comecei a ficar aasim depois q Davi nasceu,tenho esse negócio de desviar o olhar também. As vezes não faço questão de cumprimentar as pessoas quando elas olham pra mim,eu que tenho q cumprimentar elas quando sinto vontade . Amei os vídeos de vcs Parabéns
Tem. O autismo traz perdas em três áreas pelo menos; comunicação, comportamento e interação social. A timidez restringe a pessoa de se expor, mas pode ser mais facilmente trabalhada. Já a fobia social é um pavor que paralisa a pessoa quando ela está diante do outro, trazendo sintomas como taquicardia, suor excessivo entre outros. Todos eles passam por uma grande ansiedade.
Selma de Deus, somos iguais 😲 Vc me descreveu como pessoa. Sempre Me senti e me sinto diferente dos outros. Não consigo entender pq os outros não me entendem, não me deixam ser eu mesma. Pq que eu tenho sempre q fazer o q os outros acham certo. As pessoas ficam bravas comigo pq eu falo o q eu penso, mas quando precisam de uma opinião sincera, sempre me chamam. Tantas outras peculiaridades que nem consigo explicar aqui. Obrigada por esse vídeo. Meu filho está fazenso uma Avaliação Neuropsicologica por suspeita de Asperger, ele tem 14 anos. Depois dele, eu vou procurar para mim com certeza. Um Bj pra vcs 😘
Nossa, vcs são d+! Estou encantada com o profundo autoconhecimento, autoaceitação e a busca por aperfeiçoamento pessoal. Lindo de se ver, um verdadeiro exemplo para qualquer pessoa. Parabéns!!!
Nossa vc falou algo que eu mim identifiquei muito sobre o tanto que eu sofro em ter que receber alguem na minha casa e eu sempre fui assim mas depois da minha gestacao eu piorei muito entao esta explicado agora o pieque da minha filha de 7 anos ser autista eu tambem devo ser ...Gratidao pir tudo voces tem mim ajudado muito com seus videos😇😇😇
Haha asperger e autismo são formas singulares de estar no mundo e na minha opinião parece que interagem bem melhor que os ditos "normais" pois conseguem barrar os excessos do mundo!!!!
Selma eu tenho 16 anos e estou passando pelo processo de diagnóstico. Eu também crio estratégias na socialização, me identifico com 80% dos sintomas do autismo, é desgastante esse processo de diagnóstico.
Eu acho muito interessante esses vídeos, às vezes ninguém persegui. guando nós temos uma criança ou um adulto por perto, tem autista, que o grau é leve, e vc nem persegui.Ajuda muito tbm, guando nós pegamos pacientes autista, nós estamos mas preparados para acompanhar esse s pacientes através desses vídeos que são riquíssimos para o nosso conhecimento.Estou amando esses videos.Tenho muito a agradecer o curso do Dr Brites.
Gente que presente maravilhoso, melhores vídeos, vcs são incríveis! Infelizmente só conheci hoje, me tornei fã 💕💕💕👏🏻Obrigadaaaaa pelo trabalho lindo, responsável, importantíssimo de vocês ✨✨✨
Oi Selma e Victor, estou amando o canal de vocês! Parabéns pela iniciativa! Minha filhinha de 10 anos foi diagnosticada aos 5 anos com TDAH e TOD, mas quando eu soube sobre as características do Asperger comecei a desconfiar de que ela tem algo dentro desse espectro. As características do TOD graças a Deus estão quase imperceptíveis (era o que mais incomodava!). De qualquer forma, sendo ela Asperger ou não, vocês estão me ajudando muito com esses vídeos! Muito obrigada, e perabéns!
Muito bacana Selma e Victor. Tem diminuído meu auto-preconceito, e sentindo-me + segura em assumir minha identidade. Descobri meu autismo tardiamente. Vcs tem um ótimo trabalho. Obrigada.
Essa coisa da observação de comportamento, faço o mesmo, pareço desenvolta, mas é só imitação do que eu percebi que funciona socialmente. No inicio da adolescência era um desastre, agora aos 40 consigo lidar um pouco melhor com algumas situações sociais. Sobre a festa, faço o mesmo. Eu suplico à família no meu aniversário para que sejamos só nós e mesmo assim eu me canso. Eu dou uma sumida de vez em quando, invento qualquer coisa: vou ao banheiro e demoro, ou que preciso me trocar, e demoro... Também é ultra desgastante para mim visitar e ser visitada. Eu evito ao máximo e quando acontece me esgota. Eu fujo disso e não é por não gostar dos amigos, mas porque é difícil... Fico tensa, esgotada! E não suporto contato físico. É complicado profissionalmente. As pessoas querem apertar nossa mão. Acaba com meu dia. Depois que me forço a corresponder ao aperto de mão passo HORAS tentando me equilibrar de novo. Perco a concentração, atrapalha minha mente, meu trabalho. Fico irritada e com vontade de chorar ao mesmo tempo. E não posso fugir pro banheiro e ficar lá o tempo necessário para me recompor. Estou no atendimento! Ajuda demais que vocês compartilhem seus desafios e estratégias com a gente! Obrigada!
Selma, me identifiquei muito com sua história. Meu filho é asperger. Há tempos venho desconfiando que eu também seja, minha memória é muito boa, tenho mania de mexer no cabelo e dobrar as orelhas, sou muito ansiosa. Tive síndrome do pânico aos oito anos de idade por causa da Guerra Fria. Quando eu era criança, também observava as pessoas para entender como poderia construir minha personalidade para ser aceita pelo grupo. Quando foco num trabalho, procuro fazer o melhor possível e não vejo mais nada à minha volta. Minha mãe disse que só falei aos 3 anos. Meus primos e minha tia disseram que eu não brincava com outras crianças, ficava sozinha. Já procurei um neurologista, mas ele não deu atenção ao meu caso. O que vc fez para obter um diagnóstico: relatórios, entrevista com o médico?
Estou emocionada com esse vídeo. Li em algum lugar que uma pessoa só evolui através de autoconhecimento. É é verdade. É como uma lei da física. Não há outra maneira. Me identifiquei tanto com tanto do que você falou. Obrigada por tudo que vocês fazem!
Nossa Selma e Victor! Parabéns pelo Mundo Asperger! Que qualidade de vídeo e, nem se fale, o conteúdo. Muito perceptível o amor neste compartilhar e na beleza de sua relação mãe e filho. Uma aula de aceitação, amor e compromisso com todos os irmãos que tem esse desafio nessa existência. Feliz com seu convite. Bjs
Sei bem a questão da vida passar como filme. Um profissional me falou (Em 2011) a muito tempo atrás e eu não acreditei, perguntei a um psicólogo (agora em 2017) e ele perguntou se estou bem, eu disse sim, pois trabalho com que gosto e moro sozinho, fazendo as coisas do jeito que bem quero. Também gosto de fazer longos discursos. O psicólogo disse que se eu estava bem, provavelmente não precisasse se preocupar com o fechamento de diagnóstico (duvidei); este segundo me viu bastante funcional. O que vocês dizem sobre isso? Tenho 31 anos.
Acho muito interessante os vídeos de vocês, Selma e Vítor. Obrigado por compartilhar suas experiências. Só que agora surgiu um problema: capaz de eu ser Asperger também!
Oi pessoal, boa noite. Não tenho certeza, mas acho que sou Asperger. Eu me identifico com uma boa parte dos sintomas, inclusive com algumas coisas que a Selma falou no vídeo e que pra mim eu classifico como normais. Sei que achismo não é diagnóstico e que preciso fazer uma avaliação idônea. Qual profissional devo procurar primeiro? O que e como posso me expor à ele sem ter na mente que ele vai rir de mim? Bjo a todos e boa noite.
Olá! Para o adulto, o melhor é um psiquiatra que entenda de autismo. Nenhum bom profissional ri da gente. Tudo que sentimos é legítimo seja o que for. É do humano. Boa sorte!
Parabéns pelo canal, vocês são apaixonantes tenho me identificado com muitos sintomas e posso estar próximo de um diagnóstico que me ajudará a ter mais qualidade de vida por favor preciso que me indiquem um profissional sério em São Paulo capital. Deus abençoe a vida de vocês.
Meu filho tb é asperger e acho meu esposo, pai dele, com muitas características parecidas do meu filho, acho que antigamente pouco se era diagnosticado... Parabéns pelo seu canal, adoro seus vídeos....
Eu acho que vocês dois poderiam falar sobre a relação do diagnóstico de vocês com a profissão que escolheram (visto que é uma área que demanda muitas interações sociais, desde o processo de graduação).
Vamos anotar isso. Já falamos algumas vezes. Mas vamos detalhar. Descobrimos que muitos autistas não são melhores nas exatas e sim nas humanas. Essa diversidade é tudo de bom!
Acabei de me descobtir na mesma situação e aqui em casa sou eu meu filho e meu marido.( Que não é pai de sangue dele) Não consigo nem dormir direito pensando.
eu falo tanto, tanto, tanto mas comecei a diminuir um pouco, também fico me justificando muito. Isso me incomoda. Nem sei receber elogio, as pessoas dizem que recebo elogio e começo a justificar as coisas, kkkk
Mas Selma, acho que essas sao caracteristicas e modos de ser de todas as pessoas para viver melhor em sociedade. É a capacidade de imitação. Receber em casa é complicado pra todo mundo pq o desgaste é grande pra todo mundo, tem que limpar tudo. Eu tb odeio as unhas diferentes, assimetria corporal, a maioria das mulheres odeia.
Não é bem assim. Uma coisa é odiar, não gostar. Outra coisa é se paralisar e não conseguir fazer as coisas. Por exemplo, se as unhas não estão simétricas eu nem consigo trabalhar. Posso arrumar cozinha a bagunça sem susto, mas fico apavorada de fazer sala, conversar, ser agradável. Para ser autismo tem de ter perda, e não ser somente uma característica. Já perdi dois empregos porque não sei fazer o social e falo as verdades na lata. Já deixei de receber o seguro desemprego porque não consegui sair de casa para isso. Já fui assediada sexualmente e moralmente por não conseguir reagir a pessoas que provocam isso.
Mundo Asperger. Nossa Selma, que interessante e que maravilha que voce aprendeu a lidar com isso. Meu marido descobriu com 40 anos e a nossa neuro falou: o importante é que vc tenha aprendido como lidar com isso de forma positiva e autonoma, porque na verdade dificuldades na vida cada um tem uma, sendo ou nao autista. Meu filho é autista, mas progride tanto (encintra caminhos alternativos pra todas as suas dificuldades), pensamos que ele possivelmente é como o pai e estamos muito felizes por isso, porque o pai tem uma grande capacidade de concentracao e inteligencia.
Paula Gonçalves eu tive crises mais amenas que o Victor na infância. Mas me virei bem também. Acho que o Victor está indo pelo mesmo caminho. um dia de cada vez e a gente chega lá. beijo
Mundo Asperger com Selma Sueli e Victor Mendonça eu tambem tenho esse desgaste, tebtat lidar com gente ate com amigos deixa o cerebro cansado penso muito no que vou falar antes acho que porisso o cansaco
Mundo Asperger com Selma Sueli e Victor Mendonça depois do autismo da minha filha comecei a pesquisar sobre os aspegers e vi que muita coisa faz sentido pra mim inclusive minha falta de contato visual
Celma e Victor, tudo bem? Meu nome é Victor (xará do apresentador), estou em processo de diagnóstico de Asperger e gostaria muito de entrar em contato com vcs para tirar aconselhamento em alguns pontos. Se fosse possível, eu agradeceria muito. Gostei muito do conteúdo do canal de vcs, me identifiquei muito com tudo. Um grande abraço
Selma sigo o canal de vocês e espero ansiosa por todos os vídeos. Tenho um filho no espectro. Ele é autista funcional. Nossa, me identifiquei muito com a sua descrição. Sou um pouco anti-social. Tenho mania de arrumação e sou super ansiosa. Qual o tipo de profissional que pode diagnosticar um adulto?
Boa tarde, Selma! Como vc chegou no diagnóstico...e como " mascarou" no boleto sentido...de ninguém perceber que vc era diferente? Vc nunca teve dificuldades?
Parabéns o canal de vcs está ajudamos muito sou mãe de um autista leve mais sofro muito pq o outro meu filho de 16 anos foi diagnosticado com tmb autismo leve mais de tanto pesquisa sobre o autismo e o asperger e agora estou em dúvidas pois vejo que ele tem tdos os traços de uma pessoa que ê asperger posso está até enganada peço uma opinião de o que devo fazer por que está sendo muito estressante p mim
Tive uma criação bem protegida, não fui criado pelo meus pais para ter uma família, ser independente ou para o mundo a fora ,, hoje sou casado há quase um ano, e descobri em novembro o autismo leve, é o diagnóstico foi TEA , tenho dificuldades de comunicação com minha mulher, de assumir meu papel de marido e homem em casa por falta de "maturidade" tem algum conselho que eu possa estar melhorando nisso?
Gostaria de saber quando aconteceu o diagnóstico do Victor e quando contou a ele. Que estratégias de autoconhecimento e auto regulação ensinou pra ele? Esperoque tenha um tempinho pra responder. Parabéns pelo canal.
Selma e Victor, nós suspeitamos que meu esposo seja asperger. Como você chegou ao diagnóstico na vida adulta? Você recomenda algum profissional (nós estamos em BH-MG)? Obrigada!
Estou lutando para que fechem o nosso diagnóstico.Porque no meu caso eles dizem que eu não tenho nada. Que não tenho o perfil. Como nós sabemos, ser asperger não é ter uma doença psicológica e além do mais, a nossa capacidade intelectual é totalmente preservada. Estou buscando atendimento no caps para meu filho e eu, ambos com autismo leve. Passamos por avaliação psicológica e daí veio tudo isso....eu nem sequer sabia o que era isso.
".... comecei a tratar minha mãe como se ela fosse autista. .. " - adorei! foi super intuitivo e inteligente da parte do Victor e deu certo.
Sueli e Vitor é muito lindo esse vínculo de vocês. Como esse mundo seria diferente se todos os filhos honrassem e respeitassem a mãe como o Vitor.
Acho tão lindo o victor chamando mamãe ❤
Selma tenho dificuldade nas relações sociais, elas me causam estres e sofrimento. Desde criança sou assim e quando chegava visita em casa eu me isolava no meu quarto e por isso era rotulada até mesmo por minha mãe. Hoje tenho 51 anos, sou professora de Ensino Fundamental primeira fase há 15 anos. Para mim sair de casa para trabalhar é um desafio diário e exaustivo, mas quando estou com as crianças me sinto bem. Sou diferente de todos e não consigo me relacionar bem e tenho que fazer um tremendo esforço para me comunicar com outros adultos que me cercam, exceto minhas filhas e meu marido. Não consigo participar de eventos sociais a não ser quando não tenho como escapar, aí fico sofrendo com antecedência e isso me causa um tremendo cansaço e desgaste emocional . O que gosto mesmo é de ficar em casa no meu mundo. Só não sou mais rotulada porque consigo a aprovação da Secretaria, da escola e dos pais por ser considerada uma boa profissional , além de conseguir um bom resultado de ensino aprendizagem com meus alunos. É difícil ser assim. .. Estou afastada do trabalho com ansiedade e depressão há 3 meses. Eu me vejo com características de aspeger, mas não fui diagnosticada e tenho medo de falar sobre esse assunto com meu psiquiatra. Estou me sentindo sem energia para voltar a trabalhar e não sei o que fazer. .. Sempre lidei com minhas dificuldades, mas agora estou me sentindo perdida, confusa e sem forças para dar continuidade.
muda muito. náo tenho diagnóstico fechado. tenho 48 anos e a 1 ano descobri a minha sintonia profunda com Asperger. toda a minha vida passou a fazer sentido... até para reaprender a conviver com a sociedade...
Diagnóstico NÃO é pra pessoa se vitimizar na sociedade, mas SIM para se entender, se conhecer e saber qual o lugar dela no mundo.
Minha identificação com você e tremenda, não conhecia a Síndrome, até que a psicóloga disse que sou artista, agora sei muito. Isso é recente . Sempre mascarei minhas dificuldades,
O mais difícil foi com o marido, talvez por ele ser ciumento demais! Não o.har nos olhos e porque eu minto, olhar o vazio, e estar pensando em alguém, em ambiente social, festas, fugia da realidade, olhava para o nada, isso é porque eu olhava pra alguém. Crises quase sempre só, etc
Apenas um desabafo.
Desconfio que meu filho tem a Síndrome também,
Sou muito tímida e tambem não gosto de receber visitas em casa e nem de visitar. E se eu estiver entre pessoas e estiverem todos conversando aos mesmo tempo isso me deixa irritada e cansada. Fico doida pra ir logo embora. Nao gosto de sair de casa. Sempre tive dificuldades de me relacionar por não saber o que fazer e nem o que falar, não saber como agir em determinada situação. Sempre fui vista como ingenua por nao pegar as coisas no ar e não perceber o perigo à minha volta. Não gosto também de que algo ou alguém quebre a minha rotina. Fico muito nervosa. Estou desconfiada de que eu (37), minha filha de 2 anos e minha mãe,temos o espectro.
Selma, tenho que dizer que o diagnóstico lhe fez muito bem! Você está mais bonita, mais solta na fala, mais a vontade com vc mesma! Parabéns!
Você é muito sensível. Pouca gente reparou. Foi muito bom me redescobrir!
Seguindo seus conselhos, é bom outras pessoas irem ao psicólogo/psiquiatra, procurar o diagnóstico certo, pra não correrem risco de se auto-diagnosticar e acharem que possuem TEA, quando na verdade têm transtorno de personalidade esquizoide etc.
É muito bom se auto-conhecer.
Estou muito feliz que a Sueli se descobriu! Você são INCRÍVEIS! Amo o canal!
Que legal Selma! Eu tb me descobri Asperger logo depois do diagnóstico de TEA de minha filha de 1ano e 7 meses. Fez toda a diferença na minha vida, pois explicou toda a minha trajetória e ainda está me ajudando a entender minha filha. Hoje estou indo para meus 40 anos e sou professor e doutor na área de engenharia e computação. Espero contribuir de forma muito especial no que tange Tecnologias Assistivas aplicadas ao TEA!
Alivio em ver esse vídeo. Sempre fui rotulada como estranha agora tudo faz sentido, me encontrei.
Quando eu descobri o autismo aos 39 anos eu chorei no consultório da médica.
MAMÃE TAMBÉM É ASPIE
Mamãe também é aspie
E aspie sendo
Tantas e tantas vezes
Se fecha no casulo...
Mamãe também é aspie
E por aspie ser
Também ela luta
Para tudo reverter!
Mamãe também é aspie
E sendo perfeito exemplar,
Nos faz o tempo todo
Pensar...
Mamãe também é aspie
E também seus questionamentos
Teima o mundo
Não escutar...
Mamãe também é aspie
E assim o sendo
Com vocês quer aprender.
Vivendo experiências juntos...
Experienciando o mundo...
Porque mamãe também é aspie!
Mylla Soares e Melo lindo!
Muita gratidão a vocês dois lindos! Eu me identifico muito com você Selma porque já tenho 51 anos e percebi que sou Aspie. Não preciso de nenhum profissional pra me rotular de nada pois já me conheço mas como muito bem colocado, agora muita coisa do meu passado e também do meu presente fazem todo sentido. Gostaria de ter tido estas informações quando bem jovem pois acho que teria me evitado muito sofrimento e muita besteira que eu fiz.
Sinais de autismo em mim (Aline):
1. Hiperfoco. Vivo em extremos, com bastante determinação, obsessão e foco;
2. Fobias socias: Medo das pessoas. Medo de mulher e mãe principalmente. Medo de atender telefone, responder mensagens. Medo de receber visitas. Medo de festa de aniversário. Medo de dirigir. Medo de sair sozinha fora de casa. Embora com o tratamento já tenha superado quase todos esses;
3. Tive sindrome do panico com surtos;
4. Disbiose.
5. Alergias alimentares e muita intoxicaçao;
6. Extremo de apego e necessidade de contato fisico.
7. Tive depressão;
8. Tive urticarias, alergias de pele, diminuiçao da visao, problemas capilares, fadiga adrenal e hipotiroidismo;
9. Desenvolvimento de habilidades sensitivas (paranormalidade) em detrimento da inteligência emocional.
10. Perfeccionista, intransigente e metodica.
11. Sensibilidade a barulho.
12. Distensao abdominal e problemas gastrointestinais;
13. Não me relaciono com muitas pessoas ao mesmo tempo, geralmente vivo em função apenas de uma pessoa, super apegada;
14. Problemas dentarios o que reflete a flora;
16. Nunca tive amigos. Sempre sabotei todas as minhas amizades. Sempre fico aliviada quando uma vizinha que tenta se aproximar de mim, some (Marina, Nathalia, Ludmila). Rompo as amizades de forma brusca. Afastei a Fernanda - amiga de infância, me mudando de escola ficando de mal com ela sem motivo. Destruí propositalmente amizade de faculdade. No grupo de oração tb destruí o que tinha estabelecido. Recentemente sumi dos amigos do WhatsApp de uma vez e sem nem avisar, pegando mal. Tenho repentes de destruir amizades que estabeleço. Nunca deixo a porta aberta.
15. Mania de organizaçao. Se alguem mexe um objeto de lugar ja percebo. Um lado tem que sempre ser igual ao outro...
16. Sou extremamente franca nas palavras e com uma visão fixa.
17. Travamentos, bloqueios e problemas de iniciativa.
18. Não consigo ser independente tanto profissionalmente quanto emocionalmente.
...
Vou atras do meu diagnostico.
Você poderia me encaminhar esse seu comentário??
O vídeo de vcs foi maravilhoso pra mim, estou em processo de investigação com o meu filho, e vejo em mim quando criança as mesmas coisas que vejo nele hoje
Nossa Selma, vc me descreveu!! Eu tb falava, fazia discursos enormes, e percebia q as pessoas nao me entendiam, as vzs até eu me perdia naquele meu pensamento, pq queria me explicar demais, aí fui observando mais as pessoas, e hj com os meus 29 anos e percebo q estou aprendendo a me expressar mto melhor!!
Mais uma vez parabéns pela partilha! Meu diagnóstico foi fechado recentemente aos 38 anos e foi um alívio, pois muita coisa se explica agora. Eu aceitei bem, passada a surpresa. Entretanto, tenho percebido uma certa negação das pessoas ao diagnóstico, ou seja, o "não parece". Talvez pelo desconhecimento do assunto ou por eu ter conseguido mascarar até hj. Selma, identifiquei-me com quase tudo o que vc falou! Os vídeos estão cada vez mais esclarecedores,
parabéns! Onde posso comprar os livros do Victor?
Pode entrar em contato comigo pelo zap (31) 9 8896 6412 ou pelo link da lojinha em nosso site:
mundoasperger.com.br/loja/
Mundo Asperger, Obrigada. Já fiz a compra pelo site.
Que ótima notícia. Gostaria de saber se vc tem humor deprimido euforia exacerbada em alguns momentos porque não sei se esses sintomas se encaixam no tea. Acredito que são sintomas de comorbidades do autismo. Por isso perguntei pra saber sua opinião. Obg.
Você poderia me disse onde vc conseguiu fazer os testes? Preciso de buscar a resposta concreta, pois até hoje só tenho hipóteses. Obrigada.
Nunca estudei de maneira mais aprofundada sobre o autismo mas como sou observadora, cheguei à conclusão que todo ser humano tem as características convencionadas como autismo. O que varia é a natureza e o número das características.
Que legal! Achei muito interessante a Selma ser diagnosticada como Asperger. Às vezes eu fico pensando se eu também tenho algum autismo ou se é só ansiedade. Na verdade ninguém é totalmente normal 😂.
Certamente que não somos. kkkkkkk
Oi, Selma! Estou, aos poucos, assistindo todos os vídeos - não consegui parar, óbvio!😁 - e está sendo muito proveitoso. Eu faço tratamento de depressão há mais de 9 anos, e, como não saro, eu tenho pensado na importância de descobrir as razões mais a fundo. Estou aqui refletindo muito sobre esta questão da importância/necessidade do diagnóstico. Não sei se vc pode me ajudar, mas moro numa cidade vizinha a Divinópolis, aqui em MG. Você não sabe onde eu poderia procurar ajuda, algum profissional que entende de autismo em Adultos , porque psiquiatras e terapeutas pra depressão, já passei em vários, mas eles focam apenas na depressão, não tenho coragem nem de levantar a hipótese com eles... Se puder me dar uma luz, agradeço. Até que em último caso eu poderia procurar essa ajuda em BH, não sei, seria um pouco msis difícil, mas estou disposta a correr atrás. Obrigada, queridos, vocês são uma luz para muita gente. Continuem, por favor.
para receber em casa eu preciso ser avisada, com muita antecedência. É uma luta.
Minha sobrinha marcou casamento para agosto se 2019, já estou sofrendo e não adianta falar isso pra outras pessoas, não entendem. Até soltei a frase "se eu estiver viva até lá" é horrível.
Não pra ela é claro. Ela nem imagina o que se passa comigo.
Sou assim também. Ficava e fico doente com as visitas e fico doida se chegar sem avisar.
@@jullyanakleidysampaiolopez4120 eu tb. Não gosto que me visitem sem avisar. Tem que estar literalmente agendado. Fui diagnosticado com asperger só aos 50 anos.
Sou assim tambem tenho um filho asperger; e sou muito ansiosa, não consigo receber visitas se muitas pessoas falam juntas de assuntos diferentes me da vontade de sumir, não sou sociavel por isso não percebi o asperger em meu filho, achava normal ele brincar sozinho pois sempre agi da mesma forma, tenho TOC mais leve agora mas a síndrome de asperger e algo novo mas como você disse , agora tudo faz sentido....algo engraçado eu chegava a rezar pra chover para amigas não irem na minha casa ....rssss .beijos amo ver vocês aprendo muito.
Tenho TdA, TOC, algumas estereotipais, crises de ansiedade, coordenação motora normal mas ruinzinha (desajeitado), reflexos lentos, hiperfocos que se sucedem, e na primeira infância andei aos 2 anos e falei aos três (na época um tio meu que era médico, hoje já falecido, disse à minha mãe que eu tinha traços de autismo). Na infância eu tinha alguma dificuldade para me entrosar(eu queria muito, mas sempre fui péssimo em educação física, futebol nunca gostei...).Entretanto, sou advogado (no serviço público), e às pessoas do meu convívio ninguém desconfia. Entretanto, descobri os seus vídeos pela minha esposa que é psicóloga, que acha que eu tenho àsperger. Entretanto, eu não tenho dificuldade para olhar nos olhos, sou pouco apegado à rotina, amo viajar e não me acho tão literal assim, embora q minha esposa diga que eu sou meio literal...gostaria muito de saber se estou ou não no espectro; trato-me para ciclotimia, depressão e ansiedade e estou muito bem atualmente.
Que benção. Entender o filho de forma pessoal. Lindos vocês.
Gente, eu tava vendo vídeos sobre bebês do terceiro mês, e vim parar aqui por acaso. Me veio uma reflexão pesada agora sobre muitas características minhas, relacionadas a síndrome de arperger.
Será? Quais?
Assim como a Selma Sueli sou uma boa pessoa, mas brigo com todo mundo
Entendendo o autismo fica muito mais fácil lidar com as pessoas.
Sempre bom rever esse vídeo que abriu tantas portas pra mim! Meus amigos mineiros, grande saudade! Forte abraço do James de Belém!!!
Amo vcs! E hoje vejo Sofia desde sempre. Um beijo asperger!
agora pra mim tudo faz sentido mim mãe é assim eu também,meu filho de 3 e meio diagnóstico de autismo leve ou asperger.
Ah,e me lembro q comecei a ficar aasim depois q Davi nasceu,tenho esse negócio de desviar o olhar também.
As vezes não faço questão de cumprimentar as pessoas quando elas olham pra mim,eu que tenho q cumprimentar elas quando sinto vontade .
Amei os vídeos de vcs Parabéns
Confundo autismo, timidez e fobia social. Tem diferença?
Tem. O autismo traz perdas em três áreas pelo menos; comunicação, comportamento e interação social. A timidez restringe a pessoa de se expor, mas pode ser mais facilmente trabalhada. Já a fobia social é um pavor que paralisa a pessoa quando ela está diante do outro, trazendo sintomas como taquicardia, suor excessivo entre outros. Todos eles passam por uma grande ansiedade.
Aprendendo tanto com vcs!!Colocou o vídeo,uma e outra vez,na parte que ele fala "Né Mamãe",pq eu acho tão lindo!!😍
Ah, o Victor é realmente *maravilhoso* sou mamãe tb!! Vc deve ter muito orgulho do seu filho!! Um grande beijo à vcs!!!
Selma de Deus, somos iguais 😲
Vc me descreveu como pessoa. Sempre Me senti e me sinto diferente dos outros. Não consigo entender pq os outros não me entendem, não me deixam ser eu mesma. Pq que eu tenho sempre q fazer o q os outros acham certo. As pessoas ficam bravas comigo pq eu falo o q eu penso, mas quando precisam de uma opinião sincera, sempre me chamam. Tantas outras peculiaridades que nem consigo explicar aqui. Obrigada por esse vídeo. Meu filho está fazenso uma Avaliação Neuropsicologica por suspeita de Asperger, ele tem 14 anos. Depois dele, eu vou procurar para mim com certeza. Um Bj pra vcs 😘
Nossa, vcs são d+! Estou encantada com o profundo autoconhecimento, autoaceitação e a busca por aperfeiçoamento pessoal. Lindo de se ver, um verdadeiro exemplo para qualquer pessoa. Parabéns!!!
Adoro vocês dois. Tem me ajudado bastante com as descobertas aqui em casa. Amo Victor.
Nossa vc falou algo que eu mim identifiquei muito sobre o tanto que eu sofro em ter que receber alguem na minha casa e eu sempre fui assim mas depois da minha gestacao eu piorei muito entao esta explicado agora o pieque da minha filha de 7 anos ser autista eu tambem devo ser ...Gratidao pir tudo voces tem mim ajudado muito com seus videos😇😇😇
Haha
asperger e autismo são formas singulares de estar no mundo e na minha opinião parece que interagem bem melhor que os ditos "normais" pois conseguem barrar os excessos do mundo!!!!
Selma eu tenho 16 anos e estou passando pelo processo de diagnóstico. Eu também crio estratégias na socialização, me identifico com 80% dos sintomas do autismo, é desgastante esse processo de diagnóstico.
Excelente. Continue firme neste caminho.
Eu me sinto um bicho esquisito sempre foi assim agora eu entendo por que vcs me alertaram obrigada vou procurar meu diagnóstico
Eu acho muito interessante esses vídeos, às vezes ninguém persegui. guando nós temos uma criança ou um adulto por perto, tem autista, que o grau é leve, e vc nem persegui.Ajuda muito tbm, guando nós pegamos pacientes autista, nós estamos mas preparados para acompanhar esse s pacientes através desses vídeos que são riquíssimos para o nosso conhecimento.Estou amando esses videos.Tenho muito a agradecer o curso do Dr Brites.
Gente que presente maravilhoso, melhores vídeos, vcs são incríveis! Infelizmente só conheci hoje, me tornei fã 💕💕💕👏🏻Obrigadaaaaa pelo trabalho lindo, responsável, importantíssimo de vocês ✨✨✨
Nossa, gente... me identifiquei com várias coisas q ela falou, será que tenho algum nível de autismo e não sei!
Oi Selma e Victor, estou amando o canal de vocês! Parabéns pela iniciativa! Minha filhinha de 10 anos foi diagnosticada aos 5 anos com TDAH e TOD, mas quando eu soube sobre as características do Asperger comecei a desconfiar de que ela tem algo dentro desse espectro. As características do TOD graças a Deus estão quase imperceptíveis (era o que mais incomodava!). De qualquer forma, sendo ela Asperger ou não, vocês estão me ajudando muito com esses vídeos! Muito obrigada, e perabéns!
Sei que pelo DSM V usado para diagnóstico o TOD só é diagnosticado quando tudo o mais for descartado. Vale uma nova pesquisa.
Muito bacana Selma e Victor. Tem diminuído meu auto-preconceito, e sentindo-me + segura em assumir minha identidade.
Descobri meu autismo tardiamente. Vcs tem um ótimo trabalho. Obrigada.
Está fazendo muito sentido pra mim... Gostaria de indicação de psiquiatras em BH pra esse tipo de diagnóstico. Desde já, agradeço!
profundamente emocionada com seu relato. Obrigada por sua franqueza me ajudou muito.
É linda essa interação mãe e filho!!!💕💕
Eu também fiquei muito surpreso com o diagnóstico da Selma. Muito interessante como os sintomas variam e podem ser sutis!
Puxa.que reviravolta.Realmente esse mundo e maravilhoso
Essa coisa da observação de comportamento, faço o mesmo, pareço desenvolta, mas é só imitação do que eu percebi que funciona socialmente. No inicio da adolescência era um desastre, agora aos 40 consigo lidar um pouco melhor com algumas situações sociais. Sobre a festa, faço o mesmo. Eu suplico à família no meu aniversário para que sejamos só nós e mesmo assim eu me canso. Eu dou uma sumida de vez em quando, invento qualquer coisa: vou ao banheiro e demoro, ou que preciso me trocar, e demoro... Também é ultra desgastante para mim visitar e ser visitada. Eu evito ao máximo e quando acontece me esgota. Eu fujo disso e não é por não gostar dos amigos, mas porque é difícil... Fico tensa, esgotada! E não suporto contato físico. É complicado profissionalmente. As pessoas querem apertar nossa mão. Acaba com meu dia. Depois que me forço a corresponder ao aperto de mão passo HORAS tentando me equilibrar de novo. Perco a concentração, atrapalha minha mente, meu trabalho. Fico irritada e com vontade de chorar ao mesmo tempo. E não posso fugir pro banheiro e ficar lá o tempo necessário para me recompor. Estou no atendimento!
Ajuda demais que vocês compartilhem seus desafios e estratégias com a gente! Obrigada!
Excelente !!!!! Bjos pra vc Selma.
Beijo!!!
Muito lindo o Victor!!! E bem informado.
Lindezas demais ❤️❤️
Selma, me identifiquei muito com sua história. Meu filho é asperger. Há tempos venho desconfiando que eu também seja, minha memória é muito boa, tenho mania de mexer no cabelo e dobrar as orelhas, sou muito ansiosa. Tive síndrome do pânico aos oito anos de idade por causa da Guerra Fria. Quando eu era criança, também observava as pessoas para entender como poderia construir minha personalidade para ser aceita pelo grupo. Quando foco num trabalho, procuro fazer o melhor possível e não vejo mais nada à minha volta. Minha mãe disse que só falei aos 3 anos. Meus primos e minha tia disseram que eu não brincava com outras crianças, ficava sozinha. Já procurei um neurologista, mas ele não deu atenção ao meu caso. O que vc fez para obter um diagnóstico: relatórios, entrevista com o médico?
Denizia Moresqui olá. Para o adulto é melhor procurar um psiquiatra que entenda de autismo. De que cidade você é?
Sou de Itambé-PR, cidade próxima à Maringá, Noroeste do estado.
Denizia Moresqui Um psiquiatra que entenda de autismo é o mais indicado.
Denizia Moresqui infelizmente não conheço profissional na sua cidade.
Olá Selma e Vítor vocês são uma bênção de Deus , o áudio está ótimo , tenho uma filha autista com 14 anos.
Gente, que interessante, gratidão
Estou emocionada com esse vídeo. Li em algum lugar que uma pessoa só evolui através de autoconhecimento. É é verdade. É como uma lei da física. Não há outra maneira. Me identifiquei tanto com tanto do que você falou. Obrigada por tudo que vocês fazem!
Mirtes Oliveira Minha querida, obrigada. já estou com saudade.
Eu também!
Nossa Selma e Victor! Parabéns pelo Mundo Asperger! Que qualidade de vídeo e, nem se fale, o conteúdo. Muito perceptível o amor neste compartilhar e na beleza de sua relação mãe e filho. Uma aula de aceitação, amor e compromisso com todos os irmãos que tem esse desafio nessa existência. Feliz com seu convite. Bjs
Que especialista a gente procura em caso de dúvida para ter um diagnóstico?
selma... tenho quase que certeza : eu sou Asperger também. tenho um filho 13 anos. mas vejo muito parecida com ele
Estou com 59anos e me descobrindo dentro do espectro , por ter um netinho com suspeita de estar dentro do espectro eu fui pesquisar
Tive diagnóstico de tdah. Mas acho que sou Asperger, tenho vários si tomas, principalmente social!
Adoro vcs .
Sei bem a questão da vida passar como filme. Um profissional me falou (Em 2011) a muito tempo atrás e eu não acreditei, perguntei a um psicólogo (agora em 2017) e ele perguntou se estou bem, eu disse sim, pois trabalho com que gosto e moro sozinho, fazendo as coisas do jeito que bem quero. Também gosto de fazer longos discursos. O psicólogo disse que se eu estava bem, provavelmente não precisasse se preocupar com o fechamento de diagnóstico (duvidei); este segundo me viu bastante funcional. O que vocês dizem sobre isso? Tenho 31 anos.
linda parceria de vocês dois!
Eba!
Ser criança é bom.
Amei!!!
Acho muito interessante os vídeos de vocês, Selma e Vítor. Obrigado por compartilhar suas experiências. Só que agora surgiu um problema: capaz de eu ser Asperger também!
Oi pessoal, boa noite.
Não tenho certeza, mas acho que sou Asperger. Eu me identifico com uma boa parte dos sintomas, inclusive com algumas coisas que a Selma falou no vídeo e que pra mim eu classifico como normais. Sei que achismo não é diagnóstico e que preciso fazer uma avaliação idônea. Qual profissional devo procurar primeiro? O que e como posso me expor à ele sem ter na mente que ele vai rir de mim? Bjo a todos e boa noite.
Olá! Para o adulto, o melhor é um psiquiatra que entenda de autismo. Nenhum bom profissional ri da gente. Tudo que sentimos é legítimo seja o que for. É do humano. Boa sorte!
Parabéns pelo canal, vocês são apaixonantes tenho me identificado com muitos sintomas e posso estar próximo de um diagnóstico que me ajudará a ter mais qualidade de vida por favor preciso que me indiquem um profissional sério em São Paulo capital. Deus abençoe a vida de vocês.
Meu filho tb é asperger e acho meu esposo, pai dele, com muitas características parecidas do meu filho, acho que antigamente pouco se era diagnosticado...
Parabéns pelo seu canal, adoro seus vídeos....
Verdade!
IRANI CARRODEGUAS de
Olá! Sou nova por aqui! Rs, adorei o canal de vcs! Gostaria de saber se é uma regra o Asperger ter um nível elevado de intelectualidade! Obrigada.
Que coisa mais lindaaaaa!!!
Eu acho que vocês dois poderiam falar sobre a relação do diagnóstico de vocês com a profissão que escolheram (visto que é uma área que demanda muitas interações sociais, desde o processo de graduação).
Vamos anotar isso. Já falamos algumas vezes. Mas vamos detalhar. Descobrimos que muitos autistas não são melhores nas exatas e sim nas humanas. Essa diversidade é tudo de bom!
Acabei de me descobtir na mesma situação e aqui em casa sou eu meu filho e meu marido.( Que não é pai de sangue dele) Não consigo nem dormir direito pensando.
Eu gosto das pessoas, mas me desgasta demais conviver, sair de casa, conversar é muito difícil... Sofre muito....
eu falo tanto, tanto, tanto mas comecei a diminuir um pouco, também fico me justificando muito. Isso me incomoda. Nem sei receber elogio, as pessoas dizem que recebo elogio e começo a justificar as coisas, kkkk
Poderiam indicar um profissional para consulta.Estou vendo muito minha filha de 14 anos( e eu tb) dentro deste espectro.Gratidão pelo trabalho de vcs
Me identifiquei em muitos aspectos
Mas Selma, acho que essas sao caracteristicas e modos de ser de todas as pessoas para viver melhor em sociedade. É a capacidade de imitação. Receber em casa é complicado pra todo mundo pq o desgaste é grande pra todo mundo, tem que limpar tudo. Eu tb odeio as unhas diferentes, assimetria corporal, a maioria das mulheres odeia.
Não é bem assim. Uma coisa é odiar, não gostar. Outra coisa é se paralisar e não conseguir fazer as coisas. Por exemplo, se as unhas não estão simétricas eu nem consigo trabalhar. Posso arrumar cozinha a bagunça sem susto, mas fico apavorada de fazer sala, conversar, ser agradável. Para ser autismo tem de ter perda, e não ser somente uma característica. Já perdi dois empregos porque não sei fazer o social e falo as verdades na lata. Já deixei de receber o seguro desemprego porque não consegui sair de casa para isso. Já fui assediada sexualmente e moralmente por não conseguir reagir a pessoas que provocam isso.
Mundo Asperger. Nossa Selma, que interessante e que maravilha que voce aprendeu a lidar com isso. Meu marido descobriu com 40 anos e a nossa neuro falou: o importante é que vc tenha aprendido como lidar com isso de forma positiva e autonoma, porque na verdade dificuldades na vida cada um tem uma, sendo ou nao autista. Meu filho é autista, mas progride tanto (encintra caminhos alternativos pra todas as suas dificuldades), pensamos que ele possivelmente é como o pai e estamos muito felizes por isso, porque o pai tem uma grande capacidade de concentracao e inteligencia.
Paula Gonçalves eu tive crises mais amenas que o Victor na infância. Mas me virei bem também. Acho que o Victor está indo pelo mesmo caminho. um dia de cada vez e a gente chega lá. beijo
Mundo Asperger com Selma Sueli e Victor Mendonça eu tambem tenho esse desgaste, tebtat lidar com gente ate com amigos deixa o cerebro cansado penso muito no que vou falar antes acho que porisso o cansaco
Mundo Asperger com Selma Sueli e Victor Mendonça depois do autismo da minha filha comecei a pesquisar sobre os aspegers e vi que muita coisa faz sentido pra mim inclusive minha falta de contato visual
Muito obrigada por esse vídeo. Parabéns a equipe!
Celma e Victor, tudo bem?
Meu nome é Victor (xará do apresentador), estou em processo de diagnóstico de Asperger e gostaria muito de entrar em contato com vcs para tirar aconselhamento em alguns pontos. Se fosse possível, eu agradeceria muito.
Gostei muito do conteúdo do canal de vcs, me identifiquei muito com tudo.
Um grande abraço
Ameiiiiiiiiii vocês . Os vídeos são muito esclarecedores :)
emocionante... adoro os videos de vcs parabéns !!!!
Obrigado por suas palavras, me ajudaram muito.
Selma sigo o canal de vocês e espero ansiosa por todos os vídeos.
Tenho um filho no espectro. Ele é autista funcional.
Nossa, me identifiquei muito com a sua descrição.
Sou um pouco anti-social. Tenho mania de arrumação e sou super ansiosa.
Qual o tipo de profissional que pode diagnosticar um adulto?
Um psiquiatra que entenda de autismo. Eu tenho transtorno da ansiedade, TOC e asperger.
Muito obrigada
Eu tenho 39 anos, descobrindo que tenho autismo agora.
Nunca é tarde
Sindrone da bilateralidade também faz parte.
Como você fez pra diagnosticar?
Boa tarde, Selma! Como vc chegou no diagnóstico...e como " mascarou" no boleto sentido...de ninguém perceber que vc era diferente? Vc nunca teve dificuldades?
Parabéns o canal de vcs está ajudamos muito sou mãe de um autista leve mais sofro muito pq o outro meu filho de 16 anos foi diagnosticado com tmb autismo leve mais de tanto pesquisa sobre o autismo e o asperger e agora estou em dúvidas pois vejo que ele tem tdos os traços de uma pessoa que ê asperger posso está até enganada peço uma opinião de o que devo fazer por que está sendo muito estressante p mim
Tive uma criação bem protegida, não fui criado pelo meus pais para ter uma família, ser independente ou para o mundo a fora ,, hoje sou casado há quase um ano, e descobri em novembro o autismo leve, é o diagnóstico foi TEA , tenho dificuldades de comunicação com minha mulher, de assumir meu papel de marido e homem em casa por falta de "maturidade" tem algum conselho que eu possa estar melhorando nisso?
nossa muito parecida comigo😱😱
Gostaria de saber quando aconteceu o diagnóstico do Victor e quando contou a ele. Que estratégias de autoconhecimento e auto regulação ensinou pra ele? Esperoque tenha um tempinho pra responder.
Parabéns pelo canal.
Selma e Victor, nós suspeitamos que meu esposo seja asperger. Como você chegou ao diagnóstico na vida adulta? Você recomenda algum profissional (nós estamos em BH-MG)? Obrigada!
O Victor é ótimo.. 🤣🤣 "não vou falar a idade, mas já tá muito velha" 🤣🤣🤣 adorei a sinceridade.
Estou lutando para que fechem o nosso diagnóstico.Porque no meu caso eles dizem que eu não tenho nada. Que não tenho o perfil. Como nós sabemos, ser asperger não é ter uma doença psicológica e além do mais, a nossa capacidade intelectual é totalmente preservada.
Estou buscando atendimento no caps para meu filho e eu, ambos com autismo leve. Passamos por avaliação psicológica e daí veio tudo isso....eu nem sequer sabia o que era isso.