Esta técnica do Ayrton Senna é muito além do que foi comentado. Pode acreditar Ayrton Senna fazia isto porque ele tinha muita sensibilidade em sentir o ponto exato de pisar fundo no acelerador.
Sim, o abobado que fez o vídeo mal conseguiu entender o porquê funcionava... deve "pilotar" um UP Tsi e se acha autoridade pra criticar algo que sequer consegue entender.
Exatamente, não é qualquer um que tem essa sensibilidade, senna sentia o carro, literalmente, era um deslize e poderia dar ruim, mas era o homi que fazia né, difícil demais alguém superar esse cara, e a morte dele acabou contribuindo pra deixar ele eternizado, embora tenha sido um acidente muito infeliz
Senna era muito corajoso e muito louco! Testava as propriedades de cada carro até chegar em seus limites. Eu lembro que em cada treino ele acompanhava de perto a equipe na preparação do carro minuciosamente e, se não ficasse do jeito dele, ele ficava muito puto, pois cada detalhe fazia muita diferença.
O punta tacco era um dos principais motivos de Senna ser tão duro de ultrapassar. Ele saia das curvas com uma aceleração maior. Era comum o piloto adversário passar e ao sair da curva tomar o troco.
Mas ele não estava falando do punta taco, o assunto era a forma estranha dele usar o acelerador, dando "bombadas" na saída de curva, em vez de pisar suavemente como a maioria dos pilotos faz. Tem um vídeo dele pilotando um Honda NSX, em Suzuka, onde o trabalho de pés dele foi filmado e dá para ver muito bem a diferença.
Senna seria o melhor , mesmo nos dias de hoje , pois não foi somente essa técnica que fez dele o melhor da história. Senna era COMPLETO , PERFEITO. Senna the best.
Senna era monstro demais, conseguiu emplacar 3 poles com aquela carroça reconhecidamente instável pra caraio do FW16 no início da temporada de 94 encima do mitológico Schumi com aquela Benneton, realmente coisa de alien.
Vdd. A pole do pacífico é impressionante. O carro saio de frente na última curva ele passou no limite quase saindo da pista, carro muito instável porém com um motor poderoso.
Senna é o maior piloto de todos os tempos , cara era monstro , ser campeão com carro top , com carro mais rápido , é mais fácil , do que pegar uma corroça e ser campeão , na minha opinião , Senna é incomparável , pra mim é o Pelé do automobilismo.
Senna não era só um piloto, ele como veio do cart, conhecia de mecânica, de aerodinâmica e por aí vai! Era o homem e a máquina na sua interação mais sobrenatural!
Mano, o mais importante vc não disse. Senna não era o mais rápido apesar dessa técnica. Ele era o mais rápido utilizando essa técnica em conjunto com diversas outras. Senna não era o mais rápido em alguns circuitos. Ele era o mais rápido em todos. A diferença entre ele e os outros aumentava a medida que o circuito era mais seletivo. Por isso que em 10 temporadas ele venceu 6, chegou em segundo e terceiro, bateu quando era líder, e quebrou estando na liderança. Senna só não ganhou as 10 em Mônaco por força do destino. Ele era rei numa pista onde os pilotos modernos não gostam de correr. Como eu mencionei no início, a seleção. Mônaco é a peneira de menor grão da F1. Todo ano alguém vence, nos tempos de hoje, vence quem permanece na pista.
Meu deus, como vocês babam ovo haha. Prost cansou de superar Senna com mesmo carro. Na real o resultado deles é bem dividido. Parem de viajar com essa idolatria tosca. Idolatrar pessoas é um negócio meio ridículo. Seja lá quem for. Seja Schumacher, Senna, Hamilton, Alonso, não importa. É um negócio bem patético.
@@rodrigomendes3327 quem está babando é vc. Ou melhor, hater de brasileiro. Se vc gosta tanto de estrangeiros, vai morar na terra deles. A disputa entre Senna e Proust terminou empatado. E somente pq Proust correu na Willians, pq na McLaren, tava 1 a 1. Senna campeão em 88 e Prost em 89. Prost foi campeão em 85 e 86. Senna entrou na McLaren em 88 e foi campeão. Em 89 o incidente da desclassificação de Senna no Japão por Jean Marie Balestre deu o título antecipado a Prost. Em 90, Prost na Ferrari recebeu o troco. E em 91 Senna campeão com Prost vice. 93 Prost campeão e Senna vice. Ou seja, se não sabe o que falar, não comente e nem responda. Lugar de hater é na mesa de bar, enchendo a cara e destilando veneno.
"Prost cansou de superar Senna com mesmo carro". Concordo que Prost tinha muito talento e que os dois tinham um nível de habilidade parecido, mas acho que vc exagerou nessa frase. 1988: Senna estreiando na McLaren vence Prost, que já era um piloto consolidado. 1989: Senna perde o campeonato depois de uma canalhice de Prost e da direção de prova (Senna poderia ter sido campeão naquele ano). 1990: Senna vence devolvendo a canalhice de Prost (apesar de os pilotos terem disputado o campeonato em equipes diferentes, acredito que McLaren e Ferrari não estavam muito longes em qualidade uma da outra). 1991: Senna vence com um carro muito superior ao de Prost. 1993: Prost vence com um carro absurdamente superior ao de Senna. Não acho que Prost "cansou de vencer" Senna nesse duelo.
Na minha opinião, talento e dedicação são insubstituíveis e isso o Senna tinha de sobra. Ele tinha a dedicação para aprender e talento em tirar o máximo do equipamento então, com certeza Senna se adaptaria e também seria um piloto destacado em qualquer tipo de carro, com eletrônica ou sem eletrônica embarcada.
@@michelsoares5895 Pesquisa da AutoSport com 217 pilotos (incluindo Prost e DickShummy) onde perguntava “qual o melhor piloto de todos os tempos” deu Senna disparado. Só quem não concorda é quem não tem como saber sem pesquisar bastante.
Sou desenhista e migrei do papel para a mesa. Trouxe minha técnica comigo com algumas adaptações, claro. Acredito que Senna (the GOAT) certamente faria sua técnica funcionar em qualquer ambiente, sendo o piloto que foi.
Ele controlava a tração com essa técnica!, não era de qualquer forma, tinha muita sensibilidade, pra funcionar ! Na chuva por exemplo, funcionava muito bem, e em carros com injeção eletrônica funcionava também!!!
Todas bobagens que falam sobre Sena nada funcionou contra Schumacher. Por quê? Porque Sena era um piloto de pole; uma espécie de cavalo paraguaio, quando entrava numa disputa direto com Schumacher, seu Carrasco. Todas, todas, eu disse todas as disputas que "houveram" entre Schumacher e Sena ( cara a cara peito a peito frente a frente), Schumacher ganhou todas.( Bélgica e Espanha 92, na chuva; Canadá, França, Bélgica, Mônaco, Silverstone, circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1, 93 ; Brasil 94.)
@@roquesilva9638 Roque, vai tomar seu gardenal, o Senna ainda deixou traumas em você, você não tem argumentação alguma contra o estilo de pilotagem do Senna. Só fala do Schumacher, depois somos nós as viúvas, que hipocrisia seu lunático.
Isso é esporte saber vencer e saber perder, Senna ñ venceu todas , mas em toda sua trajetória sua sede por vitória é a motivação e orgulho de muitos Brasileiros e até mesmo gringos, Quase 3 décadas após sua partida ,se fala dele como se Estivesse entre nós 👏 Senna sempre será Senna ninguém pode mudar isso 🎉
Senna pilotava no limite do grip, procurava cada detalhe para tirar tudo que podia. Exemplos disso eram as voltas qualificações que fazia tirando tempos absurdos de melhores carros.
@@julianomatos_ Já percebi que tens dificuldade para interpretar, por isso vou esclarecer, o papo é "COM O MESMO CARRO" Verstappen era da Mercedes ? Fim de papo.
É são vários quesitos possíveis, em que o Senna dominava com muita precisão. Realmente era impressionante ver o Senna, habilidade, técnica espetacular, arrojado, principalmente o desempenho respectivamente na época da Maclaren Honda, aliás os próprios engenheiros e mecânicos da Honda, ficavam as vezes sem entender o porquê, de várias mudanças que o Senna pedia por conta própria, alterando o fundamento em que a Honda havia projetado, mas é lógico que Senna além do talento, sempre procurava buscar a perfeição em todos os sentidos dentro do carro de F1.
Senna tinha muitas cartas na manga. Uma delas era conseguir trocar de marcha (nós câmbio "H" da época) durante as curvas, pois era canhoto e tinha muita força no braço esquerdo, conseguindo segurar o volante só com uma mão.
@@jacksonsilva462 Sim, canhoto e corintiano, lamento pelo último, mas era fantástico vê-lo correr, pq vc percebia que não era algo "normal", mesmo se ele chegasse em posições traseiras. Ele fazia isso em qualquer carro e em qualquer situação. Melhores momentos pra mim não é nem ele sendo campeão, era ele na Lotus fazendo sangrar tudo, pq ele podia. Não colocando na mesma categoria, mas pra pegar uma base, ele seria o Lando Norris. Tira suco toda prova, mas falta carro.
@@TarsoFranchis é complicado comparar com pilotos atuais por conta dos carros, e todo ano alguém tira mais do carro do que ele pode dar. Norris, Verstappen, Ricciardo e até Leclerc pra mim já tiveram seus momentos de tirar o que o carro não podia oferecer. Pra mim foi o que Senna ensinou as outras gerações. Nunca foi ter vários títulos mas o símbolo que ele se tornou em tirar o máximo de um carro.
ASNICE! ASNICE!! ASNICE! "Senna" não tinha braço pra andar com Schumacher, durante as corridas. Era um piloto de pole; uma espécie de cavalo paraguaio, quando entrava numa disputa direto com Schumacher, seu Carrasco. Em todas, todas, eu disse todas as disputas que "houveram" entre Schumacher e Sena ( cara a cara peito a peito frente a frente), Sena perdeu. ( Bélgica e Espanha 92; Canadá França Bélgica Mônaco, Silverstone, circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1, 93 ; Brasil 94; "Senna" levou vara no rabo .)
Imagino que ele fazia isso para maximizar o rendimento dele nas curvas anulando os efeitos de saída de frente e de traseira. Dessa maneira ele conseguia entrar mais rápido nas curvas e também ter uma saída de curva mais rápida que os outros pilotos. Ele fazia uma espécie de controle de tração manual. Esse é um estilo de pilotagem único e extremamente difícil de replicar. Realmente quanto mais eu sei sobre o Senna, mais eu me surpreeendo. Senna foi um piloto espetacular.
A gana de vencer sempre aliada ao amor ao ronco do motor transformaram Senna em um fenômeno sobrenatural! Já brigou com a organização das corridas, com os rivais mas nunca por coisas supérfulas! Sempre arrojado, corajoso, de personalidade muito forte! Muitas saudades do Senna! Era pequeno e todo domingo, o Brasil vencia num momento tão difícil da nossa nação!
I also do this, use the engine brake to enter the curve and then on the way out, tap the accelerator. works better with aspirated cars, already in turbo cars the torque tends to push the car and skid! Senna was a genius!
Na minha opinião ele usava essa técnica para controlar a tração do carro e tbm para manter o sistema de alimentação a pleno, hj sabemos que a eletrônica daquele carro tinha um certo delay, mas o Senna era um gênio e sabia disso, já na época.
Senna era um monstro! Agia como se o carro fosse uma extensão de seu corpo, sabia sentir o carro como ninguém. Conhecia o carro, sabia extrair o melhor de cada carro, ajudava os engenheiros nas melhorias e participou de perto da melhoria do projeto da Honda NS-X, que posteriormente foi lançado como NSX. Simplesmente o melhor!
I always adored Ayrton Senna. The best of the best! Feel so sad that he left us so soon and so tragically. 😪 😔 Rest in peace, champ. May God keep your soul. 🙏🏼 ❤ 🏆 🇧🇷
Sinto falta do Senna até hoje e sempre vou sentir… nunca vi ninguém chegar aos pés dele na habilidade…. Uma fatalidade a morte dele. Era para estar nas pistas até hoje… seria, com certeza o maior campeão de todos os tempos
Eu assistir várias corridas de Senna uma coisa que ele tinha era uma concentração fora do normal, qualquer carro ele dominaria pois era como se ele e o carro fosse um só com sua concentração.
Rpz..eu discordo disso..a maior prova eh q em 94 ele n teve concentracao q ajudasse ele...ele quis tanto entrar na williams e quando conseguiu entrar n se adaptou à renault....senna era fantastico mas a galera endeusa demais ele..no dia da morte dele mesmo ele n tava bem..ele tala tao mal q causou a moete dele..em tamborello ele errou a entrada da curva..mtos dizem q quebrou uma peca..mas s evc assistir a telegrafia dele vc vai ver q ele afundou o pedal no freio em cima da curva..akilo foi um erro q ele cometeu talvez pela sensacao q ele tava...ele n tvaa bem no carro q antes era de mansell..Rubinho quase havia morrido na sexta feira no treino...ratsenberger morrera um dia antes no sabado..akele fds foi foda..eu tava vivo no dia e vi td...hj o q n faltam sao videos mostrando td isso...ele era um excelente piloto sobretudo em chuca..mas a galera endeusa demais ele.
Senna andava no limite do carro, andava demais, umas das técnicas dele era parar menos ou andar de pneus lisos na chuva para não parar em Pit stop. Se a chuva cessava ele tocava o barco. Caso apertasse ele trocava em última instância. Ele andava bem de pneu liso na chuva. Tinha um domínio único do carro. Melhor piloto da história
Ele era incrível, simplesmente nasceu pra ser piloto, um talento puro, ligado a determinação e treinos e também era um homem super inteligente e ele fazia questão de estudar como funciona os carros e ele conseguia usar essas técnicas, acabou a grande era dos pilotos brasileiros....
Ayrton Senna não foi apenas um grande piloto, foi um grande conhecedor dos princípios de funcionamento de um motor. Senna utilizava com maestria o chamado "segundo motor". O volante do motor. Ele sempre mantia os giros altos com o punta taco nas saídas de curva, justamente para aproveitar toda a força da inércia que o volante armazenava. Outra ferramenta que Senna utilizava em conjunto com o volante, eram os pneus. As constantes aceleradas além de manter o giro do motor sempre alto, serviam para aproximar o carro do limite da aderência. Quando percebia que o carro estava próximo de sair de controle, ele desacelerava, com o carro controlado, ele acelerava novamente, e esse ciclo repetia-se. E para isso, sabia sentí-los. Por isso foi um grande piloto, pois andava em uma linha muito tênue entre o controle e o limite. Obrigado Senna!
Alguns comentaram e venho reforçar, não somente o controle preciso que o AS tinha do carro, mas ele espetar o acelerador varias vezes fazia o motor ficar trabalhando sob regime ótimo de potencia/torque, ganhando velocidade mais rápido na saída da curva. Todo o sistema motriz do motor continuava com muita energia cinética. Ele tinha muito tato pra manter esse equilíbrio. Um genio!
Ele mantinha o giro do motor alto pra evitar a demora do turbo em encher e despejar toda a potência nas rodas traseiras. Berger conta que foi fazer isso uma vez, Berger na Benetton e Senna na Lótus. Berger disse que quase morreu de medo, pq o carro ficava incontrolável de tanta potência desejada de uma vez nas rodas. Isso no motor normal, com motor de treino, que tinha 1200 cavalos e só durava 3, 4 voltas, com pneus mais largos de treino, era uma loucura. Quando Senna saia pra treinar, os membros das outras equipes, iam pro muro quando escutavam ele chegando na reta, pelo barulho do motor, pq o jeito dele era único.
UAAAAAAL !!! Que f0d@ lembrar que no PS1 em um jogo chamado "Gran Turismo" eu usava a mesma técnica sem saber que fazia sentido na vida real, e melhor, que esse ídolo no automobilismo, fazia a mesma coisa. Entre meus amigos, eu era visto como um dos melhores jogadores desse jogo, e essa técnica era responsável por 80% disso. Durante muito tempo jogando, e de maneira empírica, eu comecei a perceber que a frenagem e a aceleração progressivas, me faziam perder muito desempenho na corrida; com carros de tração dianteira saindo de frente nas curvas, e os carros de tração traseira, como o Corvette, perdendo aderência e saindo de traseira por conta do torque alto. Porém usando a mesma técnica do Senna, "telegrafando" o freio antes de entrar na curva, e o acelerador durante a curva, deixava a frente dos carros mais leves, me gerando maior estabilidade, enquanto o motor mantinha-se muito mais "esperto" (Ativo), tornando a retomada de velocidade ao sair da curva, praticamente instantânea. O Senna era um gênio do automobilismo.
Se esse movimento dele gera um efeito parecido com o controle de tração que temos atualmente, faz muito sentido o fato dele ter sido tão bom em pista molhada.
Na minha opinião Senna tinha tanta sensibilidade e controle sobre o carro que ele fazia de forma controlada como diz o vídeo, mas fazia isso pra conseguir pequenas destracionadas que acentuavam o contorno da curva, e assim conseguia adiantar o ponto de aceleração total!
Senna não é um piloto desse mundo, ele é sobrenatural além da compreensão humana, não se compara um anjo a um humano, um ser de luz a um mero mortal. Eterno ídolo e sem dúvida o melhor piloto que esse mundo teve a oportunidade de ver em ação. Piloto raiz se colocar um menino desses de hj em dia com um v12 bi turbo câmbio manual totalmente mecânico eles nem sequer chagam a fazer uma volta próximo aos tempos de Senna
🇧🇷Ayrton Senna não tinha medo de acelerar nem de morrer e vice - versa... Ele acelerava o máximo que o carro entregava e o máximo de velocidade que as leis da física permitiam. Ele foi o melhor de todos os tempos. 🇧🇷
Eu acho que é um pouco de tudo isso mas ele fazia principalmente pra conhecer o limite da aderência na curva, como ele acelera e tira o pé, caso distracione, a correção será feita imediatamente com a tirada do pé, igual o ABS que corrige a frenagem soltando o freio. E é por isso que ele ia melhor ainda na chuva, sempre sabia onde estava o limite de aderência onde os outros escapavam com a pilotagem "suave" pois não dá tempo de tirar o pé depois que escapou. Motores esportivos tem entrega abrupta de torque de modo que o piloto acaba surpreendido, ao bombar o acelerador, a entrega fica mais previsível, pois não adianta vc ser suave no acelerador e o motor não ser suave na entrega de potência.
A Mercedes fez o que o Senna fazia no pé nos motores híbridos, mantendo o turbo "funcionando" o tempo todo e se tornou a maior dinastia da história da F1. Senha The GOAT!
A capacidade de adaptação desses pilotos é fantástica e temos Alonso como exemplo, um dos últimos remanescente da época de Senna e consegue adapatar seu estilo de pilotagem das categorias antigas para o formato atual que é muito mais moderno. Acredito que Senna não teria dificuldade em adpatar sua técnica, pois os carros são montados conforme os dados fornecidos pelos pilotos, afim de criar um carro especifico para cada tipo de pilotagem. Se carros das mesmas equipes forem analisados, verão que a maioria deles possuem configurações de pilotagens diferentes. Michael Schumacher também desenvolveu e utilizou uma técnica de freios na ferrari. Ele usava uma alavanca diferenciada que lhe permitia controlar os freios do carro de formas diferentes coforme a sua necessidade. Não é a mesma coisa, mas de algum modo os pilotos conseguem se adaptar continuando sua evolução juntamente com a categoria que não para de evoluir ao longo dos anos.
Muitos dizendo que outros pilotos já faziam isso antes do Senna, e estão certos, mas o Senna elevou o nivel a pedestais jamais alcançáveis. Existe F1 antes e pós Senna. O além do punta tacco, o seu estilo de acelerar dando "patadas" era o seu diferencial e o único que conseguiu utilizar essa técnica com maestria após o Senna foi o Schumi. Senna mudou a F1, e não é saudosismo, é fato.
Pelo que dá para perceber no vídeo do cena acelerando ,ele mantém o conta giros na mesma rotação quando está reduzindo as marchas , deixando assim o motor com sua faixa de torque máxima sempre , com isso o carro acaba de faser a curva com o motor em seu melhor desempenho
Lembro de uma reportagem de revista 4R que acompanhou Senna a uma pista de autorama, ele pegou o controle é com 30 minutos já estava ganhando do melhor cara que tinha ali. sem ter praticado. Outra da mesma revista testando carros nacionais, resumindo... Senna conseguia tirar mais velocidade final dos carros que os pilotos de teste profissionais. Como só Jesus e ele sabem.
A técnica consistia em trabalhar no limite do destracionamento e usar pequenos destracionamentos pra frente entrar mais no sentido da curva, praticamente como se as rodas traseiras pudessem esterçar.
Ele controlava a tração com essa técnica! Não era de qualquer forma, tinha muita sensibilidade, pra funcionar ! Na chuva por exemplo, funcionava muito bem, e em carros com injeção eletrônica funcionava também!!!
Na minha opinião Senna usava essa técnica (telegrafada de acelerar e freiar) nos carros aspirados durante as curvas para não deixar o giro do motor cair.
não era só a tecnica de aceleração... é como o Brundle disse numa entrevista.... ele mais do que ninguem sabia onde o GRIP estava..... por isso era tão rapido na chuva.... tinha a sensibilidade de achar a aderência ideal na curva (sincronizando o "tato-" ou sexto sentido" com volante, acelerador e freio).....
Ou seja, mesmo canais gringos sabem que Ayrton foi um grande gênio. Só comentarista meia boca pra dizer que um piloto atual seria "muito maior" do que Senna.
O vídeo se focou somente nos aspectos dinâmicos do carro. Mas essa técnica de pequenas aceleradas profundas tem um enorme efeito no condicionamento do motor. Fazendo isso ele conseguia uma resposta mais ágil na elevação da rotação quando precisasse. Nos anos 1980, muitas escolas de pilotagem daqui do Brasil ensinavam essa técnica (eu aprendi com o nome de "bater no acelerador" para não deixar o motor "esvaziar"). Senna é dessa época. Nos carros com injeção direta, isso faz menos sentido. Contudo, ainda dá um pequeno ganho. Mas nos motores carburados ou com injeção no coletor, a diferença cresce bastante.
dia 28 de março de 1993 em Interlagos eu tive o melhor momento da minha vida aos 10 anos de idade eu jamais verei tão absurdo de pessoas invadindo a pista com a vitória do Ayrton e tudo que aconteceu neste dia tenho certeza que muitos que comentaram aqui sabe do que eu estou falando 😍😍😍
O que ele fazia antigamente a exatamente o que o controle de tração e o ABS fazem hoje, porque na Fórmula 1 ao contrário de que todos pensam a limintação não está no freio ou no motor e sim no pneu
O Senna fazia o putataco na mclaren por que os motores Honda da época com tecnologia vtec precisavam estar em alta rotação para tirar o proveito dessa potência extra, assim como o motor turbo da lotus que ele pilotou, isso dava uma vantagem fazendo com que o carro rendesse mais do que seguir uma linha normal de aceleração. Um verdadeiro gênio e mito.
Estamos falando de um Gênio, Airton Senna, as técnicas deles funcionavam ao contrário do que foi dito neste vídeo, pois seu carro ganhava mais aderência, já que ele se destacava, e muito, nas curvas em dias de chuva.
Só os gênios se adaptam aos carros e as épocas. Lembro dele falar de um momento de sintonia dele e da máquina o estado de nirvana que ele chegava a máquina era incrível. Concentração incrível.
Não era estranha essa técnica de Senna! E ele concerteza usaria a melhor técnica hoje! Você fala como se ele usaria-se essa técnica. Óbviamente o cara estudaria a melhor técnica!
Nesse vídeo assumiram que o Senna fazia isso por uma teoria bizarra, e é por isso que questionam negativamente o motivo que levava Senna a fazer isso, chegaram a dizer que era uma mal hábito. O verdadeiro motivo que Senna fazia é uma questão de timing para acertar o ponto mais precoce para acelerar na saída da curva. Pessoas com coordenação motora ficam mais reativas quando fazem essas "tremidas". Por isso Senna ganhava os centésimos nas curvas.
Nos carros atuais a técnica do Senna provavelmente não funcionaria pelo motivo explicado no vídeo, porém o que definia o Senna não eram suas técnicas e sim sua agressividade. Em uma pré-temporada ele criaria todas as técnicas que precisaria para aproveitar ao máximo qualquer carro que lhe entregassem e ele fez isso em toda a sua carreira. Certamente ele perceberia em 1 volta com os carros atuais que não seria muito inteligente tentar pisar várias vezes no acelerador durante a curva, mas ele encontraria outras formas de espremer o carro ao máximo sem se prender a manuais de condução.
Senna monstro. Estamos em 2022 e a pilotagem do cara ainda continua gerando para para debate. Ele sempre será referência.
GÊnio d+! CÊ loko!
@Saci Perere tu deve ter uns 12 anos né....
@Saci Perere VSF
Um vencedor ❤naquilo que se propôs a fazer!
Isso "é para poucos"...
Senna para sempre!💖🥇☝️
Vencedor, campeão 🏆🇧🇷
Audades do meu chara. 👀👍
Esta técnica do Ayrton Senna é muito além do que foi comentado. Pode acreditar Ayrton Senna fazia isto porque ele tinha muita sensibilidade em sentir o ponto exato de pisar fundo no acelerador.
Sim, o abobado que fez o vídeo mal conseguiu entender o porquê funcionava... deve "pilotar" um UP Tsi e se acha autoridade pra criticar algo que sequer consegue entender.
Exatamente, não é qualquer um que tem essa sensibilidade, senna sentia o carro, literalmente, era um deslize e poderia dar ruim, mas era o homi que fazia né, difícil demais alguém superar esse cara, e a morte dele acabou contribuindo pra deixar ele eternizado, embora tenha sido um acidente muito infeliz
Ele tem o dom nada explicaria
O mizeravi era um gênio
Eu fico imaginando o Senna dando uma volta naquele circuito da Arábia Saudita usando essa técnica.
Resumindo.... Ninguém entende um Gênio, Senna é o cara, e não haverá outro como ele! Só ficou saudades dos domingos de manhã!😢❤
Perfeita resposta. Tenho a mesma opinião; não dá para compreender um gênio. Por isso ele sempre será ÚNICO.
Senna era muito corajoso e muito louco! Testava as propriedades de cada carro até chegar em seus limites. Eu lembro que em cada treino ele acompanhava de perto a equipe na preparação do carro minuciosamente e, se não ficasse do jeito dele, ele ficava muito puto, pois cada detalhe fazia muita diferença.
É sobre isso, Senna era obcecado, mente e atitudes de campeão.
Claro. Ele corria para vencer e era a vida dele que estava em jogo.
Ayrton é incomparável. Ele fazia isso nas frenagens também... Controle de tração e ABS no pé.
O punta tacco era um dos principais motivos de Senna ser tão duro de ultrapassar. Ele saia das curvas com uma aceleração maior. Era comum o piloto adversário passar e ao sair da curva tomar o troco.
Mas ele não estava falando do punta taco, o assunto era a forma estranha dele usar o acelerador, dando "bombadas" na saída de curva, em vez de pisar suavemente como a maioria dos pilotos faz. Tem um vídeo dele pilotando um Honda NSX, em Suzuka, onde o trabalho de pés dele foi filmado e dá para ver muito bem a diferença.
@@etakataka702 punta taco todos os pilotos faziam.
Todos faziam punta taco e punta taco é na redução da marcha
@@debielaloprazio3898 but Senna did it best.
@@etakataka702 Precisely!
É uma pena o Senna não estar mais aqui para nos contar essas coisas…
Verdade, seria muito legal ouvi-lo falar sobre isso.
Verdade, ele iria em varios podcasts
Verdade !!
Senna seria o melhor , mesmo nos dias de hoje , pois não foi somente essa técnica que fez dele o melhor da história. Senna era COMPLETO , PERFEITO. Senna the best.
Sem dúvida o Ayrton se adaptaria em qualquer carro fácil 👏
Senna nunca foi perfeito.
@@gabrielfso6878 verdade, era um excelente piloto mas perfeito não
Senna era monstro demais, conseguiu emplacar 3 poles com aquela carroça reconhecidamente instável pra caraio do FW16 no início da temporada de 94 encima do mitológico Schumi com aquela Benneton, realmente coisa de alien.
Vdd.
A pole do pacífico é impressionante.
O carro saio de frente na última curva ele passou no limite quase saindo da pista, carro muito instável porém com um motor poderoso.
Senna é o maior piloto de todos os tempos , cara era monstro , ser campeão com carro top , com carro mais rápido , é mais fácil , do que pegar uma corroça e ser campeão , na minha opinião , Senna é incomparável , pra mim é o Pelé do automobilismo.
@@pedrotanque3624 verdade fera, aquela pole foi insana!
@@reifelduarte3974 de fato fera, o homem é o Boss.
@@Gabriel-km5hz e o apelido dele é esse. Chefe.
Senna não era só um piloto, ele como veio do cart, conhecia de mecânica, de aerodinâmica e por aí vai! Era o homem e a máquina na sua interação mais sobrenatural!
@Natur Tá rindo do que mongol?
O Senna sentia cada sentimento do carro, conhecia cada parafuso e isso fica claro em seu estilo de pilotagem
Dom não se explica simplesmente se aprecia,Senna um monstro sagrado esse sim foi uma lenda !
Mano, o mais importante vc não disse.
Senna não era o mais rápido apesar dessa técnica. Ele era o mais rápido utilizando essa técnica em conjunto com diversas outras.
Senna não era o mais rápido em alguns circuitos. Ele era o mais rápido em todos. A diferença entre ele e os outros aumentava a medida que o circuito era mais seletivo. Por isso que em 10 temporadas ele venceu 6, chegou em segundo e terceiro, bateu quando era líder, e quebrou estando na liderança.
Senna só não ganhou as 10 em Mônaco por força do destino. Ele era rei numa pista onde os pilotos modernos não gostam de correr.
Como eu mencionei no início, a seleção. Mônaco é a peneira de menor grão da F1. Todo ano alguém vence, nos tempos de hoje, vence quem permanece na pista.
Belo comentário, ele era simplesmente o melhor!!!!
Meu deus, como vocês babam ovo haha. Prost cansou de superar Senna com mesmo carro. Na real o resultado deles é bem dividido. Parem de viajar com essa idolatria tosca. Idolatrar pessoas é um negócio meio ridículo. Seja lá quem for. Seja Schumacher, Senna, Hamilton, Alonso, não importa. É um negócio bem patético.
@@rodrigomendes3327 quem está babando é vc. Ou melhor, hater de brasileiro.
Se vc gosta tanto de estrangeiros, vai morar na terra deles.
A disputa entre Senna e Proust terminou empatado.
E somente pq Proust correu na Willians, pq na McLaren, tava 1 a 1.
Senna campeão em 88 e Prost em 89.
Prost foi campeão em 85 e 86. Senna entrou na McLaren em 88 e foi campeão. Em 89 o incidente da desclassificação de Senna no Japão por Jean Marie Balestre deu o título antecipado a Prost.
Em 90, Prost na Ferrari recebeu o troco. E em 91 Senna campeão com Prost vice.
93 Prost campeão e Senna vice.
Ou seja, se não sabe o que falar, não comente e nem responda.
Lugar de hater é na mesa de bar, enchendo a cara e destilando veneno.
"Prost cansou de superar Senna com mesmo carro". Concordo que Prost tinha muito talento e que os dois tinham um nível de habilidade parecido, mas acho que vc exagerou nessa frase.
1988: Senna estreiando na McLaren vence Prost, que já era um piloto consolidado.
1989: Senna perde o campeonato depois de uma canalhice de Prost e da direção de prova (Senna poderia ter sido campeão naquele ano).
1990: Senna vence devolvendo a canalhice de Prost (apesar de os pilotos terem disputado o campeonato em equipes diferentes, acredito que McLaren e Ferrari não estavam muito longes em qualidade uma da outra).
1991: Senna vence com um carro muito superior ao de Prost.
1993: Prost vence com um carro absurdamente superior ao de Senna.
Não acho que Prost "cansou de vencer" Senna nesse duelo.
Mano vc tá falando pra ninguém. Este vídeo é um reposta de um canal gringo. Não notou a dublagem?
Na minha opinião, talento e dedicação são insubstituíveis e isso o Senna tinha de sobra. Ele tinha a dedicação para aprender e talento em tirar o máximo do equipamento então, com certeza Senna se adaptaria e também seria um piloto destacado em qualquer tipo de carro, com eletrônica ou sem eletrônica embarcada.
Melhor piloto de todos os tempos. Quem assistiu, sabe. Quem competiu, sabia mais ainda.
Verdade mesmo alguns pilotos não querendo reconhecer isso.
Senna foi o melhor mesmo.
@@michelsoares5895 Pesquisa da AutoSport com 217 pilotos (incluindo Prost e DickShummy) onde perguntava “qual o melhor piloto de todos os tempos” deu Senna disparado. Só quem não concorda é quem não tem como saber sem pesquisar bastante.
Depois de Schumacher
Desde quando? Kkkkkkkkkk
Sou desenhista e migrei do papel para a mesa. Trouxe minha técnica comigo com algumas adaptações, claro. Acredito que Senna (the GOAT) certamente faria sua técnica funcionar em qualquer ambiente, sendo o piloto que foi.
Ele controlava a tração com essa técnica!, não era de qualquer forma, tinha muita sensibilidade, pra funcionar ! Na chuva por exemplo, funcionava muito bem, e em carros com injeção eletrônica funcionava também!!!
O equilíbrio do carro frente e trás era perfeito e por isso preservava pneu e contornava a curva. Hoje ele faria muito mais
@@aluisiopiresoliveira1031 hoje se ele fizesse isso ia parar no muro.
Todas bobagens que falam sobre Sena nada funcionou contra Schumacher. Por quê? Porque Sena era um piloto de pole; uma espécie de cavalo paraguaio, quando entrava numa disputa direto com Schumacher, seu Carrasco. Todas, todas, eu disse todas as disputas que "houveram" entre Schumacher e Sena ( cara a cara peito a peito frente a frente), Schumacher ganhou todas.( Bélgica e Espanha 92, na chuva; Canadá, França, Bélgica, Mônaco, Silverstone, circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1, 93 ; Brasil 94.)
@@roquesilva9638 Roque, vai tomar seu gardenal, o Senna ainda deixou traumas em você, você não tem argumentação alguma contra o estilo de pilotagem do Senna. Só fala do Schumacher, depois somos nós as viúvas, que hipocrisia seu lunático.
Isso é esporte saber vencer e saber perder, Senna ñ venceu todas , mas em toda sua trajetória sua sede por vitória é a motivação e orgulho de muitos Brasileiros e até mesmo gringos,
Quase 3 décadas após sua partida ,se fala dele como se Estivesse entre nós 👏 Senna sempre será Senna ninguém pode mudar isso 🎉
Um vencedor ❤🇧🇷
Senna pilotava no limite do grip, procurava cada detalhe para tirar tudo que podia. Exemplos disso eram as voltas qualificações que fazia tirando tempos absurdos de melhores carros.
Senna foi o único piloto que eu vi correr que chegava a colocar 1 minuto de vantagem em cima do segundo colocado com o mesmo carro...
Hamilton fez isso em silvertone 2008...Na chuva
@@julianomatos_
Bem lembrado! O patrao colocou 1 minuto em cima do grandioso piloto e incomparável Heikki Kovalainen
NA CHUVA
@@dshyuri Colocou 1 min em cima do verstapen na Rússia ano passado também...
@@julianomatos_
Já percebi que tens dificuldade para interpretar, por isso vou esclarecer, o papo é "COM O MESMO CARRO"
Verstappen era da Mercedes ?
Fim de papo.
@@dshyuri colocou bem mais de 2 min na frente do bottas na Turquia 2020..
É são vários quesitos possíveis, em que o Senna dominava com muita precisão. Realmente era impressionante ver o Senna, habilidade, técnica espetacular, arrojado, principalmente o desempenho respectivamente na época da Maclaren Honda, aliás os próprios engenheiros e mecânicos da Honda, ficavam as vezes sem entender o porquê, de várias mudanças que o Senna pedia por conta própria, alterando o fundamento em que a Honda havia projetado, mas é lógico que Senna além do talento, sempre procurava buscar a perfeição em todos os sentidos dentro do carro de F1.
Senna tinha muitas cartas na manga. Uma delas era conseguir trocar de marcha (nós câmbio "H" da época) durante as curvas, pois era canhoto e tinha muita força no braço esquerdo, conseguindo segurar o volante só com uma mão.
nao sabia q ele era canhoto!!!!
@@jacksonsilva462 Sim, canhoto e corintiano, lamento pelo último, mas era fantástico vê-lo correr, pq vc percebia que não era algo "normal", mesmo se ele chegasse em posições traseiras. Ele fazia isso em qualquer carro e em qualquer situação. Melhores momentos pra mim não é nem ele sendo campeão, era ele na Lotus fazendo sangrar tudo, pq ele podia. Não colocando na mesma categoria, mas pra pegar uma base, ele seria o Lando Norris. Tira suco toda prova, mas falta carro.
@@TarsoFranchis eu assisti quando era criança, ficava acordado nas madrugadas pra não perder a corrida dele. Bons tempos. Será sempre lembrado.
@@TarsoFranchis é complicado comparar com pilotos atuais por conta dos carros, e todo ano alguém tira mais do carro do que ele pode dar. Norris, Verstappen, Ricciardo e até Leclerc pra mim já tiveram seus momentos de tirar o que o carro não podia oferecer. Pra mim foi o que Senna ensinou as outras gerações. Nunca foi ter vários títulos mas o símbolo que ele se tornou em tirar o máximo de um carro.
ASNICE! ASNICE!! ASNICE! "Senna" não tinha braço pra andar com Schumacher, durante as corridas. Era um piloto de pole; uma espécie de cavalo paraguaio, quando entrava numa disputa direto com Schumacher, seu Carrasco. Em todas, todas, eu disse todas as disputas que "houveram" entre Schumacher e Sena ( cara a cara peito a peito frente a frente), Sena perdeu. ( Bélgica e Espanha 92; Canadá França Bélgica Mônaco, Silverstone, circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1, 93 ; Brasil 94; "Senna" levou vara no rabo .)
Imagino que ele fazia isso para maximizar o rendimento dele nas curvas anulando os efeitos de saída de frente e de traseira. Dessa maneira ele conseguia entrar mais rápido nas curvas e também ter uma saída de curva mais rápida que os outros pilotos. Ele fazia uma espécie de controle de tração manual. Esse é um estilo de pilotagem único e extremamente difícil de replicar. Realmente quanto mais eu sei sobre o Senna, mais eu me surpreeendo. Senna foi um piloto espetacular.
A gana de vencer sempre aliada ao amor ao ronco do motor transformaram Senna em um fenômeno sobrenatural!
Já brigou com a organização das corridas, com os rivais mas nunca por coisas supérfulas! Sempre arrojado, corajoso, de personalidade muito forte!
Muitas saudades do Senna! Era pequeno e todo domingo, o Brasil vencia num momento tão difícil da nossa nação!
Como um irmão que nos enche de orgulho🇧🇷😢
Saudades❤
Quem viu, viu!
Foi um privilégio ser contemporâneo desse cara.
Oficialmente batizado "Técnica Senna", o cara era gênio, dominava o carro.
Resumindo o vídeo: Senna, um gênio do automobilismo
Essa técnica do nosso saudoso Ayrton hoje é nada mais nada menos que o Controle de tração nos carros.
@@yangwenli09"essa técnica" tem problema de interpretação
essa técnica vejo como um tipo de controle de tração só que sem eletrônica, simplesmente humano.
Na quela época não tinha então ele mesmo fazia hoje os carro fazem isso sozinho
Já usei isso várias vezes nos jogos, isso ajuda muito pra manter tração, o Senna é alguém genial
Senna, simplesmente INIMITÁVEL!!!
INALCANÇÁVEL
Acompanho você há alguns anos, legal o canal em português para quem não domina o inglês! Ótima iniciativa!
I also do this, use the engine brake to enter the curve and then on the way out, tap the accelerator. works better with aspirated cars, already in turbo cars the torque tends to push the car and skid! Senna was a genius!
senna eterno senna!!!
❤ um dos poucos motivos que tenho orgulho de ser brasileiro …valew Senna é do Brazil !!!🙏
Senna forever. Saudades eternas 🇧🇷
O fato é que além de eficiente era ótimo de se ouvir essa tocada, sinfonia perfeita.
Na minha opinião ele usava essa técnica para controlar a tração do carro e tbm para manter o sistema de alimentação a pleno, hj sabemos que a eletrônica daquele carro tinha um certo delay, mas o Senna era um gênio e sabia disso, já na época.
Senna era um monstro!
Agia como se o carro fosse uma extensão de seu corpo, sabia sentir o carro como ninguém. Conhecia o carro, sabia extrair o melhor de cada carro, ajudava os engenheiros nas melhorias e participou de perto da melhoria do projeto da Honda NS-X, que posteriormente foi lançado como NSX. Simplesmente o melhor!
I always adored Ayrton Senna. The best of the best! Feel so sad that he left us so soon and so tragically.
😪 😔
Rest in peace, champ.
May God keep your soul.
🙏🏼 ❤ 🏆 🇧🇷
Parece que os f1 das antigas era "mecânica pura, e pouca eletrônica "... e hoje vemos "videogames motorizados". Isso é verdade ? O quê vocês acham?
Senna, o melhor de todos os tempos!
Sinto falta do Senna até hoje e sempre vou sentir… nunca vi ninguém chegar aos pés dele na habilidade…. Uma fatalidade a morte dele. Era para estar nas pistas até hoje… seria, com certeza o maior campeão de todos os tempos
Claro que até hj não né, véi 😅?! Ele taria com 62y 💁🏾♂️... Sou sennista mas bora ser realista 🤦🏾♂️😂!
Senna era um monstro, não vai existir outro piloto igual...
Eu assistir várias corridas de Senna uma coisa que ele tinha era uma concentração fora do normal, qualquer carro ele dominaria pois era como se ele e o carro fosse um só com sua concentração.
Rpz..eu discordo disso..a maior prova eh q em 94 ele n teve concentracao q ajudasse ele...ele quis tanto entrar na williams e quando conseguiu entrar n se adaptou à renault....senna era fantastico mas a galera endeusa demais ele..no dia da morte dele mesmo ele n tava bem..ele tala tao mal q causou a moete dele..em tamborello ele errou a entrada da curva..mtos dizem q quebrou uma peca..mas s evc assistir a telegrafia dele vc vai ver q ele afundou o pedal no freio em cima da curva..akilo foi um erro q ele cometeu talvez pela sensacao q ele tava...ele n tvaa bem no carro q antes era de mansell..Rubinho quase havia morrido na sexta feira no treino...ratsenberger morrera um dia antes no sabado..akele fds foi foda..eu tava vivo no dia e vi td...hj o q n faltam sao videos mostrando td isso...ele era um excelente piloto sobretudo em chuca..mas a galera endeusa demais ele.
mano a vdd q era o dia dele morrer ent n tem cm nada iria ajudar
era um controle de tração sem auxilio eletronico... coisa de genio.
Exato!
Senna andava no limite do carro, andava demais, umas das técnicas dele era parar menos ou andar de pneus lisos na chuva para não parar em Pit stop. Se a chuva cessava ele tocava o barco. Caso apertasse ele trocava em última instância. Ele andava bem de pneu liso na chuva. Tinha um domínio único do carro. Melhor piloto da história
Finalmente o youtube me recomendo um excelente canal, tanto em utilidade, qualidade quanto conteúdo interessante.
Parabéns ao dono do canal!
Ele era incrível, simplesmente nasceu pra ser piloto, um talento puro, ligado a determinação e treinos e também era um homem super inteligente e ele fazia questão de estudar como funciona os carros e ele conseguia usar essas técnicas, acabou a grande era dos pilotos brasileiros....
Essa tecnica foge a compreensão de qualquer especialista, por isso até hoje é considerado o melhor dos melhores!
O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS. AYRTON SENNA DA SILVA E DO BRASIL.
Orgulho desse cara, simples e humilde, e que corria demais! Muita técnica e amor pela direção
ERA ÚNICO, NUNCA TERÁ OUTRO COMO ELE
Ayrton Senna não foi apenas um grande piloto, foi um grande conhecedor dos princípios de funcionamento de um motor. Senna utilizava com maestria o chamado "segundo motor". O volante do motor. Ele sempre mantia os giros altos com o punta taco nas saídas de curva, justamente para aproveitar toda a força da inércia que o volante armazenava. Outra ferramenta que Senna utilizava em conjunto com o volante, eram os pneus. As constantes aceleradas além de manter o giro do motor sempre alto, serviam para aproximar o carro do limite da aderência. Quando percebia que o carro estava próximo de sair de controle, ele desacelerava, com o carro controlado, ele acelerava novamente, e esse ciclo repetia-se. E para isso, sabia sentí-los. Por isso foi um grande piloto, pois andava em uma linha muito tênue entre o controle e o limite.
Obrigado Senna!
Alguns comentaram e venho reforçar, não somente o controle preciso que o AS tinha do carro, mas ele espetar o acelerador varias vezes fazia o motor ficar trabalhando sob regime ótimo de potencia/torque, ganhando velocidade mais rápido na saída da curva. Todo o sistema motriz do motor continuava com muita energia cinética. Ele tinha muito tato pra manter esse equilíbrio. Um genio!
Parabéns
Era uma lenda msm
Ele mantinha o giro do motor alto pra evitar a demora do turbo em encher e despejar toda a potência nas rodas traseiras.
Berger conta que foi fazer isso uma vez, Berger na Benetton e Senna na Lótus. Berger disse que quase morreu de medo, pq o carro ficava incontrolável de tanta potência desejada de uma vez nas rodas.
Isso no motor normal, com motor de treino, que tinha 1200 cavalos e só durava 3, 4 voltas, com pneus mais largos de treino, era uma loucura.
Quando Senna saia pra treinar, os membros das outras equipes, iam pro muro quando escutavam ele chegando na reta, pelo barulho do motor, pq o jeito dele era único.
UAAAAAAL !!! Que f0d@ lembrar que no PS1 em um jogo chamado "Gran Turismo" eu usava a mesma técnica sem saber que fazia sentido na vida real, e melhor, que esse ídolo no automobilismo, fazia a mesma coisa. Entre meus amigos, eu era visto como um dos melhores jogadores desse jogo, e essa técnica era responsável por 80% disso. Durante muito tempo jogando, e de maneira empírica, eu comecei a perceber que a frenagem e a aceleração progressivas, me faziam perder muito desempenho na corrida; com carros de tração dianteira saindo de frente nas curvas, e os carros de tração traseira, como o Corvette, perdendo aderência e saindo de traseira por conta do torque alto. Porém usando a mesma técnica do Senna, "telegrafando" o freio antes de entrar na curva, e o acelerador durante a curva, deixava a frente dos carros mais leves, me gerando maior estabilidade, enquanto o motor mantinha-se muito mais "esperto" (Ativo), tornando a retomada de velocidade ao sair da curva, praticamente instantânea. O Senna era um gênio do automobilismo.
Se esse movimento dele gera um efeito parecido com o controle de tração que temos atualmente, faz muito sentido o fato dele ter sido tão bom em pista molhada.
Senna vivo , mostraria muito mais !!! Eterno !!!
Eu nunca pilotei um F1, mas em games de corrida, se não deixar a aceleração dos carros cair muito nas curvas, o desempenho ao sair delas é grande.
só botar na primeira que a rotação é alta.
Senna era tão foda, que até hoje especialistas se espantam com suas técnicas de pilotagem!
Na minha opinião Senna tinha tanta sensibilidade e controle sobre o carro que ele fazia de forma controlada como diz o vídeo, mas fazia isso pra conseguir pequenas destracionadas que acentuavam o contorno da curva, e assim conseguia adiantar o ponto de aceleração total!
Senna é o melhor da história!!!!!
Senna não é um piloto desse mundo, ele é sobrenatural além da compreensão humana, não se compara um anjo a um humano, um ser de luz a um mero mortal. Eterno ídolo e sem dúvida o melhor piloto que esse mundo teve a oportunidade de ver em ação. Piloto raiz se colocar um menino desses de hj em dia com um v12 bi turbo câmbio manual totalmente mecânico eles nem sequer chagam a fazer uma volta próximo aos tempos de Senna
Simplesmente SENNA! Gigante! 👏🏽🇧🇷👏🏽🇧🇷👏🏽
🇧🇷Ayrton Senna não tinha medo de acelerar nem de morrer e vice - versa... Ele acelerava o máximo que o carro entregava e o máximo de velocidade que as leis da física permitiam. Ele foi o melhor de todos os tempos. 🇧🇷
Narrativa muito agradável e técnica... ótimo vídeo.
Senna de longe o melhor de todos os tempos, um gênio
Vídeo espetacular, parabéns!!!
Seria legal vídeos assim sobre grandes pilotos, Shumacher, Alonso, verstapen, Hamilton....
Ela era gênio, e já saía da curva no torque máximo. Ele fazia o chamado Punta taco com maestria.
Eu acho que é um pouco de tudo isso mas ele fazia principalmente pra conhecer o limite da aderência na curva, como ele acelera e tira o pé, caso distracione, a correção será feita imediatamente com a tirada do pé, igual o ABS que corrige a frenagem soltando o freio.
E é por isso que ele ia melhor ainda na chuva, sempre sabia onde estava o limite de aderência onde os outros escapavam com a pilotagem "suave" pois não dá tempo de tirar o pé depois que escapou.
Motores esportivos tem entrega abrupta de torque de modo que o piloto acaba surpreendido, ao bombar o acelerador, a entrega fica mais previsível, pois não adianta vc ser suave no acelerador e o motor não ser suave na entrega de potência.
A Mercedes fez o que o Senna fazia no pé nos motores híbridos, mantendo o turbo "funcionando" o tempo todo e se tornou a maior dinastia da história da F1. Senha The GOAT!
A capacidade de adaptação desses pilotos é fantástica e temos Alonso como exemplo, um dos últimos remanescente da época de Senna e consegue adapatar seu estilo de pilotagem das categorias antigas para o formato atual que é muito mais moderno. Acredito que Senna não teria dificuldade em adpatar sua técnica, pois os carros são montados conforme os dados fornecidos pelos pilotos, afim de criar um carro especifico para cada tipo de pilotagem. Se carros das mesmas equipes forem analisados, verão que a maioria deles possuem configurações de pilotagens diferentes. Michael Schumacher também desenvolveu e utilizou uma técnica de freios na ferrari. Ele usava uma alavanca diferenciada que lhe permitia controlar os freios do carro de formas diferentes coforme a sua necessidade. Não é a mesma coisa, mas de algum modo os pilotos conseguem se adaptar continuando sua evolução juntamente com a categoria que não para de evoluir ao longo dos anos.
Muitos dizendo que outros pilotos já faziam isso antes do Senna, e estão certos, mas o Senna elevou o nivel a pedestais jamais alcançáveis. Existe F1 antes e pós Senna. O além do punta tacco, o seu estilo de acelerar dando "patadas" era o seu diferencial e o único que conseguiu utilizar essa técnica com maestria após o Senna foi o Schumi. Senna mudou a F1, e não é saudosismo, é fato.
Tudo o que os gringos não entendem para eles é bizarro, mas na verdade é o jeitinho brasileiro de improvisar, de usar a criatividade.
É estranho, eu tinha apenas dois anos quando Senna faleceu e me emociono muito em qlquer vídeo sobre ele.
Pelo que dá para perceber no vídeo do cena acelerando ,ele mantém o conta giros na mesma rotação quando está reduzindo as marchas , deixando assim o motor com sua faixa de torque máxima sempre , com isso o carro acaba de faser a curva com o motor em seu melhor desempenho
Lembro de uma reportagem de revista 4R que acompanhou Senna a uma pista de autorama, ele pegou o controle é com 30 minutos já estava ganhando do melhor cara que tinha ali. sem ter praticado. Outra da mesma revista testando carros nacionais, resumindo... Senna conseguia tirar mais velocidade final dos carros que os pilotos de teste profissionais. Como só Jesus e ele sabem.
A técnica consistia em trabalhar no limite do destracionamento e usar pequenos destracionamentos pra frente entrar mais no sentido da curva, praticamente como se as rodas traseiras pudessem esterçar.
"TÉCNICA DA PEDALADA", mantém o turbo cheio e giro certo pra qdo precisar de potência lá ela estará.
Essa técnica é boa pra chuva e aquaplanagem. Funciona até no videogame
Ele controlava a tração com essa técnica! Não era de qualquer forma, tinha muita sensibilidade, pra funcionar ! Na chuva por exemplo, funcionava muito bem, e em carros com injeção eletrônica funcionava também!!!
o que a Williams fazia na eletrônica, Senna fazia na raça..
Isso se chama Fórmula 1,50 voltas com 15 curvas a mais de 300k/h por aí .
Na minha opinião Senna usava essa técnica (telegrafada de acelerar e freiar) nos carros aspirados durante as curvas para não deixar o giro do motor cair.
não era só a tecnica de aceleração... é como o Brundle disse numa entrevista.... ele mais do que ninguem sabia onde o GRIP estava..... por isso era tão rapido na chuva.... tinha a sensibilidade de achar a aderência ideal na curva (sincronizando o "tato-" ou sexto sentido" com volante, acelerador e freio).....
Ou seja, mesmo canais gringos sabem que Ayrton foi um grande gênio. Só comentarista meia boca pra dizer que um piloto atual seria "muito maior" do que Senna.
O vídeo se focou somente nos aspectos dinâmicos do carro. Mas essa técnica de pequenas aceleradas profundas tem um enorme efeito no condicionamento do motor. Fazendo isso ele conseguia uma resposta mais ágil na elevação da rotação quando precisasse. Nos anos 1980, muitas escolas de pilotagem daqui do Brasil ensinavam essa técnica (eu aprendi com o nome de "bater no acelerador" para não deixar o motor "esvaziar"). Senna é dessa época. Nos carros com injeção direta, isso faz menos sentido. Contudo, ainda dá um pequeno ganho. Mas nos motores carburados ou com injeção no coletor, a diferença cresce bastante.
dia 28 de março de 1993 em Interlagos eu tive o melhor momento da minha vida aos 10 anos de idade eu jamais verei tão absurdo de pessoas invadindo a pista com a vitória do Ayrton e tudo que aconteceu neste dia tenho certeza que muitos que comentaram aqui sabe do que eu estou falando 😍😍😍
O que ele fazia antigamente a exatamente o que o controle de tração e o ABS fazem hoje, porque na Fórmula 1 ao contrário de que todos pensam a limintação não está no freio ou no motor e sim no pneu
O Senna fazia o putataco na mclaren por que os motores Honda da época com tecnologia vtec precisavam estar em alta rotação para tirar o proveito dessa potência extra, assim como o motor turbo da lotus que ele pilotou, isso dava uma vantagem fazendo com que o carro rendesse mais do que seguir uma linha normal de aceleração. Um verdadeiro gênio e mito.
Senna habilidoso e fera demais.
Estamos falando de um Gênio, Airton Senna, as técnicas deles funcionavam ao contrário do que foi dito neste vídeo, pois seu carro ganhava mais aderência, já que ele se destacava, e muito, nas curvas em dias de chuva.
Só os gênios se adaptam aos carros e as épocas. Lembro dele falar de um momento de sintonia dele e da máquina o estado de nirvana que ele chegava a máquina era incrível. Concentração incrível.
Resumindo A LENDA :
Disciplina e destreza
Senna e Schumacher foram os dois maiores pilotos com técnicas espetaculares da história da F1.
Simplesmente the best .....Senna
O mais interessante era ver que Senna nunca cansava de buscar a perfeição, de buscar a vitória!
Não era estranha essa técnica de Senna! E ele concerteza usaria a melhor técnica hoje! Você fala como se ele usaria-se essa técnica. Óbviamente o cara estudaria a melhor técnica!
Senna aplicava a teoria do ABS quando acelerava nas curvas. Ele era muito à frente do seu tempo.
Não adianta tentar explicar, o cara era um gênio e hoje não tem mais ninguém que faça isso com tanta habilidade.
Hoje é mais duro conduzir na Play ou Xbox que na F1 actual Senna é Lenda
Nesse vídeo assumiram que o Senna fazia isso por uma teoria bizarra, e é por isso que questionam negativamente o motivo que levava Senna a fazer isso, chegaram a dizer que era uma mal hábito. O verdadeiro motivo que Senna fazia é uma questão de timing para acertar o ponto mais precoce para acelerar na saída da curva. Pessoas com coordenação motora ficam mais reativas quando fazem essas "tremidas". Por isso Senna ganhava os centésimos nas curvas.
Nos carros atuais a técnica do Senna provavelmente não funcionaria pelo motivo explicado no vídeo, porém o que definia o Senna não eram suas técnicas e sim sua agressividade. Em uma pré-temporada ele criaria todas as técnicas que precisaria para aproveitar ao máximo qualquer carro que lhe entregassem e ele fez isso em toda a sua carreira. Certamente ele perceberia em 1 volta com os carros atuais que não seria muito inteligente tentar pisar várias vezes no acelerador durante a curva, mas ele encontraria outras formas de espremer o carro ao máximo sem se prender a manuais de condução.
Ele e o carro eram uma coisa só, independente do carro. Além de piloto ele era entusiasta da mecânica automotiva.