No caso do vôo 3054, foi a segunda vez em que um reversor foi o foco de um acidente em uma aeronave da TAM. Acho que todos se lembram do fatídico acidente com o Fokker 100 em 1996 que caiu após a decolagem de congonhas por causa do reversor direito que abriu inesperadamente. Grande série, parabéns!!
O Propósito do Blackbox é muito bom, como dizem "nenhuma vida perdida é em vão" tudo é estudado, investigado, e documentado, que viram Diretivas, normas, regras, recomendações para tornar a aviação mais segura. Não conhecia os acidentes com aviões menores ou outros modelos mas entendi perfeitamente o propósito do vídeo. Uma homenagem as vítimas desses acidentes pois eles não sabiam que isso era para ocorrer.
Que doideira a reverberação do acidente do Samurai... porque alguém achou que a solução pra evitar novos acidentes causados por falha operacional seria proibir aviões bimotores na Ponte Aérea? O vídeo irretocável, como sempre. Parabéns cara!
Pode até parecer ironia, mas a minha paixão e fascínio por aviação vieram após eu perder a minha prima no fatídico dia 17/07/2007, ocupante do TAM 3054. Desde então, passei a estudar com afinco a matéria, realizo alguns voos simulados. Foi uma sensação de destruição psicológica, mas o envolvimento posterior é algo que só quem já passou por isso é capaz de descrever. Apenas uma retificação, querido Panda: antes da colisão no prédio da TAM Express, o MBK cruzou a Av. Washington Luís, não a Rubem Berta Seu conteúdo segue cada vez mais atrativo!
Vendo a maioria desses acidentes, notamos q poucos deles foram ocasionados por problemas técnicos, a maioria foi por falha da tripulação, mesmo grande parte dessas tripulações tendo muita experiência. Mas independente das causas, será q esses, e todos os outros acidentes, poderiam mesmo ser evitados ? Quem sabe o pressentimento do Omar Santana seja uma possível prova disso ? No caso dos Mamonas, um dos músicos da banda, o tecladista Julio, sonhou na noite anterior q o avião caía. E relatos de premonições como esses, encontramos aos montes por aí. Claro q é muito importante q aprendamos com cada um dos acidentes do passado p evitá-los no futuro, mas parece q sempre haverá uma causa nova q não havia sido prevista ou a tripulação falhará, pois talvez qdo tenha q acontecer, acontecerá. Mas isso não se limita só a aviação, é claro. Parabéns por essa nova Playlist, mais uma de sucesso !!
Nos três maiores acidentes ocorridos no Brasil eu me lembro exatamente o que estava fazendo no momento exato em que as notícias foram dadas: Fokker 100 da TAM eu estava numa fila do Banco do Brasil, B-737 eu estava ouvindo um jogo do América-MG na Rádio Itatiaia, enquanto fazia faxina e este último da TAM, que ocorreu durante um Panamericano, eu estava assistindo um jogo de vôlei. Infelizmente, nós amantes de aviação, sempre registramos estes detalhes porque são sobre nossa paixão.
Como você diz, um assunto que infelizmente é lamentável e triste, inclusive eu perdi um amigo no acidente da Gol (voo 1907) aqui de Vila Velha ES, que sempre me comove quando eu assisto alguma reportagem sobre este acidente.
Infelizmente com os acidentes nós podemos melhorar ainda mais a segurança em voo. Acompanho a Black Box desde os tempos do site Jetsite. E sou muito seu fã no quesito aviação e do seu irmão no futebol. Um abraço!
Esse vídeo é uma pérola para nós que amamos a aviação. Dentro do cockpit, tudo que não pode faltar para nós é a atenção e a prática dos procedimentos de segurança bem executados.
Acompanho o Panda desde 2008 provavelmente, no extinto Jetsite. Esta seção Blackbox existia naquele site e era muito bem editada. Eu pedi a ele pra pra colocar esta seção no canal e surpresa: ele respondeu dizendo que já estava aqui. Excelente. Lembro-me de vários Blackboxes, especialmente um do MD-11 da Swissair na costa canadense, que inclusive vitimou uma comissária de bordo amiga do Panda, um de um Caravelle também da Swissair, um da Aeroflot em que a tripulação permitiu a entrada de crianças na cabine de comando, dentre outros
demorei para assistir mas, você sabe que esse tópico me fascina profundamente: descobrimos os pontos fortes, os mais seguros e mais frágeis de uma nave, somente quando um acidente acontece.
Tenho um amigo que é filho de tripulante e vítima de um dos eventos mencionados nesse vídeo e, realmente, é algo que traz algumas lembranças ruins. Mas todo acidente tem um caráter pedagógico, apesar das perdas, e a aviação só alcançou padrões altíssimos de segurança devido a esse aprendizado. Também acho um tema fascinante, tanto que adquiri seu livro há alguns anos. Parabéns pelo tom sóbrio e respeitoso com que abordou o tema. Forte abraço!
Existem varios tipos de acidente. Mas o da Chapecoense e o da Gol que se chocou com o Legacy são muito assustadores. O tamanho da negligência é muito assustador. Por uma enorme besteira centenas de vidas foram levadas embora.
Curiosamente, na minha antiga conta do Twitter no dia que houve o acidente da Chapecoense eles postaram uma foto da aeronave e eu comentei: "o nome desta empresa não me traz boas vibrações" ou algo parecido. Quem assistiu o filme Arraste-me Para o Inferno, deve se lembrar do nome da entidade que perseguia a moça, que por acaso, era o mesmo da empresa aérea, embora este tenha se formado pelas letras iniciais de várias palavras que formavam o seu nome social. Nunca me esqueci desta postagem.
adorei a iniciativa de falar sobre esses acidentes, realmente é algo nebuloso, mas para as pessoas que amam a aviação é algo fascinante, a necessidade de ter esse conhecimento para evoluir a segurança de todos é imensurável, como todos sabemos a aviação é escrita por sangue.
O que conforta é que a maioria serviu para alterar normas técnicas de segurança e reduzir um pouco a ambição desmedida. 3054 me foi muito marcante. Cheguei a POA num voo que taxiou ao lado do MBK que estava saindo. Tudo deixaria de existir em mais 1 hora e 15 minutos. Muito triste.
Acho interessante também as matrículas das aeronaves e as superstições que as cercam. Principalmente as matrículas terminadas em "k" e as terminadas em "s" no caso da queria Transbrasil. Mas são só superstições mesmo! Parabéns Panda! O assunto "acidentes" é necessário!
Eu não gosto de aviões, ônibus, com pintura diferente dos demais da empresa... Nem que seja o número um... Até acho que para espantar as bruxas, o PP-VPC, aproveitando que estava "doentinho", foi o "segundo" na nova pintura da Varig do tipo Lufthansa de barriga azul escuro...
@@RegCarv79 Sim, esse mesmo. Achei engraçado o VPC porque associei ao tesoureiro do Collor, o PC Farias... E eles são da mesma época. Acho que o VPC foi o primeiro 737-300 a receber as nova pintura, no Santos-Dumont, mesmo.
Esse da Gol q colidiu com o Jato é oq me deixa mais triste. O voo saiu da minha cidade (Manaus-AM) e era uma rota que eu sempre fazia com a minha família (até hoje, inclusive)...
Muito bacana o conteudo, realmente nesses anos voando bandeirante vejo muita gente que tem preconceito em relacao a ele.. Realmente um aviao fantastico, apaixonante de se pilotar..
Bandeirante! Maravilhoso... Só viajei duas vezes pela Rio Sul, de Porto Alegre a Santana do Livramento ida e volta. Me senti numa Kombi com dois motoristas, que desciam toda hora no meio do nevoeiro para acompanhar a rodovia pelo alto. E ainda discutiam entre si, se estavam no rumo certo... :))
Muito bom. Triste esse assunto sempre é, mas o legado é importantíssimo. Lamentável é ver os pilotos do Legacy se safarem sem nenhuma responsabilização. Recomendo o livro do Panda e os quatro do Ivan Sant'anna.
Oooooo grande GIANFRANCO PANDA BETING supremo DEUS dos spoters obrigado por alegra nossa manhã com essas matérias incríveis e nos levar ao apice do conhecimento aeronáutico por fotos e vídeos Like 3👍🏾👍🏾👍🏾
O 3054 da TAM eu me lembro até hoje. O voo saiu aqui do RS, e lembro de ler todas as matérias sobre o acidente. Deste dia em diante, passei a acompanhar a aviação, não só nos acidentes, mas em geral. Parabéns pelo vídeo Panda.
Wow! que bom panda que trouxe esse tema pro canal! Sempre acompanhava no JET SITE. As lições aprendidas nas investigações de acidentes são fundamentais para a prevenção.
🐼 Panda você poderia nos contar em um próximo episódio sobre o acidente com o PP-VJZ? E como você teve acesso as fichas das aeronaves mas não encontrou a pasta com o PP-VJZ? Abraços Edson Junqueira
Boa noite Muito bom, tema delicado, mas interessante.
4 ปีที่แล้ว +3
Muito triste mas abordagem jornalística competente e respeitosa... particularmente lembro-me do acidente da Tam: ouvi no rádio e imediatamente pensei que seria de avião de pequeno porte mas ao chegar em casa vi na TV a imensidão da tragédia...
Esse acidente da Transbrasil morava em Florianópolis na época. O aeroporto de Floripa não possuía auxílio a aproximação. O comentário na época é que piloto em comando por não conhecer confundiu a pista com a avenida da praia de Canasvieira e acabou atingindo o morro.
Essa série mexe comigo. Perdi um irmão em um acidente aéreo. Foi na distante década '60, aqui na baía de Guanabara. Nessa época a investigação de acidentes era muito menos tecnológica. E tantos anos depois, não esqueço isso, nem esqueço o efeito que causou em minha mãe..
Puxa... Meus sentimentos, Luis Claudio. E que sua mãe possa ter encontrado algum conforto para uma perda irreparável como é lidar com o desaparecimento de um filho.
@@flap_tv ela nunca superou completamente. Eu tinha 10 anos. Meu irmão estava superfeliz de voar a cada 15 dias, dizia que queria ser piloto e contava suas horas de vôo. O avião era um Corvair da extinta Real, que vinha de Belo Horizonte, e chegando no Rio pegou mau tempo e caiu na baía, perto da Ilha dos Ferros. Nunca voei em avião comercial, nas tive a sorte de voar num Catalina (A "Pata Choca") e num C-47 do Correio Aéreo.
@@flap_tv muito obrigado por seu interesse! O tempo estava horrível. Sabe, na ocasião meu tio morava no morro da Glória, e dava pra ver a movimentação (ou a falta dela....) no aeroporto Santos Dumont
Adorava o Black Box do jetsite passava horas lendo e esperando vc publicar um nova😁 engraçado é que eu sempre lia meio com esse tom sombrio que vc está narrando🤔 interessante...acho que vc deveria fazer esses vídeos mais explicados, um por episódio vai queimar conteúdo muito rápido 🙏👍
Panda, vc cai cubrir estes acidentes de forma mais detalhada algum dia? Sou fã do blackbox desde a época do nostálgico jetsite e adoraria ver esses acidentes em maior detalhe com a sua grande narrativa
Ah, esse é o formato que eu escolhi. Não vou me aprofundar muito mais não. Não é o foco do canal e a simples menção desses acidentes já pode ser o suficiente para aqueles que tenham algum interesse maior (específico) por cada uma das tragédias elencadas procurem se informar mais. De todo modo, obrigado pelo comentário!
Muito triste, mas conteúdo é fascinante mesmo. Eu li quase todos os Blackbox no jetsite, trabalhava durante a noite e me sentia no cockpit com a narrativa do Panda.
Boa tarde Panda. No final do vídeo vc fala que alguém que esteja assistindo pode ter algum envolvimento pessoal com algum desses acidentes. Eu tenho com o acidente com o Bandeirante da Nordeste linhas aéreas e eu comentei no segundo vídeo dessa série. Eu terminei vendo o segundo antes e esse agora. E, pra minha surpresa vc fala sobre esse acidente que marcou muito a minha adolescência e a minha vida também pq nunca mais eu esqueci as cenas que assisti. O avião caiu a quatro ruas à frente da minha casa e eu assisti tudo na hora. Vi o cogumelo de fogo e saí correndo pra lá vi tudo bem de perto. O avião queimando no meio de uma praça que mal o cabia. Disseram na época que o piloto teve muita habilidade em livrar tantas casas e prédios porque senão a tragédia teria sido pior. Nos dias seguintes eu passei pelo local que estava isolado. Vi a retirada dos destroços e essa praça passou anos com cheiro de óleo queimado e até hoje eu sinto um sentimento triste quando passo por lá. O bairro que eu moro fica de lado com a pista do aeroporto dos Guararapes e convivemos com pousos e decolagens a vida inteira e, durante anos, eu fiquei traumatizado com essa situação. Só quando voei pela primeira vez já adulto que eu consegui superar esse trauma.
uma das formas de "aprender", é tratar o tema pela frente, falar sobre o acidente, investigar, estudar, e sobretudo corrigir depois.... Parabéns, Panda !!!! voce toca na ferida, mas mostra todo o teu respeito pelas tragedias ocorridas....
Muito Obrigado, por nos informar com grande maestria e com detalhes ricos tecnologicamente falando! E como sempre digo....E VAMOS VOAR NAS ASAS DO URSO!
Panda, quanto aos seus comentários a respeito do Bandeirante, concordo totalmente! O Bandeirante é um avião muito seguro, com ele eu voaria até o fim do mundo! Infelizmente, esta versão E-110 e E-110P, eram submotorizados, para um voo monomotor. Parabéns pelo quadro Black Box. André. Canoas-RS.
Panda, acredito que essa série poderia ser mais detalhada, um acidente por vez, esmiuçado mais o acidente.
Como era no Jetsite
Compra o livro Black Box, é muitooooo bom.
@@rafaelalcantara7372 farei essa aquisição, valeu pela recomendação. Acabei de adquirir o varig, eterna pioneira.
O dia que eu encontrar numa profissão a felicidade que vc tem com a aviação, vou me sentir uma pessoa realizada e de fato e verdadeiramente feliz
No caso do vôo 3054, foi a segunda vez em que um reversor foi o foco de um acidente em uma aeronave da TAM. Acho que todos se lembram do fatídico acidente com o Fokker 100 em 1996 que caiu após a decolagem de congonhas por causa do reversor direito que abriu inesperadamente. Grande série, parabéns!!
Um minuto de silêncio a todas a vítimas! Panda parabéns pelo documentário !! 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu li o BlackBox! Panda sabe narrar muito bem esses acontecimentos.
Também tenho o livro. E lia sempre os posts do Panda no finado Jetsite
O Propósito do Blackbox é muito bom, como dizem "nenhuma vida perdida é em vão" tudo é estudado, investigado, e documentado, que viram Diretivas, normas, regras, recomendações para tornar a aviação mais segura. Não conhecia os acidentes com aviões menores ou outros modelos mas entendi perfeitamente o propósito do vídeo. Uma homenagem as vítimas desses acidentes pois eles não sabiam que isso era para ocorrer.
Que doideira a reverberação do acidente do Samurai... porque alguém achou que a solução pra evitar novos acidentes causados por falha operacional seria proibir aviões bimotores na Ponte Aérea?
O vídeo irretocável, como sempre. Parabéns cara!
Pode até parecer ironia, mas a minha paixão e fascínio por aviação vieram após eu perder a minha prima no fatídico dia 17/07/2007, ocupante do TAM 3054. Desde então, passei a estudar com afinco a matéria, realizo alguns voos simulados. Foi uma sensação de destruição psicológica, mas o envolvimento posterior é algo que só quem já passou por isso é capaz de descrever.
Apenas uma retificação, querido Panda: antes da colisão no prédio da TAM Express, o MBK cruzou a Av. Washington Luís, não a Rubem Berta
Seu conteúdo segue cada vez mais atrativo!
Obrigado pelo comentário, pela correção e pelo apoio aqui. Meus sentimentos extensivos à família.
O estudo de acidentes e uma oportunidade de aprender para nunca se repitam nas mesmas circunstâncias.
Vendo a maioria desses acidentes, notamos q poucos deles foram ocasionados por problemas técnicos, a maioria foi por falha da tripulação, mesmo grande parte dessas tripulações tendo muita experiência. Mas independente das causas, será q esses, e todos os outros acidentes, poderiam mesmo ser evitados ? Quem sabe o pressentimento do Omar Santana seja uma possível prova disso ? No caso dos Mamonas, um dos músicos da banda, o tecladista Julio, sonhou na noite anterior q o avião caía. E relatos de premonições como esses, encontramos aos montes por aí. Claro q é muito importante q aprendamos com cada um dos acidentes do passado p evitá-los no futuro, mas parece q sempre haverá uma causa nova q não havia sido prevista ou a tripulação falhará, pois talvez qdo tenha q acontecer, acontecerá. Mas isso não se limita só a aviação, é claro. Parabéns por essa nova Playlist, mais uma de sucesso !!
Excelente tema para as pessoas envolvidas na segurança operacional. Os acidentes ensinam muito e com eles evitamos os próximos!!!
O comandante da gol foi competente ate o fim ainda acalmou o primeiro oficial ate o fim.
Sim, foi admirável.
Nos três maiores acidentes ocorridos no Brasil eu me lembro exatamente o que estava fazendo no momento exato em que as notícias foram dadas: Fokker 100 da TAM eu estava numa fila do Banco do Brasil, B-737 eu estava ouvindo um jogo do América-MG na Rádio Itatiaia, enquanto fazia faxina e este último da TAM, que ocorreu durante um Panamericano, eu estava assistindo um jogo de vôlei. Infelizmente, nós amantes de aviação, sempre registramos estes detalhes porque são sobre nossa paixão.
Como você diz, um assunto que infelizmente é lamentável e triste, inclusive eu perdi um amigo no acidente da Gol (voo 1907) aqui de Vila Velha ES, que sempre me comove quando eu assisto alguma reportagem sobre este acidente.
Infelizmente com os acidentes nós podemos melhorar ainda mais a segurança em voo. Acompanho a Black Box desde os tempos do site Jetsite. E sou muito seu fã no quesito aviação e do seu irmão no futebol. Um abraço!
Esse vídeo é uma pérola para nós que amamos a aviação.
Dentro do cockpit, tudo que não pode faltar para nós é a atenção e a prática dos procedimentos de segurança bem executados.
Acompanho o Panda desde 2008 provavelmente, no extinto Jetsite. Esta seção Blackbox existia naquele site e era muito bem editada. Eu pedi a ele pra pra colocar esta seção no canal e surpresa: ele respondeu dizendo que já estava aqui. Excelente. Lembro-me de vários Blackboxes, especialmente um do MD-11 da Swissair na costa canadense, que inclusive vitimou uma comissária de bordo amiga do Panda, um de um Caravelle também da Swissair, um da Aeroflot em que a tripulação permitiu a entrada de crianças na cabine de comando, dentre outros
Blackbox era a minha sessão favorita do site Jetsite!!
As suas narrativas sempre me emocionavam!!!!
demorei para assistir mas, você sabe que esse tópico me fascina profundamente: descobrimos os pontos fortes, os mais seguros e mais frágeis de uma nave, somente quando um acidente acontece.
O tema é fascinante e, infelizmente, necessário. Todos aprendemos com experiências passadas. Abs
Tenho um amigo que é filho de tripulante e vítima de um dos eventos mencionados nesse vídeo e, realmente, é algo que traz algumas lembranças ruins. Mas todo acidente tem um caráter pedagógico, apesar das perdas, e a aviação só alcançou padrões altíssimos de segurança devido a esse aprendizado. Também acho um tema fascinante, tanto que adquiri seu livro há alguns anos. Parabéns pelo tom sóbrio e respeitoso com que abordou o tema. Forte abraço!
A abertura do canal é a melhor adoro
Após ler o livro, agora vou ouvir o autor narrar. Esses histórias me fascinam
Existem varios tipos de acidente. Mas o da Chapecoense e o da Gol que se chocou com o Legacy são muito assustadores. O tamanho da negligência é muito assustador. Por uma enorme besteira centenas de vidas foram levadas embora.
Curiosamente, na minha antiga conta do Twitter no dia que houve o acidente da Chapecoense eles postaram uma foto da aeronave e eu comentei: "o nome desta empresa não me traz boas vibrações" ou algo parecido. Quem assistiu o filme Arraste-me Para o Inferno, deve se lembrar do nome da entidade que perseguia a moça, que por acaso, era o mesmo da empresa aérea, embora este tenha se formado pelas letras iniciais de várias palavras que formavam o seu nome social. Nunca me esqueci desta postagem.
Esse Panda é mestre no assunto
Por que será que sempre aperto o like nós conteúdos do Canal Pandaviation?
Parabéns Panda!
É aquela história de que "uma pane é normal, duas preocupam e três derrubam o avião". Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa. Sucesso!
Parabéns pelo documentário
adorei a iniciativa de falar sobre esses acidentes, realmente é algo nebuloso, mas para as pessoas que amam a aviação é algo fascinante, a necessidade de ter esse conhecimento para evoluir a segurança de todos é imensurável, como todos sabemos a aviação é escrita por sangue.
Panda parabéns por esta seção. Eu era um dos órfaos do Jetsite. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Perdi uma amiga nesse 3054 ela era comissária de bordo e estava vindo de extra pra São Paulo.(triste)
Mas parabéns pelo vídeo.
Es um Exemplo Panda! forte abraço desde lppr
O que conforta é que a maioria serviu para alterar normas técnicas de segurança e reduzir um pouco a ambição desmedida. 3054 me foi muito marcante. Cheguei a POA num voo que taxiou ao lado do MBK que estava saindo. Tudo deixaria de existir em mais 1 hora e 15 minutos. Muito triste.
Eu comecei a me envolver com aviação justamente por causa dos acidentes com o Gol 1907 e com o TAM 3054. Excelente playlist, Panda.
Conheci o Major checador do acidente da Transbrasil em Florianópolis, ele foi chefe do meu tio no DAC aqui no Rio de Janeiro
Triste porém necessário. Aprender com acidentes para que não hajam mais"elos da corrente". Shalom, Panda.
Acho interessante também as matrículas das aeronaves e as superstições que as cercam. Principalmente as matrículas terminadas em "k" e as terminadas em "s" no caso da queria Transbrasil. Mas são só superstições mesmo! Parabéns Panda! O assunto "acidentes" é necessário!
No creo en las Brujas! Pero que lo hay...
Eu não gosto de aviões, ônibus, com pintura diferente dos demais da empresa...
Nem que seja o número um...
Até acho que para espantar as bruxas, o PP-VPC, aproveitando que estava "doentinho", foi o "segundo" na nova pintura da Varig do tipo Lufthansa de barriga azul escuro...
@@umbertospilotros3986 o PP-VPC foi o que quase caiu no mar num pouso desastrado no Santos Dumont não foi?
@@RegCarv79 Sim, esse mesmo. Achei engraçado o VPC porque associei ao tesoureiro do Collor, o PC Farias...
E eles são da mesma época.
Acho que o VPC foi o primeiro 737-300 a receber as nova pintura, no Santos-Dumont, mesmo.
Esse canal e o do Lito são excelentes!!!! A forma como esses acidentes são explicados e super didática
Faz uma lista dos aeroportos com as arquiteturas mais bonitas do Brasil e do mundo.
Gosto muito da seriedade e do comedimento que vc aborda esses momentos tão terríveis e tristes da aviação.
Ótimo vídeo!👏👏👏👏
Li tudo q vc escreveu no black box no site mas vamos lá de novo
Esse da Gol q colidiu com o Jato é oq me deixa mais triste. O voo saiu da minha cidade (Manaus-AM) e era uma rota que eu sempre fazia com a minha família (até hoje, inclusive)...
CANAL SENSACIONAL NOTA MUL!
Podemos agradecer e absorver o conhecimento no modo falado pelo Gianfranco. Li alguns destes relatos no rico sítio JetSite. Congratulações!
Muito bacana o conteudo, realmente nesses anos voando bandeirante vejo muita gente que tem preconceito em relacao a ele..
Realmente um aviao fantastico, apaixonante de se pilotar..
Bandeirante! Maravilhoso... Só viajei duas vezes pela Rio Sul, de Porto Alegre a Santana do Livramento ida e volta. Me senti numa Kombi com dois motoristas, que desciam toda hora no meio do nevoeiro para acompanhar a rodovia pelo alto. E ainda discutiam entre si, se estavam no rumo certo... :))
Bah! Que relato sensacional. Tem mais histórias no Bandeco? Sinto muito em não ter voado em nenhum.
Um sentimento irreparável, mais tem que ser discutido, doa a quem doer. Caixa preta, amei o tema. Valeu Panda.
Muito bom. Triste esse assunto sempre é, mas o legado é importantíssimo. Lamentável é ver os pilotos do Legacy se safarem sem nenhuma responsabilização. Recomendo o livro do Panda e os quatro do Ivan Sant'anna.
Muito bom o vídeo... ansioso por mais vídeos da série... total respeito... excelente trabalho Panda...
Oooooo grande GIANFRANCO PANDA BETING supremo DEUS dos spoters obrigado por alegra nossa manhã com essas matérias incríveis e nos levar ao apice do conhecimento aeronáutico por fotos e vídeos
Like 3👍🏾👍🏾👍🏾
O 3054 da TAM eu me lembro até hoje. O voo saiu aqui do RS, e lembro de ler todas as matérias sobre o acidente. Deste dia em diante, passei a acompanhar a aviação, não só nos acidentes, mas em geral.
Parabéns pelo vídeo Panda.
Panda e Mayday não combina kkk 👍🏻👍🏻👍🏻 Boa Professor!!!
Interessante o assunto. Pode continuar
Panda é show! Belíssimo trabalho... Obrigado
Que documento fantástico!! E com esse narrador que nos passa uma paz e tranquilidade incríveis. Parabéns Panda!!👏🏻👏🏻👏🏻
Quero o livro!!
Wow! que bom panda que trouxe esse tema pro canal! Sempre acompanhava no JET SITE. As lições aprendidas nas investigações de acidentes são fundamentais para a prevenção.
Saudades da Seção Black Box do Jetsite! Bem vinda a nova playlist do Canal
Boa noite, excelente playlist. Eu tenho o livro homônimo do Panda. Forte abraço, que hoje segue da minha terra: Ipu no Ceará.
Excelente tema Panda!
no 17:06 o aeroporto de são Luis se chama "marechal cunha machado". tirirical é o bairro onde ele se localiza
Se o canal era bom agora posso dizer que ficou excelente. Amava ler a seção blackbox no saudoso Jetsite.
Panda Obrigado de coração!
Seu profissionalismo é impressionante. É um tema difícil de abordar, mas necessário e esclarecedor para aqueles que temem em viajar de avião.
Cara essa narração, a educação do Panda é perfeita! Parabéns!
O livro é Top Panda 👏👏👏👏
Perfeitas colocações Panda. Eu li todos os Black box do jetsite. Faltava essa seção no seu canal. Muito bom
Cara, também lia.....adorava....
Faltou nesta Lista o Acidente com o Fokker 100 da TAM Voo 402
Infelizmente meu tio estava no voo 3054 da TAM naquele fatídico 17/07/2007. Parabéns pelo conteúdo Panda!!
Meus sentimentos.
Parabéns pelo profissionalismo e tom respeitoso.
Importante seria o áudio escolhido de alguns
destes acidentes durante o transcorrer da narativa !
🐼 Panda você poderia nos contar em um próximo episódio sobre o acidente com o PP-VJZ? E como você teve acesso as fichas das aeronaves mas não encontrou a pasta com o PP-VJZ? Abraços Edson Junqueira
Depois de assistir esse episódio, comprei seu livro e ainda recebi um brinde. Bom Natal pra vc e sua família.
Sensacional o tema panda... parabéns
Boa noite
Muito bom, tema delicado, mas interessante.
Muito triste mas abordagem jornalística competente e respeitosa... particularmente lembro-me do acidente da Tam: ouvi no rádio e imediatamente pensei que seria de avião de pequeno porte mas ao chegar em casa vi na TV a imensidão da tragédia...
Parabéns pelo vídeo, excelente resgate de nossa história da aviação. Noa próximos vídeos não deixe de falar do acidente da NOAR em Recife. Abraço.
Parabéns ... direto , simples técnico e várias histórias ! Prefiro assim do que as histórias do aviões e músicas.
Esse acidente da Transbrasil morava em Florianópolis na época. O aeroporto de Floripa não possuía auxílio a aproximação. O comentário na época é que piloto em comando por não conhecer confundiu a pista com a avenida da praia de Canasvieira e acabou atingindo o morro.
eu sempre tive medo de avião, mais quando um caem em qualquer parte do mundo leio tudo sobre ele .
Essa série mexe comigo. Perdi um irmão em um acidente aéreo. Foi na distante década '60, aqui na baía de Guanabara. Nessa época a investigação de acidentes era muito menos tecnológica. E tantos anos depois, não esqueço isso, nem esqueço o efeito que causou em minha mãe..
Puxa... Meus sentimentos, Luis Claudio. E que sua mãe possa ter encontrado algum conforto para uma perda irreparável como é lidar com o desaparecimento de um filho.
@@flap_tv ela nunca superou completamente. Eu tinha 10 anos. Meu irmão estava superfeliz de voar a cada 15 dias, dizia que queria ser piloto e contava suas horas de vôo. O avião era um Corvair da extinta Real, que vinha de Belo Horizonte, e chegando no Rio pegou mau tempo e caiu na baía, perto da Ilha dos Ferros.
Nunca voei em avião comercial, nas tive a sorte de voar num Catalina (A "Pata Choca") e num C-47 do Correio Aéreo.
@@luisclaudiofontenelle5513 matricula PP-YRB. As investigações não levaram a uma fator / único ou conclusão definitiva.
@@flap_tv muito obrigado por seu interesse! O tempo estava horrível. Sabe, na ocasião meu tio morava no morro da Glória, e dava pra ver a movimentação (ou a falta dela....) no aeroporto Santos Dumont
Excelente vídeo, como sempre! Apenas uma correção no 14:30, a cidade em questão se chama Eirunepé, e não Eurinepé. Abraços, Panda!
Obrigado pela correção. Falha minha - e das bem feias.
Adorava o Black Box do jetsite passava horas lendo e esperando vc publicar um nova😁 engraçado é que eu sempre lia meio com esse tom sombrio que vc está narrando🤔 interessante...acho que vc deveria fazer esses vídeos mais explicados, um por episódio vai queimar conteúdo muito rápido 🙏👍
Legal a iniciativa, 🐼.
Gostaria de mais detalhes sobre cada acidente; mesmo sob o custo de exibir menos acidentes por vídeo.
Tem o livro dele, Blackbox. Lá você encontra alguns acidentes com mais detalhes.
@@rosane1419 obrigado pela dica.
Panda, vc cai cubrir estes acidentes de forma mais detalhada algum dia? Sou fã do blackbox desde a época do nostálgico jetsite e adoraria ver esses acidentes em maior detalhe com a sua grande narrativa
Ah, esse é o formato que eu escolhi. Não vou me aprofundar muito mais não. Não é o foco do canal e a simples menção desses acidentes já pode ser o suficiente para aqueles que tenham algum interesse maior (específico) por cada uma das tragédias elencadas procurem se informar mais. De todo modo, obrigado pelo comentário!
Como eu senti saudades do blackbox la do tempo do jetsite, abraços meu amigo.
Grande playlist,Se as catastrofes trazem tristeza ao coração,Ao mesmo tempo trazem aprendizado a nosso conhecimento.valeu 🐼 viation.
não sei se continuarei vendo a série. não teve como eu não ficar triste!!!
Muito triste, mas conteúdo é fascinante mesmo. Eu li quase todos os Blackbox no jetsite, trabalhava durante a noite e me sentia no cockpit com a narrativa do Panda.
Parabéns pela nova playlist. Trata-se realmente de um tema delicado, mas necessário. Valeu, Panda.
Cabelo na régua em !
Parabéns pela nova série! Sempre com muita qualidade, marca registrada do PandAviation!
Fascinante essas análises
A história que achei mais macabra do seu livro foi o dos fantasmas do vôo Eastern 401!
Opa, vou assistir todos.
Eu lia todos os blackboxes na época do Jetsite, era sempre muito bem explicado.
Boa tarde Panda. No final do vídeo vc fala que alguém que esteja assistindo pode ter algum envolvimento pessoal com algum desses acidentes. Eu tenho com o acidente com o Bandeirante da Nordeste linhas aéreas e eu comentei no segundo vídeo dessa série. Eu terminei vendo o segundo antes e esse agora. E, pra minha surpresa vc fala sobre esse acidente que marcou muito a minha adolescência e a minha vida também pq nunca mais eu esqueci as cenas que assisti. O avião caiu a quatro ruas à frente da minha casa e eu assisti tudo na hora. Vi o cogumelo de fogo e saí correndo pra lá vi tudo bem de perto. O avião queimando no meio de uma praça que mal o cabia. Disseram na época que o piloto teve muita habilidade em livrar tantas casas e prédios porque senão a tragédia teria sido pior. Nos dias seguintes eu passei pelo local que estava isolado. Vi a retirada dos destroços e essa praça passou anos com cheiro de óleo queimado e até hoje eu sinto um sentimento triste quando passo por lá. O bairro que eu moro fica de lado com a pista do aeroporto dos Guararapes e convivemos com pousos e decolagens a vida inteira e, durante anos, eu fiquei traumatizado com essa situação. Só quando voei pela primeira vez já adulto que eu consegui superar esse trauma.
Poxa, que triste relato... Obrigado!
🙌 aprender para preservar. Panda super sensato!
uma das formas de "aprender", é tratar o tema pela frente, falar sobre o acidente, investigar, estudar, e sobretudo corrigir depois.... Parabéns, Panda !!!!
voce toca na ferida, mas mostra todo o teu respeito pelas tragedias ocorridas....
Muito Obrigado, por nos informar com grande maestria e com detalhes ricos tecnologicamente falando! E como sempre digo....E VAMOS VOAR NAS ASAS DO URSO!
Muito bom vc resgatar esse assunto, minha sessão favorita do Jetsite. Obrigada!
Panda, quanto aos seus comentários a respeito do Bandeirante, concordo totalmente! O Bandeirante é um avião muito seguro, com ele eu voaria até o fim do mundo! Infelizmente, esta versão E-110 e E-110P, eram submotorizados, para um voo monomotor. Parabéns pelo quadro Black Box. André. Canoas-RS.