Alguns pontos que me chamaram atenção: 5:58 não há instrumentos para detectar depressão gestacional - usamos os instrumentos para avaliar depressão na população geral reconhecidos pelo Satepsi 8:40 é o psiquiatra que irá diagnosticar e não nós psicólogos. Nos psicólogos podemos apenas aplicar instrumentos e ver se a gestante está apresentando sintomas de depressão (e não o transtorno depressivo). 11:20 índices de sintomas de depressão nas gestantes 13:42 não existe sintomas diferentes para a depressão e a depressão perinatal, são os mesmos sintomas em qualquer fase da vida. Falamos depressão perinatal por ser específica dessa fase, desencadeada por esse contexto, seja por questões hormonais ou psicológicas. 16:10 Psicólogo pode fazer uma avaliação objetiva por meio dos testes. Já a avaliação por meio da escuta, atenção aos seguintes sintomas. 16:55 fatores de risco para a depressão. 22:55 descobertas 31:20 transtornos mentais comuns na gestação e relação com a depressão pós parto 33:30 baby blues ocorre sempre no pós parto e nunca na gestação. Baby blues também está relacionado aos hormônios e a sensação do ser mãe, as mudanças, sente tristeza e alegria, labilidade emocional (altos e baixos), dentre outros exemplos… 35:50 Diferença de baby blues e depressão pós parto. O baby blues não é um transtorno mental do pós parto que precise de tratamento medicamentoso e até mesmo psicoterápico. Ele é característico de até 40 dias, se passar pode ser uma depressão e não baby blues, deve ser encaminhada a um psiquiatra.
Muito esclarecedora, obrigada 🙏🏻 💛
Alguns pontos que me chamaram atenção: 5:58 não há instrumentos para detectar depressão gestacional - usamos os instrumentos para avaliar depressão na população geral reconhecidos pelo Satepsi
8:40 é o psiquiatra que irá diagnosticar e não nós psicólogos. Nos psicólogos podemos apenas aplicar instrumentos e ver se a gestante está apresentando sintomas de depressão (e não o transtorno depressivo).
11:20 índices de sintomas de depressão nas gestantes
13:42 não existe sintomas diferentes para a depressão e a depressão perinatal, são os mesmos sintomas em qualquer fase da vida. Falamos depressão perinatal por ser específica dessa fase, desencadeada por esse contexto, seja por questões hormonais ou psicológicas.
16:10 Psicólogo pode fazer uma avaliação objetiva por meio dos testes. Já a avaliação por meio da escuta, atenção aos seguintes sintomas.
16:55 fatores de risco para a depressão.
22:55 descobertas
31:20 transtornos mentais comuns na gestação e relação com a depressão pós parto
33:30 baby blues ocorre sempre no pós parto e nunca na gestação. Baby blues também está relacionado aos hormônios e a sensação do ser mãe, as mudanças, sente tristeza e alegria, labilidade emocional (altos e baixos), dentre outros exemplos…
35:50 Diferença de baby blues e depressão pós parto. O baby blues não é um transtorno mental do pós parto que precise de tratamento medicamentoso e até mesmo psicoterápico. Ele é característico de até 40 dias, se passar pode ser uma depressão e não baby blues, deve ser encaminhada a um psiquiatra.
Rafaela, você poderia dizer o nome das pesquisas para eu ler.. São dados SUPER significativos.
Pode pesquisar no google acadêmico com o meu nome, que vc receberá várias indicações 😉
Rafaela amei suas aulas, quero me aprofundar mas no assunto .
Conte comigo para isso.