Como os Psicólogos lidam com pacientes religiosos? | Acidamente

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 100

  • @liviamelo6627
    @liviamelo6627 3 ปีที่แล้ว +21

    Sou Cristã Católica , fiz terapia e minha psicóloga super entendia a minha fé , nunca me senti envergonhada ou menos Cristã . Tanto que farei psicologia .

  • @michellytostes6982
    @michellytostes6982 ปีที่แล้ว +2

    Gostei do que vc falou sou Michelly estou cursando o 2⁰anos de psicologia, estamos tendo essa disciplina Psicologia e espiritualidade. Vc me ajudou muito obrigada!

  • @sergipana1113
    @sergipana1113 ปีที่แล้ว +5

    E quando o Psicólogo é Super Religioso ? É o que mais tem . Faça um Vídeo sobre Isso !!!

    • @lucascp555
      @lucascp555 ปีที่แล้ว

      Nesse caso , estará infringindo a ética profissional!

  • @fabriciopereira331
    @fabriciopereira331 4 ปีที่แล้ว +5

    Extraordinário, Ana! Obrigado pelos esclarecimentos. Super válido.

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +1

      Obrigada pela presença, Fabrício!

    • @fabriciopereira331
      @fabriciopereira331 4 ปีที่แล้ว

      @@acidamente imagina, Ana. Te admiro muito! 💛

  • @lyanamedeiros9930
    @lyanamedeiros9930 3 ปีที่แล้ว +8

    Ana, minha psicóloga deixou transparecer a religião dela na última sessão. Foi um ato falho, que logo ela se corrigiu dizendo "mas também não sei, é uma suposição". Mas eu adorei, porque eu sou muito mente aberta pra religiões que não sejam o cristianismo e isso me fez admirá-la ainda mais. Mas eu entendo que nem todo mundo enxerga da mesma forma. Eu percebi que ela buscou um pouco de conforto pra minha situação, que não é muito típica, na religião dela. Então eu corroborei com a visão dela e ela ficou mais confortável, e encontramos um entendimento. Afinal, religiões são milenares, e a gente pode encontrar ensinamentos nelas também. Mas ela em nenhum momento tentou me induzir, foi somente uma metáfora.

    • @acidamente
      @acidamente  3 ปีที่แล้ว

      Obrigada pela participação!

    • @juniamendesmendes1385
      @juniamendesmendes1385 ปีที่แล้ว

      Eu sou espírita,minha companheira tinha falecido na época aí eu falei pra ela que tinha fé que um dia eu iria encontrá-la,que eu acreditava que ela não tinha morrido espiritualmente aí ela ela falou pra mim que se eu continuasse acreditando que ela não tinha morrido que eu poderia ter um surto,achei errado ela falar isso,porque achei que ela quis desmerecer a minha fé e o que me faz estar de pé é a minha crença o que vc acha

  • @pazeluznamaste4335
    @pazeluznamaste4335 4 ปีที่แล้ว +8

    Olá, Ana Paula! Muito importante esse canal. Aqui esclareço muitas dúvidas como paciente que me ajudam até mesmo na evolução da psicoterapia.
    Gostaria de saber sobre como ficaria o acolhimento do paciente caso o psicólogo chegue a óbito? É algo comum de se acontecer? Gosto muito da minha Terapeuta e ela já me disse que será sempre a minha psicóloga e não me abandonará . Gratidão por nos ajudar!!!

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +3

      Que ótimo receber esse retorno seu. Obrigada demais!
      Sobre a sua questão, isso realmente é algo interessante de se pensar. Se for um profissional que atenda por uma empresa, por exemplo, certamente algum responsável entrará em contato para avisar e verificar as possibilidades de encaminhamento. Se for um atendimento particular, normalmente o profissional avisa caso estiver doente e um familiar ou amigo pode ir dando informações, mas em situações repentinas, eu realmente não consigo te dizer com certeza a melhor condução.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +2

      @@acidamente E como o psicólogo reage se o paciente entrar em óbito? Seja por doença ou uma morte repentina como num acidente ou suicídio. O psicólogo sente algo? O que acontece com os relatórios que os psicólogos fazem?

  • @guiabsbdf
    @guiabsbdf 4 หลายเดือนก่อน

    Eu sou apaixonada por esse canal.

  • @niqueschulz
    @niqueschulz 4 ปีที่แล้ว +5

    Hoje, assistindo ao seu canal, vejo que minha última tentativa com a psicologia estava fadada ao fracasso desde o início... Eu deixei passar todos os sinais da falta de ética da "profissional" que eu contratei pra me ajudar, e que acabou só causando mais um grande trauma na minha vida.

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +5

      Sinto muito em saber disso, Monique. Infelizmente a Psicologia também oferece profissionais de qualidade questionável.

    • @lucascp555
      @lucascp555 ปีที่แล้ว

      Se essa psicóloga estava desviando-se do tratamento , para lhe impor doutrinação religiosa , deveria ser denunciada no Conselho Profissional! Isso fere a Ética Profissional! Isso é conduta de uma fanática, sem qualquer noção de limites! Clássico comportamento desses evangélicos!

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    Tive uma última que falou sobre ´´Xangô, o deus da Justiça, acontece muitos imposições de religiões´´, não apenas os Psicólogos Evangélicos.

  • @erikaalbuquerque6689
    @erikaalbuquerque6689 3 ปีที่แล้ว +11

    Tem uma galera aqui nos comentários super desrespeitosa, partidária, achando que sabe o que é melhor pra todo mundo, ditando o quão "prejudicial é a fé DOS OUTROS", citando casos extremos e mascarando a sua narrativa velada de uma preocupação falsa com o próximo, determinando que "se é TJ já tem que ser internado", que "tem que generalizar sim". Além de falas de comentários preconceituosos e de conhecimento religioso raso.
    Recomendo querido moço, que repense suas atitudes, pq aparentemente, para o senhor, qualquer um que não se encaixe em sua base de pensamento é "louco, sem noção"...ou qlqr outra coisa que vc tenha dito. E isso sim, te direciona a um pensamento rígido grotesco, revoltoso, ditador e perigoso.

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    Os Padres Paulo Ricardo e o Padre José Eduardo é as (Pró - Vidas), como a Professora Fernanda Takitani (IPCO), lutam contra essa dialética, sendo que existe o progressismo do outro lado como nos cursos de Sociologia da USP SP e os cursos de Humanas da UFRJ RJ.

  • @lobofelipelobo
    @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +8

    Falando em psicólogo e religião, o Silas Malafaia com as ideias que tem é psicólogo. Alguém já imaginou ser atendido pelo Silas? Tem também uma terapeuta quântica que diz que o psicólogo recomendou que ela fosse tomar o chá do daime.

    • @Vania-uu8my
      @Vania-uu8my 4 ปีที่แล้ว +8

      Silas Malafaia? Tô fora!
      Essa outra situação aí, totalmente anti-ético recomendar a pessoa a tomar o Santo Daime.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +2

      @@Vania-uu8my Sei que é fora do assunto, mas deveria existir nas faculdades um certo crivo não somente intelectual, mas também do caráter do vestibulando, pois dar conhecimento a alguém de má índole e vai usar o que aprendeu para fins escusos, fará um mal muito maior do que qualquer trombadinha.

    • @Vania-uu8my
      @Vania-uu8my 4 ปีที่แล้ว +1

      @@lobofelipelobo sim, tbm acho. Justamente, o que o Silas faz, usa do respaldo de ser Psicólogo para ter autoridade nos seus cultos e afins. Confesso que qdo eu estava procurando um Psicólogo para iniciar minha terapia, procurava saber a religião desse profissional. Se eu notava que enaltecia muitos trechos bíblicos no perfil, já descartava. 😂😂 Posso ter generalizado? Sim. Mas prefiro um profissional mais discreto nesses assuntos.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +3

      @@Vania-uu8my esses dias descartei uma por ter várias fotos com armas.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Vania-uu8my tem um terapeuta famíliar num país do golfo que ensina como bater na esposa, mas não se forma aleatória, mas por razões específicas, como se ela se tornar rebelde demais e tá de boa bater, desde que não quebre os ossos e nem cause ferimentos em partes visíveis do corpo, aí ele mostrou vários bastões e pedaços de pau usados para bater na mulher em cada ocasião deve ser usado.

  • @christopherharrys5729
    @christopherharrys5729 4 ปีที่แล้ว +11

    Sou religioso e se eu estivesse com demônio, Deus já teria expulsado esse demônio, mas o que tenho é problemas Emocionais devido a traumas, e traumas só psicoterapia pra resolver.

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +3

      Faz sentido, Christopher!

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    Muitos Psicólogos gostam de impor suas vontades e desejos para o paciente, acredito que conversar isso, de maneira direta, sem rodeio, sem medo, pode ajudar o profissional a perceber os seus erros, achismos, o profissional de Psicologia não deve jamais mentir, usar de questões sexu@is, dentro do consultório, seja na sala de espera, seja no próprio atendimento, nunca jamais, desmerecer a dor do paciente, minimizar a dor do paciente, tratar com ´´desdém´´ isso e passado, já aconteceu, faz muitos anos, você está aqui, a vida está la fora, na verdade o paciente está na parte ´´frágil´´ da relação e o Psicologo está na parte mais ´´forte´´ da relação, portanto e uma troca, sem mentiras, falsas promessa, usar do lúdico ou do ´´Teatro´´ ou enganar o paciente ou algo do tipo.

  • @samiraalmeida4372
    @samiraalmeida4372 ปีที่แล้ว

    Por isto qiando levo para a psiquiterapia minhas angustia ds minha parte espiritual por me sentir perdida ,mais sentir falta e nao sabe que direcao tomar ou o qie fazer pra resgatar a fe ,ela fica neutra,ou tipo nao tenho uma resposta ,achei que a psicoterspia me ajudaria nesta parte tb

  • @sheilameireles2179
    @sheilameireles2179 3 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns por sua ética 🌻

  • @julianaklatte2004
    @julianaklatte2004 2 ปีที่แล้ว +3

    A minha pscologa eu perguntei se tinha filhos era casada e qual idade..ela pergunto e importante saber disso??? Falei sim..nao quero me sentir falando com um estranho. Kkkk ai ela respondeu..mas achei q ela nao gostou..kkkk

    • @lyrs_
      @lyrs_ ปีที่แล้ว +1

      Foi invasivo mesmo, foi errado ao meu ver. Se você tem questões relacionado a filhos e casamento e perguntou porque queria ter uma ctz que ela te entenderia, isso não faz sentido, porque se fossemos pensar assim, só poderíamos nos consultar com psicólogos que passassem o mesmo que a gente.

  • @mariaclane
    @mariaclane 3 ปีที่แล้ว +5

    Eu tive uma consulta com psicologo que me perguntava de forma insistente se eu acreditava en Deus. Nossa eu não queria responder.

    • @acidamente
      @acidamente  3 ปีที่แล้ว +4

      Essa pergunta pode ser problemática mesmo, dependendo do paciente e da condução do profissional.

    • @Vania-uu8my
      @Vania-uu8my 3 ปีที่แล้ว +3

      Você estava numa consulta psicológica ou numa igreja? Que atitude anti-profissional!

  • @luanarykaynne9532
    @luanarykaynne9532 4 ปีที่แล้ว +2

    Legal! Achei muito esclarecedor :)

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +1

      Agradeço por você ter deixado seu apoio, Luanary!

  • @alanasantana7246
    @alanasantana7246 ปีที่แล้ว

    Os comentários dos inscritos são extenuantemente ridículos. Não existe psicólogo "evangélico", " budista", "ateu", ou "católico". Claro que muitas pessoas acabam misturando suas crenças diante do paciente, mas as coisas não são assim. Eu sou católica praticante, já estive com profissional que sua crença era agnóstica, evangélica e até atéia. A que estou agora suspeito que seja espírita. E no trabalho dentro do consultório essas coisas nunca afetaram meu processo ( em que a pessoa cria fora dali ). Eu tenho minha fé, mas atendo , falo, escuto com respeito, paciente evangélico, de matriz africana, lgbtqiapn+ , e não tenho problema com isso. Uma pessoa ter uma religião intrínseca hoje, parece uma ofensa a quem não "vive" tão fortemente, definidamente. E às pontuações da Ana, parabéns!

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    Uma vez o Pastor Batista falou que se você falar que ´´Deus fez ______ e a ______´´, ou que existe apenas 2 (dois) gêneros, você e convidado a se retirar da sala do Curso de Psicologia, realmente e muito difícil, enfim, tempos modernos´´.

  • @jeanmichelsouza7960
    @jeanmichelsouza7960 2 ปีที่แล้ว +1

    Caramba eu tenho muito essa dúvida,eu procuro uma psicologa q não seja nem cristã nem hétero,pra conseguir entender meus problemas

  • @Mayssa_C_Lima
    @Mayssa_C_Lima ปีที่แล้ว

    Excelente 😊

  • @sergipana1113
    @sergipana1113 2 ปีที่แล้ว +3

    Faça um Vídeo sobre Psicólogos Evangélicos. Já fui para uma Psicóloga Evangélica e não gostei pq ela era super fanática Evangélica.

    • @biaa.2134
      @biaa.2134 ปีที่แล้ว

      Eu sou atéia e quando soube que a mimha psicóloga era evangélica eu quase desisti do tratamento com ela. Continuei, mas sempre me incomodou saber da crença dela....

  • @carlanayane7081
    @carlanayane7081 4 ปีที่แล้ว

    Ana aquele ditado quem vive de passado é museu é verdade? Por favor responde essa minha mensagem se possível hj ainda. Obg. Carla Nayane.

  • @erikaalbuquerque6689
    @erikaalbuquerque6689 3 ปีที่แล้ว +3

    Infelizmente a quantidade de terapeutas que tentam impor um tipo de pensamento de que ele "ñ deve ou deve" algo em relação a sua própria fé é absurda. Acredito que deixei uns dois ou três psis, por ter esse problema. O primeiro inclusive, chegou a me dizer que a minha crença em Deus "ñ deveria ser a minha prioridade" e era o que me limitava. Com essas exatas palavras.
    Hoje tenho uma psi maravilhosa, que respeita meu espaço e crenças, e acolhe o que penso entendendo o funcionamento e me incentiva a refletir sobre minhas conclusões.

    • @jessicananda9613
      @jessicananda9613 3 ปีที่แล้ว +1

      eu tenho toc religioso e minha psicologa ficava me perguntando o que de tão horrivel aconteceria se meu pensamento fosse verdade.. tipo: "o que aconteceria de tão horrivel se você não lavar a mao e pegar uma doença?" é uma coisa... "o que de tão horrivel aconteceria se irreversívelmente Deus se afastasse de voce?" é outra completamente diferente... nem sabia o que responder.. foi muito estranho

  • @alexandreandrade3507
    @alexandreandrade3507 ปีที่แล้ว

    🙄......sei

  • @carlanayane7081
    @carlanayane7081 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo! Carla Nayane.

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    A muitos anos atrás uma Psicologa ateia não se sentiu muito bem, me recomendou uma outra Psicologa sem me falar sobre isso, muitos não gostam já que acham que você ´´esquizofrênico´´, acredita em um ´´deus´´ imaginário.

  • @mayaneramos9477
    @mayaneramos9477 7 หลายเดือนก่อน

    Nossa deve ser difícil pra o psicólogo ser neutro em alguma situação.

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    Não concordo com relação ao Ensino sexu@l nas Escolas Públicas para jovens de 12 (doze) a 13 (treze) anos, distribuição de preservativos, Filmes ´´educativos´´ ou cartinhas, por isso que e importante mesmo continuar esse trabalho de Psicólogos, Pedagogos e Juristas, uma tarefa árdua.

  • @lobofelipelobo
    @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +2

    Mas o que fazer se as convicções religiosas do paciente forem potencialmente perigosas para a sociedade e a si mesmo? Basta ver aquele rapaz que decaptou um professor na França, será que poderíamos ter evitado isso se ele tivesse sido tratado?

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +6

      Independente da motivação, se for religiosa ou não, o Psicólogo tem a prerrogativa de quebrar o sigilo profissional a fim de proteger o paciente ou outras pessoas. Isso depende muito do caso e da condução do profissional.
      Não posso afirmar de forma contundente que poderia ser evitado.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว

      @@acidamente Digo isso, pois também há outros motivos, como a falta de apoio. Esse rapaz era um estrangeiro que provavelmente não falava o idioma direito e estava totalmente sozinho num lugar distante e a única rede de apoio que acaba tendo, é a religião e por tabela alvo fácil para cometer tais atos, que é o que parece ter acontecido.

  • @silassilvaferreira
    @silassilvaferreira ปีที่แล้ว

    Hoje estamos em guerra no âmbito da cultura guerra "woke".

  • @fabiolamadonnabelgenesis3816
    @fabiolamadonnabelgenesis3816 2 ปีที่แล้ว +1

    O IMPORTANTE É SABER QUE ROMA 🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦É SOBERANA. SABRADA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA 🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦🇻🇦ONTEM,HOJE E SEMPRE .

  • @ana-silva
    @ana-silva 2 ปีที่แล้ว

    👍👍👍

  • @julianaklatte2004
    @julianaklatte2004 2 ปีที่แล้ว

    Eu ja cheguei na terapia falando sobre religião..e sexo estupro..meus assuntos sao pesados..ela nunca me induziu a nada...

  • @DanielOliveira-wp2wh
    @DanielOliveira-wp2wh 9 หลายเดือนก่อน

    Como paciente, discordo...
    Primeiro, parabéns pelo trabalho, pelo canal e pelo tato em todo assunto tratado.
    Respeitosamente, em relação ao terapeuta não responder sobre sua religiosidade ou falta dela, eu quero pontuar uma divergência.
    As religiões ou a falta delas são um modo de olhar o mundo. São uma cosmovisão que implica valores e tomada de decisão. Aquilo que cremos ou não cremos faz com que cada um de nós atribua juízo sobre a vida a e existência humana.
    É legítimo o paciente perguntar ao terapeuta qual a sua visão de mundo uma vez que haverá troca.
    Ainda que a psicoterapia seja mediada por metodologia própria conferindo certa neutralidade com vistas ao não julgamento por parte do terapeuta, existe o fenômeno da contratransferência. O terapeuta não está imune ao paciente.
    Acredito que seria mais ético o terapeuta entender que é um ser humano e como tal, vai falhar em certa medida. Ainda que tente entrar no mundo do paciente para contribuir ou guiar uma reflexão isenta, é certo que o terapeuta trará contribuições e sua visão de mundo estará presente.
    Não é necessário nem mesmo falarmos em religião. Podemos perceber a influência da cosmovisão do terapeuta até mesmo olhando seu posicionamento político.
    Um psicanalista clássico por exemplo, enxerga o ser humano de um modo. O terapeuta comportamental tem outra antropologia. E tudo isso estará presente na terapia de um e de outro.
    Acredito que o paciente religioso deve buscar um terapeuta que busque ser isento mas que não seja avesso à cosmovisão religiosa do paciente.
    Apenas um adendo final dirigido aos pacientes: Quando buscamos terapia, não estamos buscando conselho religioso. Busque isso no líder de sua religião. Se seu terapeuta aplica técnicas religiosas, ele é um mau terapeuta e você pode sair machucado dessa terapia.
    Mas se seu terapeuta é profissional e comunga da sua religião ou não é avesso a ela, isso pode ser positivo uma vez que ele estará menos propenso a trazer uma contribuição beligerante ainda que sem intenção.
    Espero ter contribuído.
    Abraço a todos!😊

  • @MrJianluzio
    @MrJianluzio ปีที่แล้ว

    pior sao as psicologas que acreditam em astrologia rsrsrs. como paciente, gostaria de uma psicologa inteligente, que aparenta ser pelo menos

  • @josehumbertodasilva2037
    @josehumbertodasilva2037 4 ปีที่แล้ว

    Qual sua religião?.

  • @julianaklatte2004
    @julianaklatte2004 2 ปีที่แล้ว

    Discordo de vc em partes..eu descobri fora do ambiente que a minha é evangélica e isso pra mim foi um balde de agua fria....me senti mal mesmo sabendo que nao tem nada a ve...eu fiquei muito mal ..cheguei a penssa em troca de terapeuta pois nao queria contato algum com pessoas de igreja..ainda dizia nao gosto de pacologa de igreja.....foi dificil...

  • @vivificar
    @vivificar 4 ปีที่แล้ว

    Se o paciente for Testemunha de Jeová é importante que ele saiba qual a religião da psicologa, porque caso você seja também Testemunha de Jeová e ele falar sobre algo que fez que seja considerado como pecado grave, como por exemplo uma traição conjugal, você embora psicologa, se for TJ tem que comunicar aos anciãos da congregação, essa é a doutrinação deles, caso você queira seguir a sua ética, se a história chegar aos ouvidos dos anciães, ele pode vir a ser excluído da igreja e você por não ter comunicado aos anciães, também poderá ser desassociada da religião e perderá todos os seu amigos que nem mesmo poderão te cumprimentar nem ir a sua casa. Isso acontece em outras religiões também.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +4

      Se o cara já é TJ é motivo suficiente para internação, já que em casos como esse nem da pra recorrer a família.

    • @Vania-uu8my
      @Vania-uu8my 4 ปีที่แล้ว +11

      Então, essa Psicóloga que mude de profissão. Se não respeita o paciente, mistura suas crenças religiosas nos atendimentos, está na profissão errada. Em tempo: conheço como é o sistema das TJs.

    • @julianaklatte2004
      @julianaklatte2004 2 ปีที่แล้ว +1

      Ela nao tem q fala nada..a profissão dela nao deve se mistudado ao paciente..nada ve

    • @eglezinharodrigues5758
      @eglezinharodrigues5758 2 ปีที่แล้ว

      @@lobofelipelobo se precisar de transfusão de sangue, é melhor já internar no paliativo.

  • @ericaferreira8199
    @ericaferreira8199 4 ปีที่แล้ว +2

    Ana, nunca vi um vídeo seu com tantos comentários preconceituosos, o que aconteceu?
    Apesar de não ser mais minoria mas o preconceito ainda é grande não?!

    • @acidamente
      @acidamente  4 ปีที่แล้ว +4

      Oi Erica!
      Você está falando dos comentários que eu fiz ou dos inscritos?
      Temas polêmicos geram comentários acalorados. Eu sempre peço por parcimônia dos inscritos.

    • @ericaferreira8199
      @ericaferreira8199 4 ปีที่แล้ว +1

      @@acidamente seus não, mas se sentiram bem á vontade para tal, tenho seguido a um tempo o canal e ainda não tinha percebido preconceito nos comentários dos inscritos.

  • @vivificar
    @vivificar 4 ปีที่แล้ว

    A descriminalização existe porque os evangélicos acreditam que tudo que precisam para estarem emocionalmente equilibrados e felizes, está na bíblia e como psicologia e fundamentada em teorias de pessoas, e que as vezes podem ser até pagãos, alguns se sentem como se fosse pedir orientação para a sua vida, ao paganismo ou a Jezabel, o que seria contraditório para sua consciência. Eu acho que quando se trata de pessoas muito religiosas, seria mais fácil, caso necessário a ajuda terapêutica de um psiquiatra, pois o embasamento dele é mais cientifico do que conceitual, assim o psiquiatra vai procurar a causa em um desiquilíbrio químico ou alguma causa física que possa esta levando a um comprometimento emocional e não no estilo de vida do paciente, já que para ele é perfeito pois vem da orientação de Deus que está na bíblia.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +4

      O crente é o paciente mais problemático, pois pra eles os problemas emocionais são coisas do capeta e veem o mundo de forma maniqueísta. Agora se tu usar isso como parâmetro, a própria Universal já diz abertamente que psicólogo para pouco serve, pois é um problema espiritual e mandam o indivíduo a jogar os remédios fora. Aliás, lá, pras meninas que vão casar com pastores, eles têm a pachorra de mandar a menina a um ginecologista para verificar se a moça é virgem, além do racismo, obviamente. Eu não sei como o CRM e o CRP não vão dar uma prensa nessa gente, pois parece que tem medo. O psiquiatra é pior ainda, pois ainda dizem que o profissional o condenou e medicamentos seriam meios de manipulação da mente e pra quem acha que é mentira é só procurar nos vídeos de exorcismo na internet. Se for espírita, basta dizer que é carma. Para o crente é pior, pois o cara pode ir ao inferno a qualquer deslize, seja por não dar o dízimo ou por olhar a bunda de uma mulher. Daí eu não duvido que a maioria dos internados em manicômios sejam crentes.

    • @vivificar
      @vivificar 4 ปีที่แล้ว +3

      @@lobofelipelobo Tem fundamento, mas não é saudável generalizar, pode levar a gente para o radicalismo.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +2

      @@vivificar tem que generalizar, existe sim um padrão, mas que muda somente algumas nuances. É o mesmo do que dizer que fumar não faz mal porque a vovozinha fuma há 90 anos e está viva, logo o cigarro não traz riscos.

    • @lobofelipelobo
      @lobofelipelobo 4 ปีที่แล้ว +1

      @@vivificar se pesquisar, onde há mais internados e manicômios e presidiários são crentes, tal como a maioria dos favelados e dos menos escolarizados. Além do mais estimulam as pessoas não estudarem e nem procurar ajuda médica, até porque o dinheiro gasto poderia ser dado pro dízimo. E os tais cultos e exorcismos são antes de tudo uma válvula de escape para suas vidas miseráveis e fazer parte de um grupo.

    • @vivificar
      @vivificar 4 ปีที่แล้ว

      @@lobofelipelobo Felipe Lobo, você é suspeito para criticar evangélicos, na história bíblica, o lobo sempre persegue as ovelhas.

  • @sergipana1113
    @sergipana1113 2 ปีที่แล้ว +6

    Faça um Vídeo sobre Psicólogos Evangélicos. Já fui para uma Psicóloga Evangélica e não gostei pq ela era super fanática Evangélica.