Olá Carolina, tudo bem? É contabilizado diretamente para Despesas Comerciais, no resultado. Se vendeu 100% e ainda tinha valores para ser depreciado, manda 100% para o resultado do valor residual que está no ativo. Tem uma aula exclusiva do estande de vendas aqui no canal!! Sucesso! Abraços
@@carolinadepaula4459 obrigado Carolina. Se tiver Instagram e quiser me acompanhar por lá, diariamente eu tiro dúvidas da turma por lá... @Contador_felippeoliveira... um abraço
Veja na playlist do canal. Aula sobre a FIT. Aproveite que logo vou tirar do canal... e deixar apenas dentro da minha mentoria, que abre novas vagas amanhã. Se tiver interesse, veja maiores detalhes pelo meu Instagram. Um abraço
O faturamento POC prevê a apropriação de receita a partir das medições de obra. Qual o impacto da inflação das matérias primas na curva de faturamento? Digamos que um empreendimento havia sido orçado em 100.000 reais na contratação do financiamento com o banco, porém ao longo da obra esse custo foi reajustado para 150.000. De quanto em quanto tempo e como ocorre a atualização desse valor com o banco? Qual o impacto disso no meu POC?
Todo e qualquer empreendimento precisa ter seu custo a incorrer atualizado, em regra pelo INCC. A incidência quem define é a controladoria de cada empresa. Quando eu era controller, atualizava a cada 3 meses, pois o meu fechamento era trimestral. Com relação ao impacto no POC, como vc está atualizando o custo orçado, o seu percentual de obra é reajustado diretamente. Fazendo com que o POC não seja "acelerado" se olhar o custo orçado inicial da operação.
Muito bom dia a todos! Uma dúvida: e se a minha receita societária for menor que a receita fiscal? Como devo proceder em relação aos lançamentos, ao raciocínio? Estou agarrada nisso ! Alguém pode me ajudar?
Olá Ranieri, como vai? Sou proprietário da Elenchos Inteligência Contábil… e posso te ajudar com isso. Por gentileza me envie uma msg no meu instagram @contador_felippeoliveira. E lá te encaminho meu contato pessoal para falarmos melhor e entender a sua necessidade. Um abraço.
Excelente Cosme, obrigado pelo feedback. Tem muito mais desse universo da incorporacao imobiliaria. Rsss... Aproveitando...Me procura no Instagram e me adiciona se quiser... tenho interagido com os colegas de classe por la através dos stories! Contador_felippeoliveira... abracos
Isso mesmo Pedro. Vc captura os aumentos dos custos, aplicando os índices de correções, tais como INCC e CUB, sobre o custo a incorrer do empreendimento. Grande abraço.
Ei, amigo, só uma dúvida... Esse POC é quando a empresa primeiro vende para depois começar a construir néhh? Quando a empresa primeiro constrói para depois vender não há que se falar em receita e custo na DRE através do POC pois todo os gastos da obra vai sendo alocado no estoque que só depois de vender que se evidencia o custo e a receita de venda. Digo isso pois a Tecnisa antes da crise da Dilma estava com o estoque lá em cima e com o endividamento lá em cima também, indicando que estava construindo as obras na base do empréstimo e não através das vendas. O que acontece é que a crise da dilma chegou e pegou a empresa de supetão com o nível de estoque lá em cima, não é preciso ser gênio para saber que na crise os imóveis se desvalorizam, daí que aquele monte de estoque se tornaram uma bomba até porque a empresa estava sem capital de giro e precisou vender os estoques quase pelo valor do custo para recompor o caixa, as ações caíram e ferrou tudo, hoje a tecnisa está se recuperando e um diretor financeiro falou a respeito do POC, mas aí é aquela história, POC só funciona se e empresa primeiro vender pra depois construir, se primeiro construir e montar um monte de estoque vai voltar à mesma política de antes.
Fala meu caro. Exatamente. O POC é utilizado para as Incorporadoras. Que vendem um "sonho", pois as vendas acontecem apenas no lançamento e esse sonho é entregue aos poucos. Por isso o POC é a medida certa do reconhecimento da receita de venda ao longo dessa jornada de construção. Quando a empresa primeiro constrói e depois vende, não temos a figura do POC. Sobre seu relato, a Tecnisa não foi a única que sofreu com isso. Temos até o caso da PDG que decretou falência. No exemplo que você deu, identifico dois problemas aí. A venda a preço de custo ou até mais barato e com isso, gera o segundo problema que é o impairment deste estoque. Ou seja, trazer o estoque a AVJ é um impacto gigante nas Dfs. Espero ter te ajudado. Abs.
@@contadorfelippeoliveira5172 Super legal, as demonstrações contábeis são a voz das empresas conversando com os investidores e demais usuários. Investi todos os meus recursos na tecnisa, todo dinheiro que eu tinha juntado, pois apesar da empresa ter apresentado prejuízo ao longo dos últimos 5 anos ela voltou a fazer lançamento, ou seja, de acordo com a contabilidade pelo POC prevejo que o lucro vai voltar a se evidenciar no balanço daqui pra frente a medida que constrói os novos lançamentos, daí que as ações que estão lááá em baixo vão subir, as ações estão em baixa pois o público geral não tem conhecimento do POC, se tudo der certo prevejo que em 2 ou 3 anos vou ver pela primeira vez meu primeiro milhão, graças ao conhecimento da contabilidade.
Grande Sidnei Melchior, primeiro me desculpe a demora em responder, estava de férias fora do Brasil, com acesso limitado ao TH-cam, quando a sua dúvida, estou com um material fresco produzido antes da minha viagem, vou gravar e publicar o conteúdo aqui... mantenha o sinal da notificação ligado no canal que vc vai ter acesso ao conteúdo na hora da publicação! Segura mais um pouco. Abs
Ótimo vídeo, explicação perfeita mas tenho uma dúvida...como fica o Speed sendo que na contabilidade reconheci uma receita maior do que recebido e tributado?? Aguardo.
Oi Larissa, como vai? Obrigado pelo feedback. Quanto ao Speed, é super tranquilo. Na ECF se a empresa é optante pelo RET, na ficha P300 código 16 você vai especificar o valor devido do imposto a pagar. Se for lucro presumido, você precisará fazer um ajuste: ficha P200 código 4, vc vai colocar a receita bruta societária (POC). Em seguida você vai colocar no código 15 o ajuste para se chegar na base fiscal (RECEBIMENTO) daquele trimestre. O imposto a pagar será o mesmo que foi oferecido para tributação no empreendimento. Espero ter ajudado. Abraços.
Parabéns pelos vídeos, gostei bastante do canal. Não sou contador mas queria entender um pouco mais sobre balanços de incorporação, me ajudou muito pela simplicidade que vc tem para explicar os conceitos. Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Ótima explanação Felipe, parabéns! Me tira uma dúvida, porque não posso contabilizar o total do contrato e usar contas no passivo de receita e custo diferido?
Obrigado meu caro. Pq essa prática era a lei fiscal de mandava. Atualmente precisamos respeitar o que diz a norma contábil, o CPC 47 para ser mais preciso. Grande abraço meu caro!
Boa Tarde Felippe. Você mencionou que o valor da receita a ser contabilizado e o valor de clientes a receber é somente 50% do total do contrato, neste caso o correspondente a evolução da Obra. Certo e se o cliente pagar o contrato à vista? Ou seja, se ela quitar o R$ 400.000,00 no ato? Como fica a contabilização?
Boa tarde Jéssica. Como vai? Olha, vc não é a primeira pessoa a me perguntar isso, farei um video sobre esse tema... mas para te adiantar, a diferença deve ser contabilizada no passivo, como adiantamento de clientes.
Muuuuuito boa a aula, Prof. Felipe. Estou desempregado e tb sou Bacharel em Ciências Contábeis. Vou assistir todas as suas aulas, porque aqui em Minas, várias pequenas incorporadoras se confundem com construtoras. Utilizam o ERP UAU. Mas não aplicam o POC neste sistema. Por isso preciso ficar fera na contabilidade de incorporação/construção para arrumar um emprego nesta área. Já trabalhei numa pequena construtora/incorporadora aqui em Minas, mas ninguém tinha o controle ou sabia aplicar de forma correta estes princípios que o Sr. citou.
Excelente Afonso. É isso aí meu caro. Quando vc dominar toda a rotina da contabilidade da incorporação, mais do que ser empregado, vc poderá gerar empregos. Pense nisso! Busque isso. Se especialize. Procura meu Instagram Contador_felippeoliveira... Coloco dicas diárias sobre o tema! Sucesso meu caro!
Parabéns Felippe pela ótima explicação e pela troca de conhecimento com os demais colegas de profissão. Agora, só uma pergunta. Como fica o POC quando o Custo Incorrido é maior que o Custo Orçado? Qual o tratamento devo dar? Obrigada e sucesso no Canal!
Oi Flávia, obrigado por seu feedback, bacana recebe-lo. Quanto a sua dúvida, nesse caso não existe custo incorrido "maior" que o custo orçado. Provavelmente o custo orçado não deve ter sido atualizado durante a obra, gerando a diferença que vc apontou. Quando isso ocorre vc precisa ajustar o custo orçado com o mesmo valor do custo incorrido, ou seja, deverão ser iguais. Pois não existe POC mais de 100%. Resumindo, não existe custo incorrido superior ao custo orçado. Espero ter ajudado! Grande abraço!
Erick, obrigado pelo feedback meu caro. Muitas pessoas estão me pedindo isso cara... E eu já estou preparando um curso, do mais absoluto zero, o passo a passo de toda contabilidade da Incorporação Imobiliária... Vai acompanhando! Baixe o e-book, que com o seu email vc vai saber quando será o lançamento do curso!! Grande abraço meu caro!!
Erick, boa tarde meu caro. Se ainda estiver interessado em um curso, no final de dezembro lancei minha mentoria sobre o assunto... se precisar de maiores informações me manda um ok por aqui para falarmos. Abraços.
Boa noite Felipe....excelente seus vídeos. Muito instrutivo e didático. Me diz uma coisa, se eu calculei o custo orçado errado. Ou muito alto ou muito baixo. Como faço para acertar o POC no final do empreendimento? Ou posso fazer tão logo observe a diferença? Obrigada
Trabalho com contabilidade de loteadora de terrenos, é POC Societário na veia!!! Ganhou mais um inscrito (futuro parceiro de negócios, talvez? kkkkkkkkkk)
Fiquei na dúvida Felippe, no caso da venda de R$400.000,00 (contrato), você está levando para a tributação R$200.000,00 sem receber este valor do cliente? Se for sim. Então a empresa vai desembolsar caixa para pagar os impostos antes do recebimento. Fico no aguardo!
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo vídeo! O POC só é calculado após vender uma unidade da Incorporação? Outra dúvida, se a venda foi realizada porém o cliente pagou apenas 10% de entrada, o POC seria calculado sobre o valor do contrato ou sobre os 10% recebidos?
Fala André, tudo bem meu caro? O POC só é calculado quando a venda é realizada. E sempre calculado sobre o valor de contrato e nunca sobre o valor recebido. Se ainda não me segue no Instagram, é só seguir @contador_felippeoliveira... fica mais fácil para eu responder esse tipo de dúvida... abraços meu caro!
Muito bom!! 👏🏻👏🏻
Olá, vc dá curso de contab soc?
Olá Esther… dou sim… entre no meu perfil do instagram… lá tem o link do curso. contador_felippeoliveira
O poc continua mesmo após o cpc47 ?
Opa, com certeza. E ainda por cima veio com um nome mais bonito: Performance ao Longo do Tempo. Absss
Show! ótima didática, muito grata pelo ensino.
Olá! Gostaria de saber como é contabilizado o stand de vendas e o apartamento modelos após terem encerrado as vendas? Obgda
Olá Carolina, tudo bem?
É contabilizado diretamente para Despesas Comerciais, no resultado. Se vendeu 100% e ainda tinha valores para ser depreciado, manda 100% para o resultado do valor residual que está no ativo.
Tem uma aula exclusiva do estande de vendas aqui no canal!!
Sucesso! Abraços
@@contadorfelippeoliveira5172 Obgda!! Eu vi sua aula, mas ficou faltando só este item para eu entender. Ganhou uma seguidora.
@@carolinadepaula4459 obrigado Carolina. Se tiver Instagram e quiser me acompanhar por lá, diariamente eu tiro dúvidas da turma por lá... @Contador_felippeoliveira... um abraço
Qual o link da vídeo-aula sobre o reconhecimento do estoque ?
Veja na playlist do canal. Aula sobre a FIT. Aproveite que logo vou tirar do canal... e deixar apenas dentro da minha mentoria, que abre novas vagas amanhã. Se tiver interesse, veja maiores detalhes pelo meu Instagram. Um abraço
Felipe voce pode fornecer a norma contábil? Excelente conteúdo irá me ajudar bastante.
Claro, leia o CPC 47 - Reconhecimento de Contrato de Longo Prazo e leia tbm a Orientação do CPC 01.
O faturamento POC prevê a apropriação de receita a partir das medições de obra. Qual o impacto da inflação das matérias primas na curva de faturamento? Digamos que um empreendimento havia sido orçado em 100.000 reais na contratação do financiamento com o banco, porém ao longo da obra esse custo foi reajustado para 150.000. De quanto em quanto tempo e como ocorre a atualização desse valor com o banco? Qual o impacto disso no meu POC?
Todo e qualquer empreendimento precisa ter seu custo a incorrer atualizado, em regra pelo INCC. A incidência quem define é a controladoria de cada empresa. Quando eu era controller, atualizava a cada 3 meses, pois o meu fechamento era trimestral. Com relação ao impacto no POC, como vc está atualizando o custo orçado, o seu percentual de obra é reajustado diretamente. Fazendo com que o POC não seja "acelerado" se olhar o custo orçado inicial da operação.
@@contadorfelippeoliveira5172 Perfeito, valeu!
Aula top, estou entrando nessa área agora e abriu muito minha mente essa aula...muito obrigado Professor...👍👍👏👏👏
Que bom Flavio que consegui contribuir. Sucesso nessa nova jornada hein meu caro. Abraços.
Me refiro a norma ref a contabilização
Olá Rita, tudo bem? Se está começando no universo da atividade imobiliária, vc precisa ler o CPC 47 e a Orientação do CPC 01.
Otima explanação Felippe, m as qual a relação entre Resultado a Apropriar e o POC? Obrigado caso possa me esclarecer
É o percentual que falta a incorrer do POC, que deve ser o valor vendido financeiramente menos o que foi incorrido na contabilidade.
@@ludmilaalves5360 obrigado
Parabéns ótimo vídeo!
Muito Obrigado Viviane!!
Muito bom dia a todos! Uma dúvida: e se a minha receita societária for menor que a receita fiscal? Como devo proceder em relação aos lançamentos, ao raciocínio? Estou agarrada nisso ! Alguém pode me ajudar?
Preciso de uma empresa contabil para abrir minha incorporadora
Olá Ranieri, como vai?
Sou proprietário da Elenchos Inteligência Contábil… e posso te ajudar com isso.
Por gentileza me envie uma msg no meu instagram @contador_felippeoliveira. E lá te encaminho meu contato pessoal para falarmos melhor e entender a sua necessidade.
Um abraço.
Excelente explicação, obrigado!
Prezado Felipe, otima suas explicaçoes, forao bastantes uteis, obrigado e sucesso meu caro.
Excelente Cosme, obrigado pelo feedback. Tem muito mais desse universo da incorporacao imobiliaria. Rsss...
Aproveitando...Me procura no Instagram e me adiciona se quiser... tenho interagido com os colegas de classe por la através dos stories! Contador_felippeoliveira... abracos
Bom dia! Depois do orçamento, os custos são ajustados pelo aumento dos preços? caso contrário, o POC pode sair defasado
Isso mesmo Pedro. Vc captura os aumentos dos custos, aplicando os índices de correções, tais como INCC e CUB, sobre o custo a incorrer do empreendimento. Grande abraço.
Ei, amigo, só uma dúvida... Esse POC é quando a empresa primeiro vende para depois começar a construir néhh? Quando a empresa primeiro constrói para depois vender não há que se falar em receita e custo na DRE através do POC pois todo os gastos da obra vai sendo alocado no estoque que só depois de vender que se evidencia o custo e a receita de venda. Digo isso pois a Tecnisa antes da crise da Dilma estava com o estoque lá em cima e com o endividamento lá em cima também, indicando que estava construindo as obras na base do empréstimo e não através das vendas. O que acontece é que a crise da dilma chegou e pegou a empresa de supetão com o nível de estoque lá em cima, não é preciso ser gênio para saber que na crise os imóveis se desvalorizam, daí que aquele monte de estoque se tornaram uma bomba até porque a empresa estava sem capital de giro e precisou vender os estoques quase pelo valor do custo para recompor o caixa, as ações caíram e ferrou tudo, hoje a tecnisa está se recuperando e um diretor financeiro falou a respeito do POC, mas aí é aquela história, POC só funciona se e empresa primeiro vender pra depois construir, se primeiro construir e montar um monte de estoque vai voltar à mesma política de antes.
Fala meu caro.
Exatamente. O POC é utilizado para as Incorporadoras. Que vendem um "sonho", pois as vendas acontecem apenas no lançamento e esse sonho é entregue aos poucos. Por isso o POC é a medida certa do reconhecimento da receita de venda ao longo dessa jornada de construção.
Quando a empresa primeiro constrói e depois vende, não temos a figura do POC.
Sobre seu relato, a Tecnisa não foi a única que sofreu com isso. Temos até o caso da PDG que decretou falência.
No exemplo que você deu, identifico dois problemas aí. A venda a preço de custo ou até mais barato e com isso, gera o segundo problema que é o impairment deste estoque. Ou seja, trazer o estoque a AVJ é um impacto gigante nas Dfs.
Espero ter te ajudado.
Abs.
@@contadorfelippeoliveira5172 Super legal, as demonstrações contábeis são a voz das empresas conversando com os investidores e demais usuários. Investi todos os meus recursos na tecnisa, todo dinheiro que eu tinha juntado, pois apesar da empresa ter apresentado prejuízo ao longo dos últimos 5 anos ela voltou a fazer lançamento, ou seja, de acordo com a contabilidade pelo POC prevejo que o lucro vai voltar a se evidenciar no balanço daqui pra frente a medida que constrói os novos lançamentos, daí que as ações que estão lááá em baixo vão subir, as ações estão em baixa pois o público geral não tem conhecimento do POC, se tudo der certo prevejo que em 2 ou 3 anos vou ver pela primeira vez meu primeiro milhão, graças ao conhecimento da contabilidade.
Felipe, você não comentou como se calcula o custo a ser lançado na DRE, só a receita, você pode nos informar?
Grande Sidnei Melchior, primeiro me desculpe a demora em responder, estava de férias fora do Brasil, com acesso limitado ao TH-cam, quando a sua dúvida, estou com um material fresco produzido antes da minha viagem, vou gravar e publicar o conteúdo aqui... mantenha o sinal da notificação ligado no canal que vc vai ter acesso ao conteúdo na hora da publicação! Segura mais um pouco. Abs
Ok, fico no aguardo Felipe, abraço!!
Ótimo vídeo, explicação perfeita mas tenho uma dúvida...como fica o Speed sendo que na contabilidade reconheci uma receita maior do que recebido e tributado?? Aguardo.
Oi Larissa, como vai? Obrigado pelo feedback. Quanto ao Speed, é super tranquilo. Na ECF se a empresa é optante pelo RET, na ficha P300 código 16 você vai especificar o valor devido do imposto a pagar.
Se for lucro presumido, você precisará fazer um ajuste: ficha P200 código 4, vc vai colocar a receita bruta societária (POC). Em seguida você vai colocar no código 15 o ajuste para se chegar na base fiscal (RECEBIMENTO) daquele trimestre. O imposto a pagar será o mesmo que foi oferecido para tributação no empreendimento.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Ótima Explicação Felipe. Inclusive com conceitos básicos da área. Parabéns!!
Obrigado meu caro. A ideia é sempre nivelar os ouvintes, para que todos aproveitem o conteúdo. 🤙🏼✌🏼
Parabéns pelos vídeos, gostei bastante do canal. Não sou contador mas queria entender um pouco mais sobre balanços de incorporação, me ajudou muito pela simplicidade que vc tem para explicar os conceitos.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Ótima explanação Felipe, parabéns!
Me tira uma dúvida, porque não posso contabilizar o total do contrato e usar contas no passivo de receita e custo diferido?
Obrigado meu caro.
Pq essa prática era a lei fiscal de mandava.
Atualmente precisamos respeitar o que diz a norma contábil, o CPC 47 para ser mais preciso.
Grande abraço meu caro!
Boa Tarde Felippe. Você mencionou que o valor da receita a ser contabilizado e o valor de clientes a receber é somente 50% do total do contrato, neste caso o correspondente a evolução da Obra. Certo e se o cliente pagar o contrato à vista? Ou seja, se ela quitar o R$ 400.000,00 no ato? Como fica a contabilização?
Boa tarde Jéssica. Como vai? Olha, vc não é a primeira pessoa a me perguntar isso, farei um video sobre esse tema... mas para te adiantar, a diferença deve ser contabilizada no passivo, como adiantamento de clientes.
Muuuuuito boa a aula, Prof. Felipe.
Estou desempregado e tb sou Bacharel em Ciências Contábeis. Vou assistir todas as suas aulas, porque aqui em Minas, várias pequenas incorporadoras se confundem com construtoras. Utilizam o ERP UAU. Mas não aplicam o POC neste sistema. Por isso preciso ficar fera na contabilidade de incorporação/construção para arrumar um emprego nesta área. Já trabalhei numa pequena construtora/incorporadora aqui em Minas, mas ninguém tinha o controle ou sabia aplicar de forma correta estes princípios que o Sr. citou.
Excelente Afonso. É isso aí meu caro.
Quando vc dominar toda a rotina da contabilidade da incorporação, mais do que ser empregado, vc poderá gerar empregos. Pense nisso! Busque isso. Se especialize.
Procura meu Instagram Contador_felippeoliveira...
Coloco dicas diárias sobre o tema!
Sucesso meu caro!
Parabéns Felippe pela ótima explicação e pela troca de conhecimento com os demais colegas de profissão.
Agora, só uma pergunta.
Como fica o POC quando o Custo Incorrido é maior que o Custo Orçado?
Qual o tratamento devo dar?
Obrigada e sucesso no Canal!
Oi Flávia, obrigado por seu feedback, bacana recebe-lo.
Quanto a sua dúvida, nesse caso não existe custo incorrido "maior" que o custo orçado. Provavelmente o custo orçado não deve ter sido atualizado durante a obra, gerando a diferença que vc apontou. Quando isso ocorre vc precisa ajustar o custo orçado com o mesmo valor do custo incorrido, ou seja, deverão ser iguais. Pois não existe POC mais de 100%. Resumindo, não existe custo incorrido superior ao custo orçado. Espero ter ajudado! Grande abraço!
@@contadorfelippeoliveira5172 Ajudou e muito !! Agradecida.
Boa tarde! Parabéns pelo conteúdo.
Onde consigo um curso para me aprofundar no assunto?
Erick, obrigado pelo feedback meu caro. Muitas pessoas estão me pedindo isso cara... E eu já estou preparando um curso, do mais absoluto zero, o passo a passo de toda contabilidade da Incorporação Imobiliária... Vai acompanhando! Baixe o e-book, que com o seu email vc vai saber quando será o lançamento do curso!! Grande abraço meu caro!!
Erick, boa tarde meu caro. Se ainda estiver interessado em um curso, no final de dezembro lancei minha mentoria sobre o assunto... se precisar de maiores informações me manda um ok por aqui para falarmos. Abraços.
Boa noite Felipe....excelente seus vídeos. Muito instrutivo e didático. Me diz uma coisa, se eu calculei o custo orçado errado. Ou muito alto ou muito baixo. Como faço para acertar o POC no final do empreendimento? Ou posso fazer tão logo observe a diferença? Obrigada
Olá Katia, tudo bem? Obrigado pelo feedback! Não deixe para acertar no final da obra. Acerte no mês em que vc identificou o ocorrido. Abraços
Trabalho com contabilidade de loteadora de terrenos, é POC Societário na veia!!! Ganhou mais um inscrito (futuro parceiro de negócios, talvez? kkkkkkkkkk)
Opa, obrigado Brunão! Tmj!
Fiquei na dúvida Felippe, no caso da venda de R$400.000,00 (contrato), você está levando para a tributação R$200.000,00 sem receber este valor do cliente? Se for sim. Então a empresa vai desembolsar caixa para pagar os impostos antes do recebimento. Fico no aguardo!
Felício, como vai? Para efeito de tributação, a empresa tributa apenas o que receber (caixa)... se não receber, não oferece para tributação. Abs
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo vídeo! O POC só é calculado após vender uma unidade da Incorporação? Outra dúvida, se a venda foi realizada porém o cliente pagou apenas 10% de entrada, o POC seria calculado sobre o valor do contrato ou sobre os 10% recebidos?
Fala André, tudo bem meu caro?
O POC só é calculado quando a venda é realizada. E sempre calculado sobre o valor de contrato e nunca sobre o valor recebido.
Se ainda não me segue no Instagram, é só seguir @contador_felippeoliveira... fica mais fácil para eu responder esse tipo de dúvida... abraços meu caro!
Seria interessante você citar o CPC referente a cada explicação que você faz
Obrigado pelo feedback meu caro! Abraços.
Parabéns! ótimo vídeo.
Marly, muito obrigado pelo feedback. Abraços.