Sou um mestre de primeira viagem que vem encontrando dificuldades com engajar os jogadores com a historia, excelentes conselhos, extremamente grato pelo conteúdo :)
Como é bom ler esse comentário Fer, o objetivo de cada video por aqui é agregar algo legal que possa te ajudar em mesa, seja mestre ou jogador, espero que suas mesas evoluam e fiquem muito mais divertidas. Grande abraço.
Excelentes dicas para uma campanha pronta, a partir do momento que você pré estabelece os objetivos, os jogadores tem bem menos liberdade e todas as dicas seguintes são para resolver um problema criado pelo próprio mestre que é a falta do elemento mais característico de um rpg de verdade, liberdade. NPC chave é só uma forma de controlar o caminho dos jogadores, dar o que os jogadores querem é uma lembrança de como o jogo TODO deveria ser. Particularmente o mais desmotivante pra mim é perceber que não importa o que eu faço o caminho é um só, se o mestre quer jogar sozinho eu não preciso perder meu tempo assistindo.
Uma vez, mestrei um RPG de aventura espacial sci-fi. Na história, o pai de um dos personagens aparecia e ajudava a equipe dele por ser um governante de um povo. No fim, descobrimos que ele era o vilão que queria roubar os poderes do filho que era o receptáculo de uma entidade milenar e muito poderosa. Uma característica que meus personagens tem são as mãos macias com dedos longos e finos Acho isso charmoso nos homens...
Exatamente o que procuro! Estou desenvolvendo meu primeiro rpg, e como mestre, quero estudar e absorver o máximo de conteúdos possíveis sobre o assunto. Estou maratonando os vídeos do Storia RPG e sinto que agora tenho um norte sobre o que devo seguir mais ou menos. Precisamos de mais vídeos assim!
Excelente conteúdo, como sempre! Sempre to buscando novas dicas para aperfeiçoar a minha técnica como Mestre, e agradeço demais por um contribuição tão massa! Tenho umas dicas de ferramentas para ambientação que me ajudam muito durante as sessões: SoundPad Tabletop e VoiceMod. O primeiro é uma plataforma online onde vc pode encontrar vários efeitos sonoros para criar uma maior imersão, como barulho de passos, de combate, flechas sendo disparadas, ou mesmo ruído de taverna. É bem versátil e fácil de se usar. E o outro é um aplicativo, para ser usado com celular-pc, que ajuda a modular a sua voz, para quem dificuldade em fazer as vozes dos NPCs, ou talvez só queira dar aquele impacto na apresentação do Boss.
@@StoriaRPGPode dar dicas pra quando for um RPG por celular,tipo você está aí e eu aqui vamos jogar falando pelo telefone,tem como fazer estas coisas pelo telefone?
Eu como mestre to indo bem com base no seu video mas gostei de 3 pontos -Primeiro sobre oq vc disse de ter um NPC de base em cada arco, eu uso varios NPC's e varios deles sao impotante pra historia claro mas nao necessariamente e alguem q eles veem muito ou q vai ter um longo perioso de importancia, mas vc ter comentado sobre ja me deu umas ideias tipo: Eles chegam em uma cidade e veem um NPC sendo atacado e eles ajudam e ele passa o resto do arco ajudando e eles e acompanhando diferente de como faco as vezes dele passar umas informacoes, agradecer e sumir ou so estar ali no ambiente, vou desenvolver melhor ainda foi so um deslumbre de ideia -Segundo foi sobre como vc comparou as coisas,o cheiro de pao quentinho, como ele sentiu o tato, eu mesmo senti tudo oq vc descreveu e agora q vi o caminho sei q conigo seguir e aumentar a imersao -Terceiro foi como os atos deles podem impactar o mundo, eu ja fazia coisas assim mas gostei da ideia dos Bardos cantando, vou fazer eles fazerem algo incrivel em publico e aparecer depois um bardo querendo acompanhar por um periodo eles para regirstrar e depois q ele se for vou fazer umas musicas sobre as aventuras deles e coloca patocar em algumas tavernas
Que legal que curtiu esse video diogo, tomara que te ajude nas proximas mesas e não tenha receio, a gente sempre começa pequeno e vai melhorando com a experiência =D
Estou criando meu primeiro RPG, que possui um sistema e mundo original, estou quase terminando o sistema e partindo para começar a criar a campanha, e eu queria sua opinião, a trama do rpg é uma organização chamada "Os 11 Arautos do Caos", do Reino Aquilora, esses indivíduos são os mais fortes do mundo, e servem ao rei desse Reino, os objetivos deles são em princípio desconhecidos pelos players, mas ai entra os dragões primordias, por o meu sistema ser original eu queria fazer uma mecânica única, que são as energias, que podem ser usadas para combate e rp, esses dragões são lendários, cada um é a manifestação fisica de x energia, só existindo 1 dragão primodial de cada energia, eles existem desde a criação do universo, mas misteriosamente sumiram a alguns séculos atrás devido um fenômeno misterioso, os dragões primordiais tinham um tipo de núcleo, após desaparecem, eles perderam seus núcleos, e eles viraram tipo relíquias que possuem a maior quantidade de x energia no universo concentrada num so ponto, elas foram espalhadas pelo mundo, e a organização quer pegar as 4 relíquias, relíquia da energia sagrada, caótica, etérea e primordial, para os seus objetivos secretos, ai os players teriam uma viagem épica pelo mundo, passando por vários lugares e reinos, tendo vários momentos divertidos, alguns tristes, etc, mas continuando, eu estive pensando em como fazer a introdução, como apresentar a trama na primeira sessão e etc, então eu pensei que em um certo reino, poderia haver um festival que reunia pessoas de vários lugares, nesse festival teria um coliseu, um torneio sabe? E a sessão poderia começar com os jogadores(individualmente, ainda não se conhecem e tals) tendo viajado para esse reino, afim de entrar no torneio, eles ficariam hospedados durante uns poucos dias, e a medida que o tempo passa, eles notam coisas estranhas acontendo no coliseu, todos investigam e tals, e no fim se reúnem descobrindo um tráfico de monstros ou humano no coliseu, tipo mercado negro bem obscuro, e eles acabam por enfretar quem eles julgam ser meramente um chefe dali, mas é o arauto 11°(arauto mais fraco - 11, mais forte - 1), ai depois disso eu não sei muito bem o que pode rolar, mas acho que seria um dia começo para juntar eles tbm, pode me dar sua opinião por favor?
Opa Andre, vai rolar sim, estou já desenvolvendo o projetinho pra isso hahahaha, será a primeira vez que vou jogar ao vivo, ainda estou desenvolvendo tudo para ficar bem legal, mas é só acompanhar aqui ou o nosso instagram @storiarpg que com certeza voce vai ser avisado e cola para acompanhar. Abração.
Queria contar a história que estou fazendo é gostaria da opinião de vocês o que acham Ex Eu gosto de usar elementos reais no mundo política , preconceito "coisas pesadas " É por ai vai pros meus jogadores entenderem que aquele mundo e" vivo" , o que acham ? É bom eu colocar estes assuntos ou é pesado este tipo de coisa em um RPG?
Contanto que você saiba lidar com esses conceitos e apresentá-los bem aos jogadores, eu acho uma ótima ideia para aumentar a imersão e ajudar os jogadores a terem mais empatia pelo mundo.
@@lostocanalmaisdivoso1469 Criei estás coisas pros jogadores terem não só a imersão mas também pra ajudar na hora do improviso sabe ? Ex A história que estou criando é que os humanos neste mundo tem preconceito com criaturas mágica e pra exemplificar bem a situação coloquei um tráfico de escravos Um dos jogadores foi interagir,pra mostrar,pra mostrar que era uma pessoa bem desprezível eu mostrei aos jogadores que uma anã ( ser mágico ) estava machucada e com as partes íntimas sangrando na hora do leilão Um dos jogadores perguntou o que ouve Vendedor " Bem pra sabermos se o produto é de qualidade eu testei ele " Eu fiz realmente pra causar uma revolta nos jogadores e deu certo Aí um deles quis arrumar briga Eu falei ok você mas vou avisar se fizer isso pode aver consequência Já que ali é uma atividade comum vender escravos,bater em um fornecedor podem quer vocês presos Aí eles fizeram sua decisão de atacar e pronto O que acha ?
Eu acho interessante, uso muito nas minhas mesas, no projeto que vou fazer de mestrar RPG ao vivo, vou trazer um pouco de questões atuais e conceitos para debate, enriquece bastante a experiência, MAS, sugiro antes fazer uma mesa zero, farei um video ensinando isso, mas basicamente voce precisa passar a ambientação e atmosfera que vai acontecer no jogo, isso vai ajudar os jogadores a entender qual vai ser a vibe da partida, e ali voce sente quem vai ficar desconfortável ou não. É bem na linha da dica que o nosso amigo Lost falou, uma vez que os jogadores estão dentro, voce se preparar para lidar com o assunto, pesquisando bastante sobre ele.
@@StoriaRPG Obrigado, atualmente um dos meus jogadores quis se tornar um herói de criaturas magias que ele está se divertindo muito na partida de ontem ,acho que eles gostaram da proposta
Mister recentemente uma campanha de call of Cthulhu e todo mundo elogiou muito, mas eu tenho pra mim que não curti, ficou faltando algo a mais queria algumas dicas pra essa narração voltada ao terror
Cara que triste que te achei só 1 anos atrasado. kkkkkk Se ainda estiver por ai, seu vídeo é muito bom, mas jogando em algumas mesas diferentes percebi que normalmente cada jogador quer fazer algo relevante ou até epico seja se sacrificando ou derrotando algum monstro forte ou até abrindo um mascate. kkkk Agora como gerar imersão que agrade 4 a 6 jogadores que tem interesses diferentes sem incorrer no risco de dar protagonismo a um só. abraço e sucesso.
Quero pedir pelo amor de deus para com isso me deixe em paz pode ficar com tudo não insiste ou vou ter q pedir ajuda vou botar a boca no mundo me és quece
Moça você tem que fazer o possível para essa Dora Aventureira ganhar de outra Dora que tem uma Dora que é do mal e o jogo dela é bem interessante e muito feio o jogo da outra Dora e o seu jogo é bonito Então faz um máximo para você conseguir ganhar muitos like e ficar famoso
Sou um mestre de primeira viagem que vem encontrando dificuldades com engajar os jogadores com a historia, excelentes conselhos, extremamente grato pelo conteúdo :)
Como é bom ler esse comentário Fer, o objetivo de cada video por aqui é agregar algo legal que possa te ajudar em mesa, seja mestre ou jogador, espero que suas mesas evoluam e fiquem muito mais divertidas. Grande abraço.
Excelentes dicas para uma campanha pronta, a partir do momento que você pré estabelece os objetivos, os jogadores tem bem menos liberdade e todas as dicas seguintes são para resolver um problema criado pelo próprio mestre que é a falta do elemento mais característico de um rpg de verdade, liberdade. NPC chave é só uma forma de controlar o caminho dos jogadores, dar o que os jogadores querem é uma lembrança de como o jogo TODO deveria ser. Particularmente o mais desmotivante pra mim é perceber que não importa o que eu faço o caminho é um só, se o mestre quer jogar sozinho eu não preciso perder meu tempo assistindo.
Era o que precisava...estou montando uma mesa e quero fazer uma mesa memorável..obg meu mestre🙏
Me chama caso termine
Que legal que te ajudou batata, boa sorte nessa aventura, tenho certeza que vai ficar legal, e olha só, ja tem fila de espera já hahahaha
Melhor de todos os vídeos até agora. Mega ultra super parabéns. Quero ver mais umas dez vezes esse vídeo.
Muito bom saber que curtiu, a ideia do vídeo era ser algo para ficar na manga e relembrar quando precisar, espero que ajude na sua mesa. Grande abraço
Uma vez, mestrei um RPG de aventura espacial sci-fi. Na história, o pai de um dos personagens aparecia e ajudava a equipe dele por ser um governante de um povo. No fim, descobrimos que ele era o vilão que queria roubar os poderes do filho que era o receptáculo de uma entidade milenar e muito poderosa.
Uma característica que meus personagens tem são as mãos macias com dedos longos e finos
Acho isso charmoso nos homens...
Oloco, bom o plot twist, pareceu bem legal.
@@StoriaRPG eu ainda usei a fala do palpatine "poder ilimitado", já que ele era fã de star wars. ..
achei incrivel o tema do video, muuuito massa!!
Que legal que curtiu mateus, espero que os outros vídeos também te ajudem de alguma forma
Começei a mestrar recentemente, seu video ajudou mt, otimo conteudo!
Boa! muito bom saber que ta te dando uma força, boa sorte e otimas mesas
Exatamente o que procuro! Estou desenvolvendo meu primeiro rpg, e como mestre, quero estudar e absorver o máximo de conteúdos possíveis sobre o assunto. Estou maratonando os vídeos do Storia RPG e sinto que agora tenho um norte sobre o que devo seguir mais ou menos. Precisamos de mais vídeos assim!
Que legal, parabens pela iniciativa, ´boa sorte na jornada amigo.
"Deixar eles sentir as coisas boas que eles fizeram ajudar"
Player: objetivo matar todo planeta
kkkkkkkkkkkk O pior que isso acontece muito
Parebéns🎉novo inscrito amei seu canal!
Seja bem vindo Lucas, obrigado pela força e participação.
Excelente conteúdo, como sempre! Sempre to buscando novas dicas para aperfeiçoar a minha técnica como Mestre, e agradeço demais por um contribuição tão massa!
Tenho umas dicas de ferramentas para ambientação que me ajudam muito durante as sessões:
SoundPad Tabletop e VoiceMod.
O primeiro é uma plataforma online onde vc pode encontrar vários efeitos sonoros para criar uma maior imersão, como barulho de passos, de combate, flechas sendo disparadas, ou mesmo ruído de taverna. É bem versátil e fácil de se usar.
E o outro é um aplicativo, para ser usado com celular-pc, que ajuda a modular a sua voz, para quem dificuldade em fazer as vozes dos NPCs, ou talvez só queira dar aquele impacto na apresentação do Boss.
Muito obrigado michael, fico feliz que tenha ajudado de alguma forma, o voicemod é uma boa dica mesmo, eu uso mto no discord, é super divertido.
Muito bom obrigado pelas dicas 🎉
Muito obrigado passarinho azul hahahah, sempre bem vindo por aqui
@@StoriaRPGPode dar dicas pra quando for um RPG por celular,tipo você está aí e eu aqui vamos jogar falando pelo telefone,tem como fazer estas coisas pelo telefone?
Eu como mestre to indo bem com base no seu video mas gostei de 3 pontos
-Primeiro sobre oq vc disse de ter um NPC de base em cada arco, eu uso varios NPC's e varios deles sao impotante pra historia claro mas nao necessariamente e alguem q eles veem muito ou q vai ter um longo perioso de importancia, mas vc ter comentado sobre ja me deu umas ideias tipo:
Eles chegam em uma cidade e veem um NPC sendo atacado e eles ajudam e ele passa o resto do arco ajudando e eles e acompanhando diferente de como faco as vezes dele passar umas informacoes, agradecer e sumir ou so estar ali no ambiente, vou desenvolver melhor ainda foi so um deslumbre de ideia
-Segundo foi sobre como vc comparou as coisas,o cheiro de pao quentinho, como ele sentiu o tato,
eu mesmo senti tudo oq vc descreveu e agora q vi o caminho sei q conigo seguir e aumentar a imersao
-Terceiro foi como os atos deles podem impactar o mundo,
eu ja fazia coisas assim mas gostei da ideia dos Bardos cantando, vou fazer eles fazerem algo incrivel em publico e aparecer depois um bardo querendo acompanhar por um periodo eles para regirstrar e depois q ele se for vou fazer umas musicas sobre as aventuras deles e coloca patocar em algumas tavernas
Vídeo gostosinho de assistir, boa explicação e dicas legais. Tenho um receio de mestrar mas já da pra eu me preparar melhorn
Que legal que curtiu esse video diogo, tomara que te ajude nas proximas mesas e não tenha receio, a gente sempre começa pequeno e vai melhorando com a experiência =D
Muito bom o vídeo
Que legal que gostou, muito obrigado pela força =D
Se parece um viking Man que barba foda
hahahahaha valeu man
Pergunta: o NPC é um personagem que o mestre atua ou é uma pessoa específica tipo um segundo mestre que atua como NPC?
Estou criando meu primeiro RPG, que possui um sistema e mundo original, estou quase terminando o sistema e partindo para começar a criar a campanha, e eu queria sua opinião, a trama do rpg é uma organização chamada "Os 11 Arautos do Caos", do Reino Aquilora, esses indivíduos são os mais fortes do mundo, e servem ao rei desse Reino, os objetivos deles são em princípio desconhecidos pelos players, mas ai entra os dragões primordias, por o meu sistema ser original eu queria fazer uma mecânica única, que são as energias, que podem ser usadas para combate e rp, esses dragões são lendários, cada um é a manifestação fisica de x energia, só existindo 1 dragão primodial de cada energia, eles existem desde a criação do universo, mas misteriosamente sumiram a alguns séculos atrás devido um fenômeno misterioso, os dragões primordiais tinham um tipo de núcleo, após desaparecem, eles perderam seus núcleos, e eles viraram tipo relíquias que possuem a maior quantidade de x energia no universo concentrada num so ponto, elas foram espalhadas pelo mundo, e a organização quer pegar as 4 relíquias, relíquia da energia sagrada, caótica, etérea e primordial, para os seus objetivos secretos, ai os players teriam uma viagem épica pelo mundo, passando por vários lugares e reinos, tendo vários momentos divertidos, alguns tristes, etc, mas continuando, eu estive pensando em como fazer a introdução, como apresentar a trama na primeira sessão e etc, então eu pensei que em um certo reino, poderia haver um festival que reunia pessoas de vários lugares, nesse festival teria um coliseu, um torneio sabe? E a sessão poderia começar com os jogadores(individualmente, ainda não se conhecem e tals) tendo viajado para esse reino, afim de entrar no torneio, eles ficariam hospedados durante uns poucos dias, e a medida que o tempo passa, eles notam coisas estranhas acontendo no coliseu, todos investigam e tals, e no fim se reúnem descobrindo um tráfico de monstros ou humano no coliseu, tipo mercado negro bem obscuro, e eles acabam por enfretar quem eles julgam ser meramente um chefe dali, mas é o arauto 11°(arauto mais fraco - 11, mais forte - 1), ai depois disso eu não sei muito bem o que pode rolar, mas acho que seria um dia começo para juntar eles tbm, pode me dar sua opinião por favor?
quero assistir a vc jogando man
Opa Andre, vai rolar sim, estou já desenvolvendo o projetinho pra isso hahahaha, será a primeira vez que vou jogar ao vivo, ainda estou desenvolvendo tudo para ficar bem legal, mas é só acompanhar aqui ou o nosso instagram @storiarpg que com certeza voce vai ser avisado e cola para acompanhar. Abração.
@@StoriaRPG vlm mano estou ansioso kkk
Quando eu mestro, a maioria das vezes eu n planejo a aventura direito, ai vou só na improvisação.
As vezes o mais simples é o que melhor funciona e todo mundo se diverte hahaha
Queria contar a história que estou fazendo é gostaria da opinião de vocês o que acham
Ex Eu gosto de usar elementos reais no mundo política , preconceito "coisas pesadas "
É por ai vai pros meus jogadores entenderem que aquele mundo e" vivo" , o que acham ? É bom eu colocar estes assuntos ou é pesado este tipo de coisa em um RPG?
Contanto que você saiba lidar com esses conceitos e apresentá-los bem aos jogadores, eu acho uma ótima ideia para aumentar a imersão e ajudar os jogadores a terem mais empatia pelo mundo.
@@lostocanalmaisdivoso1469 Criei estás coisas pros jogadores terem não só a imersão mas também pra ajudar na hora do improviso sabe ?
Ex A história que estou criando é que os humanos neste mundo tem preconceito com criaturas mágica e pra exemplificar bem a situação coloquei um tráfico de escravos
Um dos jogadores foi interagir,pra mostrar,pra mostrar que era uma pessoa bem desprezível eu mostrei aos jogadores que uma anã ( ser mágico ) estava machucada e com as partes íntimas sangrando na hora do leilão
Um dos jogadores perguntou o que ouve
Vendedor " Bem pra sabermos se o produto é de qualidade eu testei ele " Eu fiz realmente pra causar uma revolta nos jogadores e deu certo
Aí um deles quis arrumar briga
Eu falei ok você mas vou avisar se fizer isso pode aver consequência
Já que ali é uma atividade comum vender escravos,bater em um fornecedor podem quer vocês presos
Aí eles fizeram sua decisão de atacar e pronto
O que acha ?
Eu acho interessante, uso muito nas minhas mesas, no projeto que vou fazer de mestrar RPG ao vivo, vou trazer um pouco de questões atuais e conceitos para debate, enriquece bastante a experiência, MAS, sugiro antes fazer uma mesa zero, farei um video ensinando isso, mas basicamente voce precisa passar a ambientação e atmosfera que vai acontecer no jogo, isso vai ajudar os jogadores a entender qual vai ser a vibe da partida, e ali voce sente quem vai ficar desconfortável ou não. É bem na linha da dica que o nosso amigo Lost falou, uma vez que os jogadores estão dentro, voce se preparar para lidar com o assunto, pesquisando bastante sobre ele.
@@StoriaRPG Obrigado, atualmente um dos meus jogadores quis se tornar um herói de criaturas magias que ele está se divertindo muito na partida de ontem ,acho que eles gostaram da proposta
fernando conta pra gente de onde é essa barba, tem anão chorando aqui
kkkkkkkkkk olocoo teume kkkk, essa barba nasceu comigo!
Mister recentemente uma campanha de call of Cthulhu e todo mundo elogiou muito, mas eu tenho pra mim que não curti, ficou faltando algo a mais queria algumas dicas pra essa narração voltada ao terror
Terror sempre foi mais complexo e dificil de narrar, vou elaborar algo sim, boa pedida.
@@StoriaRPG que bom!!! obrigado e desculpe pelos erros acabei de notar kkakakakakaka
Onde eu posso acha mini action figure com tipo de skin negro com estilo medieval🤷🏿♂️♊🤷🏿♂️👍🏿
Puxa vida, eu compro os meus no site oficial de nendoroid www.goodsmileus.com/
Cara que triste que te achei só 1 anos atrasado. kkkkkk
Se ainda estiver por ai, seu vídeo é muito bom, mas jogando em algumas mesas diferentes percebi que normalmente cada jogador quer fazer algo relevante ou até epico seja se sacrificando ou derrotando algum monstro forte ou até abrindo um mascate. kkkk
Agora como gerar imersão que agrade 4 a 6 jogadores que tem interesses diferentes sem incorrer no risco de dar protagonismo a um só.
abraço e sucesso.
Vídeo do Tales Spire pelo amor de Deus xD
hahahahaha eu to montando o roteiro dele para fazer, pode deixar hahahaah
Quero pedir pelo amor de deus para com isso me deixe em paz pode ficar com tudo não insiste ou vou ter q pedir ajuda vou botar a boca no mundo me és quece
Oi Marilene, não entendi nada kkkk
Passei recentemente por isso em uma mesa de pathfinder 2°, o narrador é péssimo, e olha que ele tem um vasto material e tem experiência de jogo
as vezes é no detalhe que as pessoas falham, envia o video pra ele HUSAUHASHUASHUASUH, brincadeira, pelo menos agora você já tem a experiência.
Moça você tem que fazer o possível para essa Dora Aventureira ganhar de outra Dora que tem uma Dora que é do mal e o jogo dela é bem interessante e muito feio o jogo da outra Dora e o seu jogo é bonito Então faz um máximo para você conseguir ganhar muitos like e ficar famoso
Eu fiquei bem confuso
@@StoriaRPGeu tbm kk