Linguajar polido e calmo, sem firulas, efeitos visuais, gritos... Informação objetiva, clara, sincera, realmente baseado na experiência do assunto. Sou inscrito novo por exatamente todas as razões acima. Sou dos anos 80, velho chato, mas consumo conteúdo atual também. E estou super feliz e impressionado com a existência de um canal como este. Parabéns Cogu, continue assim, seja vc mesmo. Seu conteúdo é genial. E bora jogar RPG 👏👌
Cogu, se eu fosse milionário, eu pagaria pra você ter um programa na tv em horário nobre. Eu sempre amei video jogos e acredito que isso de "videogame arte" precisa ser difundido cada vez mais e ninguém melhor pra falar sobre isso que você. Vira e mexe no intervalo do trabalho, eu descanso vendo você nos agraciando com seu know how. A cada jogo vem uma enxurrada de nostalgia. Obrigado por nos trazer esses sentimentos, amigo.
Nossa, que honra! Muito obrigado, Nando. Saiba que neste mundo alguém está torcendo para que você fique milionário! hehehe tmj, um abraço e valeu pela moral
Nó, na falida Loading. Imagina, aquelas pílulas de curiosidades nos comerciais entre um bloco ou outro de algum programa. Seria bem legal e estaria na grade o tempo todo. Seria muito maneiro!
Cara, eu estava há uns 3 anos procurando um jogo que eu jogava na minha infância, há uns 35 anos kkkk eu perguntava pra minha irmã, meu pai (que jogavam comigo) e eles nunca lembraram.... assistindo esse vídeo, eu vi o jogo (super pitfall).... sensacional
Passei quase 1 ano inteiro para zerar o Castlevânia 2 Simons Quest do nintendinho nos anos 2000 e graças a esse jogo aprendi muito inglês pois tinha um dicionário do lado para ir traduzindo os balões informativo e a fala dos personagens.
O jogo que eu fiz a minha primeira tradução, se não me engano, foi Killer Instinct, kkk. De lá pra cá, foram Chrono Trigger, Final Fantasy VIII, Final Fantasy X, Oblivion et cetera.
Caramba!!! Cada dia eu te admiro mais, sem "puxasaquismo". Muito coerência nas suas palavras. Quando comecei a jogar vídeo game, no final dos anos 80 para 90, eu desisti de muitos. Naquela época, pra mim, já existia esse negócio de prazer. Jogo difícil não me pegava muito. Vi um vídeo do Velberan a pouco tempo, onde ele diz justamente isso. O nível de estresse aumenta com tamanha dificuldade, onde teve que abandonar e ir para jogos mais fáceis que te trazem momentos mais prazerosos. Excelente o seu vídeo, onde tira a carga das costas de quem não consegue fechar um jogo. Parabéns!!!
Eu tenho 38 anos e os jogos da minha época era nível hard mesmo. Batlletolds & Double Dragon é um exemplo claro disso. Não consegui zerar nem no console
Batletoads! Cara eu gostava muito e na época só consegui passar da fase do rato uma vez e só! Aí a alguns anos achei um emulador que tinha como salvar! Consegui finalmente zerar! Jogo muito bom
Eu tinha Battle Toads também e não consegui zerar. O Castlevanias também não, mas não tinha nenhum deles. Já Double Dragons eu zerei na época. Mas esses dias fui jogar no emulador não consegui passar nem da primeira luta kkkk.
Eu consegui zerar esse e o outro do Battletoads de SNES por muita persistência mas eles não são nem de longe tão difíceis quanto o de NES que eu cheguei a jogar e nunca consegui. Vê no TH-cam um detonado do jogo completo que você vai ver o que é sofrer de verdade. Não sei como tem gente que consegue terminar aquilo. 😂
Cara, o texto dos seus vídeos é muito bom: conteúdo, ritmo, a abordagem. Tem tudo pra dar um ótimo podcast também porque muitos deles são “atemporais”, são temas relevantes a qualquer momento.
0:25 tinha um game que nunca passei de uma fase e de tanto colocar o password da fase a minha infância toda, decorei tão decorado que uso como senha até de banco hoje em dia depois de 30 anos quase kkkk
Nossa véi teve um password também que decorei no passado de tanto tentar passar aquela maldita fase, o jogo era do Venom-Spider man e o password era DCCPMH, quando eu me meu primo lembramos disso rachamos de rir.
Dois que eu zerei que me traumatizaram na infância: Turma da Mônica na terra dos monstros e X-Men II clone wars, ambos do mega drive, lógico que com save state rsrs
O pior de tudo é quando você joga no MAME alguns jogos, que não permite você colocar continue na última fase hahaha. Pode ter um milhão de créditos que aparece a mensagem de game over putz. Com certeza os jogos de hoje são justos e com propósitos diferentes.
Bom vídeo, essa é uma perspectiva muito interessante. A galera acha que finalizar jogo é fácil, mas no fim é uma experiência muito pessoal e temporal. Por que hoje muitos não são mais o público alvo para jogos. Valeu pelo vídeo!
Definitivamente um dos melhores e mais bem produzidos canais com conteúdo mais bem elaborado, de forma técnica e com análise inteligente, compreendo cada palavra que dizes Cogu pois sou das antigas também, parabéns e sucesso.
Hoje em dia os jogos se preocupam em serem mais acessíveis. Vivemos em uma era onde as empresas não querem deixar ninguém para trás na hora de consumirem seus produtos, e eu não falo somente de vídeo games. Neste caso, temos jogos que se preocupam em oferecer uma experiência bastante adaptável para todo tipo de pessoa, de acordo com suas necessidades ou capacidades. Um exemplo recente é o Forza Horizon 5 que te permite customizar a I.A dos adversários, podendo ser mais amigáveis ou mais desafiadores (o que te garante bônus de XP), inclusive ele até mesmo te permite reduzir a velocidade do game, como é um jogo de corrida com carros em altíssima velocidade, esta opção permite que pessoas com reflexos lentos possam desfrutar do jogo. Outro exemplo, este sendo um pouco mais antigo, é do Mass Effect 3 que oferece 3 modos de jogo: - Role-Playing Mode (Modo Normal do jogo) - Narrative Mode (Modo em que o jogo tira os combates e foca somente na história e nos diálogos; Para pessoas que só querem experienciar a narrativa do jogo mas não são boas ou acostumadas em jogos de tiro) - Action Mode (Modo em que o jogo retira todos os elementos de RPG; Para pessoas que não querem se preocupar com classes, skill tree, escolha de diálogos, etc.) O conceito da existência destes modos é interessante do ponto de vista que vídeo game é uma mídia super complexa, e para quem é de fora e não está acostumado, alguns jogos podem ser muito impeditivos. É este tipo de preocupação que não se encontra nos jogos de antigamente e eu fico bastante contente que existam desenvolvedoras preocupadas em oferecer maneiras do vídeo game chegar nas mãos de mais pessoas.
E outra sempre, geralmente tem a opção de colocar no hard, tirar o display de comandos possibilitando uma jogatina hardcore, é importante ter opção fácil e difícil, eu por exemplo achei o gta5 muito fácil as missões.
@@ProfViniciusAlves Discordo redondamente. Jogos são sinônimo de diversão e não desafio. Se a pessoa se diverte sendo desafiada, beleza, mas existem pessoas que não dispõem das habilidades motoras e gostariam muito de aproveitar um game. Existe uma gama enorme de jogos cujo o propósito não é superar desafios, como o modo de criação no Minecraft, um espaço livre para você e seus amigos construírem o que quiser utilizando os blocos, apenas para fins artísticos. Um jogo como The Sims oferece uma simulação virtual de uma vida cotidiana. Não existe um fim, é apenas um passa-tempo. Há diversão nestes jogos sem fim definido ou desafio pré estabelecido, isso não torna eles menos games que outros.
Essa "acessibilidade" é reflexo dos avanços tecnológicos, que permitem que as desenvolvedoras tenham essa liberdade - como essas variações de "gameplay style" do Mass Effect. É algo impensável no Super Mario World, no Streets of Rage 2 ou até mesmo qualquer jogo que vá até mais ou menos o Dreamcast.
Kid Chameleon! Depois de ter passado a minha infância tentando zerar ele, só fui conseguir em uma férias de inverno na faculdade em 2009! Foi bem emocionante!
Mano comecei a te acompanhar a uns dias… mas o seu jeito de fazer vídeo é sensacional!! Me lembra muito como era falar de vídeo games nos anos 90. Parabéns velho, continue nessa pegada….
Particularmente eu não gosto só de me divertir ou passar um tempo pra relaxar com um jogo, também gosto de sofrer com games que exigem estratégia, paciência, farm e drop constante, pois quando tu se supera e alcança teu objetivo te dá uma satisfação muito além do que jogos apenas para diversão.
Eu gosto de jogos dificeis, mas que tenham uma dificuldade bem planejada e balanceada. O que não é o caso do recém lançado Souldiers, jogo lindo, gostosinho de jogar... mas os desafios que ele proporciona, ou são muito fáceis ou frustrantes de dificeis. Da pra sentir nitidamente que o pessoal pensou "Ta muito facil essa parte, mete mais 1 harpia, 2 minios que perseguem e um cavaleiro gigante...ah e eles tem que ter HP alto!!". Qualquer 1 consegue fazer algo toscamente dificil, mas poucos conseguem fazer uma dificuldade desafiadora e igualmente viciante.
As roms japonesas da nintendo são bem melhores em determinados jogos, graficamente mais detalhadas e inclusive mais fluidas como por exemplo em contra e nos megamans clássicos.
Caramba, Cogu. Fazia anos que eu não via seu canal e mais anos ainda que eu não frequento o seu grupo do Facebook, se é que ele ainda existe. Daí isso apareceu pra mim no feed e foi tudo o que eu precisava ouvir sobre esses jogos antigos. Sempre sensato, incrível. Continue assim. Vou aparecer mais vezes aqui depois desse vídeo.
Acho que tá sendo unânime..... cogumelando eh pra ouvir sem cansar 20x ao dia pra refletir .... relembrar e relaxar .... meu querido ...sem palavras ...me toca seu canal ... me completa os seus raciocínios....vlw demais
Eu quando era criança tentei zerar muito o Castlevania de dynavision, e no máximo algumas vezes faltava 1 golpe no último chefão Drácula que é 2 em 1 pra conseguir zerar. Depois de adulto quando tive meu primeiro PC em 2012 , eu fiz igual você falou, joguei com macete de salvar no emulador e rapidinho consegui zerar pela primeira vez. Morri várias vezes e apelei por várias vezes com save do emulador, mas consegui me vingar. kkkkk.
Eu sou das antigas e já tive Master Sistem e Super Nintendo. Sempre jogava pra zerar o game, sendo que sempre anotava num caderno pequeno o nome dos jogos que zerava (coisa de doido, kkk). Se não me falhe a memória, no Master Sistem foram pouco mais de 50 e no Super Nintendo em torno de 200 jogos. Os que mais gostava eram jogos longos, de jornada/RPG ou passar de várias fases/chefes tipo Zelda, Super Metroid, Chrono Triger e outros de Super Nintendo; e Alex Kid, Rambo III (c/ pistola), Moonwalker, Sonic e outros de Master Sistem. Que época boa! Kkk Grande canal e vídeo companheiro. Me fez lembrar de coisas de mais de 30 anos atrás e tão distantes que parecem que vivi numa outra vida! Kkk MuitoTop!
Estava no Detonando Gueek e cai aqui. Que sorte. Que vídeo fantástico. Tenho 43 anos e vivi toda essa época. Alugar jogos. Morrer e recomeçar do início do mundo. Lembro que o Sonic, se eu não ganhasse 8 vidas na primeira fase, já começava de novo.
Adorei o vídeo! Muita informação boa que eu não sabia e que eu constatei com as explicações. Alguns adendos: No caso do ET de Atari, o desenvolvedor depois deu uma entrevista dizendo que deram um prazo minúsculo pra ele porque queriam lançar na véspera de natal, época extremamente lucrativa pra praticamente qualquer nicho de negócio, e sobre os jogos serem difíceis, no passado, o custo de produzir um cartucho era muito alto, então sera financeiramente inviável lançar um jogo para que este fosse zerado em 20 minutos, como é o caso de muitos jogos antigos, então foi-se produzido, como voce mesmo disse muito bem, uma "dificuldade artificial".
Parabéns pelo conteúdo cara. Vim por indicação de um amigo e porra, não decepcionou. É sempre bom ouvir alguém falando de videogame que realmente entende do que está falando. Sucesso pra você! Abraços.
O jogo Rollo The Rescue do Mega é bem difícil (especialmente os chefes) mas eu fiquei tardes e tardes até conseguirar zerar. Foi sofrido mas o sentimento de carinho e nostalgia que sinto pelo jogo são insuperáveis. É algo positivo e o jogo se torna parte de nós.
Na verdade, é impossível. O Battletoads de NES na versão americana/europeia é impossível de zerar com 2 players. Na fase 11, um dos controles para de funcionar.
A questão é que isso passou despercebido, já que pra chegar nesse ponto com 2 players, você precisava de 2 caras absolutamente viciados. Nem os próprios desenvolvedores devem ter conseguido. Hahaha.
Tinha teste sim e aos montes, talvez até mais que hoje com os cyberbugs da vida já que não existia update pra corrigir alguma merda sem ter que comprar outra fita. Battletoads é excessão.
Excelente vídeo, parabéns! Sou da época do Atari e Nintendinho e sofri mto em não poder salvar os jogos em determinado ponto, era uma frustração enorme ter que começar td novamente. Um dos jogos que mais me orgulho em ter zerado foi Super Mario 3 do Nintendinho. Foram 3 dias de vídeo game ligado pra conseguir (deixava ligado pra ir pra escola entre outros momentos).
Ótimo vídeo. Concordo com tudo que foi dito. Triste que um conteúdo dessa qualidade tenha tão poucas visualizações. Merece muito mais. Cogu é um dos melhores streamers e joga bagarai! =)
Muito obrigado pelo carinho, Carlos! No que depender de nosso trabalho, o canal cresce. Tomara que um dia quem acompanhou desde o começo possa dizer "eu tava lá desde os 2000 inscritos!" hahahaha. Valeu mesmo, cara. Nossa hora vai chegar.
O canal desse maluco é bom demais! Eu nem fumo maconha. Mas viajo demais nos seu comentários. Hahahahaa No auge dos meus 40.e poucos anos. Posso dizer que vi a indústria dos games nascer, engatinhar, andar e se tornar um adulto responsável.
Wu-Tang, muito obrigado pelo comentário e por viajar com a gente! hahahaha O nascimento dos videogames é um momento singular na história humana que tivemos o prazer de assistir. Obrigado por somar ao vídeo! tmj!
Lembro que eu zerei o Final Fight 1 com uma ficha só. Quase morri do coração jogando. Aliás, tinha jogo do Nintendinho que eu zerava com facilidade (TMNT 3, por exemplo) e fui jogar uns anos atrás e não passei da segunda fase. Crueldade sem limites essa época (sem contar o jogo do Surfista Prateado, que era meu herói favorito, e aluguei a fita).
Isso aconteceu comigo com aquele jogo do Batman que parece Megaman. Zerava várias vezes no mesmo dia quando era criança. Um dia botei no emulador e não consegui de jeito nenhum. Os reflexos vão embora quando a gente envelhece.
Irmão...... falou tudo!! Eu, assim como vc estava na criação, na gênesis, dos consoles e muito me recordo das vezes em que a bateria do cartucho estava "bugava", das vezes que tinha que dividir a mesma televisão com toda a família, pq naquele tempo, não eram todos que tinham mais de um aparelho em casa..... Eu acredito em muito do que vc trouxe nesse conteúdo, alias quero deixar meus parabéns pelos vídeos, mas também acredito que além da necessidade do mercado hj, tbm encontramos uma galera que prioriza mais um bom gráfico do que o próprio jogo em si. Eu acredito que muitos dos que jogam hj os consoles de nova geração saibam o que é jogar Resident Evil 3 em japonês (sem nada traduzido) ou tbm saibam o desespero que era o Clock Tower do SNES, sem tutoriais, sem internet pra ver detonados ... enfim, eu acho que hj os jogos estão mais "fáceis" além da jogabilidade mas tbm por todo o acesso ao conteúdo que se tem na internet. E só pra concluir, hj eu pego todos os jogos que me são nostálgicos e jogo novamente, alguns eu zero, outros eu desisto kkkkkkkkk mas sem dúvida alguma, com todo eu me divirto demais!!
Os jogos antigos eram realmente desafiadores, não me esqueço de passar uma tarde inteira tentando terminar o Turtles II do NES, eu e um grande amigo meu jogamos a tarde inteira e não fechamos, chegávamos longe pra caramba, morria e voltava do zero. O Contra III do SNES também foi outro que joguei demais (mas esse terminei com save state anos depois kkkk) Saudades dessa época, tínhamos menos acesso aos jogos e isso nos fazia aproveitarmos mais os jogos.
Muitas informações excelentes e uma ótima dicção e oratória fazem desse canal um dos melhores que já vi sobre games antigos. Não sou muito de assistir vídeos no yt, apenas tutoriais e gameplay de jogos antigos que eu quero conhecer e em seguida jogar nos emuladores, então encontrar um canal que me faz parar 15 minutos pra ver um vídeo é raro e aconteceu com esse canal aqui. Parabéns mano
Hoje temos jogos, principalmente os soulslike, que têm uma dificuldade bem característica. Mas, de fato, os jogos mais antigos eram absurdos em dificuldade. O Contra (que não chega nem perto da dificuldade o Battle Toads) é um dos que guardo um sentimento de "amo odiá-lo" kkkkk. Parabéns pelo ótimo conteúdo!
Que vídeo nostálgico cara. Lembro-me como se fosse hoje. Eu passava a madrugada inteira jogando escondido, deligando só a TV (deixando o game ligado), indo atrás de dicas, macetes, e quando zerava era um alívio misturado com prazer. Jogos que marcaram minha infância como Kid Chameleon, Chakan The Forever Man, Battletoads, Jungle Strike, The Simpsons Bart vs. the Space Mutants, Flashback: The Quest for Identity, Alien 3, Contra 3, Golden Axe, Blackthorne, cara tem uma lista enorme de bons jogos.
Hoje em dia o mais difícil é platinar o jogo! O que é um grande desafio. Já platinei 30 jogos. Entre eles dark souls 2 ni-ho. Realmente ps1 pra trás os jogos eram muito difíceis. Insanos. Pra achar o caminho dava trabalho.
Ótimo vídeo! Concordo com você: hoje os jogos são mais fáceis e mais justos. Tinha jogo na minha época que você morria e voltava naquele “iniciusão” e era muito chato, porque tinha que ficar fazendo as mesmas coisas de novo.
Antes de qualquer coisa, EXCELENTE vídeo! Vivi toda essa realidade nos aos 80 e 90, você disse TUDO. Zerei muitos jogos, mas apanhei DEMAIS também deles
Hoje em dia poucos são os jogos estão numa dificuldade justa, a maioria também esta artificialmente mais fácil. As vezes a sensação que dar é que de estar fazendo o jogador de idiota.
Muito bom vídeo, quem jogava bem os jogos antigo, tira de letrar qualquer jogo hoje em dia. Tenho vários amigos antigos iguais a mim que salvam qualquer game novo rapidinho, um deles inclusive foi morar por sete anos no Japão, chegando lá ele desbancou todos os japoneses no The King, até tem a placa dele lá na parede do flyperama como campeão brasileiro. Jogar com ficha para um moleque que tinha pouco dinheiro, vc tinha que ser bom nível hard, ou não se divertia, aí o jeito era partir para a porrada real ou ficar depois só olhando e torcendo para a derrota do outro, todos os jogos eram de luta, isso liberava muita animosidade, meninas dificilmente iam a flyperamas. Na década de noventa os flyperamas eram os points da galera, havia menos cocaína nas ruas, menos armas e assaltos a pedestres, o crack estava começando, não tinha bebidas alcoólicas nos flyperamas, tinha cigarros todos mundo fumava, as próprias máquinas vinham com cinzeiros. Essas casas de jogos tinham por todos os lados aqui em São Paulo, ao lado de escolas, próximos a igrejas a casa das primas e não rolava violência nenhuma, no máximo uns socos por alguma diferença qualquer, havia a guerra dos bairros, mas não passava disso. Hoje em dia é impensável uma ambiente desses fora de um shopping, e agora o públicos são os pequenos que ficam dando marteladas nos jacarés quando eles saem das tocas. Era um mundo tranquilo, ia-se e vinha de qualquer lugar se medo de perder a vida por causa de um celular, hoje está devastado se perde a vida até se der bom dia para o outro e ele não gostar de como vc falou. obs: tenho várias revistas game power ainda, estão bem conservadas.
Lembro que na minha época, anos 80/90, cartuchos alugados, só fim de semana e depois dos deveres escolares e de casa mesmo. Mas o fator de ter apenas uma tv em casa e só conseguia jogar quando ninguém estava assistindo ou seja, muito regrado. Parabéns pelo canal e continue assim cara.
@@NaoSei4ata então, você está comparando esses jogos com o que? Na época deles, eles estavam os melhores jogos, tanto o Battletoads quanto o Castlevania... e, se você viu o vídeo, os jogos tinham de ser difíceis porque tinha uma limitação técnica, tanto de espaço para armazenar jogos quanto de facilidade para programar... Claro, se você olhar com os olhos de hoje, esses jogos ficam horríveis, mas só quem viveu aquela época dos 8 e 16 bits sabe o quanto esses jogos são incríveis.
obrigada pela recomedação youtube! resposta a pergunta: pra mim jogos devem ser fáceis para serem divertidos ,do contrário só servem pra me deixam estressada.
Eu e meu irmão quase terminamos o campeonato do Super Star Soccer, apareceu um password gigantesco, quando pegamos o caderno pra anotar, não deu tempo, a parada ainda tinha tempo.
Muito interessante sua reflexão, eu nunca tinha pensado assim. Agora save state não uso pra mim é o mesmo que não zerar fechar usando esse recurso. Agora... bugs e truques que podem ser executados sem game genie essas coisas, daí eu já uso bastante então vai de cada um mesmo.
Eu uso pra poupar tempo ... Tipo se eu morrer pro chefe volto para a batalha com ele desde o início, e não volto desde o início da fase... Faço o jogo ficar mais.justo e me poupa tempo,.mas sem abusar do save state
Que canal maravilhoso, não acredito que não conhecia até hoje... Um conteúdo rico, mas calmo e delicioso de assistir. Guardo para momentos na rede, não decepciona. Parabéns pelo trampo, camarada
Fala mano tudo certo? Cara seu jeito de falar sobre video games me lembrou o intervalo da escola quando a gente trocava idéia sobre os jogos que estávamos tentando zerar kkkk Deu vontade de religar o SNES empoeirado na estante. Valeu um abraço
Eu tenho feito isso, recentemente zerei o ghons n ghost do snes(que só não zerei quando criança porque minha mae falava que era do demônio) e sim zerei sem save state. E valeu a pena a adrenalina...
Lembro que jogava aqueles clássicos do MSX (Microcomputador muito famoso dos anos 80), e os jogos em sua maioria eram japoneses, tinha que ver que eram coisa de louco principalmente para criança (como eu na época). Lembro que na casa dos meus pais fazíamos campeonato para ver quem iria zerar o jogo. Com toda a certeza era muito mais difícil porém era muito mais gostoso, pois éramos unidos e nos divertíamos. Agora é cada um no seu canto usando aqueles jogos sem graça nenhuma para smartphones.
Eu descobri que podia salvar alguns jogos no Super Nintendo agora depois de adulto. Bateria dos cartuchos das locadoras certeza que não existiam por aqui
Cara, eu me impressiono com a qualidade do teu canal em todo video. Você merece que seu publica cresça demais. Continue o excelente trabalho com a certeza de que você o está fazendo muito bem! Parabéns
Quem viveu a década de 80 sabe que todos os jogos eram naturalmente difíceis, o que o dark souls e hoje para essa geração, o prazer do desafio, o ódio visceral e a satisfação na vitória, mas parece que hoje alguns jogadores perderam a motivação.
Excelente vídeo! Hoje em dia eu lembro dos jogos que joguei no Super Nintendo e procuro as gameplays no TH-cam só para ver como eles terminavam, porque na época eu dificilmente zerava alguma coisa. Só conseguia zeras jogos de luta, Super Mario Bros., Star Fox e alguns outros. Mais tarde, na adolescência, zerei alguns no emulador também
Tem varios que eu nunca finalizei, meu retroid pocket 2 + ta chegando e vou usa-lo pra zerar breath of fire, Chrono thriger, entre outros que nunca joguei. Jogos arcade como Metal warriors, metroid, etc
Cogumelando podia escrever um livro ilustrado só sobre o assunto e a experiência dele com todos os jogos antigos. Ilustrado para podermos ver imagens dos jogos.
Nossa real tem uns jogos que são bem mais tranquilo na versão japa mesmo. Um que ficou na minha mente foi Ninja Gaiden 3, os 2 primeiros eu fechei os americanos, mas o último é completamente insana a dificuldade tive que apelar pra versão japonesa que tem até password.
Jogos desnecessariamente alongados são chatos mesmo, mas jogos absurda e injustamente difíceis irritam a gente (principalmente quando a dificuldade também é gerada por bugs e falhas na programação do jogo). Lembro que alguns jogos que eu zerei na época do console, quando peguei anos mais tarde para jogar no emulador, no PC, eu me perguntava: "Como eu consegui zerar isso no vídeo-game, sendo que eu não tinha save state?". Tem jogo que é simplesmente cruel de tão difícil kkk
Hoje tem alguns jogos difíceis, que dependem de prática, mas é minoria, maioria vc pode diminuir de níveis no meio do jogo, ou o próprio jogo percebe que esteja com dificuldade e facilita.. a maioria dos jogos hoje é mais um filminho, já na era 8 bits, 16 quando os jogos começaram ter finais mais facilmente era comum os jogos serem desafiantes, o que fazia fazer valer a jogatina... logicamente não era generalizado e havia jogos fáceis tb. Mas muitos eram na nase de muita tentativa e erro
Antigamente muitos jogos eram difíceis pq os comando(gameplay) era horrorosos igual esse jogo do sapo roqueiro, e outros de terror e RPG eram difíceis pq era tudo em inglês, hj têm jogos de todos os gostos, até dublados e os saudosistas só sabem reclamar
Ganhou mais um inscrito, me lembro no ps1 quando eu procurava jogos RPG e os caras nao queriam me vender... mais zerei Vandal Hearts 2,Vanguard bandits, Hoshigami e Final Fantasy tatics...na raça...pois na época eu n tinha acesso a Internet nem a nada...
realmente cogu, hoje os jogos são mais fáceis do que jogos do passado. Nunca tinha parado para reparar, os jogos da década de 80 e 90 eram feitos difíceis porque tinha o lance de vender revistas. muito bem observado. Hoje não tem esse negócios de revista para isso nos jogos novos, pq hoje temos youtube ou site com guia que orientam a chegar no fim do jogo. Esse ano os jogos que não zerei na infância por algum motivo obscuro deu vontade de jogar e fi-lo em março e abril de 2023. são eles mega man x, x2, x3 e x4 esse último no xbox one (versão play 1) e no sega saturn versão completa. E para finalizar, arcade (fliperama chamado no brasil) é golpe mesmo, concordo com você cogu. A filperama caça níquel só para pegar nosso dinheirinho.
Knights of the Round era impossivel zerar no fliper. Dps q peguei no emulador, jogava tranquilo e zerava com 100 creditos kkk. Outro q me vinguei foi Maximum Carnage.
Resumindo: pra arranacar nosso suado dinheirinho e ainda um pouco de juizo. Por isso sou e serei eternamenre grato aos criadores de emuladores e os save states. Jogo tem que ser apreciado e divertido, ok tambem tem que ser desafiante, mas tem jogo que é imoral hehehehe a geracao de PS3 pra frente melhorou demais com os save automaticos e check points que facilitam nossas vidas
No ps1 e 2 em questão de save já era bom, só alguns que eram difíceis de salvar mesmo como o crash 1 e o resident evil, mas no geral dava pra salvar de boa. O único problema com save state é o abuso, zerei Zelda ocarina of time e majora's mask abusando do save state quando eu era adolescente, qualquer hit que eu tomava eu já carregava o save, mais recentemente eu comprei um n64 e zerei eles na moral e tive uma esperiencia bem diferente e mais recompensadora quando zerei
Cara , sendo direto , as marcas se adaptaram ao público . O público hoje gosta de consumos rápidos e isso vale com tudo: Jogos , vídeos no TH-cam, tik tok . A galera não se prende mais 5 horas na cadeira jogando um jogo .
Cara, esse é definitivamente a melhor descoberta do TH-cam em muito tempo. Parabéns pelo trabalho, cara.
Valeu, Rodrigo!! Muito obrigado
Cara cai de paraquedas nesse canal também.... achei mto top! melhor achado também em tempos!!!!!!
é tão bom que eu NUNCA COMENTO... e estou fazendo isso agora.
Também caí de paraquedas e não me arrependo, ótimo canal 👏🏼👏🏼👏🏼
Tb acabei de cair de paraquedas aqui, o TH-cam as vezes dá a louca e indica coisa boa. Tô amando o conteúdo.
Linguajar polido e calmo, sem firulas, efeitos visuais, gritos...
Informação objetiva, clara, sincera, realmente baseado na experiência do assunto.
Sou inscrito novo por exatamente todas as razões acima. Sou dos anos 80, velho chato, mas consumo conteúdo atual também. E estou super feliz e impressionado com a existência de um canal como este.
Parabéns Cogu, continue assim, seja vc mesmo. Seu conteúdo é genial. E bora jogar RPG 👏👌
Muito obrigado pelo carinho! É uma honra pra mim!
Cogu, se eu fosse milionário, eu pagaria pra você ter um programa na tv em horário nobre. Eu sempre amei video jogos e acredito que isso de "videogame arte" precisa ser difundido cada vez mais e ninguém melhor pra falar sobre isso que você. Vira e mexe no intervalo do trabalho, eu descanso vendo você nos agraciando com seu know how. A cada jogo vem uma enxurrada de nostalgia. Obrigado por nos trazer esses sentimentos, amigo.
Nossa, que honra! Muito obrigado, Nando. Saiba que neste mundo alguém está torcendo para que você fique milionário! hehehe tmj, um abraço e valeu pela moral
porra de tv cara, fala serio, eu pagaria pra ele fazer um canal no youtube, tv é lixo
Vale mesmo, que conteúdo interessante
Nó, na falida Loading. Imagina, aquelas pílulas de curiosidades nos comerciais entre um bloco ou outro de algum programa. Seria bem legal e estaria na grade o tempo todo. Seria muito maneiro!
Seria MASSA
Cara, eu estava há uns 3 anos procurando um jogo que eu jogava na minha infância, há uns 35 anos kkkk eu perguntava pra minha irmã, meu pai (que jogavam comigo) e eles nunca lembraram.... assistindo esse vídeo, eu vi o jogo (super pitfall).... sensacional
Pior jogos é os que não tem continue e de ps1 são os piores
Um tapa na cara (com muita educação) na galera saudosista. Um dos melhores vídeos sobre videogames que já vi no TH-cam, parabéns.
Pq um tapa na cara?
Passei quase 1 ano inteiro para zerar o Castlevânia 2 Simons Quest do nintendinho nos anos 2000 e graças a esse jogo aprendi muito inglês pois tinha um dicionário do lado para ir traduzindo os balões informativo e a fala dos personagens.
O jogo que eu fiz a minha primeira tradução, se não me engano, foi Killer Instinct, kkk.
De lá pra cá, foram Chrono Trigger, Final Fantasy VIII, Final Fantasy X, Oblivion et cetera.
Caramba!!! Cada dia eu te admiro mais, sem "puxasaquismo". Muito coerência nas suas palavras. Quando comecei a jogar vídeo game, no final dos anos 80 para 90, eu desisti de muitos. Naquela época, pra mim, já existia esse negócio de prazer. Jogo difícil não me pegava muito. Vi um vídeo do Velberan a pouco tempo, onde ele diz justamente isso. O nível de estresse aumenta com tamanha dificuldade, onde teve que abandonar e ir para jogos mais fáceis que te trazem momentos mais prazerosos. Excelente o seu vídeo, onde tira a carga das costas de quem não consegue fechar um jogo. Parabéns!!!
Muito obrigado pelo carinho, Ricardo! Concordo 100% com tudo o que você disse!
O Cara simplesmente consegue fazer você assistir todos os vídeos do Canal, não sei como ainda não esta com Milhões de Seguidores
cara porcaria faz sucesso principalmente no Brasil, coisa boa é uma luta ardua pra crescer!
Por que dá pra assistir sem se inscrever. Muita gente tem preguiça. É a real
Joguem os jogos difíceis, mas nunca perto da meia noite e lembre de checar as baterias do controle hahahahah!
Aula demais seus vídeos meu caro. Parabéns!
Eu que agradeço sua presença! Tamo junto, sucesso pra você!
Eu tenho 38 anos e os jogos da minha época era nível hard mesmo. Batlletolds & Double Dragon é um exemplo claro disso.
Não consegui zerar nem no console
Eu tinha Castlevania e não conseguia zerar.
Tive Batlletolds realmente era difícil
Batletoads! Cara eu gostava muito e na época só consegui passar da fase do rato uma vez e só! Aí a alguns anos achei um emulador que tinha como salvar! Consegui finalmente zerar! Jogo muito bom
Eu tinha Battle Toads também e não consegui zerar. O Castlevanias também não, mas não tinha nenhum deles. Já Double Dragons eu zerei na época. Mas esses dias fui jogar no emulador não consegui passar nem da primeira luta kkkk.
Eu consegui zerar esse e o outro do Battletoads de SNES por muita persistência mas eles não são nem de longe tão difíceis quanto o de NES que eu cheguei a jogar e nunca consegui. Vê no TH-cam um detonado do jogo completo que você vai ver o que é sofrer de verdade. Não sei como tem gente que consegue terminar aquilo. 😂
Cara, o texto dos seus vídeos é muito bom: conteúdo, ritmo, a abordagem. Tem tudo pra dar um ótimo podcast também porque muitos deles são “atemporais”, são temas relevantes a qualquer momento.
Mano, que canal é esse? Simplesmente absurda a forma como você traz o conteúdo. Meus parabéns
Muito obrigado, Átila! Tmj!
@@Cogumelando Sempre meu camarada, tô sempre vendo as dicas e as revisões
0:25 tinha um game que nunca passei de uma fase e de tanto colocar o password da fase a minha infância toda, decorei tão decorado que uso como senha até de banco hoje em dia depois de 30 anos quase kkkk
Hahahahaha genial
Nossa véi teve um password também que decorei no passado de tanto tentar passar aquela maldita fase, o jogo era do Venom-Spider man e o password era DCCPMH, quando eu me meu primo lembramos disso rachamos de rir.
@@baraosouza755 xd
Qual jogo?
@@AngeloGe por questão de segurança não vou falar, pq é senha minha de muitas coisas rsrs, mas era de super Nintendo, de guerra :D
Que bom o esse canal! Foi um achado, sucesso Cogu 🍄
Que alegria, Felipe! Valeu, tamo aí! Feliz em ser útil
Pirula dos game é bom demais bixo
Goku?😳 (Sem zoas, realmente o canal é bom, descobrir hj e já tô na maratona)
Dois que eu zerei que me traumatizaram na infância: Turma da Mônica na terra dos monstros e X-Men II clone wars, ambos do mega drive, lógico que com save state rsrs
Tem gente hoje que fala inglês fluentemente por causa dos games antigos. Dizem as más línguas que até japonês aprenderam a falar.hahahahahhahaha
O pior de tudo é quando você joga no MAME alguns jogos, que não permite você colocar continue na última fase hahaha. Pode ter um milhão de créditos que aparece a mensagem de game over putz. Com certeza os jogos de hoje são justos e com propósitos diferentes.
Bom vídeo, essa é uma perspectiva muito interessante. A galera acha que finalizar jogo é fácil, mas no fim é uma experiência muito pessoal e temporal. Por que hoje muitos não são mais o público alvo para jogos. Valeu pelo vídeo!
Os jogos eram difíceis, mas agente aprendia a perseverar.
Nada melhor que continue infinito. Zerei Dungeons and dragons essa semana e ficaria de cara se tivesse que voltar, o jogo é bem curto, mas divertido
Definitivamente um dos melhores e mais bem produzidos canais com conteúdo mais bem elaborado, de forma técnica e com análise inteligente, compreendo cada palavra que dizes Cogu pois sou das antigas também, parabéns e sucesso.
Hoje em dia os jogos se preocupam em serem mais acessíveis. Vivemos em uma era onde as empresas não querem deixar ninguém para trás na hora de consumirem seus produtos, e eu não falo somente de vídeo games. Neste caso, temos jogos que se preocupam em oferecer uma experiência bastante adaptável para todo tipo de pessoa, de acordo com suas necessidades ou capacidades. Um exemplo recente é o Forza Horizon 5 que te permite customizar a I.A dos adversários, podendo ser mais amigáveis ou mais desafiadores (o que te garante bônus de XP), inclusive ele até mesmo te permite reduzir a velocidade do game, como é um jogo de corrida com carros em altíssima velocidade, esta opção permite que pessoas com reflexos lentos possam desfrutar do jogo.
Outro exemplo, este sendo um pouco mais antigo, é do Mass Effect 3 que oferece 3 modos de jogo:
- Role-Playing Mode (Modo Normal do jogo)
- Narrative Mode (Modo em que o jogo tira os combates e foca somente na história e nos diálogos; Para pessoas que só querem experienciar a narrativa do jogo mas não são boas ou acostumadas em jogos de tiro)
- Action Mode (Modo em que o jogo retira todos os elementos de RPG; Para pessoas que não querem se preocupar com classes, skill tree, escolha de diálogos, etc.)
O conceito da existência destes modos é interessante do ponto de vista que vídeo game é uma mídia super complexa, e para quem é de fora e não está acostumado, alguns jogos podem ser muito impeditivos.
É este tipo de preocupação que não se encontra nos jogos de antigamente e eu fico bastante contente que existam desenvolvedoras preocupadas em oferecer maneiras do vídeo game chegar nas mãos de mais pessoas.
Não sabia isso do Mass Effect 3, genial! Que franquia. Ainda sonhando com o crossover de Halo e Massefé hahahaha
resumindo: os jogos morreram. O que existe hoje é outra coisa, menos jogos. Pois jogo é sinônimo de desafio.
E outra sempre, geralmente tem a opção de colocar no hard, tirar o display de comandos possibilitando uma jogatina hardcore, é importante ter opção fácil e difícil, eu por exemplo achei o gta5 muito fácil as missões.
@@ProfViniciusAlves Discordo redondamente. Jogos são sinônimo de diversão e não desafio. Se a pessoa se diverte sendo desafiada, beleza, mas existem pessoas que não dispõem das habilidades motoras e gostariam muito de aproveitar um game. Existe uma gama enorme de jogos cujo o propósito não é superar desafios, como o modo de criação no Minecraft, um espaço livre para você e seus amigos construírem o que quiser utilizando os blocos, apenas para fins artísticos. Um jogo como The Sims oferece uma simulação virtual de uma vida cotidiana. Não existe um fim, é apenas um passa-tempo. Há diversão nestes jogos sem fim definido ou desafio pré estabelecido, isso não torna eles menos games que outros.
Essa "acessibilidade" é reflexo dos avanços tecnológicos, que permitem que as desenvolvedoras tenham essa liberdade - como essas variações de "gameplay style" do Mass Effect.
É algo impensável no Super Mario World, no Streets of Rage 2 ou até mesmo qualquer jogo que vá até mais ou menos o Dreamcast.
Kid Chameleon! Depois de ter passado a minha infância tentando zerar ele, só fui conseguir em uma férias de inverno na faculdade em 2009! Foi bem emocionante!
Mano comecei a te acompanhar a uns dias… mas o seu jeito de fazer vídeo é sensacional!! Me lembra muito como era falar de vídeo games nos anos 90. Parabéns velho, continue nessa pegada….
Fiquei traumatizado na época de nintendinho. Cansei de alugar jogos e devolver sem passar de fase ou não saber o que fazer. Silver Surfer era um...
Particularmente eu não gosto só de me divertir ou passar um tempo pra relaxar com um jogo, também gosto de sofrer com games que exigem estratégia, paciência, farm e drop constante, pois quando tu se supera e alcança teu objetivo te dá uma satisfação muito além do que jogos apenas para diversão.
Eu gosto de jogos dificeis, mas que tenham uma dificuldade bem planejada e balanceada.
O que não é o caso do recém lançado Souldiers, jogo lindo, gostosinho de jogar... mas os desafios que ele proporciona, ou são muito fáceis ou frustrantes de dificeis. Da pra sentir nitidamente que o pessoal pensou "Ta muito facil essa parte, mete mais 1 harpia, 2 minios que perseguem e um cavaleiro gigante...ah e eles tem que ter HP alto!!". Qualquer 1 consegue fazer algo toscamente dificil, mas poucos conseguem fazer uma dificuldade desafiadora e igualmente viciante.
As roms japonesas da nintendo são bem melhores em determinados jogos, graficamente mais detalhadas e inclusive mais fluidas como por exemplo em contra e nos megamans clássicos.
Caramba, Cogu. Fazia anos que eu não via seu canal e mais anos ainda que eu não frequento o seu grupo do Facebook, se é que ele ainda existe. Daí isso apareceu pra mim no feed e foi tudo o que eu precisava ouvir sobre esses jogos antigos. Sempre sensato, incrível. Continue assim. Vou aparecer mais vezes aqui depois desse vídeo.
Acho que tá sendo unânime..... cogumelando eh pra ouvir sem cansar 20x ao dia pra refletir .... relembrar e relaxar .... meu querido ...sem palavras ...me toca seu canal ... me completa os seus raciocínios....vlw demais
Battletoads: os mestres que o venceram mereciam um final muito mais elaborado.
Eu quando era criança tentei zerar muito o Castlevania de dynavision, e no máximo algumas vezes faltava 1 golpe no último chefão Drácula que é 2 em 1 pra conseguir zerar. Depois de adulto quando tive meu primeiro PC em 2012 , eu fiz igual você falou, joguei com macete de salvar no emulador e rapidinho consegui zerar pela primeira vez. Morri várias vezes e apelei por várias vezes com save do emulador, mas consegui me vingar. kkkkk.
Isso msm, já fiz isso tbm.
Save state e hack seu trapaceiro
Quem nunca fez isso q atire o primeiro joystick.
Eu sou das antigas e já tive Master Sistem e Super Nintendo. Sempre jogava pra zerar o game, sendo que sempre anotava num caderno pequeno o nome dos jogos que zerava (coisa de doido, kkk). Se não me falhe a memória, no Master Sistem foram pouco mais de 50 e no Super Nintendo em torno de 200 jogos. Os que mais gostava eram jogos longos, de jornada/RPG ou passar de várias fases/chefes tipo Zelda, Super Metroid, Chrono Triger e outros de Super Nintendo; e Alex Kid, Rambo III (c/ pistola), Moonwalker, Sonic e outros de Master Sistem. Que época boa! Kkk
Grande canal e vídeo companheiro. Me fez lembrar de coisas de mais de 30 anos atrás e tão distantes que parecem que vivi numa outra vida! Kkk MuitoTop!
Que vídeo fantástico cara, ganhou mais um inscrito.
Realmente, quando vc zerar aquele jogo chato parece que quem quer te jogar na parede cheio de ódio é o videogame.
Ótimo vídeo! Me recordo que entre os colegas da minha época, muitos consideravam "zerar" um jogo se fosse "sem usar continue", com apenas uma ficha!
Estava no Detonando Gueek e cai aqui. Que sorte. Que vídeo fantástico. Tenho 43 anos e vivi toda essa época. Alugar jogos. Morrer e recomeçar do início do mundo. Lembro que o Sonic, se eu não ganhasse 8 vidas na primeira fase, já começava de novo.
Adorei o vídeo! Muita informação boa que eu não sabia e que eu constatei com as explicações. Alguns adendos: No caso do ET de Atari, o desenvolvedor depois deu uma entrevista dizendo que deram um prazo minúsculo pra ele porque queriam lançar na véspera de natal, época extremamente lucrativa pra praticamente qualquer nicho de negócio, e sobre os jogos serem difíceis, no passado, o custo de produzir um cartucho era muito alto, então sera financeiramente inviável lançar um jogo para que este fosse zerado em 20 minutos, como é o caso de muitos jogos antigos, então foi-se produzido, como voce mesmo disse muito bem, uma "dificuldade artificial".
Parabéns pelo conteúdo cara. Vim por indicação de um amigo e porra, não decepcionou. É sempre bom ouvir alguém falando de videogame que realmente entende do que está falando.
Sucesso pra você!
Abraços.
O jogo Rollo The Rescue do Mega é bem difícil (especialmente os chefes) mas eu fiquei tardes e tardes até conseguirar zerar. Foi sofrido mas o sentimento de carinho e nostalgia que sinto pelo jogo são insuperáveis. É algo positivo e o jogo se torna parte de nós.
Porque antigamente as pessoas tinham capacidade de resolver problemas difíceis, hj esta mais acentuada a burrificaçâo em massa
Faltou um ponto importante: nos jogos antigos havia pouco teste. Battle Toads mesmo, tem uma fase muuuuuuuito difícil, porque ela não foi testada.
Ótimo ponto. Battletoads pra dois jogadores beira impossível por causa de bugs
Na verdade, é impossível. O Battletoads de NES na versão americana/europeia é impossível de zerar com 2 players.
Na fase 11, um dos controles para de funcionar.
A questão é que isso passou despercebido, já que pra chegar nesse ponto com 2 players, você precisava de 2 caras absolutamente viciados. Nem os próprios desenvolvedores devem ter conseguido. Hahaha.
Tinha teste sim e aos montes, talvez até mais que hoje com os cyberbugs da vida já que não existia update pra corrigir alguma merda sem ter que comprar outra fita. Battletoads é excessão.
Mano nunca passei da fase da motinha
Tenho 36 anos e zero todos com Save State e se ainda estiver difícil, vou no TH-cam ver como se passa.
Excelente vídeo, parabéns! Sou da época do Atari e Nintendinho e sofri mto em não poder salvar os jogos em determinado ponto, era uma frustração enorme ter que começar td novamente. Um dos jogos que mais me orgulho em ter zerado foi Super Mario 3 do Nintendinho. Foram 3 dias de vídeo game ligado pra conseguir (deixava ligado pra ir pra escola entre outros momentos).
O cara tem tanta propriedade pra falar, que fica gostoso de assistir. Parabéns!
Ótimo vídeo. Concordo com tudo que foi dito. Triste que um conteúdo dessa qualidade tenha tão poucas visualizações. Merece muito mais. Cogu é um dos melhores streamers e joga bagarai! =)
Muito obrigado pelo carinho, Carlos! No que depender de nosso trabalho, o canal cresce. Tomara que um dia quem acompanhou desde o começo possa dizer "eu tava lá desde os 2000 inscritos!" hahahaha. Valeu mesmo, cara. Nossa hora vai chegar.
O canal desse maluco é bom demais! Eu nem fumo maconha. Mas viajo demais nos seu comentários. Hahahahaa No auge dos meus 40.e poucos anos. Posso dizer que vi a indústria dos games nascer, engatinhar, andar e se tornar um adulto responsável.
Wu-Tang, muito obrigado pelo comentário e por viajar com a gente! hahahaha
O nascimento dos videogames é um momento singular na história humana que tivemos o prazer de assistir. Obrigado por somar ao vídeo! tmj!
Lembro que eu zerei o Final Fight 1 com uma ficha só. Quase morri do coração jogando.
Aliás, tinha jogo do Nintendinho que eu zerava com facilidade (TMNT 3, por exemplo) e fui jogar uns anos atrás e não passei da segunda fase. Crueldade sem limites essa época (sem contar o jogo do Surfista Prateado, que era meu herói favorito, e aluguei a fita).
Isso aconteceu comigo com aquele jogo do Batman que parece Megaman. Zerava várias vezes no mesmo dia quando era criança. Um dia botei no emulador e não consegui de jeito nenhum. Os reflexos vão embora quando a gente envelhece.
Irmão...... falou tudo!!
Eu, assim como vc estava na criação, na gênesis, dos consoles e muito me recordo das vezes em que a bateria do cartucho estava "bugava", das vezes que tinha que dividir a mesma televisão com toda a família, pq naquele tempo, não eram todos que tinham mais de um aparelho em casa.....
Eu acredito em muito do que vc trouxe nesse conteúdo, alias quero deixar meus parabéns pelos vídeos, mas também acredito que além da necessidade do mercado hj, tbm encontramos uma galera que prioriza mais um bom gráfico do que o próprio jogo em si. Eu acredito que muitos dos que jogam hj os consoles de nova geração saibam o que é jogar Resident Evil 3 em japonês (sem nada traduzido) ou tbm saibam o desespero que era o Clock Tower do SNES, sem tutoriais, sem internet pra ver detonados ... enfim, eu acho que hj os jogos estão mais "fáceis" além da jogabilidade mas tbm por todo o acesso ao conteúdo que se tem na internet.
E só pra concluir, hj eu pego todos os jogos que me são nostálgicos e jogo novamente, alguns eu zero, outros eu desisto kkkkkkkkk mas sem dúvida alguma, com todo eu me divirto demais!!
Vídeo incrível!!!! Apareceu como recomendação. Cliquei por curiosidade. Fiquei impressionado com a qualidade. Parabéns!👏🏼👏🏼👏🏼
Feliz que gostou! Bem-vindo à comunidade!
Nossa, Nightmare Creatures!!! Você me jogou numa memória perdida dentro do meu cérebro! uowww
É impressionante como qualquer assunto se torna interessante quando o orador é bom. Excelente, cara!
Os jogos antigos eram realmente desafiadores, não me esqueço de passar uma tarde inteira tentando terminar o Turtles II do NES, eu e um grande amigo meu jogamos a tarde inteira e não fechamos, chegávamos longe pra caramba, morria e voltava do zero. O Contra III do SNES também foi outro que joguei demais (mas esse terminei com save state anos depois kkkk) Saudades dessa época, tínhamos menos acesso aos jogos e isso nos fazia aproveitarmos mais os jogos.
Cara seu canal e muito bom, vc é muito talentoso, fiquei feliz por ter te achado no TH-cam
Muitas informações excelentes e uma ótima dicção e oratória fazem desse canal um dos melhores que já vi sobre games antigos. Não sou muito de assistir vídeos no yt, apenas tutoriais e gameplay de jogos antigos que eu quero conhecer e em seguida jogar nos emuladores, então encontrar um canal que me faz parar 15 minutos pra ver um vídeo é raro e aconteceu com esse canal aqui. Parabéns mano
Muito obrigado por nos dar uma chance! Um abraço
Hoje temos jogos, principalmente os soulslike, que têm uma dificuldade bem característica. Mas, de fato, os jogos mais antigos eram absurdos em dificuldade. O Contra (que não chega nem perto da dificuldade o Battle Toads) é um dos que guardo um sentimento de "amo odiá-lo" kkkkk. Parabéns pelo ótimo conteúdo!
Que vídeo nostálgico cara. Lembro-me como se fosse hoje. Eu passava a madrugada inteira jogando escondido, deligando só a TV (deixando o game ligado), indo atrás de dicas, macetes, e quando zerava era um alívio misturado com prazer. Jogos que marcaram minha infância como Kid Chameleon, Chakan The Forever Man, Battletoads, Jungle Strike, The Simpsons Bart vs. the Space Mutants, Flashback: The Quest for Identity, Alien 3, Contra 3, Golden Axe, Blackthorne, cara tem uma lista enorme de bons jogos.
Só zerei predador do Nintendinho quando descobrir a manha de mexer em todos os botões pra pular de fase kkkk
Hoje em dia o mais difícil é platinar o jogo! O que é um grande desafio. Já platinei 30 jogos. Entre eles dark souls 2 ni-ho. Realmente ps1 pra trás os jogos eram muito difíceis. Insanos. Pra achar o caminho dava trabalho.
Ótimo vídeo! Concordo com você: hoje os jogos são mais fáceis e mais justos. Tinha jogo na minha época que você morria e voltava naquele “iniciusão” e era muito chato, porque tinha que ficar fazendo as mesmas coisas de novo.
Antes de qualquer coisa, EXCELENTE vídeo! Vivi toda essa realidade nos aos 80 e 90, você disse TUDO. Zerei muitos jogos, mas apanhei DEMAIS também deles
Que surpresa boa encontrar esse canal! Tá louco!!! Parabéns pelo conteúdo! Tô maratonando tudo! Hahaahah 👏👏👏👏
Hoje em dia poucos são os jogos estão numa dificuldade justa, a maioria também esta artificialmente mais fácil. As vezes a sensação que dar é que de estar fazendo o jogador de idiota.
Sensacionais essa suas análises cara. Já prevejo seu canal com 500k de inscritos em breve.
Muito bom vídeo, quem jogava bem os jogos antigo, tira de letrar qualquer jogo hoje em dia. Tenho vários amigos antigos iguais a mim que salvam qualquer game novo rapidinho, um deles inclusive foi morar por sete anos no Japão, chegando lá ele desbancou todos os japoneses no The King, até tem a placa dele lá na parede do flyperama como campeão brasileiro. Jogar com ficha para um moleque que tinha pouco dinheiro, vc tinha que ser bom nível hard, ou não se divertia, aí o jeito era partir para a porrada real ou ficar depois só olhando e torcendo para a derrota do outro, todos os jogos eram de luta, isso liberava muita animosidade, meninas dificilmente iam a flyperamas. Na década de noventa os flyperamas eram os points da galera, havia menos cocaína nas ruas, menos armas e assaltos a pedestres, o crack estava começando, não tinha bebidas alcoólicas nos flyperamas, tinha cigarros todos mundo fumava, as próprias máquinas vinham com cinzeiros. Essas casas de jogos tinham por todos os lados aqui em São Paulo, ao lado de escolas, próximos a igrejas a casa das primas e não rolava violência nenhuma, no máximo uns socos por alguma diferença qualquer, havia a guerra dos bairros, mas não passava disso. Hoje em dia é impensável uma ambiente desses fora de um shopping, e agora o públicos são os pequenos que ficam dando marteladas nos jacarés quando eles saem das tocas. Era um mundo tranquilo, ia-se e vinha de qualquer lugar se medo de perder a vida por causa de um celular, hoje está devastado se perde a vida até se der bom dia para o outro e ele não gostar de como vc falou. obs: tenho várias revistas game power ainda, estão bem conservadas.
Rapaz... Ganhou inscrito! Que vídeo fantástico! Avalanche de informação!!
Lembro que na minha época, anos 80/90, cartuchos alugados, só fim de semana e depois dos deveres escolares e de casa mesmo. Mas o fator de ter apenas uma tv em casa e só conseguia jogar quando ninguém estava assistindo ou seja, muito regrado. Parabéns pelo canal e continue assim cara.
Adoro esse canal!!! Me ajudando muito a acalmar a mente em dias difíceis :(
Cara, eu fico travado nos seus vídeos, vídeos com a abordagem mais pura e real... Parabéns Cogu, são vídeos que define quem é os das antiga...
Falou tudo! É melhor o jogo ser curto e bom. Descobrindo seu canal aqui, parabéns pelo ótimo conteúdo e opinião sensata.
Muito obrigado pela presença e por comentar no vídeo!
Daí pagava 40 conto em uma fita de Nintendo pro jogo ser curto e ruim igual esse jogo do sapo e do Castlevania 1
@@NaoSei4ata então, você está comparando esses jogos com o que? Na época deles, eles estavam os melhores jogos, tanto o Battletoads quanto o Castlevania... e, se você viu o vídeo, os jogos tinham de ser difíceis porque tinha uma limitação técnica, tanto de espaço para armazenar jogos quanto de facilidade para programar... Claro, se você olhar com os olhos de hoje, esses jogos ficam horríveis, mas só quem viveu aquela época dos 8 e 16 bits sabe o quanto esses jogos são incríveis.
Como é bom ouvir alguem da mesma época.....parabéns pelo canal...ganhou mais um inscrito e fã
obrigada pela recomedação youtube!
resposta a pergunta: pra mim jogos devem ser fáceis para serem divertidos ,do contrário só servem pra me deixam estressada.
Eu e meu irmão quase terminamos o campeonato do Super Star Soccer, apareceu um password gigantesco, quando pegamos o caderno pra anotar, não deu tempo, a parada ainda tinha tempo.
Muito interessante sua reflexão, eu nunca tinha pensado assim. Agora save state não uso pra mim é o mesmo que não zerar fechar usando esse recurso. Agora... bugs e truques que podem ser executados sem game genie essas coisas, daí eu já uso bastante então vai de cada um mesmo.
Eu uso pra poupar tempo ... Tipo se eu morrer pro chefe volto para a batalha com ele desde o início, e não volto desde o início da fase... Faço o jogo ficar mais.justo e me poupa tempo,.mas sem abusar do save state
Não volto para o meio da batalha no chefe
Que canal maravilhoso, não acredito que não conhecia até hoje... Um conteúdo rico, mas calmo e delicioso de assistir. Guardo para momentos na rede, não decepciona.
Parabéns pelo trampo, camarada
Cogu, talvez com a sua experiência seja possível você fazer um vídeo com jogos que seriam melhor jogar na versão japonesa ou americana e vice-versa.
Fala mano tudo certo? Cara seu jeito de falar sobre video games me lembrou o intervalo da escola quando a gente trocava idéia sobre os jogos que estávamos tentando zerar kkkk Deu vontade de religar o SNES empoeirado na estante. Valeu um abraço
Eu tenho feito isso, recentemente zerei o ghons n ghost do snes(que só não zerei quando criança porque minha mae falava que era do demônio) e sim zerei sem save state. E valeu a pena a adrenalina...
Zerei esse danado em 1994 com uns amigos do colegial, alugamos e zeramos num domingo no meu snes.
Quero ver zerar o Ghosts n Goblins! Esse sim é terrível! Saiu um remake para MSX com V9990. Idêntico ao arcade
@renatobhcity Impossível ?? KKkk
@renatobhcity está falando do ghols n ghosts?
@renatobhcity quero ver zerar o Ghosts n Goblins! Esse é muito difícil!
Lembro que jogava aqueles clássicos do MSX (Microcomputador muito famoso dos anos 80), e os jogos em sua maioria eram japoneses, tinha que ver que eram coisa de louco principalmente para criança (como eu na época). Lembro que na casa dos meus pais fazíamos campeonato para ver quem iria zerar o jogo. Com toda a certeza era muito mais difícil porém era muito mais gostoso, pois éramos unidos e nos divertíamos. Agora é cada um no seu canto usando aqueles jogos sem graça nenhuma para smartphones.
Sim, jogos antigos eram mais difíceis, mas nem todos game overs, eram bons, como você disse.
Eu descobri que podia salvar alguns jogos no Super Nintendo agora depois de adulto. Bateria dos cartuchos das locadoras certeza que não existiam por aqui
Que boa recomendação o TH-cam me deu desse canal! Relembrando a infância 😃
Obrigado TH-cam! E obrigado Nielsen, por nos dar uma chance!
Cara, eu me impressiono com a qualidade do teu canal em todo video. Você merece que seu publica cresça demais. Continue o excelente trabalho com a certeza de que você o está fazendo muito bem! Parabéns
Quem viveu a década de 80 sabe que todos os jogos eram naturalmente difíceis, o que o dark souls e hoje para essa geração, o prazer do desafio, o ódio visceral e a satisfação na vitória, mas parece que hoje alguns jogadores perderam a motivação.
Caramba... Um vídeo melhor que o outro! Vc é sensacional cara! Obrigado pelo conteúdo de qualidade!
É sempre uma delícia ver seus vídeos pq aqui tem CONTEÚDO, parceiro!!! O cara fala com propriedade
Excelente vídeo! Hoje em dia eu lembro dos jogos que joguei no Super Nintendo e procuro as gameplays no TH-cam só para ver como eles terminavam, porque na época eu dificilmente zerava alguma coisa. Só conseguia zeras jogos de luta, Super Mario Bros., Star Fox e alguns outros. Mais tarde, na adolescência, zerei alguns no emulador também
Cogu, cada vídeo seu é uma aula sensacional!
Quem aqui zerou na infancia o "the red october - snes" jogo maldito de submarino... adorava, mas chegava numas fases que era impossivel...
Tem varios que eu nunca finalizei, meu retroid pocket 2 + ta chegando e vou usa-lo pra zerar breath of fire, Chrono thriger, entre outros que nunca joguei. Jogos arcade como Metal warriors, metroid, etc
Cogumelando podia escrever um livro ilustrado só sobre o assunto e a experiência dele com todos os jogos antigos. Ilustrado para podermos ver imagens dos jogos.
Nossa real tem uns jogos que são bem mais tranquilo na versão japa mesmo. Um que ficou na minha mente foi Ninja Gaiden 3, os 2 primeiros eu fechei os americanos, mas o último é completamente insana a dificuldade tive que apelar pra versão japonesa que tem até password.
Jogos desnecessariamente alongados são chatos mesmo, mas jogos absurda e injustamente difíceis irritam a gente (principalmente quando a dificuldade também é gerada por bugs e falhas na programação do jogo). Lembro que alguns jogos que eu zerei na época do console, quando peguei anos mais tarde para jogar no emulador, no PC, eu me perguntava: "Como eu consegui zerar isso no vídeo-game, sendo que eu não tinha save state?". Tem jogo que é simplesmente cruel de tão difícil kkk
Hoje tem alguns jogos difíceis, que dependem de prática, mas é minoria, maioria vc pode diminuir de níveis no meio do jogo, ou o próprio jogo percebe que esteja com dificuldade e facilita.. a maioria dos jogos hoje é mais um filminho, já na era 8 bits, 16 quando os jogos começaram ter finais mais facilmente era comum os jogos serem desafiantes, o que fazia fazer valer a jogatina... logicamente não era generalizado e havia jogos fáceis tb. Mas muitos eram na nase de muita tentativa e erro
Antigamente muitos jogos eram difíceis pq os comando(gameplay) era horrorosos igual esse jogo do sapo roqueiro, e outros de terror e RPG eram difíceis pq era tudo em inglês, hj têm jogos de todos os gostos, até dublados e os saudosistas só sabem reclamar
@@NaoSei4ata sei lá, vaivaivai... deixa pra lá
@@NaoSei4ata é.. inglês.. dicionário
Antigamente jogo tinha cara de jogo. Hoje jogo quer te por como artista de cinema. Sou retrogamer assumido
@@ArthurJorgeBushcraft, exato!
Ganhou mais um inscrito, me lembro no ps1 quando eu procurava jogos RPG e os caras nao queriam me vender... mais zerei Vandal Hearts 2,Vanguard bandits, Hoshigami e Final Fantasy tatics...na raça...pois na época eu n tinha acesso a Internet nem a nada...
Não terminei vários, até hoje kkkk... ótimo vídeo 😊
Bianka, minha amiga lá do Instagram? AEEE! Bom tê-la aqui, valeu por assistir!
@@Cogumelando A mesma, adorando seu canal e recomendando para todos meus amigos :) Parabéns! Bom mesmo!
realmente cogu, hoje os jogos são mais fáceis do que jogos do passado. Nunca tinha parado para reparar, os jogos da década de 80 e 90 eram feitos difíceis porque tinha o lance de vender revistas. muito bem observado. Hoje não tem esse negócios de revista para isso nos jogos novos, pq hoje temos youtube ou site com guia que orientam a chegar no fim do jogo. Esse ano os jogos que não zerei na infância por algum motivo obscuro deu vontade de jogar e fi-lo em março e abril de 2023. são eles mega man x, x2, x3 e x4 esse último no xbox one (versão play 1) e no sega saturn versão completa. E para finalizar, arcade (fliperama chamado no brasil) é golpe mesmo, concordo com você cogu. A filperama caça níquel só para pegar nosso dinheirinho.
Knights of the Round era impossivel zerar no fliper. Dps q peguei no emulador, jogava tranquilo e zerava com 100 creditos kkk. Outro q me vinguei foi Maximum Carnage.
Mano, tinha jogo que me deixou com tanto cabelo branco kkkk, tenso mano, excelente o canal, é uma nostalgia pura...
Resumindo: pra arranacar nosso suado dinheirinho e ainda um pouco de juizo. Por isso sou e serei eternamenre grato aos criadores de emuladores e os save states. Jogo tem que ser apreciado e divertido, ok tambem tem que ser desafiante, mas tem jogo que é imoral hehehehe a geracao de PS3 pra frente melhorou demais com os save automaticos e check points que facilitam nossas vidas
No ps1 e 2 em questão de save já era bom, só alguns que eram difíceis de salvar mesmo como o crash 1 e o resident evil, mas no geral dava pra salvar de boa. O único problema com save state é o abuso, zerei Zelda ocarina of time e majora's mask abusando do save state quando eu era adolescente, qualquer hit que eu tomava eu já carregava o save, mais recentemente eu comprei um n64 e zerei eles na moral e tive uma esperiencia bem diferente e mais recompensadora quando zerei
Cara , sendo direto , as marcas se adaptaram ao público . O público hoje gosta de consumos rápidos e isso vale com tudo: Jogos , vídeos no TH-cam, tik tok . A galera não se prende mais 5 horas na cadeira jogando um jogo .