Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Ah!..Agora entendo melhor porque eu gosto da musica de Chopin. Na minha modesta maneira de sentir a musica dele, ela é muito melodiosa, deve ser por essa razão que gosto muito de teatro lírico, a ópera, a principalmente a ópera italiana. Vi e ouvi ao vivo grandes cantores/interpretes de ópera, tais como: Giusepe di Stefano, Carlo Bergonzi, Alfredo Kraus, Monserrat Cabalé, Joan Suterland, Tiro Gobbi, Piero Capuccili, enfim, e tantos outros. Vi precisamente (+- nos anos 60) a NORMA de Belinni, cantada por Monserat Caballé. Fico muito contente por este seu video.
Com as suas explicações vamo-nos apaixonando pelo saber, compreender a música como tendo "vida" e temos que a entender a medida que a música se desenvolve.
Sinto precisamente o que o Professor explica, ouvimo-la até a formalizar mais ou menos na nossa cabeça, depois vem a história que construímos e ao tocar essa história tem que ir acontecendo com o seu sentimento. Uma nota vai pedindo a outra com as caraterísticas próprias.
Creio que uma nota pede outra e assim sucessivamente formando uma melodia penso que começa na cabeça do compositor. Ele quer contar uma história, o seu estado de espírito, um sentimento., a linguagem que usa é a música. Na escrita umas letras pedem isso,por que as notas não? Fui formando essa ideia desde que comecei a ouvir as aulas do professor. Nada é posto na pauta ao acaso. Maravilha a forma como toca.
Felipe, muito obrigado por compartilhar conosco a sua percepção musical. Talvez ter me interessado por tocar piano depois de adulto depois de ter visto muitos de seus vídeos, além de me proporcionar um interesse maior por música, fez nascer em mim um senso de simbologia das melodias que eu não percebia antes. Cada vídeo que você faz comentando estes temas, mesmo que muito breve frente à complexidade mesma do assunto, é um desvelar um pouco mais desta arte tão conhecida, porém tão pouco entendida.
A sensação da resolução é algo realmente que se dá por percepção e não pela mente racional. Quem consegue sentir e perceber isso entende o que o professor está falando. Mas eu também nunca pensei nos "potenciais" de movimento entre os graus; me fez lembrar a geração de energia elétrica que se dá por movimentação e potencial para que haja a corrente elétrica ou "movimento". Muito boa a explicação!
Interessante demais, as vezes eu ouvia alguma "música" com frases que pareciam não tem ou se perder, eu eu achava muito estranho. Mas na realidade o que estava faltando era essa resposta de encerramento, a melodia era inacabada....
Gosto muito de entender as notas como um fenômeno físico que tem consequências físicas muito mais que psicológicas. E imagino que tem efeito emocional porque a ressonância das frequências estimulam nosso corpo, hormônios e sinapses. A teoria das cordas diz que o nosso universo é som puro, em sua mais alta escala. Músicos são construtores de universos! Muito bom os edifícios que vc tem construído, prof. Felipe. Parabéns.
Sempre tive essa dúvida! Muito esclarecedor! Tenho outra uma dúvida tb. O Que faz uma música ter característica diferente de acordo com a cultura ? Por exemplo, ouço uma música e observo q ela tem uma característica árabe ou oriental. Sempre tive essa curiosidade. Espero ter me feito entender, pois escrevendo é mais dificil de explicar rs... Obrigada!
Sim! Isso acontece porque, dependendo da cultura, nós temos diferentes escalas musicais - tanto em relação à maneira de organizar as notas que conhecemos como ao fato de terem em suas escalas notas que não consideramos na música ocidental. Isso sem falar nos aspectos rítmicos, timbrísticos e formais (onde já é mais fácil de compreender as diferenças).
@@FelipeScagliusi Você não imagina o quanto eu estou feliz e agradecida por sua resposta ! Muito obrigada! É uma curiosidade muito antiga ! Obrigada mesmo pela atenção!😍
É Bem interessante mesmo, como se cada nota tocada (como não,é rs) tivesse um significado por trás dela...... , chegar ate ser um pouco assustador em um sentido pra mim,isso ae, valeu pelo compartilhamento desse conhecimento !
As vezes penso que as teclas (ou notas) , cada uma delas tem um significado. Uma nota sozinha tem um significado , duas ou mais juntas outro ... A melodia seria como um ponto , que vai correndo por cada nota e mostrando seu significado. Assim cada pessoa cria um novo significado , uma historia , uma nota com seu significado só pode parecer bobo e sem sentido , mas ela dentro de um contexto faz parte de uma história. Se em um filme o autor precisa de personagens pra transmitir a historia (Cada um deles com seu significados mas colocados de maneira que o autor consiga transmitir o significado dele , a historia do autor), um compositor precisa das notas pra transmitir oque quer. Isso nos leva a outro ponto , quanto mais personagens mais complexa é a historia kk Talvez por isso as musicas de hoje em dia enjoa tão fácil , se ja não basta a repetição de acordes (C F Am G kkk) Tem a repetição de notas tbm. Eu acho que é isso , cada nota tem seu significado que muda dependendo de onde ela está ou como ela foi colocada. Talvez por isso as melodias tenham sentido , pq elas possuem significados .
Caro Felipe, és um bom músico e indiquei seu canal para minha irmã que deseja aprender piano. Esse vídeo me chamou atenção pelo título. Mas fiquei frustrado com sua resposta. Pensei que darias uma resposta... Pena. Você levantou várias questões bem interessantes; mas, na hora de respondê-las, você apresentou exemplos. Exemplos não são explicação. E os exemplos apelaram, como pressupostos, àquilo mesmo que havia de ser explicado. Eu percebo também a narrativa criada pela melodia, mas isso não responde por que nós percebemos assim. Ao menos, concordo com você quando dizes que não é a resposta da física, da acústica, acerca de frequências, que conteria uma resposta satisfatória. Seu canal é bem bom! Sucesso!
Eu diria (peço desculpa) porque é que nas mãos do Professor as melodias fazem sempre sentido e encerram uma história ? Ou as frases têm sempre pergunta e resposta. Só com o Professor é tão evidente
Som: e apenas um som feito pela vibraçao do ar depedendo do motivo e ate irritante kk Musica: A arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante ao som, simplificando" A Arte Do Som"
Professor, em outras tonalidades a nota que vai dar a sensação de resolução é sempre a nota que inicia a escala também? Outra dúvida: como nem sempre as músicas começam com a primeira nota da escala na qual ela foi escrita, é certo dizer que o lugar certo para saber qual é essa tonalidade, é sempre a armadura da clave ?
Regina, em outras tonalidades a nota que vai dar a sensação de resolução será a nota que corresponde ao primeiro grau da escala sobre a qual a melodia foi escrita. Para identificar a tonalidade da música é necessário olhar tanto a armadura de clave como o baixo do acorde final. Isso serve para 99% dos casos. Agora, para ter 100% de certeza, você precisa de um pouquinho de experiência e conhecer a obra para verificar se é sobre essa escala mesmo que a música gira ou se o compositor aprontou alguma pegadinha.
Felipe tenho uma dúvida, quando você tocou o inicio do hino da frança você começa por Sol, teoricamente seria um Sol Mixolídio porque o inicio dela começa em Sol, pois como sabemos, coexiste diferentes escalas dentro da mesma escala sendo assim relativas, eu ainda não consigo entender como isso pode acontecer, pois como você disse a sessão de "chegar em casa" acontece quando chega em Dó, porém não com Sol, isso se aplica em uma progressão de acordes? ainda tenho duvida em relação a isso, se puder me esclarecer isso ficarei muito feliz.
Joel, isso acontece porque a música não está em sol mixolídio e sim em dó maior. O fato de sentirmos que o tempo forte acontece quando se chega na nota dó enfatiza isso (sem falar no prosseguimento da melodia). A idéia de que se a música começa com a nota sol, significa que está em sol mixolídio, é simplesmente errada. Para classificar isso como mixolídio seria preciso que o compositor tivesse escrito de maneira a "polarizar" a nota sol, fazendo com que ela soasse como o ponto de repouso, mesmo utilizando apenas notas naturais, e não é isso que acontece nesse caso.
Professor, eu estava refletindo sobre uma questão: pq a música clássica hoje em dia não é tão "popular" pras pessoas como era nos séculos anteriores, apesar delas serem bombardeadas de música clássica, nos games, nos filmes, nos desenhos... Você acha que a introdução da música clássica com o advento da tv em alguns gêneros, como desenhos estilo Tom e Jerry, "deixou" a música clássica com um aspecto cômico e não mais tão espiritual e romântico? Talvez, por isso as pessoas popularizam mais músicas românticas? Outra dúvida: compositores como Bach, Mozard etc, compunham fora as que eram estritamente religiosas, para expressar amores humanos?
Bom, o que acontece é um fenômeno muito mais amplo. Não é exatamente um problema apenas da música clássica. Veja o que acontece com a literatura, com a pintura, com a arquitetura, com a filosofia. Observe o que tem sido feito com as tradições religiosas, a banalização generalizada, em suma, veja o estado da inteligência humana em comparação a tempos passados. Não precisa muito esforço para perceber que o ser humano tem se esforçado apenas em satisfazer seus prazeres e obter mais conforto ao invés de construir obras grandes e profundas. O fato é que o ser humano está ficando mais burro faz algum tempo e eu não tenho solução para um problema dessa magnitude, só estou tentando salvar a minha pele nesse caos absurdo (acho que é a única coisa realista a se fazer). Compositores como Bach e Mozart tem obras sacras e obras seculares. Amores humanos, do tipo romântico mesmo, você vai encontrar de maneira mais explicita nas óperas de Mozart. No entanto, tanto um quanto o outro escreveram obras instrumentais de tal poder dramático que nada impede que uma alminha apaixonada se derreta ao escutar aquilo.
Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&Minicurso
Ah!..Agora entendo melhor porque eu gosto da musica de Chopin. Na minha modesta maneira de sentir a musica dele, ela é muito melodiosa, deve ser por essa razão que gosto muito de teatro lírico, a ópera, a principalmente a ópera italiana. Vi e ouvi ao vivo grandes cantores/interpretes de ópera, tais como: Giusepe di Stefano, Carlo Bergonzi, Alfredo Kraus, Monserrat Cabalé, Joan Suterland, Tiro Gobbi, Piero Capuccili, enfim, e tantos outros. Vi precisamente (+- nos anos 60) a NORMA de Belinni, cantada por Monserat Caballé. Fico muito contente por este seu video.
Explicação tão rica assim nunca ouvi, maior clareza não há.
As suas aulas estimulam as zonas musicais do cérebro, activam a mente e a capacidade de comunicar pela música. Aulas muito valiosas.!
Com as suas explicações vamo-nos apaixonando pelo saber, compreender a música como tendo "vida" e temos que a entender a medida que a música se desenvolve.
Sinto precisamente o que o Professor explica, ouvimo-la até a formalizar mais ou menos na nossa cabeça, depois vem a história que construímos e ao tocar essa história tem que ir acontecendo com o seu sentimento. Uma nota vai pedindo a outra com as caraterísticas próprias.
Professor Felipe, quanta riqueza... Gratidão.
Creio que uma nota pede outra e assim sucessivamente formando uma melodia penso que começa na cabeça do compositor. Ele quer contar uma história, o seu estado de espírito, um sentimento., a linguagem que usa é a música. Na escrita umas letras pedem isso,por que as notas não? Fui formando essa ideia desde que comecei a ouvir as aulas do professor. Nada é posto na pauta ao acaso. Maravilha a forma como toca.
Professor espectacular, são palavras inacabadas a sua intenção ditada pelo cérebro. Bela explicação.
Você é um grande pianista. Um abraço!
Muito obrigado, Luis!
@@FelipeScagliusi como gostaria de aprender a tocar vou insistir até aprender
@@FelipeScagliusi vc é fantástico
Fantástico seu canal, professor. Muitíssimo obrigada por nos proporcionar aulas com esse rico conteúdo!
Muito obrigado, Kátia!
muito bom. super interessante essa forma de enxergar ( ouvir ) a música
Fantástico.
Que coisinha tão verdadeira. Como não conseguir entender isso minha genti. Tão claro.
Conhecimentos incriveis
malandro, essa aula foi top demais, q isso !
Muito bom! entendi a movimentação da sonoridade
Felipe, muito obrigado por compartilhar conosco a sua percepção musical. Talvez ter me interessado por tocar piano depois de adulto depois de ter visto muitos de seus vídeos, além de me proporcionar um interesse maior por música, fez nascer em mim um senso de simbologia das melodias que eu não percebia antes. Cada vídeo que você faz comentando estes temas, mesmo que muito breve frente à complexidade mesma do assunto, é um desvelar um pouco mais desta arte tão conhecida, porém tão pouco entendida.
A Musica é a arte auditiva, a harmonia dos sons
Minha casa é sua casa, mestre!
O melhor canal de piano.
Muito didático! Felipe. Percebe-se o cuidado e o detalhismo com que é passado o conteúdo do assunto.
Obrigado, Simone!
Seus vídeos são super ricos,por nos proporcionar uma explicação super Clara,você tem um dom lindo..Obrigada!
Eu que agradeço, Nelma!
Vídeo interessantíssimo!! Muito conciso em suas palavras, transmite a ideia de forma clara e precisa. Fiquei encantada! Meus parabéns!!!! 👏👏👏👏
A sensação da resolução é algo realmente que se dá por percepção e não pela mente racional. Quem consegue sentir e perceber isso entende o que o professor está falando. Mas eu também nunca pensei nos "potenciais" de movimento entre os graus; me fez lembrar a geração de energia elétrica que se dá por movimentação e potencial para que haja a corrente elétrica ou "movimento". Muito boa a explicação!
Interessante demais, as vezes eu ouvia alguma "música" com frases que pareciam não tem ou se perder, eu eu achava muito estranho. Mas na realidade o que estava faltando era essa resposta de encerramento, a melodia era inacabada....
Gosto muito de entender as notas como um fenômeno físico que tem consequências físicas muito mais que psicológicas. E imagino que tem efeito emocional porque a ressonância das frequências estimulam nosso corpo, hormônios e sinapses. A teoria das cordas diz que o nosso universo é som puro, em sua mais alta escala. Músicos são construtores de universos! Muito bom os edifícios que vc tem construído, prof. Felipe. Parabéns.
Muito obrigado, Lucilene! Abração!
Gosto muito dos seus vídeos, sempre me dão mais anima para continuar aprendendo a tocar mais e mais, muito obrigado 👏
Amei a aula, professor! Obrigada!
Valeu, Marluce!
Sua forma de explicar é muito maneira. Você é um grande filósofo. Kkk obrigada, sempre. 👏👏👏
Valeu, Leila! Eu sou um dos dois maiores filósofos aqui da minha casa!
Felipe Scagliusi...te entendo! Kkkk
Sua explicação é muito clara! Obrigada, Felipe.
Valeu, Nadir!
Sempre tive essa dúvida! Muito esclarecedor! Tenho outra uma dúvida tb. O Que faz uma música ter característica diferente de acordo com a cultura ? Por exemplo, ouço uma música e observo q ela tem uma característica árabe ou oriental. Sempre tive essa curiosidade. Espero ter me feito entender, pois escrevendo é mais dificil de explicar rs... Obrigada!
Sim! Isso acontece porque, dependendo da cultura, nós temos diferentes escalas musicais - tanto em relação à maneira de organizar as notas que conhecemos como ao fato de terem em suas escalas notas que não consideramos na música ocidental. Isso sem falar nos aspectos rítmicos, timbrísticos e formais (onde já é mais fácil de compreender as diferenças).
@@FelipeScagliusi Você não imagina o quanto eu estou feliz e agradecida por sua resposta ! Muito obrigada! É uma curiosidade muito antiga ! Obrigada mesmo pela atenção!😍
Excelente explicação
Obrigado, Izabel!
Muitíssimo obrigada pelas dicas Felipe.
Realizando meu sonho com sua ajuda!!
Maravilha, Adrieny!
É Bem interessante mesmo, como se cada nota tocada (como não,é rs) tivesse um significado por trás dela...... , chegar ate ser um pouco assustador em um sentido pra mim,isso ae, valeu pelo compartilhamento desse conhecimento !
Valeu, Marcos!
Essa aula é muito sutil. as notas na música conversão entre si. parabéns pela aula.
Maravilhoso
Obrigado, Zildea!
Muito bom, estou começando agora e achei muito interessante!
Obrigado, Carlos! Bons estudos!
👏👏👏
As vezes penso que as teclas (ou notas) , cada uma delas tem um significado.
Uma nota sozinha tem um significado , duas ou mais juntas outro ...
A melodia seria como um ponto , que vai correndo por cada nota e mostrando seu significado.
Assim cada pessoa cria um novo significado , uma historia , uma nota com seu significado só pode parecer bobo e sem sentido , mas ela dentro de um contexto faz parte de uma história.
Se em um filme o autor precisa de personagens pra transmitir a historia (Cada um deles com seu significados mas colocados de maneira que o autor consiga transmitir o significado dele , a historia do autor), um compositor precisa das notas pra transmitir oque quer.
Isso nos leva a outro ponto , quanto mais personagens mais complexa é a historia kk
Talvez por isso as musicas de hoje em dia enjoa tão fácil , se ja não basta a repetição de acordes (C F Am G kkk) Tem a repetição de notas tbm.
Eu acho que é isso , cada nota tem seu significado que muda dependendo de onde ela está ou como ela foi colocada.
Talvez por isso as melodias tenham sentido , pq elas possuem significados .
Caro Felipe, és um bom músico e indiquei seu canal para minha irmã que deseja aprender piano. Esse vídeo me chamou atenção pelo título. Mas fiquei frustrado com sua resposta. Pensei que darias uma resposta... Pena. Você levantou várias questões bem interessantes; mas, na hora de respondê-las, você apresentou exemplos. Exemplos não são explicação. E os exemplos apelaram, como pressupostos, àquilo mesmo que havia de ser explicado. Eu percebo também a narrativa criada pela melodia, mas isso não responde por que nós percebemos assim. Ao menos, concordo com você quando dizes que não é a resposta da física, da acústica, acerca de frequências, que conteria uma resposta satisfatória.
Seu canal é bem bom! Sucesso!
A pergunta não foi "por que nós percebemos assim". O "sujeito" não entrou na questão. Abraço!
Eu diria (peço desculpa) porque é que nas mãos do Professor as melodias fazem sempre sentido e encerram uma história ? Ou as frases têm sempre pergunta e resposta. Só com o Professor é tão evidente
Som: e apenas um som feito pela vibraçao do ar depedendo do motivo e ate irritante kk
Musica: A arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante ao som,
simplificando" A Arte Do Som"
Professor, em outras tonalidades a nota que vai dar a sensação de resolução é sempre a nota que inicia a escala também? Outra dúvida: como nem sempre as músicas começam com a primeira nota da escala na qual ela foi escrita, é certo dizer que o lugar certo para saber qual é essa tonalidade, é sempre a armadura da clave ?
Regina, em outras tonalidades a nota que vai dar a sensação de resolução será a nota que corresponde ao primeiro grau da escala sobre a qual a melodia foi escrita. Para identificar a tonalidade da música é necessário olhar tanto a armadura de clave como o baixo do acorde final. Isso serve para 99% dos casos. Agora, para ter 100% de certeza, você precisa de um pouquinho de experiência e conhecer a obra para verificar se é sobre essa escala mesmo que a música gira ou se o compositor aprontou alguma pegadinha.
A música sempre nos instigando a aprender mais sobre ela ! Muito obrigada professor !
Felipe tenho uma dúvida, quando você tocou o inicio do hino da frança você começa por Sol, teoricamente seria um Sol Mixolídio porque o inicio dela começa em Sol, pois como sabemos, coexiste diferentes escalas dentro da mesma escala sendo assim relativas, eu ainda não consigo entender como isso pode acontecer, pois como você disse a sessão de "chegar em casa" acontece quando chega em Dó, porém não com Sol, isso se aplica em uma progressão de acordes? ainda tenho duvida em relação a isso, se puder me esclarecer isso ficarei muito feliz.
Joel, isso acontece porque a música não está em sol mixolídio e sim em dó maior. O fato de sentirmos que o tempo forte acontece quando se chega na nota dó enfatiza isso (sem falar no prosseguimento da melodia). A idéia de que se a música começa com a nota sol, significa que está em sol mixolídio, é simplesmente errada. Para classificar isso como mixolídio seria preciso que o compositor tivesse escrito de maneira a "polarizar" a nota sol, fazendo com que ela soasse como o ponto de repouso, mesmo utilizando apenas notas naturais, e não é isso que acontece nesse caso.
Professor, eu estava refletindo sobre uma questão: pq a música clássica hoje em dia não é tão "popular" pras pessoas como era nos séculos anteriores, apesar delas serem bombardeadas de música clássica, nos games, nos filmes, nos desenhos...
Você acha que a introdução da música clássica com o advento da tv em alguns gêneros, como desenhos estilo Tom e Jerry, "deixou" a música clássica com um aspecto cômico e não mais tão espiritual e romântico? Talvez, por isso as pessoas popularizam mais músicas românticas? Outra dúvida: compositores como Bach, Mozard etc, compunham fora as que eram estritamente religiosas, para expressar amores humanos?
Bom, o que acontece é um fenômeno muito mais amplo. Não é exatamente um problema apenas da música clássica. Veja o que acontece com a literatura, com a pintura, com a arquitetura, com a filosofia. Observe o que tem sido feito com as tradições religiosas, a banalização generalizada, em suma, veja o estado da inteligência humana em comparação a tempos passados. Não precisa muito esforço para perceber que o ser humano tem se esforçado apenas em satisfazer seus prazeres e obter mais conforto ao invés de construir obras grandes e profundas. O fato é que o ser humano está ficando mais burro faz algum tempo e eu não tenho solução para um problema dessa magnitude, só estou tentando salvar a minha pele nesse caos absurdo (acho que é a única coisa realista a se fazer).
Compositores como Bach e Mozart tem obras sacras e obras seculares. Amores humanos, do tipo romântico mesmo, você vai encontrar de maneira mais explicita nas óperas de Mozart. No entanto, tanto um quanto o outro escreveram obras instrumentais de tal poder dramático que nada impede que uma alminha apaixonada se derreta ao escutar aquilo.
@@FelipeScagliusi ótima resposta professor. Abraços!
Assunto bastante interessante este, mas convém interpretá-lo muito bem, senão, não entende!....
A resposta: porque sim!!
Estou brincando, eu sei que "porque sim" não é resposta. Mas é assim e pronto.
Ah! Dá pra continuar entrando em vários e vários porquês... mas o vídeo tem que ter um fim :D
Na minha vã ignorância, creio que a Música ensina pra nós o valor do todo e do trabalho coletivo. Algo que ainda não sabemos fazer.
Sabadão aí.... tá brisada, né?
Por acaso alguém consegue algo sozinho?
Tô só te enchendo, Danielle! É zoeira! rsrs