Aprendendo bastante e nao esta a custar muito. Alguns cartas ou fazem videos longos sem dizer nada de jeito ou usem imensa abstracao e gente cara fica sem perceber na mesma. Muito boa explicacao, valeu obrigado
Eu não curto criticar o trabalho dos outros, porque fazer um vídeo editar dá bastante trabalho. Porém tem alguns canais que por questão de ética não vou citar o nome aqui dão a entender que entende de Linux e são meros apresentadores. Alguns dias atrás assisti um vídeo de um desses gurus do Linux e eu fiquei espantado. O cara apresentou o MX Linux e só ter seu críticas ao sistema. Chegou a invocar com o painel que vem por padrão na vertical qualquer usuário iniciante do xfce sabe que com alguns cliques arrastando você pode mudar a posição do painel. Posso dizer que essa distribuição salvou um RV415 que estava indo para lata do lixo. Nesse canal em questão não estando no mundinho Ubuntu para ele nada presta eu fiquei indignado porque desincentiva muitas pessoas a testarem uma distribuição tão fantástica. Mas enfim de qualquer forma respeita a opinião desse criador de conteúdos mas uma distribuição por mais ruim que ela seja tem todo um trabalho por trás isso deve ser respeitado.
O salto na qualidade da produção do vídeo é absurdo, aliás, um "problema" que se tinha era que seu áudio era sempre baixo, mas agora tá tudo incrível, diria que os vídeos estão perfeitos, o conteúdo, como sempre, superando qualquer expectativa.
@@edgararaujo6752 sim, mas nesse caso não é bem uma crítica e sim um elogio porque mesmo esse pequeno detalhe (que nem chegava a incomodar) foi melhorado.
Coincidência, comecei hoje a ler o livro: "How Linux Works: What every superuser should know". Li exatamente até a parte de como funciona o boot do sistema. Quando vi sobre o que se tratava o vídeo até me arrepiei de tanta coincidência kkk
Sempre que começa um vídeo do Akita, eu penso assim: ah tá, isso aí eu lembro que já estudei, só vou passar por cima pra aprender mais uns detalhes... Mas não dá nem tempo, já chega na parte WTF.??? É assim que funciona então? Eu tinha entendido tudo errado! Kkkkk Muito obrigado cara. Seu conteúdo é engrandecedor.
E pensar no privilegio de ter acesso a conteúdos assim em português... ...de forma livre, gratuita. Soma o canal inteiro é maior que muitos cursos, espero conseguir viver dessa area aprendendo e fazendo!!!
Cara não sei como um conteúdo técnico desse dá tanto prazer em ver, Akita vc desenvolveu um método de ensinar que prende a atenção do começo ao fim 46 minutos de conteúdo e quando acabou logo pensei "Más já?" rs ansioso para o próximo video aprofundando em Linux. Se um dia parar para estudar mais afundo o SystemD grava video para nós por favor!
Uma dica para testar distribuições é instalar o Ventoy. Essa distro tem uma única função: bootar isos de outras distribuições, ou seja, fazer um multiboot em um pendrive. Uma vez instalado o Ventoy basta colocar as isos brutas no mesmo pendrive e pronto, ao bootar ele apresenta um menu para escolher qual vai ser a distribuição da vez, sem precisar ficar usando o Rufus para gravar uma por uma.
Tenho em um pendrive, é muito boa essa distro. Boa para quem quer ficar testando uma distro atrás da outra e não quer perder aquele tempinho para instalar.
Dica sobre o ventoy, ele dá boot em imagem de vm (pesquise por vtoyboot). Ideal pra testar distros por mais tempo, com persistência, sem ter que mexer no disco da maquina
Top! Tava pensando mesmo em praticar configuração de ambiente kkk. Tô apanhando para rodar no linux/windows o mesmo código, isso que é servidor apache kkkkkkkkkk Fouda, ai quero praticar pra dps partir pra um docker e acabar com minha dor (em partes)
além disso com o Ventoy, não precisa ficar reformatando o pendrive toda hora para trocar de sistema. Bastar copiar as ISOs para ele. E ainda dá para continuar usando o pendrive para qualquer coisa (armazenar fotos, videos, etc., etc..) sem interferir com os boots
Akita, trabalho com Linux desde 1998 e achei seu video fantástico. Muita informação de qualidade comprimida em 45 minutos. Aprendi bastante coisa interessante. Quando você tiver tempo, faz um video sobre randomicidade, sementes geradores de sementes e coisas do tipo.
Adoro o seu jeito de elucidar coisas, literalmente são perguntas que todo mundo tem, mas parece que ninguém aprofunda o assunto ou responde como você faz, assisti a esse vídeo com um sorriso no rosto por ter conseguido entender tudo e ainda mais fazendo um paralelo com meu trabalho atual de suporte de TI onde vivemos fazendo imagens de Windows e configurando Firmwares/BIOS. Amei o conteúdo ansioso para os próximos episódios.
Pausei o video para comentar, nenhum professor que tive na faculdade teve tanta didática assim para explicar esse tipo de informação. Show de bola. Voltemos a assistir 👏
Além do conteúdo extraordinário como sempre, é notável a melhoria na edição dos vídeos, como um bom "nerd" sempre evoluíndo... Ainda continuo sem entender 50%, mas agora não entendo em uma versão bem mais bonita.
Tinha parado de assistir seus vídeos porque venho aprendendo muito ultimamente. Não que eu não goste dos seus vídeos, muito pelo contrário, mas acho chato assistir um vídeo sobre algo que já conheço. No entanto, tava entediado e decidi assistir, também porque gosto muito de Linux. Mesmo sabendo 90% dos assuntos que você falou, esses 10% que aprendi agora são muito interessantes! Já tinha uma noção de runlevel, mas não conhecia esse telinit; já sabia que tudo no Linux são arquivos, ou pelo menos representações, mas não sabia como criar um disco virtual com o dd como você mostrou. Agora lembrei porque comecei a assistir seus vídeos. Enfim, é sempre bom revisitar e refletir sobre assuntos que "conheçemos", e o seu vídeo é uma ótima ferramenta para isso, parabéns e obrigado por tê-lo feito.
Na boa, que camarada inteligente 👏👏 entendo bem pouco do que ele fala, mas assisto vários vídeos dele, o domínio que ele demonstra de todo esse mundo digital é incrível.
Akita, tive que pausar esse vídeo para te agradecer por produzir conteúdos como esse. Sério... mesmo não sendo nenhum novato em Linux (meu primeiro contato foi com o Kurumin lá nos anos 00) e tendo experiência como dev, eu nunca tinha parado para realmente entender o real funcionamento do sistema com esse nível de detalhe por baixo do capô. Cara, é muito bacana sentir aquela sensação de descoberta e realizar que ainda sou um noob nessa área, despertou aquela ânsia por mais. Enfim, é realmente incrível ver conteúdo com esse nível de informação, que não é apresentado nem em muitas faculdades, aqui no TH-cam. Hora de acompanhar e voltar aos estudos! :)
Abstinência de vídeos do Akita, faz tempo que não tem mais vídeos... Espero que ele não tenha desanimado, pois este é o melhor canal da área no YT Brasil, disparado o melhor. Vejo cada vídeo, no mínimo uma 3x. Muito conteúdo, muita sorte a nossa ter alguém com muito conhecimento e disposto a compartilhar em formato de vídeo..
O canal que que mais me prende em conteúdo é sem dúvidas este. Consegue explicar muito bem conteúdo complexo sem deixar a gente enjoar, inclusive surge um nome bom de canal "Linguição de Bits".
Akita, você é foda! Raramente você vai ver em algum curso de Linux, mesmo avançado, essas informações que você acabou de explicar. Tem que ter conhecimento e experiência até pra pesquisar tudo isso. Isso é um serviço de utilidade pública para quem quer se aprofundar no mundo Linux. Mais uma vez PARABÉNS.
A quantidade de informação condensada neste vídeo é fantástica! parabéns e obrigado! Normalmente evito vídeos brasileiros por causa da quantidade de floreado, "oi galera", bla bla bla, dê like, etc... este canal é exactamente o contrário: directo ao ponto! subscrito!
Akita me adota, queria conviver contigo todos os dias pra adquirir conhecimento, tou igual o et bilu... Essa parte do vídeo onde você cria uma imagem virtual com o dd e depois monta ela em um diretório de sua escolha, me fez notar que você descreveu o que o veracrypt faz, cria um disco virtual e monta quando o usuário quiser, só que com a interface gráfica e usando camada de criptografia. Mais um vídeo com bastante conhecimento pra nós, valeu
O conteudo desse ser é realmente fantástico. De ouro. Um video relativamente parece looongo e cansativo se torna empolgante e qnd ficamos c a sensação de quero nais. Parabens fera
Mais um excelente episódio. Eu já me aventuro no linux faz alguns anos porém como você amarra os conceitos que já me deparei é simplesmente fantástico. Uma "ponta solta" desse episódio que talvez se encaixe bem no roteiro do próximo episódio é a diferença de carregar no GRUB uma versão diferente da kernel e a versão da mesma kernel só que em recovery mode. abs
Comecei a usar distribuições de Linux há quase um ano, não deixo de usar mais. Obrigado pelo conteúdo, ajudou muito no meu aprendizado 👍 Muita prosperidade e saúde para ti 👍
Progressão de complexidade muito bem dosada; admito que em muitos vídeos do canal fico "boiando" depois de um certo tempo (talvez por assistir sempre em 2x) mas neste as explicações ficaram excepcionalmente claras. Obrigado pela aula.
Tenho usado Linux desde 2009, apesar de ter parado por dois anos usando o windows para ter mais o conhecimento do sistema de fato, sempre vendo como as coisas funcionam por mim mesmo, curiosidade é algo que sempre move muito na área da programação (se perder com a mesma também é fácil ), passei por muitas distros e instaladores (Arch da um puta trabalho),da pra tirar coisas boas de tudo isso, ainda tinha pontos escuros, que faltavam serem iluminados nos processos, com esse vídeo alguns foram clareados, agora resta só ir lá e repetir o processo, testar, dar aquela brincada e claro tomar nota e seguir pra mais um ponto !
Como sempre, os vídeos do Akita não deixam a desejar em nada, fantástico! Só queria agradecer os ensinamentos do Fábio Akita e por ele ter assistido aquele filme do Indiana Jones (quem viu o vídeo “O Diário de Henry Jones” vai entender). E relatar também como eu aprendi recentemente algumas coisas sobre o boot de linux SEM TER EXPERIÊNCIA com linux: [Contexto] Eu nunca tinha instalado nenhuma distro de linux antes, só as distros de passo a passo na “faculdade” como Linux Mint ou Ubuntu que não me ajudaram em praticamente nada e só servem para falar pros amigos que você conseguiu decorar alguns comandos e se diz entender um pouco de linux. Mas desde quando eu vi o vídeo do Akita há uns 2 anos atrás, explicando um pouco de linux no vídeo “O Guia DEFINITIVO de UBUNTU para Devs Iniciantes” e seguindo a recomendação dele, eu decidi sofrer um pouquinho e tentar instalar naquela época o tão temido Arch Linux, mas acabei desistindo. Então tentei instalar ele recentemente e passei bem uns 4 a 5 dias varando madrugada e apanhando para fazer a instalação básica… sim é bastante tempo e só seguir o “passo a passo” do guia de instalação não é suficiente, se não entender os processos e o que cada comando faz. Mas no geral, para alguém amador/inexperiente como eu, acho válido a demora. rs Depois de conseguir fazer a instalação básica e passar mais uns 2 dias para instalar a interface gráfica e configurar o ambiente, digo que valeu a pena ter seguido por esse caminho. Consegui entender bastante coisa do que o Akita fala neste vídeo, sem nem mesmo ter estudado a fundo como um boot de linux funciona, simplesmente por instalar a distro do Arch Linux “sem ajuda”, apenas tendo como norte o Guia de Instalação e passando a entender então um pouco sobre partições em linux, fstab, boot em MBR, UEFI e etc... O conhecimento adquirido e a sensação de conseguir fazer as coisas sem “as rodinhas da bicicleta” é muito bom, realmente gratificante. E sem me estender mais… Valeu Akita por ter visto aquele filme do Indiana Jones e ter decidido documentar esses conhecimentos que hoje nos ajudam de alguma maneira, seja explicando as coisas e/ou nos dando um norte para onde ir ou o que evitar. Tks a lot!
Na metade do tempo de uma partida de futebol aprendi mais do que lendo matérias em alguns sites por vários meses. No final do vídeo os erros de gravação mostram o quão difícil é produzir um vídeo assim. Deu muito trabalho, mas ficou ótimo. Isso mostra que você Fabio Akita é muito determinado e bom no que faz.
Akita, tu que e um cara safe, já zerou a vida.. He he he... Dá uma estudada/experimentada no NixOS e traz pra gente... O vídeo do Diolinux foi muito raso. Vl;w Arraço!! Obg por compartilhar conhecimento conosco.
O que eu gosto dos videos do Akita é que a medida que eu estudo mais, mais coisas eu passo a aprender dos mesmos videos que eu já tinha visto antes, e achava que tinha entendido tudo
Estou a menos de dez minutos de vídeo e já aprendi algo... E olha que uso Linux desde os tempos de 'softmodens'... A gente não cansa de assistir seus vídeos, caro!!!
Fantástico, mesmo tendo algum conhecimento sobre pontos específicos do que você falou, a forma como você ensina é demais! Claro, objetivo e direto ao ponto! Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Sempre achei que o conceito de que em Linux tudo ser arquivo estivesse claro e bem definido na minha cabeça, mas após ver você convertendo um arquivo cru para um "disposítivo" montável onde você consegue gravar arquivos e recuperá-los depois, cara, isso explodiu a minha cabeça. Muito muito foda!!
Caraka Eu lembro quando eu instalei um Conectiva Linux. Deu um trabalhão na época e não tinha driver pro meu modem dial-up. Tive que instalar windows, ver a solução, instalar o Conectiva novamente e compilar o driver. Bons tempos quando eu tinha muito tempo livre...
Ótimo vídeo, acho incrível que temos tanto usuários linux q nunca compilaram um kernel na vida, hoje ficou bem fácil mesmo. Aquele inferno que era aumentar uma partição de swap, depois com o barateamento de hardware, migramos para os swap files como o exemplo mostrado de arquivo de pendrive, e hoje com memória tão barata muito servidor nem swap tem mais.
Parabéns pelo vídeo. Tem um detalhe ali no minuto 35 sobre mudar de runlevel com Control + alt + F(x). Ali são terminais 1 (tty1), 2 (tty2), etc. Quando acessado, não quer dizer que está acessando um runlevel diferente. Até!
Esse era um vídeo que assim que vi o título e a thumb já cliquei automaticamente. Depois de passar por minha primeira distro (Fedora), criei coragem e fui de Arch. No processo de instalação a pessoa conhece por cima da maioria do que foi falado (óbvio q não é preciso saber tudo, mas o artigo de Arch boot process é excelente e completo). Gostei que vai ter uma continuação sobre mais conceitos de Linux no canal. Com certeza vou assistir e recomendar pra alguns da minha faculdade de CC. Deu pra dar uma boa revisada nas coisas que sabia por pouco, além de aprender coisas q n sabia.
Excelente video! Uma pequena correção: em 13m15s, é comentado que GUID é um valor de 32bits mas na verdade é um valor de 128bits (com 32 digitos). Ref: RFC1422 e UEFI Spec 2.8 (pagina 192). No mais, continue com o excelente trabalho! Parabéns!
Só uma correção, o comando DD vem de Data Definition e foi baseado no IBM OS/360 JCL. Já apareceu também como Disk Dump no Unix v7. Mas eu voto para ser reconhecido como Disk Destroyer :)
Grande Akita, excelente video para variar . Eu lembro do laboratório de Linux do IME-USP tinha uma folha descrita exatamente com o processo para finalizar o processo com problemas. Naquela época, eu usava WindowMaker como Window Manager. Um abraço.
15:18 O único propósito de um initramfs é montar o sistema de arquivos raiz. o initramfs é um conjunto completo de diretórios que você encontraria em um sistema de arquivos raiz normal. Ele é empacotado em um único arquivo cpio e compactado com um dos vários algoritmos de compactação (XZ,ZSTD, etc). No momento da inicialização, o carregador de inicialização carrega o kernel e o initramfs imagem na memória e inicia o kernel. O kernel verifica a presença do initramfs e, se encontrado, monta como / e executa /init. O programa init é tipicamente um script de shell. Observe que o processo de inicialização leva mais tempo, possivelmente significativamente mais longo, se um initramfs é usado. Para a maioria das distribuições, os módulos do kernel são a maior razão para ter um initramfs. Em uma distribuição geral, existem muitas incógnitas como como tipos de sistema de arquivos e layouts de disco. De certa forma, isso é o oposto quando um kernel personalizado é construido, onde os recursos e layout do sistema são conhecidos e nesta situação, um initramfs é raramente necessário.
um initrd pode ser usado pra muito mais que isso, só depende da criatividade o lennart por ex define no 0pointer o que seria a distro dos sonhos pra ele, fazendo até reparticionamento via initrd, no primeiro boot/restauração de fábrica
Outro exemplo de uso elegante de initrd, são as distros ostree, e outro mais antigo, e tão competente quanto, é o do nix, q de uma única pasta, no boot, consegue CRIAR o root inteiro. Se vc soma isso com a abordagem declarativa + erase your darlings (Google) , vc tem o sistema basicamente perfeito
Para o seu manual de Linux esse deveria ser o primeiro vídeo, não sei ao certo oque te incomodou para fazer esse vídeo mas ajuda demais a galera que está iniciando.
Primeiro vídeo que assisti do canal, e já assinei, explicação bem direta e clara, nunca mais tinha achado um canal com um apresentador e explicações tão bons. Parabéns! ganhou mais um inscrito.
Parabéns Akita, esclareceu dúvidas que eu tinha e aprendi bastante com esse vídeo! Uma sugestão, você poderia fazer um vídeo de continuação falando sobre dual boot! Acho pertinente ao tema desse vídeo!
mas eu falei. dual boot não tem nada demais, só duas partições, cada um com um OS. O UEFI identifica automaticamente o EFI deles no boot, e boota. acabou. só isso.
Brigado por compartilhar professor ! Muito boa a didática e a densidade. Gostaria só de fazer um adendo pois perto do min 35 existe algo q me parece incorreto. Ctrl+alt+3 não leva ao run level 3. Uma vez iniciado o runlevel não muda. Basta ver q mesmo no vídeo aparece o runlevel 5. Oq essa combinação de teclas faz é alternar a saída de vídeo para um dos terminais tty virtuais. O seu X continua operando no tty1 e por isso ctrl alt 1 leva de volta. É possível abrir quantos terminais diferentes e independentes as combinações de teclas permitir e essa era a forma de multitarefa antes de existir o X.
Sobre o systemd, para quem usava o init ele "facilita" os links simbólicos! Isso foi o máximo! E o systemd facilita muito as automações para devops, por exemplo. Eu "sofri" com as mudanças, mas não reclamo nunca da evolução e estabilidade vinda para o systemd. A propósito, sou um Red Hat de carteirinha, já trabalhei muito com SuSE ( ainda antes de toda sua história de mudança de proprietários) e Ubuntu/Debian, só se o cliente quiser mesmo, hehhe. Muito interessante a explanação! Parabéns! PS.: Por ser usuário apenas para ambientes corporativos, desconheço um monte destas distros citadas por você, hhhehhe
Fala Akita... confesso que nunca dei a importancia devida ao seu canal.. mas parando com calma neste video para analisar o conteudo.. cara, mesmo não sendo um video pequeno... eu consegui entender cada topico que foi falado, achei que voce foi amarrando muito bem os assuntos e não deixou nenhuma ponta solta.. cara, Parabens pelo seu canal, pelo conteudo, e agora, vou parar com mais carinho para ver os videos e é certo que vou aprender muito mais.. Obrigado pelo conteudo
Eu gosto mais por que a análise crítica dele frente a todas as situações é bem seca e direta. Isso instiga minha curiosidade e faz eu ver os vídeos até o fim.
Eu fico impressionado como o Akita entende mesmo de quase tudo, vim para aprender mais como ser um bom dev e vejo que na verdade, vou levar anos para ser no maximo decente e fico muito feliz com isso.
Mais um baita vídeo, isso que é agregar conhecimento. Fico muito feliz cmg msm, pois atualmente eu consigo entender cerca de 90% do que tu fala kk. Lembro que no primeiro vídeo que assisti, parecia que vc estava falando grego. Me senti um merd* mermão 😂🤣! Abçs, yoda da TI.
Que conteúdo foda!!! Explicou vários capítulos do Linux Bible em 45 min. Quantos dias vc leva Akita para preparar um conteúdo deste? Comandos que podem auxiliar no aprendizado do systemd: $ man 1 systemd $ apropos systemd
Um dos unicos canais no youtube que a gente não fica com aquele sentimento de tempo perdido quando termina de assistir
Aprendendo bastante e nao esta a custar muito. Alguns cartas ou fazem videos longos sem dizer nada de jeito ou usem imensa abstracao e gente cara fica sem perceber na mesma. Muito boa explicacao, valeu obrigado
Eu não curto criticar o trabalho dos outros, porque fazer um vídeo editar dá bastante trabalho.
Porém tem alguns canais que por questão de ética não vou citar o nome aqui dão a entender que entende de Linux e são meros apresentadores.
Alguns dias atrás assisti um vídeo de um desses gurus do Linux e eu fiquei espantado.
O cara apresentou o MX Linux e só ter seu críticas ao sistema.
Chegou a invocar com o painel que vem por padrão na vertical qualquer usuário iniciante do xfce sabe que com alguns cliques arrastando você pode mudar a posição do painel.
Posso dizer que essa distribuição salvou um RV415 que estava indo para lata do lixo.
Nesse canal em questão não estando no mundinho Ubuntu para ele nada presta eu fiquei indignado porque desincentiva muitas pessoas a testarem uma distribuição tão fantástica.
Mas enfim de qualquer forma respeita a opinião desse criador de conteúdos mas uma distribuição por mais ruim que ela seja tem todo um trabalho por trás isso deve ser respeitado.
O salto na qualidade da produção do vídeo é absurdo, aliás, um "problema" que se tinha era que seu áudio era sempre baixo, mas agora tá tudo incrível, diria que os vídeos estão perfeitos, o conteúdo, como sempre, superando qualquer expectativa.
Também sentia isso, mas nem me incomodava muito não. Mas agora realmente está 10/10 a qualidade, parabéns mesmo. O conteúdo então, nem se fala.
todo lugar tem um critico de audio que nunca postou um video na vida
@@edgararaujo6752 sim, mas nesse caso não é bem uma crítica e sim um elogio porque mesmo esse pequeno detalhe (que nem chegava a incomodar) foi melhorado.
@@edgararaujo6752 ué, pra criticar um audio, basta escutar. Não precisa postar vídeo! kkkk
Coincidência, comecei hoje a ler o livro: "How Linux Works: What every superuser should know". Li exatamente até a parte de como funciona o boot do sistema. Quando vi sobre o que se tratava o vídeo até me arrepiei de tanta coincidência kkk
Algoritmo do Google lê até nosso pensamento.
Se comprou numa loja virtual, pode não ter sido "coincidência" hahaha
Sempre que começa um vídeo do Akita, eu penso assim: ah tá, isso aí eu lembro que já estudei, só vou passar por cima pra aprender mais uns detalhes...
Mas não dá nem tempo, já chega na parte WTF.??? É assim que funciona então? Eu tinha entendido tudo errado!
Kkkkk
Muito obrigado cara. Seu conteúdo é engrandecedor.
Salve Thiagueira...
to esperando tu criar um canal pra falar sobre as tuas soluções, seria animal hein!!
: )
Tipo em 15:54 sempre memorizei "dd" como Disk Dump, sem nunca ter ido atrás do verdadeiro nome do programa.
E pensar no privilegio de ter acesso a conteúdos assim em português... ...de forma livre, gratuita. Soma o canal inteiro é maior que muitos cursos, espero conseguir viver dessa area aprendendo e fazendo!!!
Soma-se a isso o fato de não ter oferta de cursos durante o vídeo hahaha
Cara não sei como um conteúdo técnico desse dá tanto prazer em ver, Akita vc desenvolveu um método de ensinar que prende a atenção do começo ao fim 46 minutos de conteúdo e quando acabou logo pensei "Más já?" rs ansioso para o próximo video aprofundando em Linux. Se um dia parar para estudar mais afundo o SystemD grava video para nós por favor!
O bicho enfia a arrogância dele em todo video.
@@Criptoairdropbr É o charme do cara, ué. Sabe muitooooo.
Uma dica para testar distribuições é instalar o Ventoy. Essa distro tem uma única função: bootar isos de outras distribuições, ou seja, fazer um multiboot em um pendrive. Uma vez instalado o Ventoy basta colocar as isos brutas no mesmo pendrive e pronto, ao bootar ele apresenta um menu para escolher qual vai ser a distribuição da vez, sem precisar ficar usando o Rufus para gravar uma por uma.
Tenho em um pendrive, é muito boa essa distro. Boa para quem quer ficar testando uma distro atrás da outra e não quer perder aquele tempinho para instalar.
Dica sobre o ventoy, ele dá boot em imagem de vm (pesquise por vtoyboot). Ideal pra testar distros por mais tempo, com persistência, sem ter que mexer no disco da maquina
Top!
Tava pensando mesmo em praticar configuração de ambiente kkk.
Tô apanhando para rodar no linux/windows o mesmo código, isso que é servidor apache kkkkkkkkkk
Fouda, ai quero praticar pra dps partir pra um docker e acabar com minha dor (em partes)
além disso com o Ventoy, não precisa ficar reformatando o pendrive toda hora para trocar de sistema. Bastar copiar as ISOs para ele. E ainda dá para continuar usando o pendrive para qualquer coisa (armazenar fotos, videos, etc., etc..) sem interferir com os boots
Dica de ouro!
Mais uma obra de arte do Akita, parabéns e obrigado por compartilhar conosco.
Akita, trabalho com Linux desde 1998 e achei seu video fantástico. Muita informação de qualidade comprimida em 45 minutos. Aprendi bastante coisa interessante.
Quando você tiver tempo, faz um video sobre randomicidade, sementes geradores de sementes e coisas do tipo.
Excelente, não perco uma. Akita sempre indo direto ao assunto.
Adoro o seu jeito de elucidar coisas, literalmente são perguntas que todo mundo tem, mas parece que ninguém aprofunda o assunto ou responde como você faz, assisti a esse vídeo com um sorriso no rosto por ter conseguido entender tudo e ainda mais fazendo um paralelo com meu trabalho atual de suporte de TI onde vivemos fazendo imagens de Windows e configurando Firmwares/BIOS. Amei o conteúdo ansioso para os próximos episódios.
Que conteúdo cara...Obriga por ter encontrado esse canal !!
Pausei o video para comentar, nenhum professor que tive na faculdade teve tanta didática assim para explicar esse tipo de informação. Show de bola. Voltemos a assistir 👏
Pqp Akita... sempre gosto quando vc escova bits, eu nem vi o video e ja agradeço pelo seu tempo que nos engrandece em conhecimento.
Além do conteúdo extraordinário como sempre, é notável a melhoria na edição dos vídeos, como um bom "nerd" sempre evoluíndo...
Ainda continuo sem entender 50%, mas agora não entendo em uma versão bem mais bonita.
Tinha parado de assistir seus vídeos porque venho aprendendo muito ultimamente. Não que eu não goste dos seus vídeos, muito pelo contrário, mas acho chato assistir um vídeo sobre algo que já conheço. No entanto, tava entediado e decidi assistir, também porque gosto muito de Linux. Mesmo sabendo 90% dos assuntos que você falou, esses 10% que aprendi agora são muito interessantes! Já tinha uma noção de runlevel, mas não conhecia esse telinit; já sabia que tudo no Linux são arquivos, ou pelo menos representações, mas não sabia como criar um disco virtual com o dd como você mostrou. Agora lembrei porque comecei a assistir seus vídeos. Enfim, é sempre bom revisitar e refletir sobre assuntos que "conheçemos", e o seu vídeo é uma ótima ferramenta para isso, parabéns e obrigado por tê-lo feito.
Na boa, que camarada inteligente 👏👏 entendo bem pouco do que ele fala, mas assisto vários vídeos dele, o domínio que ele demonstra de todo esse mundo digital é incrível.
Akita, tive que pausar esse vídeo para te agradecer por produzir conteúdos como esse. Sério... mesmo não sendo nenhum novato em Linux (meu primeiro contato foi com o Kurumin lá nos anos 00) e tendo experiência como dev, eu nunca tinha parado para realmente entender o real funcionamento do sistema com esse nível de detalhe por baixo do capô. Cara, é muito bacana sentir aquela sensação de descoberta e realizar que ainda sou um noob nessa área, despertou aquela ânsia por mais. Enfim, é realmente incrível ver conteúdo com esse nível de informação, que não é apresentado nem em muitas faculdades, aqui no TH-cam. Hora de acompanhar e voltar aos estudos! :)
Abstinência de vídeos do Akita, faz tempo que não tem mais vídeos...
Espero que ele não tenha desanimado, pois este é o melhor canal da área no YT Brasil, disparado o melhor.
Vejo cada vídeo, no mínimo uma 3x. Muito conteúdo, muita sorte a nossa ter alguém com muito conhecimento e disposto a compartilhar em formato de vídeo..
Eu queria poder curtir esse video mais vezes - didática, metodologia e conteúdo técnico - tá tudo excelente cara - parabéns mesmo!!!
Caraca que delicia, acabei de ficar com tempo livre, ai me vem notificação do akita e ainda sobre linux ❤❤
O canal que que mais me prende em conteúdo é sem dúvidas este. Consegue explicar muito bem conteúdo complexo sem deixar a gente enjoar, inclusive surge um nome bom de canal "Linguição de Bits".
kkk o cara é tão brabo que inventou a próprio tipo de arquivo (desconhecido): "Linguição de Bits"
Akita, você é foda! Raramente você vai ver em algum curso de Linux, mesmo avançado, essas informações que você acabou de explicar. Tem que ter conhecimento e experiência até pra pesquisar tudo isso. Isso é um serviço de utilidade pública para quem quer se aprofundar no mundo Linux. Mais uma vez PARABÉNS.
A quantidade de informação condensada neste vídeo é fantástica! parabéns e obrigado!
Normalmente evito vídeos brasileiros por causa da quantidade de floreado, "oi galera", bla bla bla, dê like, etc... este canal é exactamente o contrário: directo ao ponto! subscrito!
Akita me adota, queria conviver contigo todos os dias pra adquirir conhecimento, tou igual o et bilu...
Essa parte do vídeo onde você cria uma imagem virtual com o dd e depois monta ela em um diretório de sua escolha, me fez notar que você descreveu o que o veracrypt faz, cria um disco virtual e monta quando o usuário quiser, só que com a interface gráfica e usando camada de criptografia.
Mais um vídeo com bastante conhecimento pra nós, valeu
Cheguei, dei o like só pelo tema e intro e venho assistir depois hehe
O conteudo desse ser é realmente fantástico. De ouro.
Um video relativamente parece looongo e cansativo se torna empolgante e qnd ficamos c a sensação de quero nais.
Parabens fera
Mais um excelente episódio. Eu já me aventuro no linux faz alguns anos porém como você amarra os conceitos que já me deparei é simplesmente fantástico.
Uma "ponta solta" desse episódio que talvez se encaixe bem no roteiro do próximo episódio é a diferença de carregar no GRUB uma versão diferente da kernel e a versão da mesma kernel só que em recovery mode.
abs
Comecei a usar distribuições de Linux há quase um ano, não deixo de usar mais. Obrigado pelo conteúdo, ajudou muito no meu aprendizado 👍
Muita prosperidade e saúde para ti 👍
Progressão de complexidade muito bem dosada; admito que em muitos vídeos do canal fico "boiando" depois de um certo tempo (talvez por assistir sempre em 2x) mas neste as explicações ficaram excepcionalmente claras. Obrigado pela aula.
Tenho usado Linux desde 2009, apesar de ter parado por dois anos usando o windows para ter mais o conhecimento do sistema de fato, sempre vendo como as coisas funcionam por mim mesmo, curiosidade é algo que sempre move muito na área da programação (se perder com a mesma também é fácil ), passei por muitas distros e instaladores (Arch da um puta trabalho),da pra tirar coisas boas de tudo isso, ainda tinha pontos escuros, que faltavam serem iluminados nos processos, com esse vídeo alguns foram clareados, agora resta só ir lá e repetir o processo, testar, dar aquela brincada e claro tomar nota e seguir pra mais um ponto !
kkkkkkkkk... o final é o melhor!
Brincadeiras a parte, parabéns pelo canal! Conteúdo de qualidade absurda!
Como sempre, os vídeos do Akita não deixam a desejar em nada, fantástico!
Só queria agradecer os ensinamentos do Fábio Akita e por ele ter assistido aquele filme do Indiana Jones (quem viu o vídeo “O Diário de Henry Jones” vai entender).
E relatar também como eu aprendi recentemente algumas coisas sobre o boot de linux SEM TER EXPERIÊNCIA com linux:
[Contexto]
Eu nunca tinha instalado nenhuma distro de linux antes, só as distros de passo a passo na “faculdade” como Linux Mint ou Ubuntu que não me ajudaram em praticamente nada e só servem para falar pros amigos que você conseguiu decorar alguns comandos e se diz entender um pouco de linux.
Mas desde quando eu vi o vídeo do Akita há uns 2 anos atrás, explicando um pouco de linux no vídeo “O Guia DEFINITIVO de UBUNTU para Devs Iniciantes” e seguindo a recomendação dele, eu decidi sofrer um pouquinho e tentar instalar naquela época o tão temido Arch Linux, mas acabei desistindo.
Então tentei instalar ele recentemente e passei bem uns 4 a 5 dias varando madrugada e apanhando para fazer a instalação básica… sim é bastante tempo e só seguir o “passo a passo” do guia de instalação não é suficiente, se não entender os processos e o que cada comando faz. Mas no geral, para alguém amador/inexperiente como eu, acho válido a demora. rs
Depois de conseguir fazer a instalação básica e passar mais uns 2 dias para instalar a interface gráfica e configurar o ambiente, digo que valeu a pena ter seguido por esse caminho.
Consegui entender bastante coisa do que o Akita fala neste vídeo, sem nem mesmo ter estudado a fundo como um boot de linux funciona, simplesmente por instalar a distro do Arch Linux “sem ajuda”, apenas tendo como norte o Guia de Instalação e passando a entender então um pouco sobre partições em linux, fstab, boot em MBR, UEFI e etc...
O conhecimento adquirido e a sensação de conseguir fazer as coisas sem “as rodinhas da bicicleta” é muito bom, realmente gratificante. E sem me estender mais…
Valeu Akita por ter visto aquele filme do Indiana Jones e ter decidido documentar esses conhecimentos que hoje nos ajudam de alguma maneira, seja explicando as coisas e/ou nos dando um norte para onde ir ou o que evitar.
Tks a lot!
Pqp esse vídeo deveria ser visto por todas os programadores. Tudo mastigado e simplificado. Obrigado por compartilhar conhecimento!
Cara esse vídeo explodiu minha mente. Por favor Akita, trás mais conteúdo de Linux.
Na metade do tempo de uma partida de futebol aprendi mais do que lendo matérias em alguns sites por vários meses.
No final do vídeo os erros de gravação mostram o quão difícil é produzir um vídeo assim. Deu muito trabalho, mas ficou ótimo. Isso mostra que você Fabio Akita é muito determinado e bom no que faz.
Chego da faculdade e me deparo com essa obra de arte
Estava afiado nas palavras hoje. Kkkkkkk. Mais um baita vídeo! Eu peguei o RUNIT inserido na edição
ficou meio tosco mas só na edição eu vi que falei "R-UNIT" em vez de "RUN IT", aí tive que corrigir às pressas.
Sem dúvidas, hoje é um dos meus canais preferidos!
unico canal que eu não consigo ver em 2x, o fabio fala rapido e tecnico, muito bom o conteudo!!!
Relevante e objetivo como sempre!!! Making off no final é hilário!!!
Parabéns pelo conteúdo Akita!
toda vez q assisto seus vídeos eu penso, eu vou me sentir mt foda quando souber tudo isso kkkk, Akita, o típico cara q eu quero ser quando crescer
Akita, tu que e um cara safe, já zerou a vida.. He he he... Dá uma estudada/experimentada no NixOS e traz pra gente... O vídeo do Diolinux foi muito raso. Vl;w Arraço!! Obg por compartilhar conhecimento conosco.
O que eu gosto dos videos do Akita é que a medida que eu estudo mais, mais coisas eu passo a aprender dos mesmos videos que eu já tinha visto antes, e achava que tinha entendido tudo
Eu sempre quis saber mais detalhes mas nunca encontrei livros com esse nivel de informacão. Valeu
Estou a menos de dez minutos de vídeo e já aprendi algo... E olha que uso Linux desde os tempos de 'softmodens'... A gente não cansa de assistir seus vídeos, caro!!!
Fantástico, mesmo tendo algum conhecimento sobre pontos específicos do que você falou, a forma como você ensina é demais! Claro, objetivo e direto ao ponto! Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Sempre achei que o conceito de que em Linux tudo ser arquivo estivesse claro e bem definido na minha cabeça, mas após ver você convertendo um arquivo cru para um "disposítivo" montável onde você consegue gravar arquivos e recuperá-los depois, cara, isso explodiu a minha cabeça. Muito muito foda!!
Caraka Eu lembro quando eu instalei um Conectiva Linux. Deu um trabalhão na época e não tinha driver pro meu modem dial-up. Tive que instalar windows, ver a solução, instalar o Conectiva novamente e compilar o driver. Bons tempos quando eu tinha muito tempo livre...
Akita é foda.
Melhor conteúdo em pt, e dos melhores do mundo.
Parabéns.
Caramba Akita! Eu achava que era só eu que bugada gravando, xingava e mandava para a pqp hhaahahahahah adorei o final hahahaha
Ótimo vídeo, acho incrível que temos tanto usuários linux q nunca compilaram um kernel na vida, hoje ficou bem fácil mesmo. Aquele inferno que era aumentar uma partição de swap, depois com o barateamento de hardware, migramos para os swap files como o exemplo mostrado de arquivo de pendrive, e hoje com memória tão barata muito servidor nem swap tem mais.
VOCE E D+ ❤
Eu não sei pq eu a cada vídeo seu eu ainda me impressiono com a qualidade, didática e como é fácil assistir e sempre aprender.
Parabéns pelo vídeo. Tem um detalhe ali no minuto 35 sobre mudar de runlevel com Control + alt + F(x). Ali são terminais 1 (tty1), 2 (tty2), etc. Quando acessado, não quer dizer que está acessando um runlevel diferente. Até!
Ahhh vdd. Pty. Pior que eu tinha explicado isso em outro vídeo já. Bem lembrado
O final é maravilhoso kkkkkkk grande Akita ❤️
Esse era um vídeo que assim que vi o título e a thumb já cliquei automaticamente. Depois de passar por minha primeira distro (Fedora), criei coragem e fui de Arch. No processo de instalação a pessoa conhece por cima da maioria do que foi falado (óbvio q não é preciso saber tudo, mas o artigo de Arch boot process é excelente e completo). Gostei que vai ter uma continuação sobre mais conceitos de Linux no canal. Com certeza vou assistir e recomendar pra alguns da minha faculdade de CC. Deu pra dar uma boa revisada nas coisas que sabia por pouco, além de aprender coisas q n sabia.
Rachei o bico com os erros de gravação no final kkkkkkkkkkkk. Excelente vídeo, Fábio. Ansioso pro próximo!
Eu sempre me lavo de rir com o Akita muito puto porque o vizinho fdp está sempre fazendo barulho na hora dele gravar.
Excelente video! Uma pequena correção: em 13m15s,
é comentado que GUID é um valor de 32bits mas na verdade é um valor de
128bits (com 32 digitos).
Ref: RFC1422 e UEFI Spec 2.8 (pagina 192). No mais, continue com o
excelente trabalho! Parabéns!
Magnífico o canal, parabéns Fábio, seguindo de perto!!!!
Só uma correção, o comando DD vem de Data Definition e foi baseado no IBM OS/360 JCL. Já apareceu também como Disk Dump no Unix v7. Mas eu voto para ser reconhecido como Disk Destroyer :)
Eu aqui estudando para criar um sistema operacional, só por hobby msm... e me aparece esse vídeo, que me ajudou bastante,, valeu Akita!
Grande Akita, excelente video para variar . Eu lembro do laboratório de Linux do IME-USP tinha uma folha descrita exatamente com o processo para finalizar o processo com problemas. Naquela época, eu usava WindowMaker como Window Manager. Um abraço.
WindowMaker, o clone de NextStep que depois viraria OS X
3:40 -> "Opção para idiotas, quer dizer não-técnicas!" A sinceridade do Akita é demais! 🤣🤣
cara! conteúdo subiu o nível parabéns!
15:18 O único propósito de um initramfs é montar o sistema de arquivos raiz. o initramfs é um conjunto completo de diretórios que você encontraria em um sistema de arquivos raiz normal. Ele é empacotado em um único arquivo cpio e compactado com um dos vários algoritmos de compactação (XZ,ZSTD, etc).
No momento da inicialização, o carregador de inicialização carrega o kernel e o initramfs imagem na memória e inicia o kernel. O kernel verifica a presença do initramfs e, se encontrado, monta como / e executa /init. O programa init é tipicamente um script de shell. Observe que o processo de inicialização leva mais tempo, possivelmente significativamente mais longo, se um initramfs é usado.
Para a maioria das distribuições, os módulos do kernel são a maior razão para ter um initramfs. Em uma distribuição geral, existem muitas incógnitas como como tipos de sistema de arquivos e layouts de disco. De certa forma, isso é o oposto quando um kernel personalizado é construido, onde os recursos e layout do sistema são conhecidos e nesta situação, um initramfs é raramente necessário.
um initrd pode ser usado pra muito mais que isso, só depende da criatividade
o lennart por ex define no 0pointer o que seria a distro dos sonhos pra ele, fazendo até reparticionamento via initrd, no primeiro boot/restauração de fábrica
Outro exemplo de uso elegante de initrd, são as distros ostree, e outro mais antigo, e tão competente quanto, é o do nix, q de uma única pasta, no boot, consegue CRIAR o root inteiro. Se vc soma isso com a abordagem declarativa + erase your darlings (Google) , vc tem o sistema basicamente perfeito
Não importa o que diga, vc é meu herói, tento acompanhar mas não dá....kkkkkk... é um livro cada vídeo.
Eba conteúdo novo do meu canal favorito sobre meus assuntos favoritos
Para o seu manual de Linux esse deveria ser o primeiro vídeo, não sei ao certo oque te incomodou para fazer esse vídeo mas ajuda demais a galera que está iniciando.
Edição na fala do "Runit", quem percebeu? Adoro seus videos Akita! Da um trabalhão faze-los!
Pode ser interessante falar das SysRQ Magic Keys para usar quando tudo congela (incluindo os atalhos para mudança de TTY) menos a Kernel.
Primeiro vídeo que assisti do canal, e já assinei, explicação bem direta e clara, nunca mais tinha achado um canal com um apresentador e explicações tão bons. Parabéns! ganhou mais um inscrito.
Conteúdo rico demais. Parabéns Akita.
AMAZING tutorial! One of the most comprehensive tutorials I've seen for anytNice tutorialng. Thanks so much!
Parabéns Akita, esclareceu dúvidas que eu tinha e aprendi bastante com esse vídeo! Uma sugestão, você poderia fazer um vídeo de continuação falando sobre dual boot! Acho pertinente ao tema desse vídeo!
mas eu falei. dual boot não tem nada demais, só duas partições, cada um com um OS. O UEFI identifica automaticamente o EFI deles no boot, e boota. acabou. só isso.
Estou há meses procurando por algum conteúdo desse tipo... Muito obrigado!
Excelente vídeo. Conteúdo de qualidade com dicas de comandos úteis para conhecer ou consertar problemas. Muito legal.
Brigado por compartilhar professor ! Muito boa a didática e a densidade. Gostaria só de fazer um adendo pois perto do min 35 existe algo q me parece incorreto. Ctrl+alt+3 não leva ao run level 3. Uma vez iniciado o runlevel não muda. Basta ver q mesmo no vídeo aparece o runlevel 5. Oq essa combinação de teclas faz é alternar a saída de vídeo para um dos terminais tty virtuais. O seu X continua operando no tty1 e por isso ctrl alt 1 leva de volta. É possível abrir quantos terminais diferentes e independentes as combinações de teclas permitir e essa era a forma de multitarefa antes de existir o X.
Sobre o systemd, para quem usava o init ele "facilita" os links simbólicos! Isso foi o máximo! E o systemd facilita muito as automações para devops, por exemplo. Eu "sofri" com as mudanças, mas não reclamo nunca da evolução e estabilidade vinda para o systemd.
A propósito, sou um Red Hat de carteirinha, já trabalhei muito com SuSE ( ainda antes de toda sua história de mudança de proprietários) e Ubuntu/Debian, só se o cliente quiser mesmo, hehhe.
Muito interessante a explanação! Parabéns!
PS.: Por ser usuário apenas para ambientes corporativos, desconheço um monte destas distros citadas por você, hhhehhe
Video sensacional!! Cenas pós créditos melhor ainda.. kakakka
Estou utilizando archlinux, estou gostando muito. Me ajuda muito pois preciso buscar e assim aprendo muito mais.
Muito bom!!!! Excelente apresentação!!!! O systemD é muito gigante, estou estudando a dois anos e ainda não aprendi nem metade.
Fala Akita... confesso que nunca dei a importancia devida ao seu canal.. mas parando com calma neste video para analisar o conteudo.. cara, mesmo não sendo um video pequeno... eu consegui entender cada topico que foi falado, achei que voce foi amarrando muito bem os assuntos e não deixou nenhuma ponta solta.. cara, Parabens pelo seu canal, pelo conteudo, e agora, vou parar com mais carinho para ver os videos e é certo que vou aprender muito mais.. Obrigado pelo conteudo
do nada... RUNIT! HAHA a vida é uma edição kkk excelente vídeo!
pra mim soou igual ao toasty do mortal kombat rsrs, fica a dica do meme kkk
Vai ser muito top essa playlist. Akita é top!
Muito bom. Agora entendi porque as alteracoes no boot do Mint que eu estava fazendo nao estavam funcionando como esperado. Muito bom mesmo.
Nunca mais vou olhar o boot do linux da mesma forma, que aula maravilhosa.
Dando like antes de dar play pq o Akitão é fod@
To muito ansioso para assistir o próximo episódio 😂
Akita, meus parabéns, que explicação. Aprendi muita coisa em apenas 45 minutos. Muito obrigado.
Explicação top me retirou várias dúvidas antigas 👍
Que aula, meu Deus, QUE AULA F0D*!!! Não tenho palavras para agradecer, então, simplesmente, OBRIGADO!
Eu gosto mais por que a análise crítica dele frente a todas as situações é bem seca e direta. Isso instiga minha curiosidade e faz eu ver os vídeos até o fim.
Eu fico impressionado como o Akita entende mesmo de quase tudo, vim para aprender mais como ser um bom dev e vejo que na verdade, vou levar anos para ser no maximo decente e fico muito feliz com isso.
Que vídeo sensacional! Esperando você falar mais sobre Xorg e Wayland.
Uma aula que me recordou o que eu fazia muito em CP/M na década de 80/90 na faculdade. Faz um tempão que não fazia isso.
Tooooooooop, que qualidade de ensino absurdo
Mais um baita vídeo, isso que é agregar conhecimento. Fico muito feliz cmg msm, pois atualmente eu consigo entender cerca de 90% do que tu fala kk. Lembro que no primeiro vídeo que assisti, parecia que vc estava falando grego. Me senti um merd* mermão 😂🤣! Abçs, yoda da TI.
Que conteúdo foda!!! Explicou vários capítulos do Linux Bible em 45 min. Quantos dias vc leva Akita para preparar um conteúdo deste?
Comandos que podem auxiliar no aprendizado do systemd:
$ man 1 systemd
$ apropos systemd
Vim nesse vídeo sem pretensão alguma e acabei encontrando uma solução pra acentos em teclados com layout US, muito bom!