Entendendo Pacotes com Slackware | Deb, Apt, Tarbals

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 242

  • @jpcodex
    @jpcodex 2 ปีที่แล้ว +49

    Se vc sabe ler vc consegue instalar o Slackware. Uso o Slackware em todas minhas máquinas. A frase "leia a p*** das coisas" resumiu tudo. Parabéns!

    • @jvianneyjr
      @jvianneyjr ปีที่แล้ว +2

      Vale a pena o slackware para trabalho com desenvolvimento com docker, microserviços, mensageria, angular, .net ?

    • @ricardsonwilliams
      @ricardsonwilliams 9 หลายเดือนก่อน

      já utilizei com tudo isso.@@jvianneyjr

  • @creonte38
    @creonte38 2 ปีที่แล้ว +48

    Só vejo coisa boa aqui. Enorme troca de informações preciosas. Até para quem vai fazer certificações, essa série é fundamental. Sei que faz as coisas aqui fundamentalmente porque pode e porque gosta, mas te digo, teus vídeos são muito importantes. Ajudam e ajudarão muita gente. Se um dia tiver alguma dúvida do valor de tuas postagens, não tenha, pois são de grande valia. Instigado aqui a rever fundamentos!

  • @joaomariajosejoaomariajose
    @joaomariajosejoaomariajose 2 ปีที่แล้ว +1

    4:40 - "...leia a p***a dos textos que aparecem!". Repeti esse trecho 3 vezes pra aprender bem.
    Bom demais tomar esporro com razão!

  • @phlimma
    @phlimma 2 ปีที่แล้ว +6

    Passei muita dor de cabeça com essa distro, mas aprendi um montão ao fazer essa joça funcionar.

  • @diemesleno
    @diemesleno 2 ปีที่แล้ว +3

    O Slackware é a melhor escola de Linux. Foi onde aprendi em 1998. Hoje em dia tem o Gentoo que segue mais ou menos a mesma filosofia mas o que quero atualmente é que tudo funcione, com o mínimo de trabalho possível. Para isso o OpenSuse está de bom tamanho.

  • @jvaldomarinho
    @jvaldomarinho 2 ปีที่แล้ว +10

    A área em que trabalho não tem absolutamente nada a ver com GNU-Linux (que bicho é esse para alguns!) , mas há uns 12 anos tive a curiosidade de conhecer esse sistema e, desde então, virou o meu xodó para uso doméstico. Cara, essa série tá muito massa, embora eu desconheça muita coisa que é exposta, não dá pra deixar de prestar atenção. Obrigadão, Akita! Vida longa ao GNU-Linux!

  • @DevMultitask
    @DevMultitask 2 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo! Slack é uma escola mesmo, com paciência aprendi Linux com ele e usei por muitos anos, tinha um monte de scripts q chamavam os configure com as flags certas, na hora de compilar apache com suporte a MySQL , etc, tinha que mandar na ordem certa. Depois dele me aventurei muitos anos com o Gentoo, e hoje estou com ArchLinux em desktop e KDE Neon no laptop.

  • @voa.aquino
    @voa.aquino 2 ปีที่แล้ว +2

    Gostaria muito que tivesse esse conteúdo quando comecei. Um único vídeo teu é melhor do que muito livro por aí. Agradeço profundamente pela tua dedicação em criar um conteúdo completo e compromissado com a verdade, sem "achismos" e informação sem fundamento, de quem só replica conteúdo dos outros.

  • @marcosx86
    @marcosx86 2 ปีที่แล้ว +1

    31:20 pra quem curte compilar pacotes do zero e pra entender a fundo sistemas operacionais GNU/Linux super recomendo o Linux From Scratch (tentei colar o link mas o YT barrou), é um guia para construção com tudo explicado, cada componente vital e sua importância, vale muito a pena

  • @ruanklein9588
    @ruanklein9588 2 ปีที่แล้ว +10

    Ótimo conteúdo!
    Sobre gerenciadores de pacotes no Slackware, faltou citar o slackpkg, o qual já vem instalado. Inclusive, foi criado por um brasileiro.
    O slackpkg seria o equivalente ao apt-get e o dnf/yum, e é muito útil para gerenciar atualizações. Porém, ele não lida com repositório de terceiros, a não ser que instale também um helper chamado de slackpkg+.
    Se unir o sbopkg com o slackpkg, o Slackware se torna tão prático quanto um Arch, embora com bem menos pacotes de terceiros disponíveis.

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +4

      boa, fazia anos que eu não experimentava slackware. esbarrei no sbopkg mas não tinha visto slackpkg mesmo. bem lembrado.

  • @marcosfnsc
    @marcosfnsc ปีที่แล้ว

    não é implicação ou algo do tipo pq o video ta otimo, apenas um adendo ao CAP 5 sobre o gerenciador de pacotes do archlinux, o gerenciador é o pacman e o yay é uma ferramenta auxiliar a ele que roda em cima, a diferença dele em relação a usar pacman diretamente é que facilita o manuseio de pacotes vindos do AUR (arch user repository)
    quem quiser saber mais sobre isso pode seguir o conselho do akita e dar uma olhada no archwiki e tbm aprimorar as habilidades de usar o google 😁

  • @BeneditoPortela
    @BeneditoPortela ปีที่แล้ว

    Meu Deus que viagem no tempo! Quando comecei a usar linux, um amigo me indicou o slack, era o 7, pra instalar a placa de som da Creative, tinha que re-compilar o kernel! Instalar programas era uma maratona, ia compilar, faltava biblioteca, ai uma precisava de outra, e outra e outra, e tome ./config torcer pra não ta faltando nada e make, make install! Depois passei pra debian, dselect era muito melhor! Valeu!

  • @ThiagoSouza-kp4dm
    @ThiagoSouza-kp4dm 2 ปีที่แล้ว

    Piter Punk ajudou demais a distro, vários brasileiros foram e são, super relevantes para a distro.

  • @VanHendler
    @VanHendler ปีที่แล้ว

    Em 2012 comecei a usar Linux, me preparei um tempo e li bastante sobre, e assim escolhi o Slackware. Fiquei um ano imerso nisso, me acidentei no trabalho e fiquei três meses em casa o dia todo configurando o Slackware, no fim estava usando xmonad em três telas e até um kernel com parâmetros zero latência compilei e instalei no slack, já que queria usar para home Studio, fritei o intel em 2 meses. Instalei em outra máquina de novo e usei o leet até 2019. Instalava qualquer coisa que queria na mão depois de pesquisar e instalar todas dependências. Hj uso Debian e Ubuntu Studio. Assim que tiver outra máquina nova volto pro slack. Grande conteúdo Akita é mestre

  • @alexdesiqueira
    @alexdesiqueira 2 ปีที่แล้ว +2

    Grande Akita, muito bom! Pra galera que tem interesse em saber mais sobre Linux debaixo do capô, recomendo o Linux From Scratch. Acho que você vai falar dele (ou já falou) qualquer hora dessas; o conceito é começar do zero mesmo, a partir do kernel, uns dois passos pra trás do Slackware. A documentação é excelente! Favor testar em máquina virtual, não no PC principal, galera 😆

  • @GabrielLima-gz8zg
    @GabrielLima-gz8zg 2 ปีที่แล้ว +1

    Por mim esse canal podia ser só sobre Linux. Akita é foda d+

  •  2 หลายเดือนก่อน

    Agradeço muito o conteúdo.
    A distro que eu prefiro é o Debian, e sempre busquei aprender algo mais. E mesmo em distribuições mais maduras como a que eu uso, jamais tive acesso a materiais e conteúdos realmente aprofundados como os do Slackware.
    Passou da hora de aprender o que o Slackware tem a oferecer, e subir de nível.

    •  2 หลายเดือนก่อน

      Talvez muito poucos, os cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação tenham um conteúdo tão rico como o disponibilizado pela Comunidade Slackware.
      Para um autodidata como eu, é melhor do que retorno de investimento alavancado na Bolsa de Valores! 👏🏽

  • @innervision4484
    @innervision4484 2 ปีที่แล้ว +13

    Pensei que ia esquecer de uma das melhores distros existentes. Foi minha primeira, foi difícil. Mas até hoje valeu a pena demais da conta

  • @firewall4134
    @firewall4134 2 ปีที่แล้ว +3

    faz um vídeo, por favor, sobre a utilização do Linux nas organizações e sua opinião sobre sistemas antigos, e empresas que se recusam a investir no departamento de ti.

  • @italoalmeida5765
    @italoalmeida5765 2 ปีที่แล้ว

    Esse vídeo caiu no momento certo, estou usando Arch no WSL2 e no vídeo dele sobre isso ficou muita coisa para trás já. Tive um problema em relação a pacotes, aparentemente desinstalou a lib GCC e não podia instalar o python, resolvido o gcc, pra instalar o python depois de 30 minutos quebrando cabeça, era só rodar "yay", atualizou tudo e pude baixar tranquilamente, e só agora entendi o que esse comando fez (eu acho), pegou tudo que tinha no gerenciador de pacotes, atualizou tudo e meu comando "yay python3" finalmente veio nessa att do gerenciador.

  • @mrsantos-t7r
    @mrsantos-t7r 2 ปีที่แล้ว +13

    Akita: Leia a porra dos textos
    Minha esposa do meu lado: que revolta kkkkkmmm

  • @raposa_programadora9847
    @raposa_programadora9847 2 ปีที่แล้ว

    1:11 pra aprender alguma coisa utilizando linux moderno, é só fazer Um LFS. Esse livro é bem completinho e ensina a montar um sistema linux começando desde a compilação até os estágios finais do procedimento

  • @anrodrigues2011
    @anrodrigues2011 2 ปีที่แล้ว +4

    Akita excelente vídeo, já que você está falando sobre pacotes explica como é o esquema dos arquivos a nível de programador porque nos da área de infra gostaríamos de saber mais sobre programação e quando abrimos um arquivos tar ball não sabemos nem por onde começar. Muito Obrigado

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +3

      Vou chegar lá kkk

  • @VanderleiRobertoMoretto
    @VanderleiRobertoMoretto 2 ปีที่แล้ว

    Já montei infra com servidores Slack!
    Vocês não tem noção do trampo que era!
    Mas era muito bom!

  • @ed2bbr
    @ed2bbr 2 ปีที่แล้ว

    Que aula fantástica Akita .. Foderástico demais.
    Na faculdade (lá em 2006) utilizei o Slack para acompanhar (e apanhar um bocado).
    Aprendi na unha tudo que tinha que fazer e foi muito gratificante ler e gastar muito tempo estudando Slack.

  • @samuelalvesdasilva8325
    @samuelalvesdasilva8325 2 ปีที่แล้ว

    Fabio, parabens pela forma ( objetiva ) de passar esse conhecimento ... sou usuario de debian a pouco tempo e nao entendia nada por dentro.. Valeu mesmo !!!

  • @danielnicolini605
    @danielnicolini605 2 ปีที่แล้ว

    Akita sendo akita, esse canal é uma verdadeira biblioteca de tecnologia.

  • @barbosa1543
    @barbosa1543 2 ปีที่แล้ว

    Incrível, sempre que assisto os videos do Akita, saio com mais dúvidas do que certezas, isso me motiva a aprender mais e mais.

  • @emaxsuel
    @emaxsuel 2 ปีที่แล้ว

    O Slackware foi a distribuição que usei por mais tempo.
    Assistindo ao vídeo, bateu uma saudade..

  • @FOTTONI
    @FOTTONI 2 ปีที่แล้ว +1

    ai q "saudade" dos 'modprobe' da época dos winmodems da PCChips, kkkkkk, molecada hj em dia nem sabe o que é dificuldade....da hora Akita, show de bola, esse foi o video mais retrô q vc fez hein.....show de bola....

  • @asandrob
    @asandrob ปีที่แล้ว

    As cenas pós créditos são hilárias. Parabéns.

  • @1RockmanX
    @1RockmanX 2 ปีที่แล้ว

    Otimo video com muita coisa tecnica cono sempre mas com didatica boa. Unico coisa faltou falar forma breve o que e linux e distribuição ate hoje tem monte gente erra nisso.

  • @ribafs
    @ribafs 2 ปีที่แล้ว

    Gratidão por mais uma grande aula. Era minha distro preferida, por ser a mais eficiente entre as da época. Minha primeira acho que foi a 2.3, que instalei via CDs importados.

  • @lucasfkam
    @lucasfkam 2 ปีที่แล้ว +5

    Tô aprendendo bastante com a sua série de vídeos sobre Linux!

  • @heraclitoqsaldanha6133
    @heraclitoqsaldanha6133 2 ปีที่แล้ว +11

    isso me lembra um projeto de distro minha que eu fiz uns anos atrás a partir do livro "linux from scratch" eu tinha programado até um gerenciador de pacotes, funcionou por um tempo, até que um erro no código do meu gerenciador de pacotes deletou o próprio sistema(seria engraçado se n fosse trágico) e como eu tinha um pc batata e demorava uma semana compilando a distro inteira foi oque faltava para eu desistir do projeto, enfim, excelente vídeo

    • @BrunoTorrente
      @BrunoTorrente 2 ปีที่แล้ว +1

      pode ter certeza o aprendizado que vc teve não teria em qualquer outro lugar.
      Eu passei pelo mesmo, ia criando uma micro distro na unha so pra aprender.
      Ficava em varios IRC da vida hora pedindo ajuda, hora ajudando novatos ...

  • @BrunoTorrente
    @BrunoTorrente 2 ปีที่แล้ว

    O Akita falando de calculo de cabeças de disco :) , isso valia para TUDO, ex tera necessário calcular varios parâmetros para configurar um CRT, se não tive-se os detalhes tecnicos na etiqueta boa sorte , pois o Xfree iria rir na sua cara e nunca mostraria imagem ...

  • @edsonlimafrancafranca2491
    @edsonlimafrancafranca2491 2 ปีที่แล้ว

    Nota 10, pela explicação do lendário Slackwere! 👏👏👏 O futuro é Linux! ✌

  • @lincolnwallace17
    @lincolnwallace17 2 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo, qualidade sempre impecável!
    Essa questão de compilar tudo do zero usando o make e o ./configure ainda é muito comum na área de sistemas embarcados (mais especificamente Linux embarcado). Eu mesmo uso um módulo de linux embarcado com 500MB de flash (o "HD" ) e 250MB de RAM e preciso fazer o cross-compile a todo momento.

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +1

      sim, mesmo pacotes de AUR do Arch, muitos são scripts que vão baixar o source, aplicar patches e compilar na sua máquina

  • @wilfison
    @wilfison 2 ปีที่แล้ว

    Conteúdo muito bom. Mesmo não entendendo 100% das coisas essa série já expandiu muito meu conhecimento e curiosidade sobre algumas ferramentas que eu uso todo dia e não me ligava muito para como ela funciona, e só queria o resultado.

  • @romulo.carvalho9556
    @romulo.carvalho9556 2 ปีที่แล้ว +6

    Eu sou de infra usuário, Linux, apesar de trabalhar com mac! Na faculdade sempre tive vontade de programar, até comecei bem, mas como pra entrar na área da Ti, mais rápido, me joguei na área de infra! Cara assim eu ainda não me tornei programador, pois se for pra eu ser um, tenho que ser pelo menos 50% do Fábio. Porra o cara manja de redes, segurança, hadware, essas qualidades faz o cara fazer um programa, pensando em segurança e como ele trabalhar na máquina, ainda falta coisas pra eu ter essa visão! não quero ser só um copiador de código do github, se é pra fazer, tem que ser direito! Obrigado Fábio Akita, pelo excelente conteúdo, e o profissional que és!!!!! Amo os seus Vídeos!

  • @alexaugusto843
    @alexaugusto843 2 ปีที่แล้ว +1

    "(...) por isso vc não pode ser um tapado que só vai copiando e colando..." 🤣😂🤣😂🤣😂 Esse jeito que o Akita tem de ensinar é diferenciado kkkkkk
    Excelente vídeo!! Muito obrigado Akita!!!

  • @marcel1886
    @marcel1886 2 ปีที่แล้ว +1

    Só um vídeo do Akita pra dar uma alegria nesse domingão

  • @trovalds
    @trovalds 2 ปีที่แล้ว

    Wall of text de um user do Gentoo [não full time] adiante.
    - Uai, mas nem sabia que o Slackware tem um gerenciador de pacotes parecido com o Portage do Gentoo. Explicando: no Gentoo, não existem binários (exceto por alguns pacotes maiores como LibreOffice e Firefox que podem ser baixados como tal). Daí o gerenciador é responsável por baixar o pacotes e as dependências como arquivos-fonte e compilar tudo localmente. A diferença é que todos os pacotes estão no repositório próprio do Gentoo, são revisados por mantenedores e em alguns casos recebem pequenas mudanças. E vendo a instalação do Slackware curiosamente ele automatiza coisas como a criação do [arquivo] FSTAB, que no Gentoo você tem que criar na mão, entre outras coisas.
    - Alguns dizem que o Gentoo é a distro mais próxima do LFS. Mas o Gentoo aboliu os Stage 1 e 2 [derivados do LFS] e a instalação parte do Stage 3, que é um ambiente mínimo basicamente com ferramentas e bibliotecas de compilação e o gerenciador de pacotes.
    - "Ah, mas qual o sentido de perder tempo compilando código-fonte na minha máquina?" Controle fino. Pra quem tem hardware moderno, isso é (quase) indiferente. Mas mesmo em hardware moderno mas modesto distros como o Ubuntu "patinam", como aconteceu aqui com um Core i3-9100 com 4GB RAM. Com o Gentoo a máquina está "voando baixo" rodando praticamente a mesma coisa que o Ubuntu (GNOME 42). Claro, o Gentoo exige conhecimento e principalmente paciência pra esperar os tempos de compilação, que podem levar horas a fio. Um exemplo que costumo usar: o FFMpeg (encoder e decoder de vídeo e áudio). Por padrão o pacote depende de pelo menos uns 30 outros pacotes que manipulam diferentes formatos de vídeo e áudio. Na maioria esmagadora das distros, você vai receber o FFMpeg compilado suportando todos esses pacotes. Mas aí tem coisa que você nunca vai usar ou vai usar muito raramente, como formatos de áudio concorrentes do MP3, por exemplo. Daí ao invés de gerar (ou receber) um binário enorme você pode ter algo menor e que de fato atenda as suas necessidades.
    - Enfim, é questão de escolha. Eu particularmente tenho uma imagem Gentoo pré-preparada que eu coloco em qualquer máquina, rodo o update e está pronta pra uso (apesar de em alguns casos demore uma eternidade pra atualizar tudo).
    - E uma última coisa: PARECE que o Gentoo está no caminho de um projeto pra oferecer repositórios binários. Basicamente vão usar o modelo que o Funtoo [fork do Gentoo] usa, que tem pacotes binários compilados por arquitetura. E aqui entra mais um detalhe que deixei passar batido: a vantagem da compilação local é que você pode usufruir do desempenho máximo do pacote de acordo com o suporte que ele oferece a instruções específicas do processador pra qual foi configurado.

  • @claudiogalliera1770
    @claudiogalliera1770 2 ปีที่แล้ว

    MUITO LOKO!!! VC É MUITO DAHORA FABIÃO...GOSTEI DO MAKEOFF...HAHAKA...VC ME AJUDOU A MINHA DEPENDENCIA QUIMICA PQ É MUITO FACIL APRENDER COM VC...SOU DA EPOCA DO ZXSPECTRUM TK85!!! TEMOS QUASE AS MESMAS SPERIENCIAS.... AHAAKA...SUCESSOS!!!

  • @renatonascimento7885
    @renatonascimento7885 2 ปีที่แล้ว

    Hehehehe slack e conectiva Linux. Bons tempos. Mas agradeço aos céus as facilidades de hj em dia😁😁

  • @ederoliv
    @ederoliv 2 ปีที่แล้ว +4

    No livro Gnu/Linux eu li que a recomendação do tamanho da partição SWAP deve ser o dobro da quantidade de memória na máquina, ou seja, se tiver 4Gb RAM cria o SWAP com 8Gb.

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +11

      não, swap só precisa ser igual ou maior que RAM se você for habilitar hibernação. o ideal é não precisar usar swap.

  • @RodrigoAmaral2
    @RodrigoAmaral2 2 ปีที่แล้ว

    Akita, obrigado por essa excelente aula. Essa série de videos Linux está muito bom.

  • @leandroaraujo3364
    @leandroaraujo3364 ปีที่แล้ว

    Chega sai zonzo.. mas acendeu de novo minha paixão por software livre kkkkkk
    Que saudade de usar um OpenSUSE com KDE...
    Tenho até hoje meus CDs de Ubuntu da época que a Canonical mandava por correio.
    Eu não tenho o tempo trilhado pelo Akita e nem a experiência, mas quando comecei minha faculdade em 2009, um tempo depois conheci Linux e comecei a fuçar, amor a primeira vista...
    Lembro que dessas brincadeiras tive que compilar o driver da ATI Radeon do meu antigo notebook HP (foi satisfatório ver a composição da interface gráfica sendo ativada quando o sistema reconheceu o driver), assim como a placa de rede com chip da Qualcomm ou Realtek se não me engano..
    Outra vez precisei compilar o MySQL por algum conflito do Akonadi...
    Foi uma experiência valiosa...

  • @MissãoLive
    @MissãoLive ปีที่แล้ว

    Eu lá em 1999 fui apresentado ao Slackware...coisa boa.

  • @LuisFelipeRM
    @LuisFelipeRM 20 วันที่ผ่านมา

    Eu estava na dúvida de como eram as coisas antes dos gerenciadores de pacotes. Acabou minha dívida com seu vídeo

  • @paulohenrique-vm7ru
    @paulohenrique-vm7ru 2 ปีที่แล้ว +3

    Muito Foda! Essa serie de Linux tá excelente! Vlw Akita

  • @eliassparda
    @eliassparda 2 ปีที่แล้ว +13

    Tô só esperando o Akita criar uma playlist de matemática, pra ter o material de faculdade completo, o homi é brabo demais, sem igual, parabéns Akita.

  • @noisebeats
    @noisebeats 2 ปีที่แล้ว +1

    Longa vida a essa série sobre linux! Espero que chegue bem bem lá no nível avançado. Abraço de portugal

  • @yurisilva7860
    @yurisilva7860 2 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo! Bateu uma nostalgia aqui! Muito bom entender um pouco mais do mundo Linux. Essa instalação no vídeo me lembrou quando tive que configurar servidores slack pra aplicações web em 2011 no meu primeiro emprego. Na época eu lembro de rodar muito make e make install, rpm, dpkg, sofrer correndo atrás de dependências, e um monte de arquivos de configuração. Na época lembro de ler o antigo GuiaFoca, achando que tirar LPI iria alavancar minha carreira! Kkk

  • @zlucas2k
    @zlucas2k 2 ปีที่แล้ว

    Camisa igual o conteúdo simplesmente FODA DEMAIS!

  • @sergioabrantes
    @sergioabrantes 2 ปีที่แล้ว +1

    Slackware 6 foi minha primeira distro. CD veio junto em revista. Hoje em dia da aflição de ouvir hehe. Quando compilamos um programa, da pra fazer a remoção dele completa e automatizada com o comando "make uninstall". Até!

  • @felipenascimento8838
    @felipenascimento8838 2 ปีที่แล้ว

    Esse era o video mais esperado pra mim, e que eu falo porra valeu a pena assistir cada vídeo dês do início do canal 🤯

  • @dkmillares
    @dkmillares 2 ปีที่แล้ว +1

    Uso Slackware até hoje!
    Primeira vez que testei foi a versão 10.2. Ai voltei pra ele no 13.37, pela numeração ser legal mesmo. Haha.
    Pode parecer besteira, mas uma das coisas que mais gosto do Slackware é que vem tudo num DVD, pronto pra usar. Quase uma copia do repositório da versão, faltando apenas os sources.
    Ótimo video Akita!

  • @VictorMatheus1234
    @VictorMatheus1234 2 ปีที่แล้ว

    Sobre instalação e configuração de sistemas linux, pesquisem por ignition, combustion, ansible e nix. Tenho a impressão q esse assunto vai surgir em breve aqui no canal

  • @FranklinRock09
    @FranklinRock09 2 ปีที่แล้ว

    Otima aula de Slackão. Só vale mencionar a ferramenta SLACKPKG do Piter Punk oh o BR ai, que passou a fazer parte da base oficial do Slackware eh um gerenciador de pacotes da BASE Slackware, nao resolve dependencias, mas instala e remove pacotes oficiais da distro. ABRAÇO excelente conteudo como sempre.

  • @LuisPauloAlmeida
    @LuisPauloAlmeida 2 ปีที่แล้ว

    Ótima explicação sobre o Slackware! se quiser instalar um pacote rpm é só usar o rpm2tgz ele converte o pacote, mas lógico, nunca se esqueça das dependências. e só de curiosidade o slack+ware é um hardware preguiçoso.

  • @skedarcorp
    @skedarcorp 2 ปีที่แล้ว +2

    Uma coisa muito boa em relação ao Slackware, é que ele tbm serve como uma espécie de Coringa. Não existem pacotes que não possam ser instalados nele. (Agora que funciona é outra história)
    Se voce tem um software exclusivo e prioritário para uma outra distro por exemplo .DEB, voce consegue converter o pacote e instalar no Slackware de uma maneira (não tanto) fora da caixa porém que funciona caso queira realmente o pacote e não tem outra solução.
    Antigamente usei muito para trazer coisas "gamers" para o Slack, como CrossOver e outros programas para instalarem jogos Windows que só davam suporte a .DEB. Foi uma farofada e muito neurônios queimados porem com sucesso no final.

  • @AzureCz
    @AzureCz 2 ปีที่แล้ว +1

    Altíssima qualidade. Poderia comentar do Winget depois? kkkkkkk

  • @holgerdavids
    @holgerdavids 2 ปีที่แล้ว +1

    Domingo, trabalhando e com Akita... Melhorou 10%

    • @phlimma
      @phlimma 2 ปีที่แล้ว

      Aqui também. Show demais.

  • @RobsonLanaNarvy
    @RobsonLanaNarvy 2 ปีที่แล้ว +1

    Antigamente eu n tinha coragem de usar Arch Linux pq eu n costumava achar os instaladores dos programas, mas hoje eu fico de olho no AUR direto pra encontrar tudo que ta faltando e agora me sinto mais confiante em instalar programas através da compilação e consequentemente mais confortavel pra usar o arch; Achei até um port do Mario 64 no AUR pra jogar sem treta no PC. Estou a 1 ferias de distância de me tornar mais hippster e aumentar o microgerenciamento no meu PC

  • @br-lemes
    @br-lemes 2 ปีที่แล้ว

    Olha aí, mais um vídeo que eu entendo todas as tangentes do Akita. Mas também, sou do tempo que não era /dev/sda mas /dev/hda. Era o mínimo que devia saber né... Só nunca usei o Slackware.

  • @BrunoTorrente
    @BrunoTorrente 2 ปีที่แล้ว

    Slack foi meu primeiro Linux, não tinha nem ideia do que era pacotes, então toda vez que inventava de fazer instalação mais enxuta passava dias sofrendo com dependências.
    Coisas da época que minha Quantum de 700 MB era coisa de outro mundo de tanto espaço ....
    Compilação de kernel então , deus o livre , deixava compilando e ia passear pois duraria quase 1 dia ( 133 MHz e 16 MB de RAM ) outros tempos ...

  • @Rchannel24
    @Rchannel24 2 ปีที่แล้ว

    Você é show Akita :) Cadê vez mais interessante os assuntos que você trás.

  • @f2design141
    @f2design141 2 ปีที่แล้ว

    Muito legal a sua abordagem

  • @GustavoRHoffmann
    @GustavoRHoffmann 2 ปีที่แล้ว

    Pra ajudar a descer o almoço de domingo, abraço mestre, sabedoria gurizada

  • @BrunoTorrente
    @BrunoTorrente 2 ปีที่แล้ว

    Coisa de veio, era comum antes de instalar fazer algum tipo de "dry run" do comando make install setando uma pasta limpa, gerava uma lista de tudo criado e guardava em algum lugar para facilitar deletar tudo depois.
    Para quem viveu a transição de kernels, X11 ( Xfree para Xorg ) Kde2/kde3 e a sugeira que virava o /OPT sabe como gerenciamento de dependências é algo importante.

  • @cleythondasilvabrandao4570
    @cleythondasilvabrandao4570 2 ปีที่แล้ว +1

    não terminei o vídeo ainda mais na parte do swap podia mencionar zram que e bem interessante também

  • @rlaecio
    @rlaecio 2 ปีที่แล้ว

    Ms Akita na partição de boot sempre a ponho de 1Gb ou 2Gb, assim facilit amanutenção atualização de sistema de boot, pois é preciso espaço extra para poder baixar e compilar um novo boot caso seja preciso

  • @wiltonribeiro3951
    @wiltonribeiro3951 2 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo, sugiro também fazer um vídeo instalando em uma partição com Luks e LVM
    Recentemente eu resolvi instalar o meu Arch em uma partição encriptada e ganhei horas de diversão, especialmente devido ao suporte limitado do grub com o Luks2, o que me fez repetir tudo algumas vezes até funcionar

  • @erick_sm
    @erick_sm 2 ปีที่แล้ว

    ' da "apt install docker" acender uma vela e torcer para não dar nenhum erro '
    Nossa isso foi muito uns colegas meus que incentivei a migrar pra uma distro linux (desenvolvedores primariamente web);
    Claro é esse mesmo amigo que vc ensina dá o comando magico de economizar o espaço em disco e deixar o pc na velocidade da luz, com o "sudo rm -rf /" . 😂
    Em contrapartida a instalação dessa maioria de linux por terminal parece ser tudo bastante similar principalmente a uns anos atrás quando eu era ainda moleque curioso e queria virtualizar um android, ai é basicamente isso um terminal na cara, monta partição, formata e instala da uma rezada pra da certo, pq a net era uma porcaria e demorava pra abrir as dezenas de fóruns procurando solução.
    No demais belo vídeo, vai ser minha recomendação para quem me pergunta coisa do gênero novamente. por sorte sou curioso e já tinha notado uma boa parte dessas coisas, mas é bom ver alguém além da minha bolha falando e vendo que não é um delírio coletivo... ou talvez seja.

  • @amdlemos
    @amdlemos 2 ปีที่แล้ว +1

    Massa! Não conhecia essa distro. Eu ainda tô apanhando pra configurar meu nvim com lsp, dap, devicons, etc. Tem conteúdo pra caramba e mesmo assim é complicado (ou eu sou cabeçudo mesmo 😆). Mas acaba que com esse sofrimento todo estou aprendendo várias coisas. Edit: to na pilha do nvim pois meu note tem mais de 10 anos e quero economizar o máximo de recurso possível e tô sem 200 pra investir em um ssd se quer. 🤦

  • @adrianricardoscalia4566
    @adrianricardoscalia4566 2 ปีที่แล้ว

    Me lembro de instalar Mandriva , Mandrake e Ubuntu e ter que mexer no xorg pelo monitor de tubo não era bem suportado. Minha primeira distro foi corel Linux meu irmão ajudou a instalar, eu separo o home .. sempre

  • @failsafepatrocinandosm5955
    @failsafepatrocinandosm5955 2 ปีที่แล้ว

    Salve mestre a quanto tempo, desculpe eu falhei, infelizmente fui um dos tipos de pessoas que queimo a largada na programação, e bem retornei do zero, fiz a infeliz escolha de começar programa em linguagem de alto nível, e de querem dinheiro longo no ínicio da carreira, mas graças a algoritmo da vida voltei, e agora em passos naturais estou indo para frente, estou estudado algoritmo e hístoria dos computadores juntamente com MAB e MEM, e cara melhor escolher que já fiz, posso talvez não virar programando mais seu canal foi fundamenta na trocar do meu mindset, eu sei que é pertubar de mais, contudo, por favor faça uma playlist de matemática seria algo incrivel, você possuir um grande talento, seria simplemente maravilhoso ve você tramistir sua bangagem cultural para gente

  • @Dalfre
    @Dalfre 2 ปีที่แล้ว

    Me lembro de instalar Slackware pela primeira vez, e depois de tudo instalado, faltar o driver do maravilhoso modem da época (hsp56 ou algo do tipo), daí em diante era só conseguir um amigo com acesso a internet e baixar todos os drivers existentes na face da terra em vários disquetes, e torcer para um deles ser o correto.

  • @jairfsj
    @jairfsj 2 ปีที่แล้ว

    Os erros do final foram otimos heheh, doido o Slackware ficou vendo um canal do cara ai que chama SlackJack que fala muito de Slack acho muito interessante mais não acho que vou instalar no momento, provavélmente no futuro.

  • @davividal
    @davividal 2 ปีที่แล้ว

    Caramba! Nostalgia bateu forte aqui!
    Primeira disto foi o conectiva Linux Guarani 3.0. Que, na verdade, era pouco mais que uma tradução do redhat 3.
    Ainda lembro da revolução que foi o conectiva 5 introduzindo apt-get e synaptic para gerenciar os RPMs. Não é typo, o conectiva realmente usava apt para RPMs.
    O apt-rpm, aliás, foi desenvolvido pela própria conectiva.
    Curiosidade: o synaptic, criado pelo Alfredo Kojima, foi o precursor do software center do Ubuntu. E até hoje é possível usar no Ubuntu.

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +1

      caramba não lembrava disso mas faz sentido. e sim, apt usa dpkg hoje mas nada impede que ele usasse um rpm por baixo mesmo. da hora.

    • @davividal
      @davividal 2 ปีที่แล้ว

      @@Akitando na época o apt já era pra pacotes deb, mas a vantagem do apt era justamente a parte de busca de pacotes e gerenciamento de dependências, né? Como não existia um dnf, fazia todo sentido a Conectiva fazer simplesmente um plugin pra gerenciar RPMs e usar o resto da estrutura já pronta. Hoje tá tudo pronto, mas olhando pra trás foi genial!

  • @andreluisgallo1982
    @andreluisgallo1982 2 ปีที่แล้ว

    Oi.
    Mais uma vez: ótimo vídeo, Akita.
    O htop é legal, mas prefiro bashtop,btop... hehehe
    Slackware é a segunda distro que mais gosto.

  • @fonsecma
    @fonsecma 2 ปีที่แล้ว

    Show de bola o vídeo !!

  • @mateus72483
    @mateus72483 2 ปีที่แล้ว

    Cara! Que aula!

  • @Rafaela.-
    @Rafaela.- 2 ปีที่แล้ว

    Adquirir conhecimento é tudo , não canso de de dizer obrigada por compartilhar conhecimento!!!
    Vc bem que poderia sortear uma das suas camisetas 😅,se vc quiser um dia fazer uma linha de camisetas ia ser um sucesso!!

  • @hugo-garcia
    @hugo-garcia 2 ปีที่แล้ว +1

    Akita gostaria de um video sobre como zeros e uns viram ondas Wi-fi, afinal ondas tem perdas e são como o próprio nome diz "ondulatórias" não tem true ou false, como os bits de informação não se perdem ao trafegarem pelo ar? Acho que seria um tema interessante. Não sei se vc já falou sobre isso na sua série de redes porque infelizmente ainda não tive tempo de assistir, se vc não falou fica sugestão, caso já tenha falado ignore este comentário

  • @willcezarf2701
    @willcezarf2701 2 ปีที่แล้ว

    Como sempre vídeo perfeito!

  • @gabrielbraga5122
    @gabrielbraga5122 ปีที่แล้ว

    show de bola

  • @marcelusmeridius
    @marcelusmeridius 2 ปีที่แล้ว

    Ainda lembro quando surgiram as distros com live cd, acho que a minha primeira foi o Kurumin, já tinha até esquecido que instalação Linux não era tão trivial.

  • @lucas404x
    @lucas404x 2 ปีที่แล้ว

    Nostalgico. Lembro que eu me aventurei em instalar o Arch Linux por sua causa e foi uma experiencia absurda, passei 2 dias olhando a doc e vendo em foruns para sanar as minhas duvidas hahaha. Lembro que por alguma razao, apos a instalacao do firmware, o servico de wifi simplesmente nao iniciava. Depois de olhar os logs, vi que uma lib simplesmente nao veio com o base package. Fudeu. Tive que usar o LiveCD do Ubuntu, baixar o pacote direto do repo do arch linux, salvar na particao do arch e instalar localmente com o pacman.
    Enfim, foi um aprendizado absurdo que eu tive naquele momento. Acho que todo mundo devia tentar fazer isso pelo menos uma vez e resolver os eventuais problemas que com certeza irão surgir kkkkkkk.

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +1

      Excelente, todo mundo que passou por isso se torna melhor

  • @GuilhermePortellaa
    @GuilhermePortellaa 2 ปีที่แล้ว

    domingão com um vídeo novo do akita, nice!!

  • @darkedlanding5050
    @darkedlanding5050 2 ปีที่แล้ว +1

    Video top vou instalar num hd externo q tenho sobrando em um mac

  • @daniel_romero
    @daniel_romero 2 ปีที่แล้ว

    Muito bom! Tenho boas lembranças 😄

  • @dvdgames393
    @dvdgames393 2 ปีที่แล้ว

    No final dos vídeos que são 10 aulas - plot Twist - curso de Linux do Fábio Akita

  • @rlaecio
    @rlaecio 2 ปีที่แล้ว

    Enfim mestre lembrou de nós, reles mortais que usam o Slackware.

  • @pedrolobo9835
    @pedrolobo9835 2 ปีที่แล้ว +1

    Uma vez baixei e usei por uma semana o Arch Linux. Tive a sensação de ter recebido um chassi para que eu pudesse montar tudo em cima. Achei tudo interessante, mas voltei pro Ubuntu porque precisava estudar outras coisas mais urgentes. Talvez valha a pena pegar um notebook velho e tentar denovo quando tiver atoa.

  • @academicobrina
    @academicobrina 2 ปีที่แล้ว

    Akita, com que idade vc começou na área? Vc é magnânimo no que faz, Jesus...
    penso que nem se eu estudasse por 12h por dia em estado de fluxo não chegaria ao manejo que você tem com a tecnologia.

    • @Akitando
      @Akitando  2 ปีที่แล้ว +1

      eu sou velho né, mais de 40 já. comecei lá pelos 12 anos de idade, no fim dos anos 80. eu tenho obrigação de saber alguma coisa a essa altura kkkk

    • @academicobrina
      @academicobrina 2 ปีที่แล้ว

      @@Akitando msm assim, incrível 🙌

  • @Wederlima
    @Wederlima 2 ปีที่แล้ว

    Olá Akita. Excelente vídeo. Minha sugestão é que poderia ter citado ( apesar de não ser Linux, mas agregaria bastante conhecimento) o conceito do Ports dos BSD’s.
    Grande abraço.

  • @henrique-marti
    @henrique-marti 2 ปีที่แล้ว

    Fica só um aviso pro pessoal mais novo:
    Ele não sabe todos os comandos de cabeça, ele não sai metralhando esse monte de conceito encima da gente sem ter feito uma pesquisa pra relembrar alguns pontos ou pra tirar alguma dúvida.
    Ele é foda, com certeza, mas ele é humano como vc e eu. Ele é dedicado e gosta dessas coisas (ele tem um vídeo onde fajã sobre isso, inclusive) e por isso ele dedicou muito tempo de vida estudando e se fudendo pra conseguir fazer um vídeo desses.
    Ele só chegou aqui pq passou muita raiva, leu muito e teve que bater cabeça por longas horas. Quer ser foda como ele é? Então vc vai ter que se foder muito tbm (e ele tbm tem vídeos falando disso).
    Os vídeos são rápidos, mas pra aprender esses conteúdos todos são anos. Comece agora e siga firme. Se já começou, parabéns e não descuida pq pode ser fácil desanimar no caminho.

  • @Rafaela.-
    @Rafaela.- 2 ปีที่แล้ว

    Que surpresa boa !!! 👏🏽👏🏽👏🏽