Cidadania Italiana NEGADA - Sentença da Corte de Apelo de Janeiro de 2022

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • Estudo Científico Realizado sobre a Decisão da Corte que Negou o Reconhecimento da Cidadania Italiana. A Sentença de Primeira Instância havia Reconhecido o Pedido.
    Análise APENAS com intuito de debater os conceitos técnicos aplicados face ao artigo 112 do CPC Italiano.

ความคิดเห็น • 28

  • @luana.simioni
    @luana.simioni 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom!!! Parabéns.

  • @germanoultramarineto8386
    @germanoultramarineto8386 2 ปีที่แล้ว +2

    excelente video. parabens

  • @luizcapuano1792
    @luizcapuano1792 2 ปีที่แล้ว

    Muito bem explicado, uma verdadeira aula!

  • @mamacita1368
    @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

    A indicação de nacionalidade quando da lavratura do registro de casamento deve ser provada, o que se faz, geralmente, pela apresentação da certidão de nascimento, motivo pelo qual a nacionalidade que consta desses registros é a brasileira.

  • @mamacita1368
    @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

    Declarar-se detentor de uma cidadania não pressupõe a renúncia à outra, para quem tem duas, mas apenas uma declaração de uma parcela da realidade, não a sua totalidade (Ex: se eu que tenho dois cachorros, declarar que possuo um deles, não significa que renunciei à propriedade do outro). A renúncia de uma cidadania - tanto originária quanto derivada - deve ser expressa. Por isso quem se manteve inerte em 1889-1891 não renunciou à cidadania brasileira que lhe foi atribuída.

  • @mamacita1368
    @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

    A via judicial ainda vai gerar jurisprudência que vai acabar com a cidadania italiana para brasileiros. Uma hora algum desses argumentos contra o reconhecimento “cola” na Corte di Cassazione, aí param de reconhecê-la, em todas as esferas.

  • @analuciapreziasampaioluluc3985
    @analuciapreziasampaioluluc3985 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns… mas e se a juiza fez como reverter agora? Outra coisa … a multa de 6000 euros tem q ser paga antes do tribunal de Cassazione?

    • @jimmymendronecidadania
      @jimmymendronecidadania  2 ปีที่แล้ว

      Olá Ana Lúcia, benvenuta! O Tribunal de Cassazione, com a decisão, reverterá. Não foi multa e sim custas processuais, igual no BR (quem perde paga). Como subirá, as custas podem ser recolhidas de forma diferida. Acredito que a Cassazione aplicará a lei de forma correta, pois, não pode haver julgamento além dos limites estabelecidos no dispositivo atacado.

  • @boscardin5621
    @boscardin5621 2 ปีที่แล้ว

    Dr. Jimmy, será que eles não fizeram isso de propósito nesse caso, porque a pessoa era adotada e quis passar automaticamente o direito da transmissão para seu filho ou filha no mesmo processo sem antes reconhecer o seu próprio?? Mesmo a família tendo o direito, a adoção não gerou receio no procurador? Porque o jeito que negaram foi extremamente absurdo, tentaram achar chifre na cabeça de cavalo e encontraram um unicórnio que não existe. Espero que a corte de Cazzassione possa corrigir essa barbaridade e fazer justiça a família italo-descendente.

    • @jimmymendronecidadania
      @jimmymendronecidadania  2 ปีที่แล้ว

      Olá Boscardin, benvenuto! Mesmo que essa fosse a intenção, no mérito das razões recursais ele não sustentou isso, portanto, é vedado ao Tribunal julgar aquilo que não estava expressamente requerido. Não foi a avvocatura que se contrapôs ao pedido!!!!!

    • @boscardin5621
      @boscardin5621 2 ปีที่แล้ว +1

      @@jimmymendronecidadania Entendi, espero de coração que seja feita justiça ⚖, nenhum Italo-descendente merece passar por isso.

  • @mamacita1368
    @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

    O Tribunal esqueceu-se do brocardo: tantum devolutum quantum appellatum. Triste.

  • @germanoultramarineto8386
    @germanoultramarineto8386 2 ปีที่แล้ว

    Mendrone, penso que estão querendo conturbar o direito para levar o caso para corte de Cassassione para que esta suspenda todos os processos administrativos ou jurídicos até que se decida a questão uniformemente pela corte de Cassação e essa suspensão pode durar muito anos até que se decida. Só pode ser isso cunho político só pra atrasar tudo.

    • @jimmymendronecidadania
      @jimmymendronecidadania  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá Germano. Benvenuto! Entendo, primordialmente, que muitos envolvidos não querem "aceitar" o direito objetivo. Essa resistência, graças a Deus, vem de poucos operadores. O que de fato precisa, a meu ver, é resolver essa patacoada o mais rápido possível, porque, o que se busca numa via judicial é a segurança jurídica e não o contrário......

  • @diogocesar9025
    @diogocesar9025 2 ปีที่แล้ว

    Mendrone, sobre filhos de Italianos que nasceram antes 1912 seria GN ?

    • @jimmymendronecidadania
      @jimmymendronecidadania  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá Diogo, benvenuto! Tanto a avvocatura quanto o Ministério do Interior fazem essa sustentação, pois, entre 1891 e 1912 a Itália não tinha lei sobre cidadania. Com isso eles criaram essa tese mirabolante.

    • @diogocesar9025
      @diogocesar9025 2 ปีที่แล้ว

      @@jimmymendronecidadania olá muito obrigado pela atenção , espero que ocorra tudo bem com a sentença.

    • @mamacita1368
      @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

      Depende. O art. 4 do CC de 1865 fala que é italiano o filho de pai italiano, sendo assim, os filhos de italiano no Brasil antes de 1912 eram italianos. Contudo, se o pai foi naturalização em 1889-1891, por não haver exercido a faculdade de recusar a naturalização, e o filho nasceu depois disso, ele não nasceu de pai italiano.

  • @mamacita1368
    @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

    1. Se um Estado me dá uma cidadania por naturalização, isso não significaria que eu a obtive? E se esse estado me permite recusar essa naturalização, mas eu não exerço essa faculdade, não seria isso uma forma de obtenção da cidadania? Eu acredito que a resposta é sim para ambas as perguntas. Com a grande naturalização, nenhum cidadão italiano perdeu a nacionalidade originária porque a renunciou, mas sim porque obteve outra, derivada, por força do Código Civil de 1865. 2. A Lei n. 555 é de 1912 e, por isso, é aplicável apenas a quem era cidadão italiano naquela data, o que não ocorre com quem perdeu a cidadania italiana em 1889, por força do Código Civil de 1965, que determinava que quem obtivesse cidadania estrangeira perderia a italiana. É uma questão de sucessão de leia no tempo. 3. Não há lacuna jurídica alguma quanto à nacionalidade entre 1891 e 1912: nesse período, vigeu o Código Civil italiano de 1865. 4. Filho que nasce em 1905, de pai italiano que estava no Brasil em 1990, não é italiano porque o pai perdeu a nacionalidade por naturalização (obtida pelo não exercício da faculdade de recusa pela pessoa, que lhe foi efetivamente conferida). 5. Não se presume que o naturalizado aderiu à cidadania brasileira, se sabe que ele não a recusou quando poderia tê-lo feito, conforme as informações prestadas pela parte interessada em provar o fato, quem se omitiu quanto a isso, não fazendo a prova da recusa da naturalização necessária à identificação da manutenção da cidadania originária.

    • @jimmymendronecidadania
      @jimmymendronecidadania  2 ปีที่แล้ว

      Olá Josafá, benvenuto! A obtenção pressupõe que vc requereu. Se um estado te obriga a se tornar cidadão dele, não é obtenção. Da mesma forma o ato de obter deve ser positivo, ou seja: Se vc quiser tal cidadania, deve dizer em tal tempo e não o contrário. Imagine em 1890, sem mídia, sem nada, vc criar um regramento negativo!!!! Quem ficaria sabendo? Isso, por si só, já se revela ato temerario.

    • @mamacita1368
      @mamacita1368 2 ปีที่แล้ว

      @@jimmymendronecidadania obter não pressupõe requerimento, especialmente quando quem a obtém não foi obrigado a obtê-la: foi-lhe facultado a recusa da naturalização, faculdade esta não exercida por ele. O desconhecimento da lei é inescusável e não pode ser alegado, especialmente porque se sabe que a pessoa efetivamente não usou a faculdade de recusa da naturalização. Você consegue provar que o naturalizado realmente não queria a naturalização? Isso não se sabe, o que se sabe é que ele não a recusou, quando poderia tê-lo feito. Ps.: ainda estou acrescentando mais informações ao comentário originário, em resposta ao que ainda estou assistindo do vídeo.

  • @Yahoo3435
    @Yahoo3435 2 ปีที่แล้ว

    Essa é a decisão da Budetta?