Parabéns pelo vídeo. Lógico que o hidromel de vocês é bem limitado, muito pq segue a proposta de vcs desse desde o 1 vídeo (o mais fiel ao original). não liguem para os doutores em hidromel que aparecem ae, fiz a receita de vcs no meu aniversário e ficou irado! Geral adorou
@@LordJabba3500 o que ele quis dizer eh para nao ligar para HATER que fazem apenas criticas de como foi feito. Caso alguma critica construtiva seja feita sim deve ser levado em consideracao com apredizado para melhorar a receita.
Fiz a receita tem cerca de 7 dias, segui a receita a risca, mudei apenas o pano por uma tampa semi aberta. No 5° dia fui olhar a garrafa e abri a tampa, o cheiro era de álcool ... Bebida incrível, teor alcoólico ficou relativamente baixo (como eu esperava), poderia ter deixado mais tempo mas tive medo de estragar. Por anos quis provar essa bebida, mas sempre vejo receitas complexas com todo um equipamento, queria esse primeiro contato mais próximo do que um dia foi bebido em salões por toda Escandinávia e agradeço a vocês por fazer da forma mais original.
Vou tentar fazer, mas só tenho duas dúvidas: Dps de pronto, como devo armazenar? Rolha? Deixa o pano morim msm? Tampa? E quanto tempo ele dura guardado sem estragar?
@@ricardosilvadinizfilho7038 guarde em qualquer recipiente fechado com tampa e em baixa temperatura, creio que dure de 3 a cinco dias depois de abertp pela primeira vez.
@@ricardosilvadinizfilho7038 Então meu amigo, isso varia mt, sempre será necessário tampar, mesmo que seja com meia rosca, que é deixar um pouquinho aberto, pois é necessário para estimular a fermentação e para que a garrafa não exploda, e só tampar com rosca total quando tiver certeza do fim da fermentação.
Parabéns moçada. Vou dar uma dica para quem quiser ir acompanhando a fermentação e só pegar uma luva cirúrgica e fazer 1 furo com a agulha em um dos dedos..Amarra ela na boca da garrafa. Quando o hidromel começar a fermentar ela vai se levantar...Quando acabar a fermentação significa que a bebida está pronta.
@lobosdeelite kkkkkkkkkkkkkkk o furo é no dedo da luva kkkkkkkkkkk ñ furar a luva com o dedo ou furar o seu dedo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tô aqui rolando de rir. 😂
Metal nao mata , só a de ferro ou de alumínio,as panelas de inox são as melhores para fazer bebidas , um exemplo é a cerveja que é feita em grandes tonéis de aço inox
@@kairqka3543 ELe não disse que não era. Falou que generalizar que todos metais matam é errado. Citou o Aço inox como exemplo. Aprenda a interpretar antes de sair falando bobagens.
@@viniciusvieira444 a frase diz: “Metal não mata, só a de ferro ou de alumínio...”; ela não diz: “Nem todos os metais matam, só as de ferro e de alumínio...” Acho que quem precisa aprender a interpretar texto é tu mesmo.
Que legal cara! Eu faço tepache (bebida fermentada pré-colombiana de abacaxi) toda a semana. É bem parecido, eu uso açúcar demerara e é menos alcoólica, 2% no máximo. Eu deixo na pressão na garrafa por uns 4 dias e vira um belo refrigerante probiótico. Vou tentar deixar fermentar mais tempo e por mel ao invés de açúcar. Parabéns pelo vídeo.
Eu fiz a receita q ele ensinou Porem no lugar da uva passa coloquei abacaxi E ele ficou como se fosse um refrigerante realmente Ta com um gas parece kkk Devo tomar?
Fiz a receita tampei com uma rolha e ficou incrível não muito alcoólico e nem muito doce ficou simplesmente perfeito adicionei cravo,canela,2 carambolas colhidas no meu jardim e um cubinho de gengibre
Um adendo sobre a proporção de água: acima de 19% água em proporção com o mel (19% água + 81% mel, neste exemplo) já permite a fermentação do mel. Vocês podem encontrar informações mais detalhadas no livro "A arte da fermentação", do Sandor Ellix Katz. Dá pra encontrar online, também. Outras proporções também são possíveis. Tem povos indígenas da América Central que usam uma proporção de 1 parte de mel para 17 de água. Vai do gosto de cada um. Muito massa sua receita, amigo!!!
Parabéns pelo vídeo. Lógico que o hidromel de vocês é bem limitado, muito pq segue a proposta de vcs desse desde o 1 vídeo (o mais fiel ao original). não liguem para os doutores em hidromel que aparecem ae, fiz a receita de vcs no meu aniversário e ficou irado! Geral adorou
CARA MUITO BOM ESSE VIDEO!!!!! Realmente uma raceita pra fazer em casa, eu estava procurando na internet a galera usando cada loucura pra fazer, fermento especial e talz. Eu quero fazer em casa pra e não pra vender.
Um adendo: as bactérias não promovem fermentação alcoólica e sim os fungo. Os leveduras presentes na fruta promovem essa fermentação, e por isso tudo deve ser bem limpo e fechado, pois o contado com bactérias transforma o hidromel em vinagre.
Não é o contato com bactéria: é o contato com acetobactérias, que se proliferam com a disponibilidade do oxigênio. pt.wikipedia.org/wiki/Acetobact%C3%A9ria
Uma correção o que transforma em vinagre é o contato com o oxigênio do ar, pois temos dois tipos de fermentação a alcoólica que é anaeróbica e transformar os açúcares em álcool e a fermentação acetica que aeróbica necessita de oxigenio transformando o álcool em "vinagre" Por isso não se deve fermenta com o frasco aberto pois você não irá conseguir um teor de álcool muito alto, por que ele irá se tornar acetato devido a presença do oxigênio. Por isso quando se fermenta por muito tempo com a garrafa aberta estraga o hidromel, não é que estragou e sim o processo de fermentação que está incorreto.
Ficar mais louco que o Floki é um mal negócio kkkkkkkk 60% da loucura já tá bom pra mim. Ótimo vídeo. Simples e direto ao ponto, quase medieval. Gostei bastante. Ganhou um inscrito.
Hummm, Adorei! já dou umas caprichadas nas poções que uso para jogar WOW, agora jogar tomando esse hidromel, tenho dúvidas se vou conseguir útil na raid, se é que é que vou conseguir concluir! Estou muito grata pelo seu vídeo. Amei! Bjooosss.
Vinícius, eu assisti seu vídeo pelo menos 10 vezes e fiz duas vezes o hidromel. Na primeira eu usei o pano como você, mas um pouco menos de fruta. Não houve fermentação... Na segunda tentativa, eu coloquei mais da fruta, e usei a própria tampa da garrafa, e deu certo. Não sei se no primeiro caso foi culpa minha por não ter esperado o suficiente. Mas em ambos os testes, a receita ficou sensacional. Te agradeço imensamente por ter postado esta receita .
Fico muito feliz de saber que deu tudo certo. É bem legal ver que mesmo falhando na primeira vez, você persistiu e conseguiu o que queria. Fermentação é exatamente isso. Grande abraço.
Apareceu como sugerido no Facebook. Muito bom mesmo. Estou querendo fazer Gastronomia e as receitas daqui vão fazer um grande diferencial! Excelente iniciativa! Agora vou poder fazer meu próprio hidromel! Já ganharam mais um inscrito! Valeu!!
Uma dica para esta receita mais simples durar mais. NÃO FAÇAM COMO ELE FEZ, contaminação é algo sério, esterilizem com álcool 70 ou água fervente todos utensílios. A água que ele não deixou ferver, deve ser fervida sim, vc ferve por 5 min (coloque 20% de água a mais) e deixe a temperatura baixar levemente até ficar bem quente, mas suportável, uns 60 graus. E se não tem airlock podem usar o pano (não recomendo) mas tentem usar um elástico ou barbante para prender. Certeza que o risco de contaminar o mosto será beeeem menor.
Mano, mas ele fez igual um aldeão da Idade Média. Errado tá você que não tá interpretando o personagem. Eu acho que você devia ter dito: 'Pessoal, ele fez errado! Rezem um feitiço para que o espírito do azedume não tome conta do substrato!'
@@ShinjiCarlos tá ok, cara. Mas na época medieval dava pra ferver água. O restante é só dica para os iniciantes que vão ver esse video e podem fazer achando q só assim esta bom. Sério q tu tá querendo me repreender por dar dica de segurança alimentar? DICAS QUE PODEM EVITAR UMA MORTE??? KKKKKK
Ok, ok, ok, a iniciativa é algo bacana e acredite, tem muita gente que vê com ótimos olhos a divulgação do hidromel no Brasil, pois é mesmo uma bebida fantástica, surpreendente e que ainda cairá no gosto do brasileiro. Eu também vejo com bons olhos tudo isso, mas realmente acredito que todo o conhecimento deva ser fornecido para que as pessoas tenham a experiência o mais completa possível, com bebidas que realmente atinjam seu potencial esperado. Além do que, claro, é super importante estudar muito antes de ensinarmos algo, não é mesmo? Pois bem, gostaria de fazer aqui algumas críticas construtivas ao seu vídeo e me coloco inclusive à disposição para ajudá-los se quiserem alguma ajuda em suas receitas. E sim, desculpem-me, mas lá vai textão, hahahaha... 1- Fazer como o Vikings: Bom, lembra que falei sobre a importância do conhecimento? Pois bem, os Vikings faziam de qualquer forma o hidromel deles, pois eles não tinham conhecimento. Não sabiam, aliás, o que podia fazer bem e fazer mal para eles... Então hoje em dia, com nosso conhecimento à disposição, não temos justificativa alguma para fazer da forma que eles faziam... 2- Fazer algo da forma mais artesanal possível, não quer dizer que devamos fazer de qualquer jeito! Produtores artesanais investem muitas e muitas horas (senão dias, meses, anos!) em estudo, treino, experimentos e práticas, justamente para fazer o melhor possível por seus produtos e para seus clientes. Então fazer algo de forma artesanal, não quer dizer que isso seja algo feito de qualquer jeito. 3- Recipientes de metal: errrr, recipientes de metal não matam bactérias só por serem de metal... E se matassem seria algo bom, pois o que fermenta são as LEVEDURAS, não as bactérias! (existem fermentações que envolvem bactérias, mas deixe isso para momentos muito mais avançados em produções de bebidas). 4- Você quer produzir algo saudável para você e seus amigos se divertirem? Faça algo artesanal com cuidado e atenção! Sanitize tudo (água fervente, iodo, álcool 70... isso não vai te deixar menos artesanal, só mais esperto e preocupado com a saúde das pessoas), procure uma receita na internet ou procure os grupos como o Hidromel e a APH-SP no Facebook, que teremos receitas com proporções - e sem uso de equipamentos de medição até - para que seja possível fazer um hidromel interessante e seguro. 5- Um airlock pode ser feito com uma tampa, uma mangueira e um copo d'água (tipo blow off) e com isso vc ainda fará algo que naõ será contaminado e não oxidará. Ah, os produtores antigos logo sacaram que deixar as coisas mais fechadas, mesmo sem saber por que, rendiam bebidas melhores, ok? [exceto por cervejas lambic, gueuze e afins... aí a idéia é outra, por exemplo]. 6- O hidromel é uma bebida FERMENTADA, não Destilada como dito no vídeo... Essa diferença é crucial e os Vikings sabiam disso tbm! 7- Inocular alguma levedura não é demérito algum, e os Vikings tbm o faziam. O que? Como assim???? Bem, eles podiam não saber o que são leveduras, mas sabiam que se usassem o "pau do druida" ou o "caldeirão da feiticeira", a coisa funcionava melhor. Por que? Simples, cara-pálida, as leveduras estavam impregnadas nos utensílios e eram então inoculadas no mosto da bebida (mistura de água e mel ainda sem a presença de álcool). Então se usar alguma levedura específica, ainda estará fazendo algo certo! 8- Leveduras de vinho te ajudam a ter uma idéia do produto final e farão bebidas mais gostosas. Mas, se souber que não pode esperar nada muito bom, é até melhor usar um fermento de pão (dr. oetker, por exemplo) mesmo... E olha que eu nunca pensei que iria dizer isso antes, hahahaha. 9- Seria muito legal dizer que existe uma comunidade super interessada no hidromel aqui mesmo no Brasil, e que sim, somos apaixonados. Por isso pode acontecer de muita gente se sentir ofendida ao vermos uma bebida tão especial ser tratada de qualquer maneira. Mas pessoal, sério: estou falando aqui tudo isso para ajudar numa crítica construtiva, ok? O canal está bem interessante e quando mais e melhor informação for divulgada por vocês mais credibilidade e seguidores vocês conseguirão! 10- Ah, a Paciência é provavelmente o ingrediente mais importante do hidromel. Nisso vocês acertaram em cheio! Agorfa, 3 a 4 dias não é paciência no mundo do hidromel, hahahahaha. Só a título de conhecimento, bons hidroméis feitos de forma artesanal mesmo, mas com muito cuidado e dedicação, dificilmente ficam prontos antes de 9 ~12 meses.... Sim, demora, mas vale cada segundo de espera! :D Ah, mais uma vez, parabéns pelo trabalho e espero ter ajudado a embasar melhor suas informações. :D Muta Hidromel Dois Corvos facebook.com/doiscorvos/
Primeiro quero agradecer seu comentário, Marcelo. Já conhecemos o Dois Corvos Hidromel e até estávamos cotando vocês como futuros parceiros. Seus comentários foram verdadeiramente construtivos, mas tudo que você falou está ligado a fabricação moderna do hidromel, o que não é a proposta do vídeo e do canal. O que ensinamos e enfatizamos no vídeo é o fruto de muita leitura e pesquisa para saber como era feito o hidromel na antiguidade, não tivemos a pretensão de fazer o hidromel como vocês do Dois Corvos fazem, com uma transparecia adequada, ou muito menos com um grau alcoólico exato. Como você pode perceber, não usamos nada de plástico, evitamos usar vidro e metal em todas as receitas da Cozinha Dos Tronos. O Vinicius enfatiza desde o começo do vídeo que se trata de uma bebida de fermentação, mas no momento que ele diz sobre os instrumentos usados pelos produtores de bebida ele acaba errando e falando destilada. Sobre o "pau do druida" ou o "caldeirão da feiticeira", nós vimos em nossas pesquisas, mas não vimos possibilidade dos espectadores reproduzirem isso em casa e optamos pela fermentação espontânea. O tempo que falamos no vídeo (3-4 dias), era o tempo usado na antiguidade, para garantir que a bebida não estragasse (como mencionamos no vídeo). Mas ainda assim, deixamos esse hidromel fermentar por mais de um mês para depois engarrafarmos, como postamos lá no nosso instagram: instagram.com/p/BHIbW1GDZrI/ Obrigado novamente pelo contato e espero que nosso esclarecimento acima tenha enfatizado a proposta do canal. Vamos manter o contato para uma possível parceria!
Bom, as técnicas da Idade Média são diferentes das técnicas da antiguidade... Existem umas receitas da época do império romano que consideram tempos bem bacanas! De qualquer forma, existem uma série de informações que vocês poderiam melhorar em transmitir, como a questão do uso de metal (que não faz sentido algum, exceto pelo uso de utensílios do período), em explicar a diferença entre bactéricas e leveduras (que é crucial), falar um pouco sobre os riscos de produzir sem cuidados, que eram riscos corridos pelos feitos de qualquer jeito, valorizar mais a experiência, prática e conhecimento dos produtores artesanais (artesanal não é algo feito de qq jeito, veja bem) e também explicar que hidromel é algo ainda mais complexo e que tem um mundo muito maior do que o já mostrado no vídeo. Ah, e um hidromel clarificado é um sangue divido dourado muito mais bonito! Hahahahaha Como sugestão mesmo, seria legal se vocês fizesse um vídeo corrigindo as informações mais tortas informadas e também para falar pro pessoal que o hidromel é muito mais do que o mostrado... Ah, e falar pro pessoal tomar cuidado, pois fazer de qualquer jeito assim pode resultar em contaminações que podem fazer mal pra quem beber... O que acham disso?
+Marcelo Muta Ramos Já temos um futuro video sobre isso programado e colocaremos box de aviso sobre o que erramos no video. Assim como um vídeo linkado ao outro. Só não será de imediato, pois estamos tentando parcerias com produtores de hidromel para mostrarmos a fabricação e a difusão da bebida no Brasil.
Ótimo, precisando de alguma consultoria é só falar. O grupo da Associação de Produtores de Hidromel de São Paulo se dispõe a isso e o grupo Hidromel também. Pode falar comigo se quiser, e o Luis do Pompéia Hidroméis é mestre no assunto! Ah, e nesse link tem uma imagem de como fica bonito um hidromel bem clarificado: facebook.com/doiscorvos/photos/a.526082170843780.1073741828.458335987618399/1007132736072052/?type=3&theater
Consigo fazer com a ameixa amarela (Nespereira), se sim, como devo utilizar a fruta? Picando em pedaços ou o fruto todo descascado? Receita Maravilhosa!!!!!
Poder pode sim, mas tem essa fruta tem pouco aroma, não deve ficar muito saboroso. Vale testar ou misturar com frutas mais aromáticas pra ter u resultado mais agradável :)
Rapaz... Ta difícil fazer vídeo de qualquer coisa, sempre tem um "profissional" que se dói, alegando que o vídeo alheio não é correto e blá, blá, blá. Imagina se eu vou fazer um curso de gastronomia pra fazer uma bebida em casa com os amigos. E detalhe, tenho certeza de que não fazem metade do que dizem, a respeito de toda a "burocracia" do preparo. Gente chata.
Estou fazendo hoje.. depois de 6 anos do vídeo.. rs Tomara que de certo!! Para acelerar a fermentação eu adicionei fermentação biológico, além da uva passas.. Está acontecendo uma fermentação bem legal!! Vou aguardar uns 4..5 dias ou quando cessar a fermentação..
Vou tentar fazer, mas só tenho duas dúvidas: Dps de pronto, como devo armazenar? Rolha? Deixa o pano morim msm? Tampa? E quanto tempo ele dura guardado sem estragar?
Ótimo vídeo! Fiz aqui em casa, mas aconteceu uma coisa que não consigo achar respostas em nenhum lugar. Lá vai: Fiz o hidromel com maçã, gengibre e tangerina. Antes da água ferver coloquei um pouco de gengibre para dar um sabor e logo depois acrescentei o mel, pedaços de tangerina e maçã. Engarrafei em dois frascos e selei com uma camada de papel toalha (sei que não é o tecido que deveria, mas... rs). O frasco menor, que tinha uma abertura maior, em cima das frutas começou a aparecer uns mofos?fungos? brancos, logo tirei, mas não interferiu no cheiro e nem no gosto. Isso é normal?
@@rafaelkillmann6243 então kkkkk esse frasco menor que deu isso, o maior não ficou assim. Deixei até mais tempo que o outro, o dobro na real, mas não senti muita diferença em questão de fermentação... não sei se deveria sentir o gosto de álcool (?) mas não parecia que tinha não, mesmo com aquelas bolhinhas de ar subindo e tudo.
@@lucassalvee6348 kkk mano as cervejas antigas devia se puro mijo. Os cara não tinha muito como fermenta bem a gente agradeço q hoje a gente pode toma uma polar bem feita jkkk
Como diz o Senhor Burns...EXCELENTE!!!...utilizarei a sua receita e darei alguns toques como as leveduras, e um tempo de no minimo 6 semanas fermentando. Mas agradeço muito pelo seu vídeo, você não tem noção de quanto tempo faz que quero experimentar Hidromel haha.
Outro fator importante é: se vai usar água de torneira, é melhor fazer a evaporação do cloro antes. Contudo, algumas estações de tratamento usam cloramina, o que é difícil de evaporar. Essa informação vocês podem obter junto à empresa responsável pelo tratamento da água. O cloro e a cloramina vão atrapalhar e talvez até impossibilitar a fermentação. Essa informação também está no livro "A arte da fermentação", do Sandor Ellix Katz.
Amigo, só uma correção. O que fermenta nessas bebidas como cerveja ou hidromel são leveduras, que são fungos e não bactérias. Mesma coisa o fermento, são fungos. Abraços. O video está muuito legal !
Tenho uma dúvida, curiosidade ou algo parecido. Fiz todo o processo. A fermentação foi incrível. Agora eu tenho uma bebida não alcoólica e com gosto de fermento.
Seguindo o processo de fabricação e os software que existem hoje com a levedura usada daria acredito eu 4.9% já que ele fermenta por 3 dias , mais se a levedura for ao máximo daria ate seus 18% , coisa que fermento de cerveja, levedo não chega muito fácil!
mel de mercado ja é caro e nem tem gosto de mel "deve ser até melado misturado com mel", mas tem umas galera na minha regiao que traz mel de fora pra vender, um pote de 1kg é 20 reais, e parece ser purinho, em dias mais frios chega cristalizar e o cheiro e gosto muito forte
Amigo sou Hidromeleiro a um certo tempo, e gostaria de dar umas dicas para vc fazer um hidromel bem legal, existem algumas (muitas) coisas que gostaria de ressaltar sobre o video, e se possível, gostaria de conversas com vc para arrumarmos isso, aposto que uma vdd aula de hidromel clássico seria muito bem vinda por todos que assistem o canal!
Acho que eles não ligam pro produto em si. Querem só brincar de casinha mágica. Mas é duro ver essa criançada menosprezando um conhecimento antigo apenas em busca de um falso conteúdo de canal!
Vocês acham que nos estamos ligando em fazer tudo certinho a gente só quer uma bebida feita igual os vikings pra gente beber durante um jogo de rpg com amigos somos nerds e não cagadores de regras
Cozinha dos Tronos mano ele deve ser colocado pra fermentar na geladeira ou em ar livre msm ? e depois de pronto deve ser conservado como ? vou fazer um cm especiarias tipo canela, anis,nos-moscada
Parabéns pelo vídeo. Lógico que o hidromel de vocês é bem limitado, muito pq segue a proposta de vcs desse desde o 1 vídeo (o mais fiel ao original).
não liguem para os doutores em hidromel que aparecem ae, fiz a receita de vcs no meu aniversário e ficou irado! Geral adorou
S2 S2
Com 5 dias já tem algum teor álcolico?
ficou com álcool em tão pouco tempo?
Não é pra ligar pros "doutores em hidromel"? Não é pro cara melhorar a receita dele e passar uma nova bem melhor?
Ta bom então.
@@LordJabba3500 o que ele quis dizer eh para nao ligar para HATER que fazem apenas criticas de como foi feito. Caso alguma critica construtiva seja feita sim deve ser levado em consideracao com apredizado para melhorar a receita.
Fiz a receita tem cerca de 7 dias, segui a receita a risca, mudei apenas o pano por uma tampa semi aberta. No 5° dia fui olhar a garrafa e abri a tampa, o cheiro era de álcool ... Bebida incrível, teor alcoólico ficou relativamente baixo (como eu esperava), poderia ter deixado mais tempo mas tive medo de estragar. Por anos quis provar essa bebida, mas sempre vejo receitas complexas com todo um equipamento, queria esse primeiro contato mais próximo do que um dia foi bebido em salões por toda Escandinávia e agradeço a vocês por fazer da forma mais original.
Bebida.
Vou tentar fazer, mas só tenho duas dúvidas:
Dps de pronto, como devo armazenar? Rolha? Deixa o pano morim msm? Tampa?
E quanto tempo ele dura guardado sem estragar?
@@ricardosilvadinizfilho7038 guarde em qualquer recipiente fechado com tampa e em baixa temperatura, creio que dure de 3 a cinco dias depois de abertp pela primeira vez.
@@felipenascimento2835 tampar msm se eu n tiver certeza q a fermentação acabou?
@@ricardosilvadinizfilho7038 Então meu amigo, isso varia mt, sempre será necessário tampar, mesmo que seja com meia rosca, que é deixar um pouquinho aberto, pois é necessário para estimular a fermentação e para que a garrafa não exploda, e só tampar com rosca total quando tiver certeza do fim da fermentação.
Parabéns moçada. Vou dar uma dica para quem quiser ir acompanhando a fermentação e só pegar uma luva cirúrgica e fazer 1 furo com a agulha em um dos dedos..Amarra ela na boca da garrafa. Quando o hidromel começar a fermentar ela vai se levantar...Quando acabar a fermentação significa que a bebida está pronta.
Maneiro, mas dispensa o uso da tampa ou pano?
Mas porque furar um dedo
@@lobosdeelite4029 o furo no dedo e para o gás ir saindo aos pouco , por isso se usa o pano para o gás da fermentação poder ir saindo
@lobosdeelite kkkkkkkkkkkkkkk o furo é no dedo da luva kkkkkkkkkkk ñ furar a luva com o dedo ou furar o seu dedo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tô aqui rolando de rir. 😂
@@estelasilva3907lendo o que escrevi ficou estranho mesmo kkkkk. Mas e isso mesmo que vc escreveu..kkkkkk
um hidromel desse com um grupo de amigos e uma mesa de RPG é tudo de bom! ótimo vídeo
Nerd
@@victorferraz2245 sou msm, tá incomodado ?
rpg de mesa, lembrei de stranger things
@@victorferraz2245 kkkkkk
vou fazer pro meu grupo😊
Prático e fácil!! Não precisa nem um "aparamento" .... Vou fazer hoje mesmo!!!
Deu certo?
"Dourado como o sangue dos deuses' hahaha!
Metal nao mata , só a de ferro ou de alumínio,as panelas de inox são as melhores para fazer bebidas , um exemplo é a cerveja que é feita em grandes tonéis de aço inox
Segui sua dica e fiz com uma panela de inox e deu certo. Ficou muito bom!!
Amigo, ferro e alumínio são metais, kk
@@kairqka3543 ELe não disse que não era. Falou que generalizar que todos metais matam é errado. Citou o Aço inox como exemplo. Aprenda a interpretar antes de sair falando bobagens.
@@viniciusvieira444 a frase diz: “Metal não mata, só a de ferro ou de alumínio...”; ela não diz: “Nem todos os metais matam, só as de ferro e de alumínio...”
Acho que quem precisa aprender a interpretar texto é tu mesmo.
@@kairqka3543 mas oxidam muito. O inox não.
Que legal cara! Eu faço tepache (bebida fermentada pré-colombiana de abacaxi) toda a semana. É bem parecido, eu uso açúcar demerara e é menos alcoólica, 2% no máximo. Eu deixo na pressão na garrafa por uns 4 dias e vira um belo refrigerante probiótico. Vou tentar deixar fermentar mais tempo e por mel ao invés de açúcar. Parabéns pelo vídeo.
Eu fiz a receita q ele ensinou
Porem no lugar da uva passa coloquei abacaxi
E ele ficou como se fosse um refrigerante realmente
Ta com um gas parece kkk
Devo tomar?
@@joelsonkochem6278 tomou?
Podem tomar. Isso é feito no nordeste e conhecido como gengibirra
me ensina a fazer isso por favro
Fiz a receita tampei com uma rolha e ficou incrível não muito alcoólico e nem muito doce ficou simplesmente perfeito adicionei cravo,canela,2 carambolas colhidas no meu jardim e um cubinho de gengibre
Depois de fermentado ele é coado?
@@miguelscaca eu coei com um pano limpo fiz a higiene do local (pia) com álcool e dos utensílios que utilizei
Quanto tempo você deixou? Nas duas fermentações?
mal posso esperar pra ficar mais louca que o Loki, muito bom o vídeo!!
Boa kkkkk
KKKKK 🤣🤣 ou Thor.
Coma cogumelo ressecado . No Facebook tem uma página que vende para todo Brasil.
@@ospioresdomundokenny6584 Qual o efeito?
@@ospioresdomundokenny6584 manda a pagina
mano pq esse canal n tem 1 milhão de inscritos?
um dos poucos canais que eu conheço que realmente merece 1 milhão
Penso a mesma coisa, este canal deveria ser bem maior
Um adendo sobre a proporção de água: acima de 19% água em proporção com o mel (19% água + 81% mel, neste exemplo) já permite a fermentação do mel. Vocês podem encontrar informações mais detalhadas no livro "A arte da fermentação", do Sandor Ellix Katz. Dá pra encontrar online, também. Outras proporções também são possíveis. Tem povos indígenas da América Central que usam uma proporção de 1 parte de mel para 17 de água. Vai do gosto de cada um.
Muito massa sua receita, amigo!!!
no caso os 19% seriam de mel? ou não?
Vou fazer! adorei o comentário sobre Ragnar e Floki, kkkkkk Inscrita!!! Skol
Muito obrigado me ajudou demais, fiz aqui e deu super certo em cinco dias já estava pronto, vou beber no meu aniversário!
Valeu! Se lembre que esse tipo do vídeo é algo bem rústico e não representa um hidromel profissional
Parabéns pelo vídeo. Lógico que o hidromel de vocês é bem limitado, muito pq segue a proposta de vcs desse desde o 1 vídeo (o mais fiel ao original).
não liguem para os doutores em hidromel que aparecem ae, fiz a receita de vcs no meu aniversário e ficou irado! Geral adorou
Simples e rústico top d maise
PARABÉNS! um verdadeiro hidromel Medieval.
O canal Impérios AD fala tanto de hidromel que fiquei curiosa em saber como é feito e fazer qualquer dia,rs
É um canal muito bom.
Conheci o hidromel por causa do Thiago também, porém ainda não tive a oportunidade de experimentar ainda
Vou fazer com certeza
O bom é que vc pode usar a criatividade 🙂
Fantástica receita feita de maneira simples e muito funcional sem Mimimi
Perfeito
Já tem muito tempo que eu admiro e gosto da cultura viking.
E com certeza eu vou experimentar fazer esse hidromel!
🛡️⚔️🍺
CARA MUITO BOM ESSE VIDEO!!!!! Realmente uma raceita pra fazer em casa, eu estava procurando na internet a galera usando cada loucura pra fazer, fermento especial e talz. Eu quero fazer em casa pra e não pra vender.
Obrigado!!
Um adendo: as bactérias não promovem fermentação alcoólica e sim os fungo. Os leveduras presentes na fruta promovem essa fermentação, e por isso tudo deve ser bem limpo e fechado, pois o contado com bactérias transforma o hidromel em vinagre.
Então as pessoas que relatam fungos nas suas experiências são as mais certas?
Não exatamente, o que vinagra é a oxidação do álcool, qualquer ser vivo que faça fermentação alcoólica gera álcool
Não é o contato com bactéria: é o contato com acetobactérias, que se proliferam com a disponibilidade do oxigênio.
pt.wikipedia.org/wiki/Acetobact%C3%A9ria
Uma correção o que transforma em vinagre é o contato com o oxigênio do ar, pois temos dois tipos de fermentação a alcoólica que é anaeróbica e transformar os açúcares em álcool e a fermentação acetica que aeróbica necessita de oxigenio transformando o álcool em "vinagre"
Por isso não se deve fermenta com o frasco aberto pois você não irá conseguir um teor de álcool muito alto, por que ele irá se tornar acetato devido a presença do oxigênio.
Por isso quando se fermenta por muito tempo com a garrafa aberta estraga o hidromel, não é que estragou e sim o processo de fermentação que está incorreto.
Ficar mais louco que o Floki é um mal negócio kkkkkkkk 60% da loucura já tá bom pra mim. Ótimo vídeo. Simples e direto ao ponto, quase medieval. Gostei bastante. Ganhou um inscrito.
Sempre quis saber como essa bebida era feita. Incrível 😎
Vou me divertir muuuito com isso kkkkkkkkk😈
Hummm, Adorei! já dou umas caprichadas nas poções que uso para jogar WOW, agora jogar tomando esse hidromel, tenho dúvidas se vou conseguir útil na raid, se é que é que vou conseguir concluir! Estou muito grata pelo seu vídeo. Amei! Bjooosss.
Valeu! Mas para fazer hidromel profissionalmente recomendamos outro vídeo!
Gostei muito. É fazer e jogar runas😘🌟
Vinícius, eu assisti seu vídeo pelo menos 10 vezes e fiz duas vezes o hidromel.
Na primeira eu usei o pano como você, mas um pouco menos de fruta. Não houve fermentação...
Na segunda tentativa, eu coloquei mais da fruta, e usei a própria tampa da garrafa, e deu certo.
Não sei se no primeiro caso foi culpa minha por não ter esperado o suficiente. Mas em ambos os testes, a receita ficou sensacional.
Te agradeço imensamente por ter postado esta receita .
Fico muito feliz de saber que deu tudo certo. É bem legal ver que mesmo falhando na primeira vez, você persistiu e conseguiu o que queria. Fermentação é exatamente isso. Grande abraço.
Eu fiz uma fermentaçao de gengibre com mel antes e agora tenho feito hifromel de gengibre! Muito bom
Que ótimo!
5:33 - Posso estar enganado, mas eu acho que já existia funis naquela época.
Kkkkkkkkkkkjj
😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkkkkk
Foda-se
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Tentarei esta receita!
Posta fotinho no insta e marcar @cozinhadostronos pra gente ver!
oloco, achei um canal das 2 coisas que mais gosto, cozinhar e Warcraft
Apareceu como sugerido no Facebook. Muito bom mesmo. Estou querendo fazer Gastronomia e as receitas daqui vão fazer um grande diferencial! Excelente iniciativa!
Agora vou poder fazer meu próprio hidromel!
Já ganharam mais um inscrito! Valeu!!
Obrigado pelo apoio! Indique para os amigos e quando fizer o hidromel poste no Instagram
hidromel sem frescura
parabéns
A receita é ótima e a música de fundo seguiu um padrão perfeito,obrigada
Amei o teu canal hahahaha World of Warcraft + comida = perfeição!
As bandeiras também ficaram perfeitas, porém For the Horde! Me inscrevi no canal
Obrigadão! As bandeiras foram feitas pela talentosa Aline Prado da nossa equipe ^^
Fantástico, tenho procurado uma receita sem muito enfeite e achei vcs🎉 vou fazer pro aniversário da minha sogra 😂quero ver todo mundo bem loko😂😂😂
3:20 Acho que você quis dizer "aparatos" hahaha
Mto foda o canal, a caracterização com as ferramentas e td. Parabéns!!
mano que foda !!!! Top Demais velho Ce eh loco!!! genial demais a ideia !!! ate assisti a apresentação de novo
Uma dica para esta receita mais simples durar mais. NÃO FAÇAM COMO ELE FEZ, contaminação é algo sério, esterilizem com álcool 70 ou água fervente todos utensílios. A água que ele não deixou ferver, deve ser fervida sim, vc ferve por 5 min (coloque 20% de água a mais) e deixe a temperatura baixar levemente até ficar bem quente, mas suportável, uns 60 graus. E se não tem airlock podem usar o pano (não recomendo) mas tentem usar um elástico ou barbante para prender. Certeza que o risco de contaminar o mosto será beeeem menor.
Obg amigo você é um amigo
Mano, mas ele fez igual um aldeão da Idade Média. Errado tá você que não tá interpretando o personagem. Eu acho que você devia ter dito: 'Pessoal, ele fez errado! Rezem um feitiço para que o espírito do azedume não tome conta do substrato!'
@@ShinjiCarlos tá ok, cara. Mas na época medieval dava pra ferver água. O restante é só dica para os iniciantes que vão ver esse video e podem fazer achando q só assim esta bom. Sério q tu tá querendo me repreender por dar dica de segurança alimentar? DICAS QUE PODEM EVITAR UMA MORTE??? KKKKKK
bacana muito simples
Iniciativa legal, pessoal! É um trabalho bem difícil, esse experimento é bem similar.
Muito interessante.
Fiz uma leva de mel de laranjeira com levedura de vinho branco.
Gostaria de saber onde conseguiu a garrafa.
Ok, ok, ok, a iniciativa é algo bacana e acredite, tem muita gente que vê com ótimos olhos a divulgação do hidromel no Brasil, pois é mesmo uma bebida fantástica, surpreendente e que ainda cairá no gosto do brasileiro.
Eu também vejo com bons olhos tudo isso, mas realmente acredito que todo o conhecimento deva ser fornecido para que as pessoas tenham a experiência o mais completa possível, com bebidas que realmente atinjam seu potencial esperado. Além do que, claro, é super importante estudar muito antes de ensinarmos algo, não é mesmo?
Pois bem, gostaria de fazer aqui algumas críticas construtivas ao seu vídeo e me coloco inclusive à disposição para ajudá-los se quiserem alguma ajuda em suas receitas. E sim, desculpem-me, mas lá vai textão, hahahaha...
1- Fazer como o Vikings: Bom, lembra que falei sobre a importância do conhecimento? Pois bem, os Vikings faziam de qualquer forma o hidromel deles, pois eles não tinham conhecimento. Não sabiam, aliás, o que podia fazer bem e fazer mal para eles... Então hoje em dia, com nosso conhecimento à disposição, não temos justificativa alguma para fazer da forma que eles faziam...
2- Fazer algo da forma mais artesanal possível, não quer dizer que devamos fazer de qualquer jeito! Produtores artesanais investem muitas e muitas horas (senão dias, meses, anos!) em estudo, treino, experimentos e práticas, justamente para fazer o melhor possível por seus produtos e para seus clientes. Então fazer algo de forma artesanal, não quer dizer que isso seja algo feito de qualquer jeito.
3- Recipientes de metal: errrr, recipientes de metal não matam bactérias só por serem de metal... E se matassem seria algo bom, pois o que fermenta são as LEVEDURAS, não as bactérias! (existem fermentações que envolvem bactérias, mas deixe isso para momentos muito mais avançados em produções de bebidas).
4- Você quer produzir algo saudável para você e seus amigos se divertirem? Faça algo artesanal com cuidado e atenção! Sanitize tudo (água fervente, iodo, álcool 70... isso não vai te deixar menos artesanal, só mais esperto e preocupado com a saúde das pessoas), procure uma receita na internet ou procure os grupos como o Hidromel e a APH-SP no Facebook, que teremos receitas com proporções - e sem uso de equipamentos de medição até - para que seja possível fazer um hidromel interessante e seguro.
5- Um airlock pode ser feito com uma tampa, uma mangueira e um copo d'água (tipo blow off) e com isso vc ainda fará algo que naõ será contaminado e não oxidará. Ah, os produtores antigos logo sacaram que deixar as coisas mais fechadas, mesmo sem saber por que, rendiam bebidas melhores, ok? [exceto por cervejas lambic, gueuze e afins... aí a idéia é outra, por exemplo].
6- O hidromel é uma bebida FERMENTADA, não Destilada como dito no vídeo... Essa diferença é crucial e os Vikings sabiam disso tbm!
7- Inocular alguma levedura não é demérito algum, e os Vikings tbm o faziam. O que? Como assim???? Bem, eles podiam não saber o que são leveduras, mas sabiam que se usassem o "pau do druida" ou o "caldeirão da feiticeira", a coisa funcionava melhor. Por que? Simples, cara-pálida, as leveduras estavam impregnadas nos utensílios e eram então inoculadas no mosto da bebida (mistura de água e mel ainda sem a presença de álcool). Então se usar alguma levedura específica, ainda estará fazendo algo certo!
8- Leveduras de vinho te ajudam a ter uma idéia do produto final e farão bebidas mais gostosas. Mas, se souber que não pode esperar nada muito bom, é até melhor usar um fermento de pão (dr. oetker, por exemplo) mesmo... E olha que eu nunca pensei que iria dizer isso antes, hahahaha.
9- Seria muito legal dizer que existe uma comunidade super interessada no hidromel aqui mesmo no Brasil, e que sim, somos apaixonados. Por isso pode acontecer de muita gente se sentir ofendida ao vermos uma bebida tão especial ser tratada de qualquer maneira. Mas pessoal, sério: estou falando aqui tudo isso para ajudar numa crítica construtiva, ok? O canal está bem interessante e quando mais e melhor informação for divulgada por vocês mais credibilidade e seguidores vocês conseguirão!
10- Ah, a Paciência é provavelmente o ingrediente mais importante do hidromel. Nisso vocês acertaram em cheio! Agorfa, 3 a 4 dias não é paciência no mundo do hidromel, hahahahaha. Só a título de conhecimento, bons hidroméis feitos de forma artesanal mesmo, mas com muito cuidado e dedicação, dificilmente ficam prontos antes de 9 ~12 meses.... Sim, demora, mas vale cada segundo de espera! :D
Ah, mais uma vez, parabéns pelo trabalho e espero ter ajudado a embasar melhor suas informações. :D
Muta
Hidromel Dois Corvos
facebook.com/doiscorvos/
Esse sim é um bom comentário. Bem explicado, construtivo e educado. Obrigado.
Primeiro quero agradecer seu comentário, Marcelo. Já conhecemos o Dois Corvos Hidromel e até estávamos cotando vocês como futuros parceiros. Seus comentários foram verdadeiramente construtivos, mas tudo que você falou está ligado a fabricação moderna do hidromel, o que não é a proposta do vídeo e do canal. O que ensinamos e enfatizamos no vídeo é o fruto de muita leitura e pesquisa para saber como era feito o hidromel na antiguidade, não tivemos a pretensão de fazer o hidromel como vocês do Dois Corvos fazem, com uma transparecia adequada, ou muito menos com um grau alcoólico exato.
Como você pode perceber, não usamos nada de plástico, evitamos usar vidro e metal em todas as receitas da Cozinha Dos Tronos. O Vinicius enfatiza desde o começo do vídeo que se trata de uma bebida de fermentação, mas no momento que ele diz sobre os instrumentos usados pelos produtores de bebida ele acaba errando e falando destilada.
Sobre o "pau do druida" ou o "caldeirão da feiticeira", nós vimos em nossas pesquisas, mas não vimos possibilidade dos espectadores reproduzirem isso em casa e optamos pela fermentação espontânea. O tempo que falamos no vídeo (3-4 dias), era o tempo usado na antiguidade, para garantir que a bebida não estragasse (como mencionamos no vídeo). Mas ainda assim, deixamos esse hidromel fermentar por mais de um mês para depois engarrafarmos, como postamos lá no nosso instagram: instagram.com/p/BHIbW1GDZrI/
Obrigado novamente pelo contato e espero que nosso esclarecimento acima tenha enfatizado a proposta do canal. Vamos manter o contato para uma possível parceria!
Bom, as técnicas da Idade Média são diferentes das técnicas da antiguidade... Existem umas receitas da época do império romano que consideram tempos bem bacanas!
De qualquer forma, existem uma série de informações que vocês poderiam melhorar em transmitir, como a questão do uso de metal (que não faz sentido algum, exceto pelo uso de utensílios do período), em explicar a diferença entre bactéricas e leveduras (que é crucial), falar um pouco sobre os riscos de produzir sem cuidados, que eram riscos corridos pelos feitos de qualquer jeito, valorizar mais a experiência, prática e conhecimento dos produtores artesanais (artesanal não é algo feito de qq jeito, veja bem) e também explicar que hidromel é algo ainda mais complexo e que tem um mundo muito maior do que o já mostrado no vídeo. Ah, e um hidromel clarificado é um sangue divido dourado muito mais bonito! Hahahahaha
Como sugestão mesmo, seria legal se vocês fizesse um vídeo corrigindo as informações mais tortas informadas e também para falar pro pessoal que o hidromel é muito mais do que o mostrado... Ah, e falar pro pessoal tomar cuidado, pois fazer de qualquer jeito assim pode resultar em contaminações que podem fazer mal pra quem beber... O que acham disso?
+Marcelo Muta Ramos Já temos um futuro video sobre isso programado e colocaremos box de aviso sobre o que erramos no video. Assim como um vídeo linkado ao outro. Só não será de imediato, pois estamos tentando parcerias com produtores de hidromel para mostrarmos a fabricação e a difusão da bebida no Brasil.
Ótimo, precisando de alguma consultoria é só falar. O grupo da Associação de Produtores de Hidromel de São Paulo se dispõe a isso e o grupo Hidromel também. Pode falar comigo se quiser, e o Luis do Pompéia Hidroméis é mestre no assunto!
Ah, e nesse link tem uma imagem de como fica bonito um hidromel bem clarificado:
facebook.com/doiscorvos/photos/a.526082170843780.1073741828.458335987618399/1007132736072052/?type=3&theater
Melhor coisa que aprendi na vida tenho mel que minhas abelhas produzem e sou alcoólatra 😂😂😂
Consigo fazer com a ameixa amarela (Nespereira), se sim, como devo utilizar a fruta?
Picando em pedaços ou o fruto todo descascado?
Receita Maravilhosa!!!!!
Poder pode sim, mas tem essa fruta tem pouco aroma, não deve ficar muito saboroso. Vale testar ou misturar com frutas mais aromáticas pra ter u resultado mais agradável :)
Gostei! Muito obrigado!
Nós que agradecemos!
Encontrei esse canal do nada no facebook...que sorte! A qualidade dos vídeos é ótima, parabéns! Passarei a acompanhar!
Muito obrigado pelo feedback. E seja bem-vindo =)
Boa noite Eu gostaria de saber se pra fazer hidromel tenque ser água filtrada...parabéns gostei muito desse vídeo....
Rapaz... Ta difícil fazer vídeo de qualquer coisa, sempre tem um "profissional" que se dói, alegando que o vídeo alheio não é correto e blá, blá, blá. Imagina se eu vou fazer um curso de gastronomia pra fazer uma bebida em casa com os amigos. E detalhe, tenho certeza de que não fazem metade do que dizem, a respeito de toda a "burocracia" do preparo. Gente chata.
Pois é nunca nada tá bom o suficiente
Né, e a proposta do vídeo foi dar uma receita mais fiel a original.
Obrigado pela receita vou fazer.
Obrigado!
já tomei hidromel é muito bom.......!!*-*
Estou fazendo hoje.. depois de 6 anos do vídeo.. rs
Tomara que de certo!! Para acelerar a fermentação eu adicionei fermentação biológico, além da uva passas..
Está acontecendo uma fermentação bem legal!!
Vou aguardar uns 4..5 dias ou quando cessar a fermentação..
Kkk vendo agora também
Deu certo?
Vou tentar fazer, mas só tenho duas dúvidas:
Dps de pronto, como devo armazenar? Rolha? Deixa o pano morim msm? Tampa?
E quanto tempo ele dura guardado sem estragar?
Depois de pronto vc vai engarrafar e fechar como se fecha um vinho, uma vez aberto vc tem q tomar tudo, pq assim como o vinho o hidromel oxida
Se for engarrafar coloca em garrafa escura e protegido da luz .
Acabei de chegar e já amei o canal e a abertura, pqp!!! kkkkkkkkkkkkkk
Caraca meu, muito legal seu vídeo... Vai nessa que tu tá no caminho certo =)
Gostei das imagens, uma delas mostra um airlock primitivo, legal mesmo.
Obrigado!!
Cara que legal!
muito massa irmão. hail odin!!
Grato por compartilhar.
Ótimo vídeo! Fiz aqui em casa, mas aconteceu uma coisa que não consigo achar respostas em nenhum lugar. Lá vai:
Fiz o hidromel com maçã, gengibre e tangerina. Antes da água ferver coloquei um pouco de gengibre para dar um sabor e logo depois acrescentei o mel, pedaços de tangerina e maçã. Engarrafei em dois frascos e selei com uma camada de papel toalha (sei que não é o tecido que deveria, mas... rs). O frasco menor, que tinha uma abertura maior, em cima das frutas começou a aparecer uns mofos?fungos? brancos, logo tirei, mas não interferiu no cheiro e nem no gosto. Isso é normal?
Aconteceu a mesma coisa no meu só não tive coragem de provar, voltei aqui no vídeo pra ver se tinha comentário sobre isso kkkkkk
@@rafaelkillmann6243 então kkkkk esse frasco menor que deu isso, o maior não ficou assim. Deixei até mais tempo que o outro, o dobro na real, mas não senti muita diferença em questão de fermentação... não sei se deveria sentir o gosto de álcool (?) mas não parecia que tinha não, mesmo com aquelas bolhinhas de ar subindo e tudo.
Uma pergunta, a maçã ficou boiando ou afundou ? Kkkk a minha tá boiando, será que fiz algo errado 😬
@@thiagonascimento4086 como eu fiz com maçã e tangerina, a tangerina tava querendo afundar, mas a maçã nunca afundou! kkkk
@@camilaalves1471 ótimo kkk, fiz hoje e vou esperar sábado. Aliais, deu certo o teu? Fez mais vezes ?
Amei. Farei para futuros rituais!
Adorei o canal. Parabéns!
Pow que foda ! Muito legal ! Tem que falar mais dos vikings, flw.
Cara excelente conteúdo top de mais hidromel feito de sangue dos deuses.
cara kkkk gostei de vc +1 inscrito viu muito foda o video
Vou fazer parece ser bom 🙂
"SKOL" só os fortes vão entender
É so que o correto é "Skål!"
Quando eu vi isso, eu pensei caraca a Skol é antiga pra caramba
@@lucassalvee6348 kkk mano as cervejas antigas devia se puro mijo. Os cara não tinha muito como fermenta bem a gente agradeço q hoje a gente pode toma uma polar bem feita jkkk
SKÅLL
Skåll
Como diz o Senhor Burns...EXCELENTE!!!...utilizarei a sua receita e darei alguns toques como as leveduras, e um tempo de no minimo 6 semanas fermentando. Mas agradeço muito pelo seu vídeo, você não tem noção de quanto tempo faz que quero experimentar Hidromel haha.
Eu pensei fazer com fermento biológico, será que fica bom?
Que canal foda, merecia 1 milhão de inscritos.
Maça verde com canela deve ficar foda !
Boa ideia. Vou copiar! rsrs Obrigado =)
Adorei
Não se no hidromel, mas na Kombucha, fica cachaça pura. Inclusive recomendo.
Parabéns! Gosto disso pouco tempo pra tomar já vi receita que esperar seis meses pra tomar sei lá se amanhã tô vivo kk
Gostei da explicação clara. Mas olha, usei o morango fresco e ele ficou logo a boiar. Não faz mal, pois não? Abraços de Angola.
não faz mal, a uva passa fica no fundo da garrafa pois está seca, já frutas frescas boiam. Abraços do Brasil.
Parabéns bem explicado vídeo
opaaa, tava esperando esse kkkk
qq vc ta fazendo aqui fera
Outro fator importante é: se vai usar água de torneira, é melhor fazer a evaporação do cloro antes. Contudo, algumas estações de tratamento usam cloramina, o que é difícil de evaporar. Essa informação vocês podem obter junto à empresa responsável pelo tratamento da água. O cloro e a cloramina vão atrapalhar e talvez até impossibilitar a fermentação. Essa informação também está no livro "A arte da fermentação", do Sandor Ellix Katz.
Mano sei que NN é fantasia medieval, mais poderiam fazer a receita de alguns pratos que aparecem no livro Drácula
Rapaz, a primeira receita de quando o Sr. Hacker estava em um hotel eu anotei pra fazer, tinha esquecido e seu comentário me fez lembrar kkkk
Me inscrevi quando disse que era de Vento Bravo,Pela aliança!!!
Amigo, só uma correção. O que fermenta nessas bebidas como cerveja ou hidromel são leveduras, que são fungos e não bactérias. Mesma coisa o fermento, são fungos. Abraços. O video está muuito legal !
top demais !! vou tentar fazer !!
Acho que a palavra que você procurava era "aparatos"
HAUSEHAUSEHAE
Muitíssimo bom vídeo cara, abraço!
Bora ficar mais loco que o Rollo quando luta
Exato! haha Obrigadão pela força =)
Obrigado, parceiro!
Cara, esse é o melhor tutorial de hidromel que eu já vi, ótimo vídeo 😀
Ficamos lisonjeados em ouvir isso =) Muito obrigado pelo constante apoio, Eduardo =D
+Cozinha dos Tronos
hehe, obrigado
@@CozinhadosTronos kkkkkkkk o cara está sendo irônico. Kkkkkkk seu vídeo não tem qualidade porra nenhuma. Kkkkk
Muito bom parabéns
apareceu como publicação sugerida no facebook kkkkkkkkk
Tenho uma dúvida, curiosidade ou algo parecido. Fiz todo o processo. A fermentação foi incrível. Agora eu tenho uma bebida não alcoólica e com gosto de fermento.
Onde você armazenou? Tem que ficar em um lugar arejado e escuro
so uma correção amigo, se teve fermentação teve álcool
Estou em meio ao processo do hidromel.
Fiz com uva passa, uva roxa e canela.
3° dia: as uvas estão boiando e comecei a sentir o cheiro de álcool.
Como q tu fez?
Depois que fermenta vc coa na garrafa?
A panela de Barro com certeza é aqui do meu ES ❤
O vídeo foi bom, mas aquelas bandeiras do wow e as referencias de vikings fizeram eu me inscrever no canal pra ver os outros. Muito top.
Seguindo o processo de fabricação e os software que existem hoje com a levedura usada daria acredito eu 4.9% já que ele fermenta por 3 dias , mais se a levedura for ao máximo daria ate seus 18% , coisa que fermento de cerveja, levedo não chega muito fácil!
Saudosos tempos em que o mel era mais caro que dólar :v
continua caro rsrs
mel de mercado ja é caro e nem tem gosto de mel "deve ser até melado misturado com mel", mas tem umas galera na minha regiao que traz mel de fora pra vender, um pote de 1kg é 20 reais, e parece ser purinho, em dias mais frios chega cristalizar e o cheiro e gosto muito forte
"Ce vai ta mais loko que o Ragnar" hahaah, otimo video irmão, farei essa bebida ctz!
kkkkkkkkkk valeu
Sensacional!
Kkkkkkk Sensacional!!!!!! Fala sério! Quando vc vir os vídeos do Pompéia Hidroméis vai ficar sem adjetivos.
Ebaaa, vou fazer pra poder beber com meus amigos no RPG de mesa
Amigo sou Hidromeleiro a um certo tempo, e gostaria de dar umas dicas para vc fazer um hidromel bem legal, existem algumas (muitas) coisas que gostaria de ressaltar sobre o video, e se possível, gostaria de conversas com vc para arrumarmos isso, aposto que uma vdd aula de hidromel clássico seria muito bem vinda por todos que assistem o canal!
Acho que eles não ligam pro produto em si. Querem só brincar de casinha mágica. Mas é duro ver essa criançada menosprezando um conhecimento antigo apenas em busca de um falso conteúdo de canal!
Gustavo, estou procurando vídeos pra fazer um bom hidromel para consumo próprio... algum para indicar?
Vocês acham que nos estamos ligando em fazer tudo certinho a gente só quer uma bebida feita igual os vikings pra gente beber durante um jogo de rpg com amigos somos nerds e não cagadores de regras
EU SÓ QUERO PASSAR A QUARENTENA PORRE, QUAL DAS 8001 RECEITAS EU SIGO?
Eu vou me divertir muito com isso kkk
Melhor canal de culinária! Vou ter que fazer isso!
Muito, muito obrigado pelo apoio! \o
Cozinha dos Tronos mano ele deve ser colocado pra fermentar na geladeira ou em ar livre msm ? e depois de pronto deve ser conservado como ? vou fazer um cm especiarias tipo canela, anis,nos-moscada
da para usar uma valvula unidirecional caseira em vez do pano ?
E o fermento ?
A uva(ou outras frutas ou algo substituível) possuem as bactérias necessárias para a fermentação do mel. É artesanal!!
Vou testar! Valeu!