O diagnóstico do autismo virou moda? Veja a opinião sincera de um psiquiatra!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 120

  • @adrianetembra4047
    @adrianetembra4047 ปีที่แล้ว +94

    Só pensa que é moda quem não passa pela situação difícil de se sentir esquisito e ainda adquirir comorbidades devido às exigências sociais que sobrecarregam nosso sistema operacional que funciona diferente.

    • @AlamdaAli
      @AlamdaAli ปีที่แล้ว +18

      MANO ISSO É SER HUMANO. TODO MUNDO É DIFERENTE. ACORDA
      UM AUTISTA NÃO PODE VIVER SEM UM CUIDADO, ELE É FECHADO.
      SE VOCE TEM UMA VIDA SOCIAL E INDEPENDENTE, VC NAO É AUTISTA. CHEGAAAAA PELO AMOR DE DEUS. PARE DE PASSAR PANO NOS SEUS TRAUMAS E DIFICULDADES SOCIAIS. VA SE TRATAR E PRONTO.

    • @JanainaLesovskiVivaoPresente
      @JanainaLesovskiVivaoPresente ปีที่แล้ว +18

      ​@@AlamdaAliautista pode ser independente sim. Quanto a habilidade social sim tem um prejuízo, mas isso não quer dizer que a pessoa não venha ter uma vida social de acordo com seus interesses restrito. Acredito que você precisa estudar o espectro autista para entender um pouco melhor.

    • @diegoschneider3250
      @diegoschneider3250 ปีที่แล้ว +3

      Minha filha foi diagnostica muito tarde por causa dos pediatras, achando que é "ainda é muito cedo" para se ter uma avaliação.. e eu fui o PRIMEIRO da família a desconfiar dos comportamentos... e fui uma luta tremenda pra conseguir o diagnóstico, pois a gente teve que brigar no plano e/também com a clinica para conceder a requisição com um NEUROPEDRIATRA. E só aos 3 anos e alguns meses que conseguimos, e ela foi diagnostica como grau 2 de suporte. Ela gritava e ainda grita muito, anda na ponta do pé, fica rodando e entre outros... e ainda o "povo especialista" achando que o AUTISMO virou moda?! Só quem sofre, sabe MUITO bem o que se passa... AUTISMO nunca foi MODA!, esse assunto só começou a ser difundido por agora... as pessoas nem imaginam o quão é sofrível cuidar de uma criança autista... eu fico imensamente triste e irritado com pessoas que pensam assim...

    • @lolitadepoisdos30blog81
      @lolitadepoisdos30blog81 ปีที่แล้ว +5

      É verdade. Sou Asperger (autismo nível 1 de suporte),tive o diagnóstico tardio(recentemente) e você definiu tudo que sentimos com seu comentário. Minhas comorbidades que trato atualmente são depressão e ansiedade. Não é moda e sim uma luz no final do túnel. Graças a D'us agora sabemos o que acontece conosco,como nosso cérebro funciona e assim podemos ter o tratamento adequado.

    • @lolitadepoisdos30blog81
      @lolitadepoisdos30blog81 ปีที่แล้ว +7

      ​@@AlamdaAlio espectro autista é muito amplo. Tá faltando conhecimento e respeito e compaixão pela dor dos outros.

  • @arturrocha4547
    @arturrocha4547 ปีที่แล้ว +23

    Dr Oliva, nasci em 1951. Fui descriminado até pelos irmãos que me chamavam de : Retardado, diferente, bicho do mato, bobo, nervoso, brigão. Isto quando criança, na adolescência. na fase adulta, me chamavam de falso pelo motivo de eu desviar o olhar,. fui muito chamado de antissocial e metido reclamavam muito por eu não me misturar em grupos. diziam que eu fingia sentir dores , pelo motivo de emitir sons ao fazer algum trabalho que exige concentração. No trabalho sofri muito com assédio moral. Hoje tenho duas netas diagnosticadas com TEA. Pode ser que meu caso era o TEA?

    • @amandaamanda7669
      @amandaamanda7669 ปีที่แล้ว +8

      Essas são as pessoas "normais"...rs.

    • @d.a.v.i.d2807
      @d.a.v.i.d2807 6 หลายเดือนก่อน

      Você é esquisito, isso sim.

    • @NathVelasch
      @NathVelasch 5 หลายเดือนก่อน +1

      Sim faz uma avaliação neuropsicológica.

  • @carol.estudantenutri
    @carol.estudantenutri ปีที่แล้ว +25

    Não é tão difícil atualmente, pois, se a pessoa tem os critérios diagnósticos e prejuízos na vida , a pessoa é autista. Se a pessoa tem características leves que não trazem prejuízos, não é autista. Entendo que seja mais fácil assim. A mente do autista é diferente, esse é o cheque-mate.

  • @romulomoreira1676
    @romulomoreira1676 ปีที่แล้ว +21

    O autismo nao é moda nem brinquedo, porque os quadros mas leves sao os que lavam para depressão ate um nivel de suicídio, infelizmente Dr psiqui viver de remédios e psicólogos não é solução, se você tivesse um parente autista nao seria moda para voce e teria mas amor e carinho e empatia e infelizmente médicos de hoje estão muito atrás da realidade do autismo precisam atualização e estudos mas aprofundado e mas importante a convivência diária.

  • @abdenagodiasmatias5966
    @abdenagodiasmatias5966 3 วันที่ผ่านมา

    Excelente explicação

  • @MamãedoNightBox11
    @MamãedoNightBox11 ปีที่แล้ว +12

    Não acho que virou moda mais tenho certeza que não era levado a sério como está levando agora.

    • @Vinicius-tq3bf
      @Vinicius-tq3bf ปีที่แล้ว +5

      De fato. Eu fui diagnosticado com 30 anos de idade. Porém, na infância, o máximo que conseguiram detectar em mim foi TDAH, que na época era DDA.
      Já passei por diversos profissionais da área da saúde mental, neurologistas, fiz vários exames e nada. Muitos desses “profissionais” preferiam me culpar dizendo que eu não colaborava, que eu era o problema. Até professores meus falavam com minha mãe que eu tinha algum distúrbio.
      É horrível viu? Já fui taxado de esquisito, brigão, anti social. Acredito que minha depressão e a ansiedade foi consequência de muita coisa que já vivi. Talvez eu teria qualidade de vida se soubesse desde a infância e se eu tivesse um tratamento mais adequado. Mas, por outro lado, o diagnóstico de autismo foi libertador para mim.

  • @wilketeixeira2391
    @wilketeixeira2391 ปีที่แล้ว +2

    Depois de ver alguns videos resolvi ler o DSM 5 e continuo em dúvida.

  • @joaovictorbittencourt8039
    @joaovictorbittencourt8039 3 หลายเดือนก่อน

    Parabéns muito esclarecedor.

  • @silvaniamaria790
    @silvaniamaria790 ปีที่แล้ว +20

    Gostaria de ter tido diagnóstico de autismo de meu filho ha 40 anos atrás, infelizmente os médicos nqla época não conseguiram fechar o diagnóstico, passamos por varios médicos muito triste.

    • @droliva-psychiatriccare
      @droliva-psychiatriccare  ปีที่แล้ว +5

      Sinto muito dona Silvania! Mas não há dificuldades que não se tirem aprendizados! Para todo mal há um bem que se possa tirar.

    • @silvaniamaria790
      @silvaniamaria790 ปีที่แล้ว +4

      @@droliva-psychiatriccare Verdade Dr. apesar de tudo eu tenho aprendido bastante e compartilho com outras pessoas q como eu tbm passam por isso. Muito obrigado

    • @amandaamanda7669
      @amandaamanda7669 ปีที่แล้ว +2

      E ainda tem gente que desdenha da importância de um diagnóstico.

  • @valeriacristina3481
    @valeriacristina3481 ปีที่แล้ว +6

    Autismo não é leve. Trata- se de nível de suporte de necessidade , nível 1, nível 2, nível 3.
    🎉

  • @jubarbongoncalves231
    @jubarbongoncalves231 11 หลายเดือนก่อน +3

    A ciência evolui, os critérios diagnósticos mudaram. E gerando alívio e atendimento pautado em evidências científicas.

  • @marciaAparecida-g4r
    @marciaAparecida-g4r ปีที่แล้ว +9

    Eu tenho 50 anos sempre senti um peixe fora d'água trabalhei desde meus 12 anos comecei ir médico 2002 tomo remédio síndrome de pânico até hoje sem diagnóstico

    • @amandaamanda7669
      @amandaamanda7669 ปีที่แล้ว +4

      Sentir-se um peixe fora d'água não é suficiente para fechar um diagnóstico de Autismo.
      Não banalizem.

    • @NathVelasch
      @NathVelasch 5 หลายเดือนก่อน +1

      Faz uma avaliação neuropsicológica vai fechar o seu diagnóstico.

  • @ednalima6155
    @ednalima6155 ปีที่แล้ว +11

    Não se falava isso quando nasci sou 1972

    • @abacaxirusso2023
      @abacaxirusso2023 หลายเดือนก่อน

      Não se falava disso na minha época também, nasci em 2005

  • @ednalima6155
    @ednalima6155 ปีที่แล้ว +7

    Eu acho que tenho mais não tenho diagnóstico sofro com isso principalmente no trabalho

    • @joaomatos9270
      @joaomatos9270 ปีที่แล้ว

      Nesse caso precisa ser acompanhado pelo neurologista e um fonoaudiólogo pra dar as orientações corretas.

    • @luizcastellar
      @luizcastellar 5 หลายเดือนก่อน

      Vai em um psiquiatra ou psicólogo. Consegui a guia para a avaliação neuropsicologia com uma consulta por telemeficina no meu plano. Mas antes disso fiz um teste de tdah q está no site do senado federal, anotei as respostas e levei, a neuropsicologia pediu e fez vários testes.

  • @MARIAJOSE-wl4qp
    @MARIAJOSE-wl4qp ปีที่แล้ว +2

    Gratidão

  • @artejunior1
    @artejunior1 ปีที่แล้ว +3

    Autistas podem viver uma vida normal, desde que respeitem suas particularidades. Acredito que hoje isso é bem mais tranquilo. Se você tem um filho como o meu, que agora, aos 10 anos, já consegue me reconhecer, fazer sinais quando está com fome e dormir uma noite inteira, coisas que para algumas pessoas são tão simples, para mim, cada uma delas representa uma vitória. Estou muito feliz com o avanço dele.
    Se você é abençoado com um diagnóstico que nem sabia que tinha autismo, te invejo. Isso porque o autismo não é apenas aquela coisa maravilhosa dos filmes e séries, com pessoas superinteligentes. Não, parabéns! Vai dar tudo certo para você. Se eu estou feliz com os poucos avanços do meu filho, imagino você, que nem sabia que era autista. Abraço e fiquem em paz.

  • @josecicerofigueiredo6039
    @josecicerofigueiredo6039 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns

  • @biemmyespacio
    @biemmyespacio 5 หลายเดือนก่อน +2

    Não existe autismo leve. Existe níveis de suporte. Porque sofrimento social não é leve e principalmente pessoas que não tem déficit intelectual, sofrem demais com várias dificuldades, levando uma vida de prejuízo social devido à percepção do sofrimento.

  • @jolima2045
    @jolima2045 ปีที่แล้ว +10

    Eu suspeitei quando meu sobrinho nasceu e comecei a ler sobre o assunto isso em 2015. Ele é autista nível suporte dois o clássico. Eu sentia algumas coisas parecidas, mas como eu falava tinha formado etc. não pensava que era isso só que eu era estranha. Minha vida social foi totalmente prejudicada, não gostava de contato não tinha amizades duradouras reuniões familiares me estafavam não ficava muito tempo sentia um cansaço absurdo de passar mal. Além da rigidez e outros é muito sofrido ninguém sabe a dimensão de ser um peixe fora d'água. Até que pedi a Deus para me ajudar pois cheguei num estágio de ansiedade e depressão por vários problemas e senti então como dizendo para procurar um médico psiquiatra. A princípio foi para tratar da depressão, mas Deus foi colocando as pessoas certas ou seja os profissionais desde psicóloga, psiquiatra e neurologista que fecharam através tanto dos testes quanto anamnese e investigação o diagnóstico de tea. Foi complicado a aceitação, mas um alívio ao mesmo tempo. As pessoas não tem idéia do que é isso.

    • @w.l101
      @w.l101 11 หลายเดือนก่อน

      Amigo, me diz uma coisa, por favor, você teve que desembolsar muita grana para descobrir esse diagnóstico?

    • @jolima2045
      @jolima2045 11 หลายเดือนก่อน

      Olha para descobrir não. Na verdade infelizmente muitos médicos que são especializados não atendem no sus. Eu tive suspeita de um médico de convênio que me encaminhou para psicóloga. Eu fui em uma especializada em autismo. Foi uns três meses para fechar o diagnóstico. Eles fazem anamnese com seu histórico desde a infância com família etc. Então fui encaminhada a uma psiquiatra referência em autismo e ela também é e constatou o tea e outras cormobidades. Mesmo assim para não ficar dúvidas fui em um neurologista para verificar questões sensoriais ele também constatou. E depois foi em uma neuropsicologia. Depois a médica psiquiatra do convênio e outro médico psiquiatra que fui para tratar depressão e ansiedade também constataram.Como foi avaliado por vários profissionais Então tem um gasto porque não atendem por convênio. Mas o gasto maior foi com as terapias. Nesse caso , tive que ir para convênio com psicóloga normal porque com especializados não teria como arcar. Me ajudou um pouco mas acho que o pior não é nem a condição do tea mas situações geradas como depressão ansiedade que são as cormobidades que realmente tive que tratar e saber lidar com minhas limitações e não me cobrar tanto .

    • @nildasouzapintopinto1531
      @nildasouzapintopinto1531 11 หลายเดือนก่อน

      Vou fazer 57 anos. Se for descrever o que eu sentir e ainda sinto vai ser uma lista muito grande. Tudo isso que vc falou me descreveu

    • @jolima2045
      @jolima2045 11 หลายเดือนก่อน

      Procure um psiquiatra que saiba ou atende autistas. Fale tudo. Talvez não mude muita coisa para sociedade, mas para vc sim. Porque vc vai entender seus limites etc.

  • @suzianealves8063
    @suzianealves8063 ปีที่แล้ว +1

    Também acho

  • @anaclaudiaccunha
    @anaclaudiaccunha 5 หลายเดือนก่อน +1

    Problema que os médicos pelo que vejo não querem ter esse trabalho de diagnosticar mais. A gente fala os sintomas e remedio pros sintomas.

    • @NathVelasch
      @NathVelasch 5 หลายเดือนก่อน +1

      É verdade fui ao psiquiatra ele me empurrou um caríssimo, eu nem comprei e nem vou comprar estou desempregada vou mostrar a minha avaliação neuropsicológica pra pegar o laudo dele.

    • @andrefhilipesilveira1442
      @andrefhilipesilveira1442 หลายเดือนก่อน

      @@NathVelasch sabe se há como fazer essa avaliação no SUS?

  • @wadilsono
    @wadilsono 20 วันที่ผ่านมา

    Com mais de 60 anos, deu pra aprender muito bem a mascarar. Sou capaz de olhar nos seus olhos como nenhum neurotipico conseguiria. Mas não me peça isso quando tinha até uns 30 e poucos.

  • @fabianascarlino958
    @fabianascarlino958 ปีที่แล้ว +2

    O meu Deus, autista tem muitas esteriotipias, eu fico é esfregando a mão uma na outra, e isso o médico não vê, a menos que ambos estejam sentados em um sofá um de frente pro outro. Pq ai não da pra esconder. Eu sai do consultório do neurologista com frio, e com vontade de chorar, mas na frente dele estava nervosa mas um nervoso que dava pra passar como normal. E tenho raiva disso, se não consigo mostrar quem eu sou pra pago uma consulta. Ja estou desistindo de mim. É melhor parar de ficar tentando e ter frustração por não ter conseguido.

  • @heisenberg6921
    @heisenberg6921 ปีที่แล้ว

    Seu doutorando foi em qual área específica caro colega?

  • @yizning2
    @yizning2 2 หลายเดือนก่อน

    porque os psiquiatras relutam tanto em oferecer a avaliação neuropsicológica? n é para ser como qualquer outro exame?

  • @mdelourdes898
    @mdelourdes898 ปีที่แล้ว

    Dr gostaria de um video falando sobre o T E A ❤

  • @comfeagentevence9912
    @comfeagentevence9912 7 หลายเดือนก่อน +2

    autismo e coisa séria tem pedir muito a Deus pra que os filhos nao nascem com esses transtorno. Tenho um casal de filhos com esses diagnóstico estou acabada fisicamente tive que dividir a guarda de um deles com o pai e fiquei com a menina e ele com o menino hoje eles ja estao adultos. E vou falar pra vcs estou passando por momentos muito difíceis com minha filha ela tem 19 anos .

  • @andrefhilipesilveira1442
    @andrefhilipesilveira1442 หลายเดือนก่อน

    Acho que sou... Melhor ir direto a uma avaliação neuropsicologica ou vou no psiquiatra direto?

    • @omega_496
      @omega_496 หลายเดือนก่อน +1

      Pague pela avaliação!

  • @MariadoSocorroAlmeida-do4gr
    @MariadoSocorroAlmeida-do4gr ปีที่แล้ว +9

    Parabéns Dr. Você é um psiquiatra que explica tudo , é verdade hoje na maioria das crianças que estão nascendo se tiver 2 de alguns desses exemplos que vocfê citou já é autismo , eu acho que temos que ter mais cautela nesse assunto.

    • @carlosmanoel1939
      @carlosmanoel1939 ปีที่แล้ว +3

      Quero ver este discurso em filho seu, que até o marido tem este seu discurso.

  • @w.l101
    @w.l101 11 หลายเดือนก่อน

    Tenho 34 anos e 3 pessoas já me alertaram de que eu poderia ser autista nível um. 2 delas já me conhecem há anos e disseram que eu tenho um jeito peculiar de ser que pode me levar a esse diagnóstico. Depois de muito pesquisar vi que talvez exista essa possibilidade. Como eu poderia tirar essa dúvida? Qual o método mais preciso e certeiro? A dúvida é pior que qualquer coisa kkk. Agora quero realmente descobrir se sou ou não. Agradeço a quem puder me tirar essas dúvidas.

    • @cesarvaz6622
      @cesarvaz6622 11 หลายเดือนก่อน +1

      precisa fazer uma avaliação neuropsicológica.

  • @Maria_clara971
    @Maria_clara971 3 หลายเดือนก่อน

    Quem é autista ou tem filho autista jamais vai achar que é moda, só sabe dos prejuízos quem sente na pele. É UMA OFENSA DIZER QUE É MODA!

  • @mdelourdes898
    @mdelourdes898 ปีที่แล้ว

    A medida q fui assistindo fui eliminando um por um estou aliviada sei q não tenho T DAH .Obrigada ❤❤❤

  • @eduardoalvarenga8538
    @eduardoalvarenga8538 7 หลายเดือนก่อน +2

    Eu não acho que é moda. Tem gente que passa uma vida inteira em sofrimento.

    • @NathVelasch
      @NathVelasch 5 หลายเดือนก่อน

      E mesmo após o diagnóstico continua sofrendo não muito nada .

  • @lucianojoseleandro
    @lucianojoseleandro 7 หลายเดือนก่อน +1

    Coisa que possuo pavor é achar que diagnóstico de autismo é moda. 48 anos sofrendo sem saber porque precisei de uma instituição de alunos especiais e agora depois de velho ouvir há modismo no diagnóstico de autismo.
    É tipo " nem parece que foi da Apae, fez faculdade disso não é autista ou não tem cara de autista. Deve ser por isso que me escondo no meu fantástico mundo do Luciano ( meu quarto) .como diz a música Via láctea Renato Russo : Já não sei quem eu sou .
    As pessoas acham em excesso e nessa ladainha tenho certeza "a humanidade foi um erro realmente!

  • @izaalves7661
    @izaalves7661 ปีที่แล้ว +10

    Dr. Deixa eu te conta minha história! Meu filho tem 17 anos , autista, tem epilepsia de dificil controle, o gasto com medicamentos ultrapassa a casa 1770 reais mensais , as despesas medicas e terapias hahahah nem te conto. Sofri com o preconceito nas escolas , nas ruas so eu e Deus sabemos o quanto foi e é difícil. A luta foi grande para conseguir direitos. Foi choro , grito porrada e bomba. Hj eu abro o youtube e vejo um monte de adulto falando ain sou autista. Me poupe viu esse povo devia respeitar a nossa luta. Isso me enoja, autismo nao é moda!

    • @marciocavaliere584
      @marciocavaliere584 ปีที่แล้ว +5

      concordo.. muitos acham que são autistas por se perceberem timidos, estranhos e tudo mais. Uma coisa mais emocional do que um fator de neuro desenvolvimento que efetivamente se percebe. Quero ver mesmo, se sofreram ou se persistema questões sensoriais, motoras, coordenação, comportamental, se enfrentaram atrasos significativos com linguagem verbal e nao verbal entre muitas outras coisas...

    • @izaalves7661
      @izaalves7661 ปีที่แล้ว

      @@marciocavaliere584 obrigado. Eles estão banalizando nossa causa , isso tem me doido muito. Quando meu filho tinha 7 anos e nao falava correto , uma adolescente na época , chomou ele de doido , vc nem imagina a luta que foi para tirar da mente desse povo que autismo nao é locura , e ngm queria esse diagnóstico nem esse e nenhum que tenha associação a deficiência intelectual. Derepente , não sei quando isso começou, a internet se encheu de autistas: é autistas youtuber , casados , com família, trabalhando e dizendo que foi diagnosticado depois de adulto , so rindo mesmo. O tanto que a gente lutou para o autismo ser considerado deficiência, agora fica esse povo que nao faz ideia do sofrimento que é , brincando com nossa causa . E o pior é que muita gente pense igual a mim , mas prefere se calar. Isso doi

    • @luizflh
      @luizflh 11 หลายเดือนก่อน +1

      A questão é que colocaram várias características e graus em um espectro amplo. Isso se deu mais por motivos de políticas públicas nos EUA. Comparar um Asperger com um autista nível 3 de suporte não faz o menor sentido. São duas situações completamente distintas. Asperger não tem atraso verbal ou deficiência intelectual. Nem é considerado autista por muitos especialistas, mas hoje é considerado dentro do espectro.

  • @neuroatipicas
    @neuroatipicas ปีที่แล้ว +17

    Como o senhor é psiquiatra, não deveria usar a nomenclatura "leve", não tem nada de leve! O meu diagnóstico é nível 1 de suporte e eu me encaixo em todos os itens dos critérios... passei anos fazendo tratamentos errados, tomando antidepressivos e até injeções na cabeça de 15/15 dias! Hoje as pessoas me veem e falam q não parece, mas quem convive comigo já acha q eu preciso de suporte demais e sou diferente demais. Hoje eu faço contato visual, mas passei por situações q me ensinaram a olhar nos olhos, situações claras de pessoas pegando no meu rosto e brigando pra eu começar a olhar nos olhos! Então tem q escutar o paciente, além de observar, pq nem tudo q parece é

    • @droliva-psychiatriccare
      @droliva-psychiatriccare  ปีที่แล้ว +2

      Oi Debora! Obrigado pelo seu comentário! Fiquei muito curioso em relação a duas coisas. Você poderia dizer quais foram essa injeções que você tomou a cada 15 dias? A segunda pergunta é: a partir da sua percepção de que o diagnóstico, de fato foi finalmente acertado como TEA de Nível 1 de suporte, qual foi o tratamento farmacológico específico e direcionado a este diagnóstico que lhe ajudou e quais as outras consequências não farmacológicas advindas deste diagnóstico que você acredita que lhe foram úteis? Um grande abraço!

    • @adaleobin
      @adaleobin ปีที่แล้ว

      "Quadros leves" não é o mesmo que "Autismo leve".

    • @lfp4003
      @lfp4003 ปีที่แล้ว +10

      Eu queria entender a necessidade da pessoa problematizar a fala do profissional. Só o fato de você ser capaz de se autodiagnosticar já mostra que o seu talvez "autismo" é, e pode, ser caracterizado como leve. "Não é leve porque tenho dificuldade pra olhar no olho" por favor né..

    • @vitormacedo1734
      @vitormacedo1734 ปีที่แล้ว +8

      @Débora Cristina, mas não há problema nenhum em usar a nomenclatura "leve" quando o Doutor se refere à MANIFESTAÇÃO DE SINTOMAS, e não que é um fardo mais leve ou "menos grave". Autistas com nível 1 de suporte (até a questão dos níveis de suporte veio sendo problematizada, então o "correto" seria falar "sou autista com necessidade de apoio, apoio substancial ou apoio muito substancial") possuem a manifestação dos sintomas de forma mais LEVE no sentido de que é mais difícil de captar os sintomas se o profissional não tiver o olhar clínico treinado. Então eu compreendo que o Dr Oliva refere o "leve" à intensidade de manifestação de sintomas, que são mais sutis, e não ÀS CONSEQUÊNCIAS e prejuízo na vida do indivíduo.

  • @leandrocck
    @leandrocck ปีที่แล้ว +4

    Minha pergunta e bipolar tem memoria biografica que nem os autistas?

    • @0700083edu
      @0700083edu ปีที่แล้ว

      Oi. O que vc quer dizer com memória biografica? Que eu saiba, não. Alguns autistas, ou Savans tem memória mnemonica. Acho que é isso que vc quis dizer ?

  • @allissonfisico
    @allissonfisico ปีที่แล้ว

    Olá doutor. Estou suspeitando muito que sou autista. Sempre fui muito instrosoectivo e na escola era conhecido pelas professoras como caladão. Tbm sofri muito bullying por meu jeito de ser. No trabalho e na faculdade hoje em dia sofro bullying por ser muito infantil e rir fora de contexto. Tbm sofro nuito com problemas de prisão de ventre, o que me atrapalha muito no trabalho.

  • @suzanamatos6631
    @suzanamatos6631 10 หลายเดือนก่อน

    Hoje a maioria faz para conseguir o LOAS. Tem familias que dão 5 , 7,10, mil para conseguir um diagnóstico pronto e ir no INSS.

  • @lesleyart3265
    @lesleyart3265 ปีที่แล้ว

  • @elisakozlowsky5469
    @elisakozlowsky5469 ปีที่แล้ว +12

    Deve haver uma insegurança imensa nos casos leves. E se o paciente faz uma forcinha, ele "ganha" o diagnóstico. Aí fica chic dizer: "Sou autista". Sempre tive uma personalidade introspectiva, sempre, sempre me senti "descolada", dificuldade de socialização, etc. Mas não acredito que isso tenha piorado minha qualidade de vida. E nunca fui diagnosticada como autista.

    • @amandaamanda7669
      @amandaamanda7669 ปีที่แล้ว +17

      É pra isso que existem os médicos especialistas né, gênia?!
      Tem muito mais coisa envolvida do que só ser introspectiva.
      Se vc não é, guarda sua ignorância pra vc.
      Quem é sofre muito e nível 1 sofre muita discriminação por não ter aparência.
      Seu silêncio ajuda mais.

    • @marialuizasantoslopes2979
      @marialuizasantoslopes2979 9 หลายเดือนก่อน +1

      Exatamente existe um espectro... Aliás, categorias de se suporte ao longo da vida. Acho engraçado falar leve, como se nada fosse afetado na vida. O adulto hoje diagnosticado era uma criança autista não diagnosticada. Eu sei o sofrimento que passei ao longo da vida. Estudei, trabalhei... O sofrimento emocional, o fazer de conta que aguenta, suportar barulhos, cheiros, a pele que dói. Não conseguir casar por não manter um relacionamento empático que o outro entenda, apesar de gostar da pessoa. Deixar de sair, fugir e fugir e se sentir tão estranha. E o mais dolorido copiar e marcarar para parecer igual a todos. Ser introspectivo não é critério para diagnóstico ou simplesmente saber, se libertar entender vc mesma.

    • @quietplace85
      @quietplace85 9 หลายเดือนก่อน

      Exatamente, conheço uma que ama procurar transtornos e problemas na vida dela. E isso porque trabalho com pessoas, ela jamais tem nenhum tipo de grau de autismo, ela pagou muito caro por 3 exames e no terceiro ela passou e agora é autista grau 1. Que tipo de gente faz isso e os especialistas acreditam e dão esse laudo.

  • @vivianelima8129
    @vivianelima8129 ปีที่แล้ว +2

    Bom conteúdo

  • @alexcibischini7648
    @alexcibischini7648 6 หลายเดือนก่อน

    Pode ser que não ter características altistas é que seja diferente, hoje a maioria das pessoas que conheço se dizem diagnosticadas como altistas.... Outra é o TDAH , hoje difícil é achar uma criança que não dizem ter , na verdade TB conheço adultos lutando pra serem diagnosticados com ela .... Eu deveria ficar deprimido pois faço parte da minoria que não tem nenhuma das duas "características" ,mas não fico pois não as tenho e nem as quero....

  • @kelecristinapedrocosta3316
    @kelecristinapedrocosta3316 6 หลายเดือนก่อน

    Falou falou falou ..... e não entendi nada.... meu diagnóstico ta certo.

  • @colecionandovida
    @colecionandovida ปีที่แล้ว +4

    ao invés de chamar de moda, chamem de reparação, afinal, quantos autistas passaram a vida em manicômios? Eu tenho fibromialgia e sou autista, mas somente nesses últimos anos venho conseguindo ajuda, pois nada sabiam sobre esses dois sofrimentos incapacitantes. Eu por exemplo sou capaz de escrever uma tese de doutorado em um mês mas preciso de ajuda para conseguir atravessar a rua, ir ao médico ou mesmo comer direito, pois esqueço do tempo quando me concentro em algo. Minha fluência verbal é como a dos papagaios. Nunca sei se alguém gosta ou não de mim, então essa coisa de leve, nível 1, é muito encaixotante pra tanta diversidade entre atípicos.

    • @jucileidegoncalveslobo482
      @jucileidegoncalveslobo482 9 หลายเดือนก่อน +1

      Concordo com você. Demorou muito pra o mundo acordar e nos enxergar. Moda é a insensibilidade da maioria q ñ sente na pele o que é se sentir um ET sofrendo todos os dias sem ver uma luz no fim do túnel.
      Tenho 54 anos e há 4 fiz avaliação Neuropsicologica q o resultado é que estou dentro do espectro. Após 4 tentativas de suicidio, vida totalmente paralisada e prejuízo em todas as áreas da vida. Hoje tenho depressão recorrente, ansiedades, insonia toc,panico noturno transtornos sensoriais... ñ sei o que fazer. Ñ temos profissionais para nós atender pelo sus.

  • @SandraSantos-gh3pz
    @SandraSantos-gh3pz ปีที่แล้ว +4

    Quem dera fosse moda. Sou professora e estamos com vários com laudo em sala de aula. Lidamos com todos com amor e paciência, pois sabemos que não é fácil para eles e para o país. Mas em sala de aula também é exaustivo, pois a maioria demanda cuidado e atenção constantes e quando não são diagnosticado e medicado, vários são agressivos com os professores e colegas, batendo, mordendo.

    • @d.a.v.i.d2807
      @d.a.v.i.d2807 6 หลายเดือนก่อน

      Nome disso é falta de cinto.

  • @viniciussouza3333
    @viniciussouza3333 ปีที่แล้ว +3

    Parabens pelo conteudo

  • @danielpedrosa8032
    @danielpedrosa8032 ปีที่แล้ว +8

    A gora lascou todas crianças a gora tem autismo ficou febre

  • @MirtesGuimarães-x1x
    @MirtesGuimarães-x1x ปีที่แล้ว +5

    Se tem um filho diferente...nao va a esse medico

  • @EmanuelaLima-o3v
    @EmanuelaLima-o3v 10 หลายเดือนก่อน

    Vc não passa possa pó isso

  • @MirtesGuimarães-x1x
    @MirtesGuimarães-x1x ปีที่แล้ว +7

    Sua opinião so atrapalha...desinforma