Biológicos - casos de sucesso e posicionamento correto

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 18 พ.ย. 2021
  • Razões do aumento no uso de biológicos e casos de sucesso
    Estamos vivendo um crescimento na adoção dos biológicos.. hoje temos microrganismos promotores de crescimento, solubilizadores de fósforo, biofungicidas... e ao mesmo tempo muitas dúvidas. Por isso, no vídeo dessa semana vamos conversar um pouco sobre o uso de biológicos, citar alguns exemplos de sucesso no seu uso e discutir um pouco no sentido de responder a pergunta: biológicos: modismo ou tendência. O controle biológico não é algo novo. Já na década de 80, dois exemplos de uso me vem na cabeça.. um é o uso de Bradyrhizobium para incoculação na soja, outro é o uso de Baculovírus anticarsia para o controle da lagarta da soja... mas de lá para cá, parece que os biológicos não cresceram tanto, até recentemente.
    Porque hoje voltamos a falar com muita intensidade sobre controle biológico? bom, a perda de eficiência dos químicos e o surgimento da inúmeros casos de resistência de pragas e doenças, a dificuldade de controle de pragas como nematóides e doenças de solo, aliado ao apelo por uma agricultura mais sustentável, está fazendo com que os biológicos ganhem força, o que é bom, porque acaba sendo uma estratégia complementar de controle. Vejam que os fungicidas e inseticidas, não translocam via floema, ou seja, não são translocados para a raíz, o que dificulta e muito o controle de pragas como nematóides e doenças, como Sclerotínea (mofo branco), macrophomina, fusarium, etc, especialmente aquelas que tem estrutura de resistência.
    Bom, para exemplificar melhor, eu quero dividir o controle biológico considerando o uso de parasitoides e entomopatógenos. O exemplo mais bem sucedido no uso de parasitoides é no controle de Diatraea saccharalis (Broca da cana de açúcar). Nós podemos utilizar também a vespinha Trichogramma spp como parasitóide de ovos de lagartas em geral, como spodoptera. Para percevejo, nós podemos utilizar Telenomus podisi como uma estratégia muito eficiente de controle.
    Em relação aos entomopatógenos, nós temos opções de uso de vírus, bactérias e fungos com grande potencial de uso. Sobre os vírus, podemos destacar o baculovírus, com suas especificidades para Baculovírus spodoptera, helicoverpa e assim por diante. Qual a vantagem de uso? seletividade aos inimigos naturais como as vespinhas que eu citei anteriormente. Então, eu posso entrar um pouco mais cedo na lavoura posicionando de forma complementar parasitóides e entomapatógenos e ir monitorando sua eficiência. Talvez a bactéria mais conhecida seja a Bacillus thuringiensis. O Bt é utilizado a muitos anos já como um inseticida natural muito eficaz no manejo de lagartas. No entanto, o grande pulo do gato foi quando surgiu a temida Helicoverpa armigera. Ná epóca, até liberação emergencial de inseticidas como Benzoato, um inseticida não seletivo... ai veio veio o baculovírus VPN-HzSNPV, que resolveu o problema. Hoje, é utilizado também a Chromobacterium para o controle de percevejo.
    Entre os fungos, nós temos a muito tempo já a possibilidade de uso de Metarhizium anisopliae para o controle da cigarrinhas das pastagens e agora o posicionamento de Beauveria basiana e Isaria fumosorosea para o controle da cigarrinha do milho (Daubulus maydis). Para o manejo de doenças de difícil controle, como mofo branco, destaca-se o uso de Trichoderma e assim por diante...
    Bom, com relação a eficácia do uso destes biológicos, está depende muito do posicionamento. Ele precisa estar dentro de um sistema de produção, aonde eu faço o uso conjunto por exemplo com plantas de cobertura, aonde estas, por propiciar um microclima adequado com palhada, umidade no solo e menor temperatura, irão facilitar em muito a efetividade dos microorganismos.
    Então, tem muita coisa nova entrando no mercado e as vezes a gente fica com medo até de que o controle biológico seja queimado vamos dizer assim, como aconteceu com o uso de muitos fertilizantes foliares, em função do mau posicionamento. Como fala meu colega da UTFPR, Sérgio Masaro, que eu considero uma das maiores referencias no posicionamento de biológicos no Brasil, a gente precisa posicionar os biológicos dentro de sistema de produção, não pensando simplesmente na praga ou doença, mas sim no entendimento do ambiente de produção como um todo, para se obter efetividade de controle, com racionalidade de uso e sustentabilidade do processo.
    Como eu disse, temos uma série de exemplos de sucesso no uso de biológicos, e espero que possamos avançar muito mais nesse sentido, uma vez que essa é uma ferramenta fundamental para a sustentabilidade dos sistemas de produção.. Gostou do vídeo? já teve experiências positivas/negativas no uso de biológicos? deixa seu comentário e se escreve no canal e ativa o sininho, assim, você fica sabendo sempre que a gente postar novos vídeos.. abs a todos.
  • วิทยาศาสตร์และเทคโนโลยี

ความคิดเห็น • 30

  • @billsantana5314
    @billsantana5314 13 วันที่ผ่านมา +1

    Muito top esses recursos biológicos

  • @wilsoncostapile1762
    @wilsoncostapile1762 2 ปีที่แล้ว +7

    Parabéns pelas explicações, biológicos já é o presente e o futuro.

  • @hugoscatamburlo2368
    @hugoscatamburlo2368 2 ปีที่แล้ว +2

    Perfeito professor o posicionamento é o diferencial entre o sucesso e o fracasso o biológico exige mais dedicação e cuidado que o químico tem que ter uma condição propisia pra funcione bem

    • @v.cos7a
      @v.cos7a ปีที่แล้ว

      Eu tenho a solução para sua lavoura! Tecnologia microbiológica mais completa do mercado, oferecendo um mix de micro-organismos benéficos. BETASOIL:
      - Melhora no sistema radicular e na microbiota do solo
      - Produção de fitohormônios
      - Melhora na absorção e solubilização de nutrientes
      - Maior resistência a estresses hídricos
      - Supressão de doenças fúngicas
      - Proteção contra nematóides

  • @adrianobiancato7768
    @adrianobiancato7768 2 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns professor.
    Ótimo ensinamento.

  • @agrodicas6624
    @agrodicas6624 2 ปีที่แล้ว +2

    Como sempre cada vídeo uma aula!!!
    E que aula!!!

  • @sergiomazaro6492
    @sergiomazaro6492 2 ปีที่แล้ว +2

    Esse é fera. Muito esclarecedor.

  • @leandrojulian7155
    @leandrojulian7155 2 ปีที่แล้ว +1

    Tema interessantíssimo e muito importante

  • @renatohonorio260
    @renatohonorio260 2 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo trabalho com biológicos, Paulo. Controle Biológico de pragas e doenças ja é realidade.

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  2 ปีที่แล้ว

      Valeu Renato.. obrigado pelo incentivo.. abs

  • @altairsoares6938
    @altairsoares6938 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns professor muito bom o vidio bem replicado obgd Dr

  • @josuemirandadeoliveira8324
    @josuemirandadeoliveira8324 11 หลายเดือนก่อน

    Parabéns Paulo ,o produto Dipel foi um dos pioneiros que ainda está no mercado até hoje !

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  11 หลายเดือนก่อน

      Olá Josué.. obrigado pelo comentário.. exatamente isso.. até hoje nenhum caso de resistência.. baita opção.. só precisa de posicionamento correto.. abs

  • @mateusvargas5690
    @mateusvargas5690 2 ปีที่แล้ว +1

    as cooperativas ou os vendedores deven ofreser mais os produtos biologico

  • @claudioluizamancio1963
    @claudioluizamancio1963 2 ปีที่แล้ว

    Valeu Paulo muito bom seus vídeos ajudando u nosso Brasil

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  2 ปีที่แล้ว

      Palavras de incentivo sempre nos estimulam a fazer nosso melhor… obrigado.. vamos em frente..

  • @agrosouza6100
    @agrosouza6100 2 ปีที่แล้ว +1

    Professor, estou pensando em fazer biologico no milho, (Bauveria), o Sr acha que trabalhar com TIAMETOXAN ou IMIDACLOPRID atrapalharia de certa forma a eficiência do biológico?, o biológico funcionaria nesse caso?.

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá.. de acordo com nossos estudos aqui, ambos princípios ativos tem compatibilidade com Beauveria.. pode fazer a mistura.. abs

  • @agroBm
    @agroBm 2 ปีที่แล้ว

    Boa noite professor.
    Tenho uma área com problema de lesma sempre jogo isca metarez, mas tem muita sabe algum produto ou manejo pra acabar com isso?
    Esse ano fiz mix de aveia ervilhaca e nabo.

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  2 ปีที่แล้ว +3

      Olá… as iscas a base de metalaldeido que está utilizando é o controle químico mais efetivo.. aplicar cloreto de potássio em cobertura ajuda um pouco.. mas não vai acabar com elas.. a umidade associada a proteção da palha aumenta a sobrevivência das lesmas no inverno, e no início da primavera a população estoura.. qualquer manejo no sentido de prejudicar o ambiente propício a elas ajuda a reduzir população.. o problema são os efeitos negativos disso.. por exemplo, uma vez, um colega chegou a colocar fogo na palha de uma area de pivô para resolver o problema.. mas aí, isso representa 5-6 sacas de soja há a menos, porque prejudica muito a biologia do solo.. talvez aumentar o intervalo entre dessecação e plantio, uma gradagem niveladora com a grade fechada para provocar dano mecânico e ou estimular e emergência dos ovos no final do inverno.. em áreas pequenas, o uso de iscas ajuda, mas no caso de lavouras, operacional inviabiliza.. manejo complicado..

  • @ronaldoantonio8749
    @ronaldoantonio8749 2 ปีที่แล้ว

    bom dia .biomaphos como funciona?

  • @lm6064
    @lm6064 2 ปีที่แล้ว

    Chromobacterium e Paecelomices tem relatos de intoxicação em usuários . É pertinente?

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá.. então, sobre a Chromobacterium já havia escutado algo de um técnico de uma empresa que não trabalham com ela devido a esse problema... em uma busca rápida aqui no google, encontrei um caso de patogenicidade em humanos - www.scielo.br/j/bjid/a/5dPbhTd7HPjCdCTSMPZMwMd/?lang=en.. para Paecilomyces depende da espécie.. para a cepa utilizada para controle de nematóides, não achei nada nesse sentido.. abs

  • @lucianodallalibera9094
    @lucianodallalibera9094 2 ปีที่แล้ว

    Oque me diz do óleo de neem e extrato pirolenhoso no controle de insetos

    • @PauloAdami
      @PauloAdami  2 ปีที่แล้ว

      Ola Luciano.. um dos problemas é que concentração do extrato/óleo de min varia muito com a parte de planta coletada e da época do ano que foi coletada e ou estádio de desenvolvimento da planta..