Debate "Acordo Ortográfico: Manter ou Revogar?" Feira do Livro de Lisboa 2019
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024
- Debate "Acordo Ortográfico: Manter ou Revogar?" do dia 16 de Junho de 2019 na Feira do Livro de Lisboa.
Com a moderação de Ana Daniela Soares e a participação de:
Manuel Monteiro, (autor de "Por Amor à Língua
Contra a linguagem que por aí circula", "Dicionário de Erros Frequentes da Língua") - contra o Acordo Ortográfico,
Nuno Pacheco (Público) - contra o Acordo Ortográfico
Lúcia Vaz Pedro (Jornal de Notícias) - a favor do Acordo Ortográfico
Índice das intervenções: (clique na indicação do tempo [ex. 00:05:18] para o vídeo avançar automaticamente para a respectiva intervenção)
00:00:03 - Introdução de Ana Daniela Soares
00:02:20 - Lúcia Vaz Pedro, (JN), a favor do AO90
00:05:18 - Nuno Pacheco, (Público), contra o AO90
00:08:20 - Manuel Monteiro, contra o AO90
00:22:20 - Lúcia Vaz Pedro
00:36:35 - Nuno Pacheco
00:40:24 - Manuel Monteiro
00:46:00 - Lúcia Vaz Pedro
00:48:30 - Manuel Monteiro
00:51:45 - Lúcia Vaz Pedro
nota: Aproximadamente aos 10:40 minutos Manuel Monteiro cita um a investigação de Maria Regina Rocha. Essa investigação foi apresentada pela própria na Academia das Ciências de Lisboa e pode ser visto em:
"As diferenças de ortografia que o Acordo Ortográfico de 1990 provocou"
• Maria Regina Rocha - A...
nota 2:
Há outro vídeo deste mesmo debate na Feira do Livro realizado pela Digital Azul que permite ouvir melhor alguns diálogos sem microfone e que são esclarecedores:
Debate «Acordo Ortográfico: Manter ou Revogar?» (Feira do Livro, 2019)
• Video
Deveria haver mais debates assim
Meu cérebro não consegue mais diferenciar a palavra ideias de ideais
Nunca mais comprei nenhum livro nem comprarei com este mesquinho acordo AO90. --- Palmas aos Srs. que defenderam a ABOLIÇÃO do acordo ortográfico AO90.
Pessoalmente, revogaria o acordo ortográfico e daria maior liberdade às pessoas. Quem quiser, escreva “phase” ao invés de “fase”. Aqueles que sabem latim e grego provavelmente optarão por escrever utilizando uma grafia etimológica, ao contrário de quem não sabe, que provavelmente optaria pelo contrário.
Eu prefiro a “orthographia etymologica”, mas não sei latim e grego, e por isso não a utilizo. Por isso, acho que latim e grego deveriam ser ensinados nas escolas. Pouco a pouco, a utilização da “orthographia etymologica” aumentaria, e em 50 anos, digamos, poderíamos tornar a utilização da “orthographia etymologica” obrigatória em documentos oficiais.
Com isso, a “ortographia etymologica” ganharia mais prestígio e seu uso seria bastante comum. Nesse contexto, poderíamos tornar o ensino da “orthographia etymologica” obrigatório nas escolas e ter uma população bem educada, que escreve bem, e que pode ler obras clássicas sem a necessidade de uma tradução. Mas todo esse processo teria de ser feito de forma gradual para dar certo.
________________________________________
Sobre o debate, acho que faltou em muitos momentos o respeito. Não se deve interromper alguém que está falando, e não há necessidade de falar em tom de voz alto.
Os debates deveriam ser uma discussão saudável, onde a opinião daquele que discorda deve ser respeitada e não desprezada, para que se chegue a um consenso.
Se não for possível chegar a um consenso, deve-se procurar aprender com aquilo que o outro disse e tentar compreender diferentes pontos de vista.
Parabéns se você leu até aqui.
Nos tempos de nossos avós, aqui no Brasil, se estudava latim nos colégios; a formação intelectual e linguística deles era bem superiora em comparação com a nossa ( as pessoas não acreditam, mas já tivemos educação de altíssima qualidade! ) . Infelizmente, nos tiraram o ensino das duas línguas mais importantes para um alto domínio linguístico: o latim e o francês ( a estrutura do inglês não se encaixa bem ao português, língua precisa e poderosa ). Há por aqui muitas pessoas que ainda estudam latim por conta própria, eu sou uma dessas.
Nessa flexibilização ortográfica que você propôs também seria possível escrever "faze" e "phaze". Já pensei em uma proposta similar, na qual a palavra "preciso" também poderia ser grafada "pressiso", "precizo" ou "pressizo". Seriam quatro grafias distintas, mas corretas, embora creio que a tradicional, "preciso", continuaria a ser a forma mais utilizada, visto que está bem arraigada na mente das pessoas.
Chega deste Acordo pungente! Falhou-se, redondamente, o objectivo de unificar a língua portuguesa, tendo-se, tão-somente, agravado as divergências preexistentes.
O acordo ortográfico deveria ter sido elaborado de forma inversa a como foi:
Trema, acento agudo em ditongos abertos e consoantes mudas deveriam, ao menos, ser tornados opcionais todos os países lusófonos. A abolição desses marcadores de pronúncia tornou mais difícil a alfabetização, isso sim. Criou um problema que não se tinha.
Muitos falam "Ah mas eu não preciso de acentos para saber a pronúncia correta". Falam isso porque já possuem um domínio razoável da língua portuguesa, esquecendo-se da importância que os acentos tiveram nos anos iniciais da vida escolar. Sem eles, seria muito mais difícil.
Para quem tem aversão à acentos: dêem uma olhada nas ortografias de línguas como tcheco, croata ou polonês, cheios de Z, S e C com caron (circunflexo invertido) e acento agudo em cima. Nenhuma delas foi extinta por causa disso, e as três possuem ortografias quase perfeitamente fonéticas.
Não precisa revogar, mas atualizar. Trema, acento agudo em ditongos abertos e consoantes mudas deveriam ser opcionais tanto aqui no Brasil quanto em Portugal e nos outros países lusófonos
A senhora pró-acordo vive numa redoma, a maioria esmagadora das pessoas escreve, a sobretudo, pronuncia o P em Egipto. Ela é articulada pela maioria da população. Aliás, as línguas evoluem pelos falantes, não por decreto. Se as pessoas articulam, então a pronúncia correcta é com essa articulação.
Não consegui ativar as legendas.
Não precisei ativar legenda alguma e consegui entender o que estava sendo dito.
@@camila_costa12 Eu não
Tanto nós outros, Brasileiros, como eles, Portugueses, estamos fartos deste “Desacordo Ortográfico!”. Independentemente se em Portugal escreve-se Directo, objecto, óptimo e no Brasil escreve-se Recepção, aspecto, adoptar... Gente, ACORDEM! Esta é a nossa língua! Esta é a nossa cultura! Sempre haverá distinções, mas sempre iremos nos compreender! Há 10 anos vivemos em conflitos, ninguém mais sabe como escrever correctamente!! Isto tudo foi uma FRAUDE! Imaginem a vasta história e cultura que a nossa linguagem portuguesa carrega nas costas! Até o nosso irmão “Espanhol” falado em tantos países, jamais encontra-se neste DESACORDO RIDÍCULO! A língua NUNCA CAMBIARÁ POR DECRETO! Vamos lutar! Brasileiros e portugueses! Cá no Brasil, está em processo de desenvolvimento sobre revogar ESTÁ MERDA! REVOGUEM-SE! Vamos preservar a cultura!
Bastaria apenas trazer de volta o trema e o acento agudo para ditongos abertos, visto que eram regras simples e que facilitavam um monte o ensino.
Revogar. Saúdos desde a Galiza.
É ridículo a arrogância desta “professora”! Acha-se como dona da razão! Pensa ela que está a brigar no meio da rua! Pura agressão verbal! É algo sempre presente nesses defensores do AO90! REVOGUEM!! REVOGUEM!!
Como dizemos na Galiza "orneos de burro non chegan ó ceo". Concordo contigo.
A senhora professora (que falou no início!!!). Como é possível estas senhora que diz falar francês e não entender por que motivo não a entendiam!!!... Pois, disse falar muito bem... mas não respeita a evolução porque apenas fala o "formal"... Disse "A língua está em evolução". Mas o Francês. Os povos que falam uma língua é que são donos da língua... Os povos adaptam a língua à fala... Mas no Brasil eles dizem "falá" (falar), "comê" (comer), "Isabéu" (Isabel)... Por que motivo não fazemos desaparecer a forma como se escreve..:! A língua é de todos os países que falam a língua??? Mas, por que é que foram os políticos a decidir colocar en acção este (pseudo)Acordo sem consultar os falantes da lingua ??? Por que tiveram medo de fazer um referendo??? Enfim... Tantas incoerências.
«WHATEVER» [24:19]... fixe, ... gostei... phalais portuguez ou luso-Anglicano? Essa palavra já está consagrada nos diccionários da lingoa portugueza?
Acho degradante essas pessoas que usam inglês ao falar português. Dá-me nojo.
Lúcia gosta de debochar hein
Revogar, evidentemente.
A falta de tipologia textual, questão irrelevante, sobretudo no contexto, é notória no texto que LVP escreveu para o Público. Se restarem dúvidas sobre a densidade de pensamento : th-cam.com/video/0xLxHsefRSE/w-d-xo.html
Lúcia Vaz Pedro, uma aparição vinda do outro mundo.....quem é esta luminária ? Mas será possível que esta mulher seja professora? Pobres alunos.
Todos os alunos aprendem desta forma. Quer goste quer não é assim! Sabe o que significa obrigatório para todos os professores e alunos. O Paulo anda distraído. Já é assim há mais de 10 anos.
@@posthitmusic é natural que ria. Quando alguém não compreende qualquer coisa recorre à utilização de determinadas estratégias de defesa. As pessoas tentam debater coisas que não compreendem. Estamos a falar de linguística.
A Sra. professora Lúcia licenciada em Francês é uma convencida que fala bem o francês porque o tal Sr. em França que a elogiou foi apenas por simpatia, "isso é corriqueiro ò minha senhora!" A senhora se aderiu a este desgraçado acordo... diz-me muito sobre a sua formação!!!! A sua dicção em português é degradante porque ouço-a aqui a dizer "larenja" em vez de laranja. A Sra. deve ser lacaia do PS, adora as leis do Sócrates, também é fã? --- Não existe nenhum português coerente (formado ou não formado) que concorde com o AO90. --- Fora com esta injustiça o mais rápido possível! - Infelicidade dos portugueses terem políticos a governanr o país que são analfabetos e antidemocràticamente nos obrigam a todos tolerarmos isto contrariados. Não há desculpa para tal. ---- ESTAMOS A ATRAVESSAR A ERA DOS MALDITOS QUE ELEGEMOS DEPOIS DO 25 DE ABRIL PARA NOS APRONTAREM A DERROCADA DA CULTURA, DO PAÍS E DO POVO PORTUGUÊS.
Ouvi dizer que os portugueses estão adormecidos no socialismo. Vocês deveriam acordar e expulsar este presidente esquerdista que têm.
@@camila_costa12 tem toda a razão minha querida e digo-lhe que isto já não é socialismo mas sim comunismo maoista. ---- Infelizmente, temos portugueses que são clubistas, desde que foi o 25/Abril aderiram a um partido como um clube e mantêm-se fiéis até hoje incapazes de ajuizarem as patifarias que os políticos nos fazem, talvez por analfabetismo também. ---- Temos portugueses que não se interessam nem um pouco e nem vão votar. ---- Temos portugueses que são autênticos lacaios dos partidos aderentes por emprego mesmo que seja uma insignificância, porque havendo falta e não tendo formação.... para esta gente é muito importante têm que cooperar. ---- Temos portugueses novos ricos através das benesses que os partidos proporcionam por aderência. ---- Temos portugueses que PENSAM racionalmente e que não votam mais em malandros/ladrões/mentirosos, fazendo escolha mais acertada, mas estes, são poucos e não chegam para derrotar este polvo mafioso por enquanto! - Obrigada pelo seu comentário!
REVOGAR! É claro!
Manter, Em 2008 vi esse hífen nos prefixos tudo sem critério. Sou a favor de eliminar esse hífen inútil do prefixo SUB após palavras com R, mas os gramáticos dizem que é para evitar pronúncias incorretas, analise as palavras lixo e prefixo essas também tem o risco de ter pronuncias incorretas devido a duplicidade do som, é lógico que uma criança ou nós quando somos criança pronunciarmos algumas palavras incorretamente é normal e ir corrigindo assim que é o processo de aprendizado
Minuto 35.42 -- dos mais épicos dos momentos!
DISSE LVP: "EU AINDA NÃO ACABEI!" - LIVRA!!! Nem sequer percebeu que a plateia inteira já nem a podia ouvir dizer disparates!
Morra o acordo! Morra! Pim!
Veja-se o desespero dos acordistas: não há nada que os salve. Apenas a soberba e a maledicência. E a arrogância, a mais pura arrogância: "Eu estive em Paris e falo muito bem francês e não utilizo o "le mec". Argumentação imbecil em tudo semelhante à de Telmo Verdelho. E depois, para gáudio da assistência, fala em francês num francês sofrível.
Mas, claro, eles, os doutos, os baluartes que parirem este acordo, dizem terem interiorizados a ortografia e as regras de acentuação mas pergunto: e as crianças que têm de aprender esta charada? Isto é lindo de se ver. O desespero da senhora que nada tem para dizer a não ser empatar e ganhar tempo com algo que nem tem ponta por onde se lhe pegue. O governo português não vejo isto?? Os deputados que votaram para a continuação desta maravilha? O BE, o Livre, o PS e toda uma camorra que se vendeu por uma prato de lentilhas.
Desespero? Com o quê? Não há nada que os salve? Como assim? O AO veio para ficar.
@@JorgeF2021desespero sim, o vosso desespero é visível nos comentários que por aqui deixam. O AO90 não veio, e nem fica.
Sem dúvida, Nuno! Uma triste introdução que impressionou toda a gente pela negativa. E, como diz o ditado, boa impressão deve causar-se na primeira vez! ;)
@@JorgeF2021 o AO como parvoíce comprovada que é... será revogado inevitavelmente... Em Portugal escreve-se português europeu correcto... Não português versão Brasil...
@@isabela.ferreira3792 não fica na sua cabeça apenas.
Revogue essa porcaria.
14:03 Opá, vejam só mais esta.....
12:58 Aqui vemos e confirmamos o nível do debate, e com esta termino por aqui.
É interessante dizer isso, porque o nível do debate se vê perfeitamente aqui, nos comentários (do youtube) dos poucos defensores do AO - insultos, falta de educação, comentários anónimos ao abrigo de um "nick", nenhum argumento concreto sobre a ortografia propriamente dita... enfim. Já o tenho afirmado inúmeras vezes e quanto mais o tempo passa mais o vou constatando - qualquer pessoa minimamente inteligente é, forçosamente contra este AO (até poderia ser a favor de uma reforma ortográfica, mas nunca deste conjunto de disparates do prof. Malaca Casteleiro, que ninguém pediu, e que foi imposto de forma anti-democrática ao povo português).
@@joaopedrosecca4654 os defensores do AO90 são assim mesmo. Não têm cara, nem nome, nem argumentos. E isto é óptimo, para demonstrar que o AO90 não tem defesa possível, e a sua defesa está na mão de gente sem a mínima educação, e essa falta de educação condiz bem com o acordo, que não tem ponta por onde se lhe pegue.
@@isabela.ferreira3792 a senhora é a mais mal educada de todos. Já no passado ofendeu muita gente. Um baixo nível pegado constante!!!
Mentira Sr. João Seca.... Pura mentira.... Leia melhor...
@@JorgeF2021a vossa ignorância passa por não saber discernir as coisas. Chama de "má educação" a VERDADE, que vocês não gostam de ouvir. Ofendi muita gente? É natural. A mim só ofende quem EU DEIXO. Estas "encomendas", para denegrir a minha pessoa e o meu trabalho só dizem da vossa pequenez de espírito e do vosso desespero. Porém, a mim, não me atingem com a essa verborreia, que tal como o AO90, não tem pés nem cabeça.
E faça favor de investigar o que é BAIXO NÍVEL, porque aplica essa expressão na pessoa errada. É mais para o lado dos acordistas, que andam por aqui a tentar (não conseguindo) insultar os que defendem o PATRIMÓNIO MAIOR de Portugal: a sua Língua, com uma linguagem tasca-rasca. Nós não estamos a soldo dos que querem DESTRUIR a Identidade Portuguesa. Daí que Deus o perdoe, porque não faz a mínima ideia do que diz.
Mas isto é óptimo, só diz da vossa pequenez. E quem vai dar crédito a quem não sabe o que diz?
Tive o prazer de ouvir os desacordistas pessoalmente na Feira do Livro e, o desprazer de ouvir a Lúcia Vaz Pedro apresentar argumentos tão maus que nem é possível acreditar que os tenha transmitido à plateia que a ouvia.
Sim! Fartei-me de gritar comentários e não me arrependo! Acordo ortográfico para o LIXO!! (E já vai tarde!)
Além de não ter o mínimo civismo, o sr. ainda se gaba de ser um troglodita? Vá gritar para o futebol, não para um debate que se desejava de ideias.
@@JorgeF2021queriam, mas a verdade falará mais alto, e o AO90 vai para o caixote do lixo.
@@JorgeF2021 Não me faças rir!
@@pinkmugical Troglodita é uma palavra mais adequada a si, que nem esteve no debate. Aliás, se estivesse, chamaria apenas troglotida a si mesmo!
@@JorgeF2021 A sua formação deve ser enorme, para apoiar um acordo que não tem pés nem cabeça.
Mas pode tentar o que quiser, não me convencerá de que o destino mais certo desta aberração é o caixote do lixo.
Tudo o que tiro deste debate é a enorme falta de respeito que se há em Portugal com seus professores. Tratam-os como se fossem ignorantes e cidadãos de segunda classe que não merecem consideração alguma no que dizem, que devem ser calados aos berros, sendo que em realidade são eles os formadores do futuro da nação. Vergonhoso!
Esta professora "entendida" e que "fala francês correCtamente" é a melhor que os acordistas têm para defender o "coiso mal-parido"?
A conclusão, triste, a que se chega é que nem os progenitores do "coiso" conseguem arranjar argumentos válidos e irrefutáveis e abandonaram o barco que já há muito está afundado.
Quanto a alguns comentários que li...cobardes escudados atrás de perfis falsos, são apenas a imagem, e ao mesmo tempo o reflexo, da transparência que acompanhou todo este imbróglio do AO90.
Então há um professor de português cujos alunos leem "excêto" e "rec'ção"? Ele não tem vergonha de dizer isso? É que isso não abona nada quanto à sua competência.... tem a obrigação de corrigir os alunos!
Os alunos falam como as sociedades falam e as regras de leitura lhes indicam ou permitem.. Pode explicar, com.a escrita segundo o Acordo, como será que um não falante de português nativo vai saber se o segundo "E" ( en reCEção) será pronunciado aberto ou fechado?
@@j.ferreira7271 da mesma maneira que em "especulação", "esquecimento", e mais umas dezenas, ou centenas...
@@pinkmugical fonéticamente recessão = receção ... É a parvoíce total... Agora se escrevesse recéção talvez tivesse alguma razão... (Apesar de ser parvoíce)... Especulação, ou esquecimento... e no caso de não saber português , "ec" lê-se "é"c... E em todas as palavras que tenham o "ec"... Secção... Sector... Direcção... Inspecção... Etc... É sempre o som de "é"c... Sempre foi e sempre vai ser...
@pinkmugical Ele tem vergonha de ter de dizer isso... Pois estão a forçar os alunos portugueses a escrever em pt-brasileiro... Demonstra ser um professor correcto e a cumprir a lei portuguesa em vigor !!! E é precisamente isso que ele está a fazer... A corrigir os alunos a lerem as aberrações que estão escritas... Escrevam correctamente o Excepto e Recepção... Aí obviamente já vão pronunciar correctamente as palavras
@@ZeusGoLd A pronúncia é uma herança fonética que antecede a aquisição de competências ortográficas e sobrevive a ela. Só assim se entende que existam tantas diferenças de pronúncia em Portugal, apesar de toda a população ter estado sempre sujeita a uma mesma norma ortográfica a cada momento.
Argumentação fraquinha, fraquinha da Lúcia Vaz Pedro.
Grande argumentação do Manuel Monteiro.
Ficou provado que o AO90 é muito bom no caixote do Lixo.
Nem sempre o que fala mais e mais alto tem razão. Esse sr até foi buscar um estudo enviesado de Regina Rocha que foi completamente desmascarado. Deviam ter vergonha na cara.
@@pinkmugical (quem nem um nome decente tem) a argumentação da Lúcia, que até teve muita vontade, foi muito, muito, mas muito fraquinha. O Manuel Monteiro foi fabuloso, e o estudo da Regina Rocha só é "enviesado" para quem nada sabe da Língua Portuguesa, o que parece ser o seu caso. E vergonha na cara devia ter você, que nem cara tem.
Tomara a sra ou sr saber metade do que eu sei. Quem defende um estudo desonesto não sabe nada da Língua. O Manuel Monteiro foi fabuloso a gritar , esbracejar e monopolizar o tempo do debate, e a trazer exemplos patéticos quando a Prof. Lúcia já não tinha tempo para contraditar. Eu tenho cara, sim, e cérebro, o que não é o seu caso.
@@pinkmugical sabe muito, é? Não parece nada. Até agora não apresentou um raciocínio, sequer, que tivesse pés e cabeça. Limita-se a atirar-me pedras, desconhecendo que o que vem de baixo não me atinge. Pode estar aqui DIAS a atirar-me pedras. Não me atingirá. Estou vacina contra a ignorância e a estupidez. Portanto, tudo o que vier daí não me atinge. Deixe de dar tanta importância à minha pessoa e passe a coisas mais concretas: argumentos racionais para defender o irracional AO90.
O Sr/ Sra está bem???
Mas eu ia-lhe apresentar argumentos por alma de quem??
O Sr/Sra é que está a atacar a argumentação da LVP e a enaltecer a do MM.
É a sua opinião pessoal, não é a minha. Aliás o sr/sra só debita subjetividades. Acha uma fraquinha e o outro a oitava maravilha. Mas acha mesmo que eu me iria dar ao trabalho de querer mudar a forma como o sr/sra escreve??
Apenas esclareci que o pseudoestudo da RR é uma treta, e já dei por aí o link em que ele é totalmente desmontado. O sr/sra não gostou?? Imediatamente me apelidou de ignorante... e eu é que atiro pedras....... paciência, é para o lado que durmo melhor. Santa paciência, que se esgotou.
Vejam a gentinha do público 25:17 ...
24.30. A CONVERSA passou para a culinária! :)
E sim, sou eu a quem a LVP responde quando pede à criança para vir escrever a palavra "óptimo". SOU EU a quem ela responde: "não, tu és grande de mais", depois de eu dizer: não, chame-me antes a mim; a criança não se sabe defender". AH AH AH!
@@pauloteixeira8269 obviamente que ia chamar uma criança... Que para além de ser sua conhecida... Tem levado com esta aberração de AO90... Não conseguiria tão pouco exprimir argumentação por não saber mais
@@ZeusGoLd Claro!
Por isso eu gritei: Não, chame antes a mim! Ah, ah, ah!
@@pauloteixeira8269 claro que gritou.... devia escolher um assunto que compreendesse e não uma coisa destas.
@@pauloteixeira8269 esperteza, foi uma criança porque todas as crianças da escola e até os jovens da universidade é assim que escrevem. Entende? Ou pensa que ia chamar um idoso que joga no jardim às cartas e já não precisa escrever?
DIZ A LVP: "EU RECONHEÇO ALGUMAS FRAGILIDADES NO ACORDO". ???????? A SÉRIO?
VOLTA A DIZER A LVP: "EU SOU ENTENDIDA. EU SEI DO QUE FALO"..... HMMMMMM.... NÃO TENHO DÚVIDAS QUE A LVP É ENTENDIDA EM TUDO MENOS NO ASSUNTO DO ACORDO! LOL
Que PATETA alegre... a falar Francês. Calem-me essa criatura! Está a aplicar a lei? Que lei? Que tristeza, nem sabe o que diz.
Também és, muito mais que ela!
Caso não saiba, um acordo internacional faz lei. Inclusive superior ao decreto-lei. Portanto, está a aplicar a lei, sim, para o sistema de ensino e toda a administração pública.
@@pinkmugicalquanta ignorância. Que acordo internacional faz lei? Qual lei é que está a ser aplicada? Quanta ignorância!
LEIA:
olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/o-negocio-do-acordo-ortografico-172469
@@isabela.ferreira3792 O ISCTE não é credível mas o blog da treta já é? Patético, não acha?
@@JorgeF2021o Blogue só é da treta para os treteiros acordistas, que se recusam a ver o óbvio. Não é da treta para quem quer consultar o que se passa ao redor do AO90. Ali não se inventa nada. Não se esconde nada. Apresentam-se factos, contra os quais os acordistas não têm argumentos.
Já agora deixo-lhe mais um artiguinho:
olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/ao90-o-maior-embuste-desde-o-25-de-186838?tc=10868893872
Ninguém para a Lingoa Portugueza... viva a Lingoa Portugueza! Abaixo o «acôrdo de 45» que é um acôrdo do tempo da dictadura!... ... .... whatever...
Há também que esclarecer os mais distraídos que o estudo enviesado de Regina Rocha referido pelo prof. Manuel é um estudo caseiro completamente acientífico, já totalmente rebatido... ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/acordo/de-convergencias-divergencias-mudancas-e-coisas-das-ciencias/2780
o que não é de fiar é esta fonte.
@@isabela.ferreira3792 O ISCTE não é uma instituição superior de fiar? O seu comentário revela a sua falta de conhecimento berrante.
Não é de fiar? hahaha.... é que também saiu no Público. De onde vem o N.Pacheco. Logo o Pacheco não é de fiar...
@@JorgeF2021 até pode ser "superior", mas ninguém me obriga a fiar no que não me merece confiança. Eu não confio no presidente da República, nem no primeiro-ministro, nem nos (in)capazes "linguistas" que destruíram a Língua Portuguesa. Tenho de confiar? Aponte-me um só motivo.
@@JorgeF2021 DEIXOU DE SER!! Há muito!
Obviamente, jamais será revogado.
Obviamente o AO90 SERÁ REVOGADO.
@@ele3222a sua mãe talvez tenha vocação para coser meias, por isso faz esta recomendação. Mas saiba que há mulheres que NÃO NASCERAM com vocação para coser meias. Vê-se logo que é um machista muito antiquado, que não tem cara nem nome. Os cobardes são assim. Diga-me isto com cara e com nome. Gostava de VER.
@@JorgeF2021qual anormalidade? O AO90, que é a única anormalidade visível? Escreva no seu caderninho: o AO90 vai ser revogado
A ordinarice vem sempre ao de cima, quando não há argumentos. Aqui está a prova do que é um genuíno adepto do AO90, sem argumentos intelectuais para debater.
@@ele3222 Vieram alguns dos silenciados que estiveram na plateia apoiar o acordo para a net. Pois, na realidade, no dia e hora do debate, estiveram calados que nem ratos; senão eram comidos pela ESMAGADORA MAIORIA anti-acordista! AH AH AH!
GRANDE LÚCIA!!! DO INÍCIO AO FIM, SEMPRE GRANDE!!!!!!
Tão grande que era que as suas palavras foram esmagadas por 95% de uma plateia de gente sábia, inteligente e absolutamente consciente para as inconsciências que ela proferiu! LOL
@@pauloteixeira8269 WHAT, gente sábia? Está a falar a sério?????? Não posso acreditar no que li..... Um montão de gente animalesca que não sabe participar num debate é sábia? Quanto a mim, uma cáfila faria melhor figura.
Vê-se que não tem noção nenhuma sobre sapiência então. Nem comento porque não é possível de se comentar.
@@JorgeF2021 ?
Estás a falar de quem? Da professora e familiares dela na plateia (e de mais alguns infiltrados como tu, talvez)?
@@pauloteixeira8269 dos animais que se puderam aos gritos. São animais sim, filhos de animais selvagens que não receberam educação.
@@JorgeF2021 Ao menos gritaram por uma causa lógica e útil! Ao contrário dos que se calaram desferindo implicitamente uma facada na Língua Portuguesa que não sabem nem merecem usar!
Vergonha de debate... a sra. prof. teve menos tempo para falar, e nunca deveria ser um debate de um contra dois!Porquê dois contra uma? Estavam com medo? Os dois juntos acabaram por ter mais tempo que a sra., até porque o sr. prof. falou, falou, falou e disse que já não falaria mais, e não cumpriu, interveio várias outras vezes, nunca deixando a Prof. Lúcia completar uma linha de raciocínio. Uma vergonha. A própria moderadora estava ali a dormir, deixou abusarem do tempo, deixou pessoas da plateia virem discutir à tribuna, não teve mão na grunhice do público... Também o mote para a grunhice ficou dado, quando os srs. contra o acordo puseram as mãos à cabeça mal a Prof. Lúcia começou a falar. Que mau exemplo. Para intelectuais, falta-lhes tudo, especialmente o respeito por quem não partilha das suas crenças. Não admira o público comportar-se como se estivesse num jogo de futebol. Rebaixaram um debate sobre a Língua portuguesa a uma manifestação de "hooligans". Uma vergonha, repito.
Pois, eu pensei que a senhora ia ser agredida. Mas mostrou-se firme e muito superior a qualquer outro. Sinceramente, eu não teria a coragem que ela teve. Foi um verdadeiro espetáculo dos horrores.
@@JorgeF2021 sim, só faltou baterem-lhe...
Foi dois contra uma, porque não há quem dê a cara para defender o indefensável e inútil AO90. A Lúcia Vaz Pedro deu a cara, mas não apresentou argumentos de peso para defender a sua "dama" defeituosa. Foi uma pobreza franciscana da parte dela. Mas foi óptimo, porque ficou bem claro que o destino do AO90 é o caixote do lixo.
@@JorgeF2021lá coragem teve, porque ao menos a Lúcia vem a público defender (mal, mas vem) o que ela acha que é o certo. Dá a cara e não se esconde atrás de nomes falsos e caras falsas, como os que por aqui andam a comentar. Dêem a cara e o nome, e depois conversamos.
Quem não apresentou argumentos de peso foram os antiacordo. Nem a quantidade os salvou.
What? 13:14 É de rir à brava! O que tem isso a ver com o AO? Este está cheio de veneno. Ou seja, isto foi o encontro dos odiosos que se juntaram para partilhar veneno.
O ÚNICO VENENO QUE EU VEJO, É O "LOBBY" DAS EDITORAS E DOS POLÍTICOS CORRUPTOS ALIADOS A ELAS!
VENENO É VER O RESULTADO DE UM PRESIDENTE AUSENTE, CALADO, SUBMISSO A FORÇAS EXTERNAS (CERTAMENTE ALIENÍGENAS, DAÍ O MEDO - LOL).
@@pauloteixeira8269 sim, em relação às editoras, tem a sua razão. Sabe é que a economia é o que lhe dá o dinheirinho no final do mês. E por vezes o dinheiro fala mais alto. Se está certo, talvez não, mas é assim que as coisas funcionam.
@@JorgeF2021 Comigo não. PREFIRO pedir para comer do que me enfiarem um dedo no traseiro (para não dizer outra coisa)!
@@pauloteixeira8269 essa é que é essa...
@@JorgeF2021 mas o que está errado tem que ser corrigido... Quem manda na língua não são nem os políticos nem as editoras... São as pessoas... E que diáriamente e na sua larga maioria não concordam com esta aberração de AO90...
Qualquer pessoa com um pingo de bom senso e de inteligência nunca pode apoiar esta parvoíce de (des)acordo ortográfico...pois não faz nenhum sentido...