É muito legal quando você usa o plasmídeo de choque no splicer, e a Little Sister que você está cuidando fala: "It's dancing daddy!", ou o de fogo, que ela fala sentir cheiro de marshmallow kkkkkkkk. São esses detalhes que te prendem no jogo.
@@sophiastephannievvl8311 Você acabou de ser egoista em seu ponto de vista. Usar da força para que outros vivam o que você acha certo já é por si só um ponto muito egoista e desesperançoso
Sinceramente eu acho o canal de vocês incrível. Analisar um jogo de forma matura e com prioridade em despertar o interesse do público pela mídia, por mais que esse seja o propósito de uma análise, é algo que eu não vejo tantos canais fazendo. Não pra mim ao menos. Ótimo vídeo, já tô aqui há alguns anos, e parece que eu vou continuar nesse lado da galáxia.
Cara, seus roteiros são tão bem escritos. Tenho gostado bastante do canal simplesmente por conta do roteiro. Mal posso esperar pelo Bioshock 3, meu favorito.
Eu já tava achando que tava ficando maluco não é possível, Bioshock 2 foi o que eu mais joguei da franquia, gostei bastante dele, quando eu vi que geral achava ruim bateu mó bad, obrigado por esse vídeo aí, se puder fazer mais um da DLC Minerva's Den, desde já agradeço.
Apesar de ser uma vilã a Sophia estava certa ao dizer que o mundo moderno é um paciente suicida, mas é aquilo também as pessoas precisam sim aprenderem a assumirem seus próprios erros e tentarem melhorar e na utopia dela isso é impossível
@@DaniloBenetti oq você faz quando uma praga toma conta de uma plantação que não tem solução? Você queima tudo e começa do zero mas sem os erros que levaram a praga.
@@sophiastephannievvl8311 você também morreria ou acabaria se corrompendo no meio do processo, você não entendeu um dos pontos da narrativa, você não salva algo que você não acredita que não tem salvação você destrói. E era isso que a Sophia estava querendo fazer achando que ela na Verdade estava fazendo o certo mas quando ela era confrontada de que haviam sim pessoas que mesmo não tendo nada podiam serem capazes de fazerem o bem (como nosso protagonista e a Eleanor) ela se revoltava pois ela apesar de querer “fazer o bem” ela no fundo não acreditava que era possível, tanto que ela mesma reconhece que ela não é digna do tal paraíso que ela queria criar ou seja ela mesma não concordava com ela mesma.
@@amongrimm pois é mas no “glorioso mundo moderno” atual é mais fácil insistir no erro e jogar a culpa nos outros do que engolir o orgulho ou mal caratismo e aceitar que errou e fazer o certo e recomeçar do zero.
É como meu avô dizia, o inteligente que é teimoso eventualmente se torna burro pois em algum momento estará errado e ficará cego nos seus erros. Questionar sempre o que acreditamos sempre!!! Ideologias são criadas pra manipular as massas e a janela de overton mostra mt bem isso.
Cara, que video incrível! Há anos q acompanho o Central Pandora, roteiros bem feito, aprofundando sobre diversas franquias e obras de ficção científica de uma forma inteligente e simples de se entender. E, pela primeira vez, vcs conseguiram arrancar lágrimas dos meu olhos com esse vídeo sobre Bioshock 2, principalmente quando falavam sobre altruísmo e a misericórdia do protagonista (dependendo de suas escolhas, é claro kkk). Bioshock 2 é meu favorito,o Subject Delta é um dos meus personagens favoritos e o final "Bom" sempre me emociona. Parabéns Central Pandora, pelo trabalho incrível e pela qualidade inigualável dos seus videos, vcs merecem todo o sucesso do mundo, vcs ganharam minha admiração e eterna gratidão.
Pra quem gosta de Bioshock, recomendo ler o livro Rapture (John Shirley, Novo Século, São Paulo, 2013). Esse livro conta a história de muitos personagens icônicos da série de jogos antes e durante a construção de Rapture. Simplesmente fantástico.
Adoro como os roteiristas dos dois primeiros Bioshock são espertos e demonstram que tanto o individualismo e o coletivismo podem ser um problema se vistos e colocados em prática de forma radical
Um vídeo do melhor Bioshock. Esse jogo foi meu primeiro Bioshock que fui e zerei e que jogo meus amigos, tinha até medo de zerar pois falavam que era um jogo ruim, mas depois eu vi que era uma obra prima subestimada assim como Wind Waker, Dark Souls 2 e Re5. Foi um dos poucos jogos que chorei no fim e um jogo basicamente perfeito em tudo desde a gameplay até a história e música, e finalmente reconhecemos isso.
Comprei Bioshock 2 praticamente junto com o meu Xbox 360. Mídia física. Manual lindo. Caixa com relevo em 3d simulando os efeitos gráficos da água no jogo, igualmente lindos. Joguei ele antes do 1º Bioshock, aliás e, mesmo assim, foi uma das experiências mais impactantes que tive com um videogame. O multiplayer, como citado no vídeo, também é muito bom. Nunca concordei com as críticas negativas do jogo, embora as entenda.Talvez nem todas as pessoas estejam prontas para se livrarem das limitações humanas, às vezes sob a forma de crítica, e apreciarem uma verdadeira obra de arte.
Fiz o mesmo e praticamente a cada ano eu estou vendo vídeos de análises e contando a história do game.. conheci ele se não me engano por meados de 2017 nos vídeos do sessão spoiler do Sidão do game ❤
Não sei se é verdade, mas a DLC Minervas Den supostamente linkaria o universo de Bioshock com System Shock. Essa teoria cita junto um jogo indie: Gone Home, que aperece um minigame em forma de jogo que é encontrado na DLC e passaportes da empresa aérea que Jack viajava. A partir disso, supostamente Porter teria aberto uma empresa de computação na superfície que no futuro criou o primeiro protótipo da inteligência artificial SHODAN. Mas por questões jurídicas a ideia de linkar os dois jogos na DLC foi descartado.
@@andersonquinto81 É um bom ponto de partida para um jogo novo, mas realmente precisam expandir a história? Sei que a 2K está trabalhando com a Cloud Chamber para um 4 jogo, mas até o momento não consideraram nenhum roteiro digno de se tornar uma sequência da franquia.
Achei o vídeo absolutamente excelente, Matheus. Acho que a única coisa que eu adicionaria, é que como se trata de uma história com várias camadas, existe em Bioshock 2 também a metáfora de uma batalha custodial pela filha. Delta representa o pai que, por qualquer razão que seja, precisou se ausentar da vida da filha, e Lamb representa a mãe narcisista que quer evitar uma reaproximação entre os dois. Inclusive, em um áudio (Acho que em Siren Alley) ela comenta que Eleanor nunca deveria ter tido um pai, e que ela possui um propósito grandioso. A culminação do conflito entre os dois se dá na parte 2 de Persephone, no qual Delta e Eleanor precisam destruir o mundo que Sophia construiu para fugir daquele lugar.
Eu particularmente quando joguei, umas das coisas que não queria no final era uma luta de boss igual do primeiro, nem sabia que as escolhas influenciavam o final e foi maravilhoso descobrir isso sem querer, apenas jogando. Maravilhoso esse jogo.
27:32 até esse momento eu nunca tinha reparado que a mudança na jogabilidade do infinity é porquê o cara era militar e lutou na guerra, enquanto no primeiro vc é um cara comum 2 no segundo um big daddy
Cara,é triste o Bioshock 1 e 2 não terem nem legenda em português,a história das gravações é bem rica,mas se o cara não sabe muito inglês passa despercebido
Eu lembro quando joguei o primeiro no lançamento e a comunicação do Ryan me incomodava pq eu sentia que ele estava me jogando para uma armadilha, mas ao jogar o segundo, também no lançamento, me senti capturado pela necessidade do Delta em buscar a sua Little Sister que foi levada. Embora o primeiro tenha um desenvolvimento de narrativa e apresentação de mundo muito maior o gameplay do segundo é tão gostoso e empolgante que eu sempre gostei mais dele.
Grande Matheus, Se pudesse dava like 2x no video. Um ponto que voce cita eu concordo plenamente, muitos jogos como o Bioshock, Last of US, e outros tem uma complexidade da historia somente compreendida com a idade. Quando somos novos e so tiro, porrada e bomba, mas todas estas nuances da historia realmente não fazem diferença alguma quando se é bem jovem, por isto criticas ao jogo mudam com o tempo. Os melhores jogos que ja joguei foram Bioshock 1 e 2 . Dead Space 1,2 e 3, e The Last of US 1 e 2. E tanto Bioshock como em LAST OF US precisa-se de uma bagagem que so a idade traz, para entender a mensagem que o jogo quer passar.
Eu sequer conhecia o jogo, mas amei a história. Profundas reflexões sobre a sociedade e seus males. Descobri que não sou boa pessoa. Não tenho fé na humanidade. Não consigo não odiar quem me despreza ou odeia 😂 Valeu Central Pandora.
Central, se possível faça pra gente um da franquia Half-Life, como a maioria dos games são antigos, dá pra jogar tranquilo, e já tem mod que permite jogar o HL Alyx do começo ao fim sem precisar usar equipamento de realidade virtual 💪🤝🙌
Joguei BioShock 2 faz um tempo. Gostei bastante e pensei que tinha entendido seus pensamentos e ideias. Vendo esse vídeo é perceptível que eu apenas arranhei sua profundidade. Obrigado Central Pandora, por me fazer ter a necessidade de re-jogar a franquia e desenvolver de novo o que eu aprendi.
Vídeo maravilhoso, peço que em algum momento façam um vídeo sobre a saga Kerberus e Jin-roh: a Brigada Lobo. A trama possui uma profundidade grande que poderia ser um tema bacana de vídeo.
Olá, Central Pandora, tudo bem? Que tal um vídeo só sobre Harlan Ellison e outro sobre Bruce Sterling? Eu gostaria de saber mais sobre eles e suas principais obras de Cyberpunk.
Bioshock é uma saga maravilhosa, uma das minhas preferidas. E ver a central pandora fazendo analise como ninguém dessa saga não tem preço. Gostaria muito que vcs falassem do jogo Prey de 2017, uns dos meus favorito tbm e acho q merecia uma analise. Abs.
Esse finalzinho, com a musica, cheguei a arrepiar. Vamos aumentar a dificuldade? que tal um video sobre metal gear solid...2 ??????? "Rainden, essa é uma ideia mesmo sua, ou algo que Snake lhe disse?"
Q vídeo sensacional, do começo ao fim. Vai de encontro a algo q eu penso há muito tempo, o problema não é a ideologia, mas sim não questionar, principalmente se for a sua.
Excelente Video BIOSHOCK 1 e 2 mostram muito bem, que os fins nunca justificam os meios, porque por melhores que sejam as intenções, meios ruins, invariavelmente, levam a fins trágicos.
Antes de subimos a Columbia, não podemos falar da história de Mark Nelson, o protagonista da pequena história contada no site da web antes do jogo ser lançado. Onde mostrar um investigador que investiga o desaparecimentos de garotinhas. Mal sabe ele que era por causa de Rapture.
Gosto dos seus vídeos, e recomendo vc ler o livro a revolução de altas Estou no aguardo do vídeo em relação a Burial até Sea e Bioshock infinite, mas admito que tem um certo receio de qualquer pessoa que análise Bioshock infinite, pois é um jogo extremamente complexo que muitas vezes as pessoas não conseguem ver além dos lindos cenários, e Bioshock infinite é tão grandioso pra mim que é minha única tatuagem e uso ele para dar aula
seria muito interessante um vídeo seu falando sobre o infame deus ex Human revolution, com todos os problemas o jogo ainda consegue discutir de forma bem interessante certas ideias e coloca o jogador diante de escolhas interessantes. sem dúvida também seria interessante um vídeo sobre Stanley Parable. ótimo vídeo, parabéns.
Sempre posterguei jogar Bioshock tanto que joguei a primeira vez este ano e já me apaixonei Zerei o 1 em uns 3 dias eu acho, infelizmente peguei o final ruim pq eu tirava o adam das little sisters no começo do save, mas depois eu parei quando elas salvam o protagonista E agora tô no início do 2 e gastando bastante das mudanças na gameplay Mal posso esperar pra terminar e ir pro Infinite
Bioshock te passa 300 sensações diferentes, mas aquelas que mais fica memorial além do ambiente são as decisões e histórias do próprio ambiente, que aconteceriam com ou sem o protagonista.
22:08 isso é pura verdade, por exemplo, minha namorada é bisneta do meu avô, e a gente só descobriu isso já namorando, ele teve 6 esposas e 32 filhos, e se não fosse isso eu provavelmente teria tido uma vida bem diferente de lá pra cá, pq quando saí de casa pra sair da cidade e meter a cara no mundo eu não fui embora pq a mãe dela me disse pra ficar lá até me estabilizar, isso é só um exemplo de como o que você faz ecoa na eternidade
O equilíbrio (do pensamento) não é uma balança, sempre em movimento (de repensamento), indo e voltando, pesando e repesando, buscando o ideal (a saber, talvez justamente, do eterno movimento)?
8 หลายเดือนก่อน +2
Como gosto o 2 e eu sei que foge de rapture mais o Infinite, também me chamou bastante a atenção, comprei a versão definitiva no switch e ja zerei !!!
o meu favorito é o Infinite, eu amo a história dele. Mas lembro de ter gostado muito do 2 quando joguei a primeira vez na época, inclusive foi o único dos 3 que me fez chorar com o final, eu tinha o final bom.
Fantástico! Bioshock 2 foi pra mim perfeita nas abordagens e gameplay perfeita gostei do final bom do 1 e do infinite também mas o final bom do Bioshock 2 é digno de todas as decisões que você toma durante a gameplay!
No fascínio de encontrar um jogo tão bom quanto Bioshock 2, eu recentemente me deparei com uma obra pouco conhecida, mas que possui um valor tão grande e talvez tão pouco compreendido quando o assundo é a narrativa que transforma a vida de quem está jogando. O jogo se chama SOMA e infelizmente ele foi removido ontem da Game Pass, mas ainda é possível comprá-lo. O jogo me deixou em crise existencial após o fim, e eu ainda penso nele em diversas vezes durante o meu dia (eu tenho 30 anos e sou pai). O tema abordado talvez esteja mais do que batido, que é o transumanismo e a continuidade da raça humana. Porém a forma com que SOMA foi narrado, e a melancolia tal como Bioshock 2, faz com que a história se torne única e inesquecível.
Analise perfeita, ficou a altura do game q é minha trilogia favorita, parabens pelo otimo trabalho. Comentando, acho q em 2019 eu acessei o online dele no ps3 e ainda tinha gente jogando, o problema é q eram sempre as mesmas pessoas e nem preciso falar que eram todos viciados kkkkkk
Eu sempre tive a mania de associar filmes ou jogos, a fatos históricos de um certo período,um exemplo foi quando eu liguei Bioshock ao Brazil,raptur seria o próprio país,andrew ryan seria o próprio jetulho vargas, talvez pelo fato dos dois tirarem suas vidas e serem líderes de seus governos.
Ótimo video! Bioshock 2 é extraordinário, juntamente com sua DLC. Quando forem falar do Infinite comentem sobre o roteiro original e a versão que não foi lançada
ótimo video mais uma vez!! depois de hoje vou enxergar bioshock 2 com outros olhos, talvez dê outra chance pra ele depois de uns 9 anos. ansioso pelo video do infinite!! esse jogo me marcou muito do comecço ao 'fim' dele e suas dlcs tbm!!
Já vim aqui comentar antes mesmo de ver o vídeo! Esse canal é muito bom, adoro os vídeos. Acredito que vai ser um vídeo nostálgico pra mim, já que amo a trilogia e eu joguei quando criança e depois quando eu era adolescente. Vlw rapaziada
Esse jogo foi subestimado na época porque BioShock 1 colocou a barra muito no alto, mas é uma continuação digna e com excelente história mesmo. E acho muito original e criativo você jogar de Big Daddy, não é uma ideia que muitos pensariam.
Que análise fantástica, a parte sobre os aspectos psicológicos e filósoficos que o jogo apresenta foi de tirar o chapéu, Central Pandora ganhou mais um inscrito. Próxima parada, Columbia ☁️.
Eu só vim aqui (pela segunda vez) pra falar que o lobby do game Outlast: Trials estranhamente me parece ser muito inspirado pela ideia de lobby do modo multi do Bioschok 2.
Parabéns pelo vídeo amigo..., amo essa franquia! Essa franquia foi uma das q me fizeram querer ter um xbox 360! O primeiro da franquia q joguei foi o infinite..., aí como amei o jogo fui atrás dos dois primeiros! E o 360 é o único q tem todos os jogos da franquia na sétima geração.
Eu acho genial a simplicidade que o jogo aponta na contradição primordial da Sophia: ela defende o coletivo, mas ela quer decidir SOZINHA o destino do coletivo. E a gente aqui só querendo construir um mundo onde todo mundo tenha voz real numa democracia popular, sem colocar o poder numa pessoa só :v
Finalmente o vídeo de BioShock Infinite foi lançado! th-cam.com/video/E-2AgMLjySE/w-d-xo.html
Vou ficar na expectativa de ver o seu vídeo do infinite.
Vdd
O jogo Bioshock 3 é o mais diferente da franquia deveria ser um jogo a parte sem ser da mesma franquia
@@kaizennojujutsu6134 pô mano eu não acho não..., acho q se liga perfeitamente com o primeiro. Como uma continuação direta.
@@caio.cereja9179 claro que se liga mas o jogo ambientação as coisas são diferentes dos jogos anteriores
@@kaizennojujutsu6134 é q na verdade o segundo mostra áreas novas da cidade q o primeiro não mostra e tal.
É muito legal quando você usa o plasmídeo de choque no splicer, e a Little Sister que você está cuidando fala: "It's dancing daddy!", ou o de fogo, que ela fala sentir cheiro de marshmallow kkkkkkkk. São esses detalhes que te prendem no jogo.
Sim, quando você usa o "Decoy" ela fala "Go Play with spooky Daddy"... Esse jogo é cheio de coisinhas maravilhosas assim
@@sophiastephannievvl8311 Você acabou de ser egoista em seu ponto de vista. Usar da força para que outros vivam o que você acha certo já é por si só um ponto muito egoista e desesperançoso
@@sophiastephannievvl8311 sinal que vc não entendeu nada
@@sophiastephannievvl8311mas é justo só olhar pro mal e ignorar todos os atos atltruistas? É justo pensar que não existe bondade no mundo?
Sinceramente eu acho o canal de vocês incrível.
Analisar um jogo de forma matura e com prioridade em despertar o interesse do público pela mídia, por mais que esse seja o propósito de uma análise, é algo que eu não vejo tantos canais fazendo. Não pra mim ao menos.
Ótimo vídeo, já tô aqui há alguns anos, e parece que eu vou continuar nesse lado da galáxia.
Cara, seus roteiros são tão bem escritos. Tenho gostado bastante do canal simplesmente por conta do roteiro. Mal posso esperar pelo Bioshock 3, meu favorito.
Muito obrigado 😁
O desfecho mais bonito que a franquia poderia ter, se você fizer o final bom
Até pq o infinite só é tristeza 😢, o primeiro é o mais de boa, mas o segundo é o mais satisfatório ao meu ver
Sempre fiz esse desfecho
Eu já tava achando que tava ficando maluco não é possível, Bioshock 2 foi o que eu mais joguei da franquia, gostei bastante dele, quando eu vi que geral achava ruim bateu mó bad, obrigado por esse vídeo aí, se puder fazer mais um da DLC Minerva's Den, desde já agradeço.
@@sophiastephannievvl8311tu joga em pc ou console?
Apesar de ser uma vilã a Sophia estava certa ao dizer que o mundo moderno é um paciente suicida, mas é aquilo também as pessoas precisam sim aprenderem a assumirem seus próprios erros e tentarem melhorar e na utopia dela isso é impossível
Como corrigir um paciente doente se a natureza dele é ser doente? Complexo kk
@@DaniloBenetti pois é tragicômico
@@DaniloBenetti oq você faz quando uma praga toma conta de uma plantação que não tem solução? Você queima tudo e começa do zero mas sem os erros que levaram a praga.
@@sophiastephannievvl8311 você também morreria ou acabaria se corrompendo no meio do processo, você não entendeu um dos pontos da narrativa, você não salva algo que você não acredita que não tem salvação você destrói. E era isso que a Sophia estava querendo fazer achando que ela na
Verdade estava fazendo o certo mas quando ela era confrontada de que haviam sim pessoas que mesmo não tendo nada podiam serem capazes de fazerem o bem (como nosso protagonista e a Eleanor) ela se revoltava pois ela apesar de querer “fazer o bem” ela no fundo não acreditava que era possível, tanto que ela mesma reconhece que ela não é digna do tal paraíso que ela queria criar ou seja ela mesma não concordava com ela mesma.
@@amongrimm pois é mas no “glorioso mundo moderno” atual é mais fácil insistir no erro e jogar a culpa nos outros do que engolir o orgulho ou mal caratismo e aceitar que errou e fazer o certo e recomeçar do zero.
5:35 "somente somos totalmente livres, quando fazemos aquilo que não queremos fazer."
É como meu avô dizia, o inteligente que é teimoso eventualmente se torna burro pois em algum momento estará errado e ficará cego nos seus erros. Questionar sempre o que acreditamos sempre!!! Ideologias são criadas pra manipular as massas e a janela de overton mostra mt bem isso.
Cara, que video incrível!
Há anos q acompanho o Central Pandora, roteiros bem feito, aprofundando sobre diversas franquias e obras de ficção científica de uma forma inteligente e simples de se entender.
E, pela primeira vez, vcs conseguiram arrancar lágrimas dos meu olhos com esse vídeo sobre Bioshock 2, principalmente quando falavam sobre altruísmo e a misericórdia do protagonista (dependendo de suas escolhas, é claro kkk). Bioshock 2 é meu favorito,o Subject Delta é um dos meus personagens favoritos e o final "Bom" sempre me emociona.
Parabéns Central Pandora, pelo trabalho incrível e pela qualidade inigualável dos seus videos, vcs merecem todo o sucesso do mundo, vcs ganharam minha admiração e eterna gratidão.
Pra quem gosta de Bioshock, recomendo ler o livro Rapture (John Shirley, Novo Século, São Paulo, 2013). Esse livro conta a história de muitos personagens icônicos da série de jogos antes e durante a construção de Rapture. Simplesmente fantástico.
Os jogos do Bioshock são uns dos poucos que fiz questão de jogar mais de uma vez juntos com os jogos da série Metro e do Dead space.
Eu rejogo o Bioshock 1 e 2 uma vez por ano, jogos incríveis
Não só o conceito por trás da história do game, mas esse roteiro também, são um tapa na cara da sociedade.
Adoro como os roteiristas dos dois primeiros Bioshock são espertos e demonstram que tanto o individualismo e o coletivismo podem ser um problema se vistos e colocados em prática de forma radical
Anarcocapitalismo e comunismo descritos perfeitamente
12:14
"a pessoa certa no lugar errado pode fazer toda diferença no mundo" -Gman half life 2
Um vídeo do melhor Bioshock.
Esse jogo foi meu primeiro Bioshock que fui e zerei e que jogo meus amigos, tinha até medo de zerar pois falavam que era um jogo ruim, mas depois eu vi que era uma obra prima subestimada assim como Wind Waker, Dark Souls 2 e Re5.
Foi um dos poucos jogos que chorei no fim e um jogo basicamente perfeito em tudo desde a gameplay até a história e música, e finalmente reconhecemos isso.
Comprei Bioshock 2 praticamente junto com o meu Xbox 360. Mídia física. Manual lindo. Caixa com relevo em 3d simulando os efeitos gráficos da água no jogo, igualmente lindos. Joguei ele antes do 1º Bioshock, aliás e, mesmo assim, foi uma das experiências mais impactantes que tive com um videogame. O multiplayer, como citado no vídeo, também é muito bom. Nunca concordei com as críticas negativas do jogo, embora as entenda.Talvez nem todas as pessoas estejam prontas para se livrarem das limitações humanas, às vezes sob a forma de crítica, e apreciarem uma verdadeira obra de arte.
Eu fiquei tão vidrado em Bioshock que comprei o livro "Rapture" e o guardo com muito carinho!
Eu queria muito esse livro 😔
Fiz o mesmo e praticamente a cada ano eu estou vendo vídeos de análises e contando a história do game.. conheci ele se não me engano por meados de 2017 nos vídeos do sessão spoiler do Sidão do game ❤
@@victorguilherme4844 conheci em 2011
O livro eh muito bom e deixa o jogo ainda mais incrível por terem os personagens que ouvimos nas fitas e certas situações que vemos no jogo.
@@CentralPandora acha na estande virtual.
Eu vou precisar rever algumas partes pq vc foi profundo demais na sua análise ( perdão pelo trocadilho )
Hah!
Não sei se é verdade, mas a DLC Minervas Den supostamente linkaria o universo de Bioshock com System Shock. Essa teoria cita junto um jogo indie: Gone Home, que aperece um minigame em forma de jogo que é encontrado na DLC e passaportes da empresa aérea que Jack viajava. A partir disso, supostamente Porter teria aberto uma empresa de computação na superfície que no futuro criou o primeiro protótipo da inteligência artificial SHODAN. Mas por questões jurídicas a ideia de linkar os dois jogos na DLC foi descartado.
Minervas Den é, pra mim, o verdadeiro final da trilogia! O próximo game deve seguir a partir daí!
@@andersonquinto81 É um bom ponto de partida para um jogo novo, mas realmente precisam expandir a história? Sei que a 2K está trabalhando com a Cloud Chamber para um 4 jogo, mas até o momento não consideraram nenhum roteiro digno de se tornar uma sequência da franquia.
Pensamentos, filosofia e políticas extremas não trazem bem algum, seja ao indivíduo ou ao coletivo, foi o que aprendi jogando essa série.
Essa franquia não tem ponto baixo! Cada jogo é um jornada perfeita em sua proposta.
Achei o vídeo absolutamente excelente, Matheus. Acho que a única coisa que eu adicionaria, é que como se trata de uma história com várias camadas, existe em Bioshock 2 também a metáfora de uma batalha custodial pela filha. Delta representa o pai que, por qualquer razão que seja, precisou se ausentar da vida da filha, e Lamb representa a mãe narcisista que quer evitar uma reaproximação entre os dois. Inclusive, em um áudio (Acho que em Siren Alley) ela comenta que Eleanor nunca deveria ter tido um pai, e que ela possui um propósito grandioso. A culminação do conflito entre os dois se dá na parte 2 de Persephone, no qual Delta e Eleanor precisam destruir o mundo que Sophia construiu para fugir daquele lugar.
Eu particularmente quando joguei, umas das coisas que não queria no final era uma luta de boss igual do primeiro, nem sabia que as escolhas influenciavam o final e foi maravilhoso descobrir isso sem querer, apenas jogando. Maravilhoso esse jogo.
Esse jogo é lindo
27:32 até esse momento eu nunca tinha reparado que a mudança na jogabilidade do infinity é porquê o cara era militar e lutou na guerra, enquanto no primeiro vc é um cara comum 2 no segundo um big daddy
Aguardando Ansiosamente pelo review do Infinite.
Cara,é triste o Bioshock 1 e 2 não terem nem legenda em português,a história das gravações é bem rica,mas se o cara não sabe muito inglês passa despercebido
Admito que comprei a trilogia numa promoção recente da Steam por culpa de vocês. Muito obrigado por gentilmente me apresentarem a esse mundo
que analise magnifica, central pandora pf continue a saga bioshok
Eu lembro quando joguei o primeiro no lançamento e a comunicação do Ryan me incomodava pq eu sentia que ele estava me jogando para uma armadilha, mas ao jogar o segundo, também no lançamento, me senti capturado pela necessidade do Delta em buscar a sua Little Sister que foi levada.
Embora o primeiro tenha um desenvolvimento de narrativa e apresentação de mundo muito maior o gameplay do segundo é tão gostoso e empolgante que eu sempre gostei mais dele.
Grande Matheus, Se pudesse dava like 2x no video.
Um ponto que voce cita eu concordo plenamente, muitos jogos como o Bioshock, Last of US, e outros tem uma complexidade da historia somente compreendida com a idade.
Quando somos novos e so tiro, porrada e bomba, mas todas estas nuances da historia realmente não fazem diferença alguma quando se é bem jovem, por isto criticas ao jogo mudam com o tempo.
Os melhores jogos que ja joguei foram Bioshock 1 e 2 . Dead Space 1,2 e 3, e The Last of US 1 e 2.
E tanto Bioshock como em LAST OF US precisa-se de uma bagagem que so a idade traz, para entender a mensagem que o jogo quer passar.
Eu sequer conhecia o jogo, mas amei a história. Profundas reflexões sobre a sociedade e seus males. Descobri que não sou boa pessoa. Não tenho fé na humanidade. Não consigo não odiar quem me despreza ou odeia 😂 Valeu Central Pandora.
Central, se possível faça pra gente um da franquia Half-Life, como a maioria dos games são antigos, dá pra jogar tranquilo, e já tem mod que permite jogar o HL Alyx do começo ao fim sem precisar usar equipamento de realidade virtual 💪🤝🙌
Up
Up
Up
Up
Meu final favorito era o neutro, com o farol tentando ser uma luz contra o céu nebuloso.
26:02, o jogo te da apenas a chance de matar um so dos sub chefes, se voce matar mais, no geral, pega o final intermediario ou ruim
Joguei BioShock 2 faz um tempo. Gostei bastante e pensei que tinha entendido seus pensamentos e ideias. Vendo esse vídeo é perceptível que eu apenas arranhei sua profundidade. Obrigado Central Pandora, por me fazer ter a necessidade de re-jogar a franquia e desenvolver de novo o que eu aprendi.
Bioshock 1e2 tem muito a falar sobre as questões politicas e ideologicas que nosso mundo atual enfrenta hoje em dia .
Maravilhoso! Agora só falta subirmos acima das nuvens e explorar um multiverso de constantes e variáveis.
Vídeo maravilhoso, peço que em algum momento façam um vídeo sobre a saga Kerberus e Jin-roh: a Brigada Lobo. A trama possui uma profundidade grande que poderia ser um tema bacana de vídeo.
Olá, Central Pandora, tudo bem? Que tal um vídeo só sobre Harlan Ellison e outro sobre Bruce Sterling? Eu gostaria de saber mais sobre eles e suas principais obras de Cyberpunk.
"Como um taco de golfe na cabeça" a não cara, isso parece muito uma referência, coitado Joel 😅
As análises de vocês são incríveis ! Vire fã desde o primeiro vídeo que assisti. Continuem sempre assim !
💜💜💜
Cara, já deu uma olhada na história do WarFrame? Acho que vale um mega vídeo 😵💫
Bioshock é uma saga maravilhosa, uma das minhas preferidas. E ver a central pandora fazendo analise como ninguém dessa saga não tem preço. Gostaria muito que vcs falassem do jogo Prey de 2017, uns dos meus favorito tbm e acho q merecia uma analise. Abs.
23:17 cara sem ironia eu me emociono um pouco nesse trecho específico do vídeo
Era a intenção, a mensagem do jogo ajuda muito nessa parte
O Matheus é professor! 👏👏👏👏👏👏 Amo a franquia, joguei a triologia, pena não termos as legendas br.
Esse finalzinho, com a musica, cheguei a arrepiar.
Vamos aumentar a dificuldade? que tal um video sobre metal gear solid...2 ???????
"Rainden, essa é uma ideia mesmo sua, ou algo que Snake lhe disse?"
Q vídeo sensacional, do começo ao fim.
Vai de encontro a algo q eu penso há muito tempo, o problema não é a ideologia, mas sim não questionar, principalmente se for a sua.
Excelente Video
BIOSHOCK 1 e 2 mostram muito bem, que os fins nunca justificam os meios, porque por melhores que sejam as intenções, meios ruins, invariavelmente, levam a fins trágicos.
Estou gostando da série de vídeos do Bioshoch,quando sai a parte do Infinity?
Antes de subimos a Columbia, não podemos falar da história de Mark Nelson, o protagonista da pequena história contada no site da web antes do jogo ser lançado. Onde mostrar um investigador que investiga o desaparecimentos de garotinhas. Mal sabe ele que era por causa de Rapture.
Lembro que joguei o bioshock multiplayer no final da geração do ps3, apanhei muito, as pessoas gostavam muito desse multiplayer.
Gosto dos seus vídeos, e recomendo vc ler o livro a revolução de altas
Estou no aguardo do vídeo em relação a Burial até Sea e Bioshock infinite, mas admito que tem um certo receio de qualquer pessoa que análise Bioshock infinite, pois é um jogo extremamente complexo que muitas vezes as pessoas não conseguem ver além dos lindos cenários, e Bioshock infinite é tão grandioso pra mim que é minha única tatuagem e uso ele para dar aula
Olha....eu estou adorando os novos últimos vídeos....este foi fantástico. Parabéns.
Muito obrigado 🖖👽
Depois do sucesso das séries de videogame será q é pedir dmais uma adaptação de bioshock??
seria muito interessante um vídeo seu falando sobre o infame deus ex Human revolution, com todos os problemas o jogo ainda consegue discutir de forma bem interessante certas ideias e coloca o jogador diante de escolhas interessantes. sem dúvida também seria interessante um vídeo sobre Stanley Parable. ótimo vídeo, parabéns.
Sempre posterguei jogar Bioshock tanto que joguei a primeira vez este ano e já me apaixonei
Zerei o 1 em uns 3 dias eu acho, infelizmente peguei o final ruim pq eu tirava o adam das little sisters no começo do save, mas depois eu parei quando elas salvam o protagonista
E agora tô no início do 2 e gastando bastante das mudanças na gameplay
Mal posso esperar pra terminar e ir pro Infinite
Bioshock te passa 300 sensações diferentes, mas aquelas que mais fica memorial além do ambiente são as decisões e histórias do próprio ambiente, que aconteceriam com ou sem o protagonista.
Video maravilhoso! Acho que muito dessa história eu perdi quando joguei. Jogarei novamente agora! Obrigado!
Parabéns pelo seu vídeo e pela perspectiva que você traz!
22:08 isso é pura verdade, por exemplo, minha namorada é bisneta do meu avô, e a gente só descobriu isso já namorando, ele teve 6 esposas e 32 filhos, e se não fosse isso eu provavelmente teria tido uma vida bem diferente de lá pra cá, pq quando saí de casa pra sair da cidade e meter a cara no mundo eu não fui embora pq a mãe dela me disse pra ficar lá até me estabilizar, isso é só um exemplo de como o que você faz ecoa na eternidade
Como sempre um vídeo sensacional ❤ estou ansioso pela continuação 😊😊
O equilíbrio (do pensamento) não é uma balança, sempre em movimento (de repensamento), indo e voltando, pesando e repesando, buscando o ideal (a saber, talvez justamente, do eterno movimento)?
Como gosto o 2 e eu sei que foge de rapture mais o Infinite, também me chamou bastante a atenção, comprei a versão definitiva no switch e ja zerei !!!
Mais uma vez maravilhoso, aguardando o vídeo do infinit 😍
Já estou na espera do vídeo sobre o terceiro game...
o meu favorito é o Infinite, eu amo a história dele. Mas lembro de ter gostado muito do 2 quando joguei a primeira vez na época, inclusive foi o único dos 3 que me fez chorar com o final, eu tinha o final bom.
Parabéns por mais um roteiro espetacular ❤
"Nos vemos nas nuvens..."
Promessa é dívida 😆
🎶Will the circle be unbroken...
By and by, by and by?🎶😌🎶
Fantástico! Bioshock 2 foi pra mim perfeita nas abordagens e gameplay perfeita gostei do final bom do 1 e do infinite também mas o final bom do Bioshock 2 é digno de todas as decisões que você toma durante a gameplay!
No fascínio de encontrar um jogo tão bom quanto Bioshock 2, eu recentemente me deparei com uma obra pouco conhecida, mas que possui um valor tão grande e talvez tão pouco compreendido quando o assundo é a narrativa que transforma a vida de quem está jogando. O jogo se chama SOMA e infelizmente ele foi removido ontem da Game Pass, mas ainda é possível comprá-lo. O jogo me deixou em crise existencial após o fim, e eu ainda penso nele em diversas vezes durante o meu dia (eu tenho 30 anos e sou pai). O tema abordado talvez esteja mais do que batido, que é o transumanismo e a continuidade da raça humana. Porém a forma com que SOMA foi narrado, e a melancolia tal como Bioshock 2, faz com que a história se torne única e inesquecível.
SOMA é incrível, recentemente o Tulkas do Nerd Crônico fez um vídeo muito bom sobre ele
Analise perfeita, ficou a altura do game q é minha trilogia favorita, parabens pelo otimo trabalho. Comentando, acho q em 2019 eu acessei o online dele no ps3 e ainda tinha gente jogando, o problema é q eram sempre as mesmas pessoas e nem preciso falar que eram todos viciados kkkkkk
Eu sempre tive a mania de associar filmes ou jogos, a fatos históricos de um certo período,um exemplo foi quando eu liguei Bioshock ao Brazil,raptur seria o próprio país,andrew ryan seria o próprio jetulho vargas, talvez pelo fato dos dois tirarem suas vidas e serem líderes de seus governos.
Ótimo video! Bioshock 2 é extraordinário, juntamente com sua DLC. Quando forem falar do Infinite comentem sobre o roteiro original e a versão que não foi lançada
ótimo video mais uma vez!! depois de hoje vou enxergar bioshock 2 com outros olhos, talvez dê outra chance pra ele depois de uns 9 anos. ansioso pelo video do infinite!! esse jogo me marcou muito do comecço ao 'fim' dele e suas dlcs tbm!!
Já vim aqui comentar antes mesmo de ver o vídeo!
Esse canal é muito bom, adoro os vídeos. Acredito que vai ser um vídeo nostálgico pra mim, já que amo a trilogia e eu joguei quando criança e depois quando eu era adolescente. Vlw rapaziada
Merece uma série!!!!!
Foi épica essa pauta do polêmico e reflexivo Bioshock.
gosto mt do seu canal. fico aqui trabalhando e ouvindo seus videos, obrigado por me fazer compania
Excelente vídeo, ansioso pelo Infnity.
Poderiam falar de Halo também, dos jogos é claro.
Esse jogo foi subestimado na época porque BioShock 1 colocou a barra muito no alto, mas é uma continuação digna e com excelente história mesmo. E acho muito original e criativo você jogar de Big Daddy, não é uma ideia que muitos pensariam.
Amamos bioshock mas quando pedimos pra falar de games no canal, falavamos de bloodborne e dead space
Não querendo ser chato, mas está um pouquinho atrasado th-cam.com/video/4aA1Sxw8Tug/w-d-xo.html
Bioshock2 sofre do mesmo fenômeno de Dark Souls 2 mas agora anos após o lançamento de ambos o pessoal está começando começando dar seu devido valor.
Que análise fantástica, a parte sobre os aspectos psicológicos e filósoficos que o jogo apresenta foi de tirar o chapéu, Central Pandora ganhou mais um inscrito. Próxima parada, Columbia ☁️.
Finalmente alguém falando bem do meu jogo favorito da franquia! Eu amo vocês! Muito obrigado!
Agora eu realmente quero uma analise do 3
Esperando demais você falar de BioShock Infinite: Burial at Sea. Acho que é melhor DLC da vida (é de uma qualidade, que nem parece um DLC).
Ja pensei sobre o que fazemos , os ecos, mas alguns são apenas ecos que acabam brevimente como uma gota caindo de uma folha em uma lagoa.
Muito bom. Aguardando do Bio Shock 3.
É por esses videos que eu sou membro desse canal, uma verdadeira obra de arte sobre outra obra de arte
💜💜💜
Eu só vim aqui (pela segunda vez) pra falar que o lobby do game Outlast: Trials estranhamente me parece ser muito inspirado pela ideia de lobby do modo multi do Bioschok 2.
Faz mais vídeo do dredd como o arco de necrópoles e o dia do julgamento
Vou jogar Helldivers 2, mas já vi aqui pra ver antes de dormir. ADORO.
Parabéns pelo vídeo amigo..., amo essa franquia! Essa franquia foi uma das q me fizeram querer ter um xbox 360! O primeiro da franquia q joguei foi o infinite..., aí como amei o jogo fui atrás dos dois primeiros! E o 360 é o único q tem todos os jogos da franquia na sétima geração.
8:28 eu vi oq vc fez aí 🤣🤣🤣
Pela qualidade de seus roteiros estou vendo este vídeo de continuação do bioshock.
Já joguei todos os Bioshock e sou muito fãzaço desse jogo. O meu preferido e mais querido é o infinity. Belo vídeo de vcs.
Eu considero toda essa franquia maravilhosa. Tanto a gameplay como a história desses games, são muito envolventes.
Esse jogo é fantástico. O meu preferido da trilogia em termos de gameplay e fator replay
Eu acho genial a simplicidade que o jogo aponta na contradição primordial da Sophia: ela defende o coletivo, mas ela quer decidir SOZINHA o destino do coletivo.
E a gente aqui só querendo construir um mundo onde todo mundo tenha voz real numa democracia popular, sem colocar o poder numa pessoa só :v
E tem toupeira que vê o argumento do jogo e vai chegar na conclusão rasa como um pires de que "viu, socialismo não funciona!"