👽🚀 Faça suas compras pelo nosso link da Amazon e ajude o Central Pandora a continuar levando a ficção científica por todas as galáxias: amzn.to/3GG0w14
Cara!! Adorei o vídeo, é gostaria que vocês também fizessem um vídeo sobre o desenho MEGA XLS, com certeza vocês iriam fazer mais um baita vídeo, valeu!!!😎👍
Bom dia. Como um verdadeiro amante do genero mecha, eu devo dizer que seus vídeos são incríveis e me fazem pensar em coisas que não pensava antes sobre esse gênero. Agradeço muito a você por simplesmente falar sobre esse assunto, é um pouco difícil achar conteúdo BR sobre mechas kkkk. De qualquer forma, tenho uma dúvida. Você já deu sua opinião sobre Gundam e apontou sua série favorita da franquia, mas qual seria a sua opinião sobre Tekketsu no Orphans? Ela é a minha série favorita da franquia, e eu amo com a força bruta e liberdade são apontadas e relacionadas lá (sem falar que o Barbatos lupus é muito lindo kkk)
Sou viciado por esse tema! Desde que comecei a assistir Robô Gigante quando era criança, até hoje eu adoro essa subdivisão a ficção científica, de séries de TV até os jogos, sempre procuro as novidades que tenham mechas para jogar, ainda sonho em ter um cockpit para jogar MechWarrior...
Meu primeiro contato com os mecha foi numa viagem que fiz de 3 dias entre João Pessoa e São Paulo quando tinha uns 7 anos, comprei duas revistas que hj sei que eram sobre animes e mangás mechas (não me lembro com certeza mas parecia mto NGE), acho que foi meu ponta pé inicial pra TUDO na minha vida sobre sci-fi em geral.
Concordo plenamente! Mobile Suit Gundam foi a evolução definitiva pro gênero Mecha no Japão e a mensagem de Yoshiyuki Tomino em seu trabalho, por baixo das explosões e robôs, sempre foi "a guerra é errada. Não há lado 'certo'. Todos fazem o errado pelo que acham 'justo' e sempre as maiores vítimas são aqueles que não se envolvem no conflito!"
É como diz o Megas XLR “todos adoram, robôs gigantes!” Eu conheci os mechas por Gundam Wing, e mais tarde me apaixonei por outras histórias como Code Geass (tbm da Sunrise), Evangelion,Rahxephon, etc. mas eu acho incrível como em Gundam, mesmo os menos profundos da franquia essa relação banalização da guerra, do piloto se humanizando enquanto humaniza tbm seus inimigos e aliados permanece. Fora claro, personagens que fogem dos maniqueísmos simplistas PS: pensei que eu era o único que lembrava do desenho e do jogo de heavy gear!
Pois é, eu ajudei nessa pesquisa sobre os mechas e associei esse de Siegel e Shuster, na década de 2000, diziam que Audaz era o primeiro e que antecedia Bozo, the Iron, que parece gigante, mas era tanto uma armadura, quanto um robô por controle remeto (isso nos anos 40), mas eu tinha lido que aparecia esse de Siegel e Shuster tinha robô gigante, mais precisamente, no livro Homens do Amanhã do Gerard Jones, mas demorou pra achar um scan, então coloquei no meu blog, o Quadripop e alguns fóruns estrangeiros, a parte do Invictus foi descoberta do Lancelott Martins do blog mencionado, ele conseguiu lendo a Hemeroteca Digital Brasileira que A Gazetinha/A Gazeta Juvenil, Messias de Mello também ilustrou Luke Harry no Planet Zinder e O Enigma do Espectro de James Hull escrita pelo misterioso Francisco Armond, o mesmo da Garra Cinzenta pelo Renato Silva. P.S: Façam um vídeo sobre o Metrópolis do Tezuka, o mangá e o anime da dupla Rintaro/Otomo.
Virou meu vídeo favorito do canal! O que eu acho fantástico em War in the pocket é a crítica interna à própria franquia Gundam. Enquanto a série original usava mechas para antropomorfizar a guerra, o amor por essas máquinas mortais ofuscou a mensagem original, sendo exatamente onde War in the pocket coloca o dedo na ferida. O jovem que amava a guerra e não queria que ela acabasse pois o maquinário era "legal". Um dos melhores filmes de guerra que já vi. Uma pena ser nichado aqui no BR, mas espero algum dia abordarem mais Gundam, como Zeta, e o ainda mais realista Patlabor, onde o segundo filme é um dos melhores. PS: onde achar esse adesivo do Zaku II para colar na roupa?
Primeiro precursor dos robôs gigantes foi Talos robô de bronze das lendas gregas. O famoso escritor yankee Edmond Hamilton criou as primeiras imagens de gigantescos corpos metálicos modernos destruindo propriedades e matando humanos no conto The metal gigants.
E verdade talos foi uma estatua animada ou seja um robô gigante criado pelo hefesto , se não me engano parece Jasão e os argonautas , pelo velo de ouro
@@andersonmalachiasdeoliveir8732 Exatamente. Talos foi um dos três presentes dados por Zeus para a Europa mãe de Minos quando sequestrou ela levando para a ilha Creta. Foi destruindo pelos argonautas após tirarem o prego que tava no calcanhar de Talos que vazou combustível.
Bem observado. O primeiro ''mecha robô gigante'' de toda a ficção conhecida era o Talos. Hoje podemos classificá-lo como um robô retrofuturista Sandalpunk por ser da Era de Bronze.
Um mecha que gosto muito é Gundam Wing principalmente o filme Endless Waltz, os cinco pilotos da operação meteoro decidem destruir os Gundans pois percebem que são desnecessários já que a paz foi alcançada mas, a filha do Traize antagonista da série decide utilizar mais uma vez os mobile suits para tomar o poder a força. O interessante é que na clímax do filme os pilotos decidem não matar os inimigos e somente danificar os mobile suits pois percebem que ao matar estariam se tornando iguais a eles e a busca pela paz perderia o significado. Esse momento foi o ponto alto da série.
Esse vídeo me lembrou um desenho que passava na globo quando eu era criança, rusty and big guy, onde era uma história sobre um piloto de mecha fingindo ser um "robô gigante de verdade" pro astro boy da 2ª divisão
Baseado num quadrinho de Frank Miller e Geof Darrow, depois do contato com Lobo Solitário, Frank Miller nunca mais foi o mesmo e foi pegando também influências de mangás e Darrow, assim como ele, também tem influências do quadrinho europeu.
Meu primeiro contato com Super Robots aconteceu com Gigantor (conhecido aqui como Ironman 28). Depois, veio o contato real com Real Robots através da serie clássica de Macross (exibida na TV aberta brasileora como Guerra das Galáxias), da franquia Front Mission nos videogames, e o eventual contato com Gundam (Wing, a serie clássica e algumas outras, como Iron Blooded Orphans). Real Robots é um de meus gêneros favoritos, até hoje. Mas também me interesso muito por Mechas em geral (seja em isekais como Rayearth e Escaflowne, seja em obras Sci-Fi e cyberpunk como Appleseed, Patlabor, Nadesico e tantas outras).
Adoro mecha num geral. Desde os clássicos super robot setentistas, até os subestimados mecha dos anos 2000, como Bokurano, RahXephon, Zegapain, Eureka Seven. Com a obra-prima lovecraftiana dos mecha: Ideon, do Tomino(criador de Gundam) principal influência para Evangelion, sendo o melhor de todos na minha opinião.
Incrivel como estão sempre subindo o nivel Não conhecia esse Robot Jox e lembra vagamente um pouco do plot de G Gundam Não lembrava que Tropas Estrelares tinha OVA, procurar pra ver hoje
Com relação a jogos com mechas, um dos que mais gosto e lembro com carinho é Armored Core, principalmente o 2, ótimo mesmo, para se jogar um contra o outro, trazia um sentimento inacreditável.
Eu estou sofrendo com o terceiro jogo, estou jogando no emulador de PSP. Já joguei Armored Core For Answer, V e Verdict day. Realmente sou apaixonado por sua franquia e seu tema que reflete o nosso mundo.
Mechas além de legais trazem (em sua maioria) uma bela mensagem sobre nossa fragilidade. Recomendo pra quem quiser um anime chamado "Tengen toppa Gurren Lagann", um baita e épico anime Mecha com ficção científica! Abordando temas muito interessantes sobre sentimentos humanos.
Muito obrigado depois de mais de um ano e meio pedindo para falar de Robot Jox finalmente apareceu aqui, e sim eu lembro de Heavy Gear era exibido na Fox Kids em 2002 as 15:30 hora e as 19:00 no lugar de Patlabor - Vamos amassar muito metal.
Realmente o Sr Matheus Plissken tocou em um ponto crucial nesse vídeo, você acha fascinante até entender o que aquilo faz com a vida de outros ou até com a sua... Anos atrás eu vi um tanque de guerra sendo transportado em uma carreta pranchão numa das principais avenidas aqui de São Paulo e no primeiro momento eu achei fantástico mas poucos segundos depois lembrei da função daquele equipamento e do que ele pode causar e me correu um frio na espinha...
Um ótimo anime pra se citar é Densetsu Kiyojin (Space Runaway) IdeOn, do mesmo diretor de Mobile Suit Gundam, suas possiveis referências a literatura de H.P. Lovecraft e sua "paternidade" com Evangelion.
Vou adorar quando o Central Pandora fizer uma análise de Evangelion (versões série original e rebuilt). Creio que vai ser uma das melhores análises já vistas!
E teve outra, em 1982, o Watson Portela ilustrou Robô Gigante, uma história inspirada nos mangás escrita pelo Claudio Seto, saiu uma única edição pela Grafipar.
Grato pelo episódio magnífico. Gostei de saber que não sou o único aficcionado de Robotjox. Stuart Gordon é um criativo ainda muito subestimando. Usou material aparentemente trash para fazer um cinema extremamente pessoal, acredito. Valeu!
O canal de vocês é muito bom. Conheci vocês por causa do podcast Inteligência e adorei o jeito que vocês analisam ficção científica . Agora tô maratonando seus vídeos
A franquia gundan é a que mais me interessei o problema é que são mais de 40 anos e são várias fases com histórias diferentes e eu queria saber como faço pra começar pelo 1 de todos, sei que terá muitos episódios e legendado mas gostaria de conhecer, não sei se chegou a vim pro Brasil nos anos 80 a época que assisti vários animes mas com certeza esse não lembro de ter visto se não eu diria , mas mesmo assim queria assistir como tudo começou, mesmo que leve um tempo pra chegar nos atuais mas veja por um lado é uma franquia famosa e gostaria que tivesse feito sucesso aqui no nosso país.
Ótimo vídeo! Nunca tinha parado para pensar nos Mechas, sair daqui com outra visão. Além disso, me fez lembrar de um anime que vi na adolescência, adorava, mas perdi ele: era a história de um grupo de jovens que tinha o objetivo de montar um Mecha, isso acontecia em um tipo de aeroporto abandonado e explorava toda a dificuldade da construção "real" de um Mecha
Minha série favorita da franquia Gundam é Zeta Gundam, mas War in the Pocket é uma obra prima. Fiquei muito emocionante e com lágrimas nos olhos ao assistir.
Resolver os problemas usando robôs controlados seriam uma excelente solução para "acabar com as guerras" decidindo ao usar seus campeões Logicamente a selvageria existirá, pois todo tipo de guerra não passa disso, porém seria melhor do que mandar várias vidas para a morte Outra ideia boa seria fazer exatamente o mesmo que Danball Senki Wars, assim seria simples, básico, econômico e ninguém morre de verdade
Um dos melhores videos que ja vi sobre o gênero. Passeou por basicamente todas as midias que os mechas já foram explorados. Acho q só faltou incluir os mechas reais construidos por algumas poucas empresas com finalidade de lazer / segurança, mas q na verdade são brinquedos para bilionários.
Caramba 😂adorei! Até na propaganda quando você falou do cabelão do Goldar, Matheus, você se superou. 😂 Excelente vídeo 📹, ansioso por uma nova parte 2.😊
Ótimo vídeo! E, finalmente: Robot Jox sendo reconhecido como merece! Por mais datados que possam ser, efeitos práticos passam uma sensação sem igual neste tipo de filme. Algumas recomendações aos tripulantes que gostam desta temática: Games: - Cybernator / Valken (SNES); - Metal Warrios (SNES); - Lost Planet (multiplataforma); - Gundam Wing Endless Waltz (SNES); - Shogo: Mobile Armor Division (PC). Animes: - Gundam 0083: Stardust Memory; - Gundam 8th MS Team; - Full Metal Panic; - Patlabor.
Excelente não traduz, eu sou um apaixonado por mechss e não consigo colocar em palavras o quanto eu to feliz de ter visto esse video Macross, Gundam, Robot Jox(Os gladiadores do Futuro como eu vi quando meu pai alugou essa fita nos anos 90) e tantos outros que curto para caramba tenho nem mais o que falar pois do começo ao fim eu fiquei extasiado ao ver esse video muito obrigado.
Um desenho que aborda muito esse tema e o pirata do Espaço,ou groizer X história abordada por Rita e Joe que luta contra o império Gailar,além de aventura e guerra existem dilemas que o Mateus iria desenvolver muito bem, Parabéns ao canal.
Excelente vídeo como sempre. Outra obra de meka que é incrível e merece ser citada, relembrada e revivida é "Heavy Gear" animação 3D da extinta Fox kids que teve uma breve passagem pela TV Globinho.
Excelente vídeo, foi uma pesquisa muito bem detalhada. Não sou um fã ,especificamente falando ,de “Mecha” , apesar de gostar de ficção-científica e apreciar as mensagens subliminares e ocultas explicadas nas obras que foram listadas. Porém, faltou falar do meu favorito, somente pela questão da minha memória afetiva, o Groizer X que aqui no Brasil saiu com o nome de Pirata Do Espaço.
Rapaz!! Eu não sabia que tinha dedo brasileiro na criação do conceito de robos gigantes!!! Adorei o vídeo é a pesquisa aprofundada feita sobre o assunto, valeu muito meu like!!!😎👍 É fica aqui a sujestão de fazer um vídeo sobre o citado MEGA XLS que era um dos meus desenhos favoritos de infância, com certeza vocês iriam fazer um baita vídeo como esse, obrigado!!!👍👍👍
Parabéns pelo vídeo, sensacional. Nunca imaginei que esse gênero teria seu começo por aqui 😮 Sobre a influência nos videogames, senti falta de mencionar sobre os jogos da sandlot, como o robot alchemy drive que na minha opinião são os que mais se aproximam de uma experiência real de operar um mecha, além da influência direta com gigantor e mazinger z.
Excelente vídeo, muito bom ver o nível de conhecimento desse canal. Acho que os mechas japoneses mereciam um vídeo inteiro, só pra ver o meu preferido "Gurren Lagann" sendo citado. aushuahsuahs
Excelente vídeo! Lembrou até mesmo do Megas XLR, animação bem subestimada e que eu assisti bastante em manhãs do SBT. Ainda sobre o tema e na área dos jogos, temos robôs implementados em dois títulos (ñ coincidentemente) da Monolith Productions: o esquecido Shogo: Mobile Armor Division, que presta homenagem a títulos como Patlabor e Appleseed, e F.E.A.R. 2: Project Origin, que se constrói como uma colcha de retalhos nos gêneros de ação e terror em suas inspirações para os mesmos, inserindo também robôs na sua gênese.
O central podia fazer um vídeo ou alguns vídeos sobre momentos de ciência hipotética/curiosos e bem criativos de Star Gate, tipo aquele EP que a vegetação emite uma frequência de onda que mantém vivos os seres dos planetas e um acidente que muda a frequência começa matar os habitantes do planeta.
9 หลายเดือนก่อน
Todos esses exemplos de mechas só mostra uma coisa: Guerra, a guerra nunca muda. Excelente vídeo, como sempre.
Muito bacana! Dessa vez nem receei que Robot Jox ficasse de fora. Só esperei ele aparecer. 😌 Mas ainda posso sugerir um ou dois títulos antigos e obscuros, ao menos nos videogames, para vocês conferirem: Heavy Gear, Slave Zero e Shogo.
Excelente vídeo. Algo bom de salientar é como as duas empresas que lidam com o genero nos EUA, Dream Pod 9 e a BattleTech, foram influenciadas por animes para criar seus produtos. Mechawarriors por Macross e Heavy Gear por Armored Troopers Votoms, estes dois universos são fantásticos e os dois possuem desenhos/animações, com certeza merecem um vídeo se aprifundando no assunto.
Esse vídeo me trouxe a lembrança de Robot Jox (Que Eu até tinha esquecido o nome) quando eu assisti na Band; Macross na TV e Gundam nos Games, sem esquecer o Primeiro Mecha que Eu vi em Tokusatsu que foi o Porradeiro Daileon do Jaspion! Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
um mecha que gosto muito (inclusive tenho um gunpla dele) é o Gundam GP02A Physalis, ele é a definição da arma que você cria, é a mesma que te aniquila, sendo o único mecha com arma núclear que temos conhecimento, criada pela federação, e sequestrado por zeon para o projeto poeira estrelar, simplesmente fantástico, tanto o mecha no seu design, na sua história e no anime gundam stardust memory E sobre gunplas, tenho o phisalys, o kampfer (mecha do war in the pocket) e o hy-gogg (também do war in the pocket)
Faltou falar da franquia Front Mission, que rendeu 1 jogo no SNES, 2 no PlayStation 1 e ao menos uma continuação no PlayStation 2. Tenho um carinho muito especial com o Front Mission 2, gastei dezenas de horas de minha adolescência debulhando aquele jogo. 🥰
Meu mecha favorito ainda é Metal Gear Rex do Metal Gear Solid (PS1). E gosto muito de jogar Front Mission 3 (PS1), a história é incrível, principalmente quando você joga os 2 lados dela.
O universo de Gundam é extenso e fascinante, embora boa parte dos brazucas apenas conheçam Gundam Wing, é no UC que as historias mais complexas e dramáticas acontecem, principalmente nos OVAs, 0080 War in the Pocket é soberbo.
Gigantor provavelmente foi o primeiro anime a passar na TV Brasileira nos anos 60 com nome de Super Homem de aço, ou Homem de aço se não me falha a memória...
Sempre gostei de mechas por eles serem simplesmente mais do que parecem ser, são ferramentas que externam de forma extrema uma ideia. Claro que também tem o lado de que é legal pra caramba ver aquelas pilhas gigantescas de metal batalhando.
Excelente video Matheus,robôs gigantes ou mecha tema gosto muito ambiente,história,combate,desfecho e guerra realmente necessária,mobile suit gundan meus preferidos,jogos preferidos front mission 1-5 wanzers de combate tatico
A história de Gigantor me lembrou duas coisas : A primeira foi Metalder que também foi criado para ajudar o Japão imperial na guerra e depois se tornou uma força para o bem contra o império neroz e Frankstein Jr.
👽🚀 Faça suas compras pelo nosso link da Amazon e ajude o Central Pandora a continuar levando a ficção científica por todas as galáxias: amzn.to/3GG0w14
Cara!! Adorei o vídeo, é gostaria que vocês também fizessem um vídeo sobre o desenho MEGA XLS, com certeza vocês iriam fazer mais um baita vídeo, valeu!!!😎👍
E o desenho do Hanma Barbera Frank Stein Junior seria um Meka?
Bom dia. Como um verdadeiro amante do genero mecha, eu devo dizer que seus vídeos são incríveis e me fazem pensar em coisas que não pensava antes sobre esse gênero. Agradeço muito a você por simplesmente falar sobre esse assunto, é um pouco difícil achar conteúdo BR sobre mechas kkkk.
De qualquer forma, tenho uma dúvida. Você já deu sua opinião sobre Gundam e apontou sua série favorita da franquia, mas qual seria a sua opinião sobre Tekketsu no Orphans? Ela é a minha série favorita da franquia, e eu amo com a força bruta e liberdade são apontadas e relacionadas lá (sem falar que o Barbatos lupus é muito lindo kkk)
Acredito que não pois tinha consciência própria mas o Shingeki no kiojin/ataque on tirans acredito que seja ...por mais bizarro que pareça a ideia !
Gostaria de lembrar que os Evas de Evangelion não são mecas e tem até entrevista do criador do manga falando isso
Excelente em vários níveis, em especial pela lembrança de Robot Jox, que foi o primeiro a me dizer "Hoje nós cancelaremos o apocalipse!".
Foi uma lembrança especial! Assisti a vez em uma seção na madrugada, e nunca mais tive a oportunidade de assistir.
Eu nunca assisti robot jox. Preciso assistir
Nossa sim, eu lembro que passava de madrugada na Globo. Tenho uma lembranca parcial de assistir ele umas duas vezes
Robô Jox muito legal
Vc sabe que um universo de ficção é top, quando até o robô tem cabelo.
Mano é incrível que quando terminei o anime de 1979 e o vídeo da central Pandora sobre Gundam já do Nada acontece o Novo vídeo kkk
@@birolaPássaro234 As maravilhas do universo.
Zero de Mega Man X entra no Chat:
Sou viciado por esse tema! Desde que comecei a assistir Robô Gigante quando era criança, até hoje eu adoro essa subdivisão a ficção científica, de séries de TV até os jogos, sempre procuro as novidades que tenham mechas para jogar, ainda sonho em ter um cockpit para jogar MechWarrior...
Meu primeiro contato com os mecha foi numa viagem que fiz de 3 dias entre João Pessoa e São Paulo quando tinha uns 7 anos, comprei duas revistas que hj sei que eram sobre animes e mangás mechas (não me lembro com certeza mas parecia mto NGE), acho que foi meu ponta pé inicial pra TUDO na minha vida sobre sci-fi em geral.
Concordo plenamente! Mobile Suit Gundam foi a evolução definitiva pro gênero Mecha no Japão e a mensagem de Yoshiyuki Tomino em seu trabalho, por baixo das explosões e robôs, sempre foi "a guerra é errada. Não há lado 'certo'. Todos fazem o errado pelo que acham 'justo' e sempre as maiores vítimas são aqueles que não se envolvem no conflito!"
É como diz o Megas XLR “todos adoram, robôs gigantes!”
Eu conheci os mechas por Gundam Wing, e mais tarde me apaixonei por outras histórias como Code Geass (tbm da Sunrise), Evangelion,Rahxephon, etc.
mas eu acho incrível como em Gundam, mesmo os menos profundos da franquia essa relação banalização da guerra, do piloto se humanizando enquanto humaniza tbm seus inimigos e aliados permanece. Fora claro, personagens que fogem dos maniqueísmos simplistas
PS: pensei que eu era o único que lembrava do desenho e do jogo de heavy gear!
Pois é, eu ajudei nessa pesquisa sobre os mechas e associei esse de Siegel e Shuster, na década de 2000, diziam que Audaz era o primeiro e que antecedia Bozo, the Iron, que parece gigante, mas era tanto uma armadura, quanto um robô por controle remeto (isso nos anos 40), mas eu tinha lido que aparecia esse de Siegel e Shuster tinha robô gigante, mais precisamente, no livro Homens do Amanhã do Gerard Jones, mas demorou pra achar um scan, então coloquei no meu blog, o Quadripop e alguns fóruns estrangeiros, a parte do Invictus foi descoberta do Lancelott Martins do blog mencionado, ele conseguiu lendo a Hemeroteca Digital Brasileira que A Gazetinha/A Gazeta Juvenil, Messias de Mello também ilustrou Luke Harry no Planet Zinder e O Enigma do Espectro de James Hull escrita pelo misterioso Francisco Armond, o mesmo da Garra Cinzenta pelo Renato Silva. P.S: Façam um vídeo sobre o Metrópolis do Tezuka, o mangá e o anime da dupla Rintaro/Otomo.
Virou meu vídeo favorito do canal! O que eu acho fantástico em War in the pocket é a crítica interna à própria franquia Gundam. Enquanto a série original usava mechas para antropomorfizar a guerra, o amor por essas máquinas mortais ofuscou a mensagem original, sendo exatamente onde War in the pocket coloca o dedo na ferida. O jovem que amava a guerra e não queria que ela acabasse pois o maquinário era "legal". Um dos melhores filmes de guerra que já vi.
Uma pena ser nichado aqui no BR, mas espero algum dia abordarem mais Gundam, como Zeta, e o ainda mais realista Patlabor, onde o segundo filme é um dos melhores.
PS: onde achar esse adesivo do Zaku II para colar na roupa?
Primeiro precursor dos robôs gigantes foi Talos robô de bronze das lendas gregas. O famoso escritor yankee Edmond Hamilton criou as primeiras imagens de gigantescos corpos metálicos modernos destruindo propriedades e matando humanos no conto The metal gigants.
E verdade talos foi uma estatua animada ou seja um robô gigante criado pelo hefesto , se não me engano parece Jasão e os argonautas , pelo velo de ouro
@@andersonmalachiasdeoliveir8732 Exatamente. Talos foi um dos três presentes dados por Zeus para a Europa mãe de Minos quando sequestrou ela levando para a ilha Creta. Foi destruindo pelos argonautas após tirarem o prego que tava no calcanhar de Talos que vazou combustível.
Bem observado. O primeiro ''mecha robô gigante'' de toda a ficção conhecida era o Talos. Hoje podemos classificá-lo como um robô retrofuturista Sandalpunk por ser da Era de Bronze.
@@andersonmalachiasdeoliveir8732 Exatamente a lenda de Jasão veio da obra “A Argonáutica” de Apolônio de Rodes, poeta grego do século III A.C..
Um mecha que gosto muito é Gundam Wing principalmente o filme Endless Waltz, os cinco pilotos da operação meteoro decidem destruir os Gundans pois percebem que são desnecessários já que a paz foi alcançada mas, a filha do Traize antagonista da série decide utilizar mais uma vez os mobile suits para tomar o poder a força. O interessante é que na clímax do filme os pilotos decidem não matar os inimigos e somente danificar os mobile suits pois percebem que ao matar estariam se tornando iguais a eles e a busca pela paz perderia o significado. Esse momento foi o ponto alto da série.
Deathschyte é o melhor Gundam que existe .
Esse vídeo me lembrou um desenho que passava na globo quando eu era criança, rusty and big guy, onde era uma história sobre um piloto de mecha fingindo ser um "robô gigante de verdade" pro astro boy da 2ª divisão
Rusty, o Menino Mecânico! Grande produção do genial (e controverso) Frank Miller!
Baseado num quadrinho de Frank Miller e Geof Darrow, depois do contato com Lobo Solitário, Frank Miller nunca mais foi o mesmo e foi pegando também influências de mangás e Darrow, assim como ele, também tem influências do quadrinho europeu.
Meu primeiro contato com Super Robots aconteceu com Gigantor (conhecido aqui como Ironman 28). Depois, veio o contato real com Real Robots através da serie clássica de Macross (exibida na TV aberta brasileora como Guerra das Galáxias), da franquia Front Mission nos videogames, e o eventual contato com Gundam (Wing, a serie clássica e algumas outras, como Iron Blooded Orphans).
Real Robots é um de meus gêneros favoritos, até hoje. Mas também me interesso muito por Mechas em geral (seja em isekais como Rayearth e Escaflowne, seja em obras Sci-Fi e cyberpunk como Appleseed, Patlabor, Nadesico e tantas outras).
Adoro mecha num geral. Desde os clássicos super robot setentistas, até os subestimados mecha dos anos 2000, como Bokurano, RahXephon, Zegapain, Eureka Seven.
Com a obra-prima lovecraftiana dos mecha: Ideon, do Tomino(criador de Gundam) principal influência para Evangelion, sendo o melhor de todos na minha opinião.
Incrivel como estão sempre subindo o nivel
Não conhecia esse Robot Jox e lembra vagamente um pouco do plot de G Gundam
Não lembrava que Tropas Estrelares tinha OVA, procurar pra ver hoje
Que roteiro, que pesquisa!!! Que vídeo! - Agora só falta aquele vídeo maroto de Macross!
Eu já estou pensando em um vídeo de Macross tem um tempo, um dia chega!
Amo como Gundam é dramático e com mensagem forte e meu Gundam favorito É sobre arte Marcial e amor
Com relação a jogos com mechas, um dos que mais gosto e lembro com carinho é Armored Core, principalmente o 2, ótimo mesmo, para se jogar um contra o outro, trazia um sentimento inacreditável.
Eu estou sofrendo com o terceiro jogo, estou jogando no emulador de PSP.
Já joguei Armored Core For Answer, V e Verdict day.
Realmente sou apaixonado por sua franquia e seu tema que reflete o nosso mundo.
Mechas além de legais trazem (em sua maioria) uma bela mensagem sobre nossa fragilidade.
Recomendo pra quem quiser um anime chamado "Tengen toppa Gurren Lagann", um baita e épico anime Mecha com ficção científica!
Abordando temas muito interessantes sobre sentimentos humanos.
Muito obrigado depois de mais de um ano e meio pedindo para falar de Robot Jox finalmente apareceu aqui, e sim eu lembro de Heavy Gear era exibido na Fox Kids em 2002 as 15:30 hora e as 19:00 no lugar de Patlabor - Vamos amassar muito metal.
Realmente o Sr Matheus Plissken tocou em um ponto crucial nesse vídeo, você acha fascinante até entender o que aquilo faz com a vida de outros ou até com a sua... Anos atrás eu vi um tanque de guerra sendo transportado em uma carreta pranchão numa das principais avenidas aqui de São Paulo e no primeiro momento eu achei fantástico mas poucos segundos depois lembrei da função daquele equipamento e do que ele pode causar e me correu um frio na espinha...
Um ótimo anime pra se citar é Densetsu Kiyojin (Space Runaway) IdeOn, do mesmo diretor de Mobile Suit Gundam, suas possiveis referências a literatura de H.P. Lovecraft e sua "paternidade" com Evangelion.
Vou adorar quando o Central Pandora fizer uma análise de Evangelion (versões série original e rebuilt). Creio que vai ser uma das melhores análises já vistas!
P.S o lance de ter uma HQ br que é uma precursora de mecha foi de cair o queixo a sua pesquisa foi além do que posso nomear foi incrível...
Valeu, Erick!
E teve outra, em 1982, o Watson Portela ilustrou Robô Gigante, uma história inspirada nos mangás escrita pelo Claudio Seto, saiu uma única edição pela Grafipar.
@@MrQuiof Vlw
Eu fico imaginando o pessoal da Manual vendo como o merchan entra em cena 😂😂
Mandando o Dewing Zabi foi hilário.
Caracas achei esse canal e me sinto em casa, vários assunto foda sobre ficção e ainda toca synthwave nas horas vagas.
"Nunca confie em 1,2,3... ou nesse caso 8 fontes"
Matheus, Central Pandora, 2024.
Kkkkkkkkkkkkkkk
14:40 Heavy Gear me lembro muito desse desenho passava na TV Globinho foi meu primeiro contato com séries mecha junto com Gundam Wing.
Eu adorava Heavy Gear
@@CentralPandora Vanguardas da Justiça contra os Dragões.
"DRAGÕES PRA SEMPRE!!!!"
Gundam é sensacional. A profundidade da história é sem igual. Parabéns pelo material.
Acho que preciso agora de um vídeo sobre a verdade na frente de robôs gigantes e pancadaria
Grato pelo episódio magnífico. Gostei de saber que não sou o único aficcionado de Robotjox. Stuart Gordon é um criativo ainda muito subestimando. Usou material aparentemente trash para fazer um cinema extremamente pessoal, acredito.
Valeu!
O canal de vocês é muito bom. Conheci vocês por causa do podcast Inteligência e adorei o jeito que vocês analisam ficção científica . Agora tô maratonando seus vídeos
A franquia gundan é a que mais me interessei o problema é que são mais de 40 anos e são várias fases com histórias diferentes e eu queria saber como faço pra começar pelo 1 de todos, sei que terá muitos episódios e legendado mas gostaria de conhecer, não sei se chegou a vim pro Brasil nos anos 80 a época que assisti vários animes mas com certeza esse não lembro de ter visto se não eu diria , mas mesmo assim queria assistir como tudo começou, mesmo que leve um tempo pra chegar nos atuais mas veja por um lado é uma franquia famosa e gostaria que tivesse feito sucesso aqui no nosso país.
Vai nos 3 filmes que lançou depois, eles são a versão definitiva da história do gundam original.
Ótimo vídeo! Nunca tinha parado para pensar nos Mechas, sair daqui com outra visão. Além disso, me fez lembrar de um anime que vi na adolescência, adorava, mas perdi ele: era a história de um grupo de jovens que tinha o objetivo de montar um Mecha, isso acontecia em um tipo de aeroporto abandonado e explorava toda a dificuldade da construção "real" de um Mecha
Minha série favorita da franquia Gundam é Zeta Gundam, mas War in the Pocket é uma obra prima. Fiquei muito emocionante e com lágrimas nos olhos ao assistir.
Como sempre, esse canal não decepciona, conteúdo maravilhoso 🎉🎉🎉
Resolver os problemas usando robôs controlados seriam uma excelente solução para "acabar com as guerras" decidindo ao usar seus campeões
Logicamente a selvageria existirá, pois todo tipo de guerra não passa disso, porém seria melhor do que mandar várias vidas para a morte
Outra ideia boa seria fazer exatamente o mesmo que Danball Senki Wars, assim seria simples, básico, econômico e ninguém morre de verdade
7:15 esse trecho...do snime Eigth Six..... Recomendo muito que assistam . É um drama bem profundo sobre como a " guerra nunca muda "
Vídeo excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Faça mais vídeos de mecha e de Gundam.
Mais um vídeo fantástico sobre Mechas!!!! Muito obrigado!!!
Parabéns pelo vídeo. Eu nunca percebi o quão sem repertório eu sou de filmes de robôs. Já salvei várias referências pra ver depois.
Um dos melhores videos que ja vi sobre o gênero. Passeou por basicamente todas as midias que os mechas já foram explorados. Acho q só faltou incluir os mechas reais construidos por algumas poucas empresas com finalidade de lazer / segurança, mas q na verdade são brinquedos para bilionários.
Caramba 😂adorei!
Até na propaganda quando você falou do cabelão do Goldar, Matheus, você se superou. 😂
Excelente vídeo 📹, ansioso por uma nova parte 2.😊
Ótimo vídeo! E, finalmente: Robot Jox sendo reconhecido como merece! Por mais datados que possam ser, efeitos práticos passam uma sensação sem igual neste tipo de filme.
Algumas recomendações aos tripulantes que gostam desta temática:
Games:
- Cybernator / Valken (SNES);
- Metal Warrios (SNES);
- Lost Planet (multiplataforma);
- Gundam Wing Endless Waltz (SNES);
- Shogo: Mobile Armor Division (PC).
Animes:
- Gundam 0083: Stardust Memory;
- Gundam 8th MS Team;
- Full Metal Panic;
- Patlabor.
Joguei todos esses jogos !! Excelentes !!!
Excelente não traduz, eu sou um apaixonado por mechss e não consigo colocar em palavras o quanto eu to feliz de ter visto esse video Macross, Gundam, Robot Jox(Os gladiadores do Futuro como eu vi quando meu pai alugou essa fita nos anos 90) e tantos outros que curto para caramba tenho nem mais o que falar pois do começo ao fim eu fiquei extasiado ao ver esse video muito obrigado.
Um desenho que aborda muito esse tema e o pirata do Espaço,ou groizer X história abordada por Rita e Joe que luta contra o império Gailar,além de aventura e guerra existem dilemas que o Mateus iria desenvolver muito bem, Parabéns ao canal.
Eu gosto muito de robôs gigantes e mesmo assim teve muitas informações que nunca tinha ouvido falar, excelente vídeo
Excelente vídeo como sempre. Outra obra de meka que é incrível e merece ser citada, relembrada e revivida é "Heavy Gear" animação 3D da extinta Fox kids que teve uma breve passagem pela TV Globinho.
Excelente vídeo, foi uma pesquisa muito bem detalhada. Não sou um fã ,especificamente falando ,de “Mecha” , apesar de gostar de ficção-científica e apreciar as mensagens subliminares e ocultas explicadas nas obras que foram listadas. Porém, faltou falar do meu favorito, somente pela questão da minha memória afetiva, o Groizer X que aqui no Brasil saiu com o nome de Pirata Do Espaço.
Que vídeo bom! Várias indicações boas, informativo e reflexivo. Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado 😃
Rapaz!! Eu não sabia que tinha dedo brasileiro na criação do conceito de robos gigantes!!!
Adorei o vídeo é a pesquisa aprofundada feita sobre o assunto, valeu muito meu like!!!😎👍
É fica aqui a sujestão de fazer um vídeo sobre o citado MEGA XLS que era um dos meus desenhos favoritos de infância, com certeza vocês iriam fazer um baita vídeo como esse, obrigado!!!👍👍👍
Brasil sendo Brasil, sempre aparecendo em qualquer lugar kkkk
Excelente! Seria muito bom se vocês explorassem mais de mechas.
Parabéns pelo vídeo, sensacional.
Nunca imaginei que esse gênero teria seu começo por aqui 😮
Sobre a influência nos videogames, senti falta de mencionar sobre os jogos da sandlot, como o robot alchemy drive que na minha opinião são os que mais se aproximam de uma experiência real de operar um mecha, além da influência direta com gigantor e mazinger z.
Excelente vídeo, muito bom ver o nível de conhecimento desse canal. Acho que os mechas japoneses mereciam um vídeo inteiro, só pra ver o meu preferido "Gurren Lagann" sendo citado. aushuahsuahs
Excelente vídeo! Lembrou até mesmo do Megas XLR, animação bem subestimada e que eu assisti bastante em manhãs do SBT. Ainda sobre o tema e na área dos jogos, temos robôs implementados em dois títulos (ñ coincidentemente) da Monolith Productions: o esquecido Shogo: Mobile Armor Division, que presta homenagem a títulos como Patlabor e Appleseed, e F.E.A.R. 2: Project Origin, que se constrói como uma colcha de retalhos nos gêneros de ação e terror em suas inspirações para os mesmos, inserindo também robôs na sua gênese.
O central podia fazer um vídeo ou alguns vídeos sobre momentos de ciência hipotética/curiosos e bem criativos de Star Gate, tipo aquele EP que a vegetação emite uma frequência de onda que mantém vivos os seres dos planetas e um acidente que muda a frequência começa matar os habitantes do planeta.
Todos esses exemplos de mechas só mostra uma coisa: Guerra, a guerra nunca muda. Excelente vídeo, como sempre.
Parabéns pelo vídeo central, amo desde pequeno os mechas e ver um vídeo completo assim é emocionante de ver.
Muito bacana! Dessa vez nem receei que Robot Jox ficasse de fora. Só esperei ele aparecer. 😌
Mas ainda posso sugerir um ou dois títulos antigos e obscuros, ao menos nos videogames, para vocês conferirem: Heavy Gear, Slave Zero e Shogo.
Saudades de Robojox nas tardes da Bandeirantes, com Aquiles dublado por Nelson Machado!
Caramba, quanto nível de detalhes, que dahora,
Excelente vídeo.
Algo bom de salientar é como as duas empresas que lidam com o genero nos EUA, Dream Pod 9 e a BattleTech, foram influenciadas por animes para criar seus produtos. Mechawarriors por Macross e Heavy Gear por Armored Troopers Votoms, estes dois universos são fantásticos e os dois possuem desenhos/animações, com certeza merecem um vídeo se aprifundando no assunto.
Emocionante esse final com Robot Jox 👏👏👏👏👏 🥲
Macross e os jogos Front Mission são meus favoritos
Esse vídeo me trouxe a lembrança de Robot Jox (Que Eu até tinha esquecido o nome) quando eu assisti na Band; Macross na TV e Gundam nos Games, sem esquecer o Primeiro Mecha que Eu vi em Tokusatsu que foi o Porradeiro Daileon do Jaspion! Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
Esse vídeo é um pedaço de perfeição
Simplesmente genial! Amei o conteúdo!!!!🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Parabéns pelo trabalho meus amigos. Curti muito o tema MECHA. Curti tanto que deu vontade de jogar METAL WARRIORS do Super Nintendo novamente 😊
bom demais abrir o youtube e meu canal preferido falando do meu tema preferido!
💜💜💜
Que vídeo fenomenal. Parabéns!!
Muito obrigado 😃
Mais um video excelentes! No aguardo do video de Pluto.
Excelente vídeo! De fato os Mechas são fascinantes!👏😆😮❤️🤖
Excelente vídeo, gratidão 🙏🏼
um mecha que gosto muito (inclusive tenho um gunpla dele) é o Gundam GP02A Physalis, ele é a definição da arma que você cria, é a mesma que te aniquila, sendo o único mecha com arma núclear que temos conhecimento, criada pela federação, e sequestrado por zeon para o projeto poeira estrelar, simplesmente fantástico, tanto o mecha no seu design, na sua história e no anime gundam stardust memory
E sobre gunplas, tenho o phisalys, o kampfer (mecha do war in the pocket) e o hy-gogg (também do war in the pocket)
Faltou falar da franquia Front Mission, que rendeu 1 jogo no SNES, 2 no PlayStation 1 e ao menos uma continuação no PlayStation 2.
Tenho um carinho muito especial com o Front Mission 2, gastei dezenas de horas de minha adolescência debulhando aquele jogo. 🥰
Saiu remake do 2 ano passado e pro PC saiu dia 30 de abril agora. Zerei o remake do 1 semana passada, vai ser bom pra lá ❤
Meu mecha favorito ainda é Metal Gear Rex do Metal Gear Solid (PS1). E gosto muito de jogar Front Mission 3 (PS1), a história é incrível, principalmente quando você joga os 2 lados dela.
mais um vídeo incrível!
VOCÊS SÃO DEMAIS!!!!
Amo histórias de mecha mas Gundam tem um lugar no meu coração e sim War in pocket é um dos meus favoritos
Mais um vídeo 10/10 😍🤌🏻
Gostava muito de Big guy e rusty o menino robô.
Seu vídeo ficou bem completo.
Lembrou de Mechwarrios e Robot Jox, tá valendo.💯
Ótimo vídeo, como sempre! E Macross não mereceria um vídeo também?😅
Para mim, Mega XLR está no meu top 5 de desenhos favoristo kkkkkkkkk
Meu tema preferido!!! Valeu central pandora .Robot Jox lendario !!! Demorou bastante ate eu achar ele para ver novamente.
O universo de Gundam é extenso e fascinante, embora boa parte dos brazucas apenas conheçam Gundam Wing, é no UC que as historias mais complexas e dramáticas acontecem, principalmente nos OVAs, 0080 War in the Pocket é soberbo.
Excelente vídeo! Gundam foi de grande influência para mim e meus interesses durante a vida, estudos e trabalhos, valeu!
Fiquei feliz que citaram Mega XLR.
Eu amo macross pois misturam duas coisas que amo aviões de caça e mechas
Sinistramente ATUAL! Até arrepiei 💓🥲
Tem que ter o meca parte 2
Robot jox, eu assisti este filme quando criança só lembrava da sena do robô caindo na plateia, mas um filme que vou rever graças ao central Pandora ✊🏻
Putz, pena que não dá pra dar 1 zilhão de likes! Adoro mechas! Simplesmente adoro! Vídeo sensacional, Matheus! 👏👏👏👏👏👏👏
15:41 as gatas se amarram robo gigante
Todos! Se amarram. Robôs Gigantes!
Parabéns!!! Ótimo vídeo...
Gigantor provavelmente foi o primeiro anime a passar na TV Brasileira nos anos 60 com nome de Super Homem de aço, ou Homem de aço se não me falha a memória...
Pessoal eu amo esse universo, vocês são sensacionais
Sempre gostei de mechas por eles serem simplesmente mais do que parecem ser, são ferramentas que externam de forma extrema uma ideia. Claro que também tem o lado de que é legal pra caramba ver aquelas pilhas gigantescas de metal batalhando.
Valeu. Muito bom o video.
Robojox foi bem divertido, apesar de meio tosco, vale o tempo gasto.
Excelente video Matheus,robôs gigantes ou mecha tema gosto muito ambiente,história,combate,desfecho e guerra realmente necessária,mobile suit gundan meus preferidos,jogos preferidos front mission 1-5 wanzers de combate tatico
Os Wanzers são fantásticos, Front Mission é uma franquia muito boa, apesar de meio esquecida atualmente
A história de Gigantor me lembrou duas coisas :
A primeira foi Metalder que também foi criado para ajudar o Japão imperial na guerra e depois se tornou uma força para o bem contra o império neroz e Frankstein Jr.
Lembro do primeiro robo gigante do video kkak, sera que estou velho , show de bola
Boa noite muito bom o video . Depois fala sobre Detonator Orgun
Titanfall 2 citado estou feliz, jogo maravilhoso, história magnífica. Eterno BT ❤
"Todos os mechas são calvos" Mateus tava inspirado nesse roteiro, rapaz!