Quando eu estudei inequações também tive um pouco de dificuldade nessa análise de intervalos, eu sempre confundia, mas depois de fazer bastante exercício tu pega o jeito. É bom imaginar gráficos na mente, isso ajuda a fixar o conteúdo.
No mim 55:38, nao pode ser menor ou igual, porque se for igual o denominador da 0 e nunca um denominador pode ser 0, é justamente por isso, antes de vc comecar a desenvolver uma inequacao, sempre faça a condicao de existencia que, nesse caso, seria para o denominador ser diferente de 0
mano, tenta não ficar vendo a resolução da questão enqt vc resolve ela. desse jeito vc nn ta treinando o seu cérebro a raciocinar, pegar um problema do zero e solucionar ele, sendo q isso é basicamente o que faz vc passar na prova kkkkkk tenta fazer a questão primeiro mn, dps de um tempo tentando, se vc ver q realmente nn consegue, aí sim vc ve a resolução. até mesmo numa situação em q vc está fazendo questões para revisão, durante o exercício, essa sua tentativa de resgatar a memória (uma fórmula, um bizu, algum conceito e etc) sobre um determinado assunto q vc estudou ajuda o seu cérebro até msm na memorização após vc relembrar aquilo na resolução, se ligou? primeiro tenta matar a questão. não conseguiu? ve a resolução até compreender a questão, se precisar até tente fazer ela dnv. tmj mn, tu é bom.
Mano, uma dica. Regra de Bozzano sobre inequações, procure isso no youtube DE VERDADE. Ess acoisinha é a melhor ferramente para resolver indequação de primeiro, segundo grau e equações de terceiro grau também. Aprendi isso no meu curso particular de matemática e foi DE LONGE a melhor coisa que aprendi ano passado. Com a regra de bozzano você resolve inequações do segundo grau tipo produto e tipo quociente em questão de SEGUNDOS(e nem to exagerando) Gasta um tempo da sua preparação para ir atrás disso mano, vai te ajudar muito em muita coisa ao longo da matemática
Min. 26:30: não se trata de uma analise simples da reta real. Na verdade, você (mesmo que inconscientemente) definiu x + 2 e 2x - 1, como funcoes: G (x) = x + 2 F (x) = 2x - 1 Sendo ambas funcoes afim. Ao igualar isso a zero, voce esta descobrindo onde elas zeram (interceptam o eixo x). Como se trata de funcoes crecentes: à direita da raiz, assume valores positivos. Nao sei se você sacou, mas basta analisar onde o eixo x é interceptado, e por isso se faz essas retas na resolução. Caso tenha dificuldade, desenhe alguns gráficos.
E o seu "positivo ou negativo" é o valor que o y da função assume. Quando é decrescente (a < 0), a partir da raiz o y começa a assumir valores negativos. Quando é positivo, ocorre o contrário. Além de treinar a parte mecânica, treine o raciocínio. Isso vai fazer com que você realmente entenda o assunto e, mesmo que o assunto não esteja tão fresco na memória, consiga resolver a questão. Pra cima, irmão!!! 👊
Uma dúvida, tratar este polinômio fatorado separadamente não iria implicar uma análise de casos? Por exemplo, para ter x + 2 > 0 eu não teria que fazer; x + 2 > 0/(2x-1). Neste caso, eu não teria que analisar o caso em que 2x-1 < 0? Pois se 2x-1 < 0, então o sinal da desigualdade seria invertido?
Você já está fazendo isso. Ao analisar o intervalo que x é maior que -2 e menor que 1/2, temos que (+) com (-) da (-). Ou seja, realmente temos uma inversão da inequacao, ficando: (X+2)(2x - 1) < 0. Agora, quando temos (+) com (+), o que não alteraria o sentido da inequacao. E quanto ao (-) com (-), pense como se tivéssemos invertendo duas vezes o sinal da equações, ou seja, não altera. No caso (x + 2)(2x - 1) > 0. Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida, é só falar.
Min: 54:53: Quando fala que pode ser maior ou igual a zero, é porque realmente pode ser maior ou IGUAL a zero. Para isso (ser igual a zero), basta que um dos fatores do produto ou o numerador do quociente seja igual a zero. Quando você trabalhou com a (3 - x) e concluiu que x = 3, voce descobriu a raiz dessa equacao (assim como eu expliquei no outro comentario). Ou seja, para x = 3, temos que (3 - x) = 0, o que garante que o produto seja igual a zero. Logo, o 3 faz parte do nosso conjunto solucao. Seria muito legal voce montar um grupo de estudos e tals. Assim, a galera poderia interagir e, consequentemente, se ajudar.
Essa função (x + 2)(2x-1) é um polinômio quadrático na sua forma fatorada, ou seja, uma função quadrática. Se formos ''destrinchar'', ficaria: 2x^2 +3x - 2 As raízes são: -2 e 1/2 Nesse caso, a > 0 indica uma parábola com concavidade voltada para cima, e a inequação 2x^2 + 3x - 2 > 0 indica que só aceitam valores de x que a torne positiva. Portanto, daria para traçar uma paráola no gráfico interceptando as raízes e encontrar o intervalo que satisfaz a inequação. Se a > 0(concavidade voltada para cima) e f(x) > 0, então xx2 Isso que é bonito na matemática, podemos resolver vários problemas, mesmo que simples, de várias maneiras.
mano, faz as questoes sem olhar a resolução, primeiro vc faz a questao e dps olha o gabarito. Desse jeito da a entender q vc esta "decorando" as resoluções para depois transcreve-lás.
🔥 MENTORIA PRA ESA/EEAR que eu faço e me ajuda muito a evoluir:
🔥 Você Sargento: th-cam.com/video/UBIRkk15g7o/w-d-xo.html
Quando eu estudei inequações também tive um pouco de dificuldade nessa análise de intervalos, eu sempre confundia, mas depois de fazer bastante exercício tu pega o jeito. É bom imaginar gráficos na mente, isso ajuda a fixar o conteúdo.
Se eu fosse estudar para algum concurso hoje, tentaria fechar o livro TQM do ensino fundamental, dizem que é um bom livro.
No mim 55:38, nao pode ser menor ou igual, porque se for igual o denominador da 0 e nunca um denominador pode ser 0, é justamente por isso, antes de vc comecar a desenvolver uma inequacao, sempre faça a condicao de existencia que, nesse caso, seria para o denominador ser diferente de 0
mano, tenta não ficar vendo a resolução da questão enqt vc resolve ela. desse jeito vc nn ta treinando o seu cérebro a raciocinar, pegar um problema do zero e solucionar ele, sendo q isso é basicamente o que faz vc passar na prova kkkkkk
tenta fazer a questão primeiro mn, dps de um tempo tentando, se vc ver q realmente nn consegue, aí sim vc ve a resolução. até mesmo numa situação em q vc está fazendo questões para revisão, durante o exercício, essa sua tentativa de resgatar a memória (uma fórmula, um bizu, algum conceito e etc) sobre um determinado assunto q vc estudou ajuda o seu cérebro até msm na memorização após vc relembrar aquilo na resolução, se ligou?
primeiro tenta matar a questão.
não conseguiu?
ve a resolução até compreender a questão, se precisar até tente fazer ela dnv.
tmj mn, tu é bom.
Mano, uma dica. Regra de Bozzano sobre inequações, procure isso no youtube DE VERDADE. Ess acoisinha é a melhor ferramente para resolver indequação de primeiro, segundo grau e equações de terceiro grau também. Aprendi isso no meu curso particular de matemática e foi DE LONGE a melhor coisa que aprendi ano passado. Com a regra de bozzano você resolve inequações do segundo grau tipo produto e tipo quociente em questão de SEGUNDOS(e nem to exagerando)
Gasta um tempo da sua preparação para ir atrás disso mano, vai te ajudar muito em muita coisa ao longo da matemática
Min. 26:30: não se trata de uma analise simples da reta real. Na verdade, você (mesmo que inconscientemente) definiu x + 2 e 2x - 1, como funcoes:
G (x) = x + 2
F (x) = 2x - 1
Sendo ambas funcoes afim. Ao igualar isso a zero, voce esta descobrindo onde elas zeram (interceptam o eixo x). Como se trata de funcoes crecentes: à direita da raiz, assume valores positivos.
Nao sei se você sacou, mas basta analisar onde o eixo x é interceptado, e por isso se faz essas retas na resolução.
Caso tenha dificuldade, desenhe alguns gráficos.
@@mauriciomatheus6170 Papo reto mano
E o seu "positivo ou negativo" é o valor que o y da função assume. Quando é decrescente (a < 0), a partir da raiz o y começa a assumir valores negativos. Quando é positivo, ocorre o contrário.
Além de treinar a parte mecânica, treine o raciocínio. Isso vai fazer com que você realmente entenda o assunto e, mesmo que o assunto não esteja tão fresco na memória, consiga resolver a questão. Pra cima, irmão!!! 👊
Uma dúvida, tratar este polinômio fatorado separadamente não iria implicar uma análise de casos? Por exemplo, para ter x + 2 > 0 eu não teria que fazer; x + 2 > 0/(2x-1). Neste caso, eu não teria que analisar o caso em que 2x-1 < 0? Pois se 2x-1 < 0, então o sinal da desigualdade seria invertido?
Você já está fazendo isso. Ao analisar o intervalo que x é maior que -2 e menor que 1/2, temos que (+) com (-) da (-). Ou seja, realmente temos uma inversão da inequacao, ficando:
(X+2)(2x - 1) < 0.
Agora, quando temos (+) com (+), o que não alteraria o sentido da inequacao. E quanto ao (-) com (-), pense como se tivéssemos invertendo duas vezes o sinal da equações, ou seja, não altera. No caso (x + 2)(2x - 1) > 0.
Espero que tenha ficado claro. Qualquer dúvida, é só falar.
Ou pode ser uma equação quadrática também
su tu pegar o livro o algebrista da para revisar toda essa materia e aprofundar mais ainda
Quem "fala tamo junto e é só o começo" é o Raiam Santos
@@jaimealmeida7067 kkkkkkkkkk aaaata
Faz pelo método dos pontos cŕiticos aaaaa ficar perdendo tempo desenhando gráfico
cara, eu recomendo vc não ver a resolução antes, vai te ajudar a desenvolver o raciocínio.
real
Já deu uma estudada na matéria mais legal de qualquer prova de matemática? ( Números complexos)
Quadro de sinais fica um mel quando vc aprende o metodo do corte e costura.
passa um bizu de como fazer esse metodo de corte e costura, ja ouvir falar mas nunca vi como era, se poder me passa seu disc ou insta
Min: 54:53: Quando fala que pode ser maior ou igual a zero, é porque realmente pode ser maior ou IGUAL a zero. Para isso (ser igual a zero), basta que um dos fatores do produto ou o numerador do quociente seja igual a zero.
Quando você trabalhou com a (3 - x) e concluiu que x = 3, voce descobriu a raiz dessa equacao (assim como eu expliquei no outro comentario). Ou seja, para x = 3, temos que (3 - x) = 0, o que garante que o produto seja igual a zero. Logo, o 3 faz parte do nosso conjunto solucao.
Seria muito legal voce montar um grupo de estudos e tals. Assim, a galera poderia interagir e, consequentemente, se ajudar.
Essa função (x + 2)(2x-1) é um polinômio quadrático na sua forma fatorada, ou seja, uma função quadrática. Se formos ''destrinchar'', ficaria: 2x^2 +3x - 2
As raízes são: -2 e 1/2
Nesse caso, a > 0 indica uma parábola com concavidade voltada para cima, e a inequação 2x^2 + 3x - 2 > 0 indica que só aceitam valores de x que a torne positiva. Portanto, daria para traçar uma paráola no gráfico interceptando as raízes e encontrar o intervalo que satisfaz a inequação.
Se a > 0(concavidade voltada para cima) e f(x) > 0, então xx2
Isso que é bonito na matemática, podemos resolver vários problemas, mesmo que simples, de várias maneiras.
mano,quando vai ser a prova da ESA?
@@missisipihh setembro/outubro provavelmente
3 minutos e 0 vizu? Pode apagar o canal
Não ⛔
Inicialmente foi um ctrl+c e ctrl+v kkkkkkkkj
mano, faz as questoes sem olhar a resolução, primeiro vc faz a questao e dps olha o gabarito. Desse jeito da a entender q vc esta "decorando" as resoluções para depois transcreve-lás.
@@caiozarato8797 você viu o vídeo inteiro?
@@davikirado eu vi, e é por isso q estou falando.
Você tem mais de 17 anos?
@@user-jj6tw8mc3q 👍