Olha Devair, vou ser bem sincero. Conheci seu canal buscando uma versão de bíblia para iniciar estudos, leitura diária e me aproximar mais de Cristo. Sou leigo no assunto total e me considero um recém nascido em estudo bíblico. Hoje tenho uma NAA, uma 365 e uma da Jesus Copy( se não me engano, NVT ou NVI. não me lembro.) Mas no assunto em que buscar a verdade acima de qualquer coisa, entendo um pouco, e lendo os comentários vou te falar o que acontece e as minhas impressões. A maioria das pessoas precisam de um líder, um cara crachá, um ídolo, alguém importante, fazer parte de algo, vestir uma camisa(como se fosse um time), acho que o livro tribos de Seth Godin fala sobre isso. Eles precisam ter a sensação de pertencimento, e um líder com diplomas, títulos científicos, condecorado, aclamado, ovacionado... para poder seguir, se espelhar. São incapazes de pensar por si próprio, buscar a própria a verdade individual. Eles precisam disso. Tipo " quem é você? Chupou laranja com quem? jogou onde?" eles pensam assim. E não é só aqui não, é no mundo, para o mundo e para tudo na vida! Poucos entendem sobre o tema guerra espiritual. Poucos estão preparados para essa conversa e o que ela envolve... não só esses assuntos. Continue seu trabalho, sem parar. Sem dar ouvidos. apenas continue! A verdade prevalecerá! Deus abençoe voce e sua família sempre! Aprendo muito com você. Um forte abraço!
Belo trabalho irmão Devair. O canal veio com tudo esse ano heim? Nao desista com as críticas e comentários burros. Estamos com a verdade e nao abriremos mãos dela
Glória a Deus por esse conteúdo, isso que é feito aqui se chama nobreza, os crentes de Beréia eram mais nobres porque iam conferir nas escrituras o que Paulo pregava
@@RaelMq a RA ou ARA como é mais conhecida foi a primeira versão a implantar o texto crítico e em 1959 sai a sua 1°edição, ela não retirou algumas palavras colocou em colchetes,mas já veio faltando mais de 500 palavras importantes em relação a ARC e na NAA ela tirou o que tinha em colchetes na ARA,vamos dizer que ARA foi o plano piloto do texto crítico no Brasil,o que eles ainda não tiraram foi o final de Mc 16:9-20 e Jo 7:53-8:11 porque vai dar muito na vista,então fica naquela desculpa de melhorar á leitura pra fazer novas revisão e tirando versículos e condicionando a sua mente pra achar isso normal,entre no site solascriptura-tt na área versões da biblia,e lá você vai encontrar um documento em PDF da ARA com a falta dessas 500 palavras.
Irmão, me desculpe mas entrei nesse vídeo procurando saber qual Bíblia atual é confiável e saí com mais dúvida ainda. Você não foi claro, falou demais fazendo comparações e no final não deixou claro qual é qual. Me perdoe mais uma vez.
O Copilot disse isto sobre esse autor: Bessorat Halvrim é o nome de um livro que significa "O Evangelho dos Hebreus" em hebraico. Ele é uma versão antiga e alternativa do Evangelho de Mateus, escrita em aramaico e usada por alguns grupos judaico-cristãos nos primeiros séculos da era cristã. Ele contém algumas diferenças e acréscimos em relação ao texto canônico, como relatos sobre a infância e o batismo de Jesus¹. Ele é considerado um texto apócrifo, ou seja, não reconhecido pela maioria das igrejas cristãs como parte do Novo Testamento². Não se sabe quem foi o autor de Bessorat Halvrim, mas alguns estudiosos sugerem que ele pode ter sido um discípulo de Jesus ou um líder dos nazarenos, uma seita judaica que seguia Jesus como o Messias³. O livro foi citado por alguns pais da igreja, como Eusébio, Jerônimo e Orígenes, mas o seu texto original se perdeu. Hoje, só existem fragmentos dele em grego, latim e siríaco, além de algumas tentativas de reconstrução baseadas em outras fontes¹².
Boa noite, Devair! Existe algum video aqui no canal de como podemos estudar a biblia de forma expositiva, versiculo por versiculo? Poxa, é bem dificil encontrar videos aqui no youtube que ensinam como podemos estudar a biblia sozinho, fazendo as anotações e usando os materiais necessarios para ter uma boa compreensão do texto sagrado. Seria legal se você criasse algo assim, ensinando o passo a passo de como podemos fazer isso
No meu canal Teologia EATRE tem uma playlist com 15 vídeos sobre leitura e interpretação da Bíblia: th-cam.com/play/PLD9aiw17560a72Keb8hLNyTI8AnJeH3Zm.html&si=4_TP0cKXZT2hbmhe Além dele, na área de membros tem dois cursos sobre o mesmo tema e o livro Texto e contexto tratando do mesmo assunto. A playlist acima tem acesso liberado.
8:00 Jerônimo foi ferrenho oponente dos arianos ("unicistas"). Jerônimo conheceu os textos usados no ocidente latino, no mundo grego antioqueno e alexandrino, além daqueles da Síria e Palestina. Ele mesmo relata que a Igreja de Éfeso ainda possuía o autógrafo do Evangelho de João. Ele conheceu o que era o texto grego majoritário nas Igrejas, ele se correspondia com todos os bispos trinitarios da região, aliás ele estudou aos pés de Gregório de Nazianzo, o maior defensor da Trindade. O texto da Vulgata Latina como ele escreveu sofreu alterações dos copistas (ele mesmo denuncia isso em vida), mesmo assim, quando comparamos a Vulgata com o Texto Receptus vemos que eles são MUITO parecidos. Jerônimo é um dos padres que denúncia a retirada do "comma joanino" por copistas arianos, e a Vulgata preserva isso.
o evangelho de mateus que exclui a trindade está ai, segundo o rapaz do vídeo é a tradução de Jerônimo. Sua informação é irrelevante diante do que o próprio rapaz do vídeo comenta... Pelo seu user name... deveriam concordar pelo menos nisso.
Não é de Jerônimo. O que Eusébio de Cesárea, Orígenes, Círilo de Jerusalém, Jerônimo e outros Pais da Igreja relatam é que haviam grupos cristãos-judaizantes na Palestina (alguns até msm gnósticos, como os ebionitas) que ainda seguiam a Torah, e negavam o NT como a Igreja aceitava e utilizavam no seu lugar um tal "Evangelho dos Hebreus", segundo Jerônimo era uma modificação do Evangelho de Mateus, e ele chega a citar alguns trechos para comparar com o Evangelho canônico, mas nunca traduziu ou deu autoridade ao livro. Esse livro se perdeu na história. O que esse pessoal está chamando de Evangelho dos Hebreus são textos medievais de Mateus que alguns rabinos copiavam do latim para o hebraico para poder debater com cristãos.
22:00 o tal "Tsadok" não é Trinitário, mas Modalista, isto é: acredita que Pai, Filho e Espírito Santo são apenas "modos/manifestações" de uma só pessoa. Sobre a Peshitta, é fato que ela existia, e a igreja assíria (que abraçou o nestorianismo) sempre a utilizou, podemos ver isso nos escritos de Ephrem, o Sírio e Afraates, o Persa e outros. É uma tradução antiga como a Vulgata.
@@sobrebiblias Sim, os unitários modernos são mais próximos dos modalistas do que dos arianos. Os arianos criam que as pessoas da Trindade eram distintas, mas não eram consubstanciais. Ou seja, o Filho não seria eterno com o Pai, mas foi criado com uma substância "divina", eles o chamavam de "deus" mas não criam que ele era eterno e igual ao Pai em natureza.
Eu gosto demais da Peshitta. Consigo entender melhor a bibia lendo ela. Assisti seu video completo é usar os nome em gregos ou aramaicos faz sim diferença. Agora Você pesquisou pouco sobre o Tsadok ele acredita na trintade, mas não da maneira cristã e sim da sua propria religião o Judaismo Nazareno. Que é a forma que eu também acredito. Concordo com você sobre as traduções ruins. Por isso uso a Peshitta uma exelente tradução. Abra sua mente para ler as palavras no original, pois é chato somente pra quem não tem costume de ler. Isso é pratica.
Quem começa a comparar traduções, vai ficar chocado com o sumiço de dezenas de versos e princialmente os versos que se referem À DIVINDADE DO SENHOR JESUS! NVI e NTLH são as piores. Li que o Bratcher, que fêz a NTLH é unicista, e a SBB publica essa "versão" há mais de vinte anos! Compare os versos sobre a TRINDADE na Fiel e nas outras versões. principalmente nvi e ntlh. Você vai abandonar essas falsificações!
creio que podem estar sendo enganados sim, lembre-se que esses homens estão na mesma ponta da corda que nós estamos. Eles não descobriram ou analisaram os pergaminhos no momento em que foram encontrados. O problema maior acontece antes, o que a gente tem hoje é o produto final dessa máfia, não temos acesso ao início de tudo.
@@sobrebiblias amigo, na verdade nós temos sim condições muito claras de buscar o texto original com altíssimo grau de precisão através do processo de crítica textual. Isso nos ajuda a testar a confiabilidade da Bíblia. Você a está atacando.
@@sobrebiblias e outra: você acha mesmo que todos esses caras foram tão idiotas a ponto de estudarem a partir de material adulterado e colocar sua credibilidade de uma vida em jogo por causa de um negócio besta assim?
cara, na verdade não é uma idiotice. Tudo isso foi muito bem planejado. Além disso tem a questão emocional que pode ter colaborado também. Fato é que esse aviso acontece desde que os pergaminhos começaram a aparecer, mas não deram ouvidos e seguiram em frente. De lá pra cá o texto bíblico foi reduzido e muito conteúdo já foi removido. Você sabe que isso não se trata meramente de pesquisa acadêmica, é uma batalha espiritual.
@@matheusribeiro4228 Cara você coloca a confiabilidade da Escritura na Academia que possui pressupostos naturalistas e secularista? Acha mesmo que ela é a julgadora ou o clero que determina qual é o texto bíblico? Kkkk Ou é muita inocência ou muita ignorância quanto a Epistemologia, isso vale pra você e pra todos os citados por você também (eles não são deuses, não detém a exclusividade do conhecimento tampouco o diploma ou sua importância dentro do cristianismo são relevantes pra questão do texto bíblico)
Não existe nenhum manuscrito que prova que jesus faz parte da trindade católica romana. Os manuscritos provam o que jesus realmente é. O filho de Deus.
Bíblia que usam o texto recptus, atualmente em português ACF e ou kig James 1611(bvbooks). Também a Reina Valera, porém a mesma não tem mais impressão dela em português.
Eita prezado, infelizmente vc lê pouco, em q parte os Unicistas nega Jesus, como parte da trindade, os unicustas assim como a igreja primitiva não crer na trindade!! afinal somos monoteistas(cremos em um Deus unico), e seu nome é Jesus, ao contrário dos trinitarianos q mesmo dizendo q sao tres em um, e q entre eles ha hierarquia, acabam se tornando Politeistas, e não adianta vir com vale tres é tres ponto final, assim a trindade criada por Roma, se torna explicavel
Para mim Arius, metaforicamente, bateu o penalty e acertou na trave. Teve o insight certo mas formulou errado e embasou torto a proposição. O pensamento judaico original entendia que havia dois poderes no céu, o Criador e seu Filho, como seres distintos em uma sucessão familiar Real de autoridade. Não há pensamento trinitário no AT nos moldes em que fomos ensinados no catolicismo e protestantismo.
Amigo, só tem um problema: você está praticamente ignorando a pesquisa acadêmica e propagando teoria da conspiração em cima de vídeo curto na internet. A crítica textual é feita por eruditos, não por um rapaz que grava vídeo para o Tik Tok. Aos que estão lendo esse comentário: vocês vão colocar a Bíblia em cheque por causa de um vídeo de internet em contraponto a eruditos sérios como Gordon Fee, F. F. Bruce e Victor Fontana? (Só alguns exemplos)
amigo nenhum acadêmico é perfeito. Eles não são deuses da verdade, creio que não desejam ser entendidos assim. E se esse engano tiver mesmo enganado todos eles? O que você pode fazer é considerar os dois lados e avaliar a realidade, não o diploma de cada um, mas a realidade. O trabalho desses acadêmicos estão se mostrando estranhos demais, mas o peso do diploma deles vai ser suficiente para perdoar esses erros?
@@sobrebiblias amigo, não é só o peso do diploma. É o processo como as coisas são feitas que você está desconsiderando, está atacando um espantalho. De coração, recomendo a leitura do capítulo "Encontrando uma boa tradução" de "Entendes o que Les" de Gordon Fee e Douglas Stuart para um contraponto inicial.
Tenho o livro. Avalie os fatos, não idolatre alguém pelo título ou pelo estudo, pense por conta própria também. Tudo isso é considerado, eu avalio os dois lados e sem como são persuasivos, porém, estou aqui pra fazer você pensar usando a lógica, os fatos e o ritmo em que as coisas estão se movendo. Não me importa se esses caras são vistos como deuses da crítica textual, o que me interessa é a verdade.
@sobrebiblias amigo, o problema que você está atacando um espantalho. Me desculpe, mas você não demonstra conhecer o mínimo sobre como o processo de crítica textual funciona. Recomendo que busque se aprofundar, pois está espalhando desinformação a respeito da palavra de Deus que coloca em cheque sua credibilidade. Você está na posição de ensinar as pessoas, peço que pense na responsabilidade. "Meus irmãos, muitos não sejam mestres, sabendo que receberemos maior condenação." Tiago 3.1 King James 1611
você diz isso só porque não concordo com você, mas será que está avaliando do mesmo jeito aqueles que você concorda? Ou será que você se auto avalia antes de avaliar os outros?
Boa tarde , desejo a todos a paz do Senhor Jesus Cristo .
Traduções de bíblia é um mercado valiosíssimo, hj virou moda ter uma estante cheia de "biblias". O marketing é fortissímo. Investem pesado.
Video mtu bom
Olha Devair, vou ser bem sincero. Conheci seu canal buscando uma versão de bíblia para iniciar estudos, leitura diária e me aproximar mais de Cristo. Sou leigo no assunto total e me considero um recém nascido em estudo bíblico. Hoje tenho uma NAA, uma 365 e uma da Jesus Copy( se não me engano, NVT ou NVI. não me lembro.) Mas no assunto em que buscar a verdade acima de qualquer coisa, entendo um pouco, e lendo os comentários vou te falar o que acontece e as minhas impressões. A maioria das pessoas precisam de um líder, um cara crachá, um ídolo, alguém importante, fazer parte de algo, vestir uma camisa(como se fosse um time), acho que o livro tribos de Seth Godin fala sobre isso. Eles precisam ter a sensação de pertencimento, e um líder com diplomas, títulos científicos, condecorado, aclamado, ovacionado... para poder seguir, se espelhar. São incapazes de pensar por si próprio, buscar a própria a verdade individual. Eles precisam disso. Tipo " quem é você? Chupou laranja com quem? jogou onde?" eles pensam assim. E não é só aqui não, é no mundo, para o mundo e para tudo na vida! Poucos entendem sobre o tema guerra espiritual. Poucos estão preparados para essa conversa e o que ela envolve... não só esses assuntos. Continue seu trabalho, sem parar. Sem dar ouvidos. apenas continue! A verdade prevalecerá! Deus abençoe voce e sua família sempre! Aprendo muito com você. Um forte abraço!
Concordo demais!
Passando só pra dizer que acabei de me inscrever para MEMBRO do canal, parabéns pelo trabalho! 😍
Seja bem vinda!
Belo trabalho irmão Devair. O canal veio com tudo esse ano heim? Nao desista com as críticas e comentários burros. Estamos com a verdade e nao abriremos mãos dela
Glória a Deus por esse conteúdo, isso que é feito aqui se chama nobreza, os crentes de Beréia eram mais nobres porque iam conferir nas escrituras o que Paulo pregava
Outro vídeo muito bom!
Esses seus vídeos, junto com o vídeos do Wilbur Pickering tem me ajudado demais !!
Vc é diferenciado!!!! Continue !!!!!!
Vídeo Top, continue dessa forma meu irmão, independente das criaticas
Bíblia ACF E BKJ JAMES 1611
Concordo.
E a RA?
@@RaelMq a RA ou ARA como é mais conhecida foi a primeira versão a implantar o texto crítico e em 1959 sai a sua 1°edição, ela não retirou algumas palavras colocou em colchetes,mas já veio faltando mais de 500 palavras importantes em relação a ARC e na NAA ela tirou o que tinha em colchetes na ARA,vamos dizer que ARA foi o plano piloto do texto crítico no Brasil,o que eles ainda não tiraram foi o final de Mc 16:9-20 e Jo 7:53-8:11 porque vai dar muito na vista,então fica naquela desculpa de melhorar á leitura pra fazer novas revisão e tirando versículos e condicionando a sua mente pra achar isso normal,entre no site solascriptura-tt na área versões da biblia,e lá você vai encontrar um documento em PDF da ARA com a falta dessas 500 palavras.
@@Gilvani-fc9eu onde vende a ARC?
@@Gilvani-fc9eu onde eu vejo essas 500 palavras?
Bom dia.
No canal tem algum Review da Almeida século 21
Irmão, me desculpe mas entrei nesse vídeo procurando saber qual Bíblia atual é confiável e saí com mais dúvida ainda. Você não foi claro, falou demais fazendo comparações e no final não deixou claro qual é qual. Me perdoe mais uma vez.
Você entrou no vídeo errado amigo... boa pesquisa por aí
O Copilot disse isto sobre esse autor:
Bessorat Halvrim é o nome de um livro que significa "O Evangelho dos Hebreus" em hebraico. Ele é uma versão antiga e alternativa do Evangelho de Mateus, escrita em aramaico e usada por alguns grupos judaico-cristãos nos primeiros séculos da era cristã. Ele contém algumas diferenças e acréscimos em relação ao texto canônico, como relatos sobre a infância e o batismo de Jesus¹. Ele é considerado um texto apócrifo, ou seja, não reconhecido pela maioria das igrejas cristãs como parte do Novo Testamento².
Não se sabe quem foi o autor de Bessorat Halvrim, mas alguns estudiosos sugerem que ele pode ter sido um discípulo de Jesus ou um líder dos nazarenos, uma seita judaica que seguia Jesus como o Messias³. O livro foi citado por alguns pais da igreja, como Eusébio, Jerônimo e Orígenes, mas o seu texto original se perdeu. Hoje, só existem fragmentos dele em grego, latim e siríaco, além de algumas tentativas de reconstrução baseadas em outras fontes¹².
Eu até desconfiei que fosse alguma coisa assim, mas na hora de gravar esqueci de confirmar.
Obrigado pela informação
Você indicaria a tompson por conta do texto qoe ela usa???
Boa noite, Devair!
Existe algum video aqui no canal de como podemos estudar a biblia de forma expositiva, versiculo por versiculo?
Poxa, é bem dificil encontrar videos aqui no youtube que ensinam como podemos estudar a biblia sozinho, fazendo as anotações e usando os materiais necessarios para ter uma boa compreensão do texto sagrado. Seria legal se você criasse algo assim, ensinando o passo a passo de como podemos fazer isso
No meu canal Teologia EATRE tem uma playlist com 15 vídeos sobre leitura e interpretação da Bíblia: th-cam.com/play/PLD9aiw17560a72Keb8hLNyTI8AnJeH3Zm.html&si=4_TP0cKXZT2hbmhe
Além dele, na área de membros tem dois cursos sobre o mesmo tema e o livro Texto e contexto tratando do mesmo assunto. A playlist acima tem acesso liberado.
8:00 Jerônimo foi ferrenho oponente dos arianos ("unicistas"). Jerônimo conheceu os textos usados no ocidente latino, no mundo grego antioqueno e alexandrino, além daqueles da Síria e Palestina. Ele mesmo relata que a Igreja de Éfeso ainda possuía o autógrafo do Evangelho de João. Ele conheceu o que era o texto grego majoritário nas Igrejas, ele se correspondia com todos os bispos trinitarios da região, aliás ele estudou aos pés de Gregório de Nazianzo, o maior defensor da Trindade.
O texto da Vulgata Latina como ele escreveu sofreu alterações dos copistas (ele mesmo denuncia isso em vida), mesmo assim, quando comparamos a Vulgata com o Texto Receptus vemos que eles são MUITO parecidos.
Jerônimo é um dos padres que denúncia a retirada do "comma joanino" por copistas arianos, e a Vulgata preserva isso.
o evangelho de mateus que exclui a trindade está ai, segundo o rapaz do vídeo é a tradução de Jerônimo. Sua informação é irrelevante diante do que o próprio rapaz do vídeo comenta...
Pelo seu user name... deveriam concordar pelo menos nisso.
Não é de Jerônimo. O que Eusébio de Cesárea, Orígenes, Círilo de Jerusalém, Jerônimo e outros Pais da Igreja relatam é que haviam grupos cristãos-judaizantes na Palestina (alguns até msm gnósticos, como os ebionitas) que ainda seguiam a Torah, e negavam o NT como a Igreja aceitava e utilizavam no seu lugar um tal "Evangelho dos Hebreus", segundo Jerônimo era uma modificação do Evangelho de Mateus, e ele chega a citar alguns trechos para comparar com o Evangelho canônico, mas nunca traduziu ou deu autoridade ao livro. Esse livro se perdeu na história. O que esse pessoal está chamando de Evangelho dos Hebreus são textos medievais de Mateus que alguns rabinos copiavam do latim para o hebraico para poder debater com cristãos.
Os defensores da critica textual piram...
😂
O irmão já assistiu o vídeo sobre a NAA do pastor da IP de Santo Amaro?
Eu não caio na mafia das traduções ✝️🙏
22:00 o tal "Tsadok" não é Trinitário, mas Modalista, isto é: acredita que Pai, Filho e Espírito Santo são apenas "modos/manifestações" de uma só pessoa.
Sobre a Peshitta, é fato que ela existia, e a igreja assíria (que abraçou o nestorianismo) sempre a utilizou, podemos ver isso nos escritos de Ephrem, o Sírio e Afraates, o Persa e outros. É uma tradução antiga como a Vulgata.
Modalista, só um nome diferente pra mesma heresia
@@sobrebiblias Sim, os unitários modernos são mais próximos dos modalistas do que dos arianos. Os arianos criam que as pessoas da Trindade eram distintas, mas não eram consubstanciais. Ou seja, o Filho não seria eterno com o Pai, mas foi criado com uma substância "divina", eles o chamavam de "deus" mas não criam que ele era eterno e igual ao Pai em natureza.
Eu não caio na máfia das traduções!
Só o nome da editora já descredibiliza os livros!
Aff!
Eu não caiu mais na magia das traduções
Aos 8:39 é arianismo e 18:20 é Ário.
Obrigado. Decidi gravar esse vídeo tarde e acabei perdendo alguns detalhes na memória.
Eu gosto demais da Peshitta. Consigo entender melhor a bibia lendo ela. Assisti seu video completo é usar os nome em gregos ou aramaicos faz sim diferença. Agora Você pesquisou pouco sobre o Tsadok ele acredita na trintade, mas não da maneira cristã e sim da sua propria religião o Judaismo Nazareno. Que é a forma que eu também acredito. Concordo com você sobre as traduções ruins. Por isso uso a Peshitta uma exelente tradução. Abra sua mente para ler as palavras no original, pois é chato somente pra quem não tem costume de ler. Isso é pratica.
Eu não sou enganado pela máfia da tradução.
Quem começa a comparar traduções, vai ficar chocado com o sumiço de dezenas de versos e princialmente os versos que se referem À DIVINDADE DO SENHOR JESUS! NVI e NTLH são as piores. Li que o Bratcher, que fêz a NTLH é unicista, e a SBB publica essa "versão" há mais de vinte anos! Compare os versos sobre a TRINDADE na Fiel e nas outras versões. principalmente nvi e ntlh. Você vai abandonar essas falsificações!
Eu Quero SABE QUAL E A BÍBLIA Bíblia CORRETA.???
Uso com segurança as Bíblias ACF, KJF 166 e a LTT
A dica é a mesma do outro comentario. Eu recomendo a Peshitta, a KJ1611 e a NVI (não compre a 2023 em diante).
John Maccartur, John Stott e D. A Carson estão metidos nessa conspiração? Porque eles levam em conta o texto crítico
creio que podem estar sendo enganados sim, lembre-se que esses homens estão na mesma ponta da corda que nós estamos. Eles não descobriram ou analisaram os pergaminhos no momento em que foram encontrados.
O problema maior acontece antes, o que a gente tem hoje é o produto final dessa máfia, não temos acesso ao início de tudo.
@@sobrebiblias amigo, na verdade nós temos sim condições muito claras de buscar o texto original com altíssimo grau de precisão através do processo de crítica textual.
Isso nos ajuda a testar a confiabilidade da Bíblia. Você a está atacando.
@@sobrebiblias e outra: você acha mesmo que todos esses caras foram tão idiotas a ponto de estudarem a partir de material adulterado e colocar sua credibilidade de uma vida em jogo por causa de um negócio besta assim?
cara, na verdade não é uma idiotice. Tudo isso foi muito bem planejado. Além disso tem a questão emocional que pode ter colaborado também. Fato é que esse aviso acontece desde que os pergaminhos começaram a aparecer, mas não deram ouvidos e seguiram em frente. De lá pra cá o texto bíblico foi reduzido e muito conteúdo já foi removido.
Você sabe que isso não se trata meramente de pesquisa acadêmica, é uma batalha espiritual.
@@matheusribeiro4228
Cara você coloca a confiabilidade da Escritura na Academia que possui pressupostos naturalistas e secularista? Acha mesmo que ela é a julgadora ou o clero que determina qual é o texto bíblico? Kkkk
Ou é muita inocência ou muita ignorância quanto a Epistemologia, isso vale pra você e pra todos os citados por você também (eles não são deuses, não detém a exclusividade do conhecimento tampouco o diploma ou sua importância dentro do cristianismo são relevantes pra questão do texto bíblico)
Não existe nenhum manuscrito que prova que jesus faz parte da trindade católica romana.
Os manuscritos provam o que jesus realmente é. O filho de Deus.
Vídeo bom mas.estou estudando a bíblia das testemunhas de Jeová no momento.
Eu não caio na máfia das traduções.
O que você acha da Bíblia Almeida século 21?
O termo correto é "arianismos". Unicismo é o oposto, uma doutrina muito diferente.
Acho que estava me referindo a ideia anti trinitária
Enfim QUAL BÍBLIA QUE NÃO E ADUTERADA???
Eu responderia dizendo... A ou AS, que não é feito marketing.
Acf
Bíblia que usam o texto recptus, atualmente em português ACF e ou kig James 1611(bvbooks). Também a Reina Valera, porém a mesma não tem mais impressão dela em português.
Uso a Acf
Tenta ter pelo menos 3 traduções. Eu recomendo a Peshitta, a KJ1611 e a NVI (não compre a 2023 em diante).
Eita prezado, infelizmente vc lê pouco, em q parte os Unicistas nega Jesus, como parte da trindade, os unicustas assim como a igreja primitiva não crer na trindade!! afinal somos monoteistas(cremos em um Deus unico), e seu nome é Jesus, ao contrário dos trinitarianos q mesmo dizendo q sao tres em um, e q entre eles ha hierarquia, acabam se tornando Politeistas, e não adianta vir com vale tres é tres ponto final, assim a trindade criada por Roma, se torna explicavel
mafia das traduções
Arius >>> arianismo
Para mim Arius, metaforicamente, bateu o penalty e acertou na trave. Teve o insight certo mas formulou errado e embasou torto a proposição. O pensamento judaico original entendia que havia dois poderes no céu, o Criador e seu Filho, como seres distintos em uma sucessão familiar Real de autoridade. Não há pensamento trinitário no AT nos moldes em que fomos ensinados no catolicismo e protestantismo.
Amigo, só tem um problema: você está praticamente ignorando a pesquisa acadêmica e propagando teoria da conspiração em cima de vídeo curto na internet.
A crítica textual é feita por eruditos, não por um rapaz que grava vídeo para o Tik Tok.
Aos que estão lendo esse comentário: vocês vão colocar a Bíblia em cheque por causa de um vídeo de internet em contraponto a eruditos sérios como Gordon Fee, F. F. Bruce e Victor Fontana? (Só alguns exemplos)
amigo nenhum acadêmico é perfeito. Eles não são deuses da verdade, creio que não desejam ser entendidos assim. E se esse engano tiver mesmo enganado todos eles? O que você pode fazer é considerar os dois lados e avaliar a realidade, não o diploma de cada um, mas a realidade.
O trabalho desses acadêmicos estão se mostrando estranhos demais, mas o peso do diploma deles vai ser suficiente para perdoar esses erros?
@@sobrebiblias amigo, não é só o peso do diploma. É o processo como as coisas são feitas que você está desconsiderando, está atacando um espantalho.
De coração, recomendo a leitura do capítulo "Encontrando uma boa tradução" de "Entendes o que Les" de Gordon Fee e Douglas Stuart para um contraponto inicial.
Tenho o livro. Avalie os fatos, não idolatre alguém pelo título ou pelo estudo, pense por conta própria também. Tudo isso é considerado, eu avalio os dois lados e sem como são persuasivos, porém, estou aqui pra fazer você pensar usando a lógica, os fatos e o ritmo em que as coisas estão se movendo. Não me importa se esses caras são vistos como deuses da crítica textual, o que me interessa é a verdade.
@sobrebiblias amigo, o problema que você está atacando um espantalho.
Me desculpe, mas você não demonstra conhecer o mínimo sobre como o processo de crítica textual funciona.
Recomendo que busque se aprofundar, pois está espalhando desinformação a respeito da palavra de Deus que coloca em cheque sua credibilidade.
Você está na posição de ensinar as pessoas, peço que pense na responsabilidade.
"Meus irmãos, muitos não sejam mestres, sabendo que receberemos maior condenação."
Tiago 3.1 King James 1611
você diz isso só porque não concordo com você, mas será que está avaliando do mesmo jeito aqueles que você concorda? Ou será que você se auto avalia antes de avaliar os outros?
Video alamista de quem não conhece critica textual
@@gabriel_palheta1 as evidências históricas me apontam o texto eclético, então sim