Esses trabalhadores da estrada de ferro são uns verdadeiros guerreiros, meu deus, são cada histórias de vida, são os verdadeiros heróis que restam da ferrovia cearense... parabéns a cada um, me emociono muito com cada relato....vcs já pararam pra pensar em cada relato desses?! A alegria e a tristeza... parabéns de verdade onde vcs estiverem....queria muito conhecer a oficina do centro de Fortaleza, mas não tive essa oportunidade...
Emocionante demais ! Falta de respeito e empatia dos nossos politicos com a população . O transporte ferroviário è de uma importância vital para o desenvolvimento do Nordeste e do País . Excelente Documentário , a musica idem. Parabens !
isso está fazendo parte hj de minha vida,sou maquinista da empresa transnordestina,sou uma pessoa que amo o que faço, estrada de ferro faz parte de minha vida,tenho ferrugem no sangue com orgulho de ser um ferroviário...
Parabéns eu sou neto de "cassaco" termo utlizado para os trabalhadores da reffsa . E tenho um sonho de trabalhar na estrada de ferro como meu avó Quando ele começou ainda tinha maria fumaça rodando 1960. Um Abraço
Sempre assisto esse vídeo e sempre me emociono,tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de ter trabalhado muitos anos como eletricista de locomotiva. Gratidão ao doutor Wilson que está nesse vídeo falando um pouco de sua experiência e aos amigos ferroviários que trabalharam na minha época.
O BRASIL E UM PAÍS MUITO GRANDE , HOJE PODERÍAMOS TER UM TRANSPORTE FERROVIÁRIO PARA QUALQUER LUGAR DO PAÍS, UM TRANSPORTE DE PRIMEIRO MUNDO UM TREM DE CLASSE, A GARANTO A VCS Q ÔNIBUS E AVIÃO CANTAVA PASSAGEIROS POR AÍ. TENHO SAUDADES DOS TRENS.
Que orgulho! É uma história muito bonita e muito bem contada essa nossa! Por outro lado, infelizmente, também é uma história muito cruel. Mas nosso povo é artista demais! Parabéns pelo trabalho!
Lindo esse documentario.Parabens!So lembro de meu pai João Leitão que era maquinista. Com certeza esse senhor Zequinha conhecia meu pai que fazia viagem tambem de Sobral a Camocim.Lembro nos fins de semana ia pra estação de tarde esperar meu pai chegar de viagem com trem passageiro, estação cheia, as pessoas saindo do trem vindo de viagem e outras entrando.
Sr. Biel quanta honra já ter pego na mão de quem já fez tanto pelo Ceará. Uma história riquíssima agora deixada sobre escombros é triste . Parabéns ao autor por tentar eternizar algo valioso .
sou construtor da mini ferrovia (FERRLEO.COM) com aulas mecanicas ,engenharia didaticas ,Este vidio não contive as lagrimas hoje aos 51 anos as vezes passo por decepições por tudo que já constri penço que não sou desta epoca a iguinorancia é grande ainda bem que tem alguem com estas imagens maravilhosas obrigado
Francisco saraiva meu Chara , maquinista também outro herói e muito divertido , ele chorou fiquei triste de ver essa sena ,esses governantes deveriam rever essa mancada de sucá tear ferrovias e trens por capricho ,muito triste !
olá Cristiano e um prazer de assistir o vídeo de vocês sobre a história ferroviária de nosso país chamado Brasil país que não preserva a verdadeira história ferroviária para os nossos governantes a estrada de ferro nunca foi sinônimo de permanecer por muitos anos nesse segmento em transporte de passageiros e ao mesmo tempo de cargas como puderam fazer isto com a história de muitos que contribui para se levar a riqueza desse país sobre trilhos hoje nesse a malha ferroviária se encontra nas mãos de logística que ganharam concessão de 30 anos para acabar com a verdadeira história ferroviária isto e o Brasil que não preserva o passado de muito que deram suas vidas sonhos nesse transporte maravilhoso chamado estrada de ferro abs amigos que história de vocês que Deus abençoe a todos sou de São Paulo abs
Oooo saudades no tempo de infância quando eu chegava na estação amanhecendo o dia pegava o trem que fazia o trajeto de Curitiba a a Lapa Paraná e hoje é só transporte de grãos até o porto de Paranaguá me emociono muito ao relembrar tempos que nunca mais vai voltar parabéns pelo video
Lindo estes comentarios....Meu pai trabalhou na Rede Ferroviaria Federal por 35 anos como maquinista em Cacequi RS.....Operou Desde as Marias Fumaças ate as atuais maquinas que hoje pertencem a ALL....Ficou marcado em minha infancia ver o Senhor PEDRO NUNES DE FREITAS (MEU SAUDOSO PAI) trabalhando no Recinto Ferroviario nas Manobras.....era lindo. Só não entendo o que o Governo ganhou com tudo isso. Desativar o transporte do pobre para colocar mais carros nas estradas.....Hoje morrem absurdo de pessoas em Acidente devido as viagens longas...coisa que não existia no passado. Entrava-se em um trem e viaja com segurança curtindo a paisagem aquele cheiro dos estofados ...o chefe de trem vindo grampear os passes e o vendedor do Carro restaurante trazendo o balaio com guloseimas e refrigerantes.....aquilo sim que era transporte....e não esses onibus que é um verdadeiro risco. Saudades sim daqueles dias maravilhosos sem acidentes e ruas esburacadas aonde o veiculo corre risco em uma viagem transportando familias. Esta política sabe trabalhar ou melhor atrapalhar. VIVA A RFFSA VIVA ESTES MARAVILHOSOS MÁQUINISTAS , AUXILIARES, GUARDA CHAVES , FEITORES , PAGADORES , CHEFES DE TREM. VIVA MEU PAI.
beto lira parabéns, meu pai trabalhou 37 anos um mês e um dia, sempre fui companheiro dele viagem muito de trem, estou muito triste com esse abandono, UM PAÍS QUÊ NÃO TEM FERROVIAS NÃO TEM HISTÓRIA !
Oi meu nome é Nilo tenho 60 anos de idade e usei muito o trem indo de Fortaleza a Sobral e confesso que tenho muita saudade, agora pense em um vídeo bom de se ver que é esse que eu vi agora nesse canal e é por isso que vou mim escrever no mesmo Parabéns!
Fantástico, viajei muito nesses trens foi ali onde eu comprei minha primeira revista globo, e depois a manchete era uma viagem alegre movimentada onde tinhamos tudo no trem.
Jose Leonel, obrigado digo eu por pessoas como você existirem. Isso mostra que a sensibilidade ainda existe apesar desse mundo cruel que vivemos. Fazemos nossa parte, você com suas miniaturas retratando a realidade e nos tentando preservar a historia oral para as futuras gerações. Saudações a você pelo reconhecimento a uma época que faz parte de nossa historia.
Excelente documentário , principalmente pra mim que fui Maquinista da RFFSA (aqui no Paraná) , e hoje sou aposentado. Mas fiz uma viagem marcante em 1996 , até Recife , pra levar 11 locomotivas G-12 , que também serviriam ao Ceará. Pena que nosso país não prioriza o transporte ferroviário. Um abraço a todos ferroviários e amantes de ferrovias.
só quem é ferroviário que nem eu sabe a dor no coração que essas pessoas sentem, a ferrovia integra e gera dinheiro para todos, sem fórmulas milagrosas, sem planos obscuros, apenas com muito trabalho e paixão pelo o que se faz, até por que o ferroviário trabalha servindo a população e não seus interesses próprios. viva a nos ferroviarios!
Olá, amigos. Que bom saber que vocês gostaram do resumo do vídeo. Na verdade é um documentario de 1h30min. Quem tiver interesse no video completo pode entrar em contato pelo e-mail laser.video@terra.com.br
@@CangacoAderbalNogueira ele parece com um senhor que morava perto da minha casa em mariana mg , que também foi ferroviários, ele contava muitos casos da estrada de ferro até parA conversar os dois se pareciam.
Aderbal, eu sou de tradicional famílias de ferroviários. O meu avô parterno era da manutenção da linha férrea,assim com o meu tio e o meu saudoso pai auxiliar de manobra também denominado guardar chaves. Acompanhei muito o meu pai em seu trabalho, até mesmo ajudando a descarregar vagões de adubos e outras cargas. E mais o empilhar lenha que seria para abastecer as máquinas chamadas " Maria Fumaça".
Só scho que a lógica foi mudada na época de JK que deixou de investir em ferrovias e construiu muitas rodovias, até aí não vejo problema nenhum mas, infelizmente esqueceram de continuar investindo em ferrovias que é um meio mais em conta, tinha muito de marquetada de JK para dizer que o Brasil estava avançando e tal. Mas, incrível o depoimento e emoção destes senhores, algo que deixa qualquer pessoa comovida.
Onde está o respeito de nossos políticos com essa gente que fez a história e a grandeza deste país? A ferrovia e os ferroviários merecem mais respeito.
Caro Aderbal: O que ocorre em seu querido estado do Ceará, a "Terra do Sol", acontece em todo o país, com ênfase em nosso Nordeste, que teve suas estradas de ferro privatizadas nos anos noventa, tendo como concessionária a tal TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A., que veio, tudo indica, unicamente com um objetivo: utilizar-se da privatização para promover a desativação. Aqui em Pernambuco e no vizinho estado da Paraíba é um verdadeiro caos: são estações em ruína, o leito da malha ferroviária coberto de mato e em alguns lugares os trilhos arrancados, construções irregulares, vagões de passageiros e cargas transformados em um monte de ferro. Vias como a linha Centro que liga o Recife a Salgueiro numa extensão de 514 km, que poderia está sendo utilizada como meio de incentivo ao turismo está completamente abandonada, basta dizer que no referido percurso, temos um dos mais belos trechos, são 14 túneis e dezenas de viadutos na Serra das Russas entre a cidade de Pombos e Gravatá, que promove anualmente neste mês de julho o Festival de Inverno, seguindo temos Bezerros, a terra dos Papangus e faz um carnaval maravilhoso; seguindo temos Caruaru, com sua tradicional feira, o polo das confecções e o São João, que é considerado juntamente com o de Campina Grande (PB) os maiores do Brasil. A Linha, que liga Recife a Itabaiana (PB) está em petição de miséria, como diziam os mais antigos "está entregue às baratas". O que fazer, a quem recorrer, quem são os culpados por estes desmandos, quais são os termos dessa privatização? No nosso entender, que privatizou ´r tão responsável quanto que tornou-se concessionária. É preciso que nossas vozes se levantem e cobremos dos políticos, que só pensam em si mesmos uma posição sobre esse mal que se abateu sobre as ferrovias brasileiras. VAMOS COBRAR, GENTE!Jeová Barboza de Lira Cavalcanti - Timbaúba (PE).
Minha infância acordava com o "apito" do trem Como dizia na época , meu pai já estava aposentado e tinha um maquinista conhecido pelo apelido de peba parava o trem pra tomar café ele é meu pai eram grandes amigos , Aí eu aproveitava pra entrar nas locomotivas . Tempos bons
Num país igual ao nosso grande e Enorme ,tinha q dar muito valor ao transporte ferroviário.E o mais barato,seguro e confiável.Uma pena os engravatados lá em Brasília pensarem diferente.
está coreto, na Europa além de ser o progresso eles conservam as locomotivas para turismo é muito lucrativo e atrai turistas e preserva a história do pais, nós no brasil preservamos a história do facebok
Os senhores todos 😭... Faz parte. O bom seria, que ainda tivesse a estrada de ferro, para continuar dando emprego aos mais jovens. Filhos e netos. Inclusive desses heróis da refesa.
Esse belo vídeo já tem 12 anos;por favor, quantos kms ferroviários ativos existem no Ceará atualmente(08/2023,). A propósito,por causa do calor intenso,há fundamento que os trens cearenses de médio e longo percurso só operavam à noite? Agradeço a atenção.
Hoje somente a linha que liga ao Piauí está em operação, e somente trens de carga. A outra linha que fazia o sul do estado nem os trilhos existe mais e a muito tempo foi desativada. Os trens circulavam dia e noite.
@@CangacoAderbalNogueira Obrigado pela informação,minhas sinceras homenagens aos ferroviários cearenses, inclusive aos que já não estão mais entre nós. Por favor,a linha que vai ao Piauí,chega a Floriano e Teresina?
@@CangacoAderbalNogueira Aqui em São Paulo os trens de passageiros de médio e longo percurso, infelizmente,foram extintos.Nós,em São Paulo,tínhamos uma grande malha ferroviária e operando com várias Companhias ferroviárias: Sorocabana,Mogiana, Paulista, Santos-Jundiai, Central do Brasil e só restou ativo para passageiros a curta ligação turística Pindamonhangaba- Campos do Jordão.Só houve investimentos maciços no sistema rodoviário,as ferroviárias foram sucateadas. Mais uma vez,grato pela atenção.
Caso os amigos gostem também das histórias do cangaceiro Lampião podem acessar os outros vídeos do canal aderbalvideo e vão ver trechos de depoimentos de remanescentes da época do Cangaço, Ex Cangaceiros, Coiteiros, testemunhas oculares e também um vasto material. Tem também o blog cariricangaco.blogspot.com.br, onde nós, pesquisadores nos encontramos. Grande abraço a todos e divulguem a história do Ceará e do Nordeste. Valeu.
Adorei a matéria, sempre quis trabalhar na rede ferroviária,mas eu optei em trabalhar no metrô. É uma pena mesmo vê um patrimônio deste ser totalmente sucateado, atendendo totalmente outros interesses. Lastimável ( Todos vcs ferroviários de todo o Brasil), estão de parabéns........
Uma versão compacta do vídeo-documentário de Aderbal Nogueira que conta, através de depoimentos de pesquisadores e de ferroviários aposentados, a história da Estrada de Ferro do Ceará. A tônica emocionada dos depoimentos tomados e a sensação de nostalgia trazida pelas imagens da época nos levam a questionar: por que houve, em nosso país, o desmonte de tão importante meio de transporte? Vídeo inserido em EntreMentes por Paulo Gurgel. blogdopg(ponto)blogspot(ponto)com
É, meus caros senhores, tudo isso é muito triste.Em todo o Brasil,este transporte seguro e barato foi acabado ou diminuido, para a tristeza de todos nós.Deram preferencia pelo transporte rodoviário que é caro e cheio de problemas.Belos prédios, estações,leitos férreos e maravilhosas pontes centenarias,estão neste imenso país abandonadas e depedradas.Tudo isso é um absurdo. Só nos restou a saudade e muita decepção. Um abraço aos senhores aposentados das rêdes ferroviárias do Brasil.
Tudo por conta daquele desgraçado do ex presidente e bandido Fernando Henrique Cardoso que privatizou a antiga rede ferroviária federal com o seu governo canalha. Hoje a rede ferroviária está acabada e a ex presidente veio construindo uma nova linha da rede em alguns estados como Mato Grosso , Goiana , Goiás , Rio de Janeiro , São Paulo. Mais e os outros estados? Pernambuco o governo acabo com o patrimônio daqui , as estações todas acabadas , e o nosso governo acabando com o brasil veii.
Não esquecendo o bandido Juscelino Kubitschek, que trouxe a indústria automobilística ao Brasil. Este é o Brejil... A situação em SP é muito grave, só a cidade de Jundiaí perdeu 5 ramais. Alguns casos chegam a ser ridículos. Hoje para embarcar no aeroporto de Cumbica perde-se até duas horas no trânsito (saindo do centro). Cinquenta anos atrás havia um ramal ferroviário atendendo à região onde hoje está o aeroporto, dando ligação ao Centro em 20 minutos. O Governo agora percebeu a besteira que fez, e gasta bilhões na construção de uma nova linha ferroviária - mas que faz rota diferente e não serve a região de Guarulhos, Tucuruvi e Tremembé, muito carente de transporte público (ainda mais que as linhas de ônibus foram encurtadas para obrigar as pessoas a fazer baldeações). Este é o Brejil...
Não esquecendo o bandido Juscelino Kubitschek, que trouxe a indústria automobilística ao Brasil. Este é o Brejil... A situação em SP é muito grave, só a cidade de Jundiaí perdeu 5 ramais. Alguns casos chegam a ser ridículos. Hoje para embarcar no aeroporto de Cumbica perde-se até duas horas no trânsito (saindo do centro). Cinquenta anos atrás havia um ramal ferroviário atendendo à região onde hoje está o aeroporto, dando ligação ao Centro em 20 minutos. A linha foi erradicada nos anos 60. O Governo agora percebeu a besteira que fez, e gasta bilhões na construção de uma nova linha ferroviária - mas que faz rota diferente e não serve a região de Guarulhos, Tucuruvi e Tremembé, muito carente de transporte público (ainda mais que as linhas de ônibus foram encurtadas para obrigar as pessoas a fazer baldeações). Este é o Brejil...
Não esquecendo o bandido Juscelino Kubitschek, que trouxe a indústria automobilística ao Brasil. Este é o Brejil... A situação em SP é muito grave, só a cidade de Jundiaí perdeu 5 ramais. Alguns casos chegam a ser ridículos. Hoje para embarcar no aeroporto de Cumbica perde-se até duas horas no trânsito (saindo do centro). Cinquenta anos atrás havia um ramal ferroviário atendendo à região onde hoje está o aeroporto, dando ligação ao Centro em 20 minutos. A linha foi erradicada nos anos 60. O Governo agora percebeu a besteira que fez, e gasta bilhões na construção de uma nova linha ferroviária - mas que faz rota diferente e não serve a região de Guarulhos, Tucuruvi e Tremembé, muito carente de transporte público (ainda mais que as linhas de ônibus foram encurtadas para obrigar as pessoas a fazer baldeações). Este é o Brejil...
as estradas de ferro do Brasil e uma vergonha.nao existe mais trem de passageiros no Brasil isso descaso destes atuais governos do Brasil. sucata ramo nossas ferrovias a partir dos anos 70.
Senhor muito inteligente, os políticos deveria receber um treinamento com esse cidadão brasileiro...Depois que entrou a república só fizeram é dificultar para que os brasileiros ficassem dependente dessa corja. E segue até hoje colocando o povo de joelho
10 ปีที่แล้ว +6
NO BRAZIL - PARA SER CORRUPTO É MOLEZA - .... É UMA PENA - ESTE BRAZIL TEM TANTA COISAS BOAS E RUIM - MAIS QUANDO ALGUÉM TEM UM PROJETO PARA FALAR E MOSTRA DE UM LUGAR QUE PAROU NO TEMPO - TEM MUITA BUROCRACIA - MAIS PARA SER CORRUPTO NÃO PRECISA DE PROJETO - JÁ VAI NO EMBALO...É DEPOIS DESSA....FUI.
Que pena ,o povo brasileiro não guardar a memória de uma época tão maravilhosa.Os poderosos dos poderes público destruiram uma relíqua chamada RFFSA,para a tristeza dos menos favorecidos.
se é emocionante pra nós quem digas eles que viveram essa história parabéns a vocês que iniciaram esse esse trabalho fantástico
O bom velhinho chorando é de partir o coração se percebe ao longe que são excelentes pessoas Deus os abençoe
Muitas saudades revendo a história da minha terra que amo
Esses trabalhadores da estrada de ferro são uns verdadeiros guerreiros, meu deus, são cada histórias de vida, são os verdadeiros heróis que restam da ferrovia cearense... parabéns a cada um, me emociono muito com cada relato....vcs já pararam pra pensar em cada relato desses?! A alegria e a tristeza... parabéns de verdade onde vcs estiverem....queria muito conhecer a oficina do centro de Fortaleza, mas não tive essa oportunidade...
Emocionante demais ! Falta de respeito e empatia dos nossos politicos com a população . O transporte ferroviário è de uma importância vital para o desenvolvimento do Nordeste e do País . Excelente Documentário , a musica idem. Parabens !
isso está fazendo parte hj de minha vida,sou maquinista da empresa transnordestina,sou uma pessoa que amo o que faço, estrada de ferro faz parte de minha vida,tenho ferrugem no sangue com orgulho de ser um ferroviário...
JOAO PAULO + voce eh lindo.
Parabéns eu sou neto de
"cassaco" termo utlizado para os trabalhadores da reffsa .
E tenho um sonho de trabalhar na estrada de ferro como meu avó
Quando ele começou ainda tinha maria fumaça rodando 1960.
Um Abraço
Tenho muita saudade dos 80 a praça da estação...as tardes eu pegava o trem pra vir pra casa, lembranças boas... antiga oficina do urubu na fco sá
Que saudade das viagens de Fortaleza para cidade de Ipu pegava o trem na estação de Álvaro Weune e ahi seguimos era só alegria tempos bons .
Sempre assisto esse vídeo e sempre me emociono,tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de ter trabalhado muitos anos como eletricista de locomotiva. Gratidão ao doutor Wilson que está nesse vídeo falando um pouco de sua experiência e aos amigos ferroviários que trabalharam na minha época.
um abraço a todos ferroviários ,uns heróis que merecem respeito por partes dos governantes e empresa ferroviária !
Muito bom! Delícia de documentário!
Obrigado. Assista ele na íntegra, tá com o nome de O Último Apito
minha ultma viagem de fortaleza até a Ibiapaba, foi em julho de 1972,depois fiquei sabendo dessa noticia, inclusive desagradavel, saudade
esse primeiro senhor é o cara falou a verdade nua e crua ,gostei da sinceridade dele um exemplo que esses governantes dia seguir !
O senhor conheceu o maqnista julio flor era.meu pai e eu queria saber muito.sobre.ele!
Que arquitetura linda das estações ferroviárias!!!
Que ótimo vídeo!
Foi uma formação cultural e profissional que tive na vida, fiz tantos cursos úteis que não troco por muitas Faculdades atuais.
O BRASIL E UM PAÍS MUITO GRANDE , HOJE PODERÍAMOS TER UM TRANSPORTE FERROVIÁRIO PARA QUALQUER LUGAR DO PAÍS, UM TRANSPORTE DE PRIMEIRO MUNDO UM TREM DE CLASSE, A GARANTO A VCS Q ÔNIBUS E AVIÃO CANTAVA PASSAGEIROS POR AÍ. TENHO SAUDADES DOS TRENS.
A história desses guerreiros e muito bonita
Que orgulho! É uma história muito bonita e muito bem contada essa nossa! Por outro lado, infelizmente, também é uma história muito cruel. Mas nosso povo é artista demais! Parabéns pelo trabalho!
Ingrid Thais obrigado
Lindo esse documentario.Parabens!So lembro de meu pai João Leitão que era maquinista. Com certeza esse senhor Zequinha conhecia meu pai que fazia viagem tambem de Sobral a Camocim.Lembro nos fins de semana ia pra estação de tarde esperar meu pai chegar de viagem com trem passageiro, estação cheia, as pessoas saindo do trem vindo de viagem e outras entrando.
Cidadão verdadeiro parabéns!👏👏👏👏👏👏
No interior de São Paulo a ferrovia também esta com seus dias contados nas mãos da all
.....Que saudade do trem de passageiros da FEPASA....
Sr. Biel quanta honra já ter pego na mão de quem já fez tanto pelo Ceará. Uma história riquíssima agora deixada sobre escombros é triste . Parabéns ao autor por tentar eternizar algo valioso .
Histórias lindas de homens fortes!
vídeo excelente!
Senhor Aderbal parabéns pelo documentario
Sou de Camocim aqui em minha cidade já teve muita riqueza hj só lembranças
Excelente!
Saudades que nunca acaba !!!😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Grande Ferroviário Biel, nostalgia da vida.
Show de documentário!
sou construtor da mini ferrovia (FERRLEO.COM) com aulas mecanicas ,engenharia didaticas ,Este vidio não contive as lagrimas hoje aos 51 anos as vezes passo por decepições por tudo que já constri penço que não sou desta epoca a iguinorancia é grande ainda bem que tem alguem com estas imagens maravilhosas obrigado
Francisco saraiva meu Chara , maquinista também outro herói e muito divertido , ele chorou fiquei triste de ver essa sena ,esses governantes deveriam rever essa mancada de sucá tear ferrovias e trens por capricho ,muito triste !
olá Cristiano e um prazer de assistir o vídeo de vocês sobre a história ferroviária de nosso país chamado Brasil país que não preserva a verdadeira história ferroviária para os nossos governantes a estrada de ferro nunca foi sinônimo de permanecer por muitos anos nesse segmento em transporte de passageiros e ao mesmo tempo de cargas como puderam fazer isto com a história de muitos que contribui para se levar a riqueza desse país sobre trilhos hoje nesse a malha ferroviária se encontra nas mãos de logística que ganharam concessão de 30 anos para acabar com a verdadeira história ferroviária isto e o Brasil que não preserva o passado de muito que deram suas vidas sonhos nesse transporte maravilhoso chamado estrada de ferro abs amigos que história de vocês que Deus abençoe a todos sou de São Paulo abs
Cristiano Câmara já faleceu faz um tempo
@@CangacoAderbalNogueira bom dia aderbal obrigado pelas informações meus sentimentos a todos vocês que Deus abençoe vocês sempre
Me lembra muito meu velho
pai que era ferroviario na linha sul ....
Oooo saudades no tempo de infância quando eu chegava na estação amanhecendo o dia pegava o trem que fazia o trajeto de Curitiba a a Lapa Paraná e hoje é só transporte de grãos até o porto de Paranaguá me emociono muito ao relembrar tempos que nunca mais vai voltar parabéns pelo video
Lindo estes comentarios....Meu pai trabalhou na Rede Ferroviaria Federal por 35 anos como maquinista em Cacequi RS.....Operou Desde as Marias Fumaças ate as atuais maquinas que hoje pertencem a ALL....Ficou marcado em minha infancia ver o Senhor PEDRO NUNES DE FREITAS (MEU SAUDOSO PAI) trabalhando no Recinto Ferroviario nas Manobras.....era lindo. Só não entendo o que o Governo ganhou com tudo isso. Desativar o transporte do pobre para colocar mais carros nas estradas.....Hoje morrem absurdo de pessoas em Acidente devido as viagens longas...coisa que não existia no passado. Entrava-se em um trem e viaja com segurança curtindo a paisagem aquele cheiro dos estofados ...o chefe de trem vindo grampear os passes e o vendedor do Carro restaurante trazendo o balaio com guloseimas e refrigerantes.....aquilo sim que era transporte....e não esses onibus que é um verdadeiro risco. Saudades sim daqueles dias maravilhosos sem acidentes e ruas esburacadas aonde o veiculo corre risco em uma viagem transportando familias. Esta política sabe trabalhar ou melhor atrapalhar. VIVA A RFFSA VIVA ESTES MARAVILHOSOS MÁQUINISTAS , AUXILIARES, GUARDA CHAVES , FEITORES , PAGADORES , CHEFES DE TREM. VIVA MEU PAI.
beto lira parabéns, meu pai trabalhou 37 anos um mês e um dia, sempre fui companheiro dele viagem muito de trem, estou muito triste com esse abandono, UM PAÍS QUÊ NÃO TEM FERROVIAS NÃO TEM HISTÓRIA !
Meu foi feitor e meu pai guarda chaves. Etá saudades.
Digo meu avô.
Q emocionante essa história, como é relembrar ouvir dos participantes
Oi meu nome é Nilo tenho 60 anos de idade e usei muito o trem indo de Fortaleza a Sobral e confesso que tenho muita saudade, agora pense em um vídeo bom de se ver que é esse que eu vi agora nesse canal e é por isso que vou mim escrever no mesmo Parabéns!
Obrigado e vamos divulgar a história desses ferroviários e da ferrovia. Valeu
Que linda a estação João Felipe! É uma tristeza ver as outras estações em ruínas. Elas são patrimônio histórico.
Muito triste
Belo trabalho, meus parabéns!!! Temos que divulgar mais,o Brasil precisa de trens de transporte de passageiros!!!!!!!!!
Fantástico, viajei muito nesses trens foi ali onde eu comprei minha primeira revista globo, e depois a manchete era uma viagem alegre movimentada onde tinhamos tudo no trem.
Assistiu ao vídeo completo amigo? Esse é reduzido.
Lindo! Lindo! Me emociono pois na estação de São Luis do Curu, eu vendia BOLO no trem.
Jose Leonel, obrigado digo eu por pessoas como você existirem. Isso mostra que a sensibilidade ainda existe apesar desse mundo cruel que vivemos. Fazemos nossa parte, você com suas miniaturas retratando a realidade e nos tentando preservar a historia oral para as futuras gerações. Saudações a você pelo reconhecimento a uma época que faz parte de nossa historia.
Lamentável o que acontece hoje com as nossas ferrovias, principalmente a história da ferrovia no Ceará.
Excelente documentário , principalmente pra mim que fui Maquinista da RFFSA (aqui no Paraná) , e hoje sou aposentado. Mas fiz uma viagem marcante em 1996 , até Recife , pra levar 11 locomotivas G-12 , que também serviriam ao Ceará. Pena que nosso país não prioriza o transporte ferroviário. Um abraço a todos ferroviários e amantes de ferrovias.
só quem é ferroviário que nem eu sabe a dor no coração que essas pessoas sentem, a ferrovia integra e gera dinheiro para todos, sem fórmulas milagrosas, sem planos obscuros, apenas com muito trabalho e paixão pelo o que se faz, até por que o ferroviário trabalha servindo a população e não seus interesses próprios. viva a nos ferroviarios!
Tempo bom sem computadores sem drogas mas com muito repeito parabens vcs que fizeram parte dessa epoca tem todo meu respeito
Olá, amigos.
Que bom saber que vocês gostaram do resumo do vídeo. Na verdade é um documentario de 1h30min. Quem tiver interesse no video completo pode entrar em contato pelo e-mail laser.video@terra.com.br
7 anos atrás... ainda é possível adquirir o documentário?
queria saber a data desta reportagem o amigo entrou para a estrada de ferro na década de 20?
@@dionesoulindo2642 Meu avô nasceu em 1904 e entro na década de 20 na RVC. Ele faleceu com 84 anos.
@@CangacoAderbalNogueira ele parece com um senhor que morava perto da minha casa em mariana mg , que também foi ferroviários, ele contava muitos casos da estrada de ferro até parA conversar os dois se pareciam.
Aderbal, eu sou de tradicional famílias de ferroviários. O meu avô parterno era da manutenção da linha férrea,assim com o meu tio e o meu saudoso pai auxiliar de manobra também denominado guardar chaves. Acompanhei muito o meu pai em seu trabalho, até mesmo ajudando a descarregar vagões de adubos e outras cargas. E mais o empilhar lenha que seria para abastecer as máquinas chamadas " Maria Fumaça".
Só scho que a lógica foi mudada na época de JK que deixou de investir em ferrovias e construiu muitas rodovias, até aí não vejo problema nenhum mas, infelizmente esqueceram de continuar investindo em ferrovias que é um meio mais em conta, tinha muito de marquetada de JK para dizer que o Brasil estava avançando e tal. Mas, incrível o depoimento e emoção destes senhores, algo que deixa qualquer pessoa comovida.
obrigada amigo.
Que história linda!!!!
Onde está o respeito de nossos políticos com essa gente que fez a história e a grandeza deste país? A ferrovia e os ferroviários merecem mais respeito.
infelizmente a maioria desses governantes (pilantra) é capaz de vender a própria mãe ou a alma para o capeta para ficar no poder kkkkkkk
Muito emocionante!!!
Sensacional!
Francimary Oliveira amiga assista o vídeo completo, tá aqui no canal. Cuidado para não chorar.
saudoso chapéu de ferro,meu grande amigo
Francisco Saraiva Monte nasceu em que ano? Ele entrou em 19 de outubro de 1925. Faleceu com quantos anos?
Caro Aderbal: O que ocorre em seu querido estado do Ceará, a "Terra do Sol", acontece em todo o país, com ênfase em nosso Nordeste, que teve suas estradas de ferro privatizadas nos anos noventa, tendo como concessionária a tal TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A., que veio, tudo indica, unicamente com um objetivo: utilizar-se da privatização para promover a desativação. Aqui em Pernambuco e no vizinho estado da Paraíba é um verdadeiro caos: são estações em ruína, o leito da malha ferroviária coberto de mato e em alguns lugares os trilhos arrancados, construções irregulares, vagões de passageiros e cargas transformados em um monte de ferro. Vias como a linha Centro que liga o Recife a Salgueiro numa extensão de 514 km, que poderia está sendo utilizada como meio de incentivo ao turismo está completamente abandonada, basta dizer que no referido percurso, temos um dos mais belos trechos, são 14 túneis e dezenas de viadutos na Serra das Russas entre a cidade de Pombos e Gravatá, que promove anualmente neste mês de julho o Festival de Inverno, seguindo temos Bezerros, a terra dos Papangus e faz um carnaval maravilhoso; seguindo temos Caruaru, com sua tradicional feira, o polo das confecções e o São João, que é considerado juntamente com o de Campina Grande (PB) os maiores do Brasil. A Linha, que liga Recife a Itabaiana (PB) está em petição de miséria, como diziam os mais antigos "está entregue às baratas". O que fazer, a quem recorrer, quem são os culpados por estes desmandos, quais são os termos dessa privatização? No nosso entender, que privatizou ´r tão responsável quanto que tornou-se concessionária. É preciso que nossas vozes se levantem e cobremos dos políticos, que só pensam em si mesmos uma posição sobre esse mal que se abateu sobre as ferrovias brasileiras. VAMOS COBRAR, GENTE!Jeová Barboza de Lira Cavalcanti - Timbaúba (PE).
Um dia o Brasil sera melhor para os brasileiros Jeová, saudações a você e obrigado pelo texto.
Minha infância acordava com o "apito" do trem Como dizia na época , meu pai já estava aposentado e tinha um maquinista conhecido pelo apelido de peba parava o trem pra tomar café ele é meu pai eram grandes amigos ,
Aí eu aproveitava pra entrar nas locomotivas .
Tempos bons
outros paises aperfeiçoaram o transporte ferroviario, o brasil sucateou.......
Quer arrancar o sorriso da população? Invista nas ferrovias estaduais e federais.
A desgraça da empresa medíocre que é a "Metrofor" atualmente acabou com a estação João felipe e também o Otávio Bonfim.
Meu tio Fernando Bastos trabalhou muitos anos na refesa , se não enganado , ele era responsável pelo telex.
Emocionante e preocupante de pensar na irresponsabilidade de nossos políticos.
Isso é Brasil, infelizmente.
Quero dizer que o primeiro historiador não está mais entre nós ! Deus levou!
Cristiano Câmara foi um bom amigo.
Num país igual ao nosso grande e Enorme ,tinha q dar muito valor ao transporte ferroviário.E o mais barato,seguro e confiável.Uma pena os engravatados lá em Brasília pensarem diferente.
está coreto, na Europa além de ser o progresso eles conservam as locomotivas para turismo é muito lucrativo e atrai turistas e preserva a história do pais, nós no brasil preservamos a história do facebok
LIBEREM PARA A GENTE BAIXAR.
É legal liberado, você pode usar qualquer programa como o "aTube" O próprio TH-cam parece que tem um programa que baixa
Os senhores todos 😭... Faz parte. O bom seria, que ainda tivesse a estrada de ferro, para continuar dando emprego aos mais jovens. Filhos e netos. Inclusive desses heróis da refesa.
Esse belo vídeo já tem 12 anos;por favor, quantos kms ferroviários ativos existem no Ceará atualmente(08/2023,).
A propósito,por causa do calor intenso,há fundamento que os trens cearenses de médio e longo percurso só operavam à noite? Agradeço a atenção.
Hoje somente a linha que liga ao Piauí está em operação, e somente trens de carga.
A outra linha que fazia o sul do estado nem os trilhos existe mais e a muito tempo foi desativada.
Os trens circulavam dia e noite.
@@CangacoAderbalNogueira Obrigado pela informação,minhas sinceras homenagens aos ferroviários cearenses, inclusive aos que já não estão mais entre nós.
Por favor,a linha que vai ao Piauí,chega a Floriano e Teresina?
@@jaimedesouza2138 Teresina sim, tudo interligado.
@@CangacoAderbalNogueira
Aqui em São Paulo os trens de passageiros de médio e longo percurso, infelizmente,foram extintos.Nós,em São Paulo,tínhamos uma grande malha ferroviária e operando com várias Companhias ferroviárias: Sorocabana,Mogiana,
Paulista, Santos-Jundiai, Central do Brasil e só restou ativo para passageiros a curta ligação turística Pindamonhangaba- Campos do Jordão.Só houve investimentos maciços no sistema rodoviário,as ferroviárias foram sucateadas.
Mais uma vez,grato pela atenção.
Pode me informar se alguns anos há trás existia uma linha de trem de passageiros que saia de juazeiro e que passava numa cidade proxima de Canindé?
Nossos governantes não preservam a história ferroviária no nosso estado natal! Esses senhores fazem parte da história ferroviária do nosso estado!
Ferroviários construíram nosso Brasil.
Caso os amigos gostem também das histórias do cangaceiro Lampião podem acessar os outros vídeos do canal aderbalvideo e vão ver trechos de depoimentos de remanescentes da época do Cangaço, Ex Cangaceiros, Coiteiros, testemunhas oculares e também um vasto material. Tem também o blog cariricangaco.blogspot.com.br, onde nós, pesquisadores nos encontramos.
Grande abraço a todos e divulguem a história do Ceará e do Nordeste.
Valeu.
Era maravilhoso andar de trem
Mau pai foi maquinista André Rufino Dos Santos
Meu Era maquinista André Rufino dos Santos
Como o Sr disse no começo " o trem é progresso no mundo todo, menos no nosso país que não pensa em quem realmente carrega esse gigante"
Eu queria ser máquinista de trens urbanos.amo muito.
Só nos resta a saudade! O último vagão!
É UMA TRISTEZA , VER ISTO.
Privatizaram todas as nossas Ferrovias no Brasil, querem apagar todas as nossas histórias ! UM país que não tem ferrovia não tem HISTÓRIA !
Adorei a matéria, sempre quis trabalhar na rede ferroviária,mas eu optei em trabalhar no metrô. É uma pena mesmo vê um patrimônio deste ser totalmente sucateado, atendendo totalmente outros interesses. Lastimável ( Todos vcs ferroviários de todo o Brasil), estão de parabéns........
Meu sonho era viajar em um trem,,, será que vou morrer e não realizar esse sonho?😭😭😭😭😭😭
Poxa venho a muito tempo procurando esse vídeo, porém, como faço pra obter a versão completa dele? Valeu e tudo de bom.
Será que vai voltar?
A melhor viajem foi a de trem para bens tão bom que voltasse
Uma versão compacta do vídeo-documentário de Aderbal Nogueira que conta, através de depoimentos de pesquisadores e de ferroviários aposentados, a história da Estrada de Ferro do Ceará. A tônica emocionada dos depoimentos tomados e a sensação de nostalgia trazida pelas imagens da época nos levam a questionar: por que houve, em nosso país, o desmonte de tão importante meio de transporte?
Vídeo inserido em EntreMentes por Paulo Gurgel.
blogdopg(ponto)blogspot(ponto)com
É, meus caros senhores, tudo isso é muito triste.Em todo o Brasil,este transporte seguro e barato foi acabado ou diminuido, para a tristeza de todos nós.Deram preferencia pelo transporte rodoviário que é caro e cheio de problemas.Belos prédios, estações,leitos férreos e maravilhosas pontes centenarias,estão neste imenso país abandonadas e depedradas.Tudo isso é um absurdo. Só nos restou a saudade e muita decepção. Um abraço aos senhores aposentados das rêdes ferroviárias do Brasil.
Tudo por conta daquele desgraçado do ex presidente e bandido Fernando Henrique Cardoso que privatizou a antiga rede ferroviária federal com o seu governo canalha. Hoje a rede ferroviária está acabada e a ex presidente veio construindo uma nova linha da rede em alguns estados como Mato Grosso , Goiana , Goiás , Rio de Janeiro , São Paulo. Mais e os outros estados? Pernambuco o governo acabo com o patrimônio daqui , as estações todas acabadas , e o nosso governo acabando com o brasil veii.
Carmem Lucia, a senhora tem razão. É muito lamentável esta situação. Neste nosso País, as vezes, o que está errado,é certo. Um abraço.
Não esquecendo o bandido Juscelino Kubitschek, que trouxe a indústria automobilística ao Brasil.
Este é o Brejil...
A situação em SP é muito grave, só a cidade de Jundiaí perdeu 5 ramais.
Alguns casos chegam a ser ridículos.
Hoje para embarcar no aeroporto de Cumbica perde-se até duas horas no trânsito (saindo do centro). Cinquenta anos atrás havia um ramal ferroviário atendendo à região onde hoje está o aeroporto, dando ligação ao Centro em 20 minutos. O Governo agora percebeu a besteira que fez, e gasta bilhões na construção de uma nova linha ferroviária - mas que faz rota diferente e não serve a região de Guarulhos, Tucuruvi e Tremembé, muito carente de transporte público (ainda mais que as linhas de ônibus foram encurtadas para obrigar as pessoas a fazer baldeações).
Este é o Brejil...
Não esquecendo o bandido Juscelino Kubitschek, que trouxe a indústria automobilística ao Brasil.
Este é o Brejil...
A situação em SP é muito grave, só a cidade de Jundiaí perdeu 5 ramais.
Alguns casos chegam a ser ridículos.
Hoje para embarcar no aeroporto de Cumbica perde-se até duas horas no trânsito (saindo do centro). Cinquenta anos atrás havia um ramal ferroviário atendendo à região onde hoje está o aeroporto, dando ligação ao Centro em 20 minutos. A linha foi erradicada nos anos 60. O Governo agora percebeu a besteira que fez, e gasta bilhões na construção de uma nova linha ferroviária - mas que faz rota diferente e não serve a região de Guarulhos, Tucuruvi e Tremembé, muito carente de transporte público (ainda mais que as linhas de ônibus foram encurtadas para obrigar as pessoas a fazer baldeações).
Este é o Brejil...
Não esquecendo o bandido Juscelino Kubitschek, que trouxe a indústria automobilística ao Brasil.
Este é o Brejil...
A situação em SP é muito grave, só a cidade de Jundiaí perdeu 5 ramais.
Alguns casos chegam a ser ridículos.
Hoje para embarcar no aeroporto de Cumbica perde-se até duas horas no trânsito (saindo do centro). Cinquenta anos atrás havia um ramal ferroviário atendendo à região onde hoje está o aeroporto, dando ligação ao Centro em 20 minutos. A linha foi erradicada nos anos 60. O Governo agora percebeu a besteira que fez, e gasta bilhões na construção de uma nova linha ferroviária - mas que faz rota diferente e não serve a região de Guarulhos, Tucuruvi e Tremembé, muito carente de transporte público (ainda mais que as linhas de ônibus foram encurtadas para obrigar as pessoas a fazer baldeações).
Este é o Brejil...
MEU NOME É CLAUDIO DA CIDADE DE JUNDIAÍ. SP.
muito bom, o quanto o ceara perdeu de riqueza
Foi muita maldade o que eles fizeram acabaram um grande meio de transporte que nós enchiam de alegria ao escutar o apito do trem meu Deus que saudade
O slogan nas eleições é diminuir a pobreza. Seria bom que eles assistissem esses videos, pra que eles aprendesse por onde começar.
Trem, era para ser um patrimônio nacional.
as estradas de ferro do Brasil e uma vergonha.nao existe mais trem de passageiros no Brasil isso descaso destes atuais governos do Brasil. sucata ramo nossas ferrovias a partir dos anos 70.
A história da ferrovia antes e depois do Dr. Wilson.
Senhor muito inteligente, os políticos deveria receber um treinamento com esse cidadão brasileiro...Depois que entrou a república só fizeram é dificultar para que os brasileiros ficassem dependente dessa corja. E segue até hoje colocando o povo de joelho
NO BRAZIL - PARA SER CORRUPTO É MOLEZA - .... É UMA PENA - ESTE BRAZIL TEM TANTA COISAS BOAS E RUIM - MAIS QUANDO ALGUÉM TEM UM PROJETO PARA FALAR E MOSTRA DE UM LUGAR QUE PAROU NO TEMPO - TEM MUITA BUROCRACIA - MAIS PARA SER CORRUPTO NÃO PRECISA DE PROJETO - JÁ VAI NO EMBALO...É DEPOIS DESSA....FUI.
o amido velho do depoimento esta com a memoria ruim esta data caiu num dia de segunda feira, dia 19 de out 1925.
Senai hoje é uma caricatura do potencial de ensino de 35 anos atrás, não sei nem quais as qualificações e condições atuais.
Que pena ,o povo brasileiro não guardar a memória de uma época tão maravilhosa.Os poderosos dos poderes público destruiram uma relíqua chamada RFFSA,para a tristeza dos menos favorecidos.