A pessoa casa, muitas vezes nem teve pais que cuidou dela, ai luta com o cônjuge e depois quem não ajudou essa pessoa recebe herança, a pessoa casou, não tem que ficar nada pra pai, mãe, avós, só se não tiver marido ou esposa.
@@Inesgoodluck627Pois eu prefiro mil vezes que meu marido tenha direito ao que eu construi antes do que meus !!!avós!!! ou pais ou filhos e também vale para as coisas construídas DURANTE o casamento se o casamento foi uma separação total de bens
O que essa advogada não explicou é que o cônjuge perde para os ascendentes e descentes metade da casa que ele conquistou durante a União com o falecido(a)
Muito triste quando você teve pais ausentes, mãe narcisista, abusada por seu genitor , e vc luta a vida inteira não tem filhos , e quando se casa tem um esposo abençoado que cuida de vc , e não poder deixar para ele e sim para seus abusadores isto é um prêmio para eles por todos os danos psicológicos que causaram , tirando que tem sempre um irmão que nunca trabalhou que vai se beneficiar a suas custas
Eu por exemplo tô lascada pois sou eu q luto para ter as coisas enquanto meu marido gasta tudo com bobagem detalhe eu tenho filhos enquanto ele tem dois filhos de outros relacionamentos resumindo tudo q eu batalho pra ter no final vou ficar só com a metade de todo o meu esforços ainda vou ter que sair da minha casa q comprei sozinha oq vcs não intende e q tem muitas mulheres e homens iguais eu q beleza
@@pedrocarlos9318 só q vc esqueceu de uma quem não tem filhos e os já são falecido vai para o se conge pior e um dóis não tem filhos e outro tem aí quem não tem filhos se ferra pois passa a vida toda lutando para construir um patrimônio q na maioria das vezes e uma casa aí tem q dividir com filhos q não são seus e q não ajudou em nada pior vai ter q sair da sua casa para dar metade para filhos q não são seus q lindo vc passa uma vida toda lutando para comprar a sua casa própria e depois na sua velhice vai ter saí dela muito bonito mesmo
@@julianarodrigues1249 mais se a mulher ou o homem que lutou e conquistou o seu patrimônio, a sua parte é separada. Acho correto, aqueles que antes de se casarem, um dos dos dois tinha patrimônio e o outro não, pois não era dele ou dela antes do casamento, porque ter direito naquilo que não trabalhou? Acho justo isso
É só não casar. Quer usufruir da baranga, quer que a baranga seja só sua na cama e cuide de vc, aí não quer dar benefício a ela? A juventude da baranga vc quer né ? É só não casar. Continua morando com os filhos. Vê se eles cuidam de vc ao invés da baranga. Só quer usufruir da juventude da baranga e deixar sem nada. Seus filhos não vão cuidar de vc não.
@@raiellyrodrigues respeito sua opinião… porém eu trabalhei arduamente para melhorar meu poder aquisitivo e não é pq a baranga dormiu ou dorme comigo que vou deixar meu dinheiro p ela.. pq a exemplo que vc citou que ela é só minha na cama por outro lado essa parte é recíproco eu tb sou só dela,porém meu filho e meu príncipe é deixarei meu dinheiro todo p ele ,que é meu sangue…. A baranga em questão que trabalhe se quiser dinheiro….
@@izaiassilva9515compreensível. Infelizmente talvez você não tenha encontrado uma pessoa legal para dividir a vida. Meu primeiro casamento foi muito jovem, eu tinha 19 anos. Mas sempre quis estudar e fazer faculdade. O meu dito marido não permitia. Quem sustentava a gente? A mãe dele. Logo engravidei e vi que ia ser muito difícil minha vida. Mesmo porque ele não queria trabalhar e nem estudar. Separei, passei num concurso público, fiz faculdade e casei com professor da universidade. Conclusão, estamos juntos e felizes faz 27 anos. Construímos juntos nosso patrimônio material e meu maior bem é meu filho. Mas tudo o que temos é nosso e não do filho. Se ele quiser que ele estude e faça como nós. Não faça isso. Não diga que as suas coisas são do seu único filho.( Mesmo porque isso é óbvio) você desestimula seu filho a alcançar suas próprias metas ou conquistas.
Curioso pessoas que acham um absurdo ajudar dentro de casa, que se o homem perder as condições financeiras, largam este homem, mas querem que ele deixe as coisas para ela. 😂😂😂😂😂
Bom dia, e se o marido herdar bens dos pais, e a esposa terá dinheiro, mesmo os bens ainda não ter sido tranferido para o marido e estar no nome de todos os irmãos, como fica? E tem um filho tambem maior de idade.
Único vídeo que em pouco tempo se explicou muito bem., mas tenho uma dúvida: Quando o casal não tem filhos, mas tem os sogros vivos e a cônjuge sobrevivente mora em uma única casa e tem um carro em seu nome e casada em regime parcial de bens, a pergunta é: Tenho que dividir a única casa e o único carro?
O carro talvez tenha que dividir, agora a casa você terá direito real de habitação pro resto da sua vida, pois é a única residência a inventariar e a lei garante o amparo do cônjuge nesse sentido.
@@Userkfdjdkfjf Entendi, obrigada por me responder. Uma última pergunta por favor: posso vender o imóvel e fazer o que quiser com ele ou só a efeito de moradia mesmo?
E no caso de não ter mais os pais e nem filhos e a viúva está numa união estável de anos no imóvel do falecido aonde, Tiveram uma vida juntos tem uma história nesta cidade etc Este patrimônio dele antes cuja qual ele ou ela viveram juntos fica para quem então ? Sem mãe e sem filhos ?
Não é perfeito, mas acaba com algumas bizarrices. O bom é que deixa claro o que é uma herança e o que é um bem construido em sociedade entre os conjuges. Estamos na era dos relacionamentos liquidos, nada mais justo que os direitos sucessorios seja atualizados.
Vc se esqueceu do principal se Joao e maria se casaram no regime de separação total de bens , maria vai ter que trabalhar pq 100% dos bens de Joao vão para os filhos e maria vai herdar 0 reais !!!!
Isso é muito bom,mulher tem que trabalhar p aprender a dar valor no dinheiro,muitas mulheres não sabem como é difícil ganhar dinheiro e tiram sarro até do carro usado do sujeito sem ter trabalhado nem p comprar uma bicicleta… agora elas vão ter que trabalhar se quiser ter dinheiro…
@@izaiassilva9515 Trabalho e sempre ajudei MUITO meu marido. O que ele tem agora conquistou com minha ajuda. Sem falar que ainda tenho que cuidar das coisas de casa, filho e estudo. Mesmo cansada e passando mal. Agora meu enteado (adulto) que só quer sombra e suco fresco, levanta 16 h querendo almoço depois de farrear a madrugada e ainda arrumou outra igual a ele, vai ficar no lucro do meu suor.
Meu pai faleceu em 2020, no caso nao abrimos inventário ainda Ela esta na casa e tudo bem Porem tem uma outra casa c recebemos aluguel, se entra em vigor essa lei Ela ainda vai ter direito ao aluguel?
Se João e Maria forem casados no regime universal de bens. João quando casou com Maria tinha um filho do seu primeiro casamento. Com essa união tiveram uma filha. O que muda nesse caso?
No regime da comunhão universal, Maria tem direito a metade de todos os bens. Nesse caso continua sendo direito de meação e não de herança. Ela tem metade de todos os bens por ser regime da comunhão universal e não porque está recebendo como herança.
Meu pai comprou um lote com uma casa modesta antes de se casar, após se casar com minha mãe ele ampliou e reformou está , construiu uma outra casa e fez 2 barracos neste lote porém ela não ajudou financeiramente com a nova lei ela terá direito a estes bens?
Também queria saber, o seu caso é bem parecido com o meu, antes de casar eu tinha uma casa e depois do casamento fizemos mais duas casas em cima, vendemos tudo e compramos uma casa em outro estado, NÃO temos filho, não sei se por ter uma única casa em que moro ainda tenho que dividir com a sogra? 😮
Essa lei e para ambos os sexos a pessoa que tem bens antes de se casar com a outra tanto faz homem ou mulher não terá direito ao que ele ou ela construíu sozinha, só terá direito a metade dos Bens após o casamento entendeu
infelizmente .com essas leis aprovada.o melhor mesmo é não prosperar,não gerar bens,não ter nada.viver de aluguel e não casar nem amigar. enfim é ajudar a destruição total da idéia de família.
Verdade, está até difícil prosperar e ainda ter que dividir com a sogra. Será que mesmo NÃO tendo filhos e apenas uma casa e um carro, ainda sim tem que dividir? E vai morar aonde? 😮
@@joseamericofigueiredo4475 destruição da família é esse negócio de interesseira e interesseiro vir e se apossar dos bens dos verdadeiros herdeiros que são os filhos ou enteados ou seja os filhos de alguém de qualquer forma
FAK, não vai perder nada. A pessoa ( mulher o homem) milionário casa fica 3 anos e a dita esposa quer a metade, isso que vai mudar. Olha a fortuna que a Fontenele recebeu? Nunca contribuiu nada com a fortuna do esposo. O certo e propagar a verdade.
Também estou com dúvidas, mas ness caso divide a herança entre o cônjuge sobrevivente e a sogra 😮 eu só queria saber se a única casa como bem também é dividida?, nesse caso onde o cônjuge sobrevivente vai morar?
Doutora boa tarde e se a *Maria* casou na sobrepartilha da 1° esposa com filhos, e usou o dinheiro para comprar sua atual casa com o dinheiro da 1° esposa , ela ainda assim teris direito em alguma coisa? a 1° esposa ganhou todo o processo mais ainda não recebeu. devido a essa fraude no andamento do processo.
Meu esposo tinha um apartamento antes de mim. Ja somos casados faz 27 anos e temos um filho adulto . Ele já era divorciado com 3 filhos. O apartamento dele nada tem haver com a ex-mulher. Ele adquiriu depois do divórcio. Os filhos são bem sucedidos, mas pasmem! Uma das filhas pegou o apartamento dele e colocou para alugar ficando com a renda. Nao da nem satisfação. Acho errado isso porque ele ainda não morreu. Eu nao faço questão pois ja tenho minha casa. Mas se essa lei valer é mais ou menos isso que ela fez. Eu entendi assim
Pede pra ele deixar esse apto como doaçao pra vc e seu filho no testamento dele. E tome cuidado com seus bens juntos, pq vcs sao meeiros, logo, metade de tudo o que vc tem também é dele e seria repartido com os outros filhos em caso de falecimento!
Deveria ser feita a partilha em até 6 meses vendendo o imóvel e extinguir a pensão por morte, pois antes era a aposentadoria do esforço próprio e agora fica para outra facilmente
Boa noite doutora Meu pai conviveu com minha mãe e teve com ela 3 filhos, ela faleceu primeiro, agora fez um ano que meu pai tbm faleceu, os imóveis estão no nome dele ele tem mais 6 filhos de relacionamentos anteriores eu e meus dois irmãos teriam direito à 50% referente a nossa mãe ou não.
Não precisa ser advogado para saber disso vc e seus irmãos receber os 50 da sua mãe mais uma parte dos 50 do seu pai não importa no nome de quem está se foi comprado durante o relacionamento deles metade e só da sua ou seja vc e seus irmãos receber sozinhos a parte da sua mãe o restante q era do seu pai e dividido com todos os filhos excluído vcs do segundo casamento
Dra no meu caso, eu tenho bens e meu esposo não, nosso casamento é o obrigatório de bens. Como fica daí? Pra mim essa lei é absurda, fiquei viúva em 2021, me casei novamente em 2023, e sei bem como é ficar viúva, passei muita dificuldade quando meu primeiro marido faleceu.
Tempos de relacionamento liquido e por interesses financeiros otima mudança por que se a mulher foi mesmo leal ao homem e ficou com ele todo esse tempo mesmo que ela não teja direito o filho vai reconhecer e vai cuidar da mae, agora as maria chuteiras, mulheres promiscua de Instagram e etc que casam por interesse vão se ferrar, porem temos mulheres independentes hoje em dia logo então esta tudo tranquilo não vejo o porquê da reclamação com as mudanças
Não é bem assim,as mães serão obrigadas a ter que viver com noras que não suportam ,e vão perder a autoridade dentro da própria casa , vão morar de favor na casa que ela ajudou a construir e a nora será a dona da casa que deveria ser da sogra , simplesmente por ser casada com o dono . Você acha isso justo? Porque eu não acho.E quem garante que os filho vai cuidar da mãe ,se ele já conseguiu o que queria , muitos vão é colocar as mães no asilo ,se a espera da herança eles já fazem isso , imagina depois de receber a herança .
@@filhadeDeus-sf5ex concordo com você porém então que falam algo para barrar também as interesseiras que só casam pra ter um filho pra viver as custa desse filho e terminam os relacionamentos antes de um ano já para garantir.seu futuro as custas. Desse golpe
@@claudiogomesjr6757 Não é justo as mulheres de bem pagar pelo erro dos outros ,agora sobre as interesseiras é só existir uma lei que as pessoas que tem filhos , só poderem casar com separação de bem , assim os filhos não terão que dividir a herança com as golpistas , não precisa de prejudicar a viúva .
Dr eu e meu marido somos casados em união parcial, como fica esse caso de 50% que ja vale hoje, nao temos filhos. O pai dele tem direito a 50% de tudo? Ou os meus? E como a gente faz pra so eu e ele ter direito de tudo caso um dos dois morra? A gente não quer deixar nada pra ninguém a não ser que tenhamos filho. Ele quer que tudo seja meu e eu que tudo seja dele, conquistamos tudo juntos.
Unica saida é ser tudo para o filho, e novas leis futuramente, ( se o filho morrer e nao tiver ninguem pra receber a herança, vai para o ESTADO BONZINHO. Infelismente o governo do L quer mais grana.
As pessoas mal informadas estão confundindo as bolas! 😅 Bens particulares e heranças! Pior é você casado com comunhão total ou universal de bens e morre e sua parte vai para os enteados que te odeia! 😂 Olha outro absurdo os enteados ter parte na herança da madrasta ou padrastos! 🤭
Essa lei é vagabunda, me tire dúvida,sou casada a 10 anos nesse regime aí,moro numa casa de herança do meu esposo daí que ele tem dois filhos que não são meus,pois meu esposo já fez doaçoes pra eles dois antes de casar comigo a pergunta é se meu esposo morrer eu ainda tenho que sair da minha única casa ? Lembrando que essa única casa o papel nem no nome dele estar,eu tenho algum direito?
Não achei justa. Porque tem muitos filhos que não merecem receber herança dos pais. Porque não construíram e não ajudaram em nada o pai, querem tudo fácil de mãos beijadas sem nunca ter trabalhado pra ajudar os pais a construírem e ainda ficam desejando a morte dos pais, para ficarem com a herança. A herança deveria ficar para quem o dono da herança escolhesse. Mas o governo comunista tira este direito de escolha do dono dos bens.
Amei e q seja apeovada logo ...uma pena q o parcial d bens ainda exista só deveria existir separação tital d bens pra acabar com casamentos golpistas....e Vale ressaltar pra espertas d plantão q Maria só terá direito no q foi comprado durante a constância do casamento se caso o umovel ou bens forem adquirido com o dinheiro dos dois e não com dinheiro d herança se os filhos conseguir provar q foi com dinheiro d herança na escritura da casa fou adquirido através d dinheiro d herança o cônjuge pe de sim total direto nesses bens e outra o único regime q ficara livre dessa nova leite é o universal d bens ou testamento desd q o falecido deixe bens particulares e não herança d família dele tipo não tem como ele passar herança dele para outro q não seja os filhos dele através d testamento os únicos salvos disso é os herdeiros legítimos os filhos 🎉
Ou seja se me casar com uma pessoa na comunhão parcial de bens e a única casa que residem durante anos 10 20 anos foi adquirida antes do casamento, não terei direito a nada mesmo tendo um casamento de 20 anos . Vai tudo para filhos. Essa lei está muito.mal escrita para er aprovada. De regra geral como está não só vai atingir como muitos disseram amantes, mas vai atingir as esposas as que convivem num regime de casamento ha anos, cuidando do.marido e do bens.
Calma, queridas! A lei também vale para o homem que tem a mesma intenção das mulheres. 😂😂😂
A farra do golpe do baú vai acabar 😂😂😂
A pessoa casa, muitas vezes nem teve pais que cuidou dela, ai luta com o cônjuge e depois quem não ajudou essa pessoa recebe herança, a pessoa casou, não tem que ficar nada pra pai, mãe, avós, só se não tiver marido ou esposa.
Procure se informar antes de escrever abobrinhas. E, quem estiver de olho no q o cônjuge tinha ANTES da união, é pessoa INTERESSEIRAh!!!
Agora a desculpa feminina vai ser que todos tem pais tóxicos!
@@Inesgoodluck627Pois eu prefiro mil vezes que meu marido tenha direito ao que eu construi antes do que meus !!!avós!!! ou pais ou filhos e também vale para as coisas construídas DURANTE o casamento se o casamento foi uma separação total de bens
O que essa advogada não explicou é que o cônjuge perde para os ascendentes e descentes metade da casa que ele conquistou durante a União com o falecido(a)
Muito justo
Nossa ainda bem que a Dra explicou
BÔM DIA MINHA LINDA AMIGA VIÚVA
Muito triste quando você teve pais ausentes, mãe narcisista, abusada por seu genitor , e vc luta a vida inteira não tem filhos , e quando se casa tem um esposo abençoado que cuida de vc , e não poder deixar para ele e sim para seus abusadores isto é um prêmio para eles por todos os danos psicológicos que causaram , tirando que tem sempre um irmão que nunca trabalhou que vai se beneficiar a suas custas
Para falacidos em 2022 esse novo CPC já vai vigorar com respeito à direito a herança (bens particulares do falecido) para a viúva
O direito real de habitação dos viúvos permanece?
É possível sim.
Permanece com algumas modificações.
A lei em questão é o Código Civil, não está em vigor ainda e não tem data.
Tem um pessoal medindo os outros pela sua régua.
E a pensão por morte, a Maria vai receber?
Calma senhoritas nada entrega em vigor que as desfavoreça
Dra. Quem está a frente para que esta mudança no código civil ocorra??
Quem é o responsável?
Kkk não vão pertuba-lo, os golpes irão acabar!
Faz o L
Bem feito. Melhor pros filhos . Acaba com o interesse de ficar com o bem do marido ou da mulher.
Eu por exemplo tô lascada pois sou eu q luto para ter as coisas enquanto meu marido gasta tudo com bobagem detalhe eu tenho filhos enquanto ele tem dois filhos de outros relacionamentos resumindo tudo q eu batalho pra ter no final vou ficar só com a metade de todo o meu esforços ainda vou ter que sair da minha casa q comprei sozinha oq vcs não intende e q tem muitas mulheres e homens iguais eu q beleza
@@pedrocarlos9318 só q vc esqueceu de uma quem não tem filhos e os já são falecido vai para o se conge pior e um dóis não tem filhos e outro tem aí quem não tem filhos se ferra pois passa a vida toda lutando para construir um patrimônio q na maioria das vezes e uma casa aí tem q dividir com filhos q não são seus e q não ajudou em nada pior vai ter q sair da sua casa para dar metade para filhos q não são seus q lindo vc passa uma vida toda lutando para comprar a sua casa própria e depois na sua velhice vai ter saí dela muito bonito mesmo
@@julianarodrigues1249 mais se a mulher ou o homem que lutou e conquistou o seu patrimônio, a sua parte é separada. Acho correto, aqueles que antes de se casarem, um dos dos dois tinha patrimônio e o outro não, pois não era dele ou dela antes do casamento, porque ter direito naquilo que não trabalhou? Acho justo isso
Gostaria de saber saber se novo código Civil foi aprovado.
Não
Eu gostei, mesmo que não sobre nada pra mim , meus filhos estão assegurados 🙏🏻
To esperando essa lei com alegria,meu filho será meu único herdeiro,nenhuma baranga preguiçosa irá ficar com meu dinheiro …
É só não casar. Quer usufruir da baranga, quer que a baranga seja só sua na cama e cuide de vc, aí não quer dar benefício a ela? A juventude da baranga vc quer né ? É só não casar. Continua morando com os filhos. Vê se eles cuidam de vc ao invés da baranga. Só quer usufruir da juventude da baranga e deixar sem nada. Seus filhos não vão cuidar de vc não.
@@raiellyrodrigues respeito sua opinião… porém eu trabalhei arduamente para melhorar meu poder aquisitivo e não é pq a baranga dormiu ou dorme comigo que vou deixar meu dinheiro p ela.. pq a exemplo que vc citou que ela é só minha na cama por outro lado essa parte é recíproco eu tb sou só dela,porém meu filho e meu príncipe é deixarei meu dinheiro todo p ele ,que é meu sangue…. A baranga em questão que trabalhe se quiser dinheiro….
@@izaiassilva9515compreensível. Infelizmente talvez você não tenha encontrado uma pessoa legal para dividir a vida. Meu primeiro casamento foi muito jovem, eu tinha 19 anos. Mas sempre quis estudar e fazer faculdade. O meu dito marido não permitia. Quem sustentava a gente? A mãe dele. Logo engravidei e vi que ia ser muito difícil minha vida. Mesmo porque ele não queria trabalhar e nem estudar. Separei, passei num concurso público, fiz faculdade e casei com professor da universidade. Conclusão, estamos juntos e felizes faz 27 anos. Construímos juntos nosso patrimônio material e meu maior bem é meu filho. Mas tudo o que temos é nosso e não do filho. Se ele quiser que ele estude e faça como nós. Não faça isso. Não diga que as suas coisas são do seu único filho.( Mesmo porque isso é óbvio) você desestimula seu filho a alcançar suas próprias metas ou conquistas.
Se a trata como baranga porque ainda esta com ela? Nota-se sua falta de respeito e consideração, não há porque manter a união dessa forma.
@@raiellyrodriguesbaranga cuida de ninguém quem leva os pais pro hospital e compra remédios e fraldas são os filhos nenhuma amante vagaba faz isso
Urgência por essa lei vou assinar em baixo
Curioso pessoas que acham um absurdo ajudar dentro de casa, que se o homem perder as condições financeiras, largam este homem, mas querem que ele deixe as coisas para ela. 😂😂😂😂😂
@@leonardohenriques1618 só esquerdopata pensa assim
Dra Priscila, na sua opinião, qual é o melhor regime de casamento hoje?
Querida
Tem ideia qdo será aprovado o novo código civil?
Coisa boa vai ser essa alteração. Mulher vai ficar so com o que ele "suou" para construir.
@@thyagosilva3824 mulheres e homens, rapaz
E para quem nao tem filhos e nem ascendentes .Como fica a situaçao da viuva?
Para falecidos em 2022, o novo CPC já vai vigorar, quanto a direitos de herança?
Até o momento não tem data definida, sendo assim, nada aprovado, assim, prevalece o código de 2002.
No caso, o viúvo/a viúva terá direito somente àquilo que foi adquirido durante a união? Se for assim, tranquilo.
Bom dia, e se o marido herdar bens dos pais, e a esposa terá dinheiro, mesmo os bens ainda não ter sido tranferido para o marido e estar no nome de todos os irmãos, como fica? E tem um filho tambem maior de idade.
Único vídeo que em pouco tempo se explicou muito bem., mas tenho uma dúvida:
Quando o casal não tem filhos, mas tem os sogros vivos e a cônjuge sobrevivente mora em uma única casa e tem um carro em seu nome e casada em regime parcial de bens, a pergunta é:
Tenho que dividir a única casa e o único carro?
O carro talvez tenha que dividir, agora a casa você terá direito real de habitação pro resto da sua vida, pois é a única residência a inventariar e a lei garante o amparo do cônjuge nesse sentido.
@@Userkfdjdkfjf Entendi, obrigada por me responder. Uma última pergunta por favor: posso vender o imóvel e fazer o que quiser com ele ou só a efeito de moradia mesmo?
Direito de moradia nao é direito de propriedade, moça. Vc tem o direito de morar, nao de possuir. Logo, nao pode vender.
E pra quem é casado em comunhão total de bens?👀
E no caso de não ter mais os pais e nem filhos e a viúva está numa união estável de anos no imóvel do falecido aonde, Tiveram uma vida juntos tem uma história nesta cidade etc Este patrimônio dele antes cuja qual ele ou ela viveram juntos fica para quem então ? Sem mãe e sem filhos ?
muita gente ruim viu..Deus nos guarde...............
....
Quem são os responsáveis pelo novo código civil??
Os 3 poderes, legislativo , executivo e judiciário, ou seja , câmara dos deputados, câmara dos senadores , presidente e STF.
Muito justo, tudo que conquistei antes do casamento é meu.. caso eu queira deixar para a mulher, faço um testamento .. lei excelente
Se for aprovado, como fica no caso de comunhão universal de bens a meação e a herança se a pessoa tiver pais ou filhos?
Não tenho dúvida alguma que se estão querendo mudar a lei de heranças é para beneficiar os herdeiros que não possuem direitos e tirar bens das viúvas.
E dos viúvos, tb. Não é justo.
Pois é, e quem não tem filhos ainda tem que dividir com a sogra 😮
Os bens eram dos falecidos, e não das viúvas
Não é perfeito, mas acaba com algumas bizarrices. O bom é que deixa claro o que é uma herança e o que é um bem construido em sociedade entre os conjuges. Estamos na era dos relacionamentos liquidos, nada mais justo que os direitos sucessorios seja atualizados.
Vc se esqueceu do principal se Joao e maria se casaram no regime de separação total de bens , maria vai ter que trabalhar pq 100% dos bens de Joao vão para os filhos e maria vai herdar 0 reais !!!!
Não se trata de esquecimento, você está falando de outro regime completamente diferente do que foi abordado no vídeo. Será tema de outro vídeo.
Regime de separação total de bens só serve caso de divórcio.
@@fadep2024 vai mudar !!!!
Isso é muito bom,mulher tem que trabalhar p aprender a dar valor no dinheiro,muitas mulheres não sabem como é difícil ganhar dinheiro e tiram sarro até do carro usado do sujeito sem ter trabalhado nem p comprar uma bicicleta… agora elas vão ter que trabalhar se quiser ter dinheiro…
@@izaiassilva9515 Trabalho e sempre ajudei MUITO meu marido. O que ele tem agora conquistou com minha ajuda. Sem falar que ainda tenho que cuidar das coisas de casa, filho e estudo. Mesmo cansada e passando mal. Agora meu enteado (adulto) que só quer sombra e suco fresco, levanta 16 h querendo almoço depois de farrear a madrugada e ainda arrumou outra igual a ele, vai ficar no lucro do meu suor.
E pra quem ficou viuvo em antes da lei e ja esta com processo em andamento vale a nova lei ou antiga lei é a que vale ?
Vai ser a antiga pq eles irão anular esse negócio d transição quem ainda está fazendo inventário por exemplo vai valer a boca lei 🎉
Nova lei
Mexer nos processos na em curso seria uma confusão só! Acredito que não aconteça, mas só teremos definição concreta quando a lei for aprovada .
Boa tarde.
Um absurdo vc cuidou a vida inteira do marido ou vice-versa.
Esqueceram de votar : quem fica com o viúvo ou viúva que tem mais de 75 anos?
Meu pai faleceu em 2020, no caso nao abrimos inventário ainda
Ela esta na casa e tudo bem
Porem tem uma outra casa c recebemos aluguel, se entra em vigor essa lei
Ela ainda vai ter direito ao aluguel?
Como seu pai ja faleceu, prevalece a lei de 2020.
@@comunidadedireitoefamilia Mesmo sem inventário aberto ?
E se for universal de bens ???
Se João e Maria forem casados no regime universal de bens. João quando casou com Maria tinha um filho do seu primeiro casamento. Com essa união tiveram uma filha. O que muda nesse caso?
No regime da comunhão universal, Maria tem direito a metade de todos os bens. Nesse caso continua sendo direito de meação e não de herança. Ela tem metade de todos os bens por ser regime da comunhão universal e não porque está recebendo como herança.
Meu pai comprou um lote com uma casa modesta antes de se casar, após se casar com minha mãe ele ampliou e reformou está , construiu uma outra casa e fez 2 barracos neste lote porém ela não ajudou financeiramente com a nova lei ela terá direito a estes bens?
Também queria saber, o seu caso é bem parecido com o meu, antes de casar eu tinha uma casa e depois do casamento fizemos mais duas casas em cima, vendemos tudo e compramos uma casa em outro estado, NÃO temos filho, não sei se por ter uma única casa em que moro ainda tenho que dividir com a sogra? 😮
Me explica, isso acontece para o homem tbm ? Ele perde o direito se a mulher tiver filhos ?
Essa lei e para ambos os sexos a pessoa que tem bens antes de se casar com a outra tanto faz homem ou mulher não terá direito ao que ele ou ela construíu sozinha, só terá direito a metade dos Bens após o casamento entendeu
Vai ter muita gente se apressando pra matar o companheiro (a)
O côdigo de 2002 foi um grande equívoco so favorece é golpes.
infelizmente .com essas leis aprovada.o melhor mesmo é não prosperar,não gerar bens,não ter nada.viver de aluguel e não casar nem amigar. enfim é ajudar a destruição total da idéia de família.
Verdade, está até difícil prosperar e ainda ter que dividir com a sogra.
Será que mesmo NÃO tendo filhos e apenas uma casa e um carro, ainda sim tem que dividir? E vai morar aonde? 😮
@@joseamericofigueiredo4475 destruição da família é esse negócio de interesseira e interesseiro vir e se apossar dos bens dos verdadeiros herdeiros que são os filhos ou enteados ou seja os filhos de alguém de qualquer forma
FAK, não vai perder nada. A pessoa ( mulher o homem) milionário casa fica 3 anos e a dita esposa quer a metade, isso que vai mudar. Olha a fortuna que a Fontenele recebeu? Nunca contribuiu nada com a fortuna do esposo. O certo e propagar a verdade.
👏👏👏
Bom dia doutora e quem se casou com pessoa que não tem filhos quem tem direito aos bens no caso de um dos dois falecerem?
Também estou com dúvidas, mas ness caso divide a herança entre o cônjuge sobrevivente e a sogra 😮 eu só queria saber se a única casa como bem também é dividida?, nesse caso onde o cônjuge sobrevivente vai morar?
@@doraliza9602 tem se ele não tiver pais vivos
@@maedosgemeos-h8x vai continuar morando na casa dele pelo direito de habitação
Doutora boa tarde e se a *Maria* casou na sobrepartilha da 1° esposa com filhos, e usou o dinheiro para comprar sua atual casa com o dinheiro da 1° esposa , ela ainda assim teris direito em alguma coisa? a 1° esposa ganhou todo o processo mais ainda não recebeu. devido a essa fraude no andamento do processo.
Meu esposo tinha um apartamento antes de mim. Ja somos casados faz 27 anos e temos um filho adulto . Ele já era divorciado com 3 filhos. O apartamento dele nada tem haver com a ex-mulher. Ele adquiriu depois do divórcio. Os filhos são bem sucedidos, mas pasmem! Uma das filhas pegou o apartamento dele e colocou para alugar ficando com a renda. Nao da nem satisfação. Acho errado isso porque ele ainda não morreu. Eu nao faço questão pois ja tenho minha casa. Mas se essa lei valer é mais ou menos isso que ela fez. Eu entendi assim
Pede pra ele deixar esse apto como doaçao pra vc e seu filho no testamento dele. E tome cuidado com seus bens juntos, pq vcs sao meeiros, logo, metade de tudo o que vc tem também é dele e seria repartido com os outros filhos em caso de falecimento!
E quem se casou antes da nova lei????
Entrará normalmente na nova. A lei só passará a ser vigente após o óbito do seu cônjuge.
Todo Mundo tá preocupado com o fim do golpe do baú
Perfeito herdeiros de bens particulares sao apenas filhos, netos , pai e mae . Votem logo.
Uma palhaçada...filhos ingratos que nunca visitam ou cuidaram de seus pais ...ter direitos ...deviam ter e vergonha, bando de usurpadores
Mas a lei de Deus é soberana!
@@Anleffomior pra isso existe testamento ou gaste tudo antes de morrer.
Deveria ser feita a partilha em até 6 meses vendendo o imóvel e extinguir a pensão por morte, pois antes era a aposentadoria do esforço próprio e agora fica para outra facilmente
Boa noite doutora Meu pai conviveu com minha mãe e teve com ela 3 filhos, ela faleceu primeiro, agora fez um ano que meu pai tbm faleceu, os imóveis estão no nome dele ele tem mais 6 filhos de relacionamentos anteriores eu e meus dois irmãos teriam direito à 50% referente a nossa mãe ou não.
Não precisa ser advogado para saber disso vc e seus irmãos receber os 50 da sua mãe mais uma parte dos 50 do seu pai não importa no nome de quem está se foi comprado durante o relacionamento deles metade e só da sua ou seja vc e seus irmãos receber sozinhos a parte da sua mãe o restante q era do seu pai e dividido com todos os filhos excluído vcs do segundo casamento
@@julianarodrigues1249 muito obrigado pela resposta
Dra no meu caso, eu tenho bens e meu esposo não, nosso casamento é o obrigatório de bens. Como fica daí?
Pra mim essa lei é absurda, fiquei viúva em 2021, me casei novamente em 2023, e sei bem como é ficar viúva, passei muita dificuldade quando meu primeiro marido faleceu.
Vc tem os bens do primeiro marido.
Boa sorte a todos os casados 😂😂😂!
Pois essa casa foi herança deixada pelos os pais dele já falecidos
Será que gente interesseira que quer que continue assim???
😂😂😂 E agora como vão aplicar os golpes?
Tempos de relacionamento liquido e por interesses financeiros otima mudança por que se a mulher foi mesmo leal ao homem e ficou com ele todo esse tempo mesmo que ela não teja direito o filho vai reconhecer e vai cuidar da mae, agora as maria chuteiras, mulheres promiscua de Instagram e etc que casam por interesse vão se ferrar, porem temos mulheres independentes hoje em dia logo então esta tudo tranquilo não vejo o porquê da reclamação com as mudanças
Pensei o mesmo
Você fala de um jeito que parece que tem tanta certeza que o homem vai morrer primeiro, é uma lei também o homem morrer primeiro que a mulher?
Não é bem assim,as mães serão obrigadas a ter que viver com noras que não suportam ,e vão perder a autoridade dentro da própria casa , vão morar de favor na casa que ela ajudou a construir e a nora será a dona da casa que deveria ser da sogra , simplesmente por ser casada com o dono . Você acha isso justo? Porque eu não acho.E quem garante que os filho vai cuidar da mãe ,se ele já conseguiu o que queria , muitos vão é colocar as mães no asilo ,se a espera da herança eles já fazem isso , imagina depois de receber a herança .
@@filhadeDeus-sf5ex concordo com você porém então que falam algo para barrar também as interesseiras que só casam pra ter um filho pra viver as custa desse filho e terminam os relacionamentos antes de um ano já para garantir.seu futuro as custas. Desse golpe
@@claudiogomesjr6757 Não é justo as mulheres de bem pagar pelo erro dos outros ,agora sobre as interesseiras é só existir uma lei que as pessoas que tem filhos , só poderem casar com separação de bem , assim os filhos não terão que dividir a herança com as golpistas , não precisa de prejudicar a viúva .
E se Maria comprou a casa com João? Ela já tem os 50% porque ela colocou dinheiro, já não vai existir os 25% da parte do marido?
Justíssimo! A lei é antiga, de quando mulher não trabalhava fora...
Dr eu e meu marido somos casados em união parcial, como fica esse caso de 50% que ja vale hoje, nao temos filhos. O pai dele tem direito a 50% de tudo? Ou os meus? E como a gente faz pra so eu e ele ter direito de tudo caso um dos dois morra? A gente não quer deixar nada pra ninguém a não ser que tenhamos filho. Ele quer que tudo seja meu e eu que tudo seja dele, conquistamos tudo juntos.
Unica saida é ser tudo para o filho, e novas leis futuramente, ( se o filho morrer e nao tiver ninguem pra receber a herança, vai para o ESTADO BONZINHO. Infelismente o governo do L quer mais grana.
@@Conecta_2024 verdade eles querem o dinheiro
Façam testamento.
Testamento
@@belsousa1230 uma advogada disse que testamento n adianta.
As pessoas mal informadas estão confundindo as bolas! 😅 Bens particulares e heranças! Pior é você casado com comunhão total ou universal de bens e morre e sua parte vai para os enteados que te odeia! 😂 Olha outro absurdo os enteados ter parte na herança da madrasta ou padrastos! 🤭
É só não casar, não namorar e nem morar junto com pessoas que já tem filhos com outras. Vai evitar este sofrimento futuro!
Essa lei é vagabunda, me tire dúvida,sou casada a 10 anos nesse regime aí,moro numa casa de herança do meu esposo daí que ele tem dois filhos que não são meus,pois meu esposo já fez doaçoes pra eles dois antes de casar comigo a pergunta é se meu esposo morrer eu ainda tenho que sair da minha única casa ? Lembrando que essa única casa o papel nem no nome dele estar,eu tenho algum direito?
entao,basta ninguem se chamar Maria..
Vai ganhar a moradia e a pensão não tá bom
Essa lei é justa, adorei!
Não achei justa. Porque tem muitos filhos que não merecem receber herança dos pais. Porque não construíram e não ajudaram em nada o pai, querem tudo fácil de mãos beijadas sem nunca ter trabalhado pra ajudar os pais a construírem e ainda ficam desejando a morte dos pais, para ficarem com a herança.
A herança deveria ficar para quem o dono da herança escolhesse. Mas o governo comunista tira este direito de escolha do dono dos bens.
Amei e q seja apeovada logo ...uma pena q o parcial d bens ainda exista só deveria existir separação tital d bens pra acabar com casamentos golpistas....e Vale ressaltar pra espertas d plantão q Maria só terá direito no q foi comprado durante a constância do casamento se caso o umovel ou bens forem adquirido com o dinheiro dos dois e não com dinheiro d herança se os filhos conseguir provar q foi com dinheiro d herança na escritura da casa fou adquirido através d dinheiro d herança o cônjuge pe de sim total direto nesses bens e outra o único regime q ficara livre dessa nova leite é o universal d bens ou testamento desd q o falecido deixe bens particulares e não herança d família dele tipo não tem como ele passar herança dele para outro q não seja os filhos dele através d testamento os únicos salvos disso é os herdeiros legítimos os filhos 🎉
👏👏👏
Ou seja se me casar com uma pessoa na comunhão parcial de bens e a única casa que residem durante anos 10 20 anos foi adquirida antes do casamento, não terei direito a nada mesmo tendo um casamento de 20 anos . Vai tudo para filhos. Essa lei está muito.mal escrita para er aprovada.
De regra geral como está não só vai atingir como muitos disseram amantes, mas vai atingir as esposas as que convivem num regime de casamento ha anos, cuidando do.marido e do bens.
Super justo
O que desafia o senso comum é alguém querer algo que não é seu.
Quer uma casa? Construa ou compre a sua, a casa do seu marido não é sua!!
Que esplicaçao capenga
Tem um monte de vídeo , procura outro.