Se queres colher a curto prazo, plantes cereais; se queres colher a longo prazo, plantes árvores frutíferas; mas se queres colher a longo prazo, treine e eduque o homem.
Pura verdade. Tenho 60 anos e acabei de concluir uma graduação em letras Português. Apesar de possuir uma graduação em ciências contábeis, eu tinha o sonho de ser bom em redação de textos, bem como conhecer melhor nossa língua. Boa memória, quem faz somos nós, com dedicação e insistência. Parabéns pelo trabalho, seu canal, professora Lara, é dez.
Aprendi a escrever correto foi assitindo em otorno de 500h de aula de português no youtube, no periodo da pandemia da convid-19, e recebi muito material da ABL. Hoje senhores tenho 71, ai vc caucule a minha idade quando começei. Tudo depende da vontade de cada um.
O senhor era analfabeto? Meu pai tentou aos 40, mas desistiu e já fazem 10 anos que ele sequer tem interesse em tentar novamente. Ele tinha tentado por uma escola, eu o acompanhava (eu tinha 9 anos na época) e ele não entendia nada, somente copiava o que estava no quadro. É uma pena, mas vida que segue.
Lara, estou próximo dos 7.0; pois bem!!! por causa dos pronomes esse, este e afins revisitei Napoleão Mendes de Almeida e já estou terminando seus comentários, de capa a capa; não sei estudar sem resumir, e já estou na revisão final. Exatamente o que você disse, nunca pude, por razões profissionais, estudá-lo de verdade, hoje o tempo já é indiferente, apenas e tão somente o deleite. Infelizmente, acabamos descobrindo que nada sabemos. Não desista, a nossa juventude precisa muito de jovens como você. Boa sorte! E uma profícua jornada.
Lara, conheci e comecei a seguir você, depois que você entrevistou a Cíntia Chagas. Estou amando os seus vídeos. Tenho 52 anos e amo a língua portuguesa. Sempre tento escrever o mais corretamente possível, mas com certeza sempre temos algo a aprender. Você é maravilhosa.
Fico encantado com seu amor à nossa linda Língua Portuguesa(Brasileira). Tenho 67 anos e o que verbalizas representa piamente a verdade . Nos bancos escolares, é raro alguém usar uma didática inteligente e apaixonante, como fazes. Até hoje, me deparo com dúvidas e insegurança em vista da ausência dessa paixão. Parabéns
Boa noite, Lara. Sigo você a pouco tempo e fico horas assistindo seus vídeos; que são ótimos , por sinal. Obrigada por ensinar com tanto amor e com tanta clareza . Um beijo
Já estou ansioso pelo vídeo da semana que vem! Até que enfim achei uma professora de português que dá o devido valor e importância de se aprender e não somente coisas voltadas a vestibulares/concursos. Com o desafio de ser poliglota em mente, dominar meu idioma materno vai ser um facilitador tremendo e você tem me ajudado muito Lara! Merci beaucoup!
Há uma grande diferença entre querer aprender e aprender por obrigação, e vendo o entusiasmo da professora, tenho certeza que será uma motivação a mais !
A nossa língua é tão rica em detalhes ! Que dá prá prá falar dê uma coisa de várias formas "possíveis" ! Principalmente à nossa língua portuguesa " brasileira " ! Eu tenho " 75" anos as vezes parece que eu tenho "33" anos ! Gosto de " escrever " eu escrevo o tempo todo ! As vezes eu acerto outras vezes não ! Tem um nome muito lindo "Lara Brenner" você descende de "Alemães" ! Gostei dá sua aula de novo ! Isto está se tornando "constante" que é muito " bom" !🍒🍇🍓✨🐈🇧🇷
Bom dia Lara! Comecei a acompanhar seu trabalho a pouco tempo, e posso afirmar que sim; recentemente assisti um vídeo sobre Ponto e Vírgula e Orações Coordenadas, pra minha felicidade, compreendi a diferença de sindéticas e assindéticas, tema que não compreendi no ensino fundamental, Foi LIBERTADOR! O assunto era algo marcante por conta de uma avaliação ruim. Obrigado e parabéns por seu trabalho!
Adoro te ouvir,suas expressões penetram em minha mente, o tempo passou-se aos 82 em setembro vivo em você esperanças, minha razão não é centrais, ao mesmo tempo que aprendo, raciocinando suas falas claras e dominantes.
Tenho 76 anos e me interesso pela gramática. Ela eh mais importante que aprender língua estrangeira. Um mundo novo abre para escreve e eh muito e será reconhecido por escrever, conhecer sua língua. Quem escreve bem, não erra e será chamado a escrever para a chefia, departamento. Escrever um texto leve, coeso e consistente é fácil e bom. Entenda que escrever eh treinamento e quem escreve um livro o faz muitas vezes para enfim ele sair sem erros na livraria. Escrever eh mais suor do que inspiração, sonhos. Depois a experiência fará ver quais textos mais atrai ao jornalismo, a empresa, ao judiciário, enfim as atividades que precisa escrever, falar e se dirigir. Terá mais alegria nos contatos com amigos por falar bem e não será chato. Será leve e fique para vc se erros dos outros. Bendita língua portuguesa em que q pensa escreve, tem palavras para expressar o pensamento e quem conhece pensa melhor. O livro tudo se acabar no texto eh muito bom e leve de aprender.
Não deixarei o Mundo e suas aflições obliterarem o ardente desejo que sempre me foi intrínseco, elevar me, sou apaixonado pela mnha língua materna, Português brasileiro. Doravante hei de empenhar me para, falar e escrever o Português brasileiro de forma exímia. 🇧🇷❤️
Lara Brenner, você presta um excelente serviço ao Idioma Pátrio. Parabéns! Além de você, outros Excelentes Professores de Gramática são Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Eça de Queiroz, Manuel Bandeira, Napoleão Mendes de Almeida et coetera.
Comecei a querer aprender mesmo a nossa língua há uma semana, talvez. Quis aprender porque gosto muito de escrever e quero, se Deus permitir, ensinar catequese algum dia da minha vida. Entrei neste vídeo justamente porque tenho 19 anos e às vezes penso que já estou ''velho demais'' para querer dominar o português hehehe. Mas bem, gostei muito do vídeo, Que Deus a abençoe!
O professor Marcelo Andrade disse algo interessante, que no surgimento da gramática na Grécia, ela era ensinada junto com a lógica, e ao retirar a lógica do ensino da gramática, só restou a decoreba.
Eu com 50 anos estou tentando aprender Gramática Normativa por osmose ! Me indicaram a playlist da Flavia Rita Português e gramática para concursos. Também comprei os manuais compactos de português fundamental e médio que me custou apenas 20 reais.
Tenho 78 anos e tive ótimos professores de Português. Procuro sempre escrever da maneira mais correta possível, mesmo tratando-se de uma simples mensagem. Nada de abreviações. Acredito que a principal dificuldade consiste em manter-se atualizado com as sucessivas reformas ortográficas que houve desde aquela época.
Shalon O que é mais importante em um texto é ser ele entendível. Deu pra entender, tá bom. Não estou menosprezando as regras da gramática; é que ela é um tantinho complicada. Shalon
Professor Lara, como podemos estudar Gramática sozinhos? há algum livro, um compilado dessas regras com explicações e exemplos? Poderia indicar, por favor?
Lara Brenner, eu sempre ouço os influenciadores ou amantes da língua portuguesa dizerem que essa língua é muito bela (a língua portuguesa), mas eu, sendo leigo, ao escutar isto me soa como sendo uma contradição, porque eu vejo essa língua como sendo uma coisa horrível, cheias de regras que as vezes não se consegue ou aplicar, ou explicar. Se a língua fosse realmente boa ou bela, a maior parte dos falantes já teriam pleno domínio dela, então o meu ponto de vista faz sentido; Português é uma # #.
Saudações, Lara Brenner. Receba meus votos de estima e cumprimento. Gostaria de saber se o seu curso é oferecido exclusivamente no formato online, ou seja, com aulas gravadas, ou se também há a possibilidade de aulas particulares. De que forma posso entrar em contato com você? Um abraço fraterno.
Olá, Eduardo! O curso é apenas on-line. Muito obrigada por estar aqui! Caso deseje, posso indicar bons profissionais que fazem acompanhamento individual.
É engraçado como algumas palavras parecem ter significados diferentes né. Por exemplo, “mina seu amor pela língua portuguesa”. Se eu não soubesse o significado da palavra, pensaria em algo que aumenta o amor pela língua portuguesa, muito pela relação com o verbo minar água, algo abundante…
Lara, no Missal Romano está escrito: O Sacerdote,com o povo,ergue o braço e prossegue. Os fiéis erguem as mãos ou não? Me parece que não, mas uns padres dizem que sim e outros que não. E agora?
Eu não sei escrever, não consigo redigir uma simples redação; porém, aprendi gramática espanhola, inglesa e francesa, mas a portuguesa não aprendo de jeito nenhum.
Eu sou velho e a cada dia estudo mais. Tenho 67 anos, estudo filosofia, literatura, matemática, português, Teatro Grego, tragédia e comédia, Mitologia Grega. Ando com o livro do Celso Cunha e Lindeley Cintra como balizador e o Novo Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintáctico da Língua Portuguesa, de Énio Ramalho (Lello Editores, Porto) para consultas também. E hoje dá para ler muitos artigos e ver vídeos interessantes, embora tenha mais apreço ao material escrito. Mestra, novamente, peço máxima vênia, mas discordo de quando afirmas em 06:39 que precisa decorar. Tu propuseste Tira o ste, propuse Agora é só adicionar as desinências: Quando eu propuser Quando tu propuseres Quando eu propuser Quando nós propusermos Quando vós propuserdes Quando eles propuserem Se eu propusesse Se tu propusesses Se ele propusesse Se nós propuséssemos Se vós propusésseis Se eles propusessem
@@larabrenner , mestra, vejo de outra forma. Para mim é um formação de modelo. Eu crio um modelo que há leis, e não tenho a menor preocupação em aprender diretamente. A força do uso vai fixá-lo e armazená-lo em algum local do cérebro e aliado a algum mecanismo que ao deparar com a necessidade sabe acessá-lo. Tem gente que decora que estes verbos: vir, ter, trazer, fazer, dizer, ir, ser, querer, por, ver... e seus derivados têm nos tempos futuro e no imperfeito do subjuntivo conjugação irregular, saber 6 desinências que são iguais para todos verbos, quer da primeira, segunda ou terceira conjugação acho que não seja decorar mas a força do uso. Surpreende-me como o Moro um juiz de direito que tem de enfrentar concurso duríssimo , não acerta um; é "quando haver, "se eu ver" e por aí em diante. Assim como identifico o ônibus que preciso ir para o trabalho, assim como associo o odor a uma causa. Seria decorar, saber que o sujeito é um termo essencial da oração, mas pode vir elidido, assim como pode ser indeterminado e paradoxalmente essencial, mas pode ser inexistente? Seria decorar saber que posso quando uso a expressão a maioria das casas, e.g., posso concordar o verbo tanto com a maioria como com as casas, mudando sutilmente a matiz, no primeiro caso dando ênfase ao todo e no segundo destacando a unidade casa? Eu entendo que é um entendimento assim como essa aceitação de concordância tanto com o predicado como com o pronome. Camilo Castelo Branco, usa das duas possibilidades de uma só vez: "Há neles muita lágrima, e o que não é lágrimas são algemas." Há pouco procurando por artigos que abordassem o uso de onde e aonde e me deparei com um em que dizia ser um fato hodierno, tenho 67 anos já li clássicos por demais e me deparo com essa palavra que nunca vira. Eu anoto, na minha cabeça, vem às vezes "hedierno", mas sempre que vou escrevê-la eu consulto minhas palavrinhas diferentes. Com o tempo ela vai ter o seu lugar na memória e ser evocada automaticamente pela força do uso.
@@larabrenner , acabei olvidando-me em replicar a boa fase. A fase está tão crítica que a iluminação impulsionada por sensores de presença, não tem acendido quando entro no recinto. Nem os sensores estão notando minha presença.
Oi, Melina! Sem dúvida. No entanto, preciso dizer que ele não segue nenhuma grade específica de concurso e que não resolvo questões de concurso no decorrer das aulas. O conhecimento ali presente, todavia, é de grande utilidade para concurseiros.
Nesse caso Francisco você deve observar uma regrinha simples da crase, qual seja, antes de verbos não se utiliza a crase que é a junção da preposição (A) + o artigo (A). Como o (A) está antes do verbo (ABENÇOAR) na sua frase não se utiliza a crase.
Se queres colher a curto prazo, plantes cereais; se queres colher a longo prazo, plantes árvores frutíferas; mas se queres colher a longo prazo, treine e eduque o homem.
Pura verdade. Tenho 60 anos e acabei de concluir uma graduação em letras Português. Apesar de possuir uma graduação em ciências contábeis, eu tinha o sonho de ser bom em redação de textos, bem como conhecer melhor nossa língua. Boa memória, quem faz somos nós, com dedicação e insistência. Parabéns pelo trabalho, seu canal, professora Lara, é dez.
O amor dela pela Língua Portuguesa é contagiante.
"Quanto mais idade vc tem, mais vc faz isso com amor, com maturidade". 👏👏👏
Aprendi a escrever correto foi assitindo em otorno de 500h de aula de português no youtube, no periodo da pandemia da convid-19, e recebi muito material da ABL. Hoje senhores tenho 71, ai vc caucule a minha idade quando começei. Tudo depende da vontade de cada um.
👏🏻👏🏻👏🏻
O senhor era analfabeto? Meu pai tentou aos 40, mas desistiu e já fazem 10 anos que ele sequer tem interesse em tentar novamente. Ele tinha tentado por uma escola, eu o acompanhava (eu tinha 9 anos na época) e ele não entendia nada, somente copiava o que estava no quadro.
É uma pena, mas vida que segue.
Lara, estou próximo dos 7.0; pois bem!!! por causa dos pronomes esse, este e afins revisitei Napoleão Mendes de Almeida e já estou terminando seus comentários, de capa a capa; não sei estudar sem resumir, e já estou na revisão final. Exatamente o que você disse, nunca pude, por razões profissionais, estudá-lo de verdade, hoje o tempo já é indiferente, apenas e tão somente o deleite. Infelizmente, acabamos descobrindo que nada sabemos. Não desista, a nossa juventude precisa muito de jovens como você. Boa sorte! E uma profícua jornada.
Como eu almejo chegar nessa fase :)
Obrigada pelo carinho e por sua presença aqui!
Boa noite, professora!
É impressionante a forma fácil de suas explicações.
Meu sincero MUITO OBRIGADO!
Fico feliz!
Estou com 76 anos, tenho bastante saúde, graças a Deus, e estou aprendendo que é uma beleza, graças à pessoas como você. Grato, e parabéns!
Lara, a sua didática é encantadora!
Lara, conheci e comecei a seguir você, depois que você entrevistou a Cíntia Chagas. Estou amando os seus vídeos. Tenho 52 anos e amo a língua portuguesa. Sempre tento escrever o mais corretamente possível, mas com certeza sempre temos algo a aprender. Você é maravilhosa.
Muito obrigada por estar aqui!
Fico encantado com seu amor à nossa linda Língua Portuguesa(Brasileira).
Tenho 67 anos e o que verbalizas representa piamente a verdade .
Nos bancos escolares, é raro alguém usar uma didática inteligente e apaixonante, como fazes.
Até hoje, me deparo com dúvidas e insegurança em vista da ausência dessa paixão.
Parabéns
Muito obrigada por estar aqui!
A Lara, fala com doçura, amor, e maturidade ao ensinar. Gosto muito de acompanhar os videos por isso. Parabéns!!❤❤
Lara, como admiro você! É uma delícia intelectual assistir às suas aulas. ❤
Fico feliz!
Boa noite, Lara.
Sigo você a pouco tempo e fico horas assistindo seus vídeos; que são ótimos , por sinal.
Obrigada por ensinar com tanto amor e com tanta clareza . Um beijo
❤
Já estou ansioso pelo vídeo da semana que vem! Até que enfim achei uma professora de português que dá o devido valor e importância de se aprender e não somente coisas voltadas a vestibulares/concursos. Com o desafio de ser poliglota em mente, dominar meu idioma materno vai ser um facilitador tremendo e você tem me ajudado muito Lara! Merci beaucoup!
Fico muito feliz! De fato, meu foco já há muito não é o universo de concursos e vestibulares. Seja sempre bem-vindo!
Você é ótima, Lara. Não apenas no português, mas na vida também. Me deu vontade de aprender a última reforma ortográfica.
Tenho 66 anos e sou professor de história e filosofia. Parabenizo-a pela elegância e delicadeza de como ensina.
Parabéns, Professora, pelo vídeo. Tenho a honra de ser seu aluno aos 70 anos de idade.
Há uma grande diferença entre querer aprender e aprender por obrigação, e vendo o entusiasmo da professora, tenho certeza que será uma motivação a mais !
❤
Comunicação limpa, eficaz, inteligente e que transforma, não me sinto mais confortável depois que iniciei o 'Curso Texto Irresistível'.
Verdade, professora! Suas colocações acerca da aprendizagem da L. Portuguesa foi de extrema importância para nós (falantes da língua). 😉👍
“… foram de…”
Estou beirando os 60 anos. E meu sonho sempre é saber escrever bem. Estou gostando de suas aulas.
Fico feliz! Espero poder contribuir.
Estou beirando os 60 anos e, meu sonho sempre foi escrever bem. Estou gostando de suas aulas.
A nossa língua é tão rica em detalhes ! Que dá prá prá falar dê uma coisa de várias formas "possíveis" ! Principalmente à nossa língua portuguesa " brasileira " ! Eu tenho " 75" anos as vezes parece que eu tenho "33" anos ! Gosto de " escrever " eu escrevo o tempo todo ! As vezes eu acerto outras vezes não ! Tem um nome muito lindo "Lara Brenner" você descende de "Alemães" ! Gostei dá sua aula de novo ! Isto está se tornando "constante" que é muito " bom" !🍒🍇🍓✨🐈🇧🇷
Estou amando percorrer esse universo com você, obrigada por todos os ensinamentos; alimentam a alma.
"A regra é uma extração do fato linguístico." Show!
Lara, seus vídeos tem sido uma benção para minha vida.
Muito obrigado pelas valiosas exposições.
Bom dia Lara! Comecei a acompanhar seu trabalho a pouco tempo, e posso afirmar que sim; recentemente assisti um vídeo sobre Ponto e Vírgula e Orações Coordenadas, pra minha felicidade, compreendi a diferença de sindéticas e assindéticas, tema que não compreendi no ensino fundamental, Foi LIBERTADOR! O assunto era algo marcante por conta de uma avaliação ruim. Obrigado e parabéns por seu trabalho!
Que maravilha!
“Bom dia, Lara”
Adoro te ouvir,suas expressões penetram em minha mente, o tempo passou-se aos 82 em setembro vivo em você esperanças, minha razão não é centrais, ao mesmo tempo que aprendo, raciocinando suas falas claras e dominantes.
Tenho 76 anos e me interesso pela gramática. Ela eh mais importante que aprender língua estrangeira. Um mundo novo abre para escreve e eh muito e será reconhecido por escrever, conhecer sua língua. Quem escreve bem, não erra e será chamado a escrever para a chefia, departamento. Escrever um texto leve, coeso e consistente é fácil e bom. Entenda que escrever eh treinamento e quem escreve um livro o faz muitas vezes para enfim ele sair sem erros na livraria. Escrever eh mais suor do que inspiração, sonhos. Depois a experiência fará ver quais textos mais atrai ao jornalismo, a empresa, ao judiciário, enfim as atividades que precisa escrever, falar e se dirigir. Terá mais alegria nos contatos com amigos por falar bem e não será chato. Será leve e fique para vc se erros dos outros. Bendita língua portuguesa em que q pensa escreve, tem palavras para expressar o pensamento e quem conhece pensa melhor. O livro tudo se acabar no texto eh muito bom e leve de aprender.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Lara, amo ouvir você! Obrigada!!!! ❤️
Maravilhoso suas falas, Lara. Obrigada por está sempre aqui conosco.
Que bom a gramática normativa é difícil, pois o sentido da vida está na luta, e o saber não tem nada de Idílico, mas revelador e libertador.
Tão verdade! Aprender através da compreensão faz enorme diferença em todos os campos do aprendizado!
Gosto muito dos teus vídeos,pois eles trazem leveza e praticidade com a língua portuguesa. Parabéns!
Nunca agradeci a meus professores de português do ensino médio, aprendi a amar e valorizar nossa língua com eles.
Maravilhosa !! Obrigada !
Florianópolis/SC😊
Boa noite, Lara. Sou professora de Língua Portuguesa e adoro ver seus vídeos, fico encantada vendo sua paixão pela língua, coisa rara de se ver hoje.
❤❤❤
Boa tarde, Lara!
Poderia fazer vídeo (s) a respeito do uso da Crase .
Grata pela atenção.
Sou Marlene de São Paulo
Não deixarei o Mundo e suas aflições obliterarem o ardente desejo que sempre me foi intrínseco, elevar me, sou apaixonado pela mnha língua materna, Português brasileiro. Doravante hei de empenhar me para, falar e escrever o Português brasileiro de forma exímia. 🇧🇷❤️
Lara Brenner, você presta um excelente serviço ao Idioma Pátrio. Parabéns! Além de você, outros Excelentes Professores de Gramática são Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Eça de Queiroz, Manuel Bandeira, Napoleão Mendes de Almeida et coetera.
@@franciscojuliosobreiradear7198 que honra figurar com eles!
Você merece.
Estou com 68 anos e comecei estudar de novo. Firmei-me em Engenharia aos 62 anos. Na UFRGS ainda.
Meu sonho é dominar a gramática.
Comecei a querer aprender mesmo a nossa língua há uma semana, talvez. Quis aprender porque gosto muito de escrever e quero, se Deus permitir, ensinar catequese algum dia da minha vida. Entrei neste vídeo justamente porque tenho 19 anos e às vezes penso que já estou ''velho demais'' para querer dominar o português hehehe. Mas bem, gostei muito do vídeo, Que Deus a abençoe!
Menina, eu sou seu fã!!!
Que maravilha de vídeo!!!! 😍
Legal.👍
❤ Professora chiquíssima!
Parabéns, gostei do conteúdo
O professor Marcelo Andrade disse algo interessante, que no surgimento da gramática na Grécia, ela era ensinada junto com a lógica, e ao retirar a lógica do ensino da gramática, só restou a decoreba.
Como eu te amo professora!
Eu com 50 anos estou tentando aprender Gramática Normativa por osmose ! Me indicaram a playlist da Flavia Rita Português e gramática para concursos. Também comprei os manuais compactos de português fundamental e médio que me custou apenas 20 reais.
Lindas palavras!!!!
Eu!
Tenho 67 anos, moro em Natal RN. Essa é minha grande dúvida.
Ainda posso aprender?
Veja o vídeo com amor. Ele foi feito pensando no seu perfil! Já adianto a resposta: sim, sim, sim!
Tenho 78 anos e tive ótimos professores de Português. Procuro sempre escrever da maneira mais correta possível, mesmo tratando-se de uma simples mensagem. Nada de abreviações. Acredito que a principal dificuldade consiste em manter-se atualizado com as sucessivas reformas ortográficas que houve desde aquela época.
Tenho. Muito amor pra aprender bem a nossa língua.
Shalon
O que é mais importante em um texto é ser ele entendível. Deu pra entender, tá bom.
Não estou menosprezando as regras da gramática; é que ela é um tantinho complicada.
Shalon
Tenho 43 anos, e estou pronto para aprender.
Tenho 65 anos, estou pronta para aprender .
Professor Lara, como podemos estudar Gramática sozinhos? há algum livro, um compilado dessas regras com explicações e exemplos? Poderia indicar, por favor?
Lara Brenner, eu sempre ouço os influenciadores ou amantes da língua portuguesa dizerem que essa língua é muito bela (a língua portuguesa), mas eu, sendo leigo, ao escutar isto me soa como sendo uma contradição, porque eu vejo essa língua como sendo uma coisa horrível, cheias de regras que as vezes não se consegue ou aplicar, ou explicar. Se a língua fosse realmente boa ou bela, a maior parte dos falantes já teriam pleno domínio dela, então o meu ponto de vista faz sentido; Português é uma # #.
Saudações, Lara Brenner.
Receba meus votos de estima e cumprimento.
Gostaria de saber se o seu curso é oferecido exclusivamente no formato online, ou seja, com aulas gravadas, ou se também há a possibilidade de aulas particulares.
De que forma posso entrar em contato com você?
Um abraço fraterno.
Olá, Eduardo! O curso é apenas on-line. Muito obrigada por estar aqui! Caso deseje, posso indicar bons profissionais que fazem acompanhamento individual.
@@larabrenner
Saudações Lara Brenner.
Sim , gostaria da indicação . Poderia fornecer-me?
Grato
É engraçado como algumas palavras parecem ter significados diferentes né. Por exemplo, “mina seu amor pela língua portuguesa”. Se eu não soubesse o significado da palavra, pensaria em algo que aumenta o amor pela língua portuguesa, muito pela relação com o verbo minar água, algo abundante…
De fato, faz sentido!
Lara, no Missal Romano está escrito: O Sacerdote,com o povo,ergue o braço e prossegue.
Os fiéis erguem as mãos ou não?
Me parece que não, mas uns padres dizem que sim e outros que não. E agora?
Não aprendemos a utilidade do português na escola, por isso aprendemos a odiar😢
Agora que estou aprendendo mesmo..😅
pt-br 😍
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Lara, por gentileza, qual gramática você indica? Referência bibliográfica
Eu sou maduro e quero aprender !
Tenho 51 anos, e penso, ainda, em ser professor.
Mas... as faculdades não ajudam....
Não se esqueça de que há sempre a possibilidade de caminhar “por fora”! Quem sabe aulas particulares!
❤️
Eu estou retomando os estudos de gramática pra ensinar minhas filhas.
👏🏻👏🏻👏🏻
Você pode colocar o link do video citado próximo aos 3min?
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Eu não sei escrever, não consigo redigir uma simples redação; porém, aprendi gramática espanhola, inglesa e francesa, mas a portuguesa não aprendo de jeito nenhum.
Quem aqui tem o curso dela?
Le Gal lara.
Eu sou velho e a cada dia estudo mais. Tenho 67 anos, estudo filosofia, literatura, matemática, português, Teatro Grego, tragédia e comédia, Mitologia Grega. Ando com o livro do Celso Cunha e Lindeley Cintra como balizador e o Novo Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintáctico da Língua Portuguesa, de Énio Ramalho (Lello Editores, Porto) para consultas também. E hoje dá para ler muitos artigos e ver vídeos interessantes, embora tenha mais apreço ao material escrito.
Mestra, novamente, peço máxima vênia, mas discordo de quando afirmas em 06:39 que precisa decorar. Tu propuseste Tira o ste, propuse
Agora é só adicionar as desinências:
Quando eu propuser
Quando tu propuseres
Quando eu propuser
Quando nós propusermos
Quando vós propuserdes
Quando eles propuserem
Se eu propusesse
Se tu propusesses
Se ele propusesse
Se nós propuséssemos
Se vós propusésseis
Se eles propusessem
Que maravilha, Pedro! Fico feliz por você estar nessa boa fase!
Como a pessoa vai se lembrar das desinências ou mesmo de tirar o -ste senão decorando?
@@larabrenner , mestra, vejo de outra forma. Para mim é um formação de modelo. Eu crio um modelo que há leis, e não tenho a menor preocupação em aprender diretamente. A força do uso vai fixá-lo e armazená-lo em algum local do cérebro e aliado a algum mecanismo que ao deparar com a necessidade sabe acessá-lo. Tem gente que decora que estes verbos: vir, ter, trazer, fazer, dizer, ir, ser, querer, por, ver... e seus derivados têm nos tempos futuro e no imperfeito do subjuntivo conjugação irregular, saber 6 desinências que são iguais para todos verbos, quer da primeira, segunda ou terceira conjugação acho que não seja decorar mas a força do uso. Surpreende-me como o Moro um juiz de direito que tem de enfrentar concurso duríssimo , não acerta um; é "quando haver, "se eu ver" e por aí em diante. Assim como identifico o ônibus que preciso ir para o trabalho, assim como associo o odor a uma causa. Seria decorar, saber que o sujeito é um termo essencial da oração, mas pode vir elidido, assim como pode ser indeterminado e paradoxalmente essencial, mas pode ser inexistente? Seria decorar saber que posso quando uso a expressão a maioria das casas, e.g., posso concordar o verbo tanto com a maioria como com as casas, mudando sutilmente a matiz, no primeiro caso dando ênfase ao todo e no segundo destacando a unidade casa? Eu entendo que é um entendimento assim como essa aceitação de concordância tanto com o predicado como com o pronome. Camilo Castelo Branco, usa das duas possibilidades de uma só vez: "Há neles muita lágrima, e o que não é lágrimas são algemas."
Há pouco procurando por artigos que abordassem o uso de onde e aonde e me deparei com um em que dizia ser um fato hodierno, tenho 67 anos já li clássicos por demais e me deparo com essa palavra que nunca vira. Eu anoto, na minha cabeça, vem às vezes "hedierno", mas sempre que vou escrevê-la eu consulto minhas palavrinhas diferentes. Com o tempo ela vai ter o seu lugar na memória e ser evocada automaticamente pela força do uso.
@@larabrenner , acabei olvidando-me em replicar a boa fase. A fase está tão crítica que a iluminação impulsionada por sensores de presença, não tem acendido quando entro no recinto. Nem os sensores estão notando minha presença.
Alguém indica algum livro a respeito disso ?
Lara, gostaria de saber se vc conhece algum app pra ler livros grátis sem pagar nada no play story. Boa noite!!!
Não conheço, Gustavo. Se souber de algum, por favor, me indique!
Você dá algum curso particular?
Olá! Meus cursos são apenas on-line.
901 😍
Boa noite professora .Esse curso serve para concurso público?
Oi, Melina! Sem dúvida. No entanto, preciso dizer que ele não segue nenhuma grade específica de concurso e que não resolvo questões de concurso no decorrer das aulas.
O conhecimento ali presente, todavia, é de grande utilidade para concurseiros.
As vezes digo pra minhas sobrinhas:
DEUS a abençoe.
Precisa ser o (
a )com crase?
Ou eu estou errando?
Nesse caso Francisco você deve observar uma regrinha simples da crase, qual seja, antes de verbos não se utiliza a crase que é a junção da preposição (A) + o artigo (A). Como o (A) está antes do verbo (ABENÇOAR) na sua frase não se utiliza a crase.
Sei que foi para o Francisco, mas também aprendi, obrigada!
@@ricardogoncalves1181valeu🤗.
@@ricardogoncalves1181 obrigado meu caro.
🇧🇷🤝
53