Tenho injetora, 3 impressoras 3d, uma pequena router cnc e estou construindo mais uma router. Digo a vocês, uma nao substitui a outra. Cada aplicação é diferente. No meu caso eu modelo a peça no 3d, imprimo e faço ajustes, vai pra Router cnc pra fazer a forma e dali pra injetora que tem capacidade de mais de 60 toneladas. É uma injetora muito antiga que aceita moldes pequenos, foi um achado que Deus havia reservado pra mim. Mas como disse... cada uma com uma funcionalidade.
comecei acompanhar seu canal a pouco tempo, to curtindo demais seus videos,bem interessante cada processo dessas maquinhas inovadoras ,show de bola a edição,abração feraa!!
Não será o fim da impressão... Porque os moldes são caríssimo.. Quem fará o molde? Investimento alto para grande produção para ter retorno do investimento inicial e de cada molde...
A ideia é produtos seriados, mais de 200 peças por mês… no lugar de comprar várias impressoras, melhor comprar o molde. Se for produto de fabricação única, não vale a pena. Só se o cliente precisar de peças com qualidade de injeção.
Cara é incrível como as coisas em que eu penso acontecem de forma semelhante, realmente a impressão 3D é interessante, mas demora muito e emperra a produção, estou desenvolvendo uma máquina que tem mais de 100 peças e comprei uma pra fazer essas peças, mas me deparei com inúmeros problemas além do tempo de impressão e isso é um gargalo terrível pra quem tá começando seu empreendimento! Esses meses passados estava pensando exatamente nisso, no desenvolvimento de uma máquina que fosse mais rápida e confiável, da forma como são as extrusoras só que do tamanho de uma impressora 3D! Só tem um problema com esse tipo de máquina, a questão da matrizes que ainda são caras, a não ser que sejam feita em uma imoressora 3D e depis utilizadas na injetora!
Bom a injetora é bom para produção porém a impressora serve para outro tipo de caso, por examplo imprimir prototipos de peças antes do desenvolvimento ou compra de molde então na minha opnião a impressora 3D continua só precisa de algo que acelere o processo de construção fora isso. Injetora vc precisa de molde e querendo não é mais para produção.
Na verdade não se pode substituir impressão 3d por injetora. São na maioria dos casos focos diferentes. Pra projeto de injeção vc tem q ter volume alto de produção.
As mini injetoras servem exatamente pra isso. Produzir 1000 peças por mês não é viável pra uma injetora convencional que depende de ferramenta de alto custo e nem pra impressora 3D que depende de matéria prima com custo elevado.
@@reinaldocbarreta exatamente. Nessa injetora se tiver 200 a 300 peças recorrentes já vale a pena… custo muito baixo por peça, fábrica ao rápida, baixíssimo gasto de energia, qualidade do produto injetado muito melhor e por aí vai
ele citou isso pq a maioria das pessoas q tem impressora 3d usam a mesma justamente para fazer o errado, fabricar inumeras peças em larga escala como se a impressora 3d tivesse sido feita pra isso. talvez daqui alguns anos a impressora ed seja realmente viável para inumeras peças mas isso depende da quantidade de impressoras que ofabricante tem trabalhando ao mesmo tempo e a qualidade da impressao.
Com essa injetora seria possível fabricar caixinhas de bocal convexo, como por exemplo, garrafinhas de iogurte líquido, porém quadradas para servir de porta joias?
Injeta, mas não recomendo porque os custos de produção seriam altíssimos. O ideal seria trabalhar com moldes grandes para produzir dezenas de peças por ciclos de 10 segundos
@@EngAllanRodrigues fica melhor no youtube mesmo porque sempre vai ter uma pessoa com as mesmas dúvidas. Eu queria saber se tem como eu construir uma máquina parecida ? Não querendo que seja profissional igual é no vídeo, mas eu fazer a minha própria. A segunda é sobre os cursos do mercado, no meu caso gostando de várias áreas principalmente de programação, porém adorando a parte mecânica, qual séria melhor ? Engenharia mecânica ou técnico em mecânica. Com o técnico em mecânica eu vou conseguir desenvolver meus projetos ? Eu não quero emprego na área, estudo para concurso e isso séria uma forma para eu ter uma empresa PJ por fora, não sendo administrador direto por conta do serviço público. Me ajuda nessa meu nobre ?
uma injetora industrial trabalha com 10 ou 20 cavidades,e ciclo de 20 seg. isso garante preço por peça bem mais barato. uma maquina dessa nao vai ser competitiva.
Depende muito o tipo de peça e margem. Muitas peças técnicas tem uma margem maior e lotes pequenos de 10 ou 20 mil peças ano. Nem sempre justificam um molde cheio de cavidades
Mas não dá pra usinar uma peça que eu pensei hoje na impressão 3D porque precisa do molde usinado … a menos que eles deem um descontavço pra mandar o molde pela internet…. Não acho que tenha o mesmo mercado. Pra isso acontecer o mondé deveria poder ser feito em casa também…. Muito distante da realidade
@@reinaldocbarretanão entendi, que peça feita na impressora 3D suportaria a presão necessária de um plástico injetado… faz outro vídeo demonstrando isso. Ai sim , se a forma puder ser produzida seria um ótimo produto …. Mas não acredito que algo impresso em petg , abs ou pla possa suportar tais pressões
@@arypires7456 com certeza nenhum molde impresso em ABS, PLA, PETG suportaria o processo de injeção. Os processos de impressão 3D adequados para um molde de injeção ou sopro são DLP, SLA e SLS , sendo que alguns, como DLP e SLA são bem acessíveis e uma vez determinado um desses processos resta selecionar o material mais adequado para impressão do molde.
a comparação de impressora 3d com injetora é muito infeliz... a impressora serve principalmente para vc conseguir ver a peça na sua mão antes de sair gastando en molde e projetos caros... com a peça na mão vc ja consegue saber se ela vai funcionar ou terá que alterar algo no modelo... vc consegue fecharcontratos muito mais facil quando o cliente consegue ver ter o protótipo em mão
ok... mas o gasto vai ser maior do que mandar imprimir... e se quiser uma copia com idêntica era só imprimir numa impressora a resina a precisão é de .03 ... de qualquer forma se a empresa esta disposta a gastar quem sou eu para dizer algo
@@AlonsoLuiz-u4e exato. Para algumas empresas o protótipo em resina é FDM não atendem mais. Um molde piloto para uma injetora grande pode custar 30k no mínimo, uma cavidade Nessa injetora um molde custa 3k a 8k
O molde para essa máquina custa de 3 a 9k… o molde para uma máquina antiga custa 30 a 200k, quase ou mais caro que essa máquina. Acho que vc fez conta errada. Compensa e muito. Sabe quanto gasta de energia uma máquina antiga? Sabe quanto ocupa de espaço uma máquina antiga? Sabe quanto custa a manutenção de uma máquina antiga? Sabe quanto custa um operador de injetora de uma máquina antiga?
Compensar ou não depende da demanda. Pra fazer mil peças por mês não compensa uma injetora antiga, consome muita eletricidade, os moldes pra ela são, muitas vezes, mais caros que a própria injetora e precisa de mão de obra especializada para ajustar corretamente todos os parâmetros. Pra fazer meio milhão de peças por mês, não compensa uma mini injetora, ela é muito lenta pra isso, precisaria de muitas mini injetoras trabalhando no mesmo produto, até interessante pela flexibilidade, já que um molde quebrado teria pouco impacto na produção total, mas o valor investido nessa operação provavelmente não compensaria quando comparado às grandes injetoras de alta velocidade.
@@reinaldocbarreta exatamente. Fora que na injetora grande convencional o produto tem preço muito menor devido a quantidade de cavidades e peças/hora. Se o produto tiver demanda para centenas de milhares já vale a pena a injetora grande.
A comparação com impressora 3D não cabe. Injetora, extrusora, são equipamentos de produção e não de prototipagem. Uma coisa não tem nada haver com a outra. Mas entendi a tua comparação. Mas o público não é a galera de impressora 3D, o público para esses equipamentos são os Designer de produtos , e pequenas produções de empreendedores. A maioria da galera das impressoras não criam produtos que possam reproduzir em pequenas escalas comerciais, pois os arquivos Obj, STL são na maioria pirataria de obras de artistas 3D. Não é uma crítica ao teu trabalho, gostei dei like, e foi muito bom conhecer o equipamento, mas o público para esse equipamento não é o das impressora 3D, não existe moldes em STL para baixar gratuitamente pirateado.
Vc já pesquisou quantas peças vendem no mercado livre impressas? Alguns usuários tem 30 a 200 impressoras 3d. para esse público a injetora faz todo sentido.
@@ADJR460 Eu acho que eu deixei bem claro no comentário acima. O leigo com certeza não vai entender. O molde é demasiadamente caro, e caso alguém venha a reproduzir em escala objetos de arquivos PACs é pirataria que é crime. Esse tipo de equipamento é para designers de produtos.
@@santiagodeborges6992 eu acho que vc não me entendeu. Existem milhares de produtos sendo vendidos sem patente ou qq exclusividade. Basta levar objeto físico ao projetista que o mesmo executa o desenho 3D. Com isso em mãos basta levar na ferramentaria para se fabricar os moldes. Os moldes para essa injetora custam em média de 3 a 8k na maioria. Esse valor vc acha demasiadamente caro?
@@ADJR460 Eu sou designer , faço moldes. Vc que não entendeu. Pirataria é crime. Somente designer ,projetos autênticos criados por empreendedores podem ser reproduzido em escala mesmo que pequena MEI ou Simples. 3k a 8k são moldes de objetos sólidos não orgânicos, a grande maioria das pessoas que fazem impressão 3D fazem orgânicos. Orgânicos 8k custa um soldadinho de 6cm por eletroerosão. Eu tenho mais de 20 anos nesse ramo.
@@santiagodeborges6992 entendo. Aqui é caro mesmo. E isso vai mudar. Os ferramenteiros no Brasil vão ter que mudar a forma de pensar. Esse mesmo molde de 6cm que vc cobra 8k na China custa 100 dólares e fica pronto em 9 dias + 15 transporte aéreo e desembaraço.
Tenho injetora, 3 impressoras 3d, uma pequena router cnc e estou construindo mais uma router. Digo a vocês, uma nao substitui a outra. Cada aplicação é diferente.
No meu caso eu modelo a peça no 3d, imprimo e faço ajustes, vai pra Router cnc pra fazer a forma e dali pra injetora que tem capacidade de mais de 60 toneladas. É uma injetora muito antiga que aceita moldes pequenos, foi um achado que Deus havia reservado pra mim. Mas como disse... cada uma com uma funcionalidade.
comecei acompanhar seu canal a pouco tempo, to curtindo demais seus videos,bem interessante cada processo dessas maquinhas inovadoras ,show de bola a edição,abração feraa!!
Muito obrigado Lucas! Fico muito feliz com o feedback! 💪🙏
Gostaria de revender para o estado de Santa Catarina. Tem a possibilidade?
Não será o fim da impressão... Porque os moldes são caríssimo.. Quem fará o molde? Investimento alto para grande produção para ter retorno do investimento inicial e de cada molde...
Ferramentarias. Os moldes tem custado de 3k a 9k
A ideia é produtos seriados, mais de 200 peças por mês… no lugar de comprar várias impressoras, melhor comprar o molde. Se for produto de fabricação única, não vale a pena. Só se o cliente precisar de peças com qualidade de injeção.
Estamos a procura e muitos não acham esta peça nova para comprar.
Cara é incrível como as coisas em que eu penso acontecem de forma semelhante, realmente a impressão 3D é interessante, mas demora muito e emperra a produção, estou desenvolvendo uma máquina que tem mais de 100 peças e comprei uma pra fazer essas peças, mas me deparei com inúmeros problemas além do tempo de impressão e isso é um gargalo terrível pra quem tá começando seu empreendimento!
Esses meses passados estava pensando exatamente nisso, no desenvolvimento de uma máquina que fosse mais rápida e confiável, da forma como são as extrusoras só que do tamanho de uma impressora 3D!
Só tem um problema com esse tipo de máquina, a questão da matrizes que ainda são caras, a não ser que sejam feita em uma imoressora 3D e depis utilizadas na injetora!
Sim, os moldes de injeção podem ser feitos em impressora 3D. Existe o tipo de impressora e o tipo de resina mais adequados pra isso.
Depende os moldes estão custando de 3k a 9k (o valor de uma impressora 3D de boa qualidade). Para peças seriadas é muito melhor e mais barato injetar
Bom a injetora é bom para produção porém a impressora serve para outro tipo de caso, por examplo imprimir prototipos de peças antes do desenvolvimento ou compra de molde então na minha opnião a impressora 3D continua só precisa de algo que acelere o processo de construção fora isso. Injetora vc precisa de molde e querendo não é mais para produção.
Boa tarde meu querido vc pode ver quanto vc cobra para fazer um Difusor Central Escort Mk5 Sapão Europeu C/ Ar Condicionado e qual é o valor? Pode ser
Essas matrizes são de alumínio mesmo? Que máquina fantástica.
São sim! Exceto parafusos e pinos que são de aço
Na verdade não se pode substituir impressão 3d por injetora. São na maioria dos casos focos diferentes. Pra projeto de injeção vc tem q ter volume alto de produção.
As mini injetoras servem exatamente pra isso. Produzir 1000 peças por mês não é viável pra uma injetora convencional que depende de ferramenta de alto custo e nem pra impressora 3D que depende de matéria prima com custo elevado.
@@reinaldocbarreta exatamente. Nessa injetora se tiver 200 a 300 peças recorrentes já vale a pena… custo muito baixo por peça, fábrica ao rápida, baixíssimo gasto de energia, qualidade do produto injetado muito melhor e por aí vai
ele citou isso pq a maioria das pessoas q tem impressora 3d usam a mesma justamente para fazer o errado, fabricar inumeras peças em larga escala como se a impressora 3d tivesse sido feita pra isso. talvez daqui alguns anos a impressora ed seja realmente viável para inumeras peças mas isso depende da quantidade de impressoras que ofabricante tem trabalhando ao mesmo tempo e a qualidade da impressao.
Quais as dimensões máximas que a peça pode chegar para ser feita nessa máquina?
Tem que caber em um molde 150mm x 100mm e pesar no máximo 35 gramas
Amigo, vc é Engenheiro Mecânico, tem alguma empresa nessa área? Como podemos entrar em contato?
Com essa injetora seria possível fabricar caixinhas de bocal convexo, como por exemplo, garrafinhas de iogurte líquido, porém quadradas para servir de porta joias?
@@paulocesardeoliveira2763 uma caixinha certeza que dá… Já garrafinha seria sopro
quero aprender a fazer esses moldes de aluminio, essa é a cereja do bolo da industria de produtos de plasticos
Com certeza! Ensino lá no MDI PRO: projetosdemestre.com.br/mdi-pro/
Essa máquina injeta colheres descartável?
Injeta, mas não recomendo porque os custos de produção seriam altíssimos. O ideal seria trabalhar com moldes grandes para produzir dezenas de peças por ciclos de 10 segundos
Muito legal 🆒
Valeu! 💪
Qual valor dessa maquina?
Gentile, o contato está na descrição do vídeo!
O equipamento pode injetar Corpos de Prova para Tração e Impacto normalizadas?
Sim pode.
Me tira uma dúvida ?
Sim! Pode enviar no link da descrição!
@@EngAllanRodrigues fica melhor no youtube mesmo porque sempre vai ter uma pessoa com as mesmas dúvidas. Eu queria saber se tem como eu construir uma máquina parecida ? Não querendo que seja profissional igual é no vídeo, mas eu fazer a minha própria.
A segunda é sobre os cursos do mercado, no meu caso gostando de várias áreas principalmente de programação, porém adorando a parte mecânica, qual séria melhor ? Engenharia mecânica ou técnico em mecânica.
Com o técnico em mecânica eu vou conseguir desenvolver meus projetos ? Eu não quero emprego na área, estudo para concurso e isso séria uma forma para eu ter uma empresa PJ por fora, não sendo administrador direto por conta do serviço público. Me ajuda nessa meu nobre ?
Demais Alan.
Obrigado Hideki!
@@EngAllanRodrigues . Nosso produto tem como fazer assim?
Qual o valor dessa injetora?
Da pra se ter uma base de qual é o valor dessa máquina?
Imaginei algo na casa dos 80k
Tem sim! Manda mensagem no link da descrição
Hoje eu consigo fazer um valor BEM melhor, Marcelo!
quanto ??? alguem sabe o valo mais ou menos ?
50k
Excelente porem o preço da máquina para quem está começando é bem salgado.
@@kimarcone eles vão ter planos de financiamento próprio nos próximos meses.
uma injetora industrial trabalha com 10 ou 20 cavidades,e ciclo de 20 seg. isso garante preço por peça bem mais barato.
uma maquina dessa nao vai ser competitiva.
Depende muito o tipo de peça e margem. Muitas peças técnicas tem uma margem maior e lotes pequenos de 10 ou 20 mil peças ano. Nem sempre justificam um molde cheio de cavidades
Mas não dá pra usinar uma peça que eu pensei hoje na impressão 3D porque precisa do molde usinado … a menos que eles deem um descontavço pra mandar o molde pela internet…. Não acho que tenha o mesmo mercado. Pra isso acontecer o mondé deveria poder ser feito em casa também…. Muito distante da realidade
O molde pode ser feito em impressora 3D. Na verdade é muito próximo da realidade.
@@reinaldocbarretanão entendi, que peça feita na impressora 3D suportaria a presão necessária de um plástico injetado… faz outro vídeo demonstrando isso. Ai sim , se a forma puder ser produzida seria um ótimo produto …. Mas não acredito que algo impresso em petg , abs ou pla possa suportar tais pressões
@@arypires7456 com certeza nenhum molde impresso em ABS, PLA, PETG suportaria o processo de injeção. Os processos de impressão 3D adequados para um molde de injeção ou sopro são DLP, SLA e SLS , sendo que alguns, como DLP e SLA são bem acessíveis e uma vez determinado um desses processos resta selecionar o material mais adequado para impressão do molde.
a comparação de impressora 3d com injetora é muito infeliz... a impressora serve principalmente para vc conseguir ver a peça na sua mão antes de sair gastando en molde e projetos caros... com a peça na mão vc ja consegue saber se ela vai funcionar ou terá que alterar algo no modelo... vc consegue fecharcontratos muito mais facil quando o cliente consegue ver ter o protótipo em mão
Então. O que está acontecendo é que algumas grandes empresas não aceitam mais protótipo impresso, querem a peça injetada.
ok... mas o gasto vai ser maior do que mandar imprimir... e se quiser uma copia com idêntica era só imprimir numa impressora a resina a precisão é de .03 ... de qualquer forma se a empresa esta disposta a gastar quem sou eu para dizer algo
@@AlonsoLuiz-u4e exato. Para algumas empresas o protótipo em resina é FDM não atendem mais. Um molde piloto para uma injetora grande pode custar 30k no mínimo, uma cavidade
Nessa injetora um molde custa 3k a 8k
Fiz a cotação dessa máquina e o preço não é nada amigável kkk mais caro que uma injetora tradicional antiga . Não compensa
O molde para essa máquina custa de 3 a 9k… o molde para uma máquina antiga custa 30 a 200k, quase ou mais caro que essa máquina.
Acho que vc fez conta errada. Compensa e muito.
Sabe quanto gasta de energia uma máquina antiga?
Sabe quanto ocupa de espaço uma máquina antiga?
Sabe quanto custa a manutenção de uma máquina antiga?
Sabe quanto custa um operador de injetora de uma máquina antiga?
Esqueci.. sabe quanto custa o setup de uma máquina a antiga?
Compensar ou não depende da demanda. Pra fazer mil peças por mês não compensa uma injetora antiga, consome muita eletricidade, os moldes pra ela são, muitas vezes, mais caros que a própria injetora e precisa de mão de obra especializada para ajustar corretamente todos os parâmetros. Pra fazer meio milhão de peças por mês, não compensa uma mini injetora, ela é muito lenta pra isso, precisaria de muitas mini injetoras trabalhando no mesmo produto, até interessante pela flexibilidade, já que um molde quebrado teria pouco impacto na produção total, mas o valor investido nessa operação provavelmente não compensaria quando comparado às grandes injetoras de alta velocidade.
@@reinaldocbarreta exatamente. Fora que na injetora grande convencional o produto tem preço muito menor devido a quantidade de cavidades e peças/hora.
Se o produto tiver demanda para centenas de milhares já vale a pena a injetora grande.
5 mil por desenho 😂😂😂😂 esse cara só pode estar de sacanagem 😂😂😂😂
o molde é mais caro que a máquina.....
Não é. Os moldes dessa máquina custam de 3k a 9k na maioria
A comparação com impressora 3D não cabe. Injetora, extrusora, são equipamentos de produção e não de prototipagem. Uma coisa não tem nada haver com a outra. Mas entendi a tua comparação. Mas o público não é a galera de impressora 3D, o público para esses equipamentos são os Designer de produtos , e pequenas produções de empreendedores. A maioria da galera das impressoras não criam produtos que possam reproduzir em pequenas escalas comerciais, pois os arquivos Obj, STL são na maioria pirataria de obras de artistas 3D. Não é uma crítica ao teu trabalho, gostei dei like, e foi muito bom conhecer o equipamento, mas o público para esse equipamento não é o das impressora 3D, não existe moldes em STL para baixar gratuitamente pirateado.
Vc já pesquisou quantas peças vendem no mercado livre impressas? Alguns usuários tem 30 a 200 impressoras 3d. para esse público a injetora faz todo sentido.
@@ADJR460 Eu acho que eu deixei bem claro no comentário acima. O leigo com certeza não vai entender. O molde é demasiadamente caro, e caso alguém venha a reproduzir em escala objetos de arquivos PACs é pirataria que é crime. Esse tipo de equipamento é para designers de produtos.
@@santiagodeborges6992 eu acho que vc não me entendeu. Existem milhares de produtos sendo vendidos sem patente ou qq exclusividade. Basta levar objeto físico ao projetista que o mesmo executa o desenho 3D. Com isso em mãos basta levar na ferramentaria para se fabricar os moldes. Os moldes para essa injetora custam em média de 3 a 8k na maioria. Esse valor vc acha demasiadamente caro?
@@ADJR460 Eu sou designer , faço moldes. Vc que não entendeu. Pirataria é crime. Somente designer ,projetos autênticos criados por empreendedores podem ser reproduzido em escala mesmo que pequena MEI ou Simples. 3k a 8k são moldes de objetos sólidos não orgânicos, a grande maioria das pessoas que fazem impressão 3D fazem orgânicos. Orgânicos 8k custa um soldadinho de 6cm por eletroerosão. Eu tenho mais de 20 anos nesse ramo.
@@santiagodeborges6992 entendo. Aqui é caro mesmo. E isso vai mudar. Os ferramenteiros no Brasil vão ter que mudar a forma de pensar. Esse mesmo molde de 6cm que vc cobra 8k na China custa 100 dólares e fica pronto em 9 dias + 15 transporte aéreo e desembaraço.