THIAGO BRAZ SUPERA 6,03 M E É CAMPEÃO OLIMPÍCO NO SALTO COM VARA - RIO 2016| NARRAÇÃO AUGUSTO ROCHA
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ม.ค. 2025
- O canal Narrador Esportivo Augusto Rocha traz um grande momento para o atletismo brasileiro: a medalha de ouro no salto com vara conquistada por Thiago Braz.
O brasileiro Thiago Braz protagonizou um dos momentos mais marcantes dos jogos no Rio de Janeiro em 2016. Ele levou a medalha de ouro depois de superar o francês Renaud Lavillenie em uma disputa emocionante na prova de salto com vara.
Em 15 de agosto daquele ano, o palco da final da modalidade era o Estádio Nilton Santos. O clima não foi favorável. Os competidores tiveram que esperar cerca de duas horas de paralização por causa da chuva. O temporal contrastou com o calor da torcida, que gritou tudo o que pôde a favor do brasileiro e contra os rivais dele. O comportamento rendeu uma reclamação de Lavillenie, que criticou as vaias sofridas durante a final com Thiago.
Na prova, o brasileiro começou a saltar na altura de 5,65m, conseguiu de primeira. Depois, subiu para 5,75m. Ele derrubou o sarrafo no primeiro salto, mas foi bem-sucedido no seguinte.
Na marca de 5,85m, Thiago Braz e Renaud Lavillenie conseguiram passar na primeira tentativa. Os brasileiros que assistiam a prova da arquibancada viram com apreensão o francês conseguir ultrapassar a atura de 5,93m. Thiago então tentou atingir a nova marca. Falhou no primeiro salto mas conseguiu no segundo. Nessa altura do campeonato, só restaram os dois atletas.
Foi então que Lavillenie subiu o sarrafo para 5,98m. Se conseguisse passar, quebraria o recorde olímpico, e foi isso que ele fez. Thiago, que ganharia a medalha de prata naquela altura arriscou tudo e tentou saltar de 6,03m.
Os dois fracassaram na primeira tentativa. Na segunda, o francês, irritado com as vaias, também errou. Já Thiago, levou os torcedores à loucura e faturou o novo recorde olímpico. Como última tentativa, Lavillenie tentou a marca de 6,08m. Não adiantou. O pódio teria um brasileiro no lugar mais alto.
Com os outros rivais já fora da disputa, o Estádio Olímpico passou a testemunhar uma batalha particular pelo ouro. Lavillenie ignorou a crescente a pressão da torcida e saltou 5,98m, quebrando o recorde olímpico. De olho no ouro, Thiago decidiu partir direto para os 6,03m. Quebrou a barreira dos 6m pela primeira vez na segunda tentativa e estabeleceu um novo recorde, ficando com a medalha de ouro nas mãos. Lavillenie ainda fez uma última tentativa de vencer a altura mas, sob fortes vaias da torcida, acabou falhando e ficando com a prata.
A competição do salto com vara masculino do atletismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 aconteceu nos dias 13 e 15 de agosto no Estádio Olímpico. Thiago Braz da Silva, do Brasil, conquistou a medalha de ouro com a marca de 6,03 metros na final, estabelecendo um novo recorde olímpico.
O Brasil encerrou a segunda-feira olímpica com um histórico ouro no salto com vara masculino. Aos 22 anos, Thiago Braz venceu na final o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico em Londres e recordista mundial, e conquistou o lugar mais alto do pódio na Rio 2016. De quebra, o jovem, de Marília, no interior de São Paulo, ainda estabeleceu novo recorde olímpico: 6,03 metros.
Criado pelos avós, que estavam no estádio Engenhão acompanhando a prova, o atleta deu entrevista logo após a conquista ainda sem entender direito o que havia acontecido. "Não caiu a ficha ainda que eu sou campeão olímpico. Agradeço a todos que passaram pela minha trajetória. Todos foram importantes. Tenho muita gente aqui comigo hoje e agradeço a todos. Onde a minha mãe estiver, sei que ela está orgulhosa. Minha família inteira sempre passou por muita dificuldade, tivemos que passar por situações difíceis mas hoje somos todos vencedores", disse ao canal ESPN.
O sucesso de Thiago pode ter sido uma surpresa para os torcedores brasileiros, mas o currículo do atleta nos últimos anos o credenciou como um dos grandes nomes do salto com vara no Rio. Campeão mundial júnior em 2012, ele tinha até antes das Olimpíadas, 5,92 m como melhor marca, o que o colocava como um dos melhores do mundo. Sargento da Força Aérea Brasileira e tido como uma das grandes promessas do esporte, ele amadureceu rápido e escolheu o Rio para brilhar.
Na final, foi eliminando aos poucos os rivais até chegar à disputa com Lavillenie pela medalha de ouro. Thiago apostou tudo e subiu o sarrafo para 6,03, altura inédita para ele.
Empurrado pelos gritos da torcida na arquibancada, Thiago passou bem na segunda tentativa das três possíveis e obrigou o francês a acompanhá-lo. Lavillenie falhou e tentou devolver a tática usada pelo rival: jogou a altura para 6,08 m. Não passou, e Thiago conquistou o ouro inédito para o Brasil no salto com vara.
#medalhadeouro #atletismo #rio2016 #locutoresportivo #narradoresportivo #narraçãoesportiva #locuçãoesportiva #narracaoesportiva #locucaoesportiva #jornalismoesportivo #atletismobrasil #atletaprofissional #atleta #salto #olimpíada #olimpiadas #olimpiada #brasil #riodejaneiro
Created by InShot:inshotapp.page...
Maior vitória brasileira no atletismo, em território nacional, talvez o maior feito
Foi lindo, cara. 😊