Se a gente nao se cuidar a gente acaba ficando doente. E isso ninguem ve, acha q a gente é obrigado a cuidar sozinho, ligam d vez em quanto, mas nao oferecem ajuda
Gente quem cuida de alguem doente ou infermo, se nao tem ajuda de outras pessoas é muito ruim, exaustivo fk cansada se deixar entra em depressão, se afunda junta com o doente. E o pior de tudo é quando a gente fala pras pessoas q esta cansada e elas te ignorarem, comp se vc fosse obrigada a cuidar e q vc é de ferro, gente quem cuida prescisa de afeto tbm.
Minha mãe cuida da minha avó de 96 anos, e ela tá passando por isso também, agem como se fosse só ela que tivesse obrigação de cuidar, e se ela se reclamar de alguma coisa nem ligam ou ficam bravos com ela, e agora ela tá doente ...
Eu sou cuidadora do meu esposo que teve um infarto cerebral;a mais de 13 anos e vive na cadeira de rodas ♿️; e tem dias que eu me acordo já 😢 estafada 😢 só de pensar na rotina 🙄🙄🙄🙄🤔Mas Deus tem sido o meu refúgio meu esconderijo minha força minha rocha forte meu pai meu cuidador!!! Todos os dias tenho buscado renovação dasminhas forças Nele !!! E Ele sempre está comigo sempre fiel!!
Cuidei da minha mãe linda, por mais de três anos. Meu pai estava com 94 anos. Hoje minha família não reconhece. Eu não dormia, ficava o dia inteiro cuidando da minha mãe, isso para mim foi uma honra. Depois de um ano do falecimento da minha mãe, hoje que descanso. Minha família nunca reconheceu, e eu nunca me importei.
cuidei de mãe narcisista que nada estava bom.... não aguentei e entrei em depressão.... hoje,ela está com minha irmã e cortei relação com ambas...pois achavam que era frescura
Tenho Fibromialgia, hipotireoidismo, ansiedade, pânico e depressão e por causa disso tenho limitações. Mesmo assim ajudei a cuidar do meu sogro com Alzheimer até o último estágio da doença. E também, ainda cuidando da minha sogra com Parkinson. São mais de 10 anos nessa situação. Meu esposo é filho único. Não temos como pagar diariamente alguém pra nos ajudar. Estamos muito cansados. Tem dias bem complicados. Realmente, nós que temos que nos ajudar.
Tenho viajado de férias 2 vezes por ano. Em uma das minhas viagens fiquei doente , 4 dias acamada, acho q foi qdo me permiti relaxar … não abrirei mão destas viagens, preciso de uma pausa pra mim… não sou filha única.
Agradeço o vídeo. Estou cuidando sozinha da minha avó depois do AVC que a deixou 100% dependente. Precisei deixar de lado minha carreira e a mim e divido os cuidados com ela, meu filho pré-adolescente, minha casa. Ninguém divide comigo. Falta espaço para conversarmos de forma livre e sem julgamento. Tapinha nas costas dando parabéns pelo empenho não funcionam mais.
Sou cuidadora a 10 anos da minha mãe com Alzheimer moderado e um irmão com transtornos mentais. Sou caçula de 8 filhos e como Dra Bia disse, sobra só pra mim.Tenho TDAH e lidar com "3 universos" diferentes está me trazendo muita maturidade. Mas faço terapia e não enlouqueci kkklkkk gosto de cuidar.
Amiga a Dra esta certa sempre sobra pra um dia filhos. Foi o mesmo comigo e eu ainda estava numa depressão danada mas Deus da força e a gente consegue. Deus te abençoe. Hoje nao tenho ninguem pra cuidar de mim mas sou ativa e quando sentir que não da mais Vou procurar um lugar pra ficar. Mas Deus me sustenta muito
Não se pode esperar q alguém cuide da gente ;pois se isso não acontecer a frustração é pior ,melhor a gente pensar e se ñ tiver ninguém... Então é encontrar meios de se cuidar.
Boa noite Dra.eu passei por uma história parecida c meu pai de teve Alzheimer aos 77 anos e minha mãe já era falecida,cuidamos dele por um certo tempo, mais qdo começou a usar fraudas colocamos ele em um lar em uma cidade pequenina onde moramos qdo crianças, eles cuidavam muito bem dele porque era poucos velhinhos e íamos todos finais de semana pra lá p vê-lo, viveu 5 anos assim, a doença foi progredindo aos poucos, mais até hj carrego comigo uma culpa q acho q eu deveria cuidar,porque dos meus irmãos somente eu n trabalhava fora, só q meu marido n queria tbm porque n se dava bem c ele, ouvindo esse vídeo me deu uma certa tranquilidade,qdo vc disse q temos q ter um.preparo,tanto físico qto psicológico, deu um certo alívio, mais ainda do ponto de vista religioso sei q estou errada,e sou muito religiosa, é aí q fico c a consciência pesada ,entreguei p Deus, o julgamento é dele somente, mais adoro seu canal, comecei a te ouvir faz pouco tempo, obrigada pelas palavras, 👏👏👏👏😍😍😍❤❤❤🙏🙏🙏🙏
Tenho alguns cães resgatados de maus tratos/ abandono. Não sei se posso dizer que tenho o dom de cuidar. Acho que aprendi a cuidar. Acho que, pelo menos no meu caso, "Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos".
Eu que estou lutando pra conseguir cuidar de mim, de ter um tempo pra mim. Cuido dos meus pais com 87 anos, meu pai com Alzheimer e minha mãe cardíaca. Agora, depois de 1 ano e meio que estou conseguindo alguns dias pra eu mesma cuidar de mim.
Quando a mulher têm bebê (algo mais simples) , cuidar dela pra que ela cuide do bebê dela de maneira mais tranquila. No fim são dois bem cuidados pois um bebezinho precisa da mãe.
Eu sempre pensei assim , primeiro preciso me cuidar, para estar bem comigo e ter disposição para cuidar bem de quem precisar de cuidados e é claro dentro das minhas possibilidades.
Doutora depois que a empregada da minha avó saiu do emprego, voltou para a cidade dela, eu cuidei da minha avó por um certo tempo, e na época eu tinha duas filhas pequenas, eu era bem jovem, 20 anos, e não foi fácil viu, não tenho dom, fiz por amor e foi uma forma de retribuir o que ela fez por mim (me criou desde bebê até o dia que não pode mais), eu trocava fralda que era de tecido, lavava, fervia tudo, dava comida na boca, mas fiquei esgotada e o filho dela mais velho quando vinha visita lá deixava bem claro que eu tinha que cuidar dela porque ela me criou e se eu não o fizesse me colocaria na rua com duas crianças pequenas. Então não podia fazer nenhum comentário. Ela era bem pesada e eu magrinha, mas conseguimos. Esse filho quase não vinha visita lá, os outros dois moram em outro estado, a filha tentou uma época mas ficou com receio de interferir no casamento dela e eu cuidei, por pouco tempo mas cuidei, depois eles acharam melhor para ela uma casa de repouso, porque tinha médicos, enfermeiras, o dia todo e ela foi, aí eu ia visita lá até dormia com ela porque podia as vezes. Mas não é fácil, creio que seja dom cuidar de alguém, meus parabéns e respeito, a todos os cuidadores. Hoje não cuido de idosos, mas arrecado cestas, roupas, ração, móveis, sempre que alguém precisa de algo vem até mim e gosto muito, é uma forma de demonstrar amor, mas preciso descansar um pouquinho.
Cuido da minha mãe a 4 anos, ela tem boa cabeça, apenas problemas de mobilidade, e alguns outros problemas de saúde ela está depressiva sente dor e eu não posso sair estou a 4 anos presa a ela. Não é facil, ninguém se importa sou filha única, ela é teimosa .
Passo exatamente o que vc passa, minha mãe também ficou com problema de mobilidade, não consegue fazer praticamente nada só, sou filho único e ela é viúva. Acabei desenvolvendo depressão, transtorno de ansiedade e altíssimo estresse
@@ThiagoLuizMusic imagino, eu ainda tenho ajuda do meu marido, mas tem dias que quero sumir. Pior que ninguém nos ouve, acham que somos abençoados em cuidar.
Acho lindos vocês! Aprendo muito com seus vídeos. Outro dia, na faculdade o professor perguntou em quem você se inspira? A doutora Beatriz me veio na mente na hora.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João, 3:16 ) A salvação não é apenas uma solução para nossas angústias e tristezas. A salvação que Deus nos dá através de Cristo é a solução definitiva para a questão do pecado, que nos separa de Deus. Como pecadores, merecemos a condenação, a menos que aceitemos a Cristo como Salvador. É só então que estaremos totalmente seguros de nosso destino eterno, que será junto a Deus, no céu. A certeza dessa salvação é que irá proporcionar descanso e paz aos nossos corações. Mas a paz em nossos corações será apenas um fruto da paz que temos com Deus, quando passamos da posição de inimigos para a de filhos amados, co‑herdeiros com Cristo de todas as bênçãos celestiais. Muitos pensam ser impossível termos, agora mesmo, a certeza da salvação eterna e de um destino assegurado no céu. No entanto, aquele que verdadeiramente crê em Cristo pode ter com suas, agora mesmo, todas as promessas da vida vindoura. Para entender uma tal salvação, imagine que você foi vítima de um naufrágio, e se encontra no meio do oceano, sózinho na escuridão, tentando nadar para sobreviver. Suas forças começam a se acabar e aos poucos você percebe que está prestes a morrer, sem esperança de ser encontrado. De repente você ouve alguém gritar: "Segure a corda!" Em meio à escuridão você não vê ninguém, mas percebe que há uma corda ao seu lado. Você a agarra desesperadamente e em poucos minutos encontra‑se são e salvo em um grande e seguro navio, a caminho do porto. A hora que você se vê no navio, é bem provável que não duvidará mais da sua salvação. Você estava perecendo no mar escuro e agora está em um seguro navio, com comida e sob cuidados médicos. Assim é a salvação de nossa alma. Todos nós somos pecadores, imersos na escuridão e afundando lentamente em direção ao lago de fogo, com um destino de horrível separação de Deus. De repente alguém diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salva!" (Atos 16:31). Sabendo que não tem forças para se salvar a si próprio, você se segura em Cristo, crendo que Ele morreu na cruz para pagar o seu pecado. Imediatamente você recebe de Deus o perdão de todos os seus pecados, pois "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7), e recebe a promessa de que está livre do juízo de Deus, pois "quem crê nele não é condenado" (João 3:18). Você poderá crer que já está salvo, se assim fizer? É claro que sim! Pois embora continue neste mundo, terá a promessa de Deus, contida na Sua Palavra que é a Bíblia, de que está salvo do juízo, porque Cristo foi julgado e castigado no seu lugar. Assim como você estaria salvo no navio, mesmo estando ele no mar, você pode estar salvo em Cristo, mesmo que ainda esteja neste mundo. Quando cremos em Cristo, ficamos livres do juízo e da condenação que cairá sobre o pecador. Então será horrível, pois não haverá chance de ser salvo. A Bíblia fala, em Apocalipse 20:15 que "aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo". Para ter seu nome escrito no livro da vida, é necessário que você creia em Cristo enquanto ainda vive neste mundo. Com a morte, ou com a vinda de Cristo, acabam‑se todas as chances de salvação. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João, 14:6 )
Eu cuida da minha filha autista q tem um alto grau de dependência ,tem 25 anos ; agora na pandemia sem o apoio do Centro Dia onde ela frequenta ; o tempo p cuidar de mim ficou mais escasso , mas td já está passando ,vou valorizar mais este espaço Centro Dia e gerenciar mais meu tempo livre e espero poder cuidar ainda muito da minha filha c prazer de estar cuidando tbm de mim ❤
Ótimo tema.. gosto muito de vocês dois como apresentadores. Respeitam o tempo um do outro .. fica leve a entrevista. Eu passo por esse momento de cuidar .. preciso cuidar de mim, pois acabamos ficando de lado.
EXCELENTE O TEMA DO MENTES EM PAULTA DE HOJE, VIVO ESSA ROTINA TODOS OS DIAS. A VONTADE MUITAS VEZES É SÓ DORMIR SEM LEMBRAR DE ACORDAR. É MUITO DIFÍCIL. DEUS TEM SIDO A FORÇA MOTRIZ DA MINHA FAMILIA.
Temos o dever ético de cuidar dos nossos que precisa de ajuda, mas tb n devemos esquecer de nós…uma amiga de trabalho cuidava sozinha d mãe com demência, os irmãos só dava as caras pra fazer visita, a responsabilidade ficou toda pra ela, infelizmente devido a isso, ela teve um AVC e faleceu antes da mãe. 🥲
Estou cuidando da minha mãe há 09 meses, pós avc. Gente! Estou tão exausta , e não é falta de amor. Pelo contrário, eu não mexo esforços pra correr atrás de tudo que ela precisa para se reabilitar. Só que é bem cansativo ter toda essa responsabilidade , ainda dar contaq da vida pessoal , profissional ...
Essa situação é muito difícil....já estou doente muito mesmo eu me importo comigo...e quando quero me cuidar sou criticada....na família ninguém se importa nem comigo nem com quem eu cuido. Já são 20 anos ....já passei por tudo burnout , depressão exaustão....pensamentos suicidas...simplesmente ninguém se importa .....e eu cuido de dois . Pai e Mãe. Desesperança total.
Minha mãe e minha tia cuidavam da minha avó acamada com Alzheimer. Minha tia teve problema cardíaco e quase morreu, e minha mãe morreu atropelada chegando na casa da minha avó 😭 elas estavam muito esgotadas, mas não aceitavam ajuda, faziam tudo pela vó e esqueciam delas
Eu cuido dos meus pais de 88 anos e um irmão com 60 anos altismo a minha mãe tem Alzheimer. Desde de quando me aposentei em 2021 que comecei a ter problemas de saúde, bursite no quadril, bursite no ombro que não levanta mais, zumbido no ouvido, colesterol alto. A minha irmã está comigo aqui, mas também está stressada. Estou financiando uma casa melhor, num condomínio fechado para termos mais liberdade de andar na calçada, mas o meu pai não quer sair daqui. Eu tenho muita vontade de ficar só.
Sou mãe, enfermeira, administradora do lar, cozinheira, ...... Sou cuidadora de dois filhos especiais, um já faleceu paralisia cerebral com 17 anos , cadeirante. E uma filha portadora de necessidade especiais, uma bebê de 28 anos. Teve compromentimento pelo tombo de piscina. Cognitivo comprometido. Quem cuida fica exausta, mais o AMOR é muito grande e doadora. Esse equilíbrio é que é difícil.
Eu e meu tio , cuidamos do papai com ausheimer e mamãe 5 anos de casa pro médico ,a senhora tem razão eu entrei em exautao e agora eu vou cuidar de mim e meu tio
Os meus pais estão idosos. O meu pai está acamado, depressivo e minha também. Tenho duas cuidadoras que ajudam, mas a responsabilidade é toda para mim. A minha irmã mora longe. Tenho um filho de 13 anos e uma sobrecarga pesada. Preocupo com todos e sinto que não vivo mais a minha vida. Ando muito exaurida!
Ótimo vídeo! Dra. Ana e Alex, seria interessante abordar também sobre quem cuida ou convive com familiares em depressão, ou outros transtornos... Como é importante estar bem emocionalmente para lidar com isso na família!
No caso do idoso lúcido e com poucas limitações, nem sempre os demais filhos não cuidam porque não se predispõem. Cada caso é um caso. Muitos cuidadores estabelecem uma relação simbiótica com o idoso, uma co-dependência e não permitem que outros filhos entrem, cuidem e manifestem a sua predisposição em cuidar. Em alguns casos existe até rejeição a outros filhos. Acredito que isso possa ser fruto de uma construção histórica relacional. Existem também os filhos que se tornam cuidadores por conveniência e outros interesses.
Eu cuido do meu filho autista e às vezes da minha mãe que é idosa. Me sinto tão desgastada, tão desamparada, tão deprimida e cansada, penso que não sou importante pra ninguém, pois tenho outros irmãos e nuncaaa fui ajudada. Ninguém em momento algum me ofereceu ajuda, muito pelo contrário, nem tocam no assunto. Me sinto muito desamparada. 😢
Cuido de irmã idosa que está há quatro anos e meio acamada, com alimentação por sonda e cuidados de enfermagem.Em outro vou fazer viagem ao Egito por 10 dias para me afastar um pouco.
Cuidei da minha mãe que estava com cancer ,que tentava a todo custo me prejudicar me tirava do serio ..daí eu emagreci 15kls e tive varias crises d ansiedade chegava a gritar desesperada,batia hospital foi muito cansativo pois cuidava dela sozinha nao foi facil!!😢Tinha horas que eu pensava que iria morrer...Hoje tenho crises de ansiedade e pânico!
Olha tenho cuidado da minha mãe com demência a 2anos. Somos em 4 irmãos Não tenho apoio. Estou exausta. Tenho que implora pra minha irmã ficar com a minha mãe. Pra eu descansar. É muito difícil. As vezes estou extremamente estressada sem paciência. Socorro
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João, 3:16 ) A salvação não é apenas uma solução para nossas angústias e tristezas. A salvação que Deus nos dá através de Cristo é a solução definitiva para a questão do pecado, que nos separa de Deus. Como pecadores, merecemos a condenação, a menos que aceitemos a Cristo como Salvador. É só então que estaremos totalmente seguros de nosso destino eterno, que será junto a Deus, no céu. A certeza dessa salvação é que irá proporcionar descanso e paz aos nossos corações. Mas a paz em nossos corações será apenas um fruto da paz que temos com Deus, quando passamos da posição de inimigos para a de filhos amados, co‑herdeiros com Cristo de todas as bênçãos celestiais. Muitos pensam ser impossível termos, agora mesmo, a certeza da salvação eterna e de um destino assegurado no céu. No entanto, aquele que verdadeiramente crê em Cristo pode ter com suas, agora mesmo, todas as promessas da vida vindoura. Para entender uma tal salvação, imagine que você foi vítima de um naufrágio, e se encontra no meio do oceano, sózinho na escuridão, tentando nadar para sobreviver. Suas forças começam a se acabar e aos poucos você percebe que está prestes a morrer, sem esperança de ser encontrado. De repente você ouve alguém gritar: "Segure a corda!" Em meio à escuridão você não vê ninguém, mas percebe que há uma corda ao seu lado. Você a agarra desesperadamente e em poucos minutos encontra‑se são e salvo em um grande e seguro navio, a caminho do porto. A hora que você se vê no navio, é bem provável que não duvidará mais da sua salvação. Você estava perecendo no mar escuro e agora está em um seguro navio, com comida e sob cuidados médicos. Assim é a salvação de nossa alma. Todos nós somos pecadores, imersos na escuridão e afundando lentamente em direção ao lago de fogo, com um destino de horrível separação de Deus. De repente alguém diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salva!" (Atos 16:31). Sabendo que não tem forças para se salvar a si próprio, você se segura em Cristo, crendo que Ele morreu na cruz para pagar o seu pecado. Imediatamente você recebe de Deus o perdão de todos os seus pecados, pois "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7), e recebe a promessa de que está livre do juízo de Deus, pois "quem crê nele não é condenado" (João 3:18). Você poderá crer que já está salvo, se assim fizer? É claro que sim! Pois embora continue neste mundo, terá a promessa de Deus, contida na Sua Palavra que é a Bíblia, de que está salvo do juízo, porque Cristo foi julgado e castigado no seu lugar. Assim como você estaria salvo no navio, mesmo estando ele no mar, você pode estar salvo em Cristo, mesmo que ainda esteja neste mundo. Quando cremos em Cristo, ficamos livres do juízo e da condenação que cairá sobre o pecador. Então será horrível, pois não haverá chance de ser salvo. A Bíblia fala, em Apocalipse 20:15 que "aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo". Para ter seu nome escrito no livro da vida, é necessário que você creia em Cristo enquanto ainda vive neste mundo. Com a morte, ou com a vinda de Cristo, acabam‑se todas as chances de salvação. "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João, 14:6 )
Doutora, a senhora sempre fala de transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) e limítrofe (borderline), mas nunca disse sobre a possibilidade de comorbidade nesses casos. É possível dois transtornos de personalidade coexistirem?
Olá, td bem? Gostaria muito que a Bea pudesse falar sobre homens histriônicos, como se comportam? Podem ser confundidos com narcisistas? Nunca vi ninguém falando sobre isso.
Boa noite dupla maravilhosa,amei amei tema,quem cuida do cuidador,gostei Dra:Ana Beatriz salientou e Alex,cada um de nós temos que ser pai e mãe de si mesmo,é uma reflexão belíssima 🙌🙌😍😍
As vezes parece q a gente vai endoidar é tanta pressao em cima d quem cuida sozinho. E a realidade é q ninguem se importa
Se a gente nao se cuidar a gente acaba ficando doente. E isso ninguem ve, acha q a gente é obrigado a cuidar sozinho, ligam d vez em quanto, mas nao oferecem ajuda
Gente quem cuida de alguem doente ou infermo, se nao tem ajuda de outras pessoas é muito ruim, exaustivo fk cansada se deixar entra em depressão, se afunda junta com o doente. E o pior de tudo é quando a gente fala pras pessoas q esta cansada e elas te ignorarem, comp se vc fosse obrigada a cuidar e q vc é de ferro, gente quem cuida prescisa de afeto tbm.
Minha mãe cuida da minha avó de 96 anos, e ela tá passando por isso também, agem como se fosse só ela que tivesse obrigação de cuidar, e se ela se reclamar de alguma coisa nem ligam ou ficam bravos com ela, e agora ela tá doente ...
Eu sou cuidadora do meu esposo que teve um infarto cerebral;a mais de 13 anos e vive na cadeira de rodas ♿️; e tem dias que eu me acordo já 😢 estafada 😢 só de pensar na rotina 🙄🙄🙄🙄🤔Mas Deus tem sido o meu refúgio meu esconderijo minha força minha rocha forte meu pai meu cuidador!!! Todos os dias tenho buscado renovação dasminhas forças Nele !!! E Ele sempre está comigo sempre fiel!!
Cuidei da minha mãe linda, por mais de três anos. Meu pai estava com 94 anos. Hoje minha família não reconhece. Eu não dormia, ficava o dia inteiro cuidando da minha mãe, isso para mim foi uma honra. Depois de um ano do falecimento da minha mãe, hoje que descanso. Minha família nunca reconheceu, e eu nunca me importei.
Sei bem como vc se sente, minha história é bem parecida com a tua, mas ficou a gratidão de ter cuidado deles nos últimos 3anos da vida deles!
Cuidei da minha mãe com Parkinson durante 21 anos. No final ganhei um pé no glúteo dos meus irmãos. Ainda bem q/ tenho um marido e filha bons.
Acredito q meu futuro será este, mas não tenho marido e filhos
Chorei! Tenho vivido essa rotina a quatro anos e não consigo sair do ciclo de cuidado com o outro. Tem me levado a exaustão
Oi. Como vc está? Deus te abençoe.
cuidei de mãe narcisista que nada estava bom.... não aguentei e entrei em depressão.... hoje,ela está com minha irmã e cortei relação com ambas...pois achavam que era frescura
Tenho Fibromialgia, hipotireoidismo, ansiedade, pânico e depressão e por causa disso tenho limitações. Mesmo assim ajudei a cuidar do meu sogro com Alzheimer até o último estágio da doença. E também, ainda cuidando da minha sogra com Parkinson. São mais de 10 anos nessa situação. Meu esposo é filho único. Não temos como pagar diariamente alguém pra nos ajudar. Estamos muito cansados. Tem dias bem complicados. Realmente, nós que temos que nos ajudar.
Tenho viajado de férias 2 vezes por ano. Em uma das minhas viagens fiquei doente , 4 dias acamada, acho q foi qdo me permiti relaxar … não abrirei mão destas viagens, preciso de uma pausa pra mim… não sou filha única.
Agradeço o vídeo. Estou cuidando sozinha da minha avó depois do AVC que a deixou 100% dependente. Precisei deixar de lado minha carreira e a mim e divido os cuidados com ela, meu filho pré-adolescente, minha casa. Ninguém divide comigo. Falta espaço para conversarmos de forma livre e sem julgamento. Tapinha nas costas dando parabéns pelo empenho não funcionam mais.
Sou cuidadora a 10 anos da minha mãe com Alzheimer moderado e um irmão com transtornos mentais. Sou caçula de 8 filhos e como Dra Bia disse, sobra só pra mim.Tenho TDAH e lidar com "3 universos" diferentes está me trazendo muita maturidade. Mas faço terapia e não enlouqueci kkklkkk gosto de cuidar.
Parabéns voce é uma pessoa abencoada Deus ta com voce sempre te abencoe
Amiga a Dra esta certa sempre sobra pra um dia filhos. Foi o mesmo comigo e eu ainda estava numa depressão danada mas Deus da força e a gente consegue. Deus te abençoe. Hoje nao tenho ninguem pra cuidar de mim mas sou ativa e quando sentir que não da mais Vou procurar um lugar pra ficar. Mas Deus me sustenta muito
@@cristinarossetti2453 estou no mesmo caso . Mas Deus dá força e direcionamento .
[JESUS TE AMA !!! E EU TAMBÉM]
Que lindo seu depoimento. ❤
Não se pode esperar q alguém cuide da gente ;pois se isso não acontecer a frustração é pior ,melhor a gente pensar e se ñ tiver ninguém... Então é encontrar meios de se cuidar.
Também penso assim . Até pq sou eu a filha que cuida da mãe idosa ,antes também cuidava do meu pai .
Boa noite Dra.eu passei por uma história parecida c meu pai de teve Alzheimer aos 77 anos e minha mãe já era falecida,cuidamos dele por um certo tempo, mais qdo começou a usar fraudas colocamos ele em um lar em uma cidade pequenina onde moramos qdo crianças, eles cuidavam muito bem dele porque era poucos velhinhos e íamos todos finais de semana pra lá p vê-lo, viveu 5 anos assim, a doença foi progredindo aos poucos, mais até hj carrego comigo uma culpa q acho q eu deveria cuidar,porque dos meus irmãos somente eu n trabalhava fora, só q meu marido n queria tbm porque n se dava bem c ele, ouvindo esse vídeo me deu uma certa tranquilidade,qdo vc disse q temos q ter um.preparo,tanto físico qto psicológico, deu um certo alívio, mais ainda do ponto de vista religioso sei q estou errada,e sou muito religiosa, é aí q fico c a consciência pesada ,entreguei p Deus, o julgamento é dele somente, mais adoro seu canal, comecei a te ouvir faz pouco tempo, obrigada pelas palavras, 👏👏👏👏😍😍😍❤❤❤🙏🙏🙏🙏
Deus abençoe você, você fez o que pode Deus não se entristece pq vc não cuidou em casa ele conhece o seu coração e sabe que você fez oq pode❤
Exatamente isso !! A gente adora cuidar dos nossos e para voltarmos renovadas é preciso de tempo p gente ,revigorarmos !
Tenho alguns cães resgatados de maus tratos/ abandono.
Não sei se posso dizer que tenho o dom de cuidar.
Acho que aprendi a cuidar.
Acho que, pelo menos no meu caso, "Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos".
E sim você tem o dom de cuidar amiga. Coração puro
Essa frase é muito verdadeira. Deus nos capacita.
Resgatei gatos de rua, hj tenho 29gatos!
Eu que estou lutando pra conseguir cuidar de mim, de ter um tempo pra mim. Cuido dos meus pais com 87 anos, meu pai com Alzheimer e minha mãe cardíaca. Agora, depois de 1 ano e meio que estou conseguindo alguns dias pra eu mesma cuidar de mim.
Ótima avaliação. Temos q nos cuidar e aprender a delegar tb.
Como todo bom TDAH nos reabastecemos ficando sozinhos, a solitude é uma benção
Quando a mulher têm bebê (algo mais simples) , cuidar dela pra que ela cuide do bebê dela de maneira mais tranquila. No fim são dois bem cuidados pois um bebezinho precisa da mãe.
Ir à igreja, de vez em quando, cuidar do espiritual, preencher as necessidades emocionais!
Verdade se a gente não se cuidar ninguém vai cuidar.
Pra fazer o bem é preciso estar bem!!!
Eu sempre pensei assim , primeiro preciso me cuidar, para estar bem comigo e ter disposição para cuidar bem de quem precisar de cuidados e é claro dentro das minhas possibilidades.
Doutora depois que a empregada da minha avó saiu do emprego, voltou para a cidade dela, eu cuidei da minha avó por um certo tempo, e na época eu tinha duas filhas pequenas, eu era bem jovem, 20 anos, e não foi fácil viu, não tenho dom, fiz por amor e foi uma forma de retribuir o que ela fez por mim (me criou desde bebê até o dia que não pode mais), eu trocava fralda que era de tecido, lavava, fervia tudo, dava comida na boca, mas fiquei esgotada e o filho dela mais velho quando vinha visita lá deixava bem claro que eu tinha que cuidar dela porque ela me criou e se eu não o fizesse me colocaria na rua com duas crianças pequenas. Então não podia fazer nenhum comentário. Ela era bem pesada e eu magrinha, mas conseguimos. Esse filho quase não vinha visita lá, os outros dois moram em outro estado, a filha tentou uma época mas ficou com receio de interferir no casamento dela e eu cuidei, por pouco tempo mas cuidei, depois eles acharam melhor para ela uma casa de repouso, porque tinha médicos, enfermeiras, o dia todo e ela foi, aí eu ia visita lá até dormia com ela porque podia as vezes. Mas não é fácil, creio que seja dom cuidar de alguém, meus parabéns e respeito, a todos os cuidadores. Hoje não cuido de idosos, mas arrecado cestas, roupas, ração, móveis, sempre que alguém precisa de algo vem até mim e gosto muito, é uma forma de demonstrar amor, mas preciso descansar um pouquinho.
Adriane, todos esses filhos vão envelhecer. Ah se vão! Espere e verá a justiça divina.
Adriane Rodrigues pior prá esses filhos q não cuidaram da mãe Deus te Deu força e vc venceu bjs
Cuido da minha mãe a 4 anos, ela tem boa cabeça, apenas problemas de mobilidade, e alguns outros problemas de saúde ela está depressiva sente dor e eu não posso sair estou a 4 anos presa a ela. Não é facil, ninguém se importa sou filha única, ela é teimosa .
Passo exatamente o que vc passa, minha mãe também ficou com problema de mobilidade, não consegue fazer praticamente nada só, sou filho único e ela é viúva. Acabei desenvolvendo depressão, transtorno de ansiedade e altíssimo estresse
@@ThiagoLuizMusic imagino, eu ainda tenho ajuda do meu marido, mas tem dias que quero sumir. Pior que ninguém nos ouve, acham que somos abençoados em cuidar.
Ótimas informações. Vou cuidar de mim antes q me dê um infarto.
Acho lindos vocês! Aprendo muito com seus vídeos. Outro dia, na faculdade o professor perguntou em quem você se inspira? A doutora Beatriz me veio na mente na hora.
Cuidei da minha mãe e do meu pai até o último suspiro, literalmente, e não rre arrependo.
É sempre, sempre bom ouvi-los. Obrigada e que Deus os abençoe 🙏🙏🙏🙏
O trabalho de vocês é muito importante !! Admiração !! Obrigada 🙏
Que mulher maravilhosa!grata por essas orientações👏👏👏♥️
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João, 3:16 )
A salvação não é apenas uma solução para nossas angústias e tristezas. A salvação que Deus nos dá através de Cristo é a solução definitiva para a questão do pecado, que nos separa de Deus. Como pecadores, merecemos a condenação, a menos que aceitemos a Cristo como Salvador. É só então que estaremos totalmente seguros de nosso destino eterno, que será junto a Deus, no céu.
A certeza dessa salvação é que irá proporcionar descanso e paz aos nossos corações. Mas a paz em nossos corações será apenas um fruto da paz que temos com Deus, quando passamos da posição de inimigos para a de filhos amados, co‑herdeiros com Cristo de todas as bênçãos celestiais.
Muitos pensam ser impossível termos, agora mesmo, a certeza da salvação eterna e de um destino assegurado no céu. No entanto, aquele que verdadeiramente crê em Cristo pode ter com suas, agora mesmo, todas as promessas da vida vindoura.
Para entender uma tal salvação, imagine que você foi vítima de um naufrágio, e se encontra no meio do oceano, sózinho na escuridão, tentando nadar para sobreviver. Suas forças começam a se acabar e aos poucos você percebe que está prestes a morrer, sem esperança de ser encontrado. De repente você ouve alguém gritar: "Segure a corda!" Em meio à escuridão você não vê ninguém, mas percebe que há uma corda ao seu lado. Você a agarra desesperadamente e em poucos minutos encontra‑se são e salvo em um grande e seguro navio, a caminho do porto. A hora que você se vê no navio, é bem provável que não duvidará mais da sua salvação. Você estava perecendo no mar escuro e agora está em um seguro navio, com comida e sob cuidados médicos.
Assim é a salvação de nossa alma. Todos nós somos pecadores, imersos na escuridão e afundando lentamente em direção ao lago de fogo, com um destino de horrível separação de Deus. De repente alguém diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salva!" (Atos 16:31). Sabendo que não tem forças para se salvar a si próprio, você se segura em Cristo, crendo que Ele morreu na cruz para pagar o seu pecado. Imediatamente você recebe de Deus o perdão de todos os seus pecados, pois "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7), e recebe a promessa de que está livre do juízo de Deus, pois "quem crê nele não é condenado" (João 3:18). Você poderá crer que já está salvo, se assim fizer?
É claro que sim! Pois embora continue neste mundo, terá a promessa de Deus, contida na Sua Palavra que é a Bíblia, de que está salvo do juízo, porque Cristo foi julgado e castigado no seu lugar. Assim como você estaria salvo no navio, mesmo estando ele no mar, você pode estar salvo em Cristo, mesmo que ainda esteja neste mundo.
Quando cremos em Cristo, ficamos livres do juízo e da condenação que cairá sobre o pecador. Então será horrível, pois não haverá chance de ser salvo. A Bíblia fala, em Apocalipse 20:15 que "aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo". Para ter seu nome escrito no livro da vida, é necessário que você creia em Cristo enquanto ainda vive neste mundo. Com a morte, ou com a vinda de Cristo, acabam‑se todas as chances de salvação.
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14:6 )
Pura verdade...dra....
Eu cuida da minha filha autista q tem um alto grau de dependência ,tem 25 anos ; agora na pandemia sem o apoio do Centro Dia onde ela frequenta ; o tempo p cuidar de mim ficou mais escasso , mas td já está passando ,vou valorizar mais este espaço Centro Dia e gerenciar mais meu tempo livre e espero poder cuidar ainda muito da minha filha c prazer de estar cuidando tbm de mim ❤
Ontem dancei me fez bem!
Ótimo tema.. gosto muito de vocês dois como apresentadores. Respeitam o tempo um do outro .. fica leve a entrevista.
Eu passo por esse momento de cuidar .. preciso cuidar de mim, pois acabamos ficando de lado.
Amo essa dra!! Cuido da minha c 90 anos e tenho 9 irmãos e sou a caçula,mas nenhum pode..precisava ouvir isso!!
Poder pode falta vontade
Delegacia do idoso, o juiz os " obriga" a cuidar ou pagar um cuidador, tem que repartit o fardo, pq senão, vc vai antes!! Cuide-se e boa sorte!
Não é que não podem, eles não querem. Essa é a verdade!
Fazer bem a si mesmo, para estar em condições de fazer ao outro
Amo essa dupla! DEUS os abençoe.
EXCELENTE O TEMA DO MENTES EM PAULTA DE HOJE, VIVO ESSA ROTINA TODOS OS DIAS. A VONTADE MUITAS VEZES É SÓ DORMIR SEM LEMBRAR DE ACORDAR. É MUITO DIFÍCIL. DEUS TEM SIDO A FORÇA MOTRIZ DA MINHA FAMILIA.
Dra cuidei da minha mãe da minha sogra, se tivesse que fazer de novo faria com o maior carinho.
Você é abençoada
@@PedroIvocarioca amem
@@cristinarossetti2453 Deus te de forças e ampare quando você precisar . Pois você não fugiu da demanda que a vida te apresentou .
Eu q o diga deixei minha vida pra trás para não vê minha mãe abandonada ...sofri tudo q vcs possam imaginar da minha família q não cuidam de minha mãe
No aguardo
Amo vc. Ana Beatriz, vc. Nós ensina rápido, c.eficacia! Entendo, e vc.nao enrola!
Temos o dever ético de cuidar dos nossos que precisa de ajuda, mas tb n devemos esquecer de nós…uma amiga de trabalho cuidava sozinha d mãe com demência, os irmãos só dava as caras pra fazer visita, a responsabilidade ficou toda pra ela, infelizmente devido a isso, ela teve um AVC e faleceu antes da mãe. 🥲
Estou cuidando da minha mãe há 09 meses, pós avc. Gente! Estou tão exausta , e não é falta de amor. Pelo contrário, eu não mexo esforços pra correr atrás de tudo que ela precisa para se reabilitar. Só que é bem cansativo ter toda essa responsabilidade , ainda dar contaq da vida pessoal , profissional ...
Muito importante esse tema.Fui cuidadora de meu marido com doença Huntington e quase fui na frente dele. Obrigada
Essa situação é muito difícil....já estou doente muito mesmo eu me importo comigo...e quando quero me cuidar sou criticada....na família ninguém se importa nem comigo nem com quem eu cuido. Já são 20 anos ....já passei por tudo burnout , depressão exaustão....pensamentos suicidas...simplesmente ninguém se importa .....e eu cuido de dois . Pai e Mãe. Desesperança total.
Sei bem o q é a gente fala que tá cansada as pessoas não ligam para nosso cansaço, acham bobeira, só q não é
Minha mãe e minha tia cuidavam da minha avó acamada com Alzheimer. Minha tia teve problema cardíaco e quase morreu, e minha mãe morreu atropelada chegando na casa da minha avó 😭 elas estavam muito esgotadas, mas não aceitavam ajuda, faziam tudo pela vó e esqueciam delas
Eu aceito ajuda mas não tenho quem queira ajudar é difícil
Muito verdadeiro esse tema👏🏼👏🏼👏🏼
Eu cuido dos meus pais de 88 anos e um irmão com 60 anos altismo a minha mãe tem Alzheimer. Desde de quando me aposentei em 2021 que comecei a ter problemas de saúde, bursite no quadril, bursite no ombro que não levanta mais, zumbido no ouvido, colesterol alto. A minha irmã está comigo aqui, mas também está stressada. Estou financiando uma casa melhor, num condomínio fechado para termos mais liberdade de andar na calçada, mas o meu pai não quer sair daqui. Eu tenho muita vontade de ficar só.
Dra. Ana sou sua fã!! Aguardando! Deus te abençoe 😘
Aguardando
Boa adorei esse video. Fala sobre essência da identidade própria do ser humano. É muito bom o mentes em pauta tem me ajudado muito.
Sou mãe, enfermeira, administradora do lar, cozinheira, ......
Sou cuidadora de dois filhos especiais, um já faleceu paralisia cerebral com 17 anos , cadeirante. E uma filha portadora de necessidade especiais, uma bebê de 28 anos. Teve compromentimento pelo tombo de piscina. Cognitivo comprometido. Quem cuida fica exausta, mais o AMOR é muito grande e doadora. Esse equilíbrio é que é difícil.
Minha irmã faleceu de covid cuidando da minha mãe durante 30 dias acompanhando ela internada no hospital.
Meus sentimentos, Deus te conforte. Cuide de você,da sua mente.🙌🏾
Excelente!! Desse jeitinho!!
Disse tudo 👏👏👏
Pura verdade...dra
Ótima avaliação Dra! Me fez lembrar de uma música do ultraje a rigor"eu me amo"
Eu especiaria em saúde mental e Tb sofro de transtornos sempre acompanho, perdi as outras deixa publicado !
Que maravilhoso falar sobre esse assunto parabéns para vcs sou muito fã de vcs.🙏🙏🙏🙏🙏
Eu e meu tio , cuidamos do papai com ausheimer e mamãe 5 anos de casa pro médico ,a senhora tem razão eu entrei em exautao e agora eu vou cuidar de mim e meu tio
Perfeita colocação! Sensacional! 🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟
Eu cuidei por anos do meu pai mas acamado foi 45 dias meu Deus como sofre os dois ,eu esquecia até de comer
Boa noite dupla dinâmica Abençoados. Deus esta no Controle.🙌🏾
Muito bom
Excelente. Parabéns.
Boa noite Dra Ana
Que assunto importante neste momento
Te acho maravilhosa inteligente demais nasceu iluminada por Deus mesmo.
Vou passar esse vídeo no final da disciplina q estou ministrando. Obrigada Bia 😘
Parabéns Obrigado💙
Sempre quis cuidar muito e derrepente fiquei muito doente e quase morre cuide primeiro de você e depois dos outros
Amei! ❤
Gratidão 🙏
Eu passo por isso...
Os meus pais estão idosos. O meu pai está acamado, depressivo e minha também. Tenho duas cuidadoras que ajudam, mas a responsabilidade é toda para mim. A minha irmã mora longe. Tenho um filho de 13 anos e uma sobrecarga pesada. Preocupo com todos e sinto que não vivo mais a minha vida. Ando muito exaurida!
Ótimo vídeo! Dra. Ana e Alex, seria interessante abordar também sobre quem cuida ou convive com familiares em depressão, ou outros transtornos... Como é importante estar bem emocionalmente para lidar com isso na família!
Adorei.
Muito obrigada.
Perfeito!!!👏👏👏
Amo essa dupla dinâmica
Amei demais.
Perfeito. Quanta lucidez.
Maravilhosos!!! Adoro vocês!
Assistindo
No caso do idoso lúcido e com poucas limitações, nem sempre os demais filhos não cuidam porque não se predispõem. Cada caso é um caso. Muitos cuidadores estabelecem uma relação simbiótica com o idoso, uma co-dependência e não permitem que outros filhos entrem, cuidem e manifestem a sua predisposição em cuidar. Em alguns casos existe até rejeição a outros filhos. Acredito que isso possa ser fruto de uma construção histórica relacional. Existem também os filhos que se tornam cuidadores por conveniência e outros interesses.
Eu cuido do meu filho autista e às vezes da minha mãe que é idosa.
Me sinto tão desgastada, tão desamparada, tão deprimida e cansada, penso que não sou importante pra ninguém, pois tenho outros irmãos e nuncaaa fui ajudada. Ninguém em momento algum me ofereceu ajuda, muito pelo contrário, nem tocam no assunto.
Me sinto muito desamparada. 😢
Cuido de irmã idosa que está há quatro anos e meio acamada, com alimentação por sonda e cuidados de enfermagem.Em outro vou fazer viagem ao Egito por 10 dias para me afastar um pouco.
Em outubro...
Esta certa,boa viagem!!
Cuidei da minha mãe que estava com cancer ,que tentava a todo custo me prejudicar me tirava do serio ..daí eu emagreci 15kls e tive varias crises d ansiedade chegava a gritar desesperada,batia hospital foi muito cansativo pois cuidava dela sozinha nao foi facil!!😢Tinha horas que eu pensava que iria morrer...Hoje tenho crises de ansiedade e pânico!
Oi querida, como vc se sente hj? Sua mãe descansou? Não Fique assim, é hora de cuidar de você e viver.
Olha tenho cuidado da minha mãe com demência a 2anos. Somos em 4 irmãos Não tenho apoio. Estou exausta. Tenho que implora pra minha irmã ficar com a minha mãe. Pra eu descansar. É muito difícil. As vezes estou extremamente estressada sem paciência. Socorro
Eu me sinto exausta, as vezes acho que não vou aguentar.
Bom Dia. Sugestão de vídeo: Vocês poderiam falar sobre a sindrome de Cinderela que muitas mulheres ainda tem
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João, 3:16 )
A salvação não é apenas uma solução para nossas angústias e tristezas. A salvação que Deus nos dá através de Cristo é a solução definitiva para a questão do pecado, que nos separa de Deus. Como pecadores, merecemos a condenação, a menos que aceitemos a Cristo como Salvador. É só então que estaremos totalmente seguros de nosso destino eterno, que será junto a Deus, no céu.
A certeza dessa salvação é que irá proporcionar descanso e paz aos nossos corações. Mas a paz em nossos corações será apenas um fruto da paz que temos com Deus, quando passamos da posição de inimigos para a de filhos amados, co‑herdeiros com Cristo de todas as bênçãos celestiais.
Muitos pensam ser impossível termos, agora mesmo, a certeza da salvação eterna e de um destino assegurado no céu. No entanto, aquele que verdadeiramente crê em Cristo pode ter com suas, agora mesmo, todas as promessas da vida vindoura.
Para entender uma tal salvação, imagine que você foi vítima de um naufrágio, e se encontra no meio do oceano, sózinho na escuridão, tentando nadar para sobreviver. Suas forças começam a se acabar e aos poucos você percebe que está prestes a morrer, sem esperança de ser encontrado. De repente você ouve alguém gritar: "Segure a corda!" Em meio à escuridão você não vê ninguém, mas percebe que há uma corda ao seu lado. Você a agarra desesperadamente e em poucos minutos encontra‑se são e salvo em um grande e seguro navio, a caminho do porto. A hora que você se vê no navio, é bem provável que não duvidará mais da sua salvação. Você estava perecendo no mar escuro e agora está em um seguro navio, com comida e sob cuidados médicos.
Assim é a salvação de nossa alma. Todos nós somos pecadores, imersos na escuridão e afundando lentamente em direção ao lago de fogo, com um destino de horrível separação de Deus. De repente alguém diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salva!" (Atos 16:31). Sabendo que não tem forças para se salvar a si próprio, você se segura em Cristo, crendo que Ele morreu na cruz para pagar o seu pecado. Imediatamente você recebe de Deus o perdão de todos os seus pecados, pois "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7), e recebe a promessa de que está livre do juízo de Deus, pois "quem crê nele não é condenado" (João 3:18). Você poderá crer que já está salvo, se assim fizer?
É claro que sim! Pois embora continue neste mundo, terá a promessa de Deus, contida na Sua Palavra que é a Bíblia, de que está salvo do juízo, porque Cristo foi julgado e castigado no seu lugar. Assim como você estaria salvo no navio, mesmo estando ele no mar, você pode estar salvo em Cristo, mesmo que ainda esteja neste mundo.
Quando cremos em Cristo, ficamos livres do juízo e da condenação que cairá sobre o pecador. Então será horrível, pois não haverá chance de ser salvo. A Bíblia fala, em Apocalipse 20:15 que "aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo". Para ter seu nome escrito no livro da vida, é necessário que você creia em Cristo enquanto ainda vive neste mundo. Com a morte, ou com a vinda de Cristo, acabam‑se todas as chances de salvação.
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14:6 )
Muito bom 😍
🙏🙏🙏🙏🙏
Doutora, a senhora sempre fala de transtorno de personalidade antissocial (psicopatia) e limítrofe (borderline), mas nunca disse sobre a possibilidade de comorbidade nesses casos. É possível dois transtornos de personalidade coexistirem?
Olá, td bem? Gostaria muito que a Bea pudesse falar sobre homens histriônicos, como se comportam? Podem ser confundidos com narcisistas? Nunca vi ninguém falando sobre isso.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Estou sofrendo muito
Boa noite dupla maravilhosa,amei amei tema,quem cuida do cuidador,gostei Dra:Ana Beatriz salientou e Alex,cada um de nós temos que ser pai e mãe de si mesmo,é uma reflexão belíssima 🙌🙌😍😍