Olá Maurício, sou o Alexandro Lucian que alguns comentários estão sugerindo pra me convidar pra um papo, que tal fazermos um programa sobre isso cheio de informações bacanas e histórias interessantes? Sou especialista independente no assunto de redução dos danos do tabagismo, especificamente sobre vape. Estudo há 9 anos sobre o tema, desde que passei a ser um consumidor do vape que me salvou de mais de 15 anos de tabagismo e 3 maços por dia. Garanto que teremos muita coisa legal pra conversar!
Meireles, gostaria de agradecer por ter disponibilizado tempo e ter trazido esse tema. O Alexandro Lucian, jornalista e pesquisador especializado em Redução dos Danos do Tabagismo, já participou de diversas entrevistas esclarecendo inúmeras dúvidas, principalmente com informações corretas e claras. Ficaríamos muito agradecidos se você e o programa conseguirem abrir esse espaço para conhecer mais sobre a redução de danos, que é nossa maior batalha, quase se igualando ao combate à desinformação que tanto vemos. Agradeço novamente ter trazido o tema. Fiquem bem.
Meireles, chama o Alexandro Lucian, vulgo Hazard. É uma das vozes mais ativas do mundo do cigarro eletrônico, que sempre traz todos os pontos do pq regulamentar.
Alexandre Meirelles convida o Alexandro Lucian para um bate papo. O cara é um expert na área do Vape. Vai gostar de conhecê-lo e ele é teu fã!!! Obrigada. Um grande abraço abraço
Bom dia Maurício, poderia entrevistar o Alexandro Lucian ele poderia esclarecer vários pontos sobre o VAPE e desmistificar vários mitos. No momento o Alexandro é o Nosso maior ponto de referência .❤❤❤❤
Meireles, chama o Alexandre Lucian, ele é uma das vozes mais proeminentes no cenário dos cigarros eletrônicos e sempre traz uma perspectiva valiosa sobre a necessidade de regulamentação.
Mauricio, chame alguém que entende de verdade do assunto para fazer um Achismos. Opinião de quem fuma a pouco tempo, e não tem informação de nada, só tem a acrescentar em maus olhados. Vape e POD (os "pendrives") são coisas completamente diferentes. O Alexandro Lucian, do Vapor Aqui entende e esclarece muitas duvidas sobre o assunto. Eduardo Macário, do canal " Du Macário" saber esclarecer, como usuario de POD, muitas dúvidas e depoimento de usuario.
Sou seu fã Maurício, que tal fazermos um programa juntos com muitas histórias engraçadas e interessantes sobre o tema? Sou consumidor de vape há 9 anos, desde que parei de fumar usando esses produtos, após mais de 15 anos de tabagismo e 3 maços por dia. Desde então me tornei um pesquisador especializado no assunto e posso oferecer muita informação embasada na ciência que infelizmente a mídia não está mostrando como deveria e vale a pena compartilhar. Será um prazer estar contigo!
Maurício Meireles, faz um Achismos com esse cara, pode-se dizer que ele é especialista no assunto e é um dos "se não o maior" guerreiro para no Brasil tenha uma nova regulamentação legalizando o vape no Brasil de forma que nós tenhamos produtos seguros para consumo, fora que somos a favor de regulamentação para ajudar a inibir e proibir o uso dos vapes para quem não é fumante e menores de idade, seria top um achismos com o Alexandro
Maurício, este é um bom tema.. poderia chamar alguem ex fumante de cigarro que use vape para falar sobre.. mudaria opniao de muita gente. Alguem que intenda sobre.
Eu sempre gostei do cigarro eletrônico. 12 anos atrás, quando aqui não existia nada eu trouxe muitos cigarros eletronicos de Orlando. Era uma marca bem conhecida lá, chamava BLU e era bem bacana. Lembro que o pessoal até assustava quando via. kkk Eu fumava desde 98, então foi natural gostar do eletrônico. O meu intuito sempre foi substituir o cigarro pelo vape. Depois que surgiram os vapes mais modernos e a gigantesca gama de sabores, sem falar em comprar essências e produzir o nosso próprio sabor, foi tudo o que eu precisava. Fiquei 5 anos curtindo muito, até decidir largar de vez. E senti uma melhora gigante depois que parei. Se vc fuma cigarro, vá para o vape e sempre vá diminuindo a Nic até conseguir parar. Fique longe da NicSalt, é muito mais viciante.
O vape foi criado la em 60/70 (posso sim estar muito errado), mas não tão atual. Criado APENAS para aqueles FUMANTES que desejavam parar (assim como os adesivos, e etc) Levando isso em conta, quem vapora (usa vape) esta buscando justamente a nicotina e não é somente ela a causadora de cancer e tudo mais, mas sim, a somatória de quimicos que o cigarro trás, diferente do vape. Não é a nicotina que causa cancer. Em quantidade de nicotina é possivel dentro dos liquidos (e-juices) conterem de 0mg a 50mg. De 0mg a 9mg é um estilo e de 20mg a 50mg é outro estilo. Lembre-se, fumantes já são viciados em nicotina, a busca pelo vape é sair dos químicos do cigarro. E ir diminuindo essas dosagens de nicotina para enfim, parar de fumar de vez. Um dos maiores fatores da proibição é o uso intensivo entre os jovens menor de idade. Logicamente pela ausencia da regulamentação que deverá ser +18. Meireles, com certeza voce conhece alguém que fume, parente ou nao. Faça um bate papo com o Alexandre Lucian, se não for o único que possa te mostrar tudo que precisa para você ajudar todos que te acompanham e gostam do seu trabalho. Com dados científicos, comparações não só cigarro x vape, esclarecer de um ponto de vista técnico e com ciência, e não pela mídia.
Gosto muito do programa . Mas faltou pesquisa. Muita falta de informação. Por favor levem uma pessoa com conhecimento sobre o assunto . O vape existe a 21 anos . E ainda dizem que é uma moda 🤣🤣🤣. Eu uso vape a 15 anos .
Exatamente Meireles, você tem filho e a responsabilidade pela educação e cuidados com ele é sua. Por conta do tema existe uma terceirização de responsabilidade que a indústria é a culpada pelos jovens usarem seja cigarro convencional ou vape, mas esquecem que quem são os pais e deveriam fiscalizar são eles.
a quantidade de nicotina certo que se pode medir, vapers sérios começam com um nível de nicotina alta para depois baixar gradativamente até chegar ao zero, agora com esses descartáveis que surgiram as empresas colocaram sal de nicotina com níveis absurdos de nicotina , exatamente por isso PRECISA uma regulamentação como na Europa que a concentração de nicotina não pode ser mais que 20 mg/l exatamente para evitar grandes quantidades de nicotina nos líquidos .
Suíça, Canadá e alguns do Reino Unido tem a regulamentação plena e incentiva a redução de danos ao tabagismo com os vapes (cigarro eletrônico) mas é o Brasil que deve estar certo, indo na contramão de dezenas de países que regulamentaram o uso, comércio e etc... É INCRÍVEL! Fora os lobby da indústria farmacêutica e alguns médicos de Ctrl C/Ctrl V no instagram que não leem um artigo científico que preste e saem propagando fake news a roda se valendo da sua graduação!
Outro ponto perfeito que foi abordado antes, as pessoas fumam por duas situações: vicio químico ou vício psicológico. O viciados psicológicos muito mais pela situação ou para estar "envolvido na galera" ja o viciado químico exatamente pelo que foi abordado: a necessidade por situações específicas como ansiedade. O vape é um redutor de danos referente ao cigarro
Em todos os momentos que falaram de cigarro só citaram o "cheiro" que pode incomodar as pessoas ao redor, mas o cigarro tradicional também prejudica a saúde da pessoa que está fumando de forma passiva.
O foda é que muita gente se incomoda com o vapor achando que vai se intoxicar igual a fumaça do cigarro, fora que o cheiro incomoda pra krlh se vc estiver numa refeição
Eu sou viciada😢, fumo o dia todo, tenho sempre mais de um comigo exatamente pq precisa carregar. Eu não aguento mais fumar isso. Mas o vício é muito difícil de largar, e sim também sou muito ansiosa . Mas eu fumo o dia inteiro , morro de vergonha dos meus filhos pq eles me veem fumando . Parece que o vape é a única coisa que me acalma. Morro de medo das sequelas , vou tentar adesivo de nicotina pra ver se consigo ir reduzindo , mas olha o vape acabou comigo , sou muito mais viciada no vape doque eu era no cigarro . Talvez pela carga de nicotina ser muito maior não sei… só sei que quem nunca fumou não fume vape , vc terá ganho um vício de graça , a toa . Se vc fuma cigarro acho válido pq ajuda sim a parar de fumar. Mas que não troque um vício pelo outro , use apenas como uma ferramenta para auxiliar a largar o cigarro.
Muito interessante o bate papo, curtindo até aqui, mas é preciso salientar: o uso não é proibido, o que é proibido é a comercialização, importação e exportação.
Eu trabalhei num hospital, onde os médicos eram cracudos de pod e vape. Na época comecei a um namoro com uma médica que também usava. Foi através dela que usei pod pela primeira vez. Depois de uns dois anos sem fumar cigarro comum. Usei o eletrônico até recentemente.
A proibição entra no mesmo lugar do porque proibiram os cigarros em muitos lugares. Se a pessoa desenvolver alguma doença em razão do cigarro ela vai gerar custo pro estado, como eles não querem ter custo tratando doenças causadas pelo cigarro (seja lá qual for o tipo), então eles proíbem.
14 anos de vape , vape salvou minha vida , fumava 3 carteiras de cigarros por dia, não conseguia parar com nada, tentei tudo, o vape é único remédio que funciona para parar de fumar, minha saúde está ótima e meus pulmões parece que nunca eu fumei cigarro , repara que fumei por 29 anos . somos reféns de um sistema antigo que não enxerga quanto o vape é valioso, e temos ainda que pedir de joelhos que a Anvisa que trabalha para o cidadão faça uma regulamentação, absurdo, eu quero o direito de decidir de usar vape ou cigarro, besteira que a Anvisa não consegue pq tem leis e métodos já aprimorados no mundo todo séria só descer do Olimpo e ter humildade de aprender com os países do primeiro mundo.
Hoje sou fumante de vape, por conta do cigarro. Eu fumei por quase 15 anos. E então, depois de muita pesquisa, e vi artigos dizendo que os maleficios do vape são menores do cigarro, e como eu nunca consegui parar por completo com o cigarro, eu decidi ir pro vape. Eu sei que faz mal, nunca falei que faz bem, só tem menos maleficios. E ainda mais, por conta do cheiro, se for os mesmos maleficios, mas eu não ficar fedendo, já é um plus.
Vai nessa, se tu tiver usando nicotina no liquido o cancer vem mais rapido do que fumando derby vermelho, só ver o tanto de fumante de vape indo de vala, se tiver nicotina poder ser de 5, de 10, de 20, o tanto e fumaça esquece, aquecida ainda mais que a do proprio cigarro branco
@jou1900 mas a maioria dos artigos sobre isso falam que não, então se 90% dos artigos falam que fazem menos mal, e alguns médicos se apegam nos 10% não sei porque.
@@LucasCaetano1 Tem que ver que vape começou estourar nos eua em 2016 aqui no brasil muito depois, fui comprar aqui quando voltei de lá não achava nem coil nem liquido nem nada, 8 anos não existe como ter estudos 100% comprovados de nada, igual na época dos trangênicos, que agora todo mundo ta vendo o que ta acontecendo
@@LucasCaetano1 Mas o vídeo, por exemplo, aborda que os estudos são inconclusivos e que não da pra saber ainda se faz mais mal ou não que o cigarro. Acho muito difícil que não seja pior já que no líquido se mistura praticamente qqr coisa.
Ela foi humilde, um bom , UM BOM começa em 400 reais mais 150 em bateria, 550 pilas por ai, o que eu tenho e o anterior foi uns 800 reais, mais o "juice" que gasto 200 reais por mes isso pq fumo um mediana, mas se fosse juices importandos poderia ser 2x o valor mensal. fumo a 3 anos
A questão do vape é que foi vendido como uma alternativa mais saudável e uma forma de acabar com o vício em cigarro mas na real é só mudando um vício pelo outro. Não foi dito que inventaram um "vape descartável" com 50-100 baforadas e dps só joga fora msm. Tem literalmente uns moleques "traficando" vape nas escolas.
Mas essa questão é que vc pode diminuir o tanto de nicotina na vape, aí ajudaria a remover do corpo, mas as pessoas não querer saber disso, e só querer fumar o dia inteiro todos os dias
Pontos: 1 conseguimos comprar nicotina sim. 2 a Marcela usa POD descartável e não VAPE sao duas coisas diferentes.. 3. Da pra comprar o liquido e medir nicotina. Acho que faltou ler um pouco sobre oque essa moça usa pra ela falar sobre kkk nao sabe oque usa.
Meireles, eu tenho um podcast que fala só de vape, e que está muito perto de se tornar ilegal, através da nova norma da Anvisa que deverá entrar no dia 02 de maio. Sim, é isso mesmo (e não tô de mimimi não). A anvisa acaba de aprovar um relatório absurdo de negacionista que pretende por fim proibir todas as formas legais de se ter um vape e isso acabará por, aos poucos marginalizar e fazer exatamente o que vc tá dizendo. Quanto a parte dos impactos na saúde e tudo mais: tem vários estudos de altíssimo padrão (como a cochrane library, por ex) que confirmam que o impacto na saúde é muito menor do que o do cigarro convencional, e pode ser sim uma alternativa para quem não consgue ou não quer parar de fumar. E sim, o uso entre os jovens e/ou o aumento da experimentação entre a piazada é sim um problema sério, e que só pode ser resolvido via regulação, uma vez que o mercado ilegal não vê problema nenhum em vender para crianças e menores de idade. E o mais doido é que o vape está sendo a principal ferramenta para tirar as pessoas do cigarro, e migrá-los para o vape, e com isso evitar as mortes causadas pelo tabagismo - afinal esse é o ponto da redução de danos - não cabe a mim julgar ou não se o cara quer consumir nicotina, que é uma droga já lícita - porém, cabe ao estado impedir, via regulação de que você morra consumindo um produto que mata 50% dos seus usuários (no caso, o cigarro). Na suécia, por exemplo, que foi um dos primeiros países a adotar a redução de danos do tabagismo nas suas políticas púlbicas, hoje tem 41% menos casos de câncer causados pelo câncer na sua população. A nova zelândia já migrou a maioria dos seus fumantes para o vape e estão começando a experimentar resultados similares, e no reino unido, o vape é distribuído gratuítamente no "sus" e as "vapeshops" recebem treinamento do governo pra informar melhor os futuros consumidores. De resto, eu super concordo que aqui, o vape é um copo stanley, meio elitizado e meio coxinha. Mesmo sendo um ativista pela causa (de reduzir os danos do tabagismo, não exatamente do vape), e consumidor, eu sinto isso às vezes. Agora, veja só que doido: aqui é caro pq vem de fora e é ilegal. Lá fora, um vapezinho se equivale no preço de um maço de cigarros. E eu entendo super que os sabores podem ser um problema em potencial, mas o vape precisa ser atrativo para o fumante fazer a troca de um pra outro - se os dois tivessem gosto de bumbum, era um motivo a menos pra funcionar. E já que deixei uma parede de texto, vou deixar um jabázinho para o meu podcast - @Vaporacast (tem aqui no yt e spotify) . Tem um episódio muito legal com o Caio Corraini, e os novos epis da temporada 2024 estão no forninho!
- Existem diferentes tipos de vape e diferentes tipos de consumidores... as vezes a pessoa sai do cigarro porém triplica o consumo de nicotina e ou produtos externos (PG, VG e Saborizantes)... - O cigarro "tradicional" é vendido "livremente" e mesmo assim trazem produtos sem controle de qualidade pela fronteira... ou seja Liberação não significa total qualidade para os consumidores... - Muitas pessoas param com o cigarro usando o vape mas depois não largam o eletrônico... - Independentemente de um ser 95% menos prejudicial que o outro, ainda sim é prejudicial, pensando em saúde pública, seria mais um produto que pode fazer mal a saúde...
Simplesmente ignoraram o fato do fumante passivo, não é só cheiro, a fumaça do cigarro faz mal pra quem está perto. E o vape n é regulamentado logo não se sabe os venenos q tem nele o cara pode dizer q tem 5% de nicotina e pode simplesmente colocar 50% acetona e ninguém sabe pq n tem regulamentação.
Nas periferias o vape já chegou, há um tempo, muitos jovens, 13, 14,15 anos fumando, e tem mais de um, como tudo nesse país, dá-se um jeito de comprar, isso é uma situação de saúde pública, assim como o narguilé e outras drogas
Meireles sou médico cai no mundo das drogas e deixei o monstro chamado crack primeiro por minha motivação mais o vape criei hábito me tira tensão de ansiedade e hj vivo tranquilo 👍🏻
A regulamentação é o melhor dos mundos, e aqui no Brasil passam ppr cima da opinião popular, comparando o vape ao crack apenas na base do "achismo". Mau Meireles, traga o Hazard para dialogar com você!!
Não sei da nada. Não sou médica, sou dona de pousada hahaha MASSSSSSS tenho 35 anos e conheço 2 pessoas que tiveram problemas REAIS depois de fumar vape por um perído (mesma faixa etária ou ainda mais novos que eu). Me parece meio tensoooo.
Tem que ver se ela não comprou porcaria pq conheço gente que usa vepe a mais de 5 anos e se sente melhor do que usava cigarro e tem que ver se suas amigas já não tinha problema respiratório
@@natangamerff7718 Concordo, eu mesmo troquei o cigarro pelo vape tem mais de 5 anos, e minha saúde está muito melhor desde aquela época quê fiz a troca. Hoje eu percorro todos os dias 10km de bike, 10km indo trabalhar e 10km voltando para casa de manhã, quando eu fumava cigarro convencional eu não conseguia fazer esses percursos, tinha que trabalhar de ônibus.
*↖️🔑Olá Maurício não esquece de mim te imploro te mandei vários e-mail sobre minha história, estou tetraplégico há 14 anos há 2 venho tentando terminar minha casinha adaptada, não quero luxo quero apenas minha liberdade de volta, de não precisar ser carregado no colo pra sair de casa, ê também, pelo meus pais que já estão de idade, agora falta pouco, pra terminar desde ja agradeço a todos que estão fazendo parte do meu sonho🙏🏼🙌*
@@Hoft236 obrigado pela explicação. achei que a fumaça vinha do cordão. tem ate que substituir de vez em quando, nao é? achei que queimava para gerar a fumaça.
@@Tiag0Zanatta exatamente. Existem beeeeem basicamente 2 tipos de vapes: os que vc troca o conjunto fio/algodão e os reconstruiveis, que vc pode utilizar diferentes marcas de algodão orgânico (que em hipótese nenhuma pode ser algodão de farmácia por exemplo), e diferentes tipos de fios (mais comumente utilizado ni80, que é uma liga metálica com níquel, que não libera substâncias tóxicas ao esquentar). Diferentes tipos de líquidos interferem na durabilidade do algodão por exemplo, sendo os mais complexos como sobremesas ou tabacos requerendo uma troca mais constante. A explicação acima não se refere aos pods modinha, que quem nunca sequer encostou um cigarro na boca anda utilizando.
10:33 nesse momento Mauricio falou e disse se vape ou pod fossem "coisa de marginal" não ia ter muita gente fumando de boa por ai kkkk edit: 7 banheiros no fim foi foda kkkkk
A pior ignorância é querer substituir o Vape por Narguilé. Concordo que alguns vapes...ALGUNS ...fazem mal. Portanto, quem quer usar vape, deve...DEVE... procurar informações sobre o vape, antes de usá-lo. Isso é um ponto. Agora, Narguilé, faz mal mas, muito mal. A quantidade de nicotina nas essências de narguilé é extremamente alta. (Procurem saber) - eu fumo Narguilé, tenho um em casa - também uso vape, tenho um.
Não usem pod, nicsalt, use juice no maximo 3mg da marca Nasty e não terão problema de saúde, fumo a 5 anos e exames todos 100%, mas lembrem-se que é um vicio caro, juice barato é perigoso.
No meu entender, o Estado não endureceu com a indústria do tabaco para "proteger a população". Fez isso para reduzir custos com o sistema de saúde pública. Mesmo sendo enorme a arrecadação de impostos com os cigarros de tabaco, ainda assim compensa tentar fazer a população diminuir o uso.
Acredito que não, pois o governo Suécia já havia divulgado uma redução de 45% de câncer em comparação com a média europeia, e lembrando que graças a regulamentação do vape houve uma redução de 95% de fumantes de cigarros a combustão no país, acho que a proibição é só pela pressão popular.
É mais que "normal". Fui supervisor num hospital de grande porte, e o que eu achava de médico e médica usando vape na copa ou no repouso era fora do comum.
"QUEM USA VIPER É BRANCO" "VIPER SO NA FARIA LIMA" ...... eu escutando isso sendo negra com meu Ignite na favela da Praia Grande. Mas, concordo que geral nao fuma por causa do valor....
O primeiro vape foi criado em 72 1 VAPE nao libera odor de queima derivada de organico 2 VAPE nao existe queima combustão Nao libera monóxido carbono e nem alcatrão 3 vaporizadores nao sao regulamentados porq a anvisa ganha muito mais com doentes sob prisao do tabaco do que curados com redução de danos 4 Anvisa é um orgao de pais de pais primeiro mundo?
Olá Maurício, sou o Alexandro Lucian que alguns comentários estão sugerindo pra me convidar pra um papo, que tal fazermos um programa sobre isso cheio de informações bacanas e histórias interessantes? Sou especialista independente no assunto de redução dos danos do tabagismo, especificamente sobre vape. Estudo há 9 anos sobre o tema, desde que passei a ser um consumidor do vape que me salvou de mais de 15 anos de tabagismo e 3 maços por dia. Garanto que teremos muita coisa legal pra conversar!
@AchismosTV 🥰
Maurício pfvr
Up
Esquece, o programa é só pra quem acha e não pra quem pesquisa e conhece o assunto.
@@sergiomathrafa irmão, você é burro ou se faz ?
Meireles, gostaria de agradecer por ter disponibilizado tempo e ter trazido esse tema.
O Alexandro Lucian, jornalista e pesquisador especializado em Redução dos Danos do Tabagismo, já participou de diversas entrevistas esclarecendo inúmeras dúvidas, principalmente com informações corretas e claras.
Ficaríamos muito agradecidos se você e o programa conseguirem abrir esse espaço para conhecer mais sobre a redução de danos, que é nossa maior batalha, quase se igualando ao combate à desinformação que tanto vemos.
Agradeço novamente ter trazido o tema. Fiquem bem.
Bom dia Meireles, seria interessante esse convite do Alexandre Lucian, um dos maiores se não o maior ativista para a redução de danos!
Meireles, chama o Alexandro Lucian, vulgo Hazard. É uma das vozes mais ativas do mundo do cigarro eletrônico, que sempre traz todos os pontos do pq regulamentar.
A discussão de vocês não entrou no mais importante: a ciência já apontou que o vape é 95% MENOS prejudicial que o cigarro a combustão.
Hazard é O nome pra tirar todas as dúvidas!!!
Concordo o Hazard é o cara que melhor pode explicar, seria top um achismos com ele para ajudar a desmistificar o vape para o público
Mano seria muito legal um papo com o Hazard, ele fala muito bem, seria legal pra quem não conhece sobre o vape entender um pouco mais sobre
Também acho. Sairia do achismo.
Alexandro daria uma aula, além de boas risadas.
Alexandre Meirelles convida o Alexandro Lucian para um bate papo.
O cara é um expert na área do Vape.
Vai gostar de conhecê-lo e ele é teu fã!!!
Obrigada.
Um grande abraço abraço
Bom dia Maurício, poderia entrevistar o Alexandro Lucian ele poderia esclarecer vários pontos sobre o VAPE e desmistificar vários mitos. No momento o Alexandro é o Nosso maior ponto de referência .❤❤❤❤
Meireles chama o Alexandro Lucian (hazard) o cara manja muito do assunto tanto da forma científica como com a experiência de usuário
Bom dia Meireles, chama o Alexandro Lucian para conversar sobre o Vape. Ele tem muita história para contar!
Meireles, chama o Alexandre Lucian, ele é uma das vozes mais proeminentes no cenário dos cigarros eletrônicos e sempre traz uma perspectiva valiosa sobre a necessidade de regulamentação.
Chama o Alexandro Lucian para uma entrevista esclarecendo a assunto. Dessa forma vc permitira que a outra parte coloque o nosso ponto de vista.
Boa tarde Meireles, convida o Alexandre Lucian para participar de um debate sobre o assunto e dar umas risadas.
Chama o Hazard do vapor aqui para esclarecer as duvidas da galera!
Mauricio, chame alguém que entende de verdade do assunto para fazer um Achismos.
Opinião de quem fuma a pouco tempo, e não tem informação de nada, só tem a acrescentar em maus olhados.
Vape e POD (os "pendrives") são coisas completamente diferentes. O Alexandro Lucian, do Vapor Aqui entende e esclarece muitas duvidas sobre o assunto.
Eduardo Macário, do canal " Du Macário" saber esclarecer, como usuario de POD, muitas dúvidas e depoimento de usuario.
Convida o Alexandre Hazzard, maior desmistificador de achismos sobre o tema, procure por vaporaqui
Mauricio, chama o Alexandro Lucian pra uma conversa, o cara e fera demais no assunto.
Por não ser fiscalizado, vc acaba não sabendo o que ta fumando. Pode ser qualquer substância
Troca só o fumando por vaporando, mas o pensamento está correto
Só não usar então, simples
Por isso tinha que ser legalizado e ter fiscalização
@meireles, chama o hazard pra falar sobre o vape, tem muito conhecimento sobre o assunto
Chama o Alexandro Lucian pra conversar, vai dar boas risadas e ter informações atualizadas
Sou seu fã Maurício, que tal fazermos um programa juntos com muitas histórias engraçadas e interessantes sobre o tema? Sou consumidor de vape há 9 anos, desde que parei de fumar usando esses produtos, após mais de 15 anos de tabagismo e 3 maços por dia. Desde então me tornei um pesquisador especializado no assunto e posso oferecer muita informação embasada na ciência que infelizmente a mídia não está mostrando como deveria e vale a pena compartilhar. Será um prazer estar contigo!
@AchismosTV este papo não perderia por nada neste mundo
Olha ele aí, Maurício chama ele por favor, seria um papo muito fod…..
Maurício Meireles, faz um Achismos com esse cara, pode-se dizer que ele é especialista no assunto e é um dos "se não o maior" guerreiro para no Brasil tenha uma nova regulamentação legalizando o vape no Brasil de forma que nós tenhamos produtos seguros para consumo, fora que somos a favor de regulamentação para ajudar a inibir e proibir o uso dos vapes para quem não é fumante e menores de idade, seria top um achismos com o Alexandro
Chama o Alexandre Lucian, conhecido como Hazard do Vaporaqui pra fazer um achismos sobre vape, o cara é a enciclopédia viva do vape
Maurício, este é um bom tema.. poderia chamar alguem ex fumante de cigarro que use vape para falar sobre.. mudaria opniao de muita gente. Alguem que intenda sobre.
Eu sempre gostei do cigarro eletrônico. 12 anos atrás, quando aqui não existia nada eu trouxe muitos cigarros eletronicos de Orlando. Era uma marca bem conhecida lá, chamava BLU e era bem bacana. Lembro que o pessoal até assustava quando via. kkk
Eu fumava desde 98, então foi natural gostar do eletrônico. O meu intuito sempre foi substituir o cigarro pelo vape.
Depois que surgiram os vapes mais modernos e a gigantesca gama de sabores, sem falar em comprar essências e produzir o nosso próprio sabor, foi tudo o que eu precisava.
Fiquei 5 anos curtindo muito, até decidir largar de vez. E senti uma melhora gigante depois que parei.
Se vc fuma cigarro, vá para o vape e sempre vá diminuindo a Nic até conseguir parar.
Fique longe da NicSalt, é muito mais viciante.
No mínimo você mentiu. Porque aqui sempre o teve. Tu quis arrumar pretexto pra vangloriar estadunidense
@@alexmarsh4226 vai se tratar mano. kkkkk
Chama o Hazard meu amigo , ele vai ajudar a tirar todas as dúvidas e mostrar o que realmente o vape faz.
Meireles, chama o Alexandro Lucian, do @vaporaqui. Especialista no assunto.
O vape foi criado la em 60/70 (posso sim estar muito errado), mas não tão atual. Criado APENAS para aqueles FUMANTES que desejavam parar (assim como os adesivos, e etc)
Levando isso em conta, quem vapora (usa vape) esta buscando justamente a nicotina e não é somente ela a causadora de cancer e tudo mais, mas sim, a somatória de quimicos que o cigarro trás, diferente do vape. Não é a nicotina que causa cancer.
Em quantidade de nicotina é possivel dentro dos liquidos (e-juices) conterem de 0mg a 50mg. De 0mg a 9mg é um estilo e de 20mg a 50mg é outro estilo. Lembre-se, fumantes já são viciados em nicotina, a busca pelo vape é sair dos químicos do cigarro. E ir diminuindo essas dosagens de nicotina para enfim, parar de fumar de vez.
Um dos maiores fatores da proibição é o uso intensivo entre os jovens menor de idade. Logicamente pela ausencia da regulamentação que deverá ser +18.
Meireles, com certeza voce conhece alguém que fume, parente ou nao. Faça um bate papo com o Alexandre Lucian, se não for o único que possa te mostrar tudo que precisa para você ajudar todos que te acompanham e gostam do seu trabalho. Com dados científicos, comparações não só cigarro x vape, esclarecer de um ponto de vista técnico e com ciência, e não pela mídia.
Ouça o Alexandro, acho que precisa ouvir ele até pela paridade de opinião e fatos
Gosto muito do programa . Mas faltou pesquisa. Muita falta de informação. Por favor levem uma pessoa com conhecimento sobre o assunto . O vape existe a 21 anos . E ainda dizem que é uma moda 🤣🤣🤣. Eu uso vape a 15 anos .
Vai ver como ta teu pulmão abestalhad@
Meirelles, entrevista o Alexandre Lucian
Exatamente Meireles, você tem filho e a responsabilidade pela educação e cuidados com ele é sua. Por conta do tema existe uma terceirização de responsabilidade que a indústria é a culpada pelos jovens usarem seja cigarro convencional ou vape, mas esquecem que quem são os pais e deveriam fiscalizar são eles.
a quantidade de nicotina certo que se pode medir, vapers sérios começam com um nível de nicotina alta para depois baixar gradativamente até chegar ao zero, agora com esses descartáveis que surgiram as empresas colocaram sal de nicotina com níveis absurdos de nicotina , exatamente por isso PRECISA uma regulamentação como na Europa que a concentração de nicotina não pode ser mais que 20 mg/l exatamente para evitar grandes quantidades de nicotina nos líquidos .
Concordo com a galera, chama o Alexandre Lucian para bater um papo, nos ajude na nossa causa. Abraço
Suíça, Canadá e alguns do Reino Unido tem a regulamentação plena e incentiva a redução de danos ao tabagismo com os vapes (cigarro eletrônico) mas é o Brasil que deve estar certo, indo na contramão de dezenas de países que regulamentaram o uso, comércio e etc... É INCRÍVEL! Fora os lobby da indústria farmacêutica e alguns médicos de Ctrl C/Ctrl V no instagram que não leem um artigo científico que preste e saem propagando fake news a roda se valendo da sua graduação!
Passei pro Vape, melhorou de mais minha saúde. Tô aqui vendo o vídeo e vaporando o meu !
Outro ponto perfeito que foi abordado antes, as pessoas fumam por duas situações: vicio químico ou vício psicológico. O viciados psicológicos muito mais pela situação ou para estar "envolvido na galera" ja o viciado químico exatamente pelo que foi abordado: a necessidade por situações específicas como ansiedade.
O vape é um redutor de danos referente ao cigarro
Chama o Hazard, vulgo Alexandro Lucian. 😂 Esse manja dos paranaues!
Em todos os momentos que falaram de cigarro só citaram o "cheiro" que pode incomodar as pessoas ao redor, mas o cigarro tradicional também prejudica a saúde da pessoa que está fumando de forma passiva.
Era bom chamar alguém que realmente entende do assunto, o Alexandro Lucian poderia desmistificar algumas idéias da galera.
O foda é que muita gente se incomoda com o vapor achando que vai se intoxicar igual a fumaça do cigarro, fora que o cheiro incomoda pra krlh se vc estiver numa refeição
Eu sou viciada😢, fumo o dia todo, tenho sempre mais de um comigo exatamente pq precisa carregar. Eu não aguento mais fumar isso. Mas o vício é muito difícil de largar, e sim também sou muito ansiosa . Mas eu fumo o dia inteiro , morro de vergonha dos meus filhos pq eles me veem fumando . Parece que o vape é a única coisa que me acalma. Morro de medo das sequelas , vou tentar adesivo de nicotina pra ver se consigo ir reduzindo , mas olha o vape acabou comigo , sou muito mais viciada no vape doque eu era no cigarro . Talvez pela carga de nicotina ser muito maior não sei… só sei que quem nunca fumou não fume vape , vc terá ganho um vício de graça , a toa . Se vc fuma cigarro acho válido pq ajuda sim a parar de fumar. Mas que não troque um vício pelo outro , use apenas como uma ferramenta para auxiliar a largar o cigarro.
Fiz isso tbm há 4 anos e estou viciada no Pod agora, querendo largar essa porcaria tbm, sorte p vc 😊
tbm não é verdade que não dá para colocar, até a invenção de descartáveis , sistemas fechados, o vape era para abastecer , sistema aberto
Muito interessante o bate papo, curtindo até aqui, mas é preciso salientar: o uso não é proibido, o que é proibido é a comercialização, importação e exportação.
Hazard seria o convidado necessario para esse assunto.
Eu trabalhei num hospital, onde os médicos eram cracudos de pod e vape. Na época comecei a um namoro com uma médica que também usava. Foi através dela que usei pod pela primeira vez. Depois de uns dois anos sem fumar cigarro comum.
Usei o eletrônico até recentemente.
Chama o Alexandro Lucian p esclarecer todas as dúvidas sobre vape.... Jornalista, ativista e estudioso do vape
A proibição entra no mesmo lugar do porque proibiram os cigarros em muitos lugares. Se a pessoa desenvolver alguma doença em razão do cigarro ela vai gerar custo pro estado, como eles não querem ter custo tratando doenças causadas pelo cigarro (seja lá qual for o tipo), então eles proíbem.
Chama o hazard!!! Ele é a voz de todos nós ex fumantes.
14 anos de vape , vape salvou minha vida , fumava 3 carteiras de cigarros por dia, não conseguia parar com nada, tentei tudo, o vape é único remédio que funciona para parar de fumar, minha saúde está ótima e meus pulmões parece que nunca eu fumei cigarro , repara que fumei por 29 anos . somos reféns de um sistema antigo que não enxerga quanto o vape é valioso, e temos ainda que pedir de joelhos que a Anvisa que trabalha para o cidadão faça uma regulamentação, absurdo, eu quero o direito de decidir de usar vape ou cigarro, besteira que a Anvisa não consegue pq tem leis e métodos já aprimorados no mundo todo séria só descer do Olimpo e ter humildade de aprender com os países do primeiro mundo.
Chama o Alexandro Lucian para uma entrevista esclarecendo a assunto. Dessa forma vc permitira que a outra parte coloque o nosso ponto de vista.
Hoje sou fumante de vape, por conta do cigarro. Eu fumei por quase 15 anos. E então, depois de muita pesquisa, e vi artigos dizendo que os maleficios do vape são menores do cigarro, e como eu nunca consegui parar por completo com o cigarro, eu decidi ir pro vape. Eu sei que faz mal, nunca falei que faz bem, só tem menos maleficios. E ainda mais, por conta do cheiro, se for os mesmos maleficios, mas eu não ficar fedendo, já é um plus.
Vai nessa, se tu tiver usando nicotina no liquido o cancer vem mais rapido do que fumando derby vermelho, só ver o tanto de fumante de vape indo de vala, se tiver nicotina poder ser de 5, de 10, de 20, o tanto e fumaça esquece, aquecida ainda mais que a do proprio cigarro branco
@jou1900 mas a maioria dos artigos sobre isso falam que não, então se 90% dos artigos falam que fazem menos mal, e alguns médicos se apegam nos 10% não sei porque.
só pelo fato de não ter uma combustão, já não possui o monóxido de carbono e o alcatrão, que fazem as coisas ficarem amareladas e tals
@@LucasCaetano1 Tem que ver que vape começou estourar nos eua em 2016 aqui no brasil muito depois, fui comprar aqui quando voltei de lá não achava nem coil nem liquido nem nada, 8 anos não existe como ter estudos 100% comprovados de nada, igual na época dos trangênicos, que agora todo mundo ta vendo o que ta acontecendo
@@LucasCaetano1 Mas o vídeo, por exemplo, aborda que os estudos são inconclusivos e que não da pra saber ainda se faz mais mal ou não que o cigarro. Acho muito difícil que não seja pior já que no líquido se mistura praticamente qqr coisa.
Ela foi humilde, um bom , UM BOM começa em 400 reais mais 150 em bateria, 550 pilas por ai, o que eu tenho e o anterior foi uns 800 reais, mais o "juice" que gasto 200 reais por mes isso pq fumo um mediana, mas se fosse juices importandos poderia ser 2x o valor mensal. fumo a 3 anos
A fumaça do vape incomoda sim!! Principalmente para quem tem asma
A questão do vape é que foi vendido como uma alternativa mais saudável e uma forma de acabar com o vício em cigarro mas na real é só mudando um vício pelo outro. Não foi dito que inventaram um "vape descartável" com 50-100 baforadas e dps só joga fora msm. Tem literalmente uns moleques "traficando" vape nas escolas.
Mas essa questão é que vc pode diminuir o tanto de nicotina na vape, aí ajudaria a remover do corpo, mas as pessoas não querer saber disso, e só querer fumar o dia inteiro todos os dias
@@thedu640 exato, e por isso as pessoas usam pra caralho pensando que não vai dá nada.
Pontos: 1 conseguimos comprar nicotina sim. 2 a Marcela usa POD descartável e não VAPE sao duas coisas diferentes..
3. Da pra comprar o liquido e medir nicotina.
Acho que faltou ler um pouco sobre oque essa moça usa pra ela falar sobre kkk nao sabe oque usa.
A lei não proibiu, a avisa recusou a proposta de regulamentação, é proibido vender, mas não é proibido usar
Pq não trouxe nenhum convidado pra falar sobre o assunto???? Não entendi....🤔
Maurício, adoro você! ❤
Kkkkkk que discussão mais rasa e vazia. "vape não pega cheiro", "vape não incomoda terceiros"
Meireles, eu tenho um podcast que fala só de vape, e que está muito perto de se tornar ilegal, através da nova norma da Anvisa que deverá entrar no dia 02 de maio. Sim, é isso mesmo (e não tô de mimimi não). A anvisa acaba de aprovar um relatório absurdo de negacionista que pretende por fim proibir todas as formas legais de se ter um vape e isso acabará por, aos poucos marginalizar e fazer exatamente o que vc tá dizendo.
Quanto a parte dos impactos na saúde e tudo mais: tem vários estudos de altíssimo padrão (como a cochrane library, por ex) que confirmam que o impacto na saúde é muito menor do que o do cigarro convencional, e pode ser sim uma alternativa para quem não consgue ou não quer parar de fumar. E sim, o uso entre os jovens e/ou o aumento da experimentação entre a piazada é sim um problema sério, e que só pode ser resolvido via regulação, uma vez que o mercado ilegal não vê problema nenhum em vender para crianças e menores de idade.
E o mais doido é que o vape está sendo a principal ferramenta para tirar as pessoas do cigarro, e migrá-los para o vape, e com isso evitar as mortes causadas pelo tabagismo - afinal esse é o ponto da redução de danos - não cabe a mim julgar ou não se o cara quer consumir nicotina, que é uma droga já lícita - porém, cabe ao estado impedir, via regulação de que você morra consumindo um produto que mata 50% dos seus usuários (no caso, o cigarro). Na suécia, por exemplo, que foi um dos primeiros países a adotar a redução de danos do tabagismo nas suas políticas púlbicas, hoje tem 41% menos casos de câncer causados pelo câncer na sua população. A nova zelândia já migrou a maioria dos seus fumantes para o vape e estão começando a experimentar resultados similares, e no reino unido, o vape é distribuído gratuítamente no "sus" e as "vapeshops" recebem treinamento do governo pra informar melhor os futuros consumidores.
De resto, eu super concordo que aqui, o vape é um copo stanley, meio elitizado e meio coxinha. Mesmo sendo um ativista pela causa (de reduzir os danos do tabagismo, não exatamente do vape), e consumidor, eu sinto isso às vezes. Agora, veja só que doido: aqui é caro pq vem de fora e é ilegal. Lá fora, um vapezinho se equivale no preço de um maço de cigarros. E eu entendo super que os sabores podem ser um problema em potencial, mas o vape precisa ser atrativo para o fumante fazer a troca de um pra outro - se os dois tivessem gosto de bumbum, era um motivo a menos pra funcionar.
E já que deixei uma parede de texto, vou deixar um jabázinho para o meu podcast - @Vaporacast (tem aqui no yt e spotify) . Tem um episódio muito legal com o Caio Corraini, e os novos epis da temporada 2024 estão no forninho!
- Existem diferentes tipos de vape e diferentes tipos de consumidores... as vezes a pessoa sai do cigarro porém triplica o consumo de nicotina e ou produtos externos (PG, VG e Saborizantes)...
- O cigarro "tradicional" é vendido "livremente" e mesmo assim trazem produtos sem controle de qualidade pela fronteira... ou seja Liberação não significa total qualidade para os consumidores...
- Muitas pessoas param com o cigarro usando o vape mas depois não largam o eletrônico...
- Independentemente de um ser 95% menos prejudicial que o outro, ainda sim é prejudicial, pensando em saúde pública, seria mais um produto que pode fazer mal a saúde...
Falando em achismo, acho que esse pessoal que fala com o Maurício deveria aparecer tbm
Simplesmente ignoraram o fato do fumante passivo, não é só cheiro, a fumaça do cigarro faz mal pra quem está perto. E o vape n é regulamentado logo não se sabe os venenos q tem nele o cara pode dizer q tem 5% de nicotina e pode simplesmente colocar 50% acetona e ninguém sabe pq n tem regulamentação.
6:30 é possível comprar sim, bem fácil até
Não com segurança de que está se comprando um produto que passou por um regime sanitário sensato.
A questão não é de implicância, a questão é com gastos com saúde pública.
Se quer opinião realmente embasada e científica chama o Alexandre Lucian.
Nas periferias o vape já chegou, há um tempo, muitos jovens, 13, 14,15 anos fumando, e tem mais de um, como tudo nesse país, dá-se um jeito de comprar, isso é uma situação de saúde pública, assim como o narguilé e outras drogas
Meireles sou médico cai no mundo das drogas e deixei o monstro chamado crack primeiro por minha motivação mais o vape criei hábito me tira tensão de ansiedade e hj vivo tranquilo 👍🏻
@jou1900o cara tava alucinado no crack e criou uma história na cabeça dele q ele é médico kkkkk
A regulamentação é o melhor dos mundos, e aqui no Brasil passam ppr cima da opinião popular, comparando o vape ao crack apenas na base do "achismo". Mau Meireles, traga o Hazard para dialogar com você!!
ALEXANDRE LUCIAN!!!!!
16:17 olha a mentalidade dessa senhora. Agora eu entendo o pq estão chamando alguns de “bostileiros”
eu fumei pod no aviao, muito bom!
Só compro a camiseta da Insider se tiver carregador.
Não sei da nada. Não sou médica, sou dona de pousada hahaha MASSSSSSS tenho 35 anos e conheço 2 pessoas que tiveram problemas REAIS depois de fumar vape por um perído (mesma faixa etária ou ainda mais novos que eu). Me parece meio tensoooo.
Tem que ver se ela não comprou porcaria pq conheço gente que usa vepe a mais de 5 anos e se sente melhor do que usava cigarro e tem que ver se suas amigas já não tinha problema respiratório
@@natangamerff7718 Concordo, eu mesmo troquei o cigarro pelo vape tem mais de 5 anos, e minha saúde está muito melhor desde aquela época quê fiz a troca.
Hoje eu percorro todos os dias 10km de bike, 10km indo trabalhar e 10km voltando para casa de manhã, quando eu fumava cigarro convencional eu não conseguia fazer esses percursos, tinha que trabalhar de ônibus.
Meu achismo, o maior problema do vape é que não tem legislação controlando
Não escqueçam que há o fumante passivo também com o cigarro eletrônico.
*↖️🔑Olá Maurício não esquece de mim te imploro te mandei vários e-mail sobre minha história, estou tetraplégico há 14 anos há 2 venho tentando terminar minha casinha adaptada, não quero luxo quero apenas minha liberdade de volta, de não precisar ser carregado no colo pra sair de casa, ê também, pelo meus pais que já estão de idade, agora falta pouco, pra terminar desde ja agradeço a todos que estão fazendo parte do meu sonho🙏🏼🙌*
Vendo o vídeo e ligando o meu glo 😂😂😂😂
Chama o Alexandro!
Bauta video pra assistir com meu vape (pod) e usando inside, pelo menos to cheirosinho 😂
10:40 Vape preto!
Quem disse que vape não incomoda ? Sai ate fumaça. Tem um cordão de algodão que queima junto com a essência.
Calma. O algodão só queima se não tiver líquido nele, do contrário, o líquido vaporiza, e não o algodão.
@@Hoft236 obrigado pela explicação. achei que a fumaça vinha do cordão. tem ate que substituir de vez em quando, nao é? achei que queimava para gerar a fumaça.
@@Tiag0Zanatta exatamente. Existem beeeeem basicamente 2 tipos de vapes: os que vc troca o conjunto fio/algodão e os reconstruiveis, que vc pode utilizar diferentes marcas de algodão orgânico (que em hipótese nenhuma pode ser algodão de farmácia por exemplo), e diferentes tipos de fios (mais comumente utilizado ni80, que é uma liga metálica com níquel, que não libera substâncias tóxicas ao esquentar).
Diferentes tipos de líquidos interferem na durabilidade do algodão por exemplo, sendo os mais complexos como sobremesas ou tabacos requerendo uma troca mais constante.
A explicação acima não se refere aos pods modinha, que quem nunca sequer encostou um cigarro na boca anda utilizando.
Minha mãe fumava Plaza.... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
10:33 nesse momento Mauricio falou e disse se vape ou pod fossem "coisa de marginal" não ia ter muita gente fumando de boa por ai kkkk
edit: 7 banheiros no fim foi foda kkkkk
tem uma loja com o nome CHAMAS VAPE , q ñ entrega e nem devolve a grana.
A pior ignorância é querer substituir o Vape por Narguilé. Concordo que alguns vapes...ALGUNS ...fazem mal. Portanto, quem quer usar vape, deve...DEVE... procurar informações sobre o vape, antes de usá-lo. Isso é um ponto.
Agora, Narguilé, faz mal mas, muito mal. A quantidade de nicotina nas essências de narguilé é extremamente alta. (Procurem saber) - eu fumo Narguilé, tenho um em casa - também uso vape, tenho um.
no futuro todos seremos o meme do John Travolta
Não usem pod, nicsalt, use juice no maximo 3mg da marca Nasty e não terão problema de saúde, fumo a 5 anos e exames todos 100%, mas lembrem-se que é um vicio caro, juice barato é perigoso.
Regulamentar não é liberar: Maconha, vape, cocaina, whetever. Cada coisa regulamentada dentro do seu contexto. Proibição nunca.
No meu entender, o Estado não endureceu com a indústria do tabaco para "proteger a população". Fez isso para reduzir custos com o sistema de saúde pública. Mesmo sendo enorme a arrecadação de impostos com os cigarros de tabaco, ainda assim compensa tentar fazer a população diminuir o uso.
Acredito que não, pois o governo Suécia já havia divulgado uma redução de 45% de câncer em comparação com a média europeia, e lembrando que graças a regulamentação do vape houve uma redução de 95% de fumantes de cigarros a combustão no país, acho que a proibição é só pela pressão popular.
Pô Maucricio , volta o formato em q a equipe tb aparece !!!
Minha opinião é, seu corpo não foi feito pra respirar fumaça. Então seja cigarro ou seja Vape, eu nao apoio
se cigarro e bebida é liberado então deveria liberar e regular todas as outras drogas.
Fumar no hospital é de foder.
É mais que "normal". Fui supervisor num hospital de grande porte, e o que eu achava de médico e médica usando vape na copa ou no repouso era fora do comum.
O VAPE já está na periferia!!!
Vou terminar de ver o video.... depois venho e edito o que eu quero falar.
Eu vendo esse vídeo fumando um cigarro de palha enquanto meu pod recarrega 🤡
Achismo bom demais kkkkkkkkkkkkkkk
"QUEM USA VIPER É BRANCO" "VIPER SO NA FARIA LIMA" ...... eu escutando isso sendo negra com meu Ignite na favela da Praia Grande.
Mas, concordo que geral nao fuma por causa do valor....
O primeiro vape foi criado em 72
1 VAPE nao libera odor de queima derivada de organico
2 VAPE nao existe queima combustão
Nao libera monóxido carbono e nem alcatrão
3 vaporizadores nao sao regulamentados porq a anvisa ganha muito mais com doentes sob prisao do tabaco do que curados com redução de danos
4 Anvisa é um orgao de pais de pais primeiro mundo?
Fumar pen drive aaaaa kjkkjkkkkkjjjj