Assim que cheguei na Itália há 34 anos trabalhei na casa de uma Italiana casada com um sobrinho do Xa Reza Pahlevi! Eram arquitetos, se conheceram na universidade e depois foram morar no Irã! Eram MUITO ricos, tudo muito luxuoso, davam muitas festas e eu estava sempre lá nessas ocasiões! Eu era muito jovem e aprendi muito com ela, e também ganhei muitos presentes que guardo até hj! Ela cozinhava, quase sempre pratos iranianos e a decoração bem italiana, um luxo que eu nem sabia que existia naquela época! Eu ficava responsável pela bebida, para aquecer os pratos...deu saudade agora, ainda posso sentir o aroma daquela comida tão exótica e deliciosa! Eles voltaram para a Itália fugidos em 79, quando houve a revolução! Ela me contava muitas histórias! Era uma perua italianissima, me dizia que toda a família se criava na Europa e só voltava por interesses políticos! O Irã era para os iranianos, eles se sentiam 100%europeus, rs. Depois foram acusados de algumas fraudes em obras públicas, foi um escândalo, ficaram nas páginas dos jornais por muitos meses e aí mudaram para um castelo numa cidade próxima e nunca mais vi! 😊
@@mariaall4274 O regime do Xá era autoritarismo. No último momento acordou pra vida, mas os americanos não deixaram e resolveram dar um golpe nele. Nenhum governo nacionalista iraniano é bem vindo pata os EUA
Até onde eu conheço, o sr Rezzutti foi honesto, contou a história conforme aconteceu realmente, sem distorções e sem viés. Para mim, é surpreendente, pq ao longo de décadas venho acompanhando as mentiras, as omissões, as distorções e o processo de demonização contínua que a mídia ocidental faz em relação ao Irã. Agradeço por esse respeito conosco, o público que lhe assiste.
Que legal que tem este vídeo sobre o Irã. Estive lá por seis meses e foi uma experiência única, sem igual! Há 2 tipos de muçulmanos; os sunitas que são os radicais, e são os árabes e os xiitas que são os persas (iranianos). Os sunitas defendem Maomé como profeta e os xiitas defendem Ali como o profeta. os persas nunca aceitaram o domínio dos muçulmanos. Muitos ainda mantém o Zoroastrismo, religião anterior ao islamismo.
@@stwefs E a população ignorante tende a procurar o caminho que lhes parece mais fácil, adotando as soluções mágicas propostas pelos tiranetes em perspectiva, por preguiça ou incapacidade de admitir que problemas complexos não enfrentados por meios eficazes têm o péssimo hábito de reaparecer tão logo termine a lua de mel do tiranete com os iludidos que o levaram ao poder.
@@obaoliveira340 olha essa gente foi muuuiito oprimida pelos governantes....um após o outro, inclusive por Países europeus que os tornaram escravos, o que faz até entender essa reação.
A esposa do Xá Reza Pahlevi, Farah Diba Pahlevi, que aparece em várias imagens do vídeo, era extremamente bonita, de fato foi considerada uma das mais belas e elegantes do mundo em seu auge. Ela veio ao Brasil várias vezes nos anos 60 e 70 para se submeter a procedimentos estéticos com o famoso cirurgião plástico Ivo Pitanguy. Hoje ela tem 85 anos e leva uma vida discreta (mas muito rica) entre a França e os Estados Unidos.
O sr. é bom demais Professor Paulo. sua explicação é perfeita. Sou Célio, Professor de História da Rede Pública de Pernambuco. Muito obrigado pelas aulas.
Excelente trabalho, Professor! Levaríamos tempos de estudos para concluímos a respeito! A propósito, a brilhante exposição lembrou-me um trocadilho que circulou por aqui, no Brasil, no final dos anos 70: "Sabem a diferença entre o Irã e o Brasil? É que o Irã 'vai atolá", e o Brasil já atolou!'"
Ótimo vídeo Paulo! Uma sugestão para complementar o assunto é a premiada HQ Persépolis, de Marjane Satrapi, que também virou um filme de animação. A autora iraniana faz uma autobiografia, contando principalmente a transição do governo do Xá para a ditadura religiosa pós-revolução, sob seu ponto de vista, de uma criança que não entendia bem o que estava acontecendo e o porquê de todas as mudanças radicais de repente. Um pouco mais crescida, ela se torna uma adolescente rebelde e questionadora, pois vinha de uma família politizada e com ideais progressistas, não aceitando a falta de liberdades individuais. Vale muito a pena!
Paulo, sempre é prazeiroso ouvir seus relatos, seus conhecimentos são fundamentais para passar para seus seguidores, um real conhecimento e com requinte de detalhes. PARABÉNS.
Nossa! Voltei no túnel do tempo em vários eventos. Eu sempre tive professores de história e geografia que comentavam sobre esses acontecimentos e me faziam comparar a "aula" com as notícias nos jornais, já que demorou muito a termos TV em casa. A gente vê como a escolha do povo e a influência estrangeira pode minar uma nação. Os americanos muniram Sadam Hussein e, quando ele não serviu mais aos propósitos de guerra, foi caçado. É preciso muito saber, porque a história tem tendência a se repetir.😢
Religião e política não combinam. Mas, ruim mesmo, é a tutela que as potências ocidentais procuram e que sempre conseguem exercer/impor pelo mundo afora... O melhor mesmo seria respeitar a autodeterminação dos povos e das sociedades. Ah, mas isso sim é dificil, senão impossível, por conta dos interesses econômicos dessas mesmas potências.
Excelente vídeo. Baseado em otimo trabalho de pesquisa. Como toda revolução, a violência foi brutal, que perdura até hoje, mas o povo já assimilou. Parabéns pelo trabalho.
Mais um vídeo incrível Paulo!! Parabéns!! Lembro de qdo eu era pequena, por volta dos 8 -9 anos, as revistas da época, trazendo o glamour da esposa do Xa!! 😮Depois veio a Revolução, um tema não muito informado nas escolas!! Mais uma vez obrigada, por um trabalho excelente!! Abs👏🏼🙏
@@PauloRezzuttiEscritor sugestão: a revolução Gloriosa na Inglaterra, um tema que fica muito ofuscado no ensino médio (pelo menos na minha época) devido ao que vem depois, a gigantesca Rev. Francesa.
É por isso que eu digo, toda revolução cria situações piores que àquelas que dizem combater. No final, a sociedade acaba em situações mais desastrosas que as anteriores
Realmente professor na maioria das vezes que aparece um libertador acaba se tornando pior que o seu antecessor. Maravilhoso ensinamento. Grande abraço.
Muito obrigada Paulo Rezzutti pelo seu empenho de nós contar a história como ela é ! Excelente a sua maneira simples mas que nos prende ao ecrã do dispositivo eletrônico 😊
Oi Paulo!Você poderia falar sobre Lin Biao,um marechal do exército chinês?Ele foi uma figura importante pelo que vi,ganhou guerras...Você também poderia falar sobre importantes e decisivas guerras chinesas?
Boa noite , Paulo. Voltando p/rever a outra parte. Acho esse tema mais difícil . é um estudo entrucado de movimentos pró e contra . Mesmo assim sou grata . Boa semana .
Muito obrigada pela aula. Concordo plenamente com você. Não dá para misturar religião com política. Porém isso vem acontecendo aqui no Brasil. Há políticos fundamentalistas aqui, apesar de não serem muçulmanos e os condenarem.
Pior que misturar religião com política, é aceitar, apoiar e endeusar um criminoso condenado com perfil totalitário. O primeiro o povo tira pelo voto mas o segundo, só com muito fogo, destruição e sangue civil.
Recomendo duas literaturas autobiográficas que nos permite mergulhar na ótica de quem viveu na pele essas revoluções: 1) Prisioneira em Teerã de Marina Nemat; 2) Persépolis de Marjane Satrapi; Esse dá um vislumbre sobre as origens persas.
Excelente post, todavia permita-me lembrar que o país chamado Pérsia , actual Irão era formado pelos Eslamitas de Elam; Partos da Partia; Media da Madá; Aryanos ( povos nómadas altos , louros de cor de pele branca, que percorriam as regioes dos Montes Urais Cáucaso em busca de alimentos para a sua subsistência e dos seus animais até ao ano +/-4.000 a C.Devido a mudanças climatéricas, deslocaram -se para a Arya , actual Harat- Afeganistão, estendendo os seus domínios até aos vales dos rios Ganges e Hindo e seus afluentes , onde se misceraram com povos locais . Devido ao aumento populacional e quezílias, regressaram para a região dos Montes Zargos , onde passaram a ser conhecidos por Aryanos /Iranianos . Desta região migraram para o Reino Mittani, que ia desde a Assíria às Terras de Canaã, incluindo a Cisjordânia , antigo Reino de Judá , Terra dos 5 Reis ou Senhores ou Faixa, faixa de Gaza ou Filístia ou Palestina +/- ano 1.200 a.C. esta região foi invadida pelos Helenos / Pelasgos , também conhecidos por Etruscos ou Tirrenos , que expulsou os Aryanos / Mitanni, tendo estes se deslocaram para a Península Ibérica ,e x.Portugal no ano 1.000 a C. 19:52 e Norte de África , nos actuais países, Marrocos, Argélia, Tunísia, Libia, onde fundaram a antiga Mauritânia, não confundir com a actual Mauritânia a Sul de Marrocos , tomando o nome de Mouros . Após o ano 711 d.C. ,o juntamente com os povos Beberes , invadiram Portugal e parte de Espanha , onde ficaram a ser conhecidos por Judeus Sefarditas. OBS , O actual Irão ainda é constituído pelos Curdos descendentes dos Medos , que vivem no Curdistão
A história do Irã , ou terra dos arianos lembra Ciro, sua" Parsagada".... Muitas mudanças através da história . Infelizmente o domínio de um grupo religioso, urânio enriquecido e uma presença que se fortalece no Oriente convoca uma chamada contínua, diária sobre sua realidade... interferências geopolíticas .. Dos registros bíblicos aos tempos atuais o Iran é um espaço de pesquisa muito rico. Explanação boa!
Esse vídeo deveria ser mostrado a todos os que apoiam a transformação do Brasil em uma teocracia. E essa transformação está acontecendo, paulatinamente, pois os auto denominados 'evangélicos' estão estendendo seus tentáculos em todos os âmbitos de nossa sociedade.
É mesmo. Sou evangélica, de esquerda. Acho uma combinação perigosa e o próprio Jesus já tinha separado o Reino dele do reino das coisas da terra. É triste a alienação de tantas pessoas dentro das igrejas.
Amei o vídeo , revi algumas informações e aprendi outras. Concordo com vc que nunca dá cerro misturar religião com política, o resultado é desastroso sempre, a história está aí para confirmar.
O Irã é um ótimo exemplo de como o povo é sempre usado como ferramenta política e religiosa... Planos dentro de planos... 31:49 "movimentos radicais" !? akuma é?
Assim que cheguei na Itália há 34 anos trabalhei na casa de uma Italiana casada com um sobrinho do Xa Reza Pahlevi! Eram arquitetos, se conheceram na universidade e depois foram morar no Irã! Eram MUITO ricos, tudo muito luxuoso, davam muitas festas e eu estava sempre lá nessas ocasiões! Eu era muito jovem e aprendi muito com ela, e também ganhei muitos presentes que guardo até hj! Ela cozinhava, quase sempre pratos iranianos e a decoração bem italiana, um luxo que eu nem sabia que existia naquela época! Eu ficava responsável pela bebida, para aquecer os pratos...deu saudade agora, ainda posso sentir o aroma daquela comida tão exótica e deliciosa! Eles voltaram para a Itália fugidos em 79, quando houve a revolução! Ela me contava muitas histórias! Era uma perua italianissima, me dizia que toda a família se criava na Europa e só voltava por interesses políticos! O Irã era para os iranianos, eles se sentiam 100%europeus, rs. Depois foram acusados de algumas fraudes em obras públicas, foi um escândalo, ficaram nas páginas dos jornais por muitos meses e aí mudaram para um castelo numa cidade próxima e nunca mais vi! 😊
@@mariaall4274 O regime do Xá era autoritarismo. No último momento acordou pra vida, mas os americanos não deixaram e resolveram dar um golpe nele. Nenhum governo nacionalista iraniano é bem vindo pata os EUA
ERRATA: No minuto 31:13 o correto é "Já que o Iraque recebeu armas e financiamento dos Estados Unidos
Obrigada pela correção, Paulo Rezzutti!! Eu estava aqui me questionando exatamente essa informação.
A história foi tão bem contada que percebemos a inversão dos nomes dos países.
Até onde eu conheço, o sr Rezzutti foi honesto, contou a história conforme aconteceu realmente, sem distorções e sem viés. Para mim, é surpreendente, pq ao longo de décadas venho acompanhando as mentiras, as omissões, as distorções e o processo de demonização contínua que a mídia ocidental faz em relação ao Irã. Agradeço por esse respeito conosco, o público que lhe assiste.
Mas não deixam de financiar terrorismo
Que legal que tem este vídeo sobre o Irã. Estive lá por seis meses e foi uma experiência única, sem igual! Há 2 tipos de muçulmanos; os sunitas que são os radicais, e são os árabes e os xiitas que são os persas (iranianos). Os sunitas defendem Maomé como profeta e os xiitas defendem Ali como o profeta. os persas nunca aceitaram o domínio dos muçulmanos. Muitos ainda mantém o Zoroastrismo, religião anterior ao islamismo.
@@milly1outletcontato932 você inverteu, os xiitas são os radicais
O curioso é que todos esses países que se tornaram totalitário, têm algo em comum.
O apoio da sociedade no momento de suas respectivas revoluções.
esses lideres sempre aproveitam momentos de crise do país para ter apoio da população
@@stwefs E a população ignorante tende a procurar o caminho que lhes parece mais fácil, adotando as soluções mágicas propostas pelos tiranetes em perspectiva, por preguiça ou incapacidade de admitir que problemas complexos não enfrentados por meios eficazes têm o péssimo hábito de reaparecer tão logo termine a lua de mel do tiranete com os iludidos que o levaram ao poder.
@@obaoliveira340 olha essa gente foi muuuiito oprimida pelos governantes....um após o outro, inclusive por Países europeus que os tornaram escravos, o que faz até entender essa reação.
Você disse Tudo. Nunca misturar Política x Religião dará certo. E Nunca ser misturado 😮. Dá BÓ😮
A esposa do Xá Reza Pahlevi, Farah Diba Pahlevi, que aparece em várias imagens do vídeo, era extremamente bonita, de fato foi considerada uma das mais belas e elegantes do mundo em seu auge. Ela veio ao Brasil várias vezes nos anos 60 e 70 para se submeter a procedimentos estéticos com o famoso cirurgião plástico Ivo Pitanguy. Hoje ela tem 85 anos e leva uma vida discreta (mas muito rica) entre a França e os Estados Unidos.
Vdd.
@@klebernobre2062 eu trabalhei com Ivo Pitanguy nos anos 80
Uma exposição muito didática e cheia de informações sobre a formação do Irã contemporâneo! Parabéns!
Agradecemos!
Dois livros muito interessantes sobre esse assunto:
- Persépolis, Marjane Satrapi.
- O xá dos xás. Ryszard Kapucinski
Resolver problemas complexos com medidas simplistas (como dar todo o poder na mão de um só) tem um risco enorme de terminar pior que começou.
O sr. é bom demais Professor Paulo. sua explicação é perfeita. Sou Célio, Professor de História da Rede Pública de Pernambuco. Muito obrigado pelas aulas.
Obrigado!
Excelente trabalho, Professor!
Levaríamos tempos de estudos para concluímos a respeito!
A propósito, a brilhante exposição lembrou-me um trocadilho que circulou por aqui, no Brasil, no final dos anos 70: "Sabem a diferença entre o Irã e o Brasil? É que o Irã 'vai atolá", e o Brasil já atolou!'"
Parabéns, Paulo!!
Finalmente pude entender como a Persia se tornou uma Republica Islâmica.
Toda historia tem dois lados.
Ótimo vídeo Paulo! Uma sugestão para complementar o assunto é a premiada HQ Persépolis, de Marjane Satrapi, que também virou um filme de animação. A autora iraniana faz uma autobiografia, contando principalmente a transição do governo do Xá para a ditadura religiosa pós-revolução, sob seu ponto de vista, de uma criança que não entendia bem o que estava acontecendo e o porquê de todas as mudanças radicais de repente. Um pouco mais crescida, ela se torna uma adolescente rebelde e questionadora, pois vinha de uma família politizada e com ideais progressistas, não aceitando a falta de liberdades individuais. Vale muito a pena!
Paulo, sempre é prazeiroso ouvir seus relatos, seus conhecimentos são fundamentais para passar para seus seguidores, um real conhecimento e com requinte de detalhes. PARABÉNS.
Nossa! Voltei no túnel do tempo em vários eventos. Eu sempre tive professores de história e geografia que comentavam sobre esses acontecimentos e me faziam comparar a "aula" com as notícias nos jornais, já que demorou muito a termos TV em casa. A gente vê como a escolha do povo e a influência estrangeira pode minar uma nação. Os americanos muniram Sadam Hussein e, quando ele não serviu mais aos propósitos de guerra, foi caçado. É preciso muito saber, porque a história tem tendência a se repetir.😢
Quem tiver olhos que veja. Obrigada Rezzutti, por mais um vídeo maravilhoso. Você é uma preciosidade.
Gratidão
Religião e política não combinam. Mas, ruim mesmo, é a tutela que as potências ocidentais procuram e que sempre conseguem exercer/impor pelo mundo afora...
O melhor mesmo seria respeitar a autodeterminação dos povos e das sociedades.
Ah, mas isso sim é dificil, senão impossível, por conta dos interesses econômicos dessas mesmas potências.
Conheci o Iran em 2016, me encantei com os Iranianos, povo receptivo, alegre e sofrido!
Me emocionei várias vezes conversando com eles!
Excelente vídeo. Baseado em otimo trabalho de pesquisa. Como toda revolução, a violência foi brutal, que perdura até hoje, mas o povo já assimilou. Parabéns pelo trabalho.
Concordo plenamente.Religião e política não devem se misturar.
ERRADO. O islã e a política é que não devem se misturar.
@ClaudioCalazans-c8y A RELIGIÃO seja qualquer uma
Mais um vídeo incrível Paulo!! Parabéns!! Lembro de qdo eu era pequena, por volta dos 8 -9 anos, as revistas da época, trazendo o glamour da esposa do Xa!! 😮Depois veio a Revolução, um tema não muito informado nas escolas!! Mais uma vez obrigada, por um trabalho excelente!! Abs👏🏼🙏
A História Bem Contada, por Paulo Rezzutti.
Vídeo excelente! Paulo, você é imbatível ao contar as Histórias do mundo. Parabéns!!!
Muito obrigado!
@@PauloRezzuttiEscritor sugestão: a revolução Gloriosa na Inglaterra, um tema que fica muito ofuscado no ensino médio (pelo menos na minha época) devido ao que vem depois, a gigantesca Rev. Francesa.
É por isso que eu digo, toda revolução cria situações piores que àquelas que dizem combater. No final, a sociedade acaba em situações mais desastrosas que as anteriores
Video ótimo como sempre. Adoro teu modo de contar a história
Muito obrigado 😊
Pra mim foi bastante esclarecedor. Obrigado!
É verdade professor, também concordo com o senhor, política e religião é uma péssima mistura.
Gostei muito do seu vídeo!!!
Realmente professor na maioria das vezes que aparece um libertador acaba se tornando pior que o seu antecessor.
Maravilhoso ensinamento. Grande abraço.
Um resumo incrível. Muito interessante. Obrigada.
Nós que agradecemos!
Paulo, faz um vídeo sobre a Guerra da Coreia
Muito bom!Que maravilha conhecer a história contada sem viés política, somente com estudo,conhecimento e a verdade dos fatos.Brilhante!
Que aula maravilhosa. Parabéns professor
Excelente documentário
Excelente vídeo, Paulo. A história dessa revolução prova que misturar religião e política não dá certo.
Olá professor 📝🤓 bom trabalho e saúde sempre a família e a todos que seguem o teu canal, abraços aqui de Porto Alegre RS 🍀🤗👍
Gostei muito do vídeo, a história está muito bem contada e de uma forma simples! Obrigada! 🙂
Muito obrigada Paulo Rezzutti pelo seu empenho de nós contar a história como ela é ! Excelente a sua maneira simples mas que nos prende ao ecrã do dispositivo eletrônico 😊
POR FAVOR !mantenha se longe da politica, e nunca não misture politica e ideologia com seu trabalho excelente como está.
Excelente, professor. Adorei, e vou recomendar aos meus conhecidos e amigos.
Parabéns guerreiro por mais uma palestra de conhecimento histórico 👏
Oi Paulo!Você poderia falar sobre Lin Biao,um marechal do exército chinês?Ele foi uma figura importante pelo que vi,ganhou guerras...Você também poderia falar sobre importantes e decisivas guerras chinesas?
otim video Paulo!! muito obrigado, um dos melhores canais do youtube
Boa noite , Paulo. Voltando p/rever a outra parte. Acho esse tema mais difícil . é um estudo entrucado de movimentos pró e contra . Mesmo assim sou grata . Boa semana .
Maravilhoso!! Parabéns pelo vídeo, Paulo!🙌🏻🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado 😊
Muito obrigada. Ótima aula de história. Professor nota 1.000
Nós que agradecemos!
Ótimo vídeo, Paulo.
Muito obrigada pela aula. Concordo plenamente com você. Não dá para misturar religião com política. Porém isso vem acontecendo aqui no Brasil. Há políticos fundamentalistas aqui, apesar de não serem muçulmanos e os condenarem.
Pior que misturar religião com política, é aceitar, apoiar e endeusar um criminoso condenado com perfil totalitário.
O primeiro o povo tira pelo voto mas o segundo, só com muito fogo, destruição e sangue civil.
Vídeo fantástico, parabéns, concordo que religião e política não combinam em nada, vou mais além, temos que ter fé em algo, não religião.
Seus vídeos são excelentes. Verdadeiras aulas
Que video perfeito!! Paulo vc é demais!!
Gratidão
Valeu!
Disponha!
Política e religião nunca deu certo. Ótimo vídeo. Obrigada
O Grande Jogo É um Tema interessante.
Paulo que aula sensacional 👏👏👏
Recomendo duas literaturas autobiográficas que nos permite mergulhar na ótica de quem viveu na pele essas revoluções:
1) Prisioneira em Teerã de Marina Nemat;
2) Persépolis de Marjane Satrapi;
Esse dá um vislumbre sobre as origens persas.
Muito bom, como sempre! Parabéns por trazer conteúdo de outras partes do mundo, fora da bolha europeia.
O seu trabalho é incrível!
Excelente explanação! Muito obrigada!
Excelente post, todavia permita-me lembrar que o país chamado Pérsia , actual Irão era formado pelos Eslamitas de Elam; Partos da Partia; Media da Madá; Aryanos ( povos nómadas altos , louros de cor de pele branca, que percorriam as regioes dos Montes Urais Cáucaso em busca de alimentos para a sua subsistência e dos seus animais até ao ano +/-4.000 a C.Devido a mudanças climatéricas, deslocaram -se para a Arya , actual Harat- Afeganistão, estendendo os seus domínios até aos vales dos rios Ganges e Hindo e seus afluentes , onde se misceraram com povos locais . Devido ao aumento populacional e quezílias, regressaram para a região dos Montes Zargos , onde passaram a ser conhecidos por Aryanos /Iranianos . Desta região migraram para o Reino Mittani, que ia desde a Assíria às Terras de Canaã, incluindo a Cisjordânia , antigo Reino de Judá , Terra dos 5 Reis ou Senhores ou Faixa, faixa de Gaza ou Filístia ou Palestina +/- ano 1.200 a.C. esta região foi invadida pelos Helenos / Pelasgos , também conhecidos por Etruscos ou Tirrenos , que expulsou os Aryanos / Mitanni, tendo estes se deslocaram para a Península Ibérica ,e x.Portugal no ano 1.000 a C. 19:52 e Norte de África , nos actuais países, Marrocos, Argélia, Tunísia, Libia, onde fundaram a antiga Mauritânia, não confundir com a actual Mauritânia a Sul de Marrocos , tomando o nome de Mouros . Após o ano 711 d.C. ,o juntamente com os povos Beberes , invadiram Portugal e parte de Espanha , onde ficaram a ser conhecidos por Judeus Sefarditas. OBS , O actual Irão ainda é constituído pelos Curdos descendentes dos Medos , que vivem no Curdistão
A história do Irã , ou terra dos arianos lembra Ciro, sua" Parsagada".... Muitas mudanças através da história . Infelizmente o domínio de um grupo religioso, urânio enriquecido e uma presença que se fortalece no Oriente convoca uma chamada contínua, diária sobre sua realidade... interferências geopolíticas .. Dos registros bíblicos aos tempos atuais o Iran é um espaço de pesquisa muito rico. Explanação boa!
Sou filha de iranianos. Quantas semelhanças com a história atual do Brasil!
Aplausos, que aula foi essa? Só adquirindo conhecimento. Parabéns e muito obrigada.
É a minha opinião tb. Dá a Deus o que é de Deus e a César o que é de César.
Alto nível de aula novamente!!!❤
Um Vídeo Maravilhoso.
Excelente aula, obrigado! 🙏🏻
Disponha!
Esse vídeo deveria ser mostrado a todos os que apoiam a transformação do Brasil em uma teocracia. E essa transformação está acontecendo, paulatinamente, pois os auto denominados 'evangélicos' estão estendendo seus tentáculos em todos os âmbitos de nossa sociedade.
Uma das piores "teocracias" (pois é uma "religião ") é o esquerdismo/comunismo.
É mesmo. Sou evangélica, de esquerda. Acho uma combinação perigosa e o próprio Jesus já tinha separado o Reino dele do reino das coisas da terra. É triste a alienação de tantas pessoas dentro das igrejas.
Parabéns pela sua conscientização e discernimento,@@keilalinhares4209 !
@@heberdmsenior8820
Perfeito!
Mas, acredito que não será uma teocracia e sim uma CLEPTO TEOCRACIA o que será bem pior!!
Um pesadelo total!!!
Amigo, acho que você deixou cair seu chapéu de alumínio. Tome de volta🧢
Professor, poderia fazer uma aula sobre o Grande Jogo?
Excelente! Lembrava de alguma coisa , mas o relato foi muito esclarecedor!
Adorei o vídeo Paulo, continue assim nos trazendo ótimos conteúdos.
Perfeito o vídeo parabéns Paulo
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
História interessantíssima!!!
Muito esclarecedor!
Amei o vídeo , revi algumas informações e aprendi outras. Concordo com vc que nunca dá cerro misturar religião com política, o resultado é desastroso sempre, a história está aí para confirmar.
Que tristeza😢😢😢
Muito interessante a história desses povos Amo história
Verdade política e religião não se misturam!
Valeu mesmo !
Muito bom o documentário, gosto das suas opiniões e das reportagens, vlw 👍
Muito obrigado pela aula de história.
Amei o vídeo!!! Muito completo ❤
Ótimo vídeo, como sempre!
Obrigado 😃
Paulo!!!! Que narrativa!!!!!! Parabéns 👏👏👏👏👏🎉🎉🎉🎉🎉👏👏👏👏👏👏
Excelência em vídeos
excelente video!!!
Bom dia. Parabéns pelo teu trabalho. Muita saúde e paz. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Muito bom o video!! Parabéns!!👏🏾👏🏾
Excelentes vídeos. Conhecimento nunca é demais.
Boa noite!!!
Agora está explicado as coisas do Irã. Excelente vídeo 📹
Sensacional professor. Obrigado
Muito bom! Obrigado pela aula.
Aprendi muita História, recordando de algumas notícias da época.
Excelente aula. Parabéns. Top.
O Irã é um ótimo exemplo de como o povo é sempre usado como ferramenta política e religiosa...
Planos dentro de planos...
31:49 "movimentos radicais" !? akuma é?
Muito bom! 🎉❤
Muito bom gostei m
Mais um excelente vídeo do Rezutti
Excelente
Muito bom resumo!