Papo CNV | Como quebrar o silêncio e gerar conexão no seu relacionamento
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 พ.ย. 2024
- Começamos essa conversa sobre não-ditos no instagram e trouxemos o primeiro Papo CNV para aprofundar nessa reflexão, compreender o que pode estar por trás do que deixamos de falar nos nossos relacionamentos íntimos e propor passos para mais conexão com que a gente ama.
A treinadora dinamarquesa Kirsten Kristensen estará no Brasil em outubro conduzindo uma jornada em CNV para todas as pessoas que querem viver relacionamentos amorosos mais plenos, com mais qualidade de conexão e honestidade.
Saiba mais em: www.institutoc...
Quer conhecer mais sobre a Comunicação Não-Violenta?
Conversa com a gente em:
www.institutoc...
/ institutocnvbrasil
/ institutocnvbrasil
institutocnvb@gmail.com
Meu esposo tem a mesma percepção, que eu sempre decido tudo e ele não se importa em eu escolher, mas quando conheci CNV, ficou mais fácil conversar com ele sobre TUDO, ao mesmo tempo que quando eu não estou disposto, justamente e exatamente por estar cansado, eu peço pra que ele o faça, e assim estamos a 6 anos juntos vivendo uma vida mais maravilhosa, mais pacífica, no trabalho, em tudo, eu sei dizer sim com acerricidsdez mas também sei dizer não, sendo empático com o outro.. parabéns pelo vídeo e o canal
Na sua fala me vi em vários momentos aqui em casa... As vezes só queremos que o outro nos percebam e que possa as vezes tomar ações que possam tornar a jornada mais fácil e equilibrada.
Nossa!!!! Minha cara isso! Sempre espero e quero que o outro adivinhe minha necessidade naquele momento! Dá uma boa reflexão!
Seu exemplo foi maravilhoso, já tive a mesma sensação sobre ter que tomar decisões quando não tinha condições de decidir pq estava cansada, mas assistindo o seu vídeo vejo o quanto precisamos ouvir os nossos próprios sentimentos. Parabéns adorei o conteúdo do vídeo fez muito sentido 😊
Grata, Jade. Esse trabalho é necessário. Ajudou a clarear muita coisa aqui. Agora é dar o primeiro passinho! :)
Adoro essas postagens sobre o "não dito". Já adoeci muitas vezes pelos meus não ditos. Melhorei bastante, mas ainda é muito difícil
Muito bom esse tema! Os não ditos no relacionamentos são pequenas pedras que constroem muros...
Expor a nossa vulnerabilidade é MUITO diferente dos não-ditos, das vontades de que o outro nos compreenda tão facilmente a ponto de ser telepaticamente...abrir mão da paz-não-tão paz para ter confiança no outro e esperança no diálogo é MUITO difícil quando o nosso automático não crer mais no diálogo por causa do histórico 😭(no meu caso na minha não-relação com a minha mãe)
Gostei desse vídeo, me ajudou a ter forças para pensar de uma forma diferente em relação a um conflito pessoal, com mais empatia comigo e com o outro.
Tão difícil traduzir a auto-responsabilidade em palavras e principalmente que não pareça acusação ou que o outro não se sinta ofendido, ou mais que funcione, pois acredito que mtas vezes pensamos “ah essa pessoa é assim mesmo, não vai funcionar, vou falar falar e vai continuar fazendo o mesmo” aí o que nos resta!? Romper a relação p colocar um limite!
Excelente o seu exemplo, muitas vezes passeio por essa dificuldade em decidir por cansaço.
Oi Vinícius! Que bom saber que o exemplo fez sentido pra você! O cansaço pode afetar muito nossa capacidade de tomar decisões, né? Por aqui percebemos que impacta também na forma como vamos para as nossas interações, falamos sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/jLaqTeLeCrs/w-d-xo.html
Um abraço!
Uau!! Gostei muito do que e como você contou. Fez muito sentido para mim. Fez tanto sentido que senti cócegas até gargalhei... Deliciosamente! Ou seja fez tanto sentido que senti prazer e o impulso foi gargalhadas. Gratidão querida! Reconheci muitos momentos que perco a oportunidade de fazer exatamente isso. Bjs
Muito bom!! Faz todo o sentindo Amando aprender com vocês
Brigada por compartilhar, Liz! Seguimos juntas!
maravilhoso, é isso mesmo! Gostaria de ouvir mais sobre CNV na relação com chefes
Achei muito legal o vídeo, estava pesando em parar com a terapia mas agora sinto que preciso.
Vida longa ao Papo CNV!
maravilha
Muito bom!
Que bom que fez sentido pra você, Ana Luisa!
Muito bom!
Até o ponto que ela diz: "eu deveria ter dito para ela pedir algo que ela sabe que eu gostaria de comer"
E se a companheira dela errasse? E se pedisse algo que ela não gosta de comer?
Acho que o CNV seria: "estou cansada... Peça algo que vc goste de comer e eu vou aprender a gostar também"
Oi, Victor! Quando falamos das nossas necessidades humanas, não há uma forma certa de atendê-las. No exemplo da Jade, o caminho de pedir para a companheira pedir algo que ela gosta de comer é uma estratégia para cuidar de apoio e descanso, que são necessidades que estavam vivas para ela no momento. Existem várias outras possibilidades. O convite do vídeo é estarmos curiosos com o que é importante para nós, para encontramos formas de cuidarmos disso nas nossas relações, em harmonia com as necessidades da outra pessoa.
Muito legal! Falem mais sobre conexão e comunicação entre casais que ainda não estão em processo de se conhecer. Sinto que as vezes essas palavras não ditas influem muito mais, desde este início. Obrigada!
Oi Amanda! Muito boa a sua sugestão, gratidão por ela. Às vezes nossos anseios e receios geram muitos não-ditos nos relacionamentos, né? O distanciamento mudou o nosso ritmo de gravação dos vídeos para cá, mas vamos conversar entre nós para trazer esse olhar para o início de relacionamento assim quando possível. Um abraço!
Maravilhosa reflexão.
Muito bom!!!
Quanta clareza! Gratidão pelo vídeo e ensinamento.
Oi,Carolina! Ficamos felizes que a mensagem do vídeo chegou bem aí! Gratidão pela companhia!
Vídeo super esclarecedor!
Excelente iniciativa!
Me encanta a didática de vocês. Gratidão por compartilhar. Além de seguidora, tive a honra de participar de treinamentos com vocês. Tenho procurado praticar a CNV porém vejo q "travo" na escuta empática. Não atropelo os outros, mas nem sempre consigo manter minha atenção por muito tempo. Também me complico bastante no processo: se preciso apenas escutar, em que momento preciso "entender" ou traduzir aquilo q está sendo dito em sentimentos e necessidades? Não tenho certeza se fui clara e gostaria de confirmar, podem dizer o que entenderam? Adoraria mais vídeos e dicas sobre o assunto.
Cara... isso é muito maravilhoso! Eu PRECISO fazer parte disso. ❤
Oi, Simone! Que bom saber que a CNV está fazendo sentido pra você! Conta com a gente nessa jornada de aprendizado!
Iniciei os estudos de CNV por conta da dificuldade que eu e meu marido temos de nos comunicar.
Vivemos numa mútua acusação, um querendo culpar o outro por tudo de ruim que acontece conosco.
Confesso que isso cansa!
E após a CNV ainda tem um porém: ele cobra que eu seja "a paz em pessoa" por estar estudando CNV.
Por favor, uma palavra de alento.
Abraço.
Sou de São Gonçalo/RJ.
Oi Janaina! Sim... as acusações mútuas, que se repetem, podem gerar muita frustração e cansaço, não é mesmo? Te lendo, acredito que você possa estar ansiando por mais compreensão, empatia, talvez reconhecimento da sua busca por caminhos que apoiem vocês, talvez aceitação de quem você é e dos recursos que possui hoje, ou também acolhimento da sua evolução... Cada um de nós tem um processo de aprendizado, que vai sendo incorporado com a prática, com escuta empática, com viver a CNV... é mesmo um caminho. Celebro você estar buscando meios de se sentir melhor e contribuir pra relação e pra conexão de vocês! Espero ter contribuído e seguimos por aqui! Abraço!
@@InstitutoCNVBrasil Contribuiu muito! Gratidão!
Eu sou ariana, hiperativa, medito e faço terapias, me cuido toda. Mas ainda tenho dificuldades pois sou muita agressiva e isso me atrapalha mesml tentando de tudo. Vc sugere algo? Aaaah eu faço luta tbm kkkkkkkkkkk mas agresividade percebo que é minha personalidade,mas como posso lidar melhor com ela?
Já sou fã
Tenho uma dúvida. E se o meu não dito não for dito nem para mim? Como faz?
Hm... Você quer dizer se ainda não está claro para você o que gostaria de dizer? Se for isso, acho que temos um tema para outro vídeo 😅 Um dos maiores desafios e o primeiro passo dentro da CNV é a autoconexão (tema que trabalhamos bastante em nossos treinamentos também).
Conseguir reconhecer meus sentimentos e necessidades perpassa tanto soltar algumas crenças sobre vulnerabilidade quanto aprender uma nova forma de nos olhar. Algo que pode apoiar, tentando já lhe trazer ideias, é buscar conversar sobre este tema com um amigo ou alguém que esteja "fora" da relação. Uma escuta empática de outra pessoa nos apoia demais a ter clareza dos nossos não ditos. Como te chega esta possibilidade? Esperamos ter contribuido para aliviar sua dúvida e vamos ver se daí sai um novo vídeo ;)
O caminho é fazer análise pessoal com um bom psicanalista e que de preferência também seja psicólogo.
Lindo! Fala sobre agressividade na voz , fala e palvras. De que lugar possivel surge?
Acredito que surja da sensação de superioridade somado à falta de sensibilidade para com o outro e de repertório.
@@rdudu e de onde viria a sensação de superioridade?
@@sarahcorreíah acredito que do egocentrismo. Da criança interior q não amadureceu e que se vê como centro de todas as suas relações. Faz sentido pra vc? O q pensa sobre isso?
@@rdudu sim...mas vamos investigando mais essas necessidades não atendidas dessa "criança emocional interior"