Pesquisem sobre a perseguição arquitetônica dos modernistas e de Lúcio Costa! Destruíram prédios importantes da arquitetura luso-brasileira e de outras vertentes culturais do Brasil.
E esses são os primeiros a irem para Europa, Paris, Itália, Londres..., quando se mudam ou tiram férias, aff! Sério mesmo esse povinho tem que queimar nos quintos, esse bando de vir-latas tradores, merecem so uma coisa e .
Em Paris o Le Corbusier também quis destruir a cidade pra construir prédios horrendos modernistas no centro, mas graças a Deus o povo francês não foi omisso e não permitiu que se fizesse isso. Aqui no Brasil infelizmente não tivemos a mesma sorte.
@@ThiagoSouza-uh9luo povo francês é diferenciado, lá milhares saíram às ruas contra a reforma da previdência por exemplo (que é bem mais suave do que a que foi aprovada aqui).
Uma vez ouvi dizer que nas décadas de 30, 40...muitas empresas, fábricas usavam o branco como uniforme, daí a expressão "é dia de branco", isto é, é dia de trabalho.
Essa live pode render muitos temas. Como as pessoas pioraram tanto? Cresci nos anos 90 e naquela época as pessoas ainda eram serenas, virtuosas e mais formais. Sou do tipo que evito o máximo possível o mundo moderno, mas um lugar que não tem como evitar é o trabalho. Os ambientes de trabalho atuais são um pesadelo e o símbolo da decadência atual.
Sou do Rio e achava que nossa cidade era a mais linda há 100 anos, mas me enganei: Recife era uma jóia de beleza! Linda demais! Façamos o que pidermos para recuperarmos o belo em nossas vidas!
Me preocupa muito a decadência também das pequenas cidades interioranas, principalmente do interior de São Paulo. Muitas foram levantadas com uma estética neoclássica muito bonita e hoje, mês a mês, a modernização sem critério vítimiza belos casarões e substitui por prédios comerciais horrorosos, com letreiros de plástico, janelas indústriais, tudo fica cinza ou, às vezes, colorido caótico como um carro alegórico de carnaval. Estudei em São Carlos, uma cidade que se desenvolveu um pouco e já tem esse processo muito avançado, vejo agora a minha cidade natal passar pelo mesmo. Me restou somente mostrar essa decadência no cenário de um romance que estou tentando publicar.
Uma crônica de São Carlos é que, há poucos anos, quando me mudei pra lá eu andava pela cidade pra explorar e na praça do centro encontrei uma placa de bronze que dizia que, na década de 20, a rainha na Bélgica visitou aquela pequena cidade e naquele lugar havia um jardim onde ela colheu flores para o seu ramalhete. Aquela placa estava no meio de uma grama mal cuidada, sem flor alguma. Passados alguns anos estive lá e retiraram a placa de bronze para colocar num museu que nunca foi construído, deixaram uma placa provisória dizendo isso, mas nem citava o que havia na placa original. Neste aviso dizia também que substituiriam os dizeres com uma placa nova, de material menos nobre. Depois disso retiram também a pedra onde ela ficava e o aviso que havia, não sobrou mais nada.
Tema interessantíssimo, Guilherme! Imagine se nosso povo cuidasse melhor das cidades, de suas casas… até do próprio guarda roupa. Seríamos imbatíveis. Tenho fé que ainda seremos!
Ótimo vídeo. Fica cada vez mais evidente a decadência das cidades brasileiras. Moro em Santos e a cidade está cada vez pior. Muitos carros nas ruas e a frenética construção de torres residenciais e comerciais. Nunca se viu tantos moradores de rua como agora. Falência total.
@vitormbertani Sou de BH, sei como é kkkkk. E o povo ainda tira foto pra reder social como se fosse obras arquitetônicas lindas, mas na real acho q nem sabem de quem é, só tiram fotos pq é ponto turístico.
Guilherme, que live deliciosa. Visitar as cidades nos anos 30/40, ver a elegância e a educação da população. É ao mesmo tempo um prazer e uma dor, pela constatação do quanto perdemos em verniz civilizatório.😥
As pessoas bem criadas vestem de linho quando está calor. Esses fatos completos brancos eram feitos em linho. Facilmente lavável e apesar de enrugar fica sempre bem. O chapéu é indispensável para nos proteger do calor e do frio. O algodão já aquece mais que o linho e a seda aquece mais que o calor. No deserto do Sara as pessoas vestem-se de lã para isolar do calor e do frio extremos pelas grandes amplitudes térmicas diárias. As fibras artificiais, que agora se usam, fazem-nos sentir tanto calor como frio de forma caótica. No entanto, existe uma fibra sintética que podemos usar por ser feita de celulose: a viscose ou seda vegatal, como diria a minha mãe.
A rua mostrada em 7:55 é a avenida Rio Branco que é paralela com teatro municipal no centro do Rio. Hoje essa rua circular o VLT (veículo sobre trilhos) que é uma espécie de bonde futurista
Esse é o tipo de conteúdo que eu não vi UMA ÚNICA vez nos NOVE anos que passei fazendo mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes na USP. E é algo que precisa voltar a ser discutido no ambiente acadêmico. Um bom exemplo é a quantidade de gente "de direita", que ama a arquitetura horrenda de Balneário Camboriú...
Os viadutos, pontes e passarelas do Rio, especialmente na Av Brasil, estão poluídas visualmente com pinturas exóticas e cores sem equilíbrio, um verdadeiro caos visual. Gostaria de saber como isso foi autorizado. Parece algo validado pela prefeitura, como posso confirmar?
O professor Guilherme me fez pesquisar "Uberlândia antiga" e realmente... a cidade, que é relativamente nova, possuía casas e alguns palácios muito mais agradáveis aos olhos do que hoje... e as pessoas impecavelmente bem vestidas!
Moro no Rio. No meu bairro, existem vários palacetes antigos. Queria eu morar em um deles, mas infelizmente ou felizmente moro em um Bloco de concreto. Professor, essa decadência não seria inevitável.
A arquitetura moderna acabou com o que havia de bonito! As casas, clinicas e escritórios sao a mesma coisa! A mesma cara feia e cinza! E pasmem! As pessoas querem isso! Minimalismo e feiura! Comunismo!
Imagino que a bolha de seguidores deste canal não conheçam o jovem “Break”. Um carioca que ensina dicas de como não “virar saudade” ou “estampa de camisa” quando for à cidade do Rio. Recentemente o Break lançou uma música “Cidade maravilhosa” onde ele fala justamente sobre a visão do RJ que é moldada pela TV como uma cidade maravilhosa e a realidade das comunidades. Vale a pena ver
Minha cidade, Piquete-SP, vive uma decadência triste há décadas, é uma das cidades que mais diminuiu no estado. Faz 60 anos que nenhuma construção grande é feita na cidade. Já teve de tudo, hoje nem hospital tem.
Incrível como o ideal do belo foi trocado pela "praticidade, utilidade, luxo", cada vez mais casas sem identidade, apenas caixotes cinzas fechados e que brilham com seus LEDS medonhos...
Sou daqui tbm. Nossa cidade tá feia, cheia de favela, drogas, assaltos, asfalto abandonado. Não gosto mais de morar aqui já tem 15 anos. Quero me mudar pra área rural.
Até no interior isso acontece. As casas antigas quando ñ são derrubadas pra contruir novas colocam ceramica na fachada, tudo em nome da praticidade de ñ precisar pintar.
Eu acompanho muitas páginas de geografia e sempre fico surpreso com os dados do RJ. Era o Estado com melhores índices de desenvolvimento até os anos 1970. Hoje raramente supera a sexta posição em qualquer coisa.
Isso é nos centros. Seria interessante ter imagens das periferias e favelas. Hj as favelas continuam sem prestar, a diferença é que os centros de caíram tbm
A decadência é a nível nacional e mundial, o que houve com o mundo??? Quando eu ando pelas ruas melancólicas do recife só tenho vontade de chorar, eu já questiono a minha própria sanidade.
Nessa época o urbano atendia às necessidades das pessoas. Havia harmonia na maioria das coisas. Hoje vivemos uma terrível crise moral. Vemos como a sociedade está em profunda decadência.
Eu sinto saudade de uma época que nao vivi..hoje em dia gisto de sapatoretro roupas estilo retro..acho que apesar das dificuldades era um tempo de mais espiritualidade e respeito. Sobre RJ é uma pena, mas é um luar que eu nao moraria, nem trabalharia por dinheiro algum. Já fui muito ao Rio a trabalho e odiava..
Ah, o centro do Rio esta com um visual poluido sim( lixo na rua de fato quase nao tem ate pelo tanto de ambulante, nem sei como nao, mas mesmo assim é horível), com esse tanto de gente vendendo uma ensima do outro e os rabiscos na paredes principalmente do centro comercial, ja to historico não tem na verdade( nos mais importantes nao, tem em outros que são mais neoclassicos e que de fato previsam de restauração)la ainda continua bem bonito la... A colombo do centro e do forte também pessoas de hoje muitas vezes não combinam com o ambiente.😂🧐🫣 Meu sonho ver a nossa cultura, religiao e o Rio todo restaurado assim como todo o Brasil.🙏🏽 Os bondes são tudo e o de Santa Teresa ainda tem aqui, pelo menos🙏🏽 Obs: Ah, tem outra coisa na maioria das capitais do mundo inteiro do Ocidente moderna tem lugares pinchados e alguns lugares como Paris até mais do que o Rio de fato até mesmo Sp tem mais.
No Brasil existem cidades que não possuem arrecadação para pagar funcionários públicos e câmara municipal, são cidades de 3.000 habitantes!!!!!! Estas cidades foram criadas com fins políticos. Outro fator que não se comenta é a organização federativa no Brasil. Os impostos arrecadados pelas cidades não ficam inteiramente nas cidades, estes impostos vão para o governo federal que utiliza politicamente estes recursos em formas de emendas parlamentares para controlar e "comprar" os deputados e senadores, que por sua vez enviam os recursos para as suas cidades, mas os recursos não chegam às cidades, são desviados para os apadrinhados e pela corrente política que se beneficiam. Diferente dos E.U.A. onde os impostos arrecadados pelas cidades permanecem nas cidades onde seus dirigentes estão próximos dos problemas da população.
“Não precisávamos viver no lixo”. Pois é, o problema do ser humano é que ele se adapta, e logo o lixo não é mais enxergado e assim continua a progressão da decadência. As pessoas abandonaram os bons costumes e a cultura herdada dos pais. Não se busca mais o belo, a perfeição, a competência. Daqui em diante é cada vez pior, caminho sem volta.
Vendo o Rio de Janeiro dos anos 30, por isso defendo à ideia de controle de natalidade. 01 filho no máximo por casal, teria mantido esse modelo paradigmático maravilhoso do Rio, quiçá de outras cidades...
Este ano me mudei de volta para a casa dos meus pais e voltei a andar por Belo Horizonte. A cidade é ótima, mas vejo que a arquitetura e o urbanismo modernista criaram problemas como trânsito infernal e um centro meio feio. Fora isso, evidentemente o problema das drogas. Mais da metade dos moradores de rua com quem converso estão lá devido à droga, e por causa da enorme quantidade de moradores de rua a cidade está REALMENTE fedendo a urina, fezes e cigarro.
O que destruiu o estado do Rio de Janeiro e São Paulo foram as massivas migrações nordestinas, foram uma quantidade anormal, muitos não conseguiram arrumar emprego ou se estruturar e começaram a criação das famigeradas favelas, aumento na criminalidade e acarretou na ausência de cultura. Até no interior de São Paulo as cidades interioranas são bem populosas. Um detalhe curioso sobre Brasília, é que a pronúncia "Brasília" é a mesma de Brasil em Russo, ou seja, nossa capital tem nome """russo""" mas não, não é cidade soviética isso é teoria da conspiração
Nossa essa decadência toda nos ultimos 100 anos. Então o que esperar para os proximos 100 anos estão? Quão horrível e decadente sera o Brasil que nossos filhos e netos vão enfrentar na sua vida adulta😢
vamos começar por porto alegre , resumindo ,o estado todo , amigo aqui paramos no tempo ,200 anos á tras , isso aqui não vai para frente , nem com um foguete amarado no cú de todos os governadores que já passaram por aqui , rs é uma decadência total !!
35:00 Me desculpe mas você não sabe o que está falando. Uma ínfima parcela do dinheiro em wealth management na Suíça vem de crime, e quando é descoberto a conta vem fechada. Está no passado essa história que a Suíça é um paraíso financeiros para criminosos. Além disso seu argumento é falho pois o o setor de wealth management na Suíça representa 3% do PIB e a indústria financeira total, incluso seguradoras, totaliza apenas 12%.
Prof. Guilherme - ouvi o Sr falar sobre a segunda guerra mundial e como, na realidade, o foco era destruir a Áustria e a monarquia. O Sr. poderia fazer uma live sobre esse tema?
Método de Leitura e Memória:
fdz.info/lem-coment-live180624
Adoro esse tema. O declínio das cidades é o exemplo concreto da nossa derrocada intelectual, moral e espiritual
Com certeza! Tudo caminha junto e até mesmo a aparência das pessoas.
O importante é que as praias estão acessíveis e os botecos estão funcionando, ambos lotados e anestesiando a massa.
Sou paulistana, 79 anos, classe trabalhadora. Meu pai se vestia bem, muito limpo, usava chapéu. Minha mãe cuidava bem das nossas poucas roupas.
Bem isso. As classes sociais tinham, todas elas, a dignidade e a honra.
Pesquisem sobre a perseguição arquitetônica dos modernistas e de Lúcio Costa! Destruíram prédios importantes da arquitetura luso-brasileira e de outras vertentes culturais do Brasil.
E esses são os primeiros a irem para Europa, Paris, Itália, Londres..., quando se mudam ou tiram férias, aff!
Sério mesmo esse povinho tem que queimar nos quintos, esse bando de vir-latas tradores, merecem so uma coisa e .
Em Paris o Le Corbusier também quis destruir a cidade pra construir prédios horrendos modernistas no centro, mas graças a Deus o povo francês não foi omisso e não permitiu que se fizesse isso. Aqui no Brasil infelizmente não tivemos a mesma sorte.
Engraçado que eles falam de guardar a cultura, porém só a deles (Esquerdistas).
@@ThiagoSouza-uh9luo povo francês é diferenciado, lá milhares saíram às ruas contra a reforma da previdência por exemplo (que é bem mais suave do que a que foi aprovada aqui).
@@alves55735 A previdência pública está condenada, a taxa de natalidade e a crise demográfica não vão suportar.
Estética urbana faz mais diferença do que as pessoas pensam.
Uma vez ouvi dizer que nas décadas de 30, 40...muitas empresas, fábricas usavam o branco como uniforme, daí a expressão "é dia de branco", isto é, é dia de trabalho.
Essa live pode render muitos temas. Como as pessoas pioraram tanto? Cresci nos anos 90 e naquela época as pessoas ainda eram serenas, virtuosas e mais formais. Sou do tipo que evito o máximo possível o mundo moderno, mas um lugar que não tem como evitar é o trabalho. Os ambientes de trabalho atuais são um pesadelo e o símbolo da decadência atual.
Guilherme Freire, muito obrigada por seu trabalho!
Recife, Pernambuco. Muitos pontos comerciais fecharam pós pandemia.
Sou do Rio e achava que nossa cidade era a mais linda há 100 anos, mas me enganei: Recife era uma jóia de beleza! Linda demais! Façamos o que pidermos para recuperarmos o belo em nossas vidas!
Quando ando pelas ruas do Recife e vejo a nossa decadência e abandono...me dá um nó na garganta, até evito de ir.
Me preocupa muito a decadência também das pequenas cidades interioranas, principalmente do interior de São Paulo. Muitas foram levantadas com uma estética neoclássica muito bonita e hoje, mês a mês, a modernização sem critério vítimiza belos casarões e substitui por prédios comerciais horrorosos, com letreiros de plástico, janelas indústriais, tudo fica cinza ou, às vezes, colorido caótico como um carro alegórico de carnaval.
Estudei em São Carlos, uma cidade que se desenvolveu um pouco e já tem esse processo muito avançado, vejo agora a minha cidade natal passar pelo mesmo. Me restou somente mostrar essa decadência no cenário de um romance que estou tentando publicar.
Uma crônica de São Carlos é que, há poucos anos, quando me mudei pra lá eu andava pela cidade pra explorar e na praça do centro encontrei uma placa de bronze que dizia que, na década de 20, a rainha na Bélgica visitou aquela pequena cidade e naquele lugar havia um jardim onde ela colheu flores para o seu ramalhete. Aquela placa estava no meio de uma grama mal cuidada, sem flor alguma. Passados alguns anos estive lá e retiraram a placa de bronze para colocar num museu que nunca foi construído, deixaram uma placa provisória dizendo isso, mas nem citava o que havia na placa original. Neste aviso dizia também que substituiriam os dizeres com uma placa nova, de material menos nobre. Depois disso retiram também a pedra onde ela ficava e o aviso que havia, não sobrou mais nada.
Nos brasileiros temos que nos movimentar e nos reunirmos para parar com toda essa bizarice desses seres👹
A culpa vem dos Eua, a galera no interior só foi copiar o que tava na moda em Nova York.
Tema interessantíssimo, Guilherme! Imagine se nosso povo cuidasse melhor das cidades, de suas casas… até do próprio guarda roupa. Seríamos imbatíveis. Tenho fé que ainda seremos!
Manaus, infelizmente tbm entra nessa decadência 😢.
Fiquei impressionada com o abandono do centro histórico.
Ótimo vídeo. Fica cada vez mais evidente a decadência das cidades brasileiras. Moro em Santos e a cidade está cada vez pior. Muitos carros nas ruas e a frenética construção de torres residenciais e comerciais. Nunca se viu tantos moradores de rua como agora. Falência total.
Oscar Niemayer é o Paulo Freire da arquitetura!
@vitormbertani Sou de BH, sei como é kkkkk. E o povo ainda tira foto pra reder social como se fosse obras arquitetônicas lindas, mas na real acho q nem sabem de quem é, só tiram fotos pq é ponto turístico.
Aqui em SP,passa o guia com os gringos em frente ao Edifício Copan e elogiando aquele trambolho, utaquipariu!
Guilherme, que live deliciosa. Visitar as cidades nos anos 30/40, ver a elegância e a educação da população. É ao mesmo tempo um prazer e uma dor, pela constatação do quanto perdemos em verniz civilizatório.😥
As pessoas bem criadas vestem de linho quando está calor. Esses fatos completos brancos eram feitos em linho. Facilmente lavável e apesar de enrugar fica sempre bem. O chapéu é indispensável para nos proteger do calor e do frio.
O algodão já aquece mais que o linho e a seda aquece mais que o calor. No deserto do Sara as pessoas vestem-se de lã para isolar do calor e do frio extremos pelas grandes amplitudes térmicas diárias.
As fibras artificiais, que agora se usam, fazem-nos sentir tanto calor como frio de forma caótica. No entanto, existe uma fibra sintética que podemos usar por ser feita de celulose: a viscose ou seda vegatal, como diria a minha mãe.
Brasília é com certeza uma das cidades mais feias do mundo
Foi com a entrada de Brizola nos anos 80 que as coisas começaram a virar esse caos total
A rua mostrada em 7:55 é a avenida Rio Branco que é paralela com teatro municipal no centro do Rio. Hoje essa rua circular o VLT (veículo sobre trilhos) que é uma espécie de bonde futurista
"Futurista" 😂
Treco super mal feito...
Sinto tanta saudade de uma época que eu nunca vivi. A angústia e a esperança brigam dentro de mim.
Live Topzera 💪💪
Esse é o tipo de conteúdo que eu não vi UMA ÚNICA vez nos NOVE anos que passei fazendo mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes na USP. E é algo que precisa voltar a ser discutido no ambiente acadêmico. Um bom exemplo é a quantidade de gente "de direita", que ama a arquitetura horrenda de Balneário Camboriú...
Essa direita dinheirista chega a ser pior que a esquerda.
O plano urbanístico do Guilherme pra Brasília seria incrível 😃🏆
Perdi ao vivo mas agr to aq kkkk
Depois dessa live alguém duvida que estamos indo rumo ao abismo ?
Faltaram algumas cidades menores like a Santos, Petrópolis e Ouro Preto, mas que tem muitas tapes lindas dessa época
Faça um vídeo com o suspiro de vida comum nas pequenas cidades do interior do Brasil. Muitos fugindo das cidades grandes para cidades pequenas.
Eu andava à noite no Rio com um grupo de amigos e voltávamos de algum lugar comprávamos jornal e pegávamos ônibus.
Às vezes dá vontade de sair na rua com roupas nesse estilo, de chapéu...
Os viadutos, pontes e passarelas do Rio, especialmente na Av Brasil, estão poluídas visualmente com pinturas exóticas e cores sem equilíbrio, um verdadeiro caos visual. Gostaria de saber como isso foi autorizado. Parece algo validado pela prefeitura, como posso confirmar?
Modernismo... Pós anos 70
Nem consigo assistir... muita tristeza e indignação!😢
O professor Guilherme me fez pesquisar "Uberlândia antiga" e realmente... a cidade, que é relativamente nova, possuía casas e alguns palácios muito mais agradáveis aos olhos do que hoje... e as pessoas impecavelmente bem vestidas!
Moro no Rio. No meu bairro, existem vários palacetes antigos. Queria eu morar em um deles, mas infelizmente ou felizmente moro em um Bloco de concreto. Professor, essa decadência não seria inevitável.
Como dar like 100 vezes?!! Vídeo magnífico mostrando a realidade do nosso país nos tempos antigos.
Decadência e Brasil são palavras q andam lado a lado
RJ - Freguesia Jacarepaguá
Em Fortaleza no centro também tem uns prédios bem antigos
Salvador está irreconhecívelmente horrorosa!! Quando vejo vídeos antigos dá cidade da vontade de chorar
A arquitetura moderna acabou com o que havia de bonito! As casas, clinicas e escritórios sao a mesma coisa! A mesma cara feia e cinza! E pasmem! As pessoas querem isso! Minimalismo e feiura! Comunismo!
O que mais chama a atenção é a feiura e decadência das cidades
Imagino que a bolha de seguidores deste canal não conheçam o jovem “Break”.
Um carioca que ensina dicas de como não “virar saudade” ou “estampa de camisa” quando for à cidade do Rio.
Recentemente o Break lançou uma música “Cidade maravilhosa” onde ele fala justamente sobre a visão do RJ que é moldada pela TV como uma cidade maravilhosa e a realidade das comunidades.
Vale a pena ver
Minha cidade, Piquete-SP, vive uma decadência triste há décadas, é uma das cidades que mais diminuiu no estado. Faz 60 anos que nenhuma construção grande é feita na cidade. Já teve de tudo, hoje nem hospital tem.
Incrível como o ideal do belo foi trocado pela "praticidade, utilidade, luxo", cada vez mais casas sem identidade, apenas caixotes cinzas fechados e que brilham com seus LEDS medonhos...
Live mais top do TH-cam
Santo André SP.
Sou daqui tbm. Nossa cidade tá feia, cheia de favela, drogas, assaltos, asfalto abandonado. Não gosto mais de morar aqui já tem 15 anos. Quero me mudar pra área rural.
Até no interior isso acontece. As casas antigas quando ñ são derrubadas pra contruir novas colocam ceramica na fachada, tudo em nome da praticidade de ñ precisar pintar.
Eu acompanho muitas páginas de geografia e sempre fico surpreso com os dados do RJ. Era o Estado com melhores índices de desenvolvimento até os anos 1970. Hoje raramente supera a sexta posição em qualquer coisa.
Isso é nos centros. Seria interessante ter imagens das periferias e favelas. Hj as favelas continuam sem prestar, a diferença é que os centros de caíram tbm
Outro dia fiz um comentário nas redes sociais sobre elegância. Recebi tal resposta "E quem quer ser elegante?". É este o mundo de hoje!
A decadência é a nível nacional e mundial, o que houve com o mundo??? Quando eu ando pelas ruas melancólicas do recife só tenho vontade de chorar, eu já questiono a minha própria sanidade.
A minha se foi faz tempo.
Assistindo de Melbourne na Austrália. Eu sou baiano, mas vivi maior parte da minha vida em São Vicente-SP.
Nessa época o urbano atendia às necessidades das pessoas. Havia harmonia na maioria das coisas. Hoje vivemos uma terrível crise moral. Vemos como a sociedade está em profunda decadência.
Eu sinto saudade de uma época que nao vivi..hoje em dia gisto de sapatoretro roupas estilo retro..acho que apesar das dificuldades era um tempo de mais espiritualidade e respeito. Sobre RJ é uma pena, mas é um luar que eu nao moraria, nem trabalharia por dinheiro algum. Já fui muito ao Rio a trabalho e odiava..
Ah, o centro do Rio esta com um visual poluido sim( lixo na rua de fato quase nao tem ate pelo tanto de ambulante, nem sei como nao, mas mesmo assim é horível), com esse tanto de gente vendendo uma ensima do outro e os rabiscos na paredes principalmente do centro comercial, ja to historico não tem na verdade( nos mais importantes nao, tem em outros que são mais neoclassicos e que de fato previsam de restauração)la ainda continua bem bonito la...
A colombo do centro e do forte também pessoas de hoje muitas vezes não combinam com o ambiente.😂🧐🫣
Meu sonho ver a nossa cultura, religiao e o Rio todo restaurado assim como todo o Brasil.🙏🏽
Os bondes são tudo e o de Santa Teresa ainda tem aqui, pelo menos🙏🏽
Obs: Ah, tem outra coisa na maioria das capitais do mundo inteiro do Ocidente moderna tem lugares pinchados e alguns lugares como Paris até mais do que o Rio de fato até mesmo Sp tem mais.
O centro de Niterói acabou antes do centro do Rio.
1:05:00 dá até nojo
Ribeirão Preto , São Paulo.
No Brasil existem cidades que não possuem arrecadação para pagar funcionários públicos e câmara municipal, são cidades de 3.000 habitantes!!!!!!
Estas cidades foram criadas com fins políticos. Outro fator que não se comenta é a organização federativa no Brasil. Os impostos arrecadados pelas cidades não ficam inteiramente nas cidades, estes impostos vão para o governo federal que utiliza politicamente estes recursos em formas de emendas parlamentares para controlar e "comprar" os deputados e senadores, que por sua vez enviam os recursos para as suas cidades, mas os recursos não chegam às cidades, são desviados para os apadrinhados e pela corrente política que se beneficiam. Diferente dos E.U.A. onde os impostos arrecadados pelas cidades permanecem nas cidades onde seus dirigentes estão próximos dos problemas da população.
A impressão que dá ,os Estados Unidos vieram filmar e conhecer o Brasil, se sentiram ameaçados
Não duvido nada.
Niemeyer foi um dos maiores responsáveis pela feiúra do Brasil. Brasília é uma lugar deprimente, um horror arquitetônico.
A impressão que se tem é de uma total indiferença com nossa história , até nas edificações 😢
Sorriso MT
Madrugada rj é tenso
Rio de Janeiro. 😢
“Não precisávamos viver no lixo”. Pois é, o problema do ser humano é que ele se adapta, e logo o lixo não é mais enxergado e assim continua a progressão da decadência. As pessoas abandonaram os bons costumes e a cultura herdada dos pais. Não se busca mais o belo, a perfeição, a competência. Daqui em diante é cada vez pior, caminho sem volta.
Vendo o Rio de Janeiro dos anos 30, por isso defendo à ideia de controle de natalidade. 01 filho no máximo por casal, teria mantido esse modelo paradigmático maravilhoso do Rio, quiçá de outras cidades...
Falou pouco, mas falou merda.
"The Girl From Rio" atual em nada se assemelha à moça carioca dos anos 30 apresentada no vídeo
A Avenida Rio Branco aqui em SP é só crackeiro e errantes pelas ruas!Povão acuado finge que não vê,é o tal elefante na sala!
1:14:34 Sou a favor que a capital saia de Brasília.
Concordo com voce
Quem já viu as fotos do Rio imperial e vê o Rio de Janeiro de hoje tem vontade dd chorar.
Esse tema é minha obsessão particular.
Em Salvador destruíram a Sé que era a maior da América do Sul para construir uma praça!!!!
Não precisa ser assim, Exato.
Tudo começa com o fim da guerra mas não podemos falar muito sobre isso
A decadência do Rio de Janeiro foi brutal...
"CIDADE de Chernobyl" depois da BOMBA foi dolorido, pqp!
O responsável pelas imagens não mostrou quase nada do Rio antigo.
A população do Rio mudou também, Guilherme, não é sombra do que era...
Excelente
Não acho engraçado toda a decadência que houve na cidade do Rio 😢
Precisa considerar que hoje há muito mais pessoas do que havia naquela época
Rio de Janeiro até os anos 50 era top 5 cidades mais bonitas do mundo fácil!
Tem outros vídeos de SSA melhores, esses dai foi mais focando nos prédios que existem até hoje e bem conservados!
Este ano me mudei de volta para a casa dos meus pais e voltei a andar por Belo Horizonte. A cidade é ótima, mas vejo que a arquitetura e o urbanismo modernista criaram problemas como trânsito infernal e um centro meio feio. Fora isso, evidentemente o problema das drogas. Mais da metade dos moradores de rua com quem converso estão lá devido à droga, e por causa da enorme quantidade de moradores de rua a cidade está REALMENTE fedendo a urina, fezes e cigarro.
O que destruiu o estado do Rio de Janeiro e São Paulo foram as massivas migrações nordestinas, foram uma quantidade anormal, muitos não conseguiram arrumar emprego ou se estruturar e começaram a criação das famigeradas favelas, aumento na criminalidade e acarretou na ausência de cultura. Até no interior de São Paulo as cidades interioranas são bem populosas. Um detalhe curioso sobre Brasília, é que a pronúncia "Brasília" é a mesma de Brasil em Russo, ou seja, nossa capital tem nome """russo""" mas não, não é cidade soviética isso é teoria da conspiração
Não, foi a abolição mal feita, não escolarizaram as pessoas e as excluíram da sociedade...
É bizarro como as cidades, como as pessoas se vestiam e se portavam antigamente e com menos recursos é superior ao mundo atual kkkkkkkkk
Acho que a quantidade de carros nas cidades atualmente realmente deteriorou as cidades
Época dos meus avós
O Rio tão limpo...embora talvez fosse feriado.
Nossa essa decadência toda nos ultimos 100 anos. Então o que esperar para os proximos 100 anos estão? Quão horrível e decadente sera o Brasil que nossos filhos e netos vão enfrentar na sua vida adulta😢
Você é ótimo, Guilherme!!! Kkkk...
O AMOR VENCEU! 😢
Decadênce avec elegance.
vamos começar por porto alegre , resumindo ,o estado todo , amigo aqui paramos no tempo ,200 anos á tras , isso aqui não vai para frente , nem com um foguete amarado no cú de todos os governadores que já passaram por aqui , rs é uma decadência total !!
Cuba brasileira.
35:00 Me desculpe mas você não sabe o que está falando. Uma ínfima parcela do dinheiro em wealth management na Suíça vem de crime, e quando é descoberto a conta vem fechada. Está no passado essa história que a Suíça é um paraíso financeiros para criminosos. Além disso seu argumento é falho pois o o setor de wealth management na Suíça representa 3% do PIB e a indústria financeira total, incluso seguradoras, totaliza apenas 12%.
Ruas limpas.
tem mais dinheiro mas temos muito mais coisas para comprar devido a propaganda do conforto
Prof. Guilherme - ouvi o Sr falar sobre a segunda guerra mundial e como, na realidade, o foco era destruir a Áustria e a monarquia.
O Sr. poderia fazer uma live sobre esse tema?