@@kaiobraz7931 Antigamente as mulheres não trabalhavam fora de casa, então tinham tempo pra cuidar dos filhos. Fora que a maioria das pessoas morava em áreas rurais, onde a vida era bem mais simples. Agora, a urbanização está ficando cada vez mais forte, as pessoas estão tendo cada vez mais prioridades e a vida está ficando cada vez mais complicada.
É o preço do "progresso" que vem desde a época da Revolução Industrial. Vários postos de trabalho foram desaparecendo nas últimas décadas. A tecnologia ajuda por um lado, mas prejudica em outro causando desemprego e subemprego
"Na Alemanha pagam 250€ por filho" acontece que esse valor não é relevante na Alemanha, ou seja, não é significativo ao ponto de estimular a taxa de natalidade.
Aqui no Brasil aumentaram a idade mínima para aposentadoria porém, esqueceram de projetos para inserir os mais velhos no mercado de trabalho. Apesar de ter formação, estou penando para arrumar ocupação. Vem governo, vai governo, e as políticas públicas são sempre feitas de qualquer jeito.
Aumentaram a idade mínima pra aposentaria, ou seja mais idosos trabalhando e ocupando vagas e mais jovens que não conseguem entrar no mercado de trabalho porque as vaga estão menos disponíveis ainda
Futuramente o problema daqui do Brasil vai ser outro, falta de mão de obra especializada. A nova onda de jovens indo procurar oportunidades de emprego em outros países é absurda, sempre vejo algum comentando sobre os planos de ir pra fora no futuro. Recentemente bateu recorde o número de brasileiros da área da saúde que foram trabalhar nos Estados Unidos. Isso é bem preocupante, o Estado brasileiro precisa criar condições ou seguiremos lutando contra a fuga de cérebros
Essa realidade já chegou em alguns municípios. Estados de idosos como o RS e RJ já sofrem com falta de mão de obra para tratar de público que só cresce. Olha o quanto de farmácia tem no seu bairro. Onde moro a procura por Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Técnico de enfermagem e cuidador de idosos é gritante. Quem quer fugir daqui sou eu tbm. Mora na capital deve ser mil vezes melhor.
@@valdeirrodriguesferraz3814 E no Brasil já tem um agravante, o difícil acesso as universidades de medicina, se os poucos que temos forem pra outros países estaremos perdidos. E sim, já havia reparado o aumento no número das farmácias. Bom, é preciso agir. Outro fato curioso, é que nos países desenvolvidos a população migra dos grandes centros urbanos pro interior por causa da vida tranquila que proporciona, aqui não, migramos do interior pros grandes centros porque apesar da vida agitada e do caos, é aonde estão as oportunidades de emprego e de crescimento. Infelizmente as cidades do interior estão nas mãos de prefeitos despreparados, amadores e sem o mínimo de interesse de levar desenvolvimento
@@valdeirrodriguesferraz3814 Apesar de muitos brasileiros estarem indo para fora, seu comentário reflete a sua realidade, não a realidade do Brasil. Em 2000, havia 175.9 milhões de pessoas no Brasil e 230.110 médicos, em 2020, 213.2 milhões de pessoas e 502.475 médicos. Ou seja, enquanto a população aumentou em 21%, o número de médicos praticamente DOBROU. O motivo de você ter toda essa procura por profissionais da saúde é, justamente, pelo fato de que a maioria se localiza em regiões nobres das demais capitais brasileiras. Falta médico no Nordeste, Norte, Centroeste, interior do Sul e do Sudeste? Falta, mas não por falta de profissões, e sim por falta de incentivo para levar esses profissionais a trabalhem num lugar ruim, muitas vezes ganhando menos do ganhariam onde já estão. Estão abrindo trocentas faculdades particulares de Medicina, logo esse número chega em 1 milhão.
@@valdeirrodriguesferraz3814 É nada. OS salários na área da saúde só diminuem. A precarização das outras áreas fez todo mundo correr pra se formar em saude e agora temos um volume grande de mão de obra.
capitalismo é o nome disso, todo mundo pensa em aumentar a idade de aposentadoria, mas ninguem pensa em diminuir o lucro que é retirado do trabalho do trabalhador para lhe dar uma aposentadoria digna.
se os brasileiros continuar tendo filhos vai ficar ainda mais pobre, já que cada dia a tecnologia tira e precariza os postos de trabalho. para o Brasil ficar mais rico a população tem que diminuir, assim os preços das terras e das casas ficam mais baixo e aumenta o PIB per capta por falta de demanda. quanto mais pessoas, mais alto os preços das terras, alimentos e dos imóveis ficam.
E vai pior. Estamos vivendo numa sociedade hostil ao ser humano em todas as areas de vida: trabalho, educaçao, saúde, custo de vida, tempo , trânsito, violência, desemprego... etc. Poucos tem qualidade de vida. Faz 30 anos que escuto sobre a baixa taxa de natalidade na Alemanha e Europa. Nunca vi politicas razoaveis para melhor esse fenômeno. Precisa de reformar o sistema em que vivemos. Ser humano nao pode ser meramente mercadoria (objeto) precisa ser sujeito na sociedade!
Mas, esse não é o único problema, até porque, em grande parte das pessoas não querem terem filhos por diversos motivos no mundo atual . Existem formas de entretenimento e possibilidade de alcançá-las, o que faz as pessoas, princ as mulheres a pensarem em filhos somente depois e muitas vezes só querem 01 filho, o que não alcança a taxa de substituição, que deve ser 3 filhos. . custo altíssimo, atualmente com os conflitos e fomento a eles através de investimentos em armas torna-se ainda mais caro. A Alemanha é exemplo perfeito disso. . como disse os conflitos atrapalham muito, pois parte dos recursos são direcionados e os efeitos são sentidos, na Alemanha o custo de energia explodiu, nos EUA a dívida pública está cada vez mais descontrolado e os custos crescentes em conflitos só piora. . Ideologias atuais implantadas e tentativa de restringir a forma de pensar de outra. A ideia disseminada que a família não é algo mais importante está funcionando muito bem, mas no caminho da destruição da Europa. , Atualmente há um crescente sentimento e movimentos anti-imigração na Europa, o que só agrava ainda mais. Portanto, são vários os problemas e as "soluções" não estão adiantando.
Redução de natalidade, qualidade de vida vem de equidade, o Brasil ainda tem um número de desempregados e subempregados assustador, a ainda nem sofremos os efeitos da nova onda digital que vai achatar mais ainda os empregos. O problema dos Europeus, da inveja em muitas partes do mundo.
nas classes médias, eu imagino que já seja bem parecido com a Europa e Japão/Coreia. Eu me formei na faculdade há 10 anos, teoricamente, seria por agora que meu círculo da faculdade estaria já com alguns filhos, mas conto nos dedos de uma mão o número de ex-colegas com filhos. Na minha família, que tem pessoas de classes sociais mais baixas, eu já vejo um número maior de crianças, mas, mesmo assim, raramente mais que um por casal.
Mais gente significa mais dinheiro para os mais ricos. Mão de obra escrava. As pessoas aceitam qualquer sub-emprego por comida e ter suas necessidades básicas supridas.
Nem se fala ainda na automação da indústria e da IA que vai reduzir muito a necessidade de mão de obra e vai tornar o nível de qualificação mais alto ainda do que hoje é, além da alta rotatividade de empregados para atender a essas novas demandas do mercado. Aos insanos que querem ter filhos, apenas: boa sorte. Boa sorte pros pais e mais ainda para os filhos que vão receber um mercado de trabalho dificultoso e um mundo catastrófico pelas mudanças climáticas.
@@Renylycka no sul da Europa, espanha, Portugal, grecia e mesmo italia são bem mais barato que França, Inglaterra e os pais do norte como noruega, Dinamarca etc o salário minimo no Portugal e 740 euros, na França e 1500
@@carlacp8230 eu sou metade italiano metade frances, conheço bem ja morrei la e tbm na Tunísia, nada comparável, ma italia tem 400 homicídio por ano com 50 millions habitantes, na França menos de 1000 por 70 milhões, no brasil 50 000 homicídios por 210 milhões, não da pra comparar né
O elefante na sala é o custo de vida, e de criação de filhos, que aumenta muito. Isso, e as jornadas de trabalhos dos pais, que impacta negativamente a natalidade.
@@fernando4885 esse não é nem de longe o principal problema. Suponhamos que as mulheres voltem a ser donas de casa, a taxa de natalidade continuará baixa. Acontece que quem acompanha os índices econômicos do mundo sabe que certos recursos estão esgotando, e portando o valor das coisas está subindo. É super caro manter um filho na Europa, por isso as pessoas optam por ter somente 1, além do mais, devido ao alto custo de vida, é necessário que ambos os pais trabalhem
@@fernando4885 kkkkkkkk. A mulher está no mercado de trabalho desse a revolução industrial. O problema é o custo de vida. O poder de compra vem caindo absolutamente no ultimo século. A classe média inflando e empobrecendo. O pessoal literalmente desiste de ter mais filhos. Eu amaria ter tido 3. Mas se pagasse 3 colégios passava fome, então ficamos só com um.
é po onde ja se viu colocar filho no mundo sem ter grana, tá certo as grandes coorporaçoes e a classe empreendedora que constantemente luta por um salario minimo, que seja o minimo para o trabalhador continuar vivo e produzindo, e ta certo o estado composto por pessoas que foram eleitas com doaçoes de grandes empresarios e agora lutam pelo interesse de quem os financiou fazendo uma reforma de previdencia onde o velho tem que trabalhar mais e a grana que o empresario acumulou com o trabalho deste continua intacta. tem de se levar em consideraçao que a expectativa de vida nao traduz a realidade pois pessoas que possuem um poder aquisitivo maior vivem mais, tem mais acesso a saude, alimentaçao saudavel e etc, já os outros nao, a maioria das pessoas, como eu e voce, vai morrer trabalhando para o bilionario/rico continuar acumulando mansoes que ele nao precisa e bens de luxo banais enquanto uns morrem dps de serem expulsos do hospital por nao terem dinheiro ( senhora dos EUA, QUE MORREU NA PORTA DO HOSPITAL )
A questão é que ter filhos atualmente não é o mesmo que há décadas, séculos atrás. Não é possível manter os mesmos princípios dos nossos avós, pais, etc... Especialmente em relação ao apoio as mães. Eu não tenho qualquer pretensão de ter filhos pq acompanho amigas que são mães e vejo como é difícil a vida delas. Criar uma criança já é complicado, adicione nisso o custo de vida altíssimo, um mundo cada vez mais violento e, principalmente, a vida das mães que acaba girando em torno apenas dos filhos. As empresas não dão qualquer suporte, isso quando não demitem por conta disso. A sociedade em si, só sabe julgar e também não dá qualquer suporte. Mulheres são muito mais do que "parideiras", nós almejamos mais do que simplesmente engravidar. Mas, mesmo as mulheres que têm esse sonho, se vêem desencorajadas quando percebem como a realidade de uma mãe é difícil. A questão não é somente dar apoio financeiro aos casais, é preciso construir toda uma nova maneira de ser pais.
@RnasDnx Primeiramente, essa notícia sobre o Canadá é de 2017 e não se aplica a crianças, e sim a adolescentes maiores de 18 anos. E a eutanásia é por outros motivos, e não incentivo a "acabar com a própria espécie". Esse projeto de lei foi revogado pelo governo, assim como o mais recente, em relação à pacientes psiquiátricos. Sobre não ter "responsabilidades", é justamente o contrário. É por se ter maior responsabilidade, que as pessoas estão optando por não ter filhos. Como você vai criar uma criança sem ter condições, só para manter a espécie? E outra, desde que o mundo é mundo, e humanos são humanos, que nós dizimamos nossos semelhantes por "N" motivos. Além disso, quantas crianças não são mortas por situações extremas, isso quando não passam fome (vide o caso da África e tantos outros países pobres)... De que adianta ficar colocando mais gente no mundo pra não acabar com espécie, se não cuidamos nem dos que estão aqui. E outra, se a Europa estivesse mesmo preocupada com isso, pensaria em leis de incentivo à imigração. Mas eles continuam com essa visão de manter dentro dos seus
É verdade, antigamente tinha muita pobreza também mas hoje em dia vemos que isso não é justo para um ser humano, parir um filho apenas para sofrer nesse mundo, então é melhor não ter, em meio a tantos métodos contraceptivos hoje em dia fica mais fácil evitar.
Comentário cirúrgico Gabriela. Me formei em 2012 na faculdade e só depois de 10 anos as mulheres que se formaram comigo na época algumas estão tendo filhos (filho unico). Algumas o negócio é viajar (nada de filhos ou casamento)
Vídeo muito necessário, principalmente para todos saberem que ainda não há solução viável a vista no momento. É bom observar o que ocorre agora na Europa e Japão pois em pouco tempo nós da América do Sul passaremos pelos mesmos problemas, e com menos dinheiro para financiar as famílias.
A solução está sendo a imigração, o proprio video diz. O problema é que a imigração é muito seletiva né. Não querem envelhecer nem aceitar imigrantes....europeus sendo europeus.....
É engraçado porque na Nigéria o trabalhador não tem nem tempo nem dinheiro mas tem muito filho estando em vias de passar o Brasil nessa década e os EUA na seguinte.
Na verdade, é o contrário. Quanto mais dinheiro, menos filhos. Quanto mais pobre, menor o acesso a informações e formas de planejamento familiar, mais filhos. Basta olhar os países pobres e ricos e suas taxas de natalidade.
@@chamas90 na áfrica sempre tiveram muitos filhos a diferença é que eles não sobreviviam, a expectativa de vida era baixa, isso aconteceu pq os Europeus os estorquiram, foram anos de mineração, agora a áfrica está se desenvolvendo o número de pessoas nascidas vai aumentar e quando chegar no pico vai decair assim como aconteceu com o Brasil que está decaindo agora e assim como aconteceu com a Europa que já decaiu.
A Europa ocidental já é um continente Islâmico. É questão de tempo. Se a taxa de natalidade na Europa já está abaixo de 1,5 e um casal muçulmano tem 4 filhos em média. Acabou.
Depois de um tempo, uma 2 gerações, os muçulmanos entram no ritmo e começam a fazer menos filhos, na Europa (ainda) há liberdade para deixar a religião de lado, acho que a tendência não será a que está parecendo agora.
@@angelico1 Não existe esse papo de poucos filhos na Sharia não fi. Na verdade eles irão vencer justamente por causa disso. Vai passar gerações e irão manter suas tradições. Não existe constituição, leis, cultura, tradições, ou seja, absolutamente nada que esteja acima da sua Sharia, onde quer que um mulçumano estiver.
@@angelico1 O fato é que a imigração islâmica é constante, uma família islâmica pode se secularizar mais será logo substituida por 4 outras famílias imigrantes, assim a população estará aumentando. Com a população nativa isso não acontece ela está em perpétuo declínio.
@@Lucas28027 Mas pera um pouco: você está se preocupando com uma cultura nociva trazida por gente muito religiosa e sem instrução, que é algo que pode ser dissipado só longo do tempo, ou com a etnia ou cor da pele do cidadão médio francês? Eu não me importo se a Europa ficar marrom logo de uma vez, desde que mantenham os valores do iluminismo.
Eu e minha esposa chegamos a conclusão de ter somente um filho (a), pois tá difícil de educar e criar uma criança nesse mundo incerto, e difícil em todos os termos.
@@coinspiration33 Do que eu me lembro antigamente as mulheres ficavam em casa e todos viviam na mesma região tornando a rede familiar mais forte. Não havendo essa rede tente criar seus filhos.
@@MrWolfy08 Do que eu me lembro antigamente não existia penicilina, vacinas e cesariana e muitas mulheres morriam já no parto, as crianças teriam que sobreviver a todas as doenças prevenidas por vacinas, uma simples faringite levava a uma febre reumática, vc tinha que sobreviver ao sarampo, rubéola, toxoplasmose, poliomielite. A renda das famílias era muito mais baixa que hoje e somado a todos esses problemas de saúde as pessoas só tinham a opção de se unir. Muitas famílias eram unidas devido a desmembramentos de outras famílias. A mãe morria no parto e os filhos ficavam com uma tia e os sobrinhos ajudavam a cuidar dos filhos da mãe adotiva. Falar que era fácil no passado pq as pessoas eram unidas é de uma ignorância que desonra nossos antepassados e toda a luta deles por criarem suas famílias.
Melhor coisa, voçe tem tempo pra pensar em si mesmo, eu já estou com 35 anos não tenho vontade nenhuma de ser pai, se fosse pra ter seria quando eu estava com uns 25 anos e olhe lá.
@@marcelloholland5874vc trazer uma pessoa ao mundo é uma atitude egoísta também, quantas pessoas nascem e depois dizem a se mesmo que nunca deviam ter nascido? Vc não sabe se a pessoa realmente vai achar a vida algo bom
Minha bisavó teve se não me falha a memoria teve 14 filhos... Minha avó teve 12... minha mãe teve 2... Eu com 40 anos não tenho e nem pretendo ter nenhum... Prefiro gastar meu salario comigo mesmo e não quero esse tipo de responsabilidade!!
Ninguém olha pro social e cultural, principalmente no que tange a questão das redes sociais, flexibilidade de casas e separar, esse feminismo nefasto, seguir carreira, liberdade geográfica e a facilidade de se locomover que antes não tínhamos e a questão da previdência, é só mais um tipo de assistencialismo socialista que estava fadado a quebrar cedo ou tarde. O negócio é bem mais complexo do que parece. Mas se o governo deixar que as pessoa resolvam por si só, vai acontecer o que sempre aconteceu em toda história da humanidade. As pessoas vão se adaptar! Simples .😝
A solução que vc dá é que metade da humanidade abra mão dos direitos de cidadãs! Valha-me! Os homens acham q as mulheres devem algo a eles.@@rogerioissamu5312
no Brasil você não consegue arrumar um emprego descente, não consegue alugar um apartamento, muito menos comprar uma casa, para que ter filhos? para passar fome e viver na rua?
Isso está ficando assim no mundo todo. O cara trabalha como uma mula o dia inteiro, volta um bagaço à noite, mal tem energia para se relacionar com a mulher e o pior: só a possibilidade de ter mais um filho já causa preocupação por conta da dificuldade em fechar as contas. Olha... O incentivo do governo para aumentar a natalidade precisa ser absurdo, cabuloso mesmo para compensar.
@@angelico1é simples, acabar com o regime 6 x 1, melhorar as condições de trabalho e aumentar salários, que as pessoas naturalmente vão ter mais filhos
Você é bem dramático não é? kkkkk. Não é isso tudo também. E não faz mal a ninguém ter uma vida mais simples. Quem quer ter filhos de verdade sempre arranja um jeito. Mesmo nos países mais ricos eles utilizam o mesmo argumento.
Minha mãe teve 3 filhos. Meu irmão teve 2, minha irmã teve 1 só, e quando pensaram ter o segundo desistiu pq não iria conseguir dar a mesma qualidade de vida nem de longe. E eu, nenhum e jamais terei. Como?!! Trabalhos horrorosos, salários extremamente baixos em 95% dos casos, e eles querem que a gente tenha filho de que forma? Ou o sistema oferece uma vida decente ou vamos desaparecer.
Exacto. Existe um desequilíbrio mundial. Aonde precisam de novas gerações, não tem filho. Aonde existem demasiados jovens, tem demasiados filhos. Estamos tramados!
Moro na Noruega, dizem que aqui é perfeito para ter filhos. O governo “ ajuda” sim. Mas essa ajudinha não é tão interessante se vc comparar como é caro ter filhos aqui. Fora a cultura que mulher deve trabalhar tanto quanto o homem, que nenhum fique em casa para cuidar dos filhos, piora ainda mais. Custo de vida caríssimo, longas horas de trabalho, ter filhos não é tão interessante 🤨
(Eles) criaram o "problema" que na visão (deles) não é um problema e sim uma solução. (Eles) querem menos pessoas no mundo e eles utilizaram muitos métodos para conseguir isso, e conseguiram.
Se a natalidade em França é a mais forte , o que é preciso dizer também é que essa natalidade na sua maioria é de origem africana e árabe . Os europeus mesmo continuam a querer só um ou dois filhos e isso é muito gráve . A União Europeia para manter esta mesma população daqui até 2050 vai ter de importar 85 milhões de imigrantes .Isto dito por especialistas franceses nesta matéria . A situação é gráve .
@@franciscomarques4043é alta mas os africanos e mulçumanos vão de olho em benefícios sociais. E quem sustenta é que paga imposto. Vai ter uma bomba de qualquer jeito
Quem vive mais e melhor, o funcinário público, um administrativo de uma empresa ou um trabalhador da produçao , um pedreiro que desempennham um trabalho pesado, é justo comparar?
Já vi uma linha de pensamento oposta a essa... a idéia é baixar a idade de aposentadoria... isso melhora o mercado de trabalho para os mais jovens e permite terem mais filhos, visto que os avós, ja aposentados, podem ajudar a criar as crianças... também com idade mais baixa para aposentadoria algumas áreas como turismo passam a faturar mais... importante acabar com a lógica de sistema de pirâmide, onde os mais jovens pagam as aposentadorias dos mais velhos.. as aposentadorias tem que ser bancadas da arrecadação de impostos de todos, inclusive dos aposentados...
Mas gente, isso é falado por especialistas já nos anos 80 e 90, que a Europa teria este problema, e que talvez o BR tb, pois o número de filhos já começava a estagnar, e/ou diminuir.
Pra mim isso é mix de uma questão cultural e de entrada no mercado de trabalho da mulher. Eu vejo reportagem de gente que mora na periferia e teve 5 à 10 filhos. Só que obviamente esses filhos no Brasil vão ter poucas roupas, não vão comer" carne de verdade" todo dia (linguiça e outras imitações de carne não contam), não vão trocar de celular com frequência. Porém hoje os pais não querem dar uma vida de pouco dinheiro pros filhos, sendo que às vezes essas crianças cresceram mais felizes por ter vários irmãos pra brincar.
Na verdade, as que tem muitos filhos é porque não tiveram opções de lazer, qualidade de vida, liberdade.. Com o acesso ao mercado de trabalho, assim como o estudo, a tendência é a baixa natalidade, mesmo. Eu mesmo, só quero ter uma menina, para me fazer companhia, não quero mais que isto.
Um desenvolvimento baseado na exploração. Análise muito rasa, talvez se não jogasse tantas pessoas (incluindo os seus) a pobreza e violência (divisões mais justas de riqueza, as pessoas teriam mais ou teriam filhos. Veja o Brasil onde os imóveis que se consegue comprar e morar mal cabem 2 adultos, quem vai ter filho? A Europa tbm é assim.
Eles envelheceram mas também ficaram ricos, pior é envelhecer e continuar pobres como toda América Latina, uma população idosa e pobre, triste situação para um país que teria tudo pra dar certo, mas não é o que está acontecendo com nosso lindo Brasil!
kkkkkkkk europa tá afundando em crise econômica, esse é o fim da mulher de escarlate montada sobre ouro e jóias que achava que nunca seria viúva... professias se cumprindo
Quanto menos filhos melhor para todos. Não tem mais empregos para todos. Sem falar que mais gente significa mais de tudo, mais carro, mais poluição, mais problema.
O problema é que as pessoas vão estar velhas demais para trabalhar. Quem consegue trabalhar com 100 anos? Não adianta ter emprego se não tem quem possa trabalhar. E com mais pessoas aposentadas do que pessoas trabalhando não vai ter quem sustente a economia, inclusive produzindo alimentos suficientes ou pagando a aposentadoria. A sociedade vai colapsar
@@CibelliFogliato mas você esquece que a mão de obra já está sendo substituída pelas máquinas. Pq esse desespero em ter pessoas para trabalhar se no futuro a mão de obra vai se tornar cada vez menos valorizada ?
@Wang Lin não extinguir, mas reduzir, esse é somente um ciclo pelo qual a humanidade está passando. Com essa redução sobrará mais alimentos e recursos no mundo, acredite no que eu digo o planeta não está mais dando conta. Devemos matar metade da população então? Não, simplesmente pense, a mão de obra já está sendo substituída pelas máquinas, caso tenha muitas pessoas no futuro, imagina quanto desemprego vai ter. Agora com as pessoas reduzindo seu número de filhos, sobrará mais mão de obra, consequentemente as pessoas vão ganhar mais e o consumismo irá aumentar, e isso irá alimentar a economia no futuro. Com menos pessoas no mundo, os governos poderão fazer medidas muito mais efetivas para aumentar a qualidade de vida. O que vai acontecer? Depois de um tempo, devido a uma melhor qualidade de vida, as pessoas irão começar a ter mais filhos novamente, devido a ter mais segurança econômica. Como eu disse, ciclos.
@@aemon6929 sistema capitalista vai entrar em colapso, a ganacia dos patrões vai fazer o povo morrer de fome, gerando manifestações e revoluções pelo mundo. Mas no socialismo, tudo vai dar certo com as máquinas!
@@aemon6929 porque máquinas ainda precisam de seres humanos, salvo se formos viver numa sociedade de máquinas produzindo máquinas. Além disso, máquinas vão pagar INSS? Outra questão é que máquinas são caras e teríamos de investir muito dinheiro para produzir máquinas que possam substituir determinadas profissões como técnicos em enfermagem. Tu achas que um país como o Brasil ou a Argentina teria como desenvolver uma tecnologia assim em menos de 50 anos? Nem a Europa vai conseguir isso. O vídeo se centra na Europa, mas o problema é mundial, o único continente que não está vivendo isso é a África. E imagina um futuro onde velhos ricos estarão vivendo sendo servindo pelos seus robôs enquanto uma massa de velhos pobres estará a Deus dará e sem aposentadoria, para mim é um futuro horrível. Eu não acredito nem um pouco nessa utopia IA robótica do vale do silício. Se acontecer, vai ser só para concentrar ainda mais a riqueza nas mãos de poucos, seguindo a tendência das últimas décadas
Olá DW, gostaria de pedir um conteúdo para você caso queira. No dia 17/04/2023, saiu uma matéria do 'sociedademilitar' falando sobre a demissão de vários militares do exército e aeronáutica, mostrando insatisfação com salários, funções de privilégios pra filhos ou parente do alto escalão, poderia ver e dar uma aval, e mostrar o problema que causará na sociedade.
Um belo tema sem dúvida! A desmotivação entre os oficiais das Forças Armadas é crescente sim é verdade! Salários baixos e muita cobrança… Enquanto isso o governo paga pensões gordas a filhas de militares,a integrantes do Judiciário e do MRE enquanto a maioria da população passa fome…. Mas a classe política não tem interesse em discutir isso,não quer briga com algumas atrizes da Rede Globo…. Essa é a grande verdade!
Milicos não produzem nada. É muito mais saudável que deixem de parasitar os cofres públicos e pela primeira vez na vida componham o capital produtivo de país. Um soldado da PM é mais útil que um batalhão de milicos das Forças Mamatas...
@@nicolagrossofilho3259 isso é verdade meu caro porém esse caso das pensões pra filhas é irreversível. Isso se chama no jurisdiques "direito adquirido". Logo Maitê proença com sua pensão de R$ 20.000,00 de filha de desembargador não podem ter essa pensão tirada.
@@gisr.10 Jamais se demitiriam. Pois um sargento pançudo de uma banda militar, por exemplo, ganha uns 15 mil reais por mês para tocar flautim. Em nenhum lugar do mundo alguém lhes pagaria tanto pra fazerem uma coisa tão idiota e sem sentido, justificada segundo esses parasitas, sob o argumento de "tradição".
Aos 40 anos eu estava desempregado, espalhando currículos a torto e a direito. Pois fui considerado, ou velho para as necessidades estéticas das empresas, ou qualificado demais, o que ameaçaria a posição de gerentes e afins. O que me salvou foi o funcionalismo público (concurso público), senão estaria lascado no uber trabalhando como um escravo legalizado.
@@fernando4885 O pobre realmente é um bicho fantástico, eterno estuprador da lógica. Pobre: querida, estou desempregado há uns 2 anos, e não consigo emprego. O que poderíamos fazer a respeito? Pobra: precisamos aumentar nossas chances de sobrevivência. Venha cá, vamos meter e fabricar mais "pobrinhos".
@@CarloQevedo vc não entendeu o que eu quis dizer, eu não formulei direito a frase também, o que eu quis dizer é que o Brasil não precisa aumentar taxa de natalidade porque aqui é o país do desemprego, aqui é altamente necessário encolher a população, e não aumentar mais ainda, na vdd esse foi o sentido da minha frase, mas ficou mal formulada
É uma situação complexa, o equilíbrio não é fácil, o mundo ainda está longe, a Europa passou e agora busca um reequilíbrio. Sinceramente muitos países queriam o problema deles, mais fácil resolver a diminuição do que o excesso!
O problema das baixas taxas de natalidade e do colapso populacional é pelo menos 10x mais importante do que as alterações climáticas. No entanto, fala-se pouco, muito pouco.
Num mundo onde cada vez os setores de trabalho estão sendo dizimados ou completamente automotizados, eu jamais terei um filho, boa sorte pra quem mete q cara sem pensar em todo o cenário mundial daqui à 15-20 anos
Solução de um completo leigo. Primeiro: Reduzir os dias e horas da jornada de trabalho a nível mundial. Período integral de 6hrs, meio período de 4hrs e sem diminuir salários, 4 dias na semana. Isso faria com que mais pessoas precisem ser contratadas, Isso faria o desemprego cair vertiginosamente e a qualidade de vida aumentaria drasticamente, o que aumentaria o incentivo de ter filhos. Segundo: Teto mundial de patrimônio, literalmente proibir que existam indivíduos com mais de 100 milhões de dólares americanos na conta, o dinheiro tem que ser distribuido pra economia girar.
Interessante. Em levantamento de dados da taxa de fertilidade em 2 grupos de mulheres em Belo Horizonte eu evidenciei que no 1° grupo era de 1,3 filhos por mulher em frequentadoras de um centro de saúde municipal na periferia da cidade e no 2° grupo a taxa encontra-se em 0,9 filhos por mulher nas usuárias de um plano de saúde que frequentam uma unidade própria desta empresa. Ou seja, também em Belo Horizonte estamos com taxas de fertilidade muito baixas.
É bom para o planeta ter essa redução na população, principalmente em países desenvolvidos. Um europeu consome muito mais recursos que um africano, por exemplo. Com as mudanças climáticas, a produção de alimentos não será mais a mesma.
A DW falando sobre demografia não perdeu a viagem ao alfinetar os líderes da Hungria e Polônia. A Europa está com essa crise demográfica justamente por conta das políticas lacradoras pulverizadas desde a consolidação da UE.
As políticas europeias não dão a segurança necessária para que as pessoas sintam que vale a pena colocar mais pessoas no mundo. Houve renovação de gerações quando movimento foi de dar qualidade de vida à maioria, mas de umas poucas décadas para cá tem sido investido muito capital político para tirar essa qualidade de vida a favor dos mais ricos. De uma forma geral temos assistido a muito investimento para manter os ciclos de consumo, mas degrada-se o essencial: os sistemas de saúde (os privados não substituem os públicos, porque só funcionam enquanto há dinheiro e até isso é discutível), os sistemas de educação cada vez menos preocupados com a qualidade e a serem meros depósitos de crianças para não incomodar os pais que têm de se escravizar, para não falar da justiça que vive da imagem e nem isso consegue assegurar deixando transparecer que não funciona quando o dinheiro está envolvido. E falemos de reformas, as pessoas dedicavam a vida a trabalhar para aproveitar na velhice. Hoje em dia, além de ser cada vez mais difícil alcançar esse benefício, a maioria acaba preso em lares de terceira idade a serem tratadas como calhar. Deviam ver o que passam esses velhos que dedicaram a vida ao trabalho por uma reforma. Dá dó! Com esse panorama quem se atreve a ter filhos?
Como era ser uma mãe na Idade Média? Durante a Idade Média, as mães, sem apoio externo, eram responsáveis pela saúde, segurança e educação de seus filhos, muitas vezes enquanto trabalhavam para colocar comida na mesa também. Claramente, o conceito de uma mãe que trabalha não é novidade! As mulheres medievais arriscavam suas vidas para ter filhos, não que elas tivessem muita escolha.
O problema é que na Alemanha tudo é caro, e para estrangeiros o trabalho é praticamente escravo. Querem pessoas para habitar más não facilitam em nada.
A tendência mundial eh a populaçao envelhecer. A natalidade caiu drasticamente nos países desenvolvidos no século XX. Isso fez com que a populçao ficasse com mais velhos.
O Brasil não é desenvolvido e está tendo problemas já em contagem regressiva, a China é mais ou menos desenvolvida e aos poucos verá problemas e o que falar do Chile?!
@@andersonmaciel5532 Então infelizmente os países desenvolvidos são exemplos para os demais. O desenvolvimento econômico eh um parâmetro para outros países. A diminuiçao da natalidade eh consequência do desenvolvimento econômico.
@@ailtonrodrigues783 , suponho que seja em outro sentido, o desenvolvimento econômico desenfreado, sem educação específica sobre o uso dos recursos que é um problema para os países desenvolvidos. Essas nações sobrecarregaram e ainda sobrecarregam o mundo para satisfazer o luxo desnecessário, o mundo paga por isso tudo, a Europa jamais experimentou tanto poder de compra em toda sua história, o típico e velho europeu decidiu aproveitar toda essa riqueza sem se preocupar com o futuro e hoje estão pagando por isso, muitos diziam que o capitalismo selvagem americano era um problema, mas no final é o capitalismo selvagem europeu que é o problema e ainda para eles mesmos, um tiro no pé!
@@andersonmaciel5532 Bom, a China já registrou a primeira queda na população ano passado, sinal de que nas próximas décadas vamos ver a quantidade de chineses diminuindo cada vez mais. Acredito que todo país passará por esse processo, e depois de um tempo vamos poder estabilizar a população mundial.
Isso não eh privilégio da Europa. A Asia ja está assim. O Brasil está seguindo esse passo. Tenho 35 anos, sem filhos, e muitos da minha geração estão ou não tendo filhos ou tendo apenas 1 , no máximo 2.
@@lucasjuliano5813 sim. Mas isso sempre teve. Estou comparando gerações. Antes era normal no mínimo 2 a 3 filhos. Fora as famílias coelho. Compare as suas gerações.
@@lucasjuliano5813 não o suficiente, o número de filhos por mulher hoje no Brasil é 1,7 (se já não diminuiu), bem abaixo do necessário e semelhante à Europa
Excelente vídeo! A propósito do crescimento populacional, Prof. Danny Dorling, de Oxford, tem um estudo apontando para a estabilização da população global em 10 bilhões no ano de 2050.
A China já tá encolhendo ,com uma taxa de natalidade igual a da europa ,mesmo depois do fim da política do filho único.Aliás a india já ultrapassou a China ,e se tornou o país mais populoso do mundo.
Com relação à força de trabalho, há milhões de jovem vivendo eternamente por conta do Estado e sem contrapartidas. Tanto europeus, quanto estrangeiros. Coloca esse povo para trabalhar que já melhora muita coisa.
Sou brasileira e tou aqui em Portugal, é uma coisa eu digo, eles não valorizam imigrantes não viu. Além disso tão passando uma crise imobiliária seríssima e a saúde e precária.
Como Portuguesa e Pelo Seu Comentário Maldoso.. Te Respondo.. Sim Valorizamos Os Imigrantes Que Já Chegam Mais Que Os Portugueses ❤ Ainda Bem Pq Portugal é Um País Que Vai Na Velhice 😢 E a Crise Imobiliária Deve-se Ao Facto De Muitos Imigrantes.. Eu Estou Nem Aí Pra Muitos Que Só Espalha FaKe News 😢 Se Cuida ❤
Tem que se levar em em consideração o limite de idade em que o ser humano consegue ser produtivo. Um operário com mais de 60 anos fica inviável. Tem que aumentar a contribuição, um ser humano pode chegar aos 100 anos mas trabalhar eficazmente até os 80 é impossível.
@@luisalbertohesselmann1286 Nem todo mundo é como seu avô. A maior parte das pessoas desenvolve problemas de saúde a partir do 40. Saúde é um impeditivo muito maior que a tal "força de vontade"
@@petersonflr Fato. Nunca fumei, nunca bebi ou usei drogas. Sempre malhei (ciclismo, natação) mas depois dos 40 e poucos começaram a aparecer probleminhas de saúde do nada, pré-diabetes, colesterol ruim, problemas de visão e assim por diante.
Em 2:32, a exceção do fato dos países, por não terem mais uma grande quantidade de pessoal para dar prosseguimento à produção, começarem a empobrecer, acarretando, assim, no escalonamento dos problemas internos que podem degringolar para uma guerra civil, o fato de ter menos gente para comer e, principalmente, matar as pobres árvores é super bom 😊
Eu estou disposta a morar na Europa e pagar impostos lá. Meu grande problema é juntar dinheiro com esse salário BR para poder migrar com segurança financeira.
Não adianta oferecer dinheiro porque não vai resolver. O problema é que não vale a pena ter filhos hoje em dia, principalmente para mulheres Vivemos numa sociedade que diz que nosso valor diminui quando temos filhos, somos hostilizadas, insultadas, impedidas de trabalhar. Temos de cuidar dos filhos sozinhas (mesmo quando somos casadas), assumir múltiplas funções, dupla ou tripla jornada e jogar a carreira de lado. E aquelas que optam por ter filhos apesar disso tudo por quererem ser mães ainda têm de enfrentar o medo de sofrer violência obstétrica, do filho ser vítima de violência, do filho se tornar um total desconhecido ou de ser morto na escola a tiros (se não for o próprio filho quem mate os colegas a tiros) Com tudo isso, por que nós iríamos querer ter filhos? Pior: mais de 2 filhos? Não vai ser 1000 reais ou um bolsa família da vida que vai compensar esse estresse todo a ponto de ter filhos nessas condições se tornar uma boa ideia
Se qualquer pessoa não está disposta a se sacrificar por seus filhos e sua familia, então realmente é bom que n os tenha. Ter filhos e ser pai/mãe significa abrir mão de ti msm e tuas vontades e se doar a eles. As dificuldades que tu fala sempre existiram e antes haviam muito mais, e mesmo assim, nossos pais e avós tiveram familia.
@@Chris-nh7ie então, pois é exatamente isso que as pessoas estão fazendo: optando por não ter filhos. Aliás, é disso que o vídeo comentado se trata. Dizer que nossos pais e avós não pensavam sobre isso não é verdade; nossos antepassados tinham muitos filhos porque os métodos contraceptivos eram ruins e a religião incentivava a natalidade, não porque era uma escolha. Não é coincidência que a taxa de natalidade caiu conforme a pílula e os preservativos se popularizavam. Quando as pessoas puderam optar, elas decidiram que era melhor ter poucos ou nenhum filho. Essa diminuição na taxa de natalidade já existe há décadas, eu mesma sou filha única, a maioria das pessoas da minha idade tem um ou dois irmãos quando tem (e eu já virei o cabo da boa esperança faz tempo). Não é como se fosse uma tendência recente.
€250,00 por filho nascido ? É piada, não paga as roupas da criança. No Brasil a taxa de natalidade também cai. A elite mundial percebeu que é melhor valorizar o que ela tem ao invés de produzir em escala de produção, então é melhor vender mil carros caríssimos do que vende vinte mil do mesmo carro barato. Assim para os alimentos, que os grandes fornecedores de insumos agrícolas produzem os fertilizantes e compram os grãos no meio da cadeia produtiva. Por filho para quê ? Na Espanha a taxa de desemprego é de quase 13%. Qual espanhol porá filho no mundo ?
Antes fosse esse o problema. A questão é que, antes da população encolher, o país passará pelo processo de inversão da piramide etária. Uma grande quantidade de idosos dependendo do Estado de bem-estar social. Esse mesmo Estado de bem-estar social não terá uma população economicamente ativa para se manter e você terá um cenário semelhante a algumas cidades no Japão: uma parcela significativamente grande da população envelhecida e vivendo na pobreza.
Os programas sociais Europeus que todo mundo admira e fala bem, custam 45 % do rendimentos das família, somados aos altos custos de energia e inflação crescente fica muito difícil ter filhos na Europa. Sem falar da crise habitacional, e que europeus costumam viver em apartamentos e casas pequenos, não tem muito espaço pra filhos, tem ap sendo construído com um quarto só.
@@dragon3151 Sério? Nesse caso como continuam sendo bilionários? Já sei! Pagam ordenados miseráveis aos empregados e a "contribuição" para a sociedade é feita através de offshores, fundações, prática de lobbying com politícos e instituições religiosas, estas últimas que não pagam impostos ao estado.
@@dragon3151ajuda mas também contribuem para a pobreza e falta de oportunidade,quantos bilionários você não vê investindo rios de dinheiro pra andar de lancha,jatinho pesquisa aí quanto custa a manutenção de um iate,até empresários que ganham mais ou menos ostentando com carrões de luxo enquanto os empregados?há,é salário mínimo sem benefício algum e os empresários aí da dizem "pago baixo pelos impostos" e como que o cara mantém o iate,ou jatinho,carro de luxo e afins?só pra manter um bom carro por ano chega quase aos 10 mil,e nem é de luxo,mas na hora de aumentar nem que pouco o salário são mil e uma desculpas nem cola mais cara
Minha bisavó teve 12 filhos, minha avó teve 7, minha mãe teve 3, e eu com 28 anos n tenho nenhum.
kkkkkkkkkkkkkkkk ta poha
eu também não tenho, até pra ter ta osso
Eu não sabia que homens poderiam ter filhos...
@@leandro3825 Não podem, as mulheres fazem filhos com o dedo mesmo.
Filho só depois dos 40 pra mim
Quem é louco de querer ter filhos num mundo com esse custo de vida altíssimo?
como se no tempo dos nossos avos o mundo fosse melhor. Esse pensamento que esta empregnado na sociedade vai custar muito caro daqui alguns anos.
@@kaiobraz7931 Antigamente as mulheres não trabalhavam fora de casa, então tinham tempo pra cuidar dos filhos. Fora que a maioria das pessoas morava em áreas rurais, onde a vida era bem mais simples.
Agora, a urbanização está ficando cada vez mais forte, as pessoas estão tendo cada vez mais prioridades e a vida está ficando cada vez mais complicada.
@@kaiobraz7931 Antigamente o mundo era outro
É o preço do "progresso" que vem desde a época da Revolução Industrial. Vários postos de trabalho foram desaparecendo nas últimas décadas. A tecnologia ajuda por um lado, mas prejudica em outro causando desemprego e subemprego
@@cachorroninja5210 sim era outro, as pessoas mal chegavam nos 40 anos. Expectativa de vida baixíssima.
Criar um filho hoje com saúde, educação, boa alimentação e morada é um desafio, os custos são imensos. Tem que pensar muito em ter 2x ou mais.
A gente tá falando da Europa.
@@imperium4821aqui está difícil tb
Fora a questão moral de trazer um indivíduo ao mundo sem o consentimento dele.
"Na Alemanha pagam 250€ por filho" acontece que esse valor não é relevante na Alemanha, ou seja, não é significativo ao ponto de estimular a taxa de natalidade.
Se fosse 250 MIL, até que seria um bom incentivo! Mas que raios vão fazer com 250?! 😅
250 euros? . Uma calça para minha filha de 16 anos custa 300 euros. Conhece esse meme? Kkk
@@rosedias6865 se vc da uma calça para sua filha de 300€ vc não preçisa de Kindergeld.
@@wagna4628 MEMEEEEEE
@@wagna4628 isso é um meme da internete
Aqui no Brasil aumentaram a idade mínima para aposentadoria porém, esqueceram de projetos para inserir os mais velhos no mercado de trabalho.
Apesar de ter formação, estou penando para arrumar ocupação.
Vem governo, vai governo, e as políticas públicas são sempre feitas de qualquer jeito.
Emprego é miséria cara, tem que empreender... provavelmente tua formação superior é inútil
também esqueceram dos jovens, muitos batem na trave da falta de experiencia
Cara... não tem emprego nem para os jovens. Gerar emprego no Brasil é praticamente um crime, é uma "exploração do trabalhador" como muitos dizem.
Aumentaram a idade mínima pra aposentaria, ou seja mais idosos trabalhando e ocupando vagas e mais jovens que não conseguem entrar no mercado de trabalho porque as vaga estão menos disponíveis ainda
Moro em Portugal.
É assustador sair na rua e ver MUITOS idosos, e quase nenhum jovem
Você não viu em Madrid o tanto de idosos que tem. Sao muitos, muitos mesmo.
Velhinhofóbico!
Portugal ainda tem uma particularidade: que são os portugueses jovens irem morar em outros países.
As pessoas precisam envelhecer w morrer,isso é natural
O bom é que logo você não os verá. 😂
Futuramente o problema daqui do Brasil vai ser outro, falta de mão de obra especializada. A nova onda de jovens indo procurar oportunidades de emprego em outros países é absurda, sempre vejo algum comentando sobre os planos de ir pra fora no futuro. Recentemente bateu recorde o número de brasileiros da área da saúde que foram trabalhar nos Estados Unidos. Isso é bem preocupante, o Estado brasileiro precisa criar condições ou seguiremos lutando contra a fuga de cérebros
Essa realidade já chegou em alguns municípios. Estados de idosos como o RS e RJ já sofrem com falta de mão de obra para tratar de público que só cresce. Olha o quanto de farmácia tem no seu bairro.
Onde moro a procura por Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Técnico de enfermagem e cuidador de idosos é gritante.
Quem quer fugir daqui sou eu tbm. Mora na capital deve ser mil vezes melhor.
@@valdeirrodriguesferraz3814 E no Brasil já tem um agravante, o difícil acesso as universidades de medicina, se os poucos que temos forem pra outros países estaremos perdidos. E sim, já havia reparado o aumento no número das farmácias. Bom, é preciso agir. Outro fato curioso, é que nos países desenvolvidos a população migra dos grandes centros urbanos pro interior por causa da vida tranquila que proporciona, aqui não, migramos do interior pros grandes centros porque apesar da vida agitada e do caos, é aonde estão as oportunidades de emprego e de crescimento. Infelizmente as cidades do interior estão nas mãos de prefeitos despreparados, amadores e sem o mínimo de interesse de levar desenvolvimento
@@valdeirrodriguesferraz3814 Apesar de muitos brasileiros estarem indo para fora, seu comentário reflete a sua realidade, não a realidade do Brasil. Em 2000, havia 175.9 milhões de pessoas no Brasil e 230.110 médicos, em 2020, 213.2 milhões de pessoas e 502.475 médicos. Ou seja, enquanto a população aumentou em 21%, o número de médicos praticamente DOBROU. O motivo de você ter toda essa procura por profissionais da saúde é, justamente, pelo fato de que a maioria se localiza em regiões nobres das demais capitais brasileiras. Falta médico no Nordeste, Norte, Centroeste, interior do Sul e do Sudeste? Falta, mas não por falta de profissões, e sim por falta de incentivo para levar esses profissionais a trabalhem num lugar ruim, muitas vezes ganhando menos do ganhariam onde já estão. Estão abrindo trocentas faculdades particulares de Medicina, logo esse número chega em 1 milhão.
Área de saúde dos EUA é a mais díficil de entrar. Se for Médico, é necessário praticamente refazer toda a gradução.
@@valdeirrodriguesferraz3814 É nada. OS salários na área da saúde só diminuem. A precarização das outras áreas fez todo mundo correr pra se formar em saude e agora temos um volume grande de mão de obra.
O Brasil está passando por um problema parecido. E pior: não chegamos nem ao status de país desenvolvido.
Será??? Vai nas favelas...maranhao..amazonia..pior..querem q o governo os sustentem
capitalismo é o nome disso, todo mundo pensa em aumentar a idade de aposentadoria, mas ninguem pensa em diminuir o lucro que é retirado do trabalho do trabalhador para lhe dar uma aposentadoria digna.
@@elainenovak9114 smt velha
se os brasileiros continuar tendo filhos vai ficar ainda mais pobre, já que cada dia a tecnologia tira e precariza os postos de trabalho.
para o Brasil ficar mais rico a população tem que diminuir, assim os preços das terras e das casas ficam mais baixo e aumenta o PIB per capta por falta de demanda.
quanto mais pessoas, mais alto os preços das terras, alimentos e dos imóveis ficam.
Já está abaixo dos 1,7. Kkkkk
E vai pior. Estamos vivendo numa sociedade hostil ao ser humano em todas as areas de vida: trabalho, educaçao, saúde, custo de vida, tempo , trânsito, violência, desemprego... etc. Poucos tem qualidade de vida. Faz 30 anos que escuto sobre a baixa taxa de natalidade na Alemanha e Europa. Nunca vi politicas razoaveis para melhor esse fenômeno. Precisa de reformar o sistema em que vivemos. Ser humano nao pode ser meramente mercadoria (objeto) precisa ser sujeito na sociedade!
kkkkkkkk, q piada
Então fale isso para os árabes e africanos, porque eles continuam tendo muitos filhos.
Essa é a maior prova de que o sistema previdenciário é a maior pirâmide financeira que existe
É verdade
Isso não era óbvio?
Mas, esse não é o único problema, até porque, em grande parte das pessoas não querem terem filhos por diversos motivos no mundo atual
. Existem formas de entretenimento e possibilidade de alcançá-las, o que faz as pessoas, princ as mulheres a pensarem em filhos somente depois e muitas vezes só querem 01 filho, o que não alcança a taxa de substituição, que deve ser 3 filhos.
. custo altíssimo, atualmente com os conflitos e fomento a eles através de investimentos em armas torna-se ainda mais caro. A Alemanha é exemplo perfeito disso.
. como disse os conflitos atrapalham muito, pois parte dos recursos são direcionados e os efeitos são sentidos, na Alemanha o custo de energia explodiu, nos EUA a dívida pública está cada vez mais descontrolado e os custos crescentes em conflitos só piora.
. Ideologias atuais implantadas e tentativa de restringir a forma de pensar de outra. A ideia disseminada que a família não é algo mais importante está funcionando muito bem, mas no caminho da destruição da Europa.
, Atualmente há um crescente sentimento e movimentos anti-imigração na Europa, o que só agrava ainda mais.
Portanto, são vários os problemas e as "soluções" não estão adiantando.
@@Joao-bx1te uma solução simples é virar cristão.
A bomba demográfica aqui no Brasil também será um problema e Ale disso os jovens estão a procura de melhor condição de vida fora do país.
Brasil é uma idiotice não para de fazer filhos para serem escravos de políticos corruptos
Redução de natalidade, qualidade de vida vem de equidade, o Brasil ainda tem um número de desempregados e subempregados assustador, a ainda nem sofremos os efeitos da nova onda digital que vai achatar mais ainda os empregos. O problema dos Europeus, da inveja em muitas partes do mundo.
nas classes médias, eu imagino que já seja bem parecido com a Europa e Japão/Coreia. Eu me formei na faculdade há 10 anos, teoricamente, seria por agora que meu círculo da faculdade estaria já com alguns filhos, mas conto nos dedos de uma mão o número de ex-colegas com filhos. Na minha família, que tem pessoas de classes sociais mais baixas, eu já vejo um número maior de crianças, mas, mesmo assim, raramente mais que um por casal.
@@0102MOA claro, desde 2016 após o golpe, o estado não investe pra gerar empregos, aí fizeram um teto de gastos em 2017 kkkk
E nem conseguimos as conquistas sociais da Europa...
Do que adiantaria ter mais gente se a tendência é ter cada vez menos empregos e menos garantias .
eles precisam de mais gente pra pagar os impostos, o estado vive disso já que não produz riqueza!
Mais gente significa mais dinheiro para os mais ricos. Mão de obra escrava. As pessoas aceitam qualquer sub-emprego por comida e ter suas necessidades básicas supridas.
@@ch7428Perfeito!
Importante para ter a reserva de desempregados que aceitam qualquer trabalho em qualquer condição por um salário de miséria.
Nem se fala ainda na automação da indústria e da IA que vai reduzir muito a necessidade de mão de obra e vai tornar o nível de qualificação mais alto ainda do que hoje é, além da alta rotatividade de empregados para atender a essas novas demandas do mercado.
Aos insanos que querem ter filhos, apenas: boa sorte. Boa sorte pros pais e mais ainda para os filhos que vão receber um mercado de trabalho dificultoso e um mundo catastrófico pelas mudanças climáticas.
Pessoas mais instruídas não querem ter muitos filhos…. Custo é altíssimo
O que esquecem é o altíssimo custo de vida no continente europeu, as famílias pensam 10 vezes antes de ter um filho...
depende onde vc morra, no norte e caro, no sul bem mais barato
@@doctorno5050 No sul de onde? A Europa é um continente.
@@Renylycka no sul da Europa, espanha, Portugal, grecia e mesmo italia são bem mais barato que França, Inglaterra e os pais do norte como noruega, Dinamarca etc o salário minimo no Portugal e 740 euros, na França e 1500
@@doctorno5050 no sul, tipo sul da itália, criminalidade e narcotráfico a 1000 kkkkk lá é barato, mas... perigoso igual ao RJ
@@carlacp8230 eu sou metade italiano metade frances, conheço bem ja morrei la e tbm na Tunísia, nada comparável, ma italia tem 400 homicídio por ano com 50 millions habitantes, na França menos de 1000 por 70 milhões, no brasil 50 000 homicídios por 210 milhões, não da pra comparar né
Esse problema se tornará mundial mesmo porque está difícil criar filhos. Difícil em todos os aspectos.
O elefante na sala é o custo de vida, e de criação de filhos, que aumenta muito. Isso, e as jornadas de trabalhos dos pais, que impacta negativamente a natalidade.
mulher no mercado de trabalho, essa é a causa
@@fernando4885 esse não é nem de longe o principal problema. Suponhamos que as mulheres voltem a ser donas de casa, a taxa de natalidade continuará baixa. Acontece que quem acompanha os índices econômicos do mundo sabe que certos recursos estão esgotando, e portando o valor das coisas está subindo. É super caro manter um filho na Europa, por isso as pessoas optam por ter somente 1, além do mais, devido ao alto custo de vida, é necessário que ambos os pais trabalhem
@@fernando4885 tu não pensa antes de falar ou é proposital pra causar? Eu realmnt fico na dúvida.
@@fernando4885 em breve, e bem logo, os homens tb perderão a funçao no mercado de trabalho, prepare-se a I.A. vem p cortar custos
@@fernando4885 kkkkkkkk. A mulher está no mercado de trabalho desse a revolução industrial.
O problema é o custo de vida. O poder de compra vem caindo absolutamente no ultimo século. A classe média inflando e empobrecendo.
O pessoal literalmente desiste de ter mais filhos.
Eu amaria ter tido 3. Mas se pagasse 3 colégios passava fome, então ficamos só com um.
Está certíssimo quem pensa antes de ter filho. Horrível colocar ser humano no mundo para passar necessidade.
👏👏👏
antes todos pensassem assim, tem muita gente q n tem nem onde cair morto e ja está tendo até o 3° filho...
@@GuiAlmeida o mundo cria kkkk
é po onde ja se viu colocar filho no mundo sem ter grana, tá certo as grandes coorporaçoes e a classe empreendedora que constantemente luta por um salario minimo, que seja o minimo para o trabalhador continuar vivo e produzindo, e ta certo o estado composto por pessoas que foram eleitas com doaçoes de grandes empresarios e agora lutam pelo interesse de quem os financiou fazendo uma reforma de previdencia onde o velho tem que trabalhar mais e a grana que o empresario acumulou com o trabalho deste continua intacta. tem de se levar em consideraçao que a expectativa de vida nao traduz a realidade pois pessoas que possuem um poder aquisitivo maior vivem mais, tem mais acesso a saude, alimentaçao saudavel e etc, já os outros nao, a maioria das pessoas, como eu e voce, vai morrer trabalhando para o bilionario/rico continuar acumulando mansoes que ele nao precisa e bens de luxo banais enquanto uns morrem dps de serem expulsos do hospital por nao terem dinheiro ( senhora dos EUA, QUE MORREU NA PORTA DO HOSPITAL )
A verdade é que quem tem condições, é egoísta e não tem filhos, quem não tem, faz filho adoidado...
Ficar mais velho e viver mais é ruim pra quem? Pras pessoas? Acho q não.... É ruim pro "sistema econômico"
difícil é ficar velho e ter saúde, a expectativa de vida aumenta a base de remédios. Não é qualidade de vida real .
@@fernandocintra5456não podem obrigar "ainda".
@@TheJoaovicentepara o Estado, menos escravos, menos gente pagando imposto
@@CAROL-vh7xnpse, o pessoal comendo comida processada e engordando achando q vão chegar na velhice bem
Meu bisavô setá com 106 anos e não aguenta mais viver. Viver mais é bom só pra quem está ao redor do indivíduo mas não pra ele mesmo.
A questão é que ter filhos atualmente não é o mesmo que há décadas, séculos atrás. Não é possível manter os mesmos princípios dos nossos avós, pais, etc... Especialmente em relação ao apoio as mães. Eu não tenho qualquer pretensão de ter filhos pq acompanho amigas que são mães e vejo como é difícil a vida delas. Criar uma criança já é complicado, adicione nisso o custo de vida altíssimo, um mundo cada vez mais violento e, principalmente, a vida das mães que acaba girando em torno apenas dos filhos. As empresas não dão qualquer suporte, isso quando não demitem por conta disso. A sociedade em si, só sabe julgar e também não dá qualquer suporte. Mulheres são muito mais do que "parideiras", nós almejamos mais do que simplesmente engravidar. Mas, mesmo as mulheres que têm esse sonho, se vêem desencorajadas quando percebem como a realidade de uma mãe é difícil. A questão não é somente dar apoio financeiro aos casais, é preciso construir toda uma nova maneira de ser pais.
@RnasDnx Primeiramente, essa notícia sobre o Canadá é de 2017 e não se aplica a crianças, e sim a adolescentes maiores de 18 anos. E a eutanásia é por outros motivos, e não incentivo a "acabar com a própria espécie". Esse projeto de lei foi revogado pelo governo, assim como o mais recente, em relação à pacientes psiquiátricos.
Sobre não ter "responsabilidades", é justamente o contrário. É por se ter maior responsabilidade, que as pessoas estão optando por não ter filhos. Como você vai criar uma criança sem ter condições, só para manter a espécie? E outra, desde que o mundo é mundo, e humanos são humanos, que nós dizimamos nossos semelhantes por "N" motivos. Além disso, quantas crianças não são mortas por situações extremas, isso quando não passam fome (vide o caso da África e tantos outros países pobres)... De que adianta ficar colocando mais gente no mundo pra não acabar com espécie, se não cuidamos nem dos que estão aqui. E outra, se a Europa estivesse mesmo preocupada com isso, pensaria em leis de incentivo à imigração. Mas eles continuam com essa visão de manter dentro dos seus
Falou tudo
É verdade, antigamente tinha muita pobreza também mas hoje em dia vemos que isso não é justo para um ser humano, parir um filho apenas para sofrer nesse mundo, então é melhor não ter, em meio a tantos métodos contraceptivos hoje em dia fica mais fácil evitar.
Comentário cirúrgico Gabriela.
Me formei em 2012 na faculdade e só depois de 10 anos as mulheres que se formaram comigo na época algumas estão tendo filhos (filho unico). Algumas o negócio é viajar (nada de filhos ou casamento)
Gabriela, foi isto que a tua mãe te "passou"?
Vídeo muito necessário, principalmente para todos saberem que ainda não há solução viável a vista no momento. É bom observar o que ocorre agora na Europa e Japão pois em pouco tempo nós da América do Sul passaremos pelos mesmos problemas, e com menos dinheiro para financiar as famílias.
A única solução é abrir para a imigração
A solução está sendo a imigração, o proprio video diz. O problema é que a imigração é muito seletiva né. Não querem envelhecer nem aceitar imigrantes....europeus sendo europeus.....
@@felip3442 aí que tá, todos querem ir para Europa e Japão.. quem vai querer ir para o Brasil?
@@tuchevera já vem pessoas de vários lugares mano, bolivianos, paraguaios, venezuelanos, argentinos, haitianos, nigerianos, angolanos, libaneses etc
@@tuchevera os europeus. Tendo em conta a evolução tecnologica com a ai e outras areas acho que no final vai correr tudo bem-
Tempo+dinheiro=filhos. Simples assim... Ninguém tem mais tempo, motivo, corrida atrás do dinheiro.... Se não as contas te engolem.
É engraçado porque na Nigéria o trabalhador não tem nem tempo nem dinheiro mas tem muito filho estando em vias de passar o Brasil nessa década e os EUA na seguinte.
Na verdade, é o contrário. Quanto mais dinheiro, menos filhos. Quanto mais pobre, menor o acesso a informações e formas de planejamento familiar, mais filhos. Basta olhar os países pobres e ricos e suas taxas de natalidade.
@@chamas90 Na realidade a Nigéria já ultrapassou o Brasil. Nós somos o 7° país mais populoso agora.
Pessoas ricas tendem a não ter filhos
@@chamas90 na áfrica sempre tiveram muitos filhos a diferença é que eles não sobreviviam, a expectativa de vida era baixa, isso aconteceu pq os Europeus os estorquiram, foram anos de mineração, agora a áfrica está se desenvolvendo o número de pessoas nascidas vai aumentar e quando chegar no pico vai decair assim como aconteceu com o Brasil que está decaindo agora e assim como aconteceu com a Europa que já decaiu.
A Europa ocidental já é um continente Islâmico. É questão de tempo. Se a taxa de natalidade na Europa já está abaixo de 1,5 e um casal muçulmano tem 4 filhos em média. Acabou.
Depois de um tempo, uma 2 gerações, os muçulmanos entram no ritmo e começam a fazer menos filhos, na Europa (ainda) há liberdade para deixar a religião de lado, acho que a tendência não será a que está parecendo agora.
@@angelico1 Não existe esse papo de poucos filhos na Sharia não fi. Na verdade eles irão vencer justamente por causa disso. Vai passar gerações e irão manter suas tradições. Não existe constituição, leis, cultura, tradições, ou seja, absolutamente nada que esteja acima da sua Sharia, onde quer que um mulçumano estiver.
@@angelico1 O fato é que a imigração islâmica é constante, uma família islâmica pode se secularizar mais será logo substituida por 4 outras famílias imigrantes, assim a população estará aumentando. Com a população nativa isso não acontece ela está em perpétuo declínio.
@@Lucas28027 Mas pera um pouco: você está se preocupando com uma cultura nociva trazida por gente muito religiosa e sem instrução, que é algo que pode ser dissipado só longo do tempo, ou com a etnia ou cor da pele do cidadão médio francês? Eu não me importo se a Europa ficar marrom logo de uma vez, desde que mantenham os valores do iluminismo.
Se for os muçulmanos de primeira geração (estrangeiros), eu concordo, já os filhos de estrangeiros, também não tem filhos como os nativos.
Aqui na Itália só morre gente com mais de 90 anos pra cima. Só se ver gente velha nas ruas e pouquíssimos jovens.
🤣Que loucura. Já li que a Itália tem muitos idosos, mas não sabia que era exagerado assim não.
É que os jovens ficam em casa no computador, e os veios vão para a feira comprar comida para eles..
e os poucos que tem vão embora.
eu vou pegar minha cidadania e ajudar a italia então kkkkk
Principalmente no sul
Eu e minha esposa chegamos a conclusão de ter somente um filho (a), pois tá difícil de educar e criar uma criança nesse mundo incerto, e difícil em todos os termos.
Quando foi facil? Para seus avos? Para seus bisavos? Isso é papo furado...
@@coinspiration33 olha só, está me julgando, aprende a interpretar algo primeiro antes de falar...boa sorte👍
@@coinspiration33 Do que eu me lembro antigamente as mulheres ficavam em casa e todos viviam na mesma região tornando a rede familiar mais forte. Não havendo essa rede tente criar seus filhos.
E eu resolvi não ter nenhum, fiz vasectomia
@@MrWolfy08 Do que eu me lembro antigamente não existia penicilina, vacinas e cesariana e muitas mulheres morriam já no parto, as crianças teriam que sobreviver a todas as doenças prevenidas por vacinas, uma simples faringite levava a uma febre reumática, vc tinha que sobreviver ao sarampo, rubéola, toxoplasmose, poliomielite. A renda das famílias era muito mais baixa que hoje e somado a todos esses problemas de saúde as pessoas só tinham a opção de se unir. Muitas famílias eram unidas devido a desmembramentos de outras famílias. A mãe morria no parto e os filhos ficavam com uma tia e os sobrinhos ajudavam a cuidar dos filhos da mãe adotiva. Falar que era fácil no passado pq as pessoas eram unidas é de uma ignorância que desonra nossos antepassados e toda a luta deles por criarem suas famílias.
Resolvi não ter filho. Uma vida mais leve e mais barata.
Melhor coisa, voçe tem tempo pra pensar em si mesmo, eu já estou com 35 anos não tenho vontade nenhuma de ser pai, se fosse pra ter seria quando eu estava com uns 25 anos e olhe lá.
@@Gabriel-md7gt Tenho 35 e também estou nessa. Um emprego bacana, viajo...É isso. Viver as experiências que esse mundão pode nos proporcionar.
Triste ver dois caras com a minha idade e uma mente tão egoísta. Eu amo viajar. A diferença é que um dia estarei viajando com meu moleque tbm.
@@marcelloholland5874vc trazer uma pessoa ao mundo é uma atitude egoísta também, quantas pessoas nascem e depois dizem a se mesmo que nunca deviam ter nascido? Vc não sabe se a pessoa realmente vai achar a vida algo bom
@@marcelloholland5874 egoísta a pessoa que faz filho só porque não se suporta sozinha!
Minha bisavó teve se não me falha a memoria teve 14 filhos... Minha avó teve 12... minha mãe teve 2... Eu com 40 anos não tenho e nem pretendo ter nenhum...
Prefiro gastar meu salario comigo mesmo e não quero esse tipo de responsabilidade!!
responsabilidade não, despesa desnecessária
O fato desse problema ser visto apenas do ponto de vista econômico e administrativo é sintomático.
Ninguém olha pro social e cultural, principalmente no que tange a questão das redes sociais, flexibilidade de casas e separar, esse feminismo nefasto, seguir carreira, liberdade geográfica e a facilidade de se locomover que antes não tínhamos e a questão da previdência, é só mais um tipo de assistencialismo socialista que estava fadado a quebrar cedo ou tarde.
O negócio é bem mais complexo do que parece.
Mas se o governo deixar que as pessoa resolvam por si só, vai acontecer o que sempre aconteceu em toda história da humanidade.
As pessoas vão se adaptar! Simples .😝
A solução que vc dá é que metade da humanidade abra mão dos direitos de cidadãs! Valha-me! Os homens acham q as mulheres devem algo a eles.@@rogerioissamu5312
no Brasil você não consegue arrumar um emprego descente, não consegue alugar um apartamento, muito menos comprar uma casa, para que ter filhos? para passar fome e viver na rua?
Isso está ficando assim no mundo todo. O cara trabalha como uma mula o dia inteiro, volta um bagaço à noite, mal tem energia para se relacionar com a mulher e o pior: só a possibilidade de ter mais um filho já causa preocupação por conta da dificuldade em fechar as contas. Olha... O incentivo do governo para aumentar a natalidade precisa ser absurdo, cabuloso mesmo para compensar.
@@angelico1é simples, acabar com o regime 6 x 1, melhorar as condições de trabalho e aumentar salários, que as pessoas naturalmente vão ter mais filhos
@@dragon3151 Até aí eu concordo. Apartamentos com 5 ou 6 quartos a preço de pechincha e minivans com preços acessíveis poderiam ajudar também.
Você é bem dramático não é? kkkkk. Não é isso tudo também. E não faz mal a ninguém ter uma vida mais simples. Quem quer ter filhos de verdade sempre arranja um jeito. Mesmo nos países mais ricos eles utilizam o mesmo argumento.
@@arturartur5068 passar fome é vida simples? kkkkkk
Mais uma excelente reportagem! Parabéns! 👏🏻
Minha mãe teve 3 filhos. Meu irmão teve 2, minha irmã teve 1 só, e quando pensaram ter o segundo desistiu pq não iria conseguir dar a mesma qualidade de vida nem de longe. E eu, nenhum e jamais terei. Como?!! Trabalhos horrorosos, salários extremamente baixos em 95% dos casos, e eles querem que a gente tenha filho de que forma? Ou o sistema oferece uma vida decente ou vamos desaparecer.
Enquanto isso , estamos caminhando para 10 bilhões, e não damos conta de equalizar a dignidade .
Exacto. Existe um desequilíbrio mundial. Aonde precisam de novas gerações, não tem filho. Aonde existem demasiados jovens, tem demasiados filhos.
Estamos tramados!
10 bilhões de gados caminhando para o abatedouro
@@wolfs4043 sua hora chegara primeiro, caro chifrudinho.
80% desse crescimento tá na África
Moro na Noruega, dizem que aqui é perfeito para ter filhos. O governo “ ajuda” sim. Mas essa ajudinha não é tão interessante se vc comparar como é caro ter filhos aqui.
Fora a cultura que mulher deve trabalhar tanto quanto o homem, que nenhum fique em casa para cuidar dos filhos, piora ainda mais.
Custo de vida caríssimo, longas horas de trabalho, ter filhos não é tão interessante 🤨
Mais os empregos daí pagam bem? Como é a desigualdade social aí?
Parabéns pela bela matéria.
A solução para esse problema é encontrar uma solução.
Simples assim.
Faz sentido. Nada como uma mente iluminada pra nos guiar.
(Eles) criaram o "problema" que na visão (deles) não é um problema e sim uma solução.
(Eles) querem menos pessoas no mundo e eles utilizaram muitos métodos para conseguir isso, e conseguiram.
Imigração é a solução
Se o problema fosse inverso, aí sim seria difícil achar uma solução.
Ta preocupante mesmo aqui em Portugal, você não vê uma criança nas ruas
Eu tô fora, quero filho não.
Os fazendeiros do mundo estão vendo seu rebanho ficar velho e diminuindo. ..
Se a natalidade em França é a mais forte , o que é preciso dizer também é que essa natalidade na sua maioria é de origem africana e árabe . Os europeus mesmo continuam a querer só um ou dois filhos e isso é muito gráve . A União Europeia para manter esta mesma população daqui até 2050 vai ter de importar 85 milhões de imigrantes .Isto dito por especialistas franceses nesta matéria . A situação é gráve .
Nossa que preconceito
@@hugodaniel8975 Não vejo onde está o preconceito ?
@@hugodaniel8975Quer Ver o Preconceitos Deles só Pesquisar o Que os Mulçumanos Estão a Fazer Na Europa 😂
@@franciscomarques4043é alta mas os africanos e mulçumanos vão de olho em benefícios sociais. E quem sustenta é que paga imposto. Vai ter uma bomba de qualquer jeito
E como ele bem frisou no vídeo e os eventos atuais anti-imigração será ainda mais complicado.
A Europa vai se tornar um califado kkkkkk
Franca ja é!
Quem vive mais e melhor, o funcinário público, um administrativo de uma empresa ou um trabalhador da produçao , um pedreiro que desempennham um trabalho pesado, é justo comparar?
Mais um vídeo muito informativo. Parabéns!!
video alarmista, dramatico e exagerado
Idosos trabalhando por mais tempo para continuar colaborando? Risos! As maquinas que substituíram a mão de obra estão ai..
Não é bem assim cara.
Já vi uma linha de pensamento oposta a essa... a idéia é baixar a idade de aposentadoria... isso melhora o mercado de trabalho para os mais jovens e permite terem mais filhos, visto que os avós, ja aposentados, podem ajudar a criar as crianças... também com idade mais baixa para aposentadoria algumas áreas como turismo passam a faturar mais... importante acabar com a lógica de sistema de pirâmide, onde os mais jovens pagam as aposentadorias dos mais velhos.. as aposentadorias tem que ser bancadas da arrecadação de impostos de todos, inclusive dos aposentados...
Mas gente, isso é falado por especialistas já nos anos 80 e 90, que a Europa teria este problema, e que talvez o BR tb, pois o número de filhos já começava a estagnar, e/ou diminuir.
Sim, o brasil tá seguindo o mesmo rumo
Pra mim isso é mix de uma questão cultural e de entrada no mercado de trabalho da mulher.
Eu vejo reportagem de gente que mora na periferia e teve 5 à 10 filhos.
Só que obviamente esses filhos no Brasil vão ter poucas roupas, não vão comer" carne de verdade" todo dia (linguiça e outras imitações de carne não contam), não vão trocar de celular com frequência.
Porém hoje os pais não querem dar uma vida de pouco dinheiro pros filhos, sendo que às vezes essas crianças cresceram mais felizes por ter vários irmãos pra brincar.
Na verdade, as que tem muitos filhos é porque não tiveram opções de lazer, qualidade de vida, liberdade.. Com o acesso ao mercado de trabalho, assim como o estudo, a tendência é a baixa natalidade, mesmo. Eu mesmo, só quero ter uma menina, para me fazer companhia, não quero mais que isto.
Então sai da Internet, dos grupos redpills e vai ter um monte de filho na pobreza pra ter brincadeira
Um desenvolvimento baseado na exploração. Análise muito rasa, talvez se não jogasse tantas pessoas (incluindo os seus) a pobreza e violência (divisões mais justas de riqueza, as pessoas teriam mais ou teriam filhos. Veja o Brasil onde os imóveis que se consegue comprar e morar mal cabem 2 adultos, quem vai ter filho? A Europa tbm é assim.
Eles envelheceram mas também ficaram ricos, pior é envelhecer e continuar pobres como toda América Latina, uma população idosa e pobre, triste situação para um país que teria tudo pra dar certo, mas não é o que está acontecendo com nosso lindo Brasil!
kkkkkkkk europa tá afundando em crise econômica, esse é o fim da mulher de escarlate montada sobre ouro e jóias que achava que nunca seria viúva... professias se cumprindo
Tradução: Temos que trabalhar até morrer.
Quase todo pobre já faz isso. Se aposenta, mas a aposentadoria é tão miserável que tem que voltar ao mercado de trabalho.
Isso tudo eu já escutava a professora de geografia falar quando eu estava no ensino médio nos anos 90.
Quanto menos filhos melhor para todos. Não tem mais empregos para todos. Sem falar que mais gente significa mais de tudo, mais carro, mais poluição, mais problema.
O problema é que as pessoas vão estar velhas demais para trabalhar. Quem consegue trabalhar com 100 anos?
Não adianta ter emprego se não tem quem possa trabalhar. E com mais pessoas aposentadas do que pessoas trabalhando não vai ter quem sustente a economia, inclusive produzindo alimentos suficientes ou pagando a aposentadoria. A sociedade vai colapsar
@@CibelliFogliato mas você esquece que a mão de obra já está sendo substituída pelas máquinas. Pq esse desespero em ter pessoas para trabalhar se no futuro a mão de obra vai se tornar cada vez menos valorizada ?
@Wang Lin não extinguir, mas reduzir, esse é somente um ciclo pelo qual a humanidade está passando. Com essa redução sobrará mais alimentos e recursos no mundo, acredite no que eu digo o planeta não está mais dando conta. Devemos matar metade da população então? Não, simplesmente pense, a mão de obra já está sendo substituída pelas máquinas, caso tenha muitas pessoas no futuro, imagina quanto desemprego vai ter. Agora com as pessoas reduzindo seu número de filhos, sobrará mais mão de obra, consequentemente as pessoas vão ganhar mais e o consumismo irá aumentar, e isso irá alimentar a economia no futuro. Com menos pessoas no mundo, os governos poderão fazer medidas muito mais efetivas para aumentar a qualidade de vida. O que vai acontecer? Depois de um tempo, devido a uma melhor qualidade de vida, as pessoas irão começar a ter mais filhos novamente, devido a ter mais segurança econômica. Como eu disse, ciclos.
@@aemon6929 sistema capitalista vai entrar em colapso, a ganacia dos patrões vai fazer o povo morrer de fome, gerando manifestações e revoluções pelo mundo.
Mas no socialismo, tudo vai dar certo com as máquinas!
@@aemon6929 porque máquinas ainda precisam de seres humanos, salvo se formos viver numa sociedade de máquinas produzindo máquinas. Além disso, máquinas vão pagar INSS?
Outra questão é que máquinas são caras e teríamos de investir muito dinheiro para produzir máquinas que possam substituir determinadas profissões como técnicos em enfermagem. Tu achas que um país como o Brasil ou a Argentina teria como desenvolver uma tecnologia assim em menos de 50 anos?
Nem a Europa vai conseguir isso.
O vídeo se centra na Europa, mas o problema é mundial, o único continente que não está vivendo isso é a África.
E imagina um futuro onde velhos ricos estarão vivendo sendo servindo pelos seus robôs enquanto uma massa de velhos pobres estará a Deus dará e sem aposentadoria, para mim é um futuro horrível.
Eu não acredito nem um pouco nessa utopia IA robótica do vale do silício. Se acontecer, vai ser só para concentrar ainda mais a riqueza nas mãos de poucos, seguindo a tendência das últimas décadas
Olá DW, gostaria de pedir um conteúdo para você caso queira.
No dia 17/04/2023, saiu uma matéria do 'sociedademilitar' falando sobre a demissão de vários militares do exército e aeronáutica, mostrando insatisfação com salários, funções de privilégios pra filhos ou parente do alto escalão, poderia ver e dar uma aval, e mostrar o problema que causará na sociedade.
Um belo tema sem dúvida!
A desmotivação entre os oficiais das Forças Armadas é crescente sim é verdade!
Salários baixos e muita cobrança…
Enquanto isso o governo paga pensões gordas a filhas de militares,a integrantes do Judiciário e do MRE enquanto a maioria da população passa fome….
Mas a classe política não tem interesse em discutir isso,não quer briga com algumas atrizes da Rede Globo….
Essa é a grande verdade!
Milicos não produzem nada.
É muito mais saudável que deixem de parasitar os cofres públicos e pela primeira vez na vida componham o capital produtivo de país.
Um soldado da PM é mais útil que um batalhão de milicos das Forças Mamatas...
@@nicolagrossofilho3259 isso é verdade meu caro porém esse caso das pensões pra filhas é irreversível. Isso se chama no jurisdiques "direito adquirido". Logo Maitê proença com sua pensão de R$ 20.000,00 de filha de desembargador não podem ter essa pensão tirada.
@@gisr.10 Jamais se demitiriam. Pois um sargento pançudo de uma banda militar, por exemplo, ganha uns 15 mil reais por mês para tocar flautim.
Em nenhum lugar do mundo alguém lhes pagaria tanto pra fazerem uma coisa tão idiota e sem sentido, justificada segundo esses parasitas, sob o argumento de "tradição".
@@gisr.10 Perfeita sua colocação Gis R, não servem pra nada.
Excelente vídeo!
Como se alta expectativa de vida significasse que o corpo acompanhe o ritmo de uma jornada de trabalho.
Minha amiga teve filho agora aos 42 anos eu desisti 😂😂😂😂😂 a vida dela acabou , mas seu filho é uma graça mas eu escolhi não ter filhos .
não sei onde....Edtou a procura de emprego,sou hiperqualificado e não consigo nada.Idade 65 anos
Aos 40 anos eu estava desempregado, espalhando currículos a torto e a direito. Pois fui considerado, ou velho para as necessidades estéticas das empresas, ou qualificado demais, o que ameaçaria a posição de gerentes e afins.
O que me salvou foi o funcionalismo público (concurso público), senão estaria lascado no uber trabalhando como um escravo legalizado.
Vdd, é por isso que existe uma superpopulação, por causa do desemprego
@@fernando4885 O pobre realmente é um bicho fantástico, eterno estuprador da lógica.
Pobre: querida, estou desempregado há uns 2 anos, e não consigo emprego. O que poderíamos fazer a respeito?
Pobra: precisamos aumentar nossas chances de sobrevivência. Venha cá, vamos meter e fabricar mais "pobrinhos".
@@CarloQevedo vc não entendeu o que eu quis dizer, eu não formulei direito a frase também, o que eu quis dizer é que o Brasil não precisa aumentar taxa de natalidade porque aqui é o país do desemprego, aqui é altamente necessário encolher a população, e não aumentar mais ainda, na vdd esse foi o sentido da minha frase, mas ficou mal formulada
@@fernando4885 tudo bem.
É uma situação complexa, o equilíbrio não é fácil, o mundo ainda está longe, a Europa passou e agora busca um reequilíbrio.
Sinceramente muitos países queriam o problema deles, mais fácil resolver a diminuição do que o excesso!
O problema das baixas taxas de natalidade e do colapso populacional é pelo menos 10x mais importante do que as alterações climáticas. No entanto, fala-se pouco, muito pouco.
Num mundo onde cada vez os setores de trabalho estão sendo dizimados ou completamente automotizados, eu jamais terei um filho, boa sorte pra quem mete q cara sem pensar em todo o cenário mundial daqui à 15-20 anos
Em Portugal a idade da reforma é de 66 anos e alguns meses, tem aumentado por haver falta de bebés
Solução de um completo leigo.
Primeiro: Reduzir os dias e horas da jornada de trabalho a nível mundial. Período integral de 6hrs, meio período de 4hrs e sem diminuir salários, 4 dias na semana. Isso faria com que mais pessoas precisem ser contratadas, Isso faria o desemprego cair vertiginosamente e a qualidade de vida aumentaria drasticamente, o que aumentaria o incentivo de ter filhos.
Segundo: Teto mundial de patrimônio, literalmente proibir que existam indivíduos com mais de 100 milhões de dólares americanos na conta, o dinheiro tem que ser distribuido pra economia girar.
Tô achando ótimo ver essa sociedade exploradora e maldosa se colapsando, tô assistindo de camarote.
É bom de vê. Exploraram até o último centavo das "economias de terceiro mundo" (aliás é um termo por eles mesmo) indo à bancarrota.
Se tu não ficar rico até tua aposentadoria, tu tá vendo de dentro do barco, vai ter que trabalhar com 80 anos, quem sabe
Querem que as pessoas trabalhem mais tempo, então contrate elas!
Excelente canal
Brasil nesse rumo.
Interessante. Em levantamento de dados da taxa de fertilidade em 2 grupos de mulheres em Belo Horizonte eu evidenciei que no 1° grupo era de 1,3 filhos por mulher em frequentadoras de um centro de saúde municipal na periferia da cidade e no 2° grupo a taxa encontra-se em 0,9 filhos por mulher nas usuárias de um plano de saúde que frequentam uma unidade própria desta empresa. Ou seja, também em Belo Horizonte estamos com taxas de fertilidade muito baixas.
Eu só terei um filho e não mais que isso. Concorrência insana, problemas ambientais e dificuldade para conseguir um bem.
Quanto menos gente, melhor
É bom para o planeta ter essa redução na população, principalmente em países desenvolvidos. Um europeu consome muito mais recursos que um africano, por exemplo. Com as mudanças climáticas, a produção de alimentos não será mais a mesma.
A DW falando sobre demografia não perdeu a viagem ao alfinetar os líderes da Hungria e Polônia. A Europa está com essa crise demográfica justamente por conta das políticas lacradoras pulverizadas desde a consolidação da UE.
Ué , esses países não são diferentes dos demais ? Porque tá tão baixo?
As políticas europeias não dão a segurança necessária para que as pessoas sintam que vale a pena colocar mais pessoas no mundo.
Houve renovação de gerações quando movimento foi de dar qualidade de vida à maioria, mas de umas poucas décadas para cá tem sido investido muito capital político para tirar essa qualidade de vida a favor dos mais ricos. De uma forma geral temos assistido a muito investimento para manter os ciclos de consumo, mas degrada-se o essencial: os sistemas de saúde (os privados não substituem os públicos, porque só funcionam enquanto há dinheiro e até isso é discutível), os sistemas de educação cada vez menos preocupados com a qualidade e a serem meros depósitos de crianças para não incomodar os pais que têm de se escravizar, para não falar da justiça que vive da imagem e nem isso consegue assegurar deixando transparecer que não funciona quando o dinheiro está envolvido.
E falemos de reformas, as pessoas dedicavam a vida a trabalhar para aproveitar na velhice. Hoje em dia, além de ser cada vez mais difícil alcançar esse benefício, a maioria acaba preso em lares de terceira idade a serem tratadas como calhar. Deviam ver o que passam esses velhos que dedicaram a vida ao trabalho por uma reforma. Dá dó!
Com esse panorama quem se atreve a ter filhos?
Eu sonho em ter filho. Mas se eu mal to conseguindo começar minha vida sozinha, que dirá dar a vida que eu sonho pra um filho.
Também gostaria
Não tenha filhos minha amiga. Eles só servirão pra serem explorados por essa miserável sociedade capitalista que vivemos.
Como era ser uma mãe na Idade Média?
Durante a Idade Média, as mães, sem apoio externo, eram responsáveis pela saúde, segurança e educação de seus filhos, muitas vezes enquanto trabalhavam para colocar comida na mesa também. Claramente, o conceito de uma mãe que trabalha não é novidade!
As mulheres medievais arriscavam suas vidas para ter filhos, não que elas tivessem muita escolha.
O problema é que na Alemanha tudo é caro, e para estrangeiros o trabalho é praticamente escravo. Querem pessoas para habitar más não facilitam em nada.
alguém tem que pagar os impostos né
Alguém tem que pagar impostos para sustentar os idosos e refugiados. O último recebe 1500 para não fazer nada
A tendência mundial eh a populaçao envelhecer. A natalidade caiu drasticamente nos países desenvolvidos no século XX. Isso fez com que a populçao ficasse com mais velhos.
O Brasil não é desenvolvido e está tendo problemas já em contagem regressiva, a China é mais ou menos desenvolvida e aos poucos verá problemas e o que falar do Chile?!
@@andersonmaciel5532 Então infelizmente os países desenvolvidos são exemplos para os demais. O desenvolvimento econômico eh um parâmetro para outros países. A diminuiçao da natalidade eh consequência do desenvolvimento econômico.
@@ailtonrodrigues783 , suponho que seja em outro sentido, o desenvolvimento econômico desenfreado, sem educação específica sobre o uso dos recursos que é um problema para os países desenvolvidos. Essas nações sobrecarregaram e ainda sobrecarregam o mundo para satisfazer o luxo desnecessário, o mundo paga por isso tudo, a Europa jamais experimentou tanto poder de compra em toda sua história, o típico e velho europeu decidiu aproveitar toda essa riqueza sem se preocupar com o futuro e hoje estão pagando por isso, muitos diziam que o capitalismo selvagem americano era um problema, mas no final é o capitalismo selvagem europeu que é o problema e ainda para eles mesmos, um tiro no pé!
@@andersonmaciel5532 Bom, a China já registrou a primeira queda na população ano passado, sinal de que nas próximas décadas vamos ver a quantidade de chineses diminuindo cada vez mais.
Acredito que todo país passará por esse processo, e depois de um tempo vamos poder estabilizar a população mundial.
@@thatpjfella , será uma reviravolta no mundo todo com essa história de natalidade!
Isso não eh privilégio da Europa. A Asia ja está assim.
O Brasil está seguindo esse passo.
Tenho 35 anos, sem filhos, e muitos da minha geração estão ou não tendo filhos ou tendo apenas 1 , no máximo 2.
Tenho 45 anos e não tenho nenhum filho, é essa a tendência mundial ou maior parte do mundo!
Enquanto vc não tem, conheço pessoas nessa idade com vários, ainda mais que o governo está ajudando com bolsas.
@@lucasjuliano5813 sim. Mas isso sempre teve. Estou comparando gerações.
Antes era normal no mínimo 2 a 3 filhos. Fora as famílias coelho.
Compare as suas gerações.
@@lucasjuliano5813 não o suficiente, o número de filhos por mulher hoje no Brasil é 1,7 (se já não diminuiu), bem abaixo do necessário e semelhante à Europa
@@andersonmaciel5532 Tu é um gênio, já eu sou um idiota, pois fiz um filho.
Sem drama... poucos e bons sempre foi o melhor caminho...
Pois é ... uma coisa é o vigor físico outra é o vigor intelectual e a experiência ... esta última economiza muito tempo ...
Boa sorte en conseguir um apartamento nas cidades grandes e médias
Excelente vídeo! A propósito do crescimento populacional, Prof. Danny Dorling, de Oxford, tem um estudo apontando para a estabilização da população global em 10 bilhões no ano de 2050.
Sim só quase na Índia, africa e china 😂
A China já tá encolhendo ,com uma taxa de natalidade igual a da europa ,mesmo depois do fim da política do filho único.Aliás a india já ultrapassou a China ,e se tornou o país mais populoso do mundo.
Ter filhos é o fruto de uma união um casal sem filhos é uma árvore sem frutas... uma árvore sem frutas só serve pra da sombra...
Eu tenho 33 anos, não tenho filhos e nem quero ter. Moro na Espanha.
Com relação à força de trabalho, há milhões de jovem vivendo eternamente por conta do Estado e sem contrapartidas. Tanto europeus, quanto estrangeiros. Coloca esse povo para trabalhar que já melhora muita coisa.
Sou brasileira e tou aqui em Portugal, é uma coisa eu digo, eles não valorizam imigrantes não viu. Além disso tão passando uma crise imobiliária seríssima e a saúde e precária.
É o karma de ser um pirata que está acometendo a zorópa...
Como Portuguesa e Pelo Seu Comentário Maldoso.. Te Respondo.. Sim Valorizamos Os Imigrantes Que Já Chegam Mais Que Os Portugueses ❤ Ainda Bem Pq Portugal é Um País Que Vai Na Velhice 😢
E a Crise Imobiliária Deve-se Ao Facto De Muitos Imigrantes.. Eu Estou Nem Aí Pra Muitos Que Só Espalha FaKe News 😢 Se Cuida ❤
Ótima reportagem
Tem que se levar em em consideração o limite de idade em que o ser humano consegue ser produtivo. Um operário com mais de 60 anos fica inviável. Tem que aumentar a contribuição, um ser humano pode chegar aos 100 anos mas trabalhar eficazmente até os 80 é impossível.
tem é que ter aposentadoria privada, a pirâmide da previdência é uma furada e tá se mostrando inviável em vários países no mundo
@@luisalbertohesselmann1286 Nem todo mundo é como seu avô. A maior parte das pessoas desenvolve problemas de saúde a partir do 40. Saúde é um impeditivo muito maior que a tal "força de vontade"
@@petersonflr eu sei meu amigo. Só que a matéria me fez lembrar do alemão velho.
Depende do trabalho.
@@petersonflr Fato. Nunca fumei, nunca bebi ou usei drogas. Sempre malhei (ciclismo, natação) mas depois dos 40 e poucos começaram a aparecer probleminhas de saúde do nada, pré-diabetes, colesterol ruim, problemas de visão e assim por diante.
Daqui a pouco os robôs vão estar fazendo vários trabalhos, e não vai precisar de tanta gente no mundo, principalmente em países já desenvolvidos
Vai nessa, o Japão tá cheio da robô pra tudo que lado e o país ainda tá muito fragilizado e estagnado economicamente
@@Mocling claro eles não são abertos a imigração, não gostam de se misturar, daí complica mesmo.
@@FabioSilva-hi1ek imigração não ia resolver, se já não tá resolvendo em outros países imagine no Japão
@@Mocling não ia solucionar, porém seria menos crítico do que está
@@FabioSilva-hi1ek é mas abriria porta para mais poblemas
Em 2:32, a exceção do fato dos países, por não terem mais uma grande quantidade de pessoal para dar prosseguimento à produção, começarem a empobrecer, acarretando, assim, no escalonamento dos problemas internos que podem degringolar para uma guerra civil, o fato de ter menos gente para comer e, principalmente, matar as pobres árvores é super bom 😊
Show de bola a matéria
O estado vai achar a solução...Vai vendo....
Precisam de gente não pra trabalhar, mas pra manter o sistema previdenciário. Somos um mal necessário.
Mas também, só fazendo guerra. Quem quer ter filho
Eu estou disposta a morar na Europa e pagar impostos lá. Meu grande problema é juntar dinheiro com esse salário BR para poder migrar com segurança financeira.
Não adianta oferecer dinheiro porque não vai resolver. O problema é que não vale a pena ter filhos hoje em dia, principalmente para mulheres
Vivemos numa sociedade que diz que nosso valor diminui quando temos filhos, somos hostilizadas, insultadas, impedidas de trabalhar. Temos de cuidar dos filhos sozinhas (mesmo quando somos casadas), assumir múltiplas funções, dupla ou tripla jornada e jogar a carreira de lado.
E aquelas que optam por ter filhos apesar disso tudo por quererem ser mães ainda têm de enfrentar o medo de sofrer violência obstétrica, do filho ser vítima de violência, do filho se tornar um total desconhecido ou de ser morto na escola a tiros (se não for o próprio filho quem mate os colegas a tiros)
Com tudo isso, por que nós iríamos querer ter filhos? Pior: mais de 2 filhos?
Não vai ser 1000 reais ou um bolsa família da vida que vai compensar esse estresse todo a ponto de ter filhos nessas condições se tornar uma boa ideia
Vc tá certa . Se eu tiver um filho quero ter em outro país aqui no Brasil e osso
Se qualquer pessoa não está disposta a se sacrificar por seus filhos e sua familia, então realmente é bom que n os tenha. Ter filhos e ser pai/mãe significa abrir mão de ti msm e tuas vontades e se doar a eles.
As dificuldades que tu fala sempre existiram e antes haviam muito mais, e mesmo assim, nossos pais e avós tiveram familia.
@@Chris-nh7ie então, pois é exatamente isso que as pessoas estão fazendo: optando por não ter filhos. Aliás, é disso que o vídeo comentado se trata.
Dizer que nossos pais e avós não pensavam sobre isso não é verdade; nossos antepassados tinham muitos filhos porque os métodos contraceptivos eram ruins e a religião incentivava a natalidade, não porque era uma escolha. Não é coincidência que a taxa de natalidade caiu conforme a pílula e os preservativos se popularizavam. Quando as pessoas puderam optar, elas decidiram que era melhor ter poucos ou nenhum filho.
Essa diminuição na taxa de natalidade já existe há décadas, eu mesma sou filha única, a maioria das pessoas da minha idade tem um ou dois irmãos quando tem (e eu já virei o cabo da boa esperança faz tempo). Não é como se fosse uma tendência recente.
Minha filha de 14 anos já diz: nem por 10 milhões eu sequer criaria um filho, quanto mais gestar e parir.
As primas dela pensam o mesmo.
@@Chris-nh7ie Exatamente. Muitos de nós não querem viver uma vida alienada como nossos pais e avôs. Querem viver para si mesmos.
€250,00 por filho nascido ? É piada, não paga as roupas da criança. No Brasil a taxa de natalidade também cai. A elite mundial percebeu que é melhor valorizar o que ela tem ao invés de produzir em escala de produção, então é melhor vender mil carros caríssimos do que vende vinte mil do mesmo carro barato. Assim para os alimentos, que os grandes fornecedores de insumos agrícolas produzem os fertilizantes e compram os grãos no meio da cadeia produtiva. Por filho para quê ? Na Espanha a taxa de desemprego é de quase 13%. Qual espanhol porá filho no mundo ?
Sou a favor da população encolher mesmo, já tem muita gente no mundo.
Então é só você dar um alt+f4 da vida... seja o princípio/começo da redução😊
Antes fosse esse o problema. A questão é que, antes da população encolher, o país passará pelo processo de inversão da piramide etária. Uma grande quantidade de idosos dependendo do Estado de bem-estar social. Esse mesmo Estado de bem-estar social não terá uma população economicamente ativa para se manter e você terá um cenário semelhante a algumas cidades no Japão: uma parcela significativamente grande da população envelhecida e vivendo na pobreza.
Graças a Deus menos humanos nesse mundo!!!
Exatamente
Filho custa Caro, e ainda mais aqui no Brasil que tá difícil você encontrar uma mãe descente pra ser a mãe do seu filho!
Só kynga
A substituição da mão de obra humana por máquinas, caminhamos para isso.
A substituição da mão de obra por máquinas é limitada, isso porque não podemos viver em uma economia muito robotizada, seria o fim do capitalismo.
@@franciscosousa1907 e aquele papo de que o mercado se autoregula?
@@fernando4885 isso é tão real quando o Saci Pererê
@@franciscosousa1907 Saci Pererê é real, é só assistir um jogo do Inter e vc vai vê-lo
@@SocratesTaVivo 😄😄😄😄
Os programas sociais Europeus que todo mundo admira e fala bem, custam 45 % do rendimentos das família, somados aos altos custos de energia e inflação crescente fica muito difícil ter filhos na Europa. Sem falar da crise habitacional, e que europeus costumam viver em apartamentos e casas pequenos, não tem muito espaço pra filhos, tem ap sendo construído com um quarto só.
Só tirar dinheiro dos bilionários e dos bancos.
Comunistas tentaram fazer isso e no final revolucionários viraram os novos bilhonarios. Trocar seis por meia dúzia
biolionario gera muita renda para economia e dá emprego para milhares de pessoas
@@dragon3151 Sério? Nesse caso como continuam sendo bilionários? Já sei! Pagam ordenados miseráveis aos empregados e a "contribuição" para a sociedade é feita através de offshores, fundações, prática de lobbying com politícos e instituições religiosas, estas últimas que não pagam impostos ao estado.
@@dragon3151ajuda mas também contribuem para a pobreza e falta de oportunidade,quantos bilionários você não vê investindo rios de dinheiro pra andar de lancha,jatinho pesquisa aí quanto custa a manutenção de um iate,até empresários que ganham mais ou menos ostentando com carrões de luxo enquanto os empregados?há,é salário mínimo sem benefício algum e os empresários aí da dizem "pago baixo pelos impostos" e como que o cara mantém o iate,ou jatinho,carro de luxo e afins?só pra manter um bom carro por ano chega quase aos 10 mil,e nem é de luxo,mas na hora de aumentar nem que pouco o salário são mil e uma desculpas nem cola mais cara
Ainda bem que as pessoas estão acordando e que acordem cada vez mais até sermos valorizados um dia
O assunto é muito importante, mas o vídeo é curto, eu esperava mais detalhes sobre a velhice de hoje e perspectiva para o futuro
O termo “velhofobia” é novidade pra mim, achei que era etarismo. Bom vídeo 😉