Existem países que estão com problemas sociais, existem países que estão com problemas culturais, existem países que estão com problemas fiscais e tudo isso reflete na queda da natalidade, o Brasil pode se orgulhar, pois tem todos esses problemas, o nosso futuro é HORRÍVEL!
E boa parte que mora no br ainda enche a boca pra falar que aqui é as mil maravilhas e que não troca por nada, sendo que a única coisa que eles fazem é fechar os olhos para os problemas.
@account 01 se vc é jovem e essa é sua única estratégia de longo prazo, all in biticao para 2050 talvez eles tenham certa razão. Mas o mundo é irracional. Os malucos podem estar certos.
Sempre foi , se meu patrão aceitasse eu trabalhava como PJ...eu já não tenho esperança alguma de aposentar,minha filha que está na minha barriga é que não se aposenta nunca
Este video responde muito além do esquema de pirâmide do governo, o buraco é mais embaixo, a questão demográfica é preocupante para qualquer tipo de aposentadoria, inclusive para dinheiro poupado, imóveis ou ações. Na realidade, ao aposentar a pessoa passa a depender dos bens e serviços que quem trabalha produz, não importando se você tem dinheiro ou não, lembre-se, dinheiro é apenas um meio de troca
Acho q o problema da baixa natalidade é o alto custo de vida, dificuldade de moradia; estilo de vida ( muitas horas de trabalho), a dedicação q uma criança requer ( educação, horários, rede de apoio), etc.
e todo a merda do feminismo Imbutido na sociedade atual, exemplo disto, mulheres altamente promíscuas, mulheres carreiristas, mulheres que só vêem homens como inimigos ( "não servem pra nada", "todo homem é um suposto estuprador/abusador" e por aí vai).
Eu tenho 30 anos, sou autônomo, tenho uma renda de no máximo 3 salários mínimos e cuido de uma mãe doente. Moro num baita de um apartamento que tem custo elevado. O que quero dizer com a descrição acima? Quero dizer que a situação não tá fácil para adulto aqui em Banania. Hoje em dia a classe média (na qual me incluo) pensa e pensa muito antes de querer um filho. O custo de vida está extremamente caro. Ainda mais para quem vive no Rio ou em SP. Se estamos passando por isso, imaginem os asiáticos onde trabalham mais do que a gente? Tudo é custoso, tudo é sacrificante.
Acho que não é só isso, mais rico é o país é menos filhos. Basta você olhar os bilionários e milionários (quem está ficando rico nos anos 2000), ambos com no máximo 2 filhos.
Tudo isso foi planejado há décadas atrás nas mesas caríssimas dos donos do mundo . Caristia , feminismo , libertinagem e ideologia de gênero, para redução de nascimentos e diminuição da população.
Outro fator e a precarização do trabalho e os altos custos de formar famiia...as pessoas preferem segurar o dinheiro para a velhice...e não gastar criando filhos...
No Brasil, independente de natalidade, já existe uma enorme parte da população que vive às custas do trabalho alheio, seja de forma pública ou privada . . .
Estados do nordeste tem mais pessoas recebendo bolsa família que com carteira assinada. O "Coreia 2100" do vídeo - onde tem mais gente recebendo que trabalhando pra pagar - já é uma realidade no nordeste
@@rickdmitri1108 lamentável essa situação . . . quando você vê multinacionais indo embora daqui, algo de muito errado eles já estão prevendo . . . o ambiente de negócios deste país só piora, para que quando chegar o momento certo, o país seja isolado do capitalismo de vez . . . e sabemos muito bem a parte da popualção que está interessada nisso, só que se você criticar hoje mesmo será perseguido . . .
Casando terá que aceitar traições e emputeramento das mulheres, em pouco tempo ela passará a te odiar, e no divórcio ela tentará tomar tudo que construir ou construiu!
Eu já desisti , comece a notar os comportamentos das Modernetxs mundialmente falando da Japonesa , Americana , Brs etc . A idéia é Parasitar o Homem até não poder mais e depois procurar outro Hospedeiro . É Bizarro .
@@adalbertoclebergomescleber6603 credo, teu círculo de relacionamentos deve ser muito ruim. Eu conheço muitas mulheres que tem caráter e formaram lindas famílias, mulheres que estão dispostas a enfrentar desafios para preservar a família.
Se a questão demográfica avançar, não há muita diferença entre aposentadoria pública e privada, o que realmente importa é que quem produz bens e serviços terá que produzir para si e para os que não produzem, não adianta ter dinheiro se você não tiver o que comprar
Previdência Social é apenas um seguro! Fora isso, a obrigação em garantir uma velhice de qualidade é toda sua. Não precisaria nem se instruir sobre "Pirâmide Etária". Já está atrasado.
Fizemos um estudo recentemente sobre Irlanda e Canadá e ambos vêm apresentando desafios demográficos. Muitos casais optam por ter apenas um filho, a expectativa de vida vem aumentando e há uma população economicamente ativa cada vez menor (o que acaba favorecendo a entrada de imigrantes como uma forma de compensar esses efeitos). Interessante saber que nos países asiáticos o problema é ainda mais grave.
Não só os japoneses. Os chineses, os coreanos, os malaios, os vietnamitas, os indonésios, enfim, boa parte dos asiáticos - e não somente eles - não são tão abertos a imigrantes (bem pelo contrário, aliás). Toda a campanha pró-imigração é dirigida quase que exclusivamente para países europeus (especialmente os ocidentais, mas já há esforços para incentivar a imigração para a parte oriental) e anglófonos (EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá)
Não é só questão de opção nem de comportamento. Houve um estudo recente muito grande e importante sobre a fertilidade humana e ela está em um declínio alarmante. As contagens de esperma estão declinando absurdamente. Há vários fatores influenciando isso, alimentares, químicos e farmacêuticos. A própria forma de viver e produzir do ser humano está minando sua fertilidade. Não vai bastar tentar incentivar pessoas a ter filhos.
O problema é o choque cultural causado pela imigração ilegal. Soluciona de um lado e ocasiona inúmeros problemas do outro. Na França, os crimes aumentaram muito com a entrada de imigrantes ilegais. Não sei até que ponto o benefício supera os malefícios disso.
Acredito que a principal causa é o receio da situação do nosso país. Imagina: você mora em um lugar com alto índice de violência, péssima educação, um governo autoritário e sem perspectivas de um futuro promissor. Quem queria ter um filho nesse cenário? Isso desamina quem quer ter filhos, como é o meu caso. Não quero por uma pessoa nesse mundo com o risco dele ter um futuro sem dignidade.
Como toda moeda tem dois lados, o lado bom dessa redução populacional seria a menor demanda por recursos. Menos será produzido, mas menos será consumido, também.
Não é só o governo que dificulta a formação de novas famílias, mas tbm as empresas, pois estas acham que uma pessoa de 19 anos é muito jovem e sem experiência para o trabalho; ao mesmo tempo que considera uma pessoa de 40 anos muito velha. Logo, vc tem um espaço de tempo muito curto para se estabilizar financeiramente ou viverá o desemprego.
Um detalhe muito importante e que vale especialmente para o Brasil é que a taxa de natalidade média que já está abaixo do ideal (menos de 2) é puxada pelas classes média/alta. A classe média/alta tem uma taxa de 0,9 (extremamente baixa), enquanto que os casais de classes mais baixas continuam tendo vários filhos, comprovando que esta consciência de que filho custa caro e hábitos, estilo de vida, etc, está associado às classes média/alta. Estima-se que hoje, a cada 5 nascimentos, 1 é das classes média/alta e 4 é de classe baixa/muito baixa. Será que essa população mais jovem de classe baixa terá condições de garantir a produtividade necessária num futuro pautado por altíssimo nível de globalização, concorrência e tecnologia?
A minha preocupação é com a qualificação profissional desse classe. Será que existirá pessoas capacitadas suficientemente para ocupar postos de trabalho numa economia eminentemente tecnológica?
@@mauriciohiure2192 sorte para quem? E essas pessoas em grande número sem condições de dar uma boa educação para seus filhos tendo muitos filhos, você acha que o futuro desses filhos será de sorte?
@@AnaPaula-ro6yo depende, a maioria esmagadora dos brasileiros são de classe baixa, oq n quer dizer q a maioria deles vai viver uma vida de criminalidade por exemplo, mesmo se virarem simples assalariados ainda assim é uma vida digna, quando eu digo sorte eu to falando do país mesmo, no modelo de governo atual um país q não cresce populacionalmente simplesmente não cresce em mais nada, não atoa tantos países com taxa de natalidade baixa tentam desesperadamente aumentar essa taxa ou então importar imigrantes
O Brasil não incentiva ninguém a ter família, várias leis contra o homem fora a vida miserável que se encontra nas cidades e um estado corrupto que só dificulta e interfere na vida das pessoas.
Esse desmando também anda por aqui. O Brasil está sendo DEVASTADO por políticos de esquerda com conivência e participação de uma mídia nefasta, mentirosa e manipuladora, tem suas instituições todas comprometidas com corrupção, ladroagem e todo tipo de esquema obscuro. E quem deveria nos socorrer nos traíram, confiamos nos militares e eles se venderam, traíram seu passado, sua nação e seu povo. Traíram um presidente que os respeitava e hoje "bate conti** a um descondena**", eles militares não tem o respeito de quem nunca os respeitou e já não tem o respeito do povo que sempre o respeitou. Covardes e traidores entram do lado errado da história.
@Adeilson .S o mesmo vale para as mulheres, homens só dão dor de cabeça, não servem para serem fiéis e nem pra serem responsáveis Opinião popular e o que eu penso
No final das contas, o baixo crescimento demográfico não é um problema para a população em sí, mas sim para esses estados inchados e cheios de wellfare state... a população vai se adaptar a essa mudança, mas se esses estados não reduzirem de tamanho, certamente irão colapsar pela falta de contribuintes pra sustentar suas estruturas paquidérmicas!
@@estergym5083 culturas surgem e desaparecem com o passar do tempo, isso é um processo natural, principalmente se for uma cultura ultrapassada e prejudicial a população (vide a cultura de trabalho do Japão).
Resultado do que amigo? Baixa natalidade? Só mulheres baixa renda tendo filho por causa do bolsa esmola? Obviamente, nós estamos na mesma tendência desses países do vídeo. A diferença é que o brasil é f***** enquanto esses ae tem grana.
Prfvr, isso é sério, o censo IBGE, não passou em minha casa, nem da meus familiares, q moramos todos em Mogi, é assim mesmo, não é em 100% das residências?
Pra quem se incomoda com a questão da natalidade não se preocupe. A humanidade não esta em extinção e não estará tão cedo, já passamos da conta em quantidade.
Infelizmente custa muito caro ter filhos no Japão, na escola do meu filho, ontem tiveram uma aula falando quanto custou pra ter uma criança da idade dele, quando o tive… carinho, mas hj, tá o dobro… escola, ensino particular extra curricular, um passeio em família, vida cotidiana nousssssssaaaa, está tudo muito caro! Se algo não mudar, acho que vai ser difícil eles procriarem. Infelizmente
Vai ser interessante ver os impactos populacional/econômicos de um medicamento experimental ministrado a nível global, sem grupos de controle e sem data de longo termo e ao que parece tem significante interferência nos níveis de fertilidade.
Você não viu em Hong Kong 🇭🇰. Lá a falta de espaço é tão grande e os custos de moradias são enormes que o trabalhador mais humilde vive em um quartinho minúsculo que mau cabe ele. Quem dirá do sujeito querer ter filhos. Tanto que lá falam que Hong Kong é cidade sem crianças! Dá 😢 tristeza.
É só mandar a metade da população brasileira que não faz nada para fora do país. E divide com os paises que está desfalcado. Aí, vai ficar equilibrado.
@@lucas-amaral6 existe esse problema sim. E pra piorar, a câmara de vereadores de São Paulo aprovou uma lei que garante cotas de empregos para ex presidiarios. Nesse país não vale a pena ser honesto.
não é coragem, é burrice.... as pessoas tem filhos como se fosse mais um tick no checklist da vida, tipo, é como se fosse um dever ir pra faculdade, arranjar emprego, casar, ter filhos .... não se questionam sobre as dificuldades de criar uma criança num mundo igual o nosso....
@@formigadiabetica7268 claro, ué. Quando o casamento tá ruim, o homem fica pulando cerca pegando p*ta, e assim ele vai levando aquele casamento lixo em frente.... é comum passarem DST´s pras esposas... minha mãe pegou chato e uma outra DST do meu pai onde ela precisou ir no ginecologista cauterizar a pereba que ele passou pra ela porque ele pegava p*ta de rua, daquelas bem rampeiras
Muito bom o video. E muito estranho que os governos "não conseguem perceber" que não adianta querer incentivar a taxa de natalidade se ao mesmo tempo eles tem os piores dos interesses para fazer isso, que é para simplesmente "explorar" estas novas pessoas nascidas. Isso por si só acaba refletindo em um incentivo reverso, pois representa uma grande incerteza permanente na vida de todo mundo. O incentivo correto é a redução do governo, e que os governos deixem as pessoas livres e em paz (mas não que eles tivessem qualquer interesse nisso né).
Pode reduzir o governo à vontade.... o valor dos salários tende a cair pois as empresas migram pra países com mão de obra barata... ter filhos num sistema que achata salários é loucura.... no Japão nego tem que trabalhar 14h por dia pra ganhar um salário decente... quem quer trazer uma pessoa ao mundo num sistema desses onde tu é um escravo que vive pra trabalhar, com pouco tempo para desfrutar a vida?
Entra governo de direita ou d eesquerda e ninguém fala em controle de natalidade.... o sistema quer mais GADO para o sistema... .cada bezerro que nasce é lucro pro fazendeiro (grandes capitalistas) pois é mão de obra barata pra sustentar o sistema. Pode ver como o capitalismo tá sempre procurando achatar salários, migram para países pobres onde o povo trabalha por mixaria,com isso diminuem os salários nos países desenvolvidos.
@@volkana1977 Eu entendo o que vc disse, mas nem sempre as empresas saem de um lugar pra ir pra um mais barato. A mão de obra é só mais um recurso ooque a empresa tem que "consumir", mas elas também consomem dezenas ou centenas de outros recursos, e todos eles tem uma relação de logística entre si. As empresas saírem não é um problema em si se outras empresas nascerem e tomarem o espaço "vazio", porém com um governo grande isso também fica relativamente impedido..
@@swfsql nem sempre as empresas saem, mas as empresas automotivas, de eletrodomésticos, de componentes eletrônicos, vestuário, calçados, brinquedos, celulares etc cada vez mais migram pros países pobres. Isso é a globalização que a direita liberal tanto defende. Por isso a direita nacionalista cresce cada vez mais na europa e EUA... a direita nacionalista propõe frear esse processo... vão conseguir? Não sei, mas com os salários diminuindo a revolta da classe média nos países ricos vai ficando cada vez maior
Faltou abordar o caso brasileiro. O censo mais recente já sairam matérias que estimavam 215mi, mas na realidade as contas vao estar em torno de 207mi. Isso tem ate municipios entrando na justica(pe recebem menos fundo de participacao).
Eu sei disto desde 1980. Li economista Colin Clark na GV. Tenho 5 filhos, 4 USP Engs.Sistema, 1 contábeis. Incentivo financeiro ajuda pouco, importa é vocação ser pai e mãe , fé e coragem.
Vídeo excelente como de costume. Gostaria de fazer um adendo, existem indicativos bastante sólidos de que a China vem contando sua população acima do real há mais de uma década, o que também justificaria a inflação da mão de obra por lá. Na realidade a população Chinese já estaria em declínio há pelo menos uma década.
@@FernandoUlrichCanal Mass me esclareça uma coisa, : das projeções demográficas tidas até agora, é realmente factível que a Nigéria se torne a Segunda maior mpopulação do mundo, sobretudo com essa alta taxa de natalidade??
a Suécia é maior que o Japão e tem apenas 10 milhões de habitantes, a preocupação do governo japonês é a diminuição da arrecadação dos imposto menos pessoas significa menos impostos.
Complicado mesmo. No caso de alguns países asiáticos, sempre vem à tona o clássico tradeoff: não ter filhos pra conseguir manter um padrão mínimo de vida, ou ter os filhos e aceitar uma piora nessas condições. O poder de compra veio caindo ao longo das décadas devido à estagnação salarial (mesmo com índices baixos, a inflação lá também tem seus efeitos).
Pode ser que alguns países encolham, mas acho q a tecnologia vai crescer muito e assumir ainda mais funções de serviços e geração de riqueza para compensar. O Japão hj em dia já vive esse realidade com robôs funcionais.
na asia é complexo pois o jovem tem de ter muitos requisitos pra casar e formar familia , mesmo o jovem sendo do mesmo paises e nao extrangeiro ae fica complicado sem contar que tem a parte cultural que imposibilita muitos de formar familia se nao for de familia tradicional e com recursos
Vi em algum lugar que o primeiro ministro do Japão queria incentivar a natalidade, com incentivos fiscais pra quem tivesse filhos. Mas estava recebendo críticas...
O Estado é o problema, quanto mais ele parasita o hospedeiro, mais pessoas desistem de ter filhos, os impostos de hoje são quase o dobro dos de 50 anos atrás, as pessoas acham que cuidar de um filho é caro, porém cuidar do Estado é muito mais
Esse e o tipo de pauta que e extremamente necessária mas nunca passa quando você fala isso as pessoas reage como se estivermos falando em mata idosos ainda bem que a nossa reforma da previdência já passou
Não vai é ter gente jovem para os serviços de enfermagem e plantões médicos, manutenção das vias, redes de alta tensão, transporte de cargas, produção agropecuária, indústria pesada, mecânica de máquinas, mineração, celulose...rezem para o Chat GTP ter a resposta e resolver o problema.
Eu por exemplo tenho 23 anos, e desde os 17 eu caço emprego e nunca consigo. No que depender de minha pessoa, o colapso virá até 2030, não pretendo colocar uma alma viva sequer nesse mundo. Já estamos em 1.65 em 2020, até ano que vem deve chegar em 1.55, enjoy the collapse my friends.
Ainda bem que as pessoas estão tendo menos filhos, afinal, as pessoas estão começando a entender a extrema crueldade, o extremo egoísmo que é ter filhos hoje em dia, com tanto autoritarismo estatal, governos roubando a população com impostos para bancar suas regalias, e isso sem falar na iminência de uma guerra nuclear. Não é possível que as pessoas, sabendo de tudo isso, ainda assim decidam ter filhos, não é possível que sejam maldosas a esse ponto.
@@lucasgabaritante3569 caramba, que raciocínio mais sem sentido hahahahah. Como se a pessoa tivesse obrigação de ter filhos para bancar o déficit da previdência, para bancar a aposentadoria de quem já está aqui kkkkkkkkk. E eu achando que já tinha lido de tudo 🤣
@Libertarian Zebra e elas estão erradas? Além dos motivos cruéis e egoístas que levam pessoas a terem filhos, ainda tem todos os gastos, as responsabilidades, as noites em claro, a ingratidão, a única explicação para pessoas terem filhos sem serem crueis e egoístas é se elas forem completamente malucas, com algum problema cognitivo.
Cara, as pessoas tiveram filhos durante guerras e até mesmo durante a peste negra. Sempre acharemos que estamos na pior época, mas isso é uma inverdade. O mundo atualmente é instável e imprevisível, mas já passamos por coisas bem piores. Eu super entendo as pessoas quererem estabilidade financeira antes de ter e até mesmo aquelas que n almejam. Mas o fato é que precisamos de mais pessoas, não de menos.
Ficaram décadas falando para as pessoas que não ter filho é bom. Agora estão preocupados, parabéns aos envolvidos Mudar essa mentalidade vai ser bem difícil
ainda bem né, ou voce quer fazer parte dos dez por cento que trabalha pra sustentar os outros noventa que só recebem auxilios? projeção para 2041 heim, não é em 3500
Ninguém suporta mais viver com a mulher moderna, amigo. Ignorantes, arrogantes, brutas. Mas quando levam um tranco de volta o papai Estado chega pra te lascar no meio.
@@DiegoGNViana só louco quer colocar filhos no mundo pra trabalhar igual escravo e mesmo assim não consegue comprar uma casa boa e nem se alimentar bem coisa bem básica que todos os seres humanos deveriam ter e se você quer colocar mais pobres no mundo pra passar por isso problema seu, o maior erro dos meus pais foi ter me colocado no mundo já que eles já tinham dois filhos e agora sou obrigado é encarar essa maldita vida de pobre
E desde quanto ter filho é bom? O cara não tem condições de sustentar nem a si próprio, vai ter condições de sustentar filho... Deveria ser crime pobre botar filho no mundo pra sofrer na desgraça e na miséria.
Aqui no japão ter filhos e caro, por isso japoneses não querem ter mais filhos, o salario não aumenta para o cidadão normal os operários, ai fica complicado ter mais filhos e sem falar no aumento dos preços de produtos básicos.
Os países pobres tem altas taxas de natalidade. Porém produzem pessoas praticamente improdutivas porque tem baixíssimo nível de escolaridade . Os países ricos não estão produzindo filhos. Num futuro próximo vão sobrar jovens miseráveis e idosos dependentes. Vamos ter que trabalhar até os 80 anos para tentar sustentar os de 90 e para bancar o Estado que vai dizer que ajuda os "jovens" de 15 a 50 anos. Mas logo logo vão solucionar este problema: basta surgir "algum mal súbito" que acometa,especialmente, a população idosa. Já tivemos um ensaio disso. Apenas aumentar a taxa de natalidade não vai resolver, pois vai ter mais gente para consumir os recursos do planeta. As gerações mais recentes já não conseguem mais progredir no mesmo nível das anteriores.
O estado gera um peso tão grande na vida do casal que fica inviável ter mais de dois filhos sem perder grande parte da qualidade de vida, ai acontece o óbvio, diminui o número de filhos pra manter a qualidade de vida.
@@junior_iera Ter filhos nunca foi interessante pra ninguém, geralmente é só para manter a linhagem mas hoje em dia nem isso querem fazer pois filhos são problemas, as pessoas querem um ambiente calmo sem nada que possa perturba-las
Estou vendo que você está usando os gráficos do Peter Zeihan. Gosto muito das análises dele. Obrigado por trazer essas informações para os brasileiros que não falam inglês.
Tomará que continue a encolher, tem muita gente sobre o planeta, impactando muito a biodiversidade e consumindo muito mais que a capacidade de restauração de nossa biosfera. Quanto a produtividade, os processos de automação suprem as demandas vindouras.
@@reyalitetoukri6802 Entendi sim, mas o foco principal não pode ser econômico, e num futuro mais distante poderá haver um bom aumento das taxas de natalidade. Acredito que a população humana no planeta não deva passar de 6 bilhões de pessoas.
Pra ter Filhos tem que ter muita coisa....que de fato não da pra possuir ..eu mesmo estou na luta se consigo algum bem eu meu nome...mas Familiar...rapaz que impossibilidade. Lamento por quem vai ter filhos com renda baixa, vai sofrer pra cacete ou romantizar a pobreza. Ai nestes casos você que escolhe. A vida não é filme da Disney e poucas historias Reais viram filmes. Choose your Destiny!
tem q esperar o IBGE analisar melhor o censo, aquela prévia não foi nada definitiva em nenhum aspecto, mas sim, no futuro nós vamos enfrentar os mesmos problemas
Eu fico cabreiro com essa questao de se preocupar com a taxa de natalidade, na minha opiniao para o mundo seria excelente se a população diminuisse para 1 bi ou algo do tipo, seriam menos pessoas disputando por espaço e recursos, menos pessoas passando fome, todos teriam amplo acesso a moradia, e enriqueceriam, ao ponto de criarem mais rapidamente formas de aumentar a produtividade da sociedade, fora que o preço de commoditties abaixaria muito pois a demanda diminuiria drasticamente, para mim essa super população mundial atrasa a evolução dos seres humanos e so tornam paises mais desiguais
O problema é que menos pessoas, menos gente para produzir riquezas. Então é uma faca de dois gumes. Provavelmente a gente regressaria para o padrão de vida do início do século XX, na melhor das hipóteses.
@@fernandopiston4059 Se você é como grande parte dos brasileiros pobre ou miserável ter filhos é inviável, o aluguel mínimo em muitas cidades do Brasil é de 800 pra cima, principalmente na Região Sudeste e sul, (acredito que centro oeste tbm) a extrema maioria da população ganha uma média de 2.000 (muito abaixo para criar filhos, por em boas escolas, dar educação necessária) você vai no mercado e não pode lotar um carrinho porque se fizer isso a compra passa de 1.000 num piscar de olhos, então meu querido não dá pra ter filhos principalmente em países como o Brasil onde creio que mais de 70% da população vive algum tipo de insegurança financeira, não tem como pensar em fazer um monte de filho para os mesmos ficarem a deriva, ter que trabalharem o mais cedo possível para ajudar os pais, e muitos ter que trabalharem igual condenados para ganhar 1.300 por mês e morrerem de esgotamento físico e mental, por ter que trabalharem e estudarem ao mesmo tempo. Pessoas que vem dessas realidades de terem tido 4 ou 6 irmãos, terem vivido a infância e a adolescência em extrema miséria, humilhação, trabalharem desde os 15 anos para sustentar a família sabe os traumas que isso acarretam, não vale o esforço algum, apenas tristeza, sensação de revolta, frustração e depressão.
Parabéns Fernando ! Realmente super interessante e relevante essa matéria sobre a crise demográfica, tenho refletido sobre isso ultimamente, vejo um cenário estranho para o Brasil a partir de 2035 e não estamos nos preparando como deveríamos. O que acontecerá com a economia brasileira quanto tivermos em média 45 anos em 2035 ? Nosso Brasil será um eterno país de classe média baixa ? Podemos ter os primeiros muncicípios fantasmas com excesso de idosos ? Precisaremos aumentar a nossa produtividade ? Como crescerá o nosso PIB com tanto analfabetismo ?
O problema é que se a população mais jovem está cada vez menor e tem de sustentar a maior parte idosa eles não vão ter tempo pra ter filhos que dirá cuidar deles.
Eu tenho uma tese de que o keynesianismo é o culpado. Em países muito pobres, crianças viram ativos para os pais, ou seja, trabalham desde cedo. Em países mais desenvolvidos o trabalho infantil felizmente é ilegal, porém, crianças se tornam um fardo, sem qualquer retorno, se não o retorno afetivo. Neste cenário, as pessoas preferem se estabilizar financeiramente antes de constituir família. MAS COMO SE ESTABILIZAR FINANCEIRAMENTE VIVENDO INFLAÇÃO CONSTANTE?
Talvez eu tenha perdido, mas e o Canadá? É possível encontrar vídeos de que as pessoas estão migrando para lá, mas também muitos vídeos de pessoas que estão saindo, por causa do custo de vida por lá....
Estao saindo de lá pela elevação do custo de vida, por se frustrarem ao ver que imigrantes quase sempre ganharão menos e POR CAUSA DA PERDA DAS LIBERDADES individuais, censura, governo se metendo na vida das pessoas mais e mais...etc. Canadá entrando em decadência.
Fizemos um vídeo que aborda esse aspecto recentemente. De acordo com os dados da OCDE o Canadá é um dos países líderes em atração de imigrantes altamente qualificados, imigrantes que visam empreender e estudantes universitários de outras nacionalidades. Também enfrentam um desafio demográfico e vêm usando a imigração como forma de compensar isso
Canadá e EUA eram um paraíso até o covid. Durante a pandemia o custo da moradia explodiu. Continua sendo bom, principalmente comparado ao terceiro mundo, mas cuidado para não cair na ilusão do sonho americano.
Eu só acho bizarro as projeções de pirâmides etárias continuarem projetando essas crises para períodos tão distantes quanto o final deste século. Me parece que o planeta vai ver a população declinar na metade desse tempo. Não sou estudioso da área, mas a boa vontade com os números parece excessiva...
FALA FERNANDO... SEMPRE EXCELENTE .. PODIA FAZER UM VIDEO SOBRE A PIRÂMIDE DA PREVIDNCIA BRASILEIRA ASSOCIADA A DEMOGRAFIA... ESTAMOS BEM FERRADOS LOGO ALI À FRENTE ..ABRAÇOS
Quem tem filho hoje no Brasil, é maluco, ou irresponsável, ou rico, ou herói. O custo é altíssimo, a qualidade da educação, é questionável, se for a melhor disponível. O poder de compra é péssimo, não há segurança e saúde. Os impostos são muito altos, o retorno e os serviços públicos são péssimos. Mas a solução é bolsa família, R$ 600 de bolsa e mais 150 por filho.😆😆😆
O economista e historiador inglês Niall Ferguson sustenta que, no futuro próximo, não se tratará nem de luta de classes, nem de choque de civilizações, mas de um conflito entre gerações, os mais jovens se revoltando por terem grande parte de seus rendimentos confiscados para sustentar os idosos.
Aqui no Japão a questão da aposentadoria já é um problema. Porque já pagamos muito no shakai hokken e mesmo assim que se aposenta precisa continuar trabalhando porque não é o suficiente. O ideal é investir ao longo da vida e não contar com aposentadoria do governo.
Aposentadoria nunca foi suficiente o tanto de idosos que eu conheço que ainda trabalham mesmo aposentados pq a renda que recebem não dá nem para os remédios não está escrito Por isso que o povo não quer ter filhos começamos a trabalhar cedo terminamos tarde, ganhamos quase nada e trabalhamos muitas horas e o país não cresce o que deveria, as pessoas estão acordando e parando de dar escravos por governo e afins
Também não podemos esquecer que os próprios jovens hoje são tão dependentes quantos os idosos, no Japão por exemplo tem muito "jovem" de 30 anos que não trabalha e fica na casa dos pais, acredito que isso não seja algo exclusivo só do Japão, então comparar aumento na taxa de natalidade com decréscimo de dependentes não é uma lógica 100%, os tempos são outros.
Só para não esquecer, aqui no Brasil a esposa de um político nos últimos dias de governo, secou uma piscina de karpas matando todas elas para retirar quase $2 mil de moedas. Em tempo disseram que doaram para uma instituição só que o recibo de entrega só veio à tona quando a mídia descobriu os fatos. A data do recibo importante é depois da divulgação, estranho né.
No censo de 2022 Alagoas quase registrou queda populacional, em parte pela taxa de natalidade, mas sobretudo pela migração, no próximo censo brasileiro vai começar a pipocar um monte de estado nordestino com decréscimo populacional. O Brasil vai experimentar isso antes de 2050, mas provavelmente Sul + SP continuarão ganhando gente, assim como Tokyo continua crescendo no Japão que perde gente.
deveriam frear isso bruscamente, quem não tem nada em uma região vai pra outra pra procurar emprego, se achar vai ser de mil reais.......quando acha, daí é favela, assaltos, seguros caros, etc etc.........lotam hospitais creches etc......e tem gente que apoia isso
A pressão de controle de muitos países durante décadas referente a controle de natalidade e também a pressão da sociedade sobre os Pais tanto na formação como em cobrança em relação aos filhos, que entendo ser muito difícil de reverter a situação por mais incentivo que governos derem daqui pra frente.
Em minha humilde opinião, não vejo como essa política de subsídios do Japão resolveria um problema que se tornou eminentemente cultural. Sei que isso ainda é um tabu para os japoneses, mas a forma mais prática de resolver isso no curto-médio prazo é a imigração. Já no caso da China, o problema é tão grande, devido ao tamanho da população, que nem solução razoável consigo imaginar.
Uma coisa que ninguém vê e que vi nos canais redpill. Não existe mais conceito de família, de papéis. Homens e mulheres agora concorrem entre si, não existe mais parceria o que existe é competitividade. O estado toma conta de tudo no casamento, homens tem medo de construir família e depois tudo ser tirado deles, inclusive os filhos. Se alguém conseguir me dizer quem em sã consciência se sente seguro para constituir família hj em dia ou quais as vantagens para um homem se casar, gostaria muito de ouvir. PS: não estou dizendo que redpill é certo ou errado, mas não dá para negar que tem um certo sentido, ninguém sabe mais o que fazer nesse mundo, talvez o colapso iminente seja o que tem que acontecer. Tipo um reset ou um juízo final, vcs escolhem.
Aqui no Br a população vai aumentar com essa história de bolsa família chegando a 950 pra mulher q tem filho com até x anos. Vai ser menino pra todo lado
VAGAS ABERTAS - CICLOS DE MERCADO
🔷 Faça sua matrícula: liberta.click/Ciclos-de-Mercado-T8-YT
Existem países que estão com problemas sociais, existem países que estão com problemas culturais, existem países que estão com problemas fiscais e tudo isso reflete na queda da natalidade, o Brasil pode se orgulhar, pois tem todos esses problemas, o nosso futuro é HORRÍVEL!
Concordo plenamente com você!
E boa parte que mora no br ainda enche a boca pra falar que aqui é as mil maravilhas e que não troca por nada, sendo que a única coisa que eles fazem é fechar os olhos para os problemas.
Brasil number one!
Análise perfeita.
@@CarlosEduardo-iz1qg fala até o EUA tirar o visto do passaporte, por que se fizer isso vai ter êxodo de novo.
Pra quem acha que a previdência do governo não é um esquema de pirâmide, esse vídeo responde muitos questionamentos kkk
Kkkkk, o pessoal nao acorda aqui no Brasil
o INSS é uma pirâmide financeira legalizada.
@account 01 se vc é jovem e essa é sua única estratégia de longo prazo, all in biticao para 2050 talvez eles tenham certa razão. Mas o mundo é irracional. Os malucos podem estar certos.
Sempre foi , se meu patrão aceitasse eu trabalhava como PJ...eu já não tenho esperança alguma de aposentar,minha filha que está na minha barriga é que não se aposenta nunca
Este video responde muito além do esquema de pirâmide do governo, o buraco é mais embaixo, a questão demográfica é preocupante para qualquer tipo de aposentadoria, inclusive para dinheiro poupado, imóveis ou ações. Na realidade, ao aposentar a pessoa passa a depender dos bens e serviços que quem trabalha produz, não importando se você tem dinheiro ou não, lembre-se, dinheiro é apenas um meio de troca
"Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria." (Machado de Assis).
Acho q o problema da baixa natalidade é o alto custo de vida, dificuldade de moradia; estilo de vida ( muitas horas de trabalho), a dedicação q uma criança requer ( educação, horários, rede de apoio), etc.
concordo contigo!
O "problema" é a narrativa imposta. Antigamente todos eram incentivados a ter família e a mulher não competia com o homem no mercado de trabalho.
E faltou o principal ponto que mais cresce ultimamente: casamento tá cada vez mais caindo em desgosto pelos homens.
Mentalidade feminista e todo o sistema anti-homem tbm interferem MUITO!
e todo a merda do feminismo Imbutido na sociedade atual, exemplo disto, mulheres altamente promíscuas, mulheres carreiristas, mulheres que só vêem homens como inimigos ( "não servem pra nada", "todo homem é um suposto estuprador/abusador" e por aí vai).
Eu tenho 30 anos, sou autônomo, tenho uma renda de no máximo 3 salários mínimos e cuido de uma mãe doente. Moro num baita de um apartamento que tem custo elevado. O que quero dizer com a descrição acima? Quero dizer que a situação não tá fácil para adulto aqui em Banania. Hoje em dia a classe média (na qual me incluo) pensa e pensa muito antes de querer um filho. O custo de vida está extremamente caro. Ainda mais para quem vive no Rio ou em SP. Se estamos passando por isso, imaginem os asiáticos onde trabalham mais do que a gente? Tudo é custoso, tudo é sacrificante.
Continue solteiro,pois só mulheres e crianças tem valor neste pais
Desculpa falar mas 3 salários mínimos não é classe média
Como vc consegue morar em um "baita apartamento" ganhando até 3 salários? Vc mora em São Paulo - Capital?
@@mayarasoares13 Bem, com 3 SM ele está entre os 20% mais ricos do Brasil, acho que isso já seria classe média, não? 🤔
@@JoaoCardoso8GB pode ser na teoria. Eu ganho 5 SM e não sou classe média aqui onde moro.
nossa quem iria pensar que tornar os bens basicos como casa/terra e comida tao caros iria fazer com que as pessoas parassem de ter filhos?
Acho que não é só isso, mais rico é o país é menos filhos. Basta você olhar os bilionários e milionários (quem está ficando rico nos anos 2000), ambos com no máximo 2 filhos.
50 anos atrás era mais barato proporcional à renda? Quantos filhos as pessoas tinham naquela época mesmo?
Tudo isso foi planejado há décadas atrás nas mesas caríssimas dos donos do mundo .
Caristia , feminismo , libertinagem e ideologia de gênero, para redução de nascimentos e diminuição da população.
Kkkkkkkkkkk
@@Ragnarr157554 por dia
Eles não querem filhos pq sabem que os filhos serão escravos “sem liberdade”. Estão certos.
O que o trabalho tem aver com escravidão
Outro fator e a precarização do trabalho e os altos custos de formar famiia...as pessoas preferem segurar o dinheiro para a velhice...e não gastar criando filhos...
No Brasil, independente de natalidade, já existe uma enorme parte da população que vive às custas do trabalho alheio, seja de forma pública ou privada . . .
Estados do nordeste tem mais pessoas recebendo bolsa família que com carteira assinada. O "Coreia 2100" do vídeo - onde tem mais gente recebendo que trabalhando pra pagar - já é uma realidade no nordeste
@@rickdmitri1108 lamentável essa situação . . . quando você vê multinacionais indo embora daqui, algo de muito errado eles já estão prevendo . . . o ambiente de negócios deste país só piora, para que quando chegar o momento certo, o país seja isolado do capitalismo de vez . . . e sabemos muito bem a parte da popualção que está interessada nisso, só que se você criticar hoje mesmo será perseguido . . .
Verdade. Muita filha de militar aqui.
Parecem animais esses Sangesugas
Esses da net que falam disso sao rico burgues vampiro
Queria casar e ter três filhos. Mas com essa economia e essa coisa de divórcio, é muito assustador.
Casando terá que aceitar traições e emputeramento das mulheres, em pouco tempo ela passará a te odiar, e no divórcio ela tentará tomar tudo que construir ou construiu!
Eu já desisti , comece a notar os comportamentos das Modernetxs mundialmente falando da Japonesa , Americana , Brs etc . A idéia é Parasitar o Homem até não poder mais e depois procurar outro Hospedeiro . É Bizarro .
Você quer ter filho em pleno século XXI ? Isso é coisa do passado e de boomers falidos
Homens herbivoros e moda
@@adalbertoclebergomescleber6603 credo, teu círculo de relacionamentos deve ser muito ruim. Eu conheço muitas mulheres que tem caráter e formaram lindas famílias, mulheres que estão dispostas a enfrentar desafios para preservar a família.
Seria bom fazer um vídeo sobre esta pirâmide demográfica no Brasil. Para ajudar as pessoas a pensar na sua aposentadoria que não seja somente pública
th-cam.com/video/hws9idZWMYo/w-d-xo.html
Se a questão demográfica avançar, não há muita diferença entre aposentadoria pública e privada, o que realmente importa é que quem produz bens e serviços terá que produzir para si e para os que não produzem, não adianta ter dinheiro se você não tiver o que comprar
@@alexandrecosta5919 E x a t o
Previdência Social é apenas um seguro! Fora isso, a obrigação em garantir uma velhice de qualidade é toda sua. Não precisaria nem se instruir sobre "Pirâmide Etária". Já está atrasado.
Fizemos um estudo recentemente sobre Irlanda e Canadá e ambos vêm apresentando desafios demográficos. Muitos casais optam por ter apenas um filho, a expectativa de vida vem aumentando e há uma população economicamente ativa cada vez menor (o que acaba favorecendo a entrada de imigrantes como uma forma de compensar esses efeitos). Interessante saber que nos países asiáticos o problema é ainda mais grave.
Na Ásia eles não curtem imigrantes.
já vi comentários q os japoneses preferem falir do q ter uma abertura ampla a imigrantes
Não só os japoneses. Os chineses, os coreanos, os malaios, os vietnamitas, os indonésios, enfim, boa parte dos asiáticos - e não somente eles - não são tão abertos a imigrantes (bem pelo contrário, aliás).
Toda a campanha pró-imigração é dirigida quase que exclusivamente para países europeus (especialmente os ocidentais, mas já há esforços para incentivar a imigração para a parte oriental) e anglófonos (EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá)
Não é só questão de opção nem de comportamento. Houve um estudo recente muito grande e importante sobre a fertilidade humana e ela está em um declínio alarmante. As contagens de esperma estão declinando absurdamente. Há vários fatores influenciando isso, alimentares, químicos e farmacêuticos. A própria forma de viver e produzir do ser humano está minando sua fertilidade. Não vai bastar tentar incentivar pessoas a ter filhos.
O problema é o choque cultural causado pela imigração ilegal. Soluciona de um lado e ocasiona inúmeros problemas do outro. Na França, os crimes aumentaram muito com a entrada de imigrantes ilegais. Não sei até que ponto o benefício supera os malefícios disso.
No Brasil só classe D/E , ainda tem dois ou mais, nas outras classes e zero ou um!! ter filhos e caríssimo, complicado e etc
Acredito que a principal causa é o receio da situação do nosso país. Imagina: você mora em um lugar com alto índice de violência, péssima educação, um governo autoritário e sem perspectivas de um futuro promissor. Quem queria ter um filho nesse cenário?
Isso desamina quem quer ter filhos, como é o meu caso. Não quero por uma pessoa nesse mundo com o risco dele ter um futuro sem dignidade.
Como toda moeda tem dois lados, o lado bom dessa redução populacional seria a menor demanda por recursos. Menos será produzido, mas menos será consumido, também.
@@brazil_3931neste caso o dinheiro não desaparecia, ele apenas troca de proprietário...
Não é só o governo que dificulta a formação de novas famílias, mas tbm as empresas, pois estas acham que uma pessoa de 19 anos é muito jovem e sem experiência para o trabalho; ao mesmo tempo que considera uma pessoa de 40 anos muito velha. Logo, vc tem um espaço de tempo muito curto para se estabilizar financeiramente ou viverá o desemprego.
Um detalhe muito importante e que vale especialmente para o Brasil é que a taxa de natalidade média que já está abaixo do ideal (menos de 2) é puxada pelas classes média/alta. A classe média/alta tem uma taxa de 0,9 (extremamente baixa), enquanto que os casais de classes mais baixas continuam tendo vários filhos, comprovando que esta consciência de que filho custa caro e hábitos, estilo de vida, etc, está associado às classes média/alta. Estima-se que hoje, a cada 5 nascimentos, 1 é das classes média/alta e 4 é de classe baixa/muito baixa. Será que essa população mais jovem de classe baixa terá condições de garantir a produtividade necessária num futuro pautado por altíssimo nível de globalização, concorrência e tecnologia?
A minha preocupação é com a qualificação profissional desse classe. Será que existirá pessoas capacitadas suficientemente para ocupar postos de trabalho numa economia eminentemente tecnológica?
a nossa "sorte" é q a classe média/alta no Brasil em questão proporcional é minúscula
@@mauriciohiure2192 sorte para quem? E essas pessoas em grande número sem condições de dar uma boa educação para seus filhos tendo muitos filhos, você acha que o futuro desses filhos será de sorte?
@@AnaPaula-ro6yo depende, a maioria esmagadora dos brasileiros são de classe baixa, oq n quer dizer q a maioria deles vai viver uma vida de criminalidade por exemplo, mesmo se virarem simples assalariados ainda assim é uma vida digna, quando eu digo sorte eu to falando do país mesmo, no modelo de governo atual um país q não cresce populacionalmente simplesmente não cresce em mais nada, não atoa tantos países com taxa de natalidade baixa tentam desesperadamente aumentar essa taxa ou então importar imigrantes
Não, serão como ratos.
Dizem que o Brasil é o país do futuro. Pena que o futuro é um filme de terror.
O Brasil é uma fazenda, só isso, não passará de um bando de jumentos.
😂 é nada, vai ser lindo, vai parecer tragédia, mas vão perceber que é uma comédia
Kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkk😂😂😂
"De volta á hora do pesadelo"
O Brasil não incentiva ninguém a ter família, várias leis contra o homem fora a vida miserável que se encontra nas cidades e um estado corrupto que só dificulta e interfere na vida das pessoas.
Leis antihomem fora a midia massacra a macheza do homem
Esse desmando também anda por aqui.
O Brasil está sendo DEVASTADO por políticos de esquerda com conivência e participação de uma mídia nefasta, mentirosa e manipuladora, tem suas instituições todas comprometidas com corrupção, ladroagem e todo tipo de esquema obscuro.
E quem deveria nos socorrer nos traíram, confiamos nos militares e eles se venderam, traíram seu passado, sua nação e seu povo.
Traíram um presidente que os respeitava e hoje "bate conti** a um descondena**", eles militares não tem o respeito de quem nunca os respeitou e já não tem o respeito do povo que sempre o respeitou. Covardes e traidores entram do lado errado da história.
Eu achava que esse argumento já tinha flopado horrores anos atrás
@Adeilson .S o cara quer fazer filho mas não quer dá dinheiro para ajudar a sustentar ele, corta o pinto mas não faz essa palhaçada
@Adeilson .S o mesmo vale para as mulheres, homens só dão dor de cabeça, não servem para serem fiéis e nem pra serem responsáveis
Opinião popular e o que eu penso
No final das contas, o baixo crescimento demográfico não é um problema para a população em sí, mas sim para esses estados inchados e cheios de wellfare state... a população vai se adaptar a essa mudança, mas se esses estados não reduzirem de tamanho, certamente irão colapsar pela falta de contribuintes pra sustentar suas estruturas paquidérmicas!
Vai se adaptar, até a sua cultura sendo substituida. Mas que vão, vão sim.
@Libertarian Zebra "O Bitcoin resolve isso!"
@@estergym5083 culturas surgem e desaparecem com o passar do tempo, isso é um processo natural, principalmente se for uma cultura ultrapassada e prejudicial a população (vide a cultura de trabalho do Japão).
O mundo será bem menos populoso e bem mais difícil! Os que ficarem, serão altamente "progressistas" e, portanto, autofágicos.
@@Eduardo-nu1pv Ao mesmo tempo que a cultura progressista vai morrer com eles
Fernando, trabalhei no Censo aqui, que ainda está em andamento. Acho que o resultado se não for "alterado" será bem impactante.
Resultado do que amigo? Baixa natalidade? Só mulheres baixa renda tendo filho por causa do bolsa esmola? Obviamente, nós estamos na mesma tendência desses países do vídeo. A diferença é que o brasil é f***** enquanto esses ae tem grana.
Prfvr, isso é sério, o censo IBGE, não passou em minha casa, nem da meus familiares, q moramos todos em Mogi, é assim mesmo, não é em 100% das residências?
Pra quem se incomoda com a questão da natalidade não se preocupe. A humanidade não esta em extinção e não estará tão cedo, já passamos da conta em quantidade.
exatamente, acredito que as taxas de natalidade em geral são muito altas ainda, deveria haver mais políticas de conscientização.
Claro, árabes e africanos vão continuar a se reproduzir por ao menos dois séculos.
Infelizmente custa muito caro ter filhos no Japão, na escola do meu filho, ontem tiveram uma aula falando quanto custou pra ter uma criança da idade dele, quando o tive… carinho, mas hj, tá o dobro… escola, ensino particular extra curricular, um passeio em família, vida cotidiana nousssssssaaaa, está tudo muito caro! Se algo não mudar, acho que vai ser difícil eles procriarem. Infelizmente
Vai ser interessante ver os impactos populacional/econômicos de um medicamento experimental ministrado a nível global, sem grupos de controle e sem data de longo termo e ao que parece tem significante interferência nos níveis de fertilidade.
Quero ver quem vai estudar isso rsrsrsrs
Você não viu em Hong Kong 🇭🇰. Lá a falta de espaço é tão grande e os custos de moradias são enormes que o trabalhador mais humilde vive em um quartinho minúsculo que mau cabe ele. Quem dirá do sujeito querer ter filhos. Tanto que lá falam que Hong Kong é cidade sem crianças! Dá 😢 tristeza.
No Brasil a taxa de dependência já é maior que 100%. Tem muito mais pessoas sem trabalhar do que trabalhando
Eu estou desde novembro procurando vaga, quaisquer, e nada
É só mandar a metade da população brasileira que não faz nada para fora do país. E divide com os paises que está desfalcado. Aí, vai ficar equilibrado.
"Tem muito mais pessoas sem trabalhar do que trabalhando" é serio que você falou isso? onde você mora?
@@lucas-amaral6 existe esse problema sim. E pra piorar, a câmara de vereadores de São Paulo aprovou uma lei que garante cotas de empregos para ex presidiarios.
Nesse país não vale a pena ser honesto.
@@marcelosilva3605 excelente ideia!!
Tem muita gente desempregada no Bostil que topa pegar emprego fora do país.
Ter filho é pra gente muito, muito, muito,muito corajosa...Eu tenho dois filhos homens...e digo...tem que ter coragem...essa geração é outra coisa...
não é coragem, é burrice.... as pessoas tem filhos como se fosse mais um tick no checklist da vida, tipo, é como se fosse um dever ir pra faculdade, arranjar emprego, casar, ter filhos .... não se questionam sobre as dificuldades de criar uma criança num mundo igual o nosso....
@@volkana1977 grande parte é assim mesmo
Vc sabia que a maioria dos divórcios são pedidos por mulheres????😂😂😂
@@formigadiabetica7268 claro, ué. Quando o casamento tá ruim, o homem fica pulando cerca pegando p*ta, e assim ele vai levando aquele casamento lixo em frente.... é comum passarem DST´s pras esposas... minha mãe pegou chato e uma outra DST do meu pai onde ela precisou ir no ginecologista cauterizar a pereba que ele passou pra ela porque ele pegava p*ta de rua, daquelas bem rampeiras
@@formigadiabetica7268 meu pai também tinha uma amante.... assim é fácil levar um casamento falido em frente
Muito bom o video. E muito estranho que os governos "não conseguem perceber" que não adianta querer incentivar a taxa de natalidade se ao mesmo tempo eles tem os piores dos interesses para fazer isso, que é para simplesmente "explorar" estas novas pessoas nascidas. Isso por si só acaba refletindo em um incentivo reverso, pois representa uma grande incerteza permanente na vida de todo mundo.
O incentivo correto é a redução do governo, e que os governos deixem as pessoas livres e em paz (mas não que eles tivessem qualquer interesse nisso né).
Pode reduzir o governo à vontade.... o valor dos salários tende a cair pois as empresas migram pra países com mão de obra barata... ter filhos num sistema que achata salários é loucura.... no Japão nego tem que trabalhar 14h por dia pra ganhar um salário decente... quem quer trazer uma pessoa ao mundo num sistema desses onde tu é um escravo que vive pra trabalhar, com pouco tempo para desfrutar a vida?
Entra governo de direita ou d eesquerda e ninguém fala em controle de natalidade.... o sistema quer mais GADO para o sistema... .cada bezerro que nasce é lucro pro fazendeiro (grandes capitalistas) pois é mão de obra barata pra sustentar o sistema. Pode ver como o capitalismo tá sempre procurando achatar salários, migram para países pobres onde o povo trabalha por mixaria,com isso diminuem os salários nos países desenvolvidos.
@@volkana1977 Eu entendo o que vc disse, mas nem sempre as empresas saem de um lugar pra ir pra um mais barato. A mão de obra é só mais um recurso ooque a empresa tem que "consumir", mas elas também consomem dezenas ou centenas de outros recursos, e todos eles tem uma relação de logística entre si.
As empresas saírem não é um problema em si se outras empresas nascerem e tomarem o espaço "vazio", porém com um governo grande isso também fica relativamente impedido..
@@swfsql nem sempre as empresas saem, mas as empresas automotivas, de eletrodomésticos, de componentes eletrônicos, vestuário, calçados, brinquedos, celulares etc cada vez mais migram pros países pobres. Isso é a globalização que a direita liberal tanto defende. Por isso a direita nacionalista cresce cada vez mais na europa e EUA... a direita nacionalista propõe frear esse processo... vão conseguir? Não sei, mas com os salários diminuindo a revolta da classe média nos países ricos vai ficando cada vez maior
Só espero estar vivo para ver a taxa de fertilidade no brasil ficando abaixo de 1,3.....
Faltou abordar o caso brasileiro. O censo mais recente já sairam matérias que estimavam 215mi, mas na realidade as contas vao estar em torno de 207mi. Isso tem ate municipios entrando na justica(pe recebem menos fundo de participacao).
th-cam.com/video/hws9idZWMYo/w-d-xo.html
Fechou em 203milhoes
Viver só por viver, não faz sentido, é preciso justiça, dignidade, liberdade, e no planeta Terra estes três ingridientes estão em falta.
Eu sei disto desde 1980.
Li economista Colin Clark na GV.
Tenho 5 filhos, 4 USP Engs.Sistema, 1 contábeis.
Incentivo financeiro ajuda pouco, importa é vocação ser pai e mãe , fé e coragem.
Verdade.🥰
Sua geração foi a última mano.
Agora o filho é do estado.
Realidade é outra.
Nem o conjugue é seu.
@@deleonhell mandou a real
@@deleonhell exatamente
@@anafedalto 🌹
Vídeo excelente como de costume. Gostaria de fazer um adendo, existem indicativos bastante sólidos de que a China vem contando sua população acima do real há mais de uma década, o que também justificaria a inflação da mão de obra por lá. Na realidade a população Chinese já estaria em declínio há pelo menos uma década.
Concordo!
Todo número apresentado por ditadura comunista é falso.
@@FernandoUlrichCanal Mass me esclareça uma coisa, : das projeções demográficas tidas até agora, é realmente factível que a Nigéria se torne a Segunda maior mpopulação do mundo, sobretudo com essa alta taxa de natalidade??
a Suécia é maior que o Japão e tem apenas 10 milhões de habitantes, a preocupação do governo japonês é a diminuição da arrecadação dos imposto menos pessoas significa menos impostos.
Verdade
Aqui vai ser mesma coisa
Complicado mesmo. No caso de alguns países asiáticos, sempre vem à tona o clássico tradeoff: não ter filhos pra conseguir manter um padrão mínimo de vida, ou ter os filhos e aceitar uma piora nessas condições. O poder de compra veio caindo ao longo das décadas devido à estagnação salarial (mesmo com índices baixos, a inflação lá também tem seus efeitos).
Pode ser que alguns países encolham, mas acho q a tecnologia vai crescer muito e assumir ainda mais funções de serviços e geração de riqueza para compensar. O Japão hj em dia já vive esse realidade com robôs funcionais.
na asia é complexo pois
o jovem tem de ter muitos requisitos pra casar e formar familia , mesmo o jovem sendo do mesmo paises e nao extrangeiro
ae fica complicado
sem contar que tem a parte cultural que imposibilita muitos de formar familia se nao for de familia tradicional e com recursos
Se a cultura deles é assim mesmo, como diabos chegaram a essa população gigantesca?
@@danielmu22 Boa Pergunta
Vi em algum lugar que o primeiro ministro do Japão queria incentivar a natalidade, com incentivos fiscais pra quem tivesse filhos. Mas estava recebendo críticas...
O estado é parte do problema.
O Estado é o problema, quanto mais ele parasita o hospedeiro, mais pessoas desistem de ter filhos, os impostos de hoje são quase o dobro dos de 50 anos atrás, as pessoas acham que cuidar de um filho é caro, porém cuidar do Estado é muito mais
Parte? Senhor, é a razão de todos os problemas
Acertou MISERAVI..........KKKKK
FAZENDEIRO (estado) o resto são escravos.
O Estado é o problema.
o estado não é parte do problema. O estado É o problema
Acho ótimo essa redução, menos poluição e desigualdade
Isso indica que haverá muitos idosos trabalhando, de forma que os ajustes previdenciários serão imprescindíveis para sustentabilidade econômica.
Esse e o tipo de pauta que e extremamente necessária mas nunca passa quando você fala isso as pessoas reage como se estivermos falando em mata idosos ainda bem que a nossa reforma da previdência já passou
Não vai é ter gente jovem para os serviços de enfermagem e plantões médicos, manutenção das vias, redes de alta tensão, transporte de cargas, produção agropecuária, indústria pesada, mecânica de máquinas, mineração, celulose...rezem para o Chat GTP ter a resposta e resolver o problema.
Hoje, as pessoas vivem mais (às custas de medicações ou outros recursos exógenos). Não sei dizer se vivem melhor ou pior, mas a longevidade é um fato.
@@brazil_3931 verdade
@@coinspiration33 por "coincidência", a automação, inteligência artificial e robotização está chegando a todo vapor
Eles estão a colher o que plantaram...
Semearam ventos agora vão colher as tempestades
Aqui no Brasil tem é muitas mulheres com muitos filhos e cada um com um pai diferente, obviamente como forma de democratizar a paternidade.
Sim kkkkkkk Ter filho hoje em dia é coisa de louco.
Olhe para os lados. Aqui no Sul, até nas vilas o número de crianças está diminuindo drasticamente.
mas um pai com vários filhos diferentes só se dá notícia quando o cara n paga a pensão
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Tem tempo que no Brasil as mulheres não t m tantos filhos. Já baixamos da taxa de reposição inclusive
Eu por exemplo tenho 23 anos, e desde os 17 eu caço emprego e nunca consigo. No que depender de minha pessoa, o colapso virá até 2030, não pretendo colocar uma alma viva sequer nesse mundo. Já estamos em 1.65 em 2020, até ano que vem deve chegar em 1.55, enjoy the collapse my friends.
Corretíssimo, ter filho só te colocará mais ansiedade, pressão e desespero, considere a vasectomia.
Ainda bem que as pessoas estão tendo menos filhos, afinal, as pessoas estão começando a entender a extrema crueldade, o extremo egoísmo que é ter filhos hoje em dia, com tanto autoritarismo estatal, governos roubando a população com impostos para bancar suas regalias, e isso sem falar na iminência de uma guerra nuclear. Não é possível que as pessoas, sabendo de tudo isso, ainda assim decidam ter filhos, não é possível que sejam maldosas a esse ponto.
Não ter filhos também pode ser egoísmo, por que você condena as futuras gerações ao colapso econômico devido a má demografia.
@@lucasgabaritante3569 caramba, que raciocínio mais sem sentido hahahahah. Como se a pessoa tivesse obrigação de ter filhos para bancar o déficit da previdência, para bancar a aposentadoria de quem já está aqui kkkkkkkkk. E eu achando que já tinha lido de tudo 🤣
@Libertarian Zebra e elas estão erradas? Além dos motivos cruéis e egoístas que levam pessoas a terem filhos, ainda tem todos os gastos, as responsabilidades, as noites em claro, a ingratidão, a única explicação para pessoas terem filhos sem serem crueis e egoístas é se elas forem completamente malucas, com algum problema cognitivo.
Cara, as pessoas tiveram filhos durante guerras e até mesmo durante a peste negra. Sempre acharemos que estamos na pior época, mas isso é uma inverdade. O mundo atualmente é instável e imprevisível, mas já passamos por coisas bem piores. Eu super entendo as pessoas quererem estabilidade financeira antes de ter e até mesmo aquelas que n almejam. Mas o fato é que precisamos de mais pessoas, não de menos.
Só Jesus pra te salvar fi, já fui ateu, esquece essa baboseira, ter filhos é a maior treta mas é maravilhoso.
Ficaram décadas falando para as pessoas que não ter filho é bom. Agora estão preocupados, parabéns aos envolvidos
Mudar essa mentalidade vai ser bem difícil
ainda bem né, ou voce quer fazer parte dos dez por cento que trabalha pra sustentar os outros noventa que só recebem auxilios? projeção para 2041 heim, não é em 3500
@@projetos3d105 esse percentual só tende a piorar se a taxa de natalidade cair
Ninguém suporta mais viver com a mulher moderna, amigo. Ignorantes, arrogantes, brutas. Mas quando levam um tranco de volta o papai Estado chega pra te lascar no meio.
@@DiegoGNViana só louco quer colocar filhos no mundo pra trabalhar igual escravo e mesmo assim não consegue comprar uma casa boa e nem se alimentar bem coisa bem básica que todos os seres humanos deveriam ter e se você quer colocar mais pobres no mundo pra passar por isso problema seu, o maior erro dos meus pais foi ter me colocado no mundo já que eles já tinham dois filhos e agora sou obrigado é encarar essa maldita vida de pobre
E desde quanto ter filho é bom? O cara não tem condições de sustentar nem a si próprio, vai ter condições de sustentar filho... Deveria ser crime pobre botar filho no mundo pra sofrer na desgraça e na miséria.
Hans-Hermann Hoppe em seu livro "Democracia o Deus que Falhou" explica bem o por que esse fenômeno e mais outros ocorrem.
Que falou?
Aqui no japão ter filhos e caro, por isso japoneses não querem ter mais filhos, o salario não aumenta para o cidadão normal os operários, ai fica complicado ter mais filhos e sem falar no aumento dos preços de produtos básicos.
Os países pobres tem altas taxas de natalidade. Porém produzem pessoas praticamente improdutivas porque tem baixíssimo nível de escolaridade . Os países ricos não estão produzindo filhos. Num futuro próximo vão sobrar jovens miseráveis e idosos dependentes. Vamos ter que trabalhar até os 80 anos para tentar sustentar os de 90 e para bancar o Estado que vai dizer que ajuda os "jovens" de 15 a 50 anos. Mas logo logo vão solucionar este problema: basta surgir "algum mal súbito" que acometa,especialmente, a população idosa. Já tivemos um ensaio disso. Apenas aumentar a taxa de natalidade não vai resolver, pois vai ter mais gente para consumir os recursos do planeta. As gerações mais recentes já não conseguem mais progredir no mesmo nível das anteriores.
Interessante, vídeo saiu mesmo dia em que o canal DKDKTV da KR comentou sobre o tema apontando o alto custo de vida como algumas das possíveis causas
Ah eh?
O estado gera um peso tão grande na vida do casal que fica inviável ter mais de dois filhos sem perder grande parte da qualidade de vida, ai acontece o óbvio, diminui o número de filhos pra manter a qualidade de vida.
@@junior_iera Ter filhos nunca foi interessante pra ninguém, geralmente é só para manter a linhagem mas hoje em dia nem isso querem fazer pois filhos são problemas, as pessoas querem um ambiente calmo sem nada que possa perturba-las
Excepcional vídeo ! Se possível faça mais vídeos desse assunto extremamente importante m
Obrigado! 🙏🙏
@@FernandoUlrichCanal nós e que agradeçamos ! Se puder faça um sobre a alarmante situação demográfica da Europa .
Estou vendo que você está usando os gráficos do Peter Zeihan. Gosto muito das análises dele. Obrigado por trazer essas informações para os brasileiros que não falam inglês.
Pior que não acompanho ele não.
Faltou falar sobre imigração. Está intimamente ligada ao tema.
Brasil nesse caminho.
Tomará que continue a encolher, tem muita gente sobre o planeta, impactando muito a biodiversidade e consumindo muito mais que a capacidade de restauração de nossa biosfera.
Quanto a produtividade, os processos de automação suprem as demandas vindouras.
🤣🤣🤣
Pelo jeito você não entendeu nada
De que caverna surgem essas figuras?
@@reyalitetoukri6802
Entendi sim, mas o foco principal não pode ser econômico, e num futuro mais distante poderá haver um bom aumento das taxas de natalidade. Acredito que a população humana no planeta não deva passar de 6 bilhões de pessoas.
Vc mora no fundo do mar?
Tem que se preparar para o colapso por daqui alguma décadas
Décadas? Não passa dessa
Até o final da década o Br terá mais idosos do que crianças até 15 anos.
Faz um vídeo sobre a economia do Japão, projeções e possíveis cenários pros próximos anos
Pra ter Filhos tem que ter muita coisa....que de fato não da pra possuir ..eu mesmo estou na luta se consigo algum bem eu meu nome...mas Familiar...rapaz que impossibilidade. Lamento por quem vai ter filhos com renda baixa, vai sofrer pra cacete ou romantizar a pobreza.
Ai nestes casos você que escolhe. A vida não é filme da Disney e poucas historias Reais viram filmes.
Choose your Destiny!
O caso do Brasil já está bem grave, apesar de ninguém comentar, mas no censo deste ano vários municípios tiveram grande perda populacional
Maioria do nordeste. Recife e Salvador, principais
Movimentos migratórios internos, do interior para o litoral e grandes centros urbanos.
tem q esperar o IBGE analisar melhor o censo, aquela prévia não foi nada definitiva em nenhum aspecto, mas sim, no futuro nós vamos enfrentar os mesmos problemas
Ter filhos sempre foi ruim e chato, hoje em dia nada mudou.
Nossa que maravilha
Eu fico cabreiro com essa questao de se preocupar com a taxa de natalidade, na minha opiniao para o mundo seria excelente se a população diminuisse para 1 bi ou algo do tipo, seriam menos pessoas disputando por espaço e recursos, menos pessoas passando fome, todos teriam amplo acesso a moradia, e enriqueceriam, ao ponto de criarem mais rapidamente formas de aumentar a produtividade da sociedade, fora que o preço de commoditties abaixaria muito pois a demanda diminuiria drasticamente, para mim essa super população mundial atrasa a evolução dos seres humanos e so tornam paises mais desiguais
O problema é que menos pessoas, menos gente para produzir riquezas. Então é uma faca de dois gumes. Provavelmente a gente regressaria para o padrão de vida do início do século XX, na melhor das hipóteses.
@@fernandopiston4059 Se você é como grande parte dos brasileiros pobre ou miserável ter filhos é inviável, o aluguel mínimo em muitas cidades do Brasil é de 800 pra cima, principalmente na Região Sudeste e sul, (acredito que centro oeste tbm) a extrema maioria da população ganha uma média de 2.000 (muito abaixo para criar filhos, por em boas escolas, dar educação necessária) você vai no mercado e não pode lotar um carrinho porque se fizer isso a compra passa de 1.000 num piscar de olhos, então meu querido não dá pra ter filhos principalmente em países como o Brasil onde creio que mais de 70% da população vive algum tipo de insegurança financeira, não tem como pensar em fazer um monte de filho para os mesmos ficarem a deriva, ter que trabalharem o mais cedo possível para ajudar os pais, e muitos ter que trabalharem igual condenados para ganhar 1.300 por mês e morrerem de esgotamento físico e mental, por ter que trabalharem e estudarem ao mesmo tempo.
Pessoas que vem dessas realidades de terem tido 4 ou 6 irmãos, terem vivido a infância e a adolescência em extrema miséria, humilhação, trabalharem desde os 15 anos para sustentar a família sabe os traumas que isso acarretam, não vale o esforço algum, apenas tristeza, sensação de revolta, frustração e depressão.
penso da mesma forma. A redução da população mundial é benéfica para todos no longo prazo.
Parabéns Fernando !
Realmente super interessante e relevante essa matéria sobre a crise demográfica, tenho refletido sobre isso ultimamente, vejo um cenário estranho para o Brasil a partir de 2035 e não estamos nos preparando como deveríamos.
O que acontecerá com a economia brasileira quanto tivermos em média 45 anos em 2035 ?
Nosso Brasil será um eterno país de classe média baixa ?
Podemos ter os primeiros muncicípios fantasmas com excesso de idosos ?
Precisaremos aumentar a nossa produtividade ?
Como crescerá o nosso PIB com tanto analfabetismo ?
O problema é que se a população mais jovem está cada vez menor e tem de sustentar a maior parte idosa eles não vão ter tempo pra ter filhos que dirá cuidar deles.
Não tem problema. Quando realmente deflagrar a terceira guerra mundial 80% da população será dizimada.
Eu tenho uma tese de que o keynesianismo é o culpado.
Em países muito pobres, crianças viram ativos para os pais, ou seja, trabalham desde cedo.
Em países mais desenvolvidos o trabalho infantil felizmente é ilegal, porém, crianças se tornam um fardo, sem qualquer retorno, se não o retorno afetivo.
Neste cenário, as pessoas preferem se estabilizar financeiramente antes de constituir família. MAS COMO SE ESTABILIZAR FINANCEIRAMENTE VIVENDO INFLAÇÃO CONSTANTE?
Talvez eu tenha perdido, mas e o Canadá? É possível encontrar vídeos de que as pessoas estão migrando para lá, mas também muitos vídeos de pessoas que estão saindo, por causa do custo de vida por lá....
Estao saindo de lá pela elevação do custo de vida, por se frustrarem ao ver que imigrantes quase sempre ganharão menos e POR CAUSA DA PERDA DAS LIBERDADES individuais, censura, governo se metendo na vida das pessoas mais e mais...etc. Canadá entrando em decadência.
Fizemos um vídeo que aborda esse aspecto recentemente. De acordo com os dados da OCDE o Canadá é um dos países líderes em atração de imigrantes altamente qualificados, imigrantes que visam empreender e estudantes universitários de outras nacionalidades. Também enfrentam um desafio demográfico e vêm usando a imigração como forma de compensar isso
Canadá e EUA eram um paraíso até o covid. Durante a pandemia o custo da moradia explodiu. Continua sendo bom, principalmente comparado ao terceiro mundo, mas cuidado para não cair na ilusão do sonho americano.
@Libertarian Zebra Pelo contrário, vi uma reportagem que estão buscando até refugiados e famílias....
@@marcelbade3438 Refugiados não quer dizer mão de obra desqualificada
Eu só acho bizarro as projeções de pirâmides etárias continuarem projetando essas crises para períodos tão distantes quanto o final deste século. Me parece que o planeta vai ver a população declinar na metade desse tempo. Não sou estudioso da área, mas a boa vontade com os números parece excessiva...
FALA FERNANDO... SEMPRE EXCELENTE .. PODIA FAZER UM VIDEO SOBRE A PIRÂMIDE DA PREVIDNCIA BRASILEIRA ASSOCIADA A DEMOGRAFIA... ESTAMOS BEM FERRADOS LOGO ALI À FRENTE ..ABRAÇOS
Quem tem filho hoje no Brasil, é maluco, ou irresponsável, ou rico, ou herói.
O custo é altíssimo, a qualidade da educação, é questionável, se for a melhor disponível.
O poder de compra é péssimo, não há segurança e saúde.
Os impostos são muito altos, o retorno e os serviços públicos são péssimos.
Mas a solução é bolsa família, R$ 600 de bolsa e mais 150 por filho.😆😆😆
Faltam machos de verdade , estão em extinção, principalmente na Europa , apenas isso …
só assunto quente, relevante e bem explicado, parabéns
Obg!
E no Brasil também temos problema bastante evidente, com um problema adicional, somos um povo contra aumento de produtividade.
O economista e historiador inglês Niall Ferguson sustenta que, no futuro próximo, não se tratará nem de luta de classes, nem de choque de civilizações, mas de um conflito entre gerações, os mais jovens se revoltando por terem grande parte de seus rendimentos confiscados para sustentar os idosos.
Aqui no Japão a questão da aposentadoria já é um problema. Porque já pagamos muito no shakai hokken e mesmo assim que se aposenta precisa continuar trabalhando porque não é o suficiente. O ideal é investir ao longo da vida e não contar com aposentadoria do governo.
...como faz a Suíça, que tem 3 contribuições diferentes para aposentadoria.
Só falta taxar os incestimentos também kkkkkkkkk, é rir pra não chorar
Aposentadoria nunca foi suficiente o tanto de idosos que eu conheço que ainda trabalham mesmo aposentados pq a renda que recebem não dá nem para os remédios não está escrito
Por isso que o povo não quer ter filhos começamos a trabalhar cedo terminamos tarde, ganhamos quase nada e trabalhamos muitas horas e o país não cresce o que deveria, as pessoas estão acordando e parando de dar escravos por governo e afins
Excelente trabalho professor parabéns 🎉🎉
Hoje em dia simplesmente não vale a pena ter filhos. E só o governo realmente perde com isso
Quem perde é a população também meu jovem
Viver e produzir vida estão a cada dia um desafio maior. A razão para isto está menor a cada dia.
Também não podemos esquecer que os próprios jovens hoje são tão dependentes quantos os idosos, no Japão por exemplo tem muito "jovem" de 30 anos que não trabalha e fica na casa dos pais, acredito que isso não seja algo exclusivo só do Japão, então comparar aumento na taxa de natalidade com decréscimo de dependentes não é uma lógica 100%, os tempos são outros.
Valeu Fernando, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.
5:07 - Aquele momento em que o Ulrich olha para o Gráfico e vê qual é a solução para o problema demográfico
Já vi esse gráfico em algum lugar!
😂
Só para não esquecer, aqui no Brasil a esposa de um político nos últimos dias de governo, secou uma piscina de karpas matando todas elas para retirar quase $2 mil de moedas. Em tempo disseram que doaram para uma instituição só que o recibo de entrega só veio à tona quando a mídia descobriu os fatos. A data do recibo importante é depois da divulgação, estranho né.
No censo de 2022 Alagoas quase registrou queda populacional, em parte pela taxa de natalidade, mas sobretudo pela migração, no próximo censo brasileiro vai começar a pipocar um monte de estado nordestino com decréscimo populacional. O Brasil vai experimentar isso antes de 2050, mas provavelmente Sul + SP continuarão ganhando gente, assim como Tokyo continua crescendo no Japão que perde gente.
deveriam frear isso bruscamente, quem não tem nada em uma região vai pra outra pra procurar emprego, se achar vai ser de mil reais.......quando acha, daí é favela, assaltos, seguros caros, etc etc.........lotam hospitais creches etc......e tem gente que apoia isso
São as duas regiões mais populosas, claro que vai ganhar
Que ótima notícia! Humanos precisam parar de procriar. O planeta agradece!
Verdade
aí sim, studio claro, livros atrás, dahora
😂🙏
💕Obrigada pelos ensinamentos, Fernando.🌟💐🌹
Poupem dinheiro para a sua velhice!
Parabéns vc é tipo uma Bárbara do canal te atualizei da economias do mundo
A pressão de controle de muitos países durante décadas referente a controle de natalidade e também a pressão da sociedade sobre os Pais tanto na formação como em cobrança em relação aos filhos, que entendo ser muito difícil de reverter a situação por mais incentivo que governos derem daqui pra frente.
Que pauta incrível!
Em minha humilde opinião, não vejo como essa política de subsídios do Japão resolveria um problema que se tornou eminentemente cultural. Sei que isso ainda é um tabu para os japoneses, mas a forma mais prática de resolver isso no curto-médio prazo é a imigração.
Já no caso da China, o problema é tão grande, devido ao tamanho da população, que nem solução razoável consigo imaginar.
Imigração nunca resolveu nada, a Itália tentou e continua baixa kkkk
Genial!!suas lives!!! Gratidão pela gentileza de compartilhar todos esses conhecimentos.
Podia fazer um video sobre isso com paises europeus
A Europa já é um grande asilo desde os anos 90 😅 por isso tantos imigrantes no continente.
O padim Don Sandro explica o porquê da baixa natalidade.
Fiz vasectomia e não me arrependo nem um pouco, é rumo ao abismo senhores.
Honk honk
Aceleracionista quanto? Kkk
Agora é seguir observando os estimulos e recompensas jogados ao ambiente
Concordo plenamente com vc
O ultimo que sair apaga as luzes kkkk
Fala do Silicon Valley Bank e se tem algum outro banco que quebrar junto com ele, e o que acontece aqui no Brasil com a quebra desses bancos no EUA.
Enquanto o Estado se intrometer nas famílias e extorquir a população com impostos abusivos, não tem incentivos pra gerar filhos.
Análise top. Valeu, Ulrich 👍🏻
Obg!
Uma coisa que ninguém vê e que vi nos canais redpill. Não existe mais conceito de família, de papéis. Homens e mulheres agora concorrem entre si, não existe mais parceria o que existe é competitividade.
O estado toma conta de tudo no casamento, homens tem medo de construir família e depois tudo ser tirado deles, inclusive os filhos.
Se alguém conseguir me dizer quem em sã consciência se sente seguro para constituir família hj em dia ou quais as vantagens para um homem se casar, gostaria muito de ouvir.
PS: não estou dizendo que redpill é certo ou errado, mas não dá para negar que tem um certo sentido, ninguém sabe mais o que fazer nesse mundo, talvez o colapso iminente seja o que tem que acontecer. Tipo um reset ou um juízo final, vcs escolhem.
Hoje se for parar pra pensar o cara não arruma problema pra cabeça.
O homem hoje sequer faz parte da família. Família hoje é a mulher, seus filhos e o estado feminista corrupto e canalha.
Que aula 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Casar dá trabalho, ter filhos dá trabalho. Tudo que é bom dá trabalho, quanto mais valioso, mais trabalho dá. Família é um tesouro incalculável
Não, tudo que dá trabalho é uma bosta.
Dormir não dá trabalho e é bom para caralho. Bem melhor que casar e ter filhos.
@@LucasRodrigues-gx8mhkkkkkkkkk baiano detectado
@@iiiiiiiivran Na verdade eu sou "pernambucano". E se eu fizesse o que nordestino costuma fazer, eu já teria uns 10 filhos.
@@LucasRodrigues-gx8mh Certificado Baseado em fatos bostileiros
Se dá trabalho então não é bom
E olhe que este gráfico é de 2021😮uma aula valeu 👍
do jeito que a china é eu tenho até medo do que podem fazer para mudar esse gráfico, se já não estão fazendo algo radical
Aqui no Br a população vai aumentar com essa história de bolsa família chegando a 950 pra mulher q tem filho com até x anos.
Vai ser menino pra todo lado
Quantidade sem qualidade