Porque os vídeos de defesa pessoal feminina não funcionam!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ม.ค. 2019
  • A instrutora de Systema , arte marcial russa, fala um pouco sobre os aspectos de violência física contra a mulher e conceitos de defesa pessoal feminina.
    Curta nossa página no Facebook, e fique por dentro das novidades.
    / systemabrazil
    Quer conhecer um pouco mais sobre o SYSTEMA BRASIL - Arte Marcial Russa?
    Entre no nosso Site, Blog, Canal do TH-cam, Twitter:
    www.artemarcialrussa.com.br/
    artemarcialrussa.blogspot.com.br
    th-cam.com/channels/mPc.html...
    / artemarcialrus
    systema101.com.br/
    E, para maiores informações, entre em contato por telefone ou e-mail:
    (11) 9.9942-7902 / contato@artemarcialrussa.com.br
    Aulas regulares em São Paulo e Santos. Organizamos workshops e seminários em outros estados.
  • กีฬา

ความคิดเห็น • 81

  • @Richardsmith00432
    @Richardsmith00432 5 ปีที่แล้ว +77

    O cara deu uma encoxada monstra kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas falando sério agora, eu tenho reparado muito nesses vídeos de defesa pessoal femininas os tipos de agarramentos e agressões totalmente dissociados da realidade. Muito bom ver você tocar nesse assunto.

  • @julianoboff6871
    @julianoboff6871 5 ปีที่แล้ว +33

    Enfim alguém que sabe a verdade, já me defendi na rua em diversas ocasiões, já treinei diversas modalidades de artes marciais, nunca consegui na hora da defesa executar alguma técnica simples, mas sim chutar e socar rápido.. Muito bom o vídeo..OSS

  • @leandrofernandes8362
    @leandrofernandes8362 4 ปีที่แล้ว +28

    Eu sempre pensei a mesma coisa que vc sobre esses vídeos de defesa pessoal feminina.

  • @avanirjunior9566
    @avanirjunior9566 4 ปีที่แล้ว +31

    muito interessante visualizar o que o público feminino deveria buscar com maior ênfase.
    Até tento entender o porque de não ser uma das prioridades a auto defesa feminina . Sou praticante de artes marciais e minha esposa chegou a treinar Muai thai, mas era apenas para emagrecer. Enfim, não quis dar continuidade aos treinos e ficou por isso mesmo.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  4 ปีที่แล้ว +5

      Falamos muito em prevenção, nesse "sexto" sentido que as mulheres tem um pouco mais desenvolvido que os homens. Para workshops curtos ou uma única aula enfatizamos isso, mais do que técnicas em si que precisam de um tempo maior de treino e prática

  • @raquellima132
    @raquellima132 4 ปีที่แล้ว +44

    Nesses casos que você mostrou, mais próximos da realidade, o que fazer pra se defender?

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  4 ปีที่แล้ว +34

      Olá Raquel,
      Idealmente é não se deixar entrar nessa situação, treinar saídas, aprender a observar as mudanças de comportamento e a se manter em posiçaõ segura. Nos casos em que o agressor já entrou na sua zona de conforto entender se é uma situação na qual é melhor se desvencilhar ou contra-atacar e, se for a segunda, buscar eficientes de tirar a força de pegada, por exemplo, atacando o ombor.

    • @raquellima132
      @raquellima132 4 ปีที่แล้ว +4

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa Entendi, obrigada!

    • @wowwow7959
      @wowwow7959 3 ปีที่แล้ว +2

      Se precisar contra atacar, chute no saco, soco no queixo ou garganta, em casos extremos enfiar as unhas do polegar nos olhos pra estourar. Tem agressores que São muito maiores do que a vítima e Tvz vc não tenha como se aproximar tanto pra fazer essas técnicas que falei. Nesse caso só contra ataque se não houver chance de fuga. Se o agressor Estiver te enforcando contra a parede com os braços esticados segure um dos punhos dele com a mão corresponde. Exemplo: segure o punho esquerdo dele com a sua mão esquerda. com a outra com a outra de um golpe com toda sua força atrás do cotovelo dele de forma que quebre a articulação... Lembrando o que foi dito no vídeo, vc deve praticar pois sem prática muito difícilmente, na realidade quase impossível vc conseguir fazer isso numa situação de perigo. Procure uma escola de kravmaga, jiu-jitsu, systema, MMA, Sanda militar ou outra arte Marcial voltada para COMBATE REAL. E não pra desporto... O treino constante é o que realmente vai aumentar tua chance de defesa... Assistir dicas na internet é bom pra vc conhecer e tbm pra divulgar o trabalho da escola e atrair alunos que vão se beneficiar em saber onde treinar, mas nada substitui o treino constante numa academia com instrutor, mestre e colegas que vão contribuir com o seu progresso

  • @elieserdecarvalhocarvalho6525
    @elieserdecarvalhocarvalho6525 4 ปีที่แล้ว +9

    Bem esclarecido ,realmente é isso que acontece numa situação a adrenalina da Pessoa está alta e quem não tem preparo não consegue pensar e definir o que fará.

  • @raizesdorockradiowebinclus8955
    @raizesdorockradiowebinclus8955 5 ปีที่แล้ว +16

    ela e bem maior que o agressor,acho que e o agressor que precisa de defesa pessoal

  • @omegafala720
    @omegafala720 2 ปีที่แล้ว +4

    Acredito q se treinar mt bem vc pode se sair melhor em lutas reais, mas pode ter muitas lesões, porque na rua as pessoas batem de qualquer jeito , tipo um bebado por exemplo. Artes maciais ajuda a imobilizar e a se concentrar melhor, mesmo q não seja q nem nos filmes tipo 100% Eficaz , pode ajudar muito na luta

  • @islansantana1110
    @islansantana1110 3 ปีที่แล้ว +9

    a melhor técnica e levar dentro da bolsa um spray de pimenta e burrifar na cara do agressor ou um taser ou mesmo uma faca, pra ser usado em último caso. A melhor defesa e evitar se colocar em perigo:
    evitar de andar sozinha e a noite, se estiver sozinha olhar para trás e ver se está sendo seguida ou mesmo ver se há comportamento estranho.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +8

      Olá Islan,
      A melhor técnica é a prevenção, nisso concordamos.
      Mas no vídeo falo mais sobre o aspecto de defesa pessoal que é mostrado nos vídeos. Mas usando seu exemplo, imagine que você tenha um spray de pimenta na mochila e precisa tirar para usar. Quanto tempo você acha que demora essa resposta? (5 segundos se você for muito rápido?) Normalmente as mulheres não tem o hábito de prender utensílios no cinto da calça, como é um local fácil de prender o canivete justamente para estar pronto para uso.
      Se você identificou uma situação de perigo, em vez de perder esses segundos preciosos tentando achar o spray de pimenta na bolsa que tal buscar outra estratégia? Melhor correr antes porque se você errar ou se o agressor estiver sobre efeito de muito entorpecente jogar o spay pode aumentar a violência e aumentar o risco envolvido na situação.
      Abs
      tatiana

    • @0Havianas
      @0Havianas 3 ปีที่แล้ว +4

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa eu já percebi uma coisa, tem homens (pouquíssimos e raros) que verem a injustiça como é a vida das mulheres e querem dar respostas totalmente fora da realidade. "ah só dar um soco dele" "ah vc dar spray de pimenta" e aí que vejo como local de fala, só quem é mulher mesmo sabe aonde o galo aperta, porque não adianta que viés ela pensa, ela sempre será um alvo fácil

    • @wowwow7959
      @wowwow7959 3 ปีที่แล้ว

      Taser tbm... Vc precisa garantir que o taser esteja funcionando. E como a agressão e o ataque são imprevisíveis pode ser que vc passe anos com aquele taser na mochila e qnd precisar ele não esteja funcionando. Pode estar descarregado ou a bateria pode ter dado defeito.

  • @KenpoJutsu-FullContact
    @KenpoJutsu-FullContact 5 ปีที่แล้ว

    Perfeito. Bem pé no chão a sua abordagem! Eu costumo dizer que a melhor técnica se resume em : TREINO + OPORTUNIDADE. Se não compreender isso, nunca se ensinara ou se aprenderá uma defesa pessoal eficiente. Sayko 🙏

  • @furiacabocla2furiacabocla589
    @furiacabocla2furiacabocla589 3 ปีที่แล้ว +5

    Não sabia que já tinha Systema no Brasil. Sucesso..

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  6 วันที่ผ่านมา

      temos nossa escola comemorou 19 anos de atividades e temos cada vez mais instrutores

  • @millynhas2amoth
    @millynhas2amoth 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu já sofri assédio e agressão de um homem na rua, ele me agarrou por trás, tirou meus pés do chão, ele me apertou tão forte que quase quebrou minhas costelas, fui parar no hospital com muita dor nos pulmões, não tem como reagir quando as diferenças de peso e altura são gritantes. O que eu consegui fazer na hora foi gritar por socorro.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  2 ปีที่แล้ว

      Olá Jamille,
      Sinto muito que você teve que passar por essa situação.
      A diferença de força/estrutura é real e muitas pessoas não levam isso em consideração
      É claro que é possível treinar e fica mais forte que a média de homens.
      Há algumas sugestõe de gritar por fogo, já que gritar por socorro pode ser ignorado muitas vezes.
      Abs
      Tatiana

  • @marciojosefreitasrodrigues2399
    @marciojosefreitasrodrigues2399 4 ปีที่แล้ว +4

    Obrigado você é realista fala a real sucesso ao canal tudo di bom

  • @FernandoAntonio-vl3gt
    @FernandoAntonio-vl3gt 4 ปีที่แล้ว +8

    Qualquer luta é eficiência desde que você se dedique muito!

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  4 ปีที่แล้ว +7

      Olá Fernando, infelizmente nem sempre é assim
      Uma coisa é esporte outra é defesa pessoal
      Basta um google para ver vários graduados em esportes que, quando questionados em situações de defesa pessoal, não conseguem se defender e, algumas vezes, ainda perdem a vida.
      ABS

    • @wowwow7959
      @wowwow7959 3 ปีที่แล้ว +2

      Infelizmente muita arte Marcial, principalmente as antigas tem muito conteúdo que e inútil numa luta real. Que benefício vc vai ter em aprender trocentos kata ,kati chute giratório, pirueta, poses etc numa luta real? Tvz essas coisas tivessem sentido 300 anos atrás no interior da China ou em Okinawa onde os lutadores não enfrentavam as mesmas ameaças dos dias de hoje.. não tinham que enfrentar ninguém que fosse praticante de boxe ou muai Thay. Estavam todos em suas bolhas... Temos que treinar o que é para o nosso tempo. Que tenha aplicações reais... Mão fechada na cintura não funciona. Base do cavalo tbm não.

  • @alextavora9947
    @alextavora9947 3 ปีที่แล้ว +2

    Concordo plenamente logo muitas pessoas se baseiam e filmes

  • @sasquatsasquat8007
    @sasquatsasquat8007 2 ปีที่แล้ว

    Tu poderias fazer um vídeo sobre a repercussão de um chute na vulva. Trata-se de tabu que somente uma professora da sua qualidade teria condições de abordar sem preconceito.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  2 ปีที่แล้ว

      Olá,
      Não entendi muito bem o objetivo de um vídeo falando sobre um chute na vulva. O osso púbico, acima da vulva, é sensível e golpes nessa região causam dor e são usados em algumas técnicas de defesa pessoal de diferentes escolas.
      abs tatiana

  • @juliosantos6104
    @juliosantos6104 3 ปีที่แล้ว +2

    Como funciona o metedo de ensino no systema ? Como o aluno consegue acompanhar a sua evolução ?

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +2

      Olá julio,
      respondemos outro comentário sobre esse assunto, mas de maneira geral a evolução do aluno se dá a partir da qualidade com a qual ele se move e executa os movimentos propostos. Consegue respirar durante todo o treino? Consegue manter a postura em posições favoráveis?
      E o ensino é baseado em problemas, proposto um exercício para treinar qualidades e os alunos tem algumas sugestões a partir de demonstrações, mas é encorajado a encontrar as saídas alternativas a partir da sua movimentação

  • @jogosdeartesmarciais3158
    @jogosdeartesmarciais3158 3 ปีที่แล้ว

    Voce tem toda certeza

  • @JoaoVitor-ki4ui
    @JoaoVitor-ki4ui 3 ปีที่แล้ว

    Oow garota inteligente 👏👏👏

  • @Thiranos
    @Thiranos 3 ปีที่แล้ว +4

    não adianta fazer carinho, defesa pessoal e intimamente ligada a inutilização do inimigo

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +2

      Olá Thiago,
      Concordo que não adianta fazer carinho.
      Mas te pergunto com inutilizar seu filho? Como inutilizar seu marido? Como inutilizar alguém que deveria te tratar com respeito e carinho e trata com humilhações e agressões (físicas, emocionais, psicológicas?)
      Essa é uma das críticas dos vídeos de defesa pessoal feminina que vemos pela internet afora que faço nesse vídeo. Não se leva em consideração que a maioria dos ataques que corre ao público feminino são de parceiros, pessoas conhecidas e não estranhos.
      Não quero entrar em juízo de valor se é certo ou não, mas é algo que tem que ser levado em consideração
      Abs tatiana

    • @Thiranos
      @Thiranos 3 ปีที่แล้ว +1

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa verdade mas penso que quando a vida esta em jogo e vc esta sendo atacado por uma pessoa ''amiga'' há uma escolha a ser feita vc ou o outro ai fica a gosto do freguês contar com a bondade de quem esta te atacando é beeeemmmmm complicado

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +3

      Olá Thiago,
      Imagino que você nunca tenha presenciado ou vivenciado uma situação de violência doméstica. Infelizmente eu já passei por algumas e a violência física é precedida de violência emocional e física. Como sair da casa do "marido agressor" sem trabalho e sem dinheiro para sustentar os filhos? Como "parar" uma pessoa que está sob efeito de entorpecente e não "sente" dor?
      As vezes é muito fácil julgar sem entender o processo que levou com que aquilo se instalasse.
      Não acho que devemos esperar "bondade" de agressor . Temos que tomar a iniciativa e buscar formas de defender nossa integridade física (emocional e psicológica também). Mas há formas melhores do que ensinar "enfiar o dedo no olho".
      Muitas formas de "defesa pessoal feminina" ensinam apenas a escalonar a violência do agressor sem levar em consideração o contexto no qual a maioria das agressões acontecem. Eu não sou mais forte que a média dos homens, ainda assim aprendi a me defender, interpretar sinais e ler o ambiente.
      Em vez de ensinar a "chutar o saco" não seria melhor ensinar a reconhecer os sinais de alteração do estado de consciência (ex. pupila dilatada, suor excessivo, batimento cardíaco acelerado)?
      Prefiro sempre ensinar aspectos de prevenção para evitar ao máximo que a violência aumente e, ai sim, ensinar formas de "parar o agressor". As vezes acreditamos demais nos filmes de ação que a pessoa irá soltar o braço de um enforcamento de atacamos a traquéia. No momento de adrenalina nem tiro (dependendo do calibre) é capaz de parar um adversário.
      Abs tatiana

    • @Thiranos
      @Thiranos 3 ปีที่แล้ว

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa concordo com com todo o seu argumento, saber ler sinais corporais é o minímo que se espera de um bom treinamento, se eu souber que vou ser atacado ai 90 por cento ta resolvido, e engano seu na minha infância meu pai agredia minha mãe constantemente por isso não julgo ninguem pelo contrário, minha mulher já foi assediada no trabalho e graças ao que lhe foi ensinado quem chorou foi o agressor, mas respeito sua forma de pensar mesmo discordando em alguns pontos🙏

    • @wowwow7959
      @wowwow7959 3 ปีที่แล้ว

      Não Tatiana, acho que tudo esteja dentro do conjunto, ler os sinais é tão importante como inutilizar o agressor caso haja necessidade, tem agressor mesmo doméstico que é instável emocionalmente e num momento de fúria pode causar danos seríssimos. Meu pai uma vez tentou mergulhar a cara da minha mãe numa frigideira com óleo fervendo enquanto ela preparava o almoço dele... E foi por bobagem. Ele é um homem desequilíbrado, agredia a mãe do meu irmão enquanto ela estava grávida dele, já agrediu os próprios pais idosos etc.. não tem o que escalonar aí. Se ele começar a se alterar e a vítima for indefesa ninguém sabe onde ele vai parar. Por ser militar e ter arma de fogo e por causa de contatos sempre ter se livrado de acusações de violência doméstica só agrava a situação..

  • @nazahlisboa
    @nazahlisboa 3 ปีที่แล้ว

    Façam um canal no telegram,muito mais eficiente e quando tiver vídeos novos ficam armazenados na íntegra.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá,
      Temos até um canal no telegram, mas acabamos usando mais o grupo de whatsapp para divulgar os vídeos, aulas e próximos eventos. Se quiser, mande uma mensagem para 999427902 e adiciono você
      Abs

    • @nazahlisboa
      @nazahlisboa 3 ปีที่แล้ว

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa ddd 11, certo?

  • @lipecontato5211
    @lipecontato5211 3 ปีที่แล้ว

    Gostaria de saber se este Sistema de Arte Marcial Russa tem em Joinville/SC, tenho interesse
    muito bom. É bem isso mesmo, tem que ter um certo preparo e autocontrole também

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว

      Olá,
      Não temos ninguém na sua região. Você pode acessar nosso site www.artemarcialrussa.com.br para verificar os instrutores ligados à nossa escola. Temos algumas possibilidades de treino online, o Systema 101 e o systema online pensado para ofertar mais material de treino para nossos alunos.
      Abs

  • @FufucaLegaliza
    @FufucaLegaliza 3 ปีที่แล้ว +1

    Os agressores usam do elemento surpresa, ou seja, não há tempo para se defender dos primeiros golpes. E no caso das mulheres é pior ainda pois pode haver violência sexual. Mas independentemente de treinamento, existem quatro partes vulneráveis em qualquer ser humano, são elas, olhos, garganta, orelha e genitais. E para se defender não pense duas vezes, vale tudo, dedos nos olhos (com força e com as unhas), agarrar a orelha e puxar até remover, bater na garganta para bloquear a respiração e agarrar os genitais, puxar, apertar e girar. Se puder, compre um pequeno spray de fluído imobilizante de gengibre que é permitido por lei (para jogar nos olhos do potencial agressor) e carregue-o na bolsa e uma caneta (pode ser uma simples mesmo) sempre no bolso da calça para espetar com força as partes vulneráveis mencionadas acima.
    Observação: Há uma última opção de autodefesa que é morder, também nas quatro partes vulneráveis mencionadas acima, mas cuidado pois existe sempre a possibilidade do agressor ter hepatite, sífilis, HIV ou outras doenças, então se usar desse recurso, vá ao hospital para ser medicada principalmente contra o HIV.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +3

      Olá Alessandre,
      Se o agressor ataca de modo "surpresa" você já "perdeu" uma chance de se defender. Há outras, mas essa é a primeira, perceber algo estranho no ambiente e tomar uma atitude para evitar o confronto.
      Quando falamos em violência contra a mulher, essa ideia de que o agressor é um desconhecido é uma falácia. A maioria das agressões contra mulheres são de conhecidos e normalmente há uma conversa / discussão antes (isso não limitado ao contexto de violência doméstica) . O que você propõe de golpes em "pontos vitais" não funciona para o contexto de violência doméstica e é justamente isso que critico nos vídeos que fiz, uma mãe não vai chutar o saco do filho nem enfiar o dedo nos olhos do marido.
      Imagine uma situação onde uma mulher tenta enfiar o dedo nos olhos e não consegue (já que ela nunca tentou fazer isso em um treino), o que o agressor irá fazer ? Aumentar ainda mais a violência . Perceba que não falo de não se defender, mas essas sugestões de escalonar a violência são, muitas vezes, mais perigosas ainda. Supomos que uma mulher chute o saco do seu agressor e consiga sair correndo, só que ele mora no bairro. Você acha que ela vai conseguir sair tranquila na rua depois para ir no mercado?
      Muitas pessoas dão "sugestões" sem conhecer o contexto de violência contra mulher e "acham" que é igual ao contexto masculino. Esquecem que a maior parte da violência contra mulheres são propagadas por conhecidos (seja violência doméstica ou agressores sexuais na rua) e ignoram o contexto e o que precede. Isso quando não jogam a "culpa" de não se defender para a mulher, já que ela permanece nessa situação.
      Uma sugestão - busque as estatísticas sobre violência contra mulher e tente entender o contexto no qual ela acontece. Imagine uma mulher sob efeito de entorpecente (muito usado para que predadores possam atacar) tentando chutar o saco de alguém?
      Abs
      Tatiana

    • @mirocasantos880
      @mirocasantos880 3 ปีที่แล้ว

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa então tá certo, então a mulher tem que ser espancada e ficar calada, porque imaginar que ser humano se defenderia em situações de perigo.

    • @mirocasantos880
      @mirocasantos880 3 ปีที่แล้ว

      A base para se defender de qualquer pessoa é atingir os lugares vulneráveis, olhos e garganta. É em homens, na região genital.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Carlos,
      Você leu o comentário?
      Não acho que pessoa alguma deva sofrer violência e ficar calada, muito pelo contrário. Ensino defesa pessoal justamente por acreditar que é melhor saber se defender e nunca precisar usar do que precisar e não saber.
      A minha questão é que o que norlamente ensinam para mulheres não funciona em um contexto mais real. Tem que levar em conta o contexto dessa mulher, principalmente se pensarmos em violência doméstica.
      Contra agressores desconhecidos (a minoria dos casos) você pode e deve ser mais contundente e focar em pontos mais vitais.
      Defender-se é um direito que todos devem ter.

  • @dicasdeprodutos288
    @dicasdeprodutos288 2 ปีที่แล้ว

    por isso é sempre bom ter uma tática extra como por exemplo um taser de choque MUITO POTENTE igual o que eu menciono no vídeo do meu canal, derruba um homem grande em 3 SEGUNDOS.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  2 ปีที่แล้ว +1

      É um recurso, porém um pouco caro e nem todos são acessíveis para civis (há um projeto de lei para autorizar o uso, porém até onde sei ainda não foi aprovado), além do que no uso militar há evidências de falha do uso, não conseguindo parar um oponente muito grande.
      Outra coisa é necessário treinar também o "saque" do taeser para que a mulher possa estar confortável em utilizar. Se estiver lá jogado no meio da bolsa teria que acontecer como em desenho animado / power rangers : o adversário esperar a metaformofose, ou nesse caso, esperar tentar achar o taeser lá perdido.
      Outro aspecto é que se o agressor for um familiar a chance de uma mulher usar contra um conhecido é praticamente nula.
      Abs tatiana

  • @vanessacurvello419
    @vanessacurvello419 2 ปีที่แล้ว

    Eu tenho uma agulha de crochê, a Simone. É ótima pra "encochadas" em transporte público.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  6 วันที่ผ่านมา

      perfeito isso ajuda bastante, tem outras ferramentas em sua casa que tambem podem ser usadas

  • @igorpimentel146
    @igorpimentel146 4 ปีที่แล้ว +1

    As técnicas usadas no Jiujitsu, vc só conseguirá aplicar se repetir constantemente. N quer dizer que as técnicas sejam fracas ou n funcionem. Tudo vai depender do quanto a pessoa treina essa técnica. Sou praticante de Jiujitsu a mais de 10 anos e já usei algumas técnicas para auto defesa, e toda técnica parte de um princípio. E pelo título do vídeo achei que fosse mostrar técnicas boas. Mas foram tão meia boca. Desculpe o comentário, mas foi fraco.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá, obrigada pelo seu comentário Igor
      Assistimos alguns vídeos de defesa pessoal feminina antes de escolher as situaç~eos mostradas no vídeo que gravei, e essas foram as mais comuns. Por isso escolhi reproduzir essas situações e estou, justamente, criticando a forma como elas são ensinadas na internet Na parte que comento sobre os ataques mais comuns perguntamos à nossas alunas sobre as situações do cotidiano e os relatos foram de pessoas puxando apra forçar um beijo, segurar ou puxar pela mão e quadril e as encoxadas no transporte público. Se essas situações são as mais comuns, elas que deveriam ser treinadas. Como você vai fugir de alguém te encoxando no transporte público lotado no horário de pico? (Felizmente você, como homem, nunca deve ter passado por isso)
      É importante entender que as agressões acontecem em contextos específicos. Você pode usar técnicas que treinou constantemente em situaç~eos reais. Porém Jiu Jitsu é um esporte e a grande maioria dos lugares treinam com essa finalidade e não para defesa pessoal. Quando falamos de defesa pessoal o contexto no qual as agressões acontecem são super importante e pode definir a forma como a mulher irá ou não se defender. Em outro vídeo falo sobre a casos de violência doméstica e explico um pouco do porquê uma mulher naõ se defender das agressões de um companheiro e que é bastante inútil tentar ensinar isso, até mesmo perigoso. th-cam.com/video/bbD7z55PL2M/w-d-xo.html
      Abs
      Tatiana

    • @taniafr4516
      @taniafr4516 4 ปีที่แล้ว +3

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa Excelente Tatiana, quero incluir aqui também que só homens covardes atacam mulheres...pergunta para um agressor de mulher se atacaria um cara que treina Jiu Jitsu 10 anos.

    • @taniafr4516
      @taniafr4516 4 ปีที่แล้ว +1

      O maior exemplo de coragem foi de Rhyllary Barbosa dos Santos, de 15 anos, em SUSANO no ataque a escola. Parabéns Rhyllary você salvou uns 20 no mínimo !!!!

  • @hellenkariny2651
    @hellenkariny2651 4 ปีที่แล้ว +2

    Maravilha,como me defendo disso ????

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  4 ปีที่แล้ว +5

      Olá kariny,
      Não entendi muito bem sua pergunta. Nesse vídeo falo um pouco porquê não deveria se treinar técnicas de defesa pessoal pela internet pois não se considera o contexto. Pode até ser interessante aprender uma técnica em si, mas isso não sgnifica que você será capaz de aplicá-la em uma situação de defesa pessoal.
      Quando olhamos as estatísticas de violência contra a mulher (nesses vídeos falo um pouco mais sobre o assunto: th-cam.com/video/ET2vBGn2t00/w-d-xo.html e th-cam.com/video/bbD7z55PL2M/w-d-xo.html ) é preciso levar em consideração o contexto. Você acha que seria capaz de enfiar o dedo no olho de um "companheiro" que está forçando uma relação?
      Do que você tem medo? Qual tipo de sensação de segurança você busca? Quais situações você acredita que podem acontecer com você? Como seu corpo responde em uma situação de estresse? Como você reage quando tem medo? Você sabe controlar suas emoções? Você sabe manter uma distância segura? Você sabe identificar coisas que estão fora do contexto? Sabe usar linguagem corporal ? Antes de aprender a dar socos e pontapés é importante aprender como você reage e responde em uma situação estressante. Isso, na minha opinião, é defesa pessoal feminina realmente. Nós temos menos força do que a grande maioria dos homens, até posso treinar e ser mais fortes do que alguns. Mas será que todas conseguem isso (levando em consideração diferenças anatômicas de peso, altura, etc?)? Acredito que nós, mulheres, somos mais inteligentes e sensíveis que os homens e devemos usar isso ao nosso favor. A sensibilidade não é uma fraqueza, mas sim uma vantagem de perceber algo errado no ambiente, sentir que alguém está te olhando, etc. Acho desnecessário querer treinar para me "igualar" a um homem em questão de técnica/força. Nós não somos iguais (em vários sentidos, teoricamente o único lugar que somos iguais é perante a lei) e não deveríamos agir de maneira igual. É legal dar chutes e pontapés, eu treino porque gosto. Mas tenho bem clara a diferença do que é defesa pessoal, o que é esporte e o que é treino. Na maioria das vezes quero apenas treinar para manter meu corpo e mente saudáveis. Não preciso me submeter a um estresse sempre, fingindo ser defesa pessoal.
      Convido você a fazer uma aula quando essa loucura acabar.

    • @0Havianas
      @0Havianas 3 ปีที่แล้ว +1

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa cara essa foi a resposta mais sensata que já li, por favor faça um reagindo as defesas pessoais que tem por aí. ah fala sobre como sair de um estupro

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +2

      Olá,
      Agradeço seu comentário, mas prefiro não expor o trabalho dos outros em um ambiente como a internet. E acho irresponsabilidade mostrar vídeos de "como sair de estupros", para mulheres que passaram pela situação é um gatilho muito forte e para quem não passou não tem o contexto que é algo que eu justamente critico nos vídeos. Caso queira treinar esse aspectos específico, venha em uma aula e ficarei feliz em compartilhar.
      Abs

    • @0Havianas
      @0Havianas 3 ปีที่แล้ว

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa o obrigada por me responder, sim é um grande gatilho até para quem não já sofreu, mas eu realmente eu gostaria de saber pelo menos como fazer para sair de uma situação em que estou sozinha e um homem vai me atacar (ou eu penso) e queria ver uma mulher falando isso.

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว

      Você é muito bem vinda para fazer uma aula comigo algum dia. Para treinarmos essa parte fazemos uma "entrada" e saída ou podemos ir mais devagar para evitar traumas. Não acho que isso dê para ensinar via internet porque foge do contexto de uma situação mais real e pode passar a ideia errada que fará mais mal do que bem a quem assistir.
      Abs

  • @tiojeff9814
    @tiojeff9814 3 ปีที่แล้ว

    O seu compadre n esta fazendo o ataque em forma agressiva ele n ta nem passando a ideia disso no video mas pelo menos n ta sendo uma estatua

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +2

      Concordo que no vídeo não aparenta ser ameaçador, mas reitero que em vídeos é muito difícil dar essa ideia do contexto de uma situação. Como treinamos juntos, já existe uma intimidade que se talvez tivesse feito o vídeo com outra pessoa seria menor. Ainda assim, apesar de não aparecer muito, saiu um tufo de cabelo na mão do nelson e fiquei com roxos depois da filmagem. Até filmamos uma simulação de estupro, mas preferi não colocar essa parte por servir de gatilho emocional para pessoas que já passaram pela situação (e de novo, como não estava "ameaçador" no vídeo poderia dar a ideia que é uma situação fácil de resolver)
      abs tatiana

    • @tiojeff9814
      @tiojeff9814 3 ปีที่แล้ว

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa entendo

  • @nazahlisboa
    @nazahlisboa 3 ปีที่แล้ว

    Escola no Rio?

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá,
      No Rio de Janeiro procure pelo Renam de Moraes no systemabrazilrio.com.br ou no instagram @systemabrazilrio
      As aulas acontecem no Rio de Janeiro e Niteroi
      Abs

  • @lele-no1by
    @lele-no1by 3 ปีที่แล้ว +2

    Por isso o melhor caminho é morder sem dó nem pena. Pelo menos foi oque eu fiz na bochecha do idiota que tentou me estrupae. E funcionou muito, saiu sangue pra krlho e ele sentiu muita dor

  • @magnata7914
    @magnata7914 3 ปีที่แล้ว +4

    Tenham sempre por perto: spray de pimenta e arma de choque na bolsa, martelo e pé de cabra no quarto, revólver e extintor de incêndio no carro, um pitt bull e um rottweiler no quintal, a bíblia de baixo do braço e Jesus no coração Ande sempre preparada e atenta.

  • @belayabela
    @belayabela 3 ปีที่แล้ว +2

    Pq a maioria dos comentaristas são homens??? '-' 👁️👄👁️

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  6 วันที่ผ่านมา

      Infelizmente por uma questão de preconceito ate das mulheres elas nao fazem artes marciais e tambem didática, as soluções tem de ser adaptadas para elas e nem todos os instrutores sao professores com didática, sendo muitos ex atletas ou praticantes antigos e nem sempre conseguem fazer as conversões necessárias. Nossa escola formou diversas professoras trazendo mais mulheres para este caminho

  • @pobregarotarica3808
    @pobregarotarica3808 3 ปีที่แล้ว +1

    Deu ruim , se os vídeos não funcionam o que eu faço agr

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  3 ปีที่แล้ว +4

      Procure um local de treino e busque praticar realmente com seus adversários, os vídeos podem ser ferramentas de treino quando você já tem um pouco mais de experiência .
      A crítica principal é para uma pessoa que não tem experiência e acha que assistindo aos vídeos vai conseguir fazer igual. A mão vai doer, a pegada não quebra tão fácil quanto se parece. Assim é melhor treinar realmente e experimentar.
      Abs Tatiana

    • @pobregarotarica3808
      @pobregarotarica3808 3 ปีที่แล้ว +1

      @@SystemaBrazilArteMarcialRussa tabom obrigada

    • @wowwow7959
      @wowwow7959 3 ปีที่แล้ว

      Os vídeos são apenas pra divulgar o trabalho da escola, nada substitui o treino presencial

  • @darlandourado299
    @darlandourado299 ปีที่แล้ว

    Nao existe técnica sem treinoiii

    • @SystemaBrazilArteMarcialRussa
      @SystemaBrazilArteMarcialRussa  ปีที่แล้ว

      Sim, por isso considero irresponsável mostrar os vídeos de técnicas em plataformas como youtube com se qualquer pessoa conseguisse fazer sem nunca ter treinado, a crítica é justamente essa

  • @douglasm.9059
    @douglasm.9059 3 ปีที่แล้ว +1

    3:43 rolou um clima no ar...kkk