REC A Tarde Memória - Independência do Brasil e Literatura

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • A Independência do Brasil vem passando por reanálise da historiografia oficial há algumas décadas, com o intuito de desmistificar os fatos ocorridos em torno do célebre ‘Grito do Ipiranga’ e das lutas pela independência travadas pelo Brasil.
    Além da história propriamente dita, feita com o rigor acadêmico, a literatura também encontra farto material para criar narrativas ambientadas nesse período, com o adendo de dar voz e corpo aos personagens coadjuvantes, mas nem por isso menos importantes, dessa busca dos brasileiros por libertar-se de Portugal.
    Autores de ficção recorrem justamente aos registros históricos para tecer o cenário onde suas tramas são ambientadas e, não esquecem também de vasculhar jornais e periódicos antigos para encontrar no texto jornalístico e nas crônicas de época, aqueles casos mais inusitados e que nem sempre cabem na história padrão.
    O A Tarde Memória viajou pelo acervo do CEDOC - Centro de Documentação e Memória do Jornal A TARDE, para desvendar como funciona esse casamento entre os fatos históricos, a ficção e a crônica jornalística de época. Nessa viagem, convidamos o escritor e roteirista Victor Mascarenhas, baiano, autor do romance Sete Dias em Setembro, ambientado nos sete dias que antecedem a Independência, para nos contar como é que um autor de ficção mergulha na história para recontar de forma leve e divertida os fatos marcantes da nossa construção enquanto país livre. Confiram no vídeo…
    Ficha Técnica:
    REC A TARDE Memória
    Coordenação: Andreia Santana
    Entrevista: Priscila Dórea
    Edição de Vídeo: Tallita Lopes
    Produção: Andreia Santana, Priscila Dórea, Rubem Coelho, Tallita Lopes e Valdir Ferreira
    *Este conteúdo foi produzido com base no acervo do CEDOC / A TARDE

ความคิดเห็น •