FALHEI COMO MÃE, QUASE ESTRAGUEI A INFÂNCIA DA MINHA FILHA | AP@NHEI E SOBREVIVI ?!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
  • 👉 Um tema extremamente sensível para muitas pessoas, tema para muitos debates com certeza! Hoje eu conto para voces a minha experiencia materna, no começo extremamente rígida, autoritária... Mas graças ao conhecimento, a Deus eu entendi tudo ainda a tempo! E resolvi mudar! Espero que minha experiencia possa ajudar muitas de voces!
    ✅ E você? Já pensou em vir morar, conhecer, estudar ou trabalhar na Alemanha? Então não perde tempo e vem aprender alemão no curso online que mais cresce no Brasil : clubedealemao....
    💻 Gostou? comenta, curte, compartilha e inscreva-se!
    📌 E-Mail para contato: contatorosamarina@gmail.com
    🎥 Meu Insta: @rosafilipovic
    📸 Insta do Fabian: @fabianfilipovic
    🔘 Esse video possue uma publicidade! Se você adquirir o curso pelo link que eu indiquei, eu receberei uma porcentagem por isso! 💰 Toda a opinião sobre o produto é sincero e verdadeiro!
    ✅ Em meu canal vocês encontram tudo o que tem a ver com os temas : Família, Maternidade, Alemanha, infância, casamento, Psicopedagogia Infanto-Juvenil, atividades e um milhão de outras coisas super interessantes. Inscrevam-se para ficarem por dentro de novos Videos semanalmente.
    🔘 Video editado por : @instadoguss
    Espero que gostem dos Videos, pois os faço com muito Amor. beijão e ate a próxima!

ความคิดเห็น • 1.4K

  • @marciaheyde5399
    @marciaheyde5399 3 ปีที่แล้ว +1044

    Eu como mãe mais velha te digo, explique para sua filha quando ela for capaz de entender seus arrependimentos, peça desculpas pelos seus erros, eles vão te entender e perdoar, vai ficar tudo bem! O amor vence sempre!

    • @thais7729
      @thais7729 3 ปีที่แล้ว +29

      minha mãe fez isso

    • @marinavg1
      @marinavg1 3 ปีที่แล้ว +12

      Eu faço isso.... ate qdo ela entender.

    • @lilianewicks5934
      @lilianewicks5934 3 ปีที่แล้ว +36

      Eu já faço isso com minhas filhas . Tenho 57 anos e tive com 23 . E falo sempre … errei nisso e não repitam o erro com seus filhos .
      O amor q eu tinha e eu tenho e infinito mas eu errei e falhei e estou sempre falando nisso sempre . Concertem isso que eu errei ….
      Mas o AMOR VENECE TUDO . E minha filha faz terapia sim e eu faço questão de incentivar a ela a ir todos os dias.
      Errar é humano e eu falo e sou um ser humano que muda sempre .
      RAUL SEIXAS CANTAVA ;
      “”Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
      Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
      Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”””

    • @milenaplinio7011
      @milenaplinio7011 3 ปีที่แล้ว +24

      Eu peço desculpas tbm, minha filha tem 3 aninhos… explico q não foi correto gritar ou brigar daquela forma, e dou um abraço e beijo nela. E ela me desculpa me abraça e me beija 😊😍 ser mãe não é fácil.. e me lembro que minha mãe sempre fez isso comigo e meu irmão. Ela nos criou sozinha e ficava muito sobrecarregada, mas nunca tive nenhum ressentimento, pois o amor cura ❤️

    • @nandinhahttp
      @nandinhahttp 3 ปีที่แล้ว +31

      Dá pra perdoar sim. Claro! Mas nada muda o que nos fez ser como somos hoje. (Digo como filha que foi criada com esses ensinamentos antigos)
      Mal consigo lembrar da minha infância, mas me lembro de todos os momentos traumáticos que passei naquele período. É muito difícil, não é de propósito, as marcas ficam. Só isso. Mas claro, claro que dá pra perdoar, claro que dá pra reconhecer o amor.

  • @gicelemartins8007
    @gicelemartins8007 3 ปีที่แล้ว +77

    Esse vídeo me fez lembrar do filme "Histórias Cruzadas" nele após a mãe repreender a criança de forma dura, a baba se aproxima olha nos olhos da criança e diz: " Você é boa, você é esperta, você é importante". Toda criança deveria ouvir essas palavras, isso me fez repensar o que falo pros meus filhos.

    • @Luna-pt2yy
      @Luna-pt2yy 3 ปีที่แล้ว +3

      Nossa esse filme é muito bom. Essa mãe nao sabia lider com a criança e a baba tinha um vinculo com a meniniha

  • @fabiannaferraz8844
    @fabiannaferraz8844 3 ปีที่แล้ว +264

    Rosa!! Tenha compaixão com você!! Você foi a melhor mãe que pode ser. E que bom que veio essa luz pra vc melhorar! Mas não se culpe!!

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +18

      Muito obrigada pelas palavras de apoio!

  • @mariafilobijouteriaseacess8866
    @mariafilobijouteriaseacess8866 3 ปีที่แล้ว +57

    Eu tô chorando, decepcionada comigo mesmo! Fiz tudo isso e muito mais com meus filhos (menina de 13 anos e menino de 7 anos) Como é difícil edmitir que fui horrível, mas aprendi tanto com seu depoimento...obrigada Rosa vc é uma mulher incrível que faz a diferença na vida das pessoas ao seu redor e da internet!

  • @tassypimentel1109
    @tassypimentel1109 3 ปีที่แล้ว +489

    Chorei quando vi seu vídeo Rosa, fui criada em uma família muito repressora, hj sou tímida e tenho fobia social e muita gente me fez de otaria por não conseguir me impor, e justo essa semana eu estava conversando com o meu namorado sobre como educar os filhos, e eu disse que era normal castigar e bater, agora eu entendi o por que penso assim, isso já esta enraizado em mim, agora que sei disso vou tentar o máximo mudar, não quero que meus filhos sejam como eu!

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +30

      Nossa Tassy, sinto muito mesmo. Mas fico por uma parte feliz também, em saber que despertei essa vontade de ''fazer diferente'' em vc. um beijão e obrigada por ter compartilhado sua historia conosco!

    • @metaverso2612
      @metaverso2612 3 ปีที่แล้ว +25

      Também chorei. Foi muito dolorido ser criada embaixo de gritos e ameaças, e quase sem nenhum afeto. Já tive muitos episódios de depressão, e ainda muito medo de fazer coisas q tenho vontade, pq sempre acho q estou errada, ou q estou incomodando as pessoas.

    • @tainamacedo7896
      @tainamacedo7896 3 ปีที่แล้ว +13

      Oi, eu tambem sou assim, tímida, eu travo na hora de falar com alguém, sou insegura em tudo que faço, sou muito medrosa, tenho medo de fazer ou falar algo e pessoas nao gostar. Tenho dificuldade em arrumar um emprego pq eu tenho medo das entrevistas, de fucar frente a frente com uma pessoa, nao tenho amigos, e eu acabei aprendendo a gostar de ficar sozinha pq assim eu nao preciso me esforçar para conviver com pessoas, e ter que passar pelo estresse de ficar frente a frente com alguém. Tenho ansiedade, e acho que estou caminhando para depressao e isso esta afetando meu filho, a pessoa que eu mais amo no mundo mais a pessoa que mais eu trato mal, e sabe o pior? Eu sei que estou errada, e me dói toda vez, e eu nao durmo so sentindo culpa, e cada vez mais eu penso nisso, esses dias pensei nisso, que eu nao sabia o que fazer para ele nao ser como eu, eu quero que ele seja extrovertido, que ele seja autêntico, chegue nos lugares e converse pelos cotovelos, que ele se arrisque na vida, que ele fale o que quer. Eu estou numa ponto da minha vida que eu ja me frustrei tanto, que ja sofri tanto que eu nem ligo mais pra nada, so ligo pra ele ainda, é por ele que estou viva ainda, tentando colocar na minha mente que ele precisa de mim, pq se eu pensar que ele vai ficar melhor sem mim, ja era.. a mente da gente , nao controlamos.
      Sou Taina, tenho 25 anos e meu filho, 4 anos.

    • @Thais_n
      @Thais_n 3 ปีที่แล้ว +17

      Me enxerguei nos relatos de vocês. Também tive uma criação muito rígida. Isso afetou demais a minha autoestima. E afeta até hoje. Me sinto incapaz de muitas coisas. Sempre que chego nos lugares, sinto que ninguém vai gostar de mim. Eu não tenho amigos e quando arrumo um, não consigo manter contato por muito tempo.
      Na época da escola eu vivia isolada, só abria a boca pra responder a chamada. Como eu tirava boas notas, acho que os professores nunca pensaram em chamar meus pais por isso, acho que viam que eu pelo menos entendia o que eles falavam na aula. Mas eu sofri muito bullying. Além de calada, eu era acima do peso. Meus colegas inventavam apelidos pra mim, tiravam sarro até dizer chega.
      Hoje tenho 27 anos, ainda moro com meus pais, nunca namorei e sinto que várias áreas da minha vida estão bloqueadas, inclusive a profissional. Até hoje quando eu preciso sair, nas raras vezes que eu saio de casa, eu preciso dar detalhes de onde eu vou e a que horas eu volto. E é tudo contado. Se eu não chegar no horário que eu falei, o celular começa a tocar. Sinto que ainda sou tratada como criança.
      Eu acho que já nasci introvertida, mas a criação que eu tive só piorou. Não sei se eu quero ter filhos, mas se eu tiver eu quero fazer o oposto.

    • @rosaviana4563
      @rosaviana4563 3 ปีที่แล้ว +3

      Tassy, chorei foi com o seu comentário, gratidão

  • @karlianedias3789
    @karlianedias3789 3 ปีที่แล้ว +44

    A Rosa foi muito corajosa por falar de um assunto tão delicado,mais também foi muito humilde em reconhecer suas falhas. Acredito que ser mãe que é o maior aprendizado que existe.

  • @brendasantos9312
    @brendasantos9312 3 ปีที่แล้ว +41

    Eu tava pensando nisso hoje, eu sou uma adulta de 22 anos cheia de transtornos e eu culpei meus pais. Eu preciso de muita terapia, eu virei uma adulta sem voz, que vive pelos outros, que nunca faz nada pra si pq não pode ser egoísta, além da fobia social, timidez, síndrome do impostor e cacete a quatro que eu tenho. Eu lembro que eu era uma criança extremamente preocupada o tempo todo, eu só tenho lembranças de mim criançinha pensando " Eu preciso me comportar, querem que eu seja assim, eu não posso expressar o que tô sentindo, eu não posso contar do que gosto" e isso hoje em dia afeta até meu relacionamento. Eu tô melhorando aos poucos, mas uma coisa que prometi foi nunca ser igual ao meus pais.

  • @nataliaandrade4717
    @nataliaandrade4717 3 ปีที่แล้ว +25

    Nossa, eu me emocionei pois é assim que eu lido com minha filha... estou arrasada! Depois do seu depoimento me fez refletir e querer ter uma nova postura. Muito obrigada!

  • @laurakeikokobayashidias8285
    @laurakeikokobayashidias8285 3 ปีที่แล้ว +221

    Rosa, que lindo o seu depoimento. Admitir o seu erro e corrigi-lo é o reconhecimento do seu amor. Tenho a certeza que o amor seu pela Sofia é enorme e infinito, e ela sente isso. Parabéns. Bjs nas suas filhas lindas, amo vê-las no seu canal.

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +7

      Muito obrigada pelo carinho!

    • @setembroflorido7998
      @setembroflorido7998 3 ปีที่แล้ว

      @@RosaFilipovic o que está enraizado na cultura nordestina é esse bom humor, vcs são muito engraçados rsrsrs

  • @AmandaGoutenberg
    @AmandaGoutenberg 3 ปีที่แล้ว +54

    Esse vídeo quase me fez chorar, Rosa. Eu queria muito que minha mãe visse ele.
    Eu tenho traumas profundos quanto a família e sempre carreguei a responsabilidade das atitudes que todos tinham comigo. Hoje tenho dificuldades terríveis de me relacionar e um pavor de ser mãe e traumatizar um ser humano por ter sido traumatizada.

    • @canalsinceramentenos
      @canalsinceramentenos 3 ปีที่แล้ว +11

      Criação rigorosa te põe com trauma de fazerem isso de novo, pior ainda quando tem um toque de narcisismo

    • @irmaonetodasilva2754
      @irmaonetodasilva2754 3 ปีที่แล้ว

      Veja meu primeiro comentário antes desse. Mais um detalhe que esqueci de por no primeiro... Pesquise sobre a filosofia sistêmica ( constelação familiar sistêmica) não sou praticante da Constelação Famíliar mas acho importante a filosofia ( o ensino) deles. Recomendo os canais: Luiza Valeri e Isabela Couto.

    • @edilainemaria303
      @edilainemaria303 3 ปีที่แล้ว

      @Amanda Andrade vc será uma mãe maravilhosa.

  • @anapaulaalmeida7445
    @anapaulaalmeida7445 3 ปีที่แล้ว +313

    Na verdade, maioria esmagadora dos brasileiros são criados na miserabilidade emocional. Lares disfuncionais, pobreza e todas mazelas da nossa nossa sociedade. Essa preocupação com a criação de filhos, saúde emocional, etc ainda é bem recente ninguém ler nada sobre desenvolvimento infantil e educação, basicamente repete padrões familiares e sociais e esses padrões são bem problemático. Rosa, você fez o melhor que sabia na época, você mudou e sua filha sabe disso. Vai ficar tudo bem.🥰

    • @carlaborges4290
      @carlaborges4290 3 ปีที่แล้ว +1

      Aqui em Portugal foi a mesma coisa

    • @carlasomartins
      @carlasomartins 3 ปีที่แล้ว +9

      Não só pobreza, desapego e adultização da infância ocorrem em todas as classes sociais. O patriarcado e religiosidade ainda imperam nas ações agressivas entre todos. E as crianças, idosos e mulheres sofrem mais

    • @L3r4k
      @L3r4k 3 ปีที่แล้ว

      Bem colocado.
      É como dizem, o fruto nunca cai longe da árvore.

    • @lev1anus
      @lev1anus 3 ปีที่แล้ว

      desculpa, sou exceção dessa maioria esmagadora, inclusive, tanto minha família por parte de pai e por parte de mãe, e CREIO EU, que MUITA gente é parecida comigo, então... Não é a maioria esmagadora, mas de fato uma certa percentagem, não quase sua totalidade1

    • @L3r4k
      @L3r4k 3 ปีที่แล้ว

      @@lev1anus Depende de onde tu mora, classe social e se o pai é quem trabalha, tendo a mãe em casa. No geral, nas regiões mais pobres, é muito comum ver os pais tendo problemas em suportar financeiramente e emocionalmente os filhos. As razões são das mais diversas, mas esse é o resultado.

  • @aguialince
    @aguialince 3 ปีที่แล้ว +80

    Não cometi esses erros com a minha filha, dei essa criação positiva, e minha filha também é tímida. Relaxa, não foi culpa sua.

    • @geniferfabricia2867
      @geniferfabricia2867 3 ปีที่แล้ว +22

      Penso como você! Cada criança tem um temperamento, cada um é de um jeito a prova disso é irmãos criados juntos da mesma maneira e cada um age de uma forma!

    • @Ilkamf
      @Ilkamf 3 ปีที่แล้ว +42

      É diferente, sua filha é introvertida. Pelo que ela traz a filha dela é reprimida. É diferente

    • @Gabisilmonteiro
      @Gabisilmonteiro 3 ปีที่แล้ว +8

      Você perguntou a ela se não teve erros?

    • @fiores1995
      @fiores1995 3 ปีที่แล้ว +19

      @@Ilkamf concordo, ser introvertido é diferente de ser tímido

    • @flaviamenezes7649
      @flaviamenezes7649 3 ปีที่แล้ว +3

      Verdade, as pessoas tem costume de por a culpa nos pais..acham q os pais tem culpa de qq comportamento do filho..ou pq a mãe é "seca demais" ou pq é permissiva demais, ou pq o pai e mto rígido, ou pq é um banana q nao chama atenção .ha sempre um "defeito " atrelado.

  • @carlasilva3474
    @carlasilva3474 3 ปีที่แล้ว +8

    Me vi completamente nessa história, mas diferente da Sofia, eu nunca externalizei meu estresse, era tão boazinha que engolia todo estresse e medo que eu sentia.
    Vi muitas mães aqui dizendo que pedem desculpas... pedir desculpas não vai apagar os traumas. Hoje, com 40 anos, vejo que minha mae tenta reconhecer os erros que cometeu, mas agora é bem tarde e eu que preciso me virar pra resolver meus traumas.

    • @_Bernadete80
      @_Bernadete80 3 ปีที่แล้ว +1

      Mas quando o pedido de PERDÃO vêm dela muda tudo. Mas não espere. Eu já estou desistindo de ouvir. Tenho 41 e minha irmã 43 até hoje sofremos com o orgulho e vitimização dela.

  • @nandinhahttp
    @nandinhahttp 3 ปีที่แล้ว +95

    Que vídeo maravilhoso. Eu fui uma " Sofia" , na minha infância inteira. E hoje com 30 anos reconheço muitos traços negativos dessa infância negligenciada. Eu posso dizer que não fui criança na infância, mas não culpo minha mãe não, culpo a época, os costumes daquele tempo. Mas as marcas invisíveis ficaram, mas estão sendo trabalhadas e melhoradas.

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +5

      bem como eu também penso, eu também nao culpo minha mãe, ate porque ja conversamos sobre isso, e ela me explicou como se sentia e nossas circunstancias. O mais importante eh que vivemos em uma época diferente e que podemos mudar isso! um beijão

    • @nandinhahttp
      @nandinhahttp 3 ปีที่แล้ว +3

      @@RosaFilipovic verdade, o importante é saber mudar. Certamente serei uma mãe diferente.

    • @juliaargolo5242
      @juliaargolo5242 3 ปีที่แล้ว +1

      Não é a época, é a educação dos pais. Quem não tem educação e amor não pode dar.

  • @margaretepacheco1531
    @margaretepacheco1531 3 ปีที่แล้ว +24

    Minha filha tem 30 anos e meu filho 27 e eu passei por tudo isso também 😢 mas hoje vejo que na época era o melhor que eu conseguia fazer 😞 já perdi perdão a eles pelas minhas falhas aprendendo a ser mãe mas eles sabem que eu os amo mais que tudo nesse mundo 🥰 Ja sou avó hoje e com meu neto tenho a maior paciência do mundo! A vida ensina. Você está de parabéns!

  • @flaviajg9310
    @flaviajg9310 3 ปีที่แล้ว +15

    Que vídeo emocionante, Rosa! Sou uma filha mais velha fruto de uma situação como a sua. Hj, com 34 anos e muito terapia,melhorei muito. Mas foi difícil. Amo minha mãe, nos damos super bem, mas as marcas ficam..... Minha mãe reconheceu suas dificuldades também e também conseguiu perdoar a mãe dela..... Ouvir isso na internet é uma luz! Sophia é um anjo que veio pra te ajudar e ainda bem que vc está aceitando essa ajuda! Muita luz pra vc! Beijoa

  • @bellatellsyou
    @bellatellsyou 3 ปีที่แล้ว +22

    Rosa, só essa reflexão já mostra que mãezona você é. Você tem humildade de reconhecer seus erros e trabalha pra melhorar a cada dia. Tenho certeza q a Sofia terá muito orgulho da mãe dela. Somos todos humanos, e nossas experiências moldam bastante nossas atitudes. Espero que você reconheça e se sinta orgulhosa de q essa mudança q você mencionou não é fácil, você está quebrando um ciclo familiar / cultural q tem sido replicado por muitos anos .

  • @centraldapatinacao
    @centraldapatinacao 3 ปีที่แล้ว +8

    Amoooo quem tem coragem de expor relatos reais na Internet!! Parabéns e obrigada por compartilhar!
    Compartilhar experiências é a melhor parte da Internet, e infeliz estamos perdendo isso por conta das "críticas construtivas" que nada tem de construtivas (sem falar de apontar dedo passando ódio gratuito né 😅). Adorei o vídeo!

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว

      muito obrigada pelo carinho Camilinha ! 😍😘❤

  • @Caroliiiina
    @Caroliiiina 3 ปีที่แล้ว +139

    Não tenho filhos e nem sei se um dia terei, mas não consigo entender como a violência pode educar uma pessoa e não me refiro só à violência física, mas às agressões verbais também, que te machucam por dentro. Sempre fui uma pessoa distraída, deixava as coisas caírem da minha mão, me atrapalhava na hora de explicar algo e, ao invés de me ajudar com esse déficit de atenção, meu pai me deu um apelido debochando desse problema (uma junção do meu nome com a palavra lerda). Toda vez que eu me atrapalhava ele me chamava assim, o que me deixava ainda mais nervosa, com uma sensação horrível. Se um adulto já se sentiria humilhado, imaginem uma criança de sete anos? Ele nem me batia tanto, mas dizia coisas horríveis que me fizeram um mal imenso.

    • @leirianeoliveira4548
      @leirianeoliveira4548 3 ปีที่แล้ว +10

      Nossa Carol, que triste, eu TB sofri MT sendo criança. Espero que vc tenha vencido na vida, e aprendido a ser forte. Qnd eu tiver filhos, vou investir neles e vou querer educa-los da maneira certa.

    • @karine6940
      @karine6940 3 ปีที่แล้ว +11

      Também sou muito distraída e as pessoas me julgam por isso como se eu fosse assim por querer, e eu acabo ficando muito triste e pensando que sou uma pessoa que ninguém quer estar por perto ou ser amigo(a), mas com o tempo me aceitei, e não deixo ninguém me julgar mais por isso, e com o tempo me senti mais confiante.

    • @aguiaeagle5738
      @aguiaeagle5738 3 ปีที่แล้ว +5

      @@karine6940 Sei como é se sentir assim, te entendo perfeitamente. E quero te dizer que nossa maior dor, com o amadurecimento, pode virar nossa maior força! Fique em paz, vai ficar tudo bem

    • @reginamartins9161
      @reginamartins9161 3 ปีที่แล้ว

      Te entendo viukkk "ô garota lesada, n presta atenção em nada, parece q nem é minha filha"

    • @sohsohsophie
      @sohsohsophie 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim, hoje com 30 anos eu fico me perguntando as mesmas coisas quando me lembro da minha infância.

  • @someoneelses3173
    @someoneelses3173 3 ปีที่แล้ว +31

    Não sou mãe, mas esse vídeo veio na hora certa pra mim! Me questionava se a forma como tratava meus alunos era realmente correta por não seguir a forma com as professoras tratavam as crianças. Seu vídeo me ajudou muito a refletir sobre isso! Não tomar a prática delas como verdade a ser seguida.

  • @jamilefaria85
    @jamilefaria85 3 ปีที่แล้ว +180

    Esse vídeo é muito necessário...penso muito em ser mãe um dia, e tenho receio de cometer os erros que foram cometidos comigo, por isso desde já busco muita informação e relatos de mães, pra aprender e futuramente ser uma mãe em construção positiva.

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +6

      esse comentario deixou meu coração quentinha, obrigada!

    • @anapcampos
      @anapcampos 3 ปีที่แล้ว +8

      Não tem jeito Jamile. Eu tbm não sou mãe, mas acho que a gente vai errar. Se não for os mesmos erros que a Rosa comentou, cometeremos outros. A gente tem que aprender a se perdoar todo santo dia e fazer o melhor que pode.

    • @lauracastellano2226
      @lauracastellano2226 3 ปีที่แล้ว +2

      @@anapcampos adorei seu comentário 👍😍

    • @amysunrise05
      @amysunrise05 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu tb!!! Adoro esses assuntos e ainda nao sou mãe, mas o vídeo dela foi mto bom... pq realmente eu teria sido tb essa mae rígida achando q estava arrasando 😅 sem saber q teria um meio-termo (sem rigidez q tira a espontaneidade da criança, nem liberal a ponto de ser aquela criança folgada q todos têm pavor).

    • @jadetrindademontejo7814
      @jadetrindademontejo7814 3 ปีที่แล้ว +2

      @@anapcampos eu penso como vc tbm, comeccei a estudar a educação montessoriana, educação neurocompativel e posso dizer hj como mãe que se vc estudar sobre o assunto constantemente vc acaba cometendo o minimo de erros possivel...tudo o que se passou na infancia que te fez mal, ,coisas que vc se sentia mal, sentia raiva, brincadeiras que te deixavam sem graça ou querendo entrar em um buraco e nunca mais sair vc pega e faz diferente, pensa "nossa mas quando fizeram comigo me senti tão mal, quando me batiam eu sentia tantos sentimentos ruins,, quando me colocavam de castigos eu ficava imaginando mil e uma maneiras de sair daquele lugar e fugir então pq vou fazer com meus filhos as mesmas coisas que me fizeram mal?"...acredite, vc tomar consciencia dessas pequenas coisas, dos sentimentos e tudo o mais vc ja estará evitando 75% dos erros que vc poderia cometer

  • @mii0021
    @mii0021 3 ปีที่แล้ว +157

    Eu tenho 20 anos e sou muito tímida, isso me atrapalhou na escola e em muitas coisas. Minha mãe me tratava com uma certa rigidez e isso me fez crescer "mole", eu sou uma pessoa sem ação e totalmente dependente das pessoas. É muito dolorido e cansativo. Minha mãe não teve tempo de estudar sobre nada porque ela teve que cuidar de mim e dos meus irmãos, sozinha, sem nenhum apoio psicológico. A Sofia passou por isso, mas você percebeu isso cedo, ela vai entender.
    Aqui vai um conselho de uma pessoa que se tornou fraca.
    Para Rosa:
    Me observe, não me julgues, me oriente, me ajude, me ensine e deixe-me tentar sozinha, eu preciso de carinho, eu preciso que você me ensine a ser forte, eu posso parecer frágil, mas saiba que eu sou forte porque fui gerada no ventre de uma mulher forte.

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +6

      Obrigada pelas palavras :)

    • @maria-hf2ts
      @maria-hf2ts 3 ปีที่แล้ว +10

      Estranho falar isso, minha mãe me criou com rigidez, criou 6 filhos sozinha, (No interior do Nordeste) não teve tempo de estudar, terminou o ensino fundamental e médio depois do 6filhos, e nem por isso "sou mole", tenho 20 anos também, e pelo fato de ver minh família assim, não quero isso pros meus filhos, sou tímida, mas não a ponto de me atrapalhar, é você que é mole, ou tá se deixando levar por redes sociais, desculpas, procrastinação?
      Meus ancestrais foram fortes, eu sou, e as próximas gerações também do meu sangue.

    • @luanacouto5686
      @luanacouto5686 3 ปีที่แล้ว +8

      @@maria-hf2ts isso e vc, ela e outro universo

    • @maria-hf2ts
      @maria-hf2ts 3 ปีที่แล้ว

      @@luanacouto5686 sim, concordo!

    • @iamdeaquarioo
      @iamdeaquarioo 3 ปีที่แล้ว +4

      Minha história foi totalmente diferente, mas também tenho 20 anos, sou tímida e totalmente dependente dos outros!!! Que coisa né,enfim...

  • @marinavg1
    @marinavg1 3 ปีที่แล้ว +37

    Rosa, eu já fui muito rude com minha pequena... hoje levo a criação de forma mais leve pra nós duas... não quero que ela tenha medo de mim, quero respeito e amor... mtas vezes me peguei fazendo as coisas que vc falou no vídeo...e estou em constante mudança pra melhor, graças a Deus.

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +2

      que maravilhoso saber disso Marina! parabéns pela mudança :)

    • @alinesantos152
      @alinesantos152 3 ปีที่แล้ว +1

      @@RosaFilipovic e verdade m8nha mãe criou assim igual vc eu até hj temos algum traumas mais graças a Deus vc conseguiu ver á tempo

  • @mariasaletehorst2953
    @mariasaletehorst2953 3 ปีที่แล้ว +1

    Rosa fiquei feliz que você têm a chance de mudar com a Sofia criança. Eu não tive essa chance, por falta de informação fui muito rígida na criação do meu filho hoje com 30 anos. Hoje ajudando à cuidar das minhas netas filhas dele vejo o quanto errei!!! Graças à Deus ele é um pai maravilhoso.

  • @tvnossobloco
    @tvnossobloco 3 ปีที่แล้ว +4

    Que bom ouvir você, Rosa! Obrigada por compartilhar a sua experiência de uma forma tão verdadeira e desprendida.
    Estou gestante a primeira vez e fico feliz em poder ouvir outras mães, experiências diferentes e só admiro cada vez mais a maternidade.
    Por outro lado vejo sempre que a culpa parece ser inerente a maternidade e já busco internalizar que serei a melhor mãe possível, com erros e acertos, buscando sempre o melhor. Seguimos em nossas missões diárias! Bjs.

  • @catharinas.miller1965
    @catharinas.miller1965 3 ปีที่แล้ว +3

    Tenho 37 e fui criada igualzinhaaaa! Sou mamae de autista... como meu coração esta doloroso hoje, justo hoje... seus videos me fazem bem. Como eu gostaria que vc estivesse aqui no meu sofá pra conversar comigo. Deus mandou esse video.

  • @macirlenesilva2948
    @macirlenesilva2948 3 ปีที่แล้ว +16

    Que bom que você reconhece que errou, mas trabalha pra reverter isso, mas entenda também que vc também não teve uma infância fácil e que seria impossível também ser uma mãe "perfeita" logo de primeira. Procure um dia o perdão da sua filha, mas perdoe-se também.
    Você é com certeza uma mãe maravilhosa hoje.

  • @ilidiany
    @ilidiany 3 ปีที่แล้ว +19

    Que vídeo sensível, importante e honesto, Rosa! Chorei algumas vezes assistindo, não sou mãe, mas me identifiquei com as situações como filha.

  • @PartindoProMundo
    @PartindoProMundo 3 ปีที่แล้ว +136

    Rosa, você é demais! Você é muito forte, tanto por fazer esse vídeo, quanto por reconhecer seus erros e buscar melhorias. Você pode não ser a melhor mãe do mundo, mas você é com certeza a melhor mãe pros seus filhos 🧡

    • @claudetepinto8900
      @claudetepinto8900 3 ปีที่แล้ว +8

      Não existe perfeição! Perfeito só Deus!

    • @bianca_ayany
      @bianca_ayany 3 ปีที่แล้ว +5

      Concordo! Ótimas palavras! Parabéns Rosa.

    • @carolinecosta4894
      @carolinecosta4894 3 ปีที่แล้ว

      @@lauracastellano2226 vc percebe que a questão não é a TH-camr, mas as outras pessoas que dizem isso sobre ela??
      Como te respondi no meu comentário, ela sempre diz que não é perfeita, e que os filhos dela tbm não são, pq perfeição não existe, essas são palavras dela em diversos vídeos conversados, como esse da Rosa.
      A questão que vc gosta de comentar são o que as pessoas de fora dizem, e sobre isso ela não tem controle. Imagina, controlar o que as pessoas comentam, impossível.
      Repense o que vc pensa, e como vc tem agido tbm 😉

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +2

      @@lauracastellano2226 exatamente!

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +3

      Sabias palavras, muito obrigada pelas palavras!

  • @prioliveiraflor
    @prioliveiraflor 3 ปีที่แล้ว +13

    ROSA eu tive depressão pós parto, reconheci que a criança era de fato minha, ela tinha uns 8 meses, só quem vive sabe, fui muito severa com minha filha, violência era "normal" pra mim, cresci num lar de base de traição, espancamentos, humilhações.( Depois meus pais se divorciaram, fiquei na tutela do meu pai, que aos 15 anos me emancipou) Comecei fazer terapia e tudo mudou, hj me relaciono super bem com minha filha, mais muitas vezes nós mães não conseguimos nos livrar do sentimento de culpa, hj tenho outra filha de 5 anos, ela é feliz, vive bem, não para um segundo e todos reconhecem minha mudança. Graças a Deus tbm luto para ser sempre uma pessoa e mãe melhor. Sinta-se abraçada 😘

  • @Victoria_5048
    @Victoria_5048 3 ปีที่แล้ว +17

    Nossa, Rosa, eu me identifico muito com a Sophia, hoje sou adulta e entendo que minha mãe fez o que ela podia, fez o que ela sabia, mas por muito tempo eu precisei que meus pais reconhecessem onde eles erraram comigo. Você é uma ótima mãe, uma mãe real e humana, só de hoje você reconhecer onde falhou já melhora muito a vida dos seus filhos!

  • @maisaxavier510
    @maisaxavier510 3 ปีที่แล้ว +15

    Você é uma mulher corajosa, e tive vários sentimentos como mãe de dois e como filha, mas poucas vozes consegui falar sobre isso.e cada vez que falo ou escuto me liberta.

  • @mundodalulupecanha2001
    @mundodalulupecanha2001 3 ปีที่แล้ว +15

    Amei e me emocionei, Rosa. O dia a dia é muito difícil, principalmente pra quem não ta psicologicamente preparada pra virar mãe. São muitas renúncias. O estresse consome. Te entendo. Tento melhorar tbm como mãe.

  • @TatynaItalia
    @TatynaItalia 3 ปีที่แล้ว +1

    Não se culpe Rosa, você conseguiu enxergar e está corrigindo tudo isso ❤️. Eu também fui a criança que apanhava por tudo e dizia que daria a mesma educação a minha filha. O meu despertar que apanhar era errado, veio através dos vídeos da Flávia Calina, a filha dela nasceu na mesma época que a minha, então aprendi muito e fiz tudo diferente, educação respeitosa. Minha filha tem 8 anos, é questionadora e muito doce. Por mais vídeos como os teus e da Flávia Calina ❤️

  • @alinecastromartinezisaacgo6347
    @alinecastromartinezisaacgo6347 3 ปีที่แล้ว +10

    Nossa Rosa que coragem! Primeiro por reconhecer tudo isso pra si mesma ( dói, eu sei) é depois por falar isso com outras pessoas....por dar "a cara a tapa" mesmo correndo o risco de ser julgada e mal interpretada.
    Esse vídeo nos ajuda muuuuuito pois nos reconhecemos umas nas outras e aprendemos muuuuuuito....
    Obrigada por tudo, de coração.

    • @maraluciacarlechsantos2098
      @maraluciacarlechsantos2098 3 ปีที่แล้ว

      Rosa não se culpe, que vc tem tempo pra corrigir seu erro. Felicidades minha linda pra vc suas filhinha. ❣️😘

  • @jaquelinesouzaoliveira9013
    @jaquelinesouzaoliveira9013 3 ปีที่แล้ว +2

    Sou muito rígida com minha filha. Ela tem apenas 3 anos.
    Esse vídeo abriu meus olhos, quero melhorar.
    Rosa, muito obrigado por compartilhar sua experiência, está ajudando muitas mães.

  • @llllaari
    @llllaari 3 ปีที่แล้ว +3

    Também tive uma mãe rigorosa e hoje colho os frutos do trauma q ficou na minha cabeça. Ela era(e é com meus irmãos menores) extremamente rígida, tudo é do jeito dela e na base do grito, se eu não fizesse na hora q ela quer, eu apanhava e meus irmãos caçulas hoje passam pelo q passei. Nao sei falar em público, n consigo resolver os problema q a vida adulta traz e não consigo ir a lugar nenhum sozinha por medo de ser humilhada por alguém.
    Q bom que vc se arrepende e corre atrás do seu erro, quando ela for mais velha, converse com ela e ofereça toda ajuda psicológica possível, pois isso fica marcado o resto da vida na sua alma.

    • @llllaari
      @llllaari 3 ปีที่แล้ว +1

      Ao contrário do q mtos pensam, a criação positiva não é pra criança aprender a agir como um adulto ( e mto menos mimar ela) e sim pra VOCE aprender a ser paciente e ajudar essa criança da melhor forma que vc consegue. Pq a criança apanha quando quebra um copo e um adulto quando faz a mesma coisa só falta oferecerem pra limpar os cacos de vidro com a própria língua pra ele?

    • @fiores1995
      @fiores1995 3 ปีที่แล้ว

      @@llllaari verdade, concordo com tudo que disse.

  • @BeatrizCost
    @BeatrizCost 3 ปีที่แล้ว +85

    Rosa faz um vídeo de Punição X Consequência, acho q seria um ótimo vídeo e aprendizado, eu não sou mãe mas aprendo mto com vc… Bjs 😘

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +10

      ja esta na lista de videos a fazer sim, so falta o tempo, rs. Tentarei me apressar, prometo!

  • @kednacruz6409
    @kednacruz6409 3 ปีที่แล้ว +20

    Obrigado pelo o seu vídeo me ajudou muito. Eu sou fruto de uma educação autoritária ( minha mãe me ama muito, mais foi como ela aprendeu a educar) eu cresci sendo "boazinha" dizer não é um sofrimento. Hoje sei que é reflexo da minha criação. Hj tenho um filho de 2 anos e não bato mais grito fico descontrolada e tento trabalhar e colocar em pratica o reforço positivo

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +4

      Kedna, o mais importante eh isso, o querer mudar! Eu também ja gritei e as vezes no auge do cansaço, ainda grito. Mas tento todos os dias melhorar e tentar nao fazer mais. um beijão e tudo de bom!

  • @diandraduarte4472
    @diandraduarte4472 3 ปีที่แล้ว +6

    Esse vídeo veio hoje como um recado de Deus p mim, pois hoje tive um momento de descontrole, gritei e me senti tão mal, to aqui chorando, me cobro demais em ser perfeita, isso acaba c a gente! Obg Rosa por compartilhar!

  • @sandravasconcelos9854
    @sandravasconcelos9854 3 ปีที่แล้ว +3

    Que bom que vc reconheceu suas falhas. Siga adiante, nunca deixe de estudar sobre o mundo infantil. Graças a Deus, e a Internet, hj temos acesso a muita informação. Cada ser humano é único e excluviso, cada criança recebi a informação de forma diferente, sendo assim, os traumas são os mais variados possíveis. Tb me identifiquei com sua infância. Hj está tudo superado.

  • @flaviacampos7044
    @flaviacampos7044 3 ปีที่แล้ว +1

    Nossa Rosa, ouvindo vc contando sua história nos primeiros anos da Sophia deu vontade de chorar... Que triste quando a única referência que temos nos influencia tão negativamente... Que Deus continue abençoando sua vida como mãe e te dando sabedoria pra cuidar das meninas e desse bebezinho que está chegando!!!

  • @liegetolfo9933
    @liegetolfo9933 3 ปีที่แล้ว +10

    Rosa que bom você se dar conta e se propor a fazer diferente. Se todas as mães fizessem o que vc faz, se dar contar e melhorar, seria tão bommmmm.

  • @ellenportodemelotorres4203
    @ellenportodemelotorres4203 3 ปีที่แล้ว +1

    Fui criada c muita rigidez e entendia q isso é o correto. Qdo minha filha nasceu cometi muitos erros ppr causa d q eu vivi. Graças ao meu marido q m mostrou, com muito carinho, q havia uma forma muito mais leve d se educar. Foi libertador!

  • @anaclarasc
    @anaclarasc 3 ปีที่แล้ว +62

    Meus parabéns pela confissão. Eu tenho quase a mesma idade que você e sou fruto de uma criação rígida e sem afeto ou atenção. Tudo que me era dado era material, mas eu não tive atenção real. Nunca tive alguém que sentasse comigo pra brincar ou pra pelo menos me observar brincando.
    No fundo sempre me senti culpada pelos problemas dos meus pais, pois era isso que eles me transmitiam. Tornei-me introspectiva e na escola era invisível. Não tinha amigos e isso influenciou totalmente a minha vida adulta também. Tenho problemas de atenção e meus irmãos (10 anos mais velhos que eu) também são assim: na escola a reclamação era que éramos quietos mas estávamos sempre com "a cabeça nas nuvens".
    Sempre tentei só "obedecer", ser educada e "caladinha". Pra não atrapalhar meus pais.
    Porém isso se refletiu em todos os âmbitos da minha vida.
    Hoje com 30 anos ainda sou quase muda, tímida e me sinto insuficiente, incapaz de fazer quase tudo. Sou mais ou menos "aquela que obedece, não sabe dizer não". A auto estima é coisa para a qual eu tenho tentado dar atenção só agora, que moro longe da minha família, e decidi fazer terapia.
    Nunca é tarde para melhorar, Rosa.
    Uma mãe é sempre o maior exemplo e apoio pra uma filha. Eu vejo teus vídeos e percebo que você dá seu melhor.
    Essa dedicação e a mudança notável na tua postura com a Sofia, com certeza vai trazer impactos positivos pra ela no futuro, ainda que ela já tenha certos "traumas" como você relatou.
    Se minha mãe tivesse olhado pra mim de outro modo, ainda que fosse aos 12 anos, eu acredito que já teria sido um diferencial. Mas não foi assim. Precisei sair de casa aos 26, pra ir morar do outro lado do mundo, literalmente sozinha, pra entender a origem de tanto medo que eu tinha, de tanta insegurança. E foi duro demais. Ainda é.
    Se não for em você, que é a figura feminina que Sofia e Emília tem mais próxima, quem poderá passar confiança, amizade? O respeito vem daí. E todo o pacote de ser humano seguro também.
    Enfim, desculpe pelo enorme texto, mas me faz feliz ver mães que reveem suas posições. Admiro quem tem força para reverter situações quando percebem o impacto gerado.

    • @adrialaise7049
      @adrialaise7049 3 ปีที่แล้ว

      amg vc pode me falar como foi morar em outro país sendo muito tímida e introspectiva? Eu sou assim, tive a mesma criação (so com algumas diferenças) e meu sonho é viajar o mundo, fazer faculdade em outros lugares, etc, mas por ser muito tímida tem coisas que tenho medo de fazer só (atender a porta, o telefone, sair só, etc), aí vem o pensamento de que talvez eu deveria desistir desse meu sonho

    • @ericapatriciatiburcionasci3884
      @ericapatriciatiburcionasci3884 3 ปีที่แล้ว +2

      @@adrialaise7049 procure ajuda profissional se vc tiver condições, fazer terapia vai te ajudar muito, nao desista dos seus sonhos e va em frente vc consegue sim, sinta-se abraçada!

  • @larissal2914
    @larissal2914 3 ปีที่แล้ว +2

    Oi Rosa, que depoimento emocionante. Eu não tenho filhos, mas te acompanhando pelos vídeos e Instagram e te vejo uma mãe que sempre busca o melhor e tenta quebrar o ciclo vicioso de educação que aprendemos com nossos pais. Eu tenho estado bem reflexiva por sua causa e identificando tanto traumas de infância que eu nem imaginava que eu tinha. As vezes são coisas que refletem no que eu sou hj. Mto obrigada por seus vídeos. Eu sempre aprendo mto com eles.

  • @isabellamarconi
    @isabellamarconi 3 ปีที่แล้ว +6

    É muito linda a sua atitude de olhar pra trás e assumir os erros.
    Eu, como criança criada nos métodos tradicionais (punitivo), adoraria que minha mãe fizesse isso. Sophia tem muita sorte de ter uma mãe como vc!!

  • @amandaandrade4235
    @amandaandrade4235 3 ปีที่แล้ว +5

    Que lindo esse depoimento, Rosa. Confesso que me emocionei. Achei incrível você está dando esse depoimento e contando a sua experiência, sua confiança é inspiradora, principalmente o fato de você conseguir enxergar todos os pontos que você considera que falhou e saber que tudo bem, você estava aprendendo. Tenho certeza que como mãe você fez o melhor que podia com a consciência que tinha naquele momento. Parabéns 👏

  • @adrianapereira-wu3sv
    @adrianapereira-wu3sv 3 ปีที่แล้ว +6

    Pra mim,sofhia é muito educada,cordata,meiga e boa, uma filha ou neta que todo mundo deseja.
    Continue sendo esta mãe em evoluçâo...
    Perdoe-se .

  • @vanessaandrade5249
    @vanessaandrade5249 3 ปีที่แล้ว

    É muito importante buscarmos melhorar a cada dia.Rosa, ninguém é perfeito.O importante é reconhecer o erro e fazer o que está fazendo, compartilhando essa experiência para que outros pais e mães revejam seu posicionamento.Parabéns e obrigada por compartilhar.

  • @flavimarantoniafroesdeoliv8220
    @flavimarantoniafroesdeoliv8220 3 ปีที่แล้ว +31

    Não se culpe Rosa! Isso tudo já passou! O mais importante é que você já mudou esse comportamento. Se um dia quiser, quando ela estiver maior, peça perdão e conte o porquê a ela! Vai ser libertador!

    • @Rosepineres
      @Rosepineres 3 ปีที่แล้ว

      Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Com uma linguagem no nível de compreensão da criança, tem que pedir perdão ontem. E claro se perdoar primeiro!

  • @fabysantos7102
    @fabysantos7102 3 ปีที่แล้ว +7

    Vídeo que todas as mães deveriam assistir, verdade, também tive a mesma experiência,mudei depois de ser profissional da educação,por isso busco seguir TH-cam que traz uma educação positiva.obg pelo ótimo vídeo e conteúdos.

  • @danielarodrigues5882
    @danielarodrigues5882 3 ปีที่แล้ว +7

    Me emocionei demais , eu me sinto tão assim em relação aos meus filhos mais velhos 24 e 22 anos . E agora tenho uma filha de 5 anos e tenho procurado essa nova maternidade.

  • @jessicatakahashi8043
    @jessicatakahashi8043 3 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada pelas suas palavras! Você é maravilhosa! Tive uma educação muito rígida também e, muitas vezes, acabo replicando aquilo que vivi... esse processo de mudança para melhor é um grande desafio para nós, mas nada como o amor de mãe para darmos um passo de cada vez.

  • @camis3113
    @camis3113 3 ปีที่แล้ว +21

    eu percebo que a Sofia cede pra Emília. Vejo esse relato na minha criação, minha mãe dizia pra nós sermos boazinhas, isso também me fez ter dificuldade para dosar a bondade, acabei me revoltando com o papel de boazinha e acabei me tornando conflituosa

    • @rosaviana4563
      @rosaviana4563 3 ปีที่แล้ว

      Idem

    •  3 ปีที่แล้ว

      Idem

  • @mariamadeiro4785
    @mariamadeiro4785 3 ปีที่แล้ว +17

    Sofia é linda e educada ! Se orgulhe somente disso. Somos humanos e falhamos. Importante é o aprendizado e perdao.

  • @millim8763
    @millim8763 3 ปีที่แล้ว +9

    Tão necessário esse vídeo, hoje sofro as consequências da infância, é muito difícil e tenho péssimas lembranças, mas não guardo mágoas de minha mãe e pai, sei que fizeram o melhor que podiam mas farei completamente diferente com minha bebê 🤰💖

  • @aals2196
    @aals2196 3 ปีที่แล้ว

    Esse vídeo é um aperto no coração né...ser mãe nunca é fácil.. Eu tô aqui refletindo no que posso melhorar mais com meu filho de 2 anos... felicidades pra vc e sua família...Deus abençoe vc!

  • @lucianaimbiriba172
    @lucianaimbiriba172 3 ปีที่แล้ว +5

    Eu tenho 32 anos, não sei se quero ter filhos, mas há alguns anos que simplesmente amo ler e ver depoimentos de variados assuntos sobre ter filhos. Eu apenas agradeço pela transparência e coragem de trazer o relato. Acho que estamos atualmente num mundo em reformulação dessas dinâmicas de educação infantil, com base nas nossas próprias experiências de vida também, e isso não teria o mesmo impacto se não pudéssemos escutar pessoas como você prestando esses depoimentos que são valiosos. Obrigada.

  • @heitoresofia8354
    @heitoresofia8354 3 ปีที่แล้ว +1

    Puxa Rosa, que vídeo importante, toda mãe que se importa já pensou e se culpou por atitudes que fez e depois aprendeu algo melhor. Muito bom ouvir você levantar esse tema, também somos mães em construção, mas com a responsabilidade de colaborar com a construção das pessoas mais importantes de nossas vidas. Beijos.

  • @veraregina100
    @veraregina100 3 ปีที่แล้ว +21

    Ninguém se prepara para ser mãe, pq esses “erros” só aparecem com a vivência e no final o que fica é o amor, crianças tem que ser amadas o dia a dia as tornam filhas e nos tornam mães. Acho que é uma frase de uma psicóloga mas infelizmente não lembro de quem. No dia que nasce uma criança nasce também uma mãe. Vídeo importante para a gente lembrar que somos seres humanos em construção.

  • @valeriabsh3610
    @valeriabsh3610 3 ปีที่แล้ว +2

    Vc está de parabéns!! Muita coragem vir tocar num assunto tão difícil... suas filhas tem muita sorte de tê-la como mãe!! Tbém passei por isso como mãe, hoje percebo meus erros, e tenho que conviver com as más escolhas que fiz qdo eram crianças... dói, muitas vezes sofro a culpa, mas penso que fiz o que consegui... hoje faria tudo diferente, com toda a certeza!!

  • @teph26239
    @teph26239 3 ปีที่แล้ว +6

    Ai Rosa, que vídeo ótimo.
    Tenho 25 anos e hj ainda tento lidar com várias questões por ter tido uma criação rígida
    Meus pais nunca foram de bater, mas nem precisava, porque eu morria de medo de desapontar. Bastava um olhar da minha mãe que eu travava.
    Minha mãe fala com muito orgulho que eu era uma criança muito obediente.
    O problema de ser muito obediente é que vc vira um adulto medroso, inseguro, querendo aprovação alheia.
    Quando você é controlado a sua vida inteira, entrar na vida adulta é um baque.
    Quando você é ensinado que criança não tem voz e opinião, é dificil vc encontrar sua própria voz.
    Na adolescência também, fui muito quieta, tentava ser correta o tempo inteiro, não queria ser objeto de reprovação, então eu não fiz nada.
    Hoje, adulta, me vejo perdida e sem experiências de vida
    E assim… eu fui uma criança muuuito feliz, a minha infância foi a melhor época da minha vida.
    Amo meus pais e não os culpo por essas questões que estou tendo que lidar. Eles fizeram o melhor que podiam.
    Mas acho que todos nós temos que lidar com certos aspectos da nossa criação né…

  • @deboracfr
    @deboracfr 3 ปีที่แล้ว

    Que utilidade públicaaa!!!
    Esse video é sensacional!
    Eu agradeço por nao ter sido mãe antes, eu teria sido uma mãe mto autoritária... com os anos tb aprendi mto sobre educação, paciência, sensibilidade, respeito às crianças. Hj eu seria uma boa mãe.

  • @carolgoulart9759
    @carolgoulart9759 3 ปีที่แล้ว +14

    Parabéns pelo vídeo, Rosa! Tenho certeza que você está abrindo os olhos de muita gente. Admiro muito sua coragem e humildade de aprender com as experiências e também de educar a outros pais =)

  • @bbpsicologia
    @bbpsicologia 3 ปีที่แล้ว +1

    Rosa, parabéns por todos seus vídeos, seu canal, e seus conteúdos.
    Mas, esse vídeo, foi o melhor de todos. Parabéns!!!
    Um abraço de uma mãe que já viveu tudo isso tbm. Lembre, faça o seu melhor!
    E viva um dia de cada vez!
    Deus abençoe você e sua linda família.

  • @thatdigoryguy
    @thatdigoryguy 3 ปีที่แล้ว +9

    Exatamente Rosa, as cicatrizes ficam mesmo sem lembrarmos de onde vieram, fico feliz que conseguiu perceber isso, mas n se culpe, vc fez oq foi te ensinado, e cada dia tá evoluindo mais e mais

  • @cantinhodaleila4721
    @cantinhodaleila4721 3 ปีที่แล้ว +1

    Rosa me vi em vc falando pensa fui mãe aos 17 anos ....como errei....depois aos 27 melhorei um pouco...depois aos 32 estou bem melhor mas a cada dia aprendendo....obrigada por esse video tinha muita vergonha mas me sinto igual vc...

  • @marciapains1222
    @marciapains1222 3 ปีที่แล้ว +32

    Adorei seu compartilhamento 🙌🏾
    Obs: Tenho um bb de 3 meses e após ver seu vídeo comecei a pesquisar sobre educação positiva. Obrigada ☺️

    • @cantinhodanina0034
      @cantinhodanina0034 3 ปีที่แล้ว +2

      Olá uma das melhores nisso é a Flávia calina amo a história dela e como ela ensina a educar.Maior canal sobre isso no TH-cam

  • @catiacastellari6831
    @catiacastellari6831 3 ปีที่แล้ว

    Rosa, a beleza da vida é poder estar aprendendo e modificando o nosso próprio comportamento. Ninguém é perfeito. Não se culpe. A vida é evolução! Amei o vídeo! Todo mundo erra na maternidade....e acerta tbm! Um enorme abraço pra vc e parabéns por sua família!

  • @paulodetarsorochapombopint8555
    @paulodetarsorochapombopint8555 3 ปีที่แล้ว +4

    Rosa vc não nasce sabendo. O importante é reconhecer nossos erros e voltarmos atrás e tentar de novo. Fazendo o correto. Parabéns. Vc é uma boa mãe.

  • @davidvillaverde5850
    @davidvillaverde5850 3 ปีที่แล้ว

    Emocionante o seu relato, Rosa. Te admiro muito. Você é maravilhosa. Que evolução. Realmente, não existe mãe perfeita. Eu tive uma ótima infância, minha mãe é maravilhosa e sempre me respeitou muito. E mesmo assim agora que sou mãe, tenho minhas dificuldades. Você está no caminho certo. Muito amor por vocês

  • @danizinhamoss3524
    @danizinhamoss3524 3 ปีที่แล้ว +3

    Ainda durante essa semana eu estava pensando sobre como eu agi com a minha primeira filha. Eu sinto muito por isso! 😭 eu agi de uma forma q alguém usava com o filho dela. Completamente errada.
    Por influência de alguém q eu achava q provavelmente ela estava correta por ter mais filhos e ter mais experiência.
    Obrigada por compartilhar sua experiência! Somos mães e aprendemos com eles. Não somos perfeitas. Mas amamos muito nossos filhos.

  • @graziellesantos1854
    @graziellesantos1854 3 ปีที่แล้ว +1

    Rosa, se você agia da forma que agia com a Sophia tenho certeza que era porque achava que estava fazendo o melhor por ela e pra ela, mas que bom que houve tempo para enxergar a forma que estava conduzindo a criação dela, somos seres humanos e estamos em constante evolução.
    Não sou mãe mas acredito que nem os melhores livros do mundo seriam capazes de instruir e formar pais perfeitos! Amo acompanhar você e sua família linda! ❤️ 👨‍👩‍👧‍👧👶🏻

  • @arianykarollaine
    @arianykarollaine 3 ปีที่แล้ว +4

    Que vídeo necessário. Caramba.. Muito obrigada, Rosa!

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว

      fico super contente com o feedback de voces *--*

  • @monicacristinapereira9592
    @monicacristinapereira9592 3 ปีที่แล้ว

    Você é uma boa mãe, tenta sempre ser melhor, e é isso que é importante!! Sempre tentando melhorar. Mãe amorosa, zelosa, que cuida, ensina, que ama!! Não somos perfeitas!! Você é um exemplo de ser humano. Um exemplo, em minha opinião. Te admiro muito!! Felicidades e sucesso!! 😘😘😘😘😘😘

  • @flaviagaldino874
    @flaviagaldino874 3 ปีที่แล้ว +4

    Olha rosa, me vi em vc tenho 22 anos tenho uma filha de 3 faço oque posso pra tentar ser assim, mais vivo nessa cultura horrivel,vivem falando de mim como mãe a avó da minha filha é educacadora e ela exerce essa educação rigida é difícil! Você é um exemplo!

  • @robertabastos4839
    @robertabastos4839 3 ปีที่แล้ว +1

    Acredita que chorei Rosa, eu sou a filha mais velha, apanhei e tive muita rigidez na primeira infância, meu pai acha que fez um ótimo trabalho porque sou obediente, porém tudo foi medo, e hoje tenho problemas para me impor, falar não é auto estima

  • @gessicatavares3949
    @gessicatavares3949 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom seu relato, Rosa. Tenho as mesmas características da sophia e hoje refleti de onde isso pode ter se originado. Parabéns por sempre se permitir evoluir.

  • @laitrindade
    @laitrindade 3 ปีที่แล้ว +1

    Rosa, que bom que você percebeu isso a tempo e está corrigindo. Imagino o quão difícil deve ser criar e educar um filho. Mãe erra tentando acertar. Me identifiquei muito com a descrição que fez da Sofia. Lembrei do quanto isso afetou toda a minha vida. Obrigada por esse vídeo ❤️

  • @karenfelix7084
    @karenfelix7084 3 ปีที่แล้ว +42

    Que vídeo importante, Rosa!
    Já fiz tanta coisa q me arrependo , coisas q poderia ter aprendido antes...
    A primeira vez q minha filha se jogou no chão pra fazer birra, eu peguei ela do chão, segurei ela em pé e falei muito firme com ela.... eu fui assustadora pra ela-😥.... hoje eu choro qndo lembro disso, quando lembro do olhar de um bebê com medo da mãe!
    E na época eu contava com orgulho, que ela nunca mais tinha feito uma birra....
    Mas até hj ... anos depois ela se esconde quando não consegue lidar com os sentimentos...
    A minha ignorância machucou minha filha!
    Hj tento a cada dia ser melhor pra ela... não é uma tarefa fácil, pois a a gente tem que se educar, educar as pessoas a nossa volta pra depois educar uma criança....pois tudo que eu achava que sabia, eu vi precisava ser revisto e reaprendido!

    • @RosaFilipovic
      @RosaFilipovic  3 ปีที่แล้ว +1

      Karen, o mais importante de TUDO eh que nao eh tarde demais ne? se vc percebeu e tentar melhor a cada dia, isso sim eh o que importa! E sua filha percebera isso. Um beijão e obrigada por ter compartilhado sua experiencia conosco.

  • @luciacristinavieira8283
    @luciacristinavieira8283 3 ปีที่แล้ว

    Te sigo desde que vc começou. E tenho certeza que aprendeu muito. Seu relato mostra isso. Vc aprendeu. Todos nós erramos. Seja como pais, seja no trabalho. O bom é quando a pessoa se dá conta do erro e tenta corrigir. Parabéns, Rosa! Tenho certeza que sua a Sofia vai se lembrar da mãe que errou por amor. Que por amor, enxergou erros e fez de tudo por corrigir. Se olhou no espelho. :)

  • @liliansoares1992
    @liliansoares1992 3 ปีที่แล้ว +3

    Foi muito bom assistir esse vídeo seu Rosa. Tenho um bebe de quase 2 anos e quero dar uma educação positiva pra ele. Obrigada!!!!

  • @werneremarleneneves6345
    @werneremarleneneves6345 3 ปีที่แล้ว

    Que depoimento importante!!!, Rosa
    Não somos os mesmos pais para todos os filhos,pq felizmente percebemos nossos erros e procuramos melhorar!!
    Mas,sim é muito difícil perceber que alguns comportamentos de nossos filhos ,eles nem sabem,mas tem tudo a ver com nossa maneira de agir. Que Deus desperte cada mãe para uma reflexão sobre sua maravilhosa confissão.

  • @daniellaviana3973
    @daniellaviana3973 3 ปีที่แล้ว +5

    Nossa que depoimento incrível, sou mãe de gêmeas, muitas vezes o estresse toma conta, me sinto péssima pela falta de paciência, por gritar as vezes... como foi bom você compartilhar sua experiência. Obrigada 🙏

  • @thais_monasterio
    @thais_monasterio 3 ปีที่แล้ว +2

    Você é maravilhosa pela humildade de olhar para si mesma e conceber essa transformação! Parabéns, Rosa!! Ah, se muitas mães fossem assim...

  • @jessicabatista9475
    @jessicabatista9475 3 ปีที่แล้ว +4

    Continuo achando que vc é uma ótima mãe. Só de saber seus erros e procurar corrigi-los já mostra o quão mãezona você é! ❤️

  • @fabianapires3435
    @fabianapires3435 3 ปีที่แล้ว +1

    Adorei Rosa a sinceridade!!!! Tudo é reflexo da nossa criação!!! Vc é uma mãe amorosa, e hj, sabe que o caminho é a conversa, a paciência, o limite!!! Não é fácil, mas a gente consegue! 🤲❤😍👏🏽

  • @franjustino9576
    @franjustino9576 3 ปีที่แล้ว +145

    Tbm fui um pouco rígida com meu filho estou chorando em lembrar, mas sempre dei e dou muito amor e carinho pra ele ,tem 17 anos é um menino de caráter, muito bom .🥺🥺😭😭😭😭

    • @Aurinhaamaral1991
      @Aurinhaamaral1991 3 ปีที่แล้ว +10

      Fuca em.paz....aprendemos de forma errada....muito errada. E reproduzimos.

    • @lauracastellano2226
      @lauracastellano2226 3 ปีที่แล้ว +4

      @@taniaquiltenbroderie isso mesmo gostei do comentário 👍😍

  • @selmass12
    @selmass12 3 ปีที่แล้ว

    Muita coragem e muito necessário esse vídeo Rosa. Realmente percebo a sua mudança, diante de outros vídeos. Essa é uma vitória. Ainda dá tempo de tudo mudar, o importante é reconhecer e mudar. Feio e egoísta é permanecer nos erros. Ninguém é perfeito. Sou mãe de dois adultos e hoje faço tudo que posso, não para recuperar o tempo perdido, mas para estabelecer tempos novos. Parabéns e sucesso. Isso sim é ser mãe 💖

  • @mariacorreia4473
    @mariacorreia4473 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom este vídeo Rosa .... Eu tambem cometi esses mesmos erros .. meus filhos hoje formados e maravilhosos... tiveram consequencias da minha Educação... claro que eu pensava estar a fazer o melhor ... Mas as marcas ficam ....m Hoje sou eu que aprendo com eles. Bjs Rosa obrigado

  • @nubiaribeiro3540
    @nubiaribeiro3540 3 ปีที่แล้ว +2

    Rosa, você é uma mãe inteligente e amorosa sim, mas se você não aceitar que fez o que sabia - sem orientação de como podia ter sido diferente - como poderá ela aceitar?! Vc já recomeçou a fazer melhor e isso é lindo. A vida é tão bela e generosa que está trazendo para ambas uma nova oportunidade de aprendizagem. Parabéns !!

  • @TallytaAguiar
    @TallytaAguiar 3 ปีที่แล้ว +5

    Eu nem sou mãe, fico imaginando a sua dor quando percebeu onde estava errando, mas você foi forte e conseguiu reverter! 🤩

  • @robertoandrade1938
    @robertoandrade1938 3 ปีที่แล้ว +1

    Olá Rosa!!!
    Tudo certo, as suas filhas entenderão e elas farão, com certeza, tudo corretamente na vida. Você reconheceu e fez a mudança comportamental moderna.
    Parabéns.

  • @rafaelaponsoni
    @rafaelaponsoni 3 ปีที่แล้ว +4

    Tu foi a melhor mãe que tu podia ser.... Hoje tu é melhor que antes! Mas tu não era daquele jeito por querer ser ruim mas sim pq achava que era o certo!

  • @marinadamini3331
    @marinadamini3331 3 ปีที่แล้ว +1

    Rosa já te sigo faz algum tempo ( Sofia com 3 aninhos!!) E o que mais admiro é sua transparência, sua sinceridade. Parabéns minha linda. Perfeito ninguém é, mas poucos são aqueles que reconhecem isso e tentam melhorar.

  • @elainegomes21
    @elainegomes21 3 ปีที่แล้ว +3

    Arrasou no vídeo, a Sofia é um amor de criança será uma pessoa de sucesso vc com suas mudanças está mudando cada dia pra melhor.

  • @isis3528
    @isis3528 3 ปีที่แล้ว +2

    Rosa, nenhuma criação será perfeita, e tá tudo bem. Minha avó me criou de uma forma liberal, conversando o tempo todo, ensinando com calma, e quando olho pra trás, devido a algumas coisa que fiz e que desenvolvi, queria que ela tivesse sido mais rígida. Acredite, equilíbrio é fundamental ❤️

    • @fernandalopes7798
      @fernandalopes7798 3 ปีที่แล้ว +1

      @Rosa eu sou a favor de uma educação equilibrada sem agressões orientando as crianças e zelando por sua segurança, mais sobre a nova educação da Alemanha bem diferente daquela rígida q se deu a fama dos alemães e q ainda tem aqui no Brasil principalmente nas colônias germânicas. Li q psicólogos e psiquiatras estão fazendo um levantamento sobre os danos desse nova educação onde disseram q os pais alemães estão implantando a cultura de não dizer "não" e deixarem fazer oq as crianças querem os médicos colocaram de exemplo para as pessoas irem nos restaurantes e verem crianças gritando com os pais e eles não fazendo nada, pesquisas comprovam o grande indice de suicídio aí na Alemanha em crianças pré adolescente entre 11 e 14 anos e depressão por se frustrarem ao serem contrariados no mundo. Minha pergunta eh vc como educadora está por dentro dessas pesquisas será q eh por aí mesmo?

  • @kellyp6782
    @kellyp6782 3 ปีที่แล้ว +4

    Maravilhoso esse vídeo! Gostaria muito de ouvir mais sobre educação positiva! Pois vivo na dúvida se educo de forma permissiva ou positiva, talvez um pouco de cada. Mas seria muito legal você falar mais sobre sua experiência, já que vivenciou tanto a educação severa e quanto a positiva com suas filhas.

  • @refined.by.fire.women.
    @refined.by.fire.women. 3 ปีที่แล้ว

    O importante que você aprendeu, mudou, não se preocupe, ela não vai carregar isso para sempre, vc pode ajudar ela a resignificar isso no cérebro dela, é só você mudar a experiência ruim, e falar para ela que errou e ensina na hora o jeito certo. Ela ainda é uma criança, tudo vai mudar. Que bom que vc percebeu isso e está salvando muitas crianças com esse vídeo. Obrigada por compartilhar.