Um dos temas mais complicados de entender na teologia, Ta aí uma resposta que a bíblia não dá, mas parabéns para o pastor Marcos Granconato pela exposição.
@@anonimoinvisivel3325isso é teologia sistemática, colega. São deduções lógicas com base no todo da Escritura, assim como conceito de “trindade”, que não é explicado em um versículo, mas sistematizado posteriormente.
Quando explicamos o mal apenas a partir do jardim do Eden, já falamaos com atraso de tempo ,ou de eternidades, visto que o mal é mais velho do que a queda de SAtanás, pois o mal entrou no coração de um anjo. para entrar tinha que existir antes. De onde veio? é bom pensar sobre o mal, mas no fim de tudo , ainda me satisfaço com a explicação de que o mal é um mistério do qual não dou conta. Nada do que escrevi, até aqui, é incongruente com minha gratidão por esse estudo.
É exatamente essa questão que tira meu sono, mas penso que por sermos limitados pelo tempo-espaço não conseguimos encontrar uma resposta que entendamos . Espero profundamente que um dia eu entenda
i know Im asking the wrong place but does anybody know a way to get back into an Instagram account? I stupidly lost my login password. I appreciate any tips you can offer me.
@Cain Alejandro Thanks so much for your reply. I found the site thru google and Im waiting for the hacking stuff now. Looks like it's gonna take quite some time so I will get back to you later when my account password hopefully is recovered.
Giselle5253 carissima o mal simplesmente é a ausência do bem, por isso é que Agostinho afirmou que o mal não é uma substância criada e sim uma consequência devido a ausência do bem ..
Giselle5253 querida isso não se trata de metafísica, isso é um facto devido ao mundo caminhar na contra mão dos caminho de Deus, por isso as desgraças são visíveis, mas contudo isso não quer dizer que o mal foi algo criado e sim consequência de uma ação, que nesse caso foi a entrada do pecado através de Adão e Eva .
Giselle5253 querida estas um pouco baralhada acerca das escrituras, mas contudo eu vou tentar exclarecer alguns pontos que tu mencionaste, acerca do sacrifício de cristo, não foi em vão porque o pecado apesar de não ter sido criado por Deus, ele é um reflexo da desobediência humana e por conta disso nós tínhamos que ser punidos pelo Altíssimo, mas devido a sua infinita misericórdia, ele escolheu ao invés de nos castigar, morrer por nossos crimes afim de nos tornar novamente próximos de Deus e aceites pelo mesmo. Quanto ao diabo é completamente real, ele é um ser angelical que foi criado por Deus com uma boa essência e bom caracter, mas contudo o mesmo prefiriu fazer o contrario a vontade de Deus e o resultado nós já conhecemos, diferente do que tu disseste ele não é o mal em pessoa, mas pratica o mal pois se desviou dos projectos de Deus . E finalmente explicar acerca de Deus, dizer que ele não existe seria a mesma coisa que negar a si mesmo, pois ele é a razão de tudo, e nada se formou sem ele. A própria natureza da testemunho da existência de um ser completamente poderoso que nos chamamos de DEUS .
Giselle5253 querida a verdade é que Cristo foi punido por algo que tem sim um existência real, mas não tem substância ou materia, não é algo criado e sim consequencia de uma acção, por exemplo olha para as nossas sombras elas foram criadas ou apenas são consequência da iluminação, assim funciona o mal, é isso que Agostinho afirmou. .
Giselle5253 querida eu sei que não é fácil perceber esses ensinamentos, pois requerem muita meditação e estudo profundo acerca das escrituras, mas se te apronfundares eu acredito que irás chegar a mesma conclusão que a minha e que o Agostinho também chegou acerca do mal.
O Mal é Ausência do Bem e é proveniente do conhecimento que nos foi dado através do livre arbítrio você pode conhecer o mal e no entanto não pratica-lo, mas isso não faz de você uma pessoa má. O Mal não é um ser uma criatura, mas consequência de nossas atitudes perversas e egoístas regradas pela nossa vontade e não a vontade de Deus.
Livre-arbítrio não existe, man. A Bíblia diz q somos ESCRAVOS do pecado. Nossa vontade em si nunca estará livre influências externas ou internas. O bem q eu quero, eu não faço. O mal q eu não quero, esse eu faço.
@@maurinojunior5924 Quando eu ponho a minha vontade acima da vontade Deus eu sou escravo, mas quando eu me submeto a vontade de Deus eu sou livre, pois a vontade dele é perfeita.
Quem veio primeiro o mal ou o livre arbítrio??? Se temos livre arbítrio da a entender que temos dois caminhos o Bem e o mal isso dá a entender que teria que ter vindo primeiro o bem e o mal concorda quem inventou o Bem e o mal Deus ok
se o mal é o bem pervertido. de onde vem a perversão? porque como vimos nos exemplos de Agostinho. o oxigênio "perverte" o ferro e nasce o ferrugem. E alguma ação faz o buraco na cerca, que dá luz a um buraco. aí é onde não entendo. de onde veio a "perversão" pra fazer o bem virar mal.
Do livre arbítrio com Adão. Eles optaram por se afastar de Deus, e uma vez fora da "órbita" de Deus nem eles nem nenhum descendente tinha como voltar por conta propria. Ao optar pela desobediência eles abriram mão do livre arbítrio e a humanidade está condenada a fazer o mau sem nem poder escolher fazer o bem.
O mal não tem ser, ele não foi criado, ontologicamente falando não existe. Mas o mal não é o livre arbítrio, pois, o livre arbítrio vem de Deus, o mal está no mal uso do livre arbítrio, ou seja, agir livremente fora das virtudes transcendentais de Deus: Bem, amor, etc. (Exemplo da quarta via de Santo Tomás de Aquino das gradações das virtudes transcendentais), portanto, deve-se entender que Lúcifer tem uma malícia absoluta, sendo assim, ele agiu com puríssimo livre arbítrio, mas agiu mal, ele sabia de todas as consequências e mesmo assim o fez, ele sendo o princípio do mal, é algo que você entenderá na vida eterna, pois um ser que é mais inteligente que toda a terra desde seu início - que esgota o ser intelectualmente falando, de todas as coisas criadas, sendo que não esgotamos o ser de uma caneca (conceito, medida, forma, essência, substância, acidentes, etc de uma caneca) - agiu com ausência do Bem, do bom agir livremente. Como é o bom agir livremente? Por amor a sua família, mesmo não querendo, você acorda cedo para sustenta-los. Aquele que não age conforme a boa liberdade se submete as paixões e se torna pior do que um animal (corruptio optime)
@@caio0525 mas lembrando que o Granconato que fez esse vídeo ensina que nao existe livre arbítrio. E mais is calvinistas sempre ensinou que DEUS criou o mal. Agora q apareceu teólogos Arminianos refutando calvinistas eles estão mudando.
Cadê os Calvinistas para afirmar que: Nada foge da determinação de Deus", inclusiva os atos e comportamentos pecaminosos maléficos? Isso Deus não predetermina???
Gosto muito do pastor Marcos Granconato, pois ele é um de defensor do Santo e Vivo Evangelho, mas como então ele explica Romanos 9: 21-23= "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso? E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória". Se Deus não criou o mal, então como explicar esse texto de Romanos? Olha esse outro texto: Lucas 6= 43-45 "Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca".
Deus NÃO é algo exterior às coisas, seres diversos, objetos ou pessoas! Deus é um ser Interno.. Muitas pessoas reclamam que nunca viram Deus e por isto preferem nem acreditar que Ele exista. Mas não atinam em rever seus conceitos sobre o assunto, para verificar se não estão procurando chifres na cabeça de cavalos. Ver Deus com os próprios olhos como se fosse algo separado, ou à parte do todo, é absolutamente impossível. Jamais acontecerá em tempo ou em lugar algum. Nem aqui e nem na china e muito menos no além. Imagine a falta de graça que seria ver deus no éden com um cajado não mãos, pastoreando suas ovelhas. Ou então vê-lo assentado em um trono com uma porção de cadeiras ao redor, onde assentariam seus prediletos após o juízo final! Nem para filmes de comédia este tipo de imagem está servindo mais. Assim como nosso espírito está presente em todo o nosso corpo, em todos os membros, órgãos, células e moléculas, Deus está em tudo no universo. Está no Microcosmo e no Macrocosmo tudo ao mesmo tempo. Está também nos átomos e nas subpartículas. Está aqui no Plano Físico e está no Plano Astral. Está no fogo, na água, na terra e no ar. Está nos supostos espaços vazios e no vácuo. Está no fundo do mar e na superfície ao mesmo tempo. Esta aqui, ali, acolá, além e aquém de tudo que se possa imaginar. Deus, neste conceito, pode ser visto com os olhos, sentido pelo olfato, pelo som, pelo paladar, pelo tato e por qualquer outro sentido que por ventura existir. Infelizmente as literaturas Espiritualistas, Espiritistas, Exotéricas e principalmente a Bíblia criaram um tipo de Deus que não pode existir. Em decorrência disto, o cidadão normal e mesmo cientistas e até religiosos, não dispondo de sugestões melhores, mais críveis e factíveis, acabam preferindo não crer em Deus de jeito nenhum. Preferem acreditar no acaso que num deus bíblico, por exemplo. Daí surgem discussões tremendas e infindáveis; no final ninguém convence a ninguém de coisa alguma. Mas na realidade o problema está apenas na questão CONCEITUAL. Observe que quando perguntamos a alguém sobre Deus, nunca explicitamos quais são nossos conceitos. Quando alguém nos diz que não acredita em Deus, ficamos escandalizados mas não perguntamos nada sobre o conceito, supondo que esteja tudo implícito e muito claro. Na verdade não tem nada implícito e muito menos claro. Cada pessoa imagina um deus de acordo com suas possibilidades, cultura, supostos aprendizados e outras variantes. Para alguns, se deus não for um velhinho de barbas longas, portando um cajado, passeando pelo éden , não serve, não seria deus. Para outros, se deus for um ser além do cosmo também não serve, não seria deus. Creio que se perguntarmos a cada um dos 7 bilhões de pessoas que existem, teremos exatamente 7 bilhões de conceitos diferentes. Os Orientais, talvez por serem mais antigos e mais minuciosos, tem conceitos melhores que o nossos. Não nos falam sobre isto porque nossa cultura não facilita e nem demonstramos interesse. Por outro lado, não tem o menor interesse nas doutrinas e conceitos do Ocidente, que para eles não agregam nada. Aceitaram o calendário Cristão, s por pura imposição comercial, porque sem um calendário, ficaria impraticável o comércio entre as partes. Quando um japonês cumprimenta o outro dizendo "namastê", está querendo dizer mais ou menos isto: "o deus, ou talvez, a porção divina que está em mim, saúda a porção divina que está em você!". Ou seja, cada ser é entendido como uma individualização de Deus. Isto fica bem melhor, mas gera uma impasse: quem supõe que Deus seja um ser eterno e imutável no tempo e no espaço, tende a não aceitar a ideia porque o ser humano é um ser altamente relativo, que comete erros e equívocos, alguns muito graves, e principalmente, porque aprendem e evoluem com as experiências. Acontece que a evolução é um fato incontestável tanto para o ser humano, como os animais (bem devagarzinho por sinal) e até mesmo com as plantas e frutas. Antigamente os frutos do mato eram muito mais ácidos e as árvores cheias de espinhos e outras dificuldades. Em decorrência das intervenções humanas. ao longo do tempo, hoje temos frutos muito melhores, mais doces e com produtividade muito maior. Isto é uma evolução. Estudando um pouco mais a intrigante questão, encontrei uma explicação, que salvo melhor juízo e até segunda ordem, me pareceu consistente e concilia tudo. Os universos, a exemplo deste em que vivemos, são criados por Consciências Cósmicas, que são seres muitíssimo evoluídos, mas que continuam sendo seres relativos e por isto, precisam evoluir. E a evolução delas, na condição de seres coletivos, se dá através da evolução individual e coletiva ao mesmo tempo, de todos os seres a Ela subordinados, ou seja, que vivem no seu universo particular. Num universo tudo evolui, até mesmo a matéria bruta. Os cristais,por exemplo, crescem com o tempo, então eles evoluem. O micróbios e vírus não param de sofrer mutações genéticas. Dão o maior trabalho para os cientistas. Mal acabam de criar uma vacina, já aparecem micróbios modificados e começa tudo de novo. As Consciências Cósmicas por sua vez, estão diretamente ligadas ao ABSOLUTO, no seio do qual evoluem eterna e infinitamente. O ABSOLUTO é inabordável, incompreensível e indecifrável, por mais que se tente. Qualquer atributo ou conceitos nunca passarão de suposições. acs
É como a escuridão, não é substancial, não se pode tocar, ela só existe na ausência de Luz (Quando não ha propagação de ondas eletromagnéticas, fótons). Sabemos que a luz resplandece nas trevas, pois onde há luz, a escuridão jamais prevalece, quando acendo a luz no meu quarto, este fica claro, e não escuro.
@@saviomendes9822 Não é isso, Deus não tem causa, tudo vem dele e logo essências e substancia. Mas o mundo espiritual é uma forma de entender a substancia do bem, entendeu? foi para o outro rapaz
@Ingra Grasiela : Pois é, mas então por que cargas-d'água pessoas insistem em _"DAR AULAS"_ a respeito do insondável, como se _"perfeitos entendedores"_ do insondável? Por que cargas-d'água pessoas se _"especializam no insondável"?_ Por que cargas-d'água pessoas se dão a declarar aquilo que *A BÍBLIA NÃO DECLARA* ou não esclarece, como você disse em seu comentário, chegando ao _"ápice"_ de EXPLICAR O QUE A BÍBLIA NÃO EXPLICOU?
A excencia do homem e boa? se existe bondade na excencia do homem entao ele nao precisa de redenção de Cristo. O Homem é mau desde o seu nascimento isso quem disse foi o proprio Deus.
Escola Charles Spurgeon como posso obter todos os videos, eu estive presente, eu quem perguntei quem criou o buraco, o que criou a ferrugem qual ele cita que alguém perguntou no intervalo.
Homem quando foi criado , ele era bom ou mal ? O homem no Éden , não tinha consciência , ou melhor conhecimento do bem e do mal . M genesis diz : " E viu Deus que era bom " e não : Deus fez pq era bom ! Como se sabe que e bom se não existisse o mal ? Qual seria o parâmetro para se definir um ou outro ? Se não houvesse a ferrugem o ferro seria apenas o ferro o mesmo com a cerca ! Nada se criou ou se cria sozinho , Deus criou todas as coisas inclusive o mal tem ciência de tudo que.criou " Eis que o homem e como nos " conhecedor do Bem e do Mal " .
Mas tem que entrar cara... Se perguntar e procurar saber, ou entender.... Imagine um cético inteligente te perguntando sobre o mal?? E você com cara de taxo?? Não adiantar negar a realidade e não procurar estudar... esse é o mal do evangélico comum, não estuda, não se questiona e vive sendo piada dos ímpios🙄
Giselle5253 como diria Parmênides, o ser É e o não ser nada é, mas Platão e Aristóteles questionaram isso, pois se dizemos que o não ser nada é, já estamos dizendo que É, porém a seu modo. Então o mal é a seu modo, com isso podemos dizer q talvez Agostinho estivesse errado...
Não confunda o mal com o pecado. O mal foi mencionado por Deus na arvore que ele plantou no paraíso do Eden. Genesis 2.9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. O pecado. Nunca houve tal rebelião de anjos que Agostinho inventou, então quando e onde foi a origem do pecado? A lenda que é baseada em Isaias 14.12. Em único versículo Jesus elucidou todas essas duvidas. João 8: 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Quem deu origem ao pecado? Diabo: Caluniador, enganador, difamador. Diabo é o nome dado à criatura serpente que estava no paraíso do Éden. Ele é homicida: indica que por causa da sua ação no paraíso do Éden, a morte passou a todos os homens. Ele é enganador: Foi por sua astucia enganadora, que a mulher comeu do fruto da arvore da ciência do bem e do mal. Nunca se firmou na verdade: isso indica que escolher não se firmar na verdade. Pai da mentira: Aqui está a origem comprovada do pecado. Pai: é o que gerou uma semente dentro de si próprio, sendo a mentira, a semente do pecado, se tornou o pai da mentira. A mentira contra Deus: Genesis 2: 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. A mentira: Genesis 3: 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Por isso a Bíblia diz que ele é o dragão que engana todo mundo. Conclusão: Demônios não são anjos caídos. www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/261782--Revelando_a_Grande_Mentira#.W31pCvZFx9A www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/250098--O_Misterio_do_Dragao#.W31pN_ZFx9A
De modo algum se tira o problema q o pastor denomina de "problema metafísico" do mau, pois a pergunta fundamental permanece: A natureza humana é essencialmente boa, cm então ela foi pervertida pelo mau? P a natureza humana ter desejado o mau, é pq alguma coisa n boa aconteceu no coração dela.. de onde veio isso? Ou para me utilizar da própria analogia q o pastor cita de Agostinho: " se o ferro é essencialmente puro de onde veio a ferrugem que danificou o ferro?
Podemos entender que a ferrugem veio do pecado, o fator externo que danificou a substância boa da criação de Deus? Deus criou tudo perfeito, sem o mal, sem pecado, porém isso foi pervertido pelo pecado, assim, nem Deus é mal, nem a matéria em sua essência é má.
Jefferson Felipe.. e quando vc afirma que tudo era bom e VEIO o pecado e perverteu tudo, vc está considerando o pecado uma entidade auto existente e independente do homem e de Deus.. oq nesse caso seria algo totalmente antibiblico
Entendo o seu questionamento e estou tentando pensar aqui também, pois existem sim fatores externos que causam tanto a ferrugem, quanto o buraco na cerca, acho que isso que falta né/??
Jefferson Felipe.. exato mano.. O Pr. Granconato quer dar o ar de que solucionou o problema da origem do pecado quando na verdade ele n vai ao x da questão.. p mim só resta duas alternativas: ou veio de Deus (cm eu n sei e nem a Bíblia revela) ou o mau é uma entidade auto-existente (o q em termos Bíblicos seria impensável tendo em vista que só Deus é eterno)..
O mal não existe, o que existe é a falta do bem. As trevas não existe, o que existe é a falta de luz. A morte nao é nada, eu apenas deixo de viver no mundo das criaturase vou viver no mundo do criador. Estou apenas longe de suas vistas, mas continuem falando de mim, como vocês sempre fizeram. Santo Agostinho. Só está mensagem sobre a morte ja refuta todos aqueles que insistem na fake news de quê santo Agostinho é protestante.
Descordo plenamente do querido pastor. Deus sim criou o mal, mas não o mal como subsistência, nisso concordamos. Mas Deus criou o mal como conceito, como ideia, que se materializa e se caracteriza na pratica do que é o mal conceitual.
Se não fez o mal então Isaias estava errado ? “Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Isaías 45.6-7)
Como nós protestantes podemos ter como base uma teologia de um sacerdote romano que inflige um dos mais importantes mandamentos que é, não terás outro deus diante de mim e nem farás para ti imagens de escultura. Como que uma mente desta categoria poderá nos ensinar alguma coisa boa, no livro de Eclesiastes o rei Salomão nos diz que, como a mosca morta estraga a obra do perfumista assim é a sabedoria com um pouco de loucura estraga tudo; ninguém que diz que ama a Deus e adora um ídolo tem a sabedoria de Deus em sua vida. Se Charles Spurgeon fosse vivo hoje não sei como ele ficaria diante de tal afirmação sem base Bíblica.
Meu amigo, Agostinho de Hipona foi um dos maiores teólogos do cristianismo, tanto que a Reforma Protestante é conhecida como uma "Agostinizacão" do cristianismo, já que Lutero era um monge da ordem dos Agostinianos e conhecia bem a obra de Agostinho. Você chama Agostinho de sacerdote católico, mas parece não saber que no quarto século, ser cristão era ser católico, já que a vastidão de heresias existentes no catolicismo moderno não haviam sido implantadas em sua totalidade. As heresias católicas foram sendo criadas e adicionadas de forma progressiva ao longo da história. Se você tivesse vivido no quarto século, provavelmente teria sido um católico. Mas se Deus te deu a graça de viver após a Reforma Protestante, é só agradecer e não criticar os pais apostólicos e os grandes mestres do passado, que desenvolveram a doutrina, a teologia e a filosofia que hoje você acredita sem mesmo saber.
Ferrugem é óxido de ferro logo não é ferro porque também é oxigénio. Ou seja é uma nova substância diferente daquelas que a compõem. Agostinho é sem dúvida aquele que melhor explicou a Teodiceia mas conceitos filosóficos não viram doenças nem dão de comer a quem tem fome
não exagera irmã. O próprio Agostinho veio a se converter lendo uma epístola Paulina. Paulo, escritor de 49% do novo testamento, compreendeu com muita clareza a graça. Cada um teve sua importância irmã. Abraços!
Os caras ficam " há se o mal não foi criado por Deus quem foi que criou"? Vocês não entenderam nada! O mal não é uma substância, é uma perversão resultante das suas escolhas. Deus não te faz pecar, você que peca porque têm escolha.
Talvez possamos dizer que o pecado é o "não ser" no sentido de oposição ao ser. O filósofo pré socrático Parmênides afirmava que só o ser é real e que o não ser não possui existência. O pecado talvez seja a não existência de algo que deveria ser, pois Deus criou para que fosse, mas o pecado, enquanto não ser, faz com que não seja. É como uma Ferrari F355 sem motor. Não existe nada inerentemente ruim na Ferrari sem motor, apenas lhe falta algo muito bom que lhe confere a plenitude do seu ser. Sem esse algo que lhe falta, uma Ferrari sem motor, ainda que essencialmente boa, não possui razão de ser. Agora quanto ao fator externo, eu só posso compreender que o livre arbítrio nos permite rejeitar o ser. Eu não posso criar o não ser, mas eu posso rejeitar o ser, eu posso me apartar da existência optando pela não existência. Por isso entendo que sim, tudo que Deus criou era realmente bom e o fato de termos escolhido o mau não faz do mau um fator externo com existência, mas apenas a consequência da opção pela não existência. A árvore no Éden chamava-se árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau. Satanás sugere à humanidade o conhecimento do que é bom e do que é mau e nos tornamos pecadores quando a partir de tal conhecimento, optamos por experimentar a não existência. É claro que isso abre campo para muitas outras dúvidas, o que me faz pensar que talvez, por Lúcifer ser um anjo muito próximo a Deus, Deus lhe tenha concedido esse conhecimento do que era o mau, o não ser, a não existência, ficando Satanás livre para optar pelo não ser, pela não existência. Satanás concede a Adão e Eva essa mesma liberdade, revelando-lhes tal conhecimento do que é bom e do que é mal, o que nos levou a estarmos apartados de Deus, sem razão de ser e de existir. Fora de Deus, não há qualquer ser ou existência, razão pela qual o mau não precisa ter qualquer substância ou realidade, basta estarmos apartados de Deus que já estamos em pecado, sob o mau. É por isso que entendo que Deus não pode ser a origem do mau, pois basta nos desconectarmos de Deus que já estamos no mau. O verdadeiro bem, a verdadeira existência e o verdadeiro ser são Deus. Estando apartados disso já estamos inevitavelmente no mau, mesmo que o mau não exista enquanto ser e não possua qualquer substância. É justamente por isso que a Deus não é possível pecar, pois Deus é o Ser por excelência, a realidade última e plena, a existência absoluta. Deus não tem como estar apartado de si mesmo, razão pela qual não pode nunca incorrer no mau, pois o Ser É e não pode não ser. Deus não tem como deixar de ser Deus, pois o Ser não pode não ser. Reconheço que é impossível esgotar esse assunto e permanecerá para sempre como um questionamento filosófico dos mais intrigantes. Talves Satanás seja o primeiro sábio, o primeiro filósofo, e devemos a ele o conhecimento do que é bom e do que é mau. Graças a ele sabemos o que é Deus (sem perscrutar sua substância) ao mesmo tempo em que sabemos que fora de Deus não é possível haver qualquer existência, qualquer realidade. É muita loucura kkkkkk. E graças ao Salvador somos resgatados para a plenitude do Ser e da Existência que é Deus. Apenas minha humilde opinião.
Agostinho tentou entender,encontrar uma explicação,mas não conseguiu não.A excelência é Boa,indiscutível.Mas existe a ferrugem, que é má.E só Deus tem o poder de criar,tudo foi criado por Ele... O se originou no Diabo, Que teve inveja do criador. Como explicar esses sentimentos que o até antao anjo teve?...
Como árbitro? Deus criou o anjo e no entanto tudo que ele é capaz de fazer ou pensar arbitrariamente foi Deus quem colocou nele ou ele viu em alguém. É como se o próprio anjo tivesse criado uma ação ou pensamento que não existia até então, que é absolutamente impossível. Paz
O Diabo é essencialmente bom, mas faz uso de sua liberdade para o mal, de forma que corrompeu a si mesmo. Sua essência é boa, mas está corrompida. E sim, o Diabo é apenas um pecador, pois ele não é criador de Nada. Apenas Deus é criador. Mas o Diabo não tem recuperação, pois a graça salvífica de Cristo é para os descendentes de Adão, pois o Verbo se fez carne, e não anjo. A razão pela qual Deus não concede sua graça a Satanás provavelmente se deve à vontade de Satanás que, deliberadamente e tendo plena consciência das consequências da sua corrupção, preferiu rejeitar a Deus. Eva e Adão foram induzidos ao erro por Satanás, o que provavelmente é a razão pela qual Deus nos concede a sua graça. Mas o mesmo não ocorreu com Satanás, pois ele não foi induzido ao pecado, mas antes, conscientemente e deliberadamente, preferiu corromper sua própria natureza e viver apartado de Deus. Não existe graça para o Diabo, pois no exato momento em que ele decidiu apartar-se de Deus, ele optou pela própria corrupção e por estar separado da graça divina. Eva e Adão pecaram sem acreditar que morreriam e que seriam destruídos pelo pecado. Mas Satanás pecou sabendo que seria aniquilado pelo pecado. Foi como uma espécie de suicídio consciente. A razão pela qual Satanás fez isso, sendo ele tão iluminado em inteligência e sabedoria para muito além de nós seres humanos, permanece sendo um mistério que não podemos compreender, mas parece certo que Satanás, querendo elevar-se acima de todas as criaturas e querendo ser semelhante a Deus, optou por inovar corrompendo o que Deus criou. Somente Deus é criador, mas Satanás eleva-se a si mesmo como opositor a Deus e a tudo o que ele criou. Muitos cristãos não percebem, mas quando associam muito poder a Satanás e o exaltam como uma espécie de divindade do mal, acabam fazendo justamente o que Satanás deseja. Satanás é apenas uma criatura e é assim que ele deve ser enxergado. O mal está presente em nós pois somos criaturas corrompidas e não podemos associar o mal que há em nós a Satanás, pois, além de ser idolatria, é justamente assim que Satanás deseja que nós o enxerguemos. Satanás não é o Deus do mal como muitas igrejas pregam.
Ariel Leibntz Cardoso da Silva, o que você chama de tramas são apenas suposições minhas. As escrituras não nos esclarecem com maiores detalhes a queda de Satanás. Aquilo que não pode ser provado pelas escrituras já está naturalmente "furado" e pertence ao campo da pura especulação. Mas dentro do campo da especulação existem razões para se pensar de uma forma em detrimento de outras. Aparentemente, Satanás não foi tentado, diferentemente de Eva e Adão. Talvez essa seja a razão para Deus não lhe conceder sua graça. Mas isso continua sendo especulação. Quanto à predestinação, isso não afeta a questão, pois Satanás poderia estar predestinado a optar pelo mal, mas isso não altera o fato de que ele pode ter escolhido o mal conscientemente e deliberadamente, sem ter incorrido em erro, mas sim conhecendo o erro e ainda assim optando pelo errado, assim como Eva e Adão poderiam estar predestinados a ceder à tentação. Mesmo dentro da predestinação, as razões do pecado de Satanás e do pecado humano são diferentes, o que talvez seja a razão para o tratamento diferente.
Se era satanás predestinado ao erro, como pode culpa-lo por ter escolhido? Sendo Deus soberano ele JAMAIS escolheria não tentar contra Deus! Logo Deus seria nada mais que um autor sádico! Isso é perturbador!
Eu entendo que o problema está na concepção que nós temos sob predestinação. Eu entendo que a predestinação consiste na pré ciência de Deus sob os fatos, tanto que em Deus não há tempo, mas sim que nEle há o eterno presente que envolve tanto o passado, como o presente, como o futuro. Quando Deus criou Satanás já sabia que ele iria pecar, mas não foi Deus que o fez pecar. Satanás teve a opção de não pecar e pecou porque quis, e não por decreto divino. Eu entendo que Satanás é culpado não por ter escolhido o mal, mas sim por estar no mal. Existe uma pequena diferença nessa situação. Temos a liberdade para viver o bem ou o mal. A escolha por um ou pelo outro em si não é nem boa nem ruim, mas apenas autêntico exercício da liberdade. A partir do momento que optamos pelo mal e vivemos de fato no mal (o que se dá após a escolha), aí sim é que somos culpados. Essa culpa é irrevogável e não temos mais liberdade para vivermos o bem, mas antes estamos condenados. Estando apartados de Deus, somos incapazes de nos reconectarmos com Ele. Daí Deus nos predestina para o bem quando nos concede sua graça. Por isso entendo que a liberdade só existe antes do pecado. Essa liberdade pode ser exercida sob os desígnios do bem ou apartada de tais desígnios, momento em que nos desligamos de Deus e da razão de sermos e existirmos. Daí falarmos que o salário do pecado é a morte, pois desligados de Deus, que é o Ser, a existência e a realidade por excelência, só encontramos o não ser e a inexistência, que resulta em morte. Após o pecado, não existe mais liberdade, mas antes somos completamente escravizados pelo pecado. Por isso somos seres corruptos cuja natureza é pecaminosa. Daí o conceito de pecado original e da impossibilidade de resgate do homem sem a graça divina.
Glória a Deus. Explicou muito bem.
Glória a Deus!
A bíblia é bem clara, nada se fez sem a concepção de Deus, pq dele e para ele são TODAS as coisas
Ótima explicação! Que o Senhor Jesus Cristo continue abençoando a vida do pastor Marcos Granconato
Amém!!!
Ótima explicação....Deus abençoe vcs 🙏🙏🙏
O exemplo do buraco é excelente!!!
Salve Santo Agostinho, Santo Padre da Igreja. 😊🙏
Um dos temas mais complicados de entender na teologia, Ta aí uma resposta que a bíblia não dá, mas parabéns para o pastor Marcos Granconato pela exposição.
O diabo não foi criado mau. A Bíblia explica isso sim, parte em Gênesis.
Se a biblia nao da resposta. Estou fora. Granconato é uma piada. Explicar Deus sem um versículo se quer cimo base.kkkk
@@anonimoinvisivel3325isso é teologia sistemática, colega. São deduções lógicas com base no todo da Escritura, assim como conceito de “trindade”, que não é explicado em um versículo, mas sistematizado posteriormente.
@@anonimoinvisivel3325Você tem pouca leitura né?
Melhor explicação que já vi sobre o assunto 👏🏽
Eu também
Muito boa explicação. Parabéns ao pastor.
Amém... Glória a Deus... Aleluia...
Quando explicamos o mal apenas a partir do jardim do Eden, já falamaos com atraso de tempo ,ou de eternidades, visto que o mal é mais velho do que a queda de SAtanás, pois o mal entrou no coração de um anjo. para entrar tinha que existir antes. De onde veio? é bom pensar sobre o mal, mas no fim de tudo , ainda me satisfaço com a explicação de que o mal é um mistério do qual não dou conta. Nada do que escrevi, até aqui, é incongruente com minha gratidão por esse estudo.
É exatamente essa questão que tira meu sono, mas penso que por sermos limitados pelo tempo-espaço não conseguimos encontrar uma resposta que entendamos .
Espero profundamente que um dia eu entenda
Maravilhosa explicação!!!
i know Im asking the wrong place but does anybody know a way to get back into an Instagram account?
I stupidly lost my login password. I appreciate any tips you can offer me.
@Tate Jeremias instablaster :)
@Cain Alejandro Thanks so much for your reply. I found the site thru google and Im waiting for the hacking stuff now.
Looks like it's gonna take quite some time so I will get back to you later when my account password hopefully is recovered.
@Cain Alejandro it worked and I now got access to my account again. Im so happy!
Thank you so much you really help me out :D
@Tate Jeremias You are welcome =)
Amém...
Explicação fácil de entender...
1:09 Isaías 45:7
Isso sim é um verdadeiro esclarecimento acerca das escrituras ... 👏 👏 .. Amém.
Giselle5253 carissima o mal simplesmente é a ausência do bem, por isso é que Agostinho afirmou que o mal não é uma substância criada e sim uma consequência devido a ausência do bem ..
Giselle5253 querida isso não se trata de metafísica, isso é um facto devido ao mundo caminhar na contra mão dos caminho de Deus, por isso as desgraças são visíveis, mas contudo isso não quer dizer que o mal foi algo criado e sim consequência de uma ação, que nesse caso foi a entrada do pecado através de Adão e Eva .
Giselle5253 querida estas um pouco baralhada acerca das escrituras, mas contudo eu vou tentar exclarecer alguns pontos que tu mencionaste, acerca do sacrifício de cristo, não foi em vão porque o pecado apesar de não ter sido criado por Deus, ele é um reflexo da desobediência humana e por conta disso nós tínhamos que ser punidos pelo Altíssimo, mas devido a sua infinita misericórdia, ele escolheu ao invés de nos castigar, morrer por nossos crimes afim de nos tornar novamente próximos de Deus e aceites pelo mesmo. Quanto ao diabo é completamente real, ele é um ser angelical que foi criado por Deus com uma boa essência e bom caracter, mas contudo o mesmo prefiriu fazer o contrario a vontade de Deus e o resultado nós já conhecemos, diferente do que tu disseste ele não é o mal em pessoa, mas pratica o mal pois se desviou dos projectos de Deus .
E finalmente explicar acerca de Deus, dizer que ele não existe seria a mesma coisa que negar a si mesmo, pois ele é a razão de tudo, e nada se formou sem ele. A própria natureza da testemunho da existência de um ser completamente poderoso que nos chamamos de DEUS .
Giselle5253 querida a verdade é que Cristo foi punido por algo que tem sim um existência real, mas não tem substância ou materia, não é algo criado e sim consequencia de uma acção, por exemplo olha para as nossas sombras elas foram criadas ou apenas são consequência da iluminação, assim funciona o mal, é isso que Agostinho afirmou. .
Giselle5253 querida eu sei que não é fácil perceber esses ensinamentos, pois requerem muita meditação e estudo profundo acerca das escrituras, mas se te apronfundares eu acredito que irás chegar a mesma conclusão que a minha e que o Agostinho também chegou acerca do mal.
O Mal é Ausência do Bem e é proveniente do conhecimento que nos foi dado através do livre arbítrio você pode conhecer o mal e no entanto não pratica-lo, mas isso não faz de você uma pessoa má. O Mal não é um ser uma criatura, mas consequência de nossas atitudes perversas e egoístas regradas pela nossa vontade e não a vontade de Deus.
Livre-arbítrio não existe, man. A Bíblia diz q somos ESCRAVOS do pecado. Nossa vontade em si nunca estará livre influências externas ou internas. O bem q eu quero, eu não faço. O mal q eu não quero, esse eu faço.
@@maurinojunior5924 Quando eu ponho a minha vontade acima da vontade Deus eu sou escravo, mas quando eu me submeto a vontade de Deus eu sou livre, pois a vontade dele é perfeita.
Os únicos q tiveram livre-arbitrio foram Adão e Eva, hj nosso coração é desesperadamente corrupto!
Quem veio primeiro o mal ou o livre arbítrio??? Se temos livre arbítrio da a entender que temos dois caminhos o Bem e o mal isso dá a entender que teria que ter vindo primeiro o bem e o mal concorda quem inventou o Bem e o mal Deus ok
Vamos nos debruçar e tentar entender mas deixar claro o que está obscuro na bíblia, aí fica complicado mesmo..
Na ressureição a matéria voltar para o que é mal.kkkkk. receberemos corpo glorificado.
Muito bom !!
se o mal é o bem pervertido. de onde vem a perversão? porque como vimos nos exemplos de Agostinho. o oxigênio "perverte" o ferro e nasce o ferrugem. E alguma ação faz o buraco na cerca, que dá luz a um buraco.
aí é onde não entendo. de onde veio a "perversão" pra fazer o bem virar mal.
Do livre arbítrio com Adão. Eles optaram por se afastar de Deus, e uma vez fora da "órbita" de Deus nem eles nem nenhum descendente tinha como voltar por conta propria. Ao optar pela desobediência eles abriram mão do livre arbítrio e a humanidade está condenada a fazer o mau sem nem poder escolher fazer o bem.
Nada explica o mal! Se ausência do Bem ou gênese de livro arbítrio, ele acontece. Perversão é somente um atributo do Mal.
Vdd
O mal não tem ser, ele não foi criado, ontologicamente falando não existe. Mas o mal não é o livre arbítrio, pois, o livre arbítrio vem de Deus, o mal está no mal uso do livre arbítrio, ou seja, agir livremente fora das virtudes transcendentais de Deus: Bem, amor, etc. (Exemplo da quarta via de Santo Tomás de Aquino das gradações das virtudes transcendentais), portanto, deve-se entender que Lúcifer tem uma malícia absoluta, sendo assim, ele agiu com puríssimo livre arbítrio, mas agiu mal, ele sabia de todas as consequências e mesmo assim o fez, ele sendo o princípio do mal, é algo que você entenderá na vida eterna, pois um ser que é mais inteligente que toda a terra desde seu início - que esgota o ser intelectualmente falando, de todas as coisas criadas, sendo que não esgotamos o ser de uma caneca (conceito, medida, forma, essência, substância, acidentes, etc de uma caneca) - agiu com ausência do Bem, do bom agir livremente. Como é o bom agir livremente? Por amor a sua família, mesmo não querendo, você acorda cedo para sustenta-los. Aquele que não age conforme a boa liberdade se submete as paixões e se torna pior do que um animal (corruptio optime)
@@caio0525 mas lembrando que o Granconato que fez esse vídeo ensina que nao existe livre arbítrio. E mais is calvinistas sempre ensinou que DEUS criou o mal. Agora q apareceu teólogos Arminianos refutando calvinistas eles estão mudando.
Cadê os Calvinistas para afirmar que: Nada foge da determinação de Deus", inclusiva os atos e comportamentos pecaminosos maléficos? Isso Deus não predetermina???
Excelente ❤️📖
Tem a pregação completa?
Que importa bem e mal se no final serão salvos apenas os que deus escolheu, segundo o próprio Calvino?
Concordo plenamente com Agostinho, o mal só existia como conceito, até porque Deus conceitou o que era bom e mal.
Ficou esquisito: você fala que, segundo Agostinho, o mal só existia como conceito. Em seguida você diz que deus conceituou o que era bom e mal.
Gosto muito do pastor Marcos Granconato, pois ele é um de defensor do Santo e Vivo Evangelho, mas como então ele explica Romanos 9: 21-23= "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?
E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória".
Se Deus não criou o mal, então como explicar esse texto de Romanos?
Olha esse outro texto: Lucas 6= 43-45 "Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca".
Tem 4 vídeos ocultos.. o que seria isso? Infelizmente não temos os vídeos da última aula 😭
Prega demais
Sério. Kkkkkk
Deus NÃO é algo exterior às coisas, seres diversos, objetos ou pessoas! Deus é um ser Interno..
Muitas pessoas reclamam que nunca viram Deus e por isto preferem nem acreditar que Ele exista. Mas não atinam em rever seus conceitos sobre o assunto, para verificar se não estão procurando chifres na cabeça de cavalos.
Ver Deus com os próprios olhos como se fosse algo separado, ou à parte do todo, é absolutamente impossível. Jamais acontecerá em tempo ou em lugar algum. Nem aqui e nem na china e muito menos no além. Imagine a falta de graça que seria ver deus no éden com um cajado não mãos, pastoreando suas ovelhas. Ou então vê-lo assentado em um trono com uma porção de cadeiras ao redor, onde assentariam seus prediletos após o juízo final! Nem para filmes de comédia este tipo de imagem está servindo mais.
Assim como nosso espírito está presente em todo o nosso corpo, em todos os membros, órgãos, células e moléculas, Deus está em tudo no universo. Está no Microcosmo e no Macrocosmo tudo ao mesmo tempo. Está também nos átomos e nas subpartículas. Está aqui no Plano Físico e está no Plano Astral. Está no fogo, na água, na terra e no ar. Está nos supostos espaços vazios e no vácuo. Está no fundo do mar e na superfície ao mesmo tempo. Esta aqui, ali, acolá, além e aquém de tudo que se possa imaginar.
Deus, neste conceito, pode ser visto com os olhos, sentido pelo olfato, pelo som, pelo paladar, pelo tato e por qualquer outro sentido que por ventura existir.
Infelizmente as literaturas Espiritualistas, Espiritistas, Exotéricas e principalmente a Bíblia criaram um tipo de Deus que não pode existir. Em decorrência disto, o cidadão normal e mesmo cientistas e até religiosos, não dispondo de sugestões melhores, mais críveis e factíveis, acabam preferindo não crer em Deus de jeito nenhum. Preferem acreditar no acaso que num deus bíblico, por exemplo. Daí surgem discussões tremendas e infindáveis; no final ninguém convence a ninguém de coisa alguma. Mas na realidade o problema está apenas na questão CONCEITUAL. Observe que quando perguntamos a alguém sobre Deus, nunca explicitamos quais são nossos conceitos. Quando alguém nos diz que não acredita em Deus, ficamos escandalizados mas não perguntamos nada sobre o conceito, supondo que esteja tudo implícito e muito claro. Na verdade não tem nada implícito e muito menos claro. Cada pessoa imagina um deus de acordo com suas possibilidades, cultura, supostos aprendizados e outras variantes. Para alguns, se deus não for um velhinho de barbas longas, portando um cajado, passeando pelo éden , não serve, não seria deus. Para outros, se deus for um ser além do cosmo também não serve, não seria deus. Creio que se perguntarmos a cada um dos 7 bilhões de pessoas que existem, teremos exatamente 7 bilhões de conceitos diferentes.
Os Orientais, talvez por serem mais antigos e mais minuciosos, tem conceitos melhores que o nossos. Não nos falam sobre isto porque nossa cultura não facilita e nem demonstramos interesse. Por outro lado, não tem o menor interesse nas doutrinas e conceitos do Ocidente, que para eles não agregam nada. Aceitaram o calendário Cristão, s por pura imposição comercial, porque sem um calendário, ficaria impraticável o comércio entre as partes.
Quando um japonês cumprimenta o outro dizendo "namastê", está querendo dizer mais ou menos isto: "o deus, ou talvez, a porção divina que está em mim, saúda a porção divina que está em você!". Ou seja, cada ser é entendido como uma individualização de Deus. Isto fica bem melhor, mas gera uma impasse: quem supõe que Deus seja um ser eterno e imutável no tempo e no espaço, tende a não aceitar a ideia porque o ser humano é um ser altamente relativo, que comete erros e equívocos, alguns muito graves, e principalmente, porque aprendem e evoluem com as experiências.
Acontece que a evolução é um fato incontestável tanto para o ser humano, como os animais (bem devagarzinho por sinal) e até mesmo com as plantas e frutas. Antigamente os frutos do mato eram muito mais ácidos e as árvores cheias de espinhos e outras dificuldades. Em decorrência das intervenções humanas. ao longo do tempo, hoje temos frutos muito melhores, mais doces e com produtividade muito maior. Isto é uma evolução.
Estudando um pouco mais a intrigante questão, encontrei uma explicação, que salvo melhor juízo e até segunda ordem, me pareceu consistente e concilia tudo.
Os universos, a exemplo deste em que vivemos, são criados por Consciências Cósmicas, que são seres muitíssimo evoluídos, mas que continuam sendo seres relativos e por isto, precisam evoluir. E a evolução delas, na condição de seres coletivos, se dá através da evolução individual e coletiva ao mesmo tempo, de todos os seres a Ela subordinados, ou seja, que vivem no seu universo particular. Num universo tudo evolui, até mesmo a matéria bruta. Os cristais,por exemplo, crescem com o tempo, então eles evoluem. O micróbios e vírus não param de sofrer mutações genéticas. Dão o maior trabalho para os cientistas. Mal acabam de criar uma vacina, já aparecem micróbios modificados e começa tudo de novo.
As Consciências Cósmicas por sua vez, estão diretamente ligadas ao ABSOLUTO, no seio do qual evoluem eterna e infinitamente. O ABSOLUTO é inabordável, incompreensível e indecifrável, por mais que se tente. Qualquer atributo ou conceitos nunca passarão de suposições. acs
Resumindo todo esse blá blá blá: Só sei que nada sei.
É como a escuridão, não é substancial, não se pode tocar, ela só existe na ausência de Luz (Quando não ha propagação de ondas eletromagnéticas, fótons).
Sabemos que a luz resplandece nas trevas, pois onde há luz, a escuridão jamais prevalece, quando acendo a luz no meu quarto, este fica claro, e não escuro.
Cadê a parte 5/8 ? A existência do mal em um mundo criado por deus
São Tomás de Aquino rogai por nós !!!
Que?
Roga não, ele está morto aguardando o juízo.
E o bem ? Tem substância ? Podemos tocar o bem ?
A substância do bem é a vontade de Deus , DEUS criou o homem essêncialmente bom.
@@saviomendes9822 Pessoal não leu Aristóteles e não sabe a diferença entre substancia e acidente.
Ja segurou Deus na mão?
@@nikolasalves522 Deus não é substância, Deus transcende a natureza hombre.
@@saviomendes9822 Não é isso, Deus não tem causa, tudo vem dele e logo essências e substancia. Mas o mundo espiritual é uma forma de entender a substancia do bem, entendeu? foi para o outro rapaz
Como ocorreu essa perveçao do bem??? 🤔
Onde nasceu o mal Satanás? Como o Querubim poderia pecar, se no céu só existia o bem? Como Deus criaria um anjo para pecar e depois tentar Adão?
@Ingra Grasiela : Pois é, mas então por que cargas-d'água pessoas insistem em _"DAR AULAS"_ a respeito do insondável, como se _"perfeitos entendedores"_ do insondável?
Por que cargas-d'água pessoas se _"especializam no insondável"?_
Por que cargas-d'água pessoas se dão a declarar aquilo que *A BÍBLIA NÃO DECLARA* ou não esclarece, como você disse em seu comentário, chegando ao _"ápice"_ de EXPLICAR O QUE A BÍBLIA NÃO EXPLICOU?
A excencia do homem e boa? se existe bondade na excencia do homem entao ele nao precisa de redenção de Cristo. O Homem é mau desde o seu nascimento isso quem disse foi o proprio Deus.
Escola Charles Spurgeon como posso obter todos os videos, eu estive presente, eu quem perguntei quem criou o buraco, o que criou a ferrugem qual ele cita que alguém perguntou no intervalo.
Olá, Muito obrigado. É vai ser postado a continuação ?
Homem quando foi criado , ele era bom ou mal ? O homem no Éden , não tinha consciência , ou melhor conhecimento do bem e do mal .
M genesis diz : " E viu Deus que era bom " e não : Deus fez pq era bom !
Como se sabe que e bom se não existisse o mal ? Qual seria o parâmetro para se definir um ou outro ? Se não houvesse a ferrugem o ferro seria apenas o ferro o mesmo com a cerca ! Nada se criou ou se cria sozinho , Deus criou todas as coisas inclusive o mal tem ciência de tudo que.criou " Eis que o homem e como nos " conhecedor do Bem e do Mal " .
Não existe nenhuma justificativa razoável pra existência do mal.
SE DEUS CRIO O BEM SABENDO QUE O MAL PASSARIA A EXISTIR TAMBÉM, ELE(DEUS) CRIOU O TANTO O BEM QUANTO O MAL.
Bom que Jesus nunca se debruçou para essas questões.Os teólogos gostam de entrar em searas que não tem respostas.
Mas tem que entrar cara...
Se perguntar e procurar saber, ou entender....
Imagine um cético inteligente te perguntando sobre o mal??
E você com cara de taxo??
Não adiantar negar a realidade e não procurar estudar... esse é o mal do evangélico comum, não estuda, não se questiona e vive sendo piada dos ímpios🙄
Viva a santa igreja catolica.
A ORIGEM do mal estar na ignorância.
O mal só pode existir na contingência, mas como coadunar essa ideia de Agostinho com o supralapsarianismo?
Giselle5253 como diria Parmênides, o ser É e o não ser nada é, mas Platão e Aristóteles questionaram isso, pois se dizemos que o não ser nada é, já estamos dizendo que É, porém a seu modo. Então o mal é a seu modo, com isso podemos dizer q talvez Agostinho estivesse errado...
Ouro nao enferruja e ai come que fica????
Não confunda o mal com o pecado.
O mal foi mencionado por Deus na arvore que ele plantou no paraíso do Eden.
Genesis 2.9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
O pecado.
Nunca houve tal rebelião de anjos que Agostinho inventou, então quando e onde foi a origem do pecado?
A lenda que é baseada em Isaias 14.12.
Em único versículo Jesus elucidou todas essas duvidas.
João 8: 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
Quem deu origem ao pecado?
Diabo: Caluniador, enganador, difamador.
Diabo é o nome dado à criatura serpente que estava no paraíso do Éden.
Ele é homicida: indica que por causa da sua ação no paraíso do Éden, a morte passou a todos os homens.
Ele é enganador: Foi por sua astucia enganadora, que a mulher comeu do fruto da arvore da ciência do bem e do mal.
Nunca se firmou na verdade: isso indica que escolher não se firmar na verdade.
Pai da mentira: Aqui está a origem comprovada do pecado.
Pai: é o que gerou uma semente dentro de si próprio, sendo a mentira, a semente do pecado, se tornou o pai da mentira.
A mentira contra Deus:
Genesis 2: 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
A mentira:
Genesis 3: 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
Por isso a Bíblia diz que ele é o dragão que engana todo mundo.
Conclusão: Demônios não são anjos caídos.
www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/261782--Revelando_a_Grande_Mentira#.W31pCvZFx9A
www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/250098--O_Misterio_do_Dragao#.W31pN_ZFx9A
De modo algum se tira o problema q o pastor denomina de "problema metafísico" do mau, pois a pergunta fundamental permanece: A natureza humana é essencialmente boa, cm então ela foi pervertida pelo mau? P a natureza humana ter desejado o mau, é pq alguma coisa n boa aconteceu no coração dela.. de onde veio isso? Ou para me utilizar da própria analogia q o pastor cita de Agostinho: " se o ferro é essencialmente puro de onde veio a ferrugem que danificou o ferro?
Podemos entender que a ferrugem veio do pecado, o fator externo que danificou a substância boa da criação de Deus? Deus criou tudo perfeito, sem o mal, sem pecado, porém isso foi pervertido pelo pecado, assim, nem Deus é mal, nem a matéria em sua essência é má.
Jefferson Felipe.. veio do pecado.. mas de onde veio o pecado se tudo era apenas bom? Esse é o ponto..
Jefferson Felipe.. e quando vc afirma que tudo era bom e VEIO o pecado e perverteu tudo, vc está considerando o pecado uma entidade auto existente e independente do homem e de Deus.. oq nesse caso seria algo totalmente antibiblico
Entendo o seu questionamento e estou tentando pensar aqui também, pois existem sim fatores externos que causam tanto a ferrugem, quanto o buraco na cerca, acho que isso que falta né/??
Jefferson Felipe.. exato mano.. O Pr. Granconato quer dar o ar de que solucionou o problema da origem do pecado quando na verdade ele n vai ao x da questão.. p mim só resta duas alternativas: ou veio de Deus (cm eu n sei e nem a Bíblia revela) ou o mau é uma entidade auto-existente (o q em termos Bíblicos seria impensável tendo em vista que só Deus é eterno)..
O mal não existe, o que existe é a falta do bem.
As trevas não existe, o que existe é a falta de luz.
A morte nao é nada, eu apenas deixo de viver no mundo das criaturase vou viver no mundo do criador. Estou apenas longe de suas vistas, mas continuem falando de mim, como vocês sempre fizeram. Santo Agostinho. Só está mensagem sobre a morte ja refuta todos aqueles que insistem na fake news de quê santo Agostinho é protestante.
O nobre Professor deveria ler um pouco o Professor Etienne Gilson. Frequentar a Seita dos Maniqueus, não significa ser de modo nato um Maniqueu.
Como pode ter tanta fraqueza em um calvinista só. Kkkkkk. Esse cara é uma piada. Ele leva cada surra no Vejan Só. Kkkk
Descordo plenamente do querido pastor. Deus sim criou o mal, mas não o mal como subsistência, nisso concordamos. Mas Deus criou o mal como conceito, como ideia, que se materializa e se caracteriza na pratica do que é o mal conceitual.
Porque alguns vídeos estão oculto??
Se não fez o mal então Isaias estava errado ?
“Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Isaías 45.6-7)
th-cam.com/video/udEZztq2iWQ/w-d-xo.htmlsi=AMt4iCnVHDM9-UgP
Como nós protestantes podemos ter como base uma teologia de um sacerdote romano que inflige um dos mais importantes mandamentos que é, não terás outro deus diante de mim e nem farás para ti imagens de escultura. Como que uma mente desta categoria poderá nos ensinar alguma coisa boa, no livro de Eclesiastes o rei Salomão nos diz que, como a mosca morta estraga a obra do perfumista assim é a sabedoria com um pouco de loucura estraga tudo; ninguém que diz que ama a Deus e adora um ídolo tem a sabedoria de Deus em sua vida. Se Charles Spurgeon fosse vivo hoje não sei como ele ficaria diante de tal afirmação sem base Bíblica.
Meu amigo, Agostinho de Hipona foi um dos maiores teólogos do cristianismo, tanto que a Reforma Protestante é conhecida como uma "Agostinizacão" do cristianismo, já que Lutero era um monge da ordem dos Agostinianos e conhecia bem a obra de Agostinho. Você chama Agostinho de sacerdote católico, mas parece não saber que no quarto século, ser cristão era ser católico, já que a vastidão de heresias existentes no catolicismo moderno não haviam sido implantadas em sua totalidade. As heresias católicas foram sendo criadas e adicionadas de forma progressiva ao longo da história. Se você tivesse vivido no quarto século, provavelmente teria sido um católico. Mas se Deus te deu a graça de viver após a Reforma Protestante, é só agradecer e não criticar os pais apostólicos e os grandes mestres do passado, que desenvolveram a doutrina, a teologia e a filosofia que hoje você acredita sem mesmo saber.
Ferrugem é óxido de ferro logo não é ferro porque também é oxigénio.
Ou seja é uma nova substância diferente daquelas que a compõem.
Agostinho é sem dúvida aquele que melhor explicou a Teodiceia mas conceitos filosóficos não viram doenças nem dão de comer a quem tem fome
Santo Agostinho criou alma para o pensamento Cristão. Foi mais importante que o apóstolo Paulo.
não exagera irmã. O próprio Agostinho veio a se converter lendo uma epístola Paulina. Paulo, escritor de 49% do novo testamento, compreendeu com muita clareza a graça. Cada um teve sua importância irmã. Abraços!
Os caras ficam " há se o mal não foi criado por Deus quem foi que criou"?
Vocês não entenderam nada! O mal não é uma substância, é uma perversão resultante das suas escolhas. Deus não te faz pecar, você que peca porque têm escolha.
Talvez possamos dizer que o pecado é o "não ser" no sentido de oposição ao ser. O filósofo pré socrático Parmênides afirmava que só o ser é real e que o não ser não possui existência. O pecado talvez seja a não existência de algo que deveria ser, pois Deus criou para que fosse, mas o pecado, enquanto não ser, faz com que não seja. É como uma Ferrari F355 sem motor. Não existe nada inerentemente ruim na Ferrari sem motor, apenas lhe falta algo muito bom que lhe confere a plenitude do seu ser. Sem esse algo que lhe falta, uma Ferrari sem motor, ainda que essencialmente boa, não possui razão de ser. Agora quanto ao fator externo, eu só posso compreender que o livre arbítrio nos permite rejeitar o ser. Eu não posso criar o não ser, mas eu posso rejeitar o ser, eu posso me apartar da existência optando pela não existência. Por isso entendo que sim, tudo que Deus criou era realmente bom e o fato de termos escolhido o mau não faz do mau um fator externo com existência, mas apenas a consequência da opção pela não existência. A árvore no Éden chamava-se árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau. Satanás sugere à humanidade o conhecimento do que é bom e do que é mau e nos tornamos pecadores quando a partir de tal conhecimento, optamos por experimentar a não existência. É claro que isso abre campo para muitas outras dúvidas, o que me faz pensar que talvez, por Lúcifer ser um anjo muito próximo a Deus, Deus lhe tenha concedido esse conhecimento do que era o mau, o não ser, a não existência, ficando Satanás livre para optar pelo não ser, pela não existência. Satanás concede a Adão e Eva essa mesma liberdade, revelando-lhes tal conhecimento do que é bom e do que é mal, o que nos levou a estarmos apartados de Deus, sem razão de ser e de existir. Fora de Deus, não há qualquer ser ou existência, razão pela qual o mau não precisa ter qualquer substância ou realidade, basta estarmos apartados de Deus que já estamos em pecado, sob o mau. É por isso que entendo que Deus não pode ser a origem do mau, pois basta nos desconectarmos de Deus que já estamos no mau. O verdadeiro bem, a verdadeira existência e o verdadeiro ser são Deus. Estando apartados disso já estamos inevitavelmente no mau, mesmo que o mau não exista enquanto ser e não possua qualquer substância. É justamente por isso que a Deus não é possível pecar, pois Deus é o Ser por excelência, a realidade última e plena, a existência absoluta. Deus não tem como estar apartado de si mesmo, razão pela qual não pode nunca incorrer no mau, pois o Ser É e não pode não ser. Deus não tem como deixar de ser Deus, pois o Ser não pode não ser. Reconheço que é impossível esgotar esse assunto e permanecerá para sempre como um questionamento filosófico dos mais intrigantes. Talves Satanás seja o primeiro sábio, o primeiro filósofo, e devemos a ele o conhecimento do que é bom e do que é mau. Graças a ele sabemos o que é Deus (sem perscrutar sua substância) ao mesmo tempo em que sabemos que fora de Deus não é possível haver qualquer existência, qualquer realidade. É muita loucura kkkkkk. E graças ao Salvador somos resgatados para a plenitude do Ser e da Existência que é Deus. Apenas minha humilde opinião.
Muita confusão na Teologia desse senhor!
Não tem confusão no ensinamento desse pastor, muito profundo apenas só os muitos inteligentes entendem, Sorry
Agostinho tentou entender,encontrar uma explicação,mas não conseguiu não.A excelência é Boa,indiscutível.Mas existe a ferrugem, que é má.E só Deus tem o poder de criar,tudo foi criado por Ele... O se originou no Diabo, Que teve inveja do criador. Como explicar esses sentimentos que o até antao anjo teve?...
Eu fiz essa pergunta na EBD mas ninguem me respondeu...
Arbítrio!
Livre arbítrio cara, há duas escolhas fazer o bem ou o mal
Como árbitro? Deus criou o anjo e no entanto tudo que ele é capaz de fazer ou pensar arbitrariamente foi Deus quem colocou nele ou ele viu em alguém. É como se o próprio anjo tivesse criado uma ação ou pensamento que não existia até então, que é absolutamente impossível.
Paz
Pura filosofia, misturado com psicologia. O diabo é bom?
Pastor nao falou nada com nada.
O diabo então é bom e tem recuperação? Deus nao ama o pecado e sim o pecador! O diabo é apenas um pecador?
O Diabo é essencialmente bom, mas faz uso de sua liberdade para o mal, de forma que corrompeu a si mesmo. Sua essência é boa, mas está corrompida. E sim, o Diabo é apenas um pecador, pois ele não é criador de Nada. Apenas Deus é criador. Mas o Diabo não tem recuperação, pois a graça salvífica de Cristo é para os descendentes de Adão, pois o Verbo se fez carne, e não anjo. A razão pela qual Deus não concede sua graça a Satanás provavelmente se deve à vontade de Satanás que, deliberadamente e tendo plena consciência das consequências da sua corrupção, preferiu rejeitar a Deus. Eva e Adão foram induzidos ao erro por Satanás, o que provavelmente é a razão pela qual Deus nos concede a sua graça. Mas o mesmo não ocorreu com Satanás, pois ele não foi induzido ao pecado, mas antes, conscientemente e deliberadamente, preferiu corromper sua própria natureza e viver apartado de Deus. Não existe graça para o Diabo, pois no exato momento em que ele decidiu apartar-se de Deus, ele optou pela própria corrupção e por estar separado da graça divina. Eva e Adão pecaram sem acreditar que morreriam e que seriam destruídos pelo pecado. Mas Satanás pecou sabendo que seria aniquilado pelo pecado. Foi como uma espécie de suicídio consciente. A razão pela qual Satanás fez isso, sendo ele tão iluminado em inteligência e sabedoria para muito além de nós seres humanos, permanece sendo um mistério que não podemos compreender, mas parece certo que Satanás, querendo elevar-se acima de todas as criaturas e querendo ser semelhante a Deus, optou por inovar corrompendo o que Deus criou. Somente Deus é criador, mas Satanás eleva-se a si mesmo como opositor a Deus e a tudo o que ele criou. Muitos cristãos não percebem, mas quando associam muito poder a Satanás e o exaltam como uma espécie de divindade do mal, acabam fazendo justamente o que Satanás deseja. Satanás é apenas uma criatura e é assim que ele deve ser enxergado. O mal está presente em nós pois somos criaturas corrompidas e não podemos associar o mal que há em nós a Satanás, pois, além de ser idolatria, é justamente assim que Satanás deseja que nós o enxerguemos. Satanás não é o Deus do mal como muitas igrejas pregam.
Percebe que tem furos na sua trama ne? So citar a predestinação ae, cai tudo!
Ariel Leibntz Cardoso da Silva, o que você chama de tramas são apenas suposições minhas. As escrituras não nos esclarecem com maiores detalhes a queda de Satanás. Aquilo que não pode ser provado pelas escrituras já está naturalmente "furado" e pertence ao campo da pura especulação. Mas dentro do campo da especulação existem razões para se pensar de uma forma em detrimento de outras. Aparentemente, Satanás não foi tentado, diferentemente de Eva e Adão. Talvez essa seja a razão para Deus não lhe conceder sua graça. Mas isso continua sendo especulação. Quanto à predestinação, isso não afeta a questão, pois Satanás poderia estar predestinado a optar pelo mal, mas isso não altera o fato de que ele pode ter escolhido o mal conscientemente e deliberadamente, sem ter incorrido em erro, mas sim conhecendo o erro e ainda assim optando pelo errado, assim como Eva e Adão poderiam estar predestinados a ceder à tentação. Mesmo dentro da predestinação, as razões do pecado de Satanás e do pecado humano são diferentes, o que talvez seja a razão para o tratamento diferente.
Se era satanás predestinado ao erro, como pode culpa-lo por ter escolhido? Sendo Deus soberano ele JAMAIS escolheria não tentar contra Deus! Logo Deus seria nada mais que um autor sádico! Isso é perturbador!
Eu entendo que o problema está na concepção que nós temos sob predestinação. Eu entendo que a predestinação consiste na pré ciência de Deus sob os fatos, tanto que em Deus não há tempo, mas sim que nEle há o eterno presente que envolve tanto o passado, como o presente, como o futuro. Quando Deus criou Satanás já sabia que ele iria pecar, mas não foi Deus que o fez pecar. Satanás teve a opção de não pecar e pecou porque quis, e não por decreto divino. Eu entendo que Satanás é culpado não por ter escolhido o mal, mas sim por estar no mal. Existe uma pequena diferença nessa situação. Temos a liberdade para viver o bem ou o mal. A escolha por um ou pelo outro em si não é nem boa nem ruim, mas apenas autêntico exercício da liberdade. A partir do momento que optamos pelo mal e vivemos de fato no mal (o que se dá após a escolha), aí sim é que somos culpados. Essa culpa é irrevogável e não temos mais liberdade para vivermos o bem, mas antes estamos condenados. Estando apartados de Deus, somos incapazes de nos reconectarmos com Ele. Daí Deus nos predestina para o bem quando nos concede sua graça. Por isso entendo que a liberdade só existe antes do pecado. Essa liberdade pode ser exercida sob os desígnios do bem ou apartada de tais desígnios, momento em que nos desligamos de Deus e da razão de sermos e existirmos. Daí falarmos que o salário do pecado é a morte, pois desligados de Deus, que é o Ser, a existência e a realidade por excelência, só encontramos o não ser e a inexistência, que resulta em morte. Após o pecado, não existe mais liberdade, mas antes somos completamente escravizados pelo pecado. Por isso somos seres corruptos cuja natureza é pecaminosa. Daí o conceito de pecado original e da impossibilidade de resgate do homem sem a graça divina.