Concurso com o Diogo! Passei mais de um ano estudando escrevendo e fazendo resumos, imaginando casos e toda aquela reflexão que recomendam. O que aconteceu com meu conhecimento? Não aprendi quase nada, muito tempo estudando fazendo isso e pouca eficiência. Na mesma época eu estudei direito constitucional sem resumir nada, o que fiz foi ler + revisão ativa + questão, acabei apreendendo o que em não aprendi escrevendo e fazendo resumo. Estou finalizando uma graduação e tenho pouco mais de 10 páginas de resumo. Ou seja, para concurso e para quem estuda grandes volumes de conteúdos não funciona escrever e fazer resumos de tudo! Uma revisão ativa salva qualquer aluno. Bons estudos a todos!
No meu entendimento a chave do método do Diogo é "custo-benefício". O foco dele são os concursos de nível superior mais concorridos: área fiscal, controle, etc, são concursos com volume de conteúdo gigantesco! E a não ser que você queira passar 5 anos pra vencer o edital, você tem que otimizar o seu TEMPO, por isso os métodos tradicionais não são efetivos. Eu, particularmente, acredito que para concursos de nível médio, onde o conteúdo é bem menor, praticametne todas as técnicas, por mais tradicionais que sejam, vão funcionar, desde que a pessoa se dedique bastante. Uns vão levar mais tempo pra estudar tudo, outros vão concluir mais rápido, mas todo mundo vai chegar no objetivo final. Eu estudo para concursos do nivel médio, mas já comecei a aplicar as técncias ensinadas pelo Diogo, que para mim fazem muito sentido e por enquanto estou gostando bastante.
Amo resumos❤ Faço o resumo de pontos essenciais para sintetizar o conteúdo em folha de sulfite e depois guardo em uma pasta sanfonada separada por assunto. Escrevo o conteudo a lapis se precisar corrigir/apagar/inserir nova informacao.Tem funcionado muito comigo❤
Utilizei um caderno de 10 matérias durante 4 anos de faculdade. Ao final desse período o caderno ainda tinha folhas em branco. Dificilmente eu anotava algo pois sentia que quando parava para anotar perdia contato com a explicação da matéria e adotando esse método sempre tirei notas acima da média. Mas, acredito que isso varia de pessoa para pessoa
Quer saber se realmente aprendeu um assunto? EXPLIQUE ESSE ASSUNTO SEM OLHAR NADA Se grave explicando, ou vá digitando sua explicação... Depois disso, vá no seu resumo digital e veja se está lembrando de TUDO... Se houver FALHA, leia o que esqueceu e REFAÇA A EXPLICAÇÃO sem olhar. ESSA é a função do resumo pra mim. E sempre digital bem mais rápido. Detesto fazer marcações, motivo: eu não uso só um material, eu uso dois no máximo, eu priorizo usar apenas um material, mas nem sempre é possível, às vezes eu quero pegar uma tabela que vi na internet, uma imagem sei lá... E aí eu vou completando e montando tudo no Google docs, fica um resumo completíssimo E detalhe gente, eu FAÇO muita QUESTÃO, MUITA MESMO, então é sobre isso. AUTOEXPLICAÇÃO + RESUMO + QUESTÕES
Depende em qual degrau você está. Seu nível de habilidade em estudos. O nível do concurso que vai fazer também influencia muito e seu estilo de estudos. cada um tem uma melhor forma de estudar. O resumo, no meu ponto de vista, é bom para você ter uma "Memória Espacial". Você faz resumo, esquemas, mapas mentais vão te ajudar para lembrar de informações que você escreveu naquele ponto do papel. Várias vezes estudei para concursos e lembrei na hora da prova a localização que escrevi no resumo. E eu faço resumos e quando reviso eu vou ainda diminuindo o resumo em flashcards para ficar com o mínimo de anotação possível. se nas questões estou indo mal em algum ponto eu volto no conteúdo para reestudar.. ótimos vídeos de reacts Eduardo. Abraço.
Errado ele não está. Resumo é o que todos nós aprendemos na escola, assiste a aula, escreve, estudo passivo! Esses ensinamentos tradicionais estão ultrapassados. Assim como a prática intensiva, que também aprendemos na escola... ler, grifar, fazer questões e revisar periodicamente, também via questões, esse é o caminho mais eficaz. Agora, se o indivíduo fizer um resumo ATIVO, ou seja, sem olhar o material, apenas forçando a memória, aí pode vir a ser útil em alguns casos.
@@felipemarkes834 lê o material, espera algumas horas, pega uma folha do caderno relacionado aquele assunto daquela matéria que você leu, e começa a forçar a memória a lembrar dos pontos mais importantes SEM OLHAR o material. Olhar e copiar como a maioria faz é inútil, não há esforço cognitivo algum.
eu concordo com ele, quando estudamos a primeira vez, não é adequado resumos. é preciso anotar as dúvidas , entender o assunto e ai vc até pode fazer resumos. em partes, concordo. eu nunca me adaptei com resumos. concordo com o eduardo , não é produtivo fazer de todo contéudo. eu uso PDF do estratégia e amo o material deles, to aprendendo muito e com mapas mentas. cada um tem sua técnica
ปีที่แล้ว +4
Para mim resumo funciona bem! Na escrita consigo inserir minha interpretação e me envolver com o conteúdo
Exatamente, eu já estudei de diversas formas, a única que me faz interagir com o conteúdo ao passo que construo raciocínios dentro do conteúdo foi através da escrita.
Eu também não gosto de resumo, porém, tem pessoas que aprende muito com resumo. Tenho certeza que escrever ajuda muito na aprendizagem. No meu caso, vídeo aulas e repetição é o caminho.
Se eu estivesse escrevendo, fazendo resumos, não teria terminado até hoje e, provavelmente, não teria passado no concurso. Só questões basta. No máximo um caderno de erros para levar para o portão.
É algo particular, quem vai te dizer o que funciona para voce ou não é o seu perfentual de acertos. Cada um fala uma coisa, então, filtre o que você julga que pode se adaptar de forma mais fácil e vai testando. Eu por exemplo não curto resumo, nao anoto nada, nunca leio minhas anotações.
Com argumentações a filosofia ensina que você leva qualquer assunto para qualquer ponto de vista. Se eu tivesse um canal eu nao deixaria qualquer um usar minha imagem e palavras assim não, falta de ética coaCXiaul 😂
Cara. Isso é uma ideia obsoleta. Já existem dezenas de exeperimentos científicos mostrando que fazer TESTES (Questões) é a melhor forma de fixar o conteúdo.
Para concursos, a estratégia mais eficaz é praticar com questões! O estudo ativo é sempre fundamental. Por que desperdiçar tempo criando resumos quando posso reforçar meu conhecimento por meio das questões? Muitos pensam estar criando resumos, mas o que fazem é copiar o texto que estão estudando. Se houver erros em um determinado tópico, a abordagem correta é revisar o conteúdo e resolver mais questões.
É o que a ciência diz, não o Diogo. Ele só replicou. Resumo da sensação de fluência apenas. Agora resumo ativo funciona. Estude e faça um resumo depois que terminar de ver tudo. Depois de 1 semana, reproduza-o sem consulta. Isso sim é ativo.
Todo ser humano que passou em concurso vem na net seja TH-cam, insta, face qualquer coisa e diz a fórmula do sucesso. O problema é que cada um tem uma forma diferente então isso.quer dizer que não existe uma fórmula mágica. Eu.mesmo passei estudando do meu jeito e pela insistência deu certo . Não há método certo , infalível para passar em concurso.
Eu fazia resumos e parei porque estava evoluindo pouco. Passei a revisar somente por questões e o meu percentual de acertos aumentou muito em pouco tempo. Eu estudo correlacionando os assuntos, pensando em exemplos, percebendo a diferença de uma coisa e outra. Quando faço questões, respondo pra mim mesma o porquê da alternativa estar certa ou errada e depois checo nos comentários se pensei corretamente. Pra mim, assim funcionou muito mais e me fez ganhar tempo.
Pelo que o Diogo falou ao final do video, algum tipo específico de resumo (mapa mental, flash card, caderno de erros, esquemas, resumo propriamente dito) será necessário para cobrir aqueles pontos que não entram na Cachola. Uma coisa que é Fato é que estudar e fazer resumo de Tudo torna a Preparação Muito Demorada. Lembrar que ele trabalha muito com a mentoria de alunos para concursos como Auditor da Receita Federal, TCU, CGU... enfim. Concursos com um absurdo número de disciplinas. O Último concurso da Receita foi cobrado 18 disciplinas para o Cargo de Auditor Fiscal. Imagina só a pessoa fazer Resumo de todas as aulas e de todas essas disciplinas!!! 😱😱😱😱😱😱
Para mim, o resumo se traduz mais na habilidade de síntese, não exatamente de estudo. Mais um retrabalho, eu acho! Melhor ler, fazer marcações, anotações. Caso não entender, ver aula sobre o assunto. Próximo passo resolver questões. Nos erros das questões realizar as revisões daquelas dificuldades ou dúvidas. Lembrete: Estudos para CONCURSOS deve ser transitório! É para passar🤬 Tempo é ouro!!! Diferente se for o caso de trabalho científico, acadêmico - trabalhos de escritores!!!
RAPAZ VOU DIZER UMA COISA. ESTAMOS BEM SERVIDOS DE VÁRIOS COACH VIU, CADA UM QUE QUEIRA FALAR O MELHOR MÉTODO DE ESTUDAR E ASSIM DESMENTINDO UNS AOS OUTROS. COMPLICADO. ESTOU TENTANDO ENGRESSAR NO MUNDO DOS CONCURSOS DEPOIS DE TER PERDIDO O MEU DURANTE AS PRIVATIZAÇÕES. ISSO PRA MIM É UM TERROR, VC NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR COM TANTAS OPNIÕES SOBRE COMO ESTUDAR. EU NÃO VEJO A HORA DE DESCOBRIR O MEU MÉTODO DE APROVAÇÃO E DEPOIS CRIAR UM CANAL NO TH-cam MOSTRANDO TAMBÉM COMO EU CONSEGUI. KKKKKKKKKKKKKKK
@@eduardocortezoficial sim, sim. Mas no meu caso o problema fui eu, não soube filtrar, não analisava. Mas agora minha visão é outra e muito do que ele disse, eu concordo. Porque eu também passei a estudar o como estudar pois já não aguentava mais o não saber que linha seguir.
E quando os coach nem concursados são. Ainda tem aqueles que passaram em concurso quando o mundo dos concursos eram diferentes do de hoje, mas se dizem especialistas.
✅MEU INSTAGRAM: instagram.com/eduardocortezoficial/
Concurso com o Diogo! Passei mais de um ano estudando escrevendo e fazendo resumos, imaginando casos e toda aquela reflexão que recomendam. O que aconteceu com meu conhecimento? Não aprendi quase nada, muito tempo estudando fazendo isso e pouca eficiência. Na mesma época eu estudei direito constitucional sem resumir nada, o que fiz foi ler + revisão ativa + questão, acabei apreendendo o que em não aprendi escrevendo e fazendo resumo. Estou finalizando uma graduação e tenho pouco mais de 10 páginas de resumo.
Ou seja, para concurso e para quem estuda grandes volumes de conteúdos não funciona escrever e fazer resumos de tudo! Uma revisão ativa salva qualquer aluno. Bons estudos a todos!
E o que seria uma revisão ativa? Através de questões?
@@ruanbr8853usar questões dos assuntos estudados para revisar, uso bastante também o Anki
No meu entendimento a chave do método do Diogo é "custo-benefício". O foco dele são os concursos de nível superior mais concorridos: área fiscal, controle, etc, são concursos com volume de conteúdo gigantesco! E a não ser que você queira passar 5 anos pra vencer o edital, você tem que otimizar o seu TEMPO, por isso os métodos tradicionais não são efetivos. Eu, particularmente, acredito que para concursos de nível médio, onde o conteúdo é bem menor, praticametne todas as técnicas, por mais tradicionais que sejam, vão funcionar, desde que a pessoa se dedique bastante. Uns vão levar mais tempo pra estudar tudo, outros vão concluir mais rápido, mas todo mundo vai chegar no objetivo final. Eu estudo para concursos do nivel médio, mas já comecei a aplicar as técncias ensinadas pelo Diogo, que para mim fazem muito sentido e por enquanto estou gostando bastante.
Amo resumos❤
Faço o resumo de pontos essenciais para sintetizar o conteúdo em folha de sulfite e depois guardo em uma pasta sanfonada separada por assunto. Escrevo o conteudo a lapis se precisar corrigir/apagar/inserir nova informacao.Tem funcionado muito comigo❤
Eu confirmo o que o Digo diz!! Não faço resumos...
Utilizei um caderno de 10 matérias durante 4 anos de faculdade. Ao final desse período o caderno ainda tinha folhas em branco. Dificilmente eu anotava algo pois sentia que quando parava para anotar perdia contato com a explicação da matéria e adotando esse método sempre tirei notas acima da média. Mas, acredito que isso varia de pessoa para pessoa
Eu só anoto depois o que marquei que era necessário
Tô percebendo isso. Tô no 6 trimestre e tô vendo que quando no meio da aula paro pra anotar eu me perco na explicação..
Verdade ou vc estuda ou anota . tem q ter estratégias. Eu sou visual
@@ellenpascareli1608 Sou visual e anoto mas não perco o foco
Só coloco palavras chaves
@@ellenpascareli1608 e vc não anota na aula?
Quer saber se realmente aprendeu um assunto?
EXPLIQUE ESSE ASSUNTO SEM OLHAR NADA
Se grave explicando, ou vá digitando sua explicação...
Depois disso, vá no seu resumo digital e veja se está lembrando de TUDO... Se houver FALHA, leia o que esqueceu e REFAÇA A EXPLICAÇÃO sem olhar.
ESSA é a função do resumo pra mim. E sempre digital bem mais rápido.
Detesto fazer marcações, motivo: eu não uso só um material, eu uso dois no máximo, eu priorizo usar apenas um material, mas nem sempre é possível, às vezes eu quero pegar uma tabela que vi na internet, uma imagem sei lá...
E aí eu vou completando e montando tudo no Google docs, fica um resumo completíssimo
E detalhe gente, eu FAÇO muita QUESTÃO, MUITA MESMO, então é sobre isso.
AUTOEXPLICAÇÃO + RESUMO + QUESTÕES
Depende em qual degrau você está. Seu nível de habilidade em estudos.
O nível do concurso que vai fazer também influencia muito e seu estilo de estudos. cada um tem uma melhor forma de estudar.
O resumo, no meu ponto de vista, é bom para você ter uma "Memória Espacial".
Você faz resumo, esquemas, mapas mentais vão te ajudar para lembrar de informações que você escreveu naquele ponto do papel.
Várias vezes estudei para concursos e lembrei na hora da prova a localização que escrevi no resumo.
E eu faço resumos e quando reviso eu vou ainda diminuindo o resumo em flashcards para ficar com o mínimo de anotação possível.
se nas questões estou indo mal em algum ponto eu volto no conteúdo para reestudar..
ótimos vídeos de reacts Eduardo. Abraço.
Gratidão pelo comentário
@@lucasgamer20600 Acompanho o Eduardo também. conteúdo de qualidade. Abraço Lucas.
Errado ele não está. Resumo é o que todos nós aprendemos na escola, assiste a aula, escreve, estudo passivo! Esses ensinamentos tradicionais estão ultrapassados. Assim como a prática intensiva, que também aprendemos na escola... ler, grifar, fazer questões e revisar periodicamente, também via questões, esse é o caminho mais eficaz. Agora, se o indivíduo fizer um resumo ATIVO, ou seja, sem olhar o material, apenas forçando a memória, aí pode vir a ser útil em alguns casos.
Resumo ativo?
@@felipemarkes834 lê o material, espera algumas horas, pega uma folha do caderno relacionado aquele assunto daquela matéria que você leu, e começa a forçar a memória a lembrar dos pontos mais importantes SEM OLHAR o material. Olhar e copiar como a maioria faz é inútil, não há esforço cognitivo algum.
@@hidan1997 Isso é bom fazer no que estamos errando.
@@herbertcleiton7361 Exato.
eu concordo com ele, quando estudamos a primeira vez, não é adequado resumos. é preciso anotar as dúvidas , entender o assunto e ai vc até pode fazer resumos. em partes, concordo. eu nunca me adaptei com resumos. concordo com o eduardo , não é produtivo fazer de todo contéudo. eu uso PDF do estratégia e amo o material deles, to aprendendo muito e com mapas mentas. cada um tem sua técnica
Para mim resumo funciona bem!
Na escrita consigo inserir minha interpretação e me envolver com o conteúdo
Exatamente, eu já estudei de diversas formas, a única que me faz interagir com o conteúdo ao passo que construo raciocínios dentro do conteúdo foi através da escrita.
E isso no começo do seu estudo?
@@kukack93 Sim 😄
Eu também não gosto de resumo, porém, tem pessoas que aprende muito com resumo.
Tenho certeza que escrever ajuda muito na aprendizagem.
No meu caso, vídeo aulas e repetição é o caminho.
Eu tbm não gosto de fazer resumos. Prefiro fazer questões.
Se eu estivesse escrevendo, fazendo resumos, não teria terminado até hoje e, provavelmente, não teria passado no concurso.
Só questões basta. No máximo um caderno de erros para levar para o portão.
O ser humano só aprende produzindo retórica do assunto estudado. Fazer questão também é uma forma de produzir retórica.
Particularmente, memorizo anotando .
Não gosto muito de resumo porque não sei fazer. Na maioria das vezes meu resumo fica maior do que o documento que quero resumir. 😢
Tente fazer fichamentos
Vc está certo Eduardo. Escrever tb é uma forma de aprender, pois exercita várias partes do cérebro. A neurociência explica isso...
É algo particular, quem vai te dizer o que funciona para voce ou não é o seu perfentual de acertos. Cada um fala uma coisa, então, filtre o que você julga que pode se adaptar de forma mais fácil e vai testando. Eu por exemplo não curto resumo, nao anoto nada, nunca leio minhas anotações.
Com argumentações a filosofia ensina que você leva qualquer assunto para qualquer ponto de vista. Se eu tivesse um canal eu nao deixaria qualquer um usar minha imagem e palavras assim não, falta de ética coaCXiaul 😂
Usar assim como??? Não entendi!
Eu só tento ENTENDER E TENTO APRENDER A RESOLVER
Ler ,compreender o que está lendo e fazer seu próprio resumo e muito melhor..
Cara. Isso é uma ideia obsoleta.
Já existem dezenas de exeperimentos científicos mostrando que fazer TESTES (Questões) é a melhor forma de fixar o conteúdo.
Para concursos, a estratégia mais eficaz é praticar com questões! O estudo ativo é sempre fundamental. Por que desperdiçar tempo criando resumos quando posso reforçar meu conhecimento por meio das questões? Muitos pensam estar criando resumos, mas o que fazem é copiar o texto que estão estudando. Se houver erros em um determinado tópico, a abordagem correta é revisar o conteúdo e resolver mais questões.
Eu faço resumos, depois que eu faço nunca mais esqueço
É o que a ciência diz, não o Diogo. Ele só replicou. Resumo da sensação de fluência apenas. Agora resumo ativo funciona. Estude e faça um resumo depois que terminar de ver tudo. Depois de 1 semana, reproduza-o sem consulta. Isso sim é ativo.
nunca aprendi com resumos, para mim funciona melhor palavras chaves e questões. Acho que até aprendi, mas muito pouco para dedicar muito tempo nisso.
Fazer resumo é essencial sim porem nao para estudos em concursos em que o tempo é curto.
A banca propriamente dita faz resumos para elaborar as questões, pq que os concurseiros não devem fazer resumos?🤔
Sei que é a opinião dele!
Ele passou na receita né cara! vai questionar ainda?
Todo ser humano que passou em concurso vem na net seja TH-cam, insta, face qualquer coisa e diz a fórmula do sucesso. O problema é que cada um tem uma forma diferente então isso.quer dizer que não existe uma fórmula mágica. Eu.mesmo passei estudando do meu jeito e pela insistência deu certo . Não há método certo , infalível para passar em concurso.
Eu fazia resumos e parei porque estava evoluindo pouco. Passei a revisar somente por questões e o meu percentual de acertos aumentou muito em pouco tempo. Eu estudo correlacionando os assuntos, pensando em exemplos, percebendo a diferença de uma coisa e outra. Quando faço questões, respondo pra mim mesma o porquê da alternativa estar certa ou errada e depois checo nos comentários se pensei corretamente. Pra mim, assim funcionou muito mais e me fez ganhar tempo.
Resumo pra mim não serve pra nada, só pra acumular escrita, melhor coisa é fazer questões!
Ele considera mapas mentais como resumo?
Ele quem?
@@eduardocortezoficial o Diogo Moreira, considerando assim desperdício de tempo...?
Pelo que o Diogo falou ao final do video, algum tipo específico de resumo (mapa mental, flash card, caderno de erros, esquemas, resumo propriamente dito) será necessário para cobrir aqueles pontos que não entram na Cachola. Uma coisa que é Fato é que estudar e fazer resumo de Tudo torna a Preparação Muito Demorada. Lembrar que ele trabalha muito com a mentoria de alunos para concursos como Auditor da Receita Federal, TCU, CGU... enfim. Concursos com um absurdo número de disciplinas. O Último concurso da Receita foi cobrado 18 disciplinas para o Cargo de Auditor Fiscal. Imagina só a pessoa fazer Resumo de todas as aulas e de todas essas disciplinas!!! 😱😱😱😱😱😱
Pow com sua explicação nao entendi a diferenca de cópia e resumo
Para quem está começando agora ta difícil,uns dizem que sim outros que não,como saber quem realmente está certo?😂
Por isso desisti do inss ,hj vejo que é melhor buscar a minha forma de estudar ,do que fica tentando me encaixar no jeito dos outros ....
Testando. Resumo não deu pra mim
O estudo já é um resumo que você faz ou você faz o resumo pra outro dia estudar? Sempre tive essa dúvida.
Para mim, o resumo se traduz mais na habilidade de síntese, não exatamente de estudo. Mais um retrabalho, eu acho! Melhor ler, fazer marcações, anotações. Caso não entender, ver aula sobre o assunto. Próximo passo resolver questões. Nos erros das questões realizar as revisões daquelas dificuldades ou dúvidas. Lembrete: Estudos para CONCURSOS deve ser transitório! É para passar🤬
Tempo é ouro!!! Diferente se for o caso de trabalho científico, acadêmico - trabalhos de escritores!!!
Pego o conteúdos, resumo ele, e logo depois faço questões
RAPAZ VOU DIZER UMA COISA. ESTAMOS BEM SERVIDOS DE VÁRIOS COACH VIU, CADA UM QUE QUEIRA FALAR O MELHOR MÉTODO DE ESTUDAR E ASSIM DESMENTINDO UNS AOS OUTROS. COMPLICADO. ESTOU TENTANDO ENGRESSAR NO MUNDO DOS CONCURSOS DEPOIS DE TER PERDIDO O MEU DURANTE AS PRIVATIZAÇÕES. ISSO PRA MIM É UM TERROR, VC NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR COM TANTAS OPNIÕES SOBRE COMO ESTUDAR. EU NÃO VEJO A HORA DE DESCOBRIR O MEU MÉTODO DE APROVAÇÃO E DEPOIS CRIAR UM CANAL NO TH-cam MOSTRANDO TAMBÉM COMO EU CONSEGUI. KKKKKKKKKKKKKKK
eu te entendo bem viu, fiquei assim durante uns 4 anos e resultado, até hoje não passei
Lembrando que eu não desmenti ninguém. O que disse aqui é baseado em ESTUDO CIENTÍFICO
@@eduardocortezoficial sim, sim. Mas no meu caso o problema fui eu, não soube filtrar, não analisava. Mas agora minha visão é outra e muito do que ele disse, eu concordo. Porque eu também passei a estudar o como estudar pois já não aguentava mais o não saber que linha seguir.
E quando os coach nem concursados são. Ainda tem aqueles que passaram em concurso quando o mundo dos concursos eram diferentes do de hoje, mas se dizem especialistas.
@@koldk2771 tipo quem?
Eu faço meus próprios resumos mas só consulto eles quando tenho dúvidas durante algum exercício
Eu ODEIO fazer resumos. Tenho vários cadernos escritos, nunca li aquelas 💩💩
Ler e ouvir e escrever falar em voz alta
Testar conhecimento depois
Eu faço resumo...