A Filha Perdida | Filme explicado

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 ก.ย. 2024
  • Nesse vídeo explicado os vários simbolismos dos elementos, personagens e ambientação do filme “A Filha Perdida”, estreia da Maggie Gyllenhaal na direção e mais um ótimo lançamento da Netflix.
    Se você gostou, curta e se inscreva no canal! ;)
    Compartilhe esse vídeo: • A Filha Perdida | Film...
    ////////////////////////////////////////////////////////////////
    #Afilhaperdidafilmeexplicado #afilhaperdidatrailer #afilhaperdidatrailerlegendado #afilhaperdidacritica #afilhaperdidaexplicação #afilhaperdidaElenaferrante #afilhaperdidafilme #afilhaperdidaNetflix #afilhaperdidadomar #afilhaperdidaaudiobook #afilhaperdidaanalise #afilhaperdidaAmazon #afilhaperdidaatriz #afilhaperdidaassistir #afilhaperdidaassistironline #afilhaperdidaadorocinema #afilhaperdidaboneca #afilhaperdidacriticafilme #afilhaperdidacinema #gustavogirotto #FXe22tAf

ความคิดเห็น • 197

  • @gustavogirotto
    @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +14

    O que você achou do filme e dos seus simbolismos?

    • @thaisesarmento
      @thaisesarmento 2 ปีที่แล้ว +2

      Gustavo parabéns pelo trabalho. Acabei de assistir e achei muito intrigante me senti todo o tempo em uma espécie de tensão, mas adorei. Realmente você não consegue parar de assistir sentindo que algo muito intenso está a ponto de acontecer.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      @@thaisesarmento muito obrigado, Thaise! Realmente, o filme te convence que algo muito ruim vai acontecer em qualquer momento… e não acontece, no sentido explícito né… é uma construção de suspense muito bem feita. Legal que você gostou! :)

    • @brenamedeiros5113
      @brenamedeiros5113 2 ปีที่แล้ว +1

      Oi, Gu. Gostei muito!!!!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      @@brenamedeiros5113 que legal, Brena! :)

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos..

  • @lilianoliveira3031
    @lilianoliveira3031 2 ปีที่แล้ว +107

    Acabei de assistir o filme e darei a minha opinião:
    1- os olhos são as janelas da alma. No filme a janela do quarto de Leda não tem cortina e isso faz com que a luz do farol e o sol pela manhã invadam sua casa sem nenhum impedimento ou constrangimento. A mesma coisa serão as lembranças de Leda sobre seu passado;
    2- as luzes do farol trarão luz aos problemas do passado. Não adianta fugir dos problemas. Eles estarão com vc em qualquer lugar que vc vá;
    3- as belas frutas na mesa que estão podres por baixo significa que as aparências podem enganar bastante. A princípio nina e o marido parecem bem apaixonados...principalmente na cena em que ele dá um chapéu pra ela, mas ao longo do filme se vê o quanto a relação encontra-se em crise e desgastada;
    4-a casca da laranja sendo cortada sem fissuras ou quebras mostra a relação idealizada da maternidade e o perfeccionismo de Leda que sofre ao ver nina e sua filha na praia num momento de tranquilidade e amor e isso a faz lembrar doa bons momentos que tivera com as suas filhas;
    5- a conversa com a grávida (callie) é um dos diálogos mais intrigantes do filme. A callie é uma mulher de 42 anos que sonha com a maternidade e tem uma visão super romantizada do que é ser mãe. Ela pergunta da onde é Leda e logo em seguida corrige a pergunta pq ela quer saber da onde é a familia da Leda mostrando que as relações familiares (ascendentes e descendentes) são fundamentais na sociedade e diz que seus familiares são daquela cidade há mais de 300 anos. Temos aí um ponto importante para se discutir a maternidade compulsória;
    6- callie no final da conversa associa que o "mal humor" de Leda no início da manhã seja a falta das filhas e logo em seguida subindo para sua casa Leda é atingida por um pinhão nas costas. A mulher na nossa sociedade sempre será cobrada e julgada e aquele pinhão simula um apedrejamento da mãe que não está cuidando da sua prole;
    7- a pequena elena , filha da nina, tem uma boneca. Ela desconta na boneca que gosta sua raiva por ver os pais brigando. Ela morde a boneca. A relação da menina e sua boneca é de amor e ódio. Ds mesma maneira que as mães vivem esses conflitos da maternidade e expostos no filme.
    8- leda rouba a boneca da menina e um funcionário avisa de forma despretensiosa que houve uma chuva repentina e que a menina nao parava de chorar pq perdeu a boneca e Leda diz: " adoro tempestades". Leda pata viver uma paixão teve que abandonar as filhas por três anos. Isso foi uma tempestade em sua vida.
    9- a relação de Leda com a boneca mostrará todo seu conflito de amar e odiar a maternidade. Ela ama as filhas, mas as responsabilidades a impedem de viver o melhor da sua vida e isso traz angústia e dor.
    10- nina e Leda na loja de brinquedos parecem olhar para um espelho. Elas se veem uma na outra. Os olhares são de cumplicidade e compaixão.
    11- Leda revela a nina que passou 3 anos sem as filhas e que foi maravilhoso, mas ela fala tudo isso chorando e mostra o quanto se sente culpada por ser feliz longe das filhas.
    12- já no final do filme, Leda revela que voltou para as filhas pq era alguém egoísta e que voltou pq sentiu saudades e não responde aquilo que todos geralmente esperam de uma mãe preocupada com seus filhos.
    13- quando Leda confessa a nina que pegou a boneca de forma propositadamente, na vdd ela estão falando sobre o pq tiveram filhos. E Leda diz que ser mãe pra ela é algo que não é natural e devolve a boneca representando o arrependimento da maternidade.
    14- nina fura Leda quando recebe a informação que aquela confusão que ela sente sobre ser mulher e mae não vão passar. E furar Leda significa matar o seu futuro, já que Leda é nina no futuro.
    15- no final do filme , Leda conversa com as filhas ao telefone que sentem a sua falta e até pensam que ela tivesse morrido enquanto ela descasca a laranja com as mãos mostrando que é possível ser mãe sem ser perfeita ou perfeccionista.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +20

      Que contribuição maravilhosa, Lilian! Sua interpretação do filme é impecável. Gostei particularmente da ideia do farol iluminando os problemas do passado. Excelente! Valeu pelo comentário. ;)

    • @eloisapennafort9958
      @eloisapennafort9958 2 ปีที่แล้ว +9

      Vc deve ser psicóloga, para analisar tão bem todas as nuances do filme. Parabéns!

    • @Noswitz1982
      @Noswitz1982 2 ปีที่แล้ว +8

      Uauuu! Perplexa e agradecida por sua visão e explicação! Eu gostei muito desse filme!

    • @marassis8
      @marassis8 2 ปีที่แล้ว +2

      Uau!

    • @monicamariadiasdasilvachio1557
      @monicamariadiasdasilvachio1557 2 ปีที่แล้ว +1

      Devia ter um canal. Que sensibilidade, inteligência. Impressionante 👏👏👏👏👏👏👏🥰

  • @JulianaRibeiro-zc9ju
    @JulianaRibeiro-zc9ju 2 ปีที่แล้ว +60

    Me identifiquei muito com a Leda jovem , muitas vezes pensei em desaparecer, a maternidade para mim foi um trauma, anos de terapia para compreender os meus sentimentos e frustrações. Tenho uma única filha e não quero mais filhos. Esse filme foi um choque de realidade. Excelente

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +5

      Falar abertamente assim exige coragem, Juliana. Fico feliz que o filme tenha alcançado esses sentimentos que muitas vezes mantemos escondidos. Por mais que eu nunca compreenda esse assunto como você e tantas outras, também fui muito tocado pela mensagem dele. Obrigado por seu comentário aqui! :)

    • @LuisaMariafontesguerra
      @LuisaMariafontesguerra 2 ปีที่แล้ว +5

      Estamos nessa! Vivo uma maternidade muito ruim, cheia de arrependimento, culpas… de eu pudesse eu voltaria atras e jamais teria filhos, e é difícil falar isso abertamente pq sou muito julgada, “vc não sabe Cria” é a única coisa que me dizem

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      @@LuisaMariafontesguerra Caramba... sinto muito por essa situação. Muitas pessoas realmente não têm a sensibilidade necessária pra entender a dor do outro, se colocar no lugar. Pelo menos aqui, saiba que você pode se manifestar livremente. E fico feliz que esse filme esteja dando voz a tanta gente que passa por isso também.

    • @Sidnei..Junior
      @Sidnei..Junior 2 ปีที่แล้ว +2

      Hoje lendo e relendo os comentários de algumas mulheres que são mães, posso compreender melhor uma moça em que eu estive ao lado por alguns meses.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      @@Sidnei..Junior é muito bom quando nos colocamos no lugar dos outros né? Acho que esse filme ajuda muito a fazer isso.

  • @jurioish
    @jurioish 2 ปีที่แล้ว +36

    Eu achei que a laranja do final está sendo descascada de qquer jeito (ou, do jeito que dá), já que não dá pra fazer a cobrinha sem ser com uma faca. Então a Leda teria se libertado da "perfeição" esperada.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +5

      Ótima observação, Ju. Realmente, ela tá descascando sem faca, e talvez isso endosse o final positivo (onde ela aceita sua maternidade do jeito que é mesmo).

    • @sandralazarine5249
      @sandralazarine5249 4 หลายเดือนก่อน

      Ou a perfeição dita não precise ser uma constante,dá para adaptar essa "perfeição "dentro das particularidades de cada mãe

  • @dilsonbolero
    @dilsonbolero 2 ปีที่แล้ว +23

    Li algumas análises sobre o filme, me chamou a atenção também a identificação que Leda tem com aquele casal de andarilhos e/ou viajantes quando eles estavam numa cabana. O homem viajante também tinha deixado seus filhos com a mãe e escolheu viajar o mundo.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +5

      Acho que naquele momento ela aceita internamente a opção de deixar as filhas. Ela vê o casal feliz que percebe que também pode ser feliz assim. Bem interessante, valeu por lembrar dessa cena, Dilson!

    • @dilsonbolero
      @dilsonbolero 2 ปีที่แล้ว +7

      @@gustavogirotto tem outro ponto: em nenhum momento o homem viajante fala do sexo de seus filhos, só diz que os deixou com a mãe, depois a Leda pergunta ao pé de ouvido da moça viajante:
      - Com quem ficou as filhas dele e a moça viajante diz: não é filha, é filho.
      Nesse momento eu entendi também o quão forte essa decisão da Leda ainda pesa no seu dia-dia ao ponto de só ver e escutar algo que lhe é familiar, associar o caso dela (filhas) aos demais casos.

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @arianekathelingaliettodoss4586
    @arianekathelingaliettodoss4586 2 ปีที่แล้ว +26

    Resumindo, Leda é um pai 🤣

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Hahaha… da pra interpretar assim, com certeza. 😆

    • @mariarenata8857
      @mariarenata8857 2 ปีที่แล้ว +1

      E verdade 🥲

    • @silvanacorrea7558
      @silvanacorrea7558 2 ปีที่แล้ว +6

      Perfeito...acho que o filme deveria ter explorado mais isso. O pai delas viaja em algum momento ela fica desesperada por ter que ficar só mas faltou explorar melhor na minha opinião .

  • @FerFNC
    @FerFNC 2 ปีที่แล้ว +28

    Muita gente achou o filme sem pé nem cabeça, mas é aquele tipo de filme q vc tem q assistir com um olhar mais profundo, não só assistir por assistir, achei muito bom, a atuação é impecável, e o lugar onde foi filmado é lindo

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Você disse tudo, Fernanda! Olha além da superfície né. E realmente, lá é lindo pra caramba!

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

    • @agneswaterhouseaseteluas9233
      @agneswaterhouseaseteluas9233 ปีที่แล้ว

      ​@@samilemota7080Vai estudar minha senhora , interpretar texto

  • @maviperine69
    @maviperine69 2 ปีที่แล้ว +34

    Depois da sua análise, entendi o filme. Aos olhos do público é um pouco mais difícil de entender, muita gente não vai gostar porque simplesmente não entendeu. Mas eu adorei!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Que legal, Mavi! Realmente, tenho visto muita gente odiar o filme só por não concordar com o que ele apresenta num nível superficial. Fico feliz q vc curtiu a análise! ;)

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @raquelpessoa8450
    @raquelpessoa8450 2 ปีที่แล้ว +15

    Ouvi várias mulheres analisando esse filme e a sua análise pra mim foi a melhor . Eu fui a mãe que idealizou por muito tempo a maternidade . Eu não podia ter filho , e ao mesmo tempo que queria muito e me preparava para ser uma boa mãe , como muitos que não são mães eu julgava quem ao meu ver, ñ era uma boa mãe . Mas quando finalmente eu fui mãe ,me vi totalmente despreparada , e perdida .E por mais que eu não tenha abandonado a criança e eu tenha tido ajuda de meu marido . Mesmo assim esse período foi extremamente doloroso . Sinto sinceramente que não fui feliz e ñ fiz a minha filha feliz . Sinto que abdiquei de minha sanidade , paz , ideais ( deixei de viver pra me dedicar a maternidade ) .E hoje procuro me convencer que eu fiz o meu melhor . Mas percebo que o processo foi tão custoso que não me trouxe realização . A minha filha não é minha amiga . E não me compreende e nem eu a ela . Gratidão pelo vídeo .

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Raquel, muito obrigado por compartilhar um pouco desses sentimentos que são difíceis de expor. Esse filme realmente trouxe uma identificação muito grande, e acho que isso em si já ajuda bastante a nos entendermos melhor. E fico feliz de contribuir com isso. Um grande abraço!

    • @monicamariadiasdasilvachio1557
      @monicamariadiasdasilvachio1557 2 ปีที่แล้ว

      ❤️

    • @Anapaula-ed8ne
      @Anapaula-ed8ne 2 ปีที่แล้ว +1

      Me identifico de certa forma. Meu filho ainda é criança.

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @eriembazan8836
    @eriembazan8836 2 ปีที่แล้ว +18

    Um ponto que achei importante foi que uma das filhas disse que pensou que ela estava morta por ter ficado sem dar noticias, isso é como se ela pensasse que não faria falta se morresse naquele instante pois as filhas ja haviam acostumado com essa ausências da mãe.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +3

      Caramba, bem reparado. Aliás, acho interessante que o filme nunca mostra as filhas no tempo presente, deixando a gente na dúvida o tempo todo sobre como elas se sentem com a mãe. Até que nesse final temos um vislumbre disso.

    • @RayssaR.O.C.
      @RayssaR.O.C. 2 ปีที่แล้ว +1

      @@gustavogirotto ou até mesmo se elas existem

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      @@RayssaR.O.C. Cara, pode ser também. Aí o nível de estranheza do filme subiria rapidão...haha

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Mais os filhos só ama se os pais amar primeiro ela não demonstrou em nem momento que amava Bianca ela só amava a mais nova isso o filme mostrou

  • @fabianemoura8213
    @fabianemoura8213 2 ปีที่แล้ว +8

    Eu ñ tinha gostado do filme agora eu gostei 🤷🏻‍♀️😂🤣

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Hahaha… minha missão foi cumprida! 😆

  • @claudias1019
    @claudias1019 2 ปีที่แล้ว +3

    Para mim filme sem pé nem cabeça. Tudo esquisito.
    A mulher se incomoda com a família farofeira na praia mas não sai do meio deles.
    Tudo dá errado para ela: a pinha faz um buraco nas costas, a cigarra fica cantando (a noite?) No travesseiro (?) Isso não existe!
    A chuva alaga a sacada de repente.
    Os maloqueiros atrapalham no cinema ( nessa hora eu já estaria bem longe dessa ilha).
    O caseiro fica enchendo o saco o tempo todo, aquele cara q fica te encarando sem assunto nenhum.
    Essa boneca fedorenta cheia de lodo e bicho (ecaaaa).
    A boneca "some" toda hora, parece q anda sozinha (acho q já vi um filme assim).
    Por q diabos ela não devolve a boneca logo?
    Ela resolve ir embora dirigindo com um furo na barriga (quer morrer né?).
    E muitas outras coisas sem nenhum sentido
    Prá mim filme tem q contar uma história. Não é só mostrar um amontoado de cenas sem sentido e jogar no colo do espectador: "toma aí, se vira prá entender!"

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Oi Claudia! Mas existe sentido, e existe uma história sendo contada. Só que a forma que a diretora escolheu pra contar essa história se inclina pra um lado mais simbólico e alegórico do que racional e explicadinho.
      No fim, ela conta a história de uma mãe que, durante essas férias, reflete sobre sua maternidade e as dificuldades que passou, assim como os erros que cometeu, pra no final se reaproximar emocionalmente das filhas.
      Mas entendo que é um formato que não agrada todo mundo, principalmente se você não estava procurando assistir algo incômodo. E tá tudo bem. Obrigado por deixar suas impressões aqui, de qualquer forma! :)

  • @mariabernadetevilanovaferr6192
    @mariabernadetevilanovaferr6192 2 ปีที่แล้ว +8

    Pra mim o filme mais enigmático que eu ja assisti, daqueles que te deixam um que de desconforto e de insatisfaçao e ao mesmo tempo de deslumbramento.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      É isso mesmo, Maria. É desconfortável, com certeza. Mas super intrigante. O incômodo também é belo. :)

  • @margaretesacramento9723
    @margaretesacramento9723 4 หลายเดือนก่อน +1

    Lembrei da minha infância, minha mãe sempre cortava a laranja com esta perfeição.
    Casei cedo, engravidei no primeiro ano de casada e meu marido qdo soube não ficou nada feliz. Passei a gravidez decepcionada, qdo voltei da maternidade com meu filho ao pegar para dar o peito disse: vem com a titia. Nossa! Fiquei assustada. Não voltei à trabalhar e nem estudar dedicando -me totalmente à família. Engravidei do meu segundo filho já sabendo que teria que resolver tudo sozinha, após ele nascer (4anos após o 1⁰) sofri de depressão pós parto, 34 anos atrás isso ainda bem obscuro, as minhas reações era de não querer acordar, deixava o lanche do mais velho na mesa e voltava para a cama para amamentar o bebê. E, meu pensamento era de me suicídio, jogando-me do 3⁰ andar. Ninguém percebeu o que estava acontecendo comigo. Até que um dia me imaginei morta e deixando uma carta com quem ficaria os meus filhos. Não pensei no pai deles . Ao imaginar tudo isso, retornei à realidade e nunca mais pensei em suicídio. Descasquei muitas laranjas com perfeição. Aos 34 anos fui para a Faculdade e daí por diante fui dona da minha vida. Mas, chorei muitos momentos pensando ser uma mãe egoísta. Hoje um tem 38 e o outro 34 anos . Separei em 2003 , tenho bom relacionamento com meu ex. E, com meus filhos. Às vezes pergunto se fui uma boa mãe, eles dizem que sim ☺️
    Então com certeza o filme me tocou muito. Procurei seu resumo para entender o por que dela ter pego a boneca. Seu vídeo me preencheu. Obrigada. São Vicente SP

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  4 หลายเดือนก่อน

      Nossa, que relato emocionante ,Margarete. Obrigado por compartilhar com a gente aqui. Fico feliz que as coisas tenham se acertado pra você. Um abraço! :)

  • @marcellafreittastriunffo7718
    @marcellafreittastriunffo7718 2 ปีที่แล้ว +3

    Ser mãe não é fácil
    E se os filhos for agitados e ligado nos 220 volts é cansativo e despertador, principalmente se nao tiver ajuda é pior ainda.
    Uma vez um comediante disse:
    Filhos são bons, mas dura muito🤣😁🙄

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Realmente exigem muito, principalmente de mães. Acho que o filme captura bem essa sensação, por isso tem gerado tanta identificação né…

  • @gio-vl9fl
    @gio-vl9fl 2 ปีที่แล้ว +6

    Achei legal também o filme abordar o quanto os filhos são afetados, a própria Leda fala em alguns trechos do filme em como a confusão dela deixou as filhas , tanto que a mais nova tinha que monitorar ela como se fosse sua mae ,ea mais velha o pai. Muitas vezes os pais não entendem o porque dos filhos serem como são, mas esquecem que os filhos são só espelhos deles mesmos.

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 5 หลายเดือนก่อน +1

    Sou mãe solo e psicóloga há mais de 40 anos. Li o livro e não funcionou para mim, mas desejei me dar uma chance e fui ver o filme... que também não funcionou para mim... de fato as expectativas sociais depositam muito no papel materno, mas no meu olhar, a maternidade não é só social, tradição e psicológica = vi aqui uma maternidade patológica, que difere dos dramas profundos deste papel... e como sempre, não aborda o noético, o que para mim tem forte contribuição.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  5 หลายเดือนก่อน +1

      Muito interessante seu ponto, Márcia! 👍

  • @raquelmartins2114
    @raquelmartins2114 2 ปีที่แล้ว +5

    Leda (em grego: Λήδα), na mitologia grega, era rainha de Esparta, esposa de Tíndaro. Certa vez, Zeus transformou-se em um cisne e seduziu-a. Dessa união, Leda chocou dois ovos, e deles nasceram Clitemnestra, Helena, Castor e Pólux. Helena e Pólux eram filhos de Zeus, mas Tíndaro os adotou, tratando-os como filhos de sangue.
    Wikipedia

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Legal essa base mitológica, Raquel! A Helena filha de Leda inclusive é a Helena de Tróia, não? Muito interessante...

  • @condessa.k
    @condessa.k ปีที่แล้ว +1

    E eu q achei q ia assistir a um filme de uma mulher q ia passar férias belíssimas em praias gregas...me deparo com um monte de lados da maternidade ...
    E pra mim a menininha mordeu a boca d boneca pq tinha um Bicho lá dentro e ela queria tirar e por esse motivo ñ queria outra boneca, só servia aqla.
    E isso a atormentava.
    Outro lado da maternidade a menina cuidando da boneca.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  ปีที่แล้ว

      É bem interessante quando um filme subverte nossas expectativas assim, né. Boa teoria sobre a garota e a boneca também! 👍

  • @amaetasempreon
    @amaetasempreon ปีที่แล้ว +2

    "Ser mãe, é padecer no paraíso" ela tá naquele cenário paradisíaco e ainda assim, padecendo...

  • @ValquiriaMachado-v5s
    @ValquiriaMachado-v5s 8 หลายเดือนก่อน +1

    Primeiramente, agradeço e parabenizo sua análise. Gostaria de fazer algumas colocações. Acho que sua análise escorrega numa conclusão que não leva em conta algo extremamente relevante: a ambiguidade dos sentimentos da protagonista. Não se trata, da minha perspectiva, de uma transição entre ser uma "má mãe" para uma "boa mãe". A personagem jovem pergunta à protagonista por que ela voltou e Leda diz "porque sou egoísta, porque me faz bem ficar com minhas filhas". Para mim esse é o grande cerne da questão, a maternidade é ao mesmo tempo sufocante mas isso não elimina a dedicação que ela teve às filhas. Não vejo ela como uma mãe ruim ao longo do filme, mas uma pessoa que se permitiu dar um "intervalo" saudável e depois retomou o contato com pessoas com as quais o vínculo nunca foi perdido. Por fim, cuidar da boneca não fala apenas do exercício da maternidade e da culpa que ela sente, mas da vontade de ser filha. Assim que eu entendo o título do filme, às vezes, nós mães queremos parar tudo e voltar a ser filhas. Sem dúvida é um filme de muitas camadas.

  • @mirellesampaio3362
    @mirellesampaio3362 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu acho importante tbm analisar os homens e os diálogos com eles pq todos abandonaram ou negligenciam o o cuidado com os filhos. O marido da Leda tbm vai embora e deixa ela sozinha com as filhas sem remorso nenhum, e ela está esgotada e fala pra ele q não vai conseguir cuidar delas sozinha. O homem da pousada abandonou os filhos, deixou com a mãe deles em outro país e ele não consegue explicar a convivência com eles pq praticamente não teve e nao conhece os filhos.
    O marido da Nina nunca está sozinho com a filha, e qdo eles brigam na praia ela reclama q ele não cuida da filha.
    O homem viajante abandonou os filhos pra viajar com a namorada e está feliz.
    Outro ponto q achei interessante é q todas as crianças são meninas, inclusive a gravidez da Calie é de uma menina, é como de mostrasse as várias etapas da vida de uma mulher desde quando estamos na barriga. Eu acho q ao mesmo tempo q a Nina se vê na Leda a Calie tbm vê seu futuro na Nina.
    A relação da criança com a boneca é o início de toda a maternidade compulsória, ela já se sente na obrigação de cuidar da boneca como filha, ela diz q a boneca precisa tomar remédio, e passa a viagem inteira preocupada com a boneca perdida q mesmo ganhando um brinquedo novo não é suficiente para ela esquecer a outra. Até os cartazes de desaparecida é igual a de uma criança verdadeira. E ela perde a boneca logo depois de se perder de sua família e entra em desespero igual a sua mãe ao perder ela.
    Pra finalizar, a Leda ao abandonar suas filhas está fazendo exatamente o q os homens do filme fizeram. Mas diferente deles ela sente uma culpa imensa, culpa por ter gostado de ter ido embora.
    As pessoas q assistiram e se indignaram por ela ter ido embora não se indignaram do mesmo jeito com os homens por terem feito a mesma coisa, pra vc ver como o abandono paterno é tão normalizado.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Análise perfeita, Mirelle! Você definiu exatamente o porquê da sensação de incômodo que o filme passa. É pra provocar mesmo, só que nem todo mundo percebe isso e acaba só culpando a Leda (perpetuando esse sistema que só olha pros erros maternos).
      Já vi muita gente dizendo que o filme legitima o abandono materno, sendo que ele, na verdade, mostra como só enxergamos a culpa no lado feminino.
      Obrigado por trazer isso tudo pra discussão aqui, Mirelle. ;)

  • @alicecatarina9137
    @alicecatarina9137 ปีที่แล้ว +1

    Esse filme é sufocante e sempre vi a maternidade como isso, sufocante, já que as mulheres ao meu redor sempre pareciam estar sobrecarregadas e com um ar de tristeza por causa da maternidade, nunca vi O ser mãe como algo belo por causa dessa minha visão de criança sobre as mulheres ao meu redor e sinto que se um dia eu engravidar me sentirei como a Leda

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  ปีที่แล้ว

      Eu nunca saberei como é isso de verdade, mas consigo entender sim o sentimento. Existe uma grande carga que a sociedade coloca sobre as mães, e elas cumprem o papel com muito mais entrega e sacrifício que os pais, muitas vezes. O filme faz um bom trabalho em ressaltar esse aspecto, que muitas vezes é ignorado (intencionalmente) pela sociedade. É uma questão complexa mesmo.

  • @martademattossilva4416
    @martademattossilva4416 ปีที่แล้ว +1

    😍👏👏👏👏👍🏻

  • @claudialevin
    @claudialevin 2 ปีที่แล้ว +3

    Excelente crítica para um filme bem estranho. Para mim um filme que faltou algo que não sei definir...

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      É estranho mesmo..hehe. Eu acho que falta uma conclusão moral bem definida... porque talvez ela não exista. O filme se recusa a dizer: A Leda é uma péssima mãe / A Leda é uma boa mãe. A própria autora do livro costuma dizer que oferece o ponto de partida sem entregar o ponto de chegada, nas suas histórias. :)

  • @liviacouto4332
    @liviacouto4332 2 ปีที่แล้ว +5

    Todas as mães se sentem culpadas em algum momento, em vários momentos ou em todos os momentos. Esse filme me impactou.
    Eu queria também entender como é possível viver hoje sem ver Olivia Colman atuando. Que atriz!

  • @Talizim
    @Talizim 10 หลายเดือนก่อน

    Excelente explicação, tentando entender o filme que no final parecia o começo e vice versa kkkkk, agora ficou mais claro.

  • @MariaJose-ew4dr
    @MariaJose-ew4dr 2 ปีที่แล้ว

    Filme chato. Parece com o poço.Precisa de um especialista pra decifrar.

  • @elzapuziol6805
    @elzapuziol6805 2 ปีที่แล้ว +2

    Vejo que todos gostaram do filme eu não gostei 👎

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Acontece, Elza. Às vezes o filme não funciona pra gente e tá tudo bem. Mas obrigado por comentar aqui! Um abraço!

  • @Giba3000
    @Giba3000 2 ปีที่แล้ว +1

    +++++ SPOILER +++++ Leda morreu no final mas, o plano de telefonia com ligações ilimitadas continuou funcionando no pós vida e daí ela pensou: ''Vou ligar pra Crislaine ou pra Jussimara e jogar um conversa fora afinal, tô morta mesmo...''

  • @marthavicentini2533
    @marthavicentini2533 2 ปีที่แล้ว +3

    Na minha visão, Helena sabia que Leda estava com a boneca.
    Na loja de brinquedos,seu comportamento demonstrava isso.
    E quando ela diz pra Leda: "Ei, ela precisa tomar remédio!"
    Outra coisa interessante é que a Leda não gostava da Helena. Ela representava suas filhas chatinhas, birrentas, grudentas e além do mais, a Leda observou a Helena mordendo a boneca, a qual representava a sua boneca de quando era criança e a filha rabiscou. E acabou sendo jogada pela janela.
    Essa boneca é só uma das filhas perdidas deste filme. Tem muitas.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Excelente! principalmente sua última frase. É exatamente isso, muitas filhas perdidas mesmo.

  • @suellensantos622
    @suellensantos622 2 ปีที่แล้ว +1

    A sociedade tem q normalizar a imperfeição das mães.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Exatamente, Suellen! O filme contribui muito pra colocar esse tema em discussão, mostrando não só a carga pesada da maternidade, mas também o quão rápido somos em julgar as atitudes das mulheres nessa questão.

    • @suellensantos622
      @suellensantos622 2 ปีที่แล้ว +1

      @@gustavogirotto verdade. Eu não concordo com o q ela fez, do mesmo jeito q não concordaria igualmente se fosse uma homem. Mas tbm não a julgo, pois tenho mais de 30 anos e não tenho vontade de ser mãe. E uma das razões é por pensar q poderia não dar o "conta do recado", de ter toda essa disposição e a renúncia dos meus planos q a maternidade implica.

  • @janisilveira1238
    @janisilveira1238 ปีที่แล้ว

    Só n entendi pq no filme retrata várias vezes q Leda se esquecia de comer

  • @veronicasales4439
    @veronicasales4439 ปีที่แล้ว +1

    Gostei da analise

  • @ferrbeck8536
    @ferrbeck8536 7 วันที่ผ่านมา

    Muito bom...muito profundo!

  • @eloisapennafort9958
    @eloisapennafort9958 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu entendi o filme, gostei dos três finais que vc colocou. Eu tinha entendido como se ela tivesse realmente ligado para as filhas e tivesse ficado feliz.
    A boneca eu associei à da filha que ela havia atirado pela janela e estava arrependida e estava se refazendo dessa culpa.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Às vezes a interpretação mais simples é a mais correta mesmo. Particularmente, também acho que ela ligou pras filhas de fato, nesse sentido o final “feliz” é muito bem-vindo depois de todos os sentimentos complexos que o filme apresentou. Valeu pelo comentário, Eloísa! ;)

  • @daiannegomes9668
    @daiannegomes9668 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu passei o filme inteiro pensando que a Nina era filha dela mesmo que havia se perdido kkkkkkk. Não entendi foi nada

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Seria uma versão alternativa ainda mais bizarra, Daianne… haha

  • @julialechi2968
    @julialechi2968 2 ปีที่แล้ว +3

    No final, quando a Leda está descascando a laranja com a mão e conversando com as filhas, me veio na memória quando ela disse que tinha perfeccionismo de cortar a laranja sem quebrar e como ela odiava falar com as filhas pelo telefone, senti nesse final que ela se rendeu ao que odiava, que ela poderia não continuar gostando mas não vai passar, ela não vai deixar de ser mãe, então ela se rendeu.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Acho que é por aí mesmo, Júlia. Ela inclusive demonstra um alívio falando com elas né. Bem apontado!

    • @vandagomes3767
      @vandagomes3767 2 ปีที่แล้ว +1

      Tbm pensei da mesma forma, por mas que ela não ache maternidade natural( como ela mesma diz em um momento do filme) no final ela entendeu que não tem como deixar de ser mãe depois que vc traz uma vida para o mundo. Acho que toda mãe tem um momento enlouquecedor, mas não fala por medo de apontamentos e espantos, como se não acontecesse muito.

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @psicinefila
    @psicinefila 2 ปีที่แล้ว +1

    Além de tudo isso, ela me parece ter algum desiquilibrio mental, ela tem vários apagões ao decorrer do filme, que ninguém explicou, tenho alguns hipóteses dela ter um traço paranóico e depressão. Pois ela sempre vê na perspectiva dela as pessoas encarando ela ..e será que encaravam mesmo ? Ou será que era ela a obcecada pela família ? A minha visão mais focada na saúde mental traz uma reflexão que ela não teve o aprendizado com a sua mãe de como ter relações saudáveis, quando ela se viu mãe percebeu que precisava se esforçar muito para dar para filhas um conteúdo que ela nem tinha recebido da mãe dela, como amor, afeto, empatia, vemos então uma mãe se esforçando muito mas não estando 100% presente nas necessidades da filha, quando ela viu uma oportunidade de sair de cena e focar em sua carreira ou até em outro relacionamento é uma fuga de uma situação que ela não queria enfrentar mais, pois era muito doloroso e difícil ser mãe, possivelmente ela já tinha um desiquilibrio emocional ali desde de nova ..e quando mais velha a culpa e os pensamentos de traumas vividos por ela .. possívelmente fizeram que ela achasse que todos estavam sempre olhando pra ela, ao mesmo tempo que ela quer saber dessas pessoas pois gerou muitos gatilhos, a maternidade, a boneca, a mulher , a família grande e barulhenta..etc ..curioso pq desde de nova ela se incomoda com barulho, temos também a cena da cigarra na cama dela, pessoal no cinema, um barulho que não tem fim, assim como o incomodo dentro dela, a dor que ela carrega da culpa ambígua e de traumas possíveis na sua infância que não abordou no filme

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      É mesmo Thamiris. O filme deixa espaço pra questionarmos se as coisas que acontecem, acontecem desse jeito mesmo. Muito interessante suas colocações!

  • @douglasribeiro4635
    @douglasribeiro4635 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu achei que o final foi tranquilo de traduzir:
    Assim que ela entregou a boneca (que representava sua filha) ela levou a espetada e morreu.
    A maternidade não tem escolhas, pois quando se é mãe, tem que se dedicar aos filhos, sempre lado a lado. Nunca abandonar.
    Quando abandonou as filhas, ela sagrou-se, mas a consciência a matou, e assim foi o final.
    Quando ela abandonou a boneca, morreu...

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Bem interessante sua interpretação, Douglas!

  • @marciamenezes4115
    @marciamenezes4115 2 ปีที่แล้ว +1

    Excelente análise... Gostei bastante!!!! Parabéns pelo trabalho 👏👏👏

  • @glauciorobertotessmerhax9930
    @glauciorobertotessmerhax9930 2 ปีที่แล้ว +2

    Acho que a Leda morreu, e no final o "céu" dela é poder conversar com as filhas daquela forma e ser aceitas por ela. A Laranja é a conexão com a vida terrestre.
    Acho que ela não teria uma laranja, o ferimento não iria curar sem nenhuma ação, as filhas estavam muito receptivas com a mãe, etc...

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Cara, é um jeito muito interessante de ler esse final. Gosto demais que o filme dá margem pra isso. :)

    • @glauciorobertotessmerhax9930
      @glauciorobertotessmerhax9930 2 ปีที่แล้ว +1

      @@gustavogirotto fiquei com uma questão sobre a tensão que existe entre a Leda e as figuras masculinas da Família, é uma desconfiança que vai sempre aumentando, e ficou muito boa. Porém, o início dessa tensão não ficou clara para mim, a leda se incomoda, claramente, com a não participação do pai na criação da criança, porém não sei de onde vem a implicância deles com a postura dela. O que você achou?

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      @@glauciorobertotessmerhax9930 Eu acho que esse incômodo é feito de um jeito bem sutil, mas representa o incômodo da sociedade masculina com uma mulher sozinha e feliz. Ver a Leda independente, bem-resolvida, sozinha mas não solitária é algo que perturba profundamente grande parte dos homens, e acho que o filme captura essa sensação muito bem sem ter que dizer isso explicitamente. :)

  • @yrandrade1007
    @yrandrade1007 2 ปีที่แล้ว +2

    Discordo dessa interpretação de que Leda morreu porque a laranja teria aparecido do nada em suas mãos. Na verdade, nós vemos que ela tira a fruta da bolsa. Da mesma bolsa ela deve ter tirado o celular para ligar para as filhas. Ou seja, ao ver o filme, entendi que ela dormiu na praia, ferida, mas ao acordar concluiu o seu exame de consciência, voltou ao carro, pegou a bolsa e realizou as condutas aqui mencionadas. Não seria nada metafísico ou espiritual; seria apenas uma elipse: a edição do filme não mostrou essa ida ao carro, simplesmente porque era algo banal. Importante, mesmo, era o que aconteceria depois. Penso, inclusive, que essa hipótese de ela ter morrido esvaziaria a força da mensagem que o filme deseja passar, pois importante mesmo é como ela seguirá sua vida e sua maternidade doravante. Como Gustavo disse, sendo uma mãe imperfeita e tudo bem. Mas isso só funciona se ela estiver viva.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Muito bem apontado, Yúdice. Creio que seja por aí mesmo.

  • @CristinaVillaca1
    @CristinaVillaca1 ปีที่แล้ว +1

    Isso tudo que você disse e mais: o livro da Elena Ferrante é ainda melhor!

  • @the.lucascardozo
    @the.lucascardozo 2 ปีที่แล้ว +4

    Gente q filme ruim meu pai! Acabei de ver, como pode?!?? Kkkk

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Explica melhor o que vc não gostou, Lukas. Se quiser, claro. :)

    • @the.lucascardozo
      @the.lucascardozo 2 ปีที่แล้ว

      @@gustavogirotto nada acontece no filme, nada se esclarece, parece um pequeno corte de tempo sem sentido algum. Acho q o pior filme q já vi. Sei q tem mil e uma análises sobre ele, mas julgo pelo q vi e senti. Muito ruim.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      @@the.lucascardozo Beleza, acontece! hehe. Valeu por assistir o vídeo, de qualquer forma. Um abraço!

  • @GustavoHenrique-gm9sx
    @GustavoHenrique-gm9sx 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito boa sua análise chará. Mas não entendo que ela finalmente aprendeu a amar as filhas no final ou que possa ter morrido. Acredito que o problema dela é realmente com a infância. Ela teve dificuldade em lidar com as filhas na infância, com crianças birrentas, demandando atenção 24h e etc. As filhas dela têm carinho por ela, tanto que ficaram preocupadas e mandaram várias msgs.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Caramba, sou Gustavo Henrique também! Haha. Boa observação, ela com as filhas adultas realmente é um tipo diferente de relação. Mas acho interessante que o filme evita mostrar ela falando com as filhas adultas, e só entrega isso no final… meio que pra gente descobrir só no final se a relação delas era boa. Enfim, da pra ver de várias formas, mas a sua faz sentido com certeza. :)

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

    • @otiliacosta2582
      @otiliacosta2582 2 ปีที่แล้ว

      @@samilemota7080 so mana. so vc

  • @fernandaborges6836
    @fernandaborges6836 2 ปีที่แล้ว +2

    Filmaço mesmo. Incômodo, real, faz a gente pensar muito.

  • @carolinabarros2226
    @carolinabarros2226 2 ปีที่แล้ว +2

    Análise incrível!!! Me fez gostar mais do filme, obrigada!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Eu que agradeço, Carolina! Um abraço! ;)

  • @cristianebortoletti7289
    @cristianebortoletti7289 2 ปีที่แล้ว +1

    Ser mãe é o trabalho mais difícil de todos mais tem as suas recompensas

  • @gabinglesa
    @gabinglesa 2 ปีที่แล้ว +2

    Sensacional, parabéns pelo vídeo!

  • @noemialves9808
    @noemialves9808 2 ปีที่แล้ว +1

    Este filme traz pontos de vistas diversificado mas uma é certa a protagonista tem um sério distúrbio de personalidade que é independente de gostar ou nao de ser mãe !

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Acho que tem mesmo, e o filme não nega isso. É uma ótima observação, que enriquece a interpretação dessa situação complexa do filme… ;)

  • @fernandaduarte557
    @fernandaduarte557 2 ปีที่แล้ว +2

    Assisti a alguns vídeos de análise do filme e esse foi o melhor! Parabéns

  • @ilaFNorte
    @ilaFNorte 2 ปีที่แล้ว +1

    Tudo que a Leda passou é natural do ser humano, mas a sociedade cobra um papel perfeito de mãe de um ser humano imperfeito. Não fui mãe, não teria tido condições nenhuma para isso. Ótima análise do filme!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado, Ila! Realmente, existe uma pressão enorme por perfeição em cima das mães, o filme explorou isso muito bem.

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @biancakarolaine2708
    @biancakarolaine2708 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu odiei o filme até assistir esse vídeo e entender sobre.
    Faz todo sentido!!!
    Vídeo bem explicado parabéns 🎉

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Missão cumprida…haha. Fico feliz que vc gostou da interpretação! Acontece de não gostarmos de algum filme, mas nem todo mundo procura entender o porquê. :)

  • @pedrofagu
    @pedrofagu 2 ปีที่แล้ว

    Perdi meu tempo. Filme péssimo

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Acontece, Pedro. Nem todo filme vai funcionar pra todo mundo. Mas obrigado por assistir o vídeo, de qualquer forma.

  • @silvanacorrea7558
    @silvanacorrea7558 2 ปีที่แล้ว +3

    Gostei muito da sua abordagem

  • @marcinhamartini
    @marcinhamartini 2 ปีที่แล้ว +1

    Assisti ao filme em resumo perdi 2horas kkkk odiei

  • @gilvanfontes8789
    @gilvanfontes8789 2 ปีที่แล้ว +1

    Conhecendo o canal hoje, e tô surpreso com tamanha interpretação incisiva e cheia de nuances com boa linguagem, vou me inscrever no canal 👏👏

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Fico feliz demais que você tenha gostado, Gilvan! Seja bem-vindo! ;)

  • @julianarabelo9457
    @julianarabelo9457 2 ปีที่แล้ว +2

    Excelente filme e excelente explicação. É, de fato, um filmaço

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Valeu, Juliana! Realmente, é uma estreia maravilhosa da Maggie. Quero muito ver o que ela faz em seguida. :)

  • @mirellegiaimis2436
    @mirellegiaimis2436 2 ปีที่แล้ว +2

    Ela deu a alfinetada de propósito?
    E achei mal explicado isso da família ser do mal e ficar perseguindo ela do nada...

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +2

      Acredito que foi de propósito sim, Mirelle. O lance da família não é explicito, mas pelo perfil deles, pelo figurino e o clima ameaçador parece que eles são tipo aquelas famílias mafiosas. Se não me engano, no livro é exatamente isso, mas ali eles são uma família grega, e aqui no filme são ítalo-americanos.

    • @ronaldogoncalves601
      @ronaldogoncalves601 2 ปีที่แล้ว +4

      Acho que começaram a implicar com ela porque achavam que ela se considerava superior a eles.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      @@ronaldogoncalves601 isso mesmo. Ela foi a primeira pessoa que disse não pra eles, se recusando a mudar de lugar. Bem lembrado, Ronaldo!

  • @uriascarleo2296
    @uriascarleo2296 ปีที่แล้ว +1

    Descobri o seu canal por acaso e estou adorando. Como é delicioso ouvir você ❤

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado, Urias! Grande abraço 😆👍

  • @fabiolorusso4051
    @fabiolorusso4051 2 ปีที่แล้ว +1

    Sei lá.. nao entendi muito tbm
    . Mas o garoto do canal é muito gato.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Haha… o que você menos entendeu no filme, Fábio?

  • @marassis8
    @marassis8 2 ปีที่แล้ว +1

    Sou mãe. Achei ótima a sua interpretação do filme. Perfeita. Foi exatamente como entendi. Adorei a "rodela de casca de uma fruta", tb conhecida como casca de laranja. Rsrs

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Hahaha… boa! Aquela hora em que faltam palavras 🍊. 😆. Muito obrigado, Marizete! Um abraço

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @rafilsky
    @rafilsky 2 ปีที่แล้ว +1

    Acho o final não condiz com a história, não gostei do final. Pq no final das contas ela manteve um laço feliz com suas filhas q a amam... Ou seja, msm passando por tudo, oq ficou claro é q ela voltou depois de 3 anos e tudo se resolveu. Agora aos 48 anos ela continuar sofrendo por algo q já foi resolvido a anos não fez muito sentido. Poderia não ter acontecido aquela ligação no final, seria mais condizente com a amargura dela durante o filme.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Entendo seu ponto, cara... mas acho que o filme trata justamente da Leda revirando esses sentimentos pelo contato que ela tem com a Nina... e aí essas emoções vêm à tona e ela precisa refletir sobre a relação com as filhas novamente. E, no final, ela volta a se sentir próxima delas. É muito sobre algumas mágoas e feridas que não vão completamente embora, mesmo depois de tanto tempo. E também sobre sobre as dificuldades da maternidade em si, que não necessariamente tem a ver com as filhas (no sentido de que essa dificuldade não é culpa das crianças, só é o que é mesmo). Mas, de novo, entendo que você não tenha curtido o final. ;)

    • @rafilsky
      @rafilsky 2 ปีที่แล้ว +1

      @@gustavogirotto Olhando seu ponto, realmente. Pq até então ela tava bem né, até chegar a família. A situação toda foi como um gatilho para trazer angústias passadas. Agregou bastante na minha percepção, e se foi essa a intenção do filme, então retiro oq eu disse. Vc melhorou o filme pra mim agora 😅.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      @@rafilsky hhaha… acontece, as vezes a gente vai digerindo o filme aos poucos. Legal que você curtiu! :)

  • @monicamariadiasdasilvachio1557
    @monicamariadiasdasilvachio1557 2 ปีที่แล้ว +1

    👏👏👏👏👏👏❤️

  • @kalynnenunes7258
    @kalynnenunes7258 2 ปีที่แล้ว +1

    Uaallll 👏🏽

  • @marthavicentini2533
    @marthavicentini2533 2 ปีที่แล้ว +1

    Me amarrei na sua interpretação.

  • @thiagomeloou
    @thiagomeloou 2 ปีที่แล้ว +1

    Esse tipo de filme (arte) não é foi feito para pessoas rasas. Sensacional

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Acho que esse tipo de filme requer um público que queira ser desafiado, ou incomodado. Entendo que muita gente não consome filmes com esse objetivo, mas acho uma pena. É como se você só comesse o mesmo tipo de alimentos sempre...

    • @samilemota7080
      @samilemota7080 2 ปีที่แล้ว

      Será que só foi eu que assistir esperando Bianca sumir pois desde o começo mostra Bianca desaparecendo na Praia e depois ela conhece Nina e eu achei que era à filha perdida em todos os seus pensamentos ela mostra indiferença de amor com as filhas ela mostrou que não suportava Bianca e amava a mais nova até no final ela demonstrou isso que ficou frustrada por amar apenas uma filha será que só eu vi isso no filme eu sei que isso é normal pois todos os pais apenas consegui amar apenas um filho infelizmente mais doi assistir essa realidade ela mostrou no filme que se arrependeu de ter dado a boneca pra Bianca é tanto que ela roubou uma boneca igual ela deu pra Bianca pois ela não gostava de Bianca será que foi só eu entendi assim pois foi tudo que eu vi nesse filme impocrita e realista de mãe que desprezam um dos seus filhos.

  • @beatrizmedina7016
    @beatrizmedina7016 2 ปีที่แล้ว +1

    Que filme bom. Comprei o livro e estou lendo.

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Que legal, Beatriz! Eu não li ainda, mas me falaram que é tão maravilhoso e perturbador quanto o filme. Talvez até mais… boa leitura! :)

  • @renanteiva1574
    @renanteiva1574 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom irmão!

  • @Biabrasiliano
    @Biabrasiliano 2 ปีที่แล้ว +1

    Video muito bom !

  • @echoandthebunny
    @echoandthebunny 2 ปีที่แล้ว +3

    Excelente filme, mostra uma protagonista desagradável sem concessões, ótimo elenco!

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente, Fernanda. Desagradável mas interessante! Construíram ela muito bem mesmo.

  • @juoliver664
    @juoliver664 2 ปีที่แล้ว +3

    Ser uma péssima mãe não está tudo bem

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว +4

      Não está mesmo, Ju. Mas o filme fala sobre reconhecer esses sentimentos e aí sim evitar a atitude errada da personagem (que foi o abandono). É uma personagem complexa que está longe de ser um exemplo. Mas que abre espaço pra discussão sobre as dificuldades reais da maternidade. :)

  • @eduardorossi81
    @eduardorossi81 2 ปีที่แล้ว +1

    Tá loco! Perdi meu tempo!!

  • @meucanalhoje
    @meucanalhoje 2 ปีที่แล้ว

    🤔🤔🤔
    *A DIRETORA DO FILME , QUE É ATRIZ , E DIRIGE UM FILME PELA 1A . VEZ , MANDOU MUITO MAL* :
    EX: EM NENHUM MOMENTO DO FILME É EXPLICADA A TONTURA QUE A PROTAGONISTA SENTIA. DIRETORA PRINCIPIANTE!!! 😡😡😡

  • @claudiakaroline9296
    @claudiakaroline9296 2 ปีที่แล้ว +2

    Não tinha entendido mt bem mas agora fez sentido, pensando até em rever! Adorei o vídeo. 😊

    • @gustavogirotto
      @gustavogirotto  2 ปีที่แล้ว

      Que legal, Cláudia! Acho que vale muito à pena rever, da pra pegar vários detalhes diferentes. :)