O legal sobre o Jaffar de Aladdin é que ele foi inspirado numa figura fictícia: o vilão do filme "O Ladrão de Bagdá", de 1940, que também era um grão-vizir chamado Jaffar. A inspiração do filme de 1940 fica ainda mais clara quando se vê que ele tinha como personagem um jovem ladrão chamado Abu, que foi adaptado na versão Disney na forma do macaco ladrão de mesmo nome.
Na faculdade eu tive uma colega iraniana que disse que muitas dos contos das Mil e uma noites são de origem persa e que os iranianos não gostam de serem chamados de "árabes", a cultura persa sempre foi muito diferente da cultura clássica da península arábica, existe até mesmo um tipo de rivalidade como entre Brasil e Argentina.
Eles não gostam de serem chamados de árabes pq eles simplesmente não são árabes. São persas. E a rivalidade entre eles não é que nem entre os brasileiros e os argentinos. Eles se odeiam por uma dupla motivação histórica que é milenar. Uma étnica (árabes x persas) e outra religiosa (muçulmanos sunitas x xiitas, respectivamente). Eles são inimigos históricos. A rivalidade que existe entre brasileiros e argentinos é pra fazer "zuera" no futebol. Não se deve nem comparar uma coisa com a outra. E como se tudo isso não fosse o bastante os atuais Estados modernos do Irã (ex-Pérsia) e da Arábia Saudita disputam entre si pela hegemonia geopolítica da região do Oriente Médio.
Sim, muitas coisas que pensamos ser árabes na verdade foram apenas transportadas por estes (os números indo-arábicos, por exemplo), pois eles eram uma grande fonte de comércio na Ásia e Europa. Claro, na Idade Média eles fizeram sim muitas evoluções na medicina, matemática e geografia, mas muitos dos contos de mil e uma noites foram apenas reunidos pelos árabes, pertencendo a diversas culturas da Ásia.
@@ahmadtaha8236 Bom, nesse caso nós temos que elencar alguns pontos que são importantes. Primeiro ponto: É claro que existe a disputa religiosa (e étnica). E uma disputa não exclue a outra. Não é pq uma existe que as outras não existam. Você pode querer afirmar que uma é mais influente do que as outras. Aí a questão já é... outra. O que importa aqui é que todas elas têm a sua importância. E q outras são essas? As que nós dois citamos: econômicas, políticas, etc, etc, etc. Enfim... geopolíticas. A disputa atual possui o elemento do petróleo, mas antes o petróleo NÃO era utilizado pelos seres humanos como fonte energética. Antes NÃO existia Revolução Industrial, mas antes EXISTIA a inimizade entre os dois pois, como já disse, ela é milenar. (O petróleo proporcionou "apenas" uma nova dinâmica a uma inimizade histórica.) Segundo ponto: o fato do Irã apoiar o Hezbollah se dá (tbm) pela afinidade religiosa/ideológica, afinal de contas, ambos são xiitas. O que nos leva ao terceiro ponto... Terceiro ponto: nem todos os xiitas são iranianos. Nem todos os iranianos são persas. Nem todos os árabes são sunitas. Nem todos os sunitas são árabes. Nem todos os árabes são muçulmanos. Nem todos isso, nem todos aquilo. Quando o assunto é Oriente Médio nunca são todos. Quarto ponto: jamais subestime a capacidade humana de odiar.
@@ahmadtaha8236 Hum, pelo que entendi você está preocupado com o fato de que esse "ódio" recaia sobre todos, pois ele pertence a alguns indivíduos que, infelizmente, nutrem esse sentimento; mas não deve ser associado às coletividades, pois dessa maneira estaríamos sendo injustos com tanta gente que mora aí e apenas deseja a paz para essa região do mundo tão conturbada. E você está coberto de razão. E, de fato, esse conflito só não esquentou pq todos sabem que não seria benéfico para ninguém. Quanto ao fato de nem todos os ocidentais compreenderem a região... Isso é uma coisa bastante perceptível por aqui... Rsrsrs (infelizmente) Sou fascinado pela história e cultura do mundo árabe e do Oriente Médio desde a Antiguidade até o século XXI E o seu português é muito bom. Já morou alguns anos no Brasil não é?
@@ahmadtaha8236 acredito que nem os povos da Mesopotamia (Iraque,SIria e Jordania) e nem os povos do norte da Africa sejam árabes... uma das provas disso é essa matéria sobre o Egito: ww.egyptindependent.com/dna-analysis-proves-egyptians-are-not-arabs/
Excelente episódio. Como sugestão adoraria mais episódios semelhantes ao dedicado a obra e vida de Tolkien, só que com escritores marcantes na literatura brasileira, como Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto, e outros. Sucesso sempre !!!
@@joaocaorobo5036 Sim, inclusive isso é uma discussão do movimento negro no Brasil 🇧🇷. Infelizmente a Literatura (alguns literatos) transmitiram muito esse imaginário do "esbranquicimento" do Machado de Assis. Ele tinha cabelos crespos de negro, era filho de um escravo forro com uma branca, infelizmente no Brasil vivemos ainda este "racismo institucional" e de negação das origens da cor de nossa pele, buscando termos para clarear nossa negritude, usando termos como pardo, mulato, que é pejorativo, moreno e etc. É só você pesquisar na própria Internet que há vários artigos científicos de Literatura brasileira que explicam muito bem isso.
O mundo de 92 era um mundo pré atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Existia muito menos preconceito contra os povos árabes. De certa forma, ver Aladdin de volta aos cinemas é um pequeno fôlego em meio a uma era que infelizmente prefere estereotipar todos esses povos como uma forma de não olhar para os próprios problemas. Só é uma grande pena não termos Robin Williams para interpretar o gênio - mas boto fé que Will Smith tenha feito um bom trabalho!
Seria estranho e interessante ver o Robin Wiliams como gênio Por um lado, Will Smith se encaixa muito mais no local, pela sua origem étnica (mesmo ainda estando distante dos árabes), por outro, o gênio ser alguém totalmente diferente daria um pequeno toque fantástico a mais para ele
O Robin Williams não interpretaria o gênio nem se estivesse vivo. Ele teve uma discussão enorme com a Disney e saiu muito chateado (e puto) da história.
@Dunedain Ithilien A vei, aí é implicância sua. Ninguém para o filme para notar que a menina que interpreta a Jasmine e inglesa é o ator do Jafar é holandês. Os caras tiveram uma puta trabalho para escalar atores condizentes com a história, mas do que isso só se o filme fosse feito inteiramente por Árabes, o que nós sabemos que seira impossível.
Os elementos indianos acrescentados à personagem Jasmin no filme são notáveis até pelo fato dela ter um tigre, que é um animal da Índia. O grão-vizir é sempre um vilão que quer usurpar o poder do sultão. . . no livro Bilhões e Bilhões, de Carl Sagan, tem a história de um grão-vizir muito esperto e inescrupuloso que conseguiu o reino para si usando um tabuleiro de xadrez.
Os produtores queriam uma moça com visual atraente (como sempre...) mas não iria rolar pra os padrões de gosto ocidental colocar uma mulher de burca. Ai pegaram o visual de algo mais próximo geograficamente... A grande parte do povo nem notou, pra o ocidental comum é tudo igual essas regiões, assim como é pra eles China, Japão e Coreia ("qual Coreia? Nem sabia que tinha duas").
Já li as Mil e uma noites e super recomendo o livro, pois suas histórias são incríveis. E uma curiosidade o primeiro exemplar do livro em português foi traduzido pelo próprio Dom Pedro II
Tem uma adaptação antiga da série "Teatro de contos de Fadas" produzida nos anos 80 e exibido pela Rede Cultura nos anos 90, nessa versão temos os 2 gênios, a princesa que não pode ser vista sob pena de morte e o Mago que finge ser tio do Aladdin, ou seja uma versão bem mais fiel ao conto original. A cerja do bolo é o James Earl Jones (a voz do Mufasa e do Darth Vader) como o Gênio da Lampada e o Leonard Nimoy como o Mago Marroquino, segue a ficha no filmow: filmow.com/teatro-dos-contos-de-fadas-aladim-e-a-lampada-maravilhosa-t18393/
Felipe, seus vídeos me inspiram a ser uma historiadora melhor! Adoro suas abordagens e faço muito uso disso tanto na faculdade quanto na sala de aula onde atuo! Muito obrigada!
Que explicação maravilhosa. O livro "Mil e uma noites" é lindo, fiquei sabendo que ele foi traduzido do original em 2005 por um professor da USP, o professor Mamede.
Vcs podiam falar do mundo árabe pré islâmico, principalmente a cultura. Qual a veracidade histórica do q conhecemos dessa cultura (sultões, dança do ventre, roupas, etc)? Quanto do nosso imaginário sobre isso vem da cultura persa? Amo o canal, bjs
Nunca havia me interessado pela "verdadeira" história do conto mas, depois de ouvir uma entrevista no rádio, cheguei a esse canal. É para mim a melhor animação, depois do Príncipe do Egito. Lembra-me quando os meus filhos eram pequenos e eu os levava para o cinema ou comprava fitas VHS (piratas ou não) para assistir essas animações.
Ótimo vídeo como sempre, mas só um adendo, o Iago não é uma arara e sim um papagaio, nas animações isso fica claro, por mais que pareça uma arara vermelha. Um link da animação confirmando th-cam.com/video/e_x1_xR0dGM/w-d-xo.html
Felipe, acho que vale a pena citar a versão traduzida direto do árabe pelo professor Mamede Mustafa Jarouche publicada pela editora Globo. Esse professor entrou em contato com diversos manuscritos e encontrou versões orientais do conto de Aladin, que se encontra no valume quatro da edição da Globo. Abraços!
seria interessante se houvesse um nerdologia história sobre o anime Magi, não é um anime muito famoso, mas ele mistura várias lendas e culturas da idade antiga na construção do seu mundo.
Curto muito os conteúdos do metrologia! Mas Filipe poderia abordar mais sobre a história da humanidade como Era Vargas, Idade média , império romano ...
Excelente exposição sobre o Orientalismo....nessa época houve também o poema sinfônico de Rinsky0Korsakov chamado Scheherazade. Interessante citar que os compositores dessa época (principalmente russos) utilizavam desse sabor "exótico" para atrair o público de Paris. Curiosidade: o primeiro a usar o Orientalismo na música foi brazuka....Carlos Gomes com "il Guarany"
Felipe, contexto histórico de contos antigos é muito legal... podia ter algo assim dos irmãos grimm, visto as contribuições deles pra esse tipo de assunto.
Tinha uma banda brasileira de Belém do Pará, cujo nome era Banda Amor Perfeito, que gravou uma música com o título "Gênio da Lâmpada". A letra faz algumas referências ao conto, além de ter no arranjo alguns elementos da música árabe/indiana/persa.
como sempre muito bom! Felipe, aproveita que estamos no mês do são joão e faz um sobre o forró! já deixo a recomendação de um bom livro: O fole roncou! Uma história do forró do Carlos Marcelo
É engraçado notar que obras de arte (incluindo arquitetura) e a literatura floresceram no período em que o Islã dominava parte da Europa, o norte da áfrica e todo o oriente médio, com muita brutalidade
Ótimo nerdologia, gosto muito dos de ciência, mas prefiro os de historia. Filipe, vc pode fazer mais nerdologia de Mitologias por favor, quando tinha mais tempo livre, procurei mais sobre mitologia Persa, era muito fã de prince of percia, mas n encontrei nada realmente comprovado como as mitologias gregas e nordicas. Obrigado pelos videos.
Huumm. Bem interessante. Bom assistir esse nerdologia, após ver o filme do alladin. Curioso que teve uma das versões do filme do conto do Alladin que falam de 2 Gênios,um da lâmpada e outro Gênio do Anel que foi lançado bem antigamente.
Amiguinhos existe um outro desenho de aladin com versão dublada em português produzido pela Toey animation se não me engano a pedido da Disney de 1981 ou 82 quando a Disney ainda terceirizava animações. Que é muito bom a meu ver, é me veio muito a memória ao assistir o filme.
Existem duas cidades na perto do rio Jordão q tem o nome de Agrabah, mas a escrita das duas tem diferença nas escrita, uma delas fica dentro de um vale, assim como dito pelo narrador do desenho
@@ahmadtaha8236 No do super nintendo, se não me engano, o chefão final também se chama Jafar, até achei que fosse algum tipo de título; também nos jogos de snes, o que faz o calabouço "pegar fogo" no Aladdin é o macaco pegando a jóia, no Prince of Persia é aquela sombra maligna que sai do protagonista
Vocês podem fazer um vídeo sobre porque pessoas orientais tem olhos tão puchados em comparação com o resto do mundo. Quais os fatores que contribuíram para isso.
Sei que ja tem um nerdologia sobre a revoluçao russa, mas gostaria muito de um video específico sobre a guerra civil que se seguiu. Se puder me indicar um bom livro em portugues sobre o assunto agradeço muito!!!
São muitas! Além da clássica história de Sherazade, tem do Ali Babá e os quarenta ladrões, do tapete voador, o incômodo cadáver, o califa e o burro, a princesa dos olhos de gazela, a torre das mil tristezas, o palácio soterrado, as três maçãs etc.. Pense numa coletânea de vários contos populares do Brasil, só que bem maior.
ótimo vídeo filipe , depois que assisti fiquei pensando em uma coisa , o significado do nome do anime/mangá ajin tem origem árabe ? até pq os seres na obra que os humanos chamam de ajins são muito parecidos com os djinns.
O legal sobre o Jaffar de Aladdin é que ele foi inspirado numa figura fictícia: o vilão do filme "O Ladrão de Bagdá", de 1940, que também era um grão-vizir chamado Jaffar.
A inspiração do filme de 1940 fica ainda mais clara quando se vê que ele tinha como personagem um jovem ladrão chamado Abu, que foi adaptado na versão Disney na forma do macaco ladrão de mesmo nome.
Caraca vc aqui ? Kkkkk
@@taylorheitor647 Nerdologia é bom demais hehe
Rapaz só pelo comentário "Caraca vc aqui?" Fui conferir quem é esse vc aqui. Ganhou um inscrito. Hehehehe
Vc é humilde demais Caique Izoton. Nem sequer mencionou que fez um vídeo falando sobre o Aladdin também. Parabéns!
Obrigado...muito legal
Como sempre, aprendi um MONTE de coisas novas. Obrigado Nerdologia!
Eu odiei hahaha
Eu odiei hahaha
Acho q esse é um dos poucos canais que a gente aprende tanto com o vídeo tanto com os comentários!!
Na faculdade eu tive uma colega iraniana que disse que muitas dos contos das Mil e uma noites são de origem persa e que os iranianos não gostam de serem chamados de "árabes", a cultura persa sempre foi muito diferente da cultura clássica da península arábica, existe até mesmo um tipo de rivalidade como entre Brasil e Argentina.
Eles não gostam de serem chamados de árabes pq eles simplesmente não são árabes. São persas. E a rivalidade entre eles não é que nem entre os brasileiros e os argentinos. Eles se odeiam por uma dupla motivação histórica que é milenar. Uma étnica (árabes x persas) e outra religiosa (muçulmanos sunitas x xiitas, respectivamente). Eles são inimigos históricos. A rivalidade que existe entre brasileiros e argentinos é pra fazer "zuera" no futebol. Não se deve nem comparar uma coisa com a outra. E como se tudo isso não fosse o bastante os atuais Estados modernos do Irã (ex-Pérsia) e da Arábia Saudita disputam entre si pela hegemonia geopolítica da região do Oriente Médio.
Sim, muitas coisas que pensamos ser árabes na verdade foram apenas transportadas por estes (os números indo-arábicos, por exemplo), pois eles eram uma grande fonte de comércio na Ásia e Europa. Claro, na Idade Média eles fizeram sim muitas evoluções na medicina, matemática e geografia, mas muitos dos contos de mil e uma noites foram apenas reunidos pelos árabes, pertencendo a diversas culturas da Ásia.
@@ahmadtaha8236 Bom, nesse caso nós temos que elencar alguns pontos que são importantes.
Primeiro ponto: É claro que existe a disputa religiosa (e étnica). E uma disputa não exclue a outra. Não é pq uma existe que as outras não existam. Você pode querer afirmar que uma é mais influente do que as outras. Aí a questão já é... outra. O que importa aqui é que todas elas têm a sua importância. E q outras são essas? As que nós dois citamos: econômicas, políticas, etc, etc, etc. Enfim... geopolíticas. A disputa atual possui o elemento do petróleo, mas antes o petróleo NÃO era utilizado pelos seres humanos como fonte energética. Antes NÃO existia Revolução Industrial, mas antes EXISTIA a inimizade entre os dois pois, como já disse, ela é milenar. (O petróleo proporcionou "apenas" uma nova dinâmica a uma inimizade histórica.)
Segundo ponto: o fato do Irã apoiar o Hezbollah se dá (tbm) pela afinidade religiosa/ideológica, afinal de contas, ambos são xiitas. O que nos leva ao terceiro ponto...
Terceiro ponto: nem todos os xiitas são iranianos. Nem todos os iranianos são persas. Nem todos os árabes são sunitas. Nem todos os sunitas são árabes. Nem todos os árabes são muçulmanos. Nem todos isso, nem todos aquilo. Quando o assunto é Oriente Médio nunca são todos.
Quarto ponto: jamais subestime a capacidade humana de odiar.
@@ahmadtaha8236 Hum, pelo que entendi você está preocupado com o fato de que esse "ódio" recaia sobre todos, pois ele pertence a alguns indivíduos que, infelizmente, nutrem esse sentimento; mas não deve ser associado às coletividades, pois dessa maneira estaríamos sendo injustos com tanta gente que mora aí e apenas deseja a paz para essa região do mundo tão conturbada.
E você está coberto de razão.
E, de fato, esse conflito só não esquentou pq todos sabem que não seria benéfico para ninguém.
Quanto ao fato de nem todos os ocidentais compreenderem a região... Isso é uma coisa bastante perceptível por aqui... Rsrsrs (infelizmente)
Sou fascinado pela história e cultura do mundo árabe e do Oriente Médio desde a Antiguidade até o século XXI
E o seu português é muito bom.
Já morou alguns anos no Brasil não é?
@@ahmadtaha8236 acredito que nem os povos da Mesopotamia (Iraque,SIria e Jordania) e nem os povos do norte da Africa sejam árabes...
uma das provas disso é essa matéria sobre o Egito: ww.egyptindependent.com/dna-analysis-proves-egyptians-are-not-arabs/
Excelente episódio. Como sugestão adoraria mais episódios semelhantes ao dedicado a obra e vida de Tolkien, só que com escritores marcantes na literatura brasileira, como Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto, e outros. Sucesso sempre !!!
Apoiadíssimo !!
Concordo em gênero, número e grau. Machado de Assis e Cruz e Sousa, negros e bastante reconhecidos no Brasil.
@@Santos_-ww5ou Machado de Assis era negro mesmo ? Sem criar treta, mas ele não era pardo/moreno ?
Teve nerdologia criminosos, podia msm ter um nerdologia escritores
@@joaocaorobo5036 Sim, inclusive isso é uma discussão do movimento negro no Brasil 🇧🇷. Infelizmente a Literatura (alguns literatos) transmitiram muito esse imaginário do "esbranquicimento" do Machado de Assis. Ele tinha cabelos crespos de negro, era filho de um escravo forro com uma branca, infelizmente no Brasil vivemos ainda este "racismo institucional" e de negação das origens da cor de nossa pele, buscando termos para clarear nossa negritude, usando termos como pardo, mulato, que é pejorativo, moreno e etc. É só você pesquisar na própria Internet que há vários artigos científicos de Literatura brasileira que explicam muito bem isso.
O mundo de 92 era um mundo pré atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Existia muito menos preconceito contra os povos árabes. De certa forma, ver Aladdin de volta aos cinemas é um pequeno fôlego em meio a uma era que infelizmente prefere estereotipar todos esses povos como uma forma de não olhar para os próprios problemas. Só é uma grande pena não termos Robin Williams para interpretar o gênio - mas boto fé que Will Smith tenha feito um bom trabalho!
Seria estranho e interessante ver o Robin Wiliams como gênio
Por um lado, Will Smith se encaixa muito mais no local, pela sua origem étnica (mesmo ainda estando distante dos árabes), por outro, o gênio ser alguém totalmente diferente daria um pequeno toque fantástico a mais para ele
o bom do atentado é que ele acabou com grande parte do sentimento supremacista norte-americano. O medo gerado fez muito bem para o mundo como um todo
@@garudadrakon4728 não, não foi. O medo os levou a medidas q ajudaram a ocasionar a situação que o Oriente Médio enfrenta hoje
O Robin Williams não interpretaria o gênio nem se estivesse vivo. Ele teve uma discussão enorme com a Disney e saiu muito chateado (e puto) da história.
@Dunedain Ithilien A vei, aí é implicância sua. Ninguém para o filme para notar que a menina que interpreta a Jasmine e inglesa é o ator do Jafar é holandês. Os caras tiveram uma puta trabalho para escalar atores condizentes com a história, mas do que isso só se o filme fosse feito inteiramente por Árabes, o que nós sabemos que seira impossível.
Os elementos indianos acrescentados à personagem Jasmin no filme são notáveis até pelo fato dela ter um tigre, que é um animal da Índia.
O grão-vizir é sempre um vilão que quer usurpar o poder do sultão. . . no livro Bilhões e Bilhões, de Carl Sagan, tem a história de um grão-vizir muito esperto e inescrupuloso que conseguiu o reino para si usando um tabuleiro de xadrez.
Os produtores queriam uma moça com visual atraente (como sempre...) mas não iria rolar pra os padrões de gosto ocidental colocar uma mulher de burca. Ai pegaram o visual de algo mais próximo geograficamente... A grande parte do povo nem notou, pra o ocidental comum é tudo igual essas regiões, assim como é pra eles China, Japão e Coreia ("qual Coreia? Nem sabia que tinha duas").
O tigre e puxaram um papagaio, sendo que não existe aquele tipo de ave na Pérsia.
Pois é, se não me engano papagaio não existia nem na Ásia na época.
@@apenasmaisumdiogo.7115 Psitacídeo tem no mundo inteiro, mas Arara e Papagaio só na América do Sul/Central.
@@Tandor2009 sim, não é a toa que o Brasil ficou conhecido como "terra dos papagaios"
Já li as Mil e uma noites e super recomendo o livro, pois suas histórias são incríveis.
E uma curiosidade o primeiro exemplar do livro em português foi traduzido pelo próprio Dom Pedro II
Carramba!!!
Tem uma adaptação antiga da série "Teatro de contos de Fadas" produzida nos anos 80 e exibido pela Rede Cultura nos anos 90, nessa versão temos os 2 gênios, a princesa que não pode ser vista sob pena de morte e o Mago que finge ser tio do Aladdin, ou seja uma versão bem mais fiel ao conto original. A cerja do bolo é o James Earl Jones (a voz do Mufasa e do Darth Vader) como o Gênio da Lampada e o Leonard Nimoy como o Mago Marroquino, segue a ficha no filmow: filmow.com/teatro-dos-contos-de-fadas-aladim-e-a-lampada-maravilhosa-t18393/
Felipe, seus vídeos me inspiram a ser uma historiadora melhor! Adoro suas abordagens e faço muito uso disso tanto na faculdade quanto na sala de aula onde atuo! Muito obrigada!
Seria interessante falar sobre Alibaba agora, já que foi citado
Que explicação maravilhosa. O livro "Mil e uma noites" é lindo, fiquei sabendo que ele foi traduzido do original em 2005 por um professor da USP, o professor Mamede.
Vcs podiam falar do mundo árabe pré islâmico, principalmente a cultura. Qual a veracidade histórica do q conhecemos dessa cultura (sultões, dança do ventre, roupas, etc)? Quanto do nosso imaginário sobre isso vem da cultura persa? Amo o canal, bjs
Nunca havia me interessado pela "verdadeira" história do conto mas, depois de ouvir uma entrevista no rádio, cheguei a esse canal. É para mim a melhor animação, depois do Príncipe do Egito. Lembra-me quando os meus filhos eram pequenos e eu os levava para o cinema ou comprava fitas VHS (piratas ou não) para assistir essas animações.
Aquela cena com o jogo do Alladin, me bateu uma nostalgia muito boa. Tinha para Mega Drive e Super Nintendo, e eram muito bons os jogos. Difíceis!!!!
Eu tenho um emulador de Nintendo no computador, jogo sempre que posso.
Outra ficção que faz parte dos contos e que foi adaptada para o cinema em forma de animação é a do Simbad, o marujo
Ótimo vídeo como sempre, mas só um adendo, o Iago não é uma arara e sim um papagaio, nas animações isso fica claro, por mais que pareça uma arara vermelha. Um link da animação confirmando th-cam.com/video/e_x1_xR0dGM/w-d-xo.html
verdade
Mas gente, até o milho por aqui? Hahahahah
Olá muito atrasado!
Vocês deveriam fala sobre o Nerdologia e como tudo começou
Mais Nerdologia História com lendas árabes, por favor!
Nerdologia GENIAL!
Sempre quis saber mais o por trás dessa história.
Felipe, acho que vale a pena citar a versão traduzida direto do árabe pelo professor Mamede Mustafa Jarouche publicada pela editora Globo. Esse professor entrou em contato com diversos manuscritos e encontrou versões orientais do conto de Aladin, que se encontra no valume quatro da edição da Globo. Abraços!
O Filipe de Abu no final do vídeo ficou demais 😂😂😂😂
Filipe pô
@@sena167 corretor me ferrou😩
@@sena167 corrigido
seria interessante se houvesse um nerdologia história sobre o anime Magi, não é um anime muito famoso, mas ele mistura várias lendas e culturas da idade antiga na construção do seu mundo.
Não é um anime famoso? kkkkkkkkkkkkkkkkk cara é manga mega popular que ganhou vários premios
@@alexvalverde8819 é que hj em dia ele não é tão lembrado, mas na época ele fez sucesso sim, mas infelizmente não vai ter continuação em anime :/
por favor! façam algo sobre o Timtim! ou sobre detetives espetaculares como Timtim, Sherlock Holmes, Dr. Dupim...
Uns dos melhores vídeos do Nerdologia
Muito massa vocês darem os créditos de cada ilustração para os devidos artistas!
@Nerdologia quebrando esteriótipos e ampliando a visão sobre culturas orientais.
Que coincidência boa, pois vi o filme ontem e acordei cantando as músicas! Excelente vídeo, Felipe.
Curto muito os conteúdos do metrologia! Mas Filipe poderia abordar mais sobre a história da humanidade como Era Vargas, Idade média , império romano ...
Excelente exposição sobre o Orientalismo....nessa época houve também o poema sinfônico de Rinsky0Korsakov chamado Scheherazade. Interessante citar que os compositores dessa época (principalmente russos) utilizavam desse sabor "exótico" para atrair o público de Paris. Curiosidade: o primeiro a usar o Orientalismo na música foi brazuka....Carlos Gomes com "il Guarany"
Dunedain Ithilien exatamente! Por isso eles eram considerados exóticos nas Exposições mundiais de 1889 e 1900.
Tô doido pra ver o filme!!!
Vai no cinema 😚🤣🤣🤣
Felipe, contexto histórico de contos antigos é muito legal... podia ter algo assim dos irmãos grimm, visto as contribuições deles pra esse tipo de assunto.
Tem uma música excelente do Renaissance, Song of Scheherazade, que é inspirado nas mil e uma noites. Ouçam, é uma das melhores músicas que já ouvi.
Qual gênero?
@@ateginadeusaportuguesadano458 Rock progressivo
Tinha uma banda brasileira de Belém do Pará, cujo nome era Banda Amor Perfeito, que gravou uma música com o título "Gênio da Lâmpada". A letra faz algumas referências ao conto, além de ter no arranjo alguns elementos da música árabe/indiana/persa.
Cultura árabe é linda e muito rica!
Faltou dizer que houveram umas 30 versões em live-action de Aladdin, antes da animação da Disney.
Eu já assisti um antigasso kkkkk
Caraca!!!
Dois gênios?
Sinistro.
como sempre muito bom! Felipe, aproveita que estamos no mês do são joão e faz um sobre o forró! já deixo a recomendação de um bom livro: O fole roncou! Uma história do forró do Carlos Marcelo
Obrigada! Tinha muita curiosidade para entender porque tinham roupas e construções típicas indianas num ambiente árabe.
Nerdcast sobre os Persas pfv!!!
O vídeo é tão bom que me inspirou a fazer algo semelhante no meu TCC (Eu estava sem saber o que fazer hahaha)
Vídeo! Bem escrito, bem produzido e conduzido e além disso aprendi um montão! Valeu Nerdologia e Filipe!
Olá, por favor,
Façam um vídeo falando sobre a origem da palavra "inocente".
Por favor, que tal falar sobre o surgimento das máfias ?? Tô viciado em Peaky Blinders
É engraçado notar que obras de arte (incluindo arquitetura) e a literatura floresceram no período em que o Islã dominava parte da Europa, o norte da áfrica e todo o oriente médio, com muita brutalidade
FAZ UM SEGUNDO COM CURIOSIDADES OU ASPECTOS HISTÓRICOS SOCIAIS ETC ETC PLSSSS EU AMO ALADDIN, fal um dois pelo amor de Allah! 😍😍
Grata, a gerência!
Senti falta de mais informações sobre o conto original.
Falando em Origens, poderia fazer um programa explicando como funcionam os exames de DNA para descobrir origens étnicas?
Ótimo nerdologia, gosto muito dos de ciência, mas prefiro os de historia. Filipe, vc pode fazer mais nerdologia de Mitologias por favor, quando tinha mais tempo livre, procurei mais sobre mitologia Persa, era muito fã de prince of percia, mas n encontrei nada realmente comprovado como as mitologias gregas e nordicas. Obrigado pelos videos.
O que acham de fazerem um vídeo sobre o povo cigano? Origem e tal... 👨🏻💻
Faz um nerdologia sobre o Simbad
Huumm. Bem interessante. Bom assistir esse nerdologia, após ver o filme do alladin. Curioso que teve uma das versões do filme do conto do Alladin que falam de 2 Gênios,um da lâmpada e outro Gênio do Anel que foi lançado bem antigamente.
Tem um jogo para Game Gear chamado Defenders of the Oasis que também tem bastante mistura de Contos da Mil e uma Noites
Sempre quis esse ep, vlw Nerdologia
No Sonic And The Secret Rings, tem o anel que o Sonic usa que é onde a Sharah, e na lâmpada, o Erazor , que é o antagonista, legal !
Sobre os djinns; um muito conhecido é o ifrit, efreet. Inclusive aparece na serie deuses americanos.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Este canal é incrível.
Por favor, faz um vídeo sobre o Edgar Allan Poe, como foi feito sobre o Lovecraft
Amiguinhos existe um outro desenho de aladin com versão dublada em português produzido pela Toey animation se não me engano a pedido da Disney de 1981 ou 82 quando a Disney ainda terceirizava animações. Que é muito bom a meu ver, é me veio muito a memória ao assistir o filme.
Faz um vídeo falando sobre Ford vs Ferrari..
Existem duas cidades na perto do rio Jordão q tem o nome de Agrabah, mas a escrita das duas tem diferença nas escrita, uma delas fica dentro de um vale, assim como dito pelo narrador do desenho
Que voz bonita e video bem feito, parabéns.
Putz! Abriu a minha mente hahah
Nerdologia sempre bom!
Eu simplesmente AMO a história de Aladdin...até hoje a animação é uma das melhores que a Disney fez...quem também curte dá like aí...
Os contos sempre são adultos e depois teve várias releituras que os tornaram infantis e com novos elementos
Já comparei as histórias contadas nos jogos Aladdim e Prince of Persia, ambos de SNES, e achei muito parecidas, teriam elas a mesma raiz literária?
@@ahmadtaha8236 No do super nintendo, se não me engano, o chefão final também se chama Jafar, até achei que fosse algum tipo de título; também nos jogos de snes, o que faz o calabouço "pegar fogo" no Aladdin é o macaco pegando a jóia, no Prince of Persia é aquela sombra maligna que sai do protagonista
Muito bom pelo vídeo! Ótimo conteúdo.
Esse vídeo deu um nó hehe. Muita informação!
Vocês podem fazer um vídeo sobre porque pessoas orientais tem olhos tão puchados em comparação com o resto do mundo. Quais os fatores que contribuíram para isso.
O vídeo tá 😎 excelente!
Poderiam fazer um sobre a historia da pólvora
Amaria que um gênio da lâmpada aparecesse pra mim
Faz um nerdologia de Magi!! ✌🏽😜
um ótimo video, vindo de um ótimo trabalho de pesquisa.
Amei o novo filme, Jasmine está MT empoderada
Ainda não vi o remake, mas no original ela já era bastante.
Essa história do Aladin é muito foda
Bela história.....tanto para crianças quanto para adulto😁🎵🎶♩🎼🦁🐯🐆🐅🐆
Alguém sabe se esse livro do hanna diab d'alep a paris, vai ganhar alguma tradução,desde já agradeço.
Parabéns pelo conteúdo!
Excelente Vídeo, Excelente Pesquisa!
De forma bastante resumida, o conto de Aladim é um grande"plot Twist"
Aprendi o significado de Grão-Vizir na música Chão de Giz, de Zé Ramalho.
Excelente!
QUE TAL MAIS UMAS DUAS TEMPORADAS???????
Muito interessante! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente trabalho Felipe!
Existe algum livro que conte a história do Oriente? Aqui só vemos a História Ocidental.
Ótimo vídeo parabéns para todos
Sei que ja tem um nerdologia sobre a revoluçao russa, mas gostaria muito de um video específico sobre a guerra civil que se seguiu. Se puder me indicar um bom livro em portugues sobre o assunto agradeço muito!!!
O Livro Castelo no Céu é expirado em Aladim ?
Filipe, Existe um mangá/anime chamado Ajim, que fala sobre pessoas "imortais". Teria alguma relação com os Djinn mencionados no vídeo?
Muito legal!
quais outra historias tem no livro mil e uma noites?
são várias como Alibaba e os 40 ladroes
São muitas! Além da clássica história de Sherazade, tem do Ali Babá e os quarenta ladrões, do tapete voador, o incômodo cadáver, o califa e o burro, a princesa dos olhos de gazela, a torre das mil tristezas, o palácio soterrado, as três maçãs etc.. Pense numa coletânea de vários contos populares do Brasil, só que bem maior.
Aladin, Ali Babá e outras 999
Não esqueça de ler os livros do Ricardo kinis, editora clube de autores.
que video maravilhoso!!
Minha geração cresceu vendo obras da Disney
nossa as obras da Disney vem desde da decada de 70
@@alexvalverde8819 o primeiro filme da Disney saiu na década de 30 ou 40
Qual a primeira profissão?
Nesse Nerdologia aprendi que o clã dos Sheherazade tem essa tendência de falar coisas desconexas com a realidade.
ótimo vídeo filipe , depois que assisti fiquei pensando em uma coisa , o significado do nome do anime/mangá ajin tem origem árabe ? até pq os seres na obra que os humanos chamam de ajins são muito parecidos com os djinns.
ae podia colocar o link com as ilustrações usadas no fundo se os autores liberassem
No anime Magi tem umas Djinn com tetonas kkkkk
kkkkkkkkkkkkkk isso é fan service