Dica simples e importantíssima ! Pratico marcenaria a mais de 30 anos,com 10 dedos !!!!, e a sua abordagem é objetiva para quem está começando e respeitosa para quem já tem um certo tempo. Por favor nos traga mais dicas.
Obrigado, MB, foram dicas simples que até achamos bem singelas, mas pela reação dos nossos parceiros foram importantes. Seja bem vindo aqui e participe sempre.
Gostei muito de ver Cleber que valoriza a Segurança. Isso é muito importante para quem se inicia na profissão. Excelente aula! Hoje o EPIs estão ao dispor de todos, mas também se faz necessário ter bom senso, como você claramente nos demonstrou! Cansado, de mau humor ou após injestáo de bebidas alcoólicas são outro perigo. Que beleza de máquina esta! Em ferro fundido deve se uma maravilha! Um bom profissional precisa seguir estas regras!
Obrigado mestre por compartilhar seus educativos ensinamentos. Fico muito feliz em assistir seus vídeos, pois agora com os meus 57 anos, resolvi me aventurar no mundo mágico da marcenaria. E estou muito contente por conhecê-lo. Um grande abraço.
Com o TH-cam temos a oportunidade de ter grandes professores a nos ensinar. Isso é uma grande honra. Aprendo e aplico nos meus projetos que melhoram cada vez mais. Obrigado, caro mestre!
@@MadeiraPrima, poderia criar uma especie de sorteio entre os inscritos para conhecer e participar de um video de dicas? Seria bem interessante e pouco se vê nos canais...
@@MadeiraPrima quando for fazer um novo video, convidar alguem que esteja onscrito no seu canal para participar do vídeo, ficaria um video instrutivo e mais intimista... se prederir, meu Whatsapp é 11.99738.6256, Adriano....
O problema é que só poderia convidar gente aqui de Porto Alegre. Até chamei um convidado de Floripa, O Luthier Pablo Rivera, mas ele tinha uma certa intimidade com a produção de vídeos e mandou a sua participação gravada. Vamos pensar n assunto. Gostamos muito da ideia. O problema é realizar. Abraço.
Olá tenho uma serra igual a essa estou reformando pois comprei ela num ferro velho aqui da minha cidade coloquei um motor de 1 cv ficou Boa mas dá pra melhorar estou montando uma oficina pequena espero aprender muito com o Madeira Prima parabéns ótimo canal
Parabéns Cleber, cada dia mais seu fã, infelizmente devido à demanda da Cutelaria Faverzani, o tempo tá ficando curto e quase não estou acompanhando muito os video dos amigos, porém sempre que vou gravar para o canal da Cutelaria, me inspiro nos seus videos e na sua simpatia para tentar fazer o melhor para os meus espectadores! Excelentes dicas de segurança! sou um apaixonado pela esquadrejadeira, foi a máquina que iniciei meu aprendizado quando garoto ainda, lá em 1993, tanto que a minha atualmente eu mesmo que a fiz utilizando um motor de lavadora muller e madeiras de reaproveitamento! há felizmente tenho todos os dedos em perfeito estado também! grande abraço!
Sei como é, prezado. Quero ver uns vídeos seus sobre cutelaria. Ainda bem que vc tem todos os dedos. Isso mostra que vc é excelente profissional. Abraço.
Muito boa as suas dicas. Achei muito interessante no canal "Amarido Móveis de Demolição", a maneira que ele faz as espigas usando uma tupia estacionária com duas laminas de serra. Um abraço
Sim, Elcio, como já falamos outras vezes, cada um escolhe a técnica que mais se adapta. Muitos marceneiros tem um certo medo da Tupia, principalmente as estacionárias. Abraço e participe sempre.
Parabéns pelo conteúdo e pelo lindo cenário-oficina. Vi uma vez um vídeo de um acidente com tupia de mesa: o operador usava uma camisa de manga comprida e parte da manga enrolou na fresa
Perfeito, praticamente vc falou o que meu pai me disse a muitos anos - "respeite a ferramenta, se não o fizer ela vai reagir e você vai pagar caro". Hoje, quando termino meu expediente - sou um velho aposentado que não para - se tomo um gole de cerveja, não pego nem uma chave de fendas.
Tem o meu respeito oficial , pois assim chamamos os bons profissionais na arte de marcenaria, louvado seja Deus tenho todos os meus dedos nas mãos , mesmos com pouca caminhada no ramo apenas dezoito anos , minha opinião pode trabalhar com esse movimento de vai e vem desde que a madeira esteja preza no carrinho da maquina , segundo da pra também ser feito com os primeiros cortes na serra esquadrejadeira "o talão" ;e no segundo passo ir para a tupia , terceiro passo também pode ser feito em uma espigadeira assim na sequência concluindo com a grosa entretanto , parabéns pelo conteúdo ...
Sim, Douglas, todas essas técnicas que vc falou são ótimas. Eu apenas demonstrei a mais simples, pois nem toda a marcenaria tem tupia ou respigadeira. Abraço e apareça sempre aqui, pois opiniões de gente experiente sempre tem espaço.
Muito legal esse vídeo Cleber! E a serra de bancada achei muito linda e parece bem aferida já na construção, bem robusta. Quanto a correia, acho que ela merece uma proteção até pela beleza da máquina e também porque pode cair sem querer um pedaço de madeira em cima dela e pode ser arremessado para qualquer lado, sei lá, será? Forte e fraterno abraço! Mão de amiga!
Acerbi foi uma empresa sensacional! Todos os equipamentos que vi até hoje são de extrema robustez. Um tempo atrás comprei uma serra-fita volante de 40. Como fiquei sem usar por um bom tempo acabei vendendo. Tenho um arrependimento danado por ter vendido.
No caso do colega que falou da correia sem proteção, até entendo, porque segundo a norma de segurança, nenhum tipo de polia deve ficar desprotegida, por vários motivos. Valeu professor👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 um abraço.
Na verdade a gente tá fazendo uma provocação para as pessoas perceberem que no dia a dia da oficina, às vezes, a gente esquece da manutenção e da segurança. Abraço, Ivo.
@@MadeiraPrima Em alguns casos, o remédio dá sonolencia em outros alteram o raciocínio deixando mais lento... Parabéns por ajudar a formar novos talentos e com cuidado necessário.
Obrigado pela sugestão, Elton. Por enquanto estamos focados em restauração. Quem sabe no futuro a gente comece a falar de projetos e ai, sim, esse será um dos primeiros temas.
Professor Cleber: gostaria de cumprimentá-lo pela excelência dos assuntos do canal Madeira Prima e pela apresentação agradável das matérias relacionadas à marcenaria! . Quando jovem, tive uma passagem no curso profissionalizante do ginásio industrial da escola Rocha Mendes (antiga Getulio Vargas) aqui em São Paulo, capital, lá pelos anos sessenta, onde aprendi a utilizar o torno de madeira, que para mim, foi uma das atividades mais gratificantes de todas que participei. Hoje, engenheiro eletrônico aposentado, faço alguma coisa apenas por hobby e informo estar inscrito no canal, onde estou aprendendo com prazer sobre as técnicas do ofício , as matérias- primas, ferramentas, etc. Desejo-lhe muito sucesso ! Abraço !
Obrigado pela oportunidade de aprender. Gostaria de vê um programa sobre quais arvores de pomar, jardim....Exemplo: goiabeira, manga...etc. servem para ser utilizadas na marcenaria?
Oi Cleber .. eu assisto incansavelmente os seus vídeos .. vc entende muito do assunto .. e melhor do que isso, vc transmite de uma forma muito fácil e é uma delicia de assistir .. Tenho q dar os parabéns também ao Thales e a Paula pela edição e filmagem q estão incriveis .. eu vim lhe dar uma dica.. Vc deveria criar um curso aqui no youtube.. um curso dividido em módulos.. vc cria o módulo básico e depois, intermediário e avançado .. o módulo basico, vc solta ele aqui gratuito no youtube.. seria uma forma de chamar pessoas .. muitas pessoas seriam beneficiadas por esse curso .. elas aprenderiam o básico para fazer um serviço leve em casa .. e os módulos intermediário e avançado vc pode cobrar por eles.. pq assim quem tiver interesse em dar continuidade no ramo e aprender a profissão para trabalhar, pode lhe pagar uma taxa pelo restante do curso e virar um grande profissional.. Tenho certeza q vai ser um grande sucesso .. aguardo anciosamente por isso .. grande abraço !!
Obrigado, Edson. Já tivemos essa sugestão, mas ainda não pensamos no assunto. Por incrível que pareça, nosso tempo é muito curto para fazer as duas coisas, mas vamos pensando no assunto. Abraço.
Sou imensamente grato por assistir seus vídeos. São de uma clareza maravilhosa! Didáticos e agradáveis. Aprendo muito! Triste é saber que estão tão longe de mim rs. Passaria aí pra tomar um café e apreciar esse trabalho fabuloso bem de perto. Abraço a equipe e gratidão!
Parabéns Sr Cleber pelas dicas de segurança e respeito pelo maquinário. Sou formado pelo SENAI e este aprendizado trago sempre. Vc deve providenciar uma proteção para correia e polias de sua serra. Grande abraço!!!
Sim, na verdade muita coisa que a gente apresenta é uma espécie de "provocação" para as pessoas sentirem as dificuldades do dia a dia da oficina. Ela tem uma proteção original. Obrigado e participe sempre.
Que eu conheça, não, Leonardo. Isso tem muito a ver com a característica natural da madeira. O que existe é um processo chamado de autoclave, onde a madeira recebe produtos quómicos, como nos antigos postes de madeira, e hoje com madeiras para pergolados, mas na verdade esse processo apenas impermeabiliza a madeira, mas não muda muito a sua característica original. Abraço
É uma pampa em ferro fundido e o suporte quebrou. Então temos que soldar, mas esse tipo de solda tem que ser especial. Mas na próxima ela já vai estar bem arrumadinha. Abraço.
Obrigado por mais esse ensinamento, de grande valia... Principalmente para mim que estou iniciando nesta jornada maravilhosa que é o universo da marcenaria...
Assim que surgir um desafio de uma cadeira ou objeto de madeira vergada, vamos tentar mostrar. Na verdade, Carlos, é necessário um conjunto de ferramentas e equipamentos especiais para trabalhar nessa área, mas existem algumas coisas que podemos fazer na oficina. A tua sugestão está anotada. Abraço.
O sr poderia fazer uma cobertura de madeira para esconder a polia do motor, ela assim se torna mais perigosa. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - João 3:16
Cleber, muito importante as dicas de segurança com certeza, parabéns pelo profissionalismo. Meu amigo, gostei muito do conceito "trocando idéias" e gostaria de sugerir um tema para você nos ensinar. Tenho uma paixão por molduras de enfeite em portas, portas de armários, gavetas. Me refiro aos filetes de madeira com estilo colonial que deixam as peças muito mais lindas. Penso que são filetes de madeira passadas na tupia para deixa-las com o estilo desejado e depois fixados na peça. Fazer eles retos não me parece um grande mistério, porém como fazer esses detalhes curvados? Valeu, abraços!
Obrigado, Julio. Na medida em que surjam móveis com esses detalhes vamos explicar, sim. Muito legal a tua sugestão. Em restauração, muitas vezes, temos que fabricar algumas e quase sempre fazemos à mão, pois não temos os moldes originais.
Vale registrar que as pessoas não devem achar que acidentes só acontecem com os outros, a maioria dos acidentes em máquinas é puramente falta de atenção e cuidado, também a pressa é um grande causador de acidentes.
Ótimo você ter atentado para as questões de segurança. Apenas de exemplo, assistia e admirava um marceneiro americano (na TNT dos EUA), o Norm Abram (The New Yankee Workshop). Era possível observar que tinha todos os dedos em perfeito estado, o que não é engraçado mas admirável. Abraços.
É isso, Paulo. É claro que ninguém corta o dedo para ter um troféu, mas muitos marceneiros fazem questão de mostrar o problema. Eu prefiro ter todos os dedos... Abraço
Por favor ensine como fazer a parte fêmea da espiga. A parte macho o Sr. Já mostrou 2 vezes. Se possível, mostre também como utilizar uma tupia. Obrigado. Abraços
Sou Marceneiro a muitos anos e posso dizer com certeza Os Marceneiros que aprendem no senai ou com outro marceneiro experiente tem menos chance de machucar MAS mesmo assim acontece raramente Agora marceneiro que aprende sozinho como eu e alguns outros tem Bem mais chance de machucar pois NAO tiveram o outro pra acompanhar A verdade é esta . Qualquer modo e raríssimo um que não tenha tido ao menos um corte sinho numa desempenadeira . . .
Sim, Silvio, é verdade, mas estamos fazendo a nossa parte e batendo nessa tecla. Temos visto muito acidentes que poderiam ser evitados, e também, muita gente fazendo demonstração arriscada na internet, face e youtube...
@@MadeiraPrima Verdade mesmo amigo . . . Marcenaria é uma profissão MUITO perigosa Existe 1001 maneiras de machucar Conheço gente que ficou ""aleijado "" sem condições de trabalhar Por isso eu tbem recomendo a todos MUITO cuidado Pra vc ter uma idéia as companhias de seguro cobram 3 vezes mais pra segurar um marceneiro do que um mecânico Li isso num livro de Marcenaria que aliás foi escrito por um inspetor chefe do senai . . .
Dica simples e importantíssima ! Pratico marcenaria a mais de 30 anos,com 10 dedos !!!!, e a sua abordagem é objetiva para quem está começando e respeitosa para quem já tem um certo tempo. Por favor nos traga mais dicas.
Obrigado, MB, foram dicas simples que até achamos bem singelas, mas pela reação dos nossos parceiros foram importantes. Seja bem vindo aqui e participe sempre.
Gostei muito de ver Cleber que valoriza a Segurança. Isso é muito importante para quem se inicia na profissão. Excelente aula! Hoje o EPIs estão ao dispor de todos, mas também se faz necessário ter bom senso, como você claramente nos demonstrou! Cansado, de mau humor ou após injestáo de bebidas alcoólicas são outro perigo. Que beleza de máquina esta! Em ferro fundido deve se uma maravilha! Um bom profissional precisa seguir estas regras!
É verdade, Nanci. Estamos apenas abrindo uma área de discussão que pretendemos ir seguindo. Contamos com a tua parceria.
Obrigado mestre por compartilhar seus educativos ensinamentos. Fico muito feliz em assistir seus vídeos, pois agora com os meus 57 anos, resolvi me aventurar no mundo mágico da marcenaria. E estou muito contente por conhecê-lo. Um grande abraço.
Que legal, Izairton. Pode ter certeza que a satisfação de trabalhar com madeira ultrapassa qualquer faixa etária. Abraço e bons trabalhos...
@@MadeiraPrima Obrigado pelo retorno, fazer o bem aos outros é um dom divino e maravilhoso, a gratidão o melhor presente.
Obrigado, Izairton. Seja bem vindo aqui.
Com o TH-cam temos a oportunidade de ter grandes professores a nos ensinar. Isso é uma grande honra. Aprendo e aplico nos meus projetos que melhoram cada vez mais. Obrigado, caro mestre!
Nós que agradecemos a sua presença e participação aqui. realmente o TH-cam abriu muitas portas. Temos que saber usar.
20mil que ja sao 30mil.
este seu exemplo de com fazer errado foi perfeito. mostrar o errado para nunca mais fazer
parabens mais uma vez
Obrigado pela presença e comentário.
Parabens amigo , ficou show .
Obrigado, Alelaio. A sua participação aqui é muito legal. Abraço
Muito bom ter essas dicas de segurança, anda estou montando minha serra e imaginava fazer essa espiga da maneira mais perigosa...
É isso, às vezes a gente pensa que vai mais rápido, mas é só ilusão. Abraço e bom trabalho.
@@MadeiraPrima, poderia criar uma especie de sorteio entre os inscritos para conhecer e participar de um video de dicas? Seria bem interessante e pouco se vê nos canais...
Explica melhor a tua ideia....
@@MadeiraPrima quando for fazer um novo video, convidar alguem que esteja onscrito no seu canal para participar do vídeo, ficaria um video instrutivo e mais intimista... se prederir, meu Whatsapp é 11.99738.6256, Adriano....
O problema é que só poderia convidar gente aqui de Porto Alegre. Até chamei um convidado de Floripa, O Luthier Pablo Rivera, mas ele tinha uma certa intimidade com a produção de vídeos e mandou a sua participação gravada. Vamos pensar n assunto. Gostamos muito da ideia. O problema é realizar. Abraço.
Parabéns pelo conteúdo dos vídeos, pois a cada vídeo eu aprendo mais e mais...
Forte abraço!!!
Sou Welton aqui de São Paulo
Excelente aula meu querido.Obrigado pelo video.
Nós que agradecemos a sua presença aqui, Sergio. Vc está sempre nos prestigiando.
Muito obrigado Sr. Cleber. Esse ângulo na máquina ficou melhor. Eu tbm fiquei com essa dúvida na outra oula.
Nós que agradecemos a presença.
adorei parabens pelo video ganhou mais um escrito ...
Obrigado, Emerson. Seja bem vindo aqui no canal.
Olá tenho uma serra igual a essa estou reformando pois comprei ela num ferro velho aqui da minha cidade coloquei um motor de 1 cv ficou Boa mas dá pra melhorar estou montando uma oficina pequena espero aprender muito com o Madeira Prima parabéns ótimo canal
Parabéns. Sempre que precisar participe aqui do canal e esperamos ajudar trocando ideias com os amigos.
Obrigado mestre pela sua consideração e explicação.
Nós que agradecemos a sua participação aqui, Eduardo.
Parabéns Cleber, cada dia mais seu fã, infelizmente devido à demanda da Cutelaria Faverzani, o tempo tá ficando curto e quase não estou acompanhando muito os video dos amigos, porém sempre que vou gravar para o canal da Cutelaria, me inspiro nos seus videos e na sua simpatia para tentar fazer o melhor para os meus espectadores! Excelentes dicas de segurança! sou um apaixonado pela esquadrejadeira, foi a máquina que iniciei meu aprendizado quando garoto ainda, lá em 1993, tanto que a minha atualmente eu mesmo que a fiz utilizando um motor de lavadora muller e madeiras de reaproveitamento! há felizmente tenho todos os dedos em perfeito estado também! grande abraço!
Sei como é, prezado. Quero ver uns vídeos seus sobre cutelaria. Ainda bem que vc tem todos os dedos. Isso mostra que vc é excelente profissional. Abraço.
Como sempre um conteúdo de qualidade grande abraço Deus abençoe sempre .
Obrigado Juninho. Não esqueça de aparecer por aqui e participar.
parabéns por mais uma video aula
Obrigado. Apareça sempre por aqui e participe.
Boa tarde. Excelente video. Tenho sessenta snos adoro marcenaria.minha avo materna foi merendeira no silon rosa de santa maria muitos anos.
Sim estudei lá final dos anos 60 e início dos anos 70. É o milagre da internet... Abraço
Muito boa as suas dicas. Achei muito interessante no canal "Amarido Móveis de Demolição", a maneira que ele faz as espigas usando uma tupia estacionária com duas laminas de serra. Um abraço
Sim, Elcio, como já falamos outras vezes, cada um escolhe a técnica que mais se adapta. Muitos marceneiros tem um certo medo da Tupia, principalmente as estacionárias. Abraço e participe sempre.
Parabéns pelo conteúdo e pelo lindo cenário-oficina. Vi uma vez um vídeo de um acidente com tupia de mesa: o operador usava uma camisa de manga comprida e parte da manga enrolou na fresa
Esse é uma assunto, Maurício, que vamos abordar assim que a gente passar pelas outras máquinas. Obrigado.
Perfeito, praticamente vc falou o que meu pai me disse a muitos anos - "respeite a ferramenta, se não o fizer ela vai reagir e você vai pagar caro". Hoje, quando termino meu expediente - sou um velho aposentado que não para - se tomo um gole de cerveja, não pego nem uma chave de fendas.
É isso, ai, Nelson. O teu pai tinha sabedoria. Que bom que vc recebeu essas orientações. Abraço.
@@MadeiraPrima Tinha não, ainda tem, o véio está com 80 mas ainda está uma rocha e continua dando porradas quando precisa.
É isso, Nelson, o trabalho nunca faz mal a ninguém e só envelhece quando a gente faz o que NÃO gosto... Abraço
Tem o meu respeito oficial , pois assim chamamos os bons profissionais na arte de marcenaria, louvado seja Deus tenho todos os meus dedos nas mãos , mesmos com pouca caminhada no ramo apenas dezoito anos , minha opinião pode trabalhar com esse movimento de vai e vem desde que a madeira esteja preza no carrinho da maquina , segundo da pra também ser feito com os primeiros cortes na serra esquadrejadeira "o talão" ;e no segundo passo ir para a tupia , terceiro passo também pode ser feito em uma espigadeira assim na sequência concluindo com a grosa entretanto , parabéns pelo conteúdo ...
Sim, Douglas, todas essas técnicas que vc falou são ótimas. Eu apenas demonstrei a mais simples, pois nem toda a marcenaria tem tupia ou respigadeira. Abraço e apareça sempre aqui, pois opiniões de gente experiente sempre tem espaço.
@@MadeiraPrima esse canal é um prazer , um primor, sempre que possível assisto ,pois vale a pena , forte abraço e sucesso ...
Muito legal esse vídeo Cleber! E a serra de bancada achei muito linda e parece bem aferida já na construção, bem robusta. Quanto a correia, acho que ela merece uma proteção até pela beleza da máquina e também porque pode cair sem querer um pedaço de madeira em cima dela e pode ser arremessado para qualquer lado, sei lá, será? Forte e fraterno abraço! Mão de amiga!
Claro Dayse, mas estou muito satisfeito por ter mostrado essa correia assim, pois o debate foi muito grande. Isso também é uma madeira de educar.
@@MadeiraPrima Então estava só esperando pelos comentários hein? Rsrsrsrsrs...
Acerbi foi uma empresa sensacional! Todos os equipamentos que vi até hoje são de extrema robustez. Um tempo atrás comprei uma serra-fita volante de 40. Como fiquei sem usar por um bom tempo acabei vendendo.
Tenho um arrependimento danado por ter vendido.
Sim. Tenho uma fita igual a essa que vc está falando. Para não ter arrependimento, eu não vendo... abraço.
ótimo trabalho
Obrigado, Emanuel. Apareça e participe sempre aqui do canal. Abraço
Gostaríamos de ver mais projetos , muito obrigado
Por enquanto ainda estamos nos processos de restauração. Um abraço, Marcio
@@MadeiraPrima ok seu canal eh muito útil
Obrigado, Marcio. Continue nos prestigiando.
Mais um show!
Obrigado. Participe sempre aqui do canal.
No caso do colega que falou da correia sem proteção, até entendo, porque segundo a norma de segurança, nenhum tipo de polia deve ficar desprotegida, por vários motivos. Valeu professor👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 um abraço.
Na verdade a gente tá fazendo uma provocação para as pessoas perceberem que no dia a dia da oficina, às vezes, a gente esquece da manutenção e da segurança. Abraço, Ivo.
Muito bom !!!
Obrigado. Seja bem vindo aqui e participe sempre.
Muito bom! Remédio tb é perigoso! Muitos alteram o raciocínio...
É verdade, mas normalmente quem tá tomando remédio já recebeu orientação do médico. Vou lembrar de falar, nas próximas.
@@MadeiraPrima Em alguns casos, o remédio dá sonolencia em outros alteram o raciocínio deixando mais lento... Parabéns por ajudar a formar novos talentos e com cuidado necessário.
É isso, Lourenço. Obrigado pela força e pela participação aqui no canal.
Dicas de Ouro, parabéns pelo video...
Obrigado, Yonny, vc é um parceiro antigo e sempre está prestigiando nosso canal. Abraço.
Boa noite Cléber! Dica claríssima... Depois de ver esse vídeo só faz errado quem quer!!!👏👏👏👏👏👏
É verdade, mas muitas vezes a gente se sente autosuficiente e acha que não vai acontecer com a gente. Abraço, Celso
Você e muito carismático
Obrigado.
Vc é muito carismático... Parabéns... Vc me lembra o Jô Soares...
Devo dizer que me orgulha a comparação. Obrigado.
Parabéns pelos ensinos que nos proporcionar. Obrigado mestre
Nós que agradecemos a sua presença e participação aqui no canal, Nilson. Apareça sempre.
Parabéns pelas dicas Cléber. Isso contribui para nosso aprendizado. Que Deus te abençoe.
Obrigado, André, a sua presença aqui é muito legal pra gente.
Parabéns pela aula de respeito, de segurança e de conhecimento!!!!!
Obrigado, Anilton. A sua participação é muito importante pra nós aqui.
Obrigado pelos vídeos, se tiver uma dica sobre como calcular quanta madeira precisa pra um projeto em taboas e chapas, seria muito bom, obrigado
Obrigado pela sugestão, Elton. Por enquanto estamos focados em restauração. Quem sabe no futuro a gente comece a falar de projetos e ai, sim, esse será um dos primeiros temas.
@@MadeiraPrima legal, obrigado pela resposta
Sempre às ordens, parceiro.
Sou cuteleiro, gosto muito dos seus vídeos.
O meu sonho é saber alguma coisa de cutelaria. Quem sabe um dia a gente receba umas dicas, Luiz. Abraço
Professor Cleber: gostaria de cumprimentá-lo pela excelência dos assuntos do canal Madeira Prima e pela apresentação agradável das matérias relacionadas à marcenaria! . Quando jovem, tive uma passagem no curso profissionalizante do ginásio industrial da escola Rocha Mendes (antiga Getulio Vargas) aqui em São Paulo, capital, lá pelos anos sessenta, onde aprendi a utilizar o torno de madeira, que para mim, foi uma das atividades mais gratificantes de todas que participei. Hoje, engenheiro eletrônico aposentado, faço alguma coisa apenas por hobby e informo estar inscrito no canal, onde estou aprendendo com prazer sobre as técnicas do ofício , as matérias- primas, ferramentas, etc. Desejo-lhe muito sucesso ! Abraço !
O prazer é nosso de receber vc aqui no canal. Ao saber que podemos trocar ideias é ainda muito mais legal pra gente. Apareça, sempre. Obrigado.
Muito bom mostrar na prática hem!!👏👏👏👏👏👏👏👏
Sim, ivo, a teoria sem prática fica meio inútil, ,mas é importante saber como estamos fazendo as coisas e por quê. Abraço.
Sr Clebde. Sensacional. Parabéns pelo canal e que conhecimento. Desejo mto sucesso aqui no canal e na vida.
Nós que agradecemos as palavras gentis e a sua participação aqui. Abraço
Obrigado pela oportunidade de aprender. Gostaria de vê um programa sobre quais arvores de pomar, jardim....Exemplo: goiabeira, manga...etc. servem para ser utilizadas na marcenaria?
Obrigado pela sugestão, Carlos, Vamos incluir na nossa pauta.
Oi Cleber .. eu assisto incansavelmente os seus vídeos .. vc entende muito do assunto .. e melhor do que isso, vc transmite de uma forma muito fácil e é uma delicia de assistir .. Tenho q dar os parabéns também ao Thales e a Paula pela edição e filmagem q estão incriveis .. eu vim lhe dar uma dica.. Vc deveria criar um curso aqui no youtube.. um curso dividido em módulos.. vc cria o módulo básico e depois, intermediário e avançado .. o módulo basico, vc solta ele aqui gratuito no youtube.. seria uma forma de chamar pessoas .. muitas pessoas seriam beneficiadas por esse curso .. elas aprenderiam o básico para fazer um serviço leve em casa .. e os módulos intermediário e avançado vc pode cobrar por eles.. pq assim quem tiver interesse em dar continuidade no ramo e aprender a profissão para trabalhar, pode lhe pagar uma taxa pelo restante do curso e virar um grande profissional.. Tenho certeza q vai ser um grande sucesso .. aguardo anciosamente por isso .. grande abraço !!
Obrigado, Edson. Já tivemos essa sugestão, mas ainda não pensamos no assunto. Por incrível que pareça, nosso tempo é muito curto para fazer as duas coisas, mas vamos pensando no assunto. Abraço.
muitissimo obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente, vale ouro!!!
Obrigado, Lost Rocket, a sua opinião e participação aqui é muito bem vinda. Abraço.
Sou imensamente grato por assistir seus vídeos. São de uma clareza maravilhosa! Didáticos e agradáveis. Aprendo muito! Triste é saber que estão tão longe de mim rs. Passaria aí pra tomar um café e apreciar esse trabalho fabuloso bem de perto. Abraço a equipe e gratidão!
Obrigado. É sempre um prazer pra nós saber que as pessoas estão apreciando nosso trabalho. Abraço.
Parabéns gostei muito do vídeo parabéns amigo Deus abençoe você
Obrigado, Joderson. Seja bem vindo aqui no canal e participe sempre.
Parabéns Sr Cleber pelas dicas de segurança e respeito pelo maquinário. Sou formado pelo SENAI e este aprendizado trago sempre. Vc deve providenciar uma proteção para correia e polias de sua serra. Grande abraço!!!
Sim, na verdade muita coisa que a gente apresenta é uma espécie de "provocação" para as pessoas sentirem as dificuldades do dia a dia da oficina. Ela tem uma proteção original. Obrigado e participe sempre.
Obrigado mestre pela transmissão do conhecimento, ótimo vídeo e excelente explanação sobre o assunto
Obrigado, Paulo. Não esqueça de nos visitar de vez em quando e dar a sua opinião.
Parabéns pelas dicas, tudo ma marcenaria deve ser com respeito .
Sim, Antonio. E ainda mais que uns minutinhos a mais nunca fazem grande diferença. Abraço
@@MadeiraPrima verdade
quando é uma peça muito grande e pesada tipo uma vigota , como tu faz a espiga na serra ? ou nao faz na serra
obrigado
Fazemos sim, mas não nesta serra. Dai a gente usa uma esquadrejadeira que é uma maquina maior e mais adequada. Abraço
Madeira Prima ata uma com carrin
Adoro marcenaria
Bem vindo ao time, Roberlei. Mostre ai o seu trabalho.
Assunto muito interessante. Segurança sempre. 👏👏👏
Sempre. Afinal, ninguém quer entrar pra estatística dos marceneiros sem dedo. Abraço.
Tem algum produto para passar na madeira que deixe ela dura? Tipo a ponto de ser difícil de por um prego ?
Que eu conheça, não, Leonardo. Isso tem muito a ver com a característica natural da madeira. O que existe é um processo chamado de autoclave, onde a madeira recebe produtos quómicos, como nos antigos postes de madeira, e hoje com madeiras para pergolados, mas na verdade esse processo apenas impermeabiliza a madeira, mas não muda muito a sua característica original. Abraço
Parabéns pelo o vídeo, segurança em primeiro lugar, a vida é mais importante, trabalhando com responsabilidade, Deus te abençoe.
Sempre Ednaldo. Alguns minutinhos a mais no trabalho podem fazer muita diferença. Abraço
Se um dia quiser deixar o endereço da oficina vai receber muitas visitas inclive a minha. Valeu mestre
Pois é Carlos. Vamos ter muito prazer em receber os amigos, mas ainda estamos em fase de "arrumação" para poder receber visitas. Abraços.
A proteção da correia estava o que?
É uma pampa em ferro fundido e o suporte quebrou. Então temos que soldar, mas esse tipo de solda tem que ser especial. Mas na próxima ela já vai estar bem arrumadinha. Abraço.
Obrigado por mais esse ensinamento, de grande valia... Principalmente para mim que estou iniciando nesta jornada maravilhosa que é o universo da marcenaria...
Então, bem vindo ao time e apareça sempre por aqui.
Esse ditado falam sempre por aqui. "O marceneiro bom falta dedos".
É verdade, mas o ÓTIMO, cuida da segurança e tem todos os dedos. Abraço, Alan
Gostei do seu personagem em desenho rsrsrsr ficou muito legal
Pois é. Ideia da Paula Miguel e realização do Thales Duarte. Também gostei. Abraço
Fazer um programa para envergar madeira, restauro de cadeiras Thonet
Assim que surgir um desafio de uma cadeira ou objeto de madeira vergada, vamos tentar mostrar. Na verdade, Carlos, é necessário um conjunto de ferramentas e equipamentos especiais para trabalhar nessa área, mas existem algumas coisas que podemos fazer na oficina. A tua sugestão está anotada. Abraço.
O fundo da sua oficina ficou um belo cenário com aquelas peças antigas
Obrigado, Ed, a sua opinião é importante pra nós. Vc já é de casa.
Fiquei muito feliz em ouvir o meu nome, também saber que o comentário foi de ajuda para as pessoas.
Um forte abraço Cleber, admiro muito seu trabalho.
A participação do amigo só valoriza o nosso trabalho. Nós que agradecemos
O sr poderia fazer uma cobertura de madeira para esconder a polia do motor, ela assim se torna mais perigosa.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - João 3:16
Obrigado. Na verdade estamos providenciando o conserto do protetor. Abraço.
Parabéns pelo vídeo
Faz um vídeo mostrando sua oficina
Sou apaixonada por máquinas antigas de marcenaria tenho algumas aqui
Puxa, Jader. Já nos pediram isso, mas a coisa aqui tá um pouco bagunçada, mas está na nossa agenda.
Cleber, muito importante as dicas de segurança com certeza, parabéns pelo profissionalismo.
Meu amigo, gostei muito do conceito "trocando idéias" e gostaria de sugerir um tema para você nos ensinar. Tenho uma paixão por molduras de enfeite em portas, portas de armários, gavetas. Me refiro aos filetes de madeira com estilo colonial que deixam as peças muito mais lindas. Penso que são filetes de madeira passadas na tupia para deixa-las com o estilo desejado e depois fixados na peça. Fazer eles retos não me parece um grande mistério, porém como fazer esses detalhes curvados?
Valeu, abraços!
Obrigado, Julio. Na medida em que surjam móveis com esses detalhes vamos explicar, sim. Muito legal a tua sugestão. Em restauração, muitas vezes, temos que fabricar algumas e quase sempre fazemos à mão, pois não temos os moldes originais.
Agora sim valeew amigão Deus abençoe 👏👏👏👏
Obrigado. vamos em frente. A sua parceria aqui é muito importante... Abraço
Muito respeito com máquinas. Valeu!
Sim, afinal, Rubens, a máquina faz o papel dela. Quem negligencia é a gente... abraço.
Vale registrar que as pessoas não devem achar que acidentes só acontecem com os outros, a maioria dos acidentes em máquinas é puramente falta de atenção e cuidado, também a pressa é um grande causador de acidentes.
É isso, Rodrigo, respeito é a palavra correta na operação de qualquer máquina. Obrigado pela participação aqui. Abraço.
Parabéns meu amigo.
Seu canal é o melhor.
👏👏
Obrigado. Participe e apareça sempre aqui no canal. Abraço
Ótimo você ter atentado para as questões de segurança. Apenas de exemplo, assistia e admirava um marceneiro americano (na TNT dos EUA), o Norm Abram (The New Yankee Workshop). Era possível observar que tinha todos os dedos em perfeito estado, o que não é engraçado mas admirável. Abraços.
É isso, Paulo. É claro que ninguém corta o dedo para ter um troféu, mas muitos marceneiros fazem questão de mostrar o problema. Eu prefiro ter todos os dedos... Abraço
Parabéns ótimo vídeo, gostaria de ver um vídeo sobre lixamento com lixas bem finas como 1200 pra cima, e falar sobre eucalipto vermelho
Sugestão anotada, Canaan Sitio. Obrigado
Se o rádio ainda estiver atrapalhando manda ele pra mim! rs.... abraço e continue com seus vídeos, são ótimos.
Agora não mais, Fernando. Achamos um lugar para as coisas que estavam perdidas. Tem mais coisas ainda.... Abraço
Por favor ensine como fazer a parte fêmea da espiga. A parte macho o Sr. Já mostrou 2 vezes. Se possível, mostre também como utilizar uma tupia. Obrigado. Abraços
Já fizemos esse programa, Roger, Chama-se O furo da Espiga. Quanto à tupia, estamos planejando uma série sobre máquinas, mas ainda não temos data.
Sou Marceneiro a muitos anos e posso dizer com certeza Os Marceneiros que aprendem no senai ou com outro marceneiro experiente tem menos chance de machucar MAS mesmo assim acontece raramente Agora marceneiro que aprende sozinho como eu e alguns outros tem Bem mais chance de machucar pois NAO tiveram o outro pra acompanhar A verdade é esta . Qualquer modo e raríssimo um que não tenha tido ao menos um corte sinho numa desempenadeira . . .
Sim, Silvio, é verdade, mas estamos fazendo a nossa parte e batendo nessa tecla. Temos visto muito acidentes que poderiam ser evitados, e também, muita gente fazendo demonstração arriscada na internet, face e youtube...
@@MadeiraPrima Verdade mesmo amigo . . . Marcenaria é uma profissão MUITO perigosa Existe 1001 maneiras de machucar Conheço gente que ficou ""aleijado "" sem condições de trabalhar Por isso eu tbem recomendo a todos MUITO cuidado Pra vc ter uma idéia as companhias de seguro cobram 3 vezes mais pra segurar um marceneiro do que um mecânico Li isso num livro de Marcenaria que aliás foi escrito por um inspetor chefe do senai . . .
É isso, Silvio. Sempre que surgir a oportunidade vamos enfatizar esse assunto. Abraço
10
Seu Cleber, parabéns, hora dessas fala da típia ,é muito perigosa,
Confesso, Nivaldo, que é maquina que eu menos gosto de trabalhar. Mas com segurança ela funciona bem. Vamos fazer, sim.