Realmente, essa borra, quando tá só o pó, não contém mais alumínio, já foi extraído todo o alumínio. Quando sai esses pedaços, ainda contém muito alumínio. Pra limpar totalmente o alumínio e deixar ele puro, é bom usar algum tipo de produto limpeza pra liberar borra.
Não amigo não existe produto para esse fim , e elevar a temperatura do forno ao maximo 900° e colocar a borra em bolotas ai vc consegue extrair o aluminio todo para ficar so o pó, infelizmente quando se tá fundindo não se tem tempo para extrair a borra da borra se posso falar assim . Mais faz parte do processo
Boa noite , amigo o pessoal e as normas técnicas dizem que a fusão do aluminio e 600° e 650° para derreter e e verdade . Mais para trabalhar com ele liquido tem que aquecer ele até ele acender e ficar igual brasa acessa para preencher formas de areia tranquilamente. Pois o alumínio à 650° nem sai do cadinho para derramar tranquilamente .e em contato com a área úmida ele endurece antes de preencher a forma deixando a peça imperfeito ou com defeitos ( buracos que não preencheu ) . O ideal e elevar a temperatura a uns 900° que vao acender o alumínio nessa temperatura a borra sai um pó fino igual área e na hora que vc tira esse pó esta acesso, mais sempre sai aluminio liquido junto carecendo de vc peneirar depois , fica ai uma dica importante . Vc paga várias praças para derreter vem sempre alguma peça com uma liga mais dura e as veses p furno não esta com a temperatura alta ai e onde sai essa bora bolota com muito aluminio que vc tem que derreter para extrair o aluminio que e o caso dessa borra do video . Qualquer duvida estarei a disposição.
Procurei muito na internet sobre esse assunto e praticamente ninguém comenta nada sobre essas borras. Este é o primeiro video que encontro. Já levei muito dessas bolotas no ferro velho, porque considerei que o custo pra derreter e purificar é muito alto. Tanto no carvão como no gás acho que não vale a pena. Posso estar enganado. Estou tentando montar um sistema que usa óleo queimado que é fácil de adquirir e muito barato. Vi um comentário interessante sobre usar uma escumadeira. Vou fabricar uma e fazer esse teste. Quem sabe resolve essa questão. Deixar aquecer ate os 900° tbm é uma otima dica. Vi alguns videos onde uns colocam a barrilha e outros colocam sal marinho. Esses produtos ajudam na purificação. No mais valeu pelas dicas. 🙏🙏🙏
Bom dia e Obrigado por comentar vamos por partes . O canal @aartedafundicaosemtornojoselio e para ajudar a quebrar o tabu que existe na fundição tudo e segredo e ninguém passa nada ou seja e um circuito fechado . Aqui tmb temos segredos guardados . Mais vamos falar da borra , a borra geralmente e gerada de baixas temperaturas no momento da fundição ou seja se vc usa carvão de 40% a 60% do aluminio utilizado no cadinho vai virar borra ou seja da sucata que vc reservou para derreter só vai utilizar 40% ou 60% dependendo do calor gerado pelo carvão, geralmente usa carvão em um local aberto com uma vasilha para colocar o aluminio e o calor e decipado para cima e o aluminio nunca vai aquecer ao ponto maximo de 900° para ser retirado só a borra em pó limpa sem aluminio . Já o forno fechado cpm alimentação a óleo e a gás e possivel chegar aos 900° e retirar so o pó de descarte sem aluminio , neste caso o aluminio liquido acende e o pó tmb fica encadecente em cima do liquido ai e facio de retirar com uma simples colher só vai sair o pó mesmo sem resíduo de alumínio. Não adianta usar escumadeira com o aluminio abaixo de 900° ele sempre vai fazer bolotas. Não e viável acender um forno para limpar bolotas ou resíduos de aluminio e como falei no video o ideal e no final de um dia de produção na fundição com o forno quente vc limpar a borra , mais isso não será possivel no derretimento a carvão pois a temperatura de 900° não será alcançada só em fornos fechados mesmo lembrando que o alumínio queima ou chega a exaustão entre 1150° e 1250° ai vira cinza. Geralmente as borras são geradas por ligas de aluninio mais duras que vem na sucata ai e preciso levá-la a 900° para purificar , espero que tenha entendido . Sobre o sal caseiro ou barrilha leve ( que e o produto para limpar a agua de piscina ) deve ser colocado no momento antes de retirar o aluminio do forno com p forno aceso ainda o ideia e levar um recipiente fechado ao fundo para que o mesmo queime e solte bolhas no liquido esse processo retira resíduos e impureza do metal aquecido . Olha a liga que sai dessa bolota e uma liga pura e resistente um tipo de aluminio que amassa mais não quebra , qualquer duvida o canal estará a disposição,
@@aartedafundicaosemtornojoselio Caro amigo, muito obrigado por suas explicações. Entendi tudo muito bem. O meu forno é fechado e a gás. Depois que aprendi a elevar a temperatura do aluminio à um valor no qual fica incandescente, na cor avermelhada, consigo retirar as impurezas na forma de pó. Não sei dizer se chega a 900° porque ainda não tenho um termometro com essa capacidade. Ainda sou iniciante nessa arte. Tenho aprendido muito na internet graças às pessoas como Vc, que revelam ótimas dicas nesse processo. Deus te abençoe grandemente. 🙏🙏🙏❤️❤️❤️
Meu amigo tem que explicar direito se vc viu o video todo mesmo repetindo vc tem que agradecer e não criticar , tenho a certesa que vc entendeu esta reclamando que eu repito , de nada meu amigo .
Parabens pela explicaçao.
Realmente, essa borra, quando tá só o pó, não contém mais alumínio, já foi extraído todo o alumínio.
Quando sai esses pedaços, ainda contém muito alumínio.
Pra limpar totalmente o alumínio e deixar ele puro, é bom usar algum tipo de produto limpeza pra liberar borra.
Não amigo não existe produto para esse fim , e elevar a temperatura do forno ao maximo 900° e colocar a borra em bolotas ai vc consegue extrair o aluminio todo para ficar so o pó, infelizmente quando se tá fundindo não se tem tempo para extrair a borra da borra se posso falar assim . Mais faz parte do processo
Tem que usar um tipo de escumadeira pra não sai muito aluminio ,eu uso e só sai borra.
Boa noite , amigo o pessoal e as normas técnicas dizem que a fusão do aluminio e 600° e 650° para derreter e e verdade .
Mais para trabalhar com ele liquido tem que aquecer ele até ele acender e ficar igual brasa acessa para preencher formas de areia tranquilamente.
Pois o alumínio à 650° nem sai do cadinho para derramar tranquilamente .e em contato com a área úmida ele endurece antes de preencher a forma deixando a peça imperfeito ou com defeitos ( buracos que não preencheu ) .
O ideal e elevar a temperatura a uns 900° que vao acender o alumínio nessa temperatura a borra sai um pó fino igual área e na hora que vc tira esse pó esta acesso, mais sempre sai aluminio liquido junto carecendo de vc peneirar depois , fica ai uma dica importante .
Vc paga várias praças para derreter vem sempre alguma peça com uma liga mais dura e as veses p furno não esta com a temperatura alta ai e onde sai essa bora bolota com muito aluminio que vc tem que derreter para extrair o aluminio que e o caso dessa borra do video .
Qualquer duvida estarei a disposição.
650 grau pra derreter o aluminio.
Procurei muito na internet sobre esse assunto e praticamente ninguém comenta nada sobre essas borras. Este é o primeiro video que encontro.
Já levei muito dessas bolotas no ferro velho, porque considerei que o custo pra derreter e purificar é muito alto. Tanto no carvão como no gás acho que não vale a pena. Posso estar enganado.
Estou tentando montar um sistema que usa óleo queimado que é fácil de adquirir e muito barato.
Vi um comentário interessante sobre usar uma escumadeira. Vou fabricar uma e fazer esse teste.
Quem sabe resolve essa questão. Deixar aquecer ate os 900° tbm é uma otima dica.
Vi alguns videos onde uns colocam a barrilha e outros colocam sal marinho. Esses produtos ajudam na purificação.
No mais valeu pelas dicas.
🙏🙏🙏
Bom dia e Obrigado por comentar vamos por partes .
O canal @aartedafundicaosemtornojoselio e para ajudar a quebrar o tabu que existe na fundição tudo e segredo e ninguém passa nada ou seja e um circuito fechado .
Aqui tmb temos segredos guardados .
Mais vamos falar da borra , a borra geralmente e gerada de baixas temperaturas no momento da fundição ou seja se vc usa carvão de 40% a 60% do aluminio utilizado no cadinho vai virar borra ou seja da sucata que vc reservou para derreter só vai utilizar 40% ou 60% dependendo do calor gerado pelo carvão, geralmente usa carvão em um local aberto com uma vasilha para colocar o aluminio e o calor e decipado para cima e o aluminio nunca vai aquecer ao ponto maximo de 900° para ser retirado só a borra em pó limpa sem aluminio .
Já o forno fechado cpm alimentação a óleo e a gás e possivel chegar aos 900° e retirar so o pó de descarte sem aluminio , neste caso o aluminio liquido acende e o pó tmb fica encadecente em cima do liquido ai e facio de retirar com uma simples colher só vai sair o pó mesmo sem resíduo de alumínio.
Não adianta usar escumadeira com o aluminio abaixo de 900° ele sempre vai fazer bolotas.
Não e viável acender um forno para limpar bolotas ou resíduos de aluminio e como falei no video o ideal e no final de um dia de produção na fundição com o forno quente vc limpar a borra , mais isso não será possivel no derretimento a carvão pois a temperatura de 900° não será alcançada só em fornos fechados mesmo lembrando que o alumínio queima ou chega a exaustão entre 1150° e 1250° ai vira cinza.
Geralmente as borras são geradas por ligas de aluninio mais duras que vem na sucata ai e preciso levá-la a 900° para purificar , espero que tenha entendido .
Sobre o sal caseiro ou barrilha leve ( que e o produto para limpar a agua de piscina ) deve ser colocado no momento antes de retirar o aluminio do forno com p forno aceso ainda o ideia e levar um recipiente fechado ao fundo para que o mesmo queime e solte bolhas no liquido esse processo retira resíduos e impureza do metal aquecido .
Olha a liga que sai dessa bolota e uma liga pura e resistente um tipo de aluminio que amassa mais não quebra , qualquer duvida o canal estará a disposição,
@@aartedafundicaosemtornojoselio Caro amigo, muito obrigado por suas explicações. Entendi tudo muito bem.
O meu forno é fechado e a gás.
Depois que aprendi a elevar a temperatura do aluminio à um valor no qual fica incandescente, na cor avermelhada, consigo retirar as impurezas na forma de pó. Não sei dizer se chega a 900° porque ainda não tenho um termometro com essa capacidade.
Ainda sou iniciante nessa arte.
Tenho aprendido muito na internet graças às pessoas como Vc, que revelam ótimas dicas nesse processo.
Deus te abençoe grandemente.
🙏🙏🙏❤️❤️❤️
@kaduskye sou aprendiz tmb tem 3 anos e isso mesmo trocamos experiências .
@@aartedafundicaosemtornojoselio 🙏🙏🙏❤️❤️❤️😃😃😃
Caraca, o homem repete muito, fala e repete novamente. Vá direto no assunto.
Meu amigo tem que explicar direito se vc viu o video todo mesmo repetindo vc tem que agradecer e não criticar , tenho a certesa que vc entendeu esta reclamando que eu repito , de nada meu amigo .