#TASTE

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 ธ.ค. 2024
  • O projeto TASTE visitou a Quinta dos Açores, na ilha Terceira, sendo que aproveitamos esta oportunidade para falar com Helga Barcelos sobre este projeto familiar, do Grupo Barcelos, que integra 4 unidades de negócio: Indústria Carnes, Indústria Lácteos, Restauração e Retalho.
    Numa agradável e descontraída conversa, ficamos a sabre como nasceu este projeto, fruto de um sonho de uma família “que foi desenhado num guardanapo de papel aos domingos ao pequeno almoço”. Segundo a nossa interlocutora “muito do que foi a nossa vivência familiar tentamos trazer para o conceito da Quinta dos Açores”.
    Através dos espaços de restauração e retalho na Terceira, bem como o restaurante Quinta dos Açores em São Miguel, tornam esta empresa uma imagem de marca para locais e para todos os que vistam estas ilhas, bem como um dos elementos de projeção dos produtos açorianos no mercado de Portugal Continental.
    Helga Barcelos iniciou este testemunho por nos contar como foi o início desta história de vida, que começa com os seus pais Francisco Helvídio Barcelos e Maria José Barcelos, tendo ao longo dos últimos 40 anos de dedicação a um negócio familiar, resultado nas quatro empresas do Grupo Barcelos. Francisco Helvídio Barcelos, a primeira empresa do grupo, dedicada exclusivamente à produção de leite; a empresa Maria José Barcelos que foi criada quando o Grupo começa a investir na importação de animais de alto valor genético para os Açores, passando mais tarde a dedicar-se também à exportação de animais vivos e posteriormente à sua engorda; A Pastagem empresa de produção, que se dedica à criação de animais puros de raça Limousine, certificados como IGP (Identificação Geográfica Protegida); Quinta dos Açores que integra a Indústria das Carnes e a Indústria dos Lácteos e finalmente A Quinta Experience criada numa perspetiva de crescimento na área da restauração e gelataria.
    Inicialmente nomeada como Açorcarnes, em 2012 a designação foi alterada para Quinta dos Açores, sendo atualmente a principal marca do Grupo. Na área das Carnes, a Quinta dos Açores faz a desmancha e comercialização das marcas “Carne dos Açores IGP” e “A Pastagem”. Neste domínio aproveitamos para visitar a as instalações, nomeadamente a linha de preparados de carne ultracongelados (Hambúrgueres, Almôndegas e Nuggets) e a linha de preparados frescos - Especialidades da Quinta (Hambúrgueres, Almôndegas, Rolos de Carne e Espetadas).
    Os gelados enquanto produto lácteos de valor acrescentado e a sua combinação com a gastronomia açoriana, têm sido um importante contributo da Quinta dos Açores enquanto veículo promotor da cultura gastronómica das nove ilhas, através de um produto de qualidade “único” numa lógica de comercialização quer nas grandes superfícies comerciais como nas pequenas gelatarias.
    «Quem resistirá a um gelado Dona Amélia ou a um gelado Queijada da Graciosa? O projeto quer ainda batizar um gelado por ilha e atingir mercados além ilhas. A “Olhar o Mundo Rural” dá-lhe a experimentar alguns dos sabores.»
    Para finalizar esta nossa visita, será de referir a loja com produtos alimentares, produzidos no arquipélago, que não se esgotam na marca Quinta dos Açores e que possibilita ao visitante conhecer uma enorme panóplia de produtos gastronómicos, lácteos e vitivinícolas produzidos no arquipélago.
    Vídeo produzido no âmbito do trabalho de campo realizado pelo projeto TASTE - Taste Azores Sustainable Tourism Experiences.
    TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico) e pelo CHAM - Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
    Projeto financiado pelo PO Açores 2020 ACORES-01-0145-FEDER-000106.
    #TASTE #azores #azoresislands #azoreswhatelse #Açores

ความคิดเห็น •