A galera veio babando querendo treta e recebeu um elogio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O idealismo é que deveria ser o objeto de crítica dos pós-modernos, pois nesse caso sim, só constrói narrativas cujos conteúdos independentes da realidade estão a serviço de disputas de poder. Já o materialismo, analogamente às ciências naturais, tem, para além da disputa do poder, compromisso com a realidade. Mas para alguns, o "pecado" dos materialistas é supor que fatos existam.
Pós-modernismo é o cavalo de Tróia da esquerda. Nunca foram realmente de esquerda, caso contrário não promoveriam o hiper-individualismo do tipo "cada um tem a sua verdade".
Gustavo que orgulho de você e seus vídeos. Você sempre foi um exemplo de inteligência, dedicação e mais, ser muito didático e preciso, em tudo o que se propõe a discutir. Parabéns pelo canal e tenha o céu como limite! Abraços do seu primo , Tomás ! 🙏🏿😊👏🏾
Eu sou prof de uma federal tenho doutorado em Matemática. Sempre achei estranho a pessoal de humanas entrar numa pós graduação apresentando um projeto com uma determinada metologia. Em Matemática cada problema pede uma metodologia. Pro exemplo, tem problemas que ao analisá-lo só é possível entendê-lo através de uma lógica Fuzzy e outros casos não
Situações diferentes requerem métodos diferentes para chegar em soluções diferentes isso é tão óbvio que chega a doer ver como tem gente que fica espantado
Fiz análise de mercado editorial no TCC da minha primeira graduação, qual foi minha fundamentação: Oceano Azul, ruptura de mercado e teoria reconstrutivista da economia. Não era uma busca por uma visão incremental e de eficiência apenas do mercado editorial e ao capitalismo, por isso utilizei uma análise da curva de valor que rompe a noção conservadora de aumentos incrementais e disputa no mesmo campo de mercado sem mudá-lo. Fiz um análise com intuito de mudar as dinâmicas do mercado em si, por isso a fundamentação foi em literatura de negócio disruptiva ( esse termo tão jogado na lama por causa dos coach's e dos liberais). Logo não cabia uma versão estática ou conservadora do mercado, muito menos uma análise que apenas vê incremento e maior eficiência com as mesmas categorias de valor.
Gostei, tio Gustavo! Tanto a tia Rita quanto você tem um charme todo especial de nos passar sabedoria. Vez enquando entendo uma visão aqui, outra ali e vou vendo a paisagem 🌎🌍🌏🙏🤝🤟🏽🌱
Gustavo faz um vídeo discutindo sobre o custo de reprodução da força de trabalho, definição, ajuste de acordo com a inflação, o impacto do progresso tecnológico no rebaixamento desse custo, o impacto da escassez de recursos sobre esse custo, se todos os trabalhadores deveriam ter esse custo garantido para alem da migalha do salário minimo corrente, e as possíveis consequências para os capitalistas em remunerar acima do custo ja que existem formas de trabalho atípicas envolvendo regime de tempo parcial e contratos flexiveid que impede o pagamento integral do trabalhador igual ou acima do custo, e a sua diferença com o slário minimo e com o cálculo realizado pelo DIEESE sobre o salario minimo para uma família de no maximo quatro pessoas, obrigado 👌
muito legal! muito legais os vídeos de reacts, as enciclopédias, os cursos... Ficarei feliz de, em breve, poder ler seu trabalho de doutorado! Força, amigo!
Todo mundo esperando o Gustavo descer a lenha na Rita e o homem a elogia!! Isso prova que as críticas que o Gustavo já fez ao Jones, Humberto, Ian e outros "stalinistas", foram feitas pq eles realmente falaram besteira e não estudaram a fundo o que pretendiam abordar. A Rita tbm segue a mesma linha ideológica deles e nem por isso o Machado deixou de reconhecer que ela mandou bem nesse trecho de vídeo.
Já ouvia a Rita dizendo, mas não lembro onde, q ela tb se reivindica da Quarta Internacional - como o Gustavo - embora não tenha esclarecido se é partidária de alguma das inúmeras tentativas de reconstrução dessa organização.
@@NeuroGamerr óbvio que não, tu pode gostar de quem quiser. Minha colocação foi pq quando o Gustavo apontou os erros das figuras citadas, uma galera disse que ele era arrogante, intransigente e autofágico...hj o tempo mostrou que Gustavo estava certo.
@@eduardosacramentodudu9226sim, a Rita diz reivindicar o trotskysmo e ser crítica à burocracia em uma entrevista ao Cristian Dunker, que pode ser encontrada aqui no TH-cam.
Interessante essa crítica à lógica acadêmica que parte do conceito e do método, como algo já pronto e dado e apenas caberia a nós a aplicação... Nunca havia pensado por esse ângulo!
Tem uma recomendação de que a gente utilize os conceitos de uma forma crítica, não somente os aplicando tal como foram formulados. Dessa forma, os conceitos seriam mais uma referência, mas não algo pra ser aplicado sem alterações. Mas não me parece ser o caso na maioria das vezes a sua utilização crítica.
Gustavo deveria demonstrar esses alinhamentos mais frequentemente, acredito que o potencial de propaganda que isso pode trazer é muito grande e deveria ser bem-vindo. Os vídeos de críticas são essenciais, mas os de elogio não podem ser deixados de lado. Imagina um de discussão com Rita von Hunty sobre o próprio materialismo dialético em Marx e Engels, seria incrível. Mais um vídeo necessário e bom. Parabéns, camarada!
Apertei pra assistir esse vídeo mais rápido que liberal explicando que tá ruim pq não liberalizou mais. Ansioso pelo Livro 3 no curso do capital, mas sem pressa, eu vou assistir de novo os outros pq é muito bom
Aí, alguns dias depois vc vai pra um debate contra um liberalóide ancap e o cara abre a participação dizendo que os conceitos para ele são diferentes kkkkkk envelheceu bem esse vídeo, hein. Parabéns pelo amasso.
Gustavo, ótimo video. A melhor série do canal são os seus reacts com certeza. Queria que você fizesse uma review do livro "Sobre o Materialismo Dialético e o Materialismo Histórico" do Stalin desmascarando essa distorção da filosofia marxista, afinal, ela é a base dos maoistas, stalinistas e marxistas vulgares.
A Rita tem alguns flertes com pós modernidade e Escola de Frankfurt. Quando saiu a divulgação na comunidade achei que o react iria por aí. Fui assistir o vídeo da Rita e não vi nada de mais. Tava esperando o Gustavo me liberar da ignorância mas pra minha alegria estava tudo de acordo kkkk
Eu já vi aula dela aqui no TH-cam (do professor, na verdade), e ela tenta sempre conciliar Marx com identitária o e etc. Esse vídeo dela, curtinho, é ótimo, mas quando aprofunda aí lasca tudo.
Na verdade a Rita diz seguir o método que Gustavo aponta. Mas ela flerta com ecletismo pois dá razão aos autores idealistas quando eles acertam na análise sobre a realidade. Mas fica vacilante em crítica os erros desses autores. Parece mais preocupada com a descrição fidedigna da realidade do que desqualificar os idealistas.
@@orientacaomarxista Entendo que o idealismo alemão consequente é incompatível, mas a filosofia kantiana parece bastante sóbria no que diz respeito ao sujeito cognoscente, a crítica da razão pura e a suposta anti-metafísica. Achei as críticas de Engels fracas no geral. Sabe me informar algum material - do canal ou do próprio Marx (não sei se ele tinha alguma concepção epistemológica definida) - sobre o assunto? Obrigado pela resposta!
Prezado, adorei a sua explicação. Esses dias mesmo recebi uma revisão em que se argumentava que estaria falsa a minha afirmação de que o método precisava ser de um determinado modo por causa da natureza do fenômeno a ser descrito A revisora afirmou que o método poderia ser outro como o aplicado por outro pesquisador. Adivinhe! O ooutro pesquisador não conseguiu descrever o fenômeno porque o método não servia para isso. É doloroso, mas essa ideia de que cada um escolhe o método conforme o seu gosto é infelizmente o estandarde na pesquisa atualmente. Espero que nós pesquisadores consigamos superar esta fase.
O trabalho dela é muito responsável, gosto bastante. As vezes, acho esses vídeos curtos mais didáticos e profundos do que alguns livros de introdução a Marx.
Você deveria fazer um vídeo mostrando algo que aparentemente ninguém percebeu, Marx revoluciona a filosofia de um jeito tão extremo que, como você disse, até hoje não conseguiram colocar o "método marxista" numa caixinha e fazer meio que uma epistemologia da coisa.
Boa tarde, Gustavo. Então, em aula (na faculdade) foi falado que o método de Marx trata-se da abstração: "[...] na análise das formas econômicas não podemos nos servir de microscópio nem de reagentes químicos. A força da abstração [Abstraktionskraft] deve substituir-se a ambos. Para a sociedade burguesa, porém, a forma-mercadoria do produto do trabalho, ou a forma de valor da mercadoria, constitui a forma econômica celular. Para o leigo, a análise desse objeto parece se perder em vãs sutilezas. Trata-se, com efeito, de sutilezas, mas do mesmo tipo daquelas que interessam à anatomia micrológica" (Prefácio da primeira edição d'O Capital livro 1). O trecho utilizado foi este, onde se vê o termo abstração. O intuito de trazer isso à sala foi, de certa forma, desconsiderar o materialismo como método e indicar que o "método de Marx" é justamente a abstração. Sabe algo a respeito disso?
entre os próximos vídeos que sairão na enciclopédia os temas serão: dialética e, em seguida, abstração. Acredito que irei cometar sobre os aspectos que vc mencionou.
Gustavo, já pensou em fazer um clube de leitura aqui pelo TH-cam ou algo semelhante a isso? Acho que pode ser uma forma interessante de dialogar com o público em geral e apresentar seu canal para novas pessoas. Acho que se você fizesse on-line, por exemplo, também poderíamos ajudar o canal por meio das doações, uma forma de dialogarmos diretamente com você também. Fica aqui também a minha recomendação para depois falar sobre ontonegativadade da política ou, em geral, sobre o Estatuto Ontológico e a Resolução Metodológica de J. Chasin. Abraços camaradescos!
Gustavo como sempre excelente nas explicações.Eu gostaria de ver vc explicando o distributivismo proposto pelo Cheterston e também pelo integralismo,que eram ideais que diziam nao serem de vertentes nem capitalistas e nem socialistas.
muito interessante esse papo. estava vendo o jessé atribuir ao racismo expansão da direita na classe trabalhadora. o foco em fatores culturais é um exemplo da visão idealista dominante na universidade atual.
Você deveria dar uma aula dessas sobre concepções filosóficas na ciência pra um palco muito maior. Fiquei imaginando você em um canal tipo Space Today explicando pros liberais (mais especificamente pro Sacani) o quão idealista é a "ciência" deles. Nada me irrita mais que cientista da natureza idealista.
Ô, tio! Entendi mais uma coisa na sua fala; estudar com _métodos_ é como fotografar com lentes e é muito comum que o maquinário fotográfico passe a primeiro plano. Daí dá o método do método e objeto será observado por outros olhos😌
Rita é espetacular
Exagero
Não acho grande coisa, mas é certamente uma figura muito mais importante que Jones Manoel e cia.
Na verdade, o Gustavo é que é muito fera.
A galera veio babando querendo treta e recebeu um elogio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
kkkkkkkkk foi o meu caso
Do tempo que venho assitindo vídeos do Gustavo, está é a primeira vez que vejo ele elogiando alguém
@@MacacoArrogante já que segundo alguns este é um canal de treta kkk
Triste
Inevitável rs
O idealismo é que deveria ser o objeto de crítica dos pós-modernos, pois nesse caso sim, só constrói narrativas cujos conteúdos independentes da realidade estão a serviço de disputas de poder. Já o materialismo, analogamente às ciências naturais, tem, para além da disputa do poder, compromisso com a realidade.
Mas para alguns, o "pecado" dos materialistas é supor que fatos existam.
Pós-modernismo é o cavalo de Tróia da esquerda. Nunca foram realmente de esquerda, caso contrário não promoveriam o hiper-individualismo do tipo "cada um tem a sua verdade".
Rita é sensacional! E esse canal também é!
Gustavo que orgulho de você e seus vídeos. Você sempre foi um exemplo de inteligência, dedicação e mais, ser muito didático e preciso, em tudo o que se propõe a discutir. Parabéns pelo canal e tenha o céu como limite! Abraços do seu primo , Tomás ! 🙏🏿😊👏🏾
Ao ler alguns comentários na divulgação do vídeo, fiquei assustado. Mas, felizmente, vc não compactua do msm pensamento que eles!
Concordo!
Ler os comentários é sempre algo muito arriscado.
Dois seres humanos incríveis ❤
Que vídeo ótimo.
Bem informativo e leve.
Eu sou prof de uma federal tenho doutorado em Matemática. Sempre achei estranho a pessoal de humanas entrar numa pós graduação apresentando um projeto com uma determinada metologia. Em Matemática cada problema pede uma metodologia. Pro exemplo, tem problemas que ao analisá-lo só é possível entendê-lo através de uma lógica Fuzzy e outros casos não
Precisamente.
Situações diferentes requerem métodos diferentes para chegar em soluções diferentes
isso é tão óbvio que chega a doer ver como tem gente que fica espantado
@@orientacaomarxista gustavo, faça mais vídeos sobre a palestina
@@orientacaomarxista israel está passando dos limites
Fiz análise de mercado editorial no TCC da minha primeira graduação, qual foi minha fundamentação: Oceano Azul, ruptura de mercado e teoria reconstrutivista da economia. Não era uma busca por uma visão incremental e de eficiência apenas do mercado editorial e ao capitalismo, por isso utilizei uma análise da curva de valor que rompe a noção conservadora de aumentos incrementais e disputa no mesmo campo de mercado sem mudá-lo. Fiz um análise com intuito de mudar as dinâmicas do mercado em si, por isso a fundamentação foi em literatura de negócio disruptiva ( esse termo tão jogado na lama por causa dos coach's e dos liberais). Logo não cabia uma versão estática ou conservadora do mercado, muito menos uma análise que apenas vê incremento e maior eficiência com as mesmas categorias de valor.
Ótimo trabalho! 👏🏽
Saudades dos react. São um ótimo passa tempo: tem informação e comédia
Muito bom ver a convergência entre dois divulgadores de esquerda que admiro!
Não cansa de mitar 👏👏👏👏
Muito bom te ver produzindo com mais frequência Gustavo. Ótimo vídeo como sempre!
Massa, camarada
Ótimo vídeo!!!!
engajamento. otimo video como de costume
A Rita Hunty é maravilhosa!
Conheci seu canal pelo debate do Redcast! Estou inscrito 🤝👊
Rita e muito didática, a série abc do socialismo é incrível.
excelente video
Muito bom o comentário Gustavo. Realmente o vídeo da Rita é maravilhoso!
engajeeeei
O Gustavo se divertindo kkkk
Ótimo vídeo
Tô adorando esses novos conteudos. 😊
A Rita é maravilhosa! Ela explica de uma forma que a gente entende!
Gostei, tio Gustavo!
Tanto a tia Rita quanto você tem um charme todo especial de nos passar sabedoria. Vez enquando entendo uma visão aqui, outra ali e vou vendo a paisagem 🌎🌍🌏🙏🤝🤟🏽🌱
O vídeo da Rita é bem acessível por ser simples e conter uma linguagem eficiente.
Ótimo vídeo camarada! gosto dos reacts
Gustavo faz um vídeo discutindo sobre o custo de reprodução da força de trabalho, definição, ajuste de acordo com a inflação, o impacto do progresso tecnológico no rebaixamento desse custo, o impacto da escassez de recursos sobre esse custo, se todos os trabalhadores deveriam ter esse custo garantido para alem da migalha do salário minimo corrente, e as possíveis consequências para os capitalistas em remunerar acima do custo ja que existem formas de trabalho atípicas envolvendo regime de tempo parcial e contratos flexiveid que impede o pagamento integral do trabalhador igual ou acima do custo, e a sua diferença com o slário minimo e com o cálculo realizado pelo DIEESE sobre o salario minimo para uma família de no maximo quatro pessoas, obrigado 👌
anotado
Faça mais reacts.
Salve Kamarada, Vim pelo Luigi.
Boa tarde, camaradas!
Gustavo é mimha referência intelectual, um prazer ouvi-lo
Muito bom!
ah Gustavo... eu te amo, cara...
!!! MUITO BOM !!!
Muito bom Gustavo, excelente complemento a contribuição da Rita.
Ótimo vídeo Gustavo.
Faz um vídeo sobre Antônio grancis
Boa!
bom video1
*A SENHORA von HUNTY É UMA ESTRELA SINGULAR.*
Seria interessante se oreact fosse feito com o vídeo todo da Rita... Adoro reacts! Hahaha
Salve meestreeeeeee.
❤🎉
🔥
muito legal! muito legais os vídeos de reacts, as enciclopédias, os cursos... Ficarei feliz de, em breve, poder ler seu trabalho de doutorado! Força, amigo!
Rita é sensacional ✊🏼
Vim aqui esperando treta hahahah. Parabéns Gustavo!
Excelente!
Pedro Ivo do ateuinforma me fez te acompanhar com mais atenção. Aprendo muito contigo!
Todo mundo esperando o Gustavo descer a lenha na Rita e o homem a elogia!! Isso prova que as críticas que o Gustavo já fez ao Jones, Humberto, Ian e outros "stalinistas", foram feitas pq eles realmente falaram besteira e não estudaram a fundo o que pretendiam abordar. A Rita tbm segue a mesma linha ideológica deles e nem por isso o Machado deixou de reconhecer que ela mandou bem nesse trecho de vídeo.
Já ouvia a Rita dizendo, mas não lembro onde, q ela tb se reivindica da Quarta Internacional - como o Gustavo - embora não tenha esclarecido se é partidária de alguma das inúmeras tentativas de reconstrução dessa organização.
É crime gostar de todos eles? rsrs
@@NeuroGamerr óbvio que não, tu pode gostar de quem quiser. Minha colocação foi pq quando o Gustavo apontou os erros das figuras citadas, uma galera disse que ele era arrogante, intransigente e autofágico...hj o tempo mostrou que Gustavo estava certo.
@@eduardosacramentodudu9226sim, a Rita diz reivindicar o trotskysmo e ser crítica à burocracia em uma entrevista ao Cristian Dunker, que pode ser encontrada aqui no TH-cam.
😅@@NeuroGamerr
Que maravilha! Canal voltando a toda.
Pensei "eita, eita", hahahaa. Com a carinha de deboche do Gustavo pensei que ia vir bomba. Mas o cara só estava concordando.
Interessante essa crítica à lógica acadêmica que parte do conceito e do método, como algo já pronto e dado e apenas caberia a nós a aplicação... Nunca havia pensado por esse ângulo!
Tem uma recomendação de que a gente utilize os conceitos de uma forma crítica, não somente os aplicando tal como foram formulados. Dessa forma, os conceitos seriam mais uma referência, mas não algo pra ser aplicado sem alterações. Mas não me parece ser o caso na maioria das vezes a sua utilização crítica.
@@leonardooliveira993Principalmente no ensino superior privatista...
Comentário de engajamento
Gustavo deveria demonstrar esses alinhamentos mais frequentemente, acredito que o potencial de propaganda que isso pode trazer é muito grande e deveria ser bem-vindo. Os vídeos de críticas são essenciais, mas os de elogio não podem ser deixados de lado. Imagina um de discussão com Rita von Hunty sobre o próprio materialismo dialético em Marx e Engels, seria incrível. Mais um vídeo necessário e bom. Parabéns, camarada!
Sobre seu vídeo anterior tem um vídeo muito bom do canal do slow sobre o assunto chamado a era da pos modernidade
Apertei pra assistir esse vídeo mais rápido que liberal explicando que tá ruim pq não liberalizou mais. Ansioso pelo Livro 3 no curso do capital, mas sem pressa, eu vou assistir de novo os outros pq é muito bom
Aí, alguns dias depois vc vai pra um debate contra um liberalóide ancap e o cara abre a participação dizendo que os conceitos para ele são diferentes kkkkkk envelheceu bem esse vídeo, hein. Parabéns pelo amasso.
Comentário do Engajamento!
Gustavo, ótimo video. A melhor série do canal são os seus reacts com certeza. Queria que você fizesse uma review do livro "Sobre o Materialismo Dialético e o Materialismo Histórico" do Stalin desmascarando essa distorção da filosofia marxista, afinal, ela é a base dos maoistas, stalinistas e marxistas vulgares.
Eu vendo o Thumb: "Cara, tretar com o Humberto e o Jones ok. MAS A RITA NAO!!!!!"
Virei apoiador, libera acesso ao drive pfvv
A Rita tem alguns flertes com pós modernidade e Escola de Frankfurt. Quando saiu a divulgação na comunidade achei que o react iria por aí. Fui assistir o vídeo da Rita e não vi nada de mais. Tava esperando o Gustavo me liberar da ignorância mas pra minha alegria estava tudo de acordo kkkk
Eu já vi aula dela aqui no TH-cam (do professor, na verdade), e ela tenta sempre conciliar Marx com identitária o e etc. Esse vídeo dela, curtinho, é ótimo, mas quando aprofunda aí lasca tudo.
Na verdade a Rita diz seguir o método que Gustavo aponta. Mas ela flerta com ecletismo pois dá razão aos autores idealistas quando eles acertam na análise sobre a realidade. Mas fica vacilante em crítica os erros desses autores. Parece mais preocupada com a descrição fidedigna da realidade do que desqualificar os idealistas.
Muito bom! A Rita é muito didática.
gustavo, o que acha de kant? o criticismo é compatível com o materialismo?
completamente incompatível. Mas tem suas razões históricas e sociais para ter surgido e florescido.
@@orientacaomarxista Entendo que o idealismo alemão consequente é incompatível, mas a filosofia kantiana parece bastante sóbria no que diz respeito ao sujeito cognoscente, a crítica da razão pura e a suposta anti-metafísica. Achei as críticas de Engels fracas no geral.
Sabe me informar algum material - do canal ou do próprio Marx (não sei se ele tinha alguma concepção epistemológica definida) - sobre o assunto? Obrigado pela resposta!
Pirei!
Boa tarde l.i.t trabalhadores do mundo
Prezado, adorei a sua explicação. Esses dias mesmo recebi uma revisão em que se argumentava que estaria falsa a minha afirmação de que o método precisava ser de um determinado modo por causa da natureza do fenômeno a ser descrito A revisora afirmou que o método poderia ser outro como o aplicado por outro pesquisador. Adivinhe! O ooutro pesquisador não conseguiu descrever o fenômeno porque o método não servia para isso. É doloroso, mas essa ideia de que cada um escolhe o método conforme o seu gosto é infelizmente o estandarde na pesquisa atualmente. Espero que nós pesquisadores consigamos superar esta fase.
Muito bom, mas muito curtinho esse video, deveria ter uma lei pra esse canal só postar video com mais de 30 minutos. Conteudo excelente.
O trabalho dela é muito responsável, gosto bastante. As vezes, acho esses vídeos curtos mais didáticos e profundos do que alguns livros de introdução a Marx.
🎉🎉🎉
Engajamento
Grato.
Você deveria fazer um vídeo mostrando algo que aparentemente ninguém percebeu, Marx revoluciona a filosofia de um jeito tão extremo que, como você disse, até hoje não conseguiram colocar o "método marxista" numa caixinha e fazer meio que uma epistemologia da coisa.
KKKKKKKKKK eu assisti o reels e pensei “uai, mas para um video de 1 minuto ta bom”, pensando que vc ia descer o pau
Com o João Carvalho não vai dar pro Gustavo pegar leve...ele é um dos maiores puxa sacos de Stalin que tem no TH-cam.
@@WheyTreja Pior que ele é ex-trotskista, o amor que esse cara tem pelo Stalin é surreal.
Ufa, achei que tu ia falar mal da Rita, kkkkk
Boa
Vim buscar ouro (treta) e encontrei diamante (Concórdia)
Haha, os sedentos por treta já tavam pensando que você ia detonar ela no post da comunidade
Calmai man
Boa tarde, Gustavo. Então, em aula (na faculdade) foi falado que o método de Marx trata-se da abstração: "[...] na análise das formas econômicas não podemos nos servir de microscópio nem de reagentes químicos. A força da abstração [Abstraktionskraft] deve substituir-se a ambos. Para a sociedade burguesa, porém, a forma-mercadoria do produto do trabalho, ou a forma de valor da mercadoria, constitui a forma econômica celular. Para o leigo, a análise desse objeto parece se perder em vãs sutilezas. Trata-se, com efeito, de sutilezas, mas do mesmo tipo daquelas que interessam à anatomia micrológica" (Prefácio da primeira edição d'O Capital livro 1). O trecho utilizado foi este, onde se vê o termo abstração. O intuito de trazer isso à sala foi, de certa forma, desconsiderar o materialismo como método e indicar que o "método de Marx" é justamente a abstração. Sabe algo a respeito disso?
entre os próximos vídeos que sairão na enciclopédia os temas serão: dialética e, em seguida, abstração. Acredito que irei cometar sobre os aspectos que vc mencionou.
Gustavo, já pensou em fazer um clube de leitura aqui pelo TH-cam ou algo semelhante a isso? Acho que pode ser uma forma interessante de dialogar com o público em geral e apresentar seu canal para novas pessoas.
Acho que se você fizesse on-line, por exemplo, também poderíamos ajudar o canal por meio das doações, uma forma de dialogarmos diretamente com você também.
Fica aqui também a minha recomendação para depois falar sobre ontonegativadade da política ou, em geral, sobre o Estatuto Ontológico e a Resolução Metodológica de J. Chasin.
Abraços camaradescos!
Gustavo como sempre excelente nas explicações.Eu gostaria de ver vc explicando o distributivismo proposto pelo Cheterston e também pelo integralismo,que eram ideais que diziam nao serem de vertentes nem capitalistas e nem socialistas.
Engelsjamento!
Novamente Gustavo ganhando meu respeito, ponderado como sempre apontando as partes fracas e fortes sem desmerecer o que merece.
é o engajas
Bem que vc podia postar o link da sua tese no canal.
muito interessante esse papo. estava vendo o jessé atribuir ao racismo expansão da direita na classe trabalhadora. o foco em fatores culturais é um exemplo da visão idealista dominante na universidade atual.
Engajamento.
não esperava por essa. 😅
A Rita fala para a população entender. Não é acadêmico. Ela mesma se identifica como uma agitadora política.
4:20 Adorei o ato falho 😂
Geralmente os vídeos dela são muito bons para captar o público sem entendimento prévio.
Queria um vídeo conjunto entre Rita e Gustavo!
Gustavo, você tem um e-mail pelo qual eu possa entrar em contato com você?
gustavohlm@yahoo.com.br
Você deveria dar uma aula dessas sobre concepções filosóficas na ciência pra um palco muito maior. Fiquei imaginando você em um canal tipo Space Today explicando pros liberais (mais especificamente pro Sacani) o quão idealista é a "ciência" deles. Nada me irrita mais que cientista da natureza idealista.
Ô, tio! Entendi mais uma coisa na sua fala; estudar com _métodos_ é como fotografar com lentes e é muito comum que o maquinário fotográfico passe a primeiro plano.
Daí dá o método do método e objeto será observado por outros olhos😌
Que susto! Hahahha