TEMA DE REDAÇÃO - Cibercondria: entenda tudo sobre o que é isso | Resumão Imaginie

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ส.ค. 2024
  • CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO DO CANAL DO TH-cam: "QUERO1000" ganhe 15% de desconto!
    ➡ Saiba mais sobre Redação, Temas de Redação, ENEM e outros Vestibulares. Conheça os planos de correção de redação da Imaginie: bit.ly/oferta-img
    _________________________________________________
    Oi, pessoal, eu sou a Ana e hoje o nosso vídeo é sobre mais um possível tema da redação Enem 2019
    Para começar, já se inscreve no nosso canal para não perder nenhum conteúdo.
    Então, pensando no mundo tecnológico em que vivemos, além de mudanças que facilitam o nosso cotidiano, também há alguns problemas ocasionados por essas inovações. Esse é o caso da Cibercondria: a doença da era digital que falaremos um pouco mais sobre nesse vídeo
    Bom, já faz parte do nosso cotidiano fazer pesquisas na internet, não é mesmo?
    Se rolou aquela dúvida sobre uma receita, um termo, um conteúdo, notícias ou qualquer outra informação, muito provavelmente você pesquisará em ferramentas de busca e encontrará diversas respostas
    Mas cuidado, é muito importante filtrar o que você pesquisa e saber que nem tudo que está no google é verdade. Os conteúdos podem ser escritos por qualquer pessoa e é muito fácil encontrar sites não confiáveis
    Talvez você esteja se perguntando: e qual a relação disso com a cibercondria?
    Então, sabe quando você começa a sentir aquela dor na barriga, febre, cansaço e já procura na internet qual é o problema? Muitas vezes você encontrará uma doença que se encaixa nos sintomas que você apresenta, mas são muito mais graves.
    O problema é que várias enfermidades apresentam os mesmos sintomas, podendo causar uma preocupação e ansiedade desnecessária nas pessoas.
    Por isso, o termo cibercondria vem para unir a modernidade com a hipocondria, que é um medo excessivo e não realista que algumas pessoas manifestam de ter algum sintoma ou condição de saúde que pode ameaçar a vida delas, mas que ainda não foi diagnosticada.
    Se você faz essas pesquisas, mas não se importa com o resultado porque sabe que só um profissional da área pode confirmar qual é o seu diagnóstico, não quer dizer que você possui essa doença da era digital.
    Mas, com essa facilidade de acesso e variedade de informações disponíveis, muitas pessoas tendem a acreditar na internet e acabam se preocupando com a possibilidade até de terem uma doença terminal.
    E o grande problema é que essas buscas geram ansiedade e medo desnecessário nessas pessoas. Fora isso, quando elas procuram um médico para fazer o diagnóstico, tendem a duvidar do profissional se o resultado for diferente daquele apresentado na internet.
    Fora isso, pela comodidade de encontrar um diagnóstico em apenas 5 minutos ao invés de precisar ir até um consultório médico e esperar em uma fila demorada, muitas pessoas se consultam apenas pela internet e, alguma vezes, começam um tratamento para uma doença que elas nem apresentam de verdade.
    Então, o grande problema da cibercondria são as pessoas que não procuram a ajuda de um profissional ou, quando procuram, preferem acreditar na internet e constantemente buscam por doenças, se tornando uma pessoa hipocondríaca.
    Por ser um tema bem atual e ligado a um problema da era digital, esse assunto pode cair no Enem de forma direta ou você pode abordá-lo em outros temas relacionados à tecnologia, por exemplo.
    O importante é você entender o que é a cibercondria e quais os desafios de tratá-la no Brasil.
    Não basta apenas levar a pessoa ao médico se ela for continuar confiando mais nas pesquisas feitas. É preciso haver um acompanhamento psicológico, por exemplo, para que a pessoa entenda que muitos sintomas estão associadas a diversas doenças diferentes e que não necessariamente ela possui essas doenças.
    Além disso, vale destacar que a indústria farmacêutica quer vender e faz propaganda de remédios milagrosos para os mais diversos problemas. Por isso, é muito importante que as pessoas consumam medicamentos apenas indicados por profissionais.
    De acordo com a pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia, a automedicação é feita por cerca de 77% dos brasileiros. E os usos de medicamento são uma das principais causas de intoxicação no país.
    E com planos de saúde absurdamente caros e a grande fila de espera em hospitais públicos, outro desafio enfrentado no Brasil é a facilidade e custo reduzido de se autodiagnosticar e automedicar.
    Bom, galera, qual a opinião de vocês sobre esse assunto? Quais propostas vocês sugerem para intervir nesse desafio? Deixem os seus comentários.
    #CIBERCONDRIA #TemasdeRedação
    ________________________________________________
    - Conheça nossos planos de correção de redação: bityli.com/73UjG
    - Saiba mais sobre Redação, Temas de Redação, ENEM e outros Vestibulares em: blog.imaginie....
    ➡ Acompanhe a Imaginie nas redes sociais
    Facebook: imaginie
    Instagram: imaginieedu

ความคิดเห็น • 16

  • @marcossobrinho7602
    @marcossobrinho7602 4 ปีที่แล้ว +21

    amei o fato do audio vir escrito na descrição do video

  • @carlaferreira2160
    @carlaferreira2160 4 ปีที่แล้ว +37

    Sistema do saúde pública também é culpado. Primeiro que para marcar uma consulta é muito demorado e segundo que é uma grande fila de espera pra marcar e quando chega no dia muitas vezes os médicos são super ignorantes e não passam um pingo de confiança e empatia, só falam o problema e passam o remédio aí as pessoas correm pro google para pesquisar sobre, e muitas vezes sites não confiáveis e dessa forma as pessoas acabam acreditando mais no google do que nos próprio médico. Então o problema não está só nas pessoas mas também nos médicos e no sistema de saúde pública.

    • @marcossobrinho7602
      @marcossobrinho7602 4 ปีที่แล้ว +3

      Acredito que isso venha se encaixar numa falta de credibilidade dos profissionais ou no habito da pessoa ir somente no ultimo momento, pq numa urgencia ela vai a um hospital mas para uma dor de cabeça ela olha no google e se automedica

  • @movatsug8586
    @movatsug8586 3 ปีที่แล้ว +5

    Caiu esse tema em 2019 na prova seriada da UFLA

  • @deyseellengomes3709
    @deyseellengomes3709 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu já tive isso, eu tive alguns sintomas e procurei na internet, quando eu vi, dizia que a doença era gravíssima e eu fiquei desesperada, depois me consultei com um médico e ele me informou que era um problema simples e fácil de ser resolvido, totalmente diferente da doença que apareceu para mim nas pesquisas.

  • @leonardoruy5377
    @leonardoruy5377 3 ปีที่แล้ว +2

    Acabei de fazer um vestibular e esse vídeo me ajudou muito, obrigado

  • @reverseb1003
    @reverseb1003 4 ปีที่แล้ว +5

    Muito obrigado, ótimos depoimentos, me ajuda bastante a refletir sobre o tema para desenvolver uma bela redação. Grato.

  • @isabelalimaturane2190
    @isabelalimaturane2190 4 ปีที่แล้ว +9

    Mais resumos urgente

  • @clesiorodrigues1223
    @clesiorodrigues1223 2 ปีที่แล้ว +1

    Me ajudou muito

  • @ryanoliveira2599
    @ryanoliveira2599 4 ปีที่แล้ว +4

    Bom tema para o ano!

  • @giovannaxavier4880
    @giovannaxavier4880 3 ปีที่แล้ว +1

    Maravilha.📚👏👏👏👏

  • @carlos-fs5zy
    @carlos-fs5zy 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu tenho isso, é muito ruim, meus psicólogico tá fodido

    • @AnaCarolina-xm2nn
      @AnaCarolina-xm2nn 3 ปีที่แล้ว

      procura um psicólogo que ele vai te ajudar nisso! as clínicas da família disponibilizam consultas com psicólogos :)

  • @analuciamalheiro3380
    @analuciamalheiro3380 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito bomm

  • @diegohenrique3890
    @diegohenrique3890 4 ปีที่แล้ว +1

    Top

  • @Videoscriativosvl
    @Videoscriativosvl 4 ปีที่แล้ว +1

    Linda!