INSIEME AO VIVO | A posição do Vêneto sobre cidadania italiana por descendência

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ก.ย. 2024
  • Depois que o vice-premiê Antonio Tajani disse que é preciso dificultar a cidadania italiana por descendência a latinoamericanos, outros próceres da política lhe fizeram cauda. Inclusive o governador Luca Zaia, do Vêneto, a principal região exportadora de imigrantes italianos, pelo menos no Brasil.
    Agora se pronuncia também o presidente da Bellunesi nel Mondo, Oscar De Bona, bem conhecido por aqui. Para ele - e sem nenhuma explicação - é preciso “più paletti” na cidadania iure sanguinis... Já historicamente dificultada, como todos sabemos, pelos consulados italianos que operam no Brasil.
    Nossa conversa sobre esse tema hoje é com Luis Molossi, há mais de uma década consultor da Região do Vêneto no Brasil e, desde o começo de 2021, vice-presidente da mesma Consulta, que diz representar mais de cinco milhões de vênetos esparramados pelo mundo, até aqui silente sobre o assunto.

ความคิดเห็น • 50

  • @tiagojuliano248
    @tiagojuliano248 วันที่ผ่านมา +10

    Quem tem direito, nasceu com ele, a lei é uma atribuição de nacionalidade, não é uma concessão. Foi a escolha do legislador, língua deve ser estimulada mas não é requisito para quem nasce italiano, ou seja, quando nem se sabe falar. Quem nasceu italiano é italiano, isto tem que ser respeitado. Qualquer alteração não irá mudar isto para quem já nasceu, e obstrucionismos são ilegais e imorais. A conversa de alguns ditos representantes é vergonhosa, chega a dar nojo. Deve ter alguma pressão no Veneto de gente da própria administração que não quer ter volume de trabalho.

    • @rodrigocronos6317
      @rodrigocronos6317 23 ชั่วโมงที่ผ่านมา +2

      Cara meus parabéns até que enfim alguém lúcido, eu parei de falar pq já estou cansado vc jogou tudo na cara de alguns que quer ver o mau do próximo 👏👏👏

  • @JoaoRobertoNapolis-wq1jd
    @JoaoRobertoNapolis-wq1jd วันที่ผ่านมา +6

    Parabéns Peron suas intervenções foram cirúrgicas e inteligentes, mostrando de forma insofismável as incoerências do governador do Vêneto e do próprio entrevistado que crassa sobre a matéria de forma omissiva, ou seja, um habitante de cima do muro!!!!

  • @Yahoo3435
    @Yahoo3435 วันที่ผ่านมา +16

    Resumo: Molosso "cagando" para os problemas da comunidade italiana no Brasil.

  • @josecarlosbusattobusatto4015
    @josecarlosbusattobusatto4015 วันที่ผ่านมา +9

    Ele esta com as mesmas conversas dos canalhas obstrunistas😢

  • @EdsonSantos-wf7pq
    @EdsonSantos-wf7pq วันที่ผ่านมา +10

    E parece ao meu ver que estamos órfãos ,o presidente do vêneto e mais esse Sr lavando as mãos ,em fim coisa de brasileiro ,cada um por si

    • @Luis_Moreira
      @Luis_Moreira วันที่ผ่านมา

      Bem isso, além de falar uma língua inútil que nem a Itália quer... Tem lugares que fala alemão, francês e grego que são mais úteis...

  • @EdsonSantos-wf7pq
    @EdsonSantos-wf7pq วันที่ผ่านมา +7

    Os italianos natos saem da Itália em busca de melhores condições,e pq o ítalo brasileiro não pode pegar seu passaporte e viver onde quiserem? , realmente tem muito comércio em cima da cidadania , graças a morosidade nos consulados ,filas de dez anos é uma vergonha, se a Itália tivesse interesse em resolver bastava direcionar recursos aos consulados pois arrecadam milhões de euros em cima dos cidadãos , então dinheiro tem, ,esse zaia é uma vergonha! Neto de brasileiro discriminando ítalo brasileiro!

    • @Luis_Moreira
      @Luis_Moreira วันที่ผ่านมา

      Querem fazer caridade com a cidadania e explorar mão de obra... Isso é ser cidadão?

  • @dricaseratto
    @dricaseratto วันที่ผ่านมา +6

    Não há funcionários suficientes nos consulados, mas na hora de criar a taxa consular com a promessa de melhorar o serviço foi rapidinho.

  • @vitorquinalha4408
    @vitorquinalha4408 วันที่ผ่านมา +5

    Senti uma pura falta de vontade em vestir o problema....pq se fizer isso está com medo de perder interesses.... representante tem que representar e não fazer teatro....

  • @henosis2
    @henosis2 วันที่ผ่านมา +4

    Tajani, Zaia, hoje o De Bona também. Acho que não dá pra esperar muita coisa de ninguem aqui no Brasil, pessoal simplesmente não tem poder pra nada. Se nem os representantes eleitos pela América Latina parecem ter poder, imagina o Molossi. Só que ficar falando essas besteiradas só serve pra criar animosidade, ou se coloca a exigência em lei (nem imagino como se faria isso), ou as pessoas vão estudar italiano se quiserem, não há nada que as obrigue. Molossi fala que as pessoas ficam reclamando na internet, quem tá reclamando na internet e o Zaia, o De Bona etc. Só choradeira por enquanto.

  • @josecarlosbusattobusatto4015
    @josecarlosbusattobusatto4015 วันที่ผ่านมา +4

    Eu penso que cada Italo brasileiro deve fazer suas devidas manobras e pronto! Esses canalias que diz que ajuda alguém são mentirosos .

  • @Porko3756
    @Porko3756 วันที่ผ่านมา +2

    Têm que haver algum mérito para obter a cidadania iures sanguines? Como assim? Já nasci italiano e me resta apenas o reconhecimento.........É PATÉTICO tudo isso

  • @familiasartori
    @familiasartori วันที่ผ่านมา +3

    Molossi amarelou. Está com medo de perder a verba da Consulta Veneta. Não vai fazer nada sobre o assunto. Ainda bem que não foi eleito e nunca será para o parlamento. Peron, chama os Venetos lá de São Paulo, vamos ver o que falam.

  • @josecarlosbusattobusatto4015
    @josecarlosbusattobusatto4015 วันที่ผ่านมา +5

    Representante dos vênetos ? desculpa não me representa, nunca me reapresentou e não conheço o mesmo de lugar nenhum para mim não passa de um aproveitador e mais nada.

  • @altarugiotransportes6945
    @altarugiotransportes6945 วันที่ผ่านมา +2

    Molossi sepultou a carreira política

  • @mundoguero
    @mundoguero วันที่ผ่านมา +4

    Eu já votei nesse senhor para o parlamento e posso dizer que me arrependo muito, mesmo ele não ter sido eleito, felizmente. Molossi, essa tua postura “em cima do muro” é péssima, diga logo aí que você é contra as regras atuais da cidadania, já que disse que teu negócio administrar a grana que te mandam e que não está gostando nada dos cortes que vem ocorrendo. Tomara que cortem tudo. Entenda uma coisa, trata-se de direitos, não deve haver qualquer questão de mérito, assim como quem nasceu na Itália não “mereceu” coisa alguma. Vocês, velhos, políticos ou não, não conseguem separar aspectos da VOSSA MORALIDADE de nada, impressionante… citar a criação de políticas para facilitar a cidadania e absorver as pessoas que tem condição de residir, estudar, trabalhar e viver no país ninguém quer, não é mesmo? Cada um que vença o obstrucionismo e se vire por conta própria né? Agora manter eventos culturais na colônia da PQP aí beleza, pode, precisa… impressionante…

  • @lenzomiltondominguez
    @lenzomiltondominguez วันที่ผ่านมา +6

    Molossi, advogado como também sou, mas vai ser ' bagre ensaboado" lá no veneto, na minha querida Anguillara Veneta

  • @everaldovidal
    @everaldovidal วันที่ผ่านมา +1

    O que a Itália perde tendo mais italianos ?

  • @fliermann
    @fliermann วันที่ผ่านมา +2

    Meu pai, parei de assistir na metade.
    Até o Peron ficou irritado com este cara. 😅😅😅

  • @cassarobarroso
    @cassarobarroso วันที่ผ่านมา +3

    A Itália poderia promover os cursos de italiano para os descendentes.

    • @antoniojorgeayresefigueire6569
      @antoniojorgeayresefigueire6569 วันที่ผ่านมา +2

      Discordo. Tem vários cursos grátis (inclusive no TH-cam), cursos de baixo custo, tem o da USP, tem livros para estudar sozinho além dos professores online. Não precisa do governo fazer isso. Eu aprendi por conta própria. Acho que o dinheiro seria melhor empregado em eventos.

    • @dennis1322
      @dennis1322 วันที่ผ่านมา

      @@antoniojorgeayresefigueire6569 É o que digo: pessoal adora encher a boca pra falar que é italiano e postar foto do passaporte no instagram, mas pra aprender a língua é uma desculpa atrás da outra.

    • @Luis_Moreira
      @Luis_Moreira วันที่ผ่านมา

      O ensino não é gratuito depois dos 10 anos nem na Itália...

  • @josecarlosbusattobusatto4015
    @josecarlosbusattobusatto4015 วันที่ผ่านมา +1

    Esses representantes são todos fantasmas kk

  • @dennis1322
    @dennis1322 วันที่ผ่านมา +2

    Não sei pq fazem uma tempestade em copo d'agua pra aprender a falar o minimo de italiano. Quando eu decidi reconhecer minha cidadania, a primeira coisa que fiz foi começar a estudar italiano, ainda antes de sequer ter juntado as certidoes necessarias. A verdade é que a maioria tem pura preguiça mesmo.

  • @Porko3756
    @Porko3756 วันที่ผ่านมา

    Com o meu passaporte eu vou para onde eu quiser

  • @JoaoRobertoNapolis-wq1jd
    @JoaoRobertoNapolis-wq1jd วันที่ผ่านมา

    Quando da diáspora italiana para o Brasil, os vapores italianos despejaram milhares de italianos nos portos brasileiros, nenhum deles falavam o idioma pátrio - português - dentre eles meus quatro bisavós, desta forma essa exigência de B1, não pertence a reciprocidade do Direito Internacional.

    • @dennis1322
      @dennis1322 วันที่ผ่านมา

      Comparação infundada. Os imigrantes vinham ao Brasil como mão de obra, não para pleitear cidadania brasileira.

    • @JoaoRobertoNapolis-wq1jd
      @JoaoRobertoNapolis-wq1jd วันที่ผ่านมา

      Isso não importa na medida em que a argumentação expendida se refere tão somente à língua como veículo de comunicação e de cultura, até por que o ordenamento jurídico italiano desde os primórdios do “ius sanguínis”, não faz menção a eventual proficiência idiomática, que como cultura pode ser adquirida “a posteriori”, como aconteceu com os imigrantes que aqui chegaram, se estabeleceram, foram acolhidos e um grande número não adotou a cidadania tupiniquim.

  • @Porko3756
    @Porko3756 วันที่ผ่านมา

    Lei é lei, simples.............o resto não interessa

  • @angelocesar4303
    @angelocesar4303 วันที่ผ่านมา

    se acabar é na 8º não na 7º...

  • @Porko3756
    @Porko3756 วันที่ผ่านมา +2

    Esse Molossi é ridículo....... a entrevista toda batendo na mesma tecla em relação a língua italiana... Me diz uma coisa: o que o governo italiano fez até agora para para os descendentes em RELAÇÃO A LÍNGUA?.............NUNCA FUZERAM NADA POR NÓS

    • @dennis1322
      @dennis1322 วันที่ผ่านมา

      Internet tá aí cheia de conteúdo grátis pra quem quiser aprender italiano, não precisa ficar dependendo de governo. Faça igual os seus antepassados, ao invés de ficar choramingando, coloque a mão na massa.

    • @Porko3756
      @Porko3756 23 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      Eu falo italiano seu palhaço......

    • @Porko3756
      @Porko3756 23 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      Compare a comunidade japonesa no Brasil com a italiana.......não existe absolutamente nada por parte da Itália......Bunkyou têm em todos os lugares para ensinar a cultura japonesa no Brasil. Aqui no Japão onde eu vivo há 15 anos em todas as prefeituras têm cursos gratuitos de todas as línguas.....a Itália é um lixo........não querem nem saber de seus descendentes e história......parece que para eles foi uma vergonha essa expulsão compulsória dos Venetos para o Brasil

    • @Porko3756
      @Porko3756 22 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      nossos antepassados Venetos foram expulsos e fugiram da FOME por causa dessa recém reunificação do que é chamado Itália.....a pior coisa que existou e sofremos até hoje os seus efeitos foi essa revolução francesa PROGRESSISTA que destruiu a Itália e o resto do mundo.......
      Análise apenas o que acontecem nos consulados. Vc não acha um absurdo?.....sou descendente dd italiana mas, odeio os italianos. Não tenho simpatia nenhuma

  • @leilaalberti6182
    @leilaalberti6182 วันที่ผ่านมา

    Luis, há 25 anos, trabalhando com dedicação e respeito a todos nesta grande comunidade dos ítalos brasileiros.

  • @GioPRIOLI
    @GioPRIOLI วันที่ผ่านมา +1

    Por favor vá direto ao assunto. Fala em português. Explique sobre IUS SCHOLAE, SANGUINUS, SOLIS.

  • @fabriciozavarise7249
    @fabriciozavarise7249 21 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Cidadania por "descendência" ou por "ascendência"? Importante saber pelo menos isso em português, né? Imagine se tiver de estudar italiano....

  • @arturbattisti
    @arturbattisti 21 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    O discurso é um pouco contrário. Uma hora reclama que só se fala de cidadania e passaporte, que são os maiores problemas dos consulados, mas critica o Porta porque não está resolvendo o problema dos consulados e só fala de CNH, o que bastante exagerado.