Ato Criativo | Vitor Ramil e a poesia de Jorge Luis Borges

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
  • O Instituto de Cultura promove um bate-papo com o cantor e compositor Vitor Ramil sobre a obra de Jorge Luis Borges (1899-1986), escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.
    O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, a conversa será mediada pelo diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena, que conversa com Vitor Ramil sobre sua relação criativa com a obra de Jorges Luis Borges. Na live, o cantor canta poemas de Jorge Luis Borges e conversa sobre o processo de musicar a obra do escritor argentino.
    Sobre o convidado
    Vitor Ramil nasceu em Pelotas no ano de 1962 e começou sua carreira artística ainda na adolescência. Seu primeiro disco, Estrela, Estrela (1981), contou com a presença de músicos, cantoras e arranjadores com os quais voltaria a trabalhar, como Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Luis Avellar, Zizi Possi e Tetê Espíndola. Ao lançar A paixão de V segundo ele próprio (1984), proporcionou ao público uma antevisão dos muitos caminhos que percorreria no futuro, com canções com sonoridades diversas e letras que misturavam regionalismo, poesia provençal, surrealismo e piadas. Com o disco Ramilonga - A estética do frio (1997), estabeleceu em termos musicais aquilo que já havia explorado no ensaio A estética do frio (1992), refletindo sobre a construção identitária da produção cultural do Rio Grande do Sul. Seus outros discos são Tango (1987), À Beça (1995), Tambong (2000), Longes (2004), Satolep Sambatown (com Marcos Suzano, 2007), Délibab (2010), Foi no Mês que Vem (2013) e Campos Neutrais (2017). Suas canções já foram interpretadas por artistas como Mercedes Sosa e Gal Costa. Ramil é também autor dos livros Pequod, Satolep, A primavera da pontuação e A estética do frio. Recentemente apresentava na música seu projeto Avenida Angélica, trabalho realizado a partir dos poemas de Angélica Freitas.
    Sobre o mediador
    Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).

ความคิดเห็น • 13

  • @joaopedrooliveira5818
    @joaopedrooliveira5818 3 ปีที่แล้ว +1

    Aprendi a olhar para (e me apaixonar pelo) Rio Grande do Sul, em grande parte, através das palavras e sons do Vitor Ramil. Seu trabalho é uma joia deste estado, um legítimo legado de formação cultural e humana.

  • @claytonveiga4950
    @claytonveiga4950 8 หลายเดือนก่อน

    Nunca consegui chegar em Borges, porém gostei muito de Martin Fierro, os pajadores , Jaime, Ramil.
    Estou aqui com Wilde,,, com o Testamento dos Orixas, Tintim, Huxley, escutando está preciosidade.
    Parabéns, Obrigado!

  • @educostanzo
    @educostanzo 3 ปีที่แล้ว

    Essa conversa realmente aprofundou minha admiração por esse álbum, que incrível seria assistir algo parecido com Vitor falando sobre João da Cunha Vargas.

  • @MrFlavioaurelio
    @MrFlavioaurelio 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns, Ricardo Barberena. Um dos poucos entrevistadores que deixa o entrevistado falar e não fica se intrometendo e querendo mostrar que sabe o assunto. Parabéns. Excelente conversa. Video historico para ser visto por anos. Vitor estava excelente. Genial como sempre!!! Muito obrigado a todos envolvidos!!! Viva Vitor! Viva Satolep!

  • @marcuscunha2219
    @marcuscunha2219 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo conjunto da obra, Vitor. Obrigado por nos representar tão bem na cultura platino-brasileira.

  • @juremabarreto9012
    @juremabarreto9012 4 ปีที่แล้ว +3

    Que espetáculo esta live com Vitor Ramil falando sobre a influência de Borges na sua obra.Quanta simplicidade dando aula de cultura e sensibilidade. Maravilhoso.

  • @ernanigetiranalima5716
    @ernanigetiranalima5716 2 ปีที่แล้ว

    bacana ramil

  • @eduardocaram7994
    @eduardocaram7994 4 ปีที่แล้ว

    Excelente charla! Hablar sin patria, sin fronteras. Somos todos iguales.

  • @margatrizmargatriz5792
    @margatrizmargatriz5792 4 ปีที่แล้ว +1

    Maravilhosa conversa, inteligente, esta valeu a pena assistir.
    Já admirava o Vitor Ramil, agora o meu encantamento é maior. Parabéns a todos pelo evento.
    Abs

  • @severogarcia_
    @severogarcia_ 4 ปีที่แล้ว

    Excelente bate papo. Leve e profundo. Parabéns e obrigado pela oportunidade.

  • @mateusbranco7115
    @mateusbranco7115 4 ปีที่แล้ว

    Delibab é, nada mais nada menos, do que deitar os olhos sobre o horizonte do pampa...

  •  3 ปีที่แล้ว

    Los tres gauchos orientales, Antonio Lussich. Com certeza o Borges conhecia o uruguaio...