Olá, comprei um Ford Mondeo 2008 em setembro de 2022 e posso dizer que é um ótimo carro. Manutenções básicas e ate o momento sem problemas extras. Muito satisfeita com o meu.
Conheci o canal hoje. Vídeos excelentes! Incrível como a Ford insistiu na Europa, e no final, deu certo, pois está presente até hoje. A Chevrolet, por conta da Opel, que é bem mais expressiva, resolveu sair de cena. Os Ford europeus são muito legais, ainda mais esse, que é da divisão alemã.
Eu sou um feliz proprietário da versão SW (Carrinha) e trabalho com carrinhas e carros Ford no meu dia a dia, e sou sincero, esta geração MK4 seja Mondeo ou Fiestas foi os melhores carros da Ford alguma vez feitos. O meu está com 279 mil km, o motor está original com o único problema até agora foi a EGR que entupiu e teve que ser anulada, de resto está maravilhoso e o motor está modificado, tenho reprogramação e filtro de ar desportivo e o carro debita felizes 185 cavalos ás 3600 rpm. Consumos estão pelos 6.2/6.5 L/100km e ando sempre com pé no fundo hahaha. Apenas uma coisa a apontar sobre o motor que vi que não foi mencionado, ele têm um problema comum que é o motor de arranque, o motor e a transmissão (quando é a manual de 6 velocidades [Getrag MT6]) são demasiado pesados e o motor de arranque é relativamente fraco para esse peso, então após alguns poucos anos (normalmente 2/3 anos) acaba por dar problemas e não só pode avariar o motor de arranque bem como o sensor da cambota e da arvore de cames, dai a Ford aconselhar que se dê partida no carro com o pé na embraiagem (para que não exista o peso da transmissão no arranque) e soltar levemente. Sempre fiz isso e o motor de arranque com quase 15 anos ainda está perfeito. Outra coisa, para quem ama fazer curvas em velocidade, este é dos carros mais estáveis que existe.
Obrigado pelo comentário, Paul. Realmente, a experiência de conduzir essa geração de Mondeo realmente é muito boa, algo que infelizmente não se manteve na geração seguinte. Não sabia dessa particularidade da fragilidade do motor de arranque nessa versão, felizmente, como já tive carros que só ligavam com o pé na embraiagem, sempre piso na embraiagem antes de rodar a chave, mesmo que o carro não "obrigue" (como é o caso dessa geração de Mondeo), talvez deveria ser algo que a Ford deveria ter feito, mas realmente na época quase nenhum carro tinha este "bloqueio". Este carro tem sensor de embraiagem, por causa do Cruise Control, então deve ser até algo fácil de implementar. Espero que goste dos vídeos do canal. Tenho também vídeos de outros Ford se algum dia tiver interesse em vê-los (um Focus SW de 2009 e um Fiesta Ghia 2004).
Sim, concordo. Essa particularidade existe na maior parte da gama diesel desta versão, tirando o motor 1.6TDCI da PSA, o motor de arranque foi projetado para esse motor e para diminuição de custos foi colocado nos restantes motores. Sim, não é difícil adaptar sistemas para que seja possível o "bloqueio" de ligar sem embraiagem, bem como é fácil atualizar a versão ROM do convers+ (sistema de controlo de bordo), eu fiz no meu e vale a pena, adiciona imensa coisa como: - 15 Temas de cores diferentes - Visualização em tempo real do consumo instantâneo - Visualização em tempo real dos sensores de parque (aparece na tal imagem aérea do carro na tela) - Visualização da temperatura em digital com número e gráfico - Visualização da pressão de pneus (caso o carro tenha sensores apropriados) - Tempo de serviço em horas (quantas horas o motor tem) Entre outras coisas, infelizmente a Ford deixou de fornecer atualizações em 2012, quem quiser atualizar tem que fazer em casa ou pedir a alguém que saiba fazer, mas como é extremamente fácil e existe fóruns sobre isso, aconselho sempre a dar uma vista de olhos nisso, melhora ainda mais o carro. Claramente irei ver mais vídeos seus, adorei o seu canal, tanto pela sua personalidade como a passagem de conhecimento! Obrigado pela sua contribuição para a comunidade automóvel, um abraço de um mecânico! ahaha@@LGaragem
Excelente vídeo Léo, seus videos mostram o quanto no Brasil os carros sao caros, e depenados em relação aos europeus mesmo sendo o mesmo modelo. Sempre com a desculpa de corte de custo, e muito pior, na maioria das vezes esse corte sendo na segurança. Fico imaginando quantas pessoas que perderam a vida em acidentes em carros brasileiros que poderiam ter sido salvas, se não fosse a ganância das montadoras em lucrar até no parafuso do carro. Se puder trazer algum corsa B ficarei feliz, obrigado!
Realmente, Lucas e sempre condicionaram as pessoas a não ligar sobre cortes de custos relativos à segurança. O que eu achava mais estranho era encontrar carros mundiais que tinham versões sem airbag para venda no Brasil. Eles se davam ao trabalho de fazer outro painel para que o airbag fosse opcional nos países onde não era obrigatório. Além do airbag existem cortes de custos realmente chocantes, como por exemplo o Celta que tinha barra de proteção nas portas nas versões de 5 portas mas não nas versões de 3 portas. Muito obrigado por acompanhar o canal. Gostaria sim de trazer Corsa para o canal, mas ainda não tive oportunidade. Obrigado pelo comentário. Léo do L Garagem.
Leo ai ainda tem carros novos deste porte com câmbio manual? Hoje em dia esta cada vez mais difícil de encontrar essa configuração até mesmo nos carros de entrada.
Olá, Arthur. Sim, ainda existem carros desse porte com câmbio manual, ainda que essa opção normalmente só exista nos modelos mais básicos desses carros. Na linha VW, por exemplo, existe Golf e Arteon manual. Infelizmente, o novo Passat Variant acho que não veio com essa opção, pelo menos para os modelos vendidos em Portugal. Nas Mercedes-Benz, a Classe E tinha opção de câmbio manual até 2018 e a Classe C até 2021, se não me engano. Obviamente que apenas nos motores 4 cilindros (e nas versões mais simples). Mas realmente, o mercado brasileiro tem esses "extremos", por um período, ninguém queria carros de 4 portas, depois ninguém queria carros de 2 portas, ninguém queria automático, agora ninguém quer manual. Eu acho que é interessante poder escolher (tanto na questão do número de portas quanto no câmbio). Obrigado pelo comentário!
@@alanalvesdeoliveira7983 não é igual às do Fiesta, essas têm pintura cromada 🙂 Dito isso, até me acostumei com elas e até combinam com o interior do carro. Temos de lembrar que esses carros não são exatamente carros de luxo, então vão ter sempre cortes de custos deste tipo, de uma forma ou de outra. Obrigado pelo comentário. Léo do L Garagem.
Muito obrigado pelo seus vídeos Léo, você nos mostra carros que quase nunca são mostrados aqui no TH-cam.
Obrigado pelo comentário, Carlos.
Gosto muito de mostrar carros que são bastante comuns em Portugal, mas que têm poucos vídeos mostrando eles.
Olá, comprei um Ford Mondeo 2008 em setembro de 2022 e posso dizer que é um ótimo carro. Manutenções básicas e ate o momento sem problemas extras. Muito satisfeita com o meu.
Conheci o canal hoje. Vídeos excelentes! Incrível como a Ford insistiu na Europa, e no final, deu certo, pois está presente até hoje. A Chevrolet, por conta da Opel, que é bem mais expressiva, resolveu sair de cena. Os Ford europeus são muito legais, ainda mais esse, que é da divisão alemã.
Eu sou um feliz proprietário da versão SW (Carrinha) e trabalho com carrinhas e carros Ford no meu dia a dia, e sou sincero, esta geração MK4 seja Mondeo ou Fiestas foi os melhores carros da Ford alguma vez feitos. O meu está com 279 mil km, o motor está original com o único problema até agora foi a EGR que entupiu e teve que ser anulada, de resto está maravilhoso e o motor está modificado, tenho reprogramação e filtro de ar desportivo e o carro debita felizes 185 cavalos ás 3600 rpm. Consumos estão pelos 6.2/6.5 L/100km e ando sempre com pé no fundo hahaha.
Apenas uma coisa a apontar sobre o motor que vi que não foi mencionado, ele têm um problema comum que é o motor de arranque, o motor e a transmissão (quando é a manual de 6 velocidades [Getrag MT6]) são demasiado pesados e o motor de arranque é relativamente fraco para esse peso, então após alguns poucos anos (normalmente 2/3 anos) acaba por dar problemas e não só pode avariar o motor de arranque bem como o sensor da cambota e da arvore de cames, dai a Ford aconselhar que se dê partida no carro com o pé na embraiagem (para que não exista o peso da transmissão no arranque) e soltar levemente. Sempre fiz isso e o motor de arranque com quase 15 anos ainda está perfeito.
Outra coisa, para quem ama fazer curvas em velocidade, este é dos carros mais estáveis que existe.
Obrigado pelo comentário, Paul.
Realmente, a experiência de conduzir essa geração de Mondeo realmente é muito boa, algo que infelizmente não se manteve na geração seguinte.
Não sabia dessa particularidade da fragilidade do motor de arranque nessa versão, felizmente, como já tive carros que só ligavam com o pé na embraiagem, sempre piso na embraiagem antes de rodar a chave, mesmo que o carro não "obrigue" (como é o caso dessa geração de Mondeo), talvez deveria ser algo que a Ford deveria ter feito, mas realmente na época quase nenhum carro tinha este "bloqueio". Este carro tem sensor de embraiagem, por causa do Cruise Control, então deve ser até algo fácil de implementar.
Espero que goste dos vídeos do canal. Tenho também vídeos de outros Ford se algum dia tiver interesse em vê-los (um Focus SW de 2009 e um Fiesta Ghia 2004).
Sim, concordo.
Essa particularidade existe na maior parte da gama diesel desta versão, tirando o motor 1.6TDCI da PSA, o motor de arranque foi projetado para esse motor e para diminuição de custos foi colocado nos restantes motores. Sim, não é difícil adaptar sistemas para que seja possível o "bloqueio" de ligar sem embraiagem, bem como é fácil atualizar a versão ROM do convers+ (sistema de controlo de bordo), eu fiz no meu e vale a pena, adiciona imensa coisa como:
- 15 Temas de cores diferentes
- Visualização em tempo real do consumo instantâneo
- Visualização em tempo real dos sensores de parque (aparece na tal imagem aérea do carro na tela)
- Visualização da temperatura em digital com número e gráfico
- Visualização da pressão de pneus (caso o carro tenha sensores apropriados)
- Tempo de serviço em horas (quantas horas o motor tem)
Entre outras coisas, infelizmente a Ford deixou de fornecer atualizações em 2012, quem quiser atualizar tem que fazer em casa ou pedir a alguém que saiba fazer, mas como é extremamente fácil e existe fóruns sobre isso, aconselho sempre a dar uma vista de olhos nisso, melhora ainda mais o carro.
Claramente irei ver mais vídeos seus, adorei o seu canal, tanto pela sua personalidade como a passagem de conhecimento! Obrigado pela sua contribuição para a comunidade automóvel, um abraço de um mecânico! ahaha@@LGaragem
Muito bom seu vídeo , estou a procura de um desse aqui em Portugal,obrigado pelas informações
Excelente vídeo Léo, seus videos mostram o quanto no Brasil os carros sao caros, e depenados em relação aos europeus mesmo sendo o mesmo modelo. Sempre com a desculpa de corte de custo, e muito pior, na maioria das vezes esse corte sendo na segurança. Fico imaginando quantas pessoas que perderam a vida em acidentes em carros brasileiros que poderiam ter sido salvas, se não fosse a ganância das montadoras em lucrar até no parafuso do carro. Se puder trazer algum corsa B ficarei feliz, obrigado!
Realmente, Lucas e sempre condicionaram as pessoas a não ligar sobre cortes de custos relativos à segurança. O que eu achava mais estranho era encontrar carros mundiais que tinham versões sem airbag para venda no Brasil. Eles se davam ao trabalho de fazer outro painel para que o airbag fosse opcional nos países onde não era obrigatório.
Além do airbag existem cortes de custos realmente chocantes, como por exemplo o Celta que tinha barra de proteção nas portas nas versões de 5 portas mas não nas versões de 3 portas.
Muito obrigado por acompanhar o canal. Gostaria sim de trazer Corsa para o canal, mas ainda não tive oportunidade.
Obrigado pelo comentário.
Léo do L Garagem.
Leo ai ainda tem carros novos deste porte com câmbio manual? Hoje em dia esta cada vez mais difícil de encontrar essa configuração até mesmo nos carros de entrada.
Olá, Arthur. Sim, ainda existem carros desse porte com câmbio manual, ainda que essa opção normalmente só exista nos modelos mais básicos desses carros.
Na linha VW, por exemplo, existe Golf e Arteon manual. Infelizmente, o novo Passat Variant acho que não veio com essa opção, pelo menos para os modelos vendidos em Portugal.
Nas Mercedes-Benz, a Classe E tinha opção de câmbio manual até 2018 e a Classe C até 2021, se não me engano. Obviamente que apenas nos motores 4 cilindros (e nas versões mais simples).
Mas realmente, o mercado brasileiro tem esses "extremos", por um período, ninguém queria carros de 4 portas, depois ninguém queria carros de 2 portas, ninguém queria automático, agora ninguém quer manual. Eu acho que é interessante poder escolher (tanto na questão do número de portas quanto no câmbio).
Obrigado pelo comentário!
Saídas de ar do fiesta 🤣🤣🤣
E eu achando q era só no Brasil q essas montadoras faziam os consumidores de besta. Fiquei até mais feliz agora 😅
@@alanalvesdeoliveira7983 não é igual às do Fiesta, essas têm pintura cromada 🙂
Dito isso, até me acostumei com elas e até combinam com o interior do carro. Temos de lembrar que esses carros não são exatamente carros de luxo, então vão ter sempre cortes de custos deste tipo, de uma forma ou de outra.
Obrigado pelo comentário.
Léo do L Garagem.
Esse modeo com cara de peugeot 407
São carros bem diferentes. Não se parecem em nada, especialmente vendo os carros "ao vivo".
Obrigado pelo comentário.
Léo do L Garagem.
@@LGaragem a frente lembra um pouco