🌟Melhor Livro de Linux para Iniciantes na Amazon(na minha opinião): amzn.to/3VBwZOf 🌟 Meu fone de ouvido Havit na Amazon: amzn.to/4b2xvcA Meu fone bluetooth favorito na Amazon: amzn.to/4b83RCN Onde Comprei meu SteamDeck - Amazon: amzn.to/3z3nT3X #associadoamazon #parceiroamazon - outros links - Meu teclado para Programação na Amazon: amzn.to/3RwBtTW Melhor mouse que eu já tive(minha opinião) na Amazon: amzn.to/3VNwX66 Meu Mousepad na Amazon: amzn.to/3KOHAz9 --- Meu Livro Favorito na Amazon: amzn.to/4etdb6V Kindle que eu uso para ler meus livros: amzn.to/3z3qlax Na minha opinião o melhor livro ja escrito sobre programação, na Amazon: amzn.to/3z72O8S
Ele fala em vetory pq voce nao precisa gravar o iso no pendrive ele instala o vetoy no pendrive e so jogar a iso que ele tem os menus que irao iniciar a iso sem precisar gravar a iso no pendrive
Tenho muita vontade de migrar pra uma distro do Linux, mas tenho medo, insegurança, não sei de absolutamente nada sobre resolver muitas coisas dentro do sistema, coisa que no Windows sei de praticamente tudo, mas vou instalar num hd que não seja o principal, até tentei instalar uma vez mas ocorreu erro logo de primeira, por isso desisti, mas de fato acho que a Microsoft precisa levar um pé naquele lugar, pra deixar de oprimir os usuários do Windows.
@@cotidiano1894 tentei rodar photoshop e office no biglinux e todas as tentativas e gambiarras com playonlinux, wine etc, foram frustradas. Acabei excluindo a participação do biglinux. Meu sonho era ficar só com Linux mn. Só que não dá. Não tenho vontade nenhuma de mexer com programas de edição de vídeo, imagem, planilhas e processamento de textos alternativos.
Cara não sei se é só comigo mas a uns dias atrás chegou para mim uma atualização no big Linux de 2 GB, pós atualização o sistema fica reiniciando o painel, o sistema de arquivos sozinho, antes funcionava perfeitamente, mas eu acho o sistema demais.
A distro esta muito pesado agora e tiraram algumas coisas de la e muitos bugs ultimamente ele tem, em 2022 ele n era assim roda legal nesse ano agora n consigo roda no meu note de 4 de ram hd 300gigas e um i3 fraco agora nem roda mas no meu note
@@Linux_Debn , tenta o Manjaro com ambiente Mate q, apesar de também estar ficando pesadinho a cada edição, ainda é mais leve q KDE. E venho observando isso nas distros linux faz um tempo, querendo ganhar mercado estão ficando cada vez mais inchadas, um erro ao meu ver. Ao menos deveriam disponibilizar a versão minimal pra quem tem pc fraco mas quer tentar usar.
@@bonpetros ubuntu nao funciona no meu sistema cara kkkk a bios do meu notebook é um pouco antigo, quando instalo o POP OS UBUNTU ou MINT fala isso SISTEMA PCI ERRO 0X00000 e alguma coisa unicos q funcionan é o Biglinux e n aparece erro unico problema nele é q esta muito pesado e tmbm com varios bugs agora o biglinux
ja dei like no inicio do video só por vc estar migrando para o linux, mas quando você falou do big linux, tive que remover o like para poder dar like novamente. Excelente escolha
Que bom que escolheu o Big Linux. Eu o uso há anos e sou suspeito em falar sobre ele. Sugiro que assista algumas lives do ano passado no próprio canal do youtube para se inteirar melhor da comunidade Big Linux. Assim vc vai entender toda a motivação e dedicação da equipe no projeto, o carinho, os detalhes e as evoluções. Tanto que neste momento os desenvolvedores estão um tanto anônimos pq estão estudando pesado o Bash com o próprio Julio Alves, ou seja, em breve o Big ficará mais Big fodástico do que já é. Sucesso!
o BIG permanece da mesma forma q quando começou o projeto, trazendo muito mais facilidades na instalação q outras distros, mostrando-se uma excelente "porta de entrada", não uso mais o Big Linux, mas usei la na epoca que o Kurumin deixou de ser desenvolvido (outra excelente distro brasileira), e acredito q parte da comunidade do Kurumin se uniu a da Big Linux mantendo dessa forma, facilitando a instalação e ja com bastante ferramentas de uso geral já preinstaladas. na epoca q usei era uma das poucas q ja rodava modem de discada sem necessidade de configuração adicional (sim, usei na epoca da internet discada ainda).
@@RyuzakiPragmatico vc não usa mais o big Linux, então qual vc usa? Tô com o fedora mas tô me batendo um pouco e não gostei muito pq imita um tablet. Quero um PC mesmo kkkk. Na real fiz dual boot pra usar o Docker e desenvolver apenas... Mas, queria aprender a usar o Linux no terminal tbm.
@@tiagomercuri cara, interface vc muda em qualquer distro, vc pode testar outras interfaces, Gnome, XFCE, Matte-Cinnamon, KDE ate encontrar a adequada, eu prefiro o GNome classico. atualmente uso o OpenSuSe, o que me agradou nele foi a ferramenta Yast de configuração q tanto em console quanto interface grafica facilita muito, e o fato de ter uma boa integração com sistema de arquivo BTRFS, se o sistema "quebrar" vc consegue dar boot em uma versão anterior, testar e retornar ao estado anterior facilmente (com o snapper). quanto a interface o GNome ao menos tem muitos plugins e vc consegue usar o "Extensões do Gnome" para instalar extensões e personalizar pro seu gosto,, além das opções que tem nas configurações. o Snaper é um bom recurso pra quem fuça mto no sistema pq eventualmente podemos errar algo na config.
Cara uma das melhores coisas que eu fiz foi migrar para Linux, hoje em dia uso o Fedora, mas iniciei no Ubuntu. Mas hoje o Fedora atende bem as demandas, inclusive de relacionado ao trabalho banco de dados e etc.. O computador ganhou outra vida e mais rápido.
2,conheci o Mandrake,Ubuntu,Conectiva entre outros na era 2000,hj eu não abro mais mão pra usar o Ruindows já que a MicroEsgotoSoft tá só piorando o sistema a cada atualizações mais podres um que o outro e a privacidade do Usuário esqueça.
Tenho um escritório de contabilidade; migrei para o ubuntu pois o w10 estava queimando todos os meus computadores velhos, forçando a obsolescência. Foi migrar para o Linux Ubuntu que os computadores começaram a trabalhar frios, usar 1/3 dos recursos trazendo economia inclusive da energia na conta de luz. Porém ainda precisava de programas de windows pois praticamente não existem programas contábeis usáveis com base linux, então contratei uma nuvem remota na empresa "master da web" e acesso com o app Remmina, nativo do linux. Funciona tudo, ficou mais barata a conta de luz e todos os programas que preciso do windows estão seguros na nuvem com windows server 2022 com acesso por todos os que trabalham pra mim, num preço muito acessível para pagamento. Na infraestrutura local, não saio mais do linux. Agora estou estudando como usar os contêineres do Docker para instalar o windows dentro do linux pra me livrar definitivamente das instalações do windows, até ter uma forma de nos livrarmos pra sempre da microsoft e ainda economizar uma grana.
Já pensou no VirtualBox? Monta um pequeno servidor com Virtualbox e toda a sua rede acessa seus programas Windows. Tem também o Proxmox. Estuda este programa que acho que é o seu caso.
Migrei para o linux ano passado pois o Windows 10 tava de palhaçada com meu notebook e me surpreendi, é um sistema operacional libertador e para se acostumar é muito mais fácil atualmente para qualquer usuário, não só as distros facilitaram bastante a configuração, como também não falta vídeo e fórum na internet. Utilizo o Ubuntu e como já me acostumei, nem tenho problemas com a distro, não pretendo migrar tão cedo mas o Big Linux tá show demais, vi uma galera recomendando mas não sabia que era BR.
Olha ai! Mais um usando Ubuntu como eu hehe Gostei do Big msm, mas saiu do meu O.S não, to gostando de mais... difícil voltar pro windows, principalmente agora depois que aprendi rodar jogos no linux.
6:21 também acreditava que o Rufus era a melhor opção pra criar um pendrive bootável, mas depois de utilizá-lo no meu pendrive para deixá-lo com o Big e simplesmente ter corrompido alguns arquivos, agora eu uso mais o balena mesmo, ou então o Ventoy para criar um menu avençado de boot
Resolveram o problema de instalar e usar o Firefox nativamente do repositório oficial do Arch Linux ou direto do site da Mozilla ou esta na ditadura do navegador BRAVE 🤔🤔 Só achei legal no Big versão com plasma 5 foi os papeis de parede, e a base do Arch ....O resto foi para enfeitar o pavão. Firefox não vai; Troca de usuário em modo live não rola, pois jogaram um tal script nojento (9:00) que bloqueia essa simples funcionalidade... Parabéns aos desenvolvedores; O tal relatório de HW poderia ser rápido e simples somente em .sh ... Mas não vamos enfeitar o pavão usando script com html para maquiar o visual para os usuários do Windows;
Veio na hora certa esse vídeo, estou precisando degustar outra disto Linux, estou no fedora bastante tempo e essa última está muito boa, porém preciso zerar o sistema depois de muito update e programas e libs que até perdi o rumo e vou testar esse big Linux.
E aí, amigo! Beleza? A distro que venho usando há mais de dois anos é o OpenSuse Leap! Nesse meio tempo o sistema nunca crachou ou apresentou qualquer instabilidade! Com ele eu fico tranquilo! Big Linux também é uma de minhas distros favoritas e a conheci na versão 2.0! Ele tem um fórum muito amigável e eficiente! Era muito bom conversar com as pessoas ali! Infelizmente as distros feitas no Brasil não tem o devido suporte que merecem e por isso as vezes levam um bom tempo para terem uma nova versão ou até chegam a 0:00 desaparecer! O Big vem se mantendo na luta há alguns anos e é a distro brasileira que torço muito pelo seu futuro! Bem vindo ao mundo do Pinguim
Amo o BigLinux, o desempenho em jogos é muito superior nele do que no Linux Mint, exatamente pelo que você mencionou, por ser base Manjaro que por sua vez é base ArchLinux. A própria Steam trocou a base do SteamOS quando lançou o Steam Deck, antigamente era base Ubuntu, agora é base ArchLinux. Pra criar pendrive bootável o melhor de todos é o Ventoy, você só instala o Ventoy no Pendrive e ai é só mover as ISO dos sistemas pra dentro dele, ai da prá continuar usando pra armazenar suas outras coisas.
Se eu puder jogar VaM, jogar minecraft com mods, escrever meus textos, fazer meus programas e desenhar no digital, vou adotar um pinguim, e que se lasce o IBAMA.
Atualmente eu uso o Big Linux, mas antes, usei algumas outras distro. Quando eu migrei para o Big Linux, bateu um arrependimento de não ter feito isso antes, essa distro é boa demais. Mas quero testar o Deepin quando sair a versão oficial.
To usando o biglinux kkkk eu diria que é o melhor sistema disparado, mesmo eu tendo problemas as vezes. Minha antiga distro era o linux mint, mas passei a usar o big pela praticidade e facilidade. Uso o sistema em dual boot com o windows, mas só entro lá raramente. A questão do sistema ter suporte a flatpak e ter uma loja me salva muito kkk continuo na penúltima versão do plasma, recomendo continuarem também até tudo ser corrigido pela equipe do biglinux.
Também fui do Mint pro Big. O maior motivo disparado foi a diferença de ping. Não sei o que fizeram no big mas o ping pra mim ficou 10x melhor. Um ponto negativo pra mim são os apps que instalo mas não abrem. Por enquanto tô me virando com outros meios. Flatpaks ou nos piores casos rodo Mint no Gnome boxes ( precisei fazer isso pra rodar hypnotix).
@@LuizOtavio_1 depende do jogo, se a desenvolvedora do jogo não considerar o kernel linux como trapaça, aí vc consegue jogar de boa, mas se não fez isso, tem que cobrar da empresa por detrás do game. (Também precisa instalar o proton easy anticheat e proton battleye na Steam).
Eu também migrei, estou usando o Linux lite em um Pc dual core 2 GB ddr 2 e está funcionando, vou colocar apenas mais 2 GB e creio que vai dar boa. Tenha notebook com i5 provavelmente vou colocar o big Linux, eu já tinha testado ele e achei ótimo.
Vídeo foda! Estou migrando pra Linux também pelos mesmos motivos 😂 Aproveitando a deixa, vitor tu manja alguma coisa de ruby, tava procurando uns conteúdos mas não achei muita coisa em português
Eu usei umas já, usei: Mint, Ubuntu(para trabalhar), Manjaro(Gostei d+), Arch Linux(Bom porém um pouco difícil), e atualmente estou no Fedora... estou gostando, acho bastante estável e sem bugs.
uso a muito tempo até ajudei o Bruno em algumas coisas sai pois teve uma epoca conturbada da distribuição mas desde que o Bruno repaginou tudo mudando até pra sua base do manjaro voltei a usar mas só como usuário e report de bugs no forum mais q tudo num aprimoramento de sistemas é o feedback da comunidade é importante as pessoas relatarem os problemas mesmo sendo bobos.
Cara, seu vídeo apareceu pra mim e me empolguei com o GIGA LINUX que você apresentou. Estou adorando o sistema e como os autores cuidaram de cada detalhe.
quando estava começando eu trabalhei em uma empresa onde tive que usar uma solução com linux para resolver um problema serio com vírus na rede... usei o ubutu e depois de pronto teve até o pessoal do ubuntu lá querendo saber como fiz...kkkkkkkkkkkk foi legal.... eu eu penso muito em voltar a usar linux por conta principalmente do desempenho... a Microsoft com as atualizações dos sistemas acabou deixando o sistema operacional muito pesado... acho q vou testar essa versão do linux ... gostei muito... parabéns pelo vídeo!
Cara você é top! Há dois dias depois de baixar uma atualização do meu G.Force, o Windows não sai da tela azul quando abro o editor de vídeo e o Criative Cloud. Cansei dessa palhaçada do widows e vim pro linux! Ganhou mais uma inscrita!
Eu comecei a usar Linux com o Curumim em 1998 ou 99. De lá pra cá sempre usei. Minha esposa já foi "doutrinada" a usar Linux, assim que começou a faculdade (2013), não sabendo o que é Windows até hoje. Eu só uso Windows ainda por causa de games.
6:15 Rufus? Nossa mas só instalar o ventoy e colocar as ISO/IMG no pendrive que aparece na lista. Mais fácil que tudo. Depois só ir atualizando o ventoy.
Linux é muito bom. Uso o Manjaro há mais de um ano e estou tranquilo, mas o que eu não sabia é que havia pessoas migrando do Windows para o Linux por conta do Windows 11. Será essa uma nova virada de chave?
Por causa da forçada de "barra" de Microsoft na atualização para o windows 24H11 , o que está cometando um "tiro" no próprio pé , fazendo com que muitas pessoas migrem para soluções mais alternativas.
meu caso e comprei um notebook novo que veio com Windows 11, porém cada dia que passa tenho problema com as fontes... onde aumento a fonte e horas depois a fonte está pequena novamente! ai aumento a fonte novamente e horas depois a fonte fica pequena novamente e fica nesse ciclo horrivel quase todos os dias, então estou pensando seriamente em trocar o Windows 11 pelo Linux. onde já usei Linux a bastante tempo, problema é que no Windows 11 eu tenho como usar o aplicativo do WhatsApp... já no Linux não existe aplicativo e sou obrigado a usar o navegador e como uso 2 WhatsApp, no navegador não tem como! fora que meu notebook veio com Alexa e no Linux não tem esse serviço, então por isso fico impossibilitado de usar Linux nesse momento. porém se continuar esse problema da fonte, eu vou desistir de tudo e usar Linux novamente.
@Nullbody como assim? pq todo mundo hoje em dia trabalha e estuda usando o WhatsApp para algumas coisas e eu preciso do WhatsApp no computador funcionando para eu poder trabalhar e estudar e sem esse aplicativo, o computador não serve muito para a minha pessoa. mais eu já resolvi por enquanto o problema do WhatsApp no computador, mesmo usando Linux e o navegador.
Faça que nem eu... tenha mais de um navegador para uso diferentes. No meu caso, uso o chrome para as coisas normais e o Opera para assuntos mais... privativos, por assim dizer...
Boa noite eu curti muito seu vídeo, de ante mão sou leigo, gostaria muito de sair da droga do Windows, mas não achei nada fácil instalar o Big Linux, tem algum tutorial mais detalhado que eu possa acessar, você falando parece fácil, mas é um show de siglas e programas, biblioteca enfim para mim um pesadelo, obrigado, muito bom vídeo.
Eu uso o Linux Mint já tem alguns anos como sistema principal. Não tenho nada a reclamar, roda tudo que preciso de forma tranquila. Ainda uso o Windows 10, mas apenas para jogar. De resto tudo no Linux.
@@CristianoMacedo19 nem todos. Já ouviu falar em valorant, fortinite, pubg, destiny 2? eu fiz um dual bot windows + big linux por causa disso mesmo. tenho em meu canal vídeos com big linux.
Usei o zorin OS assim que migrei para Linux, bem no iniciozinho do zorin há muitos anos atrás. Hoje o sistema está excelente. Tenho colegas que usam ele e adoram o sistema hj na versão 17 está top. Mas eu, depois que conheci big Linux até hoje. O sistema é muito bom. Testa primeiro numa máquina virtual para ver se gosta.
Parabéns pelo vídeo, tenho um notebook dell core i3 segunda geração, a muito tempo tenho Linux mint xfce, top demais muito leve, saudade nenhuma do Windows e do office, ou utilizo livre office ou wps. Hoje acho engraçado a dependência que muitos acham ter do Windows e office.
Uso Linux desde que tive o primeiro contato com computador, isso já tem uns 15 anos. E também concordo que a Microsoft está seguindo rumos sem nexo com o WIndows. Minha vontade também está sendo migrar totalmente para Linux.
Sobre a relevância dos pacotes na loja de aplicativos: Geralmente vem bastante fork das aplicações pela AUR, se tu desmarcar a opção de AUR ele lista os pacotes dos mirrors nativos, que geralmente são os mais relevantes. Se tu n achar o que precisa nativamente, tu habilita os pacotes AUR
eu queria mt ir pra linux. mas não consegui instalar photoshop, premiere, excel, word e tal. Tudo que produzo de edição de vídeo, photos, planilhas já são nesses programas. Não dá tempo pra enfrentar curva de aprendizado em softwares alternativos.
acredito que com o photoshop você possa usar o wine pra instalar ele que roda de boas. O pacote office da MS você vai precisar da pasta net framework que fica dentro da pasta windows, pois ele vai requerer essa dependencia. Em relação ao premiere acredito que seja igual ao caso do photoshop, mas tem o davinc resolve que realmente resolve as coisas. Se você tiver mais de um pc pra testar, recomendo fazer no segundo que não é o de trabalho e ir se acostumando. Foi isso que fiz pra migrar pro Big Linux e eu usava outra distro Linux que me atendia muito bem, mas o Big Linux por faciliar muito o acesso aos apps e games eu resolvi arriscar e estou muito feliz.
Eu estou reaprendendo. Tem alguns recursos possíveis que não dá pra fazer no adobe. Isso por causa da integração com outros softwares nativos. Não me arrependo quando a edição. A única coisa que ainda não tem o mesmo nível é o office (levemente superior) e a eterna briga com o Access. De resto, o Linux é superior em minha opinião
@@terapianaveia a guerra com o access da MS é antiga mesmo, mas eu acredito que com uma maquina extra e um pouco de tempo no dia dê pra contornar. Mas o grande impecílho no caso seria a falta de tempo mesmo.
@@brunocruzcredooficial man achei sensacional as dicas, mas como eu editaria uma matéria de TV em casa, sendo que tudo que produz e edita lá e nos programas da Adobe? Por exemplo: as tarjas onde entram os nomes dos entrevistados são padronizadas com animação. A gente só muda o texto. Essa mesma tarja é editada facilmente no Davinci Resolve ou eu teria que recriá-la para adaptar? Eu sou um produtor, então como é uma TV pequena, acabo sendo um faz-tudo: produzo, quando precisa editar, editor. Tem os editores, mas sou o quebra-galho. Faço artes para redes sociais de todas as reportagens. Então, é meio complicado pra mim entender como adaptar isso sem mudar o padrão deles.
@@digitadorlive justamente por isso que citei que se você tiver um segundo pc pra testar ou no mesmo PC porém com um outro SSD, você poderia ter o Windows em um SSD e o Linux no outro pra justamente ir pegando os arquivos e testando em horas vagas. Pra Photoshop tem o GIMP que é muito bom e bem parelho a ele, mas com uns dois meses com os dois sistemas instalados você conseguiria migrar fácil, pois você já sabe o que fazer só vai aprender a usar o seu conhecimento numa ferramenta nova.
Faz 5 anos que sou usuário Linux. Comecei com a distro Linux Mint e hoje uso a distro Pop_OS. Mas já testei a distro BigLinux. Linux Mint e BigLinux são ótimos distro para usuários que estão querendo sair da porcaria do Windows.
eu to pra fazer isso, deixando windows exclusivo para jogos. O dia que foi totalmente viavel o linux como ambiente para os clientes de jogos, ae bye bye microsoft
@@gianferro6435 o linux hoje já é melhor em jogos que o windows. Mais rápido inclusive. Tem vários projetos para jogos. Na steam mesmo nas configurações e compatibilidade tem o próton que roda tudo que é jogo no Linux, inclusive aqueles feitos só para windows. Tem diversos projetos como o da epic games, o heróico games e por aí vai. Tem vários canais aqui no TH-cam sobre jogos no Linux.
Eu uso Windows e Linux mint em dual boot, por motivos diversos, mas vou dar yma chance oro Big Linux, vou fazer uma VM no Prixmox primeiro pra fazer esse test-drive!
Quase três anos usando Big Linux, nunca tive problemas! A distro é maravilhosa, consegue suprir tudo o que eu preciso. Honestamente... me arrependo de ter passado tanto tempo no Ubuntu. Big Linux é vida! Dei like e me inscrevi no canal.
@@semrecuo6148 instalar .exe? Cara, dependendo do jogo você consegue rodar com camada de compatibilidade Wine. Pesquisa por Wine Linux depois. No geral, a grande maioria dos jogos na Steam rodam perfeitamente no Linux, alias... roda até melhor do que no Windows. Recomendo fortemente o canal Linux Gaming BR
18:20 no meu OpenSuSe eu to rodando o Red Dead Redemption 2 tranquilamente kkk, configurações variando entre high/ultra numa RTX3050 6GB a 1080p mantendo sempre entre 50 a 70 FPS, e detalhe, ao contrario do CS /TF2 e outros jogos da engine Source que rodam nativamente no Linux, o RDR2 roda usando a camada de compatibilidade Proton, mas q hj em dia baixando jogo pela steam ele ja roda sem problemas e sem dificuldades com configurações pois a steam ja faz automaticamente. se não tiver feito video sobre jogos no Linux ainda (cai nesse canal agora) tem uma opção na configuração da Steam pra habilitar o Proton em todos os jogos, com isso a instalação funciona tranquilamente, explore tbm o Lutris, Retroarch e os emuladores standalone.
Vou experimentar esse Big Linux. Estou usando Linux Ubuntu na maior parte do tempo. Windows somente pra coisas muito específicas. Mesmo assim é muito de vezes e quando.
O big Linux é uma distro que merecia uma espécie de canonic. Porque é uma distro eficiência e se continuar somente com essa eficiente comunidade poderá acabar.
Passei para o Linux Mint é para meu uso básico não quero mais saber de Windows. Me surpreendi, o Linux reconheceu as duas impressoras, aceitou o watsapp o LibreOffice tem tudo. O meu é o Cinnamon
Já usei muito linux e sempre tive as mesmas limitações em termos de mexer com programas para produção musical e jogos. O problema é que nem os melhores softs para produzir música do linux se comparam ao produto final do windows ou Mac. O outro problema é que a Microsoft não libera o código fonte dos seus drivers para que o pessoal do código livre faça suas próprias versões, e por isso, instalar um jogo no linux (principalmente jogos de gente grande, como COD, BF3 e coisa do gênero, e não jogos para crianças) é uma aventura tão grande o quanto literalemente jogar, esgotando a paciência de quem tem de ler e testar dicas de usuários que estão passando pelo menos problema. E geralmente você volta para o Windows por não poder jogar no linux. No mais, linux é só para acessar a internet, ler e-mails, e, talvez fazer uma edição de vídeo.
Eu gravo guitarra com o ToneLib. Nele tem todos os efeitos que preciso. Além disso tem o ToneLib Jam, mil vezes melhor que o Guitar Pro (que também é muito bom).
Também utilizo dual boot em uma máquina. Nesse caso eu uso Linux Mint por ser uma distro bem amigável para minhas aulas. Uso o Mint pra tudo porém quando trabalho com áudio, queria muito que algumas DAW's e plugins funcionassem bem sem virtualizações, tipo: Wine. Este é o motivo que ainda não larguei o Windows, apesar de não gostar dele.
Tenho um hd externo que estava jogado sem uso, e decidi baixar e criar um multiboot com o medicat nele e baixei muitas distros linux, fiz teste de uso de memoria ram e me surpreendi (para monitorar o consumo da ram usei o htop). Em meus testes o Nobara Linux KDE se saiu melhor do que o BigLinux. Teste feito em um Core i3 de primeira geração e 2+2 gb ram. Nobara Linux ficou com 1.30 gb ram BigLinux ficou com 2.88 gb ram
e eu falo que o BigLinux é super pesado usando o Kde modificado por eles e cheio de tranqueiras em forma de webapps,o Arch + o KDE 6 nativo fica leve sem essas modificações do pessoal do Big.
15:27 estou usando Ubuntu 24.04 e a loja deles trazem os programas que são oficiais nas primeiras classificações e isso é muito bom! E logo após vi que veio com uma versão NODE sem ser LTS e não veio com NPM, e você como dev não criticar essas falhas me suou que você não manja muito pra estar na posição de está realizando tal indicação, apenas uma observação. O que mais curti foi do fato ser “brasileira” e já vim com muita coisa nativa, mas o que me indaga é que, essa não é uma das maiores críticas dos usuários Linux em referência a Microsoft? Demais são apenas pequenas observações, curti acompanhar até o final, em um futuro estarei testando essa distro também, valeu!
Respeito Quem Usa Linux e Nunca Usei, Mas eu Uso Windows desde o XP , Hj estou W11 Pro 24hH2 Sem Bug Nenhum, Enfim Não Troco Windows Pôr Nada !! Bom Vídeo !!
Como profissional da Computação, é a melhor coisa que vc faz. Além de resolver os problemas que falou, vai te abrir um monte de portas profissionalmente no futuro... Hoje até a galera que usa Windows tá usando cada vez mais Linux nas soluções de servidores... Aliás, até a MS tá usando Linux paka 😂
Isso que está acontecendo com o Windows vc acha que vai ficar livre disso no mundo Linux? Questão de tempo chega no Linux meu amigo! MacOS, todos vão entrar nessa não tem volta! Daqui uns anos vc vai lembrar de minhas palavras! O Windows já foi um Sistema bastante meia boca, mas hoje está bastante estável. Falo isso até parece que detono o Linux, mas conheço e uso Linux muito antes de vc nascer tenho certeza ou quase isso, se vc nasceu depois de 2000, rsrsrss. Windows, Linux e MACOS, são todos excelentes! Pois usei todos! Gosto bastante do Windows e agora com essa nova fase de PCs com ARM, isso não tem volta, finalmente chegamos aonde eu queria, eficiência e desempenho nos portáteis tanto para Windows como vai ser para Linux também. Finalmente! Adeus Intel seu reinado tá acabando! Talvez ainda dure uns anos no Desktop, mas nos notebooks já era! E essa de ligar o fod@-se Windows e partiu Linux, vá com calma. Não se muda assim do dia pra noite, vá aos poucos será mais assertivo. Não estou falando que não consegue, mas com calma dá certo!
uma coisa que fui perceber agora no fim do video, é que provavelmente personalizaram o terminal com o oh-my-bash que ficou bem bonito o tema do prompt dele, eu atualmente migrei pro zsh que parece ter um autocomplete mais eficiente, e mesmo usando o Gnome eu uso um terminal do KDE que sempre curti, o "yakuake", que permite um terminal "baixar" quando aperta F12, facilitando o uso quando preciso (sou administrador de redes, ai terminal é minha ferramenta de trabalho tbm).
o windows é mais aconchegante, né, e tem pessoas que não gostam de sair dessa zona de conforto. te endendo, amigo! mas, se algum dia vc sentir q o windows tá ficando uma bosta, lembre-se: o linux é melhor, é fato! tamo junto😊
se a mobo suportar apenas sw a níveis 32bits: Lubuntu , Xuvuntu , Ubuntu Mint , ... porém , se a plataforma aguentar sw a níveis 64bits: Ubuntu , Big Linux (nunca usei , mas cito em respeito ao que foi filmado pelo TH-camr) , ... Detalhe , recomenda-se habilitar os recursos computacionais que bem quiser , e sendo esses próprios apenas para Windows , em uma outra partição (Ssd , Hdd) , pois há o sw nomeado como Wine Hq apropriado para o bom funcionamento dos tradicionais arquivos exe.
eu troquei também, sai do windows e estou no fedora, já testei Elementary OS... muito bom, kubuntu uso no meu outro desktop e kde neon nos dois notebook.
Tenho alguns pequenos conhecimentos de Linux e à muitos anos sempre de tempos em tempos procuro algumas informações sobre atualização de Linux. Linux é um sistema foda. É uma pena que ainda o Br. é apaixonado pelo Windows- não desmerecendo esse sistema, mas o Linux é muito mais leve, e muito mais estável e seguro que o Windows. Eu até hoje sou apaixonado pelo Linux Kurumin, dizem que não andou para frente por falta de suporte, mas ao meu ver foi boicote mesmo - os europeus e americanos não suportam brasileiros estarem melhor do que eles em algo; e na época o Kurumin veio com recursos que nenhuma distro estrangeira possuía - Pelo menos é o que eu percebia na época. Kurumim era justamente para época o que você acha do Big Linux atualmente. Já testei Mint, Manjaro, Big, Ubuntu e outros...mas tenho saudade mesmo é do Kurumin 7
Cara essa parada de redução de ruído me chamou muita atenção, fui usar o Linux fedora e cara perdi um tempo bom baixando pacotes e mudando configurações de mix para deixar meu microfone na mesma qualidade que tenho no windows e depois que configurei isso descobri que o wayland não funciona com transmissão de tela no discord e só nesse detalhe pra conseguir arranjar uma alternativa usando xorg ou sei la o q mais crashei o linux varias vezes. Se o big linux ja vem com essas questões resolvidas slk, ja me ganhou pra kct
Usei a primeira versão do BigLinux em 2005 e voltei a usar com essa nova versão repaginada tem uns 2 meses. Muito bom. Aqui usamos o LinuxMint em outra máquina tbm.
Cara o Big Linux é muito bom!! Escrevo de um notebook que ressurgiu, após anos parados (processador Turion X2, com DDR2)!! Rodando muito bem com o Kernel 5.15.160 (atualizou hoje)!! É uma distro muito prática! Uso alguns aplicativos em formato AppImage e essa distribuição é muito prática prá esse tipo de arquivo! Fora toda a personalização que podemos fazer!! Vale a pena contribuir pro projeto!
olha só, decidi essa semana que iria mudar para o linux. começaria no meu notebook para acostumar com o ambiente. Vi o vídeo do Diolinux e resolvi ficar com o mint. Agora me deparei com seu vídeo e estarei procurando mais informações. É uma pena que ao fazer uma busca não aparece a versão big linux. Acho que estão subestimando os brasileiros.
Tô usando o biglinux também, é a distro mais fácil que já testei. Infelizmente não posso migrar complemente porque preciso do pacote Adobe no meu trabalho, questão de workflow. Mas em um note já estou usando direto, adorei esse sistema.
vídeo excelente e muito bem explicado , o biglinux é excelente , o único ponto negativo é que a tela que você apresentou o sistema não foi totalmente coberta com sua imagem , creio que se você colocar o sistema que está explicando em uma janela pequena de 3x4 no cantinho e o resto da tela com sua imagem creio que teremos uma melhor visão do sistema ... de resto está de parabéns pelo vídeo , dei like e recomendei ...
Fiz isso em 2022 nunca mais voltei. Usei windows desde 1997 desde quando era adolescente hoje tá bem complicado ter windows te empurra a história de ter que comprar máquina nova. Esperei sair da universidade me formei e assim que sai resolvi pular pra Linux MInt, uso até hoje
Pra mim já acho mais difícil migrar rapidamente, é uma vida inteira usando windows, chrome e tudo que a maioria usa, não sei como seria mudar, tive a oportunidade de testar o linux lite, e é muito diferente, tipo eu consigo navegar, mas aquela familiaridade é perdida, se se sente fora de casa, essa é a sensação que eu tenho. Vou ir testando alguns tipos de Linux com Vm, pra ver qual eu me adequo melhor. Ainda não usei o windows 11 mas muita gente fala o quão ruim está, migrar pro Linux acredito que é só questão de tempo.
Mano, e os drivers da NVidia? Como se saíram? Sou usuário "comum" e tive dificuldades no Fedora, Big Linux parece ser uma ótima alternativa... O windows 11 tá me anojando já 🤡
Cara eu raramente curto estes vídeos, mas adorei o seu principalmente pelo contexto informativo (fora o fato que sou fanzaço do Linux, ainda uso Windows por causa do corel Draw, por enquanto) espero que dê todo certo para você nesta nova etapa de sua carreira, eu até vou fazer uso das informações caso eu precise migrar também, um abraço!
🌟Melhor Livro de Linux para Iniciantes na Amazon(na minha opinião): amzn.to/3VBwZOf 🌟
Meu fone de ouvido Havit na Amazon: amzn.to/4b2xvcA
Meu fone bluetooth favorito na Amazon: amzn.to/4b83RCN
Onde Comprei meu SteamDeck - Amazon: amzn.to/3z3nT3X
#associadoamazon #parceiroamazon
- outros links -
Meu teclado para Programação na Amazon: amzn.to/3RwBtTW
Melhor mouse que eu já tive(minha opinião) na Amazon: amzn.to/3VNwX66
Meu Mousepad na Amazon: amzn.to/3KOHAz9
---
Meu Livro Favorito na Amazon: amzn.to/4etdb6V
Kindle que eu uso para ler meus livros: amzn.to/3z3qlax
Na minha opinião o melhor livro ja escrito sobre programação, na Amazon: amzn.to/3z72O8S
Ele fala em vetory pq voce nao precisa gravar o iso no pendrive ele instala o vetoy no pendrive e so jogar a iso que ele tem os menus que irao iniciar a iso sem precisar gravar a iso no pendrive
Tenho muita vontade de migrar pra uma distro do Linux, mas tenho medo, insegurança, não sei de absolutamente nada sobre resolver muitas coisas dentro do sistema, coisa que no Windows sei de praticamente tudo, mas vou instalar num hd que não seja o principal, até tentei instalar uma vez mas ocorreu erro logo de primeira, por isso desisti, mas de fato acho que a Microsoft precisa levar um pé naquele lugar, pra deixar de oprimir os usuários do Windows.
Cara acertou 2x. Sair do windows e escolher o big Linux. É showww de bola. Uso há 10 anos. Nada a reclamar. Cada ano me surpreende mais .
Big Linux, MX Linux, Linux Mint e Manjaro são os melhores
@@cotidiano1894 tentei rodar photoshop e office no biglinux e todas as tentativas e gambiarras com playonlinux, wine etc, foram frustradas. Acabei excluindo a participação do biglinux. Meu sonho era ficar só com Linux mn. Só que não dá. Não tenho vontade nenhuma de mexer com programas de edição de vídeo, imagem, planilhas e processamento de textos alternativos.
Usei muito o big Linux por volta de 2008 a 2014. Mas o meu sistema principal era o Ubuntu.
@@rodrigomaia501 e hoje, qual é?
Cara não sei se é só comigo mas a uns dias atrás chegou para mim uma atualização no big Linux de 2 GB, pós atualização o sistema fica reiniciando o painel, o sistema de arquivos sozinho, antes funcionava perfeitamente, mas eu acho o sistema demais.
BigLinux é ótimo! Tem uma equipe fodaaaa, brasileiros inteligentíssimos! Parabéns pelo vídeo!
Ótimo então fala para eles fazer os softwares da Adobe funcionar no linux!
A distro esta muito pesado agora e tiraram algumas coisas de la e muitos bugs ultimamente ele tem, em 2022 ele n era assim roda legal nesse ano agora n consigo roda no meu note de 4 de ram hd 300gigas e um i3 fraco agora nem roda mas no meu note
@@Linux_DebnPra isso que existe o linux mint
@@Linux_Debn , tenta o Manjaro com ambiente Mate q, apesar de também estar ficando pesadinho a cada edição, ainda é mais leve q KDE. E venho observando isso nas distros linux faz um tempo, querendo ganhar mercado estão ficando cada vez mais inchadas, um erro ao meu ver. Ao menos deveriam disponibilizar a versão minimal pra quem tem pc fraco mas quer tentar usar.
@@bonpetros ubuntu nao funciona no meu sistema cara kkkk a bios do meu notebook é um pouco antigo, quando instalo o POP OS UBUNTU ou MINT fala isso SISTEMA PCI ERRO 0X00000 e alguma coisa unicos q funcionan é o Biglinux e n aparece erro unico problema nele é q esta muito pesado e tmbm com varios bugs agora o biglinux
ja dei like no inicio do video só por vc estar migrando para o linux, mas quando você falou do big linux, tive que remover o like para poder dar like novamente. Excelente escolha
Que bom que escolheu o Big Linux. Eu o uso há anos e sou suspeito em falar sobre ele. Sugiro que assista algumas lives do ano passado no próprio canal do youtube para se inteirar melhor da comunidade Big Linux. Assim vc vai entender toda a motivação e dedicação da equipe no projeto, o carinho, os detalhes e as evoluções. Tanto que neste momento os desenvolvedores estão um tanto anônimos pq estão estudando pesado o Bash com o próprio Julio Alves, ou seja, em breve o Big ficará mais Big fodástico do que já é. Sucesso!
o BIG permanece da mesma forma q quando começou o projeto, trazendo muito mais facilidades na instalação q outras distros, mostrando-se uma excelente "porta de entrada", não uso mais o Big Linux, mas usei la na epoca que o Kurumin deixou de ser desenvolvido (outra excelente distro brasileira), e acredito q parte da comunidade do Kurumin se uniu a da Big Linux mantendo dessa forma, facilitando a instalação e ja com bastante ferramentas de uso geral já preinstaladas. na epoca q usei era uma das poucas q ja rodava modem de discada sem necessidade de configuração adicional (sim, usei na epoca da internet discada ainda).
@@RyuzakiPragmatico vc não usa mais o big Linux, então qual vc usa? Tô com o fedora mas tô me batendo um pouco e não gostei muito pq imita um tablet. Quero um PC mesmo kkkk. Na real fiz dual boot pra usar o Docker e desenvolver apenas... Mas, queria aprender a usar o Linux no terminal tbm.
@@tiagomercuri cara, interface vc muda em qualquer distro, vc pode testar outras interfaces, Gnome, XFCE, Matte-Cinnamon, KDE ate encontrar a adequada, eu prefiro o GNome classico.
atualmente uso o OpenSuSe, o que me agradou nele foi a ferramenta Yast de configuração q tanto em console quanto interface grafica facilita muito, e o fato de ter uma boa integração com sistema de arquivo BTRFS, se o sistema "quebrar" vc consegue dar boot em uma versão anterior, testar e retornar ao estado anterior facilmente (com o snapper).
quanto a interface o GNome ao menos tem muitos plugins e vc consegue usar o "Extensões do Gnome" para instalar extensões e personalizar pro seu gosto,, além das opções que tem nas configurações.
o Snaper é um bom recurso pra quem fuça mto no sistema pq eventualmente podemos errar algo na config.
Cara uma das melhores coisas que eu fiz foi migrar para Linux, hoje em dia uso o Fedora, mas iniciei no Ubuntu. Mas hoje o Fedora atende bem as demandas, inclusive de relacionado ao trabalho banco de dados e etc.. O computador ganhou outra vida e mais rápido.
2,conheci o Mandrake,Ubuntu,Conectiva entre outros na era 2000,hj eu não abro mais mão pra usar o Ruindows já que a MicroEsgotoSoft tá só piorando o sistema a cada atualizações mais podres um que o outro e a privacidade do Usuário esqueça.
Tenho um escritório de contabilidade; migrei para o ubuntu pois o w10 estava queimando todos os meus computadores velhos, forçando a obsolescência. Foi migrar para o Linux Ubuntu que os computadores começaram a trabalhar frios, usar 1/3 dos recursos trazendo economia inclusive da energia na conta de luz. Porém ainda precisava de programas de windows pois praticamente não existem programas contábeis usáveis com base linux, então contratei uma nuvem remota na empresa "master da web" e acesso com o app Remmina, nativo do linux. Funciona tudo, ficou mais barata a conta de luz e todos os programas que preciso do windows estão seguros na nuvem com windows server 2022 com acesso por todos os que trabalham pra mim, num preço muito acessível para pagamento. Na infraestrutura local, não saio mais do linux. Agora estou estudando como usar os contêineres do Docker para instalar o windows dentro do linux pra me livrar definitivamente das instalações do windows, até ter uma forma de nos livrarmos pra sempre da microsoft e ainda economizar uma grana.
O linux ainda aumenta a vida útil dos computadores .
Ele força menos que o windows .
@@gabxln acho que você não leu tudo .
Já pensou no VirtualBox? Monta um pequeno servidor com Virtualbox e toda a sua rede acessa seus programas Windows.
Tem também o Proxmox. Estuda este programa que acho que é o seu caso.
Ubuntu é tão leve assim?
@@WasterCaliarinão é o mais leve, mas é muito bem otimizado
Migrei para o linux ano passado pois o Windows 10 tava de palhaçada com meu notebook e me surpreendi, é um sistema operacional libertador e para se acostumar é muito mais fácil atualmente para qualquer usuário, não só as distros facilitaram bastante a configuração, como também não falta vídeo e fórum na internet. Utilizo o Ubuntu e como já me acostumei, nem tenho problemas com a distro, não pretendo migrar tão cedo mas o Big Linux tá show demais, vi uma galera recomendando mas não sabia que era BR.
@@RMthedude tu pode instalar lado a lado e na hora de ligar vc escolhe qual quer usar
Olha ai! Mais um usando Ubuntu como eu hehe Gostei do Big msm, mas saiu do meu O.S não, to gostando de mais... difícil voltar pro windows, principalmente agora depois que aprendi rodar jogos no linux.
6:21 também acreditava que o Rufus era a melhor opção pra criar um pendrive bootável, mas depois de utilizá-lo no meu pendrive para deixá-lo com o Big e simplesmente ter corrompido alguns arquivos, agora eu uso mais o balena mesmo, ou então o Ventoy para criar um menu avençado de boot
Ventoy é vida, depois que conheci nunca mais usei outro
@@thailonariel Idem, não consigo usar outro que não seja o ventoy, muito pratico.
Utilizo o Big a quase um ano, e não me arrependo de instala-lo como SO principal na minha máquina.🎉
até hj eu só recomendo o BIG pra pcs acima das primeiras gerações dos Core i da Intel.
Oloko
maninho, se eu quiser instalar jogos no big linux é de boa?
@@pedrolucas9568 sim mn, na questão de jogos, o big se difere dos outros tendo uma maior compatibilidade com os jogos
@@pedrolucas9568 depende
Olha eu de novo, seja bem vindo. Big Linux acaba de lançar plasma 6 que tá muito bom.
Resolveram o problema de instalar e usar o Firefox nativamente do repositório oficial do Arch Linux ou direto do site da Mozilla ou esta na ditadura do navegador BRAVE 🤔🤔
Só achei legal no Big versão com plasma 5 foi os papeis de parede, e a base do Arch ....O resto foi para enfeitar o pavão.
Firefox não vai;
Troca de usuário em modo live não rola, pois jogaram um tal script nojento (9:00) que bloqueia essa simples funcionalidade... Parabéns aos desenvolvedores;
O tal relatório de HW poderia ser rápido e simples somente em .sh ... Mas não vamos enfeitar o pavão usando script com html para maquiar o visual para os usuários do Windows;
Professor Juliano Ramos é top, " a vida é muito boa e sempre vai certo ". ✌🏼
Veio na hora certa esse vídeo, estou precisando degustar outra disto Linux, estou no fedora bastante tempo e essa última está muito boa, porém preciso zerar o sistema depois de muito update e programas e libs que até perdi o rumo e vou testar esse big Linux.
E aí, amigo! Beleza? A distro que venho usando há mais de dois anos é o OpenSuse Leap! Nesse meio tempo o sistema nunca crachou ou apresentou qualquer instabilidade! Com ele eu fico tranquilo! Big Linux também é uma de minhas distros favoritas e a conheci na versão 2.0! Ele tem um fórum muito amigável e eficiente! Era muito bom conversar com as pessoas ali! Infelizmente as distros feitas no Brasil não tem o devido suporte que merecem e por isso as vezes levam um bom tempo para terem uma nova versão ou até chegam a 0:00 desaparecer! O Big vem se mantendo na luta há alguns anos e é a distro brasileira que torço muito pelo seu futuro! Bem vindo ao mundo do Pinguim
Biglinux é muito bom mesmo rápido bonito eu uso ele a 7 anos e legal que ele é brasileiro 🎉❤ parabéns pela escolha 🎉🎉
Amo o BigLinux, o desempenho em jogos é muito superior nele do que no Linux Mint, exatamente pelo que você mencionou, por ser base Manjaro que por sua vez é base ArchLinux. A própria Steam trocou a base do SteamOS quando lançou o Steam Deck, antigamente era base Ubuntu, agora é base ArchLinux. Pra criar pendrive bootável o melhor de todos é o Ventoy, você só instala o Ventoy no Pendrive e ai é só mover as ISO dos sistemas pra dentro dele, ai da prá continuar usando pra armazenar suas outras coisas.
A versão nova dele não funciona no meu pc. solução foi baixar uma versão mais antiga no próprio site da fabricante.
@@betinhobrave Não funciona como? ele não instala ou quando instala ele fica travando bastante?
@@TemposSombrios ventoy novo nao da boot. Ja testei em uns 3 pcs. Baixei versoes mais antigas e funcionou.
@@betinhobrave Que estranho, aqui nunca tive problemas. Pra mim funciona até em HD externo
@@betinhobrave aqui o ventoy funciona perfeitamente na versão mais recente em todos os PCs que testei
estou tentado a ir pro linux depois dessa sacanagem de impedir novas atualizações em cpus mais antigas, eu quero que windowns se lasque agr
Vai de big
Existe uma maneira de fazer a atualização com o arquivo iso. Executando direto do sistema já feito boot.
Vai de Pop Os
@@danielpascoal7141eu ainda não consegui
Se eu puder jogar VaM, jogar minecraft com mods, escrever meus textos, fazer meus programas e desenhar no digital, vou adotar um pinguim, e que se lasce o IBAMA.
Quanto ao tamanho da ISO, se vc fizer um pesquisa verá que e existem muitas distro com mais de 4Gb, vide Ubuntu 24.04 LTS que tem 6Gb
Bazzite e quase 9gb kkkkk
Atualmente eu uso o Big Linux, mas antes, usei algumas outras distro. Quando eu migrei para o Big Linux, bateu um arrependimento de não ter feito isso antes, essa distro é boa demais. Mas quero testar o Deepin quando sair a versão oficial.
Uso FreeBSD, nem antivírus existe para ele kkk. Nunca tive problemas com ele, é como se não existisse o sistema operacional no meu laptop
Já pensei em testar o bsd uma vez mas parece meio complicado kkkk
@@CharlesEscorcio tu tem mais sistemas instalados em paralelo ou só usa freebsd com o principal?
To usando o biglinux kkkk eu diria que é o melhor sistema disparado, mesmo eu tendo problemas as vezes. Minha antiga distro era o linux mint, mas passei a usar o big pela praticidade e facilidade. Uso o sistema em dual boot com o windows, mas só entro lá raramente. A questão do sistema ter suporte a flatpak e ter uma loja me salva muito kkk continuo na penúltima versão do plasma, recomendo continuarem também até tudo ser corrigido pela equipe do biglinux.
Também fui do Mint pro Big. O maior motivo disparado foi a diferença de ping. Não sei o que fizeram no big mas o ping pra mim ficou 10x melhor. Um ponto negativo pra mim são os apps que instalo mas não abrem. Por enquanto tô me virando com outros meios. Flatpaks ou nos piores casos rodo Mint no Gnome boxes ( precisei fazer isso pra rodar hypnotix).
Uso Linux há 30 anos. Windows nem sequer imagino como usar mais.
Caramba uma vida kkkkkkk
Somos dois e TB utilizo o macos
resumindo não tem pc game ou não joga no pc games atuais e antigos porque linux e vive de gambiara
@@cleberweishimer2502 resumindo não tem pc game ou não joga no pc games atuais e antigos porque linux e vive de gambiara
@@xanarchysquadzin7441 nem todo mundo vive de gamer. A maioria usa para trabalho. Fica a dica.
Ah, sobre a Steam, vc precisa ativar o steamplay nas configurações para poder rodar jogos de windows no Linux através do proton.
Como que faz pra rodar jogo com anti cheat? queria mudar pro linux mas isso tá me impedindo
@@LuizOtavio_1 depende do jogo, se a desenvolvedora do jogo não considerar o kernel linux como trapaça, aí vc consegue jogar de boa, mas se não fez isso, tem que cobrar da empresa por detrás do game.
(Também precisa instalar o proton easy anticheat e proton battleye na Steam).
Eu também migrei, estou usando o Linux lite em um Pc dual core 2 GB ddr 2 e está funcionando, vou colocar apenas mais 2 GB e creio que vai dar boa. Tenha notebook com i5 provavelmente vou colocar o big Linux, eu já tinha testado ele e achei ótimo.
Dica na verdade aquele pacote biglinux-dock-config ja baixar e configurar o docker pra você
Bacana, tenho uma maquina antiga aqui em casa, queria muito conhecer o sistema Linux, acho q essa distro vai ser muito boa pra mim..
Vídeo foda! Estou migrando pra Linux também pelos mesmos motivos 😂
Aproveitando a deixa, vitor tu manja alguma coisa de ruby, tava procurando uns conteúdos mas não achei muita coisa em português
Eu usei umas já, usei: Mint, Ubuntu(para trabalhar), Manjaro(Gostei d+), Arch Linux(Bom porém um pouco difícil), e atualmente estou no Fedora... estou gostando, acho bastante estável e sem bugs.
uso a muito tempo até ajudei o Bruno em algumas coisas sai pois teve uma epoca conturbada da distribuição mas desde que o Bruno repaginou tudo mudando até pra sua base do manjaro voltei a usar mas só como usuário e report de bugs no forum mais q tudo num aprimoramento de sistemas é o feedback da comunidade é importante as pessoas relatarem os problemas mesmo sendo bobos.
Com certeza eles (nós usuários) precisam muito de você.
Cara, seu vídeo apareceu pra mim e me empolguei com o GIGA LINUX que você apresentou. Estou adorando o sistema e como os autores cuidaram de cada detalhe.
Migrei recentemente do windows para o linux, e cai na distro ideal pra mim e pro meu notebook, Big Linux
quando estava começando eu trabalhei em uma empresa onde tive que usar uma solução com linux para resolver um problema serio com vírus na rede... usei o ubutu e depois de pronto teve até o pessoal do ubuntu lá querendo saber como fiz...kkkkkkkkkkkk foi legal.... eu eu penso muito em voltar a usar linux por conta principalmente do desempenho... a Microsoft com as atualizações dos sistemas acabou deixando o sistema operacional muito pesado... acho q vou testar essa versão do linux ... gostei muito... parabéns pelo vídeo!
Faz outro video mano... Contando sua experiência... eu peguei o Bigão junto contigo... e estou usando até hoje!!
Cara você é top! Há dois dias depois de baixar uma atualização do meu G.Force, o Windows não sai da tela azul quando abro o editor de vídeo e o Criative Cloud. Cansei dessa palhaçada do widows e vim pro linux!
Ganhou mais uma inscrita!
Eu comecei a usar Linux com o Curumim em 1998 ou 99. De lá pra cá sempre usei. Minha esposa já foi "doutrinada" a usar Linux, assim que começou a faculdade (2013), não sabendo o que é Windows até hoje. Eu só uso Windows ainda por causa de games.
Minha primeira distro também foi o Kurumim.
@@andersona5935 e hoje usa o que?
6:15 Rufus? Nossa mas só instalar o ventoy e colocar as ISO/IMG no pendrive que aparece na lista. Mais fácil que tudo. Depois só ir atualizando o ventoy.
Linux é muito bom. Uso o Manjaro há mais de um ano e estou tranquilo, mas o que eu não sabia é que havia pessoas migrando do Windows para o Linux por conta do Windows 11. Será essa uma nova virada de chave?
Por causa da forçada de "barra" de Microsoft na atualização para o windows 24H11 , o que está cometando um "tiro" no próprio pé , fazendo com que muitas pessoas migrem para soluções mais alternativas.
Linux pra desktop só em um sonho de 15 anos
nossa vc é muito novo, há uns 4 anos atras eu começava o meu primeiro curso de node aqui, achava que vc tinha uns 40 anos.
meu caso e comprei um notebook novo que veio com Windows 11, porém cada dia que passa tenho problema com as fontes... onde aumento a fonte e horas depois a fonte está pequena novamente!
ai aumento a fonte novamente e horas depois a fonte fica pequena novamente e fica nesse ciclo horrivel quase todos os dias, então estou pensando seriamente em trocar o Windows 11 pelo Linux.
onde já usei Linux a bastante tempo, problema é que no Windows 11 eu tenho como usar o aplicativo do WhatsApp... já no Linux não existe aplicativo e sou obrigado a usar o navegador e como uso 2 WhatsApp, no navegador não tem como!
fora que meu notebook veio com Alexa e no Linux não tem esse serviço, então por isso fico impossibilitado de usar Linux nesse momento.
porém se continuar esse problema da fonte, eu vou desistir de tudo e usar Linux novamente.
@Nullbody como assim?
pq todo mundo hoje em dia trabalha e estuda usando o WhatsApp para algumas coisas e eu preciso do WhatsApp no computador funcionando para eu poder trabalhar e estudar e sem esse aplicativo, o computador não serve muito para a minha pessoa.
mais eu já resolvi por enquanto o problema do WhatsApp no computador, mesmo usando Linux e o navegador.
Faça que nem eu... tenha mais de um navegador para uso diferentes.
No meu caso, uso o chrome para as coisas normais e o Opera para assuntos mais... privativos, por assim dizer...
Boa noite eu curti muito seu vídeo, de ante mão sou leigo, gostaria muito de sair da droga do Windows, mas não achei nada fácil instalar o Big Linux, tem algum tutorial mais detalhado que eu possa acessar, você falando parece fácil, mas é um show de siglas e programas, biblioteca enfim para mim um pesadelo, obrigado, muito bom vídeo.
Eu uso o Linux Mint já tem alguns anos como sistema principal. Não tenho nada a reclamar, roda tudo que preciso de forma tranquila. Ainda uso o Windows 10, mas apenas para jogar. De resto tudo no Linux.
Porque não joga no Linux meu. Linux roda tudo que é jogo.
@@CristianoMacedo19 nem todos. Já ouviu falar em valorant, fortinite, pubg, destiny 2? eu fiz um dual bot windows + big linux por causa disso mesmo. tenho em meu canal vídeos com big linux.
6:02 cara o BigLinux não tem versões LTS, porque é uma distribuição Rolling Release, que é o rítimo; "Vai fazendo! Vai mandando !!!"
Gostei do vídeo! Faz a parte dois falando mais do Big Linux, hoje uso o Zorin, mas penso em testar o Big em algum momento.
Usei o zorin OS assim que migrei para Linux, bem no iniciozinho do zorin há muitos anos atrás. Hoje o sistema está excelente. Tenho colegas que usam ele e adoram o sistema hj na versão 17 está top. Mas eu, depois que conheci big Linux até hoje. O sistema é muito bom. Testa primeiro numa máquina virtual para ver se gosta.
@@CristianoMacedo19 vocês tem muito hd e ram pra gastar
Por enquanto tenho só um atom com 2gb de ram 32gb rom aí fica impossível kk
Parabéns pelo vídeo, tenho um notebook dell core i3 segunda geração, a muito tempo tenho Linux mint xfce, top demais muito leve, saudade nenhuma do Windows e do office, ou utilizo livre office ou wps. Hoje acho engraçado a dependência que muitos acham ter do Windows e office.
Uso Linux desde que tive o primeiro contato com computador, isso já tem uns 15 anos. E também concordo que a Microsoft está seguindo rumos sem nexo com o WIndows. Minha vontade também está sendo migrar totalmente para Linux.
Sobre a relevância dos pacotes na loja de aplicativos:
Geralmente vem bastante fork das aplicações pela AUR, se tu desmarcar a opção de AUR ele lista os pacotes dos mirrors nativos, que geralmente são os mais relevantes. Se tu n achar o que precisa nativamente, tu habilita os pacotes AUR
eu queria mt ir pra linux. mas não consegui instalar photoshop, premiere, excel, word e tal. Tudo que produzo de edição de vídeo, photos, planilhas já são nesses programas. Não dá tempo pra enfrentar curva de aprendizado em softwares alternativos.
acredito que com o photoshop você possa usar o wine pra instalar ele que roda de boas. O pacote office da MS você vai precisar da pasta net framework que fica dentro da pasta windows, pois ele vai requerer essa dependencia. Em relação ao premiere acredito que seja igual ao caso do photoshop, mas tem o davinc resolve que realmente resolve as coisas. Se você tiver mais de um pc pra testar, recomendo fazer no segundo que não é o de trabalho e ir se acostumando. Foi isso que fiz pra migrar pro Big Linux e eu usava outra distro Linux que me atendia muito bem, mas o Big Linux por faciliar muito o acesso aos apps e games eu resolvi arriscar e estou muito feliz.
Eu estou reaprendendo. Tem alguns recursos possíveis que não dá pra fazer no adobe. Isso por causa da integração com outros softwares nativos. Não me arrependo quando a edição. A única coisa que ainda não tem o mesmo nível é o office (levemente superior) e a eterna briga com o Access. De resto, o Linux é superior em minha opinião
@@terapianaveia a guerra com o access da MS é antiga mesmo, mas eu acredito que com uma maquina extra e um pouco de tempo no dia dê pra contornar. Mas o grande impecílho no caso seria a falta de tempo mesmo.
@@brunocruzcredooficial man achei sensacional as dicas, mas como eu editaria uma matéria de TV em casa, sendo que tudo que produz e edita lá e nos programas da Adobe? Por exemplo: as tarjas onde entram os nomes dos entrevistados são padronizadas com animação. A gente só muda o texto. Essa mesma tarja é editada facilmente no Davinci Resolve ou eu teria que recriá-la para adaptar? Eu sou um produtor, então como é uma TV pequena, acabo sendo um faz-tudo: produzo, quando precisa editar, editor. Tem os editores, mas sou o quebra-galho. Faço artes para redes sociais de todas as reportagens. Então, é meio complicado pra mim entender como adaptar isso sem mudar o padrão deles.
@@digitadorlive justamente por isso que citei que se você tiver um segundo pc pra testar ou no mesmo PC porém com um outro SSD, você poderia ter o Windows em um SSD e o Linux no outro pra justamente ir pegando os arquivos e testando em horas vagas. Pra Photoshop tem o GIMP que é muito bom e bem parelho a ele, mas com uns dois meses com os dois sistemas instalados você conseguiria migrar fácil, pois você já sabe o que fazer só vai aprender a usar o seu conhecimento numa ferramenta nova.
Faz 5 anos que sou usuário Linux. Comecei com a distro Linux Mint e hoje uso a distro Pop_OS. Mas já testei a distro BigLinux. Linux Mint e BigLinux são ótimos distro para usuários que estão querendo sair da porcaria do Windows.
eu tenho dualboot na minha maquina, assim que o suporte do 10 acabar vou deixar full linux e vou me livrar da microsoft na minha vida 😎
eu to pra fazer isso, deixando windows exclusivo para jogos. O dia que foi totalmente viavel o linux como ambiente para os clientes de jogos, ae bye bye microsoft
@@gianferro6435 o linux hoje já é melhor em jogos que o windows. Mais rápido inclusive. Tem vários projetos para jogos. Na steam mesmo nas configurações e compatibilidade tem o próton que roda tudo que é jogo no Linux, inclusive aqueles feitos só para windows. Tem diversos projetos como o da epic games, o heróico games e por aí vai. Tem vários canais aqui no TH-cam sobre jogos no Linux.
Eu uso Windows e Linux mint em dual boot, por motivos diversos, mas vou dar yma chance oro Big Linux, vou fazer uma VM no Prixmox primeiro pra fazer esse test-drive!
Ainda prefiro o Windows 7 que uso à anos em várias maquinas sem problemas!
Eu uso o Windows 7 no desktop e notebook
mas não é mais seguro e já está defasado, pra uso diário em máquinas mais fracas eu iria de mint mate.
Não troco meu win 8.1 por nada, por enquanto 😅
@@sabrynna888 se um dia quiser testar algo leve pra suas máquinas sem dor de cabeça recomendo o void linux, só ligar e usar
Vlw
7:15 lá atrás teve a chance de sair do lixão mesmo assim ainda insistiu.
Quase três anos usando Big Linux, nunca tive problemas! A distro é maravilhosa, consegue suprir tudo o que eu preciso. Honestamente... me arrependo de ter passado tanto tempo no Ubuntu.
Big Linux é vida!
Dei like e me inscrevi no canal.
Tem como instalar Exe? tipo esse desse jogo tenta ai e me diz pf , brov(ponto)site no lugar da letra ponto coloca um sinal de ponto e sem parentes .
@@semrecuo6148 instalar .exe? Cara, dependendo do jogo você consegue rodar com camada de compatibilidade Wine. Pesquisa por Wine Linux depois.
No geral, a grande maioria dos jogos na Steam rodam perfeitamente no Linux, alias... roda até melhor do que no Windows. Recomendo fortemente o canal Linux Gaming BR
18:20 no meu OpenSuSe eu to rodando o Red Dead Redemption 2 tranquilamente kkk, configurações variando entre high/ultra numa RTX3050 6GB a 1080p mantendo sempre entre 50 a 70 FPS, e detalhe, ao contrario do CS /TF2 e outros jogos da engine Source que rodam nativamente no Linux, o RDR2 roda usando a camada de compatibilidade Proton, mas q hj em dia baixando jogo pela steam ele ja roda sem problemas e sem dificuldades com configurações pois a steam ja faz automaticamente.
se não tiver feito video sobre jogos no Linux ainda (cai nesse canal agora) tem uma opção na configuração da Steam pra habilitar o Proton em todos os jogos, com isso a instalação funciona tranquilamente, explore tbm o Lutris, Retroarch e os emuladores standalone.
Abandonei o Windows a 4 anos e não faz a mínima falta, uso o biglinux pra tudo!
Vou experimentar esse Big Linux. Estou usando Linux Ubuntu na maior parte do tempo. Windows somente pra coisas muito específicas. Mesmo assim é muito de vezes e quando.
O big Linux é uma distro que merecia uma espécie de canonic. Porque é uma distro eficiência e se continuar somente com essa eficiente comunidade poderá acabar.
Passei para o Linux Mint é para meu uso básico não quero mais saber de Windows. Me surpreendi, o Linux reconheceu as duas impressoras, aceitou o watsapp o LibreOffice tem tudo. O meu é o Cinnamon
Já usei muito linux e sempre tive as mesmas limitações em termos de mexer com programas para produção musical e jogos.
O problema é que nem os melhores softs para produzir música do linux se comparam ao produto final do windows ou Mac.
O outro problema é que a Microsoft não libera o código fonte dos seus drivers para que o pessoal do código livre faça suas próprias versões,
e por isso, instalar um jogo no linux (principalmente jogos de gente grande, como COD, BF3 e coisa do gênero, e não jogos para crianças) é uma aventura tão grande o quanto literalemente jogar, esgotando a paciência de quem tem de ler e testar dicas de usuários que estão passando pelo menos problema. E geralmente você volta para o Windows por não poder jogar no linux.
No mais, linux é só para acessar a internet, ler e-mails, e, talvez fazer uma edição de vídeo.
Eu gravo guitarra com o ToneLib. Nele tem todos os efeitos que preciso. Além disso tem o ToneLib Jam, mil vezes melhor que o Guitar Pro (que também é muito bom).
Também utilizo dual boot em uma máquina. Nesse caso eu uso Linux Mint por ser uma distro bem amigável para minhas aulas. Uso o Mint pra tudo porém quando trabalho com áudio, queria muito que algumas DAW's e plugins funcionassem bem sem virtualizações, tipo: Wine. Este é o motivo que ainda não larguei o Windows, apesar de não gostar dele.
Tenho um hd externo que estava jogado sem uso, e decidi baixar e criar um multiboot com o medicat nele e baixei muitas distros linux, fiz teste de uso de memoria ram e me surpreendi (para monitorar o consumo da ram usei o htop).
Em meus testes o Nobara Linux KDE se saiu melhor do que o BigLinux.
Teste feito em um Core i3 de primeira geração e 2+2 gb ram.
Nobara Linux ficou com 1.30 gb ram
BigLinux ficou com 2.88 gb ram
e eu falo que o BigLinux é super pesado usando o Kde modificado por eles e cheio de tranqueiras em forma de webapps,o Arch + o KDE 6 nativo fica leve sem essas modificações do pessoal do Big.
bom dia amigo e a distro certa para quem está migrando do windows.
15:27 estou usando Ubuntu 24.04 e a loja deles trazem os programas que são oficiais nas primeiras classificações e isso é muito bom! E logo após vi que veio com uma versão NODE sem ser LTS e não veio com NPM, e você como dev não criticar essas falhas me suou que você não manja muito pra estar na posição de está realizando tal indicação, apenas uma observação.
O que mais curti foi do fato ser “brasileira” e já vim com muita coisa nativa, mas o que me indaga é que, essa não é uma das maiores críticas dos usuários Linux em referência a Microsoft?
Demais são apenas pequenas observações, curti acompanhar até o final, em um futuro estarei testando essa distro também, valeu!
Respeito Quem Usa Linux e Nunca Usei, Mas eu Uso Windows desde o XP , Hj estou W11 Pro 24hH2 Sem Bug Nenhum, Enfim Não Troco Windows Pôr Nada !! Bom Vídeo !!
Legal vei ninguém liga
@@opinador-t7f e ninguém liga pra vc chora que faz bem criança e respeita opinião dos outros babaca kkkkkkk
Como profissional da Computação, é a melhor coisa que vc faz. Além de resolver os problemas que falou, vai te abrir um monte de portas profissionalmente no futuro...
Hoje até a galera que usa Windows tá usando cada vez mais Linux nas soluções de servidores... Aliás, até a MS tá usando Linux paka 😂
Big Linux é muito bom, o Mint também é muito bom mas minha preferencia é o big Linux.
11:45 esse efeito pode ser desativado nas configurações do plasma, caso prefira ficar sem ele.
Isso que está acontecendo com o Windows vc acha que vai ficar livre disso no mundo Linux? Questão de tempo chega no Linux meu amigo! MacOS, todos vão entrar nessa não tem volta! Daqui uns anos vc vai lembrar de minhas palavras! O Windows já foi um Sistema bastante meia boca, mas hoje está bastante estável. Falo isso até parece que detono o Linux, mas conheço e uso Linux muito antes de vc nascer tenho certeza ou quase isso, se vc nasceu depois de 2000, rsrsrss. Windows, Linux e MACOS, são todos excelentes! Pois usei todos! Gosto bastante do Windows e agora com essa nova fase de PCs com ARM, isso não tem volta, finalmente chegamos aonde eu queria, eficiência e desempenho nos portáteis tanto para Windows como vai ser para Linux também. Finalmente! Adeus Intel seu reinado tá acabando! Talvez ainda dure uns anos no Desktop, mas nos notebooks já era! E essa de ligar o fod@-se Windows e partiu Linux, vá com calma. Não se muda assim do dia pra noite, vá aos poucos será mais assertivo. Não estou falando que não consegue, mas com calma dá certo!
Parabéns pelo vídeo e pela migração. Também estou usando uma distro brasileira que é o REGATA OS. Melhor distro para jogos. ❤
Não troco Debian por nada desse mundo.
uma coisa que fui perceber agora no fim do video, é que provavelmente personalizaram o terminal com o oh-my-bash que ficou bem bonito o tema do prompt dele, eu atualmente migrei pro zsh que parece ter um autocomplete mais eficiente, e mesmo usando o Gnome eu uso um terminal do KDE que sempre curti, o "yakuake", que permite um terminal "baixar" quando aperta F12, facilitando o uso quando preciso (sou administrador de redes, ai terminal é minha ferramenta de trabalho tbm).
Prefiro windows
o windows é mais aconchegante, né, e tem pessoas que não gostam de sair dessa zona de conforto. te endendo, amigo! mas, se algum dia vc sentir q o windows tá ficando uma bosta, lembre-se: o linux é melhor, é fato!
tamo junto😊
@@brnalemusic Se um dia eu mudar pra Linux, provavelmente todos app.exe não funcionaram,já estou acostumado a usar windows
@@PedroDaniel-vc6uz isso é fato kkkkkkk 🥹
Galera quero migrar para o Linux... Se fosse para listar algumas distribuições para testar qual seria Os top 5?
se a mobo suportar apenas sw a níveis 32bits:
Lubuntu ,
Xuvuntu ,
Ubuntu Mint ,
...
porém , se a plataforma aguentar sw a níveis 64bits:
Ubuntu ,
Big Linux (nunca usei , mas cito em respeito ao que foi filmado pelo TH-camr) ,
...
Detalhe , recomenda-se habilitar os recursos computacionais que bem quiser , e sendo esses próprios apenas para Windows , em uma outra partição (Ssd , Hdd) , pois há o sw nomeado como Wine Hq apropriado para o bom funcionamento dos tradicionais arquivos exe.
Windows Win !
E aí, ficou no Big??? Quero muito ver a continuação... Acho o Ventoy muito mais simples e versátil(várias isos), mas cada um é cada um...
Instalei o BigLinux no meu notebook e tá rodando liso!👏👏👏👏👏
eu troquei também, sai do windows e estou no fedora, já testei Elementary OS... muito bom, kubuntu uso no meu outro desktop e kde neon nos dois notebook.
Tenho alguns pequenos conhecimentos de Linux e à muitos anos sempre de tempos em tempos procuro algumas informações sobre atualização de Linux. Linux é um sistema foda. É uma pena que ainda o Br. é apaixonado pelo Windows- não desmerecendo esse sistema, mas o Linux é muito mais leve, e muito mais estável e seguro que o Windows. Eu até hoje sou apaixonado pelo Linux Kurumin, dizem que não andou para frente por falta de suporte, mas ao meu ver foi boicote mesmo - os europeus e americanos não suportam brasileiros estarem melhor do que eles em algo; e na época o Kurumin veio com recursos que nenhuma distro estrangeira possuía - Pelo menos é o que eu percebia na época. Kurumim era justamente para época o que você acha do Big Linux atualmente.
Já testei Mint, Manjaro, Big, Ubuntu e outros...mas tenho saudade mesmo é do Kurumin 7
Cara essa parada de redução de ruído me chamou muita atenção, fui usar o Linux fedora e cara perdi um tempo bom baixando pacotes e mudando configurações de mix para deixar meu microfone na mesma qualidade que tenho no windows e depois que configurei isso descobri que o wayland não funciona com transmissão de tela no discord e só nesse detalhe pra conseguir arranjar uma alternativa usando xorg ou sei la o q mais crashei o linux varias vezes. Se o big linux ja vem com essas questões resolvidas slk, ja me ganhou pra kct
Pasando sufoco com windows, tinha acabado de baixar o Zorin Os e me vem esse video do Big Linux. Alguns anos atrás eu usei Linux Mint.
Ventoy cabe 2 isos no mesmo pendrive de 8gb e não tem problemas de nao executar como no rufus e etcher
12:55 eu gostava mais de usar o opera por causa que o navegador já vem modo escuro, e etc
Já tem um mês, mas procure efeitos e desative "janelas instáveis", q tirar esse efeito.
Bom video! Estou ansioso pra ver os próximos videos atualizando a gente sobre como está sendo a experiencia, e se está rodando os jogos! kkkkk
Ventoy mudou minha vida. Nunca mais precisei formatar um pendrive de boot. Só jogar as .iso pra dentro e bootar.
E mais uma coisa, não sei o Big Linux mas no manjaro pelo menos não é recomendado usar o aur pq vc pode acabar quebrando o sistema ou dando algum bug
Muito bom o vídeo. Bem-vindo a essa nova aventura Linux. Vai relatando aqui essa jornada.
Fiquei muito feliz em saber que o Big Linux está de volta, havia sido descontinuado pelo grande mestre Bruno e sua equipe , big é tudo........
Usei a primeira versão do BigLinux em 2005 e voltei a usar com essa nova versão repaginada tem uns 2 meses. Muito bom. Aqui usamos o LinuxMint em outra máquina tbm.
Top demais, tô querendo fazer isso também, mas ainda tô escolhendo qual melhor distro Linux, esse parece uma boa opção
Cara o Big Linux é muito bom!! Escrevo de um notebook que ressurgiu, após anos parados (processador Turion X2, com DDR2)!! Rodando muito bem com o Kernel 5.15.160 (atualizou hoje)!! É uma distro muito prática! Uso alguns aplicativos em formato AppImage e essa distribuição é muito prática prá esse tipo de arquivo! Fora toda a personalização que podemos fazer!! Vale a pena contribuir pro projeto!
olha só, decidi essa semana que iria mudar para o linux. começaria no meu notebook para acostumar com o ambiente. Vi o vídeo do Diolinux e resolvi ficar com o mint. Agora me deparei com seu vídeo e estarei procurando mais informações. É uma pena que ao fazer uma busca não aparece a versão big linux. Acho que estão subestimando os brasileiros.
Tô usando o biglinux também, é a distro mais fácil que já testei.
Infelizmente não posso migrar complemente porque preciso do pacote Adobe no meu trabalho, questão de workflow.
Mas em um note já estou usando direto, adorei esse sistema.
vídeo excelente e muito bem explicado , o biglinux é excelente , o único ponto negativo é que a tela que você apresentou o sistema não foi totalmente coberta com sua imagem , creio que se você colocar o sistema que está explicando em uma janela pequena de 3x4 no cantinho e o resto da tela com sua imagem creio que teremos uma melhor visão do sistema ... de resto está de parabéns pelo vídeo , dei like e recomendei ...
Fiz isso em 2022 nunca mais voltei. Usei windows desde 1997 desde quando era adolescente hoje tá bem complicado ter windows te empurra a história de ter que comprar máquina nova. Esperei sair da universidade me formei e assim que sai resolvi pular pra Linux MInt, uso até hoje
Pra quem tá iniciando recomendo o Linux Mint xfce que é muito parecido com o Velho Wxp.
Dependendo d sua máquina o big Linux fica pesado em computadores antigos tipo dualcore o Linux mint e uma opção melhor .
Pra mim já acho mais difícil migrar rapidamente, é uma vida inteira usando windows, chrome e tudo que a maioria usa, não sei como seria mudar, tive a oportunidade de testar o linux lite, e é muito diferente, tipo eu consigo navegar, mas aquela familiaridade é perdida, se se sente fora de casa, essa é a sensação que eu tenho. Vou ir testando alguns tipos de Linux com Vm, pra ver qual eu me adequo melhor. Ainda não usei o windows 11 mas muita gente fala o quão ruim está, migrar pro Linux acredito que é só questão de tempo.
Mano, e os drivers da NVidia? Como se saíram? Sou usuário "comum" e tive dificuldades no Fedora, Big Linux parece ser uma ótima alternativa... O windows 11 tá me anojando já 🤡
Eu tenho um pc gamer mas vou continuar com windows 7 recomendo um sistema operacional muito bem feito
e desatualizado
Cara eu raramente curto estes vídeos, mas adorei o seu principalmente pelo contexto informativo (fora o fato que sou fanzaço do Linux, ainda uso Windows por causa do corel Draw, por enquanto) espero que dê todo certo para você nesta nova etapa de sua carreira, eu até vou fazer uso das informações caso eu precise migrar também, um abraço!
O Draw do LibreOffice substituiu a muito tempo o Corel Draw.
@@techouseinformatica1701 principalmente junto com Gimp + Inkscape :)