Eu amo meus pais, mas não consigo gostar deles, eles são pesados, são pessoa extremamente estressadas, odeio fazer qualquer tipo de coisa com eles, pois tudo no final recai culpa sobre mim, minha mãe me deprecia constantemente e meu pai apenas fica calado e fala algumas coisas desnecessárias. Não julgo quem não faz questão dos pais, aliás a maioria só pensa em seus estresses e problemas, se vc não quer ser pai/mãe não seja. Filho não é brincadeira, deve ser criado com muito amor e carinho. É até ruim falar disso mas eu desejo tudo de bom para os meus pais, mas quando eu puder vou manter uma distância. Quero ser feliz, e valorizada por pessoas que me amam e me valorizam. Sou grata por tudo que me deram, mas minha saúde mental vale muito mais. Nunca me senti parte da família, sempre foi minha mãe, meu pai e minha irmã, meus pais nunca dizem que estão orgulhosos de mim, nunca me elogiam, minha mãe sempre oferece apoio mental para minha irmã mas eu mesmo me sentindo no fundo do poço pedindo ajuda ela apenas ignora e diz que não dinheiro, com a minha auto estima baixa me sinto sozinha, acho que nunca vou ser capaz de ser amada, e ter uma família feliz. Entrei em um estado tão esquisito que eu chegava a me bater por qualquer coisa, a questão é família é só de aparência vc é obrigado a ficar calado por tudo.
Olá Maria, gratidão por compartilhar. Não devemos conviver com pessoas tóxicas, que nos fazem mal. Também não devemos idealizar de como gostaríamos que nossos pais fossem. Eles jamais serão o que você idealizou, eles são falhos e erram muito, isso não vai mudar. Nós filhos precisamos ficar com o essencial deles, gratidão ao momento que eles nos geraram e nos deram a nossa vida. Assim você pode ficar mais livre e seguir também de uma forma mais leve. Grande abraço.
Gente eu penso que ter intolerância e raiva da mãe ou do pai que seja, vem do reflexo da forma que formos tratados na infância. Se fomos olhados com carinho e acolhidos, não tem como sentir raiva e ter intolerância. A criança absorve aquilo que recebe. Se ela é criada sob críticas constantes, falas negativas em relação a ela , é óbvio que a criança vai guardar aquele sentimento de raiva e tristeza que vai se manifestar ao longo da vida. Entender isso ajuda a pessoa a parar de se culpar por sentir isso ou aquilo. Óbvio que esses sentimentos precisam ser trabalhados visto que os pais não fizeram nada com intenção de ferir e machucar os filhos. Mas é claro que vem da forma que a pessoa foi criada. Até a forma com que os pais se tratam é absorvida pelos filhos. Só de conviver com pai que rebaixa a mãe, não a considera como importante, passa uma mensagem indireta aos filhos de que ela não tem valor, e por vezes os filhos espelham o comportamento abusivo do pai ou vice versa.
Isso não tem nada a ver, sempre fui muito bem tratado pela minha mãe, mas mesmo assim sinto raiva dela, talvez porque sempre quis uma família e não tive, jogo a culpa nela ou talvez porque eu sou mau mesmo.
Ótimo!! Estou em processo de tomar minha mãe e, com este vídeo, percebo melhor quais são os emaranhados que carrego comigo. São tantas questões que até me confunde a mente quando tento esclarecer com alguém. Obrigada! 🙏
As vezes sinto raiva da minha mãe. Mas sinto também, que ela quer estar perto de mim a todo instante, não saio só(ela disse que tem medo q eu saia sozinha), e quando ela sai tenho que ir, ela me pede pra ir , se eu não for ela começa a inventar o monte de coisas tipo vão achar que vc está depressiva, filha ingrata e blablabla, e ela reclama muito, e me pede coisas a todo instante, e logo me irrito. Se as coisas não sai do jeito dela ela fica brava, É as vezes parece até que tenho que adivinhar o que ela está pensando. Se fecho a porta do quarto ela manda abrir ou abre com tudo sem chamar. É começa a dizer ( frescura ! Pra que essa porta fechada) vou fazer 19 e ela está desrespeitando meu crescimento. Eu sempre falo tudo pra ela. Se eu reclamo disso, ela diz, sua vida é boa para de reclamar, eu sofri assim assim assado. Isso me traz insegurança medo da vida, me sinto como se fosse depender dela, como se não tivesse identidade, ela me faz me sentir culpada. Me ajuda, o que devo fazer?
Olá Milene, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento, precisamos olhar individualmente para cada sistema e observarmos quais são os emaranhados familiares e quais os caminhos de solução para cada caso. Sua mãe antes de ser sua mãe, ela era uma mulher comum, humana e que erra. Ela não muda por se tornar uma mãe, ela continua imperfeita e humana, entende. Busque seu crescimento e desenvolvimento na vida para ter autonomia e poder um dia sair de casa e ter o seu espaço, mas precisa fazer isso com respeito e gratidão pela mãe que te deu a vida, mesmo que você não concorde com as coisas que a mulher humana e imperfeita ainda faz. Grande abraço.
Minha mãe batia até no meu pai. O dia inteiro com pressão psicológica e ameaças. Tentando botar medo em mim e m minha irmã. . Quando era menor eu cedia. Deps q cresci. Bati de frente
muito bom...estou maratonando os videos do canal...LuisGustavoFlix...rsrs... Esses vídeos estão me ajudando a sair dos emaranhamentos....Estou sentindo na prática os resultados: me sinto mais leve, com sentimento de gratidão profunda pelos meus pais e aos ancestrais...meu relacionamento com meu meu parceiro está melhor...é um aprendizado diário isso...
Olá Luis Gustavo !!! Gratidão por vc nós passar com tanta calma....carinho e atenção, ensinamentos tão ricos que nos ajudam a ver os problemas vividos de uma forma muito mais leve. Muito obrigada por abordar o meu problema!!
Apanhava sempre com vara de goiabeira por motivos fúteis, nos momentos mais difíceis da minha vida ela não soube me dar um mísero abraço, e pra piorar meu irmão tem um tratamento totalmente diferente do meu, sendo mimado ao extremo... Hoje em dia só de olhar pra cara da minha mãe já sinto ódio.
Fico tão triste por sentir isso 😢 Minha mãe não é ruim, ela tenta ajudar de todo jeito. Mas, não consigo nem olhar pra ela. Tenho ódio da dependência que ela tem de macho. Tenho ódio quando ela vem com cara de coitada sofredora.
Oi Marcia, você não precisa conviver e nem amá-la ou concordar com o que ela faz, se for preciso, se afaste, mas não perca o respeito pela mãe que deu a sua vida. Grande abraço.
A minha TB é assim, só pensa em homem, e qd ela não dá certo nos relacionamentos, vem descontar na gente, não tenho culpa dos problemas dela, tô de saco cheio, não sou obrigada a aguentar as frustrações dela e nem ficar escutando os encontros dela com vários homi
Mas e qdo o filho não tem gratidão pela vida? Pq sim, o ideal é o filho ter essa gratidão, mas e qdo ele não tem amor a vida, tem uma certa depressão? Como ser grato pelos pais? Sinto que tenho uma filha que do nada parece ter raiva de mim. Eu ajudo, faço todo o possível pra vê-la bem, já perdoei muita coisa...e mesmo assim os problemas são grandes.
Olá Fabi, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado no seu depoimento. Olhamos caso a caso e observamos os emaranhados familiares existentes e os possíveis caminhos de solução. Filhos que não tomam os pais, fracassam na vida, pois metade da gente É o pai e a outra metade É a mãe, quando nos desconectamos dessas metades, também estamos desconectados com a vida. Esse movimento de ajuda tem que partir dela e não de você. Grande abraço.
Oi Livy, tudo bem? Trabalho com a abordagem sistêmica fenomenológica, indico o link do vídeo abaixo para entender um pouco dos princípios ok? Gratidão e seja bem vinda. th-cam.com/video/vWQpzN4XQWU/w-d-xo.html
Essa pergunta poderia ter sido feita por mim, sinto muito isso e quero deixar de sentir. Estou vendo os vídeos e pensando o que e como devo fazer para mudar essa situação.
E não sinto esta raiva da minha mãe. As vezes só sinto-me chateada e ignorada. Na verdade a minha pesquisa foi sobre ela ser uma pessoa estressada, com raiva constante e consequentemente é alguém muito instável, pode amanhecer tranquila e depois de algumas horas discutir contigo. Na maior parte das vezes tento ser compreensiva, até porque ela trabalha muito e isso é estressante e exaustivo, tento compreendê-la dessa forma, porém é difícil já que tem dias que estou cansada de ouví-la dizer palavras que me deixam chateada. Claro que não sou uma filha perfeita, sem dúvida devo irritá-la e incomodá-la de alguma forma para estas reações, o que acontece é que por vezes tento ser melhor, há dias em que estamos bem e isso deixa-me feliz! Embora não sejam consecutivos, eu diria que são mais esporádicos, ainda existem. Sei que cometo erros, assim como qualquer humano e principalmente adolescente. Prestes a completar 16 anos, gostaria de ter uma relação mais estável com a minha mãe, não sei lidar muito bem com essa situação. Acho que é muito mais complicado, vai além do que estas linhas podem explicar.
Gratidão por compartilhar Alice. Sempre tento explicar que nossos pais são 4 pessoas na realidade. Duas pessoas comuns, humanos que erraram e continuam errando e duas outras pessoas que se deitaram um dia e geraram nossa vida. A esses dois últimos chamo de pais, pois a função de pai e mãe é dar a vida para uma criança e nesse quesito os seus pais foram perfeitos pois você está viva. Agora, a nossa convivência diária são com aquelas duas pessoas humanas e imperfeitas, que também foram crianças um dia e também trazem seus vazios emocionais. Esse dois não vão mudar! Somos nós que mudamos e ficamos com a gratidão pela vida que os pais nos deram e aceitamos as duas pessoas humanas e comuns e aceitá-las não significa concordar com elas, afinal elas são imperfeitas, mas dou o direito delas serem o que conseguiram ser. Se faço isso com respeito, fica tudo melhor. Grande abraço.
Meu filho tem 29 anos e ele tem um andança de humor muito repentina e do nada para de conversar comigo, eu sou a mãe. Como devo agir ? Até pra ele mesmo melhorar essa personalidade dele . Tirando isso ele é muito boa pessoa
Gratidão por compartilhar Sonia. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento. Olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados existentes e os caminhos de solução. Grande abraço.
Muito bom o vídeo, parabéns. Quando a mãe tem uma mágoa da mãe dela e essa raiva é sentida pelo filho em relação à fidelidade pela vó, apenas o entendimento dessa dinâmica e o respeito à lei da ordem são suficientes para eliminar ou amenizar essa raiva? Obrigado
Olá Joaquim, tudo bem? Não é possível generalizar em Constelação, cada caso é um caso, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados. O que relato nos vídeos são situações específicas que já atendi. O que atua na família Silva não é o mesmo que afeta a família Souza. Grande abraço 🤗
Suas explicações são maravilhosas. Agrega demais. Estou vendo vários por dia. Printo e guardo suas respostas. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos. Compartilho com meus amigos. 😊💯😍
Não me dou com a minha a amo . Porém ela me criticar fala q sou a filha pródiga q minha irmã n dá trabalho e q n bate de frente com ela. Qualquer assunto com ela da briga e sinto um ódio inexplicável sinto por ela até já pedi pra ela sair da minha casa . Me sinto horrível péssima filha e me arrependo das palavras q lanço pra ela mais me dá um ódio tão grande dela ela é seca aquelas nordestina grossa assim como meu pai alcoólatra sei lá n consigo explicar. Se eu preciso dela ela está a me ajudar sempre mais damos faíscas juntas q estranho sinto q vou pro inferno por n honrar ela
Gratidão por compartilhar Luana. Honrar ou tomar os pais nada tem a ver com convivência, amor ou perdão. Honrar os pais é ser grato pela vida recebida. Isso não significa sofrer qualquer tipo de abuso e aceitar, pois eles também são falhos, humanos e erram e erraram muito e também vão assumir a responsabilidade das suas escolhas, mas nós ficamos com a gratidão pela vida recebida. Grande abraço.
Olá! Uma pergunta. Ajudar nossos pais financeiramente é errado? Saímos da posição de filho se ajudamos nossos pais financeiramente? Meu pai precisa de ajuda com aluguel, compras de supermercado, dentista etc Ele ganha muito pouco. Eu e minha irmã o ajudamos mas eu me irrito um pouco com isso. Tenho amigos que tem pais que dão dinheiro a eles, os ajudam a comprar casa, daí presentes etc enquanto no meu caso é o contrário e isso me aborrece um pouco. Sinto que faço por pena pq se eu não ajudar, o que será dele? E se não ajudo me sinto culpada. Então faço tb por obrigação.
Augusta Almeida olá, tudo bem? Tudo é uma questão de postura, não é O QUE eu faço mas COMO eu faço. Se ajudo como filha, sabendo que é obrigação nossa ampará-los na velhice, sem problemas, mas se fizermos isso com dó e julgamentos, estaremos sim violando a ordem, pois o sentimento de dó esconde um sentimento de superioridade ao outro, ou seja, se colocando acima do seu pai você estará violando a ordem. Aceitá-lo não é concordar com tudo que ele fez ou faz, mas ter gratidão e respeito. Abraços 🤗
Eu nao sei explicar, mas, nao todas as vezes, so que muitas vezes quando minha mae se redireciona a mim eu sinto um odio demoniaco sla, ja ate tive pensamentos psicopatios
Gratidão por compartilhar! Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu comentário ok? Grande abraço 🤗
Boa tarde Beatriz, tudo bem? Sim, poderá fazer pergunta pessoal, mas não poderemos dar diagnósticos individualmente , vamos responder baseado na nossa experiência de atendimento de grupo e individual. Diagnósticos são obtidos olhando individualmente para cada sistema familiar através de uma constelação familiar, ok? Grande abraço 🤗
Eu sinto um pouco de desinteresse nos assuntos da minha tia e ela aparentemente não me faz nenhum mal , mas certas atitudes dela é repulsivo , me sinto muito insegura perto dela e não gosto de ficar na presença dela.. Eu não sei porque sinto isso, porem eu acho que a energia dela é totalmente diferente da minha ela critica tudo e todos e nunca reconhece algo bom que foi feito e acha que todos tem que estar a serviço dela , eu não sei mas me sinto muito mal perto dela, morando na mesma casa é difícil pra mim , passo a maioria do tempo no meu quarto, pq quando estou perto dela sinto que não posso ser eu mesma.. Alguém me ajuda??
Olá Leh, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos existentes e os possíveis caminhos de solução. Um dos grandes desafios que temos é aceitar o outro do jeito que o outro é, e isso não significa que preciso concordar com o outro, mas dar a ele o direito de ser o que pode ser, mesmo que não concorde. Grande abraço 🤗
Boa tarde! Preciso de ajuda!!! Em maio deste ano fez 1 ano que minha filha fez um desabafo me dizendo coisas que me deixaram triste. Não sei o que está acontecendo com ela. Já tentei falar com ela, mas sinto que ela me evita.... tô perdida, confusa. Tenho receio de falar com ela.
Olá Neuzice, tudo bem? Não é possível te dizer algo ou te dar um diagnóstico baseado no seu comentário, você nem comentou qual foi o desabafo dela. Quem precisa de quem? Os pais precisam dos filhos ou os filhos precisam dos pais? Quem veio primeiro, os pais ou os filhos? Claro que são os filhos que precisam dos pais e não os pais precisam dos filhos, se você está disponível para ela é ela que precisa ir até você. Grande abraço.
Olá Sonia, tudo bem? Resolvemos com uma nova postura interna e novas percepções a respeito da mulher humana e comum que chamamos de mãe! Grande abraço 🤗
Tenho sentido muita raiva da minha mãe... Especialmente depois que meu pai morreu. Gostaria muito de constelar pra entender isso melhor... Você conhece alguém de BH?
Olá Josiane, gratidão por compartilhar. Quando separar a mulher humana e imperfeita da mãe que te deu a vida, começa um caminho de solução. Dá trabalho, mas é possível. Grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares Luis em janeiro consegui liberar o perdão ao meu pai, foi uma libertação tremenda, agora estou na luta pra resolver minhas questões com a minha mãe, mas pelo menos pude sentir o que é a libertação de um perdão que vc libera dentro de si, é maravilhoso
@@helenab6803 Oi Helena, gratidão por compartilhar. Quando dizemos "tomar os pais" isso não significa, convivência, amor ou concordância com o que essas pessoas imperfeitas fazem. "Tomar os pais" significa, ser grato à vida recebida e seguir em frente para nossas próprias realizações. Pais não precisam e não devem ser amigos de filhos, devem ser somente pais naquilo que conseguem, se ficar esperando uma mulher diferente do que ela é, você não vai crescer e se realizar. Grande abraço
Ola boa noite Eu sinto mto não gostei a minha mãe é muita enrolação não gosta comida boa não gosta criar os filhos delas engravidasse quem é pai da criança.o que eu faço proteger engravidar seringa a minha mãe não lembrou nada não lembra o passado esqueceu o pai da criança já é adulto casa do e tem netos
Olá Ana, tudo bem? Cada caso é um caso e não é possível generalizar, olhamos individualmente para cada família e observamos os emaranhados e os possíveis caminhos de solução. Grande abraço.
Gratidão por compartilhar Livia. Muitas vezes isso pode ser um sentimento adotado, sugiro olhar através de uma constelação ou Psicoterapia Breve Sistêmica. Grande abraço.
Olá, tudo bem? O que ajuda muito é separar a mulher comum, humana e imperfeita que ela é, da mãe que gerou a vida. A primeira não vai mudar e vai continuar sendo o que ela é e não tenho que concordar com tudo que ela faz, mas aprendo a discordar com gratidão. A segunda NÃO podemos deixar de lado, pois foi ela, junto com meu pai, que geraram minha vida e ser grato a este momento da minha concepção, já faz muita diferença. Grande abraço.
Eu amo meus pais, mas não consigo gostar deles, eles são pesados, são pessoa extremamente estressadas, odeio fazer qualquer tipo de coisa com eles, pois tudo no final recai culpa sobre mim, minha mãe me deprecia constantemente e meu pai apenas fica calado e fala algumas coisas desnecessárias. Não julgo quem não faz questão dos pais, aliás a maioria só pensa em seus estresses e problemas, se vc não quer ser pai/mãe não seja. Filho não é brincadeira, deve ser criado com muito amor e carinho. É até ruim falar disso mas eu desejo tudo de bom para os meus pais, mas quando eu puder vou manter uma distância. Quero ser feliz, e valorizada por pessoas que me amam e me valorizam. Sou grata por tudo que me deram, mas minha saúde mental vale muito mais. Nunca me senti parte da família, sempre foi minha mãe, meu pai e minha irmã, meus pais nunca dizem que estão orgulhosos de mim, nunca me elogiam, minha mãe sempre oferece apoio mental para minha irmã mas eu mesmo me sentindo no fundo do poço pedindo ajuda ela apenas ignora e diz que não dinheiro, com a minha auto estima baixa me sinto sozinha, acho que nunca vou ser capaz de ser amada, e ter uma família feliz. Entrei em um estado tão esquisito que eu chegava a me bater por qualquer coisa, a questão é família é só de aparência vc é obrigado a ficar calado por tudo.
Olá Maria, gratidão por compartilhar. Não devemos conviver com pessoas tóxicas, que nos fazem mal. Também não devemos idealizar de como gostaríamos que nossos pais fossem. Eles jamais serão o que você idealizou, eles são falhos e erram muito, isso não vai mudar. Nós filhos precisamos ficar com o essencial deles, gratidão ao momento que eles nos geraram e nos deram a nossa vida. Assim você pode ficar mais livre e seguir também de uma forma mais leve. Grande abraço.
Gente eu penso que ter intolerância e raiva da mãe ou do pai que seja, vem do reflexo da forma que formos tratados na infância. Se fomos olhados com carinho e acolhidos, não tem como sentir raiva e ter intolerância. A criança absorve aquilo que recebe. Se ela é criada sob críticas constantes, falas negativas em relação a ela , é óbvio que a criança vai guardar aquele sentimento de raiva e tristeza que vai se manifestar ao longo da vida. Entender isso ajuda a pessoa a parar de se culpar por sentir isso ou aquilo. Óbvio que esses sentimentos precisam ser trabalhados visto que os pais não fizeram nada com intenção de ferir e machucar os filhos. Mas é claro que vem da forma que a pessoa foi criada.
Até a forma com que os pais se tratam é absorvida pelos filhos. Só de conviver com pai que rebaixa a mãe, não a considera como importante, passa uma mensagem indireta aos filhos de que ela não tem valor, e por vezes os filhos espelham o comportamento abusivo do pai ou vice versa.
Gratidão por compartilhar. Grande abraço.
perfeito isso
Isso não tem nada a ver, sempre fui muito bem tratado pela minha mãe, mas mesmo assim sinto raiva dela, talvez porque sempre quis uma família e não tive, jogo a culpa nela ou talvez porque eu sou mau mesmo.
Nossa vc me descreveu
@ocafeestapronto parabéns pelo texto, você disse tudo!
Que incrível, respondeu tantas perguntas minhas seu eu nem saber que as tinha.
Gratidão por compartilhar Adriane, grande abraço.
Ótimo!! Estou em processo de tomar minha mãe e, com este vídeo, percebo melhor quais são os emaranhados que carrego comigo. São tantas questões que até me confunde a mente quando tento esclarecer com alguém. Obrigada! 🙏
Boa Sorte para você! Tbm estou nesse processo.
As vezes sinto raiva da minha mãe. Mas sinto também, que ela quer estar perto de mim a todo instante, não saio só(ela disse que tem medo q eu saia sozinha), e quando ela sai tenho que ir, ela me pede pra ir , se eu não for ela começa a inventar o monte de coisas tipo vão achar que vc está depressiva, filha ingrata e blablabla, e ela reclama muito, e me pede coisas a todo instante, e logo me irrito. Se as coisas não sai do jeito dela ela fica brava, É as vezes parece até que tenho que adivinhar o que ela está pensando. Se fecho a porta do quarto ela manda abrir ou abre com tudo sem chamar. É começa a dizer ( frescura ! Pra que essa porta fechada) vou fazer 19 e ela está desrespeitando meu crescimento. Eu sempre falo tudo pra ela. Se eu reclamo disso, ela diz, sua vida é boa para de reclamar, eu sofri assim assim assado. Isso me traz insegurança medo da vida, me sinto como se fosse depender dela, como se não tivesse identidade, ela me faz me sentir culpada. Me ajuda, o que devo fazer?
Olá Milene, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento, precisamos olhar individualmente para cada sistema e observarmos quais são os emaranhados familiares e quais os caminhos de solução para cada caso. Sua mãe antes de ser sua mãe, ela era uma mulher comum, humana e que erra. Ela não muda por se tornar uma mãe, ela continua imperfeita e humana, entende. Busque seu crescimento e desenvolvimento na vida para ter autonomia e poder um dia sair de casa e ter o seu espaço, mas precisa fazer isso com respeito e gratidão pela mãe que te deu a vida, mesmo que você não concorde com as coisas que a mulher humana e imperfeita ainda faz. Grande abraço.
Minha querida, parece que sua mãe é narcisista, os filhos não tem paz na vida com mães ou pais assim, sinto muito pelo que passa!!
Passo pelo mesmo que você passa!
Minha mãe batia até no meu pai. O dia inteiro com pressão psicológica e ameaças. Tentando botar medo em mim e m minha irmã. . Quando era menor eu cedia. Deps q cresci. Bati de frente
Esse vídeo tinha que ser ultilidade pública
Gratidão por compartilhar Neli, grande abraço.
muito bom...estou maratonando os videos do canal...LuisGustavoFlix...rsrs...
Esses vídeos estão me ajudando a sair dos emaranhamentos....Estou sentindo na prática os resultados: me sinto mais leve, com sentimento de gratidão profunda pelos meus pais e aos ancestrais...meu relacionamento com meu meu parceiro está melhor...é um aprendizado diário isso...
Rose kelly pires marinho Marinho 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Olá Luis Gustavo !!!
Gratidão por vc nós passar com tanta calma....carinho e atenção, ensinamentos tão ricos que nos ajudam a ver os problemas vividos de uma forma muito mais leve.
Muito obrigada por abordar o meu problema!!
Norma Eliane Galdino Marques 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Apanhava sempre com vara de goiabeira por motivos fúteis, nos momentos mais difíceis da minha vida ela não soube me dar um mísero abraço, e pra piorar meu irmão tem um tratamento totalmente diferente do meu, sendo mimado ao extremo... Hoje em dia só de olhar pra cara da minha mãe já sinto ódio.
Obrigada, Luis! Mesmo suas breves considerações são capazes de trazer + clareza a algumas de minhas questões.
Gratidão por compartilhar Nadieh, grande abraço 🤗
Não suporto conviver com minha mãe vou atrás de um emprego é morar longe o máximo possível cortar contato credo só tormento.
Oi Anny, você pode e deve fazer isso, mas procure fazer isso com uma boa postura. Abraços
Fico tão triste por sentir isso 😢 Minha mãe não é ruim, ela tenta ajudar de todo jeito. Mas, não consigo nem olhar pra ela. Tenho ódio da dependência que ela tem de macho. Tenho ódio quando ela vem com cara de coitada sofredora.
Oi Marcia, você não precisa conviver e nem amá-la ou concordar com o que ela faz, se for preciso, se afaste, mas não perca o respeito pela mãe que deu a sua vida. Grande abraço.
A minha TB é assim, só pensa em homem, e qd ela não dá certo nos relacionamentos, vem descontar na gente, não tenho culpa dos problemas dela, tô de saco cheio, não sou obrigada a aguentar as frustrações dela e nem ficar escutando os encontros dela com vários homi
Finalmente entendi o que é tomar pai e mãe! Eu estava fazendo errado. Muito obrigada!
Lorena Queiroz 🙏🏻😉
Mas e qdo o filho não tem gratidão pela vida? Pq sim, o ideal é o filho ter essa gratidão, mas e qdo ele não tem amor a vida, tem uma certa depressão? Como ser grato pelos pais? Sinto que tenho uma filha que do nada parece ter raiva de mim. Eu ajudo, faço todo o possível pra vê-la bem, já perdoei muita coisa...e mesmo assim os problemas são grandes.
Olá Fabi, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado no seu depoimento. Olhamos caso a caso e observamos os emaranhados familiares existentes e os possíveis caminhos de solução. Filhos que não tomam os pais, fracassam na vida, pois metade da gente É o pai e a outra metade É a mãe, quando nos desconectamos dessas metades, também estamos desconectados com a vida. Esse movimento de ajuda tem que partir dela e não de você. Grande abraço.
e minha primeira vez por aqui, não entendi nada, mas vou pesquisar, mas obrigada pelo seu trabalho
Oi Livy, tudo bem? Trabalho com a abordagem sistêmica fenomenológica, indico o link do vídeo abaixo para entender um pouco dos princípios ok? Gratidão e seja bem vinda.
th-cam.com/video/vWQpzN4XQWU/w-d-xo.html
Muito bom esse vídeo, foi o único material bom sobre esse tema que eu achei. Parabéns
Stephanie Heck 🙏🏻😉
Essa pergunta poderia ter sido feita por mim, sinto muito isso e quero deixar de sentir. Estou vendo os vídeos e pensando o que e como devo fazer para mudar essa situação.
Gratidão por compartilhar Luciane, grande abraço.
E não sinto esta raiva da minha mãe. As vezes só sinto-me chateada e ignorada. Na verdade a minha pesquisa foi sobre ela ser uma pessoa estressada, com raiva constante e consequentemente é alguém muito instável, pode amanhecer tranquila e depois de algumas horas discutir contigo. Na maior parte das vezes tento ser compreensiva, até porque ela trabalha muito e isso é estressante e exaustivo, tento compreendê-la dessa forma, porém é difícil já que tem dias que estou cansada de ouví-la dizer palavras que me deixam chateada. Claro que não sou uma filha perfeita, sem dúvida devo irritá-la e incomodá-la de alguma forma para estas reações, o que acontece é que por vezes tento ser melhor, há dias em que estamos bem e isso deixa-me feliz! Embora não sejam consecutivos, eu diria que são mais esporádicos, ainda existem.
Sei que cometo erros, assim como qualquer humano e principalmente adolescente. Prestes a completar 16 anos, gostaria de ter uma relação mais estável com a minha mãe, não sei lidar muito bem com essa situação. Acho que é muito mais complicado, vai além do que estas linhas podem explicar.
Gratidão por compartilhar Alice. Sempre tento explicar que nossos pais são 4 pessoas na realidade. Duas pessoas comuns, humanos que erraram e continuam errando e duas outras pessoas que se deitaram um dia e geraram nossa vida. A esses dois últimos chamo de pais, pois a função de pai e mãe é dar a vida para uma criança e nesse quesito os seus pais foram perfeitos pois você está viva. Agora, a nossa convivência diária são com aquelas duas pessoas humanas e imperfeitas, que também foram crianças um dia e também trazem seus vazios emocionais. Esse dois não vão mudar! Somos nós que mudamos e ficamos com a gratidão pela vida que os pais nos deram e aceitamos as duas pessoas humanas e comuns e aceitá-las não significa concordar com elas, afinal elas são imperfeitas, mas dou o direito delas serem o que conseguiram ser. Se faço isso com respeito, fica tudo melhor. Grande abraço.
Meu filho tem 29 anos e ele tem um andança de humor muito repentina e do nada para de conversar comigo, eu sou a mãe. Como devo agir ? Até pra ele mesmo melhorar essa personalidade dele . Tirando isso ele é muito boa pessoa
Gratidão por compartilhar Sonia. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento. Olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados existentes e os caminhos de solução. Grande abraço.
Muito bom o vídeo, parabéns. Quando a mãe tem uma mágoa da mãe dela e essa raiva é sentida pelo filho em relação à fidelidade pela vó, apenas o entendimento dessa dinâmica e o respeito à lei da ordem são suficientes para eliminar ou amenizar essa raiva?
Obrigado
Olá Joaquim, tudo bem? Não é possível generalizar em Constelação, cada caso é um caso, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados. O que relato nos vídeos são situações específicas que já atendi. O que atua na família Silva não é o mesmo que afeta a família Souza. Grande abraço 🤗
Sua voz me trás paz 😊
Regina Dias 🙏🏻😉
Muito bom
Amei a explicação
Gratidão
Marina Ferreira de Oliveira 🙏🏻😉
Suas explicações são maravilhosas.
Agrega demais. Estou vendo vários por dia.
Printo e guardo suas respostas.
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.
Compartilho com meus amigos.
😊💯😍
Gratidão pelo carinho, grande abraço
Parabéns pelo trabalho, Gustavo 👏👏
Gratidão pelo carinho, grande abraço.
Olá boa noite! Estou maravilhada com as explicações. Gratidão 🙏🏻
Telma Maria da Silva 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Importante observação, gratidão
Não me dou com a minha a amo .
Porém ela me criticar fala q sou a filha pródiga q minha irmã n dá trabalho e q n bate de frente com ela.
Qualquer assunto com ela da briga e sinto um ódio inexplicável sinto por ela até já pedi pra ela sair da minha casa .
Me sinto horrível péssima filha e me arrependo das palavras q lanço pra ela mais me dá um ódio tão grande dela ela é seca aquelas nordestina grossa assim como meu pai alcoólatra sei lá n consigo explicar.
Se eu preciso dela ela está a me ajudar sempre mais damos faíscas juntas q estranho sinto q vou pro inferno por n honrar ela
Gratidão por compartilhar Luana. Honrar ou tomar os pais nada tem a ver com convivência, amor ou perdão. Honrar os pais é ser grato pela vida recebida. Isso não significa sofrer qualquer tipo de abuso e aceitar, pois eles também são falhos, humanos e erram e erraram muito e também vão assumir a responsabilidade das suas escolhas, mas nós ficamos com a gratidão pela vida recebida. Grande abraço.
Olá! Uma pergunta. Ajudar nossos pais financeiramente é errado? Saímos da posição de filho se ajudamos nossos pais financeiramente? Meu pai precisa de ajuda com aluguel, compras de supermercado, dentista etc Ele ganha muito pouco. Eu e minha irmã o ajudamos mas eu me irrito um pouco com isso. Tenho amigos que tem pais que dão dinheiro a eles, os ajudam a comprar casa, daí presentes etc enquanto no meu caso é o contrário e isso me aborrece um pouco. Sinto que faço por pena pq se eu não ajudar, o que será dele? E se não ajudo me sinto culpada. Então faço tb por obrigação.
Augusta Almeida olá, tudo bem? Tudo é uma questão de postura, não é O QUE eu faço mas COMO eu faço. Se ajudo como filha, sabendo que é obrigação nossa ampará-los na velhice, sem problemas, mas se fizermos isso com dó e julgamentos, estaremos sim violando a ordem, pois o sentimento de dó esconde um sentimento de superioridade ao outro, ou seja, se colocando acima do seu pai você estará violando a ordem. Aceitá-lo não é concordar com tudo que ele fez ou faz, mas ter gratidão e respeito. Abraços 🤗
O que significa tomar alguém? Nunca ouvi essa expressão. Obrigada.
Olá Ana, tudo bem? Tomar significa, aceitar o outro do jeito que o outro é, mesmo que não concordemos com aquilo que o outro faz. Grande abraço.
Muito bom!
Eu nao sei explicar, mas, nao todas as vezes, so que muitas vezes quando minha mae se redireciona a mim eu sinto um odio demoniaco sla, ja ate tive pensamentos psicopatios
Gratidão por compartilhar! Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu comentário ok? Grande abraço 🤗
Parabéns pelo conteúdo!
Incrível!!! Obrigada!
Olá Luis! Uma pergunta: quando você abrir para perguntas durante a palestra, posso fazer uma pergunta pessoal?
Boa tarde Beatriz, tudo bem? Sim, poderá fazer pergunta pessoal, mas não poderemos dar diagnósticos individualmente , vamos responder baseado na nossa experiência de atendimento de grupo e individual. Diagnósticos são obtidos olhando individualmente para cada sistema familiar através de uma constelação familiar, ok? Grande abraço 🤗
Eu sinto um pouco de desinteresse nos assuntos da minha tia e ela aparentemente não me faz nenhum mal , mas certas atitudes dela é repulsivo , me sinto muito insegura perto dela e não gosto de ficar na presença dela.. Eu não sei porque sinto isso, porem eu acho que a energia dela é totalmente diferente da minha ela critica tudo e todos e nunca reconhece algo bom que foi feito e acha que todos tem que estar a serviço dela , eu não sei mas me sinto muito mal perto dela, morando na mesma casa é difícil pra mim , passo a maioria do tempo no meu quarto, pq quando estou perto dela sinto que não posso ser eu mesma.. Alguém me ajuda??
Olá Leh, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos existentes e os possíveis caminhos de solução. Um dos grandes desafios que temos é aceitar o outro do jeito que o outro é, e isso não significa que preciso concordar com o outro, mas dar a ele o direito de ser o que pode ser, mesmo que não concorde. Grande abraço 🤗
Nossa você descreveu minha situação 😮
Precisava assistir esse vídeo ... 😶
😉👍🏻
Boa tarde! Preciso de ajuda!!! Em maio deste ano fez 1 ano que minha filha fez um desabafo me dizendo coisas que me deixaram triste. Não sei o que está acontecendo com ela. Já tentei falar com ela, mas sinto que ela me evita.... tô perdida, confusa. Tenho receio de falar com ela.
Olá Neuzice, tudo bem? Não é possível te dizer algo ou te dar um diagnóstico baseado no seu comentário, você nem comentou qual foi o desabafo dela. Quem precisa de quem? Os pais precisam dos filhos ou os filhos precisam dos pais? Quem veio primeiro, os pais ou os filhos? Claro que são os filhos que precisam dos pais e não os pais precisam dos filhos, se você está disponível para ela é ela que precisa ir até você. Grande abraço.
Meu deus parece que vc conrou meu relacionamento com a mimha mae
Gratidão por compartilhar Maria, grande abraço.
Como resolver esta questão? O que podemos fazer?
Olá Sonia, tudo bem? Resolvemos com uma nova postura interna e novas percepções a respeito da mulher humana e comum que chamamos de mãe! Grande abraço 🤗
Tenho sentido muita raiva da minha mãe... Especialmente depois que meu pai morreu. Gostaria muito de constelar pra entender isso melhor... Você conhece alguém de BH?
Olá Mari, tudo bem? Sim em BH Décio e Wilma Oliveira do Idesv ou Andrei Moreira. Grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares obrigada! Vou procurar por eles! Obrigada ;)🌻🌻🌻
🙏🏻
Gratidão. Abraços
Passo por isso, não sei mais o que fazer, e minha vida toda travada, tá osso
Olá Josiane, gratidão por compartilhar. Quando separar a mulher humana e imperfeita da mãe que te deu a vida, começa um caminho de solução. Dá trabalho, mas é possível. Grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares Luis em janeiro consegui liberar o perdão ao meu pai, foi uma libertação tremenda, agora estou na luta pra resolver minhas questões com a minha mãe, mas pelo menos pude sentir o que é a libertação de um perdão que vc libera dentro de si, é maravilhoso
@@LuisGustavoCostaSoares n consigo me dar bem com minha mãe...ela é negativa, me faz mal o jeito dela...nunca foi minha melhor amiga
@@helenab6803 Oi Helena, gratidão por compartilhar. Quando dizemos "tomar os pais" isso não significa, convivência, amor ou concordância com o que essas pessoas imperfeitas fazem. "Tomar os pais" significa, ser grato à vida recebida e seguir em frente para nossas próprias realizações. Pais não precisam e não devem ser amigos de filhos, devem ser somente pais naquilo que conseguem, se ficar esperando uma mulher diferente do que ela é, você não vai crescer e se realizar. Grande abraço
Ola boa noite Eu sinto mto não gostei a minha mãe é muita enrolação não gosta comida boa não gosta criar os filhos delas engravidasse quem é pai da criança.o que eu faço proteger engravidar seringa a minha mãe não lembrou nada não lembra o passado esqueceu o pai da criança já é adulto casa do e tem netos
Olá Ana, tudo bem? Cada caso é um caso e não é possível generalizar, olhamos individualmente para cada família e observamos os emaranhados e os possíveis caminhos de solução. Grande abraço.
Amo minha mãe, só que tenho uma raiva . Não consigo conversar com ela
Gratidão por compartilhar Livia. Muitas vezes isso pode ser um sentimento adotado, sugiro olhar através de uma constelação ou Psicoterapia Breve Sistêmica. Grande abraço.
Eu quero deixar de sentir isso, mas não sei como
Olá, tudo bem? O que ajuda muito é separar a mulher comum, humana e imperfeita que ela é, da mãe que gerou a vida. A primeira não vai mudar e vai continuar sendo o que ela é e não tenho que concordar com tudo que ela faz, mas aprendo a discordar com gratidão. A segunda NÃO podemos deixar de lado, pois foi ela, junto com meu pai, que geraram minha vida e ser grato a este momento da minha concepção, já faz muita diferença. Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares muito obg!!